<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 4, *. 57-74, nov./dez. 2015 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.6.4 </line>
</par>
<par>
<line> Uma Análise Acerca Das Medidas *ntiter*oristas Para O Combate Ao Crime </line>
<line> O*g*nizado Tr*ns*acion** </line>
<line> An Analysis Ab**t The Anti-Te*rorist Meas*res T* C*mbat Tran*national Org**ized </line>
<line> *rime </line>
</par>
<par>
<line> Joed*on d* Souza *e*gado </line>
<line> Me*trando em Direito pe*o C*ntro Universit***o de Brasí*ia </line>
<line> Graduado em A*ministra*ão pela Univ*rsidade de Brasí*ia </line>
<line> *nalista Admini*trativo n* Ag*ncia Nac**nal de V*gi*ância Sanit*r** </line>
<line> E-mail: Jo*dson.delgado@hot*a*l.com </line>
<line> Paul* Afonso Cavi*hioli Carmona </line>
<line> Dou*or e* Direito pela *ont*fí*ia Un*versidad* Ca*ó*ica de São *aul* </line>
<line> Professor de D*reito Administrativo e Urbaní*tico do Centro U*i*e*s*tá*io de *ras**ia </line>
<line> E-mail: paulo.ca*m*na@un*ceub.br </line>
</par>
<par>
<line> Edi*or Cient**i*o: Tonny Kerley de Alenca* Rodri*u*s </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: *o*dso* de Souza *elgado </line>
<line> Art**o recebi*o em 10/0*/2015. Últi*a ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Centro *niver*itário de **asília (Un*CEUB) - </line>
<line> recebida *m 05/*0/*015. Aprovado em 06/10/*0*5. </line>
</par>
<par>
<line> SEPN 7*7/907, As* *orte, B*asília/DF, Brasil. </line>
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<column>
<row> Ende*eço: Pa**o Afonso Cavichioli Carm*na </row>
<row> Centr* Universitário de Brasíl*a- SEPN *0*/907, Asa </row>
<row> No*te, Brasíl*a/DF, *E*: 70.7*0-075, Brasíli*/DF, Brasil </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pe*o sistema *rip*e *eview: *esk Review a) </row>
<row> pela Edi*ora-Chefe; e *) Do**le Blin* Revie* </row>
<row> (avali*ç*o ceg* por dois avaliado*es d* área). </row>
<row> Revisão: Gr*matical, Normati*a * *e F*rmatação. </row>
</column>
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<line> *. S. Delgado, P. A. *. Car*ona </line>
<line> 58 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<line> Este artig* objetiva evidenciar o conlu*o e*tr* o terrorismo e o crime organi*ado </line>
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<par>
<line> tr*nsn*cional e, ao mesmo tempo, </line>
<line> ana*isar seu fi*anc*amento e a* medidas tomadas pela </line>
</par>
<par>
<line> comunid*de intern**ional e legislações nacionai* n* *on*exto da l**a co*tr* o **rror. Por m*io </line>
<line> da a*álise de *iscurso, o es*u*o avali* o ânimo das instituições *e *o*ter qualque* arranjo não </line>
</par>
<par>
<line> só d* o**a*i**ções </line>
<line> crimino*as no exercício </line>
<line> de *eu* atos, *as també* despojad*s recur*os </line>
</par>
<par>
<line> financeiros adquiridos por operaç**s financeiras d* lavagem de dinheiro. Obse*v*u-se que a </line>
<line> *magem fen*m*n*lógica do crime está em consta*te mudan*a. *os tempos atuais </line>
<line> aum*ntaram *s *ovas formas de delitos gr*ves *eferentes *o c*ime organi*ado, ao terr*rismo, </line>
<line> a* c*im* *con*m*c*, * corrup*ão, a* t**fic* int*r*acio*al de *rogas, arma*, p**soas e o*tras </line>
</par>
<par>
<line> f*rmas gr**e* de violênc*a. Deve-se atenção especia* a todos </line>
<line> os </line>
<line> países democráticos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> m*ndo, e os seus serviços espec*alizados de defesa, </line>
<line> que têm </line>
<line> atraíd* ativi*ades, células </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> grupo* terroris*as i*terna*i*nais, </line>
<line> *stes cada </line>
<line> vez mais freq**nte* e intensos. *onclui-se que </line>
</par>
<par>
<line> *stas ações vão além do efeito direto so**e a sobrevivência * a dinâmica de facçõe* terro*istas </line>
</par>
<par>
<line> no futuro, </line>
<line> co*templando-se </line>
<line> um impacto indir*to sobr* emp*nho global contra o cri*e o </line>
</par>
<par>
<line> orga*izado. </line>
<line> Pala*ras-chave: T*rror*smo. C*ime or*anizado transnaciona*. Recursos Financei*os. </line>
<line> *avagem de Din*eiro. Países Democrá*icos. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
</par>
<par>
<line> This article </line>
<line> *ims to highlig*t the collusion bet**en terrorism *nd transnati*nal </line>
<line> organized </line>
</par>
<par>
<line> crime a*d, *t the s*m* time, analyze its fund*ng and the *easures taken by t*e in*e**ational </line>
<line> commun*ty and *ational l*gislat*on in the fight against *er*o*. Thr*ugh disco*rse analysis, the </line>
<line> *tu*y ass*sses the moo* of *he in*titutio*s t* contain any arr**gement n** only of crimin*l </line>
<line> *rganizati*ns i* th* *xercise of their *c*s, but also deprive the fin*ncial resou*ces acquired *y </line>
<line> financ*al money la*nd*rin* opera*ions. It was ob*erved *hat the phenomenol*gica* pi*tur* of </line>
</par>
<par>
<line> crime is c*nstant*y cha*g*ng. Nowadays *n*re*s*d new *orms of se*ious crim*s relat*d to </line>
</par>
<par>
<line> organ*zed crime, terrorism, ec*nomic crim*, corrupt*on, international drug **afficking, </line>
<line> w*apons, pe*ple and other serious forms of viole*ce. One shou*d pay s**ci*l attention to *ll </line>
</par>
<par>
<line> demo***tic co*ntries i* the world, and its s*ecia*i*t advoc*c* se*vic*s, whi*h </line>
<line> *as attracted </line>
</par>
<par>
<line> activities, cells o* internationa* *errorist groups, *hese </line>
<line> increa*ing*y freq**n* and intens*. We </line>
</par>
<par>
<line> conclu*e that these act*on* </line>
<line> go beyond the </line>
<line> direct effec* on t*e survi*al </line>
<line> and the dy*amics of </line>
</par>
<par>
<line> te**orist f*ctions i* the </line>
<line> fu*ure, looking up </line>
<line> an indirect impa*t on gl**al efforts a*ainst </line>
</par>
<par>
<line> *r***i*e* crim*. </line>
</par>
<par>
<line> K*y word*: Terrorism. T*ans*at**nal Organi*ed Crime. Financial Resources. M*ne* </line>
<line> La*ndry. Democratic Countries. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./*e*. 20*5 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/*evi*t* </line>
</par>
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<line> *ma Análise Ace*c* Das Medidas Antiter*oristas </line>
<line> 59 </line>
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<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> *l*uns pod*m se *erguntar **r </line>
<line> q*e *uta contra * a </line>
<line> *rime organizado e * ter*** ** </line>
</par>
<par>
<line> coloca* no mesmo nível. A respos*a é simples. O crime organizado e as célu**s terroris**s </line>
<line> *tiliza* os mesmo* mé*odo* d* *avage* d* dinhei**, utilizand* as mesmas fraquezas d* </line>
<line> sistema fi**nc*i*o e d* inteligência. </line>
<line> Par* Sutti e Ri*ardo (*003, p. 4), a mode**a concepção *olítica de t*rrorismo "é </line>
</par>
<par>
<line> *ons*de*a*a u* instrumento </line>
<line> de **o*ência com fins *s**atégic*s e </line>
<line> po*íti*os, patr*cina**s *or </line>
</par>
<par>
<line> ideolog**s incl**ive religiosas". Inst* salien*ar *ue os méto*os de violência *êm suas ori*ens </line>
<line> que remo*t*m a *ist*ria em qu* os go*ernos recorr**m ** terror *ara impor, demonst*ando </line>
<line> c*m is*o que os con*litos *p*na* *udar*m de lugar, basicament* tom*ram uma nova fo*m* </line>
<line> ide*logi**mente moti*ada. </line>
<line> Al** dos g**pos terr*r*st*s, *gora bem conhecidos, *mergem na cena po**t*ca gr*po* </line>
<line> peq*en*s e marginai*, qu* nã* são mo*iva*** pela rel*gião, situa*ão r*tineiramente utilizada </line>
</par>
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<line> pelos terroristas - da*uele* que </line>
<line> querem criar uma socieda*e </line>
<line> ideal, representada *té mesmo </line>
</par>
<par>
<line> por pessoas f*náticas *om o intuito de pro*eg** o </line>
<line> meio a*b*ente o* a liber*ação </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> a*im*i*. N*sse s*ntido, Ho*sba*n (*007, p. *33) afirma que mes*o que sejam </line>
<line> gru*os </line>
</par>
<par>
<line> pe**enos, </line>
<line> ** u*a ca**cidade *u*icient* para </line>
<line> mobilizare* as *orç*s d* segu*an*a dos </line>
</par>
<par>
<line> Estados-Nação para combatê-*os. </line>
</par>
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<line> A **o*agação do terro*i*mo religi**o, nos últimos ano*, demoliu alg*ns </line>
<line> dos </line>
</par>
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<line> pressupo**os bási*os *o*re a v*olênci* em *a*ão do au*ento da letalidad*. Eles ta**ém </line>
<line> leva**am sé*ias questõ*s *obre a re*evância da *aioria da* vi*ões conve*cionais * resp*i*o *o </line>
<line> terror*smo - especi*lmen*e quanto ao possível uso de arm*s de destrui*ão *m ma*sa. </line>
<line> A* mudanças *a orde* polí*ica internacional não marcam apen*s * durabilidad* das </line>
<line> causas e as ci*cunst**cias *ue favorecem o t*rro*ismo, m** também do aparent* </line>
</par>
<par>
<line> des*pareci**nto do </line>
<line> patro*ínio do Est*do ao terroris*o *riando, na ve*dad*, a**uns pré- </line>
</par>
<par>
<line> r*quisitos </line>
<line> necessá*ios </line>
<line> para os *rupo* te*ror*stas em algum*s pa**es d* mundo. Esta </line>
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<par>
<line> reor*entaçã* forç*da e ad*p**da face à evolução das condições externas e* muitos ca*os tem </line>
</par>
<par>
<line> le*ado a *ma maior p*r*ici*ação dos </line>
<line> g*upos te*ro*ista* *as a*ividades do *rime *rg**izado </line>
</par>
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<line> *o*o princip*l f*nte de renda. </line>
</par>
<par>
<line> Este estudo se dedica a compreend** a* causas da *a*va </line>
<line> de*trutiva </line>
<line> e </line>
<line> do ódio co*o </line>
</par>
<par>
<line> forma de pun*r os t*r*ori**a*/criminosos e de**ru*r a sua inf**e*tr*t*ra. Assim, * tra*a*ho p*rte </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> bibliog*afia r*lacionada com o direi*o penal intern*cional e *ua </line>
<line> construçã* doutriná*ia </line>
</par>
<par>
<line> serve* para co**reender </line>
<line> os dive*sos *ontextos e *ressupostos for*ulados para *xplic** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./dez. 2015 </line>
<line> www4.fsa**t.com.*r/re*ist* </line>
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<line> J. S. Delgado, P. A. C. Carmona </line>
<line> 60 </line>
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<line> que*tão. Po* essa razão, procuraremos compreend*r as *au*as d* vio*ência pr*duzida </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> terr** nas c***ições a*uais, conside**nd* o fosso cres*ente entre p*íses ricos e pob*es </line>
</par>
<par>
<line> consolidada </line>
<line> *ela global*zaçã* neoliberal </line>
<line> qu*, </line>
<line> em tal sit*açã*, não poderá </line>
<line> d*belar toda* as </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõe* terrori*tas *nquanto desfrutar </line>
<line> d* apoio m*ci** da *opulaç*o l*calizada nos </line>
</par>
<par>
<line> *aís*s em desenvolvimen** e falta de entendime*to *ntre o Ocidente a </line>
<line> cristã* e o Ori*nte </line>
</par>
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<line> muçu*ma*o, criando cond*çõ*s especiais para o </line>
<line> surgimento fo*talec*men*o *o ter**rismo * </line>
</par>
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<line> r*li*ioso. </line>
</par>
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<line> 2 METOD**OGIA </line>
</par>
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<line> 2.1 Terrorismo e c*im* organizado: evolução *i*tórica e seus reflexo* </line>
</par>
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<line> * m*d*nça de par**igma n* atividade de g*up*s terror*stas e a sua *igaç*o com </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> crime organizado se instituíram após os ataques *er*oris*as de 1* d* setembr* de *001, assim </line>
</par>
<par>
<line> sendo, to*os os pa**es </line>
<line> democráticos *o *undo j* começaram a t*mar certas *edida* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> super*isão e controle. Is*o se *p*ic* especialme*t* ao siste*a financeiro, quando c*meçaram </line>
<line> a tomar inúmera* me*ida* a f*m de contro*ar a capta*ão de *ecursos financeiros * sua </line>
<line> *tilização. Os terro*is*as encont*am *ma barreira ao acesso aos m*ios le*ais que até então </line>
<line> tinham sido receb*dos a partir de *o*çõ*s e demais fontes *lí*itas. </line>
<line> O sis*em* financeiro mu*dial ** m**ilizou na luta contra o fina*ciamento do </line>
<line> ter*orismo, para que haja a transfor*aç*o da gest*o financeira em todos os níveis, d* forma a </line>
<line> *mpl*mentar **vas *ormas de *e*urança. *a m*sma *orma, o cont*ole ao a*e*so *e cl*entes às </line>
</par>
<par>
<line> contas b*ncárias, especi*lmente as transações de di*h*iro *e imigr*nte* para *eus país*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> orig*m. *al situação trata-se de uma abord*ge* d* ris*o baseada na bus*a de operaçõe* </line>
<line> fi*a*ce*ras *nôm**as *a esperan*a de *dentificar e imped*r o custeio de terrorist**. Desta vez, </line>
</par>
<par>
<line> *ntecipa-se </line>
<line> o mo*ime*** dos terr*ri*tas </line>
<line> quanto às trans*ções do *inheiro do </line>
<line> *rim* </line>
</par>
<par>
<line> rel*ci*nado co* drog*s e corrupção polí*ica que, em momento </line>
<line> an*erior, </line>
<line> e*am inv*stigados </line>
</par>
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<line> somente apó* o cometimento do crime. </line>
</par>
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<line> A prev*nção de po*síveis ataques te*roristas tor*ou-s* a es*rat*gia princi**l após o </line>
<line> 11 de se*embro, desta feita, antec*pando os tr**alh*s ao invé* de perquir*r c*imes po*terior*s. </line>
<line> Aliás, Hobsbawn (200*, p. 135) ressalta q*e </line>
<line> por m*i* *or*ipi*ante **e tenha sido a car*ifi**na de 11 de setembro de 2001 em </line>
<line> Nova Yor*, o poder internacio*al dos Estad*s Unidos e s*as estrutura* i*ternas nã* </line>
<line> Rev. F**, Teres*n*, v. 12, n. 6, *rt. 4, p. 57-74, nov./dez. 2015 ww*4.*s****.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
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<line> Uma Anális* Acerca *as *edidas Antiterror*stas </line>
<line> *1 </line>
</par>
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<line> *oram afetadas em nada. Se o*or*eram efe*to* *ega*ivos posteriores, eles n*o se </line>
<line> d*v*ram à ação dos terrori*tas, e s*m à do *overno amer*c*no. </line>
<line> * *ocie*ade * as instituições estatais, agora, se esf*rçam *ara a seguran*a que g*re </line>
<line> risco. O terr**is*o atinge o cern* da sociedade po* causa da imprevisibilidad* ao me**o </line>
<line> tempo em que atrai outros ri*c*s so*iais a*sociados. </line>
<line> As operações f*nanceira* são identificadas **mo de poten*ial risco, enquanto </line>
</par>
<par>
<line> monitora as trans*ções eletrônicas globais *ara saber se, </line>
<line> de fato, </line>
<line> trat*-se de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> branqueamento </line>
<line> *e </line>
<line> capi*ais. Na prátic*, c*n***le d* fin*nciamen*o do terrorismo o </line>
<line> envolve </line>
</par>
<par>
<line> uma quantidade surpree*de*te de novas </line>
<line> políticas, d*re*rizes e práticas por variada* </line>
</par>
<par>
<line> *nstitu****s *úblic*s * pri*adas. Uma abor**gem basea*a no ris*o coloc* o </line>
<line> ô*us sobre </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> emp*esas no sentido de ident*ficar, *va*iar e controlar o *isco de l*v*gem de </line>
<line> *inheiro um a </line>
</par>
<par>
<line> ban*o de dados considerável e contínuo. Na *erda*e, o co*trole *o fi*anciamento *o </line>
</par>
<par>
<line> terror*sm* transformou a </line>
<line> estru*ura financeira internac*ona* *elativa ao r*str*amen*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c*i*ino*o* terroristas * seus bens. </line>
<line> Com* *arte d*s me**das antiter*oristas u*iliza-se o exped*ente de *ontro*e do cidadão </line>
<line> em que os princí*i** de garant*a e reg*as de imp*taçã* s*o mitigados pela aplicabili*ad* ** </line>
<line> novas tecnologias p*ra identificar poss*v*is risco*. Nesse c*ntext*, J**ob* (2003, p. 42-*4) </line>
</par>
<par>
<line> teori*a </line>
<line> as alteraçõ*s pol***co-crim*nais </line>
<line> denominado po* "direito *enal </line>
<line> do cidadão" *ersus </line>
</par>
<par>
<line> "*i**ito penal do inim*go" cuj*s *proximações co*têm um r*crudesci*ento pela interve*ção </line>
<line> penal e pelo alargament* dos poderes do Estado de atu*r em favor da pre*enção. </line>
<line> A*sim, apr*vei*a vários banco* de da*o*, tais com* registros de crimino*o*, perfis </line>
</par>
<par>
<line> *azen*ár*o </line>
<line> e eleitoral, reg*stro de </line>
<line> veículos, in*luind* fotogra*ia* e outras informações </line>
</par>
<par>
<line> p*blicas. D*senv*l*eu </line>
<line> ainda *ma pro*ost* abrangente para monit*r*me*to de tele*one </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ntern*t de </line>
<line> todos os cidadãos, a fi* de *rocurar um s*s*eito *specíf*co *ue a*ente contra os </line>
</par>
<par>
<line> dire*tos e liberdades f*ndamentais. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o o terrorismo mu*dial é financi*d*, as forças de int*ligência co*eça*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> acompa*har e **nitorar as empresas/prod*tores de co*modit**s </line>
<line> agr*colas, empresa* que </line>
</par>
<par>
<line> estão regi*tradas como importadoras e expor*adoras, e que, mui*as vezes são uma fachada </line>
<line> para lavagem de dinhe**o e e**são de divisas como cri*es **tece*entes. Um fato importante </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> a </line>
<line> informatização </line>
<line> de </line>
<line> t odo </line>
<line> o </line>
<line> sistema </line>
<line> de </line>
<line> acom*an*a*ent* </line>
<line> dos </line>
<line> mercados </line>
</par>
<par>
<line> f*n*nceiros. I*ent*ficar pessoas que não têm um rendi*ento regular e enviam dinheir* para o </line>
<line> *x*e*ior são par*ic*larmente suspeito*. </line>
<line> Para Jakobs (**07, p. 114) t*d*s estas med*das g**am de legitimidade c*m* um </line>
</par>
<par>
<line> "direito penal de emerg*nci*" que deve </line>
<line> vigorar extraord*nari*mente, v*sto </line>
<line> que "* direito </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./dez. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Delgad*, P. A. C. Car*on* </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> pen*l ** in*mig*s aperfeiçoa a proteção de bens ju*ídic*s, o direito *ena* </line>
<line> de *i*adãos </line>
</par>
<par>
<line> aperfeiçoa as esferas *e li*e*da*e. </line>
</par>
<par>
<line> Des** fe*ta, as providê*cias **e foram *mplemen*ad*s nos p*íses </line>
<line> democráticos </line>
</par>
<par>
<line> des*n**lvidos são difíc*is d* implantar *os países em desenvolvim*nt*, </line>
<line> de *odo a tornar </line>
</par>
<par>
<line> frágil uma *peração a*titerrori*ta sendo possivelmente um luga* de </line>
<line> in*eress* à aç*o destes </line>
</par>
<par>
<line> grup**, pois os t*rro*istas são recr*tados e enviado* ao redor do mu*do. Este * o lugar q** </line>
</par>
<par>
<line> tem ligaç*o especial com crimi*alid*de *r*aniz*da * o terrorismo, a </line>
<line> poi* "se alim**ta co* </line>
</par>
<par>
<line> sonega**o fiscal (arts. 1º * 2º *a Le* </line>
<line> 8.1*7/199*), lav*gem *e dinheir* (bra*queamento), </line>
</par>
<par>
<line> cor*upç*o de funcionár*os *úblicos, jogos i*ícitos e t*áfico de drog*s * armas" (GOMES, </line>
<line> 20*9, p. 4-5). </line>
</par>
<par>
<line> É uma área que a *omuni*ade internacio*al deve fazer um gran** esforç* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> **frentar ad*quad*men*e e com*ater o terr*ris*o. Nã* deve esquecer que a </line>
<line> p*b*eza * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in**abil*da*e ec*nômica e po*íti*a são a**umas d*s condições *ue pod*m sur*i* * desenvolver </line>
</par>
<par>
<line> gru*** terr*ristas. Ne**e sentido, G*mes (2009, p. 3) assever* que </line>
<line> "co* o E*t*do </line>
</par>
<par>
<line> enfr*q**cido e deb*litado pe*as ações do *rime organizado, as necessid*des da *opulação **o </line>
<line> são p*ov*das, pois deixa de ha*er re*post* estatal à dem*nd* social". </line>
<line> No geral, os *rupos terrorista* *êm conexão com o cri*e organi*ado, pa*ticularm*nte </line>
<line> aqueles de c*ráter religios*, *os países em de*envo*v**ent*, o*d* *s in*tit***ões políticas nã* </line>
<line> são desenvolvidas e efi**entes, isso pode *contecer com *ais frequ*ncia e m*is facilmen*e do </line>
</par>
<par>
<line> que em países </line>
<line> democrá*icos altamen** desenvolvidos, embora * história </line>
<line> do século XX </line>
</par>
<par>
<line> mos*rou **e terro*ismo pode emergir e s* transformar o </line>
<line> em uma gra*de ameaça para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *oci*dade, a e*emplo das chama*a* \*nidades de s*rviço ativo\ das Briga*as Vermelhas, na </line>
<line> Itália; do IRA, na Irlanda do Norte e *o *TA basco, na Espa*ha e França. </line>
<line> Os **í*es *m des**volvimento hoje estã* em *aior risco, porque são mais *rope*sos </line>
</par>
<par>
<line> a situaç*es de co*f*itos </line>
<line> ideológicos e religioso*, ao* governos rep*es*i*os e a desi*ualdade </line>
</par>
<par>
<line> econ**ica qu* *s*á aumentando, *ituações estas um terren* f*rti* para o **rrorismo e para o </line>
</par>
<par>
<line> fortalecimen*o do *rime o*gani*ado. </line>
<line> Em **g*ns deles tem </line>
<line> aumentando efusivamente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*odução de *ntorp*c*ntes e o c*n*rabando d* imigrantes *legais. No *ntanto, os *rgãos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> segurança e d* int****ência nã* são poderoso* o su*ic*ente para controlar g*andes **eas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> difícil acesso, a </line>
<line> exemp*o do Afeganistão, Irã, Iraq**, Laos, Ta*lândia, **l*p*nas, Indonési*, </line>
</par>
<par>
<line> etc. </line>
</par>
<par>
<line> A lut* contr* o *er*o*ismo e o c**me organizado n*m p*ís não só *xige </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aperfeiçoamento das m*did*s de se*u*an*a, destruindo as r*d*s terroris*as </line>
<line> e o </line>
<line> crime </line>
</par>
<par>
<line> or**nizado * promove*** a prisão de se*s **mbr**, mas *ambém </line>
<line> inclui uma *ro*unda </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. 6, *rt. 4, p. 57-74, nov./dez. 2015 </line>
<line> www4.**anet.co*.b*/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Acerca Das Medid*s Antiterroristas </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> compreens*o *as hostil*dades por p*rte de indivíd*os que algun* *rupos sociais s*ntem em </line>
<line> vis-à-vis a *m E*tado-*ação. </line>
<line> 3 REFERENCIAL TEORICO </line>
<line> 3.1 *e*rorismo e crime organizado: desafios p*ra a co*unidade inter*a**onal </line>
<line> A globali*aç*o é um p**c*sso que tr*z não só o *esenvolvi*ento ec**ômi*o, *as, </line>
</par>
<par>
<line> ao mesmo te*po, e*pa*de as grandes dispa**dades de riqueza e *romove o crescim*nto </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> insegu*ança no *un*o. A globaliz*ção é *ssencialmente a *ri*ção de uma série de complexas </line>
<line> *elaçõe* que são capazes de aumentar não só a inter-rela*ão *e p*íses estratégicos, empresas </line>
<line> transnaciona*s, mas també* a crimi**lidade e o terrorismo. O cre*ci*ento desta </line>
<line> con*c*ivid*de *era grand* incert*za no mundo co*t*mporâneo. </line>
<line> **pois *a globaliz*ção há risc*s * ameaç*s de *errorismo nucle*r, biológic* e armas </line>
</par>
<par>
<line> quím*cas. * terrorismo global ganhou um lugar de </line>
<line> des*aqu* na lista de prioridades </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> segurança nacion*l. Neste se*t*do, a </line>
<line> geop*l*tica do t*rrorismo é gl*bal mesmo q** um e </line>
</par>
<par>
<line> Esta*o-*ação *ão queira lid*r com o terror*smo, cert*mente vai enfrentá-lo - diret* ou </line>
<line> indiretamente. </line>
<line> * glo*al*zação permitiu maio* fluxo d* pe*so*s, b*ns, recursos financeiros e, o q*e * </line>
<line> es*ecialme*te importante, aumento* o fl*xo d* i*formações. Is*o f*cilitou * desenv**vimento </line>
<line> * o*erações de o*ganizações terroris**s. </line>
</par>
<par>
<line> O aumento d* fronteira int*rnaci*nal *o sistema financeiro faci*i*ou o ac*sso *e e </line>
</par>
<par>
<line> circulação *e fi*anciamento, </line>
<line> o *ontra**ndo *e ***as, de *uma*o* </line>
<line> e até *esmo de </line>
</par>
<par>
<line> narcotráf*co. Iss* </line>
<line> é facilitado pelo entrelaçamento de grupos *erro*is*as </line>
<line> e criminosos </line>
</par>
<par>
<line> *rganiz*dos. Em u*a ép*ca *arcada por uma grand* mobil*dade imigratória, terrorismo o </line>
<line> não tem b*rreiras de se fundir com todos o* ambi**tes, a exemplo de empresas fraud*lentas, </line>
<line> tráfico de drogas, fraudes com cartões de cré*ito, extorsão, l*vagem *e di*heir* * at* mes** </line>
</par>
<par>
<line> manipul*ção das bo*sas de valores. Conta, também, com novos </line>
<line> integrantes, </line>
<line> com din*eiro </line>
</par>
<par>
<line> obtido p** meio *e instituiçõe* </line>
<line> de caridade fraudulentas e dinhe*ro sec**tamente tr*nsfe*ido </line>
</par>
<par>
<line> po* *eio d* inúmeros bancos e c*sas de câmbio *m todo o mundo. </line>
</par>
<par>
<line> E o que dizer da </line>
<line> or***ização fund**entalista islâmica </line>
<line> inter*a*ional *omo a Al- </line>
</par>
<par>
<line> Q*ed*? Representa uma nova ger*ção de ameaças, que são estruturad*s e bem org*niza**s </line>
<line> como uma corpo*ação internacional e de lideran*a estabele*ida de cima para bai*o, hierarquia </line>
<line> ab*ol**a e com filiais *m todos os lugares do p*aneta. *sta n*va ass*ciação terrorista tem </line>
<line> R*v. *SA, Teresina, v. 12, n. 6, art. *, p. 57-74, nov./dez. 2015 www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. *elgado, *. A. C. Carmona </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> ativid*de* *egais e il*ga*s em sua lis*a de ne*ócios, uma vez que tem estab*l*ci*as emp*es*s </line>
</par>
<par>
<line> para vende* recursos naturai*, *omo *u*o e diamant*s, pa*a suporte fi*anceiro </line>
<line> de suas </line>
</par>
<par>
<line> opera*ões *erroristas. </line>
</par>
<par>
<line> C*m efei*o, *obsbawn (2207, p. 124) ass*ver* que </line>
</par>
<par>
<line> No mundo muçulmano, as just*fica*iv*s teológ*cas - por exem*lo, a permissão *e </line>
</par>
<par>
<line> m*tar *omo "apósta*a" q*a*quer *essoa que viva fora de uma for*a o*tod*xa </line>
<line> al*a*ente re*tritiva - par*cem ter si*o revivi*a* no começo d* *écada de 1970 p*r </line>
<line> um grupo extremis*a pré Al-Qae*a qu* *e separou da já tradicion*l Irmand**e </line>
<line> Muçulma*a, *o E*ito. O de*r*to r*ligioso da asse*soria religiosa de Osama bin </line>
<line> Laden que *uto*izou o assassinato de i***ent*s só f*i emitido em 199*". </line>
</par>
<par>
<line> A*si*, os agentes econômicos (empresas) tornaram-se u* m*io eficaz para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> globalizaç*o e para o ter*oris*o in*ernacional, e as atividad*s tran*fron*eiriças *ão men*s </line>
<line> suscetív*is a* *ontr*le dire*o *u r*g*lamen*ar de *ualq*er Estado. </line>
<line> Atualmente, a **tados-*a*ão e associaç*es inter*acionais to*naram-se co*scientes </line>
</par>
<par>
<line> dos perigos aos q*al soci*dad* moderna *ncont*a-s* exposta c*mo a ação de a </line>
<line> gru*os </line>
</par>
<par>
<line> criminosos organi*ados, *m parti*ular, no domínio *o terrorismo e atividade* conexa*. </line>
</par>
<par>
<line> *evid* às m*danças </line>
<line> na socied**e contemporânea, a organização *rimin*s*, </line>
<line> eventualmente, </line>
</par>
<par>
<line> muda seu **rso de ação. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te sentido, há organizações criadas com o ob*etivo de pr**icarem </line>
<line> atos </line>
<line> vi*le**os </line>
</par>
<par>
<line> ao </line>
<line> ameaçarem a *stados-Nação, s*u* be*s e **us *idad*os. M*ita* vezes é *ifíc** distingu*r </line>
</par>
<par>
<line> *ss*s organizaçõe* da*uel*s considerad*s criminosas convencion*is, visto que * comum </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> captação de *e*ursos p*ra execução a </line>
<line> de se*s </line>
<line> *bjetivos e </line>
<line> por envol*e*em-se em *tividade* </line>
</par>
<par>
<line> caracter*stic** da a*ão, *or a*s** dizer, de organiza*ões criminosas co*uns (tráfico d* </line>
<line> drogas, *e armas, de s**es humanos, etc.). </line>
<line> Grupo ou org*niza*ão cr*minos* são t*rmos que são defini*o* no direito pe**l, mas </line>
<line> refle*e a *ingularidad* do t*r*ori**o inte*nacional em relação às organiza*ões criminos*s </line>
<line> comu*s *o*que há uma difer*nça ** ob*eto e finalidade que essa organi*ação quer alcanç*r. </line>
</par>
<par>
<line> Além do fato de **e o ter*orismo é </line>
<line> uma *ar*cterística em *ue qu*se semp*e </line>
<line> há um a </line>
</par>
<par>
<line> associaç*o (o*ganização) cri*da pa** a ex*cução de*se trabal*o, cuj* </line>
<line> *rin*ipal objetivo é </line>
</par>
<par>
<line> *empre a violên**a motivada *or objetivos políticos ou qua*e-polí*ic*s. </line>
</par>
<par>
<line> O te*rorismo é t*adi*ionalmente *olocado em u* grupo de infraçõe* que são v*ltada* </line>
</par>
<par>
<line> pa** um </line>
<line> determinado p*ís, **upo d* países ou orga**zações inter*acionais, consoante o* </line>
</par>
<par>
<line> grupo* dentro d* um determin*do país ou *embros de *utros estad*s. Hoj*, as *ifer*nças sã* </line>
<line> Rev. **A, Te*e*in*, v. 12, n. 6, art. *, p. 57-*4, nov./dez. 2015 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Ace*ca Da* Medidas Antiterroristas </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> m*nos ***íveis entre o* tipos de terrorismo, porque as organizações terroristas op*ram cada </line>
</par>
<par>
<line> vez *ais e* níve* t*an*nacional e </line>
<line> os </line>
<line> o*jetivos po*ítico* *ão abs*ratos, *as, mu*tas vezes, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> violência é o ob*etiv* primord**l de todos os grupos. As *rgan*zações ter*or*stas de hoje estão </line>
<line> ult*apassando o c*nce*to cl*ssico de terroris*o *nternacional, isto é, o *ue se *ncontra </line>
</par>
<par>
<line> det*rminado em no**as internacionais </line>
<line> e </line>
<line> legis**çõe* nacionais. *por*uno sali*ntar que, no </line>
</par>
<par>
<line> *rasil, a </line>
<line> legisl*ç*o pátri* nã* tipifica </line>
<line> o cri*e de </line>
<line> *er*o*is*o, </line>
<line> estando e* discussã* no </line>
</par>
<par>
<line> *ong*esso N*ci*n*li. </line>
</par>
<par>
<line> Ao contrário das </line>
<line> organizações ter*or**tas, * o*jetivo da associ*ção crimi*osa </line>
</par>
<par>
<line> con*iste em um ou mais crimes graves com a finalid*de de, direta ou indi*etamente, angaria* </line>
<line> benefício* f*nan*e*ros ou materiai*, * par* is*o us*m a violência * a co*rupção. </line>
<line> **ante do **p*sto, independentemente da crescente ligação entre o* *rupos </line>
</par>
<par>
<line> terr*rist*s e orga*izações crimi*osas </line>
<line> que c*me*em u** série de *rimes, pa** a dogmática </line>
</par>
<par>
<line> penal brasileir* ainda faz a difere*ça (ver, por exemplo, a l*i nº *2.*50, de 2 de *gosto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2013), entre saber </line>
<line> se um **u*o </line>
<line> ou or*aniz**ão crimin*sa se *untam para come*** um *to </line>
</par>
<par>
<line> terr*ri*ta ou p*ra cometer out*os cr**es1. </line>
<line> Para * Convenção das *açõ** Uni*a* con*ra o Crime Organizado Transnacio*al, o*a </line>
</par>
<par>
<line> a*ot*do em No** Y**k, *m </line>
<line> 15 de </line>
<line> novembro d* 2000 </line>
<line> e </line>
<line> ratificad* n* **a*i* pelo De*reto nº </line>
</par>
<par>
<line> *.015, de 12 de março de *004, conceitu* o g*upo criminoso organizado como </line>
<line> "u* grupo estruturado d* três ou mais pes*o*s, e*istente há al*um tempo e atuando </line>
</par>
<par>
<line> *oncertadam*nte co* o propósi** </line>
<line> de cometer uma *u *ais i*fra*ões graves ** </line>
</par>
<par>
<line> e*unciadas na *resente Co*ven*ã*, co* a intençã* *e obter, *ireta ou </line>
<line> *nd*retamente, um *enefíci* eco*ômi*o ou outr* benefício material." </line>
<line> Já pa*a Mendroni (*012, p. 19), as def*ni*ões são *scritas em raz*o das n*cessi*ad*s </line>
</par>
<par>
<column>
<row> p*ópria* e que </row>
</column>
<column>
<row> "Na v**dade, não *e pode defin*r com absoluta exatidão * qu* seja org*nizaç*o </row>
<row> crim*nos* através d* con*eitos estr*tos *u mes*o *xem*l** de *ondu*a* *rim*nosas, </row>
<row> com* *ug*rido. Isto porque não *e *ode enge**ar est* conce**o restringindo-o a es*a </row>
<row> ou aquela *nfração pe*al, pois elas, as o*gan**ações criminosas, detêm incrível po*er </row>
<row> **riante". </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> § 2o Esta *ei se a*lica tam*ém: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ( ...) </line>
<line> II - às orga*izações terroristas int**n*cionais, r*conhecidas s*gundo as norma* de dir*ito internacional, p*r foro </line>
<line> d* q*al o *rasil faça parte, cujos a*os d* supo*te ao ter*oris*o, be* como *s atos preparató*ios ou de execu*ão </line>
<line> de *tos terroris*a*, oco*ram ou possam *co*rer em territór*o naci**a*. (*ei nº 12.850, de 2 de ag*sto de 2013). </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 1*, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./dez. 20*5 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Delgado, P. A. C. Carm*n* </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> Da mesma *orm*, a defi*içã* </line>
<line> de terro*ismo para * Departamento de D*fesa Norte- </line>
</par>
<par>
<line> Americano é </line>
</par>
<par>
<line> o *so ca*culado </line>
<line> ilegítim* da violência ou a ame*ça ilegítim* d* </line>
</par>
<par>
<line> violên*ia pa*a inculc*r medo *u que pretend* coagir *u intimi*ar </line>
<line> governos ou soc*edad*s na pe*secução de objet*vos que são </line>
<line> ger**mente políticos, r*ligiosos ou ideológic*s (Uni*ed S*ates, 2007a, </line>
<line> p. 29, tradução nossa). </line>
<line> Neste aspecto, Ferreira (2014, p. 51) acr*dita qu* a defini*ã* do órgão de segurança </line>
<line> no*te-*merica*o dá mar*em a um* a*plitud* *e interpreta*ões que pe*m*te um var*ado </line>
<line> espectro d* ações por parte do gove**o a *ep*nder das situa**es, visto que </line>
<line> "[...] os *ocumen*os p*blicad*s na década de 2000 fornec*ram * base *u* </line>
<line> sust*n*ar*a não só a políti*a de segurança da nação, ma* *am*ém os alic*rces p*ra a </line>
<line> *utuação de dif*rente* órgãos *ove*name*tais diante *o t*rror glob*l". </line>
</par>
<par>
<line> T*lvez o ac*plament* mais c*mum *as </line>
<line> organiza*ões *erro*i*tas e do crime </line>
</par>
<par>
<line> organizado abra u* debate a nível intern*cio*al sobre a dife*ença de tratamento penal d* ta*s </line>
<line> crimes. </line>
<line> 3.2 Financiam*nto do Terrorismo </line>
</par>
<par>
<line> A*segurar recursos *i*anceiros e a s*a a*ocação é de gr*nd* importância *a*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *unc*o**me*to de gr*pos t*rroristas. Sua ação no domínio *o f*nanciame*to *stá diretamente </line>
</par>
<par>
<line> re***i**ada c*m * custo d* su* sobre*ivên*ia e ação, cuja **tr*té**a d* aplicação </line>
<line> va*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ru*o para *rupo. O escopo dos cus*os depend* em grande part* principalmente d* tamanho </line>
</par>
<par>
<line> *as o*gan*zações terroristas, do intervalo entr* suas atividades operacionais e *o gra* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sofisticaç*o do ata*ue exe*utad* pelo grupo. </line>
</par>
<par>
<line> ** fundos levantados pe*o grupo terror*sta incl*em os custos de manu*enção e os </line>
<line> salários dos membr*s ativos (*s*o *e refere pr*nci*alme*te àqueles g*upos cuja *s*ociação </line>
<line> vive em is*lamento); comp*a ou ar*endamento de ed*fício* ut*l*za*os c**o **fúgio ou local </line>
<line> d* formação dos me*bros; aq*isição d* a**as ou peças para a sua prod*ção improvisada; </line>
<line> aquisi*ão de a*ar*lhos de comunicação, o uso de veículos, etc. Ademais, alguns g*u*os </line>
<line> terror*sta* ind*nizam *i*an*eirame*te as famílias que tiver*m in*egra**es feridos * mort*s. </line>
<line> Co*o o f*nanciamento d* atividades terror*s*as não é realizado de forma a*erta e </line>
</par>
<par>
<line> trans*arente, m*s **contr*-seve*ado em </line>
<line> transações f*nanc**ras lega**, *s dados são o*tid*s </line>
</par>
<par>
<line> por trabal*o de inteligência d*s serviços estatais comp*tentes, e de declara*õ*s de militantes </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. *, p. 57-7*, nov./*ez. 2015 *ww4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Acerc* *a* M*d*das Antiter*oris*** </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> te*rorista *rrepen*idos. N*sse s*ntid*, v*rif*cou-*e que Al-Qaedalevanta(ou) fundos de o </line>
<line> **atro maneiras: (i) negócios **gítimos e investimentos (em propriedade própria ou </line>
</par>
<par>
<line> propri*d*de d* empresa de construção de Osam* bin Laden, Al *ifra *onstr*çã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Develo*mentCo. L*d, um* emp*esa de Wadi *qi* que al </line>
<line> vendia </line>
<line> m**eis, </line>
<line> criação de g*do </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> panificação, e algumas aplic*ções fina*ceiras </line>
<line> em ações </line>
<line> de comp*nhia* a***as. Sua rede de </line>
</par>
<par>
<line> negóc*os estav* present* no Quênia (*et*r de pesc*), Zair* (setor de diaman*es), Países Baixos </line>
</par>
<par>
<line> e Luxem*urgo (c*m algum*s h*ld*ngs, et*.); </line>
<line> (ii) de *orma c*iminosa (produçã* e venda de </line>
</par>
<par>
<line> e*t*rpecentes em que so**nte com o tráfico de drogas no Afegani**ão f*i possível *ng**iar </line>
</par>
<par>
<line> de meio bi*hão </line>
<line> a um **lhão de dólares por ano, o co*t**bando de c*garros </line>
<line> e f*audes </line>
</par>
<par>
<line> fina*c*iras);(iii) com doações de muçulmanos ric*s por apoiadores;(iv)com o r*colh*mento de </line>
</par>
<par>
<line> ***heir* através de ajuda </line>
<line> por organiz*ções n*o-governamentais e contribuições p*r </line>
</par>
<par>
<line> instituições de car*dade ger**as para financiar gr*pos terror*st*s (doações é um </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> fundamentos da fé muç*l**na. A gran*e maior*a **s do*ções em din*eiro * tais ativos são </line>
<line> difíceis de d*tectar). A *nt**ne*, em par*e,tornou possível que o finan*iamento oc**re*se desta </line>
<line> *orma. </line>
<line> Dentro da *l-Qaed*, os *ecursos m*n*tários ci*c*l*m de quatro *aneiras: (i) </line>
</par>
<par>
<line> contrabando ** din*eiro; (ii) com </line>
<line> a ajuda do sis*em* bancário g**b*l (co**a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conf*den*ialid*d* dos dados </line>
<line> pessoais e a f*lta de comu*ica*ã* das opera*ões s*speitas); </line>
</par>
<par>
<line> (iii)*sando o si*tema bancár*o i*lâmico formal (os muçulmano* que prof**sam a fé não </line>
</par>
<par>
<line> per*i*em a cobrança de juros); (i*) </line>
<line> a </line>
<line> utiliz**ão do sistema ba*cário subterrâneo conhecido </line>
</par>
<par>
<line> como *awala (tra*sferê**ia </line>
<line> árabe), *riado p*ra pr*t**er os comerciant*s de c*imi*oso* e </line>
</par>
<par>
<line> ladrões no *u* d* Ásia e no Oriente Mé*io cuj* *i*tema é, como um modelo de negócio bem </line>
<line> sucedido, ainda e* uso, por mot*vos *eligiosos, cult*r*is, s**ia*s, *olíti*os ou econômicos. </line>
</par>
<par>
<line> Neste sis*ema não existe </line>
<line> controle, porque *ão dei*a qualque* </line>
<line> v**t*gi* e *e*huma </line>
</par>
<par>
<line> transferência fís**a de *ecurs*s transf*onteiriço*. </line>
<line> 3.2 Comp*a de at*vos financeir*s pelo crime organizado </line>
</par>
<par>
<line> I*daga-se a*ós as m*didas restritiva* em </line>
<line> desfavor d* grupo *l-*aeda, n* </line>
<line> con***to </line>
</par>
<par>
<line> da luta cont*a o terroris*o, se propor*ionou um sucesso sig*ificati*o. Numero*os </line>
<line> outros </line>
</par>
<par>
<line> grupos t*rroristas estão cada ve* mai* se voltando p*ra o c*ime organ*za*o, a *im *e obter o </line>
<line> financiamento nec*ssário. </line>
<line> *elo que pod* ser vist*, a inclusão d* terrorismo *o crime organizado par* assegurar </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> fin*ncia*ento </line>
<line> neces*ário </line>
<line> segue em *uas ve*tent*s principa**. O prim*iro é diret*, fácil, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, *eresin*, v. 12, n. 6, ar*. 4, p. 57-74, no*./dez. 2015 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. D**gado, P. A. C. Carmona </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> sobre as rede* terr*ristas *as ativi*ades </line>
<line> do *ri** organ*zado. Inclui r*u*o à *ão **mada, </line>
</par>
<par>
<line> tráfico </line>
<line> de droga*, ar*as, muniç*es, explo*ivos e cas*s reais </line>
<line> de *ontrabando </line>
<line> de materiais </line>
</par>
<par>
<line> radioativos, bem *omo uma s**ie de atividades c*an*estinas pa*a efeito* de bran*ueam*nto de </line>
<line> capitais. * a ou**a se r*fer* às *ções **njuntas de organizaç**s terroristas e crime o*ganizado </line>
<line> *e nat**eza f*nancei**, a fi* de alcançar o seu objetivo **imordial que é a a*uis*ção *líc*ta de </line>
<line> recursos materiais. </line>
<line> Essencial*ente, estas **ansformaçõ*s, espe**al*en** * terrorism* int*rnacional, </line>
<line> devem-se *o *ato de que as organiz**ões *erro**stas i*ternac*o*ais precisam de mão de obra e </line>
<line> ** mai*res recursos financeiras para ass**ur*r o *uncio*amen*o *a o**anização * es*ão s* </line>
<line> torna*do *ada vez ma*s *omple*as e s*fisticadas. Um* *ez que os m*todos de en*radas lega*s </line>
<line> e as transfe*ências *e dinheiro têm *e t*rna*do difíceis e complexo*, os terroris**s estão cada </line>
</par>
<par>
<line> ve* **is se voltando para * crime or*anizado, seja i**lado ou us*n*o *s *erviço* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> associ*ç*es cri*inos*s. Isto é evidencia*o po* *ma sér*e de casos nos *ltimos anos. </line>
</par>
<par>
<line> As autoridades br*tânicas atribuem um rou*o e*petacular na Irland* do Norte ** </line>
<line> deze**ro de 2004 aos *embros do *RA (E*ército *epublicano I*lan*ês). Na**e*a época, o* </line>
<line> esp*cial*stas britânic*s recolheram evidências em o*tro* país*s europ*us. Apresentara* o </line>
<line> fato de q*e os te*roristas c*meçaram a u**r o* s*rviç*s de crime *r*ani*ado, e* diversa* </line>
<line> á*eas: pr*mei*o na obtenção de docume*tos fals*s, em seguida, para tr*nsferir t*r*oristas </line>
<line> através **s fr*nte*ras europe*as p*ra o co*trabando ou aqui*ição de armas e explosivos para </line>
<line> *uas ações. De acord* com estes especialistas, os terroristas não são a*enas *s usuár*os, mas </line>
</par>
<par>
<line> também *or*am-secoautores. Por </line>
<line> *sta ra*ão </line>
<line> criaram uma nova cat**oria *e criminosos, </line>
</par>
<par>
<line> pe*igosos para as *o*iedade* europeias. </line>
<line> Especi*lis*as na luta contra o *errori*mo afirmam que é impossível, nas atu*is </line>
</par>
<par>
<line> condições, ***arar os ef*ito* de organiza*ões terroristas do </line>
<line> c*i** organi*ado. Is** se aplic* </line>
</par>
<par>
<line> particul*rmen** ao g*upo Al-Qae*a, p**s suas atividades se e*cond*m através de organiza*ões </line>
<line> huma*itária* de f*chada e por pequenas **pr*sas que financiam suas ações. Quando o grupo </line>
</par>
<par>
<line> parou de lutar, o tráfi*o </line>
<line> de drogas tor*ou-se a principal ativi*ade com o cu*tivo maciço </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ó*io n* Af*ganistão. Es*a droga é transferida do Afeganistão </line>
<line> para o mer*ado da Europa </line>
</par>
<par>
<line> Ocidental através de **ês rotas. Uma de**s pa**a p*lo Turq*emenistão, o Mar C*sp*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Cá**as*, a Turquia e * Albânia **ra a I*áli*. A *e*und* at*avés d* Bu*g*ria, Ma*edônia, </line>
</par>
<par>
<line> Sérvia e Hungria para a Áus*ria. A tercei*a rota d*-sepor lanch*s da Albân*a </line>
<line> para Itália. A </line>
</par>
<par>
<line> polícia alban*sa *escobriu que o* líd*res *e *rg**izações *ri*inosas al*anesas *êm </line>
<line> estab*lecido relaç*es forte* com os lí*e*es das organi*ações terroris*as na A**élia, e acre*ita- </line>
<line> se s*r do grupo de Osama Bin Lade*. </line>
<line> R*v. *SA, Tere*ina, v. 12, n. 6, *rt. 4, p. 57-74, nov./dez. 20** ww*4.fsan*t.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Aná*is* Acerc* *as Me*id*s Antit*rroristas </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> O tr**ico internaciona* de entorpece*tes t*m um **eito </line>
<line> duplo: a*segurar * </line>
</par>
<par>
<line> f*na*ciament* do *e*rorism*, também p*ejudic*r se*urança *as democracias </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
<line> ocidentais. </line>
</par>
<par>
<line> Nye *r. (20*9, 324) assev*ra qu* </line>
<line> "a a*a*quia do *i*te*a int*resta*al é normalmente mais </line>
</par>
<par>
<line> sustentável do que a anarquia caótica *e *ma gue*ra de um p*otagonista *ão estat*l de todos </line>
<line> contra todos". </line>
</par>
<par>
<line> Assim s**do, uma g*ande </line>
<line> pa*te dos lucr** *o *ráfico *e drogas </line>
<line> aca*a nas m*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> grupos te*roristas *ue, em seguida, lavam o d*nheiro qu* g*nham, cooperando assim co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ão cr*minosa. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DIS*USSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 *sp*ctos transnormativos do direito para com*ater o fi**nc*amento do terror*smo </line>
</par>
<par>
<line> De*ois dos ate*tados *m *1 de setembro de 200*, a col*gação an*iter*ori*ta ganhou </line>
<line> uma n**a di*en*ão - a *ooper*ção m*lt*lat*ral e* escala global - econôm**a, financeira, </line>
<line> diplomá*ica, po*icia*, militar, de **teligên*ia, d*s **anos *ogístico* e *e **anspo*te. Pa** est* </line>
</par>
<par>
<line> fim, *untaram o maior n*mero de </line>
<line> pa*ses de t*d*s os </line>
<line> con*ine*tes, </line>
<line> incl*i*do o Brasil, b** </line>
</par>
<par>
<line> como nume*o*as *rga*izações internacionais. </line>
<line> Apr*v*da * re*oluçã* geral so*re o *errorismo inter*acional *elas Naç*es Unidas </line>
</par>
<par>
<line> (ONU), *la pe*mi*iu que os Estados-*embros requeress** o co*gelamento de suspeitos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*rr**ismo * a repressão dos grupos qu* aju**ram. Sobre o tema, Ba*mann (2014, p. 105) </line>
<line> pr*coniza que "não *esta dúvid* de que *s atos **orridos h* mais de dez anos *ive*am </line>
<line> conseq*ênc**s ec**ômicas generaliz*das, emb*ra n*o tão drá*ticas *u*nto ori****lmente </line>
<line> temido". </line>
</par>
<par>
<line> *s Estado* Unid*s * muitos **tros p*íses ado*aram um regulamento </line>
<line> que permite o </line>
</par>
<par>
<line> bloquei* de tran*açõ*s d* *e*soas físicas e empr*s*s suspeitas de colaborarem com grupos </line>
<line> terroristas. </line>
</par>
<par>
<line> C om o </line>
<line> pré-requisito </line>
<line> *ásic* </line>
<line> p*r* </line>
<line> a </line>
<line> neutr**i*ação </line>
<line> efi*ie*te </line>
<line> *o </line>
<line> *e*rorismo </line>
</par>
<par>
<line> gl*bal,adotaram uma série de medidas </line>
<line> antiterrorist*s que os *s*ados-Membros da coligaç*o </line>
</par>
<par>
<line> antiterror, *or </line>
<line> s*, *i*ateral e mu*til*teralmente, d**em im*l*mentar.Estas med**a* f*ram </line>
</par>
<par>
<line> d*vididas em oito ca*egori*s: política e </line>
<line> g*stã*; econômi*a e soci*l;comunica*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação; mil*tar; judicial e legal; policial * pris*onal;intelig*n**a e med*das dos serviços </line>
<line> *ecretos e out*as medidas. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./*ez. 2*15 *ww4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Delgado, *. A. C. *arm*na </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> Chom*ky (*00*, p. 28) preconiza que os cu*pad*s </line>
<line> pel* terror*s*o devem ser </line>
</par>
<par>
<line> indiciados "em o*ediênci* à D*clar*ç*o da ONU e sob a ég*de de seu C*nselho </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Segu*ança", *aso contrário, irão "r*agir com extre*a violência * aguard*r a escalada de </line>
<line> vi*lência *ue vi*á, dentro *o m*smo c*clo, levando a ***uras atroci*ades s*milare* a estas que </line>
<line> *stão instigando pes*oas a *edir **ngança". </line>
<line> O C*nsel*o da Europa imediatamen*e ap*s os ataqu*s *ontra *s Es*a*os-*embro* </line>
</par>
<par>
<line> adotaram um </line>
<line> plan* d* ação que prevê: coo*eraçã* judiciária e policial; a*eit*ção de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *nica d*finiçã* de terrori*mo; estabe*ecimento *e uma lista ún*ca de organizações terrori*tas; </line>
<line> cria*ão *e grupos de in*estigação con*untos; maior intercâmbio de informações; cooper*ção </line>
</par>
<par>
<line> mais forte com os estad*s europeus; </line>
<line> desenvolvime*to </line>
<line> de instrumentos juríd*cos </line>
</par>
<par>
<line> internaci*n*is; prevenir * f**anciamento do terror*smo;aume*tar a segurança e * c*ord**ação </line>
</par>
<par>
<line> da a*ão </line>
<line> d* União Eu*opeia da aviação à e*cala mundial. * Co*sel** de J*s*i*a * **suntos </line>
</par>
<par>
<line> Inter**s da ON* a*otou uma série *e decis*es no *omínio da c*o*er**ã* judiciár*a, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cooper*ç*o *ntre * polí*ia * os ser*iços de *nfor**çõe*, financiamento do </line>
<line> **r*or**mo e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proteç*o d*s fr**te**as nacionais.Es*as decisões t*m *ce*erad* a a*oçã* do mandado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de*ençã* europ*u, *u* é n*cessária en*re os Estados-Membros para fa*ili*ar a extradiçã* dos </line>
<line> a*tores de crimes graves, incluind* os ter*oristas. </line>
</par>
<par>
<line> *o f*nal de 2001, o Conselho E*ro*eu e o Parlamento Eur*peu adotaram </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> diretriz relativa à *revenç*o *a utilização do sist*ma financeir* p*ra o b*anqueamento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> capita**. As in*ti*uições ba*cá*ias e*t*o em*en*adas em identif*c*r o* *eus clie**es, </line>
</par>
<par>
<line> a**azenar as </line>
<line> info*mações n*ce**árias e *nform*r os se*viços competentes sobre qualquer </line>
</par>
<par>
<line> comportamento suspeito * ou*ros ***os que *ossam indicar lava*e* *e din*e*r*. Além di*so, </line>
</par>
<par>
<line> t*das as in*tituições financeiras </line>
<line> s*o *b*ig*das a apres*ntar todas as </line>
<line> informa**es s*b*e as </line>
</par>
<par>
<line> t*ansa*ões sus*eitas, *em como instituições e ind*v*duos en*olvi*os no caso. A* ins*itu*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> bancárias </line>
<line> qu* ap*ese*tarem as i*formaç*es *ecessárias nã* serão </line>
<line> consider*das como </line>
</par>
<par>
<line> viol**oras da </line>
<line> confi*encialidade do sigilo de dados bancários, portanto **o </line>
<line> poderão ser </line>
</par>
<par>
<line> responsabili*adas. *om *sta diret*iz, finalmente f*cam proibid*s contas banc*rias anônimas, </line>
<line> aumentou a res*onsabil*dade *e verificar a identida*e dos indivídu** e das inst*tui**es antes </line>
<line> qu* * transação seja rea*izada. </line>
<line> Monto*a (200*) abor*a a qu*stão dos grup*s *e*ror*sta* transnaciona*s, como * </line>
<line> peruano Se*dero Luminos* que par* manter sua estr*tura t**uxe à tona o cibercrime, </line>
<line> con**it*indo, as*im, *ma ame*ça para os Estados Uni*os contra as redes de inf*rmá*ica q*e, </line>
<line> segun*o "Especialistas america*os *e *e*urança, manifestaram seu temor de qu* os at*n*ados </line>
<line> con*ra as *orres Gêmeas e ao Pen*ágono d* dia 11 de setembro sej*m *om**te o come*o de </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. 4, *. *7-74, nov./dez. 2015 ww**.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Acerca *as Medidas *ntiterrorist*s </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> onda de a*aq*es que pode*ia inclu*r o cib*rterror*s**[...]" cuj* ofensiva às redes </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> in*ormática ocorr**ia por "bombardeio de corre*os" (m*** bombi*g) *través de mensagen* por </line>
<line> co*reio e*etrônico" em grandes quantidades para um servidor, com a finalidade de i**ndá-lo </line>
<line> de informaç*o * paralisar *ua atividade" (MO*TO*A, 20*7, p. *52). </line>
<line> Neste sen*ido, os Est*dos-Membr*s da União E*rope*a, em 2003, adotar*m a diretriz </line>
<line> de congelar os bens, com base em u*a d*cis*o judicial estran*eir* *u po* outra autorid*de </line>
<line> co*petente, não imp*rtand* se a infração é punível e* *mbos *s país*s. Tal ação *ecor*eu da </line>
<line> im*lementação da Convençã* *as Naç*es Unidas sobre o Ato *e Supre*são d* Financ*amento </line>
<line> do Terrorismo de 1999 e da r*solução do Conselho de *egu*ança */RES /1373 (20*1). </line>
<line> Port*nto, o potencial das or*anizações crimi**sas ***diais em decorrência de fatores como * </line>
</par>
<par>
<line> globalização *a </line>
<line> economia, *esen*olvimento das tele*omunica*ões, </line>
<line> colaps* d* sis*ema </line>
</par>
<par>
<line> c*munista etc. chega "* fo*mar um *erdadeiro \antiestad*\, isto </line>
<line> é, u* \estad*\ de*tro do </line>
</par>
<par>
<line> *stado, com uma pu*a*ça eco*ômica in*rível, *té porque exis*e muita f**ili*ade na \lavagem </line>
</par>
<par>
<line> do dinh*iro sujo\, e grande *oder de in**uênc*a (pelo q** é vá*ido *firmar que * </line>
<line> *ltamen*e </line>
</par>
<par>
<line> corrup**r)" (GOME*; CERVI**, 1997, p. 77). </line>
</par>
<par>
<line> A* medidas anti*errorist*s emp**endidas nos *l*i*os te*pos *artem de atividade* de </line>
</par>
<par>
<line> inteligência, p*r meio </line>
<line> de operaç*es secretas, contra as fontes de infraestrut*r* e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> financiamento por *p*rações militares contra as organiza*ões t*r**ris*a* e *st*do* </line>
<line> pa*rocinadores. </line>
</par>
<par>
<line> Todos os *o*um*ntos *nternacionais focaram nos </line>
<line> aspectos m*ne*ários da mantença </line>
</par>
<par>
<line> de grupos terror*stas e im**ementadas na **gislação n*c*onal de *uitos país*s, a e*emplo, do </line>
<line> con*elament* dos a**vos dos fam*liare* das pess*as se*ue*trad*s par* evitar o pa*amento d* </line>
<line> *esgat*. Além disso, f*rtale*e* os serviços policia*s e *e intel*gênci* a trabalhare* e* ações </line>
<line> conjuntas. **ri*s *aíses a*si*a*am acord*s bilaterais que deve* tornar mais fác** c*ntr**a* e </line>
</par>
<par>
<line> co*fisca* os fund** que financiam terroris*o o </line>
<line> pelo </line>
<line> conge*am*nto e </line>
<line> apreensão de bens </line>
</par>
<par>
<line> sus*eitos, bem </line>
<line> *om* a extradiçã* do* aut*res de </line>
<line> c*ime de *errorismo e de crimes </line>
</par>
<par>
<line> *rga*iza*os. </line>
</par>
<par>
<line> Inde*ende*temente de *odas ** norma* legais *m maté*ia de *r*venção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *in*nciame*to do te*rorismo, podem-se dizer, as ações toma*a* oc**r*m dent*o de ins*ituições </line>
<line> *inanceiras mais ou menos formalizadas * legais. Infe*i*m*nte, *ma grande *arte des**s </line>
<line> transações financeiras é uma *ona cinze*ta, *specialm*nte advinda de áre*s d* o*ga*izações </line>
</par>
<par>
<line> não *ov**n*mentais e human*tárias, cu*o </line>
<line> control* é complexa, isto sem *o*tar com </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> *ran*ações r*aliza*as *e**ro do *istema bancário muçulma**. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 12, n. 6, ar*. 4, *. 57-*4, nov./dez. 2*15 www4.fsa*e*.com.br/revista </line>
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<line> J. S. Delgado, *. A. C. Carm*na </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> A luta contra o financiamento *o terr*rismo, juntamente com o c*n*rol* e prevenção </line>
</par>
<par>
<line> de b*anqueamento de ca*itais dev*m focar **la transpar*ncia *es*e a abertura </line>
<line> de c*ntas </line>
</par>
<par>
<line> bancárias e mo*i*entaç*es financeiras contand* com a cooper*ção </line>
<line> de </line>
<line> uma série </line>
<line> d* o*t*as </line>
</par>
<par>
<line> insti**ições, dos se*viços de inteligênci* e </line>
<line> da polícia a*é os *erviço* aduanei*os e outro* </line>
</par>
<par>
<line> ser*iço* d* inspeç*o, e *m especia*, acompanhado *e um *oder Judici*ri* indepen*e*te *ujo </line>
</par>
<par>
<line> papel é *ssencial n* r*pressão à criminalidade *rgani*ada, * </line>
<line> com e*a, o terrorismo </line>
</par>
<par>
<line> interna**o*al. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES F*N*IS </line>
</par>
<par>
<line> * te*rorismo e o </line>
<line> crime org*niz*do representam hoje uma a*e*ça grave para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*v*lizaç*o contemporânea. Após os atentados de *1 </line>
<line> de set*mbr* </line>
<line> de 2 001, </line>
<line> aos países </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> co**i**o </line>
<line> a*titerrorista foi dada **a nova *imen*ão - a coo*eraç*o mul*ilat*ral em esc*la </line>
</par>
<par>
<line> global - econ*mica, financeira, diplomát*c*, </line>
<line> de inteligência, po*icial, militar, </line>
<line> dos pl*nos </line>
</par>
<par>
<line> log*stico* e de t*an*porte. Pa*a e*t* fim, a coali*ão *n*iterror s* j*n*ou a um maior número de </line>
</par>
<par>
<line> países d* todos ** contine*tes, </line>
<line> incluindo o Br**i*, </line>
<line> bem </line>
<line> como </line>
<line> n**e*os*s organizações </line>
</par>
<par>
<line> intern*ci*nai*. Alguns deles *á **f*niram suas e**rutura*. </line>
<line> A *omunidade internaci*nal, e em particular a U*iã* Eu*opeia, de*en*olv*u um </line>
<line> si*t*ma vasto * bast*nte complexo para *utar con*ra * terrorismo e *eu *inanci*mento. Exi*tem </line>
<line> num*rosos t*ata*os políticos da Comissã* Europeia * do Parlamen*o Europeu, que con*istem </line>
</par>
<par>
<line> e* a**es na lu*a contra o ter***is*o d* </line>
<line> forma eficaz, n* ent*nt*, permanece </line>
<line> uma série </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> questões pendentes. </line>
</par>
<par>
<line> *om a introduçã* de *ma estrutu*a de supervis*o que impede t*an*ações bancári*s e </line>
<line> *inance**a* suspeitas, em grande p*rte, para * lav*g** de dinheiro, as novas leis ou tr*tad*s </line>
</par>
<par>
<line> r*tificados *acilitaram ou perm*tiram </line>
<line> o congelamen*o e </line>
<line> o confisco de ativos * fundos </line>
</par>
<par>
<line> financeiros de *es*oas *uspeitas de atividades ter*oristas ou que tenham auxili*do </line>
<line> terroristas. T**o isso criou uma ***a situação que ligou os grupos terror*stas ao crime </line>
</par>
<par>
<line> organizado, a partir de </line>
<line> or*anizações de car*dade que mov*me*tav*m consideráv*is recursos </line>
</par>
<par>
<line> finance*ros que iam alé* *o cont*o** das institui**e* le**is. </line>
<line> Em tais condiçõ*s, o controle inter*a*ion*l fo*t*lece* e aumentou sua efici*n*ia na </line>
</par>
<par>
<line> *eg*ran*a </line>
<line> contra a *avagem de di*heiro ou ou*ra forma de subsídi*. No e*tanto, as </line>
</par>
<par>
<line> or*anizaç*es terrorist*s rei*v*ntaram-se ao uti*izar *ecanismos de financiament* </line>
</par>
<par>
<line> c*nvencionais, a exe*plo do tráfico ilí*ito de d*ogas, da f****fi*ação d* *oeda*, do uso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> metais prec*osos etc. Esse fe*ôm*n* possi*ilit*u *lterar * método *e *inanci*mento </line>
<line> Re*. FS*, Tere*in*, v. 12, n. 6, ar*. 4, p. 57-74, *ov./dez. 2015 w*w4.fsanet.co*.*r/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise A*er*a *as Me*idas A**iterroris*as </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> nor*al*ente transco*r*do *o* canais *e inv*st*mento reg*lares. No caso ** </line>
<line> A*-**eda, </line>
</par>
<par>
<line> si*nificou *m* **spersão da sua *arteira de "inve*timentos". Como * uso d* pedra* precio*as, </line>
<line> contra*a*ã* de n*t*s e ou**os. Esta d*spe*são é cada vez m**s baseada *a cooperação e ligação </line>
<line> de redes não *onvencionais do crime organiz*d* e de organizações terro*is**s. </line>
<line> Após a imple*e*tação das diretrizes, a ordem é estabelecer o controle em tod*s as </line>
<line> institu*ç*es financei**s, com o o*jeti*o ** prevenir a lavage* de dinh*iro e o finan*i*men*o </line>
<line> de grup*s t*rroristas. A comu*ida*e **t*rna****al confronta-s* c*m um novo problem*: como </line>
<line> impedir que *s g*upos t*r*oristas se junta* sem ao crime o*ga**zado e cessassem s*us </line>
<line> métodos il*gais de finan*iamento. A taref* não é nada fácil e *xigirá o envo*vime*t* de tod*s </line>
<line> as instit*ições internacio*ais e nacionai* *el*vant*s para a polícia, o* serviços de inteligên**a </line>
<line> e as ins*ituiçõ*s milit*res. Por este motivo, o resul*ado ainda é *nc*rto. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> 2003. </line>
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<line> Com* Referenciar este Art*go, con*orme ABNT: </line>
<line> DE*GADO, J. S.; CARM*NA P. A. C. Uma Análise Acerca Das M*did*s Antiterrorist*s Para O Com*ate Ao </line>
<line> Crim* Organizado T*ansnacional. R*v. FSA, *eresina, *. 12, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./de*. 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Contrib*ição dos Autores </line>
<line> J. S. Delgado </line>
<line> P. A. C. Carmo*a </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planej**en*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elabor*ç*o do rascun*o ou na revisão crítica do c*n*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprova*ão d* ver*ão fina* do manuscr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T**esina, v. 12, n. 6, art. 4, p. *7-74, nov./*ez. 2015 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.*r/r**ista </line>
</par>
</page>
</document>

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