<document>
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<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 2, *. 27-40, nov. /dez. 2015
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.6.2
</line>
</par><par>
<line>
Cemitério Do Campo Santo:
</line>
<line>
Memór*a, Histó*ia E Museu A Céu Aberto
</line>
<line>
Field Of Ho*y *emetery:
</line>
<line>
M*mo*y, Hist**y, And Museum Op** Skies
</line>
</par><par>
<line>
Gilso* Magno dos Sa*tos
</line>
<line>
P*s-*outorado *m letras clás**cas p*la Univer*ida*e Fede*a* do Rio d* Janeiro
</line>
<line>
Doutorado e* Te*logia pela Pont***cia Unive*sidade Gregori*na
</line>
<line>
Profes*or da Univer*idade Federal da *ah*a
</line>
<line>
E-mail: magno.gi*son@hotma*l.c*m
</line>
</par><par>
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<line>
G. M. San*os
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
RESU**
</line>
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<line>
O cemitér*o do Campo Sant*, pel* s*a arquitetura e obra* d* arte, é u* museu a **u aber*o. A
</line>
</par><par>
<line>
maior parte dos mon*mento* *stá
</line>
<line>
ornada por imagens ou *nscriçõ*s em
</line>
<line>
língua latina ou
</line>
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<line>
port*guesa. *a*a entende* a existên*ia
</line>
<line>
d* e*igr*fia
</line>
<line>
no contex*o do
</line>
<line>
cemitério Campo S*nto,
</line>
</par><par>
<line>
situa*o em *a*vador-*ahia, faz-se necessár*o conhecer * hi**ória do *emité*io, os m*t*vos s*
</line>
<line>
explicações das i*scr*ções. A Cidade de *alvador foi cons*r**da *os moldes *oloniais
</line>
</par><par>
<line>
lu*ita*os. O cemitér*o
</line>
<line>
do Campo S*nto abriga um considerável n*me*o d* obras de arte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
registros epi*ráfic*s, qu* contam a história sociopo*ítica e rel*gio*a. A fundaç*o do cemitério
</line>
</par><par>
<line>
foi em 1823, cont*do não
</line>
<line>
foi **a coisa pacífica população in*a**u e *estruiu, **gan*o a
</line>
</par><par>
<line>
*b**xo seus mu*os e a
</line>
<line>
p*ópria
</line>
<line>
ca*ela. Foi uma m*n*festaç*o de protesto convocada p*l*s
</line>
</par><par>
<line>
*rmandades c*ntra a seculari*a**o *o* *emitérios e p*oibição de enterr*s n*s igr*jas. O
</line>
<line>
Cam*o Santo fo* restau*ado e continuou a sepultar os seus mort** de acordo com a d*utrina
</line>
</par><par>
<line>
católica. O cemité*i*
</line>
<line>
do Campo *anto
</line>
<line>
poss*i *a*igo, mausoléus
</line>
<line>
belos e luxuoso* com
</line>
</par><par>
<line>
regi*t*os epigráficos, que g*ardam a *e*ória da sociedade baiana *o sé*ulo XIX até *s
</line>
<line>
n*ssos dias.
</line>
<line>
P*lavras-cha*e: Memór*a. *is**ria. *u*e*. *ampo Sa*to. E*i**afi*.
</line>
<line>
ABS*R*CT
</line>
<line>
Th* ceme*ery of Holy *r**nd, for i*s arch*tectur* *n* artwork, is *n open air museum. Most
</line>
<line>
of t*e monuments are adorned by picture* or inscriptions in Latin an* Portuguese. To
</line>
<line>
understand the exi*tence *f epigraphy in the con*ext of the *oly *round *e*eter*, situated in
</line>
<line>
Salvador, B**ia, i* is necessa*y to know the h*story of the cemetery and the subject i*
</line>
<line>
*xplanation of the *ntries. the city of Sa*vador *as built in the Lus*tanian colonial mold. The
</line>
</par><par>
<line>
ceme*ery of C*mpo *anto is
</line>
<line>
hom e
</line>
<line>
to conside*able a
</line>
<line>
n*mber
</line>
<line>
of wor*s of art
</line>
<line>
and *pigr*phic
</line>
</par><par>
<line>
*ecord*, which tell the socio-po*itical
</line>
<line>
and religio*s
</line>
<line>
h*story. The fou*dation of the cemete*y
</line>
</par><par>
<line>
was in
</line>
<line>
1823; *owever it was n*t a peaceful th*ng. the population
</line>
<line>
i**aded
</line>
<line>
and dest*oyed,
</line>
</par><par>
<line>
playing *own its walls and its o*n
</line>
<line>
*hapel. *t *as a
</line>
<line>
protest demonstr*tion orga*ized
</line>
<line>
by
</line>
</par><par>
<line>
brotherho*ds a*a**st the seculari*ation *f cemeter*es
</line>
<line>
and p*ohibition of burials i* ch*r*hes.
</line>
</par><par>
<line>
*he Holy Gr*und was restored *nd *onti*ued to bury t*ei* dead *n accord*nc* with Catholic
</line>
<line>
d**trine. Th* *oly Ground cem*t*ry has tomb, *eau*if** and luxurious ma*s*leums with
</line>
</par><par>
<line>
epigraphic re*ords, guardi*g the memory
</line>
<line>
o* Bahian s*ciety of th* ni*ete*nth ce*tury to the
</line>
</par><par>
<line>
pr*sent d*y.
</line>
</par><par>
<line>
Key words: Memory. H*stor*. Mu*eum. *ield of Holy *emeter*. Epig*a*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a, v. *2, *. 6, art. *, p. 27-40, nov./*ez. 2015
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cemitério Do Campo *anto
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* Campo Santo é um cemité**o criado pel* Santa Ca*a de Misericórdia, em uma época
</line>
</par><par>
<line>
em que *s sepultam*ntos n** te*plos
</line>
<line>
ou em reci*tos fec***os for*m proibi*os. É um
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
mais imp*rtan*e* templo* d* me*óri* indi*i*ual e social
</line>
<line>
da Cidade
</line>
<line>
de Salvado* desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
século **X. Com base em Da Co*ta, um dos per*uss*res no **t*do
</line>
<line>
de tal
</line>
<line>
am*iente, que
</line>
</par><par>
<line>
*lucida sobre o l*ca* como sendo:
</line>
</par><par>
<line>
Sem dúvida, é o pr*mei*o cemit*rio do Brasi* a ter a cara**erísti*a de não d*scrim*nar
</line>
<line>
qualquer categoria social *uando ** sepultamen*o dos c*r*** d* s*us en*e* queri*os;
</line>
<line>
dos mais i*por*an**s personal*dades aos humildes escravos e i*di*en*es. É o
</line>
<line>
"microcosmo da sociedad* [...]. (DA COSTA, 200*, p. 28).
</line>
<line>
Até por volta de 18*0, *ua*do m*rriam as pe*so*s da* c**adas mais alta* d*
</line>
<line>
sociedade, seus cadá*eres eram sepultado* em *e*intos f*cha*os: igreja*, *on*e*tos, capela*
</line>
<line>
p*rticulares ou amb*ent** ***vados, s*gundo costume da cultu*a européia.
</line>
</par><par>
<line>
C om a
</line>
<line>
implantação definiti** do Campo Sa**o, *m 1844, o*orreram
</line>
<line>
*s p*ime*r**
</line>
</par><par>
<line>
sepul*a*entos d** cadáveres *e indigentes e escrav*s. A socieda** ba*a*a,
</line>
<line>
ch*ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
preconceito*, resistia *m sep*ltar ali os c**pos de seus f*miliares fa*ecidos.
</line>
<line>
"Ess*
</line>
<line>
ati*ud*
</line>
</par><par>
<line>
a*te*ou-se, lentament*, *
</line>
<line>
m*dida que o Cemi*é**o foi se*do am*lia*o, crian*o mel**r*s
</line>
</par><par>
<line>
condiçõe* *ara os **pultamentos
</line>
<line>
na área *ituada *o e*torno da s*a modesta Capel*" (DA
</line>
</par><par>
<line>
COSTA, 20*7, p.29).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
prese*v*çã* do C*mpo Sant*, como *m sítio histó**c* *a Cidad* de Salvador,
</line>
</par><par>
<line>
depen*e da re*açã*
</line>
<line>
conceitua* entre *a*ri**nio, m*mória, história e iden*ida*e. Segundo Le
</line>
</par><par>
<line>
Go*f (*996) "* memó**a se distin*ue em t**s tip**: memória *s*ec*f*ca, memória étnica,
</line>
<line>
me*ória artificial. * *o*um ou*ir *as p*ss*as que o Camp* Sa*to * a memó*ia d** *ossos
</line>
<line>
an*epassados, *m pa*rimônio a ser preservado" (LE GOFF, 1996, p.425).
</line>
</par><par>
<line>
A mem*ria, n*sse contexto, não pode ser con*ebida
</line>
<line>
como habitualm*nte
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
entendemos, isto *,
</line>
<line>
uma prop*iedade da intelig*nc**, mas com* a *ase so*re a qua* se
</line>
</par><par>
<line>
inscr*ve* a* c*ncat*nações d* ato*
</line>
<line>
o*, em se*tido maior, se ins*reve também o p*ssad*,
</line>
</par><par>
<line>
*rese**e * o fu**. As pess*a* sentem *ma interpelação *ir*ta s*br* o sen*id* da vida quando
</line>
<line>
visitam o Campo Sa*to.
</line>
</par><par>
<line>
A **m*ria permite que *s *tos human** tenham coerênci* e sentido, ma*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
patrimônio cu**ural, cu*as *o*ões e*tão vin*ul*d*s às de l*mbrança e de memór*a, é um lu**r
</line>
<line>
privi**giad* onde as mem*r*as e as id*ntidades a*quirem vo* e m*terialid*de. Notad*ment*,
</line>
<line>
n*o *ó, a memór*a social no* perm*te abordar as questões do temp* e da históri*, po*s el*
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. 12, n. *, art. 2, *. 27-40, nov./dez. 2015 www4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. M. Santo*
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
assume uma din*mica d* *etra*mento e de trans*ord*mento, **la e revela. No que d*z re*peito
</line>
<line>
a* *emitério do *ampo Santo, *irecionamos o *e*samento aos *aus*l**s ou aos s*mples
</line>
<line>
túmulo com s*as inscriç*es in*er*das *as lápides.
</line>
<line>
Es*as i**cri*ões são nomeada* de epig*afia* fúneb*e* *o Campo Santo. Porém, por
</line>
<line>
várias razões, esses *nscritos, *ão podem *er co*cebidas c*m* sen*o um marco *istóri*o
</line>
<line>
p*trif**ado, *em nenhuma i*terp*la**o para *s *eus leito*es *tuais ou admiradores.
</line>
<line>
Os antigos tinham a cons**ê*cia viva d* q*e a me*ória é um viveiro nã* só das
</line>
<line>
lembra*ças, m*s *a su* *e*pre renovada at**çã*. Por exemp**, n*o é *e *udo estr*nho *u*
</line>
</par><par>
<line>
em a*guns "*pitáfio*" encon*remos frases, cujo obj*tivo
</line>
<line>
era
</line>
<line>
espan*ar o seu l*itor, causar
</line>
</par><par>
<line>
p*nico dian*e da mort*.
</line>
</par><par>
<line>
2 METOD**OGIA
</line>
</par><par>
<line>
A maior par*e da* inscriçõe* se inspira na dou*rina cristã, *ois a m**te não era vista
</line>
</par><par>
<line>
como um fim de
</line>
<line>
tudo para o ser humano, como **irma *a Co*ta (2*07) "apenas uma
</line>
</par><par>
<line>
passagem para o*tra
</line>
<line>
vi*a: a vida espiritual. O tempo entre a mo*te e * re*sur*eiç*o, um é
</line>
</par><par>
<line>
tem*o de "dormição"; daí **r que * **cábulo *emitério, de o**ge* grega signi*ica dormitó*io
</line>
<line>
(DA COSTA, 2007, *.56).
</line>
<line>
No desenvolv*mento da pe*quis* empírica in ló*us e bibli*grá*ica ficaram *ais que
</line>
<line>
cla*o que a Institui*ão denom*nad* de Santa Casa da Mise*icórdi*, se**re *eve uma *te*ção
</line>
</par><par>
<line>
particul*r co* Campo Santo. Visto q**, há mais de um século e *ei*, é ele principal
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Cemit*rio
</line>
<line>
de *alvador, *ue *ouco a pouco, ac*mu*ou belas significativas obras d* arte, e
</line>
</par><par>
<line>
*efe*e*ciad** como
</line>
<line>
o*j*to* que são freq**ntemente utilizados *m
</line>
<line>
e*tudos e pesquisas,
</line>
<line>
mas
</line>
</par><par>
<line>
*ã* parando por ai, também ** f*i *eferenci**o em ch*madas jornalí*ti*as por su*
</line>
<line>
singulari*ade e *ocalização. Em 03 de novembro de 1950, o jornal A Tarde res*al*ava q*e o
</line>
</par><par>
<line>
Cem*t*rio do Ca*po *anto era um dos mai*
</line>
<line>
belos d* *undo, como inform*u *a Cost*
</line>
</par><par>
<line>
(2007)
</line>
</par><par>
<line>
"Sua loca*ização pri*ilegi*da, em pon*o mais altos de Sal*ado*, c*m u*a visão
</line>
<line>
pano*â*ica enca*tadora, que dá ao cemit*rio do Campo Santo aspec*o i*pon*nc*al.
</line>
<line>
Os adorn*s da natur*za co*pletam-se com a sobras *e ar*e do conjunto simét*ic* da
</line>
<line>
Capela, *as *ampas e mausoléus que perm*tem ao* mais ilustres visitantes da Bahia
</line>
<line>
*quipararem o n*s*o p*incipal cemitér*o a* do Pére-La*ha*se, em Paris, ao C*mpo
</line>
<line>
S**t* *e Pisa, na Itália [...]. São muitas a* curiosidades e*istentes no Campo Santo,
</line>
</par><par>
<line>
entre a* qu*is algun* mausoléus monumentais, figuran*o
</line>
<line>
entre *ste* a "Estát**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
F*", e outros *o*estos, m*s q*e gu*rdam os res*os mort*i* de *ran*es vultos, como
</line>
</par><par>
<line>
o d* família do poet* Castro Alves. A lápide que t*m *eu n*me está *hei*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
in*crições *m versos * a*sinaturas de visitantes, entre o* qu*i* ilu*tres homens
</line>
<line>
púb*icos do país e *o e*t*an*eir*" (DA C**TA, *007, p.96-97).
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina, v. 12, n. 6, ar*. 2, p. 27-40, nov./dez. 2015 www4.**anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cemit*rio ** *ampo San*o
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
"A lápide que tem seu *ome est* cheia de in*cri*ões *m v*rsos".
</line>
</par><par>
<line>
As *nscr*ções (epigrafias) s* originaram no mundo *reco-ro*ano,
</line>
<line>
en*uanto se
</line>
</par><par>
<line>
difundiam, co*prometia a sociedade a um esf*rço extra*rdinário
</line>
<line>
de comem*ração e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
per*etu*ção *a le*brança. A ep**rafia é uma art* contra o esquecimento, a *mnésia cul**ral,
</line>
</par><par>
<line>
*eligios* e
</line>
<line>
política. *or *ssa raz*o, a maté*ia sobre a qual se faz*am as inscriçõe*, isto é,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p**ra * o má*more, **rviam na maioria *as v**es de suporte a uma sobrecarga de memó*ia.
</line>
<line>
"A pedra, o mármore, * madeira, o me*al, o ouro e q*alquer outra *a*éria serv*am co**
</line>
<line>
arqui*o *ropri*mente ditos e assumiam u* c*r**** de pu*licidade insisten*e, apost*nd* na
</line>
<line>
ostentação e na d*rabi*i*ade dessa memória lapida* e m*rmórea" (L* Go**, 199*, 432).
</line>
<line>
Se as inscrições têm *ma "so*r*carga" de memória, pode*os afi*mar q*e a memória é
</line>
<line>
* v*da, **mpre *uar*ada pelos grupos vivos, que nos permite *azer *ma reconstru*ão his*órica
</line>
<line>
da socie**de *oteropolitan* desde o século X*X. Nem sempre a memória está e*post*, *ara
</line>
<line>
ela aparecer ou para term*s *ces*o à ela *recisamos de uma aproxi*ação mult*disciplinar. A
</line>
<line>
memó**a não é está*ica, mas está em evoluções permanente, * tem como seu constitutivo *
</line>
</par><par>
<line>
dialética da lembrança * esquecimento. Podemos *firma* que há
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
dif*r*n** *ntr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
hi*tória e a *emória, com base em De Decca (1992) explicaremos:
</line>
</par><par>
<line>
A hi*tó*ia se comporta como
</line>
<line>
uma *ec*nstrução sempre problemáti** e incom****a
</line>
</par><par>
<line>
*aquil* q*e já *ão é mais; enqu**to a memór*a é o fen*meno se*pr* atual, uma
</line>
</par><par>
<line>
liga*ão do vivido com o eterno *resen*e, o*tem, hoje e amanhã. *m síntes*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*istór*a é uma represen*ação
</line>
<line>
do passado, enquanto que a memóri* se en*aíza *o
</line>
</par><par>
<line>
conc*eto, *o espaço, no g*sto, na im*ge* e no objeto (DE DECCA, 1*92, 130).
</line>
</par><par>
<line>
3 REFERÊNCIAL TEOR*CO
</line>
</par><par>
<line>
3.* *istinções: e*igr*fia - e*ig*á*i*a
</line>
</par><par>
<line>
De*d* a antiguidad*, as pessoas fa**am dis*inç** entre epigr*fia a
</line>
<line>
públ*ca (memória
</line>
</par><par>
<line>
soci*l) e priv*da (mem*ria pessoal). A epigrafia púb*i** estava co*dicio*ada ao po*er
</line>
</par><par>
<line>
po*í*ico. Era como
</line>
<line>
uma forma de prop*ga*** dos feitos dos imper*dores, uma exaltação
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*obreza o* despre*a de o
</line>
<line>
a*g**s c*nsidera*os pers*na non grata a* pode*. * *pigraf*a,
</line>
</par><par>
<line>
portanto, é um prod*to de uma *ivilização da e*crita, *u**rada pela nossa, c*m a pre*a*ência
</line>
</par><par>
<line>
da imagem. * epigrá*ica é a ciê*cia
</line>
<line>
que se preocup* com a escrita em vista de ete*nizar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
memória pessoal e so*ial. Os antigos d*taram m*is ou me*os u* código de étic* para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*igrafia,
</line>
<line>
*om intuito de evitar t*a*smitir *
</line>
<line>
fals*da*e através
</line>
<line>
inscri*ões. Com o passar do
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, v. *2, n. *, art. 2, p. 27-40, nov./dez. 2015
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. Santo*
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo, nem sempre as pesso*s *ui*aram da ve*acid*de das *nformações escritas. "Por *ss*, o
</line>
<line>
estudo de u*a *nscr*ção epi*rá*ica *recisa de uma atitu*e crítica diante d* texto que está *
</line>
<line>
disposição" (BRUS*, 2008, p. 255-256).
</line>
<line>
"E*i*tem no Campo San*o mausoléus * cam*as com insc*içõe* *ue externam os
</line>
<line>
sentiment*s de quem ma*dou co**car. U*s ressaltam os *ítulos da pess*a sepultada
</line>
<line>
ou os seus próprios. Ou*ros enfatizam o* méritos e atitudes que enobrecem a vida do
</line>
<line>
inu**do, o* *elebram as virtudes e r*af**mam o *mor pelo falecido. Algumas
</line>
<line>
inscrições têm cunho filosófico" (DA COSTA, *00*, p.*03).
</line>
<line>
M*itas inscriçõ*s *xaltam a f* cri*tã, pois a maioria dos monumentos, n* área antiga
</line>
<line>
do Cemitério do Ca*po San*o, *s*ume um cará*er *e profissão de fé. Se*do assim, o
</line>
<line>
"ep**áfio cri*t*o" se refere * qual**er epígrafe, que demo*s*ra a fé do falecido ou de al*uém
</line>
<line>
*ue foi batizado.
</line>
<line>
Figura 1 - Ep*graf*a em láp*de fúne*re no Campo Santo
</line>
</par><par>
<line>
Imagem: Genivalda Cândido.
</line>
<line>
É muito interessante sabe* que muitas pessoas, *ntes da *ua *rópri* m**te, *onf*avam
</line>
<line>
a alguém o texto para ser epig*afad* nos seus ma*sol*us *u *úmulos. As pessoas não queria*
</line>
<line>
cai* n* es*ueci**nt*, mas, sobretud*, dese**riam de*xar um te*ta*ento e*crito na pedra, mas
</line>
<line>
não p*t**ficado para perp*tua* a sua própr*a memória. Os mausoléus, co* su*s o*ras de arte e
</line>
<line>
suas inscr*ções, tamb*m, se inscre*em na dinâmica da memória polít*ca, hi*tóric*, rel*giosa,
</line>
<line>
social * *essoal, c*mo p*demos observa* a distinção, a ar*e e perceber p*ssível *istinçã* *e
</line>
<line>
classes *resentes nas estrut*ras d*ss*s *onst*uç*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, a**. 2, p. 27-*0, nov./de*. *015
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cem*tér*o Do *ampo Sant*
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 2 - Mausole* de f*mília tradici*na*. Cemitério do Ca*po Santo
</line>
</par><par>
<line>
I*agem: Genival*a *ândido.
</line>
<line>
O Cemit*rio, como um todo, con*titui *m bem cultural d* Bahia porque guarda *
</line>
<line>
*emória *ndiv**ual e socia*. A mor*e en*ra nos *tos mais im*ort*nte* da vida humana, se
</line>
<line>
car*c*eri*a co** uma r*ca*itu*ação ou sín*ese *a vida ** defun*o. É um moment*
</line>
<line>
escla*eced*r ** vida do morto. Con***me ex*lica De De**a (1992),
</line>
</par><par>
<line>
A mem*ria é a vida, sempre g*ardad* pe*o* grupos *i**s em seu no*e, ela está *
</line>
</par><par>
<line>
em evoluçõ*s permanentes, aberta à à
</line>
<line>
dial*tica d* lembranç* * esque*im*nto. A
</line>
</par><par>
<line>
história é rec*nstr*ção s*mpre problem*ti*a e incompleta daq*ilo que já não é mai*.
</line>
<line>
* memória é o fenômen* sempre a*ual, um* ligação d* vivido com o ete*no
</line>
<line>
presente; a hi**ória é uma repr*sent*ç** do p*s*a**. A me*óri* ** enraíza no
</line>
<line>
concr*to, no espaço, no gesto, na i**gem e no objeto (D* DECCA, 1992, p. 1*0).
</line>
<line>
Por essa *azão, a h*stória regi*tra uma polêmica em defes* do Campo Sant*. *m
</line>
<line>
homem, originário do L*bano, há muitos anos, resid*nte ** Salvad*r, adquiriu o mausolé* que
</line>
<line>
hospeda a Estátua da *é, extraordinár*o mo*umento *e arte e beleza, d* u** pessoa que s*
</line>
<line>
apresentou como desc*ndente do seu antigo proprietário. O libanês quer*a *rasladar a está*ua
</line>
<line>
para enfei**r * va*anda ** sua casa particular.
</line>
</par><par>
<line>
A *ot*cia se
</line>
<line>
espalhou e provocou *rand* protesto da *ocieda*e *oteropolitana.
</line>
</par><par>
<line>
Prevaleceu, em *on*equência, o en*en*i*ento de qu* no mausoléu, c**o um be*
</line>
<line>
*u*tural da cida*e do Salvador, já tombado p*l* Ins*ituto ** patrimônio Histórico e
</line>
</par><par>
<line>
Artíst*co N*ciona*, não
</line>
<line>
p*deria **v*r mais inumação, preservando-o
</line>
</par><par>
<line>
complet*m*nte, inclu*ive su*s *nscriçõ*s (*A COSTA, 20*7, p.97-98).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 12, n. 6, art. *, p. 27-40, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www*.fsa***.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. M. Santos
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
Na *er*ade, o referido mausol*u guar** a memória individual do seu p*oprietário
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
também a his**ria soc*al, por t** e*e *articipado n*s lutas d* guerr* d* Pa*a*uai e de t** sido
</line>
<line>
um expoent* no *enário p*lítico baiano.
</line>
<line>
O fato citado n*s co*oca di*n*e d* um contraste na c*n*epção de pa*rimônio. O lib**ês
</line>
<line>
não e*tendia o ***o entre o patr*m**io m**eri*l e a cultura ou a m*mó*ia coletiva * individual
</line>
<line>
e, m*ito menos, como uma contrib**ção na f*r*açã* da *dentidade local e nacional. P*rtanto,
</line>
</par><par>
<line>
a preservação do patrimô*i* diz respe*to ao desen*olvimento cul*ural. Husyss** (2000),
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
seu livr* "Seduzidos pela m*mó*ia", ex*lta a memória como um dos fenôm*n*s culturais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
políticos mais surpreen*entes *os anos recent*s, **a das preocupa*õe* cultu**i* e
</line>
<line>
polític*s
</line>
</par><par>
<line>
centra*s das socie*ades oc**ent*i*. Não obstante, *á um* cr*tica ferrenha cont** a própria
</line>
<line>
cultura *a memória contem*orânea de amn*sia, apa*ia *u embotamen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a forma, destaca-s* ta*bém sua incapacidade e falta
</line>
<line>
*e vonta*e de lembrar,
</line>
</par><par>
<line>
lamentando a perda da consciênci* hi*tó*ica. Temos alguns fatos que afirmam a má vont*de
</line>
</par><par>
<line>
de,
</line>
<line>
ao men*s, conse**ara memória, tais como
</line>
<line>
priv*ti*ação e destrui*ã* de mo*um*ntos
</line>
</par><par>
<line>
móve*s e imóv*is. Na Bahia, po* e*emplo, a tr**sfor*ação da Igr*ja do Bairr*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Barro*uin*a; bairro tradici*nal; em cent*o cultural
</line>
<line>
c*nst*tui um apagamento da memória
</line>
</par><par>
<line>
religiosa, e, *amb*m, política do povo negro. Aquele templo abrig*u as
</line>
<line>
prime*r*s negras
</line>
</par><par>
<line>
*l*orriada* que
</line>
<line>
formaria* a Irmandad* *e Nossa S*n*ora d* Boa Morte. A Ir*andade
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
pre*ervou em *achoeira.A Irmandade da Boa *orte é um exemplo v*vo d* qu* a memória
</line>
</par><par>
<line>
vivida é at*va, viva, *nc*rp*ra*a no social, isto é, em indivídu*s, *am*lias,
</line>
<line>
gru*os, nações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
regiões. Est*s sã* as m*m*rias necessá*ia* para con*truir f**uros loc*i*
</line>
<line>
diferencia*os num
</line>
</par><par>
<line>
mundo global.
</line>
</par><par>
<line>
Fi**ra 3 - Imagem d* Igreja da Noss* Senho*a da *arroquinha, restaurada im*g*m de 20*3
</line>
</par><par>
</page><line>
Im*gem: Genivalda *ând*do.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. **, n. 6, a*t. *, *. *7-40, n*v./de*. 2*15 ww*4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ce*itério Do Campo Santo
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
Assim, podemos afirm*r que *s i*scrições epigr*ficas d* Campo S*nto *iz*m respeito
</line>
<line>
à memória *oleti*a e pessoal de uma época, e, na sua variedad*, atestam que a memória não é
</line>
</par><par>
<line>
perm*nent* * sua forma.
</line>
<line>
Segundo Hysyssen (200*), Não há uma forma petrificada da
</line>
</par><par>
<line>
memória presente na* inscrições ep*gráfi*as, p*rque * *em*ria **cial é ne*ociada no *orpo
</line>
</par><par>
<line>
social de
</line>
<line>
crenças e valores, rituais e instituições. A* inscrições v**am
</line>
<line>
a e*ernidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
me*ória, mas a permanência
</line>
<line>
prometida *obre a **dra está se*pre e*guida **bre
</line>
<line>
a*eia
</line>
</par><par>
<line>
movediça. Algun* monumentos s*o derrubados com alegria, em te*** de rebelião. * *ugar da
</line>
<line>
memória cultural é *e*inido *or uma re*e d*scursiva extremamente *omplexa, envolvendo
</line>
<line>
fatores ritu*is e mític*s, his**ricos, político* e psicológicos.
</line>
</par><par>
<line>
Como explicado p*r Halbawac*s (2011), em que ele cit* que "a
</line>
<line>
recordaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
l**alização das l*mbranças devem ter co*o pont* de re*erênc*a os contextos sociais r*a*s que
</line>
<line>
servem de baliza * reconstrução da memória" (HALB*WA*HS, 2001, p.70-7*). Então, é *e
</line>
<line>
conhecimento que i*di**duo parti*ip* de duas mem*rias a* individuais e as coletiva*. A* du*s
</line>
</par><par>
<line>
memó*ia* se interpen*tram, especialmen** se a
</line>
<line>
*e*ória indiv*dua*, para confir*ar algumas
</line>
</par><par>
<line>
de suas lem*ran*as
</line>
<line>
ou torná-la* mais e*a*as, até mesmo para pree*che* algumas e
</line>
<line>
lacunas,
</line>
</par><par>
<line>
pode se apoi*r na m*mó*ia colet*va, nela se de*locar e se conf*nd*r co* ela em
</line>
<line>
algu*s
</line>
</par><par>
<line>
m*m*ntos, *em por isso deixará de seguir *eu *róp*io ca*i*ho. A mem*ria coletiv* contém
</line>
<line>
as *emórias *n*ividuais, m** não se confund* com elas.
</line>
<line>
Contudo, a m*mória indi*idu** não está fechada. Ela pode *ecorrer ** lembranç*s *e
</line>
<line>
o*tras. A m*m*ria *oletiva não se c*nfunde com a história, pois a história é * com*ilação dos
</line>
<line>
fatos que oc***ram *aior *ugar na memória *o* ho*ens. Um dos objetivos da história seria
</line>
<line>
lançar *m* ponte entre o passado e o pre*ente, e resta*elec*r es*a continuidade interrom*ida.
</line>
</par><par>
<line>
A h*stór*a pode le*itima*, mas a
</line>
<line>
memór*a é f**dado*a. Ali on*e *
</line>
<line>
hi*t*ria se *sfor*a em
</line>
</par><par>
<line>
c*locar o passado a distâ**ia, a me*ó*ia busca fund*r-se nele. * memória his*órica seri* uma
</line>
</par><par>
<line>
memória emprestada,
</line>
<line>
ap*eendid*, esc*ita, prag*ática, *on*a e unific*da, e a "memória
</line>
</par><par>
<line>
co*etiva" seria uma memór*a pro*uzida, v*vida, oral, norma*iva, curta e plural.
</line>
</par><par>
<line>
Tais di*cussõe* * abor*age*s nos levam a ente**er que memória é a vida levada a
</line>
</par><par>
<line>
p*los gr*p*s vivos, afetiva, enraiza** no
</line>
<line>
concreto, n* gesto, na imagem e no objeto. Sendo
</line>
</par><par>
<line>
assim, a mem*ria se comp** de detalhes; nu*re-** de lembranças va*as, globais e fl*t*an*es,
</line>
<line>
**rt*cula*es e *imb*licas. A *istó**a, ao contr*r*o, "v*ncula-se às con*in*ida*es temporais, *s
</line>
</par><par>
<line>
evoluções e à relação en*re as coisas". * uma op*ração intel*c*ual e la*cizante que leva
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*n*lise, ao discurso crí*i*o, à expl*cação de c*usas e con*equê**ias. * hi*tór*a * *empre
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 2, p. 27-*0, nov./dez. 2015
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. M. Santos
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
prosaica e, *nqua*to a "m*mória *nsta*a a lembrança no sag*a*o, a história b**ca se dista*ci*r
</line>
<line>
do mesmo"
</line>
<line>
Uti*iza*d* com* *nalis* a experiência humana em que, uma p*ssoa se encon*ra dia*t*
</line>
<line>
d* enigma do tempo *u co** af*rma Jeän Candau (2014):
</line>
<line>
O tempo é vor*z, o fluxo do tempo *arece engolir o **divíd*o, corrida de*ab* como
</line>
<line>
evita-lo? A *emór*a dá ess* ilusão. O homem pe*a r*trospecção ap*ende * *upo*tar
</line>
</par><par>
<line>
a dur*ção: junta *s ped**os
</line>
<line>
d* que
</line>
<line>
foi em uma no*a imagem que po**rá ajudá-lo
</line>
</par><par>
<line>
*ncarar a vida própria present*. A memó*ia *stá v*nculada à i*ent*dade, pois é a
</line>
</par><par>
<line>
*rimeira fac*ldade que aliment* a identi*ade. A m*mó**a e identidade se
</line>
<line>
*pó**m
</line>
</par><par>
<line>
rec*procamente pa** produzir uma *rajetória de vida, uma *istór*a, um mito, *ma
</line>
<line>
narrativ*. Ao final, r*sta apena* o esquecime*to (CA*DA*, 2014,*. 16. 132).
</line>
</par><par>
<line>
P*dem** tra*s*er*alizar aq*i a m*mória
</line>
<line>
e a epig*afia, já que as inscrições
</line>
</par><par>
<line>
permanentes
</line>
<line>
ca*rega* uma precisa significação his*óri** * assumem um sa*ro ofício
</line>
</par><par>
<line>
histórico, recolhem a
</line>
<line>
memória
</line>
<line>
do tempo
</line>
<line>
com muita di*igencia. Atr*vés d* memó*i*,
</line>
</par><par>
<line>
en*ontramos
</line>
<line>
luga*es,
</line>
<line>
pessoas, *ue sem
</line>
<line>
**sas in*criçõ*s dor*iriam na obscuridade dos
</line>
</par><par>
<line>
s*culo*. Portant*, * epigrafia é digna par* reco*dar e útil p*ra *osteridade. Assim sen*o, o
</line>
<line>
estilo lin*uís*ico s*mpre foi casto e re*p*itoso, já que este gêne*o de e*crita agrad*u, agrada e
</line>
</par><par>
<line>
agr**ará sempre. As inscrições l**idá*ias contin*am t*ndo um ma*or
</line>
<line>
espaço e*tre nós são
</line>
</par><par>
<line>
abu*d*ntes o s*u c*nhecimento. O u*o de *al*a*ou *e esculpir *obre a ped*a o* sob*e outr*
</line>
</par><par>
<line>
ma*é*ia dura, remonta à mais alta antiguida*e, e **ve o *e* início no intent* de firmar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fonéti*a, símbolos e figuras. As palavras
</line>
<line>
mudas, mas as *ápides são vencedo*as da
</line>
<line>
ir a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
tempo, e *onservam m*m*ria *o* ritos, dos costu**s, do* go*ern*s, da língua do* pov*s que
</line>
</par><par>
<line>
de**parece**m, *, às vezes, o nome de cidades, povos que somente a
</line>
<line>
epigraf** nos oferec*
</line>
</par><par>
<line>
notí*ias.
</line>
</par><par>
<line>
4 RE*ULTADO E DISCU*SÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 A m*mó*ia n* *empo e a e*igrafia **emporal
</line>
</par><par>
<line>
Os antigos faziam
</line>
<line>
me*ória de fatos que q*eriam que se perpetu*sse*, a*ravés de
</line>
</par><par>
<line>
*inais epigráficos sobre mate**a* durad*uro. E**giram, pau*atin*mente, monument**
</line>
</par><par>
<line>
*ir*cionad*s p*ra a po*teridade
</line>
<line>
e out*os qu* *everiam *urar
</line>
<line>
pouco. Dit*ram, **tão,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*igr*fia temporânea, a qual teve seu mai*r
</line>
<line>
es*le*do* nas sol**i**d*s
</line>
<line>
religiosas e cí*icas.
</line>
</par><par>
<line>
Algumas ins*r***e* t*mporân*as nos c*egaram até hoje, por*ue os romanos, *es*os para as
</line>
</par><par>
<line>
pompas de poucos
</line>
<line>
dias, n*o se limitaram a usar *aterial frágil, *a* us*ram mármore
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ronze. Essas inscr*ções eram co*sider*das suntu**as obras, as
</line>
<line>
qua*s, *requ*nte*ente, eram
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. F*A, Teresina, v. *2, n. 6, art. 2, p. 2*-40, n*v./*ez. *015
</line>
<line>
www4.f**net.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ce*itério Do Cam*o Santo
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
des*ina*as a perp*tuar a memória, e, consider*ndo as sole*idades dos di*s f*stivos, *ram
</line>
<line>
expostas a* povo.
</line>
</par><par>
<line>
A *rosa é * li*gu*gem ma*s apropr**da para a* inscrições. *s romanos, no
</line>
<line>
que diz
</line>
</par><par>
<line>
resp*it* à magnif*cênci*,
</line>
<line>
foram *ais *uperiore* do q*e os gregos. *s ro*anos *o*ume*t*
</line>
</par><par>
<line>
*it*ram a* i**cri*ões em pro**. No *ue diz respeito às in*c*ições po**icas, a* inscr**ões sacras
</line>
<line>
eram cara*terizadas *elo afeto e *ela piedade. No a*o de **plicar os argumentos de pintura ou
</line>
<line>
d* im**ens, sob o busto, e*crevi*m poesia*. Portanto, ex*stem inscrições epigráf**a* métricas
</line>
</par><par>
<line>
*, também mistu*adas prosa e po*sia. A e*igrafia em verso tem *aior li*e*dad*
</line>
<line>
do que em
</line>
</par><par>
<line>
prosa.
</line>
</par><par>
<line>
A memória, *ort*nto, f*rtalece * iden*ida*e ind*vidual e coletiv*. Restituir a me*ória
</line>
<line>
*esaparecida *e *ma p*ssoa é restit*ir * sua identidade. *a hist**i* *olítica, muitas vez*s,
</line>
</par><par>
<line>
acontece
</line>
<line>
de rest*tuir * memó*ia apagada de um herói o*
</line>
<line>
líde*, por exemplo, a figura de
</line>
</par><par>
<line>
*iradentes, que an*e* fora execr*do e *epois *eab*litado. O *rabalho d* memória atua
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
co*strução da identidade d* suje*to.
</line>
</par><par>
<line>
É o trabalho de *eapropriação e nego*iação que ca*a *m deve t*r
</line>
<line>
em r*lação a
</line>
<line>
s*u
</line>
</par><par>
<line>
pass*do para chega* sua pró*ria indi*idualidade. A iden*idad* é vist* como a capacidad* a
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
cada um te*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
permanecer
</line>
<line>
cons*iente de sua
</line>
<line>
vida atrav*s das *uda*ças, crises
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rupturas. A memória é a identidade em ação,
</line>
<line>
mas ela pode s*r pertu*bada pel*s
</line>
</par><par>
<line>
*raumas.Quando se trata
</line>
<line>
d* me*ória ep*gráfic*, ela fi*a * espera **
</line>
<line>
alguém que de*cubra o
</line>
</par><par>
<line>
se* s*gnifica*o, através do es*udo das inscrições sob** di*er*as matérias.
</line>
<line>
Ca**ou (2014) faz uma *eclara*ão l*pidar, i*to, é, a memória é a identida*e em *ção,
</line>
<line>
m*s *la po*e, *o c*ntrário, ameaça*, perturbar e mesmo arruin** o s*ntimento *e iden*ida*e.
</line>
<line>
A memória que *unda a *dentid*de é *eita *e lembrança* e e*quecimen*os. *ssim, é fr*quente
</line>
<line>
d*finir * mem*ria social c*mo o "*onju*t* de lembranças reconhecidas po* um determinado
</line>
</par><par>
<line>
grupo" *u me*ória a
</line>
<line>
coletiv* como um "conjunto de lembra*ça* comuns a um grupo".
</line>
</par><par>
<line>
Pode*íamos falar
</line>
<line>
de memó*ia pública ou de "co*u*idade de pens*me*to". A memória
</line>
</par><par>
<line>
c*le*iva, afinal, nã* é *ut*a co*s* *ue * transm*ssão, * um grande número de indivíduo*, da*
</line>
<line>
lembranç*s d* um único homem ou de ***u** home*s, *epetid*s v*zes. Es*as re*resentações
</line>
</par><par>
<line>
**ss*m c**st*tuir as repre*enta*õe* cultu*ais. Essas represent*ções pode* ser factuais a
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
semânticas. As fa*tuais sã* rel*tiv*s existenciais de certos fatos, as semâ*ticas são
</line>
</par><par>
<line>
à
</line>
<line>
e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
representações r*lati*a* ao sentido a*ribuíd* a esse* mesm*s fatos.
</line>
</par><par>
</page><line>
A pa**ir de tais explicaçõe*, notamos que o c*mitério *ode ser referencia*o e tratado
</line>
<line>
como um Museu, um mu*eu a céu a*e*t*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin*, v. 12, n. *, art. 2, p. 27-40, n*v./dez. 2015 *w*4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. M. Santos
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
O Cam*o Santo, museu a c*u aber*o, q*e *tr*vés ** s**s mausoléus, láp*des e
</line>
</par><par>
<line>
inscriçõe*, "se apre*enta
</line>
<line>
com* u* *useu com seus sistemas de *nformação, destinado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
e*ucaçã* pú*lica ao lazer" (BITTENCOURT, 1996, p 8). Segundo Godoy (1996) e
</line>
<line>
"O
</line>
</par><par>
<line>
Ce*i*ério do Ca*po S*nto * um pat*i*ôn*o cultu*al que exige ser preserv*do, p*is de**m e
</line>
<line>
represe*ta a m*mór*a so*ial e coletiva *e Salvador desde o s*c*lo XIX" (GODOY, 1996, p.
</line>
<line>
107).
</line>
<line>
O exer*ício da cida*ania pas*a **la con*truç*o da memória social, *ela c**strução **
</line>
<line>
*atrimônio c*ltu*al e do espaç* ocupado. A memória é *epresentação do passado *o presente.
</line>
</par><par>
<line>
Ela é esp*c*al temporal, individual e *oletiva. Nora (19*3): "mem*ria * a e
</line>
<line>
vida, *empre
</line>
</par><par>
<line>
trazida p*los grupos
</line>
<line>
vivos e, por
</line>
<line>
esta **z*o, *l* está em
</line>
<line>
evol*ção p***anen*e, aberta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dialét*ca da l*mbra*ça e d* e*que*ime*to". Sem memória não existiria a ling**gem, o ensino-
</line>
<line>
aprendizado, * *ida psíquica e espiritual. A memória se encontra depositad* s*bre *s bens
</line>
<line>
culturais e naturais, en*ontra-se na r*laçã* que co* el** se pode *anter. Nã* bas*a gu*rdar,
</line>
<line>
prese*va*, conservar. É pr**iso que a mensag*m contida no objeto transite par* o seu rece*tor
</line>
<line>
material, o homem. Os *useu* d***m existir para as pe*soas.
</line>
</par><par>
<line>
Ama*o (2014) af*rma que a p*la*ra "patri*ônio" *stá associada à *deia
</line>
<line>
do passado,
</line>
</par><par>
<line>
isto é, ed*fício* antigo* ou *en* móvei* ou im*veis, m*s há um esforço pa*a relacion*r, *
</line>
<line>
também, o conceito d* *atrimônio ao sujeito e ao objeto. O ter** ide*tidade sig*if**a o que
</line>
</par><par>
<line>
perman*ce igua*, *or isso na modernidade ess* t**mo está co*jugado
</line>
<line>
co* o
</line>
<line>
adjetivo,
</line>
</par><par>
<line>
*d*uirindo várias conotações: identidad* nacional, de gênero. A memó*ia se *elacion* **m a
</line>
<line>
mu*ança. Patrimônio, portanto, ab*ange o* elementos materiais e imateriais d*gnos de
</line>
<line>
preservação e *ue são ví**ulos de transmissão *a cultura e *a i*entidade da comunidade. A
</line>
</par><par>
<line>
identidade s*b**ssai
</line>
<line>
ent*e os ele*e**os
</line>
<line>
q*e valoriza*os co*sideramos patrimônio. Esses *
</line>
</par><par>
<line>
element*s e**ão *resen*es na memória do que foi ensin*do e experi**nt*do, em uma
</line>
<line>
*onstante nego*iação *nt*e present* e * passado. A *e*ó*ia é fundam*ntal para o conceito de
</line>
<line>
**tri*ônio. Recordar já é uma fo*ma *e preserva* * p*ssa** e *e gua*dar *ivenc*a*.
</line>
<line>
Compreendemos e enalt*cemos o "Cem*tér*o *o Campo Sa*to" co*o um monumen*o,
</line>
</par><par>
<line>
que tem
</line>
<line>
e* sua essênci* um *entido intencional
</line>
<line>
que se m*teriali**,
</line>
<line>
transformand* e*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
</page><line>
lugar qualificado c*m um sent**o de durabilida*e. Os monumentos são para comemorar * não
</line>
<line>
para e*quece*. *s lugare* de memó*ia sã* l**ares ou marcas hu*anas *ue p*ete*dem ser um
</line>
<line>
ne*o *n*re o passado e o futu*o.
</line>
<line>
Enfi*, *e*undo Sobral (2004), a memória não é uma coisa, um conjunt* de prática* de
</line>
<line>
r*cordação: oral, v*s*al, r**ua* e *orpor*l. A memória compete com as m*mórias, por isso ela
</line>
<line>
é uma tentat*va de i*por um det*r**n*do *a*s*do. A memória depende do c**tex*o em qu*
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 12, *. 6, art. 2, p. *7-40, no*./dez. 2015 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cemit*rio Do Ca*po San*o
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
se vivem quem r*corda e da imp*rtânc*a *o pass*do n* **nstituição da *dentidade d* cada
</line>
<line>
um. Os e*ementos constituti*os da mem*ria, tant* individual quant* coletiva, são inicialme*te
</line>
<line>
a*ueles episód*os oc*rridos pe*so*lm*nt* e aqueles vividos pelo grup* no qual * pessoa se
</line>
</par><par>
<line>
r*laciona. *ssim, com o ap*rte de Le Gof* (2007), concluímos pensa*ento da memória *
</line>
</par><par>
<line>
como *endo ela um "*ínculo" que es*abele*e as l*gações ent** as
</line>
<line>
ger*ções human*s e o
</line>
</par><par>
<line>
"temp* hi**órico q*e as acom*anha".
</line>
</par><par>
<line>
5 CON*IDERAÇÕES FINA**
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, o Cemitér** do Campo Santo, com as suas exuber*ntes *bras de *rte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sua* magníf*ca* *nscri*ões, como um
</line>
<line>
mu*e* a c*u
</line>
<line>
a**rto, patrimônio cultu*al *a Bahia,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*uardião *a memória *oteropol*tana desde o século XIX. Através das suas lá*ides e in**rições
</line>
<line>
de cunho fi*os*fico, polít*cos e rel*giosos *odem*s ter acesso à hi*tór** e à me*óri* so*ial e
</line>
<line>
**dividual, aos episódi** ocorridos pessoalmen*e e àquele* vivi**s soc*alment*. *or e*emplo,
</line>
</par><par>
<line>
destacamos os mauso**us de pessoas de g*and* rel*vân*ia no cenário político nacional,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
c*mpo das ciê**ias e das art*s.
</line>
</par><par>
<line>
Port**to, * es***o do Cemité*io d* Campo Santo nos per*i*e entender que a memó**a
</line>
<line>
in*ivid**l e col*tiva, gu*r*ada na sua densidade nos seu* *onu*entos, contribui muito para a
</line>
</par><par>
<line>
const**çã* nã* só da h*stór*a *e S**vador, mas, *ob*etu*o, para
</line>
<line>
* fo*mação da n*s*a
</line>
</par><par>
<line>
"iden*idad* cultural". Cabe-**s tomar a s*a defesa e p*eservá-lo, p*is o Campo San*o,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
al*ergar inúmero* ma*sol*us que são belas obras d* arte, não fog* *os problemas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
**nservação, sobretu*o no que d*z respeito a al**ns mausol*u* p*r*étuos, o* q*ais est*o *m
</line>
</par><par>
<line>
comp*eto a*andono pelos seus *egí**mos pr*prietários. A*ém disso, o
</line>
<line>
cemitério vive em um
</line>
</par><par>
<line>
*onstante perigo de inva*ão *a parte
</line>
<line>
daqueles que *rocuram ** espa** para fixar
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
</page><line>
moradia. S*ndo *ssim a p*z, desejada pe*os d*funt** e *elos seu* par*ntes, *ive ameaçada. A
</line>
<line>
*nscrição "requiescant in pac*" é um *rand* apelo q*e os falecidos f*zem.
</line>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
<line>
*MARO. G. C. Con*iliando el**ng*b*le: um* relfexió* i*teg*al so*re el pat*i*ônio. I*:
</line>
<line>
Rev*sta Eletrónica de Patr*monioHi*toriconúm 15 (dicie*bre), 2014.
</line>
<line>
B*U*A, A. et Al. Um \offici** del* Mem*ria: Milano: *nal*di Sto*ia Pavese. n.s. 2.
</line>
<line>
200*. p. 255 - 256.
</line>
<line>
CANDAU, J. Memória e iden*idade. Contexto. Sã* Paulo, 2014.p. 16-39
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 2, p. 27-4*, nov./d*z. 2015 w*w4.fsanet.com.*r/r*vista
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</par><page>
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<line>
G. M. Santos
</line>
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40
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DE DECCA, E. S. Me**ria e *idadania. In: O Di*eito à Memória: *e*artame*to do
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GOD*Y, S.; CHAGAS, M. Patrimônio Cultural e C*dadania: as re***sentaçõe* de
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m*mória nos mu*eu in rompimento. In: A*a** do muse* Histó**co Nacio*al, vol. 28. 1*96.
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SO**AL, J. M. Memória S**ial, **en*idade, p*der Y Conflicto. I*: Re*ista **
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An*ropologia *ocial 20**, 13:
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Co*o Re*e*e*cia* es*e Arti*o, c*n*orme A*NT:
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SANTOS, G. M. Cemitério Do Campo Sa*to: Memória, H*stória * Museu A Céu A*erto. Rev. F*A,
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Teresina, v. 12, n. 6, art. 2, p. 27-40, n*v./d*z. 2015.
</line>
</par><par>
<line>
Contrib*içã* dos *u*or**
</line>
<line>
G. M. Santo*
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncepção e *laneja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e inter*retação *os dados.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do *ascunho ou na re*isão c**tica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na aprovação *a *e*são fin*l do manus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a, v. *2, n. 6, ar*. 2, p. *7-*0, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www*.fs*net.co*.*r/rev*st*
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)