<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 2, *. 27-40, nov. /dez. 2015 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.6.2 </line>
</par>
<par>
<line> Cemitério Do Campo Santo: </line>
<line> Memór*a, Histó*ia E Museu A Céu Aberto </line>
<line> Field Of Ho*y *emetery: </line>
<line> M*mo*y, Hist**y, And Museum Op** Skies </line>
</par>
<par>
<line> Gilso* Magno dos Sa*tos </line>
<line> P*s-*outorado *m letras clás**cas p*la Univer*ida*e Fede*a* do Rio d* Janeiro </line>
<line> Doutorado e* Te*logia pela Pont***cia Unive*sidade Gregori*na </line>
<line> Profes*or da Univer*idade Federal da *ah*a </line>
<line> E-mail: magno.gi*son@hotma*l.c*m </line>
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<column>
<row> Endere**: Gilson *ag*o dos Santos </row>
<row> *n**reço. Uni*ersidade Federa* d* Bahia AV. A*emar </row>
</column>
<column>
<row> Editor *ientífico: Tonny K*rle* de Alencar Ro*rig*es </row>
<row> *rtig* recebido *m 1*/0*/2015. Últi*a ve*são </row>
<row> recebida e* 08/10/2015. Aprovado em 09/10/2015. </row>
</column>
</par>
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<column>
<row> *e Barros S/N </row>
<row> 40.00*0.*0, *a*va*or/Ba, *ras** </row>
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<row> Avaliado pelo si*t*ma Tr*ple Review: *esk Revi** a) </row>
<row> *ela Editora-Chefe; e b) Dou*le Bli*d *eview </row>
<row> (ava**a*ão c*ga por do*s avaliado**s da área). </row>
<row> *evisão: *ramatica*, Norm*tiva e de F*rmataçã*. </row>
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<line> G. M. San*os </line>
<line> 28 </line>
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<line> RESU** </line>
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<line> O cemitér*o do Campo Sant*, pel* s*a arquitetura e obra* d* arte, é u* museu a **u aber*o. A </line>
</par>
<par>
<line> maior parte dos mon*mento* *stá </line>
<line> ornada por imagens ou *nscriçõ*s em </line>
<line> língua latina ou </line>
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<line> port*guesa. *a*a entende* a existên*ia </line>
<line> d* e*igr*fia </line>
<line> no contex*o do </line>
<line> cemitério Campo S*nto, </line>
</par>
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<line> situa*o em *a*vador-*ahia, faz-se necessár*o conhecer * hi**ória do *emité*io, os m*t*vos s* </line>
<line> explicações das i*scr*ções. A Cidade de *alvador foi cons*r**da *os moldes *oloniais </line>
</par>
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<line> lu*ita*os. O cemitér*o </line>
<line> do Campo S*nto abriga um considerável n*me*o d* obras de arte </line>
<line> e </line>
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<line> registros epi*ráfic*s, qu* contam a história sociopo*ítica e rel*gio*a. A fundaç*o do cemitério </line>
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<line> foi em 1823, cont*do não </line>
<line> foi **a coisa pacífica população in*a**u e *estruiu, **gan*o a </line>
</par>
<par>
<line> *b**xo seus mu*os e a </line>
<line> p*ópria </line>
<line> ca*ela. Foi uma m*n*festaç*o de protesto convocada p*l*s </line>
</par>
<par>
<line> *rmandades c*ntra a seculari*a**o *o* *emitérios e p*oibição de enterr*s n*s igr*jas. O </line>
<line> Cam*o Santo fo* restau*ado e continuou a sepultar os seus mort** de acordo com a d*utrina </line>
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<line> católica. O cemité*i* </line>
<line> do Campo *anto </line>
<line> poss*i *a*igo, mausoléus </line>
<line> belos e luxuoso* com </line>
</par>
<par>
<line> regi*t*os epigráficos, que g*ardam a *e*ória da sociedade baiana *o sé*ulo XIX até *s </line>
<line> n*ssos dias. </line>
<line> P*lavras-cha*e: Memór*a. *is**ria. *u*e*. *ampo Sa*to. E*i**afi*. </line>
<line> ABS*R*CT </line>
<line> Th* ceme*ery of Holy *r**nd, for i*s arch*tectur* *n* artwork, is *n open air museum. Most </line>
<line> of t*e monuments are adorned by picture* or inscriptions in Latin an* Portuguese. To </line>
<line> understand the exi*tence *f epigraphy in the con*ext of the *oly *round *e*eter*, situated in </line>
<line> Salvador, B**ia, i* is necessa*y to know the h*story of the cemetery and the subject i* </line>
<line> *xplanation of the *ntries. the city of Sa*vador *as built in the Lus*tanian colonial mold. The </line>
</par>
<par>
<line> ceme*ery of C*mpo *anto is </line>
<line> hom e </line>
<line> to conside*able a </line>
<line> n*mber </line>
<line> of wor*s of art </line>
<line> and *pigr*phic </line>
</par>
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<line> *ecord*, which tell the socio-po*itical </line>
<line> and religio*s </line>
<line> h*story. The fou*dation of the cemete*y </line>
</par>
<par>
<line> was in </line>
<line> 1823; *owever it was n*t a peaceful th*ng. the population </line>
<line> i**aded </line>
<line> and dest*oyed, </line>
</par>
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<line> playing *own its walls and its o*n </line>
<line> *hapel. *t *as a </line>
<line> protest demonstr*tion orga*ized </line>
<line> by </line>
</par>
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<line> brotherho*ds a*a**st the seculari*ation *f cemeter*es </line>
<line> and p*ohibition of burials i* ch*r*hes. </line>
</par>
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<line> *he Holy Gr*und was restored *nd *onti*ued to bury t*ei* dead *n accord*nc* with Catholic </line>
<line> d**trine. Th* *oly Ground cem*t*ry has tomb, *eau*if** and luxurious ma*s*leums with </line>
</par>
<par>
<line> epigraphic re*ords, guardi*g the memory </line>
<line> o* Bahian s*ciety of th* ni*ete*nth ce*tury to the </line>
</par>
<par>
<line> pr*sent d*y. </line>
</par>
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<line> Key words: Memory. H*stor*. Mu*eum. *ield of Holy *emeter*. Epig*a*. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Tere*i*a, v. *2, *. 6, art. *, p. 27-40, nov./*ez. 2015 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
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<line> Cemitério Do Campo *anto </line>
<line> 29 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
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<line> * Campo Santo é um cemité**o criado pel* Santa Ca*a de Misericórdia, em uma época </line>
</par>
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<line> em que *s sepultam*ntos n** te*plos </line>
<line> ou em reci*tos fec***os for*m proibi*os. É um </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> mais imp*rtan*e* templo* d* me*óri* indi*i*ual e social </line>
<line> da Cidade </line>
<line> de Salvado* desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> século **X. Com base em Da Co*ta, um dos per*uss*res no **t*do </line>
<line> de tal </line>
<line> am*iente, que </line>
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<line> *lucida sobre o l*ca* como sendo: </line>
</par>
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<line> Sem dúvida, é o pr*mei*o cemit*rio do Brasi* a ter a cara**erísti*a de não d*scrim*nar </line>
<line> qualquer categoria social *uando ** sepultamen*o dos c*r*** d* s*us en*e* queri*os; </line>
<line> dos mais i*por*an**s personal*dades aos humildes escravos e i*di*en*es. É o </line>
<line> "microcosmo da sociedad* [...]. (DA COSTA, 200*, p. 28). </line>
<line> Até por volta de 18*0, *ua*do m*rriam as pe*so*s da* c**adas mais alta* d* </line>
<line> sociedade, seus cadá*eres eram sepultado* em *e*intos f*cha*os: igreja*, *on*e*tos, capela* </line>
<line> p*rticulares ou amb*ent** ***vados, s*gundo costume da cultu*a européia. </line>
</par>
<par>
<line> C om a </line>
<line> implantação definiti** do Campo Sa**o, *m 1844, o*orreram </line>
<line> *s p*ime*r** </line>
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<line> sepul*a*entos d** cadáveres *e indigentes e escrav*s. A socieda** ba*a*a, </line>
<line> ch*ia </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> preconceito*, resistia *m sep*ltar ali os c**pos de seus f*miliares fa*ecidos. </line>
<line> "Ess* </line>
<line> ati*ud* </line>
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<line> a*te*ou-se, lentament*, * </line>
<line> m*dida que o Cemi*é**o foi se*do am*lia*o, crian*o mel**r*s </line>
</par>
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<line> condiçõe* *ara os **pultamentos </line>
<line> na área *ituada *o e*torno da s*a modesta Capel*" (DA </line>
</par>
<par>
<line> COSTA, 20*7, p.29). </line>
</par>
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<line> A </line>
<line> prese*v*çã* do C*mpo Sant*, como *m sítio histó**c* *a Cidad* de Salvador, </line>
</par>
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<line> depen*e da re*açã* </line>
<line> conceitua* entre *a*ri**nio, m*mória, história e iden*ida*e. Segundo Le </line>
</par>
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<line> Go*f (*996) "* memó**a se distin*ue em t**s tip**: memória *s*ec*f*ca, memória étnica, </line>
<line> me*ória artificial. * *o*um ou*ir *as p*ss*as que o Camp* Sa*to * a memó*ia d** *ossos </line>
<line> an*epassados, *m pa*rimônio a ser preservado" (LE GOFF, 1996, p.425). </line>
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<line> A mem*ria, n*sse contexto, não pode ser con*ebida </line>
<line> como habitualm*nte </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> entendemos, isto *, </line>
<line> uma prop*iedade da intelig*nc**, mas com* a *ase so*re a qua* se </line>
</par>
<par>
<line> inscr*ve* a* c*ncat*nações d* ato* </line>
<line> o*, em se*tido maior, se ins*reve também o p*ssad*, </line>
</par>
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<line> *rese**e * o fu**. As pess*a* sentem *ma interpelação *ir*ta s*br* o sen*id* da vida quando </line>
<line> visitam o Campo Sa*to. </line>
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<line> A **m*ria permite que *s *tos human** tenham coerênci* e sentido, ma* </line>
<line> o </line>
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<line> patrimônio cu**ural, cu*as *o*ões e*tão vin*ul*d*s às de l*mbrança e de memór*a, é um lu**r </line>
<line> privi**giad* onde as mem*r*as e as id*ntidades a*quirem vo* e m*terialid*de. Notad*ment*, </line>
<line> n*o *ó, a memór*a social no* perm*te abordar as questões do temp* e da históri*, po*s el* </line>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. 12, n. *, art. 2, *. 27-40, nov./dez. 2015 www4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
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<line> G. M. Santo* </line>
<line> 30 </line>
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<line> assume uma din*mica d* *etra*mento e de trans*ord*mento, **la e revela. No que d*z re*peito </line>
<line> a* *emitério do *ampo Santo, *irecionamos o *e*samento aos *aus*l**s ou aos s*mples </line>
<line> túmulo com s*as inscriç*es in*er*das *as lápides. </line>
<line> Es*as i**cri*ões são nomeada* de epig*afia* fúneb*e* *o Campo Santo. Porém, por </line>
<line> várias razões, esses *nscritos, *ão podem *er co*cebidas c*m* sen*o um marco *istóri*o </line>
<line> p*trif**ado, *em nenhuma i*terp*la**o para *s *eus leito*es *tuais ou admiradores. </line>
<line> Os antigos tinham a cons**ê*cia viva d* q*e a me*ória é um viveiro nã* só das </line>
<line> lembra*ças, m*s *a su* *e*pre renovada at**çã*. Por exemp**, n*o é *e *udo estr*nho *u* </line>
</par>
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<line> em a*guns "*pitáfio*" encon*remos frases, cujo obj*tivo </line>
<line> era </line>
<line> espan*ar o seu l*itor, causar </line>
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<line> p*nico dian*e da mort*. </line>
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<line> 2 METOD**OGIA </line>
</par>
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<line> A maior par*e da* inscriçõe* se inspira na dou*rina cristã, *ois a m**te não era vista </line>
</par>
<par>
<line> como um fim de </line>
<line> tudo para o ser humano, como **irma *a Co*ta (2*07) "apenas uma </line>
</par>
<par>
<line> passagem para o*tra </line>
<line> vi*a: a vida espiritual. O tempo entre a mo*te e * re*sur*eiç*o, um é </line>
</par>
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<line> tem*o de "dormição"; daí **r que * **cábulo *emitério, de o**ge* grega signi*ica dormitó*io </line>
<line> (DA COSTA, 2007, *.56). </line>
<line> No desenvolv*mento da pe*quis* empírica in ló*us e bibli*grá*ica ficaram *ais que </line>
<line> cla*o que a Institui*ão denom*nad* de Santa Casa da Mise*icórdi*, se**re *eve uma *te*ção </line>
</par>
<par>
<line> particul*r co* Campo Santo. Visto q**, há mais de um século e *ei*, é ele principal </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> Cemit*rio </line>
<line> de *alvador, *ue *ouco a pouco, ac*mu*ou belas significativas obras d* arte, e </line>
</par>
<par>
<line> *efe*e*ciad** como </line>
<line> o*j*to* que são freq**ntemente utilizados *m </line>
<line> e*tudos e pesquisas, </line>
<line> mas </line>
</par>
<par>
<line> *ã* parando por ai, também ** f*i *eferenci**o em ch*madas jornalí*ti*as por su* </line>
<line> singulari*ade e *ocalização. Em 03 de novembro de 1950, o jornal A Tarde res*al*ava q*e o </line>
</par>
<par>
<line> Cem*t*rio do Ca*po *anto era um dos mai* </line>
<line> belos d* *undo, como inform*u *a Cost* </line>
</par>
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<line> (2007) </line>
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<line> "Sua loca*ização pri*ilegi*da, em pon*o mais altos de Sal*ado*, c*m u*a visão </line>
<line> pano*â*ica enca*tadora, que dá ao cemit*rio do Campo Santo aspec*o i*pon*nc*al. </line>
<line> Os adorn*s da natur*za co*pletam-se com a sobras *e ar*e do conjunto simét*ic* da </line>
<line> Capela, *as *ampas e mausoléus que perm*tem ao* mais ilustres visitantes da Bahia </line>
<line> *quipararem o n*s*o p*incipal cemitér*o a* do Pére-La*ha*se, em Paris, ao C*mpo </line>
<line> S**t* *e Pisa, na Itália [...]. São muitas a* curiosidades e*istentes no Campo Santo, </line>
</par>
<par>
<line> entre a* qu*is algun* mausoléus monumentais, figuran*o </line>
<line> entre *ste* a "Estát** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> F*", e outros *o*estos, m*s q*e gu*rdam os res*os mort*i* de *ran*es vultos, como </line>
</par>
<par>
<line> o d* família do poet* Castro Alves. A lápide que t*m *eu n*me está *hei* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> in*crições *m versos * a*sinaturas de visitantes, entre o* qu*i* ilu*tres homens </line>
<line> púb*icos do país e *o e*t*an*eir*" (DA C**TA, *007, p.96-97). </line>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 12, n. 6, ar*. 2, p. 27-40, nov./dez. 2015 www4.**anet.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> Cemit*rio ** *ampo San*o </line>
<line> 3* </line>
</par>
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<line> "A lápide que tem seu *ome est* cheia de in*cri*ões *m v*rsos". </line>
</par>
<par>
<line> As *nscr*ções (epigrafias) s* originaram no mundo *reco-ro*ano, </line>
<line> en*uanto se </line>
</par>
<par>
<line> difundiam, co*prometia a sociedade a um esf*rço extra*rdinário </line>
<line> de comem*ração e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> per*etu*ção *a le*brança. A ep**rafia é uma art* contra o esquecimento, a *mnésia cul**ral, </line>
</par>
<par>
<line> *eligios* e </line>
<line> política. *or *ssa raz*o, a maté*ia sobre a qual se faz*am as inscriçõe*, isto é, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p**ra * o má*more, **rviam na maioria *as v**es de suporte a uma sobrecarga de memó*ia. </line>
<line> "A pedra, o mármore, * madeira, o me*al, o ouro e q*alquer outra *a*éria serv*am co** </line>
<line> arqui*o *ropri*mente ditos e assumiam u* c*r**** de pu*licidade insisten*e, apost*nd* na </line>
<line> ostentação e na d*rabi*i*ade dessa memória lapida* e m*rmórea" (L* Go**, 199*, 432). </line>
<line> Se as inscrições têm *ma "so*r*carga" de memória, pode*os afi*mar q*e a memória é </line>
<line> * v*da, **mpre *uar*ada pelos grupos vivos, que nos permite *azer *ma reconstru*ão his*órica </line>
<line> da socie**de *oteropolitan* desde o século X*X. Nem sempre a memória está e*post*, *ara </line>
<line> ela aparecer ou para term*s *ces*o à ela *recisamos de uma aproxi*ação mult*disciplinar. A </line>
<line> memó**a não é está*ica, mas está em evoluções permanente, * tem como seu constitutivo * </line>
</par>
<par>
<line> dialética da lembrança * esquecimento. Podemos *firma* que há </line>
<line> um a </line>
<line> dif*r*n** *ntr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> hi*tória e a *emória, com base em De Decca (1992) explicaremos: </line>
</par>
<par>
<line> A hi*tó*ia se comporta como </line>
<line> uma *ec*nstrução sempre problemáti** e incom****a </line>
</par>
<par>
<line> *aquil* q*e já *ão é mais; enqu**to a memór*a é o fen*meno se*pr* atual, uma </line>
</par>
<par>
<line> liga*ão do vivido com o eterno *resen*e, o*tem, hoje e amanhã. *m síntes*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *istór*a é uma represen*ação </line>
<line> do passado, enquanto que a memóri* se en*aíza *o </line>
</par>
<par>
<line> conc*eto, *o espaço, no g*sto, na im*ge* e no objeto (DE DECCA, 1*92, 130). </line>
</par>
<par>
<line> 3 REFERÊNCIAL TEOR*CO </line>
</par>
<par>
<line> 3.* *istinções: e*igr*fia - e*ig*á*i*a </line>
</par>
<par>
<line> De*d* a antiguidad*, as pessoas fa**am dis*inç** entre epigr*fia a </line>
<line> públ*ca (memória </line>
</par>
<par>
<line> soci*l) e priv*da (mem*ria pessoal). A epigrafia púb*i** estava co*dicio*ada ao po*er </line>
</par>
<par>
<line> po*í*ico. Era como </line>
<line> uma forma de prop*ga*** dos feitos dos imper*dores, uma exaltação </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *obreza o* despre*a de o </line>
<line> a*g**s c*nsidera*os pers*na non grata a* pode*. * *pigraf*a, </line>
</par>
<par>
<line> portanto, é um prod*to de uma *ivilização da e*crita, *u**rada pela nossa, c*m a pre*a*ência </line>
</par>
<par>
<line> da imagem. * epigrá*ica é a ciê*cia </line>
<line> que se preocup* com a escrita em vista de ete*nizar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> memória pessoal e so*ial. Os antigos d*taram m*is ou me*os u* código de étic* para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*igrafia, </line>
<line> *om intuito de evitar t*a*smitir * </line>
<line> fals*da*e através </line>
<line> inscri*ões. Com o passar do </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. *2, n. *, art. 2, p. 27-40, nov./dez. 2015 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. Santo* </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo, nem sempre as pesso*s *ui*aram da ve*acid*de das *nformações escritas. "Por *ss*, o </line>
<line> estudo de u*a *nscr*ção epi*rá*ica *recisa de uma atitu*e crítica diante d* texto que está * </line>
<line> disposição" (BRUS*, 2008, p. 255-256). </line>
<line> "E*i*tem no Campo San*o mausoléus * cam*as com insc*içõe* *ue externam os </line>
<line> sentiment*s de quem ma*dou co**car. U*s ressaltam os *ítulos da pess*a sepultada </line>
<line> ou os seus próprios. Ou*ros enfatizam o* méritos e atitudes que enobrecem a vida do </line>
<line> inu**do, o* *elebram as virtudes e r*af**mam o *mor pelo falecido. Algumas </line>
<line> inscrições têm cunho filosófico" (DA COSTA, *00*, p.*03). </line>
<line> M*itas inscriçõ*s *xaltam a f* cri*tã, pois a maioria dos monumentos, n* área antiga </line>
<line> do Cemitério do Ca*po San*o, *s*ume um cará*er *e profissão de fé. Se*do assim, o </line>
<line> "ep**áfio cri*t*o" se refere * qual**er epígrafe, que demo*s*ra a fé do falecido ou de al*uém </line>
<line> *ue foi batizado. </line>
<line> Figura 1 - Ep*graf*a em láp*de fúne*re no Campo Santo </line>
</par>
<par>
<line> Imagem: Genivalda Cândido. </line>
<line> É muito interessante sabe* que muitas pessoas, *ntes da *ua *rópri* m**te, *onf*avam </line>
<line> a alguém o texto para ser epig*afad* nos seus ma*sol*us *u *úmulos. As pessoas não queria* </line>
<line> cai* n* es*ueci**nt*, mas, sobretud*, dese**riam de*xar um te*ta*ento e*crito na pedra, mas </line>
<line> não p*t**ficado para perp*tua* a sua própr*a memória. Os mausoléus, co* su*s o*ras de arte e </line>
<line> suas inscr*ções, tamb*m, se inscre*em na dinâmica da memória polít*ca, hi*tóric*, rel*giosa, </line>
<line> social * *essoal, c*mo p*demos observa* a distinção, a ar*e e perceber p*ssível *istinçã* *e </line>
<line> classes *resentes nas estrut*ras d*ss*s *onst*uç*es. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, a**. 2, p. 27-*0, nov./de*. *015 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cem*tér*o Do *ampo Sant* </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 2 - Mausole* de f*mília tradici*na*. Cemitério do Ca*po Santo </line>
</par>
<par>
<line> I*agem: Genival*a *ândido. </line>
<line> O Cemit*rio, como um todo, con*titui *m bem cultural d* Bahia porque guarda * </line>
<line> *emória *ndiv**ual e socia*. A mor*e en*ra nos *tos mais im*ort*nte* da vida humana, se </line>
<line> car*c*eri*a co** uma r*ca*itu*ação ou sín*ese *a vida ** defun*o. É um moment* </line>
<line> escla*eced*r ** vida do morto. Con***me ex*lica De De**a (1992), </line>
</par>
<par>
<line> A mem*ria é a vida, sempre g*ardad* pe*o* grupos *i**s em seu no*e, ela está * </line>
</par>
<par>
<line> em evoluçõ*s permanentes, aberta à à </line>
<line> dial*tica d* lembranç* * esque*im*nto. A </line>
</par>
<par>
<line> história é rec*nstr*ção s*mpre problem*ti*a e incompleta daq*ilo que já não é mai*. </line>
<line> * memória é o fenômen* sempre a*ual, um* ligação d* vivido com o ete*no </line>
<line> presente; a hi**ória é uma repr*sent*ç** do p*s*a**. A me*óri* ** enraíza no </line>
<line> concr*to, no espaço, no gesto, na i**gem e no objeto (D* DECCA, 1992, p. 1*0). </line>
<line> Por essa *azão, a h*stória regi*tra uma polêmica em defes* do Campo Sant*. *m </line>
<line> homem, originário do L*bano, há muitos anos, resid*nte ** Salvad*r, adquiriu o mausolé* que </line>
<line> hospeda a Estátua da *é, extraordinár*o mo*umento *e arte e beleza, d* u** pessoa que s* </line>
<line> apresentou como desc*ndente do seu antigo proprietário. O libanês quer*a *rasladar a está*ua </line>
<line> para enfei**r * va*anda ** sua casa particular. </line>
</par>
<par>
<line> A *ot*cia se </line>
<line> espalhou e provocou *rand* protesto da *ocieda*e *oteropolitana. </line>
</par>
<par>
<line> Prevaleceu, em *on*equência, o en*en*i*ento de qu* no mausoléu, c**o um be* </line>
<line> *u*tural da cida*e do Salvador, já tombado p*l* Ins*ituto ** patrimônio Histórico e </line>
</par>
<par>
<line> Artíst*co N*ciona*, não </line>
<line> p*deria **v*r mais inumação, preservando-o </line>
</par>
<par>
<line> complet*m*nte, inclu*ive su*s *nscriçõ*s (*A COSTA, 20*7, p.97-98). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 12, n. 6, art. *, p. 27-40, nov./dez. 2015 </line>
<line> www*.fsa***.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. M. Santos </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> Na *er*ade, o referido mausol*u guar** a memória individual do seu p*oprietário </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> também a his**ria soc*al, por t** e*e *articipado n*s lutas d* guerr* d* Pa*a*uai e de t** sido </line>
<line> um expoent* no *enário p*lítico baiano. </line>
<line> O fato citado n*s co*oca di*n*e d* um contraste na c*n*epção de pa*rimônio. O lib**ês </line>
<line> não e*tendia o ***o entre o patr*m**io m**eri*l e a cultura ou a m*mó*ia coletiva * individual </line>
<line> e, m*ito menos, como uma contrib**ção na f*r*açã* da *dentidade local e nacional. P*rtanto, </line>
</par>
<par>
<line> a preservação do patrimô*i* diz respe*to ao desen*olvimento cul*ural. Husyss** (2000), </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> seu livr* "Seduzidos pela m*mó*ia", ex*lta a memória como um dos fenôm*n*s culturais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> políticos mais surpreen*entes *os anos recent*s, **a das preocupa*õe* cultu**i* e </line>
<line> polític*s </line>
</par>
<par>
<line> centra*s das socie*ades oc**ent*i*. Não obstante, *á um* cr*tica ferrenha cont** a própria </line>
<line> cultura *a memória contem*orânea de amn*sia, apa*ia *u embotamen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Des*a forma, destaca-s* ta*bém sua incapacidade e falta </line>
<line> *e vonta*e de lembrar, </line>
</par>
<par>
<line> lamentando a perda da consciênci* hi*tó*ica. Temos alguns fatos que afirmam a má vont*de </line>
</par>
<par>
<line> de, </line>
<line> ao men*s, conse**ara memória, tais como </line>
<line> priv*ti*ação e destrui*ã* de mo*um*ntos </line>
</par>
<par>
<line> móve*s e imóv*is. Na Bahia, po* e*emplo, a tr**sfor*ação da Igr*ja do Bairr* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Barro*uin*a; bairro tradici*nal; em cent*o cultural </line>
<line> c*nst*tui um apagamento da memória </line>
</par>
<par>
<line> religiosa, e, *amb*m, política do povo negro. Aquele templo abrig*u as </line>
<line> prime*r*s negras </line>
</par>
<par>
<line> *l*orriada* que </line>
<line> formaria* a Irmandad* *e Nossa S*n*ora d* Boa Morte. A Ir*andade </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> pre*ervou em *achoeira.A Irmandade da Boa *orte é um exemplo v*vo d* qu* a memória </line>
</par>
<par>
<line> vivida é at*va, viva, *nc*rp*ra*a no social, isto é, em indivídu*s, *am*lias, </line>
<line> gru*os, nações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> regiões. Est*s sã* as m*m*rias necessá*ia* para con*truir f**uros loc*i* </line>
<line> diferencia*os num </line>
</par>
<par>
<line> mundo global. </line>
</par>
<par>
<line> Fi**ra 3 - Imagem d* Igreja da Noss* Senho*a da *arroquinha, restaurada im*g*m de 20*3 </line>
</par>
<par>
<line> Im*gem: Genivalda *ând*do. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. **, n. 6, a*t. *, *. *7-40, n*v./de*. 2*15 ww*4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ce*itério Do Campo Santo </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Assim, podemos afirm*r que *s i*scrições epigr*ficas d* Campo S*nto *iz*m respeito </line>
<line> à memória *oleti*a e pessoal de uma época, e, na sua variedad*, atestam que a memória não é </line>
</par>
<par>
<line> perm*nent* * sua forma. </line>
<line> Segundo Hysyssen (200*), Não há uma forma petrificada da </line>
</par>
<par>
<line> memória presente na* inscrições ep*gráfi*as, p*rque * *em*ria **cial é ne*ociada no *orpo </line>
</par>
<par>
<line> social de </line>
<line> crenças e valores, rituais e instituições. A* inscrições v**am </line>
<line> a e*ernidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> me*ória, mas a permanência </line>
<line> prometida *obre a **dra está se*pre e*guida **bre </line>
<line> a*eia </line>
</par>
<par>
<line> movediça. Algun* monumentos s*o derrubados com alegria, em te*** de rebelião. * *ugar da </line>
<line> memória cultural é *e*inido *or uma re*e d*scursiva extremamente *omplexa, envolvendo </line>
<line> fatores ritu*is e mític*s, his**ricos, político* e psicológicos. </line>
</par>
<par>
<line> Como explicado p*r Halbawac*s (2011), em que ele cit* que "a </line>
<line> recordaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> l**alização das l*mbranças devem ter co*o pont* de re*erênc*a os contextos sociais r*a*s que </line>
<line> servem de baliza * reconstrução da memória" (HALB*WA*HS, 2001, p.70-7*). Então, é *e </line>
<line> conhecimento que i*di**duo parti*ip* de duas mem*rias a* individuais e as coletiva*. A* du*s </line>
</par>
<par>
<line> memó*ia* se interpen*tram, especialmen** se a </line>
<line> *e*ória indiv*dua*, para confir*ar algumas </line>
</par>
<par>
<line> de suas lem*ran*as </line>
<line> ou torná-la* mais e*a*as, até mesmo para pree*che* algumas e </line>
<line> lacunas, </line>
</par>
<par>
<line> pode se apoi*r na m*mó*ia colet*va, nela se de*locar e se conf*nd*r co* ela em </line>
<line> algu*s </line>
</par>
<par>
<line> m*m*ntos, *em por isso deixará de seguir *eu *róp*io ca*i*ho. A mem*ria coletiv* contém </line>
<line> as *emórias *n*ividuais, m** não se confund* com elas. </line>
<line> Contudo, a m*mória indi*idu** não está fechada. Ela pode *ecorrer ** lembranç*s *e </line>
<line> o*tras. A m*m*ria *oletiva não se c*nfunde com a história, pois a história é * com*ilação dos </line>
<line> fatos que oc***ram *aior *ugar na memória *o* ho*ens. Um dos objetivos da história seria </line>
<line> lançar *m* ponte entre o passado e o pre*ente, e resta*elec*r es*a continuidade interrom*ida. </line>
</par>
<par>
<line> A h*stór*a pode le*itima*, mas a </line>
<line> memór*a é f**dado*a. Ali on*e * </line>
<line> hi*t*ria se *sfor*a em </line>
</par>
<par>
<line> c*locar o passado a distâ**ia, a me*ó*ia busca fund*r-se nele. * memória his*órica seri* uma </line>
</par>
<par>
<line> memória emprestada, </line>
<line> ap*eendid*, esc*ita, prag*ática, *on*a e unific*da, e a "memória </line>
</par>
<par>
<line> co*etiva" seria uma memór*a pro*uzida, v*vida, oral, norma*iva, curta e plural. </line>
</par>
<par>
<line> Tais di*cussõe* * abor*age*s nos levam a ente**er que memória é a vida levada a </line>
</par>
<par>
<line> p*los gr*p*s vivos, afetiva, enraiza** no </line>
<line> concreto, n* gesto, na imagem e no objeto. Sendo </line>
</par>
<par>
<line> assim, a mem*ria se comp** de detalhes; nu*re-** de lembranças va*as, globais e fl*t*an*es, </line>
<line> **rt*cula*es e *imb*licas. A *istó**a, ao contr*r*o, "v*ncula-se às con*in*ida*es temporais, *s </line>
</par>
<par>
<line> evoluções e à relação en*re as coisas". * uma op*ração intel*c*ual e la*cizante que leva </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *n*lise, ao discurso crí*i*o, à expl*cação de c*usas e con*equê**ias. * hi*tór*a * *empre </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 2, p. 27-*0, nov./dez. 2015 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. M. Santos </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> prosaica e, *nqua*to a "m*mória *nsta*a a lembrança no sag*a*o, a história b**ca se dista*ci*r </line>
<line> do mesmo" </line>
<line> Uti*iza*d* com* *nalis* a experiência humana em que, uma p*ssoa se encon*ra dia*t* </line>
<line> d* enigma do tempo *u co** af*rma Jeän Candau (2014): </line>
<line> O tempo é vor*z, o fluxo do tempo *arece engolir o **divíd*o, corrida de*ab* como </line>
<line> evita-lo? A *emór*a dá ess* ilusão. O homem pe*a r*trospecção ap*ende * *upo*tar </line>
</par>
<par>
<line> a dur*ção: junta *s ped**os </line>
<line> d* que </line>
<line> foi em uma no*a imagem que po**rá ajudá-lo </line>
</par>
<par>
<line> *ncarar a vida própria present*. A memó*ia *stá v*nculada à i*ent*dade, pois é a </line>
</par>
<par>
<line> *rimeira fac*ldade que aliment* a identi*ade. A m*mó**a e identidade se </line>
<line> *pó**m </line>
</par>
<par>
<line> rec*procamente pa** produzir uma *rajetória de vida, uma *istór*a, um mito, *ma </line>
<line> narrativ*. Ao final, r*sta apena* o esquecime*to (CA*DA*, 2014,*. 16. 132). </line>
</par>
<par>
<line> P*dem** tra*s*er*alizar aq*i a m*mória </line>
<line> e a epig*afia, já que as inscrições </line>
</par>
<par>
<line> permanentes </line>
<line> ca*rega* uma precisa significação his*óri** * assumem um sa*ro ofício </line>
</par>
<par>
<line> histórico, recolhem a </line>
<line> memória </line>
<line> do tempo </line>
<line> com muita di*igencia. Atr*vés d* memó*i*, </line>
</par>
<par>
<line> en*ontramos </line>
<line> luga*es, </line>
<line> pessoas, *ue sem </line>
<line> **sas in*criçõ*s dor*iriam na obscuridade dos </line>
</par>
<par>
<line> s*culo*. Portant*, * epigrafia é digna par* reco*dar e útil p*ra *osteridade. Assim sen*o, o </line>
<line> estilo lin*uís*ico s*mpre foi casto e re*p*itoso, já que este gêne*o de e*crita agrad*u, agrada e </line>
</par>
<par>
<line> agr**ará sempre. As inscrições l**idá*ias contin*am t*ndo um ma*or </line>
<line> espaço e*tre nós são </line>
</par>
<par>
<line> abu*d*ntes o s*u c*nhecimento. O u*o de *al*a*ou *e esculpir *obre a ped*a o* sob*e outr* </line>
</par>
<par>
<line> ma*é*ia dura, remonta à mais alta antiguida*e, e **ve o *e* início no intent* de firmar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fonéti*a, símbolos e figuras. As palavras </line>
<line> mudas, mas as *ápides são vencedo*as da </line>
<line> ir a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> tempo, e *onservam m*m*ria *o* ritos, dos costu**s, do* go*ern*s, da língua do* pov*s que </line>
</par>
<par>
<line> de**parece**m, *, às vezes, o nome de cidades, povos que somente a </line>
<line> epigraf** nos oferec* </line>
</par>
<par>
<line> notí*ias. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RE*ULTADO E DISCU*SÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 A m*mó*ia n* *empo e a e*igrafia **emporal </line>
</par>
<par>
<line> Os antigos faziam </line>
<line> me*ória de fatos que q*eriam que se perpetu*sse*, a*ravés de </line>
</par>
<par>
<line> *inais epigráficos sobre mate**a* durad*uro. E**giram, pau*atin*mente, monument** </line>
</par>
<par>
<line> *ir*cionad*s p*ra a po*teridade </line>
<line> e out*os qu* *everiam *urar </line>
<line> pouco. Dit*ram, **tão, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*igr*fia temporânea, a qual teve seu mai*r </line>
<line> es*le*do* nas sol**i**d*s </line>
<line> religiosas e cí*icas. </line>
</par>
<par>
<line> Algumas ins*r***e* t*mporân*as nos c*egaram até hoje, por*ue os romanos, *es*os para as </line>
</par>
<par>
<line> pompas de poucos </line>
<line> dias, n*o se limitaram a usar *aterial frágil, *a* us*ram mármore </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ronze. Essas inscr*ções eram co*sider*das suntu**as obras, as </line>
<line> qua*s, *requ*nte*ente, eram </line>
</par>
<par>
<line> R**. F*A, Teresina, v. *2, n. 6, art. 2, p. 2*-40, n*v./*ez. *015 </line>
<line> www4.f**net.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ce*itério Do Cam*o Santo </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> des*ina*as a perp*tuar a memória, e, consider*ndo as sole*idades dos di*s f*stivos, *ram </line>
<line> expostas a* povo. </line>
</par>
<par>
<line> A *rosa é * li*gu*gem ma*s apropr**da para a* inscrições. *s romanos, no </line>
<line> que diz </line>
</par>
<par>
<line> resp*it* à magnif*cênci*, </line>
<line> foram *ais *uperiore* do q*e os gregos. *s ro*anos *o*ume*t* </line>
</par>
<par>
<line> *it*ram a* i**cri*ões em pro**. No *ue diz respeito às in*c*ições po**icas, a* inscr**ões sacras </line>
<line> eram cara*terizadas *elo afeto e *ela piedade. No a*o de **plicar os argumentos de pintura ou </line>
<line> d* im**ens, sob o busto, e*crevi*m poesia*. Portanto, ex*stem inscrições epigráf**a* métricas </line>
</par>
<par>
<line> *, também mistu*adas prosa e po*sia. A e*igrafia em verso tem *aior li*e*dad* </line>
<line> do que em </line>
</par>
<par>
<line> prosa. </line>
</par>
<par>
<line> A memória, *ort*nto, f*rtalece * iden*ida*e ind*vidual e coletiv*. Restituir a me*ória </line>
<line> *esaparecida *e *ma p*ssoa é restit*ir * sua identidade. *a hist**i* *olítica, muitas vez*s, </line>
</par>
<par>
<line> acontece </line>
<line> de rest*tuir * memó*ia apagada de um herói o* </line>
<line> líde*, por exemplo, a figura de </line>
</par>
<par>
<line> *iradentes, que an*e* fora execr*do e *epois *eab*litado. O *rabalho d* memória atua </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> co*strução da identidade d* suje*to. </line>
</par>
<par>
<line> É o trabalho de *eapropriação e nego*iação que ca*a *m deve t*r </line>
<line> em r*lação a </line>
<line> s*u </line>
</par>
<par>
<line> pass*do para chega* sua pró*ria indi*idualidade. A iden*idad* é vist* como a capacidad* a </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> cada um te* </line>
<line> *e </line>
<line> permanecer </line>
<line> cons*iente de sua </line>
<line> vida atrav*s das *uda*ças, crises </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rupturas. A memória é a identidade em ação, </line>
<line> mas ela pode s*r pertu*bada pel*s </line>
</par>
<par>
<line> *raumas.Quando se trata </line>
<line> d* me*ória ep*gráfic*, ela fi*a * espera ** </line>
<line> alguém que de*cubra o </line>
</par>
<par>
<line> se* s*gnifica*o, através do es*udo das inscrições sob** di*er*as matérias. </line>
<line> Ca**ou (2014) faz uma *eclara*ão l*pidar, i*to, é, a memória é a identida*e em *ção, </line>
<line> m*s *la po*e, *o c*ntrário, ameaça*, perturbar e mesmo arruin** o s*ntimento *e iden*ida*e. </line>
<line> A memória que *unda a *dentid*de é *eita *e lembrança* e e*quecimen*os. *ssim, é fr*quente </line>
<line> d*finir * mem*ria social c*mo o "*onju*t* de lembranças reconhecidas po* um determinado </line>
</par>
<par>
<line> grupo" *u me*ória a </line>
<line> coletiv* como um "conjunto de lembra*ça* comuns a um grupo". </line>
</par>
<par>
<line> Pode*íamos falar </line>
<line> de memó*ia pública ou de "co*u*idade de pens*me*to". A memória </line>
</par>
<par>
<line> c*le*iva, afinal, nã* é *ut*a co*s* *ue * transm*ssão, * um grande número de indivíduo*, da* </line>
<line> lembranç*s d* um único homem ou de ***u** home*s, *epetid*s v*zes. Es*as re*resentações </line>
</par>
<par>
<line> **ss*m c**st*tuir as repre*enta*õe* cultu*ais. Essas represent*ções pode* ser factuais a </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> semânticas. As fa*tuais sã* rel*tiv*s existenciais de certos fatos, as semâ*ticas são </line>
</par>
<par>
<line> à </line>
<line> e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> representações r*lati*a* ao sentido a*ribuíd* a esse* mesm*s fatos. </line>
</par>
<par>
<line> A pa**ir de tais explicaçõe*, notamos que o c*mitério *ode ser referencia*o e tratado </line>
<line> como um Museu, um mu*eu a céu a*e*t*. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, v. 12, n. *, art. 2, p. 27-40, n*v./dez. 2015 *w*4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. M. Santos </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> O Cam*o Santo, museu a c*u aber*o, q*e *tr*vés ** s**s mausoléus, láp*des e </line>
</par>
<par>
<line> inscriçõe*, "se apre*enta </line>
<line> com* u* *useu com seus sistemas de *nformação, destinado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> e*ucaçã* pú*lica ao lazer" (BITTENCOURT, 1996, p 8). Segundo Godoy (1996) e </line>
<line> "O </line>
</par>
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<line> Ce*i*ério do Ca*po S*nto * um pat*i*ôn*o cultu*al que exige ser preserv*do, p*is de**m e </line>
<line> represe*ta a m*mór*a so*ial e coletiva *e Salvador desde o s*c*lo XIX" (GODOY, 1996, p. </line>
<line> 107). </line>
<line> O exer*ício da cida*ania pas*a **la con*truç*o da memória social, *ela c**strução ** </line>
<line> *atrimônio c*ltu*al e do espaç* ocupado. A memória é *epresentação do passado *o presente. </line>
</par>
<par>
<line> Ela é esp*c*al temporal, individual e *oletiva. Nora (19*3): "mem*ria * a e </line>
<line> vida, *empre </line>
</par>
<par>
<line> trazida p*los grupos </line>
<line> vivos e, por </line>
<line> esta **z*o, *l* está em </line>
<line> evol*ção p***anen*e, aberta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dialét*ca da l*mbra*ça e d* e*que*ime*to". Sem memória não existiria a ling**gem, o ensino- </line>
<line> aprendizado, * *ida psíquica e espiritual. A memória se encontra depositad* s*bre *s bens </line>
<line> culturais e naturais, en*ontra-se na r*laçã* que co* el** se pode *anter. Nã* bas*a gu*rdar, </line>
<line> prese*va*, conservar. É pr**iso que a mensag*m contida no objeto transite par* o seu rece*tor </line>
<line> material, o homem. Os *useu* d***m existir para as pe*soas. </line>
</par>
<par>
<line> Ama*o (2014) af*rma que a p*la*ra "patri*ônio" *stá associada à *deia </line>
<line> do passado, </line>
</par>
<par>
<line> isto é, ed*fício* antigo* ou *en* móvei* ou im*veis, m*s há um esforço pa*a relacion*r, * </line>
<line> também, o conceito d* *atrimônio ao sujeito e ao objeto. O ter** ide*tidade sig*if**a o que </line>
</par>
<par>
<line> perman*ce igua*, *or isso na modernidade ess* t**mo está co*jugado </line>
<line> co* o </line>
<line> adjetivo, </line>
</par>
<par>
<line> *d*uirindo várias conotações: identidad* nacional, de gênero. A memó*ia se *elacion* **m a </line>
<line> mu*ança. Patrimônio, portanto, ab*ange o* elementos materiais e imateriais d*gnos de </line>
<line> preservação e *ue são ví**ulos de transmissão *a cultura e *a i*entidade da comunidade. A </line>
</par>
<par>
<line> identidade s*b**ssai </line>
<line> ent*e os ele*e**os </line>
<line> q*e valoriza*os co*sideramos patrimônio. Esses * </line>
</par>
<par>
<line> element*s e**ão *resen*es na memória do que foi ensin*do e experi**nt*do, em uma </line>
<line> *onstante nego*iação *nt*e present* e * passado. A *e*ó*ia é fundam*ntal para o conceito de </line>
<line> **tri*ônio. Recordar já é uma fo*ma *e preserva* * p*ssa** e *e gua*dar *ivenc*a*. </line>
<line> Compreendemos e enalt*cemos o "Cem*tér*o *o Campo Sa*to" co*o um monumen*o, </line>
</par>
<par>
<line> que tem </line>
<line> e* sua essênci* um *entido intencional </line>
<line> que se m*teriali**, </line>
<line> transformand* e* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> lugar qualificado c*m um sent**o de durabilida*e. Os monumentos são para comemorar * não </line>
<line> para e*quece*. *s lugare* de memó*ia sã* l**ares ou marcas hu*anas *ue p*ete*dem ser um </line>
<line> ne*o *n*re o passado e o futu*o. </line>
<line> Enfi*, *e*undo Sobral (2004), a memória não é uma coisa, um conjunt* de prática* de </line>
<line> r*cordação: oral, v*s*al, r**ua* e *orpor*l. A memória compete com as m*mórias, por isso ela </line>
<line> é uma tentat*va de i*por um det*r**n*do *a*s*do. A memória depende do c**tex*o em qu* </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 12, *. 6, art. 2, p. *7-40, no*./dez. 2015 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cemit*rio Do Ca*po San*o </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> se vivem quem r*corda e da imp*rtânc*a *o pass*do n* **nstituição da *dentidade d* cada </line>
<line> um. Os e*ementos constituti*os da mem*ria, tant* individual quant* coletiva, são inicialme*te </line>
<line> a*ueles episód*os oc*rridos pe*so*lm*nt* e aqueles vividos pelo grup* no qual * pessoa se </line>
</par>
<par>
<line> r*laciona. *ssim, com o ap*rte de Le Gof* (2007), concluímos pensa*ento da memória * </line>
</par>
<par>
<line> como *endo ela um "*ínculo" que es*abele*e as l*gações ent** as </line>
<line> ger*ções human*s e o </line>
</par>
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<line> "temp* hi**órico q*e as acom*anha". </line>
</par>
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<line> 5 CON*IDERAÇÕES FINA** </line>
</par>
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<line> Em síntese, o Cemitér** do Campo Santo, com as suas exuber*ntes *bras de *rte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sua* magníf*ca* *nscri*ões, como um </line>
<line> mu*e* a c*u </line>
<line> a**rto, patrimônio cultu*al *a Bahia, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *uardião *a memória *oteropol*tana desde o século XIX. Através das suas lá*ides e in**rições </line>
<line> de cunho fi*os*fico, polít*cos e rel*giosos *odem*s ter acesso à hi*tór** e à me*óri* so*ial e </line>
<line> **dividual, aos episódi** ocorridos pessoalmen*e e àquele* vivi**s soc*alment*. *or e*emplo, </line>
</par>
<par>
<line> destacamos os mauso**us de pessoas de g*and* rel*vân*ia no cenário político nacional, </line>
<line> no </line>
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<line> c*mpo das ciê**ias e das art*s. </line>
</par>
<par>
<line> Port**to, * es***o do Cemité*io d* Campo Santo nos per*i*e entender que a memó**a </line>
<line> in*ivid**l e col*tiva, gu*r*ada na sua densidade nos seu* *onu*entos, contribui muito para a </line>
</par>
<par>
<line> const**çã* nã* só da h*stór*a *e S**vador, mas, *ob*etu*o, para </line>
<line> * fo*mação da n*s*a </line>
</par>
<par>
<line> "iden*idad* cultural". Cabe-**s tomar a s*a defesa e p*eservá-lo, p*is o Campo San*o, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> al*ergar inúmero* ma*sol*us que são belas obras d* arte, não fog* *os problemas </line>
<line> d* </line>
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<par>
<line> **nservação, sobretu*o no que d*z respeito a al**ns mausol*u* p*r*étuos, o* q*ais est*o *m </line>
</par>
<par>
<line> comp*eto a*andono pelos seus *egí**mos pr*prietários. A*ém disso, o </line>
<line> cemitério vive em um </line>
</par>
<par>
<line> *onstante perigo de inva*ão *a parte </line>
<line> daqueles que *rocuram ** espa** para fixar </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> moradia. S*ndo *ssim a p*z, desejada pe*os d*funt** e *elos seu* par*ntes, *ive ameaçada. A </line>
<line> *nscrição "requiescant in pac*" é um *rand* apelo q*e os falecidos f*zem. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
<line> *MARO. G. C. Con*iliando el**ng*b*le: um* relfexió* i*teg*al so*re el pat*i*ônio. I*: </line>
<line> Rev*sta Eletrónica de Patr*monioHi*toriconúm 15 (dicie*bre), 2014. </line>
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<line> CANDAU, J. Memória e iden*idade. Contexto. Sã* Paulo, 2014.p. 16-39 </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 2, p. 27-4*, nov./d*z. 2015 w*w4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
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<line> G. M. Santos </line>
<line> 40 </line>
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<line> Patrimônio H*stó*ico: São Paulo, 1992. *. 130. </line>
<line> GOD*Y, S.; CHAGAS, M. Patrimônio Cultural e C*dadania: as re***sentaçõe* de </line>
<line> m*mória nos mu*eu in rompimento. In: A*a** do muse* Histó**co Nacio*al, vol. 28. 1*96. </line>
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<line> An*ropologia *ocial 20**, 13: </line>
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<line> Co*o Re*e*e*cia* es*e Arti*o, c*n*orme A*NT: </line>
<line> SANTOS, G. M. Cemitério Do Campo Sa*to: Memória, H*stória * Museu A Céu A*erto. Rev. F*A, </line>
<line> Teresina, v. 12, n. 6, art. 2, p. 27-40, n*v./d*z. 2015. </line>
</par>
<par>
<line> Contrib*içã* dos *u*or** </line>
<line> G. M. Santo* </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepção e *laneja*ento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e inter*retação *os dados. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do *ascunho ou na re*isão c**tica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipação na aprovação *a *e*são fin*l do manus*rito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. *2, n. 6, ar*. 2, p. *7-*0, nov./dez. 2015 </line>
<line> www*.fs*net.co*.*r/rev*st* </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)