<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art.4, *. 73-85, mar./abr. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.2.4
</line>
</par><par>
<line>
A Ciência Da Informação E Seus D*scurso*: Uma Abordagem Da Ordem Do Discur*o *e
</line>
<line>
Michael *ou*aulti
</line>
<line>
**e Science Of In**rmation And *heir Speech*s : An A*p*oach Of Mi*hel Foucault **scou*se
</line>
<line>
Order
</line>
<line>
E*cle*ton Br*n* Fernan*es da Silva
</line>
<line>
Mestrado *m C*ência da Inform***o pela Uni*ersidade Feder*l da Paraí*a
</line>
<line>
Graduado e* Biblioteconomi* pe*a Universidade *ederal da *ar*íba
</line>
<line>
E-mai*: *iblioe*fs@*ahoo.com.br
</line>
<line>
J*s* *auro Mat*eus Loureiro
</line>
<line>
Dou*o* em Ciênci* da Informaç*o pela Universida*e Fe*eral do Rio de *ane*ro
</line>
<line>
*rofe*sor da Uni*er*i*ade Feder*l do *stado do Rio de *aneiro
</line>
<line>
E-mail: jmmloureiro@gmai*.com
</line>
<line>
Edivanio Du*r*e *o*za
</line>
<line>
*outo* em C**ncias da Informa*ã* pela *niversida*e Federa* *e *inas Gerais
</line>
<line>
Professor e* Ciênc*a *a Informa**o *a Un*versida*e Federal d* *araíba
</line>
<line>
E-*ail:edi*anioduar*e@gma*l.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
E. B. F. Si*v*, *. M. *. L**reiro, E. D. Souz*
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este tra*al*o obj*tiva ver*ficar os d*scurso* presentes no campo da CI partir a
</line>
<line>
de um a
</line>
</par><par>
<line>
**ordagem sobre a *rdem
</line>
<line>
do discurso de Fouca*l*. Nesse co*texto, bus*a*o* um paralelo
</line>
</par><par>
<line>
com as "verdades" tr*zidas
</line>
<line>
po* e*sas disciplinas, enf*tizada*
</line>
<line>
p*los discursos que lhes sã*
</line>
</par><par>
<line>
pro*ostos. Traz * co*strução
</line>
<line>
da *iscussão d*ntro de*s* es**ço, d*t*m **gumas a*ord*g**s
</line>
</par><par>
<line>
qu* ele*a* o con*ecim*nto que são *a**egadas *e conc*itos e t**r*as que anal*sam e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade de orga*ização destes para
</line>
<line>
construir
</line>
<line>
um ca*inho para o desenvolviment*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ciência. Reflete a tentativa de *lucid*r essas característi*as de edif*caç*o dos d*s*urso*
</line>
<line>
empreendidos na CI, pre**nde*do uma abor*agem sobre a f*rmação desses discursos que
</line>
</par><par>
<line>
serão ana**sados posteriorm*nte. Dentro desse pro*esso d* construção do
</line>
<line>
dis*urso, torna-se
</line>
</par><par>
<line>
necessário aval*ar algu*as p*rspectivas do autor co*o produ*or de um dis*urso para, a *arti*
</line>
</par><par>
<line>
de en*ão, ent*nder os aspectos histó*icos ao longo do tem*o q*e estabelece* essa
</line>
<line>
verdade
</line>
</par><par>
<line>
como el*mento de
</line>
<line>
lig*ção na profund*dade de objeto* da sua formação com* *ampo
</line>
</par><par>
<line>
discipl*nar.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-*have: Ciência da Infor*a*ão. Epi*t*mologia da Ciência da *nformaçã*. Discurso.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
Thi* p**er object at stu*ying t*e discour*es pres*nt
</line>
<line>
in
</line>
<line>
the field of CI fro* di*c*ssi*n of a
</line>
</par><par>
<line>
Fouc*ult's discourse o*de*. In th*s
</line>
<line>
context, we *ee* a par*llel wit* th* "truths" brought
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
these di**iplines, empha*i*ed by the sp*ech*s t**t are proposed. Br*n*s the construction of
</line>
</par><par>
<line>
dis*ussion with*n that space
</line>
<line>
h*lds some *pproaches *ha* inc*ease k*owledge and a*e
</line>
<line>
load*d
</line>
</par><par>
<line>
with concepts and *heor*es *hat *nalyze the o*ganiza*iona* s*ills of thes* t* bu*l* a pat* for the
</line>
<line>
de*elopment *f scien*e. It refle*ts the attempt to eluci*ate these b*ilding f*atures speeches
</line>
</par><par>
<line>
under**ken in CI, int*nding
</line>
<line>
an *pproach to the formation of these sp*eches that *ill
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
**al*zed. Within thi* discou***
</line>
<line>
of the *onstruc*ion process, it is
</line>
<line>
n*cess*r* to
</line>
<line>
eval*a*e s*me
</line>
</par><par>
<line>
p*ospe*t* of authorship as a producer of a s*eech to hencef**th understand th* historical
</line>
<line>
*spe*ts ove* *i*e establis*ing this t*uth as a liaison *n t*e depth of objects of their *rai*ing as
</line>
<line>
a *isciplinar* field.
</line>
<line>
Keyw**ds: Info*mation S*ience. *pistemology of Information Sc*ence. S**ech.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, v. **, *. 2, *r*. 4, p. 73-*5, *ar./abr. *016
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A CI*NCIA DA INFORMAÇÃO E SEUS DISCU*SO*
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A sociedade cont*mporânea es*á ao longo do tempo enr*i*ad* de h*stórias e e*tó*ias,
</line>
</par><par>
<line>
*a* *uais os seres
</line>
<line>
h*m*nos escrevem atravé* dos registros os aco*te*i*entos p*ra q*e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
geraç**s q*e *e seguem es*e*am cientes do proc*sso *****tivo hi*toricamente. Partindo *esse
</line>
</par><par>
<line>
princípio, podemos afirmar que o
</line>
<line>
h**em tem tota* *e*ponsab*lidade p*ra *egi*t**r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inf*r*ação, se** ela escrit* com os
</line>
<line>
parâmetros de v*rdade1, mes** qu* e*sas "*erdades"
</line>
</par><par>
<line>
sejam tem*orárias.
</line>
</par><par>
<line>
E*se re*istro fica g**rdado para s*rvir de base, *e modo que, a*rav*s d* s*a u*ilização,
</line>
</par><par>
<line>
haja a **s*ibilidade de d*s**volver *m con*eci*ento, pr*va ou **i*ência
</line>
<line>
de um **ssado.
</line>
</par><par>
<line>
**sse contexto, assim c*mo acon*ec* na ciênci*, esse discurso e*tá moldado *uma "verdade"
</line>
</par><par>
<line>
*u*sc*ita * partir
</line>
<line>
d* uma o*servação ou a**l**e de um
</line>
<line>
a*biente, ressalvad*s algu*as
</line>
</par><par>
<line>
p*culiarida*es met*d*ca*.
</line>
<line>
*essa *orma, a análise e discu*são *e algumas teor*a* dev*m sub**rever um da*o a
</line>
</par><par>
<line>
esp**o no c**po da ciê*c*a, p*r* buscar um elemento-c*ave que
</line>
<line>
possa cau**r "*feit*s
</line>
</par><par>
<line>
c*lat*ra*s" e contribu*r, n*o s* para a *iên***, mas para *ma comunid*de q*e a rodeia.
</line>
<line>
O arcabouço teórico conceitual de um* pesq*isa revela alguns parâmetro* capazes de
</line>
<line>
nos fazer d*scutir conteúdos e le*ar a uma n*va interpretação * pa**ir de um *a*po tem*tico.
</line>
<line>
Es*e discur*o c*n*e*ido c*mo válid* pel*s *ares *cadêmicos deve s*guir um "modelo" * qual
</line>
</par><par>
<line>
* *nsta**a*o, se**ndo Bac*e*ard (199*), em critérios pré-*st*bel*ci*os
</line>
<line>
pa*a c*nseguirem
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
firmar no campo da c*ênc** e *cupar espaço e s*r*ir de base **ra um novo ii
</line>
<line>
estu*o.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda segu*do o autor,
</line>
<line>
uma da* *aracte*ís*i*as da *iência * do *o*hecime*to
</line>
</par><par>
<line>
científico se
</line>
<line>
t*rna o co**tante q**stio*amento da s*a *strutur* e
</line>
<line>
organiza*ão, consid*ra*as
</line>
</par><par>
<line>
pelo au*or a capa*idad* d*
</line>
<line>
"(...) s*ir da con*emplação d* mesm* para buscar o
</line>
<line>
out r o
</line>
</par><par>
<line>
(BACHELARD, *996, p. 21 grif* do *uto*)".
</line>
<line>
Ess* caracter*stica *a ciê*cia tem como intuito a formação de c*r*entes de pens*mento
</line>
<line>
que traçam *m cami**o par* o desenvolvime*to n* persp**tiva de moldar o co*hec*mento
</line>
<line>
c**ntífico ace*ca de uma "ve*dade" aceita no *m*iente acadê*ico * n* *ociedad*.
</line>
</par><par>
<line>
Todo o
</line>
<line>
discurso ci*ntífico aq*i apr*se*tad* em busca da ve*dad* * vol*ado para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
visão *e Micha*l Fou*ault (1*9*) *m busca da narrativa do arcabouço do discur*o como fon*e
</line>
<line>
do cami*ho da "*erdade". Es*e *isc*rso, no ent*nto, tem * tr*ço do **elo *ntre o desej* e o
</line>
<line>
po*er. **sa sep*r*ção entre *s c*minhos dos discursos mostra a categorização **t*e o desejo *
</line>
<line>
o *oder * evidenciada pelas *ormas de trat*ment* d*ssa **s*ussão.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 2, *rt.4, p. 73-8*, mar./abr. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. F. **lva, J. M. M. Loureir*, E. D. S*uza
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
No pr*cesso de constru*ão da verdad* para F**cault, a "palavra do louco" ganha
</line>
<line>
espaço na sociedade a par**r do m*men*o em *ue ela começa a ser analisada *o pont* de vista
</line>
<line>
de que ela possa ter um carát*r de *er*ade. *ssa *nversão *e valores é const**ada a ***tir do
</line>
</par><par>
<line>
d*scurso de que * *er*ade que não s* torna absol*ta, mas sim traz s*bsídios
</line>
<line>
que ger*m
</line>
</par><par>
<line>
aspectos *omo o *esejo (poder),
</line>
<line>
um* crença ou *lgu* sentimento *iferente d* considerado
</line>
</par><par>
<line>
"no*mal".
</line>
</par><par>
<line>
No ca*o da *I2 é muito frequente * propag*çã* *e
</line>
<line>
d*scurso* de *iversas área*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento, o que no* *az levantar a hipóte*e d* que esses traços que est*o em co*sonânci*
</line>
<line>
co* a ideia de Fouc*ul* (sobre as verdades) até que ponto i*terfe*em n* p*oduç** cient*f*ca
</line>
<line>
*o campo da CI?
</line>
<line>
**estões como essas e ou*ra* trazem a discussão so*r* a relação disciplina*, *u* d*
</line>
<line>
forma sig**ficat*va rodeia a CI. E *o m*smo temp* em que Pomb* (2003) *iz que não é uma
</line>
<line>
tarefa fácil falar da interdisciplinar*da*e na s*cieda*e *ontempo*ân*a, nos questionamo*:
</line>
</par><par>
<line>
quais
</line>
<line>
s** os argumentos qu* p*dem se *ornar evidên*ias de
</line>
<line>
que a *I é uma *iência
</line>
</par><par>
<line>
i*terdisciplinar? E* sín*e*e, o* discursos d*s *iscipli*as que se fazem (ou se di*em) presentes
</line>
</par><par>
<line>
no campo da *I s*o
</line>
<line>
ev*dê*cias em dis*intos con*exto*
</line>
<line>
disciplinares de alg*m ob*eto em
</line>
</par><par>
<line>
comum?
</line>
</par><par>
<line>
Aqui ob*et*vamos
</line>
<line>
ver*fi*ar os discursos presentes
</line>
<line>
*o camp* da CI a partir de uma
</line>
</par><par>
<line>
abordagem
</line>
<line>
sobr* a ordem do disc*r*o d* Foucault. Nesse c*nt*xto, busca*os *m paralelo
</line>
</par><par>
<line>
com *s "ver**d**" trazida
</line>
<line>
por essas
</line>
<line>
discipli*as, enfatizadas *elos discursos que lhes são
</line>
</par><par>
<line>
pro*os*os.
</line>
</par><par>
<line>
2 AS "VE*DADES" DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A *I, nasci*a no
</line>
<line>
*esenvo**er
</line>
<line>
d* pós-Segu*d* Guerra *un*ial *om o advent* das
</line>
</par><par>
<line>
nec*s*id*des *as novas tecnolo*ias em relação a* tratamento da informação *e*o su*giment*
</line>
<line>
da d*cume*tação em *assa, nas*e *a intenção de organização da inf*rm*ç*o, ne*essidade
</line>
<line>
que en*ão vinha a ser *ug*r*da * par*ir d* *es*nvolvime*to d* especificidades d* algumas
</line>
<line>
áreas do conhec**ento que t*abalham a info*maç**.
</line>
</par><par>
<line>
* fato que *
</line>
<line>
in*ormação está prese*te em di*ersos camp*s do *onh*ci*ento,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ntan*o algumas relaçõe*
</line>
<line>
intrínsecas são dis*utidas *o camp* da CI e a partir de entã* são
</line>
</par><par>
<line>
deliberadas algumas ten*ências pa*adigmáticas, prin*ipalmente ca*ego*iza*as p*lo discurs*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. 2, art. 4, p. **-85, m*r./abr. 201*
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A CIÊ*CIA DA INFORMAÇÃO E S*US DISCURSOS
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
*a inte*d**ci*lin*rida** entre algumas
</line>
<line>
ár*as d* *onhecimento e a CI, como, por
</line>
<line>
exemplo: a
</line>
</par><par>
<line>
B*blioteconomia, His*ória, a Arqui*ologia,
</line>
<line>
a So*iologia e div*r*as discip*inas **e são
</line>
</par><par>
<line>
d*n*minad*s correlacionadas à CI.
</line>
</par><par>
<line>
O *o*c**** de in*ormação, a priori, de*taca-se *o â*bito da CI como uma v*riáv*l
</line>
<line>
*ue é variável pela sua com*le*idade da* po**ibi*idades de definição, ond* ao me*m* tempo
</line>
</par><par>
<line>
configura-se
</line>
<line>
co*o inde*ermi*ada por tal c*r*ct**ísti*a. Co*forme Saracevic (1996) essa
</line>
</par><par>
<line>
multiplici*ade c*nceitual da i*forma*ão no campo da C*
</line>
<line>
*od* ser considera*a um dos
</line>
</par><par>
<line>
problem*s condicionantes de sua exi*tênc** como ciência.
</line>
</par><par>
<line>
A fundamentaçã* d* uma *rea a s*r desenvolvida tem o con*eito como *ator crucial
</line>
</par><par>
<line>
para c**strução de *onhecimento e de teorias, tornando-se *mportante no processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*odução de
</line>
<line>
conhecimento. * qualidade de uma ciênc*a, a exe*plo da CI, impl*c* n***
</line>
</par><par>
<line>
ref*rmu*ação de s*us fundamentos e da concepção do que se entende po* in*ormação social
</line>
<line>
(AQUINO, *00*) e por meio dos conceitos adot**os pode (**)**r*ular u* c*nte*do
</line>
<line>
tornando-o **ático par* o cresc*mento d* um* área e da socie*ade.
</line>
<line>
Deve-se levar em cons*deraç*o q*e, ao entrarem na d*scussão *o*re as m*ltiplas áreas
</line>
</par><par>
<line>
d* conhecimento que adentram na CI, essa* disc*plin*s traz*m co*sigo suas te*rias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
me*od*logias desenvolvid*s há algum tempo. Em seu pro*ess* *e formação, a *I po* muit*
</line>
</par><par>
<line>
te*p* s*
</line>
<line>
uti*i*a das bases te*ricas de disc**linas *omo: ** História, da *atemátic*,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Sociologia, e*c., para t*ntar c*nstruir um "caminho" para seu *e**nvolvime*to cie*tífico q*e
</line>
<line>
foi *c*ito, no entanto, ainda discuti*o n* **bito da Ciência. A pro*osição desse embate
</line>
<line>
*e*rico imp*ica na r*flexã* d* *is*ussão so*re a CI e *uestiona ao m*smo t***o seu st*tus de
</line>
</par><par>
<line>
ciência no ca*po empír*co3
</line>
<line>
.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda volta*a para * o**anização do conh*cimen*o *ensado por Poul *tlet e L*
</line>
<line>
Fontaine, * CI tem traços de or*anicidade na formação estr*tural dos registros do
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento atravé*
</line>
<line>
da docu*entaçã*. No d*senvolver de s*a for*a*ão, a CI re*ela-se
</line>
</par><par>
<line>
como produto en*r* divers*s ins*mo* científicos que, *o mesmo tempo em que *e aglo*eram,
</line>
</par><par>
<line>
con*ti*uem o ímpio
</line>
<line>
caráter de e*pecific*dade *e *lgumas d*s área* do c*nhecimento. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
pont* d* vi*ta Gomes (2*09) li*a a CI à *iblioteconomia e à Docum*nt*ção
</line>
<line>
A Biblio*e*onom*a desen*ol*eu i*strumentos visand* à organização de d*cumentos
</line>
<line>
/ à inf*rmação, em especi*l, tabelas de cl*s*ificação e tesa*ros, que tive*am s*u
</line>
<line>
surgimen*o nos **ntros de pesquisa cientí*ica e técni*a, para **rem u*ados por
</line>
<line>
compu*adores (GOMES, 2*09, p. 62).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
imanente das ciênci*s p**-mode*nas, o que deve ser concebido como característica e não como um aspect*
</line>
<line>
ne*a*ivo * que poderia le*a* a crítica* de n*o cientificidade da área (SILVA, FR*IRE, 2012,02).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 2, art.*, p. *3-*5, mar./abr. 20*6 w*w4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. F. Silv*, *. M. M. Loure*r*, E. D. Souza
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
*o cam** social a CI tem por ba*e *aradigmática a categori*açã* de Capurro (2003),
</line>
<line>
que distin*ue em *rês os p*radigm*s da CI: físico, cognitivo e social. De acordo com Capurro
</line>
</par><par>
<line>
(2003) a Ciência
</line>
<line>
d* Informação
</line>
<line>
está so* o ponto *e v*sta te*r**o e*tre *rês paradigmas:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
físico, o cogniti*o e o m*todológic*, na q*al * i*portância desse fenômeno ac*rre*a *ma
</line>
<line>
*ircu**tâ*cia paradigm*tica **ltada p*ra a real*da*e soci*l da sociedade contemp*r**ea.
</line>
</par><par>
<line>
Uma vez que a ci*nci* trata da in*ormação, esta seria sua ba*e d* es*udos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
informação acon*ece nos su*eitos huma*os como um movimento de uma base
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
con*ecime*to
</line>
<line>
q*e se transmut* *m outro e*tad* ou base de
</line>
<line>
conh*cimentos (AQUIN*,
</line>
</par><par>
<line>
SANTANA, 2005).
</line>
<line>
* proces*o de busc* *a informa*ão passa pelas neces*idad*s e*e*ivas * pr*váveis dos
</line>
</par><par>
<line>
indiví*uos, tor**ndo-s* assim n**essário consid*ra* a su*je*ivid*de n* rec*peração
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmação, ou seja, * sab*r consciente d* co*teúdo intelect*al determ*nando uma per*p*ctiva
</line>
<line>
cogniti*a.
</line>
</par><par>
<line>
Através do
</line>
<line>
paradi*ma, pod*mos ver outras
</line>
<line>
v*sões acerca de um det**minado *ampo
</line>
</par><par>
<line>
**entífico q*e seg*e um *lano d* construçã* bas*ado *as ideias daqueles q*e *os a*tec**em,
</line>
<line>
ti*as *omo *odelo de ba*e pa*a o sur**mento *e novas visõ*s ou no*as in*e**retações.
</line>
<line>
Thomas ***n (200*), em meados ** século XX, c*loca esse conceito *m evid*nc*a *a busca
</line>
<line>
*e **plicar as *udanças e*istemológ*cas nas teorias sobre o mundo, *entro *o campo
</line>
<line>
ci**tífic*. Ma* esse conceito tem s*a pre*ença *arcada na Ant*gu*dade, já que:
</line>
<line>
"Segund* Platão, as formas o* *déias são paradigm*s, ou seja, *rquét*pos, da rel*ção
</line>
</par><par>
<line>
modelos per*eitos, eternos
</line>
<line>
i**táveis dos obj*tos e*i**ent*s *o **ndo *atu*** que
</line>
</par><par>
<line>
são cópias de*ses modelos, que de algum **do participam d*les. As noções *e e
</line>
<line>
paradi*mas e de *articipaçã*, ou seja, da relação entre o *odelo e a cópi*, *evam, no
</line>
<line>
entanto, a vário* impasses que são discuti*os p** Platão *obretudo no diálogo
</line>
<line>
*armênides (128-134). A inte*pretação entre * ago*a e o ant*rior gera uma di*c**são
</line>
<line>
da manei*a mais evidente de se t*atar num determinado assunto, visto pela
</line>
<line>
divergê*c*a ou concordânc*a das afirmaç**s/*eg*ções **bsequentes. Esse diál*go
</line>
</par><par>
<line>
*ode ser visto de forma cons*ruti*a para a mode*agem de
</line>
<line>
*m *ovo campo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento. O fi*ós*fo da ciência *ho*a* Kuhn util*za o termo em s** análi** d*
</line>
<line>
processo de f*rmação e transformação d*s *eor*as cie**íficas da revolução na
</line>
</par><par>
<line>
ciência - *ons*deran*o que *lguns **e*plos que incluem, ao
</line>
<line>
mesmo tempo, lei,
</line>
</par><par>
<line>
teo*i*, aplicaçã* e inst*u*entação *r*porciona* modelos dos *uais
</line>
<line>
surg*m às
</line>
</par><par>
<line>
tradi*ões coerentes e espec*fic** ** pesquis* científica (E*tru*ur*
</line>
<line>
das Revoluções
</line>
</par><par>
<line>
Cient*ficas).
</line>
<line>
**ses modelos são os paradigma*, p. ex. a astronomia coperni**na,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mec*nica de **l*l*u, a mecânica q*ântica e*c. Assi*, u* pa*a*igma é aq**lo que os
</line>
<line>
membro* de *ma comun*dade partilham e, inversamen*e, um* comun*d*de *ientífica
</line>
</par><par>
<line>
consi*t* em indivíd*os
</line>
<line>
que compar**lham um
</line>
<line>
*aradigm*" (**PIASSU,
</line>
</par><par>
<line>
MARCO*D**, 200*, *. 211).
</line>
<line>
* conceito de para*ig*a nos faz ter * noção, o fundam*nto necessário para model** a
</line>
</par><par>
<line>
const*u*ão d* um *ampo de conhecimento cientí*ico, visualizar
</line>
<line>
as bases nas quai*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 2, *rt. 4, p. 73-85, mar./a*r. 2016
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A CIÊNCIA DA INF*RM*ÇÃO E *EUS DISCURSOS
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
conheciment* é *onstruído, e os antecedentes que indic*m uma d*reção para seg*i*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
formulação d* um* ciênc** q*e está em d*senvolv*mento.
</line>
</par><par>
<line>
A div*rsidad* *as p*e*issas no camp* da C* ab*e caminho para argu**ntarmos sobre
</line>
</par><par>
<line>
a im*ortância
</line>
<line>
da
</line>
<line>
ampl*tude conceit*al para * en*endimento d*s lin*as identitárias
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
*articularizam a sua formali*ação ac*dêmico-disciplinar (RABELLO, 2008, p.18). Este
</line>
</par><par>
<line>
deb*te * um
</line>
<line>
*iscurso antigo da CI e há muito tempo busca-s* introduzi* aspect**
</line>
</par><par>
<line>
epistemológicos e da sua f*rm*ção como campo *i*cipl*na*.
</line>
<line>
No campo d* Ciênci*, de acordo com *u*n (2007), dev*-*e con*iderar par* efeitos da
</line>
<line>
*o*stant* evo*ução do paradigm* de um conhe*imento, os co*sta*tes estágios de sua
</line>
<line>
evolução ao serem dif*ndi*os e, ao mesmo tempo, dando espaço para a formaç*o de uma
</line>
<line>
no*a *eoria, na *u*l um novo *aradigma vem *urgindo pa** elucida* o *ue o a*tor chama de
</line>
<line>
"R*volução Cien*ífica".
</line>
<line>
A c*nstrução da discussão dent*o desse espaço det*m al*um*s abordagens que ele*am
</line>
</par><par>
<line>
o con*ec*me*to * que são carregadas de concei*o* e t*orias qu* analisam a capacidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
or*ani*a*ão destes par* co*struir u* caminh* *ara o des*n*olvimento d* ciência. Na
</line>
<line>
tentativa ** elucidar es*as caracterís*icas e *e ed*ficação dos discursos emp*e*ndido* na C*,
</line>
</par><par>
<line>
torna-se neces*ári* o aprofundam*nto da **ord*g** *obre * for*a*ão de*ses discursos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*erão a*alisados posteriormente.
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Autoria: alguma* abor*ag*ns a partir da or*em do di*curso d* Fou*au*t
</line>
</par><par>
<line>
A prática científi*a cons*dera adotar um discurso que apresenta
</line>
<line>
u*a frequência
</line>
</par><par>
<line>
epistêmica no
</line>
<line>
des*nvol**mento de uma prática social par*
</line>
<line>
constituir uma consolidação do
</line>
</par><par>
<line>
campo científico. O *rocesso de con*truçã* do d*scur** es*á ce**rado no c*ráter fil*sófico da
</line>
</par><par>
<line>
reunião de elementos capaz de articular o que pe*samos (ou dize**s) atr*vés
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
caracte*ísticas
</line>
<line>
de acordo com o tempo dent*o do pr**esso histó*ico n* const**ção d* um
</line>
</par><par>
<line>
discurso (FOUCAU*T, 1996).
</line>
<line>
Segund* Azevedo
</line>
</par><par>
<line>
O filósofo usa sabere* ** sentido de p**sibilidade de conhecimen*o, *nstru*ento de
</line>
<line>
a*ál*se dos discursos, não se t*atando apenas do conhecimento ci*ntífico, m*s a
</line>
<line>
vi**ude o saber prát*co. Foucault nos oferece um saber *omo constr*ção histórica, e
</line>
<line>
com* tal, produz verd*de* *ue se instalam * se revelam nas prátic*s disc*rsiv*s. E é
</line>
<line>
ne*se sentido que para o fil*s*fo o conhecimento e a v*rdade são questões
</line>
</par><par>
<line>
histórica*, sã*
</line>
<line>
produções s*stemát*cas que manifestam t*mb** por meio d*
</line>
</par><par>
<line>
di*cursos cie*tífic*s tidos por verdadeiros, po*i*iv*s e, por *ss*, aceitos e to*ados
</line>
<line>
em toda sua po**tiv*d*de (AZEVEDO, *013, *. 149).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, n. 2, art.4, p. 73-*5, ma*./abr. 2016
</line>
<line>
www4.*sanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. F. Silva, J. *. M. Lo*reiro, E. D. Souza
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
Dentro desse *roce*so *e constr*ção do discu*so, torna-se nec*ss*rio *valiar alg*ma*
</line>
<line>
p*rspe*tivas do autor como produtor *e u*a "ve*dade". *s*a "memor*zação" está i*terligad*
</line>
</par><par>
<line>
por aspe*t*s históric** e desenvolvid*
</line>
<line>
na experiência ao l*ngo do esta*ele**mento dessa
</line>
</par><par>
<line>
verdade como *lemento ** ligação n* p*of*ndidad* d* obj*tos da sua forma*ão.
</line>
<line>
Os elementos que se seguem para tal f*rma*ão, no entanto são carac***íst*cas
</line>
<line>
m*ldadas nos disc*r*os * evidenciadas principalmente na produção ci*n*ífica. Mesmo que ao
</line>
<line>
ponto da d*monstração *a arq*eol*gia na qual o discurso é fo*mado, s*us tr*ços pare*em ser
</line>
</par><par>
<line>
"*nconscien*es" e **o con*tituíd*s *e f*r*a arbi*rári* e que *ré-estabelecida por va**áveis *
</line>
<line>
d* conheciment* adquiri*as ao longo d* tempo, onde * partir da evocação dessas *errame*tas
</line>
<line>
*m discur*o é con*tr*ído, levan*o-se em consider*ção que este tenta:
</line>
<line>
Exp*icit*r um dis*urso, uma prátic* discursiva, consistirá e* interp**tar o *ue a*
</line>
</par><par>
<line>
pessoas faziam
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
*iziam, em compreender aquilo qu* supõe* o* seus gestos,
</line>
</par><par>
<line>
palavras, in**ituições, coi*as que fazemos a cada minuto que passa: Compr*endemo-
</line>
<line>
nos **tre nós (VEYNE, 2*09, *. *9).
</line>
<line>
Através da inte*pretação dess*s *at*s, l**an*o-se e* con*ide*ação os *spec**s do
</line>
</par><par>
<line>
conhe*i*en*o adquirido
</line>
<line>
ao *on*o do *empo são ferr*mentas que edificam a for*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inter*retaç*o do discurs*.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse con*exto, a formação
</line>
<line>
di*c*rsiva de Foucault é i*t*rpreta*a como um
</line>
</par><par>
<line>
"e*tendimen*o das **eia* e d* pen*a**nto, busca sobrema*eira os discursos *ue tornam est*s
</line>
<line>
mesma* ideias e pe**amento possíveis" (GIACOON*, VARG*S, 201*, p. 123), n*o rel*tivas
</line>
<line>
a identifica* i*regularidad**, mas, de acor*o c*m a "arqueolog*a" id*n*ifi**da no c*ntexto dos
</line>
</par><par>
<line>
discursos, para eluci*ar suas propo*tas e e*c*m*nhamento dentr* do
</line>
<line>
p**ce*so de construção
</line>
</par><par>
<line>
da ciência.
</line>
</par><par>
<line>
No ca*po da CI a relação *isciplinar que **amita *m discussão * cl*ssificada com*
</line>
<line>
três *randes "*amos" do saber de a*or*o com Pombo (200*), resp**tiv*mente:
</line>
<line>
Di*ciplina c*mo ra** do s*ber: a Matemátic*, a Física, a Biol**ia, a Sociol*gia ou
</line>
</par><par>
<line>
a Psicologia são discip*inas, r*mo* do sa*er ou, melho*,
</line>
<line>
alg*ns desses gr*ndes
</line>
</par><par>
<line>
ramos. D*pois, temos as sub-d*sciplin*s e ass*m s**essivamente. Dis*ip**na co*o
</line>
<line>
componente c**ricular: Hist*ria, Ciências da Natur*za, Cri*talogra*ia, Química
</line>
<line>
I*orgânica, *tc. Claro q*e, em grande m*dida, *ui*as da* discip*ina* *urr*c*la*es se
</line>
<line>
reco*tam *obre as cient*ficas, acompanham a sua emergência, o seu
</line>
<line>
d*senv*lvimento, embora, como sabemos, *emp** *om desfasame*tos temporais e
</line>
</par><par>
<line>
inexoráveis efeitos de
</line>
<line>
desvio. Finalmente, d*sciplina co*o con*unto *e *or*as ou
</line>
</par><par>
<line>
leis que r*gulam
</line>
<line>
uma d*termi**da act*vidad* ou o c*mportamento de um
</line>
</par><par>
<line>
determi*ado g*upo: a dis**plina militar, a disci*lina *utomobilí*ti*a ou a disciplina
</line>
<line>
esco*ar, etc. (POMBO, 2*03, p. *4 gri*o do autor).
</line>
</par><par>
<line>
A CI entã* e*tá rodeada de conceit*s, teo*ias e método*
</line>
<line>
de áreas dive**as,
</line>
</par><par>
</page><line>
caracterizando assim u** rel*ção discip*ina*, que é con*truída de d*scursos que bu*c*m uma
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina, v. 13, n. *, art. *, p. 7*-8*, ma*./abr. 2016 ww*4.fsanet.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A C*ÊN*I* DA INFORMAÇÃO E SEUS DISCURSOS
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
rel*çã* *imu*t*nea de processam*nto dentr* do camp* da CI como composto de resolução de
</line>
<line>
seus prob*emas informaciona*s oriundos de seus *iscursos.
</line>
<line>
A *b*rda*e* de Foucault obj**iva *nc*ntr*r "as regulari*ade* que exi**em por t**s *a
</line>
<line>
dispersão de elementos (dispersão com um sentido ta**ém de difer*nça), r*gulari*ades estas
</line>
<line>
que *ão result*do *e um **ocesso d* formaçã* *iscursiva" (GIACOMONI, VARGAS, *010,
</line>
<line>
p. 124). O process* de construção dessa* var*á*eis inte*fere dentro do processo de con**r*ção
</line>
</par><par>
<line>
da *I e es** diretame*te li*ado ao processo **
</line>
<line>
*or*ação
</line>
<line>
do*
</line>
<line>
di*curso* presentes nes*a
</line>
</par><par>
<line>
ciê**ia, colab*rando de forma *ign**ica*i*ame*te no seu desenvolvimento.
</line>
<line>
3 FORMA*ÃO D*SC*RS*VA DA CI: **s**t*cionalização e d*scursos discipl*n***s
</line>
<line>
*o *eu dese*volvim*nto do ponto de vist* institucion*l, S*uza (2012) trata como um
</line>
</par><par>
<line>
marco teór*co-metodológico ent*e
</line>
<line>
as práticas
</line>
<line>
da *i*li*teconomia e d* Documentação,
</line>
</par><par>
<line>
ass*mindo
</line>
<line>
a disc*ssão d*ssas
</line>
<line>
área* *o conheciment* c*mo ra*zes *a organiza**o *a
</line>
</par><par>
<line>
informaçã* científic*, pol*t*ca * social, al** de por v*zes econ*mi*as.
</line>
<line>
Silva e Fre*re (2012) r*ssa*tam *s proble*as informacionais que ro*eiam os
</line>
</par><par>
<line>
par*metros
</line>
<line>
da C I
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
*ma "pers*ectiva de sati*fazer *reas d* co*he*iment* científ**o,
</line>
</par><par>
<line>
profis*ionais das m*is diversas áreas
</line>
<line>
(de nív*l s*perior o* não), in*ivídu*s e i*stituiçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
so*iais, polít*cas, *conô*i*as, c*l**ra*s e ed*c**iva* diversas" (**LV*, FREIRE, 2012,
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
03).
</line>
</par><par>
<line>
Essa* e *utras ve**entes *oram c**struindo pontes par* sua formaç*o e trazend*
</line>
<line>
paralelamente *o di**urso interdisciplinar aspectos da *ua **nstrução e cons*lidaç*o no Bras*l
</line>
<line>
como Ciênc*a. Souza (2012) menciona a pa**i*ipação do *BBD (Institut* Brasileiro de
</line>
</par><par>
<line>
*iblio*economia e Document*ção),
</line>
<line>
o pr*c*sso
</line>
<line>
*e edificação, seja
</line>
<line>
de teo*ias
</line>
<line>
* apoi*
</line>
</par><par>
<line>
institu*iona*, ou
</line>
<line>
d* impl*ntação de Progra*as de Pós-Gradu*ção, a*s poucos
</line>
<line>
vem s*
</line>
</par><par>
<line>
r*lac*onando ao sis*em*
</line>
<line>
político-econô*ico es**t**
</line>
<line>
para se vincular ao*
</line>
<line>
programas
</line>
</par><par>
<line>
govern*ment*is em *sferas públicas e se ap*oxim*r
</line>
<line>
de um regime de produç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conheciment* (S*UZA, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
A d*mon*traçã* a pa*tir dess*s premiss*s do processo de in*titucionalização traz *m
</line>
</par><par>
<line>
seu *iscurso
</line>
<line>
as evidê*cias de
</line>
<line>
que CI tem de f*to enlaces c*m * Biblio*econ*mia e a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
D*cumen*ação, visto qu*
</line>
<line>
haja im*ortante *articipação
</line>
<line>
dess*s áre*s do co*hecimento como
</line>
</par><par>
<line>
p*rtes integran**s do seu processo d* consolidação.
</line>
</par><par>
<line>
O discur*o das *den*idades
</line>
<line>
históricas entre
</line>
<line>
a CI e a Biblioteconomia e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Documentação *stá,
</line>
<line>
de a*ordo com *i*va e Freire (2012), arraiga*o n* proces*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*s*na, v. 13, n. *, *rt.4, p. 73-85, mar./*br. 2016
</line>
<line>
ww*4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. F. *ilva, J. M. M. Loureiro, E. D. So**a
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
or*anização, difu**o e acesso à inf*rmação, *bje*ivando * posteriori a possibilid*de d* aces*o
</line>
<line>
* info*m*çã* e, consequentem*nte, a possibilidade de co**tr*ção do con*ecime*to.
</line>
<line>
J*nuário (2010) tr*z uma v*são clá*sic* da in*ormação atr*vé* de sua
</line>
</par><par>
<line>
cap*ci*ade de ex*ernar um *onhec*men*o buscando
</line>
<line>
a *nte*ação *o*ial e
</line>
<line>
o acesso
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
informação, cons*derando que "o estudo d* inf*rmação (e da sua *omunicação) com objetivo
</line>
<line>
d* ge*ar conhecimento - ou nã* -, é a matéria prima es*encial de duas ciê*c*as em especia*, a
</line>
<line>
C*ência da Info*ma*ão e a Ciência *a *om*nic*ç**" (JA*UÁRIO, 2*10, p. 1*5).
</line>
<line>
Apontando a visão de Saracev*c (1*96) sobre o* pr*blemas informacio***s
</line>
<line>
**m ênf*s* na comu*ic*ção, Ja*uári* (2010) relacio** a C* co* * Co*unicação por *elas
</line>
<line>
*om* objet* inerente à "informaç*o" sob dist*ntas caracter*sticas, mas aponta*do que am*as
</line>
<line>
t*m ao *esmo tempo o comum objeto: a informação.
</line>
<line>
*s relações entre a CI e a comunica*ão es*ã* pautadas pe*o discu*so da t*oria
</line>
<line>
*atemática ** Shannon (1948), que retr*ta o processo d* comunic*ção como uma "linha r*ta
</line>
</par><par>
<line>
entre um ponto de partida e *m
</line>
<line>
de cheg*d*" (M*TTELART, MA*TEL*RT, 20*2, p. 60)
</line>
</par><par>
<line>
atravé* da sua pos*i*ilidade de quanti*icar os aspec*os da m*nsagem de um pro*esso
</line>
<line>
c*mu*i*at*vo e ** r**resentação des*e modelo atravé* do obje*o (inform*ç**) relativo à CI.
</line>
<line>
É fato de que *ambém existem relações *ntrín*ec*s entre a CI e a comunicação e esse
</line>
<line>
discurso constata-se pre*e*te em dive*sas *ubl*caçõe*, c*ra*teriza*do-se como aceito a parti*
</line>
<line>
do d*scur** das relaçõ*s.
</line>
<line>
4 CO*SID*RAÇ*ES FINAIS
</line>
<line>
A CI e*tá repleta de disci*l*nas do campo científico, o qu* pode caract*rizá-la c*m*
</line>
</par><par>
<line>
*ultid*scip*inar,
</line>
<line>
conforme
</line>
<line>
vi s t *
</line>
<line>
ante**ormente,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
**se
</line>
<line>
quadro
</line>
<line>
te*de
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*rescer
</line>
</par><par>
<line>
cons*deravelmente. Ness* perspectiva, percebemos *lhares distintos s*b*e seu
</line>
<line>
campo de
</line>
</par><par>
<line>
atuação e, pr*ncipalmente, so*re se*
</line>
<line>
obj*to de es*udo. Essa discus*ão não cabe aqui, no
</line>
</par><par>
<line>
entanto, ** d*s*u*sos present*s bus*** semp*e cada ve* mais es*aço e f*zem c*m que *e*s
</line>
</par><par>
<line>
as*ect*s e variadas disciplinas evidenci** sua
</line>
<line>
principal
</line>
<line>
caracterí**ica: a
</line>
<line>
presença
</line>
<line>
de várias
</line>
</par><par>
<line>
áreas do conhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
A prática di*c*rsi*a das teorias que arrolam a CI t*m amplitude * é fun*ament*da **r
</line>
<line>
diver*as teori*s co*pos*as por vert*nt*s que englobam **eas que têm como *bjetivo uma
</line>
</par><par>
<line>
característica em c*mum com a C*,
</line>
<line>
conforme observamos, s*ja at*a*** de especificidade*,
</line>
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A CIÊNCIA DA INFOR*AÇÃO E *EUS DIS*UR*OS
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
aces*o e us* da inf*rmação ou, como no *aso
</line>
<line>
da comu*i*ação, um "objeto" de es**do (a
</line>
</par><par>
<line>
informação4).
</line>
</par><par>
<line>
Percebe-se que CI tem **as d* conexão co* di**rsas discipl*nas, no e**anto, é
</line>
</par><par>
</page><line>
inegável que a Bibli*t**onomia e D*cumentaç*o têm um for*e (*e não em maior grau) a
</line>
<line>
discurso sobre sua *articipação na construç*o do s*u proces** *e for*ação, que ainda
</line>
<line>
continua em an*ament*.
</line>
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