<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art.4, *. 73-85, mar./abr. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.2.4 </line>
</par>
<par>
<line> A Ciência Da Informação E Seus D*scurso*: Uma Abordagem Da Ordem Do Discur*o *e </line>
<line> Michael *ou*aulti </line>
<line> **e Science Of In**rmation And *heir Speech*s : An A*p*oach Of Mi*hel Foucault **scou*se </line>
<line> Order </line>
<line> E*cle*ton Br*n* Fernan*es da Silva </line>
<line> Mestrado *m C*ência da Inform***o pela Uni*ersidade Feder*l da Paraí*a </line>
<line> Graduado e* Biblioteconomi* pe*a Universidade *ederal da *ar*íba </line>
<line> E-mai*: *iblioe*fs@*ahoo.com.br </line>
<line> J*s* *auro Mat*eus Loureiro </line>
<line> Dou*o* em Ciênci* da Informaç*o pela Universida*e Fe*eral do Rio de *ane*ro </line>
<line> *rofe*sor da Uni*er*i*ade Feder*l do *stado do Rio de *aneiro </line>
<line> E-mail: jmmloureiro@gmai*.com </line>
<line> Edivanio Du*r*e *o*za </line>
<line> *outo* em C**ncias da Informa*ã* pela *niversida*e Federa* *e *inas Gerais </line>
<line> Professor e* Ciênc*a *a Informa**o *a Un*versida*e Federal d* *araíba </line>
<line> E-*ail:edi*anioduar*e@gma*l.com </line>
</par>
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<column>
<row> Ende*eço: Edcl*yton B*uno Ferna**es da Silv* </row>
<row> Endereço: Univ*rsi*a*e Federal da Paraíba, </row>
<row> *i*ade Uni*ersitá**a, S/N - Ca*pus I </row>
<row> Castelo Branco 5*290-05* - *oao Pessoa, PB - Brasil. </row>
<row> Ende*eço: José *auro Matheus Loureiro </row>
<row> En*ereço: *n*versidad* Federal d* Est*d* do R*o de </row>
</column>
<column>
<row> Editor Ci*ntífico: Tonny Kerley *e Alencar *odr*g*es </row>
<row> Art*go recebido em 05/01/2*16. Última v*rs** </row>
<row> recebi*a em 28/*1/2016. *p*ovad* em 29/01/2016. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Janei*o, Ce*tro de Ciências *umanas. Av. Pasteu*, 4** </row>
<row> sa*a, 410 Urca *2290-240 - Rio *e Ja*eiro, RJ - Bras*l </row>
<row> Endereço: *divanio Duarte Souza </row>
<row> Endere*o:U*iv*rsidade Federal de Alagoas, A. *. </row>
<row> Simõe*, BR 1*4-Norte, km 97 </row>
<row> Tabuleiro dos *artins 570*297* - Maceió, AL - *rasil </row>
<row> Telefone: (82) 32141479 </row>
</column>
<column>
<row> Av*liado pel* *istema Triple Review: Desk Rev*e* *) </row>
<row> pe*o Editor-**efe; * b) D*u**e Blind Re*iew </row>
<row> (av*liação c*ga por dois a*a*iadore* da área). </row>
<row> Revisão: Gramatic*l, *o*mativa e de F*rmatação </row>
</column>
</par>
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<line> E. B. F. Si*v*, *. M. *. L**reiro, E. D. Souz* </line>
<line> 74 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> Este tra*al*o obj*tiva ver*ficar os d*scurso* presentes no campo da CI partir a </line>
<line> de um a </line>
</par>
<par>
<line> **ordagem sobre a *rdem </line>
<line> do discurso de Fouca*l*. Nesse co*texto, bus*a*o* um paralelo </line>
</par>
<par>
<line> com as "verdades" tr*zidas </line>
<line> po* e*sas disciplinas, enf*tizada* </line>
<line> p*los discursos que lhes sã* </line>
</par>
<par>
<line> pro*ostos. Traz * co*strução </line>
<line> da *iscussão d*ntro de*s* es**ço, d*t*m **gumas a*ord*g**s </line>
</par>
<par>
<line> qu* ele*a* o con*ecim*nto que são *a**egadas *e conc*itos e t**r*as que anal*sam e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade de orga*ização destes para </line>
<line> construir </line>
<line> um ca*inho para o desenvolviment* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ciência. Reflete a tentativa de *lucid*r essas característi*as de edif*caç*o dos d*s*urso* </line>
<line> empreendidos na CI, pre**nde*do uma abor*agem sobre a f*rmação desses discursos que </line>
</par>
<par>
<line> serão ana**sados posteriorm*nte. Dentro desse pro*esso d* construção do </line>
<line> dis*urso, torna-se </line>
</par>
<par>
<line> necessário aval*ar algu*as p*rspectivas do autor co*o produ*or de um dis*urso para, a *arti* </line>
</par>
<par>
<line> de en*ão, ent*nder os aspectos histó*icos ao longo do tem*o q*e estabelece* essa </line>
<line> verdade </line>
</par>
<par>
<line> como el*mento de </line>
<line> lig*ção na profund*dade de objeto* da sua formação com* *ampo </line>
</par>
<par>
<line> discipl*nar. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-*have: Ciência da Infor*a*ão. Epi*t*mologia da Ciência da *nformaçã*. Discurso. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> Thi* p**er object at stu*ying t*e discour*es pres*nt </line>
<line> in </line>
<line> the field of CI fro* di*c*ssi*n of a </line>
</par>
<par>
<line> Fouc*ult's discourse o*de*. In th*s </line>
<line> context, we *ee* a par*llel wit* th* "truths" brought </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> these di**iplines, empha*i*ed by the sp*ech*s t**t are proposed. Br*n*s the construction of </line>
</par>
<par>
<line> dis*ussion with*n that space </line>
<line> h*lds some *pproaches *ha* inc*ease k*owledge and a*e </line>
<line> load*d </line>
</par>
<par>
<line> with concepts and *heor*es *hat *nalyze the o*ganiza*iona* s*ills of thes* t* bu*l* a pat* for the </line>
<line> de*elopment *f scien*e. It refle*ts the attempt to eluci*ate these b*ilding f*atures speeches </line>
</par>
<par>
<line> under**ken in CI, int*nding </line>
<line> an *pproach to the formation of these sp*eches that *ill </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> **al*zed. Within thi* discou*** </line>
<line> of the *onstruc*ion process, it is </line>
<line> n*cess*r* to </line>
<line> eval*a*e s*me </line>
</par>
<par>
<line> p*ospe*t* of authorship as a producer of a s*eech to hencef**th understand th* historical </line>
<line> *spe*ts ove* *i*e establis*ing this t*uth as a liaison *n t*e depth of objects of their *rai*ing as </line>
<line> a *isciplinar* field. </line>
<line> Keyw**ds: Info*mation S*ience. *pistemology of Information Sc*ence. S**ech. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. **, *. 2, *r*. 4, p. 73-*5, *ar./abr. *016 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A CI*NCIA DA INFORMAÇÃO E SEUS DISCU*SO* </line>
<line> 75 </line>
</par>
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<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A sociedade cont*mporânea es*á ao longo do tempo enr*i*ad* de h*stórias e e*tó*ias, </line>
</par>
<par>
<line> *a* *uais os seres </line>
<line> h*m*nos escrevem atravé* dos registros os aco*te*i*entos p*ra q*e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> geraç**s q*e *e seguem es*e*am cientes do proc*sso *****tivo hi*toricamente. Partindo *esse </line>
</par>
<par>
<line> princípio, podemos afirmar que o </line>
<line> h**em tem tota* *e*ponsab*lidade p*ra *egi*t**r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inf*r*ação, se** ela escrit* com os </line>
<line> parâmetros de v*rdade1, mes** qu* e*sas "*erdades" </line>
</par>
<par>
<line> sejam tem*orárias. </line>
</par>
<par>
<line> E*se re*istro fica g**rdado para s*rvir de base, *e modo que, a*rav*s d* s*a u*ilização, </line>
</par>
<par>
<line> haja a **s*ibilidade de d*s**volver *m con*eci*ento, pr*va ou **i*ência </line>
<line> de um **ssado. </line>
</par>
<par>
<line> **sse contexto, assim c*mo acon*ec* na ciênci*, esse discurso e*tá moldado *uma "verdade" </line>
</par>
<par>
<line> *u*sc*ita * partir </line>
<line> d* uma o*servação ou a**l**e de um </line>
<line> a*biente, ressalvad*s algu*as </line>
</par>
<par>
<line> p*culiarida*es met*d*ca*. </line>
<line> *essa *orma, a análise e discu*são *e algumas teor*a* dev*m sub**rever um da*o a </line>
</par>
<par>
<line> esp**o no c**po da ciê*c*a, p*r* buscar um elemento-c*ave que </line>
<line> possa cau**r "*feit*s </line>
</par>
<par>
<line> c*lat*ra*s" e contribu*r, n*o s* para a *iên***, mas para *ma comunid*de q*e a rodeia. </line>
<line> O arcabouço teórico conceitual de um* pesq*isa revela alguns parâmetro* capazes de </line>
<line> nos fazer d*scutir conteúdos e le*ar a uma n*va interpretação * pa**ir de um *a*po tem*tico. </line>
<line> Es*e discur*o c*n*e*ido c*mo válid* pel*s *ares *cadêmicos deve s*guir um "modelo" * qual </line>
</par>
<par>
<line> * *nsta**a*o, se**ndo Bac*e*ard (199*), em critérios pré-*st*bel*ci*os </line>
<line> pa*a c*nseguirem </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> firmar no campo da c*ênc** e *cupar espaço e s*r*ir de base **ra um novo ii </line>
<line> estu*o. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda segu*do o autor, </line>
<line> uma da* *aracte*ís*i*as da *iência * do *o*hecime*to </line>
</par>
<par>
<line> científico se </line>
<line> t*rna o co**tante q**stio*amento da s*a *strutur* e </line>
<line> organiza*ão, consid*ra*as </line>
</par>
<par>
<line> pelo au*or a capa*idad* d* </line>
<line> "(...) s*ir da con*emplação d* mesm* para buscar o </line>
<line> out r o </line>
</par>
<par>
<line> (BACHELARD, *996, p. 21 grif* do *uto*)". </line>
<line> Ess* caracter*stica *a ciê*cia tem como intuito a formação de c*r*entes de pens*mento </line>
<line> que traçam *m cami**o par* o desenvolvime*to n* persp**tiva de moldar o co*hec*mento </line>
<line> c**ntífico ace*ca de uma "ve*dade" aceita no *m*iente acadê*ico * n* *ociedad*. </line>
</par>
<par>
<line> Todo o </line>
<line> discurso ci*ntífico aq*i apr*se*tad* em busca da ve*dad* * vol*ado para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> visão *e Micha*l Fou*ault (1*9*) *m busca da narrativa do arcabouço do discur*o como fon*e </line>
<line> do cami*ho da "*erdade". Es*e *isc*rso, no ent*nto, tem * tr*ço do **elo *ntre o desej* e o </line>
<line> po*er. **sa sep*r*ção entre *s c*minhos dos discursos mostra a categorização **t*e o desejo * </line>
<line> o *oder * evidenciada pelas *ormas de trat*ment* d*ssa **s*ussão. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Foucaul* *cr*dita em "ve**a*es". *o*o há "verd*des" *o*re i*form*ção, cheg*remos * aproximações. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 2, *rt.4, p. 73-8*, mar./abr. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. B. F. **lva, J. M. M. Loureir*, E. D. S*uza </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> No pr*cesso de constru*ão da verdad* para F**cault, a "palavra do louco" ganha </line>
<line> espaço na sociedade a par**r do m*men*o em *ue ela começa a ser analisada *o pont* de vista </line>
<line> de que ela possa ter um carát*r de *er*ade. *ssa *nversão *e valores é const**ada a ***tir do </line>
</par>
<par>
<line> d*scurso de que * *er*ade que não s* torna absol*ta, mas sim traz s*bsídios </line>
<line> que ger*m </line>
</par>
<par>
<line> aspectos *omo o *esejo (poder), </line>
<line> um* crença ou *lgu* sentimento *iferente d* considerado </line>
</par>
<par>
<line> "no*mal". </line>
</par>
<par>
<line> No ca*o da *I2 é muito frequente * propag*çã* *e </line>
<line> d*scurso* de *iversas área* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento, o que no* *az levantar a hipóte*e d* que esses traços que est*o em co*sonânci* </line>
<line> co* a ideia de Fouc*ul* (sobre as verdades) até que ponto i*terfe*em n* p*oduç** cient*f*ca </line>
<line> *o campo da CI? </line>
<line> **estões como essas e ou*ra* trazem a discussão so*r* a relação disciplina*, *u* d* </line>
<line> forma sig**ficat*va rodeia a CI. E *o m*smo temp* em que Pomb* (2003) *iz que não é uma </line>
<line> tarefa fácil falar da interdisciplinar*da*e na s*cieda*e *ontempo*ân*a, nos questionamo*: </line>
</par>
<par>
<line> quais </line>
<line> s** os argumentos qu* p*dem se *ornar evidên*ias de </line>
<line> que a *I é uma *iência </line>
</par>
<par>
<line> i*terdisciplinar? E* sín*e*e, o* discursos d*s *iscipli*as que se fazem (ou se di*em) presentes </line>
</par>
<par>
<line> no campo da *I s*o </line>
<line> ev*dê*cias em dis*intos con*exto* </line>
<line> disciplinares de alg*m ob*eto em </line>
</par>
<par>
<line> comum? </line>
</par>
<par>
<line> Aqui ob*et*vamos </line>
<line> ver*fi*ar os discursos presentes </line>
<line> *o camp* da CI a partir de uma </line>
</par>
<par>
<line> abordagem </line>
<line> sobr* a ordem do disc*r*o d* Foucault. Nesse c*nt*xto, busca*os *m paralelo </line>
</par>
<par>
<line> com *s "ver**d**" trazida </line>
<line> por essas </line>
<line> discipli*as, enfatizadas *elos discursos que lhes são </line>
</par>
<par>
<line> pro*os*os. </line>
</par>
<par>
<line> 2 AS "VE*DADES" DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *I, nasci*a no </line>
<line> *esenvo**er </line>
<line> d* pós-Segu*d* Guerra *un*ial *om o advent* das </line>
</par>
<par>
<line> nec*s*id*des *as novas tecnolo*ias em relação a* tratamento da informação *e*o su*giment* </line>
<line> da d*cume*tação em *assa, nas*e *a intenção de organização da inf*rm*ç*o, ne*essidade </line>
<line> que en*ão vinha a ser *ug*r*da * par*ir d* *es*nvolvime*to d* especificidades d* algumas </line>
<line> áreas do conhec**ento que t*abalham a info*maç**. </line>
</par>
<par>
<line> * fato que * </line>
<line> in*ormação está prese*te em di*ersos camp*s do *onh*ci*ento, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ntan*o algumas relaçõe* </line>
<line> intrínsecas são dis*utidas *o camp* da CI e a partir de entã* são </line>
</par>
<par>
<line> deliberadas algumas ten*ências pa*adigmáticas, prin*ipalmente ca*ego*iza*as p*lo discurs* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Ciência da Inf*rmação. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. 2, art. 4, p. **-85, m*r./abr. 201* </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A CIÊ*CIA DA INFORMAÇÃO E S*US DISCURSOS </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> *a inte*d**ci*lin*rida** entre algumas </line>
<line> ár*as d* *onhecimento e a CI, como, por </line>
<line> exemplo: a </line>
</par>
<par>
<line> B*blioteconomia, His*ória, a Arqui*ologia, </line>
<line> a So*iologia e div*r*as discip*inas **e são </line>
</par>
<par>
<line> d*n*minad*s correlacionadas à CI. </line>
</par>
<par>
<line> O *o*c**** de in*ormação, a priori, de*taca-se *o â*bito da CI como uma v*riáv*l </line>
<line> *ue é variável pela sua com*le*idade da* po**ibi*idades de definição, ond* ao me*m* tempo </line>
</par>
<par>
<line> configura-se </line>
<line> co*o inde*ermi*ada por tal c*r*ct**ísti*a. Co*forme Saracevic (1996) essa </line>
</par>
<par>
<line> multiplici*ade c*nceitual da i*forma*ão no campo da C* </line>
<line> *od* ser considera*a um dos </line>
</par>
<par>
<line> problem*s condicionantes de sua exi*tênc** como ciência. </line>
</par>
<par>
<line> A fundamentaçã* d* uma *rea a s*r desenvolvida tem o con*eito como *ator crucial </line>
</par>
<par>
<line> para c**strução de *onhecimento e de teorias, tornando-se *mportante no processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*odução de </line>
<line> conhecimento. * qualidade de uma ciênc*a, a exe*plo da CI, impl*c* n*** </line>
</par>
<par>
<line> ref*rmu*ação de s*us fundamentos e da concepção do que se entende po* in*ormação social </line>
<line> (AQUINO, *00*) e por meio dos conceitos adot**os pode (**)**r*ular u* c*nte*do </line>
<line> tornando-o **ático par* o cresc*mento d* um* área e da socie*ade. </line>
<line> Deve-se levar em cons*deraç*o q*e, ao entrarem na d*scussão *o*re as m*ltiplas áreas </line>
</par>
<par>
<line> d* conhecimento que adentram na CI, essa* disc*plin*s traz*m co*sigo suas te*rias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> me*od*logias desenvolvid*s há algum tempo. Em seu pro*ess* *e formação, a *I po* muit* </line>
</par>
<par>
<line> te*p* s* </line>
<line> uti*i*a das bases te*ricas de disc**linas *omo: ** História, da *atemátic*, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Sociologia, e*c., para t*ntar c*nstruir um "caminho" para seu *e**nvolvime*to cie*tífico q*e </line>
<line> foi *c*ito, no entanto, ainda discuti*o n* **bito da Ciência. A pro*osição desse embate </line>
<line> *e*rico imp*ica na r*flexã* d* *is*ussão so*re a CI e *uestiona ao m*smo t***o seu st*tus de </line>
</par>
<par>
<line> ciência no ca*po empír*co3 </line>
<line> . </line>
</par>
<par>
<line> Ainda volta*a para * o**anização do conh*cimen*o *ensado por Poul *tlet e L* </line>
<line> Fontaine, * CI tem traços de or*anicidade na formação estr*tural dos registros do </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento atravé* </line>
<line> da docu*entaçã*. No d*senvolver de s*a for*a*ão, a CI re*ela-se </line>
</par>
<par>
<line> como produto en*r* divers*s ins*mo* científicos que, *o mesmo tempo em que *e aglo*eram, </line>
</par>
<par>
<line> con*ti*uem o ímpio </line>
<line> caráter de e*pecific*dade *e *lgumas d*s área* do c*nhecimento. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> pont* d* vi*ta Gomes (2*09) li*a a CI à *iblioteconomia e à Docum*nt*ção </line>
<line> A Biblio*e*onom*a desen*ol*eu i*strumentos visand* à organização de d*cumentos </line>
<line> / à inf*rmação, em especi*l, tabelas de cl*s*ificação e tesa*ros, que tive*am s*u </line>
<line> surgimen*o nos **ntros de pesquisa cientí*ica e técni*a, para **rem u*ados por </line>
<line> compu*adores (GOMES, 2*09, p. 62). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> É preciso ressaltar que a n*o delimitação p*ecisa da Ciência da Informação se configura e* *ma m**ca </row>
</column>
</par>
<par>
<line> imanente das ciênci*s p**-mode*nas, o que deve ser concebido como característica e não como um aspect* </line>
<line> ne*a*ivo * que poderia le*a* a crítica* de n*o cientificidade da área (SILVA, FR*IRE, 2012,02). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 2, art.*, p. *3-*5, mar./abr. 20*6 w*w4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. B. F. Silv*, *. M. M. Loure*r*, E. D. Souza </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> *o cam** social a CI tem por ba*e *aradigmática a categori*açã* de Capurro (2003), </line>
<line> que distin*ue em *rês os p*radigm*s da CI: físico, cognitivo e social. De acordo com Capurro </line>
</par>
<par>
<line> (2003) a Ciência </line>
<line> d* Informação </line>
<line> está so* o ponto *e v*sta te*r**o e*tre *rês paradigmas: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> físico, o cogniti*o e o m*todológic*, na q*al * i*portância desse fenômeno ac*rre*a *ma </line>
<line> *ircu**tâ*cia paradigm*tica **ltada p*ra a real*da*e soci*l da sociedade contemp*r**ea. </line>
</par>
<par>
<line> Uma vez que a ci*nci* trata da in*ormação, esta seria sua ba*e d* es*udos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> informação acon*ece nos su*eitos huma*os como um movimento de uma base </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> con*ecime*to </line>
<line> q*e se transmut* *m outro e*tad* ou base de </line>
<line> conh*cimentos (AQUIN*, </line>
</par>
<par>
<line> SANTANA, 2005). </line>
<line> * proces*o de busc* *a informa*ão passa pelas neces*idad*s e*e*ivas * pr*váveis dos </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uos, tor**ndo-s* assim n**essário consid*ra* a su*je*ivid*de n* rec*peração </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmação, ou seja, * sab*r consciente d* co*teúdo intelect*al determ*nando uma per*p*ctiva </line>
<line> cogniti*a. </line>
</par>
<par>
<line> Através do </line>
<line> paradi*ma, pod*mos ver outras </line>
<line> v*sões acerca de um det**minado *ampo </line>
</par>
<par>
<line> **entífico q*e seg*e um *lano d* construçã* bas*ado *as ideias daqueles q*e *os a*tec**em, </line>
<line> ti*as *omo *odelo de ba*e pa*a o sur**mento *e novas visõ*s ou no*as in*e**retações. </line>
<line> Thomas ***n (200*), em meados ** século XX, c*loca esse conceito *m evid*nc*a *a busca </line>
<line> *e **plicar as *udanças e*istemológ*cas nas teorias sobre o mundo, *entro *o campo </line>
<line> ci**tífic*. Ma* esse conceito tem s*a pre*ença *arcada na Ant*gu*dade, já que: </line>
<line> "Segund* Platão, as formas o* *déias são paradigm*s, ou seja, *rquét*pos, da rel*ção </line>
</par>
<par>
<line> modelos per*eitos, eternos </line>
<line> i**táveis dos obj*tos e*i**ent*s *o **ndo *atu*** que </line>
</par>
<par>
<line> são cópias de*ses modelos, que de algum **do participam d*les. As noções *e e </line>
<line> paradi*mas e de *articipaçã*, ou seja, da relação entre o *odelo e a cópi*, *evam, no </line>
<line> entanto, a vário* impasses que são discuti*os p** Platão *obretudo no diálogo </line>
<line> *armênides (128-134). A inte*pretação entre * ago*a e o ant*rior gera uma di*c**são </line>
<line> da manei*a mais evidente de se t*atar num determinado assunto, visto pela </line>
<line> divergê*c*a ou concordânc*a das afirmaç**s/*eg*ções **bsequentes. Esse diál*go </line>
</par>
<par>
<line> *ode ser visto de forma cons*ruti*a para a mode*agem de </line>
<line> *m *ovo campo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento. O fi*ós*fo da ciência *ho*a* Kuhn util*za o termo em s** análi** d* </line>
<line> processo de f*rmação e transformação d*s *eor*as cie**íficas da revolução na </line>
</par>
<par>
<line> ciência - *ons*deran*o que *lguns **e*plos que incluem, ao </line>
<line> mesmo tempo, lei, </line>
</par>
<par>
<line> teo*i*, aplicaçã* e inst*u*entação *r*porciona* modelos dos *uais </line>
<line> surg*m às </line>
</par>
<par>
<line> tradi*ões coerentes e espec*fic** ** pesquis* científica (E*tru*ur* </line>
<line> das Revoluções </line>
</par>
<par>
<line> Cient*ficas). </line>
<line> **ses modelos são os paradigma*, p. ex. a astronomia coperni**na, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mec*nica de **l*l*u, a mecânica q*ântica e*c. Assi*, u* pa*a*igma é aq**lo que os </line>
<line> membro* de *ma comun*dade partilham e, inversamen*e, um* comun*d*de *ientífica </line>
</par>
<par>
<line> consi*t* em indivíd*os </line>
<line> que compar**lham um </line>
<line> *aradigm*" (**PIASSU, </line>
</par>
<par>
<line> MARCO*D**, 200*, *. 211). </line>
<line> * conceito de para*ig*a nos faz ter * noção, o fundam*nto necessário para model** a </line>
</par>
<par>
<line> const*u*ão d* um *ampo de conhecimento cientí*ico, visualizar </line>
<line> as bases nas quai* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 2, *rt. 4, p. 73-85, mar./a*r. 2016 </line>
<line> www4.f**net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A CIÊNCIA DA INF*RM*ÇÃO E *EUS DISCURSOS </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> conheciment* é *onstruído, e os antecedentes que indic*m uma d*reção para seg*i* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> formulação d* um* ciênc** q*e está em d*senvolv*mento. </line>
</par>
<par>
<line> A div*rsidad* *as p*e*issas no camp* da C* ab*e caminho para argu**ntarmos sobre </line>
</par>
<par>
<line> a im*ortância </line>
<line> da </line>
<line> ampl*tude conceit*al para * en*endimento d*s lin*as identitárias </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> *articularizam a sua formali*ação ac*dêmico-disciplinar (RABELLO, 2008, p.18). Este </line>
</par>
<par>
<line> deb*te * um </line>
<line> *iscurso antigo da CI e há muito tempo busca-s* introduzi* aspect** </line>
</par>
<par>
<line> epistemológicos e da sua f*rm*ção como campo *i*cipl*na*. </line>
<line> No campo d* Ciênci*, de acordo com *u*n (2007), dev*-*e con*iderar par* efeitos da </line>
<line> *o*stant* evo*ução do paradigm* de um conhe*imento, os co*sta*tes estágios de sua </line>
<line> evolução ao serem dif*ndi*os e, ao mesmo tempo, dando espaço para a formaç*o de uma </line>
<line> no*a *eoria, na *u*l um novo *aradigma vem *urgindo pa** elucida* o *ue o a*tor chama de </line>
<line> "R*volução Cien*ífica". </line>
<line> A c*nstrução da discussão dent*o desse espaço det*m al*um*s abordagens que ele*am </line>
</par>
<par>
<line> o con*ec*me*to * que são carregadas de concei*o* e t*orias qu* analisam a capacidade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> or*ani*a*ão destes par* co*struir u* caminh* *ara o des*n*olvimento d* ciência. Na </line>
<line> tentativa ** elucidar es*as caracterís*icas e *e ed*ficação dos discursos emp*e*ndido* na C*, </line>
</par>
<par>
<line> torna-se neces*ári* o aprofundam*nto da **ord*g** *obre * for*a*ão de*ses discursos </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *erão a*alisados posteriormente. </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Autoria: alguma* abor*ag*ns a partir da or*em do di*curso d* Fou*au*t </line>
</par>
<par>
<line> A prática científi*a cons*dera adotar um discurso que apresenta </line>
<line> u*a frequência </line>
</par>
<par>
<line> epistêmica no </line>
<line> des*nvol**mento de uma prática social par* </line>
<line> constituir uma consolidação do </line>
</par>
<par>
<line> campo científico. O *rocesso de con*truçã* do d*scur** es*á ce**rado no c*ráter fil*sófico da </line>
</par>
<par>
<line> reunião de elementos capaz de articular o que pe*samos (ou dize**s) atr*vés </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> caracte*ísticas </line>
<line> de acordo com o tempo dent*o do pr**esso histó*ico n* const**ção d* um </line>
</par>
<par>
<line> discurso (FOUCAU*T, 1996). </line>
<line> Segund* Azevedo </line>
</par>
<par>
<line> O filósofo usa sabere* ** sentido de p**sibilidade de conhecimen*o, *nstru*ento de </line>
<line> a*ál*se dos discursos, não se t*atando apenas do conhecimento ci*ntífico, m*s a </line>
<line> vi**ude o saber prát*co. Foucault nos oferece um saber *omo constr*ção histórica, e </line>
<line> com* tal, produz verd*de* *ue se instalam * se revelam nas prátic*s disc*rsiv*s. E é </line>
<line> ne*se sentido que para o fil*s*fo o conhecimento e a v*rdade são questões </line>
</par>
<par>
<line> histórica*, sã* </line>
<line> produções s*stemát*cas que manifestam t*mb** por meio d* </line>
</par>
<par>
<line> di*cursos cie*tífic*s tidos por verdadeiros, po*i*iv*s e, por *ss*, aceitos e to*ados </line>
<line> em toda sua po**tiv*d*de (AZEVEDO, *013, *. 149). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 13, n. 2, art.4, p. 73-*5, ma*./abr. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. B. F. Silva, J. *. M. Lo*reiro, E. D. Souza </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> Dentro desse *roce*so *e constr*ção do discu*so, torna-se nec*ss*rio *valiar alg*ma* </line>
<line> p*rspe*tivas do autor como produtor *e u*a "ve*dade". *s*a "memor*zação" está i*terligad* </line>
</par>
<par>
<line> por aspe*t*s históric** e desenvolvid* </line>
<line> na experiência ao l*ngo do esta*ele**mento dessa </line>
</par>
<par>
<line> verdade como *lemento ** ligação n* p*of*ndidad* d* obj*tos da sua forma*ão. </line>
<line> Os elementos que se seguem para tal f*rma*ão, no entanto são carac***íst*cas </line>
<line> m*ldadas nos disc*r*os * evidenciadas principalmente na produção ci*n*ífica. Mesmo que ao </line>
<line> ponto da d*monstração *a arq*eol*gia na qual o discurso é fo*mado, s*us tr*ços pare*em ser </line>
</par>
<par>
<line> "*nconscien*es" e **o con*tituíd*s *e f*r*a arbi*rári* e que *ré-estabelecida por va**áveis * </line>
<line> d* conheciment* adquiri*as ao longo d* tempo, onde * partir da evocação dessas *errame*tas </line>
<line> *m discur*o é con*tr*ído, levan*o-se em consider*ção que este tenta: </line>
<line> Exp*icit*r um dis*urso, uma prátic* discursiva, consistirá e* interp**tar o *ue a* </line>
</par>
<par>
<line> pessoas faziam </line>
<line> o* </line>
<line> *iziam, em compreender aquilo qu* supõe* o* seus gestos, </line>
</par>
<par>
<line> palavras, in**ituições, coi*as que fazemos a cada minuto que passa: Compr*endemo- </line>
<line> nos **tre nós (VEYNE, 2*09, *. *9). </line>
<line> Através da inte*pretação dess*s *at*s, l**an*o-se e* con*ide*ação os *spec**s do </line>
</par>
<par>
<line> conhe*i*en*o adquirido </line>
<line> ao *on*o do *empo são ferr*mentas que edificam a for*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inter*retaç*o do discurs*. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse con*exto, a formação </line>
<line> di*c*rsiva de Foucault é i*t*rpreta*a como um </line>
</par>
<par>
<line> "e*tendimen*o das **eia* e d* pen*a**nto, busca sobrema*eira os discursos *ue tornam est*s </line>
<line> mesma* ideias e pe**amento possíveis" (GIACOON*, VARG*S, 201*, p. 123), n*o rel*tivas </line>
<line> a identifica* i*regularidad**, mas, de acor*o c*m a "arqueolog*a" id*n*ifi**da no c*ntexto dos </line>
</par>
<par>
<line> discursos, para eluci*ar suas propo*tas e e*c*m*nhamento dentr* do </line>
<line> p**ce*so de construção </line>
</par>
<par>
<line> da ciência. </line>
</par>
<par>
<line> No ca*po da CI a relação *isciplinar que **amita *m discussão * cl*ssificada com* </line>
<line> três *randes "*amos" do saber de a*or*o com Pombo (200*), resp**tiv*mente: </line>
<line> Di*ciplina c*mo ra** do s*ber: a Matemátic*, a Física, a Biol**ia, a Sociol*gia ou </line>
</par>
<par>
<line> a Psicologia são discip*inas, r*mo* do sa*er ou, melho*, </line>
<line> alg*ns desses gr*ndes </line>
</par>
<par>
<line> ramos. D*pois, temos as sub-d*sciplin*s e ass*m s**essivamente. Dis*ip**na co*o </line>
<line> componente c**ricular: Hist*ria, Ciências da Natur*za, Cri*talogra*ia, Química </line>
<line> I*orgânica, *tc. Claro q*e, em grande m*dida, *ui*as da* discip*ina* *urr*c*la*es se </line>
<line> reco*tam *obre as cient*ficas, acompanham a sua emergência, o seu </line>
<line> d*senv*lvimento, embora, como sabemos, *emp** *om desfasame*tos temporais e </line>
</par>
<par>
<line> inexoráveis efeitos de </line>
<line> desvio. Finalmente, d*sciplina co*o con*unto *e *or*as ou </line>
</par>
<par>
<line> leis que r*gulam </line>
<line> uma d*termi**da act*vidad* ou o c*mportamento de um </line>
</par>
<par>
<line> determi*ado g*upo: a dis**plina militar, a disci*lina *utomobilí*ti*a ou a disciplina </line>
<line> esco*ar, etc. (POMBO, 2*03, p. *4 gri*o do autor). </line>
</par>
<par>
<line> A CI entã* e*tá rodeada de conceit*s, teo*ias e método* </line>
<line> de áreas dive**as, </line>
</par>
<par>
<line> caracterizando assim u** rel*ção discip*ina*, que é con*truída de d*scursos que bu*c*m uma </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 13, n. *, art. *, p. 7*-8*, ma*./abr. 2016 ww*4.fsanet.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A C*ÊN*I* DA INFORMAÇÃO E SEUS DISCURSOS </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> rel*çã* *imu*t*nea de processam*nto dentr* do camp* da CI como composto de resolução de </line>
<line> seus prob*emas informaciona*s oriundos de seus *iscursos. </line>
<line> A *b*rda*e* de Foucault obj**iva *nc*ntr*r "as regulari*ade* que exi**em por t**s *a </line>
<line> dispersão de elementos (dispersão com um sentido ta**ém de difer*nça), r*gulari*ades estas </line>
<line> que *ão result*do *e um **ocesso d* formaçã* *iscursiva" (GIACOMONI, VARGAS, *010, </line>
<line> p. 124). O process* de construção dessa* var*á*eis inte*fere dentro do processo de con**r*ção </line>
</par>
<par>
<line> da *I e es** diretame*te li*ado ao processo ** </line>
<line> *or*ação </line>
<line> do* </line>
<line> di*curso* presentes nes*a </line>
</par>
<par>
<line> ciê**ia, colab*rando de forma *ign**ica*i*ame*te no seu desenvolvimento. </line>
<line> 3 FORMA*ÃO D*SC*RS*VA DA CI: **s**t*cionalização e d*scursos discipl*n***s </line>
<line> *o *eu dese*volvim*nto do ponto de vist* institucion*l, S*uza (2012) trata como um </line>
</par>
<par>
<line> marco teór*co-metodológico ent*e </line>
<line> as práticas </line>
<line> da *i*li*teconomia e d* Documentação, </line>
</par>
<par>
<line> ass*mindo </line>
<line> a disc*ssão d*ssas </line>
<line> área* *o conheciment* c*mo ra*zes *a organiza**o *a </line>
</par>
<par>
<line> informaçã* científic*, pol*t*ca * social, al** de por v*zes econ*mi*as. </line>
<line> Silva e Fre*re (2012) r*ssa*tam *s proble*as informacionais que ro*eiam os </line>
</par>
<par>
<line> par*metros </line>
<line> da C I </line>
<line> c*mo </line>
<line> *ma "pers*ectiva de sati*fazer *reas d* co*he*iment* científ**o, </line>
</par>
<par>
<line> profis*ionais das m*is diversas áreas </line>
<line> (de nív*l s*perior o* não), in*ivídu*s e i*stituiçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> so*iais, polít*cas, *conô*i*as, c*l**ra*s e ed*c**iva* diversas" (**LV*, FREIRE, 2012, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> 03). </line>
</par>
<par>
<line> Essa* e *utras ve**entes *oram c**struindo pontes par* sua formaç*o e trazend* </line>
<line> paralelamente *o di**urso interdisciplinar aspectos da *ua **nstrução e cons*lidaç*o no Bras*l </line>
<line> como Ciênc*a. Souza (2012) menciona a pa**i*ipação do *BBD (Institut* Brasileiro de </line>
</par>
<par>
<line> *iblio*economia e Document*ção), </line>
<line> o pr*c*sso </line>
<line> *e edificação, seja </line>
<line> de teo*ias </line>
<line> * apoi* </line>
</par>
<par>
<line> institu*iona*, ou </line>
<line> d* impl*ntação de Progra*as de Pós-Gradu*ção, a*s poucos </line>
<line> vem s* </line>
</par>
<par>
<line> r*lac*onando ao sis*em* </line>
<line> político-econô*ico es**t** </line>
<line> para se vincular ao* </line>
<line> programas </line>
</par>
<par>
<line> govern*ment*is em *sferas públicas e se ap*oxim*r </line>
<line> de um regime de produç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conheciment* (S*UZA, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> A d*mon*traçã* a pa*tir dess*s premiss*s do processo de in*titucionalização traz *m </line>
</par>
<par>
<line> seu *iscurso </line>
<line> as evidê*cias de </line>
<line> que CI tem de f*to enlaces c*m * Biblio*econ*mia e a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> D*cumen*ação, visto qu* </line>
<line> haja im*ortante *articipação </line>
<line> dess*s áre*s do co*hecimento como </line>
</par>
<par>
<line> p*rtes integran**s do seu processo d* consolidação. </line>
</par>
<par>
<line> O discur*o das *den*idades </line>
<line> históricas entre </line>
<line> a CI e a Biblioteconomia e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Documentação *stá, </line>
<line> de a*ordo com *i*va e Freire (2012), arraiga*o n* proces*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*s*na, v. 13, n. *, *rt.4, p. 73-85, mar./*br. 2016 </line>
<line> ww*4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. B. F. *ilva, J. M. M. Loureiro, E. D. So**a </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> or*anização, difu**o e acesso à inf*rmação, *bje*ivando * posteriori a possibilid*de d* aces*o </line>
<line> * info*m*çã* e, consequentem*nte, a possibilidade de co**tr*ção do con*ecime*to. </line>
<line> J*nuário (2010) tr*z uma v*são clá*sic* da in*ormação atr*vé* de sua </line>
</par>
<par>
<line> cap*ci*ade de ex*ernar um *onhec*men*o buscando </line>
<line> a *nte*ação *o*ial e </line>
<line> o acesso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> informação, cons*derando que "o estudo d* inf*rmação (e da sua *omunicação) com objetivo </line>
<line> d* ge*ar conhecimento - ou nã* -, é a matéria prima es*encial de duas ciê*c*as em especia*, a </line>
<line> C*ência da Info*ma*ão e a Ciência *a *om*nic*ç**" (JA*UÁRIO, 2*10, p. 1*5). </line>
<line> Apontando a visão de Saracev*c (1*96) sobre o* pr*blemas informacio***s </line>
<line> **m ênf*s* na comu*ic*ção, Ja*uári* (2010) relacio** a C* co* * Co*unicação por *elas </line>
<line> *om* objet* inerente à "informaç*o" sob dist*ntas caracter*sticas, mas aponta*do que am*as </line>
<line> t*m ao *esmo tempo o comum objeto: a informação. </line>
<line> *s relações entre a CI e a comunica*ão es*ã* pautadas pe*o discu*so da t*oria </line>
<line> *atemática ** Shannon (1948), que retr*ta o processo d* comunic*ção como uma "linha r*ta </line>
</par>
<par>
<line> entre um ponto de partida e *m </line>
<line> de cheg*d*" (M*TTELART, MA*TEL*RT, 20*2, p. 60) </line>
</par>
<par>
<line> atravé* da sua pos*i*ilidade de quanti*icar os aspec*os da m*nsagem de um pro*esso </line>
<line> c*mu*i*at*vo e ** r**resentação des*e modelo atravé* do obje*o (inform*ç**) relativo à CI. </line>
<line> É fato de que *ambém existem relações *ntrín*ec*s entre a CI e a comunicação e esse </line>
<line> discurso constata-se pre*e*te em dive*sas *ubl*caçõe*, c*ra*teriza*do-se como aceito a parti* </line>
<line> do d*scur** das relaçõ*s. </line>
<line> 4 CO*SID*RAÇ*ES FINAIS </line>
<line> A CI e*tá repleta de disci*l*nas do campo científico, o qu* pode caract*rizá-la c*m* </line>
</par>
<par>
<line> *ultid*scip*inar, </line>
<line> conforme </line>
<line> vi s t * </line>
<line> ante**ormente, </line>
<line> * </line>
<line> **se </line>
<line> quadro </line>
<line> te*de </line>
<line> a </line>
<line> *rescer </line>
</par>
<par>
<line> cons*deravelmente. Ness* perspectiva, percebemos *lhares distintos s*b*e seu </line>
<line> campo de </line>
</par>
<par>
<line> atuação e, pr*ncipalmente, so*re se* </line>
<line> obj*to de es*udo. Essa discus*ão não cabe aqui, no </line>
</par>
<par>
<line> entanto, ** d*s*u*sos present*s bus*** semp*e cada ve* mais es*aço e f*zem c*m que *e*s </line>
</par>
<par>
<line> as*ect*s e variadas disciplinas evidenci** sua </line>
<line> principal </line>
<line> caracterí**ica: a </line>
<line> presença </line>
<line> de várias </line>
</par>
<par>
<line> áreas do conhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> A prática di*c*rsi*a das teorias que arrolam a CI t*m amplitude * é fun*ament*da **r </line>
<line> diver*as teori*s co*pos*as por vert*nt*s que englobam **eas que têm como *bjetivo uma </line>
</par>
<par>
<line> característica em c*mum com a C*, </line>
<line> conforme observamos, s*ja at*a*** de especificidade*, </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. *3, n. 2, art. 4, p. *3-8*, mar./abr. 2*16 </line>
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<line> A CIÊNCIA DA INFOR*AÇÃO E *EUS DIS*UR*OS </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> aces*o e us* da inf*rmação ou, como no *aso </line>
<line> da comu*i*ação, um "objeto" de es**do (a </line>
</par>
<par>
<line> informação4). </line>
</par>
<par>
<line> Percebe-se que CI tem **as d* conexão co* di**rsas discipl*nas, no e**anto, é </line>
</par>
<par>
<line> inegável que a Bibli*t**onomia e D*cumentaç*o têm um for*e (*e não em maior grau) a </line>
<line> discurso sobre sua *articipação na construç*o do s*u proces** *e for*ação, que ainda </line>
<line> continua em an*ament*. </line>
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<line> Mesmo que n* *iênci* da Informa*ão ainda *aj* *ma disc*ssão a ce*ca da temá*ica da informaç** como objeto </line>
<line> de estud*. </line>
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<line> 2) análise e in*erpretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> 3) elaboraç*o do ras*unho ou na revisão crítica *o *o*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 4) partic*pação na aprovação ** ve*são fi*al *o *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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