De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network

Victor Hugo Nedel Oliveira, Nestor André Kaercher

Resumen


O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos levantar referencial teórico para colocar em diálogo as duas grandes linhas de investigação da pesquisa: as culturas juvenis e o ensino de Geografia. Para atingir o principal objetivo proposto, foi realizada ampla pesquisa teórica sobre os dois temas da investigação e, ao final, relacionados os mesmos. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. Mesmo tratando-se de uma realidade específica que foi analisada, entendemos que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. No tocante à Geografia escolar, ficou bem claro que o jovem-aluno vincula-se muito fortemente aos temas físicos da ciência, como localização geográfica e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, no ensino básico, a saber, se elas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, de nossa prática docente.

 

Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Geografia.

 

ABSTRACT

 

The younger contemporary society has been surprising in many different sectors. This same young man is in our school benches and sometimes we do not give due attention to their individualities, communities and expressions. This research deals with the youth cultures in the school environment and their relationship to the teaching of geography. We aim to raise theoretical framework to put in dialogue the two main lines of research inquiry: youth cultures and teaching of Geography. To achieve the main objective proposed, extensive theoretical research on the two subjects of the investigation was carried out and in the end, related the same. The survey results indicate that the contemporary young student is composed of multiple and transient identities and thereby is adapted to multiple affiliations. Even in the case of a specific reality that was analyzed, we understand that the young profile part listed by the survey can be well understood in other areas, insofar as these will be shaping the identity configurations. With regard to school Geography, in became clear that the young student linked very strongly to physical science topics, as examples such as geographic location and time zones. There is the question, then, on the conduct of Geography lessons in primary education, namely, whether they realize the full concept of geographical space in order to work the physical issues but also human science. We realize that there is direct relationship between youth practices and possible topics to be worked in geography class. There is much to advance this type of research, since treat, besides the objects already provided in our teaching practice.
Keywords: Youth . Youth. Education. Geography.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.2.9

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