<document>
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<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 9, *. 176-194, mar./abr. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.2.9
</line>
</par><par>
<line>
De Jovens Contemporâneos À G*ografi* Escolar: Tecendo Uma Rede De Conc*i*os
</line>
<line>
Young C*nt*mpora** Geography To S**ool: Weaving * Concepts Ne*work
</line>
</par><par>
<line>
*i*tor Hugo N*del Oliveira
</line>
<line>
**stre *m Ensino d* Geo*rafia *e*a Unive*sidade Federal do Ri* Gr*nde do Sul
</line>
<line>
Profe***r das rede* Pública e Priva*a de Porto *legre
</line>
<line>
E-mail: *ictornedel@hotm*il.*om
</line>
<line>
Nestor André *aercher
</line>
<line>
D*ut*r em Geog**fia Hum*na *ela Univers*d**e de São P*ulo
</line>
<line>
Professor do *r*grama de P*s-Graduação *m Geografia da Uni*ers*dade Federal *o Ri* Gr*nde d* Sul
</line>
<line>
E-mail: *es*o*andrek@gm*il.c*m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
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<par>
<line>
De *ovens Cont*mp**âneos À *eogra*ia Esc*l*r: Tec*ndo Uma Rede De Con*eit*
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O jov*m contemporâneo *e* *ur*reendend* a sociedade *os m*is diferent*s
</line>
<line>
setores. E*te
</line>
</par><par>
<line>
mesmo jovem encontra-se
</line>
<line>
em *os*os *ancos escolares e, por vezes, n*o damo* a de*ida
</line>
</par><par>
<line>
atenção às suas indivi*ualidades, *ole*ividades * expressões. Esta pesquisa tra*a das cult**as
</line>
</par><par>
<line>
juvenis no âmbito escolar e *u** re*ações co* *nsi*o d* G**grafia. Ob*etiva*os levan*ar o
</line>
</par><par>
<line>
referen*i*l teóri*o para colocar
</line>
<line>
em diálogo *s *u*s
</line>
<line>
grandes li*has de
</line>
<line>
investig*ç** d*
</line>
</par><par>
<line>
p**quisa: as cult*ras
</line>
<line>
juvenis e o ens*no *e Geo*rafia. Pa*a atingir * princi*al
</line>
<line>
objetivo
</line>
</par><par>
<line>
proposto, foi realizada am**a pesquisa teór*ca sobre os dois temas da i*v*stigaçã* e, ao final,
</line>
<line>
*e*a*ionados os mesmos. Os resultad*s da pesq*i*a indicam que o jovem-*luno
</line>
<line>
co*t*mporâneo é composto de mú*tip*as e transi*ór*as identid*des e, com is*o, está a*a*ta** a
</line>
</par><par>
<line>
mú*t*p**s perte*cim*n**s. Me*mo t*a*ando-*e de u*a realidad* e**ecífic* que fo*
</line>
<line>
analis**a,
</line>
</par><par>
<line>
*ntendemos *ue o perfil de jovem elenc*do pela pesquisa pode ser assim ent*ndido em outros
</line>
<line>
espaços, na m*dida em que vai se moldando a estas *onfig*rações identitárias. *o tocante *
</line>
<line>
Geo*rafia *s*olar, *icou bem claro que o jov**-alu*o vincula-s* muito fortem*nte aos temas
</line>
<line>
físicos da ciência, como l**alização geográf*ca e fusos horários. H* o ques*ionamento, então,
</line>
</par><par>
<line>
s*bre condução das aulas de Geog*afia, no *nsi*o básico, a saber, se elas *ão cont* a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
concei*o pleno do e*paço *eogr*fico, n* sentido de trabalhar a* temáticas físicas, *as *ambém
</line>
<line>
as huma*as da ciência. Perceb*mos que há re*ação direta en*re as práticas *uvenis e possíveis
</line>
</par><par>
<line>
**mas a serem tr*balhados na a*la de Geografia. Há mui*o *ue
</line>
<line>
se a*a*çar neste tipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isa, uma ve* que tratamos, além *os o*j**os já previstos, *e noss* prática d*cente.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Jovens. Ju*en*u*e. En*ino. Geogr*fia.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The
</line>
<line>
*ou*ger c*ntemporary *oc*ety h*s been su*pr*sing in many dif**rent sec**rs. This same
</line>
</par><par>
<line>
yo*n* man is in ou* sch*ol
</line>
<line>
**nches and someti*e* we do not give due attenti*n
</line>
<line>
to their
</line>
</par><par>
<line>
in*ividualitie*,
</line>
<line>
communi*ies and
</line>
<line>
exp*es*ion*. This r*search deals *ith th*
</line>
<line>
youth cultures
</line>
<line>
in
</line>
</par><par>
<line>
t*e sch*ol *nvi*onment and t*eir rel*tion*h*p to the teac*i*g o* g*ogra*hy. We aim t* raise
</line>
<line>
the*retica* framewor* to put in dialogue the t*o main line* of resea*ch inquiry: youth cultu**s
</line>
</par><par>
<line>
and teachi*g of Geog*aphy. To
</line>
<line>
achieve the main objective
</line>
<line>
p*oposed, ext*nsive **eo*etical
</line>
</par><par>
<line>
resear*h on the *** subje*ts of
</line>
<line>
the *nvestigation was *arri*d *ut and i*
</line>
<line>
t*e e*d, re*ated *h*
</line>
</par><par>
<line>
same. The survey results indicat* that the conte**orary young stud*nt is compos*d of
</line>
<line>
*ultip** a*d transien* identiti*s and thereby is *da*ted to multiple affiliati*ns. E*en in th*
</line>
<line>
case of a spe*ific reali** that wa* analyze*, we und*rstand that the young profile p*rt lis**d by
</line>
<line>
the surv*y can b* w*** u*d*rsto*d *n othe* areas, insof*r as *he** will be sha*ing the identity
</line>
</par><par>
<line>
configuratio*s. W*th *egard to
</line>
<line>
school Geography, in *ecame clear
</line>
<line>
*hat the young student
</line>
</par><par>
<line>
*i*ke* ver* strongly t* ph*sic*l **ience topics, a* e*amples such as geogr*phic location and
</line>
</par><par>
<line>
ti*e z*n*s. There
</line>
<line>
*s th* question, **en,
</line>
<line>
*n *he conduct *f *eography lessons *n
</line>
<line>
pr*****
</line>
</par><par>
<line>
educat*on, namely, whether they *ealize the full concept of geographic** space
</line>
<line>
in or**r *o
</line>
</par><par>
<line>
work t*e physic*l i*sue* b** also h*m*n scien**. We
</line>
<line>
realize *hat there is
</line>
<line>
direct re*ationship
</line>
</par><par>
<line>
**tw*e* you*h practices and po*sible top*cs to *e worked in g**graphy clas*. There is muc*
</line>
</par><par>
<line>
to advance *his *yp* o* re*earch,
</line>
<line>
since tre**, b*sides the obje*t* *lready
</line>
<line>
*rovi*ed
</line>
<line>
i * ou r
</line>
</par><par>
<line>
tea*hing **a*tice.
</line>
</par><par>
<line>
Keywo**s: Yout* . *outh. Education. Geog*aphy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, *. 13, n. 2, art. 9, p. 176-1*4, mar./abr. 20*6
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. O*ivei*a, N. A. Kaercher
</line>
<line>
**8
</line>
</par><par>
<line>
* *NTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
PARA INÍCIO DE C*NVERS*
</line>
</par><par>
<line>
Som*s tão joven*? Ainda *e*si**e, em n*ssa sociedade, a busca *ela
</line>
<line>
*terna beleza,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*t*rna *uven**de? E sonho d* beber * *lixi* *ágico da *u*en*u*e não envelhecer mai*?
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Por longos ano* * j*vent*de *oi t*ma *e debate dos *re*os * seus s*ces***es. Atual*ente,
</line>
<line>
vemos *s av*nços das áreas médicas em postergar a velhice. A* capa* de revista,
</line>
<line>
apresentando for*as jovens e escultura*s, formando um ideal de *eleza qu*se utópico. Mas
</line>
<line>
não * so**e esta j*v*ntude *ue este *rabalho *e d*s*õ* a tra*ar. Aqui, q*ere*o* disc*tir sobre
</line>
</par><par>
<line>
essa fa*e por que
</line>
<line>
todos *assa**s: a ju**n*ude - **e, por ve*e* se
</line>
<line>
este*de muito além do
</line>
</par><par>
<line>
d*li*ita*o p*la id*de - *uas relações com a Geografia, com* dis**p*ina escolar e, po* e
</line>
<line>
*onsequên**a, formadora de ci*adãos prese*tes e atuantes n* *undo. Qu*re*o* ver m*is de
</line>
<line>
pe*to *s *iferen*es culturas juven*s e como **dem nos **udar * docenciar *m *eografi*.
</line>
<line>
Esta pesqu*sa tratou-*e d* revisão b*bliográ*ica s*b*e *s dois te*as centrai* a que *e
</line>
<line>
mesma propõe-se a discutir: o c*nceito de ju*en*ude *ont*mporânea/*ultur*s juv*nis e suas
</line>
<line>
relações com o ensino de G*o*rafia. Neste s*ntido, para justi*icar a **cess*dade de elabora*ão
</line>
<line>
d* pesqu**a teórico-bibliog*áfi*a, elenc**-se, na litera*ura existe*te, textos que t*a*alhassem
</line>
<line>
os *ois *e**s ao mesm* tempo.
</line>
<line>
A pesquisa-i*ventário s*bre t*xt*s de *esquisas (art*gos, **sse*tações e teses) q*e
</line>
</par><par>
<line>
possi*elme*te env*l**m
</line>
<line>
as duas
</line>
<line>
áreas da presente pesquisas se
</line>
<line>
deu *través de *epositó*ios
</line>
</par><par>
<line>
d*gitais
</line>
<line>
na*i*nal*ente conh*cidos, c*mo * Sist**a de *ibliotecas *a UFR*S1, * *istem* d*
</line>
</par><par>
<line>
Bibliote*as *a USP2 e o Sistema de Bibliotecas da UFG3. A esco**a *or essas t*ê* univ*rsidades,
</line>
</par><par>
<line>
para pesq*isar especif*came*t* sob** o *ema, se dá pela co**ol*dação de l**h*s d* p*squisa
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
áre* d* ens*no de *eografi* há mai* tempo no país. Em relaç*o aos artigos a*adêmico* acerca do
</line>
</par><par>
<line>
ass*nto, foram *esquisa*os no ba**o de dados da CAP*S4, n* repositór*o Scielo5
</line>
<line>
e no Goo*le
</line>
</par><par>
<line>
acadêmic*6. Para **e houvesse uma padronização nas pesquisas, foram coloc**as qu*tro
</line>
<line>
*ala*ras-chave em todos os sistema*, a sabe*:
</line>
<line>
a) juventude;
</line>
<line>
b) culturas juvenis;
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 13, n. 2, art. 9, *. 176-194, ma*./abr. *016
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De Jovens C*ntempor*neo* À Geografia Escolar: *ecendo *ma **de *e Conce*to
</line>
<line>
*79
</line>
</par><par>
<line>
c) Geografi*; e
</line>
</par><par>
<line>
d) e*sino.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, ao **ngo da pesquisa - e pes*ui*ar é, efetivamente, um tra*alho á*duo -
</line>
<line>
enco*tr*ram-se alguns t*xt*s que, de maneira um pouco tímida, o* por ve*es t*n*enci**a,
</line>
<line>
toca* n*s r*lações dess** referenciais: jovens * en*ino de Geografia.
</line>
<line>
Ao fi*a* da escrita do present* *e*t*, deparamo-**s com a *issertação de *es*rado de
</line>
<line>
F*rreira (201*), inti*ulada "Canoas como lugar: o mundo dos jovens contemporân*os * part*r
</line>
<line>
de su*s *epresen*aç*es sociais". Ferrei*a (2014) a**esenta as relaçõ*s *e jove*s concluinte* do
</line>
</par><par>
<line>
ensino f*ndame*tal, de du*s escolas municip*is d* c*da*e de Canoas (R*), c*m o
</line>
<line>
conce*to
</line>
</par><par>
<line>
geográfico do luga*, através da construção d* fa*zin*s e* sala de
</line>
<line>
aul*. A autora a*rese*ta
</line>
</par><par>
<line>
referencial teóri*o
</line>
<line>
de*so, no
</line>
<line>
que diz respei*o a* ensino de *eo*rafia. Por outro
</line>
<line>
lado, não
</line>
</par><par>
<line>
ut * l i z a
</line>
<line>
o* mesmos referenciais teóricos do p*esente
</line>
<line>
trabal*o, *o t*atar da categori*
</line>
<line>
"jo*em"
</line>
</par><par>
<line>
com mai*r i*tensidade do q*e tra**m** aqui, enquanto "cultura
</line>
<line>
juve*il", uma vez que sã*
</line>
</par><par>
<line>
conceitos distintos.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFEREN*IA* TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
*m texto importante, como; também e*contra*o du*ante as **squ*sas com o *n*uito de
</line>
</par><par>
<line>
*on*ar u* breve esta*o da art* d* te*a aq*i desenvolvido, f*i artigo de Pire*, Simão o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pozzer
</line>
<line>
(2013),
</line>
<line>
intit*l*do:
</line>
<line>
"R*presen*açõ*s
</line>
<line>
Esp*ciais,
</line>
<line>
Ju*entude
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*e*iferia:
</line>
</par><par>
<line>
Guajuviras/Canoas/RS e se*s d*s*fio* urbanos". Coinci*ências à
</line>
<line>
part*, o
</line>
<line>
a*t*go *ubl*cad*
</line>
</par><par>
<line>
*am*ém se refe*e ao* jovens do municípi* de Canoas (RS), relacionan**, aqui, com o*
</line>
<line>
conceitos de L*gar * **rritóri*, e, a *artir dessas análi*es, cita *s tramas de *ela*ões *as
</line>
</par><par>
<line>
*eprese*taçõ*s sociais que esse* jovens (de 15 a
</line>
<line>
25 anos, *lunos d*
</line>
<line>
u ma
</line>
<line>
es*ola
</line>
<line>
pública
</line>
</par><par>
<line>
estadual) *ealizam em torno de seus espa*os.
</line>
</par><par>
<line>
O terce*ro texto
</line>
<line>
encontra*o é o
</line>
<line>
artigo de *ava*can*i (20*1), denomina** "Aprender
</line>
</par><par>
<line>
sobr* a cidade: a geografia urb*na brasile**a e a *ormação *os jovens e*co*ares", qu* trata d*
</line>
</par><par>
<line>
uma pesquisa que inv*stiga a
</line>
<line>
contrib*ição d* G**gr*fia *rban* *a formação dos jo*ens
</line>
</par><par>
<line>
**colares. O
</line>
<line>
texto afirma que a juventud* é uma categoria soc*al e avalia a* potencial*dades
</line>
</par><par>
<line>
do ensi*o *a Geograf*a urb**a na fo*m*ção ci*adã dos jovens alunos.
</line>
<line>
Po* f*m, * ***rto t*xto encontrado, den*ro dos m*ld*s de pesquisa elenc*dos
</line>
<line>
a*t*riormente, traz uma relaç*o n*m tímida, *em **nge*cial ao tema proposto pa*a a pr*s*nte
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, visto qu* foi el*bora*o por
</line>
<line>
duas au*o*as **s dua*
</line>
<line>
áre*s propostas nesta
</line>
</par><par>
</page><line>
investigação: ensin* de Ge*grafia e cult*ras ju*enis. O texto in**tu*ado "Geografan*o práticas
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. 2, art. 9, p. 176-1*4, mar./**r. 2016 www4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. *livei*a, N. A. Kaercher
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
juveni* que (de)mar*am a metrópole: uma q**stão
</line>
<line>
de cur*ículo escolar?", de autoria
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Garbin e T*nini (2012), traz à tona a ques*ão dos pertencimentos i*entitários dos sujeit*s
</line>
</par><par>
<line>
jove*s ao (de)marcar*m * m***ópo*e, at*avés de p*chações ou grafites. O texto
</line>
<line>
traz
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
discussão o ref*re*cial teórico adotado p*la *esquisa: as culturas juvenis, * * relaci*** *o* a
</line>
</par><par>
<line>
temá*i*a
</line>
<line>
ur*ana. É notória * *resença d*sses el*mentos *rb*nos em nossas c*nas cotidianas
</line>
</par><par>
<line>
na cidad*, como g*af*tes e pichações, e* sua gran*e *aiori* produzidos por *ovens que, por
</line>
<line>
sua vez, estão em nossos b*ncos *scol*res. Se *s me*mos percebe*, ou não, a r*la*ão dessas
</line>
</par><par>
<line>
atitudes c*m os
</line>
<line>
conceitos
</line>
<line>
geográfic*s
</line>
<line>
de **gar e territ*rio, *or ex*mp*o, * o *ue
</line>
</par><par>
<line>
p*o*uraremos inv*stigar ao lon** do tex*o. Af**mam Garbin e *onini (201*, p. 16) que
</line>
<line>
[...] é precis* que sai*amos q*e os processos cotidianos d* f**gmentaçã* somad*s
</line>
<line>
ao pode* da cu*t*ra da massa, inscrita em códig*s e ***ilos, gestos e perfor*ances,
</line>
<line>
têm nas cenas j*v*nis um te*reno pr*prio p*r* * fo*mação de *dentid*des.
</line>
<line>
Portanto, *esse ***endime*to, há que se mantere* sempre p*esentes as impo*tante*
</line>
</par><par>
<line>
r**ações conceitua*s
</line>
<line>
da Ge*g*afia no âmbito d* sala de *ula. O trab*lho constante com *s
</line>
</par><par>
<line>
conceitos geográficos aq*i cercados, como lugar e terr*tório, estão pre*entes n*s cultu*as j*venis,
</line>
<line>
mesmo po* veze* n*o sendo e*plicitados/correlac*o*ados na* aula* de *eografia.
</line>
<line>
2.1 De jo*ens contemporâneo*
</line>
<line>
Ao ent*ar em uma *al* de aula, é impossível nã* notar a p*esen*a *eles. Est*o à nos*a
</line>
<line>
fr*nte, falam com linguage* p*óp*ia, gestic*lam, u*iliza* vestimenta própria, escu*am *úsica,
</line>
<line>
digit*m *o cel*lar: são *s j*ven* contemporâneos. Me* interesse em ente*dê-los mais e me*hor
</line>
<line>
partiu de ref*exões que inic*e* em meu cotidian* docente, que*tio*ando-me sob*e
</line>
<line>
com**rtamentos juvenis que pe*cebi e perc*bo em m**s alu*os. Durante a et*pa formativa e*
</line>
</par><par>
<line>
aulas no mestrado,
</line>
<line>
cursei a discip*ina
</line>
<line>
"Introdução *os estudos sobre juventudes na
</line>
<line>
perspectiva
</line>
</par><par>
<line>
d** est**os culturais", no Progra*a
</line>
<line>
d* *ós-Gr*duação
</line>
<line>
da Faculdade de
</line>
<line>
Educação da UFRGS.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa disciplina tive a opo*tu*i*ade *e aprofundar e *i*cutir mui*o do *ue vejo em sala de aula e,
</line>
</par><par>
<line>
de certa fo*ma, contribuir
</line>
<line>
na discussão qu* ora é a*r*s*ntada, bem c*mo *a sistematização
</line>
</par><par>
<line>
m*todológica **e, a poste*i*ri, será enc*minh**a no presente. A princ*p*l categoria de análise da
</line>
</par><par>
<line>
*esq*isa é, portanto, a de "Juventu*es". Es*a temát*ca
</line>
<line>
das c*lturas juvenis é amplamente
</line>
</par><par>
<line>
trabalhada por Feixa (1998, p. 32), quando afi*ma que:
</line>
</par><par>
<line>
En un sentido
</line>
<line>
*mplio, l*s c*ltura* j**en*les *e refieren a la manera en que las
</line>
</par><par>
</page><line>
ex*erie*cias socia*es d* lo* j*venes son expresadas colect*vam*n*e m*dian** la
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 13, *. *, art. 9, p. 1*6-194, mar./*br. *016 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*e **vens Contemporâ*eos * Geografia *scolar: Tecendo Uma Rede D* Co*ce*to
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
construcción de *stilos de *ida distin*ivos, localizados fundamental*ente *n
</line>
<line>
el
</line>
</par><par>
<line>
ti*mpo *ibre, o en espa**os inter*tic*ales de la vida *nstitucional.7
</line>
</par><par>
<line>
*bservamos, no* estudo* de Feixa (**98), que as c*lturas juvenis se fo*mam n*
</line>
<line>
co*e*ivid*de. * claro que existem *uitos e**aços *ão form**s de aprendizag*m e *ue o* jo*ens s*
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntr*m em muito* out*os espaços. Alé* de i*vestigar os es*aç*s não
</line>
<line>
formais de
</line>
</par><par>
<line>
*prendiza*em, este estud* p*opõe-se verifi*ar os comportament*s e fal*s dos sujeitos-j*vens-
</line>
<line>
alunos e sua rel**ão com o *nsin* *a Geografi*.
</line>
<line>
Feix* (200*, p. 78) co*plementa s*a de*ini*ão de juventudes com* s*ndo
</line>
<line>
[...] *ma f**e nat*ra* do d*senvolvim*nto *umano **e se en*ontraria em *odas a*
</line>
<line>
soci*d**es e momentos his***icos, *xplicado **la necessi*ade de um período de
</line>
<line>
*repar*çã* e *madure*i**nto entre * dependên*ia infanti* e a plena inserção social.
</line>
<line>
E es*a fase *e entreme** entre * in*ância e a inserção s*cial, *e def*nida em termo* de
</line>
<line>
*scolarização, enc*ntra seu encaixe n* *nsino médio, época e*colar qu* varia, *egularme*te,
</line>
</par><par>
<line>
dos 15 aos 17 a*os
</line>
<line>
de idade. Cabe**a questionar a*ui o p*p** da f*r*a**o do *nsi** *édio
</line>
</par><par>
<line>
nessa etapa *e preparação e amadurec**ento. Como nosso* currículos v*m tratand* essas
</line>
<line>
q*estões? É pos*ível que a formação do alu*o abarque, par* *lém dos programas curr*culares,
</line>
<line>
uma formação ple*a e c**adã? Com* ensinamos Geografi* aos nossos alunos? Perce*emos,
</line>
</par><par>
<line>
na históri* bra*ileira, *ue as juventude*
</line>
<line>
n**malmente fo*am grupo integrante, a*uante,
</line>
</par><par>
<line>
pensante e participante de
</line>
<line>
muitos movimen*o* sociais e polít*cos. Entretan**, n*ss* alun*,
</line>
</par><par>
<line>
*oje, possui senso crít*co *e sua realidade e executa, d* fato, *lgo para mud*-la? Ness* c*so,
</line>
</par><par>
<line>
também entra em cena o papel *a f*rmação da Geo*ra*i*, no sentid* de
</line>
<line>
discutir
</line>
<line>
o* *emas
</line>
</par><par>
<line>
a**a*s da sociedad* brasileira com os alunos. *a*cia-*ava e C**ta (2004, p. 15) já afirmaram
</line>
<line>
esse hi*tór*co da j*vent*de bra**l*ira, ao proferir que
</line>
</par><par>
<line>
[...] a formulação de uma *r*meira sín*ese da *i*tória
</line>
<line>
da *u*entude br*sileira
</line>
</par><par>
<line>
per*itiu-nos i*entifica* um traço constante qu* car****riza
</line>
<line>
os g*upos e
</line>
</par><par>
<line>
movime*tos *e j*vens: a ingenuidade e a *onest**ade. A exposição das
</line>
<line>
motivaçõ*s e intenções culturais e **lítica* aparec** c*m* traço marcan*e da
</line>
<line>
cond*ção ju*e*il, *u* rejeita**a o maquiavelis*o c*mo forma *e ser dominante.
</line>
<line>
[grifo nosso].
</line>
<line>
N*sse *entid*, c*be *embrar que rebel*i*, inquietaç*o e inconform**ade faz*m parte
</line>
<line>
d** *ulturas juve*i*, *ão s* *os t*mpos de outrora, m*s t*mbém nos jov*ns contemporâ*eos
</line>
</par><par>
<line>
que encontro em minhas **las de a*l*. O fa*o é *ue, muitas vezes, ao recebermo*
</line>
<line>
esses
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. **A, Te*e*ina, v. 13, n. 2, art. *, p. 17*-19*, mar./abr. 2016
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. Oliveira, N. A. Kae*cher
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
alun*s, não há *ma *ase conceit*al cl*ra e sólida, que já *ev*ria ter sido trabalhada desd* o
</line>
<line>
ensin* fundamental. Não quero aqui jogar a culpa para *s p*of*ssores dessa etapa formativa.
</line>
<line>
O que se faz é a *onclusão n*cessár** de que, sem uma base clara pa*a d*scussões em sa*a *e
</line>
</par><par>
<line>
aul*, o p*ofessor p*uco pod* agir, devendo *s*ar consta**emen*e retomand*
</line>
<line>
os assunto*
</line>
</par><par>
<line>
a*terio*es.
</line>
</par><par>
<line>
S*bre essa temátic* da inconfo*midade com g*raç*es anteriores, ou com o momento
</line>
<line>
atual esta*ele*ido, outro autor, muito conhecido e admirado n*s estudos *e *ulturas *u*enis,
</line>
<line>
Pai* (2003, p.44), já no* aponta que "[...] ** cultura* j*veni* definem-se po* relativa opo*ição
</line>
<line>
à cu*tura dominante das geraçõe* mais velhas, como u*a fo*ma *e \resistência\ à cult*ra da
</line>
<line>
\cl*ss* do*in*nte\, quando não mesmo a sua exp*e*sã* linear".
</line>
<line>
M*s, como favorecer um amb*ent* ade*u*do de aprendi*ag*m a esse a*uno par* *ue
</line>
<line>
possa *i*cutir e form*lar ideias do que pens* *e diferente *m relação às ge*ações *ais *elhas?
</line>
<line>
É possível, em sala de *u*a, esta*ele*er, com os aluno*, pad*ões de como er*m seus **is
</line>
<line>
q*a*** jove*s e q*a*s as r*lações sociais qu* os mes*os tinham. A resistência, aqui descrita,
</line>
<line>
não so*ente *e r*fere ao meio soc*al, mas, t*mbém, na *ala *e a*la. Quantas e quantas *ezes
</line>
</par><par>
<line>
n*s, professores, e nossas propostas, são al*o de resistência dos alunos! O fa*o é
</line>
<line>
qu*, *m
</line>
</par><par>
<line>
alguns casos, infelizmente, o a*uno tem razão em não querer realizar determinadas t*refas ou
</line>
<line>
propo*tas. En*ret*nto, e* *ui*os o**ros caso* - e acredit* que em sua maioria - o aluno cria
</line>
<line>
resistência ao trabalho pr*posto, mesmo s**endo *ue isso acarre*ará em seu crescimento caso
</line>
<line>
o faça, *orque **o há empati* com o *rofes**r que * propõe.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse senti*o, comecei a pe*ceber que, mais que
</line>
<line>
simplesmen** "*ar aula",
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
nec**sário dialogar com o jovem, *u*i-lo, es*utá-lo, es*ar
</line>
<line>
*tento ao que vem falando, *omo
</line>
</par><par>
<line>
vem se portando e as suas
</line>
<line>
preoc*pações. Há *s que
</line>
<line>
**rão
</line>
<line>
qu e é
</line>
<line>
tarefa *rdua, trabalhosa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
impossível. De *ato, não há c*mo conhecer partic*larmente cada a*un*, *om seus proble*as e
</line>
<line>
inquietações! Mas, "[...] *ompre*nder * que é s*r jovem exige escuta, poi* a *ealidade poderá
</line>
<line>
ser d*ferente e, para se chegar a ela, t*rn*-se necessár*o penet*ar nos meandros do qu*ti**ano
</line>
<line>
dos jo*en*" (STECANELA, (*010, p.5*) Já nos afirma Pais (2003, p.70): "*e*ce*o tamb*m,
</line>
<line>
q*e para \penet*ar nos meandros do* *ove*s\, *ão basta ap*nas *star em seu m*io, ingressar
</line>
<line>
na sala d* aul* e dar aula". Há q*e ter e*c*ta qualificada e disp*nív*l às suas ansiedades.
</line>
<line>
Quando ci*culo *o m*io da sal* de aula e con*erso com os alu*os, *erc*bo,
</line>
<line>
efetiva*en*e, *uem e*es são: pessoas jovens com mui*as *úvi*as, mu*t*s incer*ezas, alguma*
</line>
</par><par>
<line>
verdades *e mundo e *u*tos outros **ributos morai*, sociais,
</line>
<line>
intelectu*is sentime*tai*. * e
</line>
</par><par>
<line>
são
</line>
<line>
nesses meandros
</line>
<line>
das *ulturas **venis que *e*ce*o quão r*c* é a r*alidade vivida *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sonhada pelos jovens. O
</line>
<line>
mundo da diver*ida*e
</line>
<line>
encontrado
</line>
<line>
em uma
</line>
<line>
esc*** tão *rand* que é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, *. 13, n. 2, art. 9, p. 176-194, mar./abr. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De Jovens Contempor*neos À Geogr*fia E*col*r: Tecendo Uma Rede De Conc*ito
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
dar c*nta de to*a esta *iscussão e* uma **squi*a apena* s*ri* i*usão, p*rém, n*o pod*mos de
</line>
<line>
outro lado, dar às **stas p*r* tamanha riqu*za teóri*a e conceitu*l, mas, acima *e tudo,
</line>
<line>
prática. Pais (2003, p. 9*) contin*am e *efendem
</line>
<line>
[...] *ue a ju*en*ude deva s*r olhada "não ape*as na sua aparente uni*ade, m*s
</line>
<line>
també* na sua diversid*de", pois não há um único con*eito de **vent*de, q*e possa
</line>
<line>
envolver **dos os campos semânticos que a e*a estã* a*sociados.
</line>
<line>
Nem em termos c**ceituais, nem *a gama incontável de diversidade humana
</line>
<line>
co*seguiríam** discutir e for*ul** um padrão único p*ra as juventud*s *on*em**râ*eas.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntu*o, há
</line>
<line>
*ue deli*itar**s, para fin* ó*vi*s da pesquisa, a*gu*s as*ectos import*ntes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
relevantes para
</line>
<line>
se*em question*dos, re*erentes aos *o*ens que *ncontro diariame*t*
</line>
<line>
em meus
</line>
</par><par>
<line>
espaços de tr*b*lho. Ess*s dados fo*am seleci*nado* *ara * pe*qui*a **la evidência que t*maram
</line>
<line>
em meu cotid*ano docente. A*redito *ue qualque* *ocente também os tenha per*ebid*, poré*, me
</line>
</par><par>
<line>
atr*vo a q*estionar os jovens *o*re suas resid**cias, suas
</line>
<line>
i*ad*s, suas
</line>
<line>
cores d* pel*, s*a
</line>
</par><par>
<line>
se**alida*e, seus gostos musicais e literár*os, seus hábit*s cole*i*o* e particulares, *ntr* *ut*os,
</line>
</par><par>
<line>
que serão explicitados no que*tionário da meto*ologia de pesqu**a. Ness*s
</line>
<line>
informaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
e*contramos rel*ções *iretas *om a Geografia, po*s n*o somente os co*port**ent*s dos jov*ns,
</line>
<line>
como ta*bém e**s me*mos são Geograf*a!
</line>
<line>
Ao questiona* * sujeito jo*em sobre seus espaços, dentro e *ora da *sc*la, há *ue nos
</line>
<line>
reme*er à* relações de *oder, claras * automaticamente *fetuada* nesse* es**ços. Falamos,
</line>
<line>
entã*, da* *elaç*es territoria** dos sujeitos *ovens. Feixa (1998, p.87) j* nos ap*nta que "[...] a
</line>
<line>
*elação dos j*vens com o *erritóri* é das mais si*nifi*at*vas p*rspect*vas ** aná*i*e d*s
</line>
<line>
cultura* juv*nis, consider*ndo que historicamente, se constituíram *om fe*ômeno
</line>
<line>
essencialmente urbano". *s cu***ras juvenis q*e despontam como um fenômeno urbano
</line>
</par><par>
<line>
podem, amplamente, ser
</line>
<line>
tr*zidas para a* aula*
</line>
<line>
de Ge*g*af*a. Particularm*nte, em minh*s
</line>
</par><par>
<line>
aula*, *stou
</line>
<line>
d*spens*ndo t*mpo em discutir com maior p*ofun*idade os **nômenos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
processos u*bano*, dado que no*sa *onstituição, nas esco*as que trabal*o em *orto *legre, é
</line>
<line>
majoritar*a*ente urbana. Nossos al*nos t*ansitam pel* cidade, muita* *ezes sem notar as
</line>
<line>
marcas do **paç* e, como nós m*smo* grafamo*, a cidade co* nosso vai-e-vem *o*idiano.
</line>
<line>
*le*tar o jovem con*emp*râ*e* pa*a isso tamb*m é parte d* au*a de *eogra*ia. *ã*
</line>
<line>
quero aqui encher mais do que já está c*ei* * gra*e *e conteúdos e pro*ramas cur*icular*s a
</line>
</par><par>
<line>
serem cumpridos. Minha intenção, verdadei*amente, é aportar mi*has
</line>
<line>
percepções de *ala de
</line>
</par><par>
<line>
aula, *u*tam*n*e com minhas lei**ras, *e
</line>
<line>
c*mo t*azer à realid*de a*
</line>
<line>
vivênc**s dos al**o*-
</line>
</par><par>
</page><line>
jovens contemporâneos, e problematizar, discutir e c**parar esta* evid*ncias n*s aulas de
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 1*, n. 2, a**. 9, p. 176-19*, mar./abr. 2**6 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. Oliveira, N. A. Kaer*her
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
Geografia. Ao *ues*i*nar meus *lunos sobre os espaços que mai* *o*tam de *requ**tar, sejam
</line>
<line>
*les n* escola ou na cid***, re*iro-me a* co*ceito *e "espaço socia* prat**ado", já al*rtado por
</line>
<line>
Stec*nel* (*010, *.6*) qua*do afirma que
</line>
<line>
[...] os "espaços sociais p*ati*ad*s", e*pecial**n** n* tempo livre dos j*vens,
</line>
<line>
contribuem *a** * c*n*tituiç*o de red*s de sociabilidade *ue, por sua vez, *ju*am na
</line>
<line>
construção das múltiplas i*entidades juvenis, a *artir da relaçã* c*ns*go, com o
</line>
<line>
outro, *om o grupo e com a ci*ade.
</line>
<line>
Em Porto *legre, *or exempl*, *m espaço de enc*n*ro se*ana* das difere**e* tribos de
</line>
<line>
jo*ens é o Parq*e Fa*r*up*lha, mais c**hecido *omo Parq*e d* Redenção, loc*lizado p*óxi*o ao
</line>
<line>
*entro de *idade e também muito próx*mo ao Colég*o Estadual Jú*io *e Casti*hos. Aos sábado* e
</line>
<line>
domi*gos, pe*a t*rd*, ocorr*m verdad**ras manc*as no espaço, *e analisamos por imagen* aé*eas.
</line>
<line>
Os di*erent*s grup*s se *eúnem, e, qu*ndo *ão há invas*o te*rito*i*l de *m **em*nto d*
</line>
<line>
u* *rup* em outro t**ri*ório que não o seu, o co*v*vio ocor** tranq*ilame**e. Um exemplo são
</line>
</par><par>
<line>
os gr*pos de "Cosp*ay" (Costume *lay - representa*ão d* *ersonagem
</line>
<line>
a caráter), os quais são
</line>
</par><par>
<line>
gru*os ** atividades lúd*cas, pr*ticadas *m sua maiori* por jovens, que consiste e* *e *isfarçar
</line>
<line>
*u se parament*r de algum pers*nagem *eal ou fictício de al*um anim* (d*sen*o animado
</line>
<line>
japonês), mangá (*uad*inho* japones*s), rev*sta *m qua*rinhos ou simila*.
</line>
<line>
Figura 1 - "Exemp*o de u*a das tribos e*c*ntr*das no Parque *a R*denção em Porto
</line>
<line>
*legre."
</line>
</par><par>
</page><line>
**n**: Acervo do autor (201*).
</line>
<line>
Ressaltamos que e*sa me*ma ju*entude encontrada na f*to é a *ecebida nos bancos
</line>
<line>
esc*lares. Como lidar *o* essas dife*ent*s mane*ras *e ver o mu*do? O que, de *ato, têm a ver
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. 2, art. 9, p. 17*-194, m*r./abr. 2016 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De *ovens Conte*p*râneos * Geog*afia Esc*lar: Te*endo Uma Rede *e Conce*to
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
es*as
</line>
<line>
fantasias e ves*imen*as com * que tratamos em s*la de aula? Esse* *ão
</line>
<line>
exemplos de
</line>
</par><par>
<line>
que*tionamentos que venho *e faz*ndo, *o encontrar na sala de
</line>
<line>
aula, por exemplo, algumas
</line>
</par><par>
<line>
vezes, alunos fanta*iados c*m roupas *e "*nime", festivais de desen*os *elacio*ados à
</line>
<line>
c*ltura
</line>
</par><par>
<line>
*a*onesa. I* *lém do óbvio, n*sse caso, q*e *eria apr*veitar o ensej* e falar sobre a "Geograf** do
</line>
</par><par>
<line>
*ap*o". falar também ** como indústri* cultur*l
</line>
</par><par>
<line>
É
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*em modi*icando
</line>
<line>
nosso cotidiano e *os
</line>
</par><par>
<line>
i*seri*d*, cada *e* ma*s, no mundo globa*izado no qual vivemos. Não ** po*e falar da* relaç*es
</line>
</par><par>
<line>
d*s jovens
</line>
<line>
com mu*do glo*alizad* sem *alar * questioná-l*s s*bre a form* co* qual
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nternet *stá br*col*da em sua rot*na e *uas v*v*ncias. Sobre isso, encontramos a*oio nos estudos
</line>
<line>
de Gar*in (2*09, p.18), quando v*rsa sobre as culturas juve*is *ontemporâneas e as di*erentes
</line>
<line>
facetas de*tas culturas, que e*c*ntram na inte*ne* a sociabiliz*çã*, como novas fo*m*s d* se
</line>
<line>
r*l**io*arem:
</line>
<line>
[...] pa*a os j*vens do século XXI, dada a centr*li*ade das te*no*ogias digitais nas
</line>
<line>
***i* *oram *a*cidos e *ri*dos co*ecta*os à Rede, a com**ic*çã* *om *s outros
</line>
<line>
pass* a ser *as* de qua*e todas as suas relaç*es.
</line>
<line>
Posso a*irmar que não h* uma aula na qual nã* perceba *o me*os u* aluno mexendo,
</line>
</par><par>
<line>
nem
</line>
<line>
que apenas uma vez, em *eu aparelho de smartphone, atual*zand* o* verificand* seu
</line>
</par><par>
<line>
sta*us no F*cebo*k, WhatsApp, **itter, Instagran ou ou*ra rede social. *á que ced*r às
</line>
</par><par>
<line>
pressões da tec*ologia? Há que
</line>
<line>
aboli-las, abrup*amente, d* n*s*a sala de au*a? Ne* tão a*
</line>
</par><par>
<line>
céu, nem tão a* inferno. O *o* senso, nessas hora*, ajuda. Confes*o que p*rmito o uso
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
te*efone *el*l*r, p*ra f**s ** pesquisa em sal* de aula, quando a*toriza*o por mim. *a **a da
</line>
</par><par>
<line>
informação
</line>
<line>
há que sab*r ensinar
</line>
<line>
ao aluno a filt*ar o qu* vê *a internet e transformar esta
</line>
</par><par>
<line>
informação em conheciment* e, *osterior*ent*, em s*bedor*a *ar* sua vid*.
</line>
<line>
Outro processo que perc*bo c*aram**te, princip*lmen*e co* alu*os dos turnos d*
</line>
</par><par>
<line>
tarde e
</line>
<line>
noite no Col*g*o Estadual Júlio de Castilh*s, trata-se da "*ilataçã*
</line>
<line>
d* *uvent*de",
</line>
</par><par>
<line>
on*e um grupo consider*vel d*
</line>
<line>
*lunos pe***nece na esco*a - mu*tas vezes fo*çando sua
</line>
</par><par>
<line>
reprovaç*o - com o intuito de manter s*us contratos com es*á*ios e/ou bolsas de emprego.
</line>
<line>
*aí a intenção de *uest*ona* a relaç*o série/idade do *luno, verificando este pon**,
</line>
</par><par>
<line>
b*m *o*o, posterior*ente, * **ális* dos índi*es
</line>
<line>
de re*rovaç*o. Sob*e a di*a*açã* da
</line>
</par><par>
<line>
j*ventude, Canevacci (2005, p.102), nos ap**ta que "[...] possível \dilatar\ a **rmanência é
</line>
</par><par>
<line>
na categoria jovem, se o sujeito continuar estu*a*do, o* passar para a
</line>
<line>
vi da
</line>
<line>
adulta entr*ndo
</line>
</par><par>
<line>
logo no m*rcad* de tra*al**". Esta é a *ealidad* que *ejo *uitas veze*: su*eitos jovens, m**
</line>
</par><par>
<line>
com responsabi*idades de adultos, já mantendo um*
</line>
<line>
vida fina*ceira ativa e colabora*do de
</line>
</par><par>
<line>
*a***ra significativa n* economi* de suas c*sas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 1*, n. 2, ar*. 9, p. 176-194, mar./ab*. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. N. Oliv*ir*, N. A. *aerch*r
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
*uem sã* os jovens contem*orâneos? Co*o *ratar as culturas j**enis em sala de aula
</line>
<line>
hoje? Serrano (1998, *.*18) j* nos intui a *en**r no sentido d* que
</line>
<line>
[] tal**z las culturas juveniles h*y **s que ser u*a contrac*ltura se pe*e*tan
</line>
<line>
como la expresión evidente de lo qu* son las tendencias del mo*ento *ctual, de ***
</line>
<line>
cual*s ellos son unos de los interp*etes d* una partitura que tocamos todos, de u*a
</line>
<line>
gran representació* en la que **mos actores y espect*dores.8
</line>
<line>
Ser*an* (1998) incita o debate das culturas juve*i* *omo a exp*essão d*s **ndê*cias
</line>
</par><par>
<line>
do mom*nto a*ual. E, de fato, os jovens aprese*tam o
</line>
<line>
est*re**ip* de imo*talidade, força,
</line>
</par><par>
<line>
ultrapassag*m de barrei**s. C*rtament*, também todos n*s esta*os
</line>
<line>
*nvolvido* n*ssa "grand*
</line>
</par><par>
<line>
r*p*esentação" *pontada pelo autor, mui**s ve*es observando e seguind* re*ras sociai* *m*ost**
</line>
</par><par>
<line>
p*las
</line>
<line>
m*dia* outra* v*zes ditando estas regr*s para noss*s al*n*s. Ser jove* é ete*no e e
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
pas*ageiro, o e*pírito da ju*en*ude pode fazer parte da vida *e uma sen**ra de muitos an*s *e
</line>
</par><par>
<line>
vida. Ser jovem é ver o m*ndo com o **har do
</line>
<line>
novo e
</line>
<line>
est*r aberto às mudanças dos novos
</line>
</par><par>
<line>
temp*s.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse em*ranha** de redes * concei*os, pa*a **lhor entender os *roce*sos *ue
</line>
<line>
p*rpassam as m*l*i*las identidades do* joven*, *u*ge a identidade de aluno - importante para
</line>
</par><par>
<line>
a presente
</line>
<line>
*esquisa - já *ue é * elo entre as ide*t*dad** já *n*nciad*s e o ensino de
</line>
</par><par>
<line>
Geografia. Ne*te sentido, Xavier (2014, p.101) nos *lerta *ue o proce*s* *e *on*t*u*ão social
</line>
<line>
da categoria "a**no" n*o se dá *aturalm*nte na rela*ão de sa*a de au*a, na medida em q*e
</line>
</par><par>
<line>
[...] a incorporação [das cria*ças] a uma *nstit*ição do Estado
</line>
<line>
com* é a
</line>
<line>
escola,
</line>
</par><par>
<line>
reg*da por *m *onjun*o de ***venções novas * [...] em grande pa*te desconh*cidas,
</line>
<line>
supõe a intern*lização *essas co*venções para sua t*ansformação [na] categor*a
</line>
<line>
so*ial [...] de alunos.
</line>
<line>
*ob es*a ótica fi*a c*ar* qu*, para que a criação da identi*ade do a*uno se efet*ve, não
</line>
</par><par>
<line>
ba*ta
</line>
<line>
apenas cr*armos e colo*armos em prática as nor*as e o regrament* tão c*stumeiros *m
</line>
</par><par>
<line>
nossas esco*as. Há q*e per*assarmos p**
</line>
<line>
uma qu*stão
</line>
<line>
histó*ica de cu*tu**s escol*res, muit*s
</line>
</par><par>
<line>
vezes pa*sadas de pais pa** filhos, com as quais n** nos deparamos, atualmente, em nos*as sa*as
</line>
<line>
de au*a. O aluno *ão cheg* pr**to à es*ola. O profess*r *am*ém **o. Trata-se de processo* qu*
</line>
<line>
ocorrem * cada ger*ção, os qua*s estão pl*namente imbuídos de convenções atitudin*is, morai*,
</line>
<line>
*ticas e culturais. * no*sa intençã* aprofun*ar este *ema d*rante os desdob*ame**os do* ach*do*
</line>
</par><par>
<line>
da pe**uisa, uma vez que traba**aremos com muitos
</line>
<line>
dado* encontra*os e p**erem*s
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. *, ar*. 9, p. *76-194, *ar./ab*. 2*16
</line>
<line>
**w4.fsanet.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D* Jo*ens Conte*p*râneo* À Geo*rafia Escolar: **cendo Uma *ede De Conc*ito
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
cor*elacioná-los *om os co*ceitos já apre*en*ado* aqui. Vejamos as relaçõ*s entre os jo**ns
</line>
<line>
contemporâ***s e o ensino de Geogr*fia.
</line>
<line>
3 RES*LTADO E DISCUS**ES
</line>
<line>
3.1 De jo*e*s * d* ensino *e *eograf*a
</line>
<line>
*omo pe*sar u*a Geografia para o* jov**s? Quai* aportes teór*cos e metodológicos
</line>
</par><par>
<line>
devem por*ar o professor de Geogra*ia,
</line>
<line>
*m relação ao conheci*ento dos/**s suj**tos-jovens-
</line>
</par><par>
<line>
al*nos? Há que *e el*cidar o *eitor que, apó* den*a pes**i*a biblio*ráf*ca, po*quíssimos mat*riais
</line>
</par><par>
<line>
trabalham
</line>
<line>
diretament*
</line>
<line>
com
</line>
<line>
*
</line>
<line>
rela*ão
</line>
<line>
do
</line>
<line>
en*ino
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Geografi*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
os
</line>
<line>
Joven*
</line>
</par><par>
<line>
Conte*porâneos/C*lturas Juv**is. * q*e enc*ntrei aqu* f*ram *ater*ais que o* t*ngenc*am a
</line>
<line>
*emática e podem me ajud*r na disc*ssão proposta, ou qu* falam dir*t*mente sobre o ens**o de
</line>
</par><par>
<line>
*eog*afia, e colo*o, ne*te mom*nto, para a discus*ão e elaboração
</line>
<line>
das redes
</line>
<line>
de con*eitos
</line>
</par><par>
<line>
necessária* à pesquisa. Ao ingressarmos no tocante ao ensino d* Geog*afia, há *ue ressaltar*os *
</line>
</par><par>
<line>
que é a Geografia Es*olar! C*mo já nos alerta Cavalc**ti (20*8, p.23), trata-se
</line>
<line>
da *iência que
</line>
</par><par>
<line>
pos*u* uma esp*cificidade
</line>
</par><par>
<line>
[...] que ad*ém e* parte dos conheci*entos a*adêmicos, em parte do movimento
</line>
<line>
aut*nomo dos proc***os e práti*as e*colares e em *arte das indicações *o**uladas
</line>
<line>
*m outr** instânc*as, como as *iret**zes *urricula*es * *s livros didáticos.
</line>
</par><par>
<line>
Ou *eja, n*o estamos tratando
</line>
<line>
aq*i das tem*ticas p*ras * aplicadas da
</line>
<line>
Geogra**a,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo: Geografia Urbana, Climatologia, Geografia dos Conflitos Mund*ais, ou
</line>
<line>
outra
</line>
</par><par>
<line>
su*divisão qualquer. Em Ge*grafia Esc*lar, entendemos *ste *rí*lice movime*to: a)
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos acadêmicos; b) práticas
</line>
<line>
esco*ares;
</line>
<line>
e c) diretrizes curriculares e **vros
</line>
</par><par>
<line>
didático*. *ogo, * *rr*nea a co*cepção de que a Ge*gr*fia e**in*da na escol* seria um* *ópia
</line>
</par><par>
<line>
*o qu* a *c*dem*a p*ra e si*pl*s*ente e*tá produzindo. A Geografia Escola* tem
</line>
<line>
vi da
</line>
</par><par>
<line>
pró*ria e va* se estabele*endo como *al, cada vez mais aumentando s*a p*squisa e debat*.
</line>
<line>
Pen*o qu* a *ai** discuss*o n* atualida*e é a fun*ão da Geo*rafia e de seu *rofesso*.
</line>
<line>
Vivemos *a *ociedade da r*pidez e da infor*ação, i**o é inegáve*. Em temp*s onde as
</line>
<line>
informações perc*r*e* o mundo *m velocid*des incríveis e os j**en* acomp*nh*m *om muita
</line>
<line>
facilid*de *stas t**nsfo*ma*ões e es*a velocidad*, o pr**essor de Geografi* deve saber co*o
</line>
<line>
rei*ven**r sua prátic* pedagóg*c*, um* vez que j* no* a*ertava *acoste (1*88, p.96) q*e, "no *aso
</line>
<line>
da g*ografia, a relação pedagógica vei* a se* transtorn*da, po*s o *e*tre não *e* ma*s com*
</line>
</par><par>
</page><line>
outro*a e como ainda acontece em outras disciplinas, o monopólio da *n*ormaç*o". que fic* O
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, *. 2, art. 9, p. 176-194, mar./abr. 2016 www*.*sanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oli***r*, N. A. Kaer*her
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
muit* claro *ara mim é o segu*nte: em se t*atando de
</line>
<line>
jovens alun*s contemp*r*neos, a aula,
</line>
</par><par>
<line>
quando é depós*to de infor*açõe*, pouco tem valor. O que
</line>
<line>
cham* aten*ão
</line>
<line>
d*s j*vens,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
principalmente na aula de Geografi*, é
</line>
<line>
quando *
</line>
<line>
*nf*rmação passa
</line>
<line>
a te* senti*o e se
</line>
</par><par>
<line>
trans*orma e* c*nhecimento, mais ai*da se * conheci*ento *e ap*ica a situaçõe* *oti*ia*as e
</line>
<line>
*e tran*form* em *abe*oria. * este processo não com**eendeu como tarefa de *ácil r*solu*ão.
</line>
<line>
Há que ef**uar o pla*eja*e**o de a*las com mu*t* a**nção, p*ra qu* * que *or
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhado possa
</line>
<line>
d* fato corr*borar n* c*nstruç*o do *onhecim*n*o e sua conse**ente
</line>
</par><par>
<line>
apli*a*ão *m si*uações reais. Conforme Castr*g*ov*nn* (2011, p.*9) há que e*tar *tento ao
</line>
</par><par>
<line>
fato de
</line>
<line>
q*e "[...] o conhe*imento é * representaç*o da r*al*dade através das *ormas de
</line>
</par><par>
<line>
linguage*. *ort*nto, por sermos inteligente*, o c**heci*ento transforma-se
</line>
<line>
atrav*s do
</line>
</par><par>
<line>
**mpo, assumindo ver*ades provisória* no presente".
</line>
</par><par>
<line>
Lo*o, o que é ver*ade ho*e, aman** pode não s*r. O fato é que est* sen*o apresen*ada
</line>
</par><par>
<line>
**mo v**dade hoje, agora. En*ender m*lho*
</line>
<line>
quem meu *luno é, *o*tanto, u** **neira é
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sabe* como tra*alha* e*tas inf**maçõe* com eles *, desta forma, partir da a
</line>
<line>
condução dos
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento* geo*rá**c*s de seu cotidiano, f*z*ndo com que tenham sentido e tornem-se, de
</line>
<line>
fato, conhecimento.
</line>
<line>
Nesse senti*o, vol*a*o* à discu**ã* curricu*ar. *re*n * B*gun (1995, p.6*), nos
</line>
<line>
questionam: "Têm as escolas e as autoridades ed*cacion*i* desenvolvidos currícu*os baseados
</line>
</par><par>
<line>
e* pre**u*ostos esse*cia*mente inadeq**dos e *e*mo
</line>
<line>
obsoletos sob** a *a*urez* dos/as
</line>
</par><par>
<line>
estudantes?"
</line>
</par><par>
<line>
*ue cur*ículo, para qu*is a*unos? Pro*uro, em m*nha prátic* docent*, instiga* o aluno
</line>
<line>
para que perceba, como j* dito, *ue a realidad* q** o circ*nda também é Geog*afia. Esta
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa propõe-se a verifica*, nes*e sentido, qual o p*pel *o e*sino de G*ografia para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*ovens con*em*orâ*eos e, dest* fo*ma, *ambém, contribuir humi*dem*nte n* discus*ã*
</line>
</par><par>
<line>
curricular da disciplina. *avalcan*i (2*11, p.5*) c*mplementa
</line>
<line>
a
</line>
<line>
dis*ussão
</line>
<line>
cur*icular
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adici*na a q*estão das pesquisas *m ensino de Geo*rafia, as qua*s são re*lizadas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
conte*porane*dade, *o acenar *ue
</line>
</par><par>
<line>
[...] * refl*xão sobre o qu* **sinar em Geo*rafia, *endo em *ista a soci*dade
</line>
<line>
contemporânea * suas *eman**s, tem sido *ma pr*ocupação de muitos
</line>
<line>
inve*tig*dores de e*s*no e de *uit*s *ro*essor*s, no Brasil e em ou*r*s lugares do
</line>
</par><par>
<line>
mundo, *evido *o
</line>
<line>
interesse que se tem em *pro*imar o ens*no des*a matér*a às
</line>
</par><par>
<line>
demand*s formati*as da soci*dade, em perma*ente e acelerada transform*ção.
</line>
<line>
[grif* no*so].
</line>
<line>
Não basta a*enas ficarmos *o âmbito das pesquisas ou da preocupação. Acredi*o que é
</line>
</par><par>
<line>
necessário, também, p*rtir para a ação. Como, de fa*o e efetivamente, o
</line>
<line>
profes*or
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 13, n. 2, ar*. 9, *. *76-194, mar./abr. 2016
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De Jo*e*s Co**emporân*os À *eografi* Escolar: Tecendo Um* Rede De Conce*to
</line>
<line>
*89
</line>
</par><par>
<line>
G**gra*i* p*d* **roximar suas **las à r*a*idade circund*nte? Def*ndo a *ese de que c*n*ec**
</line>
<line>
m*lhor seu a*uno, e, a par*i* d*sto, p*nsar *m s*as aul*s, aprox*mand*-*s da *ealidade do
</line>
<line>
mesmo, * * m*lh** forma de con*ui*tá-l* *m t**mos afetivos e c*gnitivos. Ou s*j*, qu*ndo o
</line>
<line>
*lu*o pe*cebe que o profe*sor e*tá int*r*s*ad* nele, e não ap*nas em encaminhar uma lista d*
</line>
</par><par>
<line>
con*eúdos, torna-se *bert* ao que se propõe e, ao mesmo tempo, a* chanc*s reais d*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*rendizado acontecer s*o e*ormemente maiores.
</line>
</par><par>
<line>
F*lar sobre Geo*rafia escolar é também *ensar n* p*ofessor de Geografi*. Kimura
</line>
<line>
(2010, p.*7) *firm*-nos que, "[...] diante *a dific**dade *e u*a leitura *o m*ndo, o *r*bal*o
</line>
<line>
d* professor de Ge*g*af** torna-se **ito **is complexo". E q*ão compl*xo * * trabal*o do
</line>
<line>
pr*fesso* de Geografia na atualidade, com a carga imensa de informaçõe* qu* são ***pejad*s
</line>
<line>
diariamente sobr* n**sos a*u*o*-jovens, * sob*e cada um *e nós. O trabalho em sala de *u*a,
</line>
<line>
*ue *eve ir além *a mera, pura e simples i**orm*ç*o, pas*a a se *ornar c*mplex* no sentido de
</line>
<line>
que cabe tamb*m *o profe*sor a *eleção daq*ilo *ue c*loc*rá em prática/*is*uss*o de tudo o *ue
</line>
<line>
vem a*on*ecendo na real*dade. A mesma aut*ra segue na di**ussão da rela*ão do professor de
</line>
<line>
Geografia com seu aluno, a qual, mui**s vezes, torna-se complicada * comp*ex*, dadas as r*lações
</line>
<line>
de empat*as, ou não, for*adas entre al*nos e professor. Sabemos que n*m todos o* prof*ssores
</line>
<line>
são do agrado de *odas as turmas, * *sto é abso*uta**nte normal, **do que entramos na s*ara das
</line>
</par><par>
<line>
rela*ões i*terp*ssoa*s. Kimura (2010,
</line>
<line>
*.4*) n*s al*rta *ara que a Geogr*fia se*a um ponto d*
</line>
</par><par>
<line>
ligação entr* alunos * professores, na *edida ** que o professor se utiliza ** me*iação d*s
</line>
<line>
c*nheci*entos para aproximar-*e de seus alunos (jovens):
</line>
<line>
O *rof*ssor *ode enc*ntrar na relação dialógi*a c*m * a*uno um caminho que
</line>
</par><par>
<line>
ofereça pistas co* poss*v*is
</line>
<line>
escla*ecim*ntos sobre as razões *e os alu*os fazerem
</line>
</par><par>
<line>
uma determ*n*da **present*ção do mundo p*uco usual para a G**grafia. Este é um
</line>
<line>
bo* *o*elo de partida para o aluno ir incorpor*ndo e acres*entando novas
</line>
<line>
*preensões sobr* a r*alidade, te*do na med*ação d* profess*r ** Geo*rafia, as
</line>
<line>
possibil*dad*s de construir n**as referências.
</line>
<line>
E essa rela*ão d***ógica, *m *lguns casos, pode en*ontra* confl*tos, na sala de aula, na
</line>
<line>
escola e em outros espaços. Castellar (2011, p.145) apo**a para a necessida*e *e compreen*ão
</line>
</par><par>
<line>
da realidade *o a*uno, *ar* que os confl*tos que,
</line>
<line>
po*ventura, p*ssam surgi* seja* motivos
</line>
</par><par>
<line>
para a c*mpressão de uma realidade toda mais comple*a d* que *penas o mundo esco*ar:
</line>
<line>
[...] a* *nte*der esses conf*itos *xistentes na es*ola qu* a aula pode fazer difere**a,
</line>
</par><par>
<line>
con*orme o *luno, ao se* colo*ado em s*tuação de desafios,
</line>
<line>
é est**ulado *
</line>
</par><par>
<line>
estabelecer nexos e*tre o qu* apre*de e a re*lidade, o que pode lhe dar instrume*tos
</line>
<line>
para romper com as d*sig*alda*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, v. 13, n. 2, art. 9, p. 176-194, ma*./abr. 2016
</line>
<line>
www4.fsa**t.co*.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, N. A. Kaercher
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
*om essa fala qu*ro lembrar * impo*tância dos conflit*s presen*es na escol* e *e
</line>
<line>
co*o as a*las de Geografia p*de* rompe* e acrescentar novos c*nhecim*ntos a*s a*unos, j*
</line>
<line>
que estes podem - * d*veria* - ser cons*antem*nte estimulad*s.
</line>
<line>
Fazer d* *ula *e Geografia um espaço *ara pensar nossa *onstitui**o com* sujeit** é
</line>
</par><par>
<line>
co*oca* a realidad* * nossa f*ente e, a p**tir de*a, pens** sobre o mu*do
</line>
<line>
e
</line>
<line>
como nós o
</line>
</par><par>
<line>
*nterpret*mos. J* *firma Kaerc*e* (2*11, p.2*6), qu* "[...] a aula de Geografia *ode contribuir
</line>
<line>
pa*a fazer as pesso*s pensarem suas imagens de mundo, o modo como f*r*m construídas, as
</line>
<line>
razõe* p*las quais se mantém e as maneiras outr*s de i*a**nar *s*e *es*o m*nd*".
</line>
<line>
Nesse sentido, perceb*m*s a *mpor*ância da aula de Geografia e a sua real
</line>
</par><par>
<line>
c*nt*ibuição. O
</line>
<line>
sujeito-jovem-aluno,
</line>
<line>
com s*us ansei** e inquietaçõ**, também pos*u*
</line>
</par><par>
<line>
imagen* de mundo e é *eve* do professo* de Geogr*fia a**dá-lo a inte*preta* estas im*gens,
</line>
</par><par>
<line>
*em *omo a* mane*ras de imag*nar o mun**. Um exe*plo
</line>
<line>
para est*mular *s*o seria através
</line>
</par><par>
<line>
das f*rr*mentas *a "perg*ntação", já apo*t*das por Kaercher (**11). *e*guntar *ob*e *s
</line>
<line>
visões *e mundo dos alunos e su*s representaçõ**, b*m co** s*bre *s mais *ariada* *ormas
</line>
<line>
de percepção do es*aço forma par*e d* estratégias conceituais *undament*is *ara a constr*çã*
</line>
<line>
das *elaçõe* espac*ais dos jovens.
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, "[...] * Geo*raf*a escol*r não *e ensina. El* se
</line>
<line>
co**trói, e*a se rea*iza".
</line>
</par><par>
<line>
(CA*ALCA*T*, 2008,
</line>
<line>
p.45). A *eo*rafia e*colar s* realiza em nosso cotidiano docente,
</line>
</par><par>
<line>
*u*nd* *s*amos t*abalha*do não ape*as os conceitos que nos cabem, mas a diver*idade que
</line>
<line>
en*o*t*amo* em sala de *ula e com* *sta diversidade pode nos ajuda* a melhor d*ce*ciar, a
</line>
<line>
ser*os melhores profe*so*e*. Pa*a trabalhar*os **m *stes sujeitos-j*vens, é pre*iso conhe*ê-
</line>
<line>
los melhor: e é a ist* q*e este tr**alh* se dedi*a!
</line>
<line>
4 CON*ID*R**ÕES F*NAIS
</line>
<line>
4.1 Para novas leitur** de j*vens e de geografia e*c*la*...
</line>
<line>
Pareceu-n*s muito cla*o *ue as relações efetuadas *ntre es*e jovem contemporâneo e o
</line>
<line>
ensino de *eogra*ia estão ligadas aos tem*s *ísi*os da ciência. Qu*ndo questionamos *s
</line>
<line>
mesmos s*bre a "se**entia da Geo*rafi*", no* são oferecidas *omo respostas as te*á*icas
</line>
</par><par>
<line>
f*sicas (duras) da ciência g*ográfica, co*o localizar país*s *u *aber fus** horários,
</line>
<line>
po*
</line>
</par><par>
</page><line>
exemplo. Se perguntar*os ainda quai* são *s palav*as que ma*s lembram * Geo*raf*a, *s
</line>
<line>
mesmo* in*erem, em su* maioria, em pa*avr*s da ordem da *eo*rafia fí*i*a.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 13, n. 2, ar*. 9, *. 176-194, mar./abr. 2016 www4.f*anet.c*m.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De Jovens Contemporâ**o* À Geografia Escolar: *e*en*o U*a Rede De Conceito
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
Ess* constatação nos fazem re*l*tir sobre como v*m *endo d*da a condução de nossas
</line>
</par><par>
<line>
aulas e sobre c*mo vêm s*ndo *ensados os currículos
</line>
<line>
**c**ar*s e os programas de ensi**.
</line>
</par><par>
<line>
Vejam*s alg*ns ques*iona*ento* impo*tantes:
</line>
</par><par>
<line>
a) s*bre nossas aul*s:
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Estamos dando a verdadei*a *mportância ao conc*ito de Espaço Geográ*ico
</line>
<line>
e
</line>
<line>
su*s rela*ões e*tr* os temas *oc*a*s e naturai*?
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Es*a*os
</line>
<line>
contex*u*l*zando
</line>
<line>
as realidades locais do* aluno*, *e maneir* a termos
</line>
</par><par>
<line>
uma abord**e* das difer**t*s e*calas geográficas, par*in*o do *ocal e chegan*o
</line>
<line>
** g*obal (e vice-v**sa)?
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Esta*o* tendo espaço para dis*utir com os alunos as t*má*ic*s dos mov*me*tos
</line>
</par><par>
<line>
*ociai*, d*s
</line>
<line>
cidade*, das
</line>
<line>
p*pulações, de manei*a com que *le* se sintam
</line>
</par><par>
<line>
par*ic*pantes *estas que*tões?
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Nã* estarí*mos
</line>
<line>
*risando em
</line>
<line>
demasia o tem* físico da *eografia, um* vez que,
</line>
</par><par>
<line>
no imagin*rio pop*l**, o mesmo *á mais "valida**" * ci*nc*a geográfica?
</line>
<line>
b) *obr* os *urrículos escolares * os programas de ensi*o:
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Estamos bala*ce*ndo as temá*icas físicas *om as temátic*s h*manas
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Geogr*fi*, ao plan**a*mos nossos planos de e*sino?
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Est*mos *o**eguindo efetuar a devida defe*a da
</line>
<line>
*er*anência da *eografia nas
</line>
</par><par>
<line>
grade* de currículos, quan*o sabemos que em muitas *scolas não há mais
</line>
<line>
Geog*af*a no* três anos do ensino médio?
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Es*amos cientes das propostas d*s órgãos compete**es (Ministério e ***retarias
</line>
<line>
de Educação) no que diz respe*to ao ensino de Geografia?
</line>
</par><par>
<line>
Caro leitor, s*o muitas as pergu*tas! Encontr*mo* res*ostas para el*s? Nesse sentido é
</line>
</par><par>
<line>
que *os referimos a* *firma* q** a busca por re**o*de* *ma
</line>
<line>
pergunta nos ab*e espaço para
</line>
</par><par>
<line>
outr*s *ão u*gen*e* quan*o a primeira.
</line>
</par><par>
<line>
Acredit* s*r imp*rt*nte *embrar, ne*te espaço, Me*rieu (2006, p.*5), em sua "Carta a
</line>
</par><par>
<line>
um Jo*em P*ofessor", so*re
</line>
<line>
uma v*são importan*e
</line>
<line>
do
</line>
<line>
p*o*essor: "Não há nad*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ex*raordinário, então,
</line>
<line>
em consi*e*armos nosso ofíci* como um meio de pos*ibilit*r a outro*
</line>
</par><par>
<line>
*** vi*am a al**ria d*s desco*ertas que nó* próprios vivem*s".
</line>
<line>
E, *i*da, uma *isão *m*ortant* sobre o *o*hecime*to, ainda *on*orme *s p*lavras d*
</line>
</par><par>
<line>
autor (2*06, p.19): "O prof*ssor
</line>
<line>
deve po**i*ilit*r a cada aluno c*nf*o*tar-s* com um **ber
</line>
</par><par>
</page><line>
que o ul*rapassa *, ao *esmo tempo, fo*n*ce*-l*e a ajud* nece*sá*ia para se *proximar des**
</line>
<line>
s***r".
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a, *. **, n. 2, art. 9, p. 176-19*, mar./abr. 2016 www*.fsanet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Ol*veira, N. *. Kaercher
</line>
<line>
*9*
</line>
</par><par>
<line>
A*ant*, c*mpan**iros! Há m*ito *rabalho a ser f**to! Mais pe*quisas, mais aulas, mais
</line>
<line>
jovens e mai* reflexões virão!
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
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lugar
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n o v ./ 2 0 0 9 .
</line>
<line>
*ev. FSA, *ere*ina, *. 13, n. 2, art. 9, p. 17*-194, m**./abr. 2*16 w*w4.fsanet.*om.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
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De Jovens Conte*porâneos À *eog*afia E*col*r: *ec*ndo Uma Rede *e Conceito
</line>
<line>
*93
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em questão. *urrícu** sem Fronte*ras, P**to Alegre, v.14, n.2, p. *7-*08,
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mai*/*go. 2014
</line>
</par><par>
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Como Re*erenciar e*te A*tigo, con*orme ABNT:
</line>
<line>
OLIVEIRA, V. H. N.; KAERCHE*, N. A. De Jovens Conte*porâ*eos À **og*afia **co*ar:
</line>
<line>
Tecendo Uma R*de De Conceito*. Rev. FS*, Te*esina, v.13, *.*, ar*.9, p. 176-*9*, ma*./abr.
</line>
<line>
*016.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, art. 9, p. 176-194, ma*./abr. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.c*m.br/re*is*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
V. H. N. Oliveir*, N. A. Kaerc*er
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição *os Autor*s
</line>
<line>
V. H. N. Oliv*ira
</line>
<line>
*. A. Kaerche*
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncepção e planejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpr*ta*ão dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rasc*nho o* na rev*são c**tica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaç*o na ap*ovação da versão fin*l d* *anuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 13, n. 2, art. 9, *. *76-194, ma*./abr. 2016
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
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