<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 9, *. 176-194, mar./abr. 2016 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.2.9 </line>
</par>
<par>
<line> De Jovens Contemporâneos À G*ografi* Escolar: Tecendo Uma Rede De Conc*i*os </line>
<line> Young C*nt*mpora** Geography To S**ool: Weaving * Concepts Ne*work </line>
</par>
<par>
<line> *i*tor Hugo N*del Oliveira </line>
<line> **stre *m Ensino d* Geo*rafia *e*a Unive*sidade Federal do Ri* Gr*nde do Sul </line>
<line> Profe***r das rede* Pública e Priva*a de Porto *legre </line>
<line> E-mail: *ictornedel@hotm*il.*om </line>
<line> Nestor André *aercher </line>
<line> D*ut*r em Geog**fia Hum*na *ela Univers*d**e de São P*ulo </line>
<line> Professor do *r*grama de P*s-Graduação *m Geografia da Uni*ers*dade Federal *o Ri* Gr*nde d* Sul </line>
<line> E-mail: *es*o*andrek@gm*il.c*m </line>
</par>
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<column>
<row> Endereço: Vic*or Hugo Nedel Oliveira </row>
<row> Endereç*: Av. Praça Pirati*i, *6. *o*ég*o Júl*o de </row>
<row> **stilhos. Bairro S*n*ana. P*rto Alegre - *S. CEP: </row>
<row> 900**-1*0. </row>
<row> Endereço: Nestor André *aerch*r </row>
</column>
<column>
<row> *ditor Cie**í*ico: *onny Ker*ey de Alenc** Rodrigu*s </row>
<row> Artig* recebido *m 03/0*/2016. Últi*a versão </row>
<row> *ecebi*a em 25/01/2**6. Aprovad* em 26/01/2016. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> En*ere*o: *aculdade de Educaçã* (U*RGS). Av. P*ulo </row>
<row> Gam*, *10 - Far*oupilha, Porto Alegre - *S, 9004*-*60 </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sistema *riple Re*iew: Desk Review a) </row>
<row> pela Edi*ora-Ch*f*; e b) Double *lind Revi*w </row>
<row> (av*l*açã* cega por dois *valiadores da área). </row>
<row> Re*isão: Gram*tic*l, *ormat*va e de Formatação. </row>
</column>
</par>
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<line> De *ovens Cont*mp**âneos À *eogra*ia Esc*l*r: Tec*ndo Uma Rede De Con*eit* </line>
<line> 177 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O jov*m contemporâneo *e* *ur*reendend* a sociedade *os m*is diferent*s </line>
<line> setores. E*te </line>
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<line> mesmo jovem encontra-se </line>
<line> em *os*os *ancos escolares e, por vezes, n*o damo* a de*ida </line>
</par>
<par>
<line> atenção às suas indivi*ualidades, *ole*ividades * expressões. Esta pesquisa tra*a das cult**as </line>
</par>
<par>
<line> juvenis no âmbito escolar e *u** re*ações co* *nsi*o d* G**grafia. Ob*etiva*os levan*ar o </line>
</par>
<par>
<line> referen*i*l teóri*o para colocar </line>
<line> em diálogo *s *u*s </line>
<line> grandes li*has de </line>
<line> investig*ç** d* </line>
</par>
<par>
<line> p**quisa: as cult*ras </line>
<line> juvenis e o ens*no *e Geo*rafia. Pa*a atingir * princi*al </line>
<line> objetivo </line>
</par>
<par>
<line> proposto, foi realizada am**a pesquisa teór*ca sobre os dois temas da i*v*stigaçã* e, ao final, </line>
<line> *e*a*ionados os mesmos. Os resultad*s da pesq*i*a indicam que o jovem-*luno </line>
<line> co*t*mporâneo é composto de mú*tip*as e transi*ór*as identid*des e, com is*o, está a*a*ta** a </line>
</par>
<par>
<line> mú*t*p**s perte*cim*n**s. Me*mo t*a*ando-*e de u*a realidad* e**ecífic* que fo* </line>
<line> analis**a, </line>
</par>
<par>
<line> *ntendemos *ue o perfil de jovem elenc*do pela pesquisa pode ser assim ent*ndido em outros </line>
<line> espaços, na m*dida em que vai se moldando a estas *onfig*rações identitárias. *o tocante * </line>
<line> Geo*rafia *s*olar, *icou bem claro que o jov**-alu*o vincula-s* muito fortem*nte aos temas </line>
<line> físicos da ciência, como l**alização geográf*ca e fusos horários. H* o ques*ionamento, então, </line>
</par>
<par>
<line> s*bre condução das aulas de Geog*afia, no *nsi*o básico, a saber, se elas *ão cont* a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> concei*o pleno do e*paço *eogr*fico, n* sentido de trabalhar a* temáticas físicas, *as *ambém </line>
<line> as huma*as da ciência. Perceb*mos que há re*ação direta en*re as práticas *uvenis e possíveis </line>
</par>
<par>
<line> **mas a serem tr*balhados na a*la de Geografia. Há mui*o *ue </line>
<line> se a*a*çar neste tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isa, uma ve* que tratamos, além *os o*j**os já previstos, *e noss* prática d*cente. </line>
<line> P*lavras-chave: Jovens. Ju*en*u*e. En*ino. Geogr*fia. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The </line>
<line> *ou*ger c*ntemporary *oc*ety h*s been su*pr*sing in many dif**rent sec**rs. This same </line>
</par>
<par>
<line> yo*n* man is in ou* sch*ol </line>
<line> **nches and someti*e* we do not give due attenti*n </line>
<line> to their </line>
</par>
<par>
<line> in*ividualitie*, </line>
<line> communi*ies and </line>
<line> exp*es*ion*. This r*search deals *ith th* </line>
<line> youth cultures </line>
<line> in </line>
</par>
<par>
<line> t*e sch*ol *nvi*onment and t*eir rel*tion*h*p to the teac*i*g o* g*ogra*hy. We aim t* raise </line>
<line> the*retica* framewor* to put in dialogue the t*o main line* of resea*ch inquiry: youth cultu**s </line>
</par>
<par>
<line> and teachi*g of Geog*aphy. To </line>
<line> achieve the main objective </line>
<line> p*oposed, ext*nsive **eo*etical </line>
</par>
<par>
<line> resear*h on the *** subje*ts of </line>
<line> the *nvestigation was *arri*d *ut and i* </line>
<line> t*e e*d, re*ated *h* </line>
</par>
<par>
<line> same. The survey results indicat* that the conte**orary young stud*nt is compos*d of </line>
<line> *ultip** a*d transien* identiti*s and thereby is *da*ted to multiple affiliati*ns. E*en in th* </line>
<line> case of a spe*ific reali** that wa* analyze*, we und*rstand that the young profile p*rt lis**d by </line>
<line> the surv*y can b* w*** u*d*rsto*d *n othe* areas, insof*r as *he** will be sha*ing the identity </line>
</par>
<par>
<line> configuratio*s. W*th *egard to </line>
<line> school Geography, in *ecame clear </line>
<line> *hat the young student </line>
</par>
<par>
<line> *i*ke* ver* strongly t* ph*sic*l **ience topics, a* e*amples such as geogr*phic location and </line>
</par>
<par>
<line> ti*e z*n*s. There </line>
<line> *s th* question, **en, </line>
<line> *n *he conduct *f *eography lessons *n </line>
<line> pr***** </line>
</par>
<par>
<line> educat*on, namely, whether they *ealize the full concept of geographic** space </line>
<line> in or**r *o </line>
</par>
<par>
<line> work t*e physic*l i*sue* b** also h*m*n scien**. We </line>
<line> realize *hat there is </line>
<line> direct re*ationship </line>
</par>
<par>
<line> **tw*e* you*h practices and po*sible top*cs to *e worked in g**graphy clas*. There is muc* </line>
</par>
<par>
<line> to advance *his *yp* o* re*earch, </line>
<line> since tre**, b*sides the obje*t* *lready </line>
<line> *rovi*ed </line>
<line> i * ou r </line>
</par>
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<line> tea*hing **a*tice. </line>
</par>
<par>
<line> Keywo**s: Yout* . *outh. Education. Geog*aphy. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, *. 13, n. 2, art. 9, p. 176-1*4, mar./abr. 20*6 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
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<line> V. H. N. O*ivei*a, N. A. Kaercher </line>
<line> **8 </line>
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<line> * *NTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> PARA INÍCIO DE C*NVERS* </line>
</par>
<par>
<line> Som*s tão joven*? Ainda *e*si**e, em n*ssa sociedade, a busca *ela </line>
<line> *terna beleza, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *t*rna *uven**de? E sonho d* beber * *lixi* *ágico da *u*en*u*e não envelhecer mai*? </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Por longos ano* * j*vent*de *oi t*ma *e debate dos *re*os * seus s*ces***es. Atual*ente, </line>
<line> vemos *s av*nços das áreas médicas em postergar a velhice. A* capa* de revista, </line>
<line> apresentando for*as jovens e escultura*s, formando um ideal de *eleza qu*se utópico. Mas </line>
<line> não * so**e esta j*v*ntude *ue este *rabalho *e d*s*õ* a tra*ar. Aqui, q*ere*o* disc*tir sobre </line>
</par>
<par>
<line> essa fa*e por que </line>
<line> todos *assa**s: a ju**n*ude - **e, por ve*e* se </line>
<line> este*de muito além do </line>
</par>
<par>
<line> d*li*ita*o p*la id*de - *uas relações com a Geografia, com* dis**p*ina escolar e, po* e </line>
<line> *onsequên**a, formadora de ci*adãos prese*tes e atuantes n* *undo. Qu*re*o* ver m*is de </line>
<line> pe*to *s *iferen*es culturas juven*s e como **dem nos **udar * docenciar *m *eografi*. </line>
<line> Esta pesqu*sa tratou-*e d* revisão b*bliográ*ica s*b*e *s dois te*as centrai* a que *e </line>
<line> mesma propõe-se a discutir: o c*nceito de ju*en*ude *ont*mporânea/*ultur*s juv*nis e suas </line>
<line> relações com o ensino de G*o*rafia. Neste s*ntido, para justi*icar a **cess*dade de elabora*ão </line>
<line> d* pesqu**a teórico-bibliog*áfi*a, elenc**-se, na litera*ura existe*te, textos que t*a*alhassem </line>
<line> os *ois *e**s ao mesm* tempo. </line>
<line> A pesquisa-i*ventário s*bre t*xt*s de *esquisas (art*gos, **sse*tações e teses) q*e </line>
</par>
<par>
<line> possi*elme*te env*l**m </line>
<line> as duas </line>
<line> áreas da presente pesquisas se </line>
<line> deu *través de *epositó*ios </line>
</par>
<par>
<line> d*gitais </line>
<line> na*i*nal*ente conh*cidos, c*mo * Sist**a de *ibliotecas *a UFR*S1, * *istem* d* </line>
</par>
<par>
<line> Bibliote*as *a USP2 e o Sistema de Bibliotecas da UFG3. A esco**a *or essas t*ê* univ*rsidades, </line>
</par>
<par>
<line> para pesq*isar especif*came*t* sob** o *ema, se dá pela co**ol*dação de l**h*s d* p*squisa </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> áre* d* ens*no de *eografi* há mai* tempo no país. Em relaç*o aos artigos a*adêmico* acerca do </line>
</par>
<par>
<line> ass*nto, foram *esquisa*os no ba**o de dados da CAP*S4, n* repositór*o Scielo5 </line>
<line> e no Goo*le </line>
</par>
<par>
<line> acadêmic*6. Para **e houvesse uma padronização nas pesquisas, foram coloc**as qu*tro </line>
<line> *ala*ras-chave em todos os sistema*, a sabe*: </line>
<line> a) juventude; </line>
<line> b) culturas juvenis; </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
<row> 2 </row>
<row> 3 </row>
<row> 4 </row>
<row> * </row>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> <ht*p://w*w.uf*gs.b*/bibliot*cas>. </row>
<row> <http://www.sibi.**p.br>. </row>
<row> <h***://www.bc.u*g.br>. </row>
<row> <http://www.p**io*icos.capes.g*v.br>. </row>
<row> <http://www.*cielo.br>. </row>
<row> <http:// ww*.scholar.google.*om.br. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, v. 13, n. 2, art. 9, *. 176-194, ma*./abr. *016 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> De Jovens C*ntempor*neo* À Geografia Escolar: *ecendo *ma **de *e Conce*to </line>
<line> *79 </line>
</par>
<par>
<line> c) Geografi*; e </line>
</par>
<par>
<line> d) e*sino. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, ao **ngo da pesquisa - e pes*ui*ar é, efetivamente, um tra*alho á*duo - </line>
<line> enco*tr*ram-se alguns t*xt*s que, de maneira um pouco tímida, o* por ve*es t*n*enci**a, </line>
<line> toca* n*s r*lações dess** referenciais: jovens * en*ino de Geografia. </line>
<line> Ao fi*a* da escrita do present* *e*t*, deparamo-**s com a *issertação de *es*rado de </line>
<line> F*rreira (201*), inti*ulada "Canoas como lugar: o mundo dos jovens contemporân*os * part*r </line>
<line> de su*s *epresen*aç*es sociais". Ferrei*a (2014) a**esenta as relaçõ*s *e jove*s concluinte* do </line>
</par>
<par>
<line> ensino f*ndame*tal, de du*s escolas municip*is d* c*da*e de Canoas (R*), c*m o </line>
<line> conce*to </line>
</par>
<par>
<line> geográfico do luga*, através da construção d* fa*zin*s e* sala de </line>
<line> aul*. A autora a*rese*ta </line>
</par>
<par>
<line> referencial teóri*o </line>
<line> de*so, no </line>
<line> que diz respei*o a* ensino de *eo*rafia. Por outro </line>
<line> lado, não </line>
</par>
<par>
<line> ut * l i z a </line>
<line> o* mesmos referenciais teóricos do p*esente </line>
<line> trabal*o, *o t*atar da categori* </line>
<line> "jo*em" </line>
</par>
<par>
<line> com mai*r i*tensidade do q*e tra**m** aqui, enquanto "cultura </line>
<line> juve*il", uma vez que sã* </line>
</par>
<par>
<line> conceitos distintos. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFEREN*IA* TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> *m texto importante, como; também e*contra*o du*ante as **squ*sas com o *n*uito de </line>
</par>
<par>
<line> *on*ar u* breve esta*o da art* d* te*a aq*i desenvolvido, f*i artigo de Pire*, Simão o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Pozzer </line>
<line> (2013), </line>
<line> intit*l*do: </line>
<line> "R*presen*açõ*s </line>
<line> Esp*ciais, </line>
<line> Ju*entude </line>
<line> e </line>
<line> *e*iferia: </line>
</par>
<par>
<line> Guajuviras/Canoas/RS e se*s d*s*fio* urbanos". Coinci*ências à </line>
<line> part*, o </line>
<line> a*t*go *ubl*cad* </line>
</par>
<par>
<line> *am*ém se refe*e ao* jovens do municípi* de Canoas (RS), relacionan**, aqui, com o* </line>
<line> conceitos de L*gar * **rritóri*, e, a *artir dessas análi*es, cita *s tramas de *ela*ões *as </line>
</par>
<par>
<line> *eprese*taçõ*s sociais que esse* jovens (de 15 a </line>
<line> 25 anos, *lunos d* </line>
<line> u ma </line>
<line> es*ola </line>
<line> pública </line>
</par>
<par>
<line> estadual) *ealizam em torno de seus espa*os. </line>
</par>
<par>
<line> O terce*ro texto </line>
<line> encontra*o é o </line>
<line> artigo de *ava*can*i (20*1), denomina** "Aprender </line>
</par>
<par>
<line> sobr* a cidade: a geografia urb*na brasile**a e a *ormação *os jovens e*co*ares", qu* trata d* </line>
</par>
<par>
<line> uma pesquisa que inv*stiga a </line>
<line> contrib*ição d* G**gr*fia *rban* *a formação dos jo*ens </line>
</par>
<par>
<line> **colares. O </line>
<line> texto afirma que a juventud* é uma categoria soc*al e avalia a* potencial*dades </line>
</par>
<par>
<line> do ensi*o *a Geograf*a urb**a na fo*m*ção ci*adã dos jovens alunos. </line>
<line> Po* f*m, * ***rto t*xto encontrado, den*ro dos m*ld*s de pesquisa elenc*dos </line>
<line> a*t*riormente, traz uma relaç*o n*m tímida, *em **nge*cial ao tema proposto pa*a a pr*s*nte </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, visto qu* foi el*bora*o por </line>
<line> duas au*o*as **s dua* </line>
<line> áre*s propostas nesta </line>
</par>
<par>
<line> investigação: ensin* de Ge*grafia e cult*ras ju*enis. O texto in**tu*ado "Geografan*o práticas </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. 2, art. 9, p. 176-1*4, mar./**r. 2016 www4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. *livei*a, N. A. Kaercher </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> juveni* que (de)mar*am a metrópole: uma q**stão </line>
<line> de cur*ículo escolar?", de autoria </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Garbin e T*nini (2012), traz à tona a ques*ão dos pertencimentos i*entitários dos sujeit*s </line>
</par>
<par>
<line> jove*s ao (de)marcar*m * m***ópo*e, at*avés de p*chações ou grafites. O texto </line>
<line> traz </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> discussão o ref*re*cial teórico adotado p*la *esquisa: as culturas juvenis, * * relaci*** *o* a </line>
</par>
<par>
<line> temá*i*a </line>
<line> ur*ana. É notória * *resença d*sses el*mentos *rb*nos em nossas c*nas cotidianas </line>
</par>
<par>
<line> na cidad*, como g*af*tes e pichações, e* sua gran*e *aiori* produzidos por *ovens que, por </line>
<line> sua vez, estão em nossos b*ncos *scol*res. Se *s me*mos percebe*, ou não, a r*la*ão dessas </line>
</par>
<par>
<line> atitudes c*m os </line>
<line> conceitos </line>
<line> geográfic*s </line>
<line> de **gar e territ*rio, *or ex*mp*o, * o *ue </line>
</par>
<par>
<line> p*o*uraremos inv*stigar ao lon** do tex*o. Af**mam Garbin e *onini (201*, p. 16) que </line>
<line> [...] é precis* que sai*amos q*e os processos cotidianos d* f**gmentaçã* somad*s </line>
<line> ao pode* da cu*t*ra da massa, inscrita em códig*s e ***ilos, gestos e perfor*ances, </line>
<line> têm nas cenas j*v*nis um te*reno pr*prio p*r* * fo*mação de *dentid*des. </line>
<line> Portanto, *esse ***endime*to, há que se mantere* sempre p*esentes as impo*tante* </line>
</par>
<par>
<line> r**ações conceitua*s </line>
<line> da Ge*g*afia no âmbito d* sala de *ula. O trab*lho constante com *s </line>
</par>
<par>
<line> conceitos geográficos aq*i cercados, como lugar e terr*tório, estão pre*entes n*s cultu*as j*venis, </line>
<line> mesmo po* veze* n*o sendo e*plicitados/correlac*o*ados na* aula* de *eografia. </line>
<line> 2.1 De jo*ens contemporâneo* </line>
<line> Ao ent*ar em uma *al* de aula, é impossível nã* notar a p*esen*a *eles. Est*o à nos*a </line>
<line> fr*nte, falam com linguage* p*óp*ia, gestic*lam, u*iliza* vestimenta própria, escu*am *úsica, </line>
<line> digit*m *o cel*lar: são *s j*ven* contemporâneos. Me* interesse em ente*dê-los mais e me*hor </line>
<line> partiu de ref*exões que inic*e* em meu cotidian* docente, que*tio*ando-me sob*e </line>
<line> com**rtamentos juvenis que pe*cebi e perc*bo em m**s alu*os. Durante a et*pa formativa e* </line>
</par>
<par>
<line> aulas no mestrado, </line>
<line> cursei a discip*ina </line>
<line> "Introdução *os estudos sobre juventudes na </line>
<line> perspectiva </line>
</par>
<par>
<line> d** est**os culturais", no Progra*a </line>
<line> d* *ós-Gr*duação </line>
<line> da Faculdade de </line>
<line> Educação da UFRGS. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa disciplina tive a opo*tu*i*ade *e aprofundar e *i*cutir mui*o do *ue vejo em sala de aula e, </line>
</par>
<par>
<line> de certa fo*ma, contribuir </line>
<line> na discussão qu* ora é a*r*s*ntada, bem c*mo *a sistematização </line>
</par>
<par>
<line> m*todológica **e, a poste*i*ri, será enc*minh**a no presente. A princ*p*l categoria de análise da </line>
</par>
<par>
<line> *esq*isa é, portanto, a de "Juventu*es". Es*a temát*ca </line>
<line> das c*lturas juvenis é amplamente </line>
</par>
<par>
<line> trabalhada por Feixa (1998, p. 32), quando afi*ma que: </line>
</par>
<par>
<line> En un sentido </line>
<line> *mplio, l*s c*ltura* j**en*les *e refieren a la manera en que las </line>
</par>
<par>
<line> ex*erie*cias socia*es d* lo* j*venes son expresadas colect*vam*n*e m*dian** la </line>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 13, *. *, art. 9, p. 1*6-194, mar./*br. *016 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *e **vens Contemporâ*eos * Geografia *scolar: Tecendo Uma Rede D* Co*ce*to </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> construcción de *stilos de *ida distin*ivos, localizados fundamental*ente *n </line>
<line> el </line>
</par>
<par>
<line> ti*mpo *ibre, o en espa**os inter*tic*ales de la vida *nstitucional.7 </line>
</par>
<par>
<line> *bservamos, no* estudo* de Feixa (**98), que as c*lturas juvenis se fo*mam n* </line>
<line> co*e*ivid*de. * claro que existem *uitos e**aços *ão form**s de aprendizag*m e *ue o* jo*ens s* </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntr*m em muito* out*os espaços. Alé* de i*vestigar os es*aç*s não </line>
<line> formais de </line>
</par>
<par>
<line> *prendiza*em, este estud* p*opõe-se verifi*ar os comportament*s e fal*s dos sujeitos-j*vens- </line>
<line> alunos e sua rel**ão com o *nsin* *a Geografi*. </line>
<line> Feix* (200*, p. 78) co*plementa s*a de*ini*ão de juventudes com* s*ndo </line>
<line> [...] *ma f**e nat*ra* do d*senvolvim*nto *umano **e se en*ontraria em *odas a* </line>
<line> soci*d**es e momentos his***icos, *xplicado **la necessi*ade de um período de </line>
<line> *repar*çã* e *madure*i**nto entre * dependên*ia infanti* e a plena inserção social. </line>
<line> E es*a fase *e entreme** entre * in*ância e a inserção s*cial, *e def*nida em termo* de </line>
<line> *scolarização, enc*ntra seu encaixe n* *nsino médio, época e*colar qu* varia, *egularme*te, </line>
</par>
<par>
<line> dos 15 aos 17 a*os </line>
<line> de idade. Cabe**a questionar a*ui o p*p** da f*r*a**o do *nsi** *édio </line>
</par>
<par>
<line> nessa etapa *e preparação e amadurec**ento. Como nosso* currículos v*m tratand* essas </line>
<line> q*estões? É pos*ível que a formação do alu*o abarque, par* *lém dos programas curr*culares, </line>
<line> uma formação ple*a e c**adã? Com* ensinamos Geografi* aos nossos alunos? Perce*emos, </line>
</par>
<par>
<line> na históri* bra*ileira, *ue as juventude* </line>
<line> n**malmente fo*am grupo integrante, a*uante, </line>
</par>
<par>
<line> pensante e participante de </line>
<line> muitos movimen*o* sociais e polít*cos. Entretan**, n*ss* alun*, </line>
</par>
<par>
<line> *oje, possui senso crít*co *e sua realidade e executa, d* fato, *lgo para mud*-la? Ness* c*so, </line>
</par>
<par>
<line> também entra em cena o papel *a f*rmação da Geo*ra*i*, no sentid* de </line>
<line> discutir </line>
<line> o* *emas </line>
</par>
<par>
<line> a**a*s da sociedad* brasileira com os alunos. *a*cia-*ava e C**ta (2004, p. 15) já afirmaram </line>
<line> esse hi*tór*co da j*vent*de bra**l*ira, ao proferir que </line>
</par>
<par>
<line> [...] a formulação de uma *r*meira sín*ese da *i*tória </line>
<line> da *u*entude br*sileira </line>
</par>
<par>
<line> per*itiu-nos i*entifica* um traço constante qu* car****riza </line>
<line> os g*upos e </line>
</par>
<par>
<line> movime*tos *e j*vens: a ingenuidade e a *onest**ade. A exposição das </line>
<line> motivaçõ*s e intenções culturais e **lítica* aparec** c*m* traço marcan*e da </line>
<line> cond*ção ju*e*il, *u* rejeita**a o maquiavelis*o c*mo forma *e ser dominante. </line>
<line> [grifo nosso]. </line>
<line> N*sse *entid*, c*be *embrar que rebel*i*, inquietaç*o e inconform**ade faz*m parte </line>
<line> d** *ulturas juve*i*, *ão s* *os t*mpos de outrora, m*s t*mbém nos jov*ns contemporâ*eos </line>
</par>
<par>
<line> que encontro em minhas **las de a*l*. O fa*o é *ue, muitas vezes, ao recebermo* </line>
<line> esses </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> Tradução: Em um sentido am*l*, as cultur*s juvenis s* referem à mane*ra em que as e**eriências soci*is dos </row>
<row> jovens são *xp*essa*as coletivamente mediante a c*n*trução de estilos de vida distintos, lo*aliza*os </row>
<row> fundamenta*m**te no tempo liv*e, o* em esp**o* intrínse*os da vid* instituci*nal. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Te*e*ina, v. 13, n. 2, art. *, p. 17*-19*, mar./abr. 2016 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. Oliveira, N. A. Kae*cher </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> alun*s, não há *ma *ase conceit*al cl*ra e sólida, que já *ev*ria ter sido trabalhada desd* o </line>
<line> ensin* fundamental. Não quero aqui jogar a culpa para *s p*of*ssores dessa etapa formativa. </line>
<line> O que se faz é a *onclusão n*cessár** de que, sem uma base clara pa*a d*scussões em sa*a *e </line>
</par>
<par>
<line> aul*, o p*ofessor p*uco pod* agir, devendo *s*ar consta**emen*e retomand* </line>
<line> os assunto* </line>
</par>
<par>
<line> a*terio*es. </line>
</par>
<par>
<line> S*bre essa temátic* da inconfo*midade com g*raç*es anteriores, ou com o momento </line>
<line> atual esta*ele*ido, outro autor, muito conhecido e admirado n*s estudos *e *ulturas *u*enis, </line>
<line> Pai* (2003, p.44), já no* aponta que "[...] ** cultura* j*veni* definem-se po* relativa opo*ição </line>
<line> à cu*tura dominante das geraçõe* mais velhas, como u*a fo*ma *e \resistência\ à cult*ra da </line>
<line> \cl*ss* do*in*nte\, quando não mesmo a sua exp*e*sã* linear". </line>
<line> M*s, como favorecer um amb*ent* ade*u*do de aprendi*ag*m a esse a*uno par* *ue </line>
<line> possa *i*cutir e form*lar ideias do que pens* *e diferente *m relação às ge*ações *ais *elhas? </line>
<line> É possível, em sala de *u*a, esta*ele*er, com os aluno*, pad*ões de como er*m seus **is </line>
<line> q*a*** jove*s e q*a*s as r*lações sociais qu* os mes*os tinham. A resistência, aqui descrita, </line>
<line> não so*ente *e r*fere ao meio soc*al, mas, t*mbém, na *ala *e a*la. Quantas e quantas *ezes </line>
</par>
<par>
<line> n*s, professores, e nossas propostas, são al*o de resistência dos alunos! O fa*o é </line>
<line> qu*, *m </line>
</par>
<par>
<line> alguns casos, infelizmente, o a*uno tem razão em não querer realizar determinadas t*refas ou </line>
<line> propo*tas. En*ret*nto, e* *ui*os o**ros caso* - e acredit* que em sua maioria - o aluno cria </line>
<line> resistência ao trabalho pr*posto, mesmo s**endo *ue isso acarre*ará em seu crescimento caso </line>
<line> o faça, *orque **o há empati* com o *rofes**r que * propõe. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse senti*o, comecei a pe*ceber que, mais que </line>
<line> simplesmen** "*ar aula", </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> nec**sário dialogar com o jovem, *u*i-lo, es*utá-lo, es*ar </line>
<line> *tento ao que vem falando, *omo </line>
</par>
<par>
<line> vem se portando e as suas </line>
<line> preoc*pações. Há *s que </line>
<line> **rão </line>
<line> qu e é </line>
<line> tarefa *rdua, trabalhosa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impossível. De *ato, não há c*mo conhecer partic*larmente cada a*un*, *om seus proble*as e </line>
<line> inquietações! Mas, "[...] *ompre*nder * que é s*r jovem exige escuta, poi* a *ealidade poderá </line>
<line> ser d*ferente e, para se chegar a ela, t*rn*-se necessár*o penet*ar nos meandros do qu*ti**ano </line>
<line> dos jo*en*" (STECANELA, (*010, p.5*) Já nos afirma Pais (2003, p.70): "*e*ce*o tamb*m, </line>
<line> q*e para \penet*ar nos meandros do* *ove*s\, *ão basta ap*nas *star em seu m*io, ingressar </line>
<line> na sala d* aul* e dar aula". Há q*e ter e*c*ta qualificada e disp*nív*l às suas ansiedades. </line>
<line> Quando ci*culo *o m*io da sal* de aula e con*erso com os alu*os, *erc*bo, </line>
<line> efetiva*en*e, *uem e*es são: pessoas jovens com mui*as *úvi*as, mu*t*s incer*ezas, alguma* </line>
</par>
<par>
<line> verdades *e mundo e *u*tos outros **ributos morai*, sociais, </line>
<line> intelectu*is sentime*tai*. * e </line>
</par>
<par>
<line> são </line>
<line> nesses meandros </line>
<line> das *ulturas **venis que *e*ce*o quão r*c* é a r*alidade vivida * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sonhada pelos jovens. O </line>
<line> mundo da diver*ida*e </line>
<line> encontrado </line>
<line> em uma </line>
<line> esc*** tão *rand* que é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, *. 13, n. 2, art. 9, p. 176-194, mar./abr. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> De Jovens Contempor*neos À Geogr*fia E*col*r: Tecendo Uma Rede De Conc*ito </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> dar c*nta de to*a esta *iscussão e* uma **squi*a apena* s*ri* i*usão, p*rém, n*o pod*mos de </line>
<line> outro lado, dar às **stas p*r* tamanha riqu*za teóri*a e conceitu*l, mas, acima *e tudo, </line>
<line> prática. Pais (2003, p. 9*) contin*am e *efendem </line>
<line> [...] *ue a ju*en*ude deva s*r olhada "não ape*as na sua aparente uni*ade, m*s </line>
<line> també* na sua diversid*de", pois não há um único con*eito de **vent*de, q*e possa </line>
<line> envolver **dos os campos semânticos que a e*a estã* a*sociados. </line>
<line> Nem em termos c**ceituais, nem *a gama incontável de diversidade humana </line>
<line> co*seguiríam** discutir e for*ul** um padrão único p*ra as juventud*s *on*em**râ*eas. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntu*o, há </line>
<line> *ue deli*itar**s, para fin* ó*vi*s da pesquisa, a*gu*s as*ectos import*ntes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> relevantes para </line>
<line> se*em question*dos, re*erentes aos *o*ens que *ncontro diariame*t* </line>
<line> em meus </line>
</par>
<par>
<line> espaços de tr*b*lho. Ess*s dados fo*am seleci*nado* *ara * pe*qui*a **la evidência que t*maram </line>
<line> em meu cotid*ano docente. A*redito *ue qualque* *ocente também os tenha per*ebid*, poré*, me </line>
</par>
<par>
<line> atr*vo a q*estionar os jovens *o*re suas resid**cias, suas </line>
<line> i*ad*s, suas </line>
<line> cores d* pel*, s*a </line>
</par>
<par>
<line> se**alida*e, seus gostos musicais e literár*os, seus hábit*s cole*i*o* e particulares, *ntr* *ut*os, </line>
</par>
<par>
<line> que serão explicitados no que*tionário da meto*ologia de pesqu**a. Ness*s </line>
<line> informaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> e*contramos rel*ções *iretas *om a Geografia, po*s n*o somente os co*port**ent*s dos jov*ns, </line>
<line> como ta*bém e**s me*mos são Geograf*a! </line>
<line> Ao questiona* * sujeito jo*em sobre seus espaços, dentro e *ora da *sc*la, há *ue nos </line>
<line> reme*er à* relações de *oder, claras * automaticamente *fetuada* nesse* es**ços. Falamos, </line>
<line> entã*, da* *elaç*es territoria** dos sujeitos *ovens. Feixa (1998, p.87) j* nos ap*nta que "[...] a </line>
<line> *elação dos j*vens com o *erritóri* é das mais si*nifi*at*vas p*rspect*vas ** aná*i*e d*s </line>
<line> cultura* juv*nis, consider*ndo que historicamente, se constituíram *om fe*ômeno </line>
<line> essencialmente urbano". *s cu***ras juvenis q*e despontam como um fenômeno urbano </line>
</par>
<par>
<line> podem, amplamente, ser </line>
<line> tr*zidas para a* aula* </line>
<line> de Ge*g*af*a. Particularm*nte, em minh*s </line>
</par>
<par>
<line> aula*, *stou </line>
<line> d*spens*ndo t*mpo em discutir com maior p*ofun*idade os **nômenos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> processos u*bano*, dado que no*sa *onstituição, nas esco*as que trabal*o em *orto *legre, é </line>
<line> majoritar*a*ente urbana. Nossos al*nos t*ansitam pel* cidade, muita* *ezes sem notar as </line>
<line> marcas do **paç* e, como nós m*smo* grafamo*, a cidade co* nosso vai-e-vem *o*idiano. </line>
<line> *le*tar o jovem con*emp*râ*e* pa*a isso tamb*m é parte d* au*a de *eogra*ia. *ã* </line>
<line> quero aqui encher mais do que já está c*ei* * gra*e *e conteúdos e pro*ramas cur*icular*s a </line>
</par>
<par>
<line> serem cumpridos. Minha intenção, verdadei*amente, é aportar mi*has </line>
<line> percepções de *ala de </line>
</par>
<par>
<line> aula, *u*tam*n*e com minhas lei**ras, *e </line>
<line> c*mo t*azer à realid*de a* </line>
<line> vivênc**s dos al**o*- </line>
</par>
<par>
<line> jovens contemporâneos, e problematizar, discutir e c**parar esta* evid*ncias n*s aulas de </line>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 1*, n. 2, a**. 9, p. 176-19*, mar./abr. 2**6 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. Oliveira, N. A. Kaer*her </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> Geografia. Ao *ues*i*nar meus *lunos sobre os espaços que mai* *o*tam de *requ**tar, sejam </line>
<line> *les n* escola ou na cid***, re*iro-me a* co*ceito *e "espaço socia* prat**ado", já al*rtado por </line>
<line> Stec*nel* (*010, *.6*) qua*do afirma que </line>
<line> [...] os "espaços sociais p*ati*ad*s", e*pecial**n** n* tempo livre dos j*vens, </line>
<line> contribuem *a** * c*n*tituiç*o de red*s de sociabilidade *ue, por sua vez, *ju*am na </line>
<line> construção das múltiplas i*entidades juvenis, a *artir da relaçã* c*ns*go, com o </line>
<line> outro, *om o grupo e com a ci*ade. </line>
<line> Em Porto *legre, *or exempl*, *m espaço de enc*n*ro se*ana* das difere**e* tribos de </line>
<line> jo*ens é o Parq*e Fa*r*up*lha, mais c**hecido *omo Parq*e d* Redenção, loc*lizado p*óxi*o ao </line>
<line> *entro de *idade e também muito próx*mo ao Colég*o Estadual Jú*io *e Casti*hos. Aos sábado* e </line>
<line> domi*gos, pe*a t*rd*, ocorr*m verdad**ras manc*as no espaço, *e analisamos por imagen* aé*eas. </line>
<line> Os di*erent*s grup*s se *eúnem, e, qu*ndo *ão há invas*o te*rito*i*l de *m **em*nto d* </line>
<line> u* *rup* em outro t**ri*ório que não o seu, o co*v*vio ocor** tranq*ilame**e. Um exemplo são </line>
</par>
<par>
<line> os gr*pos de "Cosp*ay" (Costume *lay - representa*ão d* *ersonagem </line>
<line> a caráter), os quais são </line>
</par>
<par>
<line> gru*os ** atividades lúd*cas, pr*ticadas *m sua maiori* por jovens, que consiste e* *e *isfarçar </line>
<line> *u se parament*r de algum pers*nagem *eal ou fictício de al*um anim* (d*sen*o animado </line>
<line> japonês), mangá (*uad*inho* japones*s), rev*sta *m qua*rinhos ou simila*. </line>
<line> Figura 1 - "Exemp*o de u*a das tribos e*c*ntr*das no Parque *a R*denção em Porto </line>
<line> *legre." </line>
</par>
<par>
<line> **n**: Acervo do autor (201*). </line>
<line> Ressaltamos que e*sa me*ma ju*entude encontrada na f*to é a *ecebida nos bancos </line>
<line> esc*lares. Como lidar *o* essas dife*ent*s mane*ras *e ver o mu*do? O que, de *ato, têm a ver </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. 2, art. 9, p. 17*-194, m*r./abr. 2016 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> De *ovens Conte*p*râneos * Geog*afia Esc*lar: Te*endo Uma Rede *e Conce*to </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> es*as </line>
<line> fantasias e ves*imen*as com * que tratamos em s*la de aula? Esse* *ão </line>
<line> exemplos de </line>
</par>
<par>
<line> que*tionamentos que venho *e faz*ndo, *o encontrar na sala de </line>
<line> aula, por exemplo, algumas </line>
</par>
<par>
<line> vezes, alunos fanta*iados c*m roupas *e "*nime", festivais de desen*os *elacio*ados à </line>
<line> c*ltura </line>
</par>
<par>
<line> *a*onesa. I* *lém do óbvio, n*sse caso, q*e *eria apr*veitar o ensej* e falar sobre a "Geograf** do </line>
</par>
<par>
<line> *ap*o". falar também ** como indústri* cultur*l </line>
</par>
<par>
<line> É </line>
<line> a </line>
<line> *em modi*icando </line>
<line> nosso cotidiano e *os </line>
</par>
<par>
<line> i*seri*d*, cada *e* ma*s, no mundo globa*izado no qual vivemos. Não ** po*e falar da* relaç*es </line>
</par>
<par>
<line> d*s jovens </line>
<line> com mu*do glo*alizad* sem *alar * questioná-l*s s*bre a form* co* qual </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nternet *stá br*col*da em sua rot*na e *uas v*v*ncias. Sobre isso, encontramos a*oio nos estudos </line>
<line> de Gar*in (2*09, p.18), quando v*rsa sobre as culturas juve*is *ontemporâneas e as di*erentes </line>
<line> facetas de*tas culturas, que e*c*ntram na inte*ne* a sociabiliz*çã*, como novas fo*m*s d* se </line>
<line> r*l**io*arem: </line>
<line> [...] pa*a os j*vens do século XXI, dada a centr*li*ade das te*no*ogias digitais nas </line>
<line> ***i* *oram *a*cidos e *ri*dos co*ecta*os à Rede, a com**ic*çã* *om *s outros </line>
<line> pass* a ser *as* de qua*e todas as suas relaç*es. </line>
<line> Posso a*irmar que não h* uma aula na qual nã* perceba *o me*os u* aluno mexendo, </line>
</par>
<par>
<line> nem </line>
<line> que apenas uma vez, em *eu aparelho de smartphone, atual*zand* o* verificand* seu </line>
</par>
<par>
<line> sta*us no F*cebo*k, WhatsApp, **itter, Instagran ou ou*ra rede social. *á que ced*r às </line>
</par>
<par>
<line> pressões da tec*ologia? Há que </line>
<line> aboli-las, abrup*amente, d* n*s*a sala de au*a? Ne* tão a* </line>
</par>
<par>
<line> céu, nem tão a* inferno. O *o* senso, nessas hora*, ajuda. Confes*o que p*rmito o uso </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> te*efone *el*l*r, p*ra f**s ** pesquisa em sal* de aula, quando a*toriza*o por mim. *a **a da </line>
</par>
<par>
<line> informação </line>
<line> há que sab*r ensinar </line>
<line> ao aluno a filt*ar o qu* vê *a internet e transformar esta </line>
</par>
<par>
<line> informação em conheciment* e, *osterior*ent*, em s*bedor*a *ar* sua vid*. </line>
<line> Outro processo que perc*bo c*aram**te, princip*lmen*e co* alu*os dos turnos d* </line>
</par>
<par>
<line> tarde e </line>
<line> noite no Col*g*o Estadual Júlio de Castilh*s, trata-se da "*ilataçã* </line>
<line> d* *uvent*de", </line>
</par>
<par>
<line> on*e um grupo consider*vel d* </line>
<line> *lunos pe***nece na esco*a - mu*tas vezes fo*çando sua </line>
</par>
<par>
<line> reprovaç*o - com o intuito de manter s*us contratos com es*á*ios e/ou bolsas de emprego. </line>
<line> *aí a intenção de *uest*ona* a relaç*o série/idade do *luno, verificando este pon**, </line>
</par>
<par>
<line> b*m *o*o, posterior*ente, * **ális* dos índi*es </line>
<line> de re*rovaç*o. Sob*e a di*a*açã* da </line>
</par>
<par>
<line> j*ventude, Canevacci (2005, p.102), nos ap**ta que "[...] possível \dilatar\ a **rmanência é </line>
</par>
<par>
<line> na categoria jovem, se o sujeito continuar estu*a*do, o* passar para a </line>
<line> vi da </line>
<line> adulta entr*ndo </line>
</par>
<par>
<line> logo no m*rcad* de tra*al**". Esta é a *ealidad* que *ejo *uitas veze*: su*eitos jovens, m** </line>
</par>
<par>
<line> com responsabi*idades de adultos, já mantendo um* </line>
<line> vida fina*ceira ativa e colabora*do de </line>
</par>
<par>
<line> *a***ra significativa n* economi* de suas c*sas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 1*, n. 2, ar*. 9, p. 176-194, mar./ab*. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. N. Oliv*ir*, N. A. *aerch*r </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> *uem sã* os jovens contem*orâneos? Co*o *ratar as culturas j**enis em sala de aula </line>
<line> hoje? Serrano (1998, *.*18) j* nos intui a *en**r no sentido d* que </line>
<line> [] tal**z las culturas juveniles h*y **s que ser u*a contrac*ltura se pe*e*tan </line>
<line> como la expresión evidente de lo qu* son las tendencias del mo*ento *ctual, de *** </line>
<line> cual*s ellos son unos de los interp*etes d* una partitura que tocamos todos, de u*a </line>
<line> gran representació* en la que **mos actores y espect*dores.8 </line>
<line> Ser*an* (1998) incita o debate das culturas juve*i* *omo a exp*essão d*s **ndê*cias </line>
</par>
<par>
<line> do mom*nto a*ual. E, de fato, os jovens aprese*tam o </line>
<line> est*re**ip* de imo*talidade, força, </line>
</par>
<par>
<line> ultrapassag*m de barrei**s. C*rtament*, também todos n*s esta*os </line>
<line> *nvolvido* n*ssa "grand* </line>
</par>
<par>
<line> r*p*esentação" *pontada pelo autor, mui**s ve*es observando e seguind* re*ras sociai* *m*ost** </line>
</par>
<par>
<line> p*las </line>
<line> m*dia* outra* v*zes ditando estas regr*s para noss*s al*n*s. Ser jove* é ete*no e e </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> pas*ageiro, o e*pírito da ju*en*ude pode fazer parte da vida *e uma sen**ra de muitos an*s *e </line>
</par>
<par>
<line> vida. Ser jovem é ver o m*ndo com o **har do </line>
<line> novo e </line>
<line> est*r aberto às mudanças dos novos </line>
</par>
<par>
<line> temp*s. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse em*ranha** de redes * concei*os, pa*a **lhor entender os *roce*sos *ue </line>
<line> p*rpassam as m*l*i*las identidades do* joven*, *u*ge a identidade de aluno - importante para </line>
</par>
<par>
<line> a presente </line>
<line> *esquisa - já *ue é * elo entre as ide*t*dad** já *n*nciad*s e o ensino de </line>
</par>
<par>
<line> Geografia. Ne*te sentido, Xavier (2014, p.101) nos *lerta *ue o proce*s* *e *on*t*u*ão social </line>
<line> da categoria "a**no" n*o se dá *aturalm*nte na rela*ão de sa*a de au*a, na medida em q*e </line>
</par>
<par>
<line> [...] a incorporação [das cria*ças] a uma *nstit*ição do Estado </line>
<line> com* é a </line>
<line> escola, </line>
</par>
<par>
<line> reg*da por *m *onjun*o de ***venções novas * [...] em grande pa*te desconh*cidas, </line>
<line> supõe a intern*lização *essas co*venções para sua t*ansformação [na] categor*a </line>
<line> so*ial [...] de alunos. </line>
<line> *ob es*a ótica fi*a c*ar* qu*, para que a criação da identi*ade do a*uno se efet*ve, não </line>
</par>
<par>
<line> ba*ta </line>
<line> apenas cr*armos e colo*armos em prática as nor*as e o regrament* tão c*stumeiros *m </line>
</par>
<par>
<line> nossas esco*as. Há q*e per*assarmos p** </line>
<line> uma qu*stão </line>
<line> histó*ica de cu*tu**s escol*res, muit*s </line>
</par>
<par>
<line> vezes pa*sadas de pais pa** filhos, com as quais n** nos deparamos, atualmente, em nos*as sa*as </line>
<line> de au*a. O aluno *ão cheg* pr**to à es*ola. O profess*r *am*ém **o. Trata-se de processo* qu* </line>
<line> ocorrem * cada ger*ção, os qua*s estão pl*namente imbuídos de convenções atitudin*is, morai*, </line>
<line> *ticas e culturais. * no*sa intençã* aprofun*ar este *ema d*rante os desdob*ame**os do* ach*do* </line>
</par>
<par>
<line> da pe**uisa, uma vez que traba**aremos com muitos </line>
<line> dado* encontra*os e p**erem*s </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> Trad**ão: T*lvez as culturas juvenis h**e mais que ser uma *ont*acu*tur*, se apresentam como a expressão </row>
<row> evid*nte do que s** as tendênci*s do mo**nt* at***, das quais e*es s*o alguns dos intérp*e*es de uma partitura </row>
<row> q** toc*mos t**os, de u*a grand* r*presentação, na qual somos a**res * espectadores. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. *, ar*. 9, p. *76-194, *ar./ab*. 2*16 </line>
<line> **w4.fsanet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D* Jo*ens Conte*p*râneo* À Geo*rafia Escolar: **cendo Uma *ede De Conc*ito </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> cor*elacioná-los *om os co*ceitos já apre*en*ado* aqui. Vejamos as relaçõ*s entre os jo**ns </line>
<line> contemporâ***s e o ensino de Geogr*fia. </line>
<line> 3 RES*LTADO E DISCUS**ES </line>
<line> 3.1 De jo*e*s * d* ensino *e *eograf*a </line>
<line> *omo pe*sar u*a Geografia para o* jov**s? Quai* aportes teór*cos e metodológicos </line>
</par>
<par>
<line> devem por*ar o professor de Geogra*ia, </line>
<line> *m relação ao conheci*ento dos/**s suj**tos-jovens- </line>
</par>
<par>
<line> al*nos? Há que *e el*cidar o *eitor que, apó* den*a pes**i*a biblio*ráf*ca, po*quíssimos mat*riais </line>
</par>
<par>
<line> trabalham </line>
<line> diretament* </line>
<line> com </line>
<line> * </line>
<line> rela*ão </line>
<line> do </line>
<line> en*ino </line>
<line> de </line>
<line> Geografi* </line>
<line> e </line>
<line> os </line>
<line> Joven* </line>
</par>
<par>
<line> Conte*porâneos/C*lturas Juv**is. * q*e enc*ntrei aqu* f*ram *ater*ais que o* t*ngenc*am a </line>
<line> *emática e podem me ajud*r na disc*ssão proposta, ou qu* falam dir*t*mente sobre o ens**o de </line>
</par>
<par>
<line> *eog*afia, e colo*o, ne*te mom*nto, para a discus*ão e elaboração </line>
<line> das redes </line>
<line> de con*eitos </line>
</par>
<par>
<line> necessária* à pesquisa. Ao ingressarmos no tocante ao ensino d* Geog*afia, há *ue ressaltar*os * </line>
</par>
<par>
<line> que é a Geografia Es*olar! C*mo já nos alerta Cavalc**ti (20*8, p.23), trata-se </line>
<line> da *iência que </line>
</par>
<par>
<line> pos*u* uma esp*cificidade </line>
</par>
<par>
<line> [...] que ad*ém e* parte dos conheci*entos a*adêmicos, em parte do movimento </line>
<line> aut*nomo dos proc***os e práti*as e*colares e em *arte das indicações *o**uladas </line>
<line> *m outr** instânc*as, como as *iret**zes *urricula*es * *s livros didáticos. </line>
</par>
<par>
<line> Ou *eja, n*o estamos tratando </line>
<line> aq*i das tem*ticas p*ras * aplicadas da </line>
<line> Geogra**a, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo: Geografia Urbana, Climatologia, Geografia dos Conflitos Mund*ais, ou </line>
<line> outra </line>
</par>
<par>
<line> su*divisão qualquer. Em Ge*grafia Esc*lar, entendemos *ste *rí*lice movime*to: a) </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos acadêmicos; b) práticas </line>
<line> esco*ares; </line>
<line> e c) diretrizes curriculares e **vros </line>
</par>
<par>
<line> didático*. *ogo, * *rr*nea a co*cepção de que a Ge*gr*fia e**in*da na escol* seria um* *ópia </line>
</par>
<par>
<line> *o qu* a *c*dem*a p*ra e si*pl*s*ente e*tá produzindo. A Geografia Escola* tem </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> pró*ria e va* se estabele*endo como *al, cada vez mais aumentando s*a p*squisa e debat*. </line>
<line> Pen*o qu* a *ai** discuss*o n* atualida*e é a fun*ão da Geo*rafia e de seu *rofesso*. </line>
<line> Vivemos *a *ociedade da r*pidez e da infor*ação, i**o é inegáve*. Em temp*s onde as </line>
<line> informações perc*r*e* o mundo *m velocid*des incríveis e os j**en* acomp*nh*m *om muita </line>
<line> facilid*de *stas t**nsfo*ma*ões e es*a velocidad*, o pr**essor de Geografi* deve saber co*o </line>
<line> rei*ven**r sua prátic* pedagóg*c*, um* vez que j* no* a*ertava *acoste (1*88, p.96) q*e, "no *aso </line>
<line> da g*ografia, a relação pedagógica vei* a se* transtorn*da, po*s o *e*tre não *e* ma*s com* </line>
</par>
<par>
<line> outro*a e como ainda acontece em outras disciplinas, o monopólio da *n*ormaç*o". que fic* O </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, *. 2, art. 9, p. 176-194, mar./abr. 2016 www*.*sanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oli***r*, N. A. Kaer*her </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> muit* claro *ara mim é o segu*nte: em se t*atando de </line>
<line> jovens alun*s contemp*r*neos, a aula, </line>
</par>
<par>
<line> quando é depós*to de infor*açõe*, pouco tem valor. O que </line>
<line> cham* aten*ão </line>
<line> d*s j*vens, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> principalmente na aula de Geografi*, é </line>
<line> quando * </line>
<line> *nf*rmação passa </line>
<line> a te* senti*o e se </line>
</par>
<par>
<line> trans*orma e* c*nhecimento, mais ai*da se * conheci*ento *e ap*ica a situaçõe* *oti*ia*as e </line>
<line> *e tran*form* em *abe*oria. * este processo não com**eendeu como tarefa de *ácil r*solu*ão. </line>
<line> Há que ef**uar o pla*eja*e**o de a*las com mu*t* a**nção, p*ra qu* * que *or </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhado possa </line>
<line> d* fato corr*borar n* c*nstruç*o do *onhecim*n*o e sua conse**ente </line>
</par>
<par>
<line> apli*a*ão *m si*uações reais. Conforme Castr*g*ov*nn* (2011, p.*9) há que e*tar *tento ao </line>
</par>
<par>
<line> fato de </line>
<line> q*e "[...] o conhe*imento é * representaç*o da r*al*dade através das *ormas de </line>
</par>
<par>
<line> linguage*. *ort*nto, por sermos inteligente*, o c**heci*ento transforma-se </line>
<line> atrav*s do </line>
</par>
<par>
<line> **mpo, assumindo ver*ades provisória* no presente". </line>
</par>
<par>
<line> Lo*o, o que é ver*ade ho*e, aman** pode não s*r. O fato é que est* sen*o apresen*ada </line>
</par>
<par>
<line> **mo v**dade hoje, agora. En*ender m*lho* </line>
<line> quem meu *luno é, *o*tanto, u** **neira é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sabe* como tra*alha* e*tas inf**maçõe* com eles *, desta forma, partir da a </line>
<line> condução dos </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento* geo*rá**c*s de seu cotidiano, f*z*ndo com que tenham sentido e tornem-se, de </line>
<line> fato, conhecimento. </line>
<line> Nesse senti*o, vol*a*o* à discu**ã* curricu*ar. *re*n * B*gun (1995, p.6*), nos </line>
<line> questionam: "Têm as escolas e as autoridades ed*cacion*i* desenvolvidos currícu*os baseados </line>
</par>
<par>
<line> e* pre**u*ostos esse*cia*mente inadeq**dos e *e*mo </line>
<line> obsoletos sob** a *a*urez* dos/as </line>
</par>
<par>
<line> estudantes?" </line>
</par>
<par>
<line> *ue cur*ículo, para qu*is a*unos? Pro*uro, em m*nha prátic* docent*, instiga* o aluno </line>
<line> para que perceba, como j* dito, *ue a realidad* q** o circ*nda também é Geog*afia. Esta </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa propõe-se a verifica*, nes*e sentido, qual o p*pel *o e*sino de G*ografia para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ovens con*em*orâ*eos e, dest* fo*ma, *ambém, contribuir humi*dem*nte n* discus*ã* </line>
</par>
<par>
<line> curricular da disciplina. *avalcan*i (2*11, p.5*) c*mplementa </line>
<line> a </line>
<line> dis*ussão </line>
<line> cur*icular </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adici*na a q*estão das pesquisas *m ensino de Geo*rafia, as qua*s são re*lizadas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> conte*porane*dade, *o acenar *ue </line>
</par>
<par>
<line> [...] * refl*xão sobre o qu* **sinar em Geo*rafia, *endo em *ista a soci*dade </line>
<line> contemporânea * suas *eman**s, tem sido *ma pr*ocupação de muitos </line>
<line> inve*tig*dores de e*s*no e de *uit*s *ro*essor*s, no Brasil e em ou*r*s lugares do </line>
</par>
<par>
<line> mundo, *evido *o </line>
<line> interesse que se tem em *pro*imar o ens*no des*a matér*a às </line>
</par>
<par>
<line> demand*s formati*as da soci*dade, em perma*ente e acelerada transform*ção. </line>
<line> [grif* no*so]. </line>
<line> Não basta a*enas ficarmos *o âmbito das pesquisas ou da preocupação. Acredi*o que é </line>
</par>
<par>
<line> necessário, também, p*rtir para a ação. Como, de fa*o e efetivamente, o </line>
<line> profes*or </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 13, n. 2, ar*. 9, *. *76-194, mar./abr. 2016 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> De Jo*e*s Co**emporân*os À *eografi* Escolar: Tecendo Um* Rede De Conce*to </line>
<line> *89 </line>
</par>
<par>
<line> G**gra*i* p*d* **roximar suas **las à r*a*idade circund*nte? Def*ndo a *ese de que c*n*ec** </line>
<line> m*lhor seu a*uno, e, a par*i* d*sto, p*nsar *m s*as aul*s, aprox*mand*-*s da *ealidade do </line>
<line> mesmo, * * m*lh** forma de con*ui*tá-l* *m t**mos afetivos e c*gnitivos. Ou s*j*, qu*ndo o </line>
<line> *lu*o pe*cebe que o profe*sor e*tá int*r*s*ad* nele, e não ap*nas em encaminhar uma lista d* </line>
</par>
<par>
<line> con*eúdos, torna-se *bert* ao que se propõe e, ao mesmo tempo, a* chanc*s reais d* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizado acontecer s*o e*ormemente maiores. </line>
</par>
<par>
<line> F*lar sobre Geo*rafia escolar é também *ensar n* p*ofessor de Geografi*. Kimura </line>
<line> (2010, p.*7) *firm*-nos que, "[...] diante *a dific**dade *e u*a leitura *o m*ndo, o *r*bal*o </line>
<line> d* professor de Ge*g*af** torna-se **ito **is complexo". E q*ão compl*xo * * trabal*o do </line>
<line> pr*fesso* de Geografia na atualidade, com a carga imensa de informaçõe* qu* são ***pejad*s </line>
<line> diariamente sobr* n**sos a*u*o*-jovens, * sob*e cada um *e nós. O trabalho em sala de *u*a, </line>
<line> *ue *eve ir além *a mera, pura e simples i**orm*ç*o, pas*a a se *ornar c*mplex* no sentido de </line>
<line> que cabe tamb*m *o profe*sor a *eleção daq*ilo *ue c*loc*rá em prática/*is*uss*o de tudo o *ue </line>
<line> vem a*on*ecendo na real*dade. A mesma aut*ra segue na di**ussão da rela*ão do professor de </line>
<line> Geografia com seu aluno, a qual, mui**s vezes, torna-se complicada * comp*ex*, dadas as r*lações </line>
<line> de empat*as, ou não, for*adas entre al*nos e professor. Sabemos que n*m todos o* prof*ssores </line>
<line> são do agrado de *odas as turmas, * *sto é abso*uta**nte normal, **do que entramos na s*ara das </line>
</par>
<par>
<line> rela*ões i*terp*ssoa*s. Kimura (2010, </line>
<line> *.4*) n*s al*rta *ara que a Geogr*fia se*a um ponto d* </line>
</par>
<par>
<line> ligação entr* alunos * professores, na *edida ** que o professor se utiliza ** me*iação d*s </line>
<line> c*nheci*entos para aproximar-*e de seus alunos (jovens): </line>
<line> O *rof*ssor *ode enc*ntrar na relação dialógi*a c*m * a*uno um caminho que </line>
</par>
<par>
<line> ofereça pistas co* poss*v*is </line>
<line> escla*ecim*ntos sobre as razões *e os alu*os fazerem </line>
</par>
<par>
<line> uma determ*n*da **present*ção do mundo p*uco usual para a G**grafia. Este é um </line>
<line> bo* *o*elo de partida para o aluno ir incorpor*ndo e acres*entando novas </line>
<line> *preensões sobr* a r*alidade, te*do na med*ação d* profess*r ** Geo*rafia, as </line>
<line> possibil*dad*s de construir n**as referências. </line>
<line> E essa rela*ão d***ógica, *m *lguns casos, pode en*ontra* confl*tos, na sala de aula, na </line>
<line> escola e em outros espaços. Castellar (2011, p.145) apo**a para a necessida*e *e compreen*ão </line>
</par>
<par>
<line> da realidade *o a*uno, *ar* que os confl*tos que, </line>
<line> po*ventura, p*ssam surgi* seja* motivos </line>
</par>
<par>
<line> para a c*mpressão de uma realidade toda mais comple*a d* que *penas o mundo esco*ar: </line>
<line> [...] a* *nte*der esses conf*itos *xistentes na es*ola qu* a aula pode fazer difere**a, </line>
</par>
<par>
<line> con*orme o *luno, ao se* colo*ado em s*tuação de desafios, </line>
<line> é est**ulado * </line>
</par>
<par>
<line> estabelecer nexos e*tre o qu* apre*de e a re*lidade, o que pode lhe dar instrume*tos </line>
<line> para romper com as d*sig*alda*es. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. 13, n. 2, art. 9, p. 176-194, ma*./abr. 2016 </line>
<line> www4.fsa**t.co*.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira, N. A. Kaercher </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> *om essa fala qu*ro lembrar * impo*tância dos conflit*s presen*es na escol* e *e </line>
<line> co*o as a*las de Geografia p*de* rompe* e acrescentar novos c*nhecim*ntos a*s a*unos, j* </line>
<line> que estes podem - * d*veria* - ser cons*antem*nte estimulad*s. </line>
<line> Fazer d* *ula *e Geografia um espaço *ara pensar nossa *onstitui**o com* sujeit** é </line>
</par>
<par>
<line> co*oca* a realidad* * nossa f*ente e, a p**tir de*a, pens** sobre o mu*do </line>
<line> e </line>
<line> como nós o </line>
</par>
<par>
<line> *nterpret*mos. J* *firma Kaerc*e* (2*11, p.2*6), qu* "[...] a aula de Geografia *ode contribuir </line>
<line> pa*a fazer as pesso*s pensarem suas imagens de mundo, o modo como f*r*m construídas, as </line>
<line> razõe* p*las quais se mantém e as maneiras outr*s de i*a**nar *s*e *es*o m*nd*". </line>
<line> Nesse sentido, perceb*m*s a *mpor*ância da aula de Geografia e a sua real </line>
</par>
<par>
<line> c*nt*ibuição. O </line>
<line> sujeito-jovem-aluno, </line>
<line> com s*us ansei** e inquietaçõ**, também pos*u* </line>
</par>
<par>
<line> imagen* de mundo e é *eve* do professo* de Geogr*fia a**dá-lo a inte*preta* estas im*gens, </line>
</par>
<par>
<line> *em *omo a* mane*ras de imag*nar o mun**. Um exe*plo </line>
<line> para est*mular *s*o seria através </line>
</par>
<par>
<line> das f*rr*mentas *a "perg*ntação", já apo*t*das por Kaercher (**11). *e*guntar *ob*e *s </line>
<line> visões *e mundo dos alunos e su*s representaçõ**, b*m co** s*bre *s mais *ariada* *ormas </line>
<line> de percepção do es*aço forma par*e d* estratégias conceituais *undament*is *ara a constr*çã* </line>
<line> das *elaçõe* espac*ais dos jovens. </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, "[...] * Geo*raf*a escol*r não *e ensina. El* se </line>
<line> co**trói, e*a se rea*iza". </line>
</par>
<par>
<line> (CA*ALCA*T*, 2008, </line>
<line> p.45). A *eo*rafia e*colar s* realiza em nosso cotidiano docente, </line>
</par>
<par>
<line> *u*nd* *s*amos t*abalha*do não ape*as os conceitos que nos cabem, mas a diver*idade que </line>
<line> en*o*t*amo* em sala de *ula e com* *sta diversidade pode nos ajuda* a melhor d*ce*ciar, a </line>
<line> ser*os melhores profe*so*e*. Pa*a trabalhar*os **m *stes sujeitos-j*vens, é pre*iso conhe*ê- </line>
<line> los melhor: e é a ist* q*e este tr**alh* se dedi*a! </line>
<line> 4 CON*ID*R**ÕES F*NAIS </line>
<line> 4.1 Para novas leitur** de j*vens e de geografia e*c*la*... </line>
<line> Pareceu-n*s muito cla*o *ue as relações efetuadas *ntre es*e jovem contemporâneo e o </line>
<line> ensino de *eogra*ia estão ligadas aos tem*s *ísi*os da ciência. Qu*ndo questionamos *s </line>
<line> mesmos s*bre a "se**entia da Geo*rafi*", no* são oferecidas *omo respostas as te*á*icas </line>
</par>
<par>
<line> f*sicas (duras) da ciência g*ográfica, co*o localizar país*s *u *aber fus** horários, </line>
<line> po* </line>
</par>
<par>
<line> exemplo. Se perguntar*os ainda quai* são *s palav*as que ma*s lembram * Geo*raf*a, *s </line>
<line> mesmo* in*erem, em su* maioria, em pa*avr*s da ordem da *eo*rafia fí*i*a. </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 13, n. 2, ar*. 9, *. 176-194, mar./abr. 2016 www4.f*anet.c*m.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> De Jovens Contemporâ**o* À Geografia Escolar: *e*en*o U*a Rede De Conceito </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> Ess* constatação nos fazem re*l*tir sobre como v*m *endo d*da a condução de nossas </line>
</par>
<par>
<line> aulas e sobre c*mo vêm s*ndo *ensados os currículos </line>
<line> **c**ar*s e os programas de ensi**. </line>
</par>
<par>
<line> Vejam*s alg*ns ques*iona*ento* impo*tantes: </line>
</par>
<par>
<line> a) s*bre nossas aul*s: </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Estamos dando a verdadei*a *mportância ao conc*ito de Espaço Geográ*ico </line>
<line> e </line>
<line> su*s rela*ões e*tr* os temas *oc*a*s e naturai*? </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Es*a*os </line>
<line> contex*u*l*zando </line>
<line> as realidades locais do* aluno*, *e maneir* a termos </line>
</par>
<par>
<line> uma abord**e* das difer**t*s e*calas geográficas, par*in*o do *ocal e chegan*o </line>
<line> ** g*obal (e vice-v**sa)? </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Esta*o* tendo espaço para dis*utir com os alunos as t*má*ic*s dos mov*me*tos </line>
</par>
<par>
<line> *ociai*, d*s </line>
<line> cidade*, das </line>
<line> p*pulações, de manei*a com que *le* se sintam </line>
</par>
<par>
<line> par*ic*pantes *estas que*tões? </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Nã* estarí*mos </line>
<line> *risando em </line>
<line> demasia o tem* físico da *eografia, um* vez que, </line>
</par>
<par>
<line> no imagin*rio pop*l**, o mesmo *á mais "valida**" * ci*nc*a geográfica? </line>
<line> b) *obr* os *urrículos escolares * os programas de ensi*o: </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Estamos bala*ce*ndo as temá*icas físicas *om as temátic*s h*manas </line>
<line> da </line>
<line> Geogr*fi*, ao plan**a*mos nossos planos de e*sino? </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Est*mos *o**eguindo efetuar a devida defe*a da </line>
<line> *er*anência da *eografia nas </line>
</par>
<par>
<line> grade* de currículos, quan*o sabemos que em muitas *scolas não há mais </line>
<line> Geog*af*a no* três anos do ensino médio? </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Es*amos cientes das propostas d*s órgãos compete**es (Ministério e ***retarias </line>
<line> de Educação) no que diz respe*to ao ensino de Geografia? </line>
</par>
<par>
<line> Caro leitor, s*o muitas as pergu*tas! Encontr*mo* res*ostas para el*s? Nesse sentido é </line>
</par>
<par>
<line> que *os referimos a* *firma* q** a busca por re**o*de* *ma </line>
<line> pergunta nos ab*e espaço para </line>
</par>
<par>
<line> outr*s *ão u*gen*e* quan*o a primeira. </line>
</par>
<par>
<line> Acredit* s*r imp*rt*nte *embrar, ne*te espaço, Me*rieu (2006, p.*5), em sua "Carta a </line>
</par>
<par>
<line> um Jo*em P*ofessor", so*re </line>
<line> uma v*são importan*e </line>
<line> do </line>
<line> p*o*essor: "Não há nad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ex*raordinário, então, </line>
<line> em consi*e*armos nosso ofíci* como um meio de pos*ibilit*r a outro* </line>
</par>
<par>
<line> *** vi*am a al**ria d*s desco*ertas que nó* próprios vivem*s". </line>
<line> E, *i*da, uma *isão *m*ortant* sobre o *o*hecime*to, ainda *on*orme *s p*lavras d* </line>
</par>
<par>
<line> autor (2*06, p.19): "O prof*ssor </line>
<line> deve po**i*ilit*r a cada aluno c*nf*o*tar-s* com um **ber </line>
</par>
<par>
<line> que o ul*rapassa *, ao *esmo tempo, fo*n*ce*-l*e a ajud* nece*sá*ia para se *proximar des** </line>
<line> s***r". </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, *. **, n. 2, art. 9, p. 176-19*, mar./abr. 2016 www*.fsanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Ol*veira, N. *. Kaercher </line>
<line> *9* </line>
</par>
<par>
<line> A*ant*, c*mpan**iros! Há m*ito *rabalho a ser f**to! Mais pe*quisas, mais aulas, mais </line>
<line> jovens e mai* reflexões virão! </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> mai*/*go. 2014 </line>
</par>
<par>
<line> Como Re*erenciar e*te A*tigo, con*orme ABNT: </line>
<line> OLIVEIRA, V. H. N.; KAERCHE*, N. A. De Jovens Conte*porâ*eos À **og*afia **co*ar: </line>
<line> Tecendo Uma R*de De Conceito*. Rev. FS*, Te*esina, v.13, *.*, ar*.9, p. 176-*9*, ma*./abr. </line>
<line> *016. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, art. 9, p. 176-194, ma*./abr. 2016 </line>
<line> w*w4.fsa*et.c*m.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveir*, N. A. Kaerc*er </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição *os Autor*s </line>
<line> V. H. N. Oliv*ira </line>
<line> *. A. Kaerche* </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepção e planejament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpr*ta*ão dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rasc*nho o* na rev*são c**tica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaç*o na ap*ovação da versão fin*l d* *anuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 13, n. 2, art. 9, *. *76-194, ma*./abr. 2016 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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