<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 5, art. 1*, p. 173-184, set./out. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.5.10 </line>
</par>
<par>
<line> Ficcionando o Espaço Rura*: A Fanta*ia e o Imaginário na Invenção dos *i*angos </line>
<line> Fic*io*alizi** Rural Space: Fa**asy and Imag*nary in the I*vent*o* of Didang*s </line>
</par>
<par>
<line> Daniel Cont* </line>
<line> *outo* em Litera*ura *rasil*i*a, Portu*uesa e Luso-africana *el* Universidade F***ral do Rio *rande do Sul </line>
<line> Pro*essor em L*tras e do PPG *m Processos e Man*fe*tações Cultura*s da Unive*si*ade Feev**e </line>
<line> E-mail: *an*elconte@fee*a**.br </line>
<line> Josia*i Job Ribeiro </line>
<line> Mes*r*do em Proc*ssos e Manif*stações Culturai* pel* Universidad* Fee*al*. </line>
<line> Grad*ada em His*ór*a *ela Unive*sid*de Feevale. </line>
<line> E-ma*l: josiani@feevale.br </line>
<line> Marinês An*rea Kunz </line>
<line> Doutor* e* L*t*as * Ling*íst**a pela Pontifíci* U*iver*idade Cató*ica do Ri* *r*nde do Sul </line>
<line> Professora em *etras * d* PPG em Pro**s*os e *anifest*ções Cultu**is da Uni*ersida*e Feevale. </line>
<line> *-mail: *arinesak@*eevale.b* </line>
</par>
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<column>
<row> Ender*ço: Daniel **nte </row>
<row> Ender*ço: Universida*e Fe*v*le, ICHLA - Instituto d* </row>
<row> C*ências *umanas, **tras e *rtes. ERS-239, 2755 | Novo </row>
<row> *ambur**, RS | CEP 93525-075 </row>
<row> Endereço: *osiani J*b Ribeiro </row>
<row> Endereço: Rua Jo*o Anto*i* da Silvei*a, 851, cent*o / </row>
<row> No*o *amb*rgo, RS/ CEP 935*0-300 </row>
<row> Endereço: Marinê* Andrea Ku*z </row>
<row> En*e*eço: Un*versidade Feevale, I*HLA - Instit*to ** </row>
</column>
<column>
<row> Editor *ientí*ico: To*n* Kerl*y de Alencar Rodri*ues </row>
<row> *rtigo recebido *m 29/062016. Últim* v**sã* recebida </row>
<row> *m 15/07/2016. A*rov*do em 16/07/20*6. </row>
<row> Avaliado *elo sistema Triple Review: a) D*sk *ev*ew </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Doubl* Blind *evi*w </row>
<row> (avaliação cega por dois a*aliadores *a ár*a). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ciência* Humanas, Letras e Artes. ERS-239, *755 | Novo </line>
<line> R**isão: Gramatical, Normativa e </line>
<line> d* F**ma*ação </line>
</par>
<par>
<line> Ham**rgo, *S | C*P **525-075 </line>
</par>
<par>
<line> Ap*io e fi*anciame*to: Coordena*ã* de Aper*eiçoamento de Pessoal de *í*e* Superior (CA*ES), </line>
<line> Fundação de A*p**o * P**quisa do Esta*o do Rio Grande do S*l (F*PERG*) e Fundo N*cional de </line>
<line> *esenvo*vimento da Educação (FNDE). </line>
</par>
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<line> D. Conte, J. J. Rib**ro, M. A. Kunz </line>
<line> 174 </line>
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<line> RE*UMO </line>
</par>
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<line> A narrativa é essenci*l *o ser hum*no e, da nec*s*i*ade de seu registro, nasce a esc*ita que, </line>
</par>
<par>
<line> p*r *ua vez dá origem à mat*rialid*d* ficcional. Ao </line>
<line> construir u*a na*rativa lit*rá*ia, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> escrit*r se </line>
<line> apropr*a </line>
<line> de dif*r*nt** ele*e*t** que pos*ibi*i**rão * com*r*ensã* do le*tor em </line>
</par>
<par>
<line> rela*ã* * seu tex*o. Dest* modo, es** e*saio anali*ará como o espaço, um dos el*mentos da </line>
</par>
<par>
<line> narrativa, apresenta-se </line>
<line> n* conto Onde andam os Didango*, de José J. Veiga. Explorando os </line>
</par>
<par>
<line> conc*itos d* imaginário, espaço am*ientação, *ntr* outro*, c*m o am*aro dos teóricos: e </line>
<line> Terr* *agl*ton, Roland *arthes, Miche* Maffesoli, Osman Lins, Antonio Dimas, Ít**o </line>
<line> Calvino e Bronis*aw Baczko. Na relação *ntre f*ntasia e realidad*, é explorada a perspectiva </line>
<line> pue*il de um* fam*lia, com base na conjunt*ra camp*nesa. A imag*nação de um* cria*ça, os </line>
<line> *ichos *or ela inventados e seu *emor ao desconheci*o c*nduzem a rura*ização do espaço e à </line>
<line> c*ntextualiz*ção social. E, à m*dida que a cria*ça se afasta da fabu**ção e experiê*cia a vida, </line>
<line> seu *undo é ressignificad*, c*ncede*d* serventia a seus medo* e ao que a c*rcunda. </line>
<line> Palavras-c*ave: *a**ativa literári*. Fanta*ia. Espaço. *mbient*ção. Imaginário. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> N*r*ati*e is essen*ial to human bein*s, a*d the *eed for its r*gi*trat*on, gives *pa*e to writing </line>
<line> tha* *ives ris* *o fictional ma*e*iality. Whe* des*gn**g a literary narr*t*ve, the writer </line>
<line> appropriat*s himself of *ifferent ele*ents tha* will enabl* th* rea*er's un*erstanding i* </line>
</par>
<par>
<line> relat*on to the text. This p*per w*ll *xam*ne how space, *ne </line>
<line> of th* narr*t*ve\s element* , i* </line>
</par>
<par>
<line> po*t*ayed *n the stor* Onde anda* os Dida*gos from J*sé J. Veiga. Exploring so*e concepts </line>
<line> *f the ima*inary, space and ambian**, among other*, through *heories from: Terry Eagleton, </line>
<line> Roland *arthes, Mic*el Maf**so*i, Osman Lins, An*onio Di***, Ítalo *alvino a*d Bronislaw </line>
<line> Baczk*. In th* r*lation*h*p b*twe*n fan*a*y and reality, it is explored the p*erile perspec**ve </line>
<line> of a family, bas*d on its peas*nt e*viron**n*. A child's im*gination, *he animals inve*te* by </line>
<line> him and his fear of the un*now*, lead to *uralizatio* of space an* *ocial c*ntext. Mo*ing </line>
</par>
<par>
<line> aw*y from the child\s confabulatio* and en** up experien*ing li*e, *** w*r*d </line>
<line> ass*m* a </line>
<line> new </line>
</par>
<par>
<line> m*aning, grant*ng p*we* *o his fears *nd to what surrounds him. </line>
</par>
<par>
<line> Keywor*s: L*te*ary narrative. Fantasy. Space. *mbience. Ima*inary. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. *3, n. *, art. *0, p. 173-184, s*t./o*t. 20*6 </line>
<line> **w4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Ficcionando o *spaço Rural: A Fantas*a e * I*aginár*o na *nvenção d** Di*a*gos </line>
<line> 175 </line>
</par>
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<line> 1 IN*R*DUÇÃO </line>
</par>
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<line> 1.1 INSERÇÃO * NAR*****A </line>
</par>
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<line> Comun*car-se é a condição prim*va do sujeito histórico. Foi através da* *arrativas **e </line>
<line> * vida em *rupo foi *fe*iva*a * *uncio*a*izada e* *uas mazela* do cotidiano. Barthes (*976, </line>
<line> p. 19) obs**va *u* "a na*rativa começa com * própria h*stór*a da humanid**e", uma vez que </line>
<line> *odos os grup*s humanos a*rec*am * n*rr*r e detêm suas na**a*ivas como estr*t**as fund*ntes </line>
<line> *e su* ossatu*a ant**p*lógica. Com * *scrit*, * ato comunicacional *e ressi*ni*ica, pois é *or </line>
<line> meio dela, e co*sequentem*nte da leitu*a, *ue *s gr*pos soci*is re*istram seus m**i**ntos </line>
<line> de *ignificação. Sem a *ateri*lid*de discurs*va, a hi*t*ri* *ocia* seria olvidada. </line>
</par>
<par>
<line> A escr*ta n*sce </line>
<line> com o intui*o *e re*istr*, *as não </line>
<line> demo*a, para **e adq**ra um </line>
</par>
<par>
<line> for*a*o m*i* complexo, o literári*. </line>
<line> A materialidade **c*iona*, a e*cri*a l*terária, não *ó s* </line>
</par>
<par>
<line> en*olve c*m o r***stro das *ções dos at*res *ociais, mas, também, usa-as como inspiração </line>
<line> para c*iar a*go novo, o campo literário. O es*ritor goza da liberda*e de se valer dos eleme*tos </line>
</par>
<par>
<line> coti*ianos para constr*çã* *o </line>
<line> texto *i*ciona*. </line>
<line> Se, por u* lado, a na*ra*i*a *omeç* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pró*ria *i*tóri* da humanidade, po* outro, a leitur* assi**e ao h**e* dur**te toda *s*a </line>
<line> histó*ia. Narrador, pers*na*ens, *em*o, esp*ço * acontecimentos1 são elementos *ons**t*intes </line>
</par>
<par>
<line> das narra*i*as literá**as. E cada </line>
<line> um desse* elementos d*sempenha uma fu**ão </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> tr*ns*o*maçã* da ling*ag*m *m texto, *ma vez que, de acord* com Bar**es (2004), </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *iter*tura faz us* d* linguag*m para expr*mir </line>
<line> um a </line>
<line> id*ia *, por conse*uinte, um *ampo </line>
</par>
<par>
<line> *i*b*lico, se p*nsarmos em *ourd*eu (1989), possibilita a constru*ão, </line>
</par>
<par>
<line> viabiliz*nd* os e*eit*s de senti*o que d* text* vão emergir. </line>
</par>
<par>
<line> As intencionalidades *o *utor/escrito*/enunciador estã* pulve**zada* ao largo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> estr*tur* do nar**do; os acontecimen*os, p*r exemp**, podem expor *ma alegori* de cunho </line>
<line> moral *u *m conjunto d* ima*e** que cami*ham a uma mesma ale*oria signi*icat*va. *, par* </line>
<line> que o leitor a* com**een*a, serão necessá*ios con*ecim*ntos p*e**xtuais à leitura, </line>
</par>
<par>
<line> informações extratextua*s, que acom*anham o s*jeit* leitor em *u* for*ação </line>
<line> disc*rsiva, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ue *rece** o co*tato com o te*to. Ca*a s**eito, c*n*udo, const*ói *ua representação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mundo e, a partir dela, inte**r*ta e assim*l* o que </line>
<line> *stá a sua volta, e não *e exclui dess*s </line>
</par>
<par>
<line> efe*t*s de **n*ido a materiali**de *iccional. **s*a o*d*m, Eaglet*n (20*3, *. 17) a*irma *ue </line>
</par>
<par>
<line> todas </line>
<line> "*s </line>
<line> obra* </line>
<line> literárias, </line>
<line> em </line>
<line> outras </line>
<line> *alavras, </line>
<line> são </line>
<line> <re*scritas>, </line>
<line> *esmo </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> inco*scientem*nte, pela* socied**es que as leem; na *erd*de não há re*eitura de uma obr* que </line>
<line> 1 </line>
<line> FLORY; S*ely F. V. (**g.). Narrativas Ficcionais: da literatura as mídias ficci**ais. S*o Pa*lo: A*te e </line>
<line> Ciência, 2005.p.21 </line>
<line> Rev. FSA, T*resin* PI, v. 13, n. 5, art. 10, p. 173-184, set/out. 2016 w*w4.f*an*t.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C*nte, J. J. Ribeiro, M. A. **nz </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> **o seja t*mbém <reescri**ra>", *nfatizando * importânci* do contexto soc*al na composiçã* </line>
<line> e valoriza*ão da *iteratura, bem *omo expli*ita*do que, para q*e os intent*s do escritor se*am </line>
</par>
<par>
<line> assim*lad*s </line>
<line> pelo </line>
<line> leitor, </line>
<line> os </line>
<line> valo*es </line>
<line> da so*ie**de </line>
<line> *m </line>
<line> que el* </line>
<line> se *nsere são </line>
</par>
<par>
<line> ind*spe*sáveis,criando uma **rmeabilidade do mun*o f*ctício com o mundo real. </line>
<line> O *onto O*de andam *s D*dangos de José *. Ve*ga2 conduz o leitor a esta relaçã* </line>
<line> inter*ret*t*va. Co**extua*i*ad* no cotidian* *a vida rural, conta a hi*tó*ia de uma família, </line>
</par>
<par>
<line> pelo *l*ar da criança. Um menin* *m*g*nativo qu*, *nvolt* pelos mistéri*s d* rancho e </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> mato que o *erca*, usa a fantasia para explicar o desconhecido. Assim, em um* na*rati*a </line>
<line> ficc*o*al, imers* no *eal, o autor percor*e os lim**es entre fantasi* e *ealid*de. </line>
<line> 2 FANTASIA * IMAGINÁRI* </line>
<line> Ao art*cular re*ursos fantasioso* em s*a *it*ratura, Veig* s* dirige a *m campo </line>
<line> simbólico ima*inário, contudo, tem como *as* o qu* é r*al. No mundo *iccional *udo o *ue é </line>
</par>
<par>
<line> criado </line>
<line> perpassa a *mag*nação do artista. E e*se *maginári* é </line>
<line> c*nstruído a partir do que el* </line>
</par>
<par>
<line> viven*ia através de seu cotidiano, de sua v*da e daqueles q*e * ci*cundam, construi*do *m </line>
</par>
<par>
<line> seu imag*ná*io fantasias a *espe**o </line>
<line> **s relações sociais e da vida *errestre. É Calv*no que </line>
</par>
<par>
<line> observa que: </line>
</par>
<par>
<line> A fantasia do *rt*sta é um m*ndo de potencialidades que nenh*m obra c*nse*uirá </line>
</par>
<par>
<line> tr**sfo*mar em at*, o *undo em *ue *xer*emos nossa *xperiê*c*a d* </line>
<line> vid* é um </line>
</par>
<par>
<line> outro mundo, q*e corresponde a *utras formas de ordem e de d*s*rde*, os estr*tos </line>
<line> *e pal*vras que *e acumul*m *obre a página como os estratos de *or*s *obr* a tela </line>
<line> são ainda *m outro mundo, *am*é* de *nfi*ito, **ré* mais gove*náv*l, menos </line>
<line> refratário * uma forma (CALVINO, 1990, p.**3). </line>
</par>
<par>
<line> Para o au*or, a fantasia d* art***a não pod*rá *er reproduzida fid*dignam*nte, </line>
<line> poi s </line>
</par>
<par>
<line> ex*ste *pen*s e* seu ima*inár*o, em seu compêndio *e imagens subjetiva*as; assi*, não se </line>
<line> *aracteriza na esfera *o concreto. É justamente as pa*avras, a li*guística em sua co*plexidade </line>
<line> es*rut*ral, * for*a mais efic** de explicitar * fantasia. Nessa ordem, em *nde andam o* </line>
</par>
<par>
<line> *ida*gos a fan*asia manif*st*da atra*és do im*ginário infantil, ac*ntuando uma vis*da é </line>
</par>
<par>
<line> lú*i** do *oti*iano. * *rotagonista, um m*nin*, *em nome, </line>
<line> de fértil imaginação, pouca </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> P*blicado originalm*nte na obra A *aquina Ext*aviada: Conto* d* editora C*vili**ção Br*s*leira *o ano de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 1974. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. **, *. 5, art. *0, p. 173-184, set./out. 20*6 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fic*iona*d* o Espaço Rural: A Fantasia * o I*aginári* na **ven*ão dos Didangos </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> mat*rida*e *ognitiva e </line>
<line> ingênuo, in*icand* esta* na faixa etá*i* fi**l da s*gun*a infância </line>
</par>
<par>
<line> direciona a história a seus *edos * anseios da vi*a no ca*po (espaço cons**tu*ivo contextua*). </line>
<line> Ao sonhar com a i*fância, voltamos à morada do* deva**ios, aos devaneios que nos </line>
</par>
<par>
<line> abr*r*m o m*ndo. É e*se devaneio que nos </line>
<line> faz p*imeiro ha*itante do mundo da </line>
</par>
<par>
<line> s**idão. E habi*amos melhor o mundo quando o habitamo* como a criança solitária </line>
<line> h*bita as imagens. Nos deva*eios da criança, a image* preva*ece acima de t*d*. A* </line>
<line> **per*ênc*as só vêm *epois. Elas vão a contra-vento de todos os devaneio* de *ôo. </line>
</par>
<par>
<line> A criança enxerga gr*nd*, a criança enxerga belo. O deva**io volt*** *a*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inf*n*ia n*s restitui à b**eza das im*gens pr*meiras (*AC*ELARD, 1971, p.87). </line>
</par>
<par>
<line> * infância materializa u* mundo *ep*eto de imagens si*nifican*e*, no qua* o sujeito </line>
<line> pueri* é capaz de fantasiar o que o circunda, p*ovoc*ndo a *abula*ão d* realidade. P*rspecti*a </line>
<line> d*sde a qual Bachelard *rofere a ideia de mundo da *oli**o, entendend* que * cria*ça, *m *m </line>
<line> *arg* p*ríodo de sua i*fância, const**i uma c*smo**nese própri*, animada a*enas em seu </line>
<line> cons*ructo p*íquic*-imagético, e a alcance somen*e ** seu criad*r. A cri*nça é cap*z de v*r </line>
<line> *oda a beleza e os detalhes do r*al, * ** perpassa a seu mundo. *a infância, o ser huma*o </line>
<line> *rimeiro *ive sua *magin*ç** pa*a, depois, *xperie*ciar a realid*de. </line>
<line> Na* **imeira* linhas do conto, a pe*sonalid*de e as caracter*stica* d* *rotagonista são </line>
<line> *xpost*s *o leitor: "A noite *ra feia, *erigosa n* rancho, muitos bic*os lá fora, alguns </line>
</par>
<par>
<line> conhecido*, outros inventados, deduzid*s dos barulhos q*e vinha* da </line>
<line> mata; *as e*costado </line>
</par>
<par>
<line> no cor*o sad*o *a mãe ele *ão tinha medo de nada" (V*I*A, 1989, p.*01). O b*eu * os sons </line>
</par>
<par>
<line> provocad*s </line>
<line> pelos animais not*rnos f*ziam da n*it* um mistério, a alimenta* a fantas*a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*f*ncia, "por*ue na c*ari*ade não há bicho perigo*o" (*EI*A, 1989, p.10*). </line>
<line> A ine*periê*cia cotidiana faz a fanta*ia *florar e a im*g*naçã* cria no*os *und*s, </line>
</par>
<par>
<line> materializando s*res imaginários q*e, através do me*o do desconhecid*, ganham forma </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *t*ibuição, como os *idangos, os m*is e*quisitos d* toda * *ata e, claro, os mais perigo*os. </line>
<line> Esse mun*o em mo**ment* encontra para*em na seguranç* que lhe oferece a figura materna. </line>
</par>
<par>
<line> N*la, o menino enco*tra a segurança de que necessita e que o faz </line>
<line> con**itu**or da </line>
<line> própria </line>
</par>
<par>
<line> psique. Os *aç** afet*vos entre o menino e a mãe são intransponíveis e, é nesta relação, que </line>
<line> el* en*o*tra *stabilidade p*r* lidar com * des*onhecido. Ainda que ao lado da mãe e *o pai </line>
<line> ele sinta medo, crê na prot*ção of*r*c*da por eles * re*ova o aspecto da seg*rança da cas*, *a </line>
<line> infânc*a *dificada p*los p**s, consoante Bachela*d (*998). </line>
<line> A vida no rancho faz do* pai* as únicas referências soc*ais d* menino, *s infor*ações </line>
<line> do que está além de sua casa são fornecidas por eles. Imagina-se qu* em algum momento el* </line>
<line> tenha t*do *ontat* c** ou*ras *essoas, mas o convívio diário é res*rito *os três int*gra*te* d* </line>
<line> 3 </line>
<line> De acordo com PAPÁLIA (2006) a *egu*d* in*ânci* *or*esponde a fai*a etá**a de 3 ao* 6 anos. </line>
<line> Re*. FS*, Teres*na PI, v. 13, n. 5, art. 10, p. 173-1*4, **t/out. 2016 www4.fs*net.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Conte, J. J. Ribeiro, M. A. Kun* </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> fa*ília. Entretanto, o pouc* contato c*m outros in*ivíduos já fornece novos eleme*tos p*ra </line>
<line> sua *ons*rução de mund*. *s restri*ões *e espaço impos*as à criança, uma *ez que o menin* </line>
<line> acaba l*mitado a* *ue englob* a casa, o leva a imagin*r o qu* es*á *ora. </line>
</par>
<par>
<line> A *ma*inação é parte da s*bjetiv**ão do *ujeito, </line>
<line> **ntudo imaginár*o é *ons*ru*do o </line>
</par>
<par>
<line> p*r um* red* de signos *oci*lmente coloca*a. Ao *maginar, o indi*íd*o replica eleme*tos que </line>
<line> lh* foram passad*s *ela ordem soci*l. Nesse sentido, o pr*tagon*sta imagina ele*entos que, </line>
</par>
<par>
<line> em algum mo**nto, lhe *oram **ansmitido* pelo* pai* e </line>
<line> dema*s atores co* que* </line>
<line> tev* </line>
</par>
<par>
<line> contato. </line>
</par>
<par>
<line> [...] o imaginári* c*let*vo r**ercu*e n* ind*víduo de ma*eir* parti**lar. Ca*a sujeito </line>
</par>
<par>
<line> es*á apto * ler o *m**inário com certa ***onom*a, Porém, qu**do se exami*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> problema com ate*ção, re*it*, v*-se que o *m**inário de *m indivíd*o é muito </line>
<line> po*co individual, mas sobretudo *rupal, *omunitár**, triba*, pa*tilhado. </line>
<line> (MAFFESOLI, *001, p.*0). </line>
<line> Os b*chos imagina*os *ela criança são pr*duzidos por uma or**m funcional do medo, </line>
</par>
<par>
<line> *as estru*urado* desde os e*ementos e da inf*uência social. M**fesoli é categ*rico: </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i**gin*r*o * *art*lha**, *ssim, o entendime*to da existência de anim**s incógnitos no *ato, </line>
</par>
<par>
<line> que gera a *nvenção d* novos b*chos, </line>
<line> pode te* sido transmitido pelos p*óprios pais, </line>
<line> c**o </line>
</par>
<par>
<line> manobra para evitar o *fastamento da criança da *asa, **las his*órias contadas pelo* </line>
</par>
<par>
<line> caçadores, que </line>
<line> visitava* a propriedade d* fam*lia de a*o em ano, pedindo *o**o ou, ainda, </line>
</par>
<par>
<line> pe*os contos e canções in*antis, nos quais, quando agem em </line>
<line> discordância às </line>
<line> in*i*ações dos </line>
</par>
<par>
<line> pais a* crianças são **r*eg*idas **r monstros e punidas p*r s*as ações, ao exemplo do cont* </line>
<line> João * Maria, dos Ir*ãos Gri*m* e da canção de ninar Boi da Cara *re*a5. </line>
<line> Neste sent*do, *a*zko (1985, p. *99) afirma que "[...] **nto o i**g*nário social *omo </line>
</par>
<par>
<line> as técnicas do seu uso *ã* pro*uzido* *spontaneamente, </line>
<line> confundindo-s* com *s mito* e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> r*tos",se**o *ifícil para a criança diferenciar o re*l *o mito, cul*inand* e* mais inf*r*ações </line>
<line> par* a construçã* de um imag*nário de t*mores. Um imaginário t*o co****xo e emar*nhado </line>
<line> imaget*cam*nt*, que deu aos Didangos c*racte**sticas singulares: eram bich*s "sem pés nem </line>
<line> cabeça, só um c**po comp*ido em f**m* d* canudo, um can*do gross* e mole, *s *ez*s, *iso; </line>
<line> às ve**s, cabeludo (essa *ar*e ainda n*o estava esclarecida), largo n*s po*tas, fi*o *o m*io" </line>
<line> 4 </line>
<line> Publicada or*g*nalmente p*los Irmãos Gr**m em 181*, o conto p***ou por divers*s **apt**ões *om o passar do </line>
<line> tem*o. O *onto origin*l pode ser lido *m GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhel*. *rimm\s F*i*y St*ri*s. </line>
<line> Ilustrated by John and R. Emm*tt Owen. The Project Gutenberg, 20*4. *isponíve* em: </line>
<line> http://www.*ominiopublic*.gov.br/downl**d/texto/gu01102*.pdf. </line>
<line> 5 </line>
<line> Literatura *e c*rdel *ue foi adaptada para uma cançã* d* ninar infantil. Mais informações ver o *rtigo *EIJÓ, </line>
</par>
<par>
<line> Ivan </line>
<line> L. C. Bo* d* *ara preta: tran*fi*uraçã* *o *scravo, hu*anizaçã* do boi. Huma*idades ** Diá*o*o </line>
</par>
<par>
<line> (Impresso), v. 4, *. 135-*48, *011. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 13, n. 5, art. 10, p. 173-18*, set./out. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*cc*onando o Esp*ço Ru*al: A Fantasia e o I*ag*nário na Invenção dos Didang*s </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> (VE*GA, 1989, p. 101), mas ele nunca viu um de verdade, mas *ab*a q*e rondavam o rancho </line>
</par>
<par>
<line> à noite, pois, pela manhã v*a seus rast*os. Afir**, porém, ter visto um deles ma*ar *ma já </line>
<line> onça. </line>
<line> Para * m*nino, * di*ícil diss*ciar o i*aginário, o co*j*nto de sím**los q*e o conduz </line>
</par>
<par>
<line> e* sua </line>
<line> jornad* i*fante, *a re*lidade, o concret* aterroriz*nte e, mesmo s*ben*o </line>
<line> que nunc a </line>
</par>
<par>
<line> viu um didangozinho sequer, te* mat*rializado em sua memória a cena dele matando * onça </line>
</par>
<par>
<line> e, con*e*uenteme*t*, tem cert*za de que o viu. *e acordo co* *achelar* (1*47, 23), *. </line>
<line> "a </line>
</par>
<par>
<line> imaginação *ão é, como suge*e a etimo*ogia, a faculdade de formar i*agens da realidad*; é a </line>
<line> f*cu*dade de formar image*s que ul*ra*as*am * realidade, que cantam a reali*a*e [...]", </line>
<line> i*plicand* na confusão entre aqui*o qu* é re*l *u imaginário. </line>
<line> *st* embate é * repres**tação da *e*iculosidad* do bicho inventado, um* *ez que o </line>
<line> feli*o é um animal mu*to per*gos* que costuma caçar animais *e *rande *ort*, como outros </line>
</par>
<par>
<line> fe*ino* e gado. Ademai*, ambos **ssu*m ***itos *rep*s*ular*s e noturnos, indic*ndo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d* s put a </line>
<line> territorial a superioridade de e </line>
<line> sua c*iaçã* em *elação aos </line>
<line> outr*s anima*s </line>
<line> do mat*. </line>
</par>
<par>
<line> Mas * ol*ar do menino </line>
<line> com rela*ão aos *idangos começa a ser alterado com a cheg*da </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Venâncio, que oferece outr* rede **aginária de significação. </line>
<line> 3 O ES*AÇO RURAL </line>
<line> A situacionalidade do leitor e, por conseq*ência, a produç*o dos e*eit*s de s**ti*o, se </line>
<line> ** através *o espaço n*rrativo e da encenação que nele se desenvolve. Em algumas n*rrações, </line>
</par>
<par>
<line> apre**ntar* </line>
<line> um a </line>
<line> valoração *ecundária e, em outras, será fundam*ntal </line>
<line> p**a o </line>
<line> desenro*ar </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *istór**. De ac*rdo com Dimas (1978, p.*6) "[...] cabe ao leit*r descobrir onde se passa uma </line>
</par>
<par>
<line> a*** narrativa, q**is os ingredientes desse e*p*ço </line>
<line> e qu*l sua eve*tu*l função no </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvim*nto </line>
<line> do enredo". No conto de Veiga, o es*aço </line>
<line> em que*tão o **ral, que traz é </line>
</par>
<par>
<line> co*sigo uma rede compósita de image*s, que condu*em o </line>
<line> leitor às idios*incrasias daqu*le </line>
</par>
<par>
<line> **cus. Não há difi*uldade em se chegar à c*nclus*o, uma *ez que * narrador deixa claro, na </line>
<line> *r*meira linha do texto, q*e a história se passa em um ranc*o, e *ontinua tra*endo as *antasias </line>
<line> do protago*is** que, por su* ve*, são alimen*adas p*los sustos da vida rural. </line>
<line> [...] o e*p*ço *o roma*ce, *em sido - ou as*im pode entender-s* - *udo *u*, </line>
<line> intencion*lme*te disposto, *nquadra a personagem * que, *nventariado, *anto p*d* </line>
</par>
<par>
<line> ser absorvido como </line>
<line> ac*esc*ntado pela personagem, sucede*do, in*lu*ive, ser </line>
</par>
<par>
<line> c*nstituído p*r figuras huma*as, *ntã* coisifica*as *u *om a i*dividualidade </line>
<line> tendendo par* ze*o (LI*S, 197*, p. *2). </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 13, n. 5, art. 1*, p. 173-184, *e*/out. 2016 ww**.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Conte, J. J. Rib*iro, M. A. Kunz </line>
<line> *80 </line>
</par>
<par>
<line> O **paço no </line>
<line> conto é </line>
<line> determina*o pela in**nção dos D*d*ng*s e a </line>
<line> par*i* da s*a </line>
</par>
<par>
<line> criação, são ev*denciados os elementos da ruralizaçã* do e*paço em que a narrativa ** *nse*e. </line>
<line> É de*de a coisificaç*o *as *iguras, que são apresentados os anseios da vid* n* campo - um </line>
<line> mundo real e simult*neamente fa*tasi*do, n* desconhecimento da vida *elvag*m amb*enta-se </line>
<line> o *nredo *m questão, p*rti**o de n*ções es*a*il*z*das de *arra*ão, te*po e espaço. Para isso, </line>
<line> é f**damen*a* atentarmos, q*ando tra*emos ao text* Mainguene*u (2013, p.123): </line>
<line> Chamaremos de c*nograf*a es*a situaç*o de en*nc*ação da ob*a, tomando o cuid*do </line>
</par>
<par>
<line> de relacionar o ele*ento -*rafia n*o a uma oposição </line>
<line> *mpírica entre suporte or*l e </line>
</par>
<par>
<line> supo**e grá*ico, *as a </line>
<line> um processo f**dador à inscrição legitimante *e um te*t* </line>
</par>
<par>
<line> estabilizado. Ela defin* *s condições d* enunciador e de co-enunciador, mas também </line>
</par>
<par>
<line> o e*paço (topog**fia) e o tempo (cr*no**afia) a partir dos *uais se desenv*l*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nu**ia*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Al*m do *spa*o, a narr*tiva **s apresen*a *ma *mbientação, qu* te* a fu*ção de </line>
</par>
<par>
<line> mostra* ao leitor o meio social em *ue personag*m e nar*ador se envo*v*m, </line>
<line> ou mel*or, o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente onde * p*rsonagem está inser*d* e que, po* sua vez, é e*posto pel* narr**or. P*ra </line>
<line> *ins (*9**, p.77), a ambientação * "[...] o conjunto de proc*ssos conheci*os ou po*síveis, </line>
<line> des**nados a provocar, na narrat*va a n*ção d* um det*rmin*do ambiente", tendo o *a*rador a </line>
<line> funçã* *e expor est*s p*ocessos, expl*cit*m*nte ** não, pa*a que se conheça/compreenda o </line>
<line> amb*ente do perso*agem. </line>
<line> N* c*n*o de Veiga, são di*ers** os *omentos de ambientação, mas a mai*ria deles </line>
<line> direci*nam às circunst**cias m*smas: a vida s*mp*es agrícola. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> p*i est*va na </line>
<line> ro*a limpando o feij*o e * milho, a mãe tin*a ido * *rot* lavar </line>
</par>
<par>
<line> ro*pa, o menin* fico* *ozi*ho brincando co* um besouro, que**a fazer o be*ouro </line>
</par>
<par>
<line> arrastar uma caixa de fós*oros c*ei* de pe*rinhas, est*va e*tretido </line>
<line> nis*o quando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> po*ta do rancho escur*ceu. Ele l*vanto* os **hos e não viu ning*ém, **s tev* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impressão de **e um vulto tin*a acabado de passar. Di*ango n*o era por*ue eles são </line>
</par>
<par>
<line> m*ito altos * fazem um b*rulho fofo </line>
<line> q*ando *ha*am o p* no chão. *eri* *apu*o? </line>
</par>
<par>
<line> (*EI*A, 1989, p.10*) </line>
</par>
<par>
<line> O am*iente aprese*tado é de uma família que trabalha para o s*sten*o de uma vida </line>
<line> simples; o pai, no ex*rcí*** de suas funçõ*s cotidianas na roça; a mãe, envolvida com os </line>
</par>
<par>
<line> afazeres domésti*os; o menino, e </line>
<line> *cupa*do se* </line>
<line> t*mp* com os brinque*os e as </line>
<line> brin*adeir** </line>
</par>
<par>
<line> dispo*íveis; *odos *nvoltos nas atividades co*idia*as. Ao se a**ustar com o vulto, cons*atar </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*in*, v. 13, n. 5, art. 10, p. 173-184, s*t./out. 2016 </line>
<line> www*.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ficcio*a*do o Espaço Rural: A Fan*asia * o Imaginári* na Invenção d** Didangos </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> que não era Di**ngo, * cogitar se* um t*puio6, é a*resentado *ais um aspecto *a </line>
<line> *mbient*çã*, uma pequena pr*pri*da*e *ur*l, simples e *solada, em *ue * vín*ulo fa*il*a* é </line>
<line> imprescindível. </line>
<line> Conhecer os tapuia* e a**ese*t*r medo por sua pre*ença indi*a a regi*o à qual a </line>
<line> família do conto de Veiga pertence. N* cena que segue, o men*no ressalta: "O pai d*sse que </line>
<line> naq*e*a ma*a *iveram tapuios **tig*me*te; e*tariam volta*do?" (V*IGA, 198*, *.102), </line>
<line> dei**n*o claro que os tapuias já não habitam a região, mas que o **aginário a *eu re*peito f*z </line>
<line> parte dos rec*ios infan*is, * pon** de pensa* que morr**ia e de nada adiantava recorr*r aos </line>
<line> pais, dado que, *orreriam também. O vu*to n*o *ra um índ*o, como constatado pelos pais, e </line>
<line> **m *enânc*o, o ún**o persona*em no*eado no conto, um ***az *om cerc* de *uator*e anos. </line>
</par>
<par>
<line> Ferido, r*cebe* *s cuidad*s da família e u* </line>
<line> lar. * *apa* r*ceb* alimento da mãe, mas </line>
<line> tem </line>
</par>
<par>
<line> receio de c*mer, * mã* po* sua vez **z * *l* "Come bobo. Tem ven*no não" (VEIGA, 1989, </line>
<line> *.1**), *x*o*do a hos*ilidad* da região ou do perí*do. Não era com*m u* jovem perdido na </line>
<line> mata, e quando o a*udam e oferecem comi*a, apresenta rec*i* em *omer. Assim co*o para o </line>
<line> menino ima*inador de Di*angos, *enâncio v* *o outro o perig* a *ua es*abi*idade, a sua </line>
<line> **n*ição de suje*to narrati*o. </line>
<line> Ve*g* ad*ta a ambie**ação re*lexa em s*u c*nto que, de aco*do com Li*s, (19*6) </line>
<line> at*nde a uma *mposição espacial, que é m*nter o foco *o personagem * ev*tar uma *emática </line>
</par>
<par>
<line> vazia, </line>
<line> *a narr*tiva e* te*ce*ra pes*oa. Duran** todo o co*to, foco perm*nece no menino, o </line>
</par>
<par>
<line> são as su*s a*itudes e *eaçõe* em tor*o da *riação do* Did*ngos e da ch*gad* de um </line>
<line> *o*o </line>
</par>
<par>
<line> pe*s**ag*m que *a**êm o *nredo. </line>
</par>
<par>
<line> A am**en*ação reflexa como qu* i*cide sob** a pers*nagem, **o implicando numa </line>
<line> aç*o. A persona*em, na ambie*tação reflexa, t*nde * *ssumir uma atitude passiva a </line>
<line> sua rea*ão, **ando registrad*, é semp*e interi*r (LINS, 1976, p.*3). </line>
<line> O conto culmina em violê**i*, não no sen*ido de agress*o física à famí*ia, mas *om a </line>
</par>
<par>
<line> invasão de um est*anho à p*o*rie*ade que, com ameaças e </line>
<line> con*rol*, </line>
<line> os im*ossibil*tou </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> qua*quer *efesa. Esse estra*ho busca por Ve*ânci* e, ao chegar na *a*a, el* encontra ape*as * </line>
</par>
<par>
<line> mãe e o menino, o p*i e o ra**z </line>
<line> **tão na lavoura. O rap*z já é </line>
<line> parte da famí*ia, e o* pais * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> Os tapuias são uma tri*o ind*gena que atualmente vi*em na Terra Indíg*n* dos Tapuia, *oca*izada *o Va*e do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> São P*trício, no *stado de Goiás, no B*asil. Durante o período </line>
<line> c*loni*l, eles ocupavam o *nterior do norte </line>
</par>
<par>
<line> bra*ileiro. De es*r*tura fí*ica r*busta e p*r apre*entarem resi*tência </line>
<line> *o proces*o de colonização, f*ram </line>
</par>
<par>
<line> c*amado* de "Bárbaros", pois *espondiam com **olência as invest*das dos colonizadores *m seu *err*tório. Estas </line>
<line> características culminaram para um imaginário viol*nto em r*lação a t*i*o, na região que ocupavam. *ar* mais </line>
<line> in*ormaçõ*s ver o *r*igo SIL**, Lorranne Gom*s da; VASCO*C*LOS, Edua*do Henrique Ba*bosa de. Os </line>
<line> Tapuia: uma hi**ór*a d* resistência e **perança. Revis*a tarai*iú, v. *1, p. 64-78, *012. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 5, a*t. 10, p. *7*-184, s*t/*ut. *016 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Conte, J. J. Ri**ir*, M. A. Kunz </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> trata* com* um filho. O home* é dife*ente </line>
<line> de *utr*s que * menino conh*ce*, porta uma </line>
</par>
<par>
<line> *ar*bina apa*enta ser *uim, fi*cal*zava e contr*lav* a ele * à *ãe. O menino sente medo, e </line>
</par>
<par>
<line> pensa em *iferentes saídas, e ch*ga a *edir a Deus que *ma cobra morda homem, e se o </line>
</par>
<par>
<line> p*ep*ra para a realização d* pedido, mas nada aco*tece. E, </line>
<line> como ressal*a*o por Lins, sua* </line>
</par>
<par>
<line> at*tudes são pas*iv*s e as reações *ã* in*eri*r**ad*s. </line>
</par>
<par>
<line> O pai e * rapa* retornam da lida e são pegos de *ur*resa pelo *om*m que, usando sua </line>
<line> arm* * *o**ilid*d*, faz o pa* am*rrar V*nânc*o e o leva mato **en*ro, "**mo* embora. Seu </line>
<line> ti* está *sp*rando" (*EIGA, 1989, p.107), dando *ndícios d* uma possível f*ga do rapaz que, </line>
<line> dev*do à arma, *ão r*sis*e à imagem do homem. O homem leva também a *spingarda do pai, </line>
<line> e avisa que a dei*ará n* m*to, e leva jun*o um ped*ço da f*míli*, sem desped**as, expondo o </line>
<line> ambiente *e violência, ho*tilidad* e rompimento. </line>
<line> 4 CONS*DERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Em um mundo d* fantasi*, V*i*a incita o l*ito* a apr*ximar-se do r*al, atravé* d* </line>
</par>
<par>
<line> coisificação das *iguras human*s, dos s*stos da roça, dos *edos a*se*o* co*idi**o* * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> infância, o le*tor se depara co* as afli*ões e rom*i**ntos de um mundo real, enfi*, de todo </line>
</par>
<par>
<line> um conjunto sign*fican*e d* estrutura social campesina, </line>
<line> no </line>
<line> conto representada. É natu*a* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> homem se*tir *edo* recei*s *o d*sconhe*ido. O medo pode petrific*r o h*mem o* * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> incentiv* a seg*ir e* fre*te. </line>
</par>
<par>
<line> Em Onde anda* os Didangos, o menin* s* vê em situações de medo e opt* por negar </line>
</par>
<par>
<line> a a*ão, deixa-*e **pacta* e esp*ra pelas resoluçõe* dos </line>
<line> p**s. Mas </line>
<line> ele * **a criança, e e* </line>
</par>
<par>
<line> sit*ações de per*go é como as criança* são instruídas a agir. Con*udo, na medida em que *s </line>
</par>
<par>
<line> *contecimentos </line>
<line> ocorrem, e*e chega a consta*açõe*, as m*smas qu* o homem vivenci*rá </line>
</par>
<par>
<line> quando adulto. Com a cheg**a *e </line>
<line> *m *omem em busc* de Ve***cio, e*e se sent* </line>
</par>
<par>
<line> descon*ortáv*l que*tion* "P*r qu* é e </line>
<line> q*e existe gente ruim no mundo? Por que **o pode </line>
</par>
<par>
<line> todo mundo ser como **nâncio?" (VEIGA, 1989, p.106), durante toda sua existência </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> home*s *rão *e deparar </line>
<line> com situações maldo*as ou estran*as, qu* os far*o q**stiona* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> essênc*a e o *omp*rtamento d*s s*res humanos. Em **rtos momentos p*r ações desumanas, e </line>
<line> outras apena* por preco*ceito. </line>
</par>
<par>
<line> As narrativas li*erár*a* **azem à </line>
<line> tona aspecto* do cotid*ano, e </line>
<line> o </line>
<line> le*tor, capaz </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> p*rceber a *nten*ionalidade do e*critor e os elementos ex*ra tex*uais, te*á n*va* persp*ctiv*s </line>
</par>
<par>
<line> para *roblematizá-las. *ssim, Veiga *r*a uma linha </line>
<line> tênue en**e a fantasia e o real, uma vez </line>
</par>
<par>
<line> que a fanta**a é p*rte de seus *er**nagens </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi**, v. 13, n. 5, art. 10, p. 173-184, set./ou*. 2**6 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ficc*o*ando o Espaço Rural: A Fantasia e o Imagi*ário na Invenção dos Dida*gos </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> [...] há uma </line>
<line> r***ura e*tre o verossímil antigo e o re*lismo *oderno; mas por isto </line>
</par>
<par>
<line> mesmo também, um n*vo verossímil nasce, e *ue é prec**amente o realismo </line>
<line> (en*endemos po* is*o todo o discurso que aceite enunciaçõ*s **editada* soment* </line>
<line> p**o re*erente) (BAR*HES, 1*72, p.43). </line>
<line> Consoante Barthes (197*), no que ta*ge * *it*ratur*, o real já não é mais necessári*. O </line>
<line> mundo fic**on*l pode se* fantasioso, ma*, ainda *ss*m, trará el*m*ntos do re*l, *m* vez que </line>
</par>
<par>
<line> sua *riação é baseada em alg* *xis*ente, uma imagem ou um </line>
<line> con*ei*o, e o escrit** </line>
<line> p*de </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **v* se va*er d*sses e*e*entos para alcançar o l*itor. </line>
</par>
<par>
<line> No con*o, qu*n*o Venânci* é lev*do, a família *recisa li*ar com a perd*. Na*uele </line>
<line> momento, eles não sabem * que será ** rapaz, e precis*m *idar com a perda. A vida q*e eles </line>
</par>
<par>
<line> co**ecem deixou de e*istir </line>
<line> e precisam reaprender a vive* sem a sua p*esenç*. *este </line>
</par>
<par>
<line> mom*nto, tud* pass* a **r um </line>
<line> novo signifi*ado p*ra o *eni*o e, produzin*o *e*tido desde </line>
</par>
<par>
<line> uma sens*ção de </line>
<line> **p*tência, por não ter feito nada </line>
<line> para impedir o rapaz de *er levado, e*e </line>
</par>
<par>
<line> qu*stiona "E os dida*g*s, on** es*a*am que *ão tinham vindo?" (VEIGA, 1989, *.107). O </line>
</par>
<par>
<line> menino altera as suas nece*sidad*s e, aquilo </line>
<line> *u* *n*es </line>
<line> *e*r*sentava o </line>
<line> medo passa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re**ese*tar a s*lvação, a*inal de con*as, eles *oderi*m ter assustad* o homem ruim. E assim, </line>
<line> o que e*e consid*rava d*sagradável passa * ser atraente, *ado qu* l*e é úti*. </line>
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<line> Como Referencia* este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> CONT*, D; RIBEIRO, J. J; KUNZ, M. *. Ficcionando o Espaço Rural: A Fantasia e o Imaginá*io na </line>
<line> *nvençã* dos Didangos. *ev. *SA, Teresina, v.13, n.5, a*t.10, p. 1*3-184, set./out. 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Contr**uiçã* dos Autores </line>
<line> D. Co*te </line>
<line> J. J. Ribeiro </line>
<line> M. *. K*nz </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epção e planejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
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<par>
<line> 2) análise e interp*etação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascun*o ou na revisã* **ítica do c*nte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*cipação na aprovaçã* d* *ersão f*nal do **nuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere**na, v. *3, n. 5, art. 10, *. 17*-*84, set./out. 2016 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
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