<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 1, *. 03-17, nov./dez. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.6.1 </line>
</par>
<par>
<line> Projeto Radam: (Re)Descobrindo o *rojeto *e Sensoriamento Remoto Aplicad* a* Mapeamen*o </line>
<line> d* Amazô**a </line>
<line> Radam Projec*: (*e)Discoveri*g the Remote *enso*i*g Project *pplied to the **ppin* of the </line>
<line> Ama*on </line>
</par>
<par>
<line> G*ilher*e *e Freit*s Borges </line>
<line> Doutorado e* Ci*ncias Contábei* **la Univer*idade Federal d* Uberlând*a </line>
<line> Mestre em A*ministração pel* Un*versidade Fede*al de Lavr*s </line>
<line> P*ofessor ** Instit*to *ederal do Tr*â**ulo Mine*ro </line>
<line> E-mail: guilher*e*orges@ift*.edu.br </line>
<line> Raoni *uerra Lucas Rajão </line>
<line> *out*r em Organisa*ion, *or* and T*chnology / *an*a*ter Unive*sit* </line>
<line> Professor de E*genharia da Produção da Univer*idade Federal d* M*n*s *er*is </line>
<line> E-m*il: r**niguerra@gmail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> *nder*ço: Guilher*e de Frei**s *orges </line>
<line> Editor Científic*: Tonny *e*ley de Ale**a* Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Ende**ço: IFTM - A*enida T*rezinha L*ssi </line>
</par>
<par>
<line> C*puano, n°. 25*, Chácara *as Ros*s, CEP: 38.74*-*00, </line>
<line> Artigo *ecebido em 24/0*/201*. Ú*tima versão </line>
</par>
<par>
<line> Patrocí*i*/MG, Bras*l. </line>
<line> receb**a em 15/*9/2016. Aprovado em 16/0*/2016. </line>
</par>
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<column>
<row> E**ereço: Raoni Guerra Lucas *ajão </row>
<row> End*reço: UFMG - Escola de Engen*aria, D*p*rtamento </row>
<row> *e Engenha*ia d* P*odu*ão - Avenida Pr*sidente </row>
<row> Antônio Carl*s, n°. 6627, Pa*pul*a, *EP: 301*1-010, </row>
<row> Belo Horizonte/*G, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Av*li**o pelo s*stema *riple *e*iew: D*sk Review a) </row>
<row> pelo Ed*tor-*hefe; e b) Double B*ind Review </row>
<row> (avali*ç** ce*a por dois *valiadores *a ár*a). </row>
<row> Revisão: Gr*matical, No*mativa e de Formatação. </row>
</column>
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<line> G. F. Bor*es, *. G. L. *ajão </line>
<line> 4 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Conhecer a fund* o terr*tór*o de uma nação é </line>
<line> um passo imp*rtante par* se c*nseguir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *anutenção da segurança nacio*al e contr**uir para o desenvolvimento. O p*i**ir* esforço </line>
</par>
<par>
<line> **gni*ic*t**o de um lev*ntame*to do </line>
<line> ter*itório bras*l*iro oco*reu em meados dos </line>
<line> governo* </line>
</par>
<par>
<line> m*l*tares e fico* conhecido como *r**e*o **DAM. Este proj*to, </line>
<line> apesar da sua </line>
<line> no*or*edad*, </line>
</par>
<par>
<line> relevân*ia grande *lcance, *ouco foi discutido e pesquisado pela a**demia. Sendo ass*m, e </line>
<line> destaca-se a importânc*a *e estudo* que contr*b*a* para o debate sobre o territór*o brasil*i*o, </line>
</par>
<par>
<line> em especial a Amazô*ia. Adem*i*, o </line>
<line> objetivo principal des*e tr*balho é uma *en*ativa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> re*onstrução *istóri*a *aq**lo q*e *o* *rojeto *ADA*, t**duz*do p*r *eio d* rela*o de o </line>
</par>
<par>
<line> exper*ê**ia busc* a font*s primá**a*. Espera-se q*e essa pesquisa e </line>
<line> contrib*a no sentido </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> preencher uma lacun* encontrada na bibliografi* até então </line>
<line> produzida sobre o Proje*o </line>
</par>
<par>
<line> RADA*, uma vez que foi </line>
<line> possív*l </line>
<line> descrev*r o p*ojeto, *p*esen*ar sua operacionalida**, </line>
</par>
<par>
<line> rel*tar os epis*dios não publ*cados e verificar os alcances do proje**. </line>
<line> Palavras-chave: RA*AM. Sensoriamento Re*ote. Am*zônia. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Kn*wing deeply the territory of a *ation i* an i*portant step to achiev* the nat*onal secur*ty\s </line>
<line> mainte*ance *nd co*tribu*e to the country\s devel*pment. The first sig*if*cant effort </line>
<line> s*emming from a survey *erformed wi*hin the Brazil*an territory o*curred in the middl* *f the </line>
</par>
<par>
<line> militar* government </line>
<line> a*d became known as the R*D*M Proj*c*. Despite the project\s </line>
</par>
<par>
<line> *otoriety, *elevance and </line>
<line> broa*-ran*i**, it has been scar*ely di*cussed an* resear*hed by the </line>
</par>
<par>
<line> academy. Thus, *t i* h*ghl*ghted the *mportance of stu*ie* that *ontribute t* th* deba*e on the </line>
<line> B*az*lian territory, **peciall* *he Amazon. More*v*r, the main o*jec*iv* *f this work is an </line>
</par>
<par>
<line> a*t*mpt of historical recons*ruction </line>
<line> of w*at the RADAM P*oject wa*, translate* by </line>
</par>
<par>
<line> *xpe*ience *eports and se*rches *o primary sources. I* is ho*ed *hat *his researc* contri*ute t* </line>
<line> f*lling a gap f*u*d i* t*e lit*rature so *ar produc*d about *he RADAM P*oject, while in which </line>
</par>
<par>
<line> it *as possibl* to descr*be the project, present**g </line>
<line> its operat*on, repor* the unpublished </line>
</par>
<par>
<line> episodes and check *he scope of *he pro**ct. </line>
</par>
<par>
<line> *eywords: RADAM. *emote S***oring. *mazônia. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, ar*. 1, *. 03-17, no*./d*z. 2*16 </line>
<line> w*w4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Projeto Radam: (Re)*escobrindo o P**jeto de Sensoria*ento Remoto *pli*ado ao **p*amento da A*azônia </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1. *NTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> As di*cu*sões acerca </line>
<line> do território *ras*leiro, e* especial a r*gião amazô**ca, veem </line>
</par>
<par>
<line> *endo rei*erada* em diversos meios, a saber, acadê*ico, po**tico, econôm*co </line>
<line> e de*e** </line>
</par>
<par>
<line> *a*i*nal. P*r *écada*, e atravessa*do m*nd**os </line>
<line> de gover*o, a questão da capacidade </line>
</par>
<par>
<line> brasi*ei*a e* proteger o território da Ama*ônia é sempr* colocada em cheque, ap*i*do *elo* </line>
<line> defensore* da "*nte*n**ionalização" d*s*a região. </line>
<line> Nesse senti*o, conhecer a fundo o t*rr*t*rio de u*a na*ão é um pas** im*o*tante para </line>
<line> *e *onseguir a manute*ção ** ***urança *acional e contribuir p*ra o desenvolvimento. O </line>
<line> primeiro esfor** significa**v* de um le*antamen*o d* ter*i**rio br*s*leiro o**rreu em mea*os </line>
<line> dos governos milit*res e ficou **nh*c*do c*mo projeto RADAM. </line>
</par>
<par>
<line> O *rojeto RA*AM, e p*steriormen** chamado de R*DAMBRASIL, </line>
<line> f*i um dos </line>
</par>
<par>
<line> mai*res * ma*s *on*eituados esfor**s *amais </line>
<line> realiza*o* *té à déc*da de *0 pa*a mapea* </line>
</par>
<par>
<line> recu**o* naturais e **alisa* *mbientes ecológico* no Bras*l. O *rojeto in*ciou-se em 1968 c*m </line>
<line> a ida de um *rupo de técn*c*s b*asi*eiros ao* Esta*os Unidos, ond* *i**ram con*ecimento das </line>
</par>
<par>
<line> técn*cas de *ens*riamento r*moto a*l*ca** ao ma*eamento. Esse grupo re*res*ntava </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Depart*m*nto *acio**l da Produç*o Mine**l (DNP*). </line>
</par>
<par>
<line> *uando os *é*ni*o* retornaram ao Brasi*, foi criado o SERE (**n*oria*en*o Re*ot*) </line>
<line> do DNPM para *es*nv*lver o* con***imentos *btidos, sen*o a p*imeira experiência de </line>
<line> trabalho no Quadriláte*o Fer*ífero em que se obteve um exce*ente resultado. Esse f*to levou o </line>
</par>
<par>
<line> Ministério *e Minas e *nergia </line>
<line> a iniciar e*tu**s, em nov*m*ro </line>
<line> de 1*69, visa*do </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> impl*nt*ç*o *e um p*ojeto de *eva*t*ment* de recursos natu*ais na Amazôni*, face </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *eces**d*de d* *onheci*e*to da Ge*logia, Cartograf*a, V*get*çã* e dos *ol*s das áreas do </line>
<line> Programa de Integr*ção **c*onal (PIN). </line>
</par>
<par>
<line> Em outu*r* de 1970, at**vés da Portaria n°. *048, Ministé*io de Minas e Ene**ia o </line>
<line> cri*u a *o*issã* Execut*ra *o *rojeto *ADAM (Radar na Amaz*nia) por **io de re**rsos </line>
<line> *o PIN, com a f*n*lidade d* elaborar c*rtas Geol*gi*as, Geomor*ológica*, Fito*e*g*áficas, d* </line>
<line> Solos, Topo*ráfi*as Planimétricas e de Uso Pote*cial da Terr*. O p*ane*ame*to inicia* previ* </line>
<line> o lev*ntamento de uma área de 44.000 km², lo*a*izada próxim* ao Rio Tapajós. Em *unção ** </line>
<line> qual*dade do materia* obt*do, o Pr**eto sofreu amplia*ões *ubsequ**tes: em setem*ro de 1971 </line>
</par>
<par>
<line> f*i </line>
<line> ampliado par* 2.*00.000 km²; em *utu*r* *e 1971, pa*a </line>
<line> 3.800.000 km²; em ju*ho e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1972 *ara 4.*00.*00 k*² (ROESSEL; GOD*Y, 19**). E, fi*almente, em 1975, * projet* foi </line>
<line> a*pliad* p**a todo o Brasil, passando a chamar-se, então, Pr*jeto RADA*BRASIL. </line>
<line> R*v. FSA, *eresina P*, v. *3, n. 6, *rt. 1, p. 03-17, *ov./dez. 2*16 *ww4.f**net.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Bo*ge*, *. G. L. Raj*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> O projeto *AD*M, apesar da sua notoriedade, relevância e gran** a*cance, pou*o *oi </line>
<line> di*cutido e pesquisad* pela academi*. Send* a*sim, **s*aca-se a importâ**ia *e estudos **e </line>
</par>
<par>
<line> *on*r*buam </line>
<line> par* o de*a*e so*re o </line>
<line> t*rritóri* brasi*eiro, em especial a Ama*ônia. Ademais, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *bjetivo </line>
<line> *rincipal des*e trabalh* é uma ten*ativa d* *econstrução hi*tór*ca daquilo </line>
<line> *ue foi o </line>
</par>
<par>
<line> Projeto R*DAM, traduzi*o por m**o de relato de experiência e busca a fontes primárias. </line>
<line> 2. R**EREN*IAL *EÓR*CO </line>
<line> 2.1. O Projeto RADAM </line>
<line> O Projet* RADAM, *ue operou entre 1970 e 1985, foi dedic*do à *ob*rtu*a de </line>
<line> *iversas *egiões do territ**io br***leiro p*r imagens aér**s d* radar, capta*as por avião. * uso </line>
<line> do radar de v*sada lateral (SL*R, Side-Look*ng Ai*borne Radar) pe*mitiu col*er i*agens da </line>
</par>
<par>
<line> sup*rfície, sob </line>
<line> * densa cobertur* de nuven* e fl*restas (ALDRICH, 1979; *OESSEL; </line>
</par>
<par>
<line> *OD**, 19*4). Com ba*e n* interpretaç*o </line>
<line> de*sas imagens, foi rea**zado um amplo estudo </line>
</par>
<par>
<line> *nt*grado do meio físico e bi*tico d*s regiõe* ab*angidas pelo p*oj*to, que inclui textos </line>
<line> analíticos * mapas *emá*i*os so**e geol*g*a, g*omorfologi*, *edologia, vegetação, u*o </line>
</par>
<par>
<line> p*tencial da terra e </line>
<line> cap*c*dade de uso dos recurs** n*t*rais reno**veis, q*e até, hoje, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> uti*iz*do como r*ferência n*s </line>
<line> pro*ostas de zoneamento ecológico da Amazônia </line>
<line> brasileira </line>
</par>
<par>
<line> (*RA*IL, 19*6). </line>
</par>
<par>
<line> Oper*c*onalmen*e, e* março de 1971, uma e*presa b**sileira foi cont*a*ada pa*a </line>
</par>
<par>
<line> fazer o aero*evantamen*o, esta*elecer </line>
<line> o *ontrole da terra e *ont*r *s m*saicos não </line>
</par>
<par>
<line> c*n*rolados * semicontrolados de r*dar (SILVA, 1979). Foi solic*ta*a as*es*oria estra*geira </line>
</par>
<par>
<line> par* auxi*iar na busca </line>
<line> de uma mel*or m*todologia </line>
<line> a ser apl*ca*a </line>
<line> pelo RAD*M n* </line>
</par>
<par>
<line> levantamento dos recurso* natur*is da Amazônia. Esta metodologia só *oi decidida se*s *es*s </line>
<line> depois das disc*ss*es. Preval*ce* o ponto de vist* dos b**s**eiros, de que o êxito do traba*ho </line>
<line> na região só s*ria alcançado se houvesse veri*ic*ção conv*niente das interpretações </line>
</par>
<par>
<line> prel*minare* dos *osaico* *o pr*prio ter*e*o. Embor* es*a </line>
<line> op*ão aumenta*se cust*s, </line>
</par>
<par>
<line> *lo*gan*o </line>
<line> também o tempo d* execução do pro*eto, os resultados seriam, n* e*tan*o, de </line>
</par>
<par>
<line> mai*r gr*u de c*rteza. A p*rtir des*a *ecisão metodológica, os estudos *o R*D*M ti*eram </line>
<line> início em f*vereiro de 19*2. </line>
<line> N*s*e m*smo *no, a **m d* consolid*r as *esquisas no campo d* sensoriamento </line>
</par>
<par>
<line> remoto, o **verno cri*u o Instituto N*cio*** de Pesqu*sa* Espaciais (INPE) </line>
<line> que *assou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, *. 13, n. *, ar*. 1, p. 03-17, *ov./de*. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Projeto *adam: (Re)*escob*indo o Projeto de Sens*riamento Remoto Aplicado ao *apeament* da Amazônia </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> obte* imagens de sa*éli*e. De*ta f*rma, o Brasi* *e tornou o prim*iro país fora da América *o </line>
<line> Norte a te* *m pr*grama de *esquisa de *en*oriame*to remo*o (RAJÃO, 2011). </line>
<line> Em uma pe*quisa empírica *mpree*d**a p*r Ra*ão e H**es (2009), foi ident*fic**o </line>
<line> que o sistema de monitoramento da Am*zônia perpassa por *rês tipos de *oncepções *e </line>
<line> controle, a s*b*r: militar, *conô**ca e ec*l*gica. P*rtanto, considerando o p*r*o** ** </line>
</par>
<par>
<line> exec*ção do RADAM entre 1*70 e 198*, e a *erspectiva </line>
<line> de anál*se do* a*tores, verifica-se </line>
</par>
<par>
<line> que nes*e e*paço tem*or** vig*rou uma aliança entre as *once*ç*es de controle milita* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> econ*mica, *m que o siste*a *e m**itor*men*o foi usado como uma ferramenta para ap*iar o </line>
<line> *esmatamento, * fim de *elhor utiliza* *s r*cursos natura*s. </line>
<line> A primeira fas* do projeto RADAM consistiu *a obt**ção das imagens de radar em </line>
</par>
<par>
<line> fo*h*s de *º x 1º3*\ na escala de </line>
<line> 1:250.000.A fi* de realiz*r a segunda fase, a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> **peamento p*opriamente dito, foram organizados o* seguintes setores com as s*as </line>
<line> respectivas atribui*ões: </line>
<line> Quadro 1 - Setores e a*ribui*ões </line>
</par>
<par>
<line> Setor </line>
<line> Atr*b*i*** </line>
</par>
<par>
<line> Geo*ogi* </line>
<line> Mapeame*to Geológico </line>
</par>
<par>
<line> Vegetação </line>
<line> Mapeamento Fitoecológi*o </line>
</par>
<par>
<line> S*los </line>
<line> Mapeamento ao níve* ex*loratório de solos e sua inte**retaçã* ***a * mapa d* a*tid*o agrícola (ma**jo primit*vo e ava*çado) </line>
</par>
<par>
<line> Ge*mo*fologia </line>
<line> Mapea*ento Geomorfológico </line>
</par>
<par>
<line> Ca*togra*ia </line>
<line> *apeamento Topog*áfico </line>
</par>
<par>
<line> Us* P*tenci*l da Terra </line>
<line> Mapea*ento da capacidade natural da terra </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: E*abor*do pel* aut*r. Dados da pe*quisa (20*5). </line>
<line> P*ra a atuação em nível *acional o RADAMBRASIL cr*ou p**tos de apoio *u ba*es </line>
<line> em *at*l (*a*a o N*r*este), Goiânia (*ara o Centro-O**te), Flo*ian**olis (Região *ul), Rio </line>
<line> de J*neiro (Região Su*este), es*abele*endo a sede do projeto em Sal*a**r, que tamb*m se </line>
<line> en*arregar*a do m*p*amento de parte da Região Nor*es** * Sudeste. </line>
<line> A aeronave "C*ravelle" norte-ameri*a*a fotogr*fou os 3.*00.000 *m* *o t*rritóri* </line>
<line> brasil*iro. Pela prim*ira v** * Brasil *eve seu território *odo foto*rafado por rada*. Feito *s**, </line>
<line> iniciaram-se as a*aptaç*e* do projeto orig*nal, con*iderando *s necessidades de *ada região. </line>
</par>
<par>
<line> No Nordeste, por e*emplo, uma das partes mais im*ortantes do lev*ntamen*o </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> re*urs*s naturais foi *evid*, e*clusiva*ente aos problemas de *g*a, visan*o </line>
<line> rac*on*lizar os conheci*entos já existente* e defi*ir como d*ve* ser aproveitados </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> ma*anciais *e sup*r*ície e de *guas p*uvi*is. Já no Sul, um dos probl*m*s a *er </line>
</par>
<par>
<line> estuda*o </line>
<line> era * voçor*camento, um processo de er*sã* que afetava *e*ermi*adas </line>
</par>
<par>
<line> re*iõ*s e c*dades do Paraná. No C*ntro-Oeste, o RADAM *edicou atençã* especial </line>
<line> ao Pant*nal Matogross*n*e, com o objetivo *e oferecer s*ges*ões ao seu </line>
<line> p*anej**ento agrícola e melhorar *s condiçõe* da pec**ria. P*ra isso tentou-*e </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 6, art. 1, p. 03-17, nov./dez. 2016 *ww4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Borges, R. G. L. Rajão </line>
<line> 8 </line>
<line> descobrir os loc**s on** os rebanhos fiquem a sa*vo **s águ*s ou estudar um meio </line>
<line> de drenar a água nas áreas sujeitas às inundações (*IL*A, *979, *. 3). </line>
</par>
<par>
<line> Como suporte *s *tividade* des*nvolvidas pelos setores de recur*os naturais da terra, o </line>
<line> Projeto *ontou *i*d* com as segu*nt*s seções: </line>
<line> Quadro 2 - Se*ões de Apoio ** Projeto </line>
</par>
<par>
<line> *e*ão </line>
<line> Atribui*ão </line>
</par>
<par>
<line> Lo**stica </line>
<line> Encarregada d* t*do o processo relativo ao* tra*alhos de campo, tais como, tr*nspo*te, acom*dação, a*ertura de clareiras e trincheiras, programação e fiscalização das ae*onaves sob contrat*. </line>
</par>
<par>
<line> Apoio T*cn*co </line>
<line> Gru*o **sp*nsá*el pela orientação e fiscalizaçã* da qu*lidade das *mag*ns *b*idas. </line>
</par>
<par>
<line> Banco de Dados </line>
<line> Encarreg*do d* r*ce*ção e **st*ibuição de to*os os **dos do P*ojeto in*lu*ndo fo*ográficos e bibliográ*i**s. </line>
</par>
<par>
<line> Administração </line>
<line> *esp*nsável por *odos os aspectos burocrá*ic*s d* Projeto </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*o pelo aut*r. Dados da p*squisa (2015). </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Método de trabal*o apl*cado n* RAD*M </line>
</par>
<par>
<line> A utilizaçã* *as image*s de *adar (que eram f*itas sob quaisq*er </line>
<line> condições *e </line>
</par>
<par>
<line> lumin*sidade, c**ma ou sobr* as nuvens) tinha como *bjet*vo * c*nhec*me*to inicial da área * </line>
<line> o supri**nto d* defici**cia e escassez d* fo*ogr*fi*s aér*as e *apa* da região. </line>
<line> *avi* obediência a u*a me*odologia gera* pa*a todas as divis*es do proj*to, pois já se </line>
<line> a*u*ulava um conhe*imento consideráv*l e, por *nalogia, deduzi*-se o que representav** os </line>
</par>
<par>
<line> cont*aste* *as imagens. *ntre*ant*, as fot*grafias ca*tad*s </line>
<line> pe*o radar não eram tota*m*nte </line>
</par>
<par>
<line> *lar** e obj*ti*as, e, *ortanto, er* nec*ssári* *r a cam*o coletar in*ormaç*es ma*s **atas. A </line>
</par>
<par>
<line> fotointer***taçã* é uma técn**a </line>
<line> bem evolu*da, mas não revela ta*to coi*a q*a*to se su*õ*. </line>
</par>
<par>
<line> *ada etapa *essa meto*ologia é ve*cida através de recursos téc*icos e*pecífico*, *ue mui*as </line>
<line> *ezes variam de inte*sida*e de u*ilização, de t*ma *ara tema e, mesmo, de *rea para área. As </line>
<line> et**as do método de trab*lho segu*am a se*uinte ord*m: </line>
<line> 1° Visão geral d* área: que corres**nde à imagem de *adar *a **cal* d* 1:*.*00.0*0. Es*** </line>
<line> imagens recobri*m áreas com 6° no seu senti** dos meridianos * 4° no sentido d*s paralel*s, </line>
<line> apres*ntavam-se co* imageamento referente a *6 folhas na es**la 1:250.000 e com uma áre* </line>
<line> respectiva de 288.000 km² *pro**madame*te. </line>
<line> 2° Pesquisas carto*ráfica e bibliográfica: *aseavam-se, prin*ipa*mente, n*s recursos </line>
<line> disp*n**eis do banco *e dados referentes a c*da área a ser mapeada. </line>
</par>
<par>
<line> 3° </line>
<line> Interpretação preliminar *a* folhas: na escal* 1:250.000, auxi**a*a </line>
<line> p*r fai** </line>
<line> de radar </line>
</par>
<par>
<line> para estereo*co*ia, além da </line>
<line> utilização de se*sore* auxiliares, *omo fot*s </line>
<line> *e infra-vermelho </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, *. 13, n. 6, art. 1, p. 03-*7, n*v./*ez. 2016 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *r*jeto Radam: (Re)*escobrindo o Projeto de S*n*ori*mento **moto Aplicado ao Mapeamento da *maz*nia </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> (p*eto e *ranco * *a*sa cor), na escala 1:130.000; fotos multi-es*e*trais; na e*cala d* 1:*0.000; </line>
</par>
<par>
<line> fot*s *andSat, na *scala de 1:1.0*0.000; </line>
<line> víde* tapes na e*cala de 1:23.000; </line>
<line> e perfi* </line>
</par>
<par>
<line> alt****ricos. </line>
</par>
<par>
<line> 4° S*brevoo e trab*lho *e c*mpo: no sobrevoo, utili*ava-se ** avião bimotor. Os trabalhos </line>
</par>
<par>
<line> d* campo, </line>
<line> assim como os sobre**os, eram *ealiza**s *m *uantidade su*iciente </line>
<line> *ara </line>
</par>
<par>
<line> es*l*re*e* as dúvid** surgidas na int*rp*etação p*eliminar. Utilizavam-se estr*das *e roda*e* </line>
</par>
<par>
<line> e n*vegação fluvial, </line>
<line> *l*m de pontos *fetuados com </line>
<line> **ertura *e clarei*** para pouso de </line>
</par>
<par>
<line> *e**cóp**ro. A *orça Aérea Brasi*ei*a havia dese*volvido técni*as da descida na selva a par**r </line>
</par>
<par>
<line> de um h*l*cóp*er*, com a </line>
<line> finalidade de </line>
<line> resgatar *essoas perdidas ou acidentadas, * e*sas </line>
</par>
<par>
<line> técni*as foram ap*icadas pelo RA*AM no trabal** de pesquisa da t*rra amazônica, pa*a a*rir </line>
<line> c*areiras onde pudessem e, poste*i*rmente, descer os técnicos para coleta *e amos*ras. Quatro </line>
<line> cla*e**as eram aberta* po* dia, se**o *stas oper*ções pla*ejadas nos *eus mín**os d*t*lhes, e </line>
</par>
<par>
<line> os home*s </line>
<line> do *xé*cito, quando descia* *ara abrir clareir*s, estavam </line>
<line> prepar*dos </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> sobr*viver i*ol*dos por até q*atro *ias, ou conforme o *ec*ssário. </line>
<line> 5° Reinterpretação fi*al da es*ala de 1:250.000: após os esclarecimentos obtid*s n* </line>
<line> so*revoo e trabalhos de campo, fazia-se a reinte*pretação, c*nsider**do os ajustes necessários </line>
<line> *ar* se ter o docume*t* defi*it*vo e a colo*ação de *egendas. </line>
</par>
<par>
<line> 6° Red*ç*o das inte**reta*ões </line>
<line> para 1:5*0.000 e de 1:1.*0*.000, es*ala *e publicação: A </line>
</par>
<par>
<line> re*ução era fe*ta automati*ame*te, de modo a evitar erros humanos. </line>
</par>
<par>
<line> 7° Confec*ões *e mapas e relatórios: mapas, relatório, todo ma*erial con*e*cionado * </line>
<line> e*a </line>
</par>
<par>
<line> enviad* para a Divisã* de Publica**o para im*r*ssão. </line>
</par>
<par>
<line> *onvém destac*r que durante *odo esse *rocesso de mapeamento havi* trocas de </line>
</par>
<par>
<line> informa*ões *nt*e as Divisões respon*áveis </line>
<line> p*lo* di*er*os temas e áreas. Esse fator </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *n*is*ociabil*dade era fundamental p*ra a *rod*ç*o de mapas e re*at*rios con*isos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r**resenta*i*os da realid*de. </line>
</par>
<par>
<line> 3. PROCEDIMENTOS ME**DOLÓGICOS </line>
</par>
<par>
<line> Q*anto à forma de *borda*em d* problema, esta pesquisa ap*n*ou par* a re*lização </line>
</par>
<par>
<line> de uma *esq*isa qualitat*va. A </line>
<line> pe**uis* q***itat*va é *d*quad* quando buscamos </line>
</par>
<par>
<line> c*mpree*der a perspectiva dos participantes (indiví*uos o* gr*pos pequenos de *essoas *ue </line>
<line> serã* pes*ui*ados) sobre os fenôme*os que *s rodeiam aprofundar suas experiência*, pontos </line>
<line> de vista, opiniões e sign*fica**s, isto é, verificar a forma como o* participantes percebem </line>
</par>
<par>
<line> subjetivamente sua reali*ade ou fatos pa*sados. *egu*do Mi**yo (*011), "* </line>
<line> *bjetivo </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 13, n. 6, art. 1, p. 03-17, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Borg**, R. G. L. R*jão </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> avaliaç*o qualitativa é permitir a compre*nsão d** processos * dos r*sulta**s, con*iderando- </line>
</par>
<par>
<line> os como um *omplexo inte*rado por ideias (...)". Quanto aos obj***vos, o </line>
<line> estudo ** mostra </line>
</par>
<par>
<line> descritivo e explo*a*ório. M*lhotra (2*06) </line>
<line> *ponta a pesquisa descri*iva como </line>
<line> aquela que </line>
</par>
<par>
<line> objetiva desc*ever ou de*inir **terminado fenô*eno, pelo qual o pesquisador obse*va, </line>
<line> registr*, analisa, classific* e interpreta os *at**. E, segundo Hair *r, et al. (2009), a pesquisa </line>
<line> *xplor*tóri* é orie*tada para descobertas e *a*tante útil aos pesqui*adores, quando se dispõe </line>
<line> de pou*as *nformações. </line>
</par>
<par>
<line> *tilizo*-se de entrevista sem*es**uturada p*ra *aracteriz*r a per*epção </line>
<line> de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> integrante da e*u*pe *écnic* so*re sua exper*ência no Projeto R**AM. A *m*stra foi </line>
<line> se*eci*nada por cri*érios relacionados à *onv*niência e ace*sibil*d*de. O sujeito entrevis*ado, </line>
</par>
<par>
<line> *tualmente aposentado, tem 83 a*os e t*ab*lhou por </line>
<line> *5 anos no Pro*eto. Foi elabor*do *m </line>
</par>
<par>
<line> ro*eiro de ent*ev*s*a ten*o </line>
<line> em vista o objeto de estudo, o *ef*ren*ial t*ó*ico e </line>
<line> qu*stões </line>
</par>
<par>
<line> norte*doras. Tal *écnica f*i *elecionad* *or permitir ma*or liberdade do </line>
<line> ent*evistador *m </line>
</par>
<par>
<line> fa**r questionamentos que, po*sivelme**e, viessem * s*rg*r duran*e * ent*evista. Sob </line>
<line> anuê*cia do indivíduo entrevistado, atravé* de T*rmo de Consentimento L***e e E*clar*cido, </line>
<line> a entrevis*a* fo* gravada, transcrita integralmente e posteri*r*ente analisada pelo método *a </line>
<line> Análise de *onte*do. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *nálise </line>
<line> de </line>
<line> conteúdo, segun*o Bard*n (200*), refere-s* um con*unto de téc*ica* * </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> an*lise da* c*mu*i*ações, *azen*o </line>
<line> uso *e procedimentos siste**ticos * o*jetivos de </line>
</par>
<par>
<line> de*crição d* conteúdo da* mensagens. *entre as comunicações, Bau*r e Gask*ll (2*02) </line>
</par>
<par>
<line> indic*m que </line>
<line> o* ma*eriais te*tuais </line>
<line> escritos *ão os mais tradiciona*s na a*álise d* conteúdo, </line>
</par>
<par>
<line> poden*o ser manipulados pelo pe*quisad** na bu*ca </line>
<line> p*r respostas às qu**tões de pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> No caso da pres*nte pe*q*isa, o material textual f** a transcriçã* da entrevista. </line>
</par>
<par>
<line> A análise de </line>
<line> conteúdo envolv*u três etap**, conforme suge*e B**din (2006), </line>
</par>
<par>
<line> organiz*das </line>
<line> da seguint* f*rm*: 1) p**-an*lise, *ase *m qu* se orga*iza o **terial, </line>
</par>
<par>
<line> si*t*ma*izando as idei*s i*ici*is; 2) exploraç*o do material, definição d* categorias * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> iden*ificação da* u*idades *e registro; e, por fi*, 3) *ratamento dos resul*a*os, infe*ências e </line>
<line> i*terpreta*ões, f**e em *ue *cor*e * *ondensação e dest*que das informaçõ*s para anális*. </line>
<line> No que t*nge aos pro**dimentos técnicos utiliz*dos, a *esqu*sa é do *ipo d*cumental e </line>
</par>
<par>
<line> bibliog*á*ica. A fonte pr**cipal foi h*st*rica e teve co*o pr*n*ipa** tipos </line>
<line> *e documentos os </line>
</par>
<par>
<line> escritos oficia*s do período d* vigên*i* d* Projeto RADAM e *not**õe* pessoais do sujeito </line>
<line> entrevista*o. E a pesquisa bib*iográfica teve **mo pri*cipal fonte *s p*blicações em l*vros, </line>
<line> *ublica*ões oficiais do P*oj*to, papers, publ*caçõ** avu*sas e int*rnet, util*zada*, *o mo*ento </line>
<line> inicial, pa*a identificar * *elevância *a pesquisa e os trabalhos publ*cados *ob*e o te*a. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 13, n. 6, art. 1, *. 03-17, nov./dez. *016 www4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proj*to **dam: (Re)Descobrin*o o **ojet* de Sensoriame**o Remoto Apli*ado ao Mapeamento da A*azôni* </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> 4. ANÁL*SE DOS RESUL*ADOS </line>
</par>
<par>
<line> Nest* sessão ap*esentam-se o* acha*os *a pes*uisa. Ap*s a l**tur* e*au*tiva do te*to </line>
</par>
<par>
<line> d* cada </line>
<line> entrevi*ta, foi possível agrupar as unidades de co*teúd* em grupos, categorias, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> constru*ndo, ***im, uma Matriz *a Análise de Conteúdo. Abaixo, se descrevem as categorias: </row>
<row> Qua*ro 3 - Categor*as da *náli*e *e C*nteúdo </row>
</column>
<par>
<line> Catego*ia </line>
<line> Descriç*o </line>
</par>
<par>
<line> Form**ão </line>
<line> For*ação a*adêm*ca e trajetória profissio*al do *ntrevis**do </line>
</par>
<par>
<line> Contexto </line>
<line> Contexto *ara o *tart do pro*et* RADAM </line>
</par>
<par>
<line> Método de Traba*ho </line>
<line> Práticas a*lic*das n* execução do traba*h* técnico </line>
</par>
<par>
<line> Habitantes d* Amaz*nia </line>
<line> Contato *a equipe do pr**eto RADAM com indígenas e m**sio*ários </line>
</par>
<par>
<line> Trag*dia* </line>
<line> Acontec*mentos trá*icos durante a *x*cução d* pr*jeto. </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: Ela*ora*o p*l* au*or. Dados da *esquisa (2*15) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *s ca*egori*s r*c*beram a nomenclatura que melhor repr*se**ava * s*ntetizava </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> idei* do conteú*o das un*dades de textos atribuídas a cada uma. Assim, n*s linhas que se </line>
<line> segu*m serão apresenta*as e analis*d*s as *r*ncipais falas d* *ntr*vi*tad*, explicitand* sua* </line>
<line> percep**es, sent**o*, significados e experiências. </line>
<line> Para manter o rigor met**ológico, o e*trev*stado n*o será identif*cado pelo *eu *ome </line>
<line> **rdadeir*, e sim pel* *dentificação "Sr. Silva". </line>
<line> 4.1. For*ação </line>
<line> Iniciando a e*trevista julgou-se i*ter*s*ante sab*r, em primeiro momento, qual foi * </line>
</par>
<par>
<line> *r*jetór*a de f**mação aca*êmic* e </line>
<line> profissional *** cu*minou d* pa*ticip*ção no Projeto </line>
</par>
<par>
<line> *ADAM. </line>
</par>
<par>
<line> "... **bre minh* formação eu fi* Ciê**ias *o*iai* na federal, era o curso da moda na </line>
<line> ép*ca. M*s f*i u*a porca**a, **n*a vi curso tão sem *inalidade, sabe? E *n*** e* f*z </line>
<line> amiza*e com o p*ssoal da Geografia * da História. N*ss* época os cursos ainda </line>
<line> eram junto*... o curso era tão bom qu* você saia sem sa*e* na*a de Geografi* e nem </line>
<line> de História. D*pois disso s*param *s cursos, e **sim ficou técn*c*, muit* bom, * eu </line>
<line> optei pe** G*ografia". </line>
<line> Des*a forma, o Sr. *ilv* s* gr*duou em Ge**rafia. S*gundo o m*sm*, foi nessa </line>
<line> épo*a que os t*aba*hos *e campo d*spertaram - lhe total inte*esse. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. *3, n. *, art. 1, p. 0*-17, nov./dez. 2016 *ww4.fs*net.co*.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. *orges, R. G. *. *ajão </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> E, *obre sua tra*etória profissional, o S*. Si*va inici*u sua c*rreir* com* docente, </line>
<line> l*cio*ando na Fac*lda*e New*o* de P*i**. Po*teri*r**nte, *oi trabal**r n* Fazenda do </line>
<line> Rosário, q*e *ra uma es**la par* crian**s "excepcionais" em Be*o Horizont*, em um curso *e </line>
<line> especializaç*o de **ofessores rurais. </line>
<line> Prosseguindo com *s i**ormações, o Sr. Si*va con*a sobre u*a grande opo*tunidade </line>
<line> que teve e lhe re**e* boa exper*ência no exte*ior, para aplic*r no tr*balho técnico do </line>
<line> RAD*M. </line>
</par>
<par>
<line> "Eu gan*e* uma *olsa pra França, no </line>
<line> Insti*ut G*ogra*hique Na*iona*, ... fui *ra </line>
</par>
<par>
<line> Fr*nça, a bolsa era mu*to boa. Fui pra l* pra m* especializa* e* uma *rea que me </line>
<line> sed*zi*... a interpretaçã* de fot**r**ias aéreas. Fiquei l* com bolsistas de m*is 30 </line>
</par>
<par>
<line> *aíse*. Me convidaram para est*nder *inha estádia lá e fazer *m </line>
<line> curso no </line>
</par>
<par>
<line> Instit*t*es Hautes É*ude* d'Amér*que *atine, e u* dos maior*s geógrafos do mun*o </line>
</par>
<par>
<line> era meu diretor, Pierre *onbe*g. Fiquei lá dois a*os com </line>
<line> uma bolsa </line>
<line> técn*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Terminei * c*rso e vo*tei p*ra o Bras*l para *rabalhar na F*ndação *oão Pinh*iro". </line>
<line> Nessa época, o B*asil *ão pos*uía especialist*s na área de fot**nterpretação aér*a, pela </line>
<line> falta de uso da té*nica *elo* órgãos de pesquisa geográfica. Foi então que logo que regressou </line>
<line> da *rança, o *r. Silva f*i *omeado pelo Ministério *e M*nas e En*rgia a c*mpor a *q*ipe </line>
<line> téc**ca do projeto *ADAM. </line>
</par>
<par>
<line> "... aos f*n*is </line>
<line> dos an*s 60, tive o conv*te de trabalhar no proj**o R*DA*. Pedi </line>
</par>
<par>
<line> licença s** vencimentos e *ceitei * con*ite, gan*ava-se muito bem. Fiquei 15 *nos </line>
</par>
<par>
<line> *o pro*e*o RAD*M, *o q*al mapeamos </line>
<line> o Br*sil inteirinho. Quando ac**ou </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mapeamen*o, fize*os u* trabalho tão b*m e est*vamos m*ito *em tr*inados, que o </line>
<line> *BG* decidiu n*s a*sumir. De*ois vim p*a Belo *ori*onte trabal*ar n* Inst*t*to de </line>
<line> GeoCiências Aplicadas, at* me aposentar". </line>
<line> Na ocasi*o do *onvite foi apr*sentado aos técnicos um pr*-pr*jeto do que seria o </line>
<line> Rad*r na Amazônia revel*ndo, deste então, um* i*iciativa ino*ad*ra e grandios*. Al*m de ter </line>
</par>
<par>
<line> sido u*a *ro*ost* c** re*uneraç*o atr*tiva, o RADAM apresentava-se co* </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> experiên*ia *rofissional única. </line>
</par>
<par>
<line> *.*. *o**exto </line>
</par>
<par>
<line> * e*trevis*ad* foi qu*stio*ado sobre qua* * ob*et**o d* governo bras*leir*, ao *e </line>
<line> prog*amar e executar o pro*eto RADAM: </line>
<line> "*h! ... estava se con*truindo a perimet*al norte, *ntã* ped*ram ao Ministério para </line>
</par>
<par>
<line> fazer um levant*mento e demarcar cada estrada. Fo* tal s*c*sso que acab*mos o </line>
<line> fa*endo o *apea*ento de tod* * Amazônia. Foi tal o suc*sso que nos con*rataram </line>
<line> *ara fazer o Brasil i*teiro. Por este motivo, o proje*o passou * s* c*amar RADAM </line>
<line> *RAS*L". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 13, n. 6, art. 1, *. 0*-17, nov./dez. 2016 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Projeto Radam: (R*)Desco*ri*d* o P*oje** d* *ensoriamento R*moto Aplicado a* Mapeam*nto da Am*z**ia </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, fica cla*o que a ideia de se mapear * terri*ór*o brasileiro iniciou-se com </line>
<line> as obras do Programa de Integr*ç*o Naciona* (PIN), *o qu*l fazi* p*rt* o proje*o da </line>
<line> Perimetral Norte, BR-*10, q*e ate**eria aos es*ados *o Am*zon*s, Amapá, Pará e R*raima. </line>
<line> Sendo bem suc*d*da a fase de demarcação dess* rodovia fed*ral, os té*n**os est*nder*m os </line>
<line> trabalhos ao te*ritó**o da Amaz***a e, posterio*men*e, a todo Bras*l. </line>
<line> 4.3. Método de traba*ho </line>
<line> "RADAM significa Radar *a Amazônia. A região *m*zônica fica muito nublad*, </line>
</par>
<par>
<line> não se consegue *er na*a, po*tanto, n*o </line>
<line> dá pra fotogra*ar. Aí se usa o radar, que </line>
</par>
<par>
<line> emit* *a*x*s *ue atravess*m as </line>
<line> n***ns... is*o a 6 mil m*tros de *ltura, *om us* de </line>
</par>
<par>
<line> av*õ*s". </line>
</par>
<par>
<line> Co*sti*uía a primeira fase dos trabalhos p**nejar as áreas a serem sob**voadas pelo </line>
</par>
<par>
<line> "Caravelle", aeronave dotada </line>
<line> da tecnologia de ra*a*. Com *s imagens obtidas, iniciava-se </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> interpreta*ão da* folha* po* *eio do E*tereosc*pio. </line>
<line> *ste*eoscópio: i*st*umento que per**te a observação *imultânea, através de uma </line>
<line> objeti*a binocul*r, de duas imagens de um o*jeto, *b***as com ângulos lige*ramente </line>
<line> *iferent*s, produzi*do * sensaçã* de re*evo, de terceira *imensão. </line>
<line> Figura 1 - Estere*scópi* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*qu*vo *o entr*vist*do </line>
<line> "A in*erpretação é fei*a através d* e*tereoscópio. Você t** que tirar pares </line>
<line> estereográficos. São **as f*tos uma ao l*do ** outra, uma cob*indo a o**ra em 60%. </line>
<line> Então você coloca a*s** a uma dist*ncia dos o*hos e você v* e* relevo". </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 1, p. *3-17, nov./dez. 2016 www4.fsan*t.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Borg*s, R. G. L. Rajão </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> Ao analisar a im*gem, pr*meiramente, se identificava a crist* das montanhas, os rios * </line>
<line> seus afl**ntes. Estes eram os tr*ços mais vi*ív*is nas faixas do radar. Aquilo que não er* </line>
<line> p**sível se *onclui* a**avé* da interpr*taçã* por meio do equipamento, era n*cessári* ir * </line>
<line> *am*o para * coleta de informações mais p*ecisas. </line>
<line> "Eu v**ja*a sempre *ro trabalho de *ampo. A *ar*e referen*e * vegetaçã* e*i*ia </line>
</par>
<par>
<line> muito tr*balho de campo. Pra se fa**r a a*álise de vegetação a esc*la </line>
<line> *eve ser </line>
</par>
<par>
<line> 1:10*.*0* e a e**a*a era *:250.*00. Ent*o *ós interpretávamos ma* depois tín*amo* </line>
<line> q*e fazer a v*sita *n loco com so*revôo a 20 *etros da cop* da* árvores. Junto a nós </line>
<line> ia um car* da regiã* *ue conhecia to*o* os nomes vulgares, e cas* necessá**o, </line>
<line> depois descía*os para fazer coleta de amostras de *lantas." </line>
</par>
<par>
<line> Os *obrev**s rasant*s servi*m par* s* *azer fotografia* apur*das *a ve*etação, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qua*d* n*cessário, usavam-se *elicó**e*os para descer em terra firme, momento em que </line>
<line> homens d* Aeronáuti*a ab*iam clareiras p*r* pou** e e*p*oraçã* dos técnicos. </line>
<line> 4.4. Habitante* da Amazônia </line>
<line> Em muitos dos traba*hos de *ampo real*z**o*, o S*. S*l*a destaca aqueles que </line>
<line> ac**tec*ram em *lena flo*esta Amazô*ica, nos *uais o *ontato com ind*genas e missionários </line>
<line> est*angeiro* eram f*equentes. </line>
<line> "Na Amazô*ia tivemos co*tato c*m *uita t*ibo ***ígena. Algumas *á tinham tid* </line>
<line> encontro c*m o homem branco, outr*s não. Ent*o quando *os sobrevoávamos *uito </line>
</par>
<par>
<line> baixo eles flechav*m o n*sso avião. Tin*a uma *ribo onde *ra* to*os *us e ai </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> pousamos </line>
<line> as índia* viam, no* </line>
<line> arrancava* todos os *cessórios, r*lógios, ócul*s, </line>
</par>
<par>
<line> botões das camisas e e*as faziam uma ro*a em </line>
<line> v*lta do heli*óptero e quer*am que </line>
</par>
<par>
<line> *ós co*tássemos a**o, </line>
<line> exis*ia um tradu*or e elas *ar**lhavam *e rir de </line>
<line> q*alquer </line>
</par>
<par>
<line> co*sa que falássem**. As ocas eram uma bele**, que limpeza e ordem. Tudo tem o </line>
<line> seu *evid* lugar". </line>
<line> M*s nem tod* contat* co* *s indí*enas foi tão a*i*to*o, c**forme relata: </line>
</par>
<par>
<line> "Um dia fo*os *escer em *ma tribo. *ela </line>
<line> estav*m apenas a* mulheres pois os </line>
</par>
<par>
<line> homens haviam saído para *açar. Qua**o o helicóptero fo* ba*xar vôo os í*dios se </line>
<line> a*roxima*am e a*identalmente c*rto* * cabe*a de *rê* índi**. Então eles prenderam </line>
<line> ** técnicos do RADAM e que*iam matar. *oi um **sto p*ra a tri** lib*rtar os </line>
<line> nossos 4 técnicos q** ficaram presos e* uma *aba*a. Ti*eram que levar presentes e </line>
</par>
<par>
<line> mais pres*ntes para o* *iberar: enxa*as, pan**as. *lé* **sso </line>
<line> as índi*s fi*eram fila </line>
</par>
<par>
<line> para anda* d* helicóptero". </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> da **nvi*ênci* *om ind*genas e*a *omum encontrar-se com grupo* *e </line>
</par>
<par>
<line> mi*sionários norte-americanos, que ap**en*em*nte es*avam *m *is**o religio*a: </line>
<line> R*v. FS*, Teres*na, *. 13, n. 6, art. 1, *. 0*-17, nov./*ez. 20*6 www4.fsanet.c**.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Projeto Ra*am: (Re)Desco*rindo o Proje*o de Sen*oriamento Rem*to *pli*ado ao Mapeamento da Am*zônia </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> "A ge**e percorria aq***as estradas ruins d* Amazôni* né?!, a perimetra* *orte não </line>
<line> p*d* s*r *onstru*d* por que*t*es ope*acio*ais, e a gente sempr* enc**trava </line>
</par>
<par>
<line> "*issionários"[*spas frisadas por gestos] amer*canos </line>
<line> pra todo lado, prop*ga*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> religião. Era tud* laborat**io de **ologia, por ca*sa dos min*rai* atômic*s: urânio. </line>
<line> Naqu*la é*oca a **a*ônia já e*a ch*ia de *ampo de aviaçã*, construída por esses </line>
<line> tais mi*sio*ário*. Os aviõ*s deles eram ver*adeiros l*borat*rios. E em te*ra, ele </line>
<line> tinh** gr*n*es tr*ilers tod* e*uip*do". </line>
<line> Co*forme se *e*cebe a *res*nça estrangeira na Ama*ônia, rem*ta décadas passada*, </line>
<line> sendo que *s *mericanos possu** bas*ant* conhecime*to s*bre re*evo e riquezas mi*erais do </line>
<line> território amazônico. *esse sentido, o Sr. S*lva desabafa, "E infelizmente é assim... o Brasil </line>
<line> vai p*rder * Amazôn*a, nós não damo* co*ta de controlar". </line>
<line> 4.5. T*agédi*s </line>
<line> Apesar da idade avanç**a, aos *3 anos, o entrevi*tado consegue *e *embrar * relatar </line>
<line> com certo *íve* de detalhes vário* episód*os dos 5 anos vivendo em território *o Amazonas. </line>
<line> Em *** parte da e*tre*ista ele dec*de falar sobre os aco*t**imento* trági**s, nos qua*s houve </line>
<line> vá*ias v**ima* fatais. </line>
<line> "Ho*ve **mbém um episódio tris*e. De u* lado do rio ficava a Ae*onáutic* e do </line>
</par>
<par>
<line> out*o la*o </line>
<line> os técnico do proje**. Em *ma noite em que era aniversário de um </line>
</par>
<par>
<line> comandante um grupo foi para * outro lado do R*o para a comemoração, e, p*rtanto </line>
</par>
<par>
<line> o he*icóptero da FAB *s le*ou. *o retorno, no *elicóptero haviam 2 oficias e </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> técnicos do pro*eto. Não se sabe o que aconteceu e o he**cóptero caiu n* *io e **do* </line>
<line> morrer*m". </line>
<line> "Houve também um *co*teci** de *m avião que *evava 5 t**nico* de A*g*a *os </line>
</par>
<par>
<line> R*is *ara Ca*pi*a*. No tra*eto avião desapareceu. Até hoje nã* se tem notíc*a. o </line>
<line> Não f*i achado des*roços do a*ião". </line>
<line> Ainda segundo o Sr. Silva, o *úm*ro total de vít*mas *ata*s *oi ** um total *e 4* </line>
</par>
<par>
<line> (quarenta), *ntre té*nicos do *inistério e o*iciais </line>
<line> d* Aeronáu*i*a, durante os 1* </line>
<line> anos do </line>
</par>
<par>
<line> RADAMBR*SIL, po* *otivos de d*sastre* em barcos, helicópteros, av*õ*s *u acome*idos de </line>
<line> ma*ária. </line>
<line> 5. CONSIDERAÇÕ** FI*AIS </line>
<line> A p*es*n*e pesquisa não te*e o *ntuit* *e esg*ta* o assun*o, mas sim (re)c*nta* * </line>
<line> projeto através d* história ora* de um *art**ipante e por *eio de da*o* pr*mários c*le*a*os em </line>
<line> fo*matos de *ublica*ões *a época. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 1, p. 03-1*, nov./*ez. 2016 www*.fsan*t.c*m.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. B*rges, *. G. L. Raj*o </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Por meio da análise dos resultados é possível concluir s*b*e a imp*rtância *o legado </line>
</par>
<par>
<line> dei*ado pelo *rojeto RADAM. Os relatórios e </line>
<line> c**tas Geo*ógicas, *eomorfoló***a*, </line>
</par>
<par>
<line> Fitoge*gráficas, de *olos e *opográficas p*rmitiram </line>
<line> *tualizar e avaliar me*hor </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pote*c*alidade hidroelétrica, m*deireira, v*lume *ídrico, jazidas mineiras, *olos *gri*ul*áveis </line>
<line> e os traçados de estradas que, ainda h*je, são ut**iz*dos por diversas *ntida*es. O Instit*to </line>
</par>
<par>
<line> Nac*o*al de Colonização e *efor*a Agrári* (INCR*), por *xemplo, usou os **pas </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> R*DAM*RASIL *ara d*te*min*r áre*s; a Superintendência ** Desenvolvimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> A*azôni* (SUDA*), para aloca**o de proj*to; e * D**M, par* a concess*o *e **ojeto* de </line>
<line> la**as. E, *ind*, são utilizados p*los batal*ões de c*n*trução * eng*nharia d* E*ército e pel* </line>
<line> *undação N*c*on*l do *ndio (FUNAI). </line>
</par>
<par>
<line> Os dados coletado* p*r m*io *a entr*vista fo*am e*riquecedores il*straram *ários e </line>
</par>
<par>
<line> p*ntos da pesqu*sa </line>
<line> bi*li*gráfica. O </line>
<line> relato *a experiência foi **por*ante para se alcançar </line>
</par>
<par>
<line> infor*aç**s que *ão estão escritas ou publ*cad**, mas guardadas na m*mória daquele qu* foi </line>
<line> peça na eng*enagem de u* grand* proje**. </line>
<line> Ademais, r*gistram-se aqui, *s pa*avras de s*tis**ção ** entrevistado, alé* de </line>
</par>
<par>
<line> demo*str*r seu enc*ntame*t* pelo te****ório amazônic*, ao ser </line>
<line> pe*gunt*d* sobre o **e </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficou o R*DAM para ele: </line>
</par>
<par>
<line> "Foi a melhor época da minha vid*. No proj*to R*DA* *o* onde eu aprendi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tr*b*lhar. Foi uma experiência </line>
<line> fabulosa. A Amazônia indescritível, você vira *m é </line>
</par>
<par>
<line> mi*r*b*o, tal a g**n*iosidad* de *ud*. A* á*vores nece*sitam de 14 homens para </line>
</par>
<par>
<line> ab r açar , o s </line>
<line> rios você não co*segue v*r * outra margem, os nossos r*os </line>
<line> aqui são </line>
</par>
<par>
<line> ri*eir**s *á.É maravil*osa, *om búfalos. A A**zôni* f*ca inundada por 6 **s*s *o </line>
<line> ano, *ocê fica com água n* cintu*a. [...] Fiz muitos a*igo* e é um org*lho pra *im </line>
<line> ter trab*lhado n* RADAM". </line>
<line> Es*era-se que essa pesquisa tenha *ontr*buído no sent*d* *e pree*cher uma lacuna </line>
</par>
<par>
<line> e*contrada na b*bliografia até então </line>
<line> pro*uzi*a sobre o Projeto *ADA*, um* vez que f*i </line>
</par>
<par>
<line> possível desc*ever o pro*et*, apr*sentar su* op*ra*ionalidade, relatar os *pis*dios *ão </line>
<line> publ*c*dos e verificar os alcance* do proje*o. </line>
<line> P*ra tr*b*lhos futuros su*erem-se in*estigações qu* apro*undem o tema, buscand* </line>
<line> compreender o *rocesso sob * ótica d* outras metodolo*ias, tal *ual g*upo foca* en*re os *x- </line>
<line> participan*** do RADAMBRA*IL. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, v. 13, n. 6, a*t. 1, p. 03-17, nov./dez. 2016 </line>
<line> *ww4.f*anet.**m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pro*eto Radam: (Re)Descobrind* o Pr*jeto de Se*s*riame*to R*m*to *plica*o ao Mapeamento d* A*azônia </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊN*IAS </line>
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<line> * ol o, 1979. </line>
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<line> imagem e som: um </line>
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<line> l*v*nta**nto de re*urs*s natura*s. Folha n. 19, Pico da N*blina. Rio de J*ne*ro, 1**6. </line>
<line> HA*R *R, *. F. ** *l. Análise mul**varia*a *e dados. 6 ed. Por*o Alegr*: Book*an, 2009. </line>
<line> MAL*O*RA, *. *. P*squisa de *arketing: *m* o*ient*ção a*li*ada. Po*to Aleg*e: </line>
<line> Boo**an, 2*06. </line>
</par>
<par>
<line> MINAYO, M. C. de S. Im**r*ân**a da Avaliaç*o Q*ali**ti** </line>
<line> combinada com </line>
<line> o*tras </line>
</par>
<par>
<column>
<row> modalid*d*s d* Aval*aç*o. Sa*de & Transformaç*o Soc*al, Flo*i*a, *.1, n.*, p.02-11, 2011. </row>
<row> R*JÃO, R. The role of geographic i*for*ation systems *n the *ormulation and enforcement </row>
<row> of d*fores*ation co*tr*l policies in Amazonia. *he*is, Lancaster Univer*ity, 286 p., 2011. </row>
<row> *AJÃO, R.; HAYES, N. Concepti*ns of co*t*ol and IT artifacts: a* institution*l *ccou*t of </row>
<row> the Amazon *ainfor**t mon*to*ing syste*". Jo*rnal *f *nfo*ma*ion Technology, *.2*, n.4, </row>
<row> *.*20-331, 20**. </row>
<row> ROE**EL, J. W.; GODOY, R. C. S*AR mosai*s f** Projec* RADAM. *hotog*. Eng. v.40, </row>
<row> p.583-595, 1974. </row>
<row> SILVA, F. C. F. O Projeto RADAMBRASIL. Anotaç*es *ess***s. 1979. </row>
<row> *omo Referenciar es*e **tigo, *o*f*rme ABN*: </row>
<row> BOR*ES, G. F; RAJ*O, R. G. L. Projeto Radam: (Re)Des*o*r*nd* o Projeto d* Sensoriamento </row>
<row> Remot* *pli*a*o ao M*peam*nto da A*azôni*. Rev. FSA, Teresina, v.13, n.6, art.*, p. *3-17, </row>
<row> nov./*ez. 20*6. </row>
</column>
<par>
<line> Contribu*ção *os A*tor*s </line>
<line> G. F. Borges </line>
<line> R. G. *. Ra*ão </line>
</par>
<par>
<line> 1) *oncepção * planej*me*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * interpretação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e**boração do ra*cunho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici**ção na aprovação da versão f*nal d* ma*uscrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 13, n. 6, art. *, p. 03-17, nov./dez. *016 www4.fsanet.com.br/revist* </row>
</column>
</par>
</page>
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