<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 1*, p.159-180, nov./dez. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.6.10 </line>
</par>
<par>
<line> Tudo Isso é Culpa de Rita: Ol*ares So*re a Construção Interdiscursiv* d*s Vilãs de *ov*las </line>
<line> Al* *his is Rita's Fa**t: Perspecti*es on the Int*rdis*u*sive Cons*ruction of No**ls Vi*lains </line>
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<line> Bru*o Go*es Per*i*a </line>
<line> Douto* em Ensino de Língua e *it*ratura pela Uni***sidade Fe*eral do Tocanti*s </line>
<line> Profess*r da Univers*dade Anhanguera </line>
<line> *-ma*l: brunogomespe*eira_30@ho*ma*l.com </line>
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<line> End**eço: Bru*o G*mes Pereira </line>
<line> *d**or Cient*fico: Tonny Kerle* d* Alencar R*drigues </line>
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<line> End*reço: Endereço: Uni*ers*dade Federal *o To*an*ins - </line>
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<line> R*a Paragua*, s/n, *a*rro da Cim*a, CE*: 77824-866, </line>
<line> Arti*o recebido em 23/08/2016. Última v*rsão </line>
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<line> Araguaína/*O, *r*s*l. </line>
<line> r*cebi*a em **/09/2016. Aprovado *m *5/09/2*16. </line>
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<line> Avaliad* pelo sis**m* Triple Review: Desk Revi*w a) </line>
<line> pel* E*itor-Chef*; * b) *oub*e Blind R*view </line>
<line> (avali**ão cega p*r dois a*aliadore* da ár*a). </line>
<line> Revisão: *ramatic*l, Norm*tiva e de F**matação. </line>
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<line> B. *. Pereira </line>
<line> 160 </line>
<line> "O s*u ve*e*o é </line>
<line> bálsamo. Causa, no m*x*mo, ardê*cia. Já </line>
<line> o </line>
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<line> **u, necr*sa, e mata em segundos, b*bê" (Ter**a Cristina, </line>
<line> Fina Estampa, 2*11). </line>
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<line> RESUM* </line>
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<line> Esse artigo tem como obje*ivo an*l*sar como s*o constru*das *s *epr*sentações de </line>
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<line> *ersonagens ditas "vil*s" de </line>
<line> novel*s br*s*leira*. Estas </line>
<line> representaçõ*s dependem *o o**ar </line>
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<line> como * inves*igar a* p*rceb*m. O Trabalho está i*ser*do no campo da Li*guística Aplica*a </line>
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<line> (**) in*isciplin*r, pois, para c*mpr*ender como e*tas repres*ntações são construídas, </line>
<line> é </line>
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<line> ne*es*ár*o mobilizar conhecimentos d* disti*tas *reas de investigações aca*êmico-cien*ífi*as. </line>
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<line> Entret*nto, escolhi a Análise do Discu*so (AD), de li**a francesa, como principal </line>
<line> apo*t* </line>
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<line> *eó*ico-meto**lóg*co *a** a microan*lise d*s dados, u*a vez que pro*l*matiza * jogo entre </line>
<line> ideologia e po*e* n* construção *e efeitos de sen*i**s *o**entes à mater*alização linguís*ic*. </line>
<line> Assi*, a ideia d* empodera*ento é a*go transversal no corpus da investiga**o, pois se trata </line>
<line> d* personagens que buscam a *s*ensão so*ial por me*o* p*uco convencionais. A abordage* é </line>
<line> de cunh* q*alitativo-interpre*ativis*a, *ois este tipo de análise c*bra *o pesquisa*or *m olhar </line>
</par>
<par>
<line> mai* sensível, o *ue </line>
<line> cola*o*a p**a um *r*c**so de hu*ani*a**o </line>
<line> da* per*o*agen*, </line>
</par>
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<line> apro*imando-as d* c**idiano *as pes*oas. O ti** d* pesquisa é *e natureza documental, vi*to </line>
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<line> que analiso falas de personagen* </line>
<line> extraídas de vídeos dispos*os em canais exclusivos </line>
<line> da </line>
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<line> intern*t. Os re*ultados revelam que a *onstruçã* das *erson*g*ns an*lisadas versa de algum* </line>
<line> *ane*ra, sobre a d*sputa pelo di*heiro ou pela vilania incentivada pel* *esproporção de ní*eis </line>
<line> sociais das pers*nagen*. </line>
<line> Palavras-Chave: No*ela. Discurso. Representações. </line>
<line> *BSTRAC* </line>
<line> Thi* article aims to analyz* how the* are constr*cted repre*enta*ions *f said *haracters </line>
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<line> "villains" </line>
<line> of *razilian soap oper*s. T*ese represen*ations depend on loo* </line>
<line> like invest*gate </line>
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<line> realize. I *ntered the fie*d of Applied Lingui**ics (AL) in disc*plinary beca*se I believe that to </line>
<line> un*e*stand *o* these representatio*s are cons*ructed, it is neces*ary *o **bilize knowled*e e </line>
</par>
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<line> in d*fferent f*elds </line>
<line> of *cademic and scientifi* re*e*rch. *owever, I c*ose the Discours* </line>
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<line> An*lysi* (DA), the Frenc* li*e as t*em a in th* or *tical and metho**logical **pport for the </line>
</par>
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<line> m*c*oanalysis *ata, *s d**cusses the inter*l*y </line>
<line> between </line>
<line> ideology and po*er in </line>
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<line> thecon*tructionofm*aningef*ectsconsi*te*tli*guist*cmaterializ*tion. T*us, the idea of </line>
<line> empow*rmen* is *ome*hing cross i* the res*arch *o*pus, since th*s* ar* c*arac*ers whose *up </line>
<line> ward mo*ility b* unconven*ional means. The approa*h is qualit*tive, int*rpretive nature, </line>
<line> becau** I believe th*t this ty*e of analysis snake researcher a mor* sensitive *ye, whi** </line>
</par>
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<line> co*tributes to a p*ocess o* **maniz*ng the </line>
<line> ch*racters, bringing *hem c*o*er to th* p*op*e's </line>
</par>
<par>
<line> d*ily l*v*s. The type of research is documen*ary in nature, a* * analyze speeche* of characte*s </line>
</par>
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<line> ex*racte* </line>
<line> *i*eos arrang*d in exclu*ive channels th* in*ernet. The results show tha* the </line>
</par>
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<line> *onstru*tion of the c*aracters a**lyzed </line>
<line> v*rsa, in so*e way, o* the dispute for the money or </line>
</par>
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<line> the *illai** encourage b* the di*p***o*t*on of *o*ial le*els of the ch*rac*er*. </line>
<line> *eywords: No*el. Discourse. Representations. </line>
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<line> *ev. *SA, *eresina, v. 13, n.6, art. 10, p.159-180, *ov./dez. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
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<line> *ud* Iss* é Culpa de R*ta: *lha*e* *obre a Constru*ã* Interdiscursiva da* Vilãs de Novelas </line>
<line> 161 </line>
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<line> * IN*R*DUÇÃO </line>
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<line> A *ove*a é uma ver**o m*d*rna dos fol*e*ins do século XIX, n*s qu*** ** narrat*vas </line>
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<line> se constituíam a </line>
<line> pa*tir de relatos quinzenais, vinculados * *ornais e ou**o* periód*cos </line>
<line> da </line>
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<line> ép*ca. *ess* s**tido, t*m* a novel* *omo manife*tação multimodal da l*nguagem, ca**z d* </line>
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<line> g*rar *feitos de sentido* distinto*, </line>
<line> leva*do aos que a a**istem a uma v*rdadeira ca*arse. </line>
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<line> Quand* uti*iz* o *er*o "catarse" estou ** r*ferindo ao seu *e**ido mai* ampl*, lig*do, </line>
<line> dire*amen**, à* esferas in**rdisc**sivas permeadas por *m deter*in*do domíni* social. </line>
<line> Logo, ess* artigo tem *omo objetiv* d*sc*tir *obre rep*esen*ações de vilã* *e **velas </line>
<line> b*asileiras, vendo-a* como e*eme*tos basila*es par* o *es**cade*mento da sintaxe narr*tiv*. </line>
<line> Nesse sentido, *ã* se d*ve ig**rar a influ*ncia i**ológ**a das nov*l*s q*e, *esmo tendo que </line>
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<par>
<line> compe*ir com </line>
<line> outros ele**n*os mi*iá*ico*, ai*da insiste e* se* a p*incip*l op*** daquele* </line>
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<par>
<line> que manuse*am o *ontrole remoto das televisões no Brasil. Por is*o, é re*evante analisar como </line>
<line> as vilã* de novelas ajudam na c*nstrução do enredo no*elístic*. </line>
<line> É preciso conside*ar **e as per*o*agens *ão dota*as de vid* pr*p*i*, a sab*r, de sua </line>
<line> e*anc*p*ção n* enredo da novela, * que pode ser, ou *ão, al**rado **n*orm* * aceita*ã* do </line>
<line> públ*co. Nesse viés, peg* em*res*ad*s as p*la*ras de Orlandi (2000, p.58) quando di* que </line>
<line> "**o * só quem escreve *u* signific*; *uem lê também pro*uz sentidos". </line>
<line> *ste trabalho es** inseri*o n* L*nguí*tica Ap*ic*d* (LA), uma v*z a reflexão sobre *s </line>
</par>
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<line> mecan**mos lin**ísti*os, e não lin*u*sticos, e*ementos </line>
<line> ba*tante com*le*os, que dem*nda o </line>
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<line> con*ecim*n*o *e outras *reas do sab*r hum*no. </line>
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<line> A LA é uma nova perspectiva d* se fazer ciê*ci* no â*bit* das inves*igaçõ*s soc*ais </line>
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<line> e aplicadas. Portanto, trata-se d* u*a postura </line>
<line> crí*ica e dialógica p*r natu**za, qu* busca em </line>
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<line> outras *ont*s expl**ações que podem aj*dar * tornar * </line>
<line> *bjeto inves*igado aind* mais </line>
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<line> complexo (*f. *ABRÍCIO, 200*; MOI*A **PES, 2013*; 2013b; 2006a; 2006b; *EREIRA, </line>
<line> 201*; SILV*, 20*4). </line>
</par>
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<line> Ne*se sentido, a A*áli** do D*scurso </line>
<line> (AD) de lin*a franc*sa é o *rinci*a* *porte </line>
</par>
<par>
<line> teórico-metodológico para as microa*álises de*envolvi*as na *ltima seç*o *ess* trabalho. *a </line>
</par>
<par>
<line> persp*ct*va da **, con*idera-se a </line>
<line> no*ela c*mo **rrame*t* ideológi*o-d*scursiva na medida </line>
</par>
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<line> em que constrói, ou reprodu* *o*tumes rea*s, *e dom*nios linguísticos *lurais. De man*ira </line>
</par>
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<line> m*i* esp**í*ica, as vilãs são **rs*nagens de </line>
<line> **a*de *e*taque na *ram* n*vel*stic*, </line>
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<line> movimen*ando-a </line>
<line> *e maneira mais ligeir*, </line>
<line> ao mesmo tempo *m que se t*rna elemento </line>
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<line> *ssencial *ara cost*rá-lo da **atomia ideológ*ca e *ocial da no*ela. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 6, a*t. 10, p.1**-180, nov./dez. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> B. G. Pereira </line>
<line> 16* </line>
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<line> * luz d*sso, *ão r*ferências os trabalhos de Fi*rin (20*1a; 2011b; 1996), Orlandi </line>
</par>
<par>
<line> (2000; 1996; 1999) * Mai*gu*nea* (199*). Estes es*udos </line>
<line> investigam * *D em d***rsos </line>
</par>
<par>
<line> co*textos enunc**ti*os, nos quais *s efeitos de *entido através *a linguagem são *ermitidos *, </line>
<line> com i*so, constroem s*gnificaç*o. Es*ão envolvid*s, nas refer*das investigaç*es, olhar*s so*re </line>
<line> ideologia e poder, *sto é, fo*ça* *oe*citiva* ca*azes de satis*aze* as demandas do cont**to em </line>
<line> que operam. </line>
<line> Para *on*izer com as demandas do p*radig*a emerge*te, *inha metodolo*ia *enta </line>
<line> ser aberta para outros ques*ionam*nto*, u*a vez **e, a meu *e*, nã* existem ver**des </line>
<line> irrefutáveis, mas *im *lhares específicos q*e *judam a gerar sentido* *i*e*entes (cf. M**IN, </line>
<line> 201*). </line>
<line> Seguindo esse *ac*ocínio, a*ota-se como *bord*gem de investigação a de natureza </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa, </line>
<line> uma vez q*e e*ige d* </line>
<line> pesqu*s*dor uma s*ns*bilidade maior </line>
<line> pa*a compr**nder </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construçã* e *s nuan*es </line>
<line> das person*gens más da* novel*s. Nessa </line>
<line> p*rspectiva, Borton*- </line>
</par>
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<line> Ric*r*o (2*08) reforça o *a*áter </line>
<line> int*rpretativista desta *bordagem, ao </line>
<line> considerar *st* </line>
</par>
<par>
<line> abo*da*em como uma *edida ant*-posi*ivista. </line>
</par>
<par>
<line> Já o tipo de pes*uis* é </line>
<line> de natureza docum*nt*l, uma vez q*e e*te tipo de </line>
</par>
<par>
<line> investigação co*o camp* frutífero para pesquisas em Ciênc*as Sociais e Hu*a*as, *ois capta </line>
</par>
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<line> a alma </line>
<line> d* qu*m o produz, *is*o que tomo a doc*ment**ã* *omo uma espécie de </line>
</par>
<par>
<line> material*zação sócios se*iótica, capaz de perpetuar imag*ns * constru*r identidades. </line>
<line> A epígrafe desse a*tigo si*tet*za muit* *em o *erfil da* v*lãs glo*ai* nos *ltimos 50 </line>
<line> (c*nquent*) a*os. * est*reótipo de meger* ou de pessoa vil *onsegue perpassar por com*l*to a </line>
</par>
<par>
<line> *omposi*ão d* pers*nagem Te*eza Cris*i*a, vivida pela atriz Christiane T*rl*n* </line>
<line> na n*vela </line>
</par>
<par>
<line> Fina Estam*a, de Aguinald* Si*v*, em *011, *ran**it*da pela Re*e Gl*bo de Televisão. Na </line>
<line> o*asião, Tereza Cristina a**aça Marce*a, outra person*gem ** *aráter d*vi*oso. Entretanto, a </line>
</par>
<par>
<line> vi * ã </line>
<line> de Tor*oni, além de *e po*tar *in*cament*, se fi*ma não apenas como *ma mulher </line>
</par>
<par>
<line> ressentid* ou inte*essei*a, mas sim </line>
<line> como uma espé*ie de vilã soberana, dando-lhe * </line>
<line> pos t o </line>
</par>
<par>
<line> cen*ral no principal p*oduto da emis*ora *ari*ca: a *ovela das 2* (*inte e uma) hora*. </line>
<line> Do ponto de vista discur*ivo e ideol**ico, *á uma val*rização da *il* tradic*onal do* </line>
</par>
<par>
<line> folhetins do século *IX, tal como diss* </line>
<line> no iní*i* *es*a In*rodu**o. Apesar de estar </line>
</par>
<par>
<line> *ont**cenando com outra personagem de índo*e ruim, Tereza Crist*na ajuda a co*struir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*gem de vilã tr*d*cional, qu* é con**ruída *i*earme*te, ou seja, não há grandes *u*p****s ou </line>
<line> m*danças na montagem *a perso*ag*m, o que gera certa pr*visi*i*idade. A ideia de construi* </line>
</par>
<par>
<line> um * vi l ã nos </line>
<line> *es**s mo*des de anos atrás é tenta* resg*t*r, de alguma </line>
<line> forma, a lem*rança </line>
</par>
<par>
<line> *feti*a da maior pa*t* da **pula*ão d* país que demonstra sentir falta, dos en*edos *ais </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 13, n.6, art. 10, p.15*-*80, *ov./dez. 2016 www*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
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<line> Tudo Isso é Culpa de Rit*: Olha**s Sobre a Construção Interdi*c*rsi*a das V*lãs de Novelas </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> simpl*s e </line>
<line> de pers*nagens mais linear**, tal como no* anos </line>
<line> 1980, em detrimento de uma </line>
</par>
<par>
<line> novela *ontada em </line>
<line> um enredo confus*, complexo e, muitas vezes, *em coerência, como </line>
</par>
<par>
<line> temo* visto *a maior parte *a* n***las *esd* o início *os anos 2000. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Relação ent*e n*vela e sociedade </line>
<line> Pensa* a s*ciedade é buscar compreende* * jogo de ****u*sos qu* s* cos*uram como </line>
</par>
<par>
<line> uma **ia </line>
<line> na form*ção </line>
<line> da </line>
<line> p*rsonal*da*e humana. Em sua* </line>
<line> teorias </line>
<line> das associaçõe*, Latou* </line>
</par>
<par>
<line> (20*2; 1999) propõe um o*har </line>
<line> da so*i*dade c*mo sistema, orga*izado por diferentes teias </line>
</par>
<par>
<line> que, ao ser*m int*rlig*das, of*rec*m subsídios *ecessár*os *ara que seja possíve* uma relação </line>
<line> entre interl*cut**es. As ideias *e La*our s*o i*c*n*iva*o*as, na medida e* que o meio soc**l </line>
<line> seja, *e fa**, permeado po* teias dis*ursivas que se c*munica* de man*ira tensiva. Nessa </line>
</par>
<par>
<line> perspect*v*, * esfera pu*ament* linguís*ica n*o *esponde satisfatoriamente *s d***ndas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma sociedad* moderna. Logo, o extra*i*guístic* é eleme*to bas*l** pa*a a compr*ensão d* </line>
<line> comportamen*o hum***. </line>
<line> É a part*r desses critérios, *ue se tom* a novela como um *ecurs* s**ântico, </line>
</par>
<par>
<line> estilíst*co </line>
<line> e pr*g*ático </line>
<line> da esfera </line>
<line> *ocial, v*sto que ag*ega relações tens*vas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> empoderamento. Blomm*ert (2014) considera que as re*ações sociais s*o pragm*ticas p*r </line>
</par>
<par>
<line> ex*elência. Logo, a* disj*n*ões de </line>
<line> po*er tornam-se visíveis, *o *entido *e que * re*ação de </line>
</par>
<par>
<line> causa e co*sequência se mistu*am ao m*io socia*, ex*licitando os subordin*ntes </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *ubor*i*ados. </line>
</par>
<par>
<line> No c*ntext* tel*visivo, a novela é um exe*p*o b*stante re*evan*e que a*esta o que </line>
<line> afirmei logo ac*ma. *s personage*s *ão co*struíd*s a *art*r de paradigmas que *s levam, ou </line>
</par>
<par>
<line> não, a cai* </line>
<line> nas </line>
<line> graças da m*ssa. As vilãs, em es*ecial, são resp*n*áveis pelo </line>
</par>
<par>
<line> dese*cadeamento *as a*ões no enre*o, </line>
<line> ao m**mo tempo em </line>
<line> qu e </line>
<line> colaboram *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estru*uraçã* </line>
<line> *e um a </line>
<line> *egemonia dent*o da trama. Em </line>
<line> ou*ras </line>
<line> palavras, </line>
<line> no decorrer de uma </line>
</par>
<par>
<line> no*ela, as pessoas t*ndem a dar mais atenção às ações das vilãs em de**ime**o dos demais </line>
<line> personage*s, p**que, d* alguma maneira, o comportamento amoral da personagem a provoca </line>
<line> ou a t*ca *e *ane*ra singular. É n*s*e sentido *ue R*mos (2012) problematiza a relação e*tre </line>
<line> novela e sociedade, ao pass* que a t*a*a *omo manife*ta*ão cultural e de mas*a, o que é muit* </line>
<line> *uestion*v*l para aque*es qu* *e julgam intelectua*s. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, a*t. 10, *.159-180, nov./dez. 2016 www4.fs*net.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. P*reira </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, com a intenção de combater o olhar preconceit*oso como muitos </line>
</par>
<par>
<line> est*diosos *ee* a nove*a, **aí*e (20*2) </line>
<line> procura mostrar que a novela é, na *erda*e, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> espelh* de u*a d*t*rminada classe. Logo, pensar e*te p*o*ut* apen** co*o uma ferrame*ta </line>
</par>
<par>
<line> qu* *omport* diversã* e e*trete*imento é ter, no mínimo, u*a **são ingênua </line>
<line> do us * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> l*nguagem e d* poder ideológico que per*as*a o* folhetins televisivo*. O autor ai*da chama a </line>
</par>
<par>
<line> a*enção da população acadêmica s*bre a *mport*nci* de se discuti* *apel da n*vel* na o </line>
</par>
<par>
<line> formação s*cial, seja de </line>
<line> uma *aneira fantá*tica, co*o ocorre* *m Meu Peda*inho de Chão </line>
</par>
<par>
<line> (2014), de B*nedi*o R*y *arbo*a, s*ja pela realidade *hocant*, *omo f*i em Ver**des </line>
<line> Secretas (20*5), d* Wal*yr *arra*co. </line>
<line> A*sim, *omo a nove*a co*o instrução li*guí*tica e interdi*cu*siva que merece </line>
<line> *tenção es*ecial, visto q*e, *a verdade, se tr*ta de uma mistura de *ingua*ens, tornando-a u* </line>
<line> texto multimodal. Lo**, na maio*ia do* *asos, para a*alis*r as *ispar*dades entr* cla*ses </line>
<line> *ociais possivelmen*e *ere*as p**as vi*ãs, * per*inente con*ide*ar ess* *istur* de dizeres e *e </line>
</par>
<par>
<line> demo*stra*ã* *ipersemiótica1 </line>
<line> , *** vez q*e a lingua**m se manife*ta de diferentes ma*eiras, </line>
</par>
<par>
<line> *er*n*o difer*n**s sentido*. O fato de e*tar expost* na televisão, até então maior *eio de * </line>
</par>
<par>
<line> comunica**o, mesm* co* o </line>
<line> advento da intern*t, con*ida o *elespectado* a c*nviver </line>
</par>
<par>
<line> diariamen*e com personagens **e os identificam, me*mo que in*onsci*ntemente. </line>
<line> * relação entre n*vela e sociedad*, *a qual venho di*corr*n**, não *s*á **nge *o qu* </line>
<line> **zem os estudos fi*osóficos de Bakhtin (199*). *onforme o teóri*o russo, a ling*agem, seja </line>
<line> *la em qu* modalidade *or, estabelece uma sintax* entre o que é v**to e o que é praticado em </line>
<line> *omínios sociais específ*cos. ** seja, a i*eia marxista de hier*rquização é herança de u*a </line>
</par>
<par>
<line> cultura tradi*ion*l, de gên*se europeia, que *u**a identific*r e defender duas clas*es: </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> subordinantes e o subordinado. </line>
</par>
<par>
<line> Em se tratand* d*s novelas, as vil*s são respons**e*s p*r iss*. *s ações que praticam </line>
</par>
<par>
<line> q*e d*notam maldade, constituem *ma es*écie de hier*rquia, o*d* a vilã tende a ser </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> subordinan*e, e *ocinha a subo*di*a*a. Essa art*culação a </line>
<line> é </line>
<line> vi**a como **a *elação </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> aj*da </line>
<line> na construção do enred* n*vel*stico. ** outras palavras, as vilãs serve* com* molas </line>
</par>
<par>
<line> *ropu*soras **r* o estabelecimento de um maniqueísmo q*a*e românti*o, na me*i*a em que </line>
<line> o *a* se sobres*ai até certo *o ponto da *rama, uma v*z que, costumeirament*, a mo****a se </line>
<line> colo*a na posição d* vit*ri*sa somente ao final da *rama. D**sa forma, investigar o papel d*s </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> O sentido que dou ao ter** hipers*miótic** c*n*izente com o c*nferido *or Moi*a *op*s (*013a), qua**o o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> autor explic* qu* a LA pode *er uma ferramenta relevante *ara * pesqu*s*do* que se deparará c*m *nunciados </line>
<line> *mbíguos ou qu* *erem, de *lguma fo***, muito sentid*s * *ulg** pel* maneira como são *mp*egados. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 13, *.6, art. 10, p.159-180, nov./dez. 201* *ww4.fsa*e*.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tudo Isso é Culpa de Rit*: Olhares Sobre a Construção Inte*d*scursiva *as Vilãs de *ovelas </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> vil*s nas novela* * uma maneira con*idativa para que *ej* poss*vel viabilizar uma leitura qu* </line>
<line> v*rsa sobre a construção maniqueísta da *ovela, *ornando-a um po*c* *revisível. </line>
<line> Ent*et*nto, es** p*stura tem *ido bast*nte questi*nada no* *lti*o* 10 (dez) anos. Na </line>
</par>
<par>
<line> *ent*ti*a </line>
<line> de resgatar o públ**o das décadas de 19*0 e 1990, quando o b*m sempre venc*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mal, o* au*ores de nove*as es*ão se esforçando *ar* acompanhar o ritmo da realid*de soci*l, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo que, às vezes, </line>
<line> essa medida não agrade a po*ul*çã* saudosista da época de ouro das </line>
</par>
<par>
<line> novelas bra*ileiras. As *ramas E* *amília (2014), de Manoel Carl*s; B*bilônia (2015), </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> G*lber*o B*aga e João *imenes *raga; e A Regra *o *ogo (2015), d* *oão E*anuel Carn*iro, </line>
<line> não for*m *em ace*ta p*la grande massa, j*stamente p*lo enredo co*fus*, pesado e incoerente </line>
<line> que se justifica pel* bus*a da realidade tal como ela é. </line>
<line> A relação entre n*vela e soc*e*ade ganh* m*is fôleg* quando é anal*sada a real**ade </line>
<line> educ*c*onal *as escolas pú*licas do Bras*l, princi*almente nos interiores. A bu*ca pela tão </line>
<line> falada *eal*da*e choca a maioria das *essoas, *ei*an*o d* ser algo prazeroso e uma espé*i* de </line>
</par>
<par>
<line> *iversão. *m um </line>
<line> país </line>
<line> onde a televis*o pa*ece </line>
<line> *e* alcance maio* qu* própria *scola, c**o a </line>
</par>
<par>
<line> insti*u*ção ideológ*ca, a novela ganha stat** de educador*, mesmo que inco*scien*eme*te. </line>
<line> Lolla, Martinelli e Pasq*i* (2010), e* sua *esquisa, probl*mat*zam essa ques*ão e af**mam </line>
</par>
<par>
<line> *u* ** meio* </line>
<line> de c*m*nica*ão, em especial as n*velas, </line>
<line> *odem desenvolver diferentes </line>
</par>
<par>
<line> maneiras de ve* a vid*, le*, ouvir, pensar e a*render. </line>
<line> *o entan*o, a r*la*ão entre novela e soc*edade *ão ocorre de maneira tranquila, uma </line>
</par>
<par>
<line> vez q*e envolve questões de poder e </line>
<line> di*puta **cial. Há profissionais que se ut*lizam da </line>
</par>
<par>
<line> posição que a academia lhe confere, e não con*ebem a novela c*mo alg* pas*ível </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> in*est**ação, neg*ndo-lhe, en*ão, legitimidade. Uso o termo </line>
<line> "legitimidade" com o mesmo </line>
</par>
<par>
<line> sent*do de Gnerre (1**1), qua*do o autor afir*a que há determinados meios de com*nicaç** </line>
</par>
<par>
<line> que, por ser*m </line>
<line> vis*os pel* *rand* </line>
<line> maioria como algo i*telectualme*te correto, suas </line>
</par>
<par>
<line> afirmações tê* **levância no **nário científico. </line>
<line> Por outr* l*do, há a*ueles qu* ac*editam que as novelas po*em ser como lócus para </line>
<line> pesquisas f*utíferas, *ma ve* *ue a novela é, sem *úvida, uma expressão da linguage* que se </line>
<line> mate*ializa de diferent*s modalidades. N*ss* *entido, Campos (*013) analisa a novela </line>
</par>
<par>
<line> A*enida *rasi* </line>
<line> (2012), d* João Emanoel Carneiro, </line>
<line> c*m* um fenômeno de massa. O </line>
<line> *utor </line>
</par>
<par>
<line> argumenta que o destaque *ad* à vilã Carmi*ha inte*pretada por Adriana *st**es, colabo*ou </line>
<line> *ara que a no*ela se *ornasse uma espécie de vál*u*a d* escap*, po*s, além de div*rtir, trazia à </line>
<line> bail* *eba*e* consisten*es s*bre determi*ados problemas socia*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na *róxima seção, *iscor*o *m </line>
<line> pouco mais sobre a no*ela. *orém, valorizo sua </line>
</par>
<par>
<line> relação ent*e rea*id*de e inte*discurso. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 6, a*t. 10, p.159-18*, no*./d*z. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. *er*ira </line>
<line> *66 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 *n*erface* entre ficçã*, realidad* e interd*s*urso </line>
<line> Essa i**erface entre r*alidade e ficção, pr*posta nas n*vel**, é estabelecida a partir </line>
<line> d* momento ** que a nove*a *ro*oca no p*b*ico * catarse, tal com* disse na introdução deste </line>
<line> artigo. Isso, *or s*a vez, é externado por me** *e ro*pas e *odos de falar qu* s*o r*petidos à </line>
</par>
<par>
<line> exaustão pelas pessoas nas ruas. Ess* i*fluência, no entanto, não de n*tureza ingê*ua, é </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> sej*, </line>
<line> a ideologia que </line>
<line> perpassa *s fenô*enos *e massa s*o, na ve*dade, movim*nto* </line>
</par>
<par>
<line> *eoli*eralis*a* qu* m*biliz*m a so*ieda*e de maneira crescente, ** mais b*i*o grau </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> esco*aridade * elite intel*ctualizad*. É nesse momento que a barre*ra que d*vid* realida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fic*ão *e torna tê*ue e o telespect*dor passa a vivenciar *s dra*as da na*rativa e a convi*er </line>
<line> com os personagens com* se foss** memb*os d* família. </line>
<line> A televi**o é um aparelho ideológico de gr*nde ex*r*ssão. Por isso, facilitam </line>
<line> **tuações como *s explanadas acima. Muitos são os trabalhos *ue problem**izam a televis*o </line>
<line> c**o aparelho ideol*gico responsá*e* po* ap**xi*ar re*lid*de e *icção. P*reir* (*015), por </line>
<line> ex*m*lo, *nvestiga como * te*evi*ão incentiva * massa a partir da criação *e Xuxa como </line>
</par>
<par>
<line> f*nômen* de populari*a*e </line>
<line> e vend*gens. Em sua pesqui*a, </line>
<line> * autor analisa repor*a*ens </line>
</par>
<par>
<line> vei*uladas no* principa*s sit** de e*tr*ten*m**to </line>
<line> do país, analisa*do como a imagem </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *presentador* é repre*entada à lu* *a Linguística Sistêmico F*ncio*al (LS*). Perce*e-se q*e </line>
<line> a própria mídia al*m*nta e ostenta * *ítulo de Ra*nh* dos Baixinho*, uma *e* que * *arket*ng </line>
</par>
<par>
<line> está justamente na imagem </line>
<line> con*truída </line>
<line> na fro*teira *o *u* seria ficção e d* que **ri* </line>
</par>
<par>
<line> realidade. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, tomo a f*cção e a realidad* como princípio* *ociai* interligad*s p*la </line>
<line> interdiscu*sivi*ade. Est*, por sua vez, é ente*di*a neste artigo *omo a **sta*ciação e*tre </line>
<line> enunc*ador** med*ada pela ideolo*ia, pois consid**o o interdi*curso como elemento relevant* </line>
</par>
<par>
<line> para f*rm*ção d* heterogen*ida*e. Orlandi (19*6) afirma que *unção enunciativ* ocupa a </line>
</par>
<par>
<line> l*gar </line>
<line> ce*tr** </line>
<line> nas relações int*ra**onai*, na medida em qu* *ão estabelec*das as relações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cau*a e con*equênci*, o que retoma * relação d* subordin*nte e subord*nado, *á d*scut*da na </line>
<line> se*ão a**eri*r. </line>
</par>
<par>
<line> * pe*tinente c*nsi*erar </line>
<line> que, no mo*ento da interação, as relações discursiv*s </line>
</par>
<par>
<line> mar*am território e, com isso, delim*tam * **paço de alcan*e de determinada comunidade </line>
<line> linguística. Assim, considero a *strutura so*ial c*mo al*o *de*logicamente m*rcado, vist* que </line>
<line> nã* *ode se *ximir *os as*ectos não linguísticos co*o ger*dores de **ntidos passíveis de </line>
<line> i*vest*gação. Benv*ni*te (2006), quando o autor *iz que a socie*ade, *or me*o de interações </line>
<line> Re*. F*A, Teresina, v. 13, n.6, art. 1*, p.159-*80, nov./dez. 20*6 www4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tudo Isso é Cul** de R*ta: Olhares *obr* a Constr*ção Interd*scursiva das V*l*s de Nov*la* </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> discursiv*s co*st*ó* um* natureza d*pla. Logo, a </line>
<line> *nt*rdi*cursi*id*d* é, na </line>
<line> verdade, uma </line>
</par>
<par>
<line> instanciação constr*íd* *ntr* o* enunciadores no *omento da *nuncia*ão. </line>
<line> Nas novelas, essa interdiscursividade é e*idenciada pela int*ração entre a nove*a em </line>
</par>
<par>
<line> si e o pú*l*co q*e * acompanha. Como </line>
<line> ** sit*aç*es </line>
<line> e*unciativas s*o co*struíd** na </line>
</par>
<par>
<line> cole**v*dade, é muito comum algumas vilãs fugirem de sua propo**a inicial e *usca*em outr*s </line>
<line> rumos dentro *o enredo n*ve*íst**o. Tais mu*anças sã* *ncentivadas pela relação </line>
<line> in*erdiscursiva ent*e o autor da novela e o *úbl*c* que, por m*io das redes sociais, afirmam s* </line>
<line> *o*tou ou *ão do **mo que a pe*sona*em tomara. </line>
<line> O exem*** do *ue foi s*li*ntado *cima, cita-se a p*rson**em Encar*ação, vivida </line>
<line> pe*a at**z Se*m* Egr*i, na novela, Velho Chico (2016), de Ben*dit* Ru* Ba*bosa. A p**o**, a </line>
</par>
<par>
<line> *roposta da perso*agem era ser a gra*d* </line>
<line> **l* d* trama, </line>
<line> p*dendo r*nder-lhe o título de </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> das maiore* vi*ãs de novelas globais. Essa prome*sa foi o motivo de dei*ar a personagem *e* </line>
<line> in*erpretada pe*a mesma atriz nas t*ês fases dis*intas *a novela. E**retanto, o que s* p*rceb* é </line>
<line> um* personage* *u* se resume a r*clamações * viv* p*lo* cantos da **sa, como *e fosse u*a </line>
<line> e*pécie de alma *enada, se*do a*ena* uma idos* resmungona. </line>
</par>
<par>
<line> Também coloc* no mesmo ro*, a </line>
<line> personagem *or*, interp*etada pela atr*z Dric* </line>
</par>
<par>
<line> Morae*, na *ov*la Imp*rio (2014), ** Aguinal*o Silva. Conh*cido por criar grandes v*lã* da </line>
</par>
<par>
<line> teled*amatu*gia, ta*s co*o Adma, int*rpr*tada por Cá*sia *iss, e* P*rto* </line>
<line> d** Mi*agre* </line>
</par>
<par>
<line> (2**1), e N*zaré Tede**o, v*vida por Renata Sorr*h, *m Senhor* *o Dest*no (200*), * autor </line>
<line> apostou nas ch*madas tele*isivas, que *ostravam uma Co*a fr** e calculista. Isso gerou </line>
<line> ansiedade n* gr**de público, que h* anos e*perava p*r uma grande *ilã. No entanto, Cora não </line>
<line> di**e * que veio e *e resumiu em u*a versão moder*a e ins*ssa das beatas típic*s dos an*s </line>
</par>
<par>
<line> *980, *orém sem o mesmo glamour *u fo*tes </line>
<line> p*rticipa*ões c*nic*s. Mui*os apostaram que </line>
</par>
<par>
<line> *ora seria uma </line>
<line> e*péci* </line>
<line> de Perpétua, v*v*da p*la </line>
<line> atriz Joan* Fo*n, </line>
<line> em Tieta (1989), e*crita </line>
</par>
<par>
<line> **l* *róprio Aguinaldo S*lva em parceria co* Rica*do Li*hares e Ana Maria Moret*sohn. *o </line>
<line> entanto, Cora não corr*spondeu ao que o p*b*ico espera*a ao *er as c*ama*as da nov*la. A </line>
<line> perso*agem estagnou e nã* cresceu na trama. Resumi*-se a s*r uma mulher frus*rada por não </line>
</par>
<par>
<line> ser, corr*spondida am*r*sament* pelo </line>
<line> *omendad*r José *lfredo, inter*retado *elo ator </line>
</par>
<par>
<line> *lexandre Nero. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e sen*ido, to*o a novela como gr*nde leque poli**nico, onde as vozes *ue são </line>
<line> orquestradas pe*o aut*r pa*sam a ter vida própria, a partir da intervenção positiva ou negativ* </line>
<line> do públ*co que, po* s*a vez, é constituído por u* co*junto d* vozes. A *deia d* p*lifoni* * </line>
<line> vozes sociai* é condize*t* com os es*udos bakhtini*nos. Para o filósofo rus**, nã* se *rata da </line>
<line> emissã* *ocálica liter*lmente, *as s*m de um c*njunto de discursos que s* ent*elaç*m *omo </line>
<line> R*v. *SA, *eresina PI, v. 13, n. *, art. 10, p.159-180, nov./dez. 201* *ww*.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Pereira </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> u*a teia * formam *rup*s lin*uísticos co* há*itos part*cu*ares. Seg*indo ess* racio*íni*, </line>
<line> também na pe*spe*tiva *a*xista (cf. BAKHTIN, 1999), as vozes d*s vilãs de novelas </line>
<line> mat*ria*izam uma sinta*e narrativa, na qual a const*uç*o hierárquica é const*uída a partir da </line>
</par>
<par>
<line> art*culação entre as v*z*s da própria p*rs*nagem, do públ*co *ue a assiste e *o *ut*r qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **cr*ve. </line>
</par>
<par>
<line> A int*nção *ão é fazer uma revisão teórica *xa*stiva sob*e o *onceito de voz </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pol***n** nos e*t*dos bak*ti*ianos. *ara m*iores inform**õe*, co**ul*ar os trabalh*s de B*ai* </line>
</par>
<par>
<line> (2014; 2*05), Orlandi </line>
<line> (2005), Tezz* (2005), Beze*ra (2014), Machad* </line>
<line> (2014), Miotello </line>
</par>
<par>
<line> (201*), Santos, C*str* e Pe*eira (2015), Stella (2014), só para citar alg*ns. </line>
</par>
<par>
<line> Do ponto de vista semântico, re*ação *n*re a a </line>
<line> tríade *icção/r*alida*e/int*rdiscurso </line>
</par>
<par>
<line> **mbém contribui para a *roblematizaç*o que ten*o delinear neste tr*balho. Sem </line>
</par>
<par>
<line> desconsiderar a </line>
<line> es*era prag*á*i*a, a semânti*a cu*tura* permite uma *ersão ant*c*rtesiana, </line>
</par>
<par>
<line> uma vez q*e a construçã* de sen*idos passa a ser *ista d* </line>
<line> ac*r*o </line>
<line> c*m o m**e**al cultural </line>
</par>
<par>
<line> dis*onível (cf. ILARI, *001). Ess* visão ju*t**ica a criação de vilãs amb*guas, com o caráter e </line>
<line> as aç*es del*ne*das ao longo da novela. Isso, muitas vezes, é mostrada explor*n*o o humor, </line>
<line> e* det*ime*to de u*a *in*uagem p*sada de novelas, normalm*nte, *os ho**rios das 21* e das </line>
</par>
<par>
<line> *3h. C*mo e*emplo, cito a vi*ã Helem, vivida </line>
<line> pela *t*iz Taís Araújo, na novela Cob*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Lagarto* (2006), de J*ã* *manue* Carn*iro. </line>
</par>
<par>
<line> 3. METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Crit**ios para ***ação dos dad*s </line>
</par>
<par>
<line> Es*a pesquisa é *e abordagem qualit*tiva, uma vez que tomo a </line>
<line> int*rpretabilidade </line>
</par>
<par>
<line> co*o *ma possibilidade pertin*nte ao desenvol*imen*o de *m olhar *ais sensível no </line>
<line> *ratamento dos dados. Trivi**s (*9*7) *ropõe a pesq*isa q***itat*va como s*bsídio *apaz d* </line>
<line> sint*tiza* q*est*es s*ciais, culturais e linguísticos ac**ca do objeto pesquisado. </line>
</par>
<par>
<line> N**se sentido, analisar a construção interdiscursiva de pers*n*gen* vilãs </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> teledramaturgia bra*ileira é con*idar * leito* a f**er uma r*leitura *e se* pró*rio cotidi*no, </line>
<line> *artindo do pri**ípio da influên*ia que a mídia televisiva exerce *unto à pop*lação em massa. </line>
</par>
<par>
<line> O tipo de *esqu*s* * *ocumental, pois ana*iso víde*s extraí*os </line>
<line> do site *ou*ube que </line>
</par>
<par>
<line> a*rese*tam grande núme*o de visualizações. Além </line>
<line> *isso, é *ma ferr*me*ta *eleva*te pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tra*scrição da fala d*s personag*n* analisadas para a e**rita. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.6, art. 10, p.15*-*80, n*v./dez. 2016 w*w4.**anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tu** Isso é Culpa de Rita: Olhare* S**re a Const*ução Inte*discursiv* d*s Vilãs de Novelas </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> Assim, tomo a pesq*isa documental como uma p*ssib*lidade c***ente *ara analisá-lo </line>
<line> do corpus uma v*z que, d* acordo com Sá-Silva et al, a visão de do*umentação contribui *ara </line>
<line> um ol**r social do pesquisa*or, ao compr*en*er o documento não como um simples arte*a**, </line>
</par>
<par>
<line> mas </line>
<line> tamb*m por en*e**ê-la *omo </line>
<line> uma rep*esen*ação sociossemiótica de um d*termina*o </line>
</par>
<par>
<line> m**o e *ontex*o social. </line>
<line> No quadro abaixo, ele*co as vilãs * *er*m analis*das na seção an*lític* do *orpus, </line>
<line> ind*c*ndo a nove*a *a *ual faz par*e do enredo, seguido pel* *ink *ue facilita o rastreame*to </line>
<line> *o vídeo de o**e * fal* *o* extr*ída. </line>
<line> *uadro *1 - *elação de personagens * links de ac*sso </line>
</par>
<par>
<line> *E*SONAGEM </line>
<line> N*VELA </line>
<line> *INK </line>
</par>
<par>
<line> Maria de *átima </line>
<line> Val* Tudo </line>
<line> https://w*w.y*utube.com/watch?v=KQgKWmLzx*I </line>
</par>
<par>
<line> Odete R**tman </line>
<line> Vale Tudo </line>
<line> *t*ps://www.youtube.com/watc*?v=KQgKWm**xNI </line>
</par>
<par>
<line> Branca Letí*ia </line>
<line> Por Amor </line>
<line> https://www.youtube.com/wa*ch?v=fWPju*89xtk </line>
</par>
<par>
<line> **a Falcão </line>
<line> *elíssi*a </line>
<line> htt*s://**w.youtube.com/wat*h?v=KQ*KWm*zxN* </line>
</par>
<par>
<line> Marta </line>
<line> Págin*s *a *ida </line>
<line> https://www.youtu*e.com/w**c*?v=KQgKWmLzxNI </line>
</par>
<par>
<line> Flora </line>
<line> A Favorita </line>
<line> https://www.youtube.co*/watch?v=A6C*LMY*Ctg </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autor*a *róp**a </line>
<line> A* v*lãs el*ncadas no quadro acima são *s mesmas personagens que anali*o na se*ão </line>
<line> seguin*e. **a*a-s* d* u* esquema que facilita ao **ito* o aces*o ao cont*xto de inte*discur*o </line>
<line> maio*, no qual as açõe* são semiotizadas. </line>
</par>
<par>
<line> O crité*io para s*leção *o corpus se </line>
<line> encont*a no fato de as *alas a*a*isada* </line>
</par>
<par>
<line> sin***izarem melhor *uestões de r*lação de po*er e construção inte*discurs*vas do es*ereótipo </line>
<line> de vilãs *m novelas brasileiras. </line>
<line> N* pró*ima seção, apr*sent* a análise *o c*rp*s. </line>
<line> 4. *ESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 4.1 V*lãs da t*linha: cons*rução de *entidos a pa*tir de olhar*s interdiscursivos </line>
<line> A i*tenção dessa se*ão é m*strar como *ais personag*ns são *onst*uídas a par**r da </line>
<line> id*ia de repre*entação *a A*. *esse se*tido, bus*o uma teor*a que possa capt** o social na </line>
<line> material**ação do texto, sem, necessariamen*e, foc*r somen*e na esfe*a grama*ic**, o que n*o </line>
<line> impedi de us*-l* em *as** de necessidade para a *is*ussão do* diferen*es efeito* de sentid*s </line>
<line> que causam. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 1*, p.159-180, **v./dez. 2016 www4.fsa*et.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pere*ra </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> O* frag*entos estão ass*m di**ribu*dos: *) fa*a da p**sonagem vilã; ii) nome </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ersonagem; iii) nome da n*vela; e iv) a*o em q** a nov*la foi t**nsm*tida. </line>
</par>
<par>
<line> O Fragmento 01 é uma fa** da personagem Ma*ia d* Fát*ma, v*vida pela atriz Glória </line>
<line> Pires, em 1988, *a novela Va** Tudo, de Gilb*rto Br**a, A*ui***do Silva e L*ono* Bassères. </line>
<line> No contex*o *a fala, a vilã briga co* * mãe *aque*, *ivida *ela atr*z *egina Duarte. Maria de </line>
<line> Fátim* *ene*a textualmente sua origem humilde ** hu*il*ar, de m*neir* p*ng**te, sua mãe. </line>
</par>
<par>
<line> * no*ela *oi com*rc*alizada </line>
<line> m*n*ialme*te, se*do, até hoje, um </line>
<line> d** maiores s*cessos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> t*ledramatu*gia do Brasil. </line>
<line> *RAGMEN*O 01 </line>
</par>
<par>
<line> "Eu odeio es*e n*me. J* me basta ter que assina* esse nome de </line>
<line> **bre em talão de ***que. </line>
</par>
<par>
<line> Você não sabe de *ada! Se vo*ê soubesse de a**uma coisa, *o*ê *ã* teria c*e*ado a es*a </line>
<line> *dade s* com a *ua pra andar" (Maria *e Fá**ma, em V*le Tudo, 1988). </line>
<line> A *ala da personagem inicia-se pe*a sua insatisfação com s*u p*óprio nome, o que </line>
<line> seri*, segundo **a, "nom* *e pobre". Nesse *omento, Ma*ia d* Fátima *orna-se, nitid*men*e, </line>
</par>
<par>
<line> um e**m*lo de dis*ari*ade d* níveis sociai*, uma vez que reconhece no </line>
<line> próp*io n*me </line>
</par>
<par>
<line> re*quício* de sua trajetór*a humilde. </line>
</par>
<par>
<line> *esse s*ntido, Van D*jk (1996) afi**ar, *u* a lin*uagem est* d*ret*ment* associa*a </line>
</par>
<par>
<line> *s prop*ied*des cognitivas do suje*to. Em out*as palavras, do </line>
<line> pont * de </line>
<line> vista d*s*ursivo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> psicoli**uís*ico, * fala da vil* rev*la tra*mas que certamen*e guardam em sua mente. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> Mar*a de Fátima faz </line>
<line> uso *a ignorância, prepotência e arrogância para exte*nar a* sensaç*es </line>
</par>
<par>
<line> imagético-*in*stésicas que seu no*e as fe* contrair. </line>
<line> Por ser extre**ment* ambiciosa, Mari* de Fátima rene*a *ua orig*m humilde e se </line>
</par>
<par>
<line> torn* a pe*sonificação do al*inismo *ocial, o </line>
<line> que gera hierarquia mencio*ada na seção a </line>
</par>
<par>
<line> ***erior. </line>
</par>
<par>
<line> Out*o po*to importan*e é o uso da primeira p*s**a do sin*ular (e*). * opção po* esse </line>
</par>
<par>
<line> elem*nto l**guí*tico deno*a u** </line>
<line> posição de superiori*ade e* relação à </line>
<line> outra perso*agem </line>
</par>
<par>
<line> com *uem con*rac*na. Nesse momento, há </line>
<line> u** re*resentação de superioridade da vilã, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> maneira a entendê-la como *entro da cena. P*r isso, a figura da vilã g*nha maior d*staque, </line>
<line> uma vez q*e a p*im*ira pessoa m*terializa interdiscursos capazes de estabel*cer uma sintaxe </line>
</par>
<par>
<line> narrativa que gira ** </line>
<line> torno do maniq**ísm*, *o m*smo tem*o em que ressalta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> at*mpor**id*de da novel* (cf. FIORI*, *011a; *011*; 1*9*). </line>
<line> No f*ag*ento a*ai*o, *á uma f*la da personagem Odete Roitman, in*erpretada p*la </line>
<line> atri* Beatriz Seg*ll, em 1988, *a mesma novela do fragmento a*im*. Odete Roitman *end*u à </line>
<line> R*v. *SA, **resina, v. *3, n.*, art. 10, p.15*-180, nov./*ez. 2016 w*w4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tudo Iss* é *ulpa de Rita: O*hares Sobre a Co*struç** Interdisc*rsiva d*s Vilãs de Novelas </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> Beat*i* S*gall o T*oféu Impr*nsa de Melhor Atriz, ** 19*9, além *e s*r *onsiderada a mai*r </line>
<line> v*lã de n**elas *ra*ileira* de todos os t*mpo*. </line>
<line> *o contexto da fala, * vilã está sen*ada à *esa, **m vários con*idados. O *m*ie*te </line>
<line> era lu*uo*o, *e bom go*to e requ*ntado. O*ete *hegara * pouco de Paris e, ao se deparar com </line>
<line> a *eal*dade brasi*eira, *ão *c*nomiza *o* in*ulto* ao paí*. Os convidados que almoçaram com </line>
</par>
<par>
<line> Odete se mostraram visivel*e*te con*trangid*s diante </line>
<line> das *ortes </line>
<line> pa*avras da vilã, </line>
<line> sendo </line>
</par>
<par>
<line> debochada *, *o mesmo *empo, rí*pida. </line>
</par>
<par>
<line> FRAGM***O *2 </line>
</par>
<par>
<line> "Eu tam*ém acho [o Bra*il] lin*o, meu amor, mas s* em cartão *ostal. Essa terra aqui *ão </line>
<line> tem jei*o *ão. Esse povo não vai pra fr*nte. As pess*as aq*i não trabalham. Só se fala *m </line>
<line> cri*e, de*de *ue eu me conheço por gente, só se fala em cris* nesse pa**. É u* povo </line>
<line> preguiçoso. *ó se fa*a em crise, m*s isso *q*i é uma mistura de ra*as qu* não deu c*rto, é </line>
<line> *sso *ue é o Brasil" (Od**e Ro*tm*n. Va*e Tudo, *988). </line>
<line> A *al* da v*lã é i*iciada por um enuncia** que denota deboche, ou *eja, o f*to de *er </line>
</par>
<par>
<line> irônica ** atribui * Ode*e **a car*cterísti*a *u**a </line>
<line> e, ao m*smo t**po, u* car*ter </line>
</par>
<par>
<line> destemperad*. Ao dizer d*s cartõ*s </line>
<line> *ostais, * per*onagem c*i*ica visivel**nte as con*i*õe* </line>
</par>
<par>
<line> tur*sticas do Brasil. Do ponto de v*s*a d* se*ântic*, Odete su*ere *ue não se deve con*iar nos </line>
</par>
<par>
<line> c*rtões po*tais, pois cos*umam *en*ir (cf. ILARI, 2001). A* mesmo tempo, també* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pos*ível encontrar no cartão po*ta* * idei* de distanciamento entre *ras** e vilã em </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questã*. Logo, nesse senti*o, cabe a expres*ão popular "*uanto *ais lo**e, melhor". </line>
<line> O*tro ponto relev*nte *os dados é * ref**ênc** que Odete faz à cri*e econô*ica *ue </line>
</par>
<par>
<line> o Bras*l vivi* </line>
<line> n* época. Q**** 28 (vinte e oito) *nos depo*s, é </line>
<line> po*s*vel per**ber </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*emporal*dade no discurso da personagem. Entretant*, não ent*are* ne**e *eandro, pois </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> foco a*u* reside na construção </line>
<line> de imagem superior da vilã em questão, </line>
<line> consideran*o sua </line>
</par>
<par>
<line> *o*t*ra e art**u*ação int*rd*sc*r*i*a. </line>
</par>
<par>
<line> Odete sen*a-se na </line>
<line> cabeceira da mesa. Do ponto de </line>
<line> vista da AD iss* é basta*t* </line>
</par>
<par>
<line> pertinente, visto que su*ere superior*dad* *m *elação aos *utr*s personagen*. *s ofe*s*s de </line>
<line> Odete ao Bras** e* n*nhum *omento foram retr*cadas, * que comprova * oni*otência *a vilã </line>
<line> q*e se mostra *eement*mente co*tra a cultura brasileira. </line>
<line> Ao fa*ar qu* o Brasil é "uma *i**ura de *aças que não deu c*rto", Odete abr* espaço </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> várias inter*ret*ções. A </line>
<line> primeira d*las * o p*econcei*o </line>
<line> por parte das v*zes </line>
</par>
<par>
<line> margi*al*zad*s que não s* so*re*saem ao jogo polifônic* que *e tra*a (cf. BEZ*R*A, e </line>
</par>
<par>
<line> 2014). Nesse momento, há um* espécie *e m*nólo*o, *ois vilã se expr*ssa de a </line>
<line> ma*eira </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 13, n. 6, art. 10, p.159-1*0, nov./dez. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pereira </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> *ebocha*a, mas *em a apro*aç*o dos *emais que pre***em se calar. O *ilênc*o, nesse *aso, </line>
<line> também *era efeitos de senti*os. Ao *ptar **r não fala*em, os *emais personagens colo*am- </line>
<line> s* na postur* d* vítim*, ou d* s*je*to ass*jeitado (cf. ORLAN*I, *999; 1996), que aceit*m, </line>
<line> sem q*estionar, as palavras da *ilã. </line>
<line> *m síntese, *á na fa*a de Ode*e uma críti*a ferrenh* à diversi*ade racial br*sileira, </line>
<line> colocando-a como su*erior, um* es*écie de "raça a*iana", como dize* os estudos hitlicistas. </line>
<line> O fragmento abaixo foi e*traído da novela Por Amor (1*97), de Manoel Carlos. </line>
<line> Trata-*e da fala da vilã Branca Le*ícia de Barros *o*a, interpret*d* *ela atriz Susana Viei*a. </line>
</par>
<par>
<line> Na époc*, a personagem de V*e*ra f** muito be* ace*ta pelo </line>
<line> p*blico que esperava, </line>
</par>
<par>
<line> *iariamente, p*r s*as m** açõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> *o *o***xto da situaç** da fal*, B*anca hostiliz* Milena, *erso*agem vivid* p*r </line>
<line> C**o*ina Ferra*, durante o *a*é *a man*ã de u*a s*gunda-*eira. A v*lã mo**ra-s* insatisfeita </line>
<line> com * *i*ha, **a vez que ela *er*a le**do **guns amigos par* passar o fim d* s*ma*a em s*a </line>
<line> c*sa. C*mo a relação ent*e as d*as já e*t*v* ru*m, a cena cheg* ao fim com Branca tentando </line>
<line> ma*ar M*lena com uma fa*a. </line>
<line> FRA*MENTO 03 </line>
<line> "Eu não tô nem aí pras suas *ronia*. Que, aliá*, ne* são ironias, porque iro*ia* pressupõem </line>
</par>
<par>
<line> alguém i*teligente </line>
<line> po* trás delas, o que não é </line>
<line> o </line>
<line> s*u </line>
<line> caso, p*r*ue se você tivesse al*uma </line>
</par>
<par>
<line> coisa den*r* da su* cabeça, você nã* estari* *ogan*o s*a vida pel* ja*ela, s*m *stu*ar, *em </line>
<line> trabalhar, se* v*aj**... ou seja, u** vid* *nútil" (Branca L*tícia, Po* Am**, 1997). </line>
<line> A f*la aci*a é agr*ssiva do início ao fim. Do ponto de vista do discurso, há o abuso </line>
<line> *a h*era***ia por *arte de Branca. A sua *r**duti*i*i*ade é in*íci* de que a v*lã não gosta de </line>
<line> ser contra*i*d*, no *ue muito fa* lembrar o tradiciona**smo *a*ilia*, onde *s pais m*ndam e </line>
</par>
<par>
<line> *s filhos </line>
<line> obedecem sem recl*m*r. Nesse *enti*o, a fala de B*anc* soa *omo *m recurso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> l*gi*ima*ão e ordem, *olocan*o-a *omo foco do des*nvolvimento cê*ico. </line>
<line> Quando eu **go sobre a leg*timação da voz de Branca, estou condizente com Gnerr* </line>
</par>
<par>
<line> (*991) ao afirmar </line>
<line> que algo legi*imad* di*icilment* contestado. Ass*m, trata-se de *ma é </line>
</par>
<par>
<line> hierarqu*a familiar, também muito seme*hante </line>
<line> ao *arxi*mo de Bakhtin (1999), na qu*l </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível no**r condiçõ*s de **usa e conse**ência, o que resulta *m um subordi*ante (*ranc*) </line>
<line> e sub*rdinado (Mile*a). </line>
<line> *o *ham*r a f*lha de inútil, d*scurs*vamente, Br*nca a conside*a limit*da </line>
<line> psicologica*ente e, ** maneira pejorativa, insis** na *deia de *ue * filha *ão serve para nada. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 13, n.6, art. 10, *.159-*80, no*./dez. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tu*o *s*o é Culpa de Rita: Olhares Sobre a Cons*ruçã* I*terdisc*rsiv* das Vilãs de Novelas </line>
<line> *73 </line>
</par>
<par>
<line> Entr*tanto, não posso coloc*r *il**a na cond*ção de sujeit* assujeitado, vis** que reage aos </line>
<line> insu**o* da mãe, contrariando-a. </line>
<line> Nesse momento, há *ma espécie *e quebra na sin*axe narrativa, v*st* que as açõe* da </line>
<line> vilã n*o se co*cretiza*a* *e ma*eira satisfatóri*. Des*a forma, Milena q**bra um paradigma </line>
</par>
<par>
<line> e a sintax* nar***iva é r*c*nstruída conforme </line>
<line> *s inte*ações *nterdiscursivas. No desenvolver </line>
</par>
<par>
<line> da cena, há uma quebra na lógica hierár**ica, o que evidenci* a *emanda pel* poder, no qual </line>
<line> o m*is *ort* sa*ria vitorio*o (cf. BLOMM*ERT, 2014). </line>
<line> O *ragmento a*aixo *oi retirado de u*a fala da personagem Bia Falcão, vivida por </line>
</par>
<par>
<line> F*rn*nda </line>
<line> *ontenegro, na nove*a Be**ssi*a (2005), </line>
<line> de Sílvi* de Ab*eu. Na época, </line>
<line> a </line>
<line> vil* foi </line>
</par>
<par>
<line> ac*amada pelo público, mesm* *omet*ndo vá*ias más aç*es. Pr*va diss*, foram as </line>
<line> manifestações **s rede* sociais e nas ruas pa*a que a p*rson*gem vol*asse à novela, uma vez </line>
<line> que teria mor*ido em um acidente de ca*ro. </line>
<line> N* cont*xto situac*onal d* cena, Bia Falcão humil*a Vitória, person**em d* **áudia </line>
<line> Abreu, ao descobrirem que eram m*e e filha. A cena *irou em tor*o des*e fato que exigiu da* </line>
<line> atrizes *orte carga *r*mát*ca. En*retanto, Bia não de*on*tra ne*hum sentimento de afe*o e as </line>
<line> pa*avras *or*m dita* de maneira géli*a. </line>
<line> *RAGME*TO 04 </line>
<line> "Voc* é uma p*aga! Você é um ho*ror que e**rou *a minha vida! Eu não qui* você quando </line>
<line> você *asceu, eu n** quer* você ag**a, eu *ão v*u querer vo** nunca n* minha vi**" (Bia </line>
<line> Fa*cão, Be**ssima, 200*). </line>
<line> O primeiro de*alhe a ser *onsi**rado é o uso d* p*o*ome d* tra*amento "você". No </line>
<line> cont*xto da fala, tal ele*ento linguísti*o funciona como uma espécie de recurso que di*t*ncia </line>
</par>
<par>
<line> Bia de Vitória. Log*, a *aterialização da repulsa é </line>
<line> ocasiona*a por *s** dis*a*c*am*nt*, na </line>
</par>
<par>
<line> *edida em que os fatos v*o *en*o rev*lados. </line>
</par>
<par>
<line> Ao deixar de </line>
<line> usar o pronome "você", B*a p*ssa a usar o pronome </line>
<line> "eu", causando </line>
</par>
<par>
<line> out*os efeit** de sentidos. N**se caso, a pr*m*ira pes*oa do singu*ar c*loca a vilã c*mo </line>
<line> aquel* figu** prepotent* que nã* aceita a *ilha * nã* sent* prob*ema algum e* explici**r isso. </line>
</par>
<par>
<line> *esse sentid*, temos *o*amente ideia marxis*a a </line>
<line> *e hiera*quia, o* </line>
<line> seja, é Bia o ce*t*o da </line>
</par>
<par>
<line> cena, pois cab* * el* a*eitar o* nã* a *ilha. </line>
</par>
<par>
<line> Do p*nto de vista discursi*o, isso parece se* *m* dis**r*ão s*mânti*a, uma ve* *ue, </line>
<line> pelo fato de Vitória n*o saber que er* fi*ha de Bia, não a coloca neces*ariament* na *ondição </line>
<line> de v*ti*a da *ituaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. *0, p.1*9-18*, nov./dez. *016 </line>
<line> w*w4.fsanet.c*m.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. *. Pereir* </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> Vi*ória, *o *ntanto, me*mo *m silên*io, dá-se * chorar, o que a coloca em </line>
<line> posição </line>
</par>
<par>
<line> infe*i*r a **a, *ue mes*o sendo *ambém uma *ulher, age friamente, sem nenhum resquíc*o </line>
<line> de sentime*t*l*smo. *ssim, Vitó*ia coloc*-*e na condição de mulher submiss* à vilã, a qu*l, </line>
<line> p*r sua vez, s*bressai-se como um* vi*o*io*a. </line>
<line> No âmbito d* AD, **i*os são os trabal*os que inv*stigam o p*pel da mulher em </line>
<line> dif*r*ntes dom**ios *ociais. *omo ex*mp*i**caçã*, cita a pesquisa de Reis e B**to (2*12), que </line>
<line> problematiza*a* a q*estão fem*nina em cam*a*has publicitárias. Na oca*ião, as </line>
<line> p*squisadoras quiseram saber como a *igura *eminina é exposta a uma s*c*eda*e machista e </line>
<line> neo*iberalista. Desta *esquisa, r*sultou **tro trabalh* que a*ro*unda ainda mais *ssa questão. </line>
<line> Como nã* é *sse me* foco nesta abordagem, pa*a maiores in*ormações, consul*a* o *rabalho* </line>
<line> *e Reis, Brito * Pereira (2013). </line>
<line> O fragme*to abaixo foi *xtr*ído da f*la da per*onagem Ma*ta, i*ter*r*tada pe*a a*riz </line>
<line> Lilia *abral, em 2006, *a no*ela Páginas *a V*da, de Man*e* Ca*los. Depois *e mais de </line>
<line> dé*a*as de carreira, Marta foi a *erson*gem *ue ma*s valorizou e explorou ** p*tencialidades </line>
</par>
<par>
<line> cêni*a* de *ab*al. Na época, sua atuaç*o na *ovela </line>
<line> das 21h rendeu-lhe u*a *ndicação ao </line>
</par>
<par>
<line> Emm* I*terna*ional, na categoria Melhor Atriz. Embo*a a atri* não *enha levado para casa a </line>
<line> **t**ue*a do Emmy, em compensaçã* *o Bras*l arr*matou t*dos o* prêm*os, a s*ber o Trof*u </line>
<line> Imprensa de M*lhor Atriz de 2006. </line>
<line> No conte*t* de situação da cena, *arta discute com Ale*, person*gem de *arco* </line>
</par>
<par>
<line> Ca*uso, seu m*ri*o *a trama. Mar*a r*c*ama que fi*h*, q*e neste contexto da história j* a </line>
<line> havi* *alecido, *astou todo seu din**i*o ao menti* *u* es*ava estudando no exter*or. *lex *ão </line>
<line> se mostra c*n**z*nte com os in**ltos de *a*ta e não rejeita um res*arcimento que alguém *he </line>
<line> *fe*ecera. A c*na *ira *m torn* d* discuss*o ent*e o casal, no entant* é em Mart* qu* o foco </line>
<line> se most*a m*is evid*nte. </line>
<line> FRAGM*NTO 05 </line>
</par>
<par>
<line> "I*iota! Va*os a*abar com </line>
<line> essa palhaçada! *e dá o cheq*e! Vai, Alex, me *á o cheque! </line>
</par>
<par>
<line> Que man*har mem*r** da filh* </line>
<line> coisa nenhum*. **e m*mó*ia? E que filha </line>
<line> e*a es*a? T*o </line>
</par>
<par>
<line> pura, que engravidou *á fora e </line>
<line> consumiu o di*heiro </line>
<line> do meu tr*ba*ho" (Marta, Pá*inas da </line>
</par>
<par>
<line> Vida, 2*06). </line>
</par>
<par>
<line> A frase já s* in*cia em tom de ag*es*ividad*. * t*rmo "idiota" costura a f*la </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> per*ona*e* *ue se mostra o centro da cena. O s*gni*ic*do da expre*são </line>
<line> ora analisada </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvida em tod* a fala </line>
<line> de Marta, que most*a- se </line>
<line> debochada </line>
<line> e, ao mesm* </line>
<line> te*po, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 13, n.6, art. 10, p.*59-180, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tu** Isso é Culpa de R***: Olhares Sobre a Construção Interdis*ursiva das Vilãs de Novelas </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> rancor*sa no que se refer* </line>
<line> ao comporta*en*o da *ilha Fernand*, interpretada pela </line>
<line> a*riz </line>
</par>
<par>
<line> Renata Vas**ncelo*. </line>
</par>
<par>
<line> A **eia de que o di**e*ro **solve tudo é a gran*e célula da fala or* a*ali*ada. *o </line>
<line> *ceit*r o cheque, Marta ajud* a *onst*ui* uma *magem de s* mesma como s*jeito que n*o está </line>
</par>
<par>
<line> disposto a co*tin*ar vivendo *a manei*a como estava. * comp*r*amento da vilã i*ustr* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> papel de uma sociedade neo*i*eralista que vê no *inheiro seu princ*pal mot*vo para c****nu*r </line>
<line> vive**o. </line>
<line> Nes*e senti*o, a fala ora a*alisada parece *at*r*aliza* um "ca*i*al simb*lico", </line>
</par>
<par>
<line> co*f*rme as p*lavras d* Bo*rdie* (19*9). Para o a*tor, o po*er simbólic* está </line>
<line> nas mão* </line>
</par>
<par>
<line> *a*uele *ue, de alguma ma*ei*a, *e enc*ntra </line>
<line> e* *ma escala h*erárqui*a s*perior em </line>
</par>
<par>
<line> com*a*aç*o * outras *esso*s. N* caso da ce*a analisada, a **e** * que ta* poder si*b***co é </line>
<line> conferido *penas aquele em *ue tem no dinhe*ro um* espéc*e de sol*ção para s*u* p*obl*m*s. </line>
</par>
<par>
<line> Out** ponto re*eva*te é maneira de**chada com* Marta se refere à memória da a </line>
<line> filha, *á falecida. O fato de visto a filh* v*ltando grávida para cas*, de**ertou na vilã *m* ira </line>
<line> demasiada. É necessário esclarecer que a mágoa de Marta n*o reside pro*r*amente no fa** de </line>
</par>
<par>
<line> Fern*nda t*r **gravidado, mas sim *o fato d* </line>
<line> que isso, de a*g*ma f*rma, impe*iu *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dinheiro que *art* i**e*tiu ** **lha fosse apro*e*tado nos estudos, *onforme a vilã </line>
</par>
<par>
<line> ac*ed*tava. L*g*, </line>
<line> a ira da personag*m de Cabral es*á </line>
<line> n* *inheiro "perdido" e *ão, </line>
</par>
<par>
<line> propriame*te, na gravide* da filha. </line>
</par>
<par>
<line> Logo, a t*ia interdiscurs*va que se dese*volv* n* </line>
<line> cena é *arcada pel* contribuição </line>
</par>
<par>
<line> que * dinheiro como **je*o de d*sejo, uma vez que é *le que desperta as mald**as de Mar*a, </line>
<line> const*uindo, a *artir disso, uma sintaxe di*cursiva nã* co*vencional. Do pon*o de v*sta </line>
</par>
<par>
<line> enunciativo, a ação da v*l* re***senta b*a par*e de uma sociedade q*e e*contra </line>
<line> no </line>
<line> di*h*iro </line>
</par>
<par>
<line> uma espécie de trampol*m para a fe*ic**ad*. A*sim, personagen* c*mo </line>
<line> * s* e </line>
<line> se misturam </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> realidade do país, o qu* os tornam m*is human**ados. Utiliz* o te*mo "hum*nizad*" não no </line>
<line> sentido de tornar-se *ma pess*a h*mana, mas sim pelo fa*o de deixar claro *ue a construção </line>
<line> ideológi*a da vilã se mistura com a real*d*de de milhões de pes*o*s, c*iando-*e na interface </line>
<line> entre ficç*o e realidade. </line>
</par>
<par>
<line> O frag*e*to </line>
<line> ab*i*o foi extraído *a fala da *ilã Flo*a, inte*p*etada magistr*lm*n*e </line>
</par>
<par>
<line> pel* atriz Patrícia *ila*, na novela A F*vorita (*0*8), de Joã* Em*no*l Carneiro. *a *poca, </line>
</par>
<par>
<line> P*l*r *anho* vári*s </line>
<line> prêm*os co*o Melhor Atriz, a *aber, * Tro*éu Impre*sa e * Trofé* </line>
</par>
<par>
<line> Inte*net. **ra os críti*o* de televisão, este foi o m*lhor trabalh* *a atriz em *ovelas. </line>
<line> O co*te*to de situação *m *ue a f*la f*i retirada é um* reproduçã* f*el dos *ilm** de </line>
<line> t*rror norte-americanos. Flo** está vest*d* de *ranco, o que l*mbra uma esp*ci* d* *orta </line>
<line> R*v. FSA, *eresina PI, v. 13, *. 6, art. 10, p.159-180, nov./dez. 2016 *ww4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pereira </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> viv*, e su*a de sangue. Isso, po* sua ve*, *ssu**a Gonçalo, personagem de Mauro *endo*ça, </line>
<line> uma vez que Flora sug*r* ter matado *ua es*os* Irene, vi*i*a pela atri* Gl*ria M*neze*. E* </line>
<line> *ma esp**ie de casarão dos ano* 195*, a vilã desperta * pavor de Gonçalo, que n*o resiste e </line>
<line> morre ví*ima de um at*que c*rdí*co. </line>
<line> FR*GMENTO 0* </line>
<line> "Eh... Gen*e ve*ha é *m perigo! Morr* por q**lque* coi*inha" (Flor*, A Fa**rita, 2008). </line>
<line> A fala de Flor* é do início *o fi*, deboc*ada. * i*te*jeição "Eh", em *om reticen*e, </line>
</par>
<par>
<line> suge*e </line>
<line> uma e*pécie de lamentação p*r pa*te da vilã, sendo que, na ver*ad* trat*-se *e uma </line>
</par>
<par>
<line> ir*nia. De*sa f*rm*, *ssa construção é um recurs* estil*s*i*o na medida e* que a enunciação </line>
<line> ev*dencia qu* o comporta*ento d* *erson*gem é *ustamen*e o *ontrári* do que *ar***u ser a </line>
<line> p*incíp*o. </line>
</par>
<par>
<line> Retoma-se, c*m isso, a ideia de </line>
<line> ambig*idade (*f. BENVENIST*, 2006), como </line>
</par>
<par>
<line> re*urso semântico, visto que acon*ece *onscientemente. *ogo, a enunc*ação serve *omo uma </line>
<line> espéc*e de pano de fun*o que, *os pouco*, costura a anatomia de *ma v*lã cláss*ca, que muito </line>
<line> lembra os tempos áureos d* teledramaturgia no B**si*. </line>
<line> A c*nstr*ção "gente velha é um perigo", do pon*o de vis*a *deológico-*iscursivo, </line>
</par>
<par>
<line> revela uma vilã *x*remamente preconceituosa no qu* se r*fer* às </line>
<line> pess*as com faix* etária </line>
</par>
<par>
<line> *aior **e a sua. Ao mesmo tem*o, há a co*strução d* uma sinta*e *is**rsiva q** re*oma à </line>
</par>
<par>
<line> *deia de i*onia e, com isso, há uma te*t*tiva de *riação metadiscur*iva, o que facilita </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> legibilida*e e*unciativa (cf, ORLANDI, 1999; 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Já a construçã* "morre por qu*lq*er coi*inha" resgata, novamente, a id*ia de *ron*a </line>
<line> pr*sente no iní*io da fala da vilã. Na verdade, de man*ira im*lícit*, Flora r*c*nhec* que sua </line>
</par>
<par>
<line> atitude é *mpl**ent* anta*ônica no enr*do *ove*ístico, o </line>
<line> que torna *ma personage* fr*a, a </line>
</par>
<par>
<line> calculis*a, ma*, ao m*smo tempo perspicaz. Iss* é típi*o da cri*ç*o d* personagens esféricos e </line>
<line> c*mple*o*, mui*o u*ilizad*s em n*velas desde o i*ício dos anos 2000. </line>
<line> 5 CONSID**AÇÕES **NA*S </line>
<line> Não r*stam dúvidas que as novelas representa* ou ao m*no*, tentam re*resentar, o </line>
<line> co*texto re*l da soci*d*de *m q*e ora opera. Ness* sentid*, * linha dema*cató**a entre </line>
<line> realidad* e *icção **rna-se cada vez *ais tênue. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresin*, v. 13, n.6, art. 10, p.159-180, nov./dez. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tud* *ss* é Cul** de *ita: Olhares Sob*e a Construção *nterd*sc*rsiva das **lã* de Nov*l*s </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> No *ue se refere à construção ideológica das v*lãs telev*sivas, *oi p*ssíve* pe*ceber a </line>
</par>
<par>
<line> repro*ução de p*rsonagens amorais q*e </line>
<line> encont*am em dife*ent*s motivos * ra*ão para sua </line>
</par>
<par>
<line> personalid*de forte e discursiva*en*e envolve*te, visto que toda a força *ênic* conce*tra-s* </line>
<line> *as ações qu* tais personagens de*envol*em na linha sintagmá*ic* *o enredo. </line>
<line> Ne*se sentido, a m*stura de vozes ** criação *as vilãs é r*sultado de um conjunto de </line>
</par>
<par>
<line> discursos </line>
<line> q*e se man*festam </line>
<line> de maneira i*ter*ependen*e, ou seja, são inter*iscur*os </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> medi*a em que é po*s*vel per*e*er a l**ação entre o que é vis*o *a ficção da no*ela e na vida </line>
<line> rea* e co*i*iana. </line>
<line> *ste trabalho * pertinente *os es*udos da lingu*gem, u*a vez qu* as novelas também </line>
<line> são manifestaçõ*s *i*guístic*s em s*a* d**ers*s mo**lida*es. Nesse s**tido, a construç*o das </line>
<line> *magens de per*onagens vilãs nos conv*da a repensar o alto g*au de influ*ncia *ocial que as </line>
</par>
<par>
<line> tramas novel*st*cas d*s**volvem *o </line>
<line> c**id*ano das </line>
<line> pessoas, as </line>
<line> qua*s t*ndem a repro*uzir </line>
</par>
<par>
<line> modismos lançado* j**tamente pel* lin*u*gem multimodal d*s nov*las, dad* o grande *eor de </line>
<line> influ*ncia da televis*o *o** apa*e*ho id*ológico. </line>
<line> RE*ERÊ*CIAS </line>
<line> *TAÍDE, *. Teleno*e*a: Um ol*a* so*re a p*odução acadêmica. Revi*ta Novos Olhar*s, v. </line>
<line> 1, nº 10, 2*02. </line>
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<line> BENV*N**TE, E. Problemas *e Li*guística Geral I*. Campinas: Pontes Editores, 2006. </line>
<line> BEZ*RRA, P. Poli***ia. *n.: BRAIT, B. (or*). Bakht*n: Conceitos-Cha**. São Paulo: </line>
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<line> B*O*MAERT, *. *deologi*s Ling*í*ticas e P*der. *n.: SILVA, D. N.; FER*EI*A, D. M. </line>
<line> M.; ALENCAR, *. N. (*r*s). Nova Pragmática: Modos de faze*. São *aul*/S*: Cortez, P. </line>
<line> 67-77. 2014. </line>
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<line> *esquisa qualitativa. </line>
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<line> 3) e*aboração do rasc*nho ou n* revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
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