A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher

Victor Hugo Nedel Oliveira, Miriam Pires Correa de Lacerda

Resumen


A questão ambiental já vem sendo tomada em voga nas últimas décadas. O presente estudo visa possibilidades para que o Educador e o Geógrafo em seu discurso de sala de aula, ou em seu ambiente de trabalho, a problemática do meio em que vivemos dentro de sua contemporaneidade. Embora a situação climática planetária não nos mostre um bom cenário, podemos, ainda, amenizar certos impactos de ciclos biogeoquímicos, com origem em milhares de anos atrás; contudo, esta situação apenas se estabelecerá se ampliarmos o foco que damos, em nossas aulas, envolvendo o aluno do espírito de preservação ambiental e de sustentabilidade ambiental. A movimentação de ideias dos indivíduos é um dos focos deste projeto de mudança na formação das pessoas. Para atingir os objetivos propostos levantou-se bibliografia sobre o tema bem como se realizaram entrevistas com professores de Geografia, para analisar suas percepções sobre o tema sustentabilidade. Considera-se, com base na realização da pesquisa, que é através do panorama da conscientização que o indivíduo mudará suas atitudes frente à situação atual.

 

Palavras-chave: Educação. Ensino de Geografia. Sustentabilidade.

  ABSTRACT The environmental issue has already been taken into vogue in recent decades. This study aims to possibilities for the educator and geographer give a major focus in your classroom discourse, or on your desktop, on the issue of environment we live within its contemporaneity. Although the global climate situation does not show us a good scenario, we can also mitigate certain impacts of biogeochemical cycles originating from thousands of years ago, however, this only be established if we widen the focus that we, in our classes, involving student spirit of environmental preservation and environmental sustainability. The movement of ideas of individuals is one of the focuses of this change project in training people. To achieve the goals rose bibliography on the subject as well as conducted interviews with geography teachers to analyze their perceptions of the sustainability issue. It is considered, based on the realization of the research that is through the landscape of awareness that the individual will change their attitudes to the current situation. Keywords: Education. Geography Education. Sustainability.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.6.7

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