<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 5, *. 68-85, mar./abr. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.2.5
</line>
</par><par>
<line>
Atividade Interdisciplinar d* Cunho T*cnológico na Educação Básica
</line>
<line>
Ac*i*ity Inter*is*iplin**y of Form Techn**ogical in th* Basic Educa*ion
</line>
</par><par>
<line>
E*e*ton Bedin
</line>
<line>
*outor em Educ**ão em *iências P*la U*ivers*d*de Fede*al do Rio Grande do Su*
</line>
<line>
Pr*fessor da Unive***dade Lute*ana do Brasil
</line>
<line>
E-m*il: bedin.e*erton@gmail.*om
</line>
<line>
José Claudio D*l P*no
</line>
<line>
Ph.D. em Engenh*ria de Bio*as*a Pela Un**ersida*e d* Aveiro-Port*g**
</line>
<line>
Profess*r da Universidad* F*deral do R*o Grande do S*l
</line>
<line>
E-mail: delpinojc@*aho*.com.br
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Ev*rt*n Bed*n
</line>
<line>
Editor C*en*í*ico: Tonny *erl*y de Alencar Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Avenida Farroupilha, 80*1 - São José, Canoa* - R*,
</line>
</par><par>
<line>
9*4*5-9*0.
</line>
<line>
Art*go r**ebido em 02/01/201*. Ú*tima *ersão
</line>
<line>
rece*ida em 25/**/2*17. Aprovado em 26/01/2017.
</line>
</par><par>
<line>
*ndere*o: *osé Claud** D*l Pi*o
</line>
</par><par>
<line>
Avenid* Bento Gonç**ves, 9500 - *orto Al*gre, RS,
</line>
<line>
Ava*iado *elo siste*a Triple *eview: *esk Revie* *)
</line>
</par><par>
</page><line>
CEP: 91501-*70.
</line>
<line>
pelo Editor-*hef*; e *) Double Blind Review
</line>
<line>
(*v*liação *ega por **is ava*iadores da área).
</line>
<line>
Revis*o: Gram**ical, Normativa e de Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ati*idade Interdisciplinar *e Cunh* T*cnológic* na Educaç*o Bá*i*a
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
<line>
Este ar*igo traz à tona result*dos de uma *nve*t*gação *rítico-reflexiva, re*lizada no v*és **s
</line>
</par><par>
<line>
redes *ociai*, com o
</line>
<line>
i * t *i t o
</line>
<line>
i*vestigar e reflet*r de *ue maneira o uso *as TICs, como
</line>
</par><par>
<line>
meca*i**o d* prolifer*ção de ideia* e
</line>
<line>
em*rsão da inte*disciplin*ridade, pode auxiliar
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
qual*fi*aç*o dos processos de ensino e ap*endiz*gem *a Educação Básica. Fez-se re*erência a
</line>
<line>
u*a pe*quisa exp*oratória de cunho quali-quant*tativo vi* *so de grupo fechado no Faceboo*
</line>
<line>
à **z d*s intera**es d*sc*n**s-docente*. Verif*cou-se, po* meio das int*r*ções, qu* os sujeitos
</line>
<line>
compreendem * n*c*ssidade do u*o das tecnologi*s **r* a **alificação d* trabalho docente *
</line>
</par><par>
<line>
a e*ersã* da inter*isciplin*ridade *a
</line>
<line>
politecnia. Não
</line>
<line>
obstante, a ação deste **tudo indica
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*ciativa e o incentivo aos
</line>
<line>
*r*fessore* em
</line>
<line>
trabal*a* a*ivamente e criticamente na te*a
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
tec*o*ogias. Assim, é sagaz p*nsar em *o*petências e habilidades *ara *e desenvol*er
</line>
</par><par>
<line>
*tividades *e cunho tec*ológic* n*s e**ola* p*b**cas em p*ol d* p**moç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*n*erdi*cipl*naridade n*s **ferent*s área* do conh**i*ento.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*as-chave: Interdisciplin*ridade. Interações. Rede social.
</line>
</par><par>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
This article brings up *esults of a critical-reflexive re*earch *eld in the bias social *etworks, i*
</line>
</par><par>
<line>
ord*r to in*e*tiga*e and reflect how
</line>
<line>
t he us *
</line>
<line>
*f IC*s, as prolif*ration mecha*ism ideas and
</line>
</par><par>
<line>
emersion of interdiscip**narity, can
</line>
<line>
assist *n
</line>
<line>
the qualification *f the
</line>
<line>
p*ocesses teaching *nd
</line>
</par><par>
<line>
learning in the Elementary *ducati*n. Wa* made referring to an ex*lorato*y nature of *uali-
</line>
<line>
quant*tati*e via *se of c*osed group on Facebook *n the light of stude*t-t*acher intera*tions. It
</line>
</par><par>
<line>
has been fou*d, through th*
</line>
<line>
interactions, *hat the subjec*s understand the ne** the use
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
tec*nologies for *ualification of teac*i*g and t*e *mergence
</line>
<line>
of interdis*iplinari*y in the
</line>
</par><par>
<line>
polytechn*c. Re*a**less, this study *ndica*es the act*on the i*itiative and the incen*iv* f*r
</line>
<line>
te*chers to w*rk actively and c*it*call* in web techn*lo*ies. L*ke this, i* sh*ewd thinking
</line>
</par><par>
<line>
sk**ls in and
</line>
<line>
**ills to develo*
</line>
<line>
t*chnologic*l na*ur* *f
</line>
<line>
activities in p*b*ic schools in favor
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
pro*oting inter*isciplinary *n differ*nt areas of *no*led*e.
</line>
<line>
Key w*rds: Interdis*iplin*r. Interactions. Soc*al ne*wo*kin*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *4, n. 2, a*t. *, p. 68-85, mar./ab*. 2*17
</line>
<line>
*w*4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. Be*in, J. C. D. P*no
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nos
</line>
<line>
últimos ano*, a propagaç*o das tec*ologias e, principalme**e, o acesso às *edes
</line>
</par><par>
<line>
soc*ais tem apresentado um intenso cres*imento, aum*ntand* *ig*ificativamen*e o núme** *e
</line>
<line>
part*cipante* que as acessam dia*iame*t*. A aderê*c*a a *sse* espa*o* elege muitos aspectos
</line>
<line>
para refl*xão e discussã*, *specialmente na *eia da educa*ão, p*is os i**i*íduos nece*sitam
</line>
</par><par>
<line>
man*er-se conectado* a t*do instante, buscando e atu*liz*ndo inf*rmações, uma *ez que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fac**idade d* estabel*cer no*as relações, assim como a intera*ivida** e a comunica*ão em
</line>
<line>
t*m** *e*l, *roce*e * socia*ilidade e a c*nst*ut**idade do se* no mundo virtual.
</line>
</par><par>
<line>
As Tecnologia* de *nf*rmação e Comunicação (TICs), em *special
</line>
<line>
o us * de
</line>
</par><par>
<line>
computadores e o ac*s*o à* red*s digitais, *az*m pa*t* *a rotina dos ad*l*scentes. Segundo
</line>
</par><par>
<line>
Cap*bianco (2010), tais fer*am*n*as ofer*cem *ecursos p**a p*t*ncializar
</line>
<line>
*s *rocessos na
</line>
</par><par>
<line>
área d* edu*****, abrind*
</line>
<line>
novas possibilidades *ara complementar
</line>
<line>
o
</line>
<line>
ensino formal. Esse*
</line>
</par><par>
<line>
*ovos instr**e*tos vêm *mpliand* a i*ter*t**idade * f*exibil**ade de temp* no processo e
</line>
<line>
educaci*nal, por iss* * po*s*vel *azer uso das redes *ociais pa*a con*ribuir nos p**cessos de
</line>
<line>
en*ino e aprend*zagem (SILV*; COG*, 20*7).
</line>
<line>
*es*e aporte, por mei* *o* estudos de Cas*e**s (2004, p. *4), pod*-se e*tender *ue
</line>
<line>
re**s *ociais são "[...] **des de **municação que envol*em a lin*ua*em simból*ca, os limites
</line>
<line>
cu*turais, as r*lações de po*e* e a*sim *or diant*". Dest* forma, tem-se e* *e**e que o u*o
</line>
<line>
destas ferramen*as, alé* de p*tencializ*r os pr*c*ss** de en*ino e aprendizagem po* mei* da
</line>
</par><par>
<line>
proliferaç*o
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
in*orma**es e atuali*ação d** cont**dos na
</line>
<line>
in*e*-re*a*ão, pode auxiliar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ed*cando a construi* * p*ópri* sa*er d* fo*ma
</line>
<line>
autônoma, *rí*ic* e refl*xiv*, **a vez que
</line>
</par><par>
<line>
*assa a ser a*tor *a construção do próprio saber.
</line>
</par><par>
<line>
Neste desenho, Mo*an es*larece que:
</line>
</par><par>
<line>
A educação escola* precisa compreender * incorporar mais as no*as lingu*gens,
</line>
<line>
desvendar os *eu* *ódigos, *o*inar a* possib*lidades *e e*p*e*são e *s possív*is
</line>
</par><par>
<line>
m*n*pula*ões. É importante *ducar para uso* demo**átic**, m*is
</line>
<line>
p**gressi*t*s e
</line>
</par><par>
<line>
part*cipativos das te*no*ogi*s, q*e fac*li*em a evolução dos indivíduos (MOR*N,
</line>
<line>
2 0 * * , p . * 6 ).
</line>
<line>
Assim, a aprend*z*gem pode s** vista como um pro*esso de cons*rução e reconst**ção
</line>
</par><par>
<line>
do c*nh*c*ment*, o qual
</line>
<line>
n*o d*m*nstra s*cesso, se apenas as*imilar **eias e c**cepç*es já
</line>
</par><par>
</page><line>
const*t*ídas, ist* é, a constru*ão do sabe* pa*te do prin*ípio de a*quit*t*r *ovas for*as
</line>
<line>
estrutu*ais c*gnitivas que permitam novas m*neiras de se *ba*car * ope*ar sobre a *ealid*de.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 5, p. 68-85, mar./a*r. *017 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*ivida** Inte*disciplinar de *unh* Tecno**gico na Educação B*sic*
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
Do me**o modo, as tec*ologias e, e*pecialmente, a* r*des sociais *unc*o**m como um *eio
</line>
<line>
didático para *acilitar o* proc*ss*s de *nsinagem, já q*e po**uem *ácil manuseio e *desão,
</line>
<line>
p*rmit*ndo qu* o **uno encontre seu próprio caminho na ressig*ificação *o conhec*ment*.
</line>
<line>
Nesta tei*, s*be-s* que os edu*andos e*tã* cada **z ma*s familiari*ados *om ** redes
</line>
</par><par>
<line>
*o*iais e, mes*o q*e
</line>
<line>
não instituam misturar educação com
</line>
<line>
o lazer, **i*izam-nas c*m
</line>
</par><par>
<line>
*acil*dade e probidade, ac*rretando a ne*essi*a*e
</line>
<line>
de * *r*fessor, também, u**fr*ir destes
</line>
</par><par>
<line>
**c*ni*m*s em sala *e au*a (*ATR*CIO; G*NÇALVES,
</line>
<line>
*010). Es*a concepção de uso de
</line>
</par><par>
<line>
t*cnologias é es*encial p*ra extrapola* o espaço f*sico e
</line>
<line>
ex*eder os **ros da escola,
</line>
</par><par>
<line>
ga*ant*ndo aos múl*iplos educandos * minimizaçã*
</line>
<line>
nas ba**eiras do saber entre professor-
</line>
</par><par>
<line>
aluno e uma forma difere**e de a*pli*ção *e conteúdos e saberes por mei*
</line>
<line>
de pes*uisas,
</line>
</par><par>
<line>
ensino e extensão.
</line>
</par><par>
<line>
Diante dest* con*ex*o, es*e ar*igo tem p*r
</line>
<line>
intuito aprese**ar
</line>
<line>
um* **vestig*ção
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
ocorr** no
</line>
<line>
*iés das rede* sociais, com* mecanismo de pr*liferação de id*ias emersã* e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*terdisciplin*ridade, co* o ob*etivo de ent*nder, na vis*o de professore* e estuda*tes, *e que
</line>
<line>
forma trabalho* vincul*do* *o u*o das te*no*ogias e da int*rdi*ciplinaridade pod** qualificar
</line>
<line>
os proce*so* de ensino e aprendizage*.
</line>
<line>
A part*r desta i*tu*ção, propôs-se a *or*ação de um grupo fechado no Faceb*ok com*
</line>
<line>
ins*r*ment* *e pesq*i*a, c*nstituído d* *rofessores e estudan*es. *artindo-se do pressup*s*o
</line>
<line>
de que se aprende na t**c* e *a interaç** com o o*tro e com o mund*, bu*cou-se, ta*bém,
</line>
</par><par>
<line>
entend*r com* estes sujeitos percebem a possibilidade de utilizar
</line>
<line>
a *ed* soci*l e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*e*discipl*na*idade para enriqu*cer e qu**ificar a aprendi*a*em.
</line>
</par><par>
<line>
2 AP*RTES TEÓRICO*
</line>
</par><par>
<line>
A formação *o pens*mento, a c*nstrução da apren*iza*e* e a *onstituiçã* d* saberes
</line>
</par><par>
<line>
*ientíficos relacion*dos ao contexto sociocu*tu*al d* su*eito
</line>
<line>
são aç*es forjad*s na i*ter-
</line>
</par><par>
<line>
relação entre pro*ess*r e aluno, uma vez que * ap*endizage* ac*ntece
</line>
<line>
quando há uma
</line>
</par><par>
<line>
intera*ão ent*e
</line>
<line>
um conhecimento prévio do indiví*uo (contexto) e u*a *nf*rmação nova
</line>
</par><par>
<line>
(cien*íf*co)
</line>
<line>
que se r*la*iona com um asp*cto
</line>
<line>
r**e**nte da
</line>
<line>
estrutura cognitiva *, neste
</line>
</par><par>
<line>
relacion*mento de informações e abstraç*es, *á-se o apr*ndizado significativo.
</line>
</par><par>
<line>
A estrut*ra cogn*tiv* é uma es**utu*a hierár*u*ca de co*ce*tos *ue são
</line>
<line>
abst*ações
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
e*pe*iên*ia
</line>
<line>
do indivíduo (A*SUBEL, 1978); nova* ideias informações são ap*e*did*s e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ret*das *a
</line>
<line>
med*da
</line>
<line>
em que *xistem
</line>
<line>
p*n*os de ancoragem. Neste desenho, a
</line>
<line>
a*re*d*zag*m
</line>
</par><par>
<line>
significativ* ocorre quand* um* n*va *nfo*maç** se
</line>
<line>
*porta em c*nce*tos relevantes
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. *, *. 68-85, mar./a*r. 2017
</line>
<line>
www4.fsa*et.c**.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B*din, J. C. D. Pino
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
pree*istent*s na estrut*ra c*gni*iv* de quem *pren*e. Ou
</line>
<line>
seja, quanto ma*or o grau
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conhecim*nto do a*uno, in*ormações adquiridas *o longo do processo de aprend*zagem, sej*
</line>
</par><par>
<line>
formal ou informa*, maximizado p*lo u*o da* tec*ologias, ma**r
</line>
<line>
a probabilid*de de
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ancoragem aos sab*res cientí**cos *o profes*or ocorrer.
</line>
</par><par>
<line>
*ss*m, as int*rações *ue ocorrem na rede ex*rcem um
</line>
<line>
papel pr*tagon*s**
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*ons*itui**o desta ação, pois *gre**m valores aos processos de ensino e ap*endizagem, tanto
</line>
</par><par>
<line>
pe*a adesão de p*ofessores, *uanto pela qu*b*a
</line>
<line>
das barr*iras
</line>
<line>
**ográf*c*s soci*is que e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ciberespaço fo*n*c*. ***ta fo*ma, as redes sociais *assara*, há *ão muito tempo, a ser *ista*
</line>
<line>
c*mo mecanismos de comunic*çã* e/ou inte*aç** ent*e as pessoas; resultado d*sta a*i*idade
</line>
<line>
foi a clientela *e prof*ssor*s que passou * c*ns**uir u* per*il nas diversas redes.
</line>
</par><par>
<line>
Essas interaçõe* soci*is, culturais *, muita* vezes, profiss**na*s, que abarcam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ealidade das re*es sociais, têm mostrado, per*odic**ente, frutos positivos aos pr*c*sso*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ens*no e aprendizagem. Por ex*mplo, ao us*r os recursos de red** sociais du*ante uma
</line>
<line>
disciplina, Minhoto (2012) dem*nstrou que, devido à famili*ridade com o contexto do
</line>
</par><par>
<line>
*acebook, interação dos *lunos *roporcionou * c*n***uçã* ati*a de conh*cimento. Não a
</line>
</par><par>
<line>
obstante, Zancanaro et al. (2012) relat*m q*e as facilidades prese*te* no Facebook
</line>
<line>
geraram
</line>
</par><par>
<line>
grande m**ivação * ***e*ação d* v*lor *ara os estuda**es. Desta f*rma, tem-*e que es*a r*de
</line>
<line>
deve ser exp*orada como mecanismo pe*agógi*o-t*cnológico, princ*palment* n* promo*ão da
</line>
<line>
colaboraç*o no processo educativo, permitindo a *onst*ução *rític* e re*lexiva de in*ormação
</line>
<line>
* co*hecimento (FERNANDE*, 2011).
</line>
<line>
Acredita-se que é pos*íve* *proveitar e*sa a*uali*aç*o *o*ent* n*s redes socia*s para
</line>
</par><par>
<line>
maximi**r, de fo*ma c**strutiva e i*terdisci*linar,
</line>
<line>
os proces*os de en*ino e a*rendizagem,
</line>
</par><par>
<line>
desde que os pro*e**ores e os e*tudan*es se com*rome*a* a usufruí-las de forma a const*ui*
</line>
<line>
**beres por meio da int*ração com o outro.
</line>
</par><par>
<line>
Ao t*c*nte, faz-s* necess*rio ut*l**ar *s redes s*ciais d* forma
</line>
<line>
a compa*tilh**
</line>
</par><par>
<line>
*xperiê*cias mais profunda* entre
</line>
<line>
es*es sujeitos poi*, além d*s **nefícios ligado* aos
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*ssos de ensino e *prendi*agem, espe*a-se que a utilizaç*o das tecnologias na educaç*o
</line>
</par><par>
<line>
possa gerar uma autopromo*ão na
</line>
<line>
relação
</line>
<line>
pr*fessor-*luno, is*o é, n* medida em que a*
</line>
</par><par>
<line>
ativ*d*des são p*blicadas e os
</line>
<line>
conteúd*s *ão comp*rtil*ad*s emergem as inte*ações
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interdisc*plina*idade.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te *iés, segundo a pesquisa*ora Cand*ten (2*0*), os recur*os tec*oló*icos têm de
</line>
</par><par>
<line>
ser aplicad*s *m
</line>
<line>
p*ol
</line>
<line>
de
</line>
<line>
uma a*rend*zagem *ignificativa e do acesso *ni*ersal
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
con*e*imen*o, não
</line>
<line>
em *ul*s de*contextualizadas, *em vínculo com as d*mais discipli*as e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 14, n. 2, art. 5, p. *8-*5, mar./abr. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ativi*ade I**erdisciplinar de Cunho T*cnológico *a Educ**ão Bá*ica
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
sem conc*pção pedagógi*a, mas em momentos de contextualiz*ção, ressignifi*ação e
</line>
<line>
formação.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, pensa-se
</line>
<line>
que a interdisc**lin**idade pode emergir na r*la**o com * outro,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente na medida em que professores de diversas área* do *o*hec*mento trocam
</line>
<line>
i*e*as e persp*cti*as entre si e com os estudantes, des*nvolvendo ação que Santomé (19*8, p.
</line>
</par><par>
<line>
70) c*a*a *e interdis*ip*inar,
</line>
<line>
ou seja, "nível d* associação **tre disc*p*inas, em que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
coop**ação entre várias di*c*plinas provoca
</line>
<line>
intercâm*ios *eais, isto é, exige verdadei*a
</line>
</par><par>
<line>
rec*procid*de nos i*tercâmbios e, consequentemente, enriquecimentos mútuos".
</line>
<line>
Neste sosla*o, Calvo (2006), Feital (*006) e Fr*it*s (2006) *e**et*m so*re o estudo
</line>
<line>
interdisciplinar com* fato* interfere*te n* in*o*poração e na utilização dess*s te*n*lo*ias. A*
</line>
</par><par>
<line>
*es*uisadoras de*taca* *ue as TI*s
</line>
<line>
promov*m o
</line>
<line>
*studo *nterdisciplinar e
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i**erdisciplinari*ade *ermite int*rpretar os procedimento* de *nc*rporação de tais tecno*ogias
</line>
<line>
no e*paço escol*r, além de detectar a forma de exp*oraç*o e uti*iza*ão destas ent** os
</line>
<line>
estud*nte* e professores.
</line>
<line>
*inda, considera-*e que os profe*sores t*m de prom**er ativid*des favoráveis a um
</line>
</par><par>
<line>
e*tudo *nt*r*isci*li*ar, pois com as poss*bilida**s de
</line>
<line>
u*ilizaç** das TICs
</line>
<line>
no proc*ss*
</line>
</par><par>
<line>
edu*ac*onal *ode-*e pe*sar em ori*nta* estas ativida*es
</line>
<line>
c*m o computador
</line>
<line>
*ar*
</line>
</par><par>
<line>
contextualiza* esse recu*so em articul*ç*o com novas pro*ostas educacionai*. Ainda, *á de se
</line>
<line>
consider*r, neste desenho, que J**iassu (1*76, p. 7*) *ssume, para * ques*ão i*terdi*ciplinar,
</line>
</par><par>
<line>
u*a po*tur* "axiomática comum a u*
</line>
<line>
g*upo *e di**ipli*as *one*as e defini*a no
</line>
<line>
*ível
</line>
</par><par>
<line>
h**rárqu*co imediata*ente s*peri*r, * *ue introduz a noç** *e fin*lidade".
</line>
<line>
Po**anto, enten*e-se que o uso da rede *ocial *ar* i*terlig*r ** diferent*s membros *a
</line>
<line>
escola, a f*m de cogitar a emersão dos sab*res po* meio das i**eraçõ*s i*terdisciplinares *eja,
</line>
<line>
p*siti*o e qualifica*o. A*inal, as interaçõe* que ocorrem nas re**s promovem a constr*ção de
</line>
<line>
sa*eres d* forma col*borativa e sign*ficativa; contu**, segundo Souza (*006, p. *8), **ve-s*
</line>
</par><par>
<line>
p*n**r na "*ece***dade de construi*
</line>
<line>
um ambiente virtual ond* *e tenha como rec*rsos
</line>
</par><par>
<line>
promiss*res a cola*oração * a cooperaçã* dos indivíduos e, sobre qu*lquer desafi*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
eliminação das sensaç*es de isolamento,
</line>
<line>
desânim*, ans**dade de*motivação". Destarte, *
</line>
</par><par>
<line>
percebe-se nesta teia a t*ansição do sabe* e a c*nstruç*o do conhecimen*o ** forma colet*va,
</line>
</par><par>
<line>
onde alunos e
</line>
<line>
profe*sores se
</line>
<line>
encontram de forma íntegra à atualizaçã* d*
</line>
<line>
competências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*abilidades.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. F*A, T*resi** PI, v. 14, n. 2, art. 5, p. 68-85, ma*./ab*. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *edin, J. C. D. Pin*
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
3 MET*D*LOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo do presente e*tu*o foi alcança*o v*a *tilizaçã* das redes soc**is, ist* *, n*
</line>
<line>
disciplina d* Seminário Integrado, dis*i*lin* da reo**anização curricular das escol*s es*aduai*
</line>
</par><par>
<line>
do es*ado
</line>
<line>
do **o *rande do Sul. O professor da referida di*c*plina con*truiu *m
</line>
<line>
*rupo
</line>
</par><par>
<line>
fec*a*o
</line>
<line>
no Faceb*ok com o intu*to de util*zar as tec*ologias como mecanis*o,
</line>
</par><par>
<line>
de****adament*, positivo par* pro*if*rar e enaltecer os pro*essos ** ensino e aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
Os pro*essores do Ensino Médio P**itécni*o (EMP) de **a *s*ola pública
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
munic*pio do *o*te *o *stado ga**ho, assim como os *st*dantes n*tivos desta modalidade de
</line>
<line>
en*ino, *oram c*n*id*dos a participar *o *iálogo na r*de. O diálogo, q** ocorri*
</line>
</par><par>
<line>
semanal***te, referia-se *s
</line>
<line>
**ivi**des *ue estavam sendo *es*nvolvidas n* disciplina
</line>
</par><par>
<line>
su*racitada; afinal, com o adve**o da pol*t*cni*, os *rofessores passaram a desen*olver
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
planejamento em conjunt*; f*rma selec*onada para *ue as atividad*s docentes e **scentes
</line>
<line>
pudess*m ser realizadas *e f*rma i*terdisciplinar.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados anal*s*dos emergiram de
</line>
<line>
uma questão que o prof*ssor d* disciplina ac*m*
</line>
</par><par>
<line>
*encionada dis*on*biliz** n* rede. A dis*ussão qu* levantou
</line>
<line>
d*dos sob** a re*e*ância e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
impo*tân*ia *m
</line>
<line>
utilizar as TICs p**a a emersão da inte*disciplinarida*e nos trabalh*s da
</line>
</par><par>
<line>
dis*ip*ina
</line>
<line>
de Semin*rio I*tegrado perduro* po* quatro meses e, posteriormen*e, foram
</line>
</par><par>
<line>
*nalisados e qualificados, preservando-se a id*nt*da*e de cada participante. Estas interações
</line>
</par><par>
<line>
qu*
</line>
<line>
emergiram *a rede d**am-se por meio
</line>
<line>
das concepçõ*s
</line>
<line>
q*e os estudante* c*rreg*va*
</line>
</par><par>
<line>
sobre a re*ação en*re as TICs e a i*t*rdiscipl**arid*de, uma vez q*e, para Reze*d* (2002, p.
</line>
<line>
*2), "o u*o das novas tecno*ogias pode *ontribuir p*ra n*vas práticas pedagógicas desde que
</line>
<line>
seja *ase*do em novas concepções de conhecimento [...]".
</line>
</par><par>
<line>
É cab*vel menci*n*r que a an*l*se
</line>
<line>
dos da*os apresenta*a a seguir f** realiza*a *elo
</line>
</par><par>
<line>
p*squisador re*ponsável
</line>
<line>
pel* trabalh*, isto é, a análise parte do pon*o de vista deste
</line>
</par><par>
<line>
pe*qui*ad*r e os dados se refere* aos suj*it*s p*rt*cipantes
</line>
<line>
da atividade
</line>
<line>
no gru*o, *ão *o
</line>
</par><par>
<line>
total d* alunos que comportava *al d*sci*l*na.
</line>
</par><par>
<line>
Para melho* de*ignação, *s resul**dos a seg*i* foram anali*ados de
</line>
<line>
forma quali-
</line>
</par><par>
<line>
qu**titativa, se*do embasados p*r
</line>
<line>
meio *e au*ores da área que se referem * t*mátic*. As
</line>
</par><par>
<line>
i*terações na
</line>
<line>
re*e so*ial foram des*nvolv**as p*r ** *stud*nte*, d*s 42 c*nvidados, com
</line>
</par><par>
<line>
faix* etári* semelhante, de escolaridade homogênea e
</line>
<line>
de
</line>
<line>
d*vers*s e*nias e afazeres. *uanto
</line>
</par><par>
<line>
a*s profe*sor*s, e* um
</line>
<line>
percentual de 100%
</line>
<line>
*aquel*s
</line>
<line>
que trabalham no EMP e foram
</line>
</par><par>
</page><line>
convidado* a participar da atividade, apen*s 67% d**es participaram, dentre eles 25% *o sexo
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 5, p. 68-85, mar./abr. 2017 *ww4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*ivid**e I*ter**sciplin*r de Cunho *ecnológico na Educação Básica
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
masculino. Quanto à faix* etária, 38% pos**em id*de superior a 4* anos, 37% com idade
</line>
<line>
entre os 35 e 40 an*s e o re**ante, 25%, com *dade *ntre 2* * 28 an*s.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DIS*USSÕES
</line>
<line>
O intu*to para a utilização das redes ***iais como su**rte à aprendizagem signif*c*tiva
</line>
<line>
e * coleta d* da*os deu-se pela abrangênc*a e exigência de compreender a est*utura e cu*tura
</line>
<line>
**ganizacional d* disciplina por meio das interaç*es que emer*iam, visando compre*ndê-la
</line>
<line>
como estr*tu** adequada à for*ação e emersão de trab*lhos i*terd*scipl*nares; além de que,
</line>
<line>
na rede, *e *ode conservar privac*dade, ética e políticas de demo*ra*ia.
</line>
<line>
Assim, seg*ndo Val*nte (2003), o ambiente d* tr**alho virt*al *e configur* como u*
</line>
<line>
espaço de comunicação e me*i*ti*ação p*op*cio para des*ncadear a coopera**o en*r* docente
</line>
</par><par>
<line>
e d*sce*te, em uma din*mica de interação ent*e
</line>
<line>
as *essoas e os co*teúdo* c*lturalmente
</line>
</par><par>
<line>
selecio*ado* para este meio.
</line>
</par><par>
<line>
De tal modo, para * comp*ee*são dos d*dos, traz-se n* sequência uma *ma*em q*e
</line>
</par><par>
<line>
reflete
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*ue*t*o ind*cativa as interações na rede, *od*ndo, *a mes*a, *er obse*vado
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
númer* total des*as inter*ç*es.
</line>
<line>
Figura 1 - **estão para ent*nder a opinião doce*te e discen*e
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Elaboração própria.
</line>
<line>
Fre*te à ques**o, fez-se um* i*te*pretaç*o, *dap*ando-se a Anális* Textual Discursiva
</line>
</par><par>
<line>
(MORAES; GALIAZZI, 1*90), p*ra
</line>
<line>
extrair fragmentos *** apo*tass*m a ideia dos suj*i*os
</line>
</par><par>
</page><line>
*elativamente à temática. Ao tocante, foi neces*á*io ramificar os comentário* realizados *elos
</line>
<line>
*uje*tos sobre a questão para m*lhor c*mpre*nsão da t*mátic*: Tecnologi*s e E**caçã* X
</line>
<line>
Inter*i*ci*l*narid*de.
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina PI, v. 14, n. 2, art. 5, p. 6*-*5, mar./a*r. *017 www4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. Bedi*, J. C. D. Pino
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
* unitarização realizada s*bre os c*men*ários do* sujei*os, *ara enten*er a visão sobre
</line>
<line>
* ideia de o trabalho es*ar pa*tado no *so das TICs, fez e*ergir 12 categorias, as qu*is fora*
</line>
</par><par>
<line>
*enci*nad*s ao longo do dese**olvimento
</line>
<line>
da atividade. O gráfi*o a seg*i* (Gráfico
</line>
<line>
1),
</line>
</par><par>
<line>
apresenta, de f**ma analítica, *or meio de uma análise quantitativa, as cate*orias que
</line>
<line>
s**giram com o des*nr**ar das discussõe*.
</line>
<line>
Gráfico 1 - Rela*ã* so*re ** ca*egor*as r*fer*ntes a T*Cs na **ica dos su*e*to*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*ão *róp*ia.
</line>
<line>
Analisand*-se o gráfico, pode-se perce*er que os suj*itos, a*esar de difu*d*rem a id*ia
</line>
<line>
da qualificaçã* d*s trabalhos desenvo*v*dos na d*sciplina *e Seminár*o Int**rad* pe*a aç*o
</line>
<line>
**s TICs, compreende* que as mesmas faci*itam a Produç*o do Con*ecimento e * *nteração,
</line>
<line>
consequentemen*e ele*adas *elo Ac*sso, p*la Facilidade e pel* R*pidez/Pratic**ade na
</line>
<line>
Prol*fe*ação de Infor*açõ*s *m de**nvolv*r as atividades.
</line>
<line>
Corroborando a e*ta ideia, Alme*da (201*), e*p*e que:
</line>
</par><par>
<line>
[...]a interaçã* que ** es*abelece nas
</line>
<line>
redes propicia o des*nvolvimento con*truído
</line>
</par><par>
<line>
dos part**ipant*s por meio de *ed*ações entre es*es pa*ticipa*tes, o meio social * o
</line>
</par><par>
<line>
p*óprio ambient*, cuja **flu*ncia
</line>
<line>
na e*olução e n* apre**iza*em não diz respe*to
</line>
</par><par>
<line>
apenas à for** como ele fo* estruturado e às respectivas *nform*çõ*s, mas *nfatiza
</line>
<line>
as *rti*ulações que *e estabelec*m na experiência s*cial (ALM*IDA, 20*1, p. **0).
</line>
<line>
Alberti (2006, p. 1*2), c**abor*ndo com Almeid*, *nfatiza que "a* TICs utilizadas
</line>
</par><par>
<line>
como *ecurs*s educat*vos assumem *m papel im*ortantís*imo nesse pr*cess*,
</line>
<line>
um* vez q*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter**ina, *. 1*, n. 2, *rt. 5, p. 68-85, *ar./a*r. 2017 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Atividade Interdisci*lina* de Cunho Tecnológico na Educa*ão B***ca
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
têm como *unção estabelecer a intermediação entre o conhecimento ci*ntífico, os a*unos * os
</line>
</par><par>
<line>
do*e*te*". Portanto,
</line>
<line>
ente*de-se que as *ecnol**ias de*em ser *tili*adas
</line>
<line>
para valorizar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apre*diza*em, incen**var a formação perman*nte, a *esquisa de *nf*rmação básica, o debat*,
</line>
<line>
a discussão, o *iál*go, o r*gistro de documen*o*, a elaboração de traba*hos, a *onstrução d*
</line>
<line>
reflexão pes**al e a construção de artigo* * tex*os (MASETTO, *006).
</line>
<line>
*e tal mod*, realizou-s* uma extração d*s *ragmen*os *ue surgiram na *nit*ri*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
*obre a rami*icação da *ue*tão *nterd*sc*p*inar nos trabalhos desenvolvidos
</line>
<line>
na *is**pli*a
</line>
<line>
*á
</line>
</par><par>
<line>
mencionada. O gr*fico 2 mos*ra em pe*centual as principais categorias que emerg*ram nesta
</line>
<line>
questão.
</line>
<line>
G*áfico 2 - Relação so*re as categ*r*as r*f*rentes a interd**cip*in*rid*de na ótica do*
</line>
<line>
suj*itos.
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Elabo**ç*o própria.
</line>
</par><par>
<line>
Avaliando-se o gráfico
</line>
<line>
2, pode-se entender qu* *s sujeitos *ompr*endem q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interdisci*linarida*e n*s at**idades d*senvolv**as na disciplina de Seminári* Integrado foi
</line>
<line>
abr*ngente, a ponto de Apr*fun*a* os saber*s por meio das Interações que s**g*am na r*de;
</line>
<line>
lo**, um trabal*o no v*és tecnológico *** em*rgir a i*te*disci*linaridade, na *edid* *m que
</line>
</par><par>
<line>
se p*ssibilita, com* des**cad* p*los *ujeitos da pesquisa, Facilidade, C*mpr*me*im*nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
En**q**c*mento aos sabere* sociais à luz do i*t***â*b*o cient*fico.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*ta
</line>
<line>
linha, Pinheiro (2*06,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
47) relata
</line>
<line>
*ue * interdisciplinaridade "não dev* ser
</line>
</par><par>
<line>
entendida apena* como um
</line>
<line>
trabalh*
</line>
<line>
c*le*ivo ou como um *imples olhar de di*erentes
</line>
</par><par>
</page><line>
âng*los". As*im, entend*-*e que a interdi*c*plin*rid*de é transp**i*ão desses li*ites, pois a
</line>
<line>
*ev. F*A, *er*sina PI, v. 1*, *. 2, art. 5, p. *8-85, mar./a*r. 2*17 www4.fsane*.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. Be*in, J. C. D. Pi*o
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
neste berço devem-se a*regar novo* conheciment*s e *riar su*sídios para um* melho*
</line>
<line>
compr*en*ão *cerca *o tema pr**osto no m*ndo científ*co.
</line>
<line>
A qualificação deste *ra*alho der*va da o*ortun*dad* de os prof*sso*es estarem *m
</line>
<line>
co*stan*e *nte*a**o c*m os e*t**ant*s, pois na t**a d* rede, analisando a im*g*m 1, em que
</line>
<line>
**arece* 96 int**ações, pode-se perceb*r que exist* interação *íncrona entre o* suj**tos; a
</line>
</par><par>
<line>
relação professor-aluno cresc* co* * passar do tempo * extra*ola os mu*os da escola;
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem deixa de oc**r*r apenas n* forma e no esp*ço formal.
</line>
</par><par>
<line>
Para *elhor *ompreensão, apresen*a-se, por *e*o da *eoria de Grafo, o grafo 1 q*e
</line>
<line>
si*ula a *igação/i*tera*ão e*tre o* sujeitos, destac*ndo-se os nós e a* liga*ões.
</line>
<line>
Grafo 1 - In*e*açã* entre os suje*to* - nós e ligações.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: El**o**ção própria.
</line>
<line>
Por mei* do grafo, pode-se pe*cebe* que o* integrantes, além de re*pond*rem à
</line>
</par><par>
<line>
questão disponib*lizada
</line>
<line>
na rede pe*o *rofessor d* Sem*nário *nte*rado, int*ragem ent*e si,
</line>
</par><par>
<line>
buscando comp*ementações, críticas ou *uges*ões
</line>
<line>
aos demais, co*struindo conhecime*tos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sabere* d* forma a*tôno*a, crític* e refl*xiva no conví*io com o *utro. Afi*al, para que o
</line>
<line>
apren*izad* seja r*almente signifi*ativo é necess**io que haja uma mud*nça na estrutura
</line>
</par><par>
<line>
cogni*iva d* ind*víduo e não somente acréscimos de informações; logo, pode-se dizer q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
apre*dizagem *i*nificativa acontece na *nt*ração e*tre o co*hecim*n*o adqui**do e o
</line>
<line>
conheci*ento prév*o; *rocesso *e interação em *ue conceitos mais rele**nt*s e *nclusivos
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina, v. 14, *. 2, art. 5, p. *8-85, *ar./abr. 2*17 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*ivid*d* Inte*d*sc*plinar de Cunho *ecnológico na Educação B**ic*
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
intera*em com * nov* e se ancoram, in*orpor*ndo-o e a*sim*land*-o, mas também,
</line>
<line>
*od*ficando-o *m f*nção des*a ancora*em (MOR*IRA, *016).
</line>
<line>
No grafo, *s qu*drad*s *zuis são os sujeitos recebendo *ndicações, enquanto q*e as
</line>
<line>
*olinhas verme*has são os mesmos sujeitos, *bs*rve a numeração, fazen*o considerações.
</line>
<line>
Po*e-se averiguar tal *a*o pela seta in*ic*da na ligação, *st* é, os vermelho* p*ss*em u*a
</line>
<line>
**ta *e indic*ção, e*quanto que os azuis uma seta de *ec*bimento.
</line>
</par><par>
<line>
S*gu*do Castells (1999) a
</line>
<line>
n***o ** rede
</line>
<line>
*e*onstra *m c*njunt* de nó*
</line>
</par><par>
<line>
interconect**os *ue, ** ac*rdo com Recue*o (200*, p. 2*), "são os *rimeiros elementos *a
</line>
<line>
rede soc*al; [...] trata-se das *essoas envolvida* na rede q*e se *nal*sa, [...] atuam de forma a
</line>
<line>
moldar as estrutura* sociais, através da interação e d* cons*i*uição de laç*s socia*s".
</line>
<line>
Nest* emba*o, Alves (201*, *. 159), remete que "[...] a apren*izagem em rede *nfatiza
</line>
</par><par>
<line>
*rocessos colabora*ivos na medida em que permite *o grupo v*v*n*iar distin*os p*péis
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
momentos, no* quais a co*u*icação é descentr*lizada, permi*indo q*e diferentes vo*es sej*m
</line>
<line>
e*c*ta*as". A **l**oração exige au*onomia e não sub*issão; o* sujeito* s** pares, coautores
</line>
<line>
nos dife*entes processos de cria*ão e (re)*on*trução de conhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
Assim,
</line>
<line>
na tabela 1 abaixo, trazem-se *r*gmentaçõ*s em*íri*as da r*d* pa*a que, de
</line>
</par><par>
<line>
*erta forma, possa ser ent*ndi*a/int**pretada a r*al vi*ão d*s su*eitos no desen*olvimento dos
</line>
<line>
trab*l*os vinculados ao uso das tec*ologias par* qualifi*a**o da ap*endi*agem, via emersão
</line>
<line>
da *nter**sciplin***dade na poli*ecn*a. Portanto, a*resentam-se passag*ns verídicas das
</line>
<line>
interaç*es que ocorreram na *e*e a respeito dos requisit*s que os sujeito* aval*am c*mo
</line>
<line>
meca*ismos para emer*ir a interdisciplinarida** p*r *e*o das TICs na *olit***ia.
</line>
<line>
Ta*ela 1 - Esc*ituras *os suj*itos *o dec*r*er d* diá*ogo na rede.
</line>
<line>
Sujeito Escritura
</line>
</par><par>
<line>
O tra**lho rendeu bons frutos, ao **lacionar com êxito um assunto
</line>
<line>
de s um a
</line>
</par><par>
<line>
importância com ferr*m*nta *e uso massivo no dia dia a
</line>
<line>
da gra*de massa
</line>
</par><par>
<line>
Alu*o 1
</line>
<line>
jo*em, o Fa*eb**k, consc*entizan*o os *duc*ndos e
</line>
<line>
educ*do*es a usarem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
me**a com seriedade, *ostrando-lhes que, se utilizada d* maneira c*rreta,
</line>
</par><par>
<line>
pode promover aç*es su*t***áveis de grande rep*rcussão,
</line>
<line>
*nterlig*ndo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conh*ci*ento nas *ifer*ntes áreas do sa*er.
</line>
</par><par>
<line>
A introdução
</line>
<line>
de um tra*alho d*senvol*id* de*tro da *scol* em uma *ede
</line>
</par><par>
<line>
social é capa* de gerar di*e*sos bens favorávei* *os educandos e educadores.
</line>
<line>
Professor * *ive*os em um mun*o o**e a tecnologi* está em **ntato com todos, atraindo
</line>
</par><par>
<line>
c*d* *ez mais a a*enção. Com *sso,
</line>
<line>
é
</line>
<line>
de ext*e*a importância que se busque
</line>
</par><par>
<line>
trazer o es*udo e a escola para dentro *esta* redes so***is, on*e a diversão e o
</line>
<line>
lazer estarão *igado* à educação e ao desenvolvimento da i*terdisciplinaridad*
</line>
</par><par>
<line>
em deter**nado tema. Todos esse* fatores le*am *ducando
</line>
<line>
e educador
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
demonstrar mais i*t**esse e te* maior d*t**min*ção naquil* que e*tá sendo
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 2, art. 5, *. 68-**, ma*./abr. 20*7 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *edin, J. C. D. Pi**
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
*roposto *elo ensino.
</line>
<line>
Est* modo d* en*ino fez co* q*e pudésse*o*, p*r meio de re*es sociais, nos
</line>
</par><par>
<line>
comunic**, apr*nder e compartilhar ide*as * críticas c**s*rut**a* para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Alu*o 2
</line>
<line>
apr*n*izagem; é uma fantástic* forma
</line>
<line>
de en*ino *d*tada pelo *rofe*sor pois
</line>
</par><par>
<line>
dev*do aos ava*ços tecnoló*ic*s, tem se tornado
</line>
<line>
uma maneira *ais ágil
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ompatível com *o*so mundo, [...] podendo enten*er e divi**r ideias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desco*ertas. A qualificação dos trabalho*, diante as *reas d* *onhecim*nto,
</line>
</par><par>
<line>
foi *e sum* i**ortância, pois,
</line>
<line>
as*im, co*seg*imo* enriquecer *r*b*lho e o
</line>
</par><par>
<line>
adquirir mai* conhe**m*nto referente ao assunto que buscamos estudar.
</line>
</par><par>
<line>
O tra*alho reali*ado *oi
</line>
<line>
de suma impor*â*cia **ra * c*escim*nto individual e
</line>
</par><par>
<line>
Aluno 3
</line>
<line>
co*etivo, uma vez que
</line>
<line>
as tarefas pro*ostas *m sala de a*l* *i*ha* d* s*r
</line>
</par><par>
<line>
elaboradas pelo
</line>
<line>
grupo, **, ext*aclas*e, indivi*ual. Além de *romove*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inte*disciplinari*ade tanto para com profes*ores qua*to alu*os, os
</line>
<line>
trabalhos
</line>
</par><par>
<line>
no* deu
</line>
<line>
visão e ba*e regu*a* para u*ufr***mos deste
</line>
<line>
conh*cimento for* da
</line>
</par><par>
<line>
escola, c*mo, por exemplo,
</line>
<line>
no Ens*no Super*or. [...] os res*ltados foram
</line>
</par><par>
<line>
sati*fatórios e enriquecera* a ap*endizagem
</line>
<line>
de *uem p*omoveu e d* qu*m
</line>
</par><par>
<line>
a*xi*iou. A ideia de usar as redes s*ciais c*mo forma de *lastrar *s trabalhos
</line>
<line>
*oi muito cri*tiva, já que a Internet é * meio mais usado *ara a *roliferaç*o de
</line>
<line>
informaç*es, e, al*m dis*o, prende no**a aten*ão muito ma*s que qua*qu**
</line>
<line>
outro m*todo.
</line>
<line>
Fon*e: Elabora*ão própria.
</line>
<line>
Os fr**mentos acima relata* *e forma singela a necessidade de *s pro*essore*
</line>
</par><par>
<line>
usufruí*em meca*is**s tecn*lógicos
</line>
<line>
como *p*ra*os **dáticos, pois auxilia* de *orma
</line>
</par><par>
<line>
pos*tiva e ex*cerbada o* processo* de ensino e aprendizagem. Assim, a escola qu* preza po*
</line>
</par><par>
<line>
*ualidade na
</line>
<line>
apren*iz*gem, de cert* forma, te*á que in*egra* as TICs
</line>
<line>
de modo e*ici**te
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*íti*o, s*m per**r de
</line>
<line>
vista os ideais hu**nistas da modernidade, *ostrando-*e cap**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*ocar as **cno*ogias a serviço do sujeito ** educação (BELLON*, 199*).
</line>
<line>
Por *im, d*staca-se que os professores precisa* desenvolv** competênci*s e
</line>
<line>
hab**id*de* **ra utiliza* as t*cnologias de manei*a * emergir a interdisc**lin*rida**, pois t*da
</line>
</par><par>
<line>
a con*u*a e a habilidade estão centr**as n*
</line>
<line>
capacidade de motivação, interess* * ap*io *os
</line>
</par><par>
</page><line>
est*dant*s, *em **mo na prep*ra*ão d* ambie*te * na organi*a*ão de m*teri*is. Portanto, os
</line>
<line>
**unos deix*m de ser rec*ptores de i*formações e p*ssam a s*r construtore* e s*cia*izadores
</line>
<line>
de conhecime*to (ANDRADE; V**ARI, 2011).
</line>
<line>
5 CONS***RAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Trab*lhar de f*rma prazerosa **ra qualif*c*r *s *rocess*s *e ensin* e *prend*zage*,
</line>
<line>
tornando os conte*dos **entíf*cos mecanism*s para a construção social e cu*tural do
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 2, art. 5, p. 68-85, mar./abr. *017 www4.**anet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*ividade I*ter*iscipl*nar de Cunho T*cno*ógic* *a *ducação *ási*a
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
e*ucando, é um gra*de desafio, mas, com o passar
</line>
<line>
do *emp* e por *eio da f*rmação
</line>
</par><par>
<line>
continu*da do prof*ssor, d*ve ser supe*ado
</line>
<line>
diaria**nt*. A*sim, a*ordar art*f*tos
</line>
</par><par>
<line>
*ecno*ógicos
</line>
<line>
q*e *xtrav*sam *s paredes da sala
</line>
<line>
de aul* e que pod*m, concomitantemen*e,
</line>
</par><par>
<line>
express*r*m-se por meio de di**ren*es l*nguagens,
</line>
<line>
t*m se *ornad* uma forma ímpar e
</line>
<line>
*nica
</line>
</par><par>
<line>
de o professor alcançar se*s objetivos em sal*
</line>
<line>
de aula, a fim de construir um ambiente de
</line>
</par><par>
<line>
aprendiz*gem r*gado no *aber e na inte*aç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Este desenho se de*dobra *as relações que se esta**lece* entre os sujeit*s que
</line>
</par><par>
<line>
vivencia* e*tes fat*s,
</line>
<line>
pois existem inú*era* trocas de experiê*cias e s*beres, discutições
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
situações de c*nflitos, além ** *riação de *éto*os simultân*os à aprendizagem po* m**o de
</line>
<line>
crí*icas, s**estões e *preciaçõ*s na r**e. Ne*te viés, o d*se**olvimento da ativida*e rel*tada
</line>
<line>
neste artigo opo*tunizou *eflexõ*s e a*rendizagens signif**at*vas tanto para os professores
</line>
<line>
quanto para os estudantes, sensibi*izando-os por m*io do convívio com o out*o.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta esf*ra, relata-se que *sse* av*nços vêm ao e*contro dos objetivos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem aberta e *ermitem o desenvolvimento de açõe* *ducacionais a **rti* *e
</line>
</par><par>
<line>
c*ncepçõ*s mais \construti*is*as\ do **oc*sso de apre*dizagem ** suje*tos *d*l*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ut*nomos. *ss*m,
</line>
<line>
*ntend*-se que a atividade desenvolvida n*s redes soci*is foi d* suma
</line>
</par><par>
<line>
import*ncia aos s*jeitos participantes, pois s* de*tacou a intera*ão p*ra u*a *du**ção de
</line>
<line>
qu*li*ade, de coo*eração * comprom*timento com o *oletivo, *orporif*c*ndo o conheci*ento
</line>
<line>
como rede, d* manei** descentra*izada e *nventiva.
</line>
<line>
Destarte, entend*-s* q*e o uso d*s tecnolo*ias como mecanismo* *ar* a asso*ia*ã*
</line>
</par><par>
<line>
das áreas do
</line>
<line>
conh*ci*ento e * *mers*o d* interd*sciplinari*ade **s trabalhos desen*olvidos
</line>
</par><par>
<line>
na di*cipl*na d* *eminário In*egrado f*i *mp*rtantís*im* p*ra a pro*iferaçã* dos sab*res *os
</line>
<line>
proc*ssos de ensino e aprendizagem. Do m*smo *odo, entend*-se qu* a i*t*rdisci*l*na*idad*
</line>
</par><par>
<line>
é o nív*l
</line>
<line>
intermediário na hierarquia onde se busca a cooperação en*r*
</line>
<line>
as mai* variada*
</line>
</par><par>
<line>
disciplina* para o al*ance do objetivo comum; moment* *m que a c*operaç*o das disci***n*s
</line>
<line>
provo*a intercâmb*os rea*s, revelando re*iprocida*e e interatividade na* relações
</line>
<line>
*s*abelecidas.
</line>
<line>
Desta forma, c*nsidera-se *ue os *rocessos da ensinagem tê* sua i*ópi* a p*rtir das
</line>
</par><par>
<line>
relações que se estabelecem entr* os sujei**s, e*pecificamente
</line>
<line>
v*a util*zação das T*Cs,
</line>
</par><par>
<line>
exp*e*sando-se como equip*ment*s coleti*os de *onh*cimento e
</line>
<line>
prop**açã* do *abe*.
</line>
</par><par>
<line>
Entre*anto, *ss* ide*a de i*serção de tecnologia* *o trabalho docente pr*cisa e*tar
</line>
<line>
f*ndamentad* * embasad* nos *b**tivo* do profes*o*; a**nal, es*a ins**ção *rec*sa ir além do
</line>
</par><par>
<line>
simp*es fato te*nológi*o,
</line>
<line>
*erpass*ndo *o estáti*o *ara
</line>
<line>
interat**o; do autom*t*sm* par*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. *, p. *8-8*, ma*./abr. 20*7
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. Be*in, J. C. D. Pi*o
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
esté*ica; do autor p*ra au*or*a coletiva; do cli*hê para a semiose i**mit*da na criação
</line>
<line>
colaborativa.
</line>
<line>
*or **m, res*alta-se que as redes socia*s, po* *ntermédio da ativ*dade desenvolvi*a no
</line>
<line>
Facebook, p*dem ser pen*adas a *artir ** paradigm*s multiplicado*es e* abordage*s
</line>
</par><par>
<line>
in**rdi**iplinares nas rel*ções en*re c*nhecime*to cie*t*fico e s****
</line>
<line>
popular, perfa*endo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*etiv*d*de cons**tuída *m ativid*des baseadas na cooperação e colaboração. *o mesmo
</line>
</par><par>
<line>
*odo, *ve**g*ou-se o desencadear *e *ções que
</line>
<line>
permitiram a articulação e a
</line>
<line>
troca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
concepções entre os prof*ssor*s * o* estuda**e*, amplian*o a*eq*a*a*ente as com*etências e
</line>
<line>
habilidades em se trabalhar com TICs à *uz da in*e*disciplinaridade na po*itecnia.
</line>
<line>
REFE*ÊNC**S
</line>
</par><par>
<line>
*LBERTI, E. R. P*lít*ca
</line>
<line>
de formaçã* *e
</line>
<line>
pro*e*sores mediada
</line>
<line>
pe**s *e*nolo*ias de
</line>
</par><par>
<line>
informação * comun*cação: anális* do p*ograma e*pecial *e capacita*ão para *ocência
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
estado do Paraná. 2006. 148f. Di*sert*ção. UFPR, Curi*i**, 2008. D*sponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
http://*ww.dominiopu*lico.gov.br/pesquisa/Deta*heO*raForm.do?select_*cti*n=&c*_obra=1
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</par><par>
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Educaçã*, am*ie*tes virtuais interati*ida*e. In: S*LVA, Mar*o *
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(Org.). Educação online: teori*s, prátic*s, l*gisl*ç*o, formação corp*rativa. 3. e*. São Paulo:
</line>
<line>
Ed. Lo*ola, 2*11. p. 210.
</line>
</par><par>
<line>
ALVES, L. Apren*izagem em rede * formação do*ente:
</line>
<line>
tr*lhando
</line>
<line>
caminhos *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
au*onom*a, a colab*ra*ão e a *ooperação. In: ***GA, I. P. A.; D\ÁVIL*, C. (Org.).
</line>
<line>
P*ocessã* docente: no*os sentidos, novas pe*spec*ivas. *. *d. Campina*, SP: Pa*irus, 2010.
</line>
<line>
p. 159.
</line>
</par><par>
<line>
ANDRADE, A. *.; VIC*RI, R. M. Cons*r*indo
</line>
<line>
u* amb*e*te *e apre*dizagem a distân*i*
</line>
</par><par>
<line>
inspirado na conc*pção s*ciointeracionista de V*got*ky. In: SILV*, M. (Org.). E*ucação
</line>
<line>
*nline: teor*as, prátic*s, legisla*ão, formação c*rporativa. 3. ed. São Paulo: Ed. L*yola, 201*.
</line>
<line>
p. 2*9-260-261.
</line>
<line>
AUSU*EL, D. P. Psicolog*a educativa: um punto de vista cognoscitivo. Méxi*o: Trillas,
</line>
<line>
1978.
</line>
</par><par>
<line>
BELLONI, M. L. T*cnologia e formação de pr*fessores: Rumo a
</line>
<line>
uma pedag*gia pós-
</line>
</par><par>
<line>
modern*?.E*ucação e Soc*e**de, Campinas, v. 19, n.
</line>
<line>
65, de*. 1998. Dis*onível em:
</line>
</par><par>
<line>
<http://ww*.s*iel*.*r/scielo.*hp?s*ript=sci_*rttext&pid=S010173*01998000400*05&*ng=e*
</line>
<line>
&*rm=i*o> *c*s** *m: 15 dez. 2016.
</line>
<line>
B**GATTI, *. P.; *VERETT, M. G.; FREE*AN, L. C. UC*NET 6 *or Windows:
</line>
<line>
*o*tw**e *or social *etwork an*l*s*s. Har*ard: A*al*tic Te*hnolog*es, 20**.
</line>
<line>
CAL*O, V. C. N. Argumentaçã* *o *is**rso sobre a p*át*ca d**en** no ambiente dos *rtigos
</line>
</par><par>
<line>
multi*í*ia. *006. 1*2f. *iss*rtação. Univers*dade *stáci* d* S*, RJ, *006. Disponí*el
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, a*t. 5, p. *8-85, mar./abr. 201* www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Atividade I*terdi*ciplina* de *unho Tecnológico na Ed*ca*ão Básica
</line>
<line>
83
</line>
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