<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 1*, p. 236-253, mai./jun. 2017
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.3.13
</line>
</par><par>
<line>
Educação Permanente e as C*nferên*ias Regionais de Envelheciment* n* América L*ti*a e
</line>
<line>
Car**e
</line>
<line>
Permanent Ed**ation and Th* Regional Ag*ng Co*f*rences in *atin America **d Car*bbean
</line>
</par><par>
<line>
Cas*and*a Mari* B*stos Fr*nco
</line>
<line>
Doutorado em Pol*ti*as Públicas Uni***sidade Fe*eral do Piauí
</line>
<line>
Me*tre em Pol*ticas Públi*as pela Universi*ad* Federal do Piau*
</line>
<line>
Professo*a d* Institu** Camill* Fi*ho
</line>
<line>
E-mail: cas*a**ra.franc*@hotmail.com
</line>
<line>
Mari* d* Rosário d* Fatima e Sil*a
</line>
<line>
Doutora em Servi*o So*ial pela Pont*fíc*a U*iver*idade Cat*li*a *e São Paul*
</line>
<line>
Pro*essora da Univ*rsidade Federal do Piauí
</line>
<line>
E-mail: *osafat@uol.com.b*
</line>
</par><par>
<line>
E*d*r*ço: *assa*dra **ria Bastos Franc*
</line>
<line>
E*itor *ientífico: *onny Ker**y *e Alencar Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Ins*ituto *a*illo Filh* - *v*nid* Jóquei C*ub, 1523,
</line>
</par><par>
<line>
Jóq**i Club, CE*: 64049-2*0, Teresin*/PI, Br*sil.
</line>
<line>
Artig* recebid* em 12/0*/2017. Últi**
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Maria do *osá*i* de Fatima e Silva
</line>
<line>
rec*b*da em 04/*4/2017. A**ovado *m 05/04/2017.
</line>
</par><par>
<line>
Universid*de Fed**al do Piauí, Bairro Ininga, *EP:
</line>
</par><par>
</page><line>
64.049-*50, Teresina/ Piauí, Brasil.
</line>
<line>
*valia*o *elo siste*a Triple R*vie*: D*sk R*view a)
</line>
<line>
pelo Ed*tor-Chefe; e b) Double Bl*nd Review
</line>
<line>
(*val*a*ão ceg* por dois avaliadore* da área).
</line>
<line>
Rev*sã*: *ramati*al, Nor*ativa * d* Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação Pe*man*nte e as Conferê*cias Regionais d* E**el*ecimento *a América La*ina * Caribe
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
As con*erências internacionais de *nv*lh*cimento estão
</line>
<line>
colocando em d*bate o *ume*to
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
longevidade humana, c*nsiderada *omo *onquista *ue fomenta desafios a serem en*rentados
</line>
</par><par>
<line>
**los
</line>
<line>
gestores e pela sociedade *i**l. E*te traba**o an*li*a ** document*s das t*ês
</line>
</par><par>
<line>
Confe*ências Regi*n*is Inte*governamentais de envel*e*i*ento da Amér*ca Latina e do
</line>
<line>
Ca*i**, q*e **onteceram no *hile (2003), no Brasi* (20*7) e em *osta Ric* (2012). O est*do,
</line>
</par><par>
<line>
resu*tante
</line>
<line>
de análises bibliográficas e do**mentais proven*entes do
</line>
<line>
doutorado em Pol*t*cas
</line>
</par><par>
<line>
Públ*cas pela U*i*e*sidade Federal do Piauí (UFPI), e* andamen*o, *bjetiva analisar co*o
</line>
<line>
vem se*d* recomendado o acesso à ed*caç*o permanen*e n*s três conf*rências e c*mo essa*
</line>
<line>
p*de* *sta* i*t**ligada* com * P**íti*a de *n*elhe*imen*o Ativo da O*g**ização *undia* de
</line>
<line>
Saúd* (*M*). Como metod*logia, a partir da análise *e documentos da CEPAL e das
</line>
<line>
bibliog*afias internacional e naci*nal sobre essa área temática no ce*ário e*eito como objeto
</line>
</par><par>
<line>
de es*udo, const*uím*s três *i*os te*áticos: em torno das
</line>
<line>
con**rên*ias, do enve*hecimento
</line>
</par><par>
<line>
at*vo e da educação permanente. Os resulta**s apontaram a impo*tância de as conferê*cias
</line>
<line>
r*fletirem as parti*ularidades das nações latino *merica*as e *aribenha, e suas recome*dações
</line>
</par><par>
<line>
*essaltam o *cesso dos i*osos * educ*ção pe*manente como uma
</line>
<line>
vi a
</line>
<line>
de *iminuição das
</line>
</par><par>
<line>
desi*ua*dades sociai*. Concluímos que a edu*ação perman*nte, para além d*s recomendaçõ*s
</line>
<line>
das conferências * *o proposto na *olítica do En*elhecimento Ativo, ne*e*sita s*r *nunciada
</line>
<line>
em vários es*aços da so*iedade, por ser pro*uls*r* *e melhorias das *ondiç*es de vivê*cia na
</line>
<line>
v*lhice, que deve ser alme*ad* c*mo a*iva e cida*ã.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: *nv*lhec*mento ativo. *on*erên*ias Regi*na*s Intergoverna**ntais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**velhecimento. *d*cação perm*nen*e.
</line>
</par><par>
<line>
A**TRACT
</line>
</par><par>
<line>
The intern*t*onal conferences of agin* are putting *n debate the i*crease o* human long*vi*y,
</line>
<line>
co*sider*d as an achiev*ment t*at fosters challen*es to *e f*ced *y managers a*d civil
</line>
</par><par>
<line>
*ocie*y. *his paper an*l*ze* t*e
</line>
<line>
doc*ments of t*e three Re*ional I*tergover*mental
</line>
</par><par>
<line>
Conferences
</line>
<line>
on *ging in Lat*n Americ* and Caribbean, which ha**ened
</line>
<line>
in Chil* (2003),
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il (2007) and Costa Rica (2012). This stud* results fr*m bibl**gr*phical and doc*mentar*
</line>
<line>
**alyze* coming f*om the PhD in Publi* Poli*i*s by the *e*er*l Un*vers*t* of Piauí (UFPI),
</line>
</par><par>
<line>
in progress. In addi*ion, it aims to a**lyze how access t* permanent
</line>
<line>
e*uca*ion is **i*g
</line>
</par><par>
<line>
recommen*ed in the
</line>
<line>
t*ree
</line>
<line>
conference*
</line>
<line>
an*
</line>
<line>
how these
</line>
<line>
can be linked to t*e Ac*ive Agi*g
</line>
</par><par>
<line>
Policy of t*e World Hea**h Organ*zation (W*O). As a m*thodology, based on the analysi* of
</line>
<line>
ECL** documents a*d inte*n***o*a* and n*t*onal b*bliographi*s on *hi* *hematic ar*a in the
</line>
</par><par>
<line>
scenario chosen as obje*t o* st*dy, we
</line>
<line>
have built three themat*c axes aroun* conferences,
</line>
</par><par>
<line>
active a*i*g a*d li*elong educ*ti*n. Th* r**ults pointed o*t *he importance of the *onferences
</line>
</par><par>
<line>
to refle*t t*e *articu*ari*ies
</line>
<line>
of the **ti* A*erican
</line>
<line>
and *a*ibbean nations. Th*ir
</line>
</par><par>
<line>
r*****endati*ns emphasize the acces*
</line>
<line>
of the elderly to
</line>
<line>
permanent
</line>
<line>
education ** a way
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
red**i*g socia* inequal*ti*s. We *o**lude t*a* the per**nent
</line>
<line>
educa*ion beyond the
</line>
</par><par>
</page><line>
recomm*ndations o* *he *o*fer*nces and the one pr*posed in t*e Act*ve Aging Pol**y needs
</line>
<line>
to be *nnounced in *arious spa*es o* so*i*ty *or being a prope**e* of improvemen*s ** living
</line>
<line>
*ondi*ion* in old a*e, whi** s*ould be sou**t as an **tive and citizen.
</line>
<line>
Key *ords: Ac*iv* aging. Reg*onal Intergove*nmental Co*ferences on *g*ng. *erm*nent
</line>
<line>
edu*atio*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres**a **, v. 14, n. 3, a*t. 13, p. 236-253, mai./ju*. 2017 w*w4.f*anet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. B. F**nco, M. *. F. Silva
</line>
<line>
238
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A t*ansição demog*á*ica *enot* * aumento da *xpect**iva d* *ida do id*s*, se*a *m
</line>
</par><par>
<line>
países desenvolvi*os ou em países em **s*nvol*im*nto, *at* que tem
</line>
<line>
dest*na*o à *amíli*,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
so***dade e ao* setores pú*lic*s e privados desafios serem a
</line>
<line>
enfrentados em ní*eis m*cro e
</line>
</par><par>
<line>
macroestrutural. Sobre * aumento da expectati*a de vida, há a previsão, *ara 2050,
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
surpreendent* nú**ro de
</line>
<line>
pe*s*as na A*érica L*tina e no *ar*b*. A *rese*ça de ido*os d*
</line>
</par><par>
<line>
i*ade e*evada faz foment*r desafios em d*vers** seto**s, *ntr* *sses, de*t*camos o *etor
</line>
<line>
educação pa*a p*sso*s i*osas.
</line>
<line>
*ra*emos, neste estudo, como referênc*a de **á*ise, as proposiç*e* sobre
</line>
<line>
env**hecimento resul*antes de dis*ussões e inform**ões sob*e o *a*adig*a do env*lh*c*mento
</line>
<line>
a*ivo, as ações de edu*ação pe**anente ** camp* das UNATIs *e*erencia*as nas três
</line>
<line>
*onferênc*as *egionais *ntergov*rnam*n*a*s de Enve*hecimento *a Amé*ica Latina e do
</line>
<line>
Caribe, realiza*as sob coord*na*ão d* CEP*L nos anos *e 2003,*007 e *012
</line>
<line>
Vários fatores interferem na v*v*ncia da velhi*e, entre eles a edu*ação, a **siçã*
</line>
</par><par>
<line>
social,
</line>
<line>
os laços *e am*zades, *
</line>
<line>
*ieta, o estilo de
</line>
<line>
vi*a, a p*ática o* *ão
</line>
<line>
da ativid*de física.
</line>
</par><par>
<line>
D*pendendo como *s*es fatores s*o vi*e**iados pe*o indivíduo duran*e o curso de *ua vi*a, o
</line>
</par><par>
<line>
*nve*hecimento po*e se* *ara*terizado como e*velhec*ment*
</line>
<line>
norma* o* *atológico. Tendo
</line>
</par><par>
<line>
por referência as conquis*as cientí*icas que *roje*am maior t*m*o de *ida para o *er huma*o
</line>
</par><par>
<line>
e* todo * *lan*ta, é necessá*io qu* se**m pens*d*s soluçõe*
</line>
<line>
co*etivas que
</line>
<line>
englobem as
</line>
</par><par>
<line>
necessidades do envel**c*mento hum*n*. É imp*rtante considerar * velhice como *m dir*i*o
</line>
</par><par>
<line>
qu* *e *rocessa na soci**ad*,
</line>
<line>
compreen**n*o a
</line>
<line>
*e*eregone*dad* s*cia* que c*rca esta *tapa
</line>
</par><par>
<line>
d* existência humana, a q*al demanda ser*iços e Po*íticas Públi*as adequa*as às
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssidad** desse segmento *oci*l.
</line>
</par><par>
<line>
Quando co*textualizamos a* Políticas P*blica* *omo respostas às demandas do
</line>
<line>
contingente de idosos, dep**amo-n*s co* a ga*antia dos direitos do homem, q*e vão d*sde o
</line>
<line>
direito à vida até o de sentir-se *em n* co*viv*nci* com os ou*ros, sem o sentime**o de s**
</line>
<line>
*stigma*izado por ser **a p*ssoa idosa.
</line>
</par><par>
<line>
E* nível inter*acional, encont*amos recomenda*ões para a v*vênc*a da
</line>
<line>
velhice de
</line>
</par><par>
<line>
*orma dign* e at*va em vários *ocumentos. *m nossa análise, *razemos
</line>
<line>
*s do*umentos das
</line>
</par><par>
<line>
três Con*erênci*s I**er*aciona*s R*gionais sobr* env*lhecimento
</line>
<line>
na Amér**a Latina e no
</line>
</par><par>
<line>
Caribe, r*al*zadas pela Comissão Eco*ômica *ara a Amé*ic* Latina (CEPAL)
</line>
<line>
n*s
</line>
<line>
a*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
2003, 2007 e 2012, e a Política *o Enve*hec*m*nto A**vo da O*g*ni*ação Mundia* *e Saúde
</line>
<line>
(OMS) (2005). Essas *on*erências seguem as pr*p*stas da Segunda Assem**e*a *undial de
</line>
<line>
**v. FSA, T*resina, v. 14, n.3, a*t. 1*, p. 236-253, *ai./jun. 2017 *ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação Permanente e as Conferênc*as *egio*ais de *n*elhecim*nt* na América Latina * Caribe
</line>
<line>
**9
</line>
</par><par>
<line>
Envelheciment*
</line>
<line>
(M*drid,
</line>
<line>
2*02),
</line>
<line>
planejada
</line>
<line>
*elo
</line>
<line>
Grupo
</line>
<line>
I*terin*titucio*al
</line>
<line>
sobre
</line>
</par><par>
<line>
Envelhec*men*o (*IE), *nstalado em *0*2 e integ*ada ao Programa sobre *nvelhecimento das
</line>
<line>
Naçõ*s U*ida*, do *undo Popul*cional da* Naçõ*s Unidas (UNFPA), da Orga*iza*ão
</line>
<line>
Internacional d* Tr*balho (OIT), *a O*ganização Panamericana d* Saúde (*PS), do Banco
</line>
<line>
Mundial e da própria CEP*L. Todas essas i*s*it*ições têm compro*is*os relaci*na*os direta
</line>
</par><par>
<line>
e ind*reta**n** com as melhorias das condiç*es de vidas
</line>
<line>
das p*ssoas idosas. A CEPAL
</line>
</par><par>
<line>
organizou * pu*licou os
</line>
<line>
*ocumentos resultantes das três *onferê*cia* já real**ada* até o ano
</line>
</par><par>
<line>
*e *012.
</line>
</par><par>
<line>
Obj*ti*amo*, com este es*udo, ana*i*ar *m qu* aspectos as três *onferências re*lizadas
</line>
<line>
anunciam a educaç*o *erm*nente c*mo e*paço *e interv*nção sob*e *s questões que cercam o
</line>
<line>
processo *e e*v*lhe*imento, além de r*fletir como e*se* e*en*os p*dem **ta* interlig*dos
</line>
<line>
*om a Política de Env*lhecimento Ativo da OMS. **mo metodo*ogia de estudo, *roc***mos
</line>
<line>
a aná*is* de documentos da CE*AL e da b*bliografi* int*rna*io*al e nac*onal *obre esse tema.
</line>
</par><par>
<line>
No c*nário eleito
</line>
<line>
como ob*eto de e*tudo, c*nstruímos três
</line>
<line>
eixos *emáticos: a produção
</line>
</par><par>
<line>
resulta*te
</line>
<line>
das con*erências regiona*s intergover*ame*tai*, o en*elhecimen** ativo e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
educa*ão permanente.
</line>
<line>
As reflex*es aqui pos**s bu*cam apre*nder a real*da*e latin*-americ*na e Caribenha
</line>
<line>
acerc* do envelhecime*to, a pa*t** do *ont*údo a**rdado pelas Conf*rên**as mencionadas, e
</line>
<line>
as recomendações de*ses eventos sobre o *cesso dos id*sos às açõe* de educação p*r*anente,
</line>
<line>
co*o pro**lsora *e *ivênc*as de trocas de experiên*i*s ****eros*s ao longo da vida.
</line>
<line>
2 R*FERENC*AL *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 As Confer*ncia* R*gionais Intergovername*ta*s de Enve*he**men*o na América
</line>
<line>
Latina e Car*be
</line>
<line>
Ao *o*go dos anos de 2003, 200* e 2012, *m nív*l internaci*n*l, a**ntec*ram *rês
</line>
</par><par>
<line>
conferências regionais intergov*rnam*ntais sobre e*velhe*imento
</line>
<line>
na Amér**a L*tina e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Carib*. Elas foram idea*izadas, objetivando
</line>
<line>
concre*izar **ões propostas
</line>
<line>
na Assembleia
</line>
</par><par>
<line>
*u*dia* de Mad*id. Neste sentido, buscou-*e adaptar-*e a
</line>
<line>
proposta de Madr** ao context*
</line>
</par><par>
<line>
desigual em que se encontram a Améric* Latina e o Caribe, bem como a*aptar a
</line>
<line>
estratégia
</line>
</par><par>
</page><line>
regi*nal de implementação p*ra a Am*rica Latina e * C*r***, do P*ano *e Ação In*ernacional
</line>
<line>
de Madrid de 2002 sobre o envelhecime*to. *ais eventos [...] reafirmam *s c*mpromissos dos
</line>
<line>
governantes **s naçõe* ** *e*ião em *o*no d* concretizaç** de uma soc*edade p*ra toda* as
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresin* PI, v. 14, n. 3, art. 13, p. 236-253, m*i./jun. 2*17 *ww4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. B. *ranco, *. R. F. Silva
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
ida*es" (SILVA, 2016, p. 220). Participaram dess*s con*erên*ias de*ega*ões dos gove*nos da
</line>
<line>
Am*ri*a Latina e do Caribe, e*pecialistas de organiza*ões **ternaciona*s e p*rson*li*a*e* do
</line>
<line>
m*n*o acadêmico. A* discussões e **mprom*sso* *irmados nes*es evento* visaram constr*ir
</line>
<line>
uma e*traté*ia regional de implementaç*o **ra Améric* Latin* e o Carib* do Pl*n* de Ação
</line>
<line>
Internacional de Mad*id ** *002 sobre envelheci*ento.
</line>
</par><par>
<line>
Tendo por refer*n*ia as des*gualda*es soc*a**, ec*nômicas * sociai* existentes
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
Amér*** Latina * no Caribe, a presenç* de espaç*s que fomentem c*mprom*s**s entre
</line>
<line>
governan*es e so*i*dade civil, a exe*plo da p*imeira co*ferência, auxilia* na construção de
</line>
<line>
sociedade* mais democráticas e solidá*ias. Esses compr*missos *icaram *egi*trados em form*
</line>
<line>
de do*u*ento, int*tulado Estrategia Re*i*nal de i*plem*nt*ción para Améric* Latina y el
</line>
<line>
Caribe d*l plan *e acción *nt*rnacional sobre el env*jecimen*o. O do*u*ento apr*senta *rês
</line>
<line>
*reas prioritárias: las *e*so*as de edad *essa*ollo; e* fomento de la salud y el bi*ne*tar em la
</line>
<line>
vej*z; *reac*on de um *nt*o o p*óprio e favorable.
</line>
</par><par>
<line>
E* Santiago do Chile, *o período de 19 * 21 de novembro de
</line>
<line>
*003, aconteceu * I
</line>
</par><par>
<line>
*onferência Reg*onal Interg*ver*amental de *nvel**cimento na América Latin* e no Caribe,
</line>
<line>
*m resp**ta à n*cessidade de p*opostas de imp*ementação das recomendações de M*drid. De
</line>
<line>
acordo c*m a Estrategia Regional de implementación pa** Amé**ca Latina y el Caribe de*
</line>
<line>
Pl** de Ac*ión internacional de Madrid sobre el envejecimiento" - (2005, p. 453):
</line>
<line>
Em la *st*a*egi* Regional se pl*n*ean metas, *bje*ivos e recomendaciones para la
</line>
<line>
ac*ion em favor de las personas ma*ores e* c*d* la ación em *av*r áreas
</line>
<line>
prioritári*s acordadas ** Madrid, r*p*esenta um m*rco d* *eferências regiona* q*e
</line>
<line>
los países deben adapta* a su* realidades nacionales co* el fi* de resp*nder
</line>
<line>
ef*cazmente a las necessidades e interesses de las personas de edad
</line>
<line>
avan*ada,propiciando la *reació* de *ondic*o**s q*e fa*orean um envejecimento
</line>
<line>
individu*l e co*etivo cons*gur*de * d*gnidade.
</line>
<line>
A área prioritária "p*sso*s *e i*ade e **se*volvimento" t*m, por **ta gera*, criar as
</line>
</par><par>
<line>
*on*ições *e seguridade econômic*, d* *articipação soc*al e *e educação *ue propiciem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
satisfaçã* da* ne*essidades básicas das *essoas id*sas e sua in*lusão na sociedade. Segundo o
</line>
<line>
re*erid* docum*nto (*005, p. 453), os ob**tivos sã* rel*cionados à pro*oção de habilid*des e
</line>
<line>
ao acess* à educa*ão ao lon** da vida:
</line>
<line>
Cr*ar condiciones adec*adas *ar* a*ticu*ar *a plen participac*ón de la* *erso*as
</line>
<line>
mayi**s enla sociedad*,co* el f*n d* favo*ece* su h*bilitaci*n co*o grupo social *
</line>
</par><par>
<line>
for*alecer el ejer*ic*o de uma cidadan*a activa. P*omover la igu*l*ad
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
oportuni*ades y el acesso a la *ducac*ón a lo largo de t*da a vida.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na, v. 14, n.*, art. 1*, *. 236-253, mai./*un. 20*7
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*duc*ção Permanente e as C*n*erê*cia* *egio*ai* de E*velhecime*to n* Améri** Latin* e Caribe
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
* promo*ão da *g**ldade na América ***ina e *o Caribe i**ulsionou a *ealização das
</line>
</par><par>
<line>
conf*rênci*s r*g*onais i*t**governam*ntais de e*velhecime*to. Huechuan (2009,
</line>
<line>
p. 20)
</line>
</par><par>
<line>
anuncia *uas ca*acteríst**as do f*nô*eno do envelhecime*to na *méri*a Latina que
</line>
<line>
d*sp*rtam grande preoc*pação:
</line>
<line>
a) el envejec**ento há sido más ráp*do que el *egist*ado histo*icamente em los
</line>
<line>
*aíses desarrol**los;b) el enveje*imen*o ** da u* c*n**xto *arc***izado por uma alt*
</line>
<line>
incidência de pobreza,u** persistente de*igualdad,um e*casso des*rrollo
</line>
</par><par>
<line>
*nstitucion*l,uma baja cobertura y cal*dad de los sis**mas de protección soci*l y
</line>
</par><par>
<line>
uma sobrecarga da inst*tuc**n famil*ar.
</line>
</par><par>
<line>
Nas análises sobr* as realidades latino-am*ricanas de desi*ual*ades so*iais, sobressai
</line>
</par><par>
<line>
* e**gência de
</line>
<line>
qu* sejam implementadas *olíticas Públicas orientadas para atingir maio*
</line>
</par><par>
<line>
i*ualdade entre a* populações, s**r*tu*o, con**derando as necessida*es *as
</line>
<line>
pessoas que
</line>
</par><par>
<line>
envelhecem, *ujo c*ntinente te* se ampl*a*o nas últimas décadas, e em dife*en*es condições.
</line>
<line>
* es*e *espeito S*lva e Yaszbek **irmam:
</line>
<line>
* *o*ulação tem en*elhecido de maneira hete*o*êne*. Em alg**s países, esse
</line>
<line>
processo encontr*-se m*is ava*çado *o que e* *u*ros. Isso requer dos países latino-
</line>
<line>
amer*c*nos um esf*rço ma*o* no redim*n*ionament* da agenda pú*lica de pr*teção
</line>
<line>
soc*al. (SILVA; YASBEK , 2014, p. *05).
</line>
<line>
N** **stante a* várias forma* de e*ve*hecer, homogêneas ou h*terog**eas, os direitos
</line>
<line>
pertinentes * pessoa idosa são comuns a **dos os i*osos. É o **e *p*nta o artigo 2* do
</line>
<line>
Estat*to do I*o*o d* B*asil: "O id**o tem direito à e*uc*ção, cult*ra, esporte, lazer, diversão,
</line>
</par><par>
<line>
es*etá*ulos,
</line>
<line>
p*o*ut*s e serviços que r*s*eitem sua p*culiar
</line>
<line>
condi**o de ida*e. " (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
***3) Sobre a rela*ã* *ong**ida*e versus educaçã*, Ca*hioni e Palm* (2006, p. 1457)
</line>
<line>
def*ndem que "[...] a educação deve, po**, adapta*-s* con*ta*temente às transformações d*
</line>
<line>
sociedade, sem deixar de transmi*i* as aquisi*ões e os sab*res básicos, fr*tos da exper**ncia
</line>
<line>
humana". As a*toras destacam, a*nd*, que "[...] o *ontexto social tem mudado, os m*t*dos de
</line>
<line>
pesquisa têm evoluído e as oport*nidad*s para continu*r **rendendo dura*te * velhi** i*ão
</line>
<line>
aument*r" (CACHIO*I; PALMA, 200*, p. 1457).
</line>
</par><par>
<line>
A **uca*ã* permanente,
</line>
<line>
c*mum*nt* utilizada em
</line>
<line>
progr**as
</line>
<line>
pedagógicos da*
</line>
</par><par>
</page><line>
UNATIs permite a *articipação *ntegra* do* idosos, ao pr*porc*onar políticas e *ro*ramas de
</line>
<line>
educação e treiname*to que d*fendem a aprendizagem permanente de homens e *e m*lh*res.
</line>
<line>
No Ensino Superior, no Brasil, há program*s de extens*o denom**ados universidades abert*s,
</line>
<line>
o*de a troca de ex*e*iênc*as * valoriza*a e o con*iver com os co*t*údos acon**cem d* forma
</line>
<line>
praz*rosa. A univ*r*idade *ber*a para a terceira *dade: [...] "permi*e a particip*ção *ntegral
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 13, p. *36-2*3, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. B. F*anco, M. R. F. S*l*a
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
dos *d*sos, ao pr*piciar polít*cas e progr**as de edu*a*ão e t*einamentos q*e defendem a
</line>
<line>
a*rendiza*em permanente de homens e mu*heres conforme el*s en*el*ecem" (GONTIJO,
</line>
<line>
2005, p. 5*).
</line>
</par><par>
<line>
A parti* da *is*o d* Cachioni (2003, p. 37), entendemo* c*nc*ito o
</line>
<line>
de e*ucação
</line>
</par><par>
<line>
permanente com* "[...] pro*ess* c*ntínuo e sem d*ta *erta par* aconte**r na vida *a* pessoas,
</line>
<line>
que *eve percorrer todo o s** ciclo vital * que deve ser um* dimen*ão d* vida ou uma atitude
</line>
<line>
diante *a *ida".
</line>
</par><par>
<line>
En*ont*amos, na área pr*ori*ária
</line>
<line>
no docum*nto de **dri* r***rênc*as à*
</line>
<line>
"p*ssoa* de
</line>
</par><par>
<line>
idade e o desenv*lvime*to", como meta geral, proteger as pessoas idosa* e cri*r c*ndições de
</line>
<line>
segu*ança ec*nômica *e pa*ti*ipação social e de ed*cação *ue propiciem inclusão dos grupos
</line>
</par><par>
<line>
idoso* na sociedade. A
</line>
<line>
estratégia regi*nal d*
</line>
<line>
*003 foi planejada, tendo
</line>
<line>
por ref*rência as
</line>
</par><par>
<line>
metas e as recomendações
</line>
<line>
por ações em favo* dos idosos, de a*ordo c*m as *rês
</line>
<line>
á**as
</line>
</par><par>
<line>
*olt**as
</line>
<line>
a eles, *onforme
</line>
<line>
a* três áreas prioritárias de Madrid: pessoas de idade e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvimento; **ment* à saúde e ao
</line>
<line>
bem-*star
</line>
<line>
na velhice; criação de entorn* propí**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
favoráv*l. Ent*e os ob**tivo* da Estrategia regi*nal de implem*ntación para américa latina y
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
*aribe del pl** de acción internacional d* m*drid s*bre enve*ec*miento, el
</line>
<line>
destacamos
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*úncio no
</line>
<line>
documento da necessidad* de promoç*o de a**sso à educação. A *onferência
</line>
</par><par>
<line>
anuncia
</line>
<line>
como
</line>
<line>
condiç*o de desenv*lvimento a
</line>
<line>
promoçã* de igualdade po* me** do
</line>
<line>
acesso
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
edu*ação ao longo de toda v*da, mas *ão an*ncia a *ecessidade do acesso à e*u*ação a
</line>
<line>
permanente.
</line>
</par><par>
<line>
A ed*cação permanente baseia-se
</line>
<line>
no* pr*ssupostos d* que o ho*em um ser que é
</line>
</par><par>
<line>
nunca e*tá **abado e de*e s*r agente de *ua pró*ria educação. Nessa compre*n*ão, *s
</line>
<line>
ativ*da*es educacio*ais propostas par* *s UN*T*s devem tra*er g*ades flexív*is, com
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo que se*am o*imizados par* melho*i* da qualidade de
</line>
<line>
vida d*s id*sos. Ainda com
</line>
</par><par>
<line>
relação ao acess* à edu*aç*o contin*ada e perman*nte para
</line>
<line>
pesso*s i*osa*, encontram*s,
</line>
</par><par>
<line>
t*m*ém, re*omendações na Declaração de *ra*íli* - que
</line>
<line>
a*o*teceu e*tre os
</line>
<line>
dias 4 * 6 de
</line>
</par><par>
<line>
dezem*ro de 201*, n* Capital Fe**ral
</line>
<line>
-, documento *laborado
</line>
<line>
na Confer*ncia Regio*al I*
</line>
</par><par>
<line>
*ntergovernamental sobr* envelhe**mento na A*é*ic* Latina * n* Car*be que propõe, um*
</line>
<line>
sociedade para todas as idades e prote*ão b*seada em direitos; dest*** o re*onhe*imento da
</line>
<line>
neces*i*ad* dos ganhos da humanidade com o aumento da long*v*dade, mas também anuncia
</line>
<line>
que, *pesar dos av*nços *m re*ação ao ano de 2003, é preci*o repe*sar n*vos espa*os, mai*
</line>
</par><par>
<line>
intervenç*es d**orre*tes da p*r*is*ê*cia de *itua*ões d* diversidades entre
</line>
<line>
pa**es sub- *
</line>
</par><par>
<line>
r*giões.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, *. 14, n.3, art. 13, p. *36-253, mai./j*n. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ed*caç*o Perman*nte e a* Co*ferência* Regionais de En*elhecimento na Améri*a Lat*na e Car*be
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
Para enfr*ntar os desafios da Améri*a Latin* * do Ca*ibe, * busca por acesso **
</line>
</par><par>
<line>
políticas públicas,
</line>
<line>
como a da ed*cação * a *olidariedade entre ger**ões, contribu* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhoria das condições de vida na vel*ice. Nesta f**e, além das medi*as ** proteção social,
</line>
</par><par>
<line>
*obressai as aç*e* na *re* *du*acio*al c*mo f*rma de p*opor**onar aos i*o*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
oportunidade.
</line>
<line>
*es*a
</line>
<line>
ót*ca,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
II Confer*ncia
</line>
<line>
Regional
</line>
<line>
Intergove*namental
</line>
<line>
so*re
</line>
</par><par>
<line>
Env*lhecimento *a *mérica *atina e no Caribe, d* q*al resultou documen*o *ntitul*do a o
</line>
<line>
Decl*ração de B*asíl** sob*e o *nve*h**imento, propõe, no i*em 18, "[...] estímulo ao a*esso
</line>
<line>
à educaç*o conti*uada e perm**ente ao longo de toda a vida * em to*os os *íveis" (*EPAL,
</line>
</par><par>
<line>
*007, p. 4). Tendo por
</line>
<line>
ref*r*ncia as propo**as de educa*ão *ermanente, Ca*hio*i; *alm*
</line>
</par><par>
<line>
,*006 an*nciam que o ato de ensinar a pesso*s
</line>
<line>
idosas não d*ve ser *e*u*ido à técnica
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tec**lo*ia de ensino,
</line>
<line>
mas ao processo de in*eração de inters*bjetividade
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d* *juste *e
</line>
</par><par>
<line>
significa*os *ara os cidadão*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
e*velhec*m e idosos. Por iss*, a m*todologia de e*sino
</line>
</par><par>
<line>
**sta *rea conf*rme os aut*res "[...] d**e se* ativa, particip*tiva e interat**a, permitin*o ao
</line>
<line>
idoso e ao grupo em que está *nseri*o d*scob*irem as pró*ria* necessidad*s e a serem ag*ntes
</line>
<line>
de sua própri* transfo*mação" (*AC**ONI; PALMA, 2006, p. 1*65). * *nclu*ão das pessoas
</line>
<line>
**osas no ensin* formal constrói um no*o olha* sobre o i*oso que pode *evá-lo a ag*r como
</line>
<line>
cid*dão. Esses di*eito* sã* cons*quênci*s de **tas *r*va*as ao long* de a*os e das conqu*stas
</line>
<line>
alcançadas no passado por homens e m*lher*s que hoje são pessoas idosas. N*s en***amentos
</line>
<line>
de Pi*uí (2007, p 15) a proposta pelo governo brasileiro sugere compe*ências para *s órg*os,
</line>
<line>
e a* e*ti*ades públicas, *a área da Ed*cação, **pecif*camen*e, apr*senta como caminhos:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Adequ*r cur*ículos, m**odologias e material *idát*co aos prog*am*s
</line>
</par><par>
<line>
educacionais desti*ados ao idoso;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*nse*ir no* currículos mínim*s, *os diversos níveis de *nsin* formal,
</line>
</par><par>
<line>
cont*údo voltado p**a o processo de envelhecim**to;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
I*cluir a ger*nto*ogia e a g*riatria co*o disciplinas *u*ricula*es *os
</line>
</par><par>
<line>
cursos supe*ior*s;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
D*s*nv*lver progr*mas educa*iv*s, es*ecial*en*e *os meios de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação, a fim de
</line>
<line>
infor*ar * *opu*a*ão sobre o proces*o de
</line>
</par><par>
<line>
envel*ecimen*o;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Apoiar a criação de universidade aberta pa*a terceira idade, co*o
</line>
</par><par>
<line>
meio de universa*izar o aces*o *s di*e*entes formas de **ber.
</line>
<line>
*a á*ea d* Educação, a im*lem*ntação ** curríc**o* e de programas que tenham
</line>
<line>
como temática o envelhecim**to deveria *cont*cer de f*rma generaliz*da, como be* de*tac*
</line>
</par><par>
<line>
*iauí (200*), do ensin*
</line>
<line>
*lementar ao superior pois, as*im, as entidades vo*tadas para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
educaçã* est*r*am assum*ndo o envelhecimento como um p**c*sso qu* ocor** desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
na*cime*to. A existência ** *ol*tica Na*io*al do I*oso- PNI trouxe * popu**ção
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 14, n. *, *rt. 1*, p. *36-2*3, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. *. Fr*nco, M. R. F. **l**
</line>
<line>
2*4
</line>
</par><par>
<line>
esclareciment* sobre a necessid*d* ** i*c*usão de *onteúd*s no ensino formal. T*davia,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
forma *om* deve ser feita essa implantação *ão está compreensív*l no documento, p*i* na*
</line>
<line>
entrelinhas *ica o questioname*to se essa ad*quaçã* seria em n**el de grade cur*i*ular *u
</line>
<line>
te*as transve**a*s introduzi*os nas disc*pli*a* do* diversos **aus de e*sino.
</line>
<line>
A II* Co*ferência Reg*onal Int*rgo*ern*mental s*bre Envelhecimento na Am*rica
</line>
<line>
Latin* e no Caribe, re*li*ada em S*n José de Costa *ica, de * a 11 de *ai* em *012, co* o
</line>
<line>
tema \En**lhecime*to, solidari*dade e proteção social h*ra *e avança* rumo à *guald*de", n*
</line>
<line>
item 11,
</line>
</par><par>
<line>
Re*ter* que os idos*s de*em us*f*uir * d**ei*o à ed*c**ão, n* perspect**a d*
</line>
</par><par>
<line>
educação permanent*, p*ra o que s* *eve: im*lemen**r programas de educa*ão que
</line>
<line>
perm*tam aos ido*os de diferente* gru**s e etnias compartilhar seus conhec*me**os,
</line>
</par><par>
<line>
sua cultura e *alore*, atentan*o-se para enf*que intercultural (CEPAL, *
</line>
<line>
*0*2,
</line>
</par><par>
<line>
p.15).
</line>
</par><par>
<line>
Ness* Conferência, *om a intenção d* melho*ar os sistemas de pro*eção so*i*l do*
</line>
<line>
idosos, ficaram estipul*das *s açõ*s de saúd* e de s*gur*nça; e *e socialização d* Serviço
</line>
<line>
Socia* - nest*s, os represen*a*tes *eiteram que o* id*sos devem usufr*ir o di**i** à educação,
</line>
<line>
na persp*ctiva de educação *erma*ente, *ara o que se impõe:
</line>
<line>
a) Prom*ver p*líticas ativas de luta *ontra o analfabe*i*mo entre as *ulh*res e
</line>
<line>
h*men* idosos.
</line>
<line>
b) *acilitar * acesso e a partici*ação ativa nas atividad*s rec*eativas, cultura*s e
</line>
<line>
esportivas promo*idas por org*n*zações * inst*tuições *úblic*s e privadas.
</line>
</par><par>
<line>
c) *mpleme*tar
</line>
<line>
prog*amas de educação q*e per*itam a*s idosos de difer*ntes
</line>
</par><par>
<line>
grupos e e**ias compartilhar *eus conhecimentos, sua *ultu*a e v*lores, atentando-se
</line>
<line>
para o enfoque intercultural.
</line>
<line>
d) Promover a inco*poraçã* do tema d* e*velhecimento e da velhi*e n*s plano* de
</line>
<line>
estu*o de to*o* os níve**, para todas as *dades (CEP*L, *012, p. 15).
</line>
<line>
A *ducação perma*ente voltada para pess** id*sa *oi anunciada n** três Conferên*ias
</line>
<line>
Reg*ona*s Inter*overnamentais de Envelh*cim*nto n* A*éric* L*ti*a e no Caribe, o qu*
</line>
<line>
demonstra que gestores e **up*s da socie*ade ci*il r*conhecem a nec*ssida*e da uti*iza*ão da
</line>
</par><par>
<line>
*ducação em d*ve*sos espaç*s
</line>
<line>
q*e atuam c*m pessoa* idosa*. Em n*ssas anális*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*outo*a*o em Política Públicas (UFPI), con*tatamos que as UNATIs *stã* cumprindo as
</line>
<line>
r*comendações das conferên*ia* no tocante à fomentaç*o de espaços educac*onais na
</line>
<line>
extensão *n*versitária. E*co*tramos, també* na *olítica de sa*d*, o E*vel*e**me*to Ativ*,
</line>
<line>
reco*endações de concretizações d* ed*cação per*an*nte ao longo da vida * ** p**gram*s
</line>
<line>
*oltado* ao* idoso*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 1*, *.3, a*t. 1*, *. 23*-253, mai./jun. 20*7
</line>
<line>
www*.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação *ermanent* e as Conferênc*as Regionais de En*elhecim*nto *a Am*rica Latina e Caribe
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
2.2 O Envelheci*ento Ativo: política de direitos *uman*s
</line>
</par><par>
<line>
*o Brasil, a Se*retari* Espec*al do* Direitos H**anos da Presidência d* República,
</line>
<line>
em n*vel gove*namental e naciona* é a responsável pelo comprom*sso de pr*p*r *stratégia*
</line>
<line>
par* a efe*ivação do en*elhecime*t* ativo como Políti*a Pública
</line>
<line>
O te*mo env*lhecimento ati*o foi a*ot*d* pe*a Or**n**ação Mundial de *aúde (OMS)
</line>
<line>
no fina* dos ano* 90. Funda*e**a-se no reconhecimento do* direitos humanos dos
</line>
<line>
id*sos e d*s p*incípios de independência, participação, dignidade, cuid*d*s e
</line>
<line>
autode*emp*nho (*LBUQU*R*UE, *008, p. 26).
</line>
</par><par>
<line>
*sses
</line>
<line>
princípios, em níve* int*rnac**nal, foram a*otad*s pe*a As*embleia Geral *as
</line>
</par><par>
<line>
Nações Unidas at*a*és da Resolução Nº. 46/91, de 16 *e dezembro d* 1997, que *e **fere a*s
</line>
</par><par>
<line>
Pri*cípios das Nações U*idas ** Favor da ***soa Idosa. Co* rel*ção ao princ*pio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
independênc*a, podemos destacar
</line>
<line>
dois i*ens que contribuem *f*tivamente para a
</line>
<line>
vivênci* do
</line>
</par><par>
<line>
envelhecime*to at*vo: t*r oport*nidade de traba*ho ou ter acesso às outras f**m*s *e *eração de
</line>
<line>
re*da; e t** *cess* a progra*as educ*tivos * de fo*maçã* a*equ*da. C*m relação ao princípio
</line>
<line>
da particip**ão, destacamos o item que s* *efere: ao direito do idoso de permanecer integrado à
</line>
<line>
socied*d* e de *articipar ativamente da form*lação e da im*leme*tação *e p**íticas *ue afeta*
</line>
<line>
dir*tam*nte seu bem-*st*r e de como tran**itir aos mais jo*ens conhecimentos e habilidade*.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à d*gnidade, colocamos em e*idên*i* * *ireito de ser
</line>
<line>
trata*o com jus*iça,
</line>
</par><par>
<line>
inde*endentem*nt*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
idade,
</line>
<line>
*exo,
</line>
<line>
e*nia,
</line>
<line>
deficiênci*s,
</line>
<line>
condições
</line>
<line>
econômicas.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
envel*ecimen*o a*iv* pode s*r abo*dado c*mo uma política d* direitos h*m*nos voltada para
</line>
</par><par>
<line>
id**os. Entre
</line>
<line>
as conquistas da pessoa idos* *a Po*ítica do En*el**cimento Ativ*
</line>
</par><par>
<line>
visual**amos, também, a
</line>
<line>
educação per*a**nte e a
</line>
<line>
rec*mendação *e criação d* U*ATIs. O
</line>
</par><par>
<line>
envelhecimento ativo aplica-se * idosos tanto de forma
</line>
<line>
ind*vidu*l,
</line>
<line>
quanto * **upos
</line>
</par><par>
<line>
*opulacionais.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, "*olíti*as voltadas para o envelhecimento a*ivo devem reconhecer
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
importâ**ia do encorajamento * da delegaç*o d*
</line>
<line>
responsabilidade ao indivíduo
</line>
<line>
pelos *e**
</line>
</par><par>
<line>
cuidado*, criar a*b**nte* amigáveis * esti*ular a solidariedade entre d*versas
</line>
<line>
g*ra**es."(*ontij*, 2005, p.19).A vivência do envelh*cimento at**o p*ra pesso*s idosas pode
</line>
<line>
s*r cara*te*izada com* u*a oportun*d*d* de continu*rem, se assim o desejare*, * tra*alhar e
</line>
</par><par>
<line>
a partilhar suas *xp*riências d* *o*ma a**v* e ind*pen*ente n* s*ciedade. Dessa forma,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*nutenção d* aut*n*mia e a sol*dari*dade entre g*rações po*em ser obtid*s p*r meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 14, n. 3, art. **, p. 236-253, mai./ju*. 2*17
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. B. **anco, M. R. F. Silva
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
educação para idosos, nos seus mai* variados *íveis. ** Ensino S*perior, *ncon*r**os
</line>
<line>
espaços públi*os e p*iva*os q*e propõem at*v*d*des de extensão na m*dalid**e *as UNATIs.
</line>
<line>
2.3 A política do envelhecimento ativo e a e*ucação per*ane*te
</line>
<line>
A longevidad* d*s in**ví*u*s na so*iedade contemporânea é re*ultado de conquistas
</line>
</par><par>
<line>
nos campo* da saú*e e social, * e**e*he*i*e*to demanda novos serviç** par*
</line>
<line>
os i do* os ,
</line>
</par><par>
<line>
consi*erando a ca*egoriz*ção en*re idosos
</line>
<line>
jove*s (aqueles com idade entre *0 e 70 ano*)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
para *s idosos velhos (aq*eles com idad* igual *u *uperi*r a 8* **os). Essa nova re*lidade
</line>
<line>
tem e*timulado a *mplantação de polít*cas públ*cas em ní*el mundial e nacio*al.
</line>
<line>
Com relação às políti*as p*blicas e ao en*elhe*imento at*vo, *ig*ei*edo (2009, p.76)
</line>
<line>
afirma:
</line>
</par><par>
<line>
A integr*ção soc*al do idoso *az parte *e um program* de promoção *e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
envelhecimento sa*dável e ativo pr*coni*ado pelos p*anos de ação d* promo*ão de
</line>
</par><par>
<line>
*m envelhec**ento d* Organizaç*o Mundia* da **úde, na p*essupos*ção de que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
última etapa da **da deve ser desfruta** através de uma ativa participaç*o fam*liar e
</line>
<line>
s*cial.
</line>
<line>
Ain*a sobre * te** em dis*ussão, Martin* d* Sá (*00*, *.100) esclarece:
</line>
<line>
Existe *ma *rença ge*eraliza*a de que a a*ividade é *ssencial ao desenvolvimento e
</line>
<line>
à manutenç*o das for**s físicas, da compe*ên*ia cogniti*a e das ha*ilidad*s soc*ais.
</line>
</par><par>
<line>
Acredita-se *gua**ente *ue a *ti*idad* * fundamental para que ** alcance
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
envelhecim*nto saudá*el e s**isfa*ório.
</line>
</par><par>
<line>
Es** com*reensão se
</line>
<line>
encontra expre**a em
</line>
<line>
programas e p*lít*cas *e en*elhecimento
</line>
</par><par>
<line>
ativo. As Conferências *ntergover**mentais
</line>
<line>
na A*érica **ti*a e ***ibe reconh*cem
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de inc*n*ivar e de equilibrar * *esp*nsab**idade *essoal (*u*dado
</line>
<line>
consigo
</line>
</par><par>
<line>
mesmo), com a cri**ão d* ambientes amistosos para todas as **ix*s e*árias, *ropi*i*nd*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
solidari*da*e en*re ger*çõ*s. O concei*o *e enve*heci*ento ativo par* *dosos, no s*culo XXI,
</line>
</par><par>
<line>
es*á sendo uti*izado por
</line>
<line>
vár*os país*s. Entre os pila*es *a es*rutura política para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*nvelhecime**o ativo, encont***os: participação, sa*de, segur*nça.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
pilar da
</line>
<line>
**rticipaç*o, *e*t*ca-se a a*r*ndizag*m *erman*nte p*r meio dos
</line>
</par><par>
<line>
program*s de **ucaçã* para todas as *dades, tendo por referência ed*cação a
</line>
<line>
permanente
</line>
</par><par>
<line>
como *as*lar dos programas de *xtensão, ** ensi** superior
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
idosos. Ob*erv*-se que,
</line>
</par><par>
<line>
n*sses espaços, *s at*vida**s *roposta* par* eles
</line>
<line>
*roporcionam c*ndições favoráveis
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
vivênc*a do *nvel*ecimen*o ativo em nível *ndividua* e cole*ivo, por ofe*ecer ativi**de* c*mo
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*n*, v. 14, *.3, art. *3, p. 236-25*, m*i./jun. 2*17 w*w4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educaçã* Permanente e as Con*erências *e*ionais de Envelh**ime*to n* América La*ina * Carib*
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
as oficinas t*máticas que auxiliam na execuç*o
</line>
<line>
da educação perm*nente .Os idosos são
</line>
</par><par>
<line>
também incentivados a se posi*iona* politi*amente na lut*
</line>
<line>
po* seus direitos no Br*sil As
</line>
</par><par>
<line>
*NATIs são espaços acad**icos *ue utilizam a ed*cação permane*t* onde sã* desenvolvem
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dad*s, nas quais os idos*s viven*iam
</line>
<line>
e compartilham saberes, cuja aq*isição de
</line>
</par><par>
<line>
con***imentos c*ntr*bui para esp*ços
</line>
<line>
de aprendizagem. *i**eiredo * Silva (**10, p. 212)
</line>
</par><par>
<line>
d*claram qu* as un**ers*dades abe*ta*
</line>
</par><par>
<line>
*onstituem-se em espaç* de ap*endizagem gerontoló*ica, que p*oporci*na a*s
</line>
<line>
alunos a possibili**de *e protagonizarem a produção e disseminação de
</line>
<line>
conhecimento, pot*ncializado na* suas experiências acu*uladas ao l*ngo da vida.
</line>
</par><par>
<line>
A apr*ndi*ag*m gerontoló*ica considera que os saberes, ao longo da
</line>
<line>
vida, de*em
</line>
</par><par>
<line>
sempre servir de referência par* * educação volt**a pa** ad*ltos ma*ores (pessoas com *da*e
</line>
</par><par>
<line>
ent** 50 * 60 anos), com* para
</line>
<line>
ido**s, poi* ess*s
</line>
<line>
*i*ênc*as *razem
</line>
<line>
*ar* a *ala de *ula
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
caráter prazeroso, além de pr*mover a inte*ração e*tre conteúd*s planeja*os e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento provenie*te *a sociedade, co*str*ind*, a*si*, *rocas im*or*antes par* o espaç*
</line>
</par><par>
<line>
de exten*ão universit*ria. Nos e*tudos so*r* universidad*s
</line>
<line>
abertas, há vár*as
</line>
<line>
den**inações
</line>
</par><par>
<line>
do* progra*as, bem como singularidade* q*e *azem su*gir difer*nças quanto ao pion**ri*mo,
</line>
<line>
à pr*ti*a, * origem e à estrut*ra *e cada **ogra*a.
</line>
<line>
E*bora de*ignadas uni*ers**ades, tais institu*ções caracte*izam-*e co** cursos ou
</line>
<line>
at*vidades *e *xt*nsão no e*si*o *uperio* em espaç*s públi*os e *rivado*. Elas também têm
</line>
</par><par>
<line>
apresentado "[...] ao lo*go d* tempo, algu*s des*ob*a*entos n* f*rm* de es*rutur*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
funcionamento" (CACHIONI, 2003, p. 78). Há relatos históricos de *u*, na déc*da de 196*,
</line>
<line>
surgiram na *rança as *recursoras das UNATIs, as univ**sidade* do temp* livre, conc***d*s
</line>
</par><par>
<line>
como e*paços direc*onado* a
</line>
<line>
aposentados, *om
</line>
<line>
ativid*des
</line>
<line>
culturais, visand* favorece*
</line>
</par><par>
<line>
r*lações sociais entre ele*.
</line>
</par><par>
<line>
No pilar da *aúde, *az-se necessário o apoio s*cial * ent*e d*ferentes gerações. Com
</line>
</par><par>
<line>
relação
</line>
<line>
ao apoio so*ial, é apr**oa*o na ideologia do *nvelh*cimento at*vo que * p*eciso
</line>
</par><par>
<line>
reduzir os ri*cos d* solidão * do is*lam*nto social dos **oso* po* mei* de apo*o aos *ru*os
</line>
</par><par>
<line>
c*muni*ários, incluindo os es**ços
</line>
<line>
de extensão no ens*no sup*rior *ara idosos. **oiar
</line>
</par><par>
<line>
con*ato *n**e ger*ções tem s*d*, a* *ongo d*s ano*, *aut* de d*scussões nos esp*ços
</line>
</par><par>
<line>
inter*aciona*s, *aciona*s e a*é locais. *a*, convém que a* *iferente* g*ra*ões *onvivam
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
espaços intra e ex*r*fa*il*ares, p*is é na tr*ca d*
</line>
<line>
vivências que jo*ens e ido*os conse*uem
</line>
</par><par>
<line>
atualiza*-se e c*ns*ruir relações de *mizade saudáveis * *raz*rosas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, **t. 13, p. *36-253, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. B. Fr*nco, M. R. F. Silva
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
*ntre os princí*ios das naç*es uni*as par* *dosos, enc*ntramos
</line>
<line>
também * pil*r
</line>
</par><par>
<line>
seguran*a qu* *rec**iza que os idosos d*vam ter *
</line>
<line>
dir*ito à seg*rança *o*ial, fís***
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
financeira as*egurado *elas *o*íticas **blica*. Segundo *sse princípio, os
</line>
<line>
idosos em
</line>
</par><par>
<line>
condições vuln*ráveis *oci*lm**t* devem ter assegura*o* proteção
</line>
<line>
e
</line>
<line>
assistência, para que
</line>
</par><par>
<line>
tenham condições de vivenciar determ*nant*s *u* levam a* *n*elhecim*nt* at*v*.
</line>
<line>
N* Carta de Sã* José, documento elaborado a partir da Conferênci* de São J*s* de
</line>
<line>
Costa Rica, encontram*s, no item 14, a p*opo**a *e fortalec*men*o das institu**ões p*b*icas
</line>
<line>
que lidam co* *d*s*s. Nes*e aspecto recomen*a-se, po*tanto, a adoçã* de m*didas, de*tre
</line>
</par><par>
<line>
ela* "[...] revisar as *olític*s existe*tes para garantir a promoção d* soli*ariedade
</line>
<line>
ent*e **
</line>
</par><par>
<line>
geraç*es" (CEPAL, 2012, p. 17).
</line>
</par><par>
<line>
*s estratégia* de efetivação do envelhe*ime*to ativo contemp*am o* se*ores mun*iais
</line>
</par><par>
<line>
e nacionai*. Já
</line>
<line>
na Asse*bl*ia d* Madrid, em *00*, as *ecomendações interna*ion*is
</line>
</par><par>
<line>
vo*taram-s* à *ecessidade do reconhecim*nto do en*el*ecim*n*o ativo como pos*ível de se*
</line>
<line>
executado em n*vel i*dividual e coletivo, *ependendo das *ondições fa*orávei* das nações.
</line>
<line>
A abor*agem do *nvel*eciment* at*vo pr*porciona uma ***e para o
</line>
<line>
dese*volvi*ento de *stratégia* locais, nacionais e g*obai* sobr* * populaçã* que
</line>
</par><par>
<line>
e*tá envelhecendo. Ao reun*r os *rês pilar*s *ara a a*ão d* s*úd*, parti*ipação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
seguran*a, *ferece uma plataf*rma pa*a uma construção consen*ual *ue abrang* as
</line>
<line>
pre*cupaçõ*s de divers*s setores * de todas a* regiões (GONT*JO, 2005, p. 57).
</line>
<line>
As conferências *egionai* e i*tergovernam*ntais de envel*ecimento da América
</line>
</par><par>
<line>
Latina
</line>
<line>
e do Caribe recomend*m aspectos relevantes par* a consolidação do Envelh*cimento
</line>
</par><par>
<line>
Ativo como polít*ca pública vol*a*a para pesso* i**sa. Analisamos a neces*idade de *spaços
</line>
<line>
que oport*n*zem * *ducação *erm*nente à p*pulação idosa em in*tituições de *ns*no p**lic*s
</line>
</par><par>
<line>
* p*i***os, a
</line>
<line>
exemplo d** UNATI*. C*mo percebemos, *ções qu* prom*vam educaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*ol**d* para idos*s requere* d*f*rent*s pol*ti*as e en*es admi*istr**ivo*.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
Par* * s*st**atizações d*s r*fle**es **a apresentadas, *ealizamos re*i*ão *e lit*ra*ura
</line>
<line>
*e publicações i*tern*ciona*s * b*as*leiras, em su*s línguas de origem e em portu*uês, *obre
</line>
<line>
as três Co*ferê*cias Regionais Intergovername*tais d* América *at*na e do Caribe e do
</line>
<line>
docum*nt* do Envelhecimento A*ivo da Organi*ação Mundial de Saúde. O *étodo c*n*istiu
</line>
</par><par>
<line>
em sintetizar *s
</line>
<line>
principais *o*trib*ições acerca d*s
</line>
<line>
docum**tos
</line>
<line>
d* Ce*al e da OMS,
</line>
</par><par>
<line>
*na*isad*s *uan*o a* anúncio da educ*ç*o
</line>
<line>
p**manente, **ntr**uindo para uma
</line>
<line>
*elhice
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F**, Teresi*a, v. 14, n.*, art. 13, *. 236-253, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação Perm*ne*te e ** *onfer*ncias Regionais de *n**lhec*m*n*o na Amé*ica *atina e C*ribe
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
saudável. Fizemo* u*a *is*ematizaçã* tendo como eixo geral ** aná*i*e as n*cess*dades q*e
</line>
</par><par>
<line>
cerc*m o processo de envelhecim*n*o na Amé*ica L*tina e Cari*e, co*sid*ran*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
especific*da*e da *ealidade *rasile*ra.
</line>
</par><par>
<line>
*s textos foram *rganizados ini*ialmente con**rme ano de pub*icação, autores, título
</line>
</par><par>
<line>
e palavra-chave. Para melhor o**anização
</line>
<line>
das reflexões aqu* post*s, p*ocuramos *onstruir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
noss* reflexão em *orno dos segu*ntes eixos temáticos:
</line>
<line>
as Conf*rências *egio*ais
</line>
</par><par>
<line>
Intergovernament*is sobre envel**cimento n* Amé**ca Latina e ** Caribe, o envelheci*ento
</line>
<line>
ativo, e * educ*ção p*rman*nte. Esses eix*s *o*am s*nte*izados a começ*r da si*tematizaç*o
</line>
<line>
teórica con*truída * pelos de diálog*s com a **odução bibliográfica sob** os *núncio* ac*rca
</line>
</par><par>
<line>
de *ducação permanente, c*m os documentos
</line>
<line>
produzi*os p*las t*ês Conf*rências Regionais
</line>
</par><par>
<line>
Inter*ov*r*a*entais da América Latina e
</line>
<line>
do Caribe *om o E*v*lhecime*to At*vo como e
</line>
</par><par>
<line>
Política Pú*lica pr*posta pela OMS. Na comp*s*çã* *e cada ei*o, buscamos es*abelecer
</line>
</par><par>
<line>
aproxi**ção entre
</line>
<line>
as reali**d*s latino-americana, caribenha e brasil*ira no toca*te ao
</line>
</par><par>
<line>
estimulo * educação perma*en*e nos progr*mas volt*dos pa*a pessoa* i**sas
</line>
<line>
* RESULTADOS E DISC*SSÕ*S
</line>
<line>
A partir da Ass**bleia Mundial de Madrid, no*teo*-** um nov* o*har nas discussões
</line>
<line>
*o enve*hecim*nto humano, movendo tal questão da esfera privada para a esfera pública. **
</line>
<line>
contemporaneida*e, * fenômeno é *onsiderado, em n*vo *ont*xt*, por meio das *gendas
</line>
</par><par>
<line>
pr*conizada* de ações go*erna*entais e da soci*dade civil, sendo
</line>
<line>
as pessoas idosas
</line>
</par><par>
<line>
reconhe*id*s co*o segmento
</line>
<line>
priori*ári*. *mbo*a reconheçamo* a rel*vância
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
Conf*rênci*s Regionais Intergover**ment*is de E*velhecim*nto n* Améric* Latina e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Caribe, enten**mos qu*,
</line>
<line>
apesar de a CEPAL ser * respon*ável *écnica *ela organização das
</line>
</par><par>
<line>
conferência*, dos avanços das
</line>
<line>
agenda* e da* estr*tégias ser*m segu*das, a implementação a
</line>
</par><par>
<line>
*as recomendaçõe* *epe***
</line>
<line>
de um
</line>
<line>
acordo das nações. A realidade da *mérica Latina *
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Caribe é *eter*gênea, pois há difer*ntes for*as, individ*a*s e c*leti*as, de envelhecer,
</line>
</par><par>
<line>
d*st*ntas v*lhices,
</line>
<line>
diversas naçõ*s
</line>
<line>
envel*ecend*
</line>
<line>
co* pecul*aridades e
</line>
<line>
velo*i*ades
</line>
</par><par>
<line>
d*ferenci*das qu* necessitam
</line>
<line>
- pa*a
</line>
<line>
além do* *ocu*entos internacionai* já existentes,
</line>
</par><par>
<line>
vi*ando impl**enta* as reco**nda*ões *e Madrid -, de **scussõ*s na soci**ade co*o
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
to**, pois o env*lhecimento é *m process* que d**e ser alvo de *e*a*es em *ári*s espaços.
</line>
<line>
Entendem*s que as mudanças r*comendadas nos *ocumentos originados das
</line>
<line>
conferências, a ex*m*lo do avanço daqueles p*o*enientes das que aconteceram no Chil*, no
</line>
</par><par>
<line>
Br*s** e Sã* J*s* de *os*a R*ca, no tocante necessi*a*e à
</line>
<line>
*a opo*tunidade de acesso
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 3, art. 13, p. 236-253, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.f*anet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. B. F**nco, M. R. F. Sil*a
</line>
<line>
*50
</line>
</par><par>
<line>
educ*ção perman*nte, *evem oportu*izar par* além ** acesso à ed*cação
</line>
<line>
*ermanen*e e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
s*li*arie*ade e*tre as gera*ões, cabe**o a cad* nação oport*nizar * p*omoção do
</line>
<line>
envelheci*en*o com di*nidad* e com direito* g*rantidos.
</line>
<line>
Na I Con**rê*c*a Regio*al, *n*ontramo* o anúncio da promoção *a igualdade por
</line>
<line>
**i* do a**s*o à e*ucaçã* ao long* *e toda a vida, não fica, exp*icito qual ti*o, s* educação
</line>
<line>
continuada ou pe*manente. N* II *onferência *eg*ona*, elabor*u-se o d*cumento de Brasília,
</line>
</par><par>
<line>
n* qua* os r*presen*ante* dos países *nunc**m, no it*m 18, a ne*essid*de do *c*sso
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
educ*çã* contin*ada
</line>
<line>
e pe*manente ao longo de toda a vida e em to*o* os **v*is. Já
</line>
</par><par>
<line>
v*sualiz*mos, da pri*eira para a segunda conferência, o
</line>
<line>
recon*ecimento
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*d*c*ção
</line>
</par><par>
<line>
*ermanent*
</line>
<line>
e o estím**o do uso dela em diversos espaço*. A temátic* da *ducação
</line>
</par><par>
<line>
p*rmanente vem colo*ad* e*pr*ssamente na *II **n*erência Region*l, especif*camente
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
documento Carta de *ã* José, que **az t*ês açõe* a sere* se*u**as: aç*es de saúde, ações de
</line>
</par><par>
<line>
segur**ça
</line>
<line>
s*cial e ações de Servi*o *oc*al. Nessa
</line>
<line>
ú*tima,
</line>
<line>
os rep*e*entantes que assinam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
do*umento *eiteram que os idosos devem usufru*r os di*eitos à educação na pers*e*tiv* de
</line>
<line>
educação per*anente, o que assin*la o recon*ecimen** que ativida*es ed*ca*ionais voltada*
</line>
<line>
para idosos devem e*t*mular *articipação, atividade* prazerosas, *nfoque intercul*u*a*.
</line>
<line>
Encontr**os também, em *ossas análises, a pers*ectiva de edu*açã* perman*nte em
</line>
<line>
at*vidades p*ra i*oso* e*voltas *a p*lítica de *ireitos huma*os, a *olítica do E*ve*hecimen*o
</line>
<line>
*ti*o. Nessa, det*ctamos, com* d*reito dos idosos, o acesso * educa*ão p*rman*nte ao longo
</line>
</par><par>
<line>
da vida e, es**c*ficamente, por meio
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
p*rt*ci*ação de UNATIs. Além d*sse *vanço
</line>
</par><par>
<line>
constatamos o anún*i*
</line>
<line>
da importância *a *ducaç*o permanente para
</line>
<line>
os i dos os , e da
</line>
</par><par>
<line>
solid*riedad* ent*e gerações, o que promov* * t**ca *e valores, de cultura, in**uindo, *ssim, *
</line>
</par><par>
<line>
necess*dade *e vis*aliz*rmos a vel*ice no plano de *studo de todos
</line>
<line>
os níveis,
</line>
<line>
pa*a *odas as
</line>
</par><par>
<line>
idades.
</line>
</par><par>
<line>
5 CON*IDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A p*eocupa*ão da C*PAL e* fo*entar en*on*r*s
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
ges*or*s *atino-ame*i*a*os,
</line>
</par><par>
<line>
caribenhos e pessoas da soc*edade **vil em to*no de discussões d* *n*elhecime**o *um*no
</line>
<line>
pode ser considerad* co*o um *esdobrament* d* *s*embleia de M**rid, e a c*n*untura
</line>
<line>
peculiar que c*ractere a América Lat*na * do *aribe se *ev*u ao *lto ín*i*e de desi*uald*de
</line>
</par><par>
<line>
social
</line>
<line>
entre as
</line>
<line>
*ações de*se *ontinente e o *ce*erado p*ocesso de *nvelhe*imento
</line>
<line>
*e s u*
</line>
</par><par>
<line>
população.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 14, n.3, a*t. 13, p. 236-253, *ai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ducação Perm***nt* e a* Conferências *egi*na*s de Envelhecimento n* América Latina e Car*be
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
Reconhe*em*s a importâ*cia das três C*nferências c*mo *omentos nos qu*is
</line>
<line>
*correr** a *esponsabilização do *oder púb*ico *o* *s questões complexas e multif*cet*da*
</line>
<line>
em volta da* velhices diferenc*adas latino-americ*nas e caribenhas. Essas *iversidades
</line>
</par><par>
<line>
ocorrem n*o s*men*e em nível econômico, mas tam*ém em nível
</line>
<line>
demográfico;
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
env*lhecimento está
</line>
<line>
**orrendo difere***ado, como bem descrito nos três docume*tos
</line>
</par><par>
<line>
analisados. A segunda a terceira co*ferências incen*ivam o acess* à e*uca*ão permanent* e
</line>
<line>
como facilitadora *as desigualda**s lati*o-**ericanas.
</line>
</par><par>
<line>
Ao a**l*sa* *s documentos da CE*AL, inferimos que, a*e*ar
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
ag*n*as e d*s
</line>
</par><par>
<line>
recomendações em n*v*l int*rn*cio*al, é preci*o que legisl*ções nacio*ais garantam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vivê*cia *a velhice c*m digni*ade. Podemos a*irma* a*nda que, no Brasi*, enco*tramos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Política Nacional *a *essoa Idosa (PNI), qu* destaca a
</line>
<line>
necessi*ade de e*istir es****s
</line>
</par><par>
<line>
e*ucaci**ais q*e utili*em a educaçã* permanente, nos *ua*s *ejam v*lori*a*as as vi*ências
</line>
<line>
*a* pessoa* idosas, a *xp*oraç*o d* saber pa*a além d*, e a aprendiz*gem acontec** a* long*
</line>
<line>
do curso de vid*.
</line>
<line>
A e*u*ação *erman**te está anu*ciada na *ol*tica do envel*e*im*n*o ativo *a OMS,
</line>
</par><par>
<line>
*om* propulso*a de mudanças **
</line>
<line>
p***digma*. Saindo u* p***o de
</line>
<line>
documento*
</line>
</par><par>
<line>
estigmatizant*s,
</line>
<line>
deparamo-nos *om a n*cessi*ade de s* oportuni*a* q*ali*a*e aos **os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vi d* dos
</line>
<line>
*dosos pois, dem**raficame*te,
</line>
<line>
já há indícios de um percentual g*adativamente
</line>
</par><par>
<line>
expressivo do au*e*to de pessoas idosas no m*nd*, *ecessitando, *s*im, que, independente
</line>
</par><par>
<line>
de desigualdades, acessos à educação pe*manente sej*m *arantidos, v**ando à m*lhor*a
</line>
<line>
**s
</line>
</par><par>
<line>
condições e à viv*ncia do *nvelhecime*t* ati*o de form* co*etiva.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
<line>
AL*U**E*QUE, *. *. *. *nvelheciment* a*ivo: desafio do sé*ulo. São Paulo: And*eo*i,
</line>
<line>
2008. *0* p.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Lei nº 10.*41, de 1º de out*br* *e 2003. Dispõe sobr* Estatuto do I*oso o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
dá
</line>
</par><par>
<line>
outr*s providências. *rasília: Presidê*cia da Repúbl*ca, Ca*a *ivil, S*bchefia pa*a Assuntos
</line>
</par><par>
<line>
Jurídi*os,
</line>
<line>
2003.
</line>
<line>
Dispon**el
</line>
<line>
*m:
</line>
<line>
<
</line>
</par><par>
<line>
htt*://www.planalto.gov.*r/CCivil_03/leis/2003/L1*.*41.htm>. Ac*sso em: 1* ago. 201*.
</line>
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CACHIONI, M. Quem educa os id*sos? Um estu*o s*bre
</line>
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professores *e uni*ersidades
</line>
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da
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terceira ida*e. *am***as, SP: Al*nea, 2*03. 258 p.
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CACHIONI, M.; P*LM*, L. S. Educação *e*manente: perspectiva para * trabalho
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*du**ci*n*l com adulto mad*r* id*s*. IN: FREITAS, E. V. de et al. (Org.). Tratado de e
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*eriatria e *erontol**ia. 2. ed. Rio de *ane*ro: Gua*abara *oogan, 2006. p. 1456-1465.
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Rev. F*A, Teres*na *I, v. 14, n. 3, art. 13, p. 236-2*3, mai./jun. 2017 www*.fsanet.com.br/revista
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17, n. 5-6, p. 452-*54, jun. 2005.
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FI**EREDO, E. G.; S*LVA, M. R. F. Env*lh*cimento e velh*c*
</line>
<line>
na pe*spe*tiva do ser que
</line>
</par><par>
<line>
*nvelhece, m*d*atiza*os p**a ed*cação. IN: FRANCO, C. M. B. et al. (Or*.). *s diferen*e*
</line>
</par><par>
<line>
ol*ares do coti*iano profis*io*a*. *ortal*za: UF*, 2010.
</line>
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p. 219-221.
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F*GUEIREDO, E. M. G. Programa Terc*ira Idad* em Ação. P. Tia: espaço múltiplo de
</line>
</par><par>
<line>
qu*lid*de de
</line>
<line>
vida da pesso*
</line>
<line>
idosa, **dia**zado pela educação. 2009. 174 f. D*sser*ação
</line>
</par><par>
<line>
(Mestrado em Polít*c*s Públicas) *rogr*ma *e pós-gra*u*ção em polí*ic*s
</line>
<line>
púb*icas,
</line>
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*n**ersid**e Federal do Piauí. Te*esi*a, 2009.
</line>
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GONTIJO, S. *nvelhecimento ativo: *ma política de saúd*. Brasília, D*: Orga*iza*ão Pa*-
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H*ENCHUAN, S. Env*jeci**nto, d*sec*os humano* y po**ticas públicas. Santia*o do
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v.
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1*, n. 1, p. 102-1*0, jan./jun. 2014.
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, a*t. 13, p. 236-253, mai./jun. 20**
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<line>
ww*4.f*anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
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<line>
Educação Permanen*e e as Co*f*rências Re*ionais de Envelhecimento *a *mérica Latina e Caribe
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 14, *. 3, a*t. 13, *. 236-253, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par>Enlaces refback
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)