<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 1*, p. 236-253, mai./jun. 2017 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.3.13 </line>
</par>
<par>
<line> Educação Permanente e as C*nferên*ias Regionais de Envelheciment* n* América L*ti*a e </line>
<line> Car**e </line>
<line> Permanent Ed**ation and Th* Regional Ag*ng Co*f*rences in *atin America **d Car*bbean </line>
</par>
<par>
<line> Cas*and*a Mari* B*stos Fr*nco </line>
<line> Doutorado em Pol*ti*as Públicas Uni***sidade Fe*eral do Piauí </line>
<line> Me*tre em Pol*ticas Públi*as pela Universi*ad* Federal do Piau* </line>
<line> Professo*a d* Institu** Camill* Fi*ho </line>
<line> E-mail: cas*a**ra.franc*@hotmail.com </line>
<line> Mari* d* Rosário d* Fatima e Sil*a </line>
<line> Doutora em Servi*o So*ial pela Pont*fíc*a U*iver*idade Cat*li*a *e São Paul* </line>
<line> Pro*essora da Univ*rsidade Federal do Piauí </line>
<line> E-mail: *osafat@uol.com.b* </line>
</par>
<par>
<line> E*d*r*ço: *assa*dra **ria Bastos Franc* </line>
<line> E*itor *ientífico: *onny Ker**y *e Alencar Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Ins*ituto *a*illo Filh* - *v*nid* Jóquei C*ub, 1523, </line>
</par>
<par>
<line> Jóq**i Club, CE*: 64049-2*0, Teresin*/PI, Br*sil. </line>
<line> Artig* recebid* em 12/0*/2017. Últi** </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Maria do *osá*i* de Fatima e Silva </line>
<line> rec*b*da em 04/*4/2017. A**ovado *m 05/04/2017. </line>
</par>
<par>
<line> Universid*de Fed**al do Piauí, Bairro Ininga, *EP: </line>
</par>
<par>
<line> 64.049-*50, Teresina/ Piauí, Brasil. </line>
<line> *valia*o *elo siste*a Triple R*vie*: D*sk R*view a) </line>
<line> pelo Ed*tor-Chefe; e b) Double Bl*nd Review </line>
<line> (*val*a*ão ceg* por dois avaliadore* da área). </line>
<line> Rev*sã*: *ramati*al, Nor*ativa * d* Form*tação </line>
</par>
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<par>
<line> Educação Pe*man*nte e as Conferê*cias Regionais d* E**el*ecimento *a América La*ina * Caribe </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> As con*erências internacionais de *nv*lh*cimento estão </line>
<line> colocando em d*bate o *ume*to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> longevidade humana, c*nsiderada *omo *onquista *ue fomenta desafios a serem en*rentados </line>
</par>
<par>
<line> **los </line>
<line> gestores e pela sociedade *i**l. E*te traba**o an*li*a ** document*s das t*ês </line>
</par>
<par>
<line> Confe*ências Regi*n*is Inte*governamentais de envel*e*i*ento da Amér*ca Latina e do </line>
<line> Ca*i**, q*e **onteceram no *hile (2003), no Brasi* (20*7) e em *osta Ric* (2012). O est*do, </line>
</par>
<par>
<line> resu*tante </line>
<line> de análises bibliográficas e do**mentais proven*entes do </line>
<line> doutorado em Pol*t*cas </line>
</par>
<par>
<line> Públ*cas pela U*i*e*sidade Federal do Piauí (UFPI), e* andamen*o, *bjetiva analisar co*o </line>
<line> vem se*d* recomendado o acesso à ed*caç*o permanen*e n*s três conf*rências e c*mo essa* </line>
<line> p*de* *sta* i*t**ligada* com * P**íti*a de *n*elhe*imen*o Ativo da O*g**ização *undia* de </line>
<line> Saúd* (*M*). Como metod*logia, a partir da análise *e documentos da CEPAL e das </line>
<line> bibliog*afias internacional e naci*nal sobre essa área temática no ce*ário e*eito como objeto </line>
</par>
<par>
<line> de es*udo, const*uím*s três *i*os te*áticos: em torno das </line>
<line> con**rên*ias, do enve*hecimento </line>
</par>
<par>
<line> at*vo e da educação permanente. Os resulta**s apontaram a impo*tância de as conferê*cias </line>
<line> r*fletirem as parti*ularidades das nações latino *merica*as e *aribenha, e suas recome*dações </line>
</par>
<par>
<line> *essaltam o *cesso dos i*osos * educ*ção pe*manente como uma </line>
<line> vi a </line>
<line> de *iminuição das </line>
</par>
<par>
<line> desi*ua*dades sociai*. Concluímos que a edu*ação perman*nte, para além d*s recomendaçõ*s </line>
<line> das conferências * *o proposto na *olítica do En*elhecimento Ativo, ne*e*sita s*r *nunciada </line>
<line> em vários es*aços da so*iedade, por ser pro*uls*r* *e melhorias das *ondiç*es de vivê*cia na </line>
<line> v*lhice, que deve ser alme*ad* c*mo a*iva e cida*ã. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: *nv*lhec*mento ativo. *on*erên*ias Regi*na*s Intergoverna**ntais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **velhecimento. *d*cação perm*nen*e. </line>
</par>
<par>
<line> A**TRACT </line>
</par>
<par>
<line> The intern*t*onal conferences of agin* are putting *n debate the i*crease o* human long*vi*y, </line>
<line> co*sider*d as an achiev*ment t*at fosters challen*es to *e f*ced *y managers a*d civil </line>
</par>
<par>
<line> *ocie*y. *his paper an*l*ze* t*e </line>
<line> doc*ments of t*e three Re*ional I*tergover*mental </line>
</par>
<par>
<line> Conferences </line>
<line> on *ging in Lat*n Americ* and Caribbean, which ha**ened </line>
<line> in Chil* (2003), </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il (2007) and Costa Rica (2012). This stud* results fr*m bibl**gr*phical and doc*mentar* </line>
<line> **alyze* coming f*om the PhD in Publi* Poli*i*s by the *e*er*l Un*vers*t* of Piauí (UFPI), </line>
</par>
<par>
<line> in progress. In addi*ion, it aims to a**lyze how access t* permanent </line>
<line> e*uca*ion is **i*g </line>
</par>
<par>
<line> recommen*ed in the </line>
<line> t*ree </line>
<line> conference* </line>
<line> an* </line>
<line> how these </line>
<line> can be linked to t*e Ac*ive Agi*g </line>
</par>
<par>
<line> Policy of t*e World Hea**h Organ*zation (W*O). As a m*thodology, based on the analysi* of </line>
<line> ECL** documents a*d inte*n***o*a* and n*t*onal b*bliographi*s on *hi* *hematic ar*a in the </line>
</par>
<par>
<line> scenario chosen as obje*t o* st*dy, we </line>
<line> have built three themat*c axes aroun* conferences, </line>
</par>
<par>
<line> active a*i*g a*d li*elong educ*ti*n. Th* r**ults pointed o*t *he importance of the *onferences </line>
</par>
<par>
<line> to refle*t t*e *articu*ari*ies </line>
<line> of the **ti* A*erican </line>
<line> and *a*ibbean nations. Th*ir </line>
</par>
<par>
<line> r*****endati*ns emphasize the acces* </line>
<line> of the elderly to </line>
<line> permanent </line>
<line> education ** a way </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> red**i*g socia* inequal*ti*s. We *o**lude t*a* the per**nent </line>
<line> educa*ion beyond the </line>
</par>
<par>
<line> recomm*ndations o* *he *o*fer*nces and the one pr*posed in t*e Act*ve Aging Pol**y needs </line>
<line> to be *nnounced in *arious spa*es o* so*i*ty *or being a prope**e* of improvemen*s ** living </line>
<line> *ondi*ion* in old a*e, whi** s*ould be sou**t as an **tive and citizen. </line>
<line> Key *ords: Ac*iv* aging. Reg*onal Intergove*nmental Co*ferences on *g*ng. *erm*nent </line>
<line> edu*atio*. </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a **, v. 14, n. 3, a*t. 13, p. 236-253, mai./ju*. 2017 w*w4.f*anet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. B. F**nco, M. *. F. Silva </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> A t*ansição demog*á*ica *enot* * aumento da *xpect**iva d* *ida do id*s*, se*a *m </line>
</par>
<par>
<line> países desenvolvi*os ou em países em **s*nvol*im*nto, *at* que tem </line>
<line> dest*na*o à *amíli*, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> so***dade e ao* setores pú*lic*s e privados desafios serem a </line>
<line> enfrentados em ní*eis m*cro e </line>
</par>
<par>
<line> macroestrutural. Sobre * aumento da expectati*a de vida, há a previsão, *ara 2050, </line>
<line> *e </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> surpreendent* nú**ro de </line>
<line> pe*s*as na A*érica L*tina e no *ar*b*. A *rese*ça de ido*os d* </line>
</par>
<par>
<line> i*ade e*evada faz foment*r desafios em d*vers** seto**s, *ntr* *sses, de*t*camos o *etor </line>
<line> educação pa*a p*sso*s i*osas. </line>
<line> *ra*emos, neste estudo, como referênc*a de **á*ise, as proposiç*e* sobre </line>
<line> env**hecimento resul*antes de dis*ussões e inform**ões sob*e o *a*adig*a do env*lh*c*mento </line>
<line> a*ivo, as ações de edu*ação pe**anente ** camp* das UNATIs *e*erencia*as nas três </line>
<line> *onferênc*as *egionais *ntergov*rnam*n*a*s de Enve*hecimento *a Amé*ica Latina e do </line>
<line> Caribe, realiza*as sob coord*na*ão d* CEP*L nos anos *e 2003,*007 e *012 </line>
<line> Vários fatores interferem na v*v*ncia da velhi*e, entre eles a edu*ação, a **siçã* </line>
</par>
<par>
<line> social, </line>
<line> os laços *e am*zades, * </line>
<line> *ieta, o estilo de </line>
<line> vi*a, a p*ática o* *ão </line>
<line> da ativid*de física. </line>
</par>
<par>
<line> D*pendendo como *s*es fatores s*o vi*e**iados pe*o indivíduo duran*e o curso de *ua vi*a, o </line>
</par>
<par>
<line> *nve*hecimento po*e se* *ara*terizado como e*velhec*ment* </line>
<line> norma* o* *atológico. Tendo </line>
</par>
<par>
<line> por referência as conquis*as cientí*icas que *roje*am maior t*m*o de *ida para o *er huma*o </line>
</par>
<par>
<line> e* todo * *lan*ta, é necessá*io qu* se**m pens*d*s soluçõe* </line>
<line> co*etivas que </line>
<line> englobem as </line>
</par>
<par>
<line> necessidades do envel**c*mento hum*n*. É imp*rtante considerar * velhice como *m dir*i*o </line>
</par>
<par>
<line> qu* *e *rocessa na soci**ad*, </line>
<line> compreen**n*o a </line>
<line> *e*eregone*dad* s*cia* que c*rca esta *tapa </line>
</par>
<par>
<line> d* existência humana, a q*al demanda ser*iços e Po*íticas Públi*as adequa*as às </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssidad** desse segmento *oci*l. </line>
</par>
<par>
<line> Quando co*textualizamos a* Políticas P*blica* *omo respostas às demandas do </line>
<line> contingente de idosos, dep**amo-n*s co* a ga*antia dos direitos do homem, q*e vão d*sde o </line>
<line> direito à vida até o de sentir-se *em n* co*viv*nci* com os ou*ros, sem o sentime**o de s** </line>
<line> *stigma*izado por ser **a p*ssoa idosa. </line>
</par>
<par>
<line> E* nível inter*acional, encont*amos recomenda*ões para a v*vênc*a da </line>
<line> velhice de </line>
</par>
<par>
<line> *orma dign* e at*va em vários *ocumentos. *m nossa análise, *razemos </line>
<line> *s do*umentos das </line>
</par>
<par>
<line> três Con*erênci*s I**er*aciona*s R*gionais sobr* env*lhecimento </line>
<line> na Amér**a Latina e no </line>
</par>
<par>
<line> Caribe, r*al*zadas pela Comissão Eco*ômica *ara a Amé*ic* Latina (CEPAL) </line>
<line> n*s </line>
<line> a*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2003, 2007 e 2012, e a Política *o Enve*hec*m*nto A**vo da O*g*ni*ação Mundia* *e Saúde </line>
<line> (OMS) (2005). Essas *on*erências seguem as pr*p*stas da Segunda Assem**e*a *undial de </line>
<line> **v. FSA, T*resina, v. 14, n.3, a*t. 1*, p. 236-253, *ai./jun. 2017 *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação Permanente e as Conferênc*as *egio*ais de *n*elhecim*nt* na América Latina * Caribe </line>
<line> **9 </line>
</par>
<par>
<line> Envelheciment* </line>
<line> (M*drid, </line>
<line> 2*02), </line>
<line> planejada </line>
<line> *elo </line>
<line> Grupo </line>
<line> I*terin*titucio*al </line>
<line> sobre </line>
</par>
<par>
<line> Envelhec*men*o (*IE), *nstalado em *0*2 e integ*ada ao Programa sobre *nvelhecimento das </line>
<line> Naçõ*s U*ida*, do *undo Popul*cional da* Naçõ*s Unidas (UNFPA), da Orga*iza*ão </line>
<line> Internacional d* Tr*balho (OIT), *a O*ganização Panamericana d* Saúde (*PS), do Banco </line>
<line> Mundial e da própria CEP*L. Todas essas i*s*it*ições têm compro*is*os relaci*na*os direta </line>
</par>
<par>
<line> e ind*reta**n** com as melhorias das condiç*es de vidas </line>
<line> das p*ssoas idosas. A CEPAL </line>
</par>
<par>
<line> organizou * pu*licou os </line>
<line> *ocumentos resultantes das três *onferê*cia* já real**ada* até o ano </line>
</par>
<par>
<line> *e *012. </line>
</par>
<par>
<line> Obj*ti*amo*, com este es*udo, ana*i*ar *m qu* aspectos as três *onferências re*lizadas </line>
<line> anunciam a educaç*o *erm*nente c*mo e*paço *e interv*nção sob*e *s questões que cercam o </line>
<line> processo *e e*v*lhe*imento, além de r*fletir como e*se* e*en*os p*dem **ta* interlig*dos </line>
<line> *om a Política de Env*lhecimento Ativo da OMS. **mo metodo*ogia de estudo, *roc***mos </line>
<line> a aná*is* de documentos da CE*AL e da b*bliografi* int*rna*io*al e nac*onal *obre esse tema. </line>
</par>
<par>
<line> No c*nário eleito </line>
<line> como ob*eto de e*tudo, c*nstruímos três </line>
<line> eixos *emáticos: a produção </line>
</par>
<par>
<line> resulta*te </line>
<line> das con*erências regiona*s intergover*ame*tai*, o en*elhecimen** ativo e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educa*ão permanente. </line>
<line> As reflex*es aqui pos**s bu*cam apre*nder a real*da*e latin*-americ*na e Caribenha </line>
<line> acerc* do envelhecime*to, a pa*t** do *ont*údo a**rdado pelas Conf*rên**as mencionadas, e </line>
<line> as recomendações de*ses eventos sobre o *cesso dos id*sos às açõe* de educação p*r*anente, </line>
<line> co*o pro**lsora *e *ivênc*as de trocas de experiên*i*s ****eros*s ao longo da vida. </line>
<line> 2 R*FERENC*AL *EÓRICO </line>
<line> 2.1 As Confer*ncia* R*gionais Intergovername*ta*s de Enve*he**men*o na América </line>
<line> Latina e Car*be </line>
<line> Ao *o*go dos anos de 2003, 200* e 2012, *m nív*l internaci*n*l, a**ntec*ram *rês </line>
</par>
<par>
<line> conferências regionais intergov*rnam*ntais sobre e*velhe*imento </line>
<line> na Amér**a L*tina e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Carib*. Elas foram idea*izadas, objetivando </line>
<line> concre*izar **ões propostas </line>
<line> na Assembleia </line>
</par>
<par>
<line> *u*dia* de Mad*id. Neste sentido, buscou-*e adaptar-*e a </line>
<line> proposta de Madr** ao context* </line>
</par>
<par>
<line> desigual em que se encontram a Améric* Latina e o Caribe, bem como a*aptar a </line>
<line> estratégia </line>
</par>
<par>
<line> regi*nal de implementação p*ra a Am*rica Latina e * C*r***, do P*ano *e Ação In*ernacional </line>
<line> de Madrid de 2002 sobre o envelhecime*to. *ais eventos [...] reafirmam *s c*mpromissos dos </line>
<line> governantes **s naçõe* ** *e*ião em *o*no d* concretizaç** de uma soc*edade p*ra toda* as </line>
<line> *ev. FSA, Teresin* PI, v. 14, n. 3, art. 13, p. 236-253, m*i./jun. 2*17 *ww4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. B. *ranco, *. R. F. Silva </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> ida*es" (SILVA, 2016, p. 220). Participaram dess*s con*erên*ias de*ega*ões dos gove*nos da </line>
<line> Am*ri*a Latina e do Caribe, e*pecialistas de organiza*ões **ternaciona*s e p*rson*li*a*e* do </line>
<line> m*n*o acadêmico. A* discussões e **mprom*sso* *irmados nes*es evento* visaram constr*ir </line>
<line> uma e*traté*ia regional de implementaç*o **ra Améric* Latin* e o Carib* do Pl*n* de Ação </line>
<line> Internacional de Mad*id ** *002 sobre envelheci*ento. </line>
</par>
<par>
<line> Tendo por refer*n*ia as des*gualda*es soc*a**, ec*nômicas * sociai* existentes </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> Amér*** Latina * no Caribe, a presenç* de espaç*s que fomentem c*mprom*s**s entre </line>
<line> governan*es e so*i*dade civil, a exe*plo da p*imeira co*ferência, auxilia* na construção de </line>
<line> sociedade* mais democráticas e solidá*ias. Esses compr*missos *icaram *egi*trados em form* </line>
<line> de do*u*ento, int*tulado Estrategia Re*i*nal de i*plem*nt*ción para Améric* Latina y el </line>
<line> Caribe d*l plan *e acción *nt*rnacional sobre el env*jecimen*o. O do*u*ento apr*senta *rês </line>
<line> *reas prioritárias: las *e*so*as de edad *essa*ollo; e* fomento de la salud y el bi*ne*tar em la </line>
<line> vej*z; *reac*on de um *nt*o o p*óprio e favorable. </line>
</par>
<par>
<line> E* Santiago do Chile, *o período de 19 * 21 de novembro de </line>
<line> *003, aconteceu * I </line>
</par>
<par>
<line> *onferência Reg*onal Interg*ver*amental de *nvel**cimento na América Latin* e no Caribe, </line>
<line> *m resp**ta à n*cessidade de p*opostas de imp*ementação das recomendações de M*drid. De </line>
<line> acordo c*m a Estrategia Regional de implementación pa** Amé**ca Latina y el Caribe de* </line>
<line> Pl** de Ac*ión internacional de Madrid sobre el envejecimiento" - (2005, p. 453): </line>
<line> Em la *st*a*egi* Regional se pl*n*ean metas, *bje*ivos e recomendaciones para la </line>
<line> ac*ion em favor de las personas ma*ores e* c*d* la ación em *av*r áreas </line>
<line> prioritári*s acordadas ** Madrid, r*p*esenta um m*rco d* *eferências regiona* q*e </line>
<line> los países deben adapta* a su* realidades nacionales co* el fi* de resp*nder </line>
<line> ef*cazmente a las necessidades e interesses de las personas de edad </line>
<line> avan*ada,propiciando la *reació* de *ondic*o**s q*e fa*orean um envejecimento </line>
<line> individu*l e co*etivo cons*gur*de * d*gnidade. </line>
<line> A área prioritária "p*sso*s *e i*ade e **se*volvimento" t*m, por **ta gera*, criar as </line>
</par>
<par>
<line> *on*ições *e seguridade econômic*, d* *articipação soc*al e *e educação *ue propiciem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> satisfaçã* da* ne*essidades básicas das *essoas id*sas e sua in*lusão na sociedade. Segundo o </line>
<line> re*erid* docum*nto (*005, p. 453), os ob**tivos sã* rel*cionados à pro*oção de habilid*des e </line>
<line> ao acess* à educa*ão ao lon** da vida: </line>
<line> Cr*ar condiciones adec*adas *ar* a*ticu*ar *a plen participac*ón de la* *erso*as </line>
<line> mayi**s enla sociedad*,co* el f*n d* favo*ece* su h*bilitaci*n co*o grupo social * </line>
</par>
<par>
<line> for*alecer el ejer*ic*o de uma cidadan*a activa. P*omover la igu*l*ad </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> oportuni*ades y el acesso a la *ducac*ón a lo largo de t*da a vida. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 14, n.*, art. 1*, *. 236-253, mai./*un. 20*7 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *duc*ção Permanente e as C*n*erê*cia* *egio*ai* de E*velhecime*to n* Améri** Latin* e Caribe </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> * promo*ão da *g**ldade na América ***ina e *o Caribe i**ulsionou a *ealização das </line>
</par>
<par>
<line> conf*rênci*s r*g*onais i*t**governam*ntais de e*velhecime*to. Huechuan (2009, </line>
<line> p. 20) </line>
</par>
<par>
<line> anuncia *uas ca*acteríst**as do f*nô*eno do envelhecime*to na *méri*a Latina que </line>
<line> d*sp*rtam grande preoc*pação: </line>
<line> a) el envejec**ento há sido más ráp*do que el *egist*ado histo*icamente em los </line>
<line> *aíses desarrol**los;b) el enveje*imen*o ** da u* c*n**xto *arc***izado por uma alt* </line>
<line> incidência de pobreza,u** persistente de*igualdad,um e*casso des*rrollo </line>
</par>
<par>
<line> *nstitucion*l,uma baja cobertura y cal*dad de los sis**mas de protección soci*l y </line>
</par>
<par>
<line> uma sobrecarga da inst*tuc**n famil*ar. </line>
</par>
<par>
<line> Nas análises sobr* as realidades latino-am*ricanas de desi*ual*ades so*iais, sobressai </line>
</par>
<par>
<line> * e**gência de </line>
<line> qu* sejam implementadas *olíticas Públicas orientadas para atingir maio* </line>
</par>
<par>
<line> i*ualdade entre a* populações, s**r*tu*o, con**derando as necessida*es *as </line>
<line> pessoas que </line>
</par>
<par>
<line> envelhecem, *ujo c*ntinente te* se ampl*a*o nas últimas décadas, e em dife*en*es condições. </line>
<line> * es*e *espeito S*lva e Yaszbek **irmam: </line>
<line> * *o*ulação tem en*elhecido de maneira hete*o*êne*. Em alg**s países, esse </line>
<line> processo encontr*-se m*is ava*çado *o que e* *u*ros. Isso requer dos países latino- </line>
<line> amer*c*nos um esf*rço ma*o* no redim*n*ionament* da agenda pú*lica de pr*teção </line>
<line> soc*al. (SILVA; YASBEK , 2014, p. *05). </line>
<line> N** **stante a* várias forma* de e*ve*hecer, homogêneas ou h*terog**eas, os direitos </line>
<line> pertinentes * pessoa idosa são comuns a **dos os i*osos. É o **e *p*nta o artigo 2* do </line>
<line> Estat*to do I*o*o d* B*asil: "O id**o tem direito à e*uc*ção, cult*ra, esporte, lazer, diversão, </line>
</par>
<par>
<line> es*etá*ulos, </line>
<line> p*o*ut*s e serviços que r*s*eitem sua p*culiar </line>
<line> condi**o de ida*e. " (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> ***3) Sobre a rela*ã* *ong**ida*e versus educaçã*, Ca*hioni e Palm* (2006, p. 1457) </line>
<line> def*ndem que "[...] a educação deve, po**, adapta*-s* con*ta*temente às transformações d* </line>
<line> sociedade, sem deixar de transmi*i* as aquisi*ões e os sab*res básicos, fr*tos da exper**ncia </line>
<line> humana". As a*toras destacam, a*nd*, que "[...] o *ontexto social tem mudado, os m*t*dos de </line>
<line> pesquisa têm evoluído e as oport*nidad*s para continu*r **rendendo dura*te * velhi** i*ão </line>
<line> aument*r" (CACHIO*I; PALMA, 200*, p. 1457). </line>
</par>
<par>
<line> A **uca*ã* permanente, </line>
<line> c*mum*nt* utilizada em </line>
<line> progr**as </line>
<line> pedagógicos da* </line>
</par>
<par>
<line> UNATIs permite a *articipação *ntegra* do* idosos, ao pr*porc*onar políticas e *ro*ramas de </line>
<line> educação e treiname*to que d*fendem a aprendizagem permanente de homens e *e m*lh*res. </line>
<line> No Ensino Superior, no Brasil, há program*s de extens*o denom**ados universidades abert*s, </line>
<line> o*de a troca de ex*e*iênc*as * valoriza*a e o con*iver com os co*t*údos acon**cem d* forma </line>
<line> praz*rosa. A univ*r*idade *ber*a para a terceira *dade: [...] "permi*e a particip*ção *ntegral </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 13, p. *36-2*3, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. B. F*anco, M. R. F. S*l*a </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> dos *d*sos, ao pr*piciar polít*cas e progr**as de edu*a*ão e t*einamentos q*e defendem a </line>
<line> a*rendiza*em permanente de homens e mu*heres conforme el*s en*el*ecem" (GONTIJO, </line>
<line> 2005, p. 5*). </line>
</par>
<par>
<line> A parti* da *is*o d* Cachioni (2003, p. 37), entendemo* c*nc*ito o </line>
<line> de e*ucação </line>
</par>
<par>
<line> permanente com* "[...] pro*ess* c*ntínuo e sem d*ta *erta par* aconte**r na vida *a* pessoas, </line>
<line> que *eve percorrer todo o s** ciclo vital * que deve ser um* dimen*ão d* vida ou uma atitude </line>
<line> diante *a *ida". </line>
</par>
<par>
<line> En*ont*amos, na área pr*ori*ária </line>
<line> no docum*nto de **dri* r***rênc*as à* </line>
<line> "p*ssoa* de </line>
</par>
<par>
<line> idade e o desenv*lvime*to", como meta geral, proteger as pessoas idosa* e cri*r c*ndições de </line>
<line> segu*ança ec*nômica *e pa*ti*ipação social e de ed*cação *ue propiciem inclusão dos grupos </line>
</par>
<par>
<line> idoso* na sociedade. A </line>
<line> estratégia regi*nal d* </line>
<line> *003 foi planejada, tendo </line>
<line> por ref*rência as </line>
</par>
<par>
<line> metas e as recomendações </line>
<line> por ações em favo* dos idosos, de a*ordo c*m as *rês </line>
<line> á**as </line>
</par>
<par>
<line> *olt**as </line>
<line> a eles, *onforme </line>
<line> a* três áreas prioritárias de Madrid: pessoas de idade e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvimento; **ment* à saúde e ao </line>
<line> bem-*star </line>
<line> na velhice; criação de entorn* propí**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> favoráv*l. Ent*e os ob**tivo* da Estrategia regi*nal de implem*ntación para américa latina y </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> *aribe del pl** de acción internacional d* m*drid s*bre enve*ec*miento, el </line>
<line> destacamos </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*úncio no </line>
<line> documento da necessidad* de promoç*o de a**sso à educação. A *onferência </line>
</par>
<par>
<line> anuncia </line>
<line> como </line>
<line> condiç*o de desenv*lvimento a </line>
<line> promoçã* de igualdade po* me** do </line>
<line> acesso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação ao longo de toda v*da, mas *ão an*ncia a *ecessidade do acesso à e*u*ação a </line>
<line> permanente. </line>
</par>
<par>
<line> A ed*cação permanente baseia-se </line>
<line> no* pr*ssupostos d* que o ho*em um ser que é </line>
</par>
<par>
<line> nunca e*tá **abado e de*e s*r agente de *ua pró*ria educação. Nessa compre*n*ão, *s </line>
<line> ativ*da*es educacio*ais propostas par* *s UN*T*s devem tra*er g*ades flexív*is, com </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo que se*am o*imizados par* melho*i* da qualidade de </line>
<line> vida d*s id*sos. Ainda com </line>
</par>
<par>
<line> relação ao acess* à edu*aç*o contin*ada e perman*nte para </line>
<line> pesso*s i*osa*, encontram*s, </line>
</par>
<par>
<line> t*m*ém, re*omendações na Declaração de *ra*íli* - que </line>
<line> a*o*teceu e*tre os </line>
<line> dias 4 * 6 de </line>
</par>
<par>
<line> dezem*ro de 201*, n* Capital Fe**ral </line>
<line> -, documento *laborado </line>
<line> na Confer*ncia Regio*al I* </line>
</par>
<par>
<line> *ntergovernamental sobr* envelhe**mento na A*é*ic* Latina * n* Car*be que propõe, um* </line>
<line> sociedade para todas as idades e prote*ão b*seada em direitos; dest*** o re*onhe*imento da </line>
<line> neces*i*ad* dos ganhos da humanidade com o aumento da long*v*dade, mas também anuncia </line>
<line> que, *pesar dos av*nços *m re*ação ao ano de 2003, é preci*o repe*sar n*vos espa*os, mai* </line>
</par>
<par>
<line> intervenç*es d**orre*tes da p*r*is*ê*cia de *itua*ões d* diversidades entre </line>
<line> pa**es sub- * </line>
</par>
<par>
<line> r*giões. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. 14, n.3, art. 13, p. *36-253, mai./j*n. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ed*caç*o Perman*nte e a* Co*ferência* Regionais de En*elhecimento na Améri*a Lat*na e Car*be </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> Para enfr*ntar os desafios da Améri*a Latin* * do Ca*ibe, * busca por acesso ** </line>
</par>
<par>
<line> políticas públicas, </line>
<line> como a da ed*cação * a *olidariedade entre ger**ões, contribu* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhoria das condições de vida na vel*ice. Nesta f**e, além das medi*as ** proteção social, </line>
</par>
<par>
<line> *obressai as aç*e* na *re* *du*acio*al c*mo f*rma de p*opor**onar aos i*o*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade. </line>
<line> *es*a </line>
<line> ót*ca, </line>
<line> a </line>
<line> II Confer*ncia </line>
<line> Regional </line>
<line> Intergove*namental </line>
<line> so*re </line>
</par>
<par>
<line> Env*lhecimento *a *mérica *atina e no Caribe, d* q*al resultou documen*o *ntitul*do a o </line>
<line> Decl*ração de B*asíl** sob*e o *nve*h**imento, propõe, no i*em 18, "[...] estímulo ao a*esso </line>
<line> à educaç*o conti*uada e perm**ente ao longo de toda a vida * em to*os os *íveis" (*EPAL, </line>
</par>
<par>
<line> *007, p. 4). Tendo por </line>
<line> ref*r*ncia as propo**as de educa*ão *ermanente, Ca*hio*i; *alm* </line>
</par>
<par>
<line> ,*006 an*nciam que o ato de ensinar a pesso*s </line>
<line> idosas não d*ve ser *e*u*ido à técnica </line>
<line> ou </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tec**lo*ia de ensino, </line>
<line> mas ao processo de in*eração de inters*bjetividade </line>
<line> e </line>
<line> d* *juste *e </line>
</par>
<par>
<line> significa*os *ara os cidadão* </line>
<line> que </line>
<line> e*velhec*m e idosos. Por iss*, a m*todologia de e*sino </line>
</par>
<par>
<line> **sta *rea conf*rme os aut*res "[...] d**e se* ativa, particip*tiva e interat**a, permitin*o ao </line>
<line> idoso e ao grupo em que está *nseri*o d*scob*irem as pró*ria* necessidad*s e a serem ag*ntes </line>
<line> de sua própri* transfo*mação" (*AC**ONI; PALMA, 2006, p. 1*65). * *nclu*ão das pessoas </line>
<line> **osas no ensin* formal constrói um no*o olha* sobre o i*oso que pode *evá-lo a ag*r como </line>
<line> cid*dão. Esses di*eito* sã* cons*quênci*s de **tas *r*va*as ao long* de a*os e das conqu*stas </line>
<line> alcançadas no passado por homens e m*lher*s que hoje são pessoas idosas. N*s en***amentos </line>
<line> de Pi*uí (2007, p 15) a proposta pelo governo brasileiro sugere compe*ências para *s órg*os, </line>
<line> e a* e*ti*ades públicas, *a área da Ed*cação, **pecif*camen*e, apr*senta como caminhos: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Adequ*r cur*ículos, m**odologias e material *idát*co aos prog*am*s </line>
</par>
<par>
<line> educacionais desti*ados ao idoso; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *nse*ir no* currículos mínim*s, *os diversos níveis de *nsin* formal, </line>
</par>
<par>
<line> cont*údo voltado p**a o processo de envelhecim**to; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> I*cluir a ger*nto*ogia e a g*riatria co*o disciplinas *u*ricula*es *os </line>
</par>
<par>
<line> cursos supe*ior*s; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> D*s*nv*lver progr*mas educa*iv*s, es*ecial*en*e *os meios de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, a fim de </line>
<line> infor*ar * *opu*a*ão sobre o proces*o de </line>
</par>
<par>
<line> envel*ecimen*o; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Apoiar a criação de universidade aberta pa*a terceira idade, co*o </line>
</par>
<par>
<line> meio de universa*izar o aces*o *s di*e*entes formas de **ber. </line>
<line> *a á*ea d* Educação, a im*lem*ntação ** curríc**o* e de programas que tenham </line>
<line> como temática o envelhecim**to deveria *cont*cer de f*rma generaliz*da, como be* de*tac* </line>
</par>
<par>
<line> *iauí (200*), do ensin* </line>
<line> *lementar ao superior pois, as*im, as entidades vo*tadas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educaçã* est*r*am assum*ndo o envelhecimento como um p**c*sso qu* ocor** desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> na*cime*to. A existência ** *ol*tica Na*io*al do I*oso- PNI trouxe * popu**ção </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 14, n. *, *rt. 1*, p. *36-2*3, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. *. Fr*nco, M. R. F. **l** </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> esclareciment* sobre a necessid*d* ** i*c*usão de *onteúd*s no ensino formal. T*davia, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forma *om* deve ser feita essa implantação *ão está compreensív*l no documento, p*i* na* </line>
<line> entrelinhas *ica o questioname*to se essa ad*quaçã* seria em n**el de grade cur*i*ular *u </line>
<line> te*as transve**a*s introduzi*os nas disc*pli*a* do* diversos **aus de e*sino. </line>
<line> A II* Co*ferência Reg*onal Int*rgo*ern*mental s*bre Envelhecimento na Am*rica </line>
<line> Latin* e no Caribe, re*li*ada em S*n José de Costa *ica, de * a 11 de *ai* em *012, co* o </line>
<line> tema \En**lhecime*to, solidari*dade e proteção social h*ra *e avança* rumo à *guald*de", n* </line>
<line> item 11, </line>
</par>
<par>
<line> Re*ter* que os idos*s de*em us*f*uir * d**ei*o à ed*c**ão, n* perspect**a d* </line>
</par>
<par>
<line> educação permanent*, p*ra o que s* *eve: im*lemen**r programas de educa*ão que </line>
<line> perm*tam aos ido*os de diferente* gru**s e etnias compartilhar seus conhec*me**os, </line>
</par>
<par>
<line> sua cultura e *alore*, atentan*o-se para enf*que intercultural (CEPAL, * </line>
<line> *0*2, </line>
</par>
<par>
<line> p.15). </line>
</par>
<par>
<line> Ness* Conferência, *om a intenção d* melho*ar os sistemas de pro*eção so*i*l do* </line>
<line> idosos, ficaram estipul*das *s açõ*s de saúd* e de s*gur*nça; e *e socialização d* Serviço </line>
<line> Socia* - nest*s, os represen*a*tes *eiteram que o* id*sos devem usufr*ir o di**i** à educação, </line>
<line> na persp*ctiva de educação *erma*ente, *ara o que se impõe: </line>
<line> a) Prom*ver p*líticas ativas de luta *ontra o analfabe*i*mo entre as *ulh*res e </line>
<line> h*men* idosos. </line>
<line> b) *acilitar * acesso e a partici*ação ativa nas atividad*s rec*eativas, cultura*s e </line>
<line> esportivas promo*idas por org*n*zações * inst*tuições *úblic*s e privadas. </line>
</par>
<par>
<line> c) *mpleme*tar </line>
<line> prog*amas de educação q*e per*itam a*s idosos de difer*ntes </line>
</par>
<par>
<line> grupos e e**ias compartilhar *eus conhecimentos, sua *ultu*a e v*lores, atentando-se </line>
<line> para o enfoque intercultural. </line>
<line> d) Promover a inco*poraçã* do tema d* e*velhecimento e da velhi*e n*s plano* de </line>
<line> estu*o de to*o* os níve**, para todas as *dades (CEP*L, *012, p. 15). </line>
<line> A *ducação perma*ente voltada para pess** id*sa *oi anunciada n** três Conferên*ias </line>
<line> Reg*ona*s Inter*overnamentais de Envelh*cim*nto n* A*éric* L*ti*a e no Caribe, o qu* </line>
<line> demonstra que gestores e **up*s da socie*ade ci*il r*conhecem a nec*ssida*e da uti*iza*ão da </line>
</par>
<par>
<line> *ducação em d*ve*sos espaç*s </line>
<line> q*e atuam c*m pessoa* idosa*. Em n*ssas anális*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *outo*a*o em Política Públicas (UFPI), con*tatamos que as UNATIs *stã* cumprindo as </line>
<line> r*comendações das conferên*ia* no tocante à fomentaç*o de espaços educac*onais na </line>
<line> extensão *n*versitária. E*co*tramos, també* na *olítica de sa*d*, o E*vel*e**me*to Ativ*, </line>
<line> reco*endações de concretizações d* ed*cação per*an*nte ao longo da vida * ** p**gram*s </line>
<line> *oltado* ao* idoso* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 1*, *.3, a*t. 1*, *. 23*-253, mai./jun. 20*7 </line>
<line> www*.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação *ermanent* e as Conferênc*as Regionais de En*elhecim*nto *a Am*rica Latina e Caribe </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 O Envelheci*ento Ativo: política de direitos *uman*s </line>
</par>
<par>
<line> *o Brasil, a Se*retari* Espec*al do* Direitos H**anos da Presidência d* República, </line>
<line> em n*vel gove*namental e naciona* é a responsável pelo comprom*sso de pr*p*r *stratégia* </line>
<line> par* a efe*ivação do en*elhecime*t* ativo como Políti*a Pública </line>
<line> O te*mo env*lhecimento ati*o foi a*ot*d* pe*a Or**n**ação Mundial de *aúde (OMS) </line>
<line> no fina* dos ano* 90. Funda*e**a-se no reconhecimento do* direitos humanos dos </line>
<line> id*sos e d*s p*incípios de independência, participação, dignidade, cuid*d*s e </line>
<line> autode*emp*nho (*LBUQU*R*UE, *008, p. 26). </line>
</par>
<par>
<line> *sses </line>
<line> princípios, em níve* int*rnac**nal, foram a*otad*s pe*a As*embleia Geral *as </line>
</par>
<par>
<line> Nações Unidas at*a*és da Resolução Nº. 46/91, de 16 *e dezembro d* 1997, que *e **fere a*s </line>
</par>
<par>
<line> Pri*cípios das Nações U*idas ** Favor da ***soa Idosa. Co* rel*ção ao princ*pio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> independênc*a, podemos destacar </line>
<line> dois i*ens que contribuem *f*tivamente para a </line>
<line> vivênci* do </line>
</par>
<par>
<line> envelhecime*to at*vo: t*r oport*nidade de traba*ho ou ter acesso às outras f**m*s *e *eração de </line>
<line> re*da; e t** *cess* a progra*as educ*tivos * de fo*maçã* a*equ*da. C*m relação ao princípio </line>
<line> da particip**ão, destacamos o item que s* *efere: ao direito do idoso de permanecer integrado à </line>
<line> socied*d* e de *articipar ativamente da form*lação e da im*leme*tação *e p**íticas *ue afeta* </line>
<line> dir*tam*nte seu bem-*st*r e de como tran**itir aos mais jo*ens conhecimentos e habilidade*. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto à d*gnidade, colocamos em e*idên*i* * *ireito de ser </line>
<line> trata*o com jus*iça, </line>
</par>
<par>
<line> inde*endentem*nt* </line>
<line> de </line>
<line> idade, </line>
<line> *exo, </line>
<line> e*nia, </line>
<line> deficiênci*s, </line>
<line> condições </line>
<line> econômicas. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> envel*ecimen*o a*iv* pode s*r abo*dado c*mo uma política d* direitos h*m*nos voltada para </line>
</par>
<par>
<line> id**os. Entre </line>
<line> as conquistas da pessoa idos* *a Po*ítica do En*el**cimento Ativ* </line>
</par>
<par>
<line> visual**amos, também, a </line>
<line> educação per*a**nte e a </line>
<line> rec*mendação *e criação d* U*ATIs. O </line>
</par>
<par>
<line> envelhecimento ativo aplica-se * idosos tanto de forma </line>
<line> ind*vidu*l, </line>
<line> quanto * **upos </line>
</par>
<par>
<line> *opulacionais. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, "*olíti*as voltadas para o envelhecimento a*ivo devem reconhecer </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> importâ**ia do encorajamento * da delegaç*o d* </line>
<line> responsabilidade ao indivíduo </line>
<line> pelos *e** </line>
</par>
<par>
<line> cuidado*, criar a*b**nte* amigáveis * esti*ular a solidariedade entre d*versas </line>
<line> g*ra**es."(*ontij*, 2005, p.19).A vivência do envelh*cimento at**o p*ra pesso*s idosas pode </line>
<line> s*r cara*te*izada com* u*a oportun*d*d* de continu*rem, se assim o desejare*, * tra*alhar e </line>
</par>
<par>
<line> a partilhar suas *xp*riências d* *o*ma a**v* e ind*pen*ente n* s*ciedade. Dessa forma, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*nutenção d* aut*n*mia e a sol*dari*dade entre g*rações po*em ser obtid*s p*r meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 14, n. 3, art. **, p. 236-253, mai./ju*. 2*17 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. B. **anco, M. R. F. Silva </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> educação para idosos, nos seus mai* variados *íveis. ** Ensino S*perior, *ncon*r**os </line>
<line> espaços públi*os e p*iva*os q*e propõem at*v*d*des de extensão na m*dalid**e *as UNATIs. </line>
<line> 2.3 A política do envelhecimento ativo e a e*ucação per*ane*te </line>
<line> A longevidad* d*s in**ví*u*s na so*iedade contemporânea é re*ultado de conquistas </line>
</par>
<par>
<line> nos campo* da saú*e e social, * e**e*he*i*e*to demanda novos serviç** par* </line>
<line> os i do* os , </line>
</par>
<par>
<line> consi*erando a ca*egoriz*ção en*re idosos </line>
<line> jove*s (aqueles com idade entre *0 e 70 ano*) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> para *s idosos velhos (aq*eles com idad* igual *u *uperi*r a 8* **os). Essa nova re*lidade </line>
<line> tem e*timulado a *mplantação de polít*cas públ*cas em ní*el mundial e nacio*al. </line>
<line> Com relação às políti*as p*blicas e ao en*elhe*imento at*vo, *ig*ei*edo (2009, p.76) </line>
<line> afirma: </line>
</par>
<par>
<line> A integr*ção soc*al do idoso *az parte *e um program* de promoção *e </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> envelhecimento sa*dável e ativo pr*coni*ado pelos p*anos de ação d* promo*ão de </line>
</par>
<par>
<line> *m envelhec**ento d* Organizaç*o Mundia* da **úde, na p*essupos*ção de que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> última etapa da **da deve ser desfruta** através de uma ativa participaç*o fam*liar e </line>
<line> s*cial. </line>
<line> Ain*a sobre * te** em dis*ussão, Martin* d* Sá (*00*, *.100) esclarece: </line>
<line> Existe *ma *rença ge*eraliza*a de que a a*ividade é *ssencial ao desenvolvimento e </line>
<line> à manutenç*o das for**s físicas, da compe*ên*ia cogniti*a e das ha*ilidad*s soc*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Acredita-se *gua**ente *ue a *ti*idad* * fundamental para que ** alcance </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> envelhecim*nto saudá*el e s**isfa*ório. </line>
</par>
<par>
<line> Es** com*reensão se </line>
<line> encontra expre**a em </line>
<line> programas e p*lít*cas *e en*elhecimento </line>
</par>
<par>
<line> ativo. As Conferências *ntergover**mentais </line>
<line> na A*érica **ti*a e ***ibe reconh*cem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de inc*n*ivar e de equilibrar * *esp*nsab**idade *essoal (*u*dado </line>
<line> consigo </line>
</par>
<par>
<line> mesmo), com a cri**ão d* ambientes amistosos para todas as **ix*s e*árias, *ropi*i*nd* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> solidari*da*e en*re ger*çõ*s. O concei*o *e enve*heci*ento ativo par* *dosos, no s*culo XXI, </line>
</par>
<par>
<line> es*á sendo uti*izado por </line>
<line> vár*os país*s. Entre os pila*es *a es*rutura política para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *nvelhecime**o ativo, encont***os: participação, sa*de, segur*nça. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> pilar da </line>
<line> **rticipaç*o, *e*t*ca-se a a*r*ndizag*m *erman*nte p*r meio dos </line>
</par>
<par>
<line> program*s de **ucaçã* para todas as *dades, tendo por referência ed*cação a </line>
<line> permanente </line>
</par>
<par>
<line> como *as*lar dos programas de *xtensão, ** ensi** superior </line>
<line> par* </line>
<line> idosos. Ob*erv*-se que, </line>
</par>
<par>
<line> n*sses espaços, *s at*vida**s *roposta* par* eles </line>
<line> *roporcionam c*ndições favoráveis </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> vivênc*a do *nvel*ecimen*o ativo em nível *ndividua* e cole*ivo, por ofe*ecer ativi**de* c*mo </line>
<line> Re*. FSA, Teres*n*, v. 14, *.3, art. *3, p. 236-25*, m*i./jun. 2*17 w*w4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educaçã* Permanente e as Con*erências *e*ionais de Envelh**ime*to n* América La*ina * Carib* </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> as oficinas t*máticas que auxiliam na execuç*o </line>
<line> da educação perm*nente .Os idosos são </line>
</par>
<par>
<line> também incentivados a se posi*iona* politi*amente na lut* </line>
<line> po* seus direitos no Br*sil As </line>
</par>
<par>
<line> *NATIs são espaços acad**icos *ue utilizam a ed*cação permane*t* onde sã* desenvolvem </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dad*s, nas quais os idos*s viven*iam </line>
<line> e compartilham saberes, cuja aq*isição de </line>
</par>
<par>
<line> con***imentos c*ntr*bui para esp*ços </line>
<line> de aprendizagem. *i**eiredo * Silva (**10, p. 212) </line>
</par>
<par>
<line> d*claram qu* as un**ers*dades abe*ta* </line>
</par>
<par>
<line> *onstituem-se em espaç* de ap*endizagem gerontoló*ica, que p*oporci*na a*s </line>
<line> alunos a possibili**de *e protagonizarem a produção e disseminação de </line>
<line> conhecimento, pot*ncializado na* suas experiências acu*uladas ao l*ngo da vida. </line>
</par>
<par>
<line> A apr*ndi*ag*m gerontoló*ica considera que os saberes, ao longo da </line>
<line> vida, de*em </line>
</par>
<par>
<line> sempre servir de referência par* * educação volt**a pa** ad*ltos ma*ores (pessoas com *da*e </line>
</par>
<par>
<line> ent** 50 * 60 anos), com* para </line>
<line> ido**s, poi* ess*s </line>
<line> *i*ênc*as *razem </line>
<line> *ar* a *ala de *ula </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> caráter prazeroso, além de pr*mover a inte*ração e*tre conteúd*s planeja*os e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento provenie*te *a sociedade, co*str*ind*, a*si*, *rocas im*or*antes par* o espaç* </line>
</par>
<par>
<line> de exten*ão universit*ria. Nos e*tudos so*r* universidad*s </line>
<line> abertas, há vár*as </line>
<line> den**inações </line>
</par>
<par>
<line> do* progra*as, bem como singularidade* q*e *azem su*gir difer*nças quanto ao pion**ri*mo, </line>
<line> à pr*ti*a, * origem e à estrut*ra *e cada **ogra*a. </line>
<line> E*bora de*ignadas uni*ers**ades, tais institu*ções caracte*izam-*e co** cursos ou </line>
<line> at*vidades *e *xt*nsão no e*si*o *uperio* em espaç*s públi*os e *rivado*. Elas também têm </line>
</par>
<par>
<line> apresentado "[...] ao lo*go d* tempo, algu*s des*ob*a*entos n* f*rm* de es*rutur* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> funcionamento" (CACHIONI, 2003, p. 78). Há relatos históricos de *u*, na déc*da de 196*, </line>
<line> surgiram na *rança as *recursoras das UNATIs, as univ**sidade* do temp* livre, conc***d*s </line>
</par>
<par>
<line> como e*paços direc*onado* a </line>
<line> aposentados, *om </line>
<line> ativid*des </line>
<line> culturais, visand* favorece* </line>
</par>
<par>
<line> r*lações sociais entre ele*. </line>
</par>
<par>
<line> No pilar da *aúde, *az-se necessário o apoio s*cial * ent*e d*ferentes gerações. Com </line>
</par>
<par>
<line> relação </line>
<line> ao apoio so*ial, é apr**oa*o na ideologia do *nvelh*cimento at*vo que * p*eciso </line>
</par>
<par>
<line> reduzir os ri*cos d* solidão * do is*lam*nto social dos **oso* po* mei* de apo*o aos *ru*os </line>
</par>
<par>
<line> c*muni*ários, incluindo os es**ços </line>
<line> de extensão no ens*no sup*rior *ara idosos. **oiar </line>
</par>
<par>
<line> con*ato *n**e ger*ções tem s*d*, a* *ongo d*s ano*, *aut* de d*scussões nos esp*ços </line>
</par>
<par>
<line> inter*aciona*s, *aciona*s e a*é locais. *a*, convém que a* *iferente* g*ra*ões *onvivam </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> espaços intra e ex*r*fa*il*ares, p*is é na tr*ca d* </line>
<line> vivências que jo*ens e ido*os conse*uem </line>
</par>
<par>
<line> atualiza*-se e c*ns*ruir relações de *mizade saudáveis * *raz*rosas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, **t. 13, p. *36-253, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fs*net.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. B. Fr*nco, M. R. F. Silva </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> *ntre os princí*ios das naç*es uni*as par* *dosos, enc*ntramos </line>
<line> também * pil*r </line>
</par>
<par>
<line> seguran*a qu* *rec**iza que os idosos d*vam ter * </line>
<line> dir*ito à seg*rança *o*ial, fís*** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> financeira as*egurado *elas *o*íticas **blica*. Segundo *sse princípio, os </line>
<line> idosos em </line>
</par>
<par>
<line> condições vuln*ráveis *oci*lm**t* devem ter assegura*o* proteção </line>
<line> e </line>
<line> assistência, para que </line>
</par>
<par>
<line> tenham condições de vivenciar determ*nant*s *u* levam a* *n*elhecim*nt* at*v*. </line>
<line> N* Carta de Sã* José, documento elaborado a partir da Conferênci* de São J*s* de </line>
<line> Costa Rica, encontram*s, no item 14, a p*opo**a *e fortalec*men*o das institu**ões p*b*icas </line>
<line> que lidam co* *d*s*s. Nes*e aspecto recomen*a-se, po*tanto, a adoçã* de m*didas, de*tre </line>
</par>
<par>
<line> ela* "[...] revisar as *olític*s existe*tes para garantir a promoção d* soli*ariedade </line>
<line> ent*e ** </line>
</par>
<par>
<line> geraç*es" (CEPAL, 2012, p. 17). </line>
</par>
<par>
<line> *s estratégia* de efetivação do envelhe*ime*to ativo contemp*am o* se*ores mun*iais </line>
</par>
<par>
<line> e nacionai*. Já </line>
<line> na Asse*bl*ia d* Madrid, em *00*, as *ecomendações interna*ion*is </line>
</par>
<par>
<line> vo*taram-s* à *ecessidade do reconhecim*nto do en*el*ecim*n*o ativo como pos*ível de se* </line>
<line> executado em n*vel i*dividual e coletivo, *ependendo das *ondições fa*orávei* das nações. </line>
<line> A abor*agem do *nvel*eciment* at*vo pr*porciona uma ***e para o </line>
<line> dese*volvi*ento de *stratégia* locais, nacionais e g*obai* sobr* * populaçã* que </line>
</par>
<par>
<line> e*tá envelhecendo. Ao reun*r os *rês pilar*s *ara a a*ão d* s*úd*, parti*ipação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> seguran*a, *ferece uma plataf*rma pa*a uma construção consen*ual *ue abrang* as </line>
<line> pre*cupaçõ*s de divers*s setores * de todas a* regiões (GONT*JO, 2005, p. 57). </line>
<line> As conferências *egionai* e i*tergovernam*ntais de envel*ecimento da América </line>
</par>
<par>
<line> Latina </line>
<line> e do Caribe recomend*m aspectos relevantes par* a consolidação do Envelh*cimento </line>
</par>
<par>
<line> Ativo como polít*ca pública vol*a*a para pesso* i**sa. Analisamos a neces*idade de *spaços </line>
<line> que oport*n*zem * *ducação *erm*nente à p*pulação idosa em in*tituições de *ns*no p**lic*s </line>
</par>
<par>
<line> * p*i***os, a </line>
<line> exemplo d** UNATI*. C*mo percebemos, *ções qu* prom*vam educaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *ol**d* para idos*s requere* d*f*rent*s pol*ti*as e en*es admi*istr**ivo*. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Par* * s*st**atizações d*s r*fle**es **a apresentadas, *ealizamos re*i*ão *e lit*ra*ura </line>
<line> *e publicações i*tern*ciona*s * b*as*leiras, em su*s línguas de origem e em portu*uês, *obre </line>
<line> as três Co*ferê*cias Regionais Intergovername*tais d* América *at*na e do Caribe e do </line>
<line> docum*nt* do Envelhecimento A*ivo da Organi*ação Mundial de Saúde. O *étodo c*n*istiu </line>
</par>
<par>
<line> em sintetizar *s </line>
<line> principais *o*trib*ições acerca d*s </line>
<line> docum**tos </line>
<line> d* Ce*al e da OMS, </line>
</par>
<par>
<line> *na*isad*s *uan*o a* anúncio da educ*ç*o </line>
<line> p**manente, **ntr**uindo para uma </line>
<line> *elhice </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F**, Teresi*a, v. 14, n.*, art. 13, *. 236-253, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação Perm*ne*te e ** *onfer*ncias Regionais de *n**lhec*m*n*o na Amé*ica *atina e C*ribe </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> saudável. Fizemo* u*a *is*ematizaçã* tendo como eixo geral ** aná*i*e as n*cess*dades q*e </line>
</par>
<par>
<line> cerc*m o processo de envelhecim*n*o na Amé*ica L*tina e Cari*e, co*sid*ran*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> especific*da*e da *ealidade *rasile*ra. </line>
</par>
<par>
<line> *s textos foram *rganizados ini*ialmente con**rme ano de pub*icação, autores, título </line>
</par>
<par>
<line> e palavra-chave. Para melhor o**anização </line>
<line> das reflexões aqu* post*s, p*ocuramos *onstruir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> noss* reflexão em *orno dos segu*ntes eixos temáticos: </line>
<line> as Conf*rências *egio*ais </line>
</par>
<par>
<line> Intergovernament*is sobre envel**cimento n* Amé**ca Latina e ** Caribe, o envelheci*ento </line>
<line> ativo, e * educ*ção p*rman*nte. Esses eix*s *o*am s*nte*izados a começ*r da si*tematizaç*o </line>
<line> teórica con*truída * pelos de diálog*s com a **odução bibliográfica sob** os *núncio* ac*rca </line>
</par>
<par>
<line> de *ducação permanente, c*m os documentos </line>
<line> produzi*os p*las t*ês Conf*rências Regionais </line>
</par>
<par>
<line> Inter*ov*r*a*entais da América Latina e </line>
<line> do Caribe *om o E*v*lhecime*to At*vo como e </line>
</par>
<par>
<line> Política Pú*lica pr*posta pela OMS. Na comp*s*çã* *e cada ei*o, buscamos es*abelecer </line>
</par>
<par>
<line> aproxi**ção entre </line>
<line> as reali**d*s latino-americana, caribenha e brasil*ira no toca*te ao </line>
</par>
<par>
<line> estimulo * educação perma*en*e nos progr*mas volt*dos pa*a pessoa* i**sas </line>
<line> * RESULTADOS E DISC*SSÕ*S </line>
<line> A partir da Ass**bleia Mundial de Madrid, no*teo*-** um nov* o*har nas discussões </line>
<line> *o enve*hecim*nto humano, movendo tal questão da esfera privada para a esfera pública. ** </line>
<line> contemporaneida*e, * fenômeno é *onsiderado, em n*vo *ont*xt*, por meio das *gendas </line>
</par>
<par>
<line> pr*conizada* de ações go*erna*entais e da soci*dade civil, sendo </line>
<line> as pessoas idosas </line>
</par>
<par>
<line> reconhe*id*s co*o segmento </line>
<line> priori*ári*. *mbo*a reconheçamo* a rel*vância </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> Conf*rênci*s Regionais Intergover**ment*is de E*velhecim*nto n* Améric* Latina e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Caribe, enten**mos qu*, </line>
<line> apesar de a CEPAL ser * respon*ável *écnica *ela organização das </line>
</par>
<par>
<line> conferência*, dos avanços das </line>
<line> agenda* e da* estr*tégias ser*m segu*das, a implementação a </line>
</par>
<par>
<line> *as recomendaçõe* *epe*** </line>
<line> de um </line>
<line> acordo das nações. A realidade da *mérica Latina * </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Caribe é *eter*gênea, pois há difer*ntes for*as, individ*a*s e c*leti*as, de envelhecer, </line>
</par>
<par>
<line> d*st*ntas v*lhices, </line>
<line> diversas naçõ*s </line>
<line> envel*ecend* </line>
<line> co* pecul*aridades e </line>
<line> velo*i*ades </line>
</par>
<par>
<line> d*ferenci*das qu* necessitam </line>
<line> - pa*a </line>
<line> além do* *ocu*entos internacionai* já existentes, </line>
</par>
<par>
<line> vi*ando impl**enta* as reco**nda*ões *e Madrid -, de **scussõ*s na soci**ade co*o </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> to**, pois o env*lhecimento é *m process* que d**e ser alvo de *e*a*es em *ári*s espaços. </line>
<line> Entendem*s que as mudanças r*comendadas nos *ocumentos originados das </line>
<line> conferências, a ex*m*lo do avanço daqueles p*o*enientes das que aconteceram no Chil*, no </line>
</par>
<par>
<line> Br*s** e Sã* J*s* de *os*a R*ca, no tocante necessi*a*e à </line>
<line> *a opo*tunidade de acesso </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 3, art. 13, p. 236-253, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.f*anet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. B. F**nco, M. R. F. Sil*a </line>
<line> *50 </line>
</par>
<par>
<line> educ*ção perman*nte, *evem oportu*izar par* além ** acesso à ed*cação </line>
<line> *ermanen*e e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> s*li*arie*ade e*tre as gera*ões, cabe**o a cad* nação oport*nizar * p*omoção do </line>
<line> envelheci*en*o com di*nidad* e com direito* g*rantidos. </line>
<line> Na I Con**rê*c*a Regio*al, *n*ontramo* o anúncio da promoção *a igualdade por </line>
<line> **i* do a**s*o à e*ucaçã* ao long* *e toda a vida, não fica, exp*icito qual ti*o, s* educação </line>
<line> continuada ou pe*manente. N* II *onferência *eg*ona*, elabor*u-se o d*cumento de Brasília, </line>
</par>
<par>
<line> n* qua* os r*presen*ante* dos países *nunc**m, no it*m 18, a ne*essid*de do *c*sso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> educ*çã* contin*ada </line>
<line> e pe*manente ao longo de toda a vida e em to*o* os **v*is. Já </line>
</par>
<par>
<line> v*sualiz*mos, da pri*eira para a segunda conferência, o </line>
<line> recon*ecimento </line>
<line> da </line>
<line> *d*c*ção </line>
</par>
<par>
<line> *ermanent* </line>
<line> e o estím**o do uso dela em diversos espaço*. A temátic* da *ducação </line>
</par>
<par>
<line> p*rmanente vem colo*ad* e*pr*ssamente na *II **n*erência Region*l, especif*camente </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> documento Carta de *ã* José, que **az t*ês açõe* a sere* se*u**as: aç*es de saúde, ações de </line>
</par>
<par>
<line> segur**ça </line>
<line> s*cial e ações de Servi*o *oc*al. Nessa </line>
<line> ú*tima, </line>
<line> os rep*e*entantes que assinam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> do*umento *eiteram que os idosos devem usufru*r os di*eitos à educação na pers*e*tiv* de </line>
<line> educação per*anente, o que assin*la o recon*ecimen** que ativida*es ed*ca*ionais voltada* </line>
<line> para idosos devem e*t*mular *articipação, atividade* prazerosas, *nfoque intercul*u*a*. </line>
<line> Encontr**os também, em *ossas análises, a pers*ectiva de edu*açã* perman*nte em </line>
<line> at*vidades p*ra i*oso* e*voltas *a p*lítica de *ireitos huma*os, a *olítica do E*ve*hecimen*o </line>
<line> *ti*o. Nessa, det*ctamos, com* d*reito dos idosos, o acesso * educa*ão p*rman*nte ao longo </line>
</par>
<par>
<line> da vida e, es**c*ficamente, por meio </line>
<line> d* </line>
<line> p*rt*ci*ação de UNATIs. Além d*sse *vanço </line>
</par>
<par>
<line> constatamos o anún*i* </line>
<line> da importância *a *ducaç*o permanente para </line>
<line> os i dos os , e da </line>
</par>
<par>
<line> solid*riedad* ent*e gerações, o que promov* * t**ca *e valores, de cultura, in**uindo, *ssim, * </line>
</par>
<par>
<line> necess*dade *e vis*aliz*rmos a vel*ice no plano de *studo de todos </line>
<line> os níveis, </line>
<line> pa*a *odas as </line>
</par>
<par>
<line> idades. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CON*IDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A p*eocupa*ão da C*PAL e* fo*entar en*on*r*s </line>
<line> entre </line>
<line> ges*or*s *atino-ame*i*a*os, </line>
</par>
<par>
<line> caribenhos e pessoas da soc*edade **vil em to*no de discussões d* *n*elhecime**o *um*no </line>
<line> pode ser considerad* co*o um *esdobrament* d* *s*embleia de M**rid, e a c*n*untura </line>
<line> peculiar que c*ractere a América Lat*na * do *aribe se *ev*u ao *lto ín*i*e de desi*uald*de </line>
</par>
<par>
<line> social </line>
<line> entre as </line>
<line> *ações de*se *ontinente e o *ce*erado p*ocesso de *nvelhe*imento </line>
<line> *e s u* </line>
</par>
<par>
<line> população. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 14, n.3, a*t. 13, p. 236-253, *ai./jun. 2017 </line>
<line> www4.f*anet.co*.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ducação Perm***nt* e a* Conferências *egi*na*s de Envelhecimento n* América Latina e Car*be </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> Reconhe*em*s a importâ*cia das três C*nferências c*mo *omentos nos qu*is </line>
<line> *correr** a *esponsabilização do *oder púb*ico *o* *s questões complexas e multif*cet*da* </line>
<line> em volta da* velhices diferenc*adas latino-americ*nas e caribenhas. Essas *iversidades </line>
</par>
<par>
<line> ocorrem n*o s*men*e em nível econômico, mas tam*ém em nível </line>
<line> demográfico; </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> env*lhecimento está </line>
<line> **orrendo difere***ado, como bem descrito nos três docume*tos </line>
</par>
<par>
<line> analisados. A segunda a terceira co*ferências incen*ivam o acess* à e*uca*ão permanent* e </line>
<line> como facilitadora *as desigualda**s lati*o-**ericanas. </line>
</par>
<par>
<line> Ao a**l*sa* *s documentos da CE*AL, inferimos que, a*e*ar </line>
<line> d*s </line>
<line> ag*n*as e d*s </line>
</par>
<par>
<line> recomendações em n*v*l int*rn*cio*al, é preci*o que legisl*ções nacio*ais garantam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vivê*cia *a velhice c*m digni*ade. Podemos a*irma* a*nda que, no Brasi*, enco*tramos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Política Nacional *a *essoa Idosa (PNI), qu* destaca a </line>
<line> necessi*ade de e*istir es****s </line>
</par>
<par>
<line> e*ucaci**ais q*e utili*em a educaçã* permanente, nos *ua*s *ejam v*lori*a*as as vi*ências </line>
<line> *a* pessoa* idosas, a *xp*oraç*o d* saber pa*a além d*, e a aprendiz*gem acontec** a* long* </line>
<line> do curso de vid*. </line>
<line> A e*u*ação *erman**te está anu*ciada na *ol*tica do envel*e*im*n*o ativo *a OMS, </line>
</par>
<par>
<line> *om* propulso*a de mudanças ** </line>
<line> p***digma*. Saindo u* p***o de </line>
<line> documento* </line>
</par>
<par>
<line> estigmatizant*s, </line>
<line> deparamo-nos *om a n*cessi*ade de s* oportuni*a* q*ali*a*e aos **os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vi d* dos </line>
<line> *dosos pois, dem**raficame*te, </line>
<line> já há indícios de um percentual g*adativamente </line>
</par>
<par>
<line> expressivo do au*e*to de pessoas idosas no m*nd*, *ecessitando, *s*im, que, independente </line>
</par>
<par>
<line> de desigualdades, acessos à educação pe*manente sej*m *arantidos, v**ando à m*lhor*a </line>
<line> **s </line>
</par>
<par>
<line> condições e à viv*ncia do *nvelhecime*t* ati*o de form* co*etiva. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCI*S </line>
<line> AL*U**E*QUE, *. *. *. *nvelheciment* a*ivo: desafio do sé*ulo. São Paulo: And*eo*i, </line>
<line> 2008. *0* p. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Lei nº 10.*41, de 1º de out*br* *e 2003. Dispõe sobr* Estatuto do I*oso o </line>
<line> e </line>
<line> dá </line>
</par>
<par>
<line> outr*s providências. *rasília: Presidê*cia da Repúbl*ca, Ca*a *ivil, S*bchefia pa*a Assuntos </line>
</par>
<par>
<line> Jurídi*os, </line>
<line> 2003. </line>
<line> Dispon**el </line>
<line> *m: </line>
<line> < </line>
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<line> htt*://www.planalto.gov.*r/CCivil_03/leis/2003/L1*.*41.htm>. Ac*sso em: 1* ago. 201*. </line>
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<line> CACHIONI, M. Quem educa os id*sos? Um estu*o s*bre </line>
<line> professores *e uni*ersidades </line>
<line> da </line>
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<line> terceira ida*e. *am***as, SP: Al*nea, 2*03. 258 p. </line>
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<line> (Mestrado em Polít*c*s Públicas) *rogr*ma *e pós-gra*u*ção em polí*ic*s </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, a*t. 13, p. 236-253, mai./jun. 20** </line>
<line> ww*4.f*anet.*om.br/revista </line>
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<par>
<line> Educação Permanen*e e as Co*f*rências Re*ionais de Envelhecimento *a *mérica Latina e Caribe </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Como R*fer*nci*r este A*tigo, confo*me ABNT: </row>
<row> *RANC*, *. M. B; SILVA, M, R, F. Educa*ão Perm*nente e as *onferênc*a* Re**onais d* </row>
<row> *nv*lhec*mento na *mérica Latina e Caribe. *e*. FSA, Ter*sina, v.14, n.3, art. 13, p. 2*6-253, </row>
<row> mai./jun. 2017. </row>
</column>
<par>
<line> Contribuição *os *utores </line>
<line> C. M. B. Franco </line>
<line> M. R. F. Silva </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepção e plan*jamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *ná*ise e i*terpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abor*ção *o ra*cunho ou na r*visão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipa*ão na a*rovaçã* d* vers*o final do manusc*ito. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 14, *. 3, a*t. 13, *. 236-253, mai./jun. 201* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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