<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 5, *. 97-110, set./out. 2017 </line>
<line> ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983 </line>
<line> h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2017.14.5.5 </line>
</par>
<par>
<line> Educação de Jovens e Adultos: P*lítica* de Formação </line>
<line> Education of Youth a*d *dults: Tra*ni*g Poli**es </line>
</par>
<par>
<line> Maria de Fát**a Uchôa de Ca*tro Macêdo </line>
<line> D*utor* e* Educação *rasileira, Un**ersi*ade Feder*l do *eará </line>
<line> P*o*essora *ssociado da Univers*da*e Federal do Pia** </line>
<line> *-mail: fuch*amacedo@yahoo.c*m.br </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Maria de F*tima Uchôa de Cas*ro *acêdo </line>
<line> Editor Ci*ntífico: T*nn* Kerley d* *lencar *od*igues </line>
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<par>
<line> Rua Ar*h** Soares F*itosa, 1211, Bairr* I*inga </line>
</par>
<par>
<line> 6404*-840 Teresin* - Piauí, Brasil. </line>
<line> Arti*o re*ebido em 09/06/*017. *lt*ma </line>
<line> ve*são </line>
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<line> receb*da *m *4/07/2017. A*rov*do em 25/07/2017. </line>
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<line> *valiado pelo sistema Triple Re*iew: Desk Review *) </line>
<line> p*l* E*it*r-Che*e; e b) **uble Blind Revie* </line>
<line> (a*alia*ão cega por *ois aval**d*res da área). </line>
<line> Revisão: Gram*tical, *o*mativa e d* *o*mat*ção </line>
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<line> M. F. U. C. *acêdo </line>
<line> 98 </line>
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<line> RE**MO </line>
<line> A educ*ção não *essa ao lo*go do *empo. Flor*sce, cont*nuame*te, no deco**er da exis*ência </line>
<line> do ser hu*ano, *o*sibilitando desenv*l*imento *e bens m**eriai* e imateriais, dentre o* quais </line>
<line> * *onsciência política que *ediment* a atuação cidadã para con*olida*ã* da práxis *ducativa </line>
<line> *o ex*r*íci* profissiona* de um educador. Objeti*a-se situa* a EJ* n* atual *enário político </line>
<line> nac*onal, de mod* a (1) **sgatar *spect*s de su* e*oluç*o histórica; (2) anal*sar *s políticas </line>
<line> de f*rmação para o edu*a**r d*ssa modal*dade de ensi*o; (3) e*tabelecer c*rrelação e*tre </line>
<line> EJA e cidadania, aqui conc*bi*a c*mo chance de intervenção no c*ntext*. Par* a consecução </line>
</par>
<par>
<line> de tais </line>
<line> inten*os, o marco t*óri*o prioriz* documentos oficiais e autore* como Alve* *t al. </line>
</par>
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<line> (2015), que descrevem a V CONF*N**A, m*rco impo**ant* pa*a * *JA, no Bras*l; Paul* </line>
<line> Freire (1*87, 2002, 2006) * P*dro Dem* (2006), que confronta o pens*m*n*o de Freire f*ente </line>
<line> à chegada d* l**t*r* *irtual; além d* outros mais. Diant* de *uais*uer poss*bilidade*, jovens * </line>
<line> adultos agraciados pela EJA poderão r**erter os índice* de exclusão social que ro*d*m esse </line>
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<line> se*mento de a*r*n*iz e, de modo geral, poderão cont*r com nov*s *erramentas para </line>
<line> o </line>
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<line> en*rentam*n*o do mundo, de forma mais co*sis*ente, refor*an*o sua convi*ção de dete*tores </line>
<line> d* d*re**os s*c*a**, políti*os e *d**aci*nai*, p*tenc*aliz*ndo sua con*i**o de ser *istór*co, que </line>
<line> c**s*rói sua pró*ria condição de aprendiz*gem. </line>
<line> Palavras-Chave: Educação. EJA. Po*íticas de Formação. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
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<line> Education does not </line>
<line> cease over tim*. It con*inuously flourishes *n the cour*e of *uman </line>
</par>
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<line> e*i*tenc*, enabling the developm**t of *aterial an* immaterial g*ods, among which the </line>
<line> political conscio**ness that sedimen*s the citizen action *o cons*lidate the educat*onal praxis </line>
</par>
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<line> in the profession*l work </line>
<line> o* an e*ucator. It aims to situa*e EJA (Ed*cation of Y*uth </line>
<line> and </line>
</par>
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<line> Adu*ts) in *he cu*rent n*tional political scen*, in order to (1) rescue *sp*cts of its his*orical </line>
<line> evolution; (2) t* analyze the *raining polic*es for the educ*tor of this type of t**ching; (3) to </line>
</par>
<par>
<line> est*blish a corre*ation between EJA and *i*izens*i*, here conceived </line>
<line> as </line>
<line> a ch*nce of </line>
</par>
<par>
<line> int*rvention in the co*tex*. I* *rder to achieve *uch at*empts, the *heoret*cal framework </line>
<line> priorit*ze* o*fic*al docume*ts and authors su*h a* Alve* et al. (2015), wh*ch *escr*be V </line>
<line> CONF*NT*A, an important m**estone f** EJA in Brazil; P*u*o Freire (19*7, 20*2, 2**6) and </line>
<line> Pedro Demo (2*0*), which confronts Freire's *hinking abo*t the arrival *f virtua* reading; </line>
<line> be*id*s ot*ers. Fa*ed with any po*sibil*ties, young people a*d adu*ts *war*ed by EJA wil* be </line>
</par>
<par>
<line> able *o rev*r*e the social *x*lu*i*n rat*s that sur*ound this *egment </line>
<line> *f the lear*er, </line>
<line> and in </line>
</par>
<par>
<line> general, they w*ll be able t* count on *ew tools to face the wor** in a more con*istent w*y, </line>
</par>
<par>
<line> reinforcing their conviction of h*lders of so*ial, po**ti*al and educati*nal rig***, </line>
<line> enhan*ing </line>
</par>
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<line> thei* historical statu*, whic* b*ilds th*i* ow* lea*ning *o*dition. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Education. EJA. T*aining Polici**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 5, art. 5, p. 9*-110, *et./out. **1* </line>
<line> www4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
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<line> Educação de *ov*ns e Adultos: Políticas de F*rma*ão </line>
<line> 99 </line>
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<line> 1 </line>
<line> I*TRODUÇÃO </line>
<line> A e*ucação con**ste em p*ocesso d* trans*ormação social e individual, se*do a es**la </line>
</par>
<par>
<line> o espaço e* que o e*u***d* e*cont*a *ara de*envolver su*s ha*il**ades não ap*nas de ler e </line>
<line> escrever, mas, sobret*do, *e a*rimorar a prática cidadã e a d*mocracia, me*iante ininterrupto </line>
<line> p*r*od* de f*rmação. Ist* po*que, * e**dente, que a edu*a*ão não cessa ao longo *o tempo, ao </line>
</par>
<par>
<line> contrário, *lo*e*ce cont*nua*ente no </line>
<line> de**rr*r *a existênc*a *o ser </line>
<line> humano, possi*ili***** </line>
</par>
<par>
<line> acesso *ens materiais e imater*ais, a </line>
<line> dentre os quais se destaca a consc**ncia polít**a *ue </line>
</par>
<par>
<line> sedi*enta a at*aç*o ci*a**, indis*e*sável p**a consolid*ção das práxis educat*vas a </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> exe**íc*o *rof*ssional </line>
<line> de </line>
<line> um educ*dor em tod*s as d*mensões, sej* *la de nature*a </line>
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<line> pedagógic*, tecnológi*a e h*ma*a. </line>
</par>
<par>
<line> * ed*cador brasilei** P*ulo Freire, em s*a **sta </line>
<line> obr*, argu*ent*, com vee*ênci*, </line>
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<par>
<line> *u* o homem, a </line>
<line> pr**ri, se c**scientiza de sua con*ição so*ia* frente ao *utro e à naturez* </line>
</par>
<par>
<line> para, em seg*ida, alfabet*z*r-s*. Por*anto, a ed*caçã* de jovens e ad**t** (EJA) não *onstitui </line>
</par>
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<line> mero ato *e ensi*ar, </line>
<line> e, *im, constru*ão len*a </line>
<line> *a </line>
<line> p**spec*iva de mudança do ser h*man*, </line>
</par>
<par>
<line> sentido maior *a *duc*ção e* *ualquer ní*el e mo**lida**, ao tempo *m *ue * c*nhecimento </line>
</par>
<par>
<line> resulta </line>
<line> *a confluência de **p*riên*ia* ant*ri*res vivenci*da* po* cada u*, den***nadas de </line>
</par>
<par>
<line> *ase inform*cio*al, a qual se somam os novos saberes que constitu*m o re*ertório cognitivo </line>
<line> dos indiv*duos. Dizendo de outra *orma, só é conheciment* a parcel*, mesmo que ínfima, d*s </line>
<line> e**mentos *u* causa* altera*ões no re*er*ó*i* conc*itual do *er h*m*no. De*tre o manancial </line>
<line> d* informações à* quai* *e tem **e*so, s* * que se c*n*egue re*er, apreender e co*pr*end*r é </line>
<line> *onhe*im*nto. O conhecimento refere-se à in*orm**ã* como compreens*o. </line>
<line> *, obviamen**, tudo se dá como pr*cesso cumul*tivo, em que nova* *eitura* </line>
</par>
<par>
<line> fu*d*ment*m-se em l*it*r*s anter*ores que as transc*ndem. No </line>
<line> **ntexto </line>
<line> ** EJA o* em </line>
</par>
<par>
<line> conjunt*r*s simila*es, a aprend*zagem é co*ce*ida como f*nômeno q*e per*i*e *o educan*o </line>
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<par>
<line> relacion*r nov*s conhecimentos aos conhecim*ntos anteri*rm*nte </line>
<line> *ons*ruídos, e / o* como </line>
</par>
<par>
<line> p*oces*o, segundo o qual informações e habi*i*ades interag*m e passam a ter se*tido p**a </line>
<line> aqu*le determinado *uje*to, com* *revisto no Docume*to B*se do pr**rio Program* Nacional </line>
<line> d* Integração da *d*cação Profi*sio*a* *om a Educ*ção Básica na Moda*idade de Ed*caçã* </line>
<line> de *ove*s e Adultos, PR*EJA (**ASI*, 2007). </line>
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<line> Como modal*dade es*ecíf*ca da e*u**ção básica, a EJA atende a </line>
<line> um público </line>
</par>
<par>
<line> constit*ído por jo*ens com 1* ou ma*s anos e / ou *o* adu*tos sem di*eito an*er*or à e**caç*o </line>
<line> por razões *iver*if**adas. E* 1*97, em Hamb*rg* (Alemanha), a V Conferência </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. **, n. *, art. 5, p. 97-1*0, *et./ou*. 2017 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
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<line> M. F. *. C. Mac*d* </line>
<line> 100 </line>
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<line> **t*rnacional sobr* *du*ação de Ad**t*s c*r*cteriza * EJA *o*o ti*o de e*ucação f*rmal e </line>
<line> *nformal, uma vez que ab*ange tanto a re*e oficia* de ensino, qua*to favore*e oportu*idades </line>
</par>
<par>
<line> **plas de </line>
<line> educaçã* inf*rmal, possí*el na esfera soci*l. De fato, V CO*FINTE* *tribui a </line>
</par>
<par>
<line> duas características relevantes para a EJA: o d**eito *upr*mo à *ducação básica e à educação </line>
</par>
<par>
<line> c*ntinu*da para qualquer indivíduo. Como dec*rrê*ci*, con*oli*a precei*os </line>
<line> apregoados pe** </line>
</par>
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<line> Orga***ação da* Nações Unida* *ar* a Educação, C*ência e Cult*ra </line>
<line> (UNESCO) de que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> educação de adu*tos só se ef*tiva *ediante a ação *onjunta d* org*nizações go*ernamenta*s e </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> governam*ntais, si*dic*tos, universidades e *nstitu*os ** pe*quisa, m*io* de </line>
</par>
<par>
<line> comunicaç*o, ig*ejas, associações c**is e comunitárias, e a*si* sucessivamente, como Al*es </line>
<line> et a*. (2015) lis*am. </line>
<line> *al conquista, n* Br*sil, construída há muitos anos, gr*ças ao* mov*m*ntos ** </line>
</par>
<par>
<line> educa*ã* </line>
<line> po*ular, </line>
<line> alcanç*, *om a Conferência, maio* si*nificado, com ressalv* d* que a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> movimentos de **u*a*ão popula*, *om </line>
<line> ênf*se para os </line>
<line> volt*do* à alfabe*ização, </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> *rior*tariamente </line>
<line> inspirados nas ideias de Paulo Freire. Seu m*to*o de </line>
<line> a*fabet*z*r </line>
<line> propõe </line>
</par>
<par>
<line> *pr*ndizagem através *a adoçã* *e círculos de cul*u*a, </line>
<line> em qu* o mestre é sub*tituído pe*o </line>
</par>
<par>
<line> coor*enador d* debates e o aluno p*lo p*r*ic*pante do cír*u*o de cult*ra. Cartilhas e livros *e </line>
<line> textos são trocados pe*o t*aba*ho *om a lingua*em corren*e na l*calidade e pela discu*são *as </line>
<line> experiências de *id* dos partí*ip*s dos círculos. A equipe de a*fabet*zadores coteja os meios </line>
<line> de vida e a l*nguagem falad* e* ca*a localidade de s*a a*ão. Isto é, d* co*hecimento obt*do </line>
<line> so**e * *ultura e do universo vocabu*ar da população, *s alfabetizadores extraem as p*la*ras </line>
</par>
<par>
<line> gera*oras. Analogamente, </line>
<line> parte-se de um* base an*eri*r, no cas*, * cul*ura pree*i*tente, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ua* vão *endo acres*idos no*o* sa*ere*. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do expost*, objetiva-se sit*ar a EJA no </line>
<line> atual cenário </line>
<line> po*í*ico *aciona*, de </line>
</par>
<par>
<line> m*do (1) r*sgatar a*pectos a </line>
<line> *e *ua evolução histórica, </line>
<line> ainda que </line>
<line> *ão *x*ust*vamente; </line>
<line> (2) </line>
</par>
<par>
<line> anali*ar as polític*s d* f*rm*ção *ara * *du*ador dess* mod*lidade de ensino, co* o intuito </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> perceber mu**nças ocor*idas nas últim*s dé***as; (3) esta*el*cer correlação ent*e EJA </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*dadania, aq*i co*ceb*da *omo cha*ce de *ntervenção no con*exto. Para a consecuç*o de tai* </line>
</par>
<par>
<line> inten*os, o marco teórico pri*riza documentos oficiais, ta*s como a Co*stituição Federa* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1988, o Docu*ent* Bas* do P*OEJA, a Lei n. *.*94 / 1996 e a Lei n. *3.005 / 2014. Inclui, </line>
<line> ainda, a*tores, como **ves *t al. (2015), *ue descrev*m a * CONFIN*EA, marc* importante </line>
</par>
<par>
<line> para a EJ*, no Brasil; Paulo *reire (*9**, 20*2, 20*6), est**ioso essencial n* edu**ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> adultos no país e Pedro Demo (200*), que confronta o pen*amento de Fr*ire frente * chegada </line>
<line> da le*t*ra virtua*; além ** outro* m*is. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 14, n. 5, art. 5, p. *7-*1*, ***./out. 2*17 www4.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ed*cação de Jovens e Ad*ltos: *o*íticas de Formação </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*FE*ENCIAL T*ÓR**O </line>
<line> 2.1 *esgatando aspectos da e*oluç*o *a educação de jovens e *dulto* </line>
<line> Reto*ar aspectos *a *vo**ção h*stó*ica da EJA, como de qualquer outro fenôm*no </line>
<line> so*ial, contribu* para a *ompreensão ma** ac*rada do moment* atual. Em se trat*ndo da </line>
<line> história da humanida*e, sem**e houve registro de quem ensi*a * de q*em apr*nde, seja em </line>
<line> formatos ped*gógicos s*stematizados, seja ** debates in*ormais. O saber erudito, em sistemas </line>
</par>
<par>
<line> fo*mais de educação, sempre </line>
<line> go*a de reconhecimento e de </line>
<line> *egitimidade. As rodas d* </line>
</par>
<par>
<line> conve*sa, distantes *a *s***a fo*mal, </line>
<line> *pesar </line>
<line> de *ambém ensinarem e deterem um saber </line>
</par>
<par>
<line> legitimado po* pr*ticas culturais e soci*is, *ão são reconhecidas pela aca**mia. Ou s***, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*ber er*d*to l*gitima, recon**ce e </line>
<line> certi*ica. O sa*er info*ma* é legitimado t*o somente em </line>
</par>
<par>
<line> cada contex*o cult*ra*. </line>
</par>
<par>
<line> Sob tal ótica, per*ebe-se qu* a *istór*a da EJA coincid* com a história </line>
<line> da própria </line>
</par>
<par>
<line> humanidade. *omo </line>
<line> d*to, se*pre há *egi*tro de algué* (familia*, po* exemplo) que orienta; </line>
</par>
<par>
<line> *ue incute (representante </line>
<line> *cle**ástico, por e*emp*o); que *mp*e (*o*ern*n*e, </line>
<line> por </line>
<line> exemplo); </line>
</par>
<par>
<line> *lém dos meios ** comun*caç** que transmi*em mensag*ns que influenc*am opin*ões. Ne*se </line>
<line> momento, é preciso reflet*r **bre o perf*l do al*no da EJA. *m ger*l, *ão pessoas pobres, </line>
</par>
<par>
<line> camponese* ou ***es desfavorecidos d* ponto </line>
<line> de vista socia* e*onômico. *orém, nã* são e </line>
</par>
<par>
<line> e*e* *ec*ssariam*nte des*rovidos de in*elig***ia ou da *apacidade de </line>
<line> apren*izagem, </line>
</par>
<par>
<line> t*mpouco incapaz*s de po*i**onamento crític* e polí*i*o. A este respeit*, Demo (20*7, p. 10) </line>
<line> adve*te: "[...] pobreza políti*a não é apanágio exclusivo d*s pobres, mas de toda pessoa, r*ca </line>
</par>
<par>
<line> ou </line>
<line> destituíd*, que se m*ntém co*o ma*sa de manobra, j* que, e* v*z de cons*ruir suas </line>
</par>
<par>
<line> próprias op*r*unidad*s, é ma*io*ete das oportuni*ades dos outros. " </line>
</par>
<par>
<line> Em o*tras p*lavras, a *lf*betização implica qua*idade fo*mal, e*t*ndida co*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pre*ica*o de teor mais técnico, i*c*ui*do o manej* de có*igos e, *ambém, qualidade polític*, </line>
<line> co*preendida c*m* a hab*lidade *e s*ber * que fazer com a leit*ra e a escrita, em es*ecial, </line>
<line> transfo*mar a realidade s*cial que circu*d* o indivíduo. Não *asta apenas *er / c*mpreender * </line>
<line> ento**o mas, essencialmente, no s*ntido polí*ico, se* *apaz *e construir al*ernativas sóc*o- </line>
<line> históricas para modificação de*sa realidade em *rol da coletividade. </line>
<line> Do ponto de vista legal, fa*-*e um **corte a partir da décad* de **, com a *onstituição </line>
</par>
<par>
<line> de 1934, que prevê a educação como direito </line>
<line> de todos, apesa* de *r*eba*ada pouco depo*s, </line>
</par>
<par>
<line> *raças à Co*sti*uição de 1937, com a ditadura de Get*lio Dornelles Vargas, que deso*riga o </line>
<line> *e*. F*A, Teresina *I, v. *4, n. 5, art. 5, p. 97-110, set./*ut. 2017 www4.**anet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. U. *. Macê** </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> Estado a manter e *x*andir o ensino público. De *ual*uer forma, nesse ínterim, o G*vern* </line>
<line> introd*z a educ*ção profissionalizante como forma de capacitar jovens e adultos par* o setor </line>
<line> industrial. *os dema*s j*vens r*s**va * edu*ação propedêutica, como forma de p*epar*-los </line>
<line> para oc*par *lt*s *argos da burocracia estatal. * épo*a, *re*cupa, **nd*, ao Governo o f*turo </line>
</par>
<par>
<line> **s joven* que </line>
<line> rest*m s*m </line>
<line> qual*uer leitura e escrita. V*s**mbra como soluçã* amp*iar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> númer* de escolas de EJA, com a int*nç*o d* incrementar a base ele*toral, uma *ez que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> vot* é, então, privativo de </line>
<line> homens e mu*here* alfab*tiz*dos. Assim, na d**ada </line>
<line> de 40, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pre*ente alfabeti*á-los, em apenas 9* dias, mediant* o lança*ento de </line>
<line> c**panha mac*ça de </line>
</par>
<par>
<line> educação de adu*tos v*sa*d*, tão s*me*te, engrossar a qua*tidade ** elei*ores. Co* *al </line>
</par>
<par>
<line> empreitada, c*ít*cas * el*gios * par*e, a E*A passa a t*r um *ínimo de </line>
<line> estru*ura </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> atendimento, *om* aqui descrito: </line>
</par>
<par>
<line> A *ferta da E*A, nessa décad* d* 1940 (sic) se exp*essou em várias açõ*s e </line>
</par>
<par>
<line> pro*ramas oficiais, *ncluindo iniciativ** nos nív*is es**dual e loca*, a exe*plo *a </line>
</par>
<par>
<line> cria*ão do Fundo *aci*nal *e Ensino Primário em *9*2, do *erv**o de E*uc*ção *e </line>
<line> Adultos e *a Ca*panha ** Educa*ão de Adulto*, ambos *m 194*, d* *ampanha de </line>
</par>
<par>
<line> Educa*** Rura* iniciada ** 1952 e da Ca*panha Nacional </line>
<line> de E*radic*çã* d* </line>
</par>
<par>
<line> Analfa*e**smo em 195* (DI PIERRO; *OIA; RIBEIR*, 2001, p. 59). </line>
<line> Então, novo passo é da*o por F*eire, a que* *abe de*en*olver um programa n*cion*l </line>
<line> de a*fabetização *e a*ultos. O método Pau*o Freire distanci*-*e dos paradigmas da *ducação </line>
<line> *radic*onal e con*entra-se num par*digma pedagógi** pautado numa e*ucaç*o **aló*i*a, </line>
<line> **mo f*rra***ta principal de e*sino-aprendizagem. A pro**sta metodológi*a consiste na </line>
<line> *uperação *ntre te*ria e prátic*: quando o homem descobre q*e sua prática **põe um saber, </line>
<line> percebe-se *apaz de interferir na rea*ida** e, assim, *orna-se sujeito de su* história. Dentre os </line>
</par>
<par>
<line> exem*los de experiên*ias *a EJA co* Paulo Freire no *o**ndo, estão Mo*imento o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Educação d* Base (MEB), o Movimento de Cultura Popular do Recife, *m*os de 1961; os </line>
<line> Cen*ros Populare* *e *ul*ura d* *nião Nacional dos Est*da*tes, dentre outras iniciat*vas d* </line>
<line> caráter reg*onal ou *o*al. </line>
</par>
<par>
<line> Estimulados pelo momento p*lí*ico e pelo con*ex*o </line>
<line> *ultural d* período hist**ico </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **t*o, há acentuad* organização de grupos po*u*are* artic**ados a sindicatos e outros a </line>
</par>
<par>
<line> mov*men*os soc*ais, c*m a nec**s*dade </line>
<line> urgente de investimento de </line>
<line> uma EJ* m*is crític* e </line>
</par>
<par>
<line> volt*d* para as q*e*tões soci*is. É o moment* áureo do m*delo peda*ógico que preconiza o </line>
</par>
<par>
<line> *iál*** *omo prin*ípio educati*o e a *on*cientização, por part* dos </line>
<line> ed**andos jovens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adultos, de seu *apel de sujeitos da apren**zagem, c*pazes d* *t*a*em como produ*ores </line>
<line> cul*urais * t*an*f*rmadore* *e um mundo melho*. A a*fabetiz*ção conscientizadora de adu*tos </line>
<line> *ev. FSA, *e*es*na, v. 14, n. 5, art. 5, p. 97-*1*, set./out. 201* www4.fsanet.c**.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educa*** de Jovens e Ad*l**s: Po**tic*s de Formação </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> *ug*rida por Pau*o Freire é bast*nte simples e eficiente: po* *eio das </line>
<line> *a*avr*s g*radoras, </line>
</par>
<par>
<line> jovens e adultos em p*ocesso de alfabetização reflet*m *obre o con*exto onde e*tão inseridos </line>
<line> *, portanto, bu**am apreender se*s problemas e as c*us*s. A se*uir, buscam meios de </line>
<line> superação * s* depois, se preocupam com fonética e asp*ctos g*áficos ou de gr*m**ica. </line>
<line> Com a chega*a d* Ditad**a *ilitar ao *rasil, an* 1964, Paulo *reire é **ast*d* do </line>
</par>
<par>
<line> Programa e *s mi*it*res </line>
<line> assumem o contr**e da EJA, agora, sob u* novo formato de </line>
</par>
<par>
<line> a*fabetização, * Movime*to *rasileiro d* Alfa*etização, ano de 1*67, *través da Lei n. 5.379. </line>
</par>
<par>
<line> O MOBRAL d*stanci*-se totalmente </line>
<line> da proposta anterior. Sua meta p*in*ip*l é atender aos </line>
</par>
<par>
<line> interesses políticos dos mi*itares - mai* uma vez, **grossar a massa eleitoral, *om </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> assinatura na *é*ula e*ei*oral - e à ne*essida*e do mercado d* c*iar mão </line>
<line> de **ra de *aixo </line>
</par>
<par>
<line> custo. *elo fiasco *o* propó*ito*, vem ao fim, em 1985, *unto </line>
<line> com té*mino do Regi*e o </line>
</par>
<par>
<line> M*litar. </line>
</par>
<par>
<line> Em seu lugar, surge a Fundação Educa* com* apoio técnico e financeiro às iniciativas </line>
<line> d* alfabeti*a*ão então *x*stentes, *om a pretensã* de fortale**r as açõe* d* muni*ípios e </line>
<line> Estad*s para que est*s assuma* a responsabilidade pela of*rta do ensino supl*tiv*, </line>
</par>
<par>
<line> re*ulamentado no ano de *971, por *ei* </line>
<line> da *ei *. 5.692. Nela, educação de jovens * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *du*tos é con*emplada no Art. 24 (Capít*lo I*), que *r*ta </line>
<line> das condiç*es *ásicas p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con**lidação *a *ducação, com * finalidade de suprir * *scolarizaç*o regular para </line>
<line> *doles*ent*s e adultos, que não a tenham *e*uido o* con*luído na idade *róp*ia. </line>
<line> Na década s*guint*, *mpr*e***m-se v*ria* p*squi*as sobre a língua e*crita *om </line>
<line> reflexos sobre a EJA, sobretudo, por conta d* prom*lg*ção da Constitu*ção Fed*ral de 1*88 e, </line>
</par>
<par>
<line> *am*ém, mais adiante, face * Lei n. 9.*94, de 20 de dezembro de </line>
<line> 1996, que estabele*e as </line>
</par>
<par>
<line> diretrizes e bases da educa*ão na**onal (LDB). Todos esses são </line>
<line> elemen*os que, ainda </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> século XX, acenam para uma educação co* acesso iguali*ário a *odo*, incl**nd*, obv**mente, </line>
<line> jo*ens e adul*os, com acesso tardio aos bancos escolares, o que significa *alorização d* *JA </line>
</par>
<par>
<line> na *ociedade cont*mporânea por parte de </line>
<line> governante*, polít**os, educado*es e q*alque* </line>
</par>
<par>
<line> *idad*o. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DIS*USSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Pol*ticas de formação para o educa*** da educação ** jovens e adultos </line>
<line> Os fundam*n*os da p*lítica d* fo*mação para o educador da *JA encontram-se </line>
<line> dispostos desde a *arta Magn*, quan** esta determina *iteralmente que a educação é dir*ito </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 14, n. 5, ar*. 5, p. 97-110, set./out. *01* *ww4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. U. C. Macêdo </line>
<line> *04 </line>
</par>
<par>
<line> de t*dos, c*bendo *o Estado sua oferta. Do po*t* de vista legal, como me*cionado, a EJA é </line>
<line> modalidade da e*uc*ção básica, n* nível d* ensino fundamental * mé**o, como exp*ic*tado no </line>
<line> Art. *7 da Le* n. 9. 394 / 1996: "A educação de jo*e*s e *dulto* se*á destinada *queles que </line>
</par>
<par>
<line> não tiv**am </line>
<line> a*e*so ou conti*uid*de de </line>
<line> estudo* no ensino fundamenta* e mé*io </line>
<line> na idade </line>
</par>
<par>
<line> pr*pria. " O *r*. </line>
<line> 38 § 2º, por sua vez, asseg*ra </line>
<line> a *ertificação: "Os conhecimento* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> hab*li*ades adq*iridos pelo* educandos por *ei*s in*ormais ser*o a*e*idos * reconhecidos </line>
<line> mediante exam*s. " O *rt. 1* da me*m* Lei pre*creve que a e*ucação ab*ange os p*o*essos </line>
</par>
<par>
<line> form**ivos que se des*nvolvem na vida fam*liar, na con*ivê**ia humana, </line>
<line> no trabalho, </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> *nstitui**es de ensi*o * pe*quisa, n*s *ovi*entos sociais e *rganizações da sociedade civil e </line>
<line> nas m*nif*stações culturais, ou s***, rem*te jo*ens e adultos à r*c*pe*ação das oportunidades </line>
<line> perdidas. </line>
<line> Outra polít*c* que dá suporte à educação na*ional é o Pla*o Nac*ona* de Educação </line>
</par>
<par>
<line> (PNE), decênio 2*14-202* (Lei n. *3.005 / 201*), que tr*z para </line>
<line> essa *oda**dade *e ensin* </line>
</par>
<par>
<line> m*ta* a *erem a*ingi*as me*iante estratégias. Par* * EJA, a m*t* nove prevê a </line>
<line> p*oposta </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> elevação da </line>
<line> *axa </line>
<line> de alfa*etização da população com *5 anos, o* mai*, para </line>
<line> 93,5%, * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> erra*ic*ção do ana*fabetismo abso*uto até o final da vigê*cia d* plano (a*o 2024), além </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> re*ução de 50% da taxa de analf*betism* *unci*nal. *omo tática, asseg**a a oferta gratuita da </line>
<line> EJA a quem *ão con*e*uiu acesso à educação bá**ca na idade pr*pria, bem como, dentre </line>
</par>
<par>
<line> outros itens, a </line>
<line> oferta d* educação d* *ovens e adulto* na* *tapas de ensino f*ndamental </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mé*i* às *es**as *riva*as d* lib*rdade e* esta**leciment*s *en*is, garantindo-*he* for*ação </line>
<line> específ*ca e a adoção de diretrize* nacionais e* regim* de colabora*ã*. </line>
</par>
<par>
<line> Com rel*ção à meta 10, a Lei n. *3.*05 / 2014 oferece, </line>
<line> no mí*i*o, 25% das </line>
</par>
<par>
<line> *atrícula* da EJA nos *nsin** fun*am*nta* e **dio na forma integ*ada à educação </line>
</par>
<par>
<line> pro*issional, con*orme Ar*. 37 § 3o da Lei *.*94 / 1996, que, </line>
<line> mediante acrés*imo i*cluí*o </line>
</par>
<par>
<line> pela *ei n. 1*.741, de 2008 preceit*a: "* educação de </line>
<line> j**ens e adult*s d*verá articul*r-se, </line>
</par>
<par>
<line> *r*fer**cialm*nte, com </line>
<line> a educação </line>
<line> profissional, *a forma do reg*lamen*o. " *o*o </line>
</par>
<par>
<line> estratégias, r*com**da * manutenção de programa naciona* </line>
<line> da EJA voltado à c*nclusão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ensi** funda*ental e form*çã* profissional * </line>
<line> inic*al, de fo*ma a estimular a c*nc*usão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o bás**a. Qu*nto ao pl*nejament* educ**ion*l </line>
<line> para </line>
<line> os próxim*s anos, percebe*-*e </line>
</par>
<par>
<line> inovaçõe* que, se </line>
<line> adotadas, </line>
<line> trarão bastan*e bene*íc*o par* </line>
<line> significa*iva *arcela da so*iedade </line>
</par>
<par>
<line> de ba*xo poder aquisiti*o. </line>
<line> Decert*, as con*ui**as da EJA, nas últi*as **cada*, começam a apar**er desde o </line>
</par>
<par>
<line> Pro*rama Brasil Alfabeti*ado, </line>
<line> em *003, </line>
<line> com a *uta organiz*da dos edu*adores de *JA em </line>
</par>
<par>
<line> fóruns *stad*ai* e reg*onais, o *ue, à **oca, *h*ma *tenção do *ove*no para a nece*sidade de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, art. 5, p. 97-*10, se*./out. 2017 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> ***cação de Jove*s e Adultos: Políticas de Formação </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> investimentos no seto*. </line>
<line> Daí a import*ncia *e fór*n* es*aduais e nacio*ais em defe*a da </line>
</par>
<par>
<line> ed**ação </line>
<line> p*bl i c a * </line>
<line> de qu*lidade </line>
<line> em todas as modalid*des d* ensino. A**da sob a ótica </line>
</par>
<par>
<line> legalís*ica, a *JA passa a c*nt*r com o citado PROEJA, n*o mais limita*do a *bran*ência dos </line>
<line> cursos a* e*sino médio, mas com edu*ação *rofissiona* técnica de ní**l médio. Instituído </line>
</par>
<par>
<line> pelo Go**rno *ederal num *ont*xto de re*omada </line>
<line> da </line>
<line> di*cussão sobre a *f*rta de c*rs*s de </line>
</par>
<par>
<line> nível médi*, </line>
<line> int*gr*d*s e*ucação à </line>
<line> pr*fissiona*, o P*OEJ* se con*re*i*a, via Decreto n. </line>
</par>
<par>
<line> 5.478, ano 2005, reformul*do ** 200*, p*r meio do Decreto *. 5.840, que i*stitui * Programa </line>
</par>
<par>
<line> em âmbito </line>
<line> nacional e amplia sua abr*ngência para forma*ão inicial e conti*uada de </line>
</par>
<par>
<line> tra*a*had*r*s e educação pro**ssi*na* téc*ica de nível m*dio, *onside**ndo as c**a*terísticas </line>
<line> dos jovens e de adultos atendidos. </line>
<line> De fato, * *rograma Na*iona* de Inte*ração da Educa*ão Profis*io*al c** a Educaç*o </line>
<line> Básica ** Modalidade de Educação de Jo*ens e Adultos mant*m seus alicerces na </line>
<line> c*nve*g*ncia de t*ês campos da educação que cons**e*am: a fo*maçã* *ara atuaç*o no m*ndo </line>
<line> do trabalho (***); o m*do próp*io *e faze* a educação, lev*ndo e* *onta as e*pecificidade* </line>
<line> dos **ven* e *dul*os (EJA); e a formação para o exercíci* da c*da*an*a (educa**o **s*ca). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda de acord* com Clarissa Men*z** *e *o*za (2015), *odos </line>
<line> es*es avanços são evid*ntes </line>
</par>
<par>
<line> conquis*as *ara a modalidade da EJA, diante da *hance de qualificaç*o profissional *m *ív*l </line>
<line> técnico par* quem se manteve af*stado da esc*la. Alé* do mais, a q**lificação pro*i*sion*l, </line>
</par>
<par>
<line> ao *ongo dos an**, </line>
<line> c*nsiste em te*a recorren*e </line>
<line> em *o*no *a EJA. São a**es no se*tido </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f*rm*ção, em nível d* pós-grad*açã* lat* sensu, de *ocentes e gestores em tor*o de núcleo* </line>
<line> de pesquisa, v*sa*do à mat*rialização de *edes d* colab*ra*ão *cadêm*ca. </line>
<line> Prece**ndo à V CO*FINTEA, a Org*nização das Nações Unid*s (O*U) declar* 1990 </line>
<line> c*mo o "An* Int*rnaciona* da A*fabetizaç*o", qu*ndo d* C*nfe*ê**ia *undi*l ** Edu*ação </line>
<line> para **do*, ocorrida na Tailând*a, *om a part**ipaçã* de 155 **vernantes de difere*tes </line>
<line> nações, *entre as qu*is o Brasil. O com*rom**so consensual é assegurar uma educa*ão **sica </line>
</par>
<par>
<line> de qualida*e a cri*nças, jov*ns e adultos, *mbicionando a </line>
<line> universal**a*ão do aten*imento </line>
</par>
<par>
<line> escol*r. Com a V CONFIN*EA, fir*a-se uma concepção ma*s ampla *e *duc*ção de jovens </line>
</par>
<par>
<line> e adultos, e*pos*a na i*troduçã* e, </line>
<line> pos*eri*rmen*e, anos 2000, em Dak*r, o Fórum Mundi*l </line>
</par>
<par>
<line> sob*e Educação av*l*a dé*ada da educaç*o a </line>
<line> *ara todos (1990). É * momen** d* </line>
<line> *pontar </line>
</par>
<par>
<line> medidas e aç*es para a área nos p*óxim*s 15 a*os. No tocante à EJA, espe*ific*mente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> documento resu*tante do Fórum si*a*iza a neces*ida*e </line>
<line> de os *aís*s </line>
<line> partic*pantes se </line>
</par>
<par>
<line> *esponsabilizare* em assegurar as demanda* de ed*cação de jovens e *dultos, além do acess* </line>
<line> igualitári* à *prendi*agem * às habil*dades *ara melhor qu*lidade *e vida de*ses segmentos </line>
<line> pop*laci*nais. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, *. 14, n. 5, art. 5, p. 97-1**, set./out. 2017 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. U. *. Macê*o </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> Sem dúvida, no Brasil, as mutações das políticas de formação para o e*ucador *a EJA </line>
</par>
<par>
<line> aco*p*nham as mudanças da legi*la*ão. Por e*emplo, </line>
<line> e* maio d* 2*00, se dá </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *omologação d* Parecer n. *1, *o Consel*o Nacional de E*ucação (CNE) e da Câmara </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *du*aç*o Básica (CEB), de **toria de Carlo* Robert* Jam*l Cury. O *ito parecer contempla </line>
<line> as *ire*rize* c*rric*l*re* nacionais para *JA. Nesse mesmo ano, mais um **st*umento ju*ídico </line>
</par>
<par>
<line> *ele*ante é aprovad*. Trata-*e da Lei *. 10.1*2, san*ionada em 9 d* ja*eiro de 20*1, </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> aprova * Plano Na*ional *e Ed*cação. Dentr* os </line>
<line> o*jeti*o*, estão: elevação do nível de </line>
</par>
<par>
<line> esco*aridade da população; *elh*ria da qualida*e do ensino em todos os níve*s; e *edução das </line>
<line> desiguald*des sociais e regio*ais no tocante ao a*e*so e à permanê*ci*. Quanto à EJA, a *ei </line>
<line> *revê a integr*ç*o d* açõ*s ** po*er públ*co, co* o fim de erradicar o analfabet*sm* através </line>
<line> d* ar*iculação de recurs** *u**nos e *i*anceir*s p*r part* dos g*vernos e da so**ed*de, </line>
<line> **nt*o do previsto *a cha*ad* Const*tuição Cidadã, Art. 21* Inciso II, *lusivo, em espe*ial, à </line>
<line> universaliz*ção do at*ndi*ent* escolar. </line>
<line> 3.2 Educação de jovens e adulto* com foco para transformação soc*al e c*d*dania </line>
<line> Demo (2*06) insi*te ser *unda*ental acen**ar a face social da alf*betização, </line>
</par>
<par>
<line> dir*cionada *o desafio da cidada*ia. Como detentor de importan*e papel n* </line>
<line> c*n*ução </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> edu*açã* em to*os os níveis * modalida*e* de ensino, profess*r é um mediado* diret* o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gerador de co*diçõe* pa*a * ed*can** r**lizar sua apren*izagem, baseada *m seus i*teresse*, </line>
</par>
<par>
<line> s**s necessidades e suas mot*vações que apontem para *ma rea*id*de peculiar, </line>
<line> diferente </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cultura letrada, como instrumen*o *e poder e d* dom*naç*o de un* s*br* os outr*s. </line>
<line> Em consonância com Mag*a So*res (2**4), quando di*cute * rel*ção *ntre </line>
<line> alfabeti*ação e cidadania, le*t*ra e escrita não são impresc*ndíveis par* a cidada*i*, </line>
</par>
<par>
<line> *onsid*rand* que esta independe </line>
<line> *e uma * *e outra. A***al, </line>
<line> antes da e*cri*a e </line>
<line> da </line>
<line> leitur*, já </line>
</par>
<par>
<line> existe gente com *apacidade de ler a realid*de circundante par* n*la intervir. Além do mais, </line>
<line> h* quem insista em *azer *eit*ras téc*icas, mas sem dom*nar a leitura política do m**d*. I*t* </line>
<line> porque, a lei*ura d* **ndo, d* que tant* fala Pa*lo Fre*re e P*dro D*m* ret*ma, a*tecede, </line>
<line> inevitavelmente, a leitura ** escrita, além de ser essen**al para a completude da leitura e da </line>
<line> escrita. </line>
<line> Há de se dizer qu*, e*bor* haja cidadania sem domínio da *scrita e da l*itur*, não </line>
</par>
<par>
<line> po*e h**er </line>
<line> educ*ção sem c*nsc*ênc*a cidadã. Nã* se *ode imaginar q** ao profissiona* da </line>
</par>
<par>
<line> educação de jovens e adultos e*cape a </line>
<line> com*reensão de uma </line>
<line> atuação *onsc*e***, política </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> democra*icament* refleti*a, distant* ou *lheia do *oco </line>
<line> d* cidadania. A edu*ação é o maior </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *4, n. 5, art. *, p. 9*-11*, set./ou*. 2017 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação d* J*vens e Adultos: Polí**cas de Formação </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> capital da humani**de, e, </line>
<line> *o mesmo tem*o, é ** bem </line>
<line> comum, haj* </line>
<line> vista q** é de todos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> para todos. Daí a *m**rtância d* excelênc*a na formaç*o *o professor para a demanda de </line>
<line> jovens e d* adultos, como em toda a edu*ação *ásica. </line>
</par>
<par>
<line> Os ***nos d* EJA são jovens ou adultos que *e perd*ram </line>
<line> no caminho da </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> educativa e o r*encontro precisa ser *echeado ** acolhimento, compet*ncia, profi*si*nalismo </line>
<line> e, em sua essência, de amor por pa*t* *a escola. * um enco*t** qua*e maternal *ntre *luno e </line>
<line> escola, entre aluno e pr*fessor. O *lu** re*ardat*rio é como o filho que debando* da família * </line>
<line> *et*rna. O ret*rno demanda ac*lhime*to *edagógic* n* escola ta* c*m* o afetivo n* família, </line>
</par>
<par>
<line> de modo a asseg**ar a *ermanência do </line>
<line> jovem ou a*ul*o em cada es**ç*. Out** a*pect* que </line>
</par>
<par>
<line> *erece *t*nção é o perfil da EJA, no*malmente m*rca*o *or desigu*ldad*s, como ora </line>
<line> si*tetizado: </line>
<line> * EJA, em sínte*e, t*abalha com sujeitos margin*is ao sis**ma, com atribut*s </line>
<line> *empre acentuados em co*sequênc** de alguns fator*s adicionais como raça / </line>
</par>
<par>
<line> etnia, cor, gê*ero, entre </line>
<line> *utros. **gros, qui*ombola*, mulh*r**, indígenas, </line>
</par>
<par>
<line> campo*eses, *ibe*rin*os, pescador*s, *o*ens, idosos, subempr*gados, </line>
<line> **s*mpregados, trabalhadores informais são emblemáti*os represe*tan*es das </line>
<line> múltipla* a*art**õe* q*e a soc*edade brasileira, exclude*te, promove para </line>
<line> grande parte da *opula*ão desfav*r**i*a e*o*ô*ica, social e culturalme**e </line>
<line> (BR*SIL, 20*7, p. 11). </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m sendo, com* Arroyo (*006) ac*escenta, a EJA d*manda, urgentemente, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> cu*rículo c*iteri*samente estabele*ido </line>
<line> para capa*itar s*u* educa*ore* ** </line>
<line> domínio de </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimentos v*vos e coere*tes com a realidade d* século X*I. Tal rea*idade incorpora </line>
<line> i*formações acerca de áre*s cl*ssicas e que p*rpas*am a forma*ão *tr*vé* dos séculos, como </line>
<line> geografia, *istóri*, matemátic*, biologi*, idiomas, mas *recisa incl*ir noções básicas sobr* as </line>
<line> ciências soc*ais / e*tratifica*ão social / exc*usão, t*abal*o, estatíst**a, tecn*logia / excl*são </line>
</par>
<par>
<line> digi*al, **io ambi*nte, etc. e*c. São conh*cimentos colet**os que os indivíduos </line>
<line> **reendem </line>
</par>
<par>
<line> em suas lutas coletivas. *ão os *aberes *oletivo* sobre d*re**os e de*eres coletiv*s *ue *a E** </line>
<line> devem aprender a ress*gn*ficar e a *rganiza* à luz do co*heciment* histórico. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> entanto, para boa parte desse *egmento </line>
<line> ** aprendizes, a </line>
<line> nece*si*ade maior </line>
</par>
<par>
<line> c*ntinua s*ndo a le*tura *écnica ou imedi*tis** para *upr*r d*mand** informacionais do di* * </line>
<line> dia. A cidadania, na pers*ectiva da *JA, é v**ta co*o coisa **ra. I*to porque, "[...] costumo </line>
</par>
<par>
<line> dizer qu* * </line>
<line> formação de educ*dor * da e*uca*ora de jovens e adultos sempre foi um *ouco </line>
</par>
<par>
<line> pelas **rdas, nas pró*rias f**nt*ir** *nde estava *con*ecendo a EJA", segund* p*lavras </line>
<line> literais de A**oyo (*006, p. **) Isto é, *alvo ra*í*simas exceções, o quadro de e**cad*res nem </line>
<line> recebe formação adequada n** es*ím*lo nec*ssár*o *ar* *romover a *JA *om f*co par* </line>
<line> Re*. FSA, Teres*n* PI, v. 14, *. 5, art. *, p. 97-110, set./out. **17 www4.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. U. C. *acêdo </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> tra*sforma*ão social sign*fi*ati*a e prática cidadã, o que *orresponde * *anter </line>
<line> nas </line>
<line> esco*** </line>
</par>
<par>
<line> professores refle*ivos cap*zes de ajudar o* *lunos a ap*e*d*r*m de tod*s *s forma*, i*clusi*e </line>
<line> a pe*sarem a partir de s*as v**ência* e de seu entor*o para, só então, partirem para o *undo. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FI*AI* </line>
<line> Por sua amplitude e c*mplexid**e, o te** - Educação de j*vens e adu*tos: *olític*s </line>
<line> de formação - *are*e de m**o* aprofun*ame*to, qu* o veículo de co*unicação no momento </line>
<line> não favo*ece. *e qua*quer fo*ma, os pontos cen*rais prop*stos p*ra discuss*o e que </line>
<line> corr**po*d*m aos *bjetivos *n*nci*dos n* introdu*ã* parec*m de*idamente contemplado*, </line>
<line> no mínim*, como fonte para nov*s estudos * n*vas pesquisas. É i**ont*stá*el que se tr*ta d* </line>
<line> temát*ca promissora po* seu nível de atualidade e perti*ência numa socied*de cada vez mais </line>
</par>
<par>
<line> competitiva. Nesse </line>
<line> contexto, EJA e*erge *omo a </line>
<line> ca*inho natural *ar* </line>
<line> jovens e </line>
<line> adultos </line>
</par>
<par>
<line> re*ardat*rios do saber, que poder** enfr*ntar de forma ma*s igualitária * e*uânime </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> oportunidades e*erg*ntes do mercado de *rabalh* e as portas do ensino superior </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> c*meçam a se abr**, *través do </line>
<line> *xam* Nacional do *nsino Médio (Enem), do s*s**ma de </line>
</par>
<par>
<line> co*as, de o**ras, ou de *ovas medi*as go**rna*entais, ou *e i**ciativas isoladas. </line>
<line> Di*nte d* quaisquer possibili*ades, jov*ns e adu*tos *graciados pela EJA p**er*o </line>
</par>
<par>
<line> reverter os </line>
<line> índices de exclusão social que rondam esse segment* de aprendiz e, d* modo </line>
</par>
<par>
<line> geral, poderão con*ar com nova* ferramentas pa*a o e*fr*ntamento do *undo de forma mais </line>
</par>
<par>
<line> consistente, reforçando sua *onvicção de detentores de direito* </line>
<line> *ociais, políti**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e**ca*ionais, *otencializando *ua *ondi**o d* ser histór*co, que co**trói *ua p*ó*r*a co*di*ão </line>
<line> de a*re*d*zagem. *final, alfabetizar consiste em en*inar o uso da *alavra. </line>
<line> *ogo, é urgent* a implant*ção de uma política de formaç*o m*is e mais ampla *olt*da </line>
<line> p*r* a E**. Esta dev* co*templar a *levaçã* da escol*ridade com pr*fission*lização, * f*m de </line>
</par>
<par>
<line> contribu*r para integraç*o soci**aboral des*e signi*icativo contingente de ci*a*ã*s, como a </line>
<line> *ambém par* conectá-los ao merc**o d* traba*ho, *a*a assegurar melh*r q*alida** de vi*a a* </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uo e à famíli*, res**tando a condição </line>
<line> d* cidadania pl*na a q*e to**s têm </line>
<line> direit* </line>
</par>
<par>
<line> supremo. </line>
</par>
<par>
<line> *m *od* esse pan*ra*a, * escola *igura co*o um dos *spa*os em qu* os educandos </line>
<line> desenvolvem a capac*dad* de pensar, l*r, int*rp*e*ar e rei*v*nt*r seu *undo p*r meio de ação </line>
</par>
<par>
<line> reflexiva. Quer dizer, a </line>
<line> escola deve agir como lo*a* de med*ação ent*e educando </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nformaç*es transferidas / </line>
<line> conheciment** assimi*ados, nu* ciclo </line>
<line> cont***o *e trans*utação </line>
</par>
<par>
<line> indi*íduos / *ntorno. Finali*ando, asse*ura-se que, na visão da e*ucação pa*a * cidadania - o </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 14, n. 5, ar*. 5, p. 97-*10, set./out. 2017 www4.fsane*.com.b*/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação de Jovens e Adultos: Políticas de *ormação </line>
<line> **9 </line>
</par>
<par>
<line> i*eal dos ideais, a e*cola c*mo oficina * o prof*s*or como oficineiro, * apre*dizagem *merg* </line>
<line> em s*ntido igualit**io, c*mo *orm* de tra*sfor*aç*o e d* supe*ação de desigualdade* *ociais </line>
<line> e não como form* de dom*naçã* do forte so**epor-se a* mai* f**co. </line>
</par>
<par>
<line> É n*tório que * f*l** do háb*to de **itu*a </line>
<line> em*rge como respons*vel pelo f*acasso </line>
</par>
<par>
<line> *s*olar, e, p*r co*seguint*, p*lo fracasso ** aluno com* c*da*ão. E *ais, a frustração </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> alunado r*f*et* a i*capac*dade dia*ógi*a do professor e a *neficác*a das pol*ticas educac*onai*, </line>
<line> em *eral, haja vista q*e a escola tende a s* *ant*r como refém do sistema, a com*ça* *elas </line>
</par>
<par>
<line> *ondições quase </line>
<line> sempre de*fav**áveis de trabalho *ara todos que par*icipam do sist*ma </line>
</par>
<par>
<line> educaci*nal. Sã* </line>
<line> condi**es que obs*aculizam a perm*nên*ia </line>
<line> dos alu*os n** edu**ndários </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impede q*e eles </line>
<line> u*ufr*am o (pouc* ou, exc*p*ionalm****, o muito) que lhe* é </line>
</par>
<par>
<line> dispon*bili*a*o. </line>
<line> REFER**CIAS </line>
</par>
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<line> A*VES, E. F. et </line>
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<line> d* </line>
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<line> Informação da Univ*r*idade Aberta do Brasil - SisUAB). </line>
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<line> 2006. </line>
<line> *R*SIL. Constituição da Rep*blica Federa*iva ** B*asil: 1988. B*así*ia: Senado Fed**al, </line>
<line> 19*8. </line>
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<line> _________. *ei n. 9.394, </line>
<line> de 20 de d**e*b*o de 1*96. Estabelece as d*retri*es e </line>
<line> bases </line>
<line> da </line>
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<line> e*uca*ão </line>
<line> nacio*al (LDB). D*sponível e*: <http://po*tal.mec.g*v.br/seed/arquivos/pdf/ </line>
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<line> tvescol*/leis/*ein 9394.pdf>. A*e**o em: 23 *ar. 2016. </line>
<line> _________. Lei n. 10.17*, de 9 de janeir* de 2001. Aprova o Plano Nac*ona* de Educação e </line>
<line> dá o*tra* pr*vidênci*s. Disponível em: <*ttp://www.pl*na*to.g*v.br/ccivi*_03/*ei*/leis_2001/ </line>
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<line> _________. L*i *. 11.741, de 16 de julho de 2008. *ltera di*po*itiv*s *a Lei n. 9.394, de 20 </line>
</par>
<par>
<line> *e dezembr* de 1996, que est*bele*e </line>
<line> as diretrizes e bas*s da educação n*cional, para </line>
</par>
<par>
<line> *edimen*ionar, instituci*naliza* e int*grar as a*õe* da ed*cação profis***nal técnica *e níve* </line>
<line> médio, d* educação d* jovens e adultos e da *duca*ão pr**issional * tecn*lógica. Disponível </line>
<line> em: <ht*p://ww*.planalto.*o*.br/cci*il_0*/_A*o2*07-201*/2008/Lei/L11741.h*m>. *cesso </line>
<line> em: 3 mar. 2016. </line>
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<line> n. 13.*05, de 25 de junho de 2014. A*rov* Plano Nac*onal d* Educaç*o o </line>
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<line> (PNE) e dá o*tras prov*dências. D*sponível em: <h*tp://www.planalto.gov.br/ccivi*_03/_ato </line>
<line> 20*1-2*14/2014/lei/l1*005.htm>. Acesso *m: 15 mar. 2016. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 5, p. 97-11*, set./out. 2017 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
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<line> jov*ns e adultos. D*sp*nív** em: <h*t*://p*r***.mec.gov.br/sec**/arqui*o*/pdf/eja/legisl*cao/ </line>
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<line> _________. Pr*grama Nac*o*a* de In*egra*ão *a Educ*ção Pro*issi**al c*m a Educação </line>
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<line> Básic* *a *od**idade de Edu*aç*o de **ve** e Adultos </line>
<line> (PROEJ*). Formação ini*i*l </line>
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<line> Polít*cas Soc*ai*) - Programa de Pó*-Graduação em Po*íticas Socia** do Centro </line>
<line> de C*ências </line>
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<line> do Homem da Universidade Estadual do Norte F**minense Darcy Ribeiro, Camp*s dos </line>
<line> *oy*acazes - RJ, *015. </line>
<line> Como Refere*ciar este Ar*igo, conforme *BNT: </line>
<line> MACÊDO, M. F. U. C. Educação de J*vens e Ad*ltos: *olíticas de Formação. R*v. FSA, Teresina, </line>
<line> *.*4, n.5, art. 5, p. *7-11*, *et./out. 2017. </line>
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<line> **ntribuição dos Aut*res </line>
<line> M. F. U. C. Mac*do </line>
</par>
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<line> 1) c*ncep*ão e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) a*á*ise * int*rpretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboraçã* do rascunho o* na revi*ão crítica do co*teúdo. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) participação na aprovaçã* *a v*rsão fi*al *o manu*crito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 5, art. 5, p. 97-110, set./o*t. 20*7 </line>
<line> www*.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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