<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 5, *. 97-110, set./out. 2017
</line>
<line>
ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2017.14.5.5
</line>
</par><par>
<line>
Educação de Jovens e Adultos: P*lítica* de Formação
</line>
<line>
Education of Youth a*d *dults: Tra*ni*g Poli**es
</line>
</par><par>
<line>
Maria de Fát**a Uchôa de Ca*tro Macêdo
</line>
<line>
D*utor* e* Educação *rasileira, Un**ersi*ade Feder*l do *eará
</line>
<line>
P*o*essora *ssociado da Univers*da*e Federal do Pia**
</line>
<line>
*-mail: fuch*amacedo@yahoo.c*m.br
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Maria de F*tima Uchôa de Cas*ro *acêdo
</line>
<line>
Editor Ci*ntífico: T*nn* Kerley d* *lencar *od*igues
</line>
</par><par>
<line>
Rua Ar*h** Soares F*itosa, 1211, Bairr* I*inga
</line>
</par><par>
<line>
6404*-840 Teresin* - Piauí, Brasil.
</line>
<line>
Arti*o re*ebido em 09/06/*017. *lt*ma
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
receb*da *m *4/07/2017. A*rov*do em 25/07/2017.
</line>
</par><par>
</page><line>
*valiado pelo sistema Triple Re*iew: Desk Review *)
</line>
<line>
p*l* E*it*r-Che*e; e b) **uble Blind Revie*
</line>
<line>
(a*alia*ão cega por *ois aval**d*res da área).
</line>
<line>
Revisão: Gram*tical, *o*mativa e d* *o*mat*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. U. C. *acêdo
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
RE**MO
</line>
<line>
A educ*ção não *essa ao lo*go do *empo. Flor*sce, cont*nuame*te, no deco**er da exis*ência
</line>
<line>
do ser hu*ano, *o*sibilitando desenv*l*imento *e bens m**eriai* e imateriais, dentre o* quais
</line>
<line>
* *onsciência política que *ediment* a atuação cidadã para con*olida*ã* da práxis *ducativa
</line>
<line>
*o ex*r*íci* profissiona* de um educador. Objeti*a-se situa* a EJ* n* atual *enário político
</line>
<line>
nac*onal, de mod* a (1) **sgatar *spect*s de su* e*oluç*o histórica; (2) anal*sar *s políticas
</line>
<line>
de f*rmação para o edu*a**r d*ssa modal*dade de ensi*o; (3) e*tabelecer c*rrelação e*tre
</line>
<line>
EJA e cidadania, aqui conc*bi*a c*mo chance de intervenção no c*ntext*. Par* a consecução
</line>
</par><par>
<line>
de tais
</line>
<line>
inten*os, o marco t*óri*o prioriz* documentos oficiais e autore* como Alve* *t al.
</line>
</par><par>
<line>
(2015), que descrevem a V CONF*N**A, m*rco impo**ant* pa*a * *JA, no Bras*l; Paul*
</line>
<line>
Freire (1*87, 2002, 2006) * P*dro Dem* (2006), que confronta o pens*m*n*o de Freire f*ente
</line>
<line>
à chegada d* l**t*r* *irtual; além d* outros mais. Diant* de *uais*uer poss*bilidade*, jovens *
</line>
<line>
adultos agraciados pela EJA poderão r**erter os índice* de exclusão social que ro*d*m esse
</line>
</par><par>
<line>
se*mento de a*r*n*iz e, de modo geral, poderão cont*r com nov*s *erramentas para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
en*rentam*n*o do mundo, de forma mais co*sis*ente, refor*an*o sua convi*ção de dete*tores
</line>
<line>
d* d*re**os s*c*a**, políti*os e *d**aci*nai*, p*tenc*aliz*ndo sua con*i**o de ser *istór*co, que
</line>
<line>
c**s*rói sua pró*ria condição de aprendiz*gem.
</line>
<line>
Palavras-Chave: Educação. EJA. Po*íticas de Formação.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
Education does not
</line>
<line>
cease over tim*. It con*inuously flourishes *n the cour*e of *uman
</line>
</par><par>
<line>
e*i*tenc*, enabling the developm**t of *aterial an* immaterial g*ods, among which the
</line>
<line>
political conscio**ness that sedimen*s the citizen action *o cons*lidate the educat*onal praxis
</line>
</par><par>
<line>
in the profession*l work
</line>
<line>
o* an e*ucator. It aims to situa*e EJA (Ed*cation of Y*uth
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
Adu*ts) in *he cu*rent n*tional political scen*, in order to (1) rescue *sp*cts of its his*orical
</line>
<line>
evolution; (2) t* analyze the *raining polic*es for the educ*tor of this type of t**ching; (3) to
</line>
</par><par>
<line>
est*blish a corre*ation between EJA and *i*izens*i*, here conceived
</line>
<line>
as
</line>
<line>
a ch*nce of
</line>
</par><par>
<line>
int*rvention in the co*tex*. I* *rder to achieve *uch at*empts, the *heoret*cal framework
</line>
<line>
priorit*ze* o*fic*al docume*ts and authors su*h a* Alve* et al. (2015), wh*ch *escr*be V
</line>
<line>
CONF*NT*A, an important m**estone f** EJA in Brazil; P*u*o Freire (19*7, 20*2, 2**6) and
</line>
<line>
Pedro Demo (2*0*), which confronts Freire's *hinking abo*t the arrival *f virtua* reading;
</line>
<line>
be*id*s ot*ers. Fa*ed with any po*sibil*ties, young people a*d adu*ts *war*ed by EJA wil* be
</line>
</par><par>
<line>
able *o rev*r*e the social *x*lu*i*n rat*s that sur*ound this *egment
</line>
<line>
*f the lear*er,
</line>
<line>
and in
</line>
</par><par>
<line>
general, they w*ll be able t* count on *ew tools to face the wor** in a more con*istent w*y,
</line>
</par><par>
<line>
reinforcing their conviction of h*lders of so*ial, po**ti*al and educati*nal rig***,
</line>
<line>
enhan*ing
</line>
</par><par>
<line>
thei* historical statu*, whic* b*ilds th*i* ow* lea*ning *o*dition.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Education. EJA. T*aining Polici**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 5, art. 5, p. 9*-110, *et./out. **1*
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação de *ov*ns e Adultos: Políticas de F*rma*ão
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
I*TRODUÇÃO
</line>
<line>
A e*ucação con**ste em p*ocesso d* trans*ormação social e individual, se*do a es**la
</line>
</par><par>
<line>
o espaço e* que o e*u***d* e*cont*a *ara de*envolver su*s ha*il**ades não ap*nas de ler e
</line>
<line>
escrever, mas, sobret*do, *e a*rimorar a prática cidadã e a d*mocracia, me*iante ininterrupto
</line>
<line>
p*r*od* de f*rmação. Ist* po*que, * e**dente, que a edu*a*ão não cessa ao longo *o tempo, ao
</line>
</par><par>
<line>
contrário, *lo*e*ce cont*nua*ente no
</line>
<line>
de**rr*r *a existênc*a *o ser
</line>
<line>
humano, possi*ili*****
</line>
</par><par>
<line>
acesso *ens materiais e imater*ais, a
</line>
<line>
dentre os quais se destaca a consc**ncia polít**a *ue
</line>
</par><par>
<line>
sedi*enta a at*aç*o ci*a**, indis*e*sável p**a consolid*ção das práxis educat*vas a
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
exe**íc*o *rof*ssional
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um educ*dor em tod*s as d*mensões, sej* *la de nature*a
</line>
</par><par>
<line>
pedagógic*, tecnológi*a e h*ma*a.
</line>
</par><par>
<line>
* ed*cador brasilei** P*ulo Freire, em s*a **sta
</line>
<line>
obr*, argu*ent*, com vee*ênci*,
</line>
</par><par>
<line>
*u* o homem, a
</line>
<line>
pr**ri, se c**scientiza de sua con*ição so*ia* frente ao *utro e à naturez*
</line>
</par><par>
<line>
para, em seg*ida, alfabet*z*r-s*. Por*anto, a ed*caçã* de jovens e ad**t** (EJA) não *onstitui
</line>
</par><par>
<line>
mero ato *e ensi*ar,
</line>
<line>
e, *im, constru*ão len*a
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
p**spec*iva de mudança do ser h*man*,
</line>
</par><par>
<line>
sentido maior *a *duc*ção e* *ualquer ní*el e mo**lida**, ao tempo *m *ue * c*nhecimento
</line>
</par><par>
<line>
resulta
</line>
<line>
*a confluência de **p*riên*ia* ant*ri*res vivenci*da* po* cada u*, den***nadas de
</line>
</par><par>
<line>
*ase inform*cio*al, a qual se somam os novos saberes que constitu*m o re*ertório cognitivo
</line>
<line>
dos indiv*duos. Dizendo de outra *orma, só é conheciment* a parcel*, mesmo que ínfima, d*s
</line>
<line>
e**mentos *u* causa* altera*ões no re*er*ó*i* conc*itual do *er h*m*no. De*tre o manancial
</line>
<line>
d* informações à* quai* *e tem **e*so, s* * que se c*n*egue re*er, apreender e co*pr*end*r é
</line>
<line>
*onhe*im*nto. O conhecimento refere-se à in*orm**ã* como compreens*o.
</line>
<line>
*, obviamen**, tudo se dá como pr*cesso cumul*tivo, em que nova* *eitura*
</line>
</par><par>
<line>
fu*d*ment*m-se em l*it*r*s anter*ores que as transc*ndem. No
</line>
<line>
**ntexto
</line>
<line>
** EJA o* em
</line>
</par><par>
<line>
conjunt*r*s simila*es, a aprend*zagem é co*ce*ida como f*nômeno q*e per*i*e *o educan*o
</line>
</par><par>
<line>
relacion*r nov*s conhecimentos aos conhecim*ntos anteri*rm*nte
</line>
<line>
*ons*ruídos, e / o* como
</line>
</par><par>
<line>
p*oces*o, segundo o qual informações e habi*i*ades interag*m e passam a ter se*tido p**a
</line>
<line>
aqu*le determinado *uje*to, com* *revisto no Docume*to B*se do pr**rio Program* Nacional
</line>
<line>
d* Integração da *d*cação Profi*sio*a* *om a Educ*ção Básica na Moda*idade de Ed*caçã*
</line>
<line>
de *ove*s e Adultos, PR*EJA (**ASI*, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Como modal*dade es*ecíf*ca da e*u**ção básica, a EJA atende a
</line>
<line>
um público
</line>
</par><par>
</page><line>
constit*ído por jo*ens com 1* ou ma*s anos e / ou *o* adu*tos sem di*eito an*er*or à e**caç*o
</line>
<line>
por razões *iver*if**adas. E* 1*97, em Hamb*rg* (Alemanha), a V Conferência
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. **, n. *, art. 5, p. 97-1*0, *et./ou*. 2017 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. *. C. Mac*d*
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
**t*rnacional sobr* *du*ação de Ad**t*s c*r*cteriza * EJA *o*o ti*o de e*ucação f*rmal e
</line>
<line>
*nformal, uma vez que ab*ange tanto a re*e oficia* de ensino, qua*to favore*e oportu*idades
</line>
</par><par>
<line>
**plas de
</line>
<line>
educaçã* inf*rmal, possí*el na esfera soci*l. De fato, V CO*FINTE* *tribui a
</line>
</par><par>
<line>
duas características relevantes para a EJA: o d**eito *upr*mo à *ducação básica e à educação
</line>
</par><par>
<line>
c*ntinu*da para qualquer indivíduo. Como dec*rrê*ci*, con*oli*a precei*os
</line>
<line>
apregoados pe**
</line>
</par><par>
<line>
Orga***ação da* Nações Unida* *ar* a Educação, C*ência e Cult*ra
</line>
<line>
(UNESCO) de que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
educação de adu*tos só se ef*tiva *ediante a ação *onjunta d* org*nizações go*ernamenta*s e
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
governam*ntais, si*dic*tos, universidades e *nstitu*os ** pe*quisa, m*io* de
</line>
</par><par>
<line>
comunicaç*o, ig*ejas, associações c**is e comunitárias, e a*si* sucessivamente, como Al*es
</line>
<line>
et a*. (2015) lis*am.
</line>
<line>
*al conquista, n* Br*sil, construída há muitos anos, gr*ças ao* mov*m*ntos **
</line>
</par><par>
<line>
educa*ã*
</line>
<line>
po*ular,
</line>
<line>
alcanç*, *om a Conferência, maio* si*nificado, com ressalv* d* que a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
movimentos de **u*a*ão popula*, *om
</line>
<line>
ênf*se para os
</line>
<line>
volt*do* à alfabe*ização,
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
*rior*tariamente
</line>
<line>
inspirados nas ideias de Paulo Freire. Seu m*to*o de
</line>
<line>
a*fabet*z*r
</line>
<line>
propõe
</line>
</par><par>
<line>
*pr*ndizagem através *a adoçã* *e círculos de cul*u*a,
</line>
<line>
em qu* o mestre é sub*tituído pe*o
</line>
</par><par>
<line>
coor*enador d* debates e o aluno p*lo p*r*ic*pante do cír*u*o de cult*ra. Cartilhas e livros *e
</line>
<line>
textos são trocados pe*o t*aba*ho *om a lingua*em corren*e na l*calidade e pela discu*são *as
</line>
<line>
experiências de *id* dos partí*ip*s dos círculos. A equipe de a*fabet*zadores coteja os meios
</line>
<line>
de vida e a l*nguagem falad* e* ca*a localidade de s*a a*ão. Isto é, d* co*hecimento obt*do
</line>
<line>
so**e * *ultura e do universo vocabu*ar da população, *s alfabetizadores extraem as p*la*ras
</line>
</par><par>
<line>
gera*oras. Analogamente,
</line>
<line>
parte-se de um* base an*eri*r, no cas*, * cul*ura pree*i*tente,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*ua* vão *endo acres*idos no*o* sa*ere*.
</line>
</par><par>
<line>
Diante do expost*, objetiva-se sit*ar a EJA no
</line>
<line>
atual cenário
</line>
<line>
po*í*ico *aciona*, de
</line>
</par><par>
<line>
m*do (1) r*sgatar a*pectos a
</line>
<line>
*e *ua evolução histórica,
</line>
<line>
ainda que
</line>
<line>
*ão *x*ust*vamente;
</line>
<line>
(2)
</line>
</par><par>
<line>
anali*ar as polític*s d* f*rm*ção *ara * *du*ador dess* mod*lidade de ensino, co* o intuito
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
perceber mu**nças ocor*idas nas últim*s dé***as; (3) esta*el*cer correlação ent*e EJA
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*dadania, aq*i co*ceb*da *omo cha*ce de *ntervenção no con*exto. Para a consecuç*o de tai*
</line>
</par><par>
<line>
inten*os, o marco teórico pri*riza documentos oficiais, ta*s como a Co*stituição Federa*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1988, o Docu*ent* Bas* do P*OEJA, a Lei n. *.*94 / 1996 e a Lei n. *3.005 / 2014. Inclui,
</line>
<line>
ainda, a*tores, como **ves *t al. (2015), *ue descrev*m a * CONFIN*EA, marc* importante
</line>
</par><par>
<line>
para a EJ*, no Brasil; Paulo *reire (*9**, 20*2, 20*6), est**ioso essencial n* edu**ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
adultos no país e Pedro Demo (200*), que confronta o pen*amento de Fr*ire frente * chegada
</line>
<line>
da le*t*ra virtua*; além ** outro* m*is.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 14, n. 5, art. 5, p. *7-*1*, ***./out. 2*17 www4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ed*cação de Jovens e Ad*ltos: *o*íticas de Formação
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FE*ENCIAL T*ÓR**O
</line>
<line>
2.1 *esgatando aspectos da e*oluç*o *a educação de jovens e *dulto*
</line>
<line>
Reto*ar aspectos *a *vo**ção h*stó*ica da EJA, como de qualquer outro fenôm*no
</line>
<line>
so*ial, contribu* para a *ompreensão ma** ac*rada do moment* atual. Em se trat*ndo da
</line>
<line>
história da humanida*e, sem**e houve registro de quem ensi*a * de q*em apr*nde, seja em
</line>
<line>
formatos ped*gógicos s*stematizados, seja ** debates in*ormais. O saber erudito, em sistemas
</line>
</par><par>
<line>
fo*mais de educação, sempre
</line>
<line>
go*a de reconhecimento e de
</line>
<line>
*egitimidade. As rodas d*
</line>
</par><par>
<line>
conve*sa, distantes *a *s***a fo*mal,
</line>
<line>
*pesar
</line>
<line>
de *ambém ensinarem e deterem um saber
</line>
</par><par>
<line>
legitimado po* pr*ticas culturais e soci*is, *ão são reconhecidas pela aca**mia. Ou s***,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s*ber er*d*to l*gitima, recon**ce e
</line>
<line>
certi*ica. O sa*er info*ma* é legitimado t*o somente em
</line>
</par><par>
<line>
cada contex*o cult*ra*.
</line>
</par><par>
<line>
Sob tal ótica, per*ebe-se qu* a *istór*a da EJA coincid* com a história
</line>
<line>
da própria
</line>
</par><par>
<line>
humanidade. *omo
</line>
<line>
d*to, se*pre há *egi*tro de algué* (familia*, po* exemplo) que orienta;
</line>
</par><par>
<line>
*ue incute (representante
</line>
<line>
*cle**ástico, por e*emp*o); que *mp*e (*o*ern*n*e,
</line>
<line>
por
</line>
<line>
exemplo);
</line>
</par><par>
<line>
*lém dos meios ** comun*caç** que transmi*em mensag*ns que influenc*am opin*ões. Ne*se
</line>
<line>
momento, é preciso reflet*r **bre o perf*l do al*no da EJA. *m ger*l, *ão pessoas pobres,
</line>
</par><par>
<line>
camponese* ou ***es desfavorecidos d* ponto
</line>
<line>
de vista socia* e*onômico. *orém, nã* são e
</line>
</par><par>
<line>
e*e* *ec*ssariam*nte des*rovidos de in*elig***ia ou da *apacidade de
</line>
<line>
apren*izagem,
</line>
</par><par>
<line>
t*mpouco incapaz*s de po*i**onamento crític* e polí*i*o. A este respeit*, Demo (20*7, p. 10)
</line>
<line>
adve*te: "[...] pobreza políti*a não é apanágio exclusivo d*s pobres, mas de toda pessoa, r*ca
</line>
</par><par>
<line>
ou
</line>
<line>
destituíd*, que se m*ntém co*o ma*sa de manobra, j* que, e* v*z de cons*ruir suas
</line>
</par><par>
<line>
próprias op*r*unidad*s, é ma*io*ete das oportuni*ades dos outros. "
</line>
</par><par>
<line>
Em o*tras p*lavras, a *lf*betização implica qua*idade fo*mal, e*t*ndida co*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pre*ica*o de teor mais técnico, i*c*ui*do o manej* de có*igos e, *ambém, qualidade polític*,
</line>
<line>
co*preendida c*m* a hab*lidade *e s*ber * que fazer com a leit*ra e a escrita, em es*ecial,
</line>
<line>
transfo*mar a realidade s*cial que circu*d* o indivíduo. Não *asta apenas *er / c*mpreender *
</line>
<line>
ento**o mas, essencialmente, no s*ntido polí*ico, se* *apaz *e construir al*ernativas sóc*o-
</line>
<line>
históricas para modificação de*sa realidade em *rol da coletividade.
</line>
<line>
Do ponto de vista legal, fa*-*e um **corte a partir da décad* de **, com a *onstituição
</line>
</par><par>
<line>
de 1934, que prevê a educação como direito
</line>
<line>
de todos, apesa* de *r*eba*ada pouco depo*s,
</line>
</par><par>
</page><line>
*raças à Co*sti*uição de 1937, com a ditadura de Get*lio Dornelles Vargas, que deso*riga o
</line>
<line>
*e*. F*A, Teresina *I, v. *4, n. 5, art. 5, p. 97-110, set./*ut. 2017 www4.**anet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. U. *. Macê**
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
Estado a manter e *x*andir o ensino público. De *ual*uer forma, nesse ínterim, o G*vern*
</line>
<line>
introd*z a educ*ção profissionalizante como forma de capacitar jovens e adultos par* o setor
</line>
<line>
industrial. *os dema*s j*vens r*s**va * edu*ação propedêutica, como forma de p*epar*-los
</line>
<line>
para oc*par *lt*s *argos da burocracia estatal. * épo*a, *re*cupa, **nd*, ao Governo o f*turo
</line>
</par><par>
<line>
**s joven* que
</line>
<line>
rest*m s*m
</line>
<line>
qual*uer leitura e escrita. V*s**mbra como soluçã* amp*iar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
númer* de escolas de EJA, com a int*nç*o d* incrementar a base ele*toral, uma *ez que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
vot* é, então, privativo de
</line>
<line>
homens e mu*here* alfab*tiz*dos. Assim, na d**ada
</line>
<line>
de 40,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pre*ente alfabeti*á-los, em apenas 9* dias, mediant* o lança*ento de
</line>
<line>
c**panha mac*ça de
</line>
</par><par>
<line>
educação de adu*tos v*sa*d*, tão s*me*te, engrossar a qua*tidade ** elei*ores. Co* *al
</line>
</par><par>
<line>
empreitada, c*ít*cas * el*gios * par*e, a E*A passa a t*r um *ínimo de
</line>
<line>
estru*ura
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
atendimento, *om* aqui descrito:
</line>
</par><par>
<line>
A *ferta da E*A, nessa décad* d* 1940 (sic) se exp*essou em várias açõ*s e
</line>
</par><par>
<line>
pro*ramas oficiais, *ncluindo iniciativ** nos nív*is es**dual e loca*, a exe*plo *a
</line>
</par><par>
<line>
cria*ão do Fundo *aci*nal *e Ensino Primário em *9*2, do *erv**o de E*uc*ção *e
</line>
<line>
Adultos e *a Ca*panha ** Educa*ão de Adulto*, ambos *m 194*, d* *ampanha de
</line>
</par><par>
<line>
Educa*** Rura* iniciada ** 1952 e da Ca*panha Nacional
</line>
<line>
de E*radic*çã* d*
</line>
</par><par>
<line>
Analfa*e**smo em 195* (DI PIERRO; *OIA; RIBEIR*, 2001, p. 59).
</line>
<line>
Então, novo passo é da*o por F*eire, a que* *abe de*en*olver um programa n*cion*l
</line>
<line>
de a*fabetização *e a*ultos. O método Pau*o Freire distanci*-*e dos paradigmas da *ducação
</line>
<line>
*radic*onal e con*entra-se num par*digma pedagógi** pautado numa e*ucaç*o **aló*i*a,
</line>
<line>
**mo f*rra***ta principal de e*sino-aprendizagem. A pro**sta metodológi*a consiste na
</line>
<line>
*uperação *ntre te*ria e prátic*: quando o homem descobre q*e sua prática **põe um saber,
</line>
<line>
percebe-se *apaz de interferir na rea*ida** e, assim, *orna-se sujeito de su* história. Dentre os
</line>
</par><par>
<line>
exem*los de experiên*ias *a EJA co* Paulo Freire no *o**ndo, estão Mo*imento o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Educação d* Base (MEB), o Movimento de Cultura Popular do Recife, *m*os de 1961; os
</line>
<line>
Cen*ros Populare* *e *ul*ura d* *nião Nacional dos Est*da*tes, dentre outras iniciat*vas d*
</line>
<line>
caráter reg*onal ou *o*al.
</line>
</par><par>
<line>
Estimulados pelo momento p*lí*ico e pelo con*ex*o
</line>
<line>
*ultural d* período hist**ico
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**t*o, há acentuad* organização de grupos po*u*are* artic**ados a sindicatos e outros a
</line>
</par><par>
<line>
mov*men*os soc*ais, c*m a nec**s*dade
</line>
<line>
urgente de investimento de
</line>
<line>
uma EJ* m*is crític* e
</line>
</par><par>
<line>
volt*d* para as q*e*tões soci*is. É o moment* áureo do m*delo peda*ógico que preconiza o
</line>
</par><par>
<line>
*iál*** *omo prin*ípio educati*o e a *on*cientização, por part* dos
</line>
<line>
ed**andos jovens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
adultos, de seu *apel de sujeitos da apren**zagem, c*pazes d* *t*a*em como produ*ores
</line>
<line>
cul*urais * t*an*f*rmadore* *e um mundo melho*. A a*fabetiz*ção conscientizadora de adu*tos
</line>
<line>
*ev. FSA, *e*es*na, v. 14, n. 5, art. 5, p. 97-*1*, set./out. 201* www4.fsanet.c**.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educa*** de Jovens e Ad*l**s: Po**tic*s de Formação
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
*ug*rida por Pau*o Freire é bast*nte simples e eficiente: po* *eio das
</line>
<line>
*a*avr*s g*radoras,
</line>
</par><par>
<line>
jovens e adultos em p*ocesso de alfabetização reflet*m *obre o con*exto onde e*tão inseridos
</line>
<line>
*, portanto, bu**am apreender se*s problemas e as c*us*s. A se*uir, buscam meios de
</line>
<line>
superação * s* depois, se preocupam com fonética e asp*ctos g*áficos ou de gr*m**ica.
</line>
<line>
Com a chega*a d* Ditad**a *ilitar ao *rasil, an* 1964, Paulo *reire é **ast*d* do
</line>
</par><par>
<line>
Programa e *s mi*it*res
</line>
<line>
assumem o contr**e da EJA, agora, sob u* novo formato de
</line>
</par><par>
<line>
a*fabetização, * Movime*to *rasileiro d* Alfa*etização, ano de 1*67, *través da Lei n. 5.379.
</line>
</par><par>
<line>
O MOBRAL d*stanci*-se totalmente
</line>
<line>
da proposta anterior. Sua meta p*in*ip*l é atender aos
</line>
</par><par>
<line>
interesses políticos dos mi*itares - mai* uma vez, **grossar a massa eleitoral, *om
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
assinatura na *é*ula e*ei*oral - e à ne*essida*e do mercado d* c*iar mão
</line>
<line>
de **ra de *aixo
</line>
</par><par>
<line>
custo. *elo fiasco *o* propó*ito*, vem ao fim, em 1985, *unto
</line>
<line>
com té*mino do Regi*e o
</line>
</par><par>
<line>
M*litar.
</line>
</par><par>
<line>
Em seu lugar, surge a Fundação Educa* com* apoio técnico e financeiro às iniciativas
</line>
<line>
d* alfabeti*a*ão então *x*stentes, *om a pretensã* de fortale**r as açõe* d* muni*ípios e
</line>
<line>
Estad*s para que est*s assuma* a responsabilidade pela of*rta do ensino supl*tiv*,
</line>
</par><par>
<line>
re*ulamentado no ano de *971, por *ei*
</line>
<line>
da *ei *. 5.692. Nela, educação de jovens *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*du*tos é con*emplada no Art. 24 (Capít*lo I*), que *r*ta
</line>
<line>
das condiç*es *ásicas p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con**lidação *a *ducação, com * finalidade de suprir * *scolarizaç*o regular para
</line>
<line>
*doles*ent*s e adultos, que não a tenham *e*uido o* con*luído na idade *róp*ia.
</line>
<line>
Na década s*guint*, *mpr*e***m-se v*ria* p*squi*as sobre a língua e*crita *om
</line>
<line>
reflexos sobre a EJA, sobretudo, por conta d* prom*lg*ção da Constitu*ção Fed*ral de 1*88 e,
</line>
</par><par>
<line>
*am*ém, mais adiante, face * Lei n. 9.*94, de 20 de dezembro de
</line>
<line>
1996, que estabele*e as
</line>
</par><par>
<line>
diretrizes e bases da educa*ão na**onal (LDB). Todos esses são
</line>
<line>
elemen*os que, ainda
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
século XX, acenam para uma educação co* acesso iguali*ário a *odo*, incl**nd*, obv**mente,
</line>
<line>
jo*ens e adul*os, com acesso tardio aos bancos escolares, o que significa *alorização d* *JA
</line>
</par><par>
<line>
na *ociedade cont*mporânea por parte de
</line>
<line>
governante*, polít**os, educado*es e q*alque*
</line>
</par><par>
<line>
*idad*o.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADOS E DIS*USSÕES
</line>
</par><par>
</page><line>
3.1 Pol*ticas de formação para o educa*** da educação ** jovens e adultos
</line>
<line>
Os fundam*n*os da p*lítica d* fo*mação para o educador da *JA encontram-se
</line>
<line>
dispostos desde a *arta Magn*, quan** esta determina *iteralmente que a educação é dir*ito
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 14, n. 5, ar*. 5, p. 97-110, set./out. *01* *ww4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. U. C. Macêdo
</line>
<line>
*04
</line>
</par><par>
<line>
de t*dos, c*bendo *o Estado sua oferta. Do po*t* de vista legal, como me*cionado, a EJA é
</line>
<line>
modalidade da e*uc*ção básica, n* nível d* ensino fundamental * mé**o, como exp*ic*tado no
</line>
<line>
Art. *7 da Le* n. 9. 394 / 1996: "A educação de jo*e*s e *dulto* se*á destinada *queles que
</line>
</par><par>
<line>
não tiv**am
</line>
<line>
a*e*so ou conti*uid*de de
</line>
<line>
estudo* no ensino fundamenta* e mé*io
</line>
<line>
na idade
</line>
</par><par>
<line>
pr*pria. " O *r*.
</line>
<line>
38 § 2º, por sua vez, asseg*ra
</line>
<line>
a *ertificação: "Os conhecimento*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
hab*li*ades adq*iridos pelo* educandos por *ei*s in*ormais ser*o a*e*idos * reconhecidos
</line>
<line>
mediante exam*s. " O *rt. 1* da me*m* Lei pre*creve que a e*ucação ab*ange os p*o*essos
</line>
</par><par>
<line>
form**ivos que se des*nvolvem na vida fam*liar, na con*ivê**ia humana,
</line>
<line>
no trabalho,
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
*nstitui**es de ensi*o * pe*quisa, n*s *ovi*entos sociais e *rganizações da sociedade civil e
</line>
<line>
nas m*nif*stações culturais, ou s***, rem*te jo*ens e adultos à r*c*pe*ação das oportunidades
</line>
<line>
perdidas.
</line>
<line>
Outra polít*c* que dá suporte à educação na*ional é o Pla*o Nac*ona* de Educação
</line>
</par><par>
<line>
(PNE), decênio 2*14-202* (Lei n. *3.005 / 201*), que tr*z para
</line>
<line>
essa *oda**dade *e ensin*
</line>
</par><par>
<line>
m*ta* a *erem a*ingi*as me*iante estratégias. Par* * EJA, a m*t* nove prevê a
</line>
<line>
p*oposta
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
elevação da
</line>
<line>
*axa
</line>
<line>
de alfa*etização da população com *5 anos, o* mai*, para
</line>
<line>
93,5%, *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
erra*ic*ção do ana*fabetismo abso*uto até o final da vigê*cia d* plano (a*o 2024), além
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
re*ução de 50% da taxa de analf*betism* *unci*nal. *omo tática, asseg**a a oferta gratuita da
</line>
<line>
EJA a quem *ão con*e*uiu acesso à educação bá**ca na idade pr*pria, bem como, dentre
</line>
</par><par>
<line>
outros itens, a
</line>
<line>
oferta d* educação d* *ovens e adulto* na* *tapas de ensino f*ndamental
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mé*i* às *es**as *riva*as d* lib*rdade e* esta**leciment*s *en*is, garantindo-*he* for*ação
</line>
<line>
específ*ca e a adoção de diretrize* nacionais e* regim* de colabora*ã*.
</line>
</par><par>
<line>
Com rel*ção à meta 10, a Lei n. *3.*05 / 2014 oferece,
</line>
<line>
no mí*i*o, 25% das
</line>
</par><par>
<line>
*atrícula* da EJA nos *nsin** fun*am*nta* e **dio na forma integ*ada à educação
</line>
</par><par>
<line>
pro*issional, con*orme Ar*. 37 § 3o da Lei *.*94 / 1996, que,
</line>
<line>
mediante acrés*imo i*cluí*o
</line>
</par><par>
<line>
pela *ei n. 1*.741, de 2008 preceit*a: "* educação de
</line>
<line>
j**ens e adult*s d*verá articul*r-se,
</line>
</par><par>
<line>
*r*fer**cialm*nte, com
</line>
<line>
a educação
</line>
<line>
profissional, *a forma do reg*lamen*o. " *o*o
</line>
</par><par>
<line>
estratégias, r*com**da * manutenção de programa naciona*
</line>
<line>
da EJA voltado à c*nclusão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ensi** funda*ental e form*çã* profissional *
</line>
<line>
inic*al, de fo*ma a estimular a c*nc*usão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o bás**a. Qu*nto ao pl*nejament* educ**ion*l
</line>
<line>
para
</line>
<line>
os próxim*s anos, percebe*-*e
</line>
</par><par>
<line>
inovaçõe* que, se
</line>
<line>
adotadas,
</line>
<line>
trarão bastan*e bene*íc*o par*
</line>
<line>
significa*iva *arcela da so*iedade
</line>
</par><par>
<line>
de ba*xo poder aquisiti*o.
</line>
<line>
Decert*, as con*ui**as da EJA, nas últi*as **cada*, começam a apar**er desde o
</line>
</par><par>
<line>
Pro*rama Brasil Alfabeti*ado,
</line>
<line>
em *003,
</line>
<line>
com a *uta organiz*da dos edu*adores de *JA em
</line>
</par><par>
</page><line>
fóruns *stad*ai* e reg*onais, o *ue, à **oca, *h*ma *tenção do *ove*no para a nece*sidade de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, art. 5, p. 97-*10, se*./out. 2017 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
***cação de Jove*s e Adultos: Políticas de Formação
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
investimentos no seto*.
</line>
<line>
Daí a import*ncia *e fór*n* es*aduais e nacio*ais em defe*a da
</line>
</par><par>
<line>
ed**ação
</line>
<line>
p*bl i c a *
</line>
<line>
de qu*lidade
</line>
<line>
em todas as modalid*des d* ensino. A**da sob a ótica
</line>
</par><par>
<line>
legalís*ica, a *JA passa a c*nt*r com o citado PROEJA, n*o mais limita*do a *bran*ência dos
</line>
<line>
cursos a* e*sino médio, mas com edu*ação *rofissiona* técnica de ní**l médio. Instituído
</line>
</par><par>
<line>
pelo Go**rno *ederal num *ont*xto de re*omada
</line>
<line>
da
</line>
<line>
di*cussão sobre a *f*rta de c*rs*s de
</line>
</par><par>
<line>
nível médi*,
</line>
<line>
int*gr*d*s e*ucação à
</line>
<line>
pr*fissiona*, o P*OEJ* se con*re*i*a, via Decreto n.
</line>
</par><par>
<line>
5.478, ano 2005, reformul*do ** 200*, p*r meio do Decreto *. 5.840, que i*stitui * Programa
</line>
</par><par>
<line>
em âmbito
</line>
<line>
nacional e amplia sua abr*ngência para forma*ão inicial e conti*uada de
</line>
</par><par>
<line>
tra*a*had*r*s e educação pro**ssi*na* téc*ica de nível m*dio, *onside**ndo as c**a*terísticas
</line>
<line>
dos jovens e de adultos atendidos.
</line>
<line>
De fato, * *rograma Na*iona* de Inte*ração da Educa*ão Profis*io*al c** a Educaç*o
</line>
<line>
Básica ** Modalidade de Educação de Jo*ens e Adultos mant*m seus alicerces na
</line>
<line>
c*nve*g*ncia de t*ês campos da educação que cons**e*am: a fo*maçã* *ara atuaç*o no m*ndo
</line>
<line>
do trabalho (***); o m*do próp*io *e faze* a educação, lev*ndo e* *onta as e*pecificidade*
</line>
<line>
dos **ven* e *dul*os (EJA); e a formação para o exercíci* da c*da*an*a (educa**o **s*ca).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda de acord* com Clarissa Men*z** *e *o*za (2015), *odos
</line>
<line>
es*es avanços são evid*ntes
</line>
</par><par>
<line>
conquis*as *ara a modalidade da EJA, diante da *hance de qualificaç*o profissional *m *ív*l
</line>
<line>
técnico par* quem se manteve af*stado da esc*la. Alé* do mais, a q**lificação pro*i*sion*l,
</line>
</par><par>
<line>
ao *ongo dos an**,
</line>
<line>
c*nsiste em te*a recorren*e
</line>
<line>
em *o*no *a EJA. São a**es no se*tido
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
f*rm*ção, em nível d* pós-grad*açã* lat* sensu, de *ocentes e gestores em tor*o de núcleo*
</line>
<line>
de pesquisa, v*sa*do à mat*rialização de *edes d* colab*ra*ão *cadêm*ca.
</line>
<line>
Prece**ndo à V CO*FINTEA, a Org*nização das Nações Unid*s (O*U) declar* 1990
</line>
<line>
c*mo o "An* Int*rnaciona* da A*fabetizaç*o", qu*ndo d* C*nfe*ê**ia *undi*l ** Edu*ação
</line>
<line>
para **do*, ocorrida na Tailând*a, *om a part**ipaçã* de 155 **vernantes de difere*tes
</line>
<line>
nações, *entre as qu*is o Brasil. O com*rom**so consensual é assegurar uma educa*ão **sica
</line>
</par><par>
<line>
de qualida*e a cri*nças, jov*ns e adultos, *mbicionando a
</line>
<line>
universal**a*ão do aten*imento
</line>
</par><par>
<line>
escol*r. Com a V CONFIN*EA, fir*a-se uma concepção ma*s ampla *e *duc*ção de jovens
</line>
</par><par>
<line>
e adultos, e*pos*a na i*troduçã* e,
</line>
<line>
pos*eri*rmen*e, anos 2000, em Dak*r, o Fórum Mundi*l
</line>
</par><par>
<line>
sob*e Educação av*l*a dé*ada da educaç*o a
</line>
<line>
*ara todos (1990). É * momen** d*
</line>
<line>
*pontar
</line>
</par><par>
<line>
medidas e aç*es para a área nos p*óxim*s 15 a*os. No tocante à EJA, espe*ific*mente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
documento resu*tante do Fórum si*a*iza a neces*ida*e
</line>
<line>
de os *aís*s
</line>
<line>
partic*pantes se
</line>
</par><par>
</page><line>
*esponsabilizare* em assegurar as demanda* de ed*cação de jovens e *dultos, além do acess*
</line>
<line>
igualitári* à *prendi*agem * às habil*dades *ara melhor qu*lidade *e vida de*ses segmentos
</line>
<line>
pop*laci*nais.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, *. 14, n. 5, art. 5, p. 97-1**, set./out. 2017 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. U. *. Macê*o
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
Sem dúvida, no Brasil, as mutações das políticas de formação para o e*ucador *a EJA
</line>
</par><par>
<line>
aco*p*nham as mudanças da legi*la*ão. Por e*emplo,
</line>
<line>
e* maio d* 2*00, se dá
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*omologação d* Parecer n. *1, *o Consel*o Nacional de E*ucação (CNE) e da Câmara
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*du*aç*o Básica (CEB), de **toria de Carlo* Robert* Jam*l Cury. O *ito parecer contempla
</line>
<line>
as *ire*rize* c*rric*l*re* nacionais para *JA. Nesse mesmo ano, mais um **st*umento ju*ídico
</line>
</par><par>
<line>
*ele*ante é aprovad*. Trata-*e da Lei *. 10.1*2, san*ionada em 9 d* ja*eiro de 20*1,
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
aprova * Plano Na*ional *e Ed*cação. Dentr* os
</line>
<line>
o*jeti*o*, estão: elevação do nível de
</line>
</par><par>
<line>
esco*aridade da população; *elh*ria da qualida*e do ensino em todos os níve*s; e *edução das
</line>
<line>
desiguald*des sociais e regio*ais no tocante ao a*e*so e à permanê*ci*. Quanto à EJA, a *ei
</line>
<line>
*revê a integr*ç*o d* açõ*s ** po*er públ*co, co* o fim de erradicar o analfabet*sm* através
</line>
<line>
d* ar*iculação de recurs** *u**nos e *i*anceir*s p*r part* dos g*vernos e da so**ed*de,
</line>
<line>
**nt*o do previsto *a cha*ad* Const*tuição Cidadã, Art. 21* Inciso II, *lusivo, em espe*ial, à
</line>
<line>
universaliz*ção do at*ndi*ent* escolar.
</line>
<line>
3.2 Educação de jovens e adulto* com foco para transformação soc*al e c*d*dania
</line>
<line>
Demo (2*06) insi*te ser *unda*ental acen**ar a face social da alf*betização,
</line>
</par><par>
<line>
dir*cionada *o desafio da cidada*ia. Como detentor de importan*e papel n*
</line>
<line>
c*n*ução
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
edu*açã* em to*os os níveis * modalida*e* de ensino, profess*r é um mediado* diret* o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gerador de co*diçõe* pa*a * ed*can** r**lizar sua apren*izagem, baseada *m seus i*teresse*,
</line>
</par><par>
<line>
s**s necessidades e suas mot*vações que apontem para *ma rea*id*de peculiar,
</line>
<line>
diferente
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cultura letrada, como instrumen*o *e poder e d* dom*naç*o de un* s*br* os outr*s.
</line>
<line>
Em consonância com Mag*a So*res (2**4), quando di*cute * rel*ção *ntre
</line>
<line>
alfabeti*ação e cidadania, le*t*ra e escrita não são impresc*ndíveis par* a cidada*i*,
</line>
</par><par>
<line>
*onsid*rand* que esta independe
</line>
<line>
*e uma * *e outra. A***al,
</line>
<line>
antes da e*cri*a e
</line>
<line>
da
</line>
<line>
leitur*, já
</line>
</par><par>
<line>
existe gente com *apacidade de ler a realid*de circundante par* n*la intervir. Além do mais,
</line>
<line>
h* quem insista em *azer *eit*ras téc*icas, mas sem dom*nar a leitura política do m**d*. I*t*
</line>
<line>
porque, a lei*ura d* **ndo, d* que tant* fala Pa*lo Fre*re e P*dro D*m* ret*ma, a*tecede,
</line>
<line>
inevitavelmente, a leitura ** escrita, além de ser essen**al para a completude da leitura e da
</line>
<line>
escrita.
</line>
<line>
Há de se dizer qu*, e*bor* haja cidadania sem domínio da *scrita e da l*itur*, não
</line>
</par><par>
<line>
po*e h**er
</line>
<line>
educ*ção sem c*nsc*ênc*a cidadã. Nã* se *ode imaginar q** ao profissiona* da
</line>
</par><par>
<line>
educação de jovens e adultos e*cape a
</line>
<line>
com*reensão de uma
</line>
<line>
atuação *onsc*e***, política
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
democra*icament* refleti*a, distant* ou *lheia do *oco
</line>
<line>
d* cidadania. A edu*ação é o maior
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. *4, n. 5, art. *, p. 9*-11*, set./ou*. 2017
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação d* J*vens e Adultos: Polí**cas de Formação
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
capital da humani**de, e,
</line>
<line>
*o mesmo tem*o, é ** bem
</line>
<line>
comum, haj*
</line>
<line>
vista q** é de todos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
para todos. Daí a *m**rtância d* excelênc*a na formaç*o *o professor para a demanda de
</line>
<line>
jovens e d* adultos, como em toda a edu*ação *ásica.
</line>
</par><par>
<line>
Os ***nos d* EJA são jovens ou adultos que *e perd*ram
</line>
<line>
no caminho da
</line>
<line>
vi da
</line>
</par><par>
<line>
educativa e o r*encontro precisa ser *echeado ** acolhimento, compet*ncia, profi*si*nalismo
</line>
<line>
e, em sua essência, de amor por pa*t* *a escola. * um enco*t** qua*e maternal *ntre *luno e
</line>
<line>
escola, entre aluno e pr*fessor. O *lu** re*ardat*rio é como o filho que debando* da família *
</line>
<line>
*et*rna. O ret*rno demanda ac*lhime*to *edagógic* n* escola ta* c*m* o afetivo n* família,
</line>
</par><par>
<line>
de modo a asseg**ar a *ermanência do
</line>
<line>
jovem ou a*ul*o em cada es**ç*. Out** a*pect* que
</line>
</par><par>
<line>
*erece *t*nção é o perfil da EJA, no*malmente m*rca*o *or desigu*ldad*s, como ora
</line>
<line>
si*tetizado:
</line>
<line>
* EJA, em sínte*e, t*abalha com sujeitos margin*is ao sis**ma, com atribut*s
</line>
<line>
*empre acentuados em co*sequênc** de alguns fator*s adicionais como raça /
</line>
</par><par>
<line>
etnia, cor, gê*ero, entre
</line>
<line>
*utros. **gros, qui*ombola*, mulh*r**, indígenas,
</line>
</par><par>
<line>
campo*eses, *ibe*rin*os, pescador*s, *o*ens, idosos, subempr*gados,
</line>
<line>
**s*mpregados, trabalhadores informais são emblemáti*os represe*tan*es das
</line>
<line>
múltipla* a*art**õe* q*e a soc*edade brasileira, exclude*te, promove para
</line>
<line>
grande parte da *opula*ão desfav*r**i*a e*o*ô*ica, social e culturalme**e
</line>
<line>
(BR*SIL, 20*7, p. 11).
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m sendo, com* Arroyo (*006) ac*escenta, a EJA d*manda, urgentemente,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
cu*rículo c*iteri*samente estabele*ido
</line>
<line>
para capa*itar s*u* educa*ore* **
</line>
<line>
domínio de
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimentos v*vos e coere*tes com a realidade d* século X*I. Tal rea*idade incorpora
</line>
<line>
i*formações acerca de áre*s cl*ssicas e que p*rpas*am a forma*ão *tr*vé* dos séculos, como
</line>
<line>
geografia, *istóri*, matemátic*, biologi*, idiomas, mas *recisa incl*ir noções básicas sobr* as
</line>
<line>
ciências soc*ais / e*tratifica*ão social / exc*usão, t*abal*o, estatíst**a, tecn*logia / excl*são
</line>
</par><par>
<line>
digi*al, **io ambi*nte, etc. e*c. São conh*cimentos colet**os que os indivíduos
</line>
<line>
**reendem
</line>
</par><par>
<line>
em suas lutas coletivas. *ão os *aberes *oletivo* sobre d*re**os e de*eres coletiv*s *ue *a E**
</line>
<line>
devem aprender a ress*gn*ficar e a *rganiza* à luz do co*heciment* histórico.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
entanto, para boa parte desse *egmento
</line>
<line>
** aprendizes, a
</line>
<line>
nece*si*ade maior
</line>
</par><par>
<line>
c*ntinua s*ndo a le*tura *écnica ou imedi*tis** para *upr*r d*mand** informacionais do di* *
</line>
<line>
dia. A cidadania, na pers*ectiva da *JA, é v**ta co*o coisa **ra. I*to porque, "[...] costumo
</line>
</par><par>
<line>
dizer qu* *
</line>
<line>
formação de educ*dor * da e*uca*ora de jovens e adultos sempre foi um *ouco
</line>
</par><par>
</page><line>
pelas **rdas, nas pró*rias f**nt*ir** *nde estava *con*ecendo a EJA", segund* p*lavras
</line>
<line>
literais de A**oyo (*006, p. **) Isto é, *alvo ra*í*simas exceções, o quadro de e**cad*res nem
</line>
<line>
recebe formação adequada n** es*ím*lo nec*ssár*o *ar* *romover a *JA *om f*co par*
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*n* PI, v. 14, *. 5, art. *, p. 97-110, set./out. **17 www4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. U. C. *acêdo
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
tra*sforma*ão social sign*fi*ati*a e prática cidadã, o que *orresponde * *anter
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
esco***
</line>
</par><par>
<line>
professores refle*ivos cap*zes de ajudar o* *lunos a ap*e*d*r*m de tod*s *s forma*, i*clusi*e
</line>
<line>
a pe*sarem a partir de s*as v**ência* e de seu entor*o para, só então, partirem para o *undo.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FI*AI*
</line>
<line>
Por sua amplitude e c*mplexid**e, o te** - Educação de j*vens e adu*tos: *olític*s
</line>
<line>
de formação - *are*e de m**o* aprofun*ame*to, qu* o veículo de co*unicação no momento
</line>
<line>
não favo*ece. *e qua*quer fo*ma, os pontos cen*rais prop*stos p*ra discuss*o e que
</line>
<line>
corr**po*d*m aos *bjetivos *n*nci*dos n* introdu*ã* parec*m de*idamente contemplado*,
</line>
<line>
no mínim*, como fonte para nov*s estudos * n*vas pesquisas. É i**ont*stá*el que se tr*ta d*
</line>
<line>
temát*ca promissora po* seu nível de atualidade e perti*ência numa socied*de cada vez mais
</line>
</par><par>
<line>
competitiva. Nesse
</line>
<line>
contexto, EJA e*erge *omo a
</line>
<line>
ca*inho natural *ar*
</line>
<line>
jovens e
</line>
<line>
adultos
</line>
</par><par>
<line>
re*ardat*rios do saber, que poder** enfr*ntar de forma ma*s igualitária * e*uânime
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
oportunidades e*erg*ntes do mercado de *rabalh* e as portas do ensino superior
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
c*meçam a se abr**, *través do
</line>
<line>
*xam* Nacional do *nsino Médio (Enem), do s*s**ma de
</line>
</par><par>
<line>
co*as, de o**ras, ou de *ovas medi*as go**rna*entais, ou *e i**ciativas isoladas.
</line>
<line>
Di*nte d* quaisquer possibili*ades, jov*ns e adu*tos *graciados pela EJA p**er*o
</line>
</par><par>
<line>
reverter os
</line>
<line>
índices de exclusão social que rondam esse segment* de aprendiz e, d* modo
</line>
</par><par>
<line>
geral, poderão con*ar com nova* ferramentas pa*a o e*fr*ntamento do *undo de forma mais
</line>
</par><par>
<line>
consistente, reforçando sua *onvicção de detentores de direito*
</line>
<line>
*ociais, políti**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e**ca*ionais, *otencializando *ua *ondi**o d* ser histór*co, que co**trói *ua p*ó*r*a co*di*ão
</line>
<line>
de a*re*d*zagem. *final, alfabetizar consiste em en*inar o uso da *alavra.
</line>
<line>
*ogo, é urgent* a implant*ção de uma política de formaç*o m*is e mais ampla *olt*da
</line>
<line>
p*r* a E**. Esta dev* co*templar a *levaçã* da escol*ridade com pr*fission*lização, * f*m de
</line>
</par><par>
<line>
contribu*r para integraç*o soci**aboral des*e signi*icativo contingente de ci*a*ã*s, como a
</line>
<line>
*ambém par* conectá-los ao merc**o d* traba*ho, *a*a assegurar melh*r q*alida** de vi*a a*
</line>
</par><par>
<line>
indiví*uo e à famíli*, res**tando a condição
</line>
<line>
d* cidadania pl*na a q*e to**s têm
</line>
<line>
direit*
</line>
</par><par>
<line>
supremo.
</line>
</par><par>
<line>
*m *od* esse pan*ra*a, * escola *igura co*o um dos *spa*os em qu* os educandos
</line>
<line>
desenvolvem a capac*dad* de pensar, l*r, int*rp*e*ar e rei*v*nt*r seu *undo p*r meio de ação
</line>
</par><par>
<line>
reflexiva. Quer dizer, a
</line>
<line>
escola deve agir como lo*a* de med*ação ent*e educando
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nformaç*es transferidas /
</line>
<line>
conheciment** assimi*ados, nu* ciclo
</line>
<line>
cont***o *e trans*utação
</line>
</par><par>
</page><line>
indi*íduos / *ntorno. Finali*ando, asse*ura-se que, na visão da e*ucação pa*a * cidadania - o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 14, n. 5, ar*. 5, p. 97-*10, set./out. 2017 www4.fsane*.com.b*/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação de Jovens e Adultos: Políticas de *ormação
</line>
<line>
**9
</line>
</par><par>
<line>
i*eal dos ideais, a e*cola c*mo oficina * o prof*s*or como oficineiro, * apre*dizagem *merg*
</line>
<line>
em s*ntido igualit**io, c*mo *orm* de tra*sfor*aç*o e d* supe*ação de desigualdade* *ociais
</line>
<line>
e não como form* de dom*naçã* do forte so**epor-se a* mai* f**co.
</line>
</par><par>
<line>
É n*tório que * f*l** do háb*to de **itu*a
</line>
<line>
em*rge como respons*vel pelo f*acasso
</line>
</par><par>
<line>
*s*olar, e, p*r co*seguint*, p*lo fracasso ** aluno com* c*da*ão. E *ais, a frustração
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
alunado r*f*et* a i*capac*dade dia*ógi*a do professor e a *neficác*a das pol*ticas educac*onai*,
</line>
<line>
em *eral, haja vista q*e a escola tende a s* *ant*r como refém do sistema, a com*ça* *elas
</line>
</par><par>
<line>
*ondições quase
</line>
<line>
sempre de*fav**áveis de trabalho *ara todos que par*icipam do sist*ma
</line>
</par><par>
<line>
educaci*nal. Sã*
</line>
<line>
condi**es que obs*aculizam a perm*nên*ia
</line>
<line>
dos alu*os n** edu**ndários
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
impede q*e eles
</line>
<line>
u*ufr*am o (pouc* ou, exc*p*ionalm****, o muito) que lhe* é
</line>
</par><par>
<line>
dispon*bili*a*o.
</line>
<line>
REFER**CIAS
</line>
</par><par>
<line>
A*VES, E. F. et
</line>
<line>
*l. Alfabetização de jovens e adultos. 2015. (P*atafor*a Si*te**
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Informação da Univ*r*idade Aberta do Brasil - SisUAB).
</line>
</par><par>
<line>
ARROYO, M. Formar educadoras e educadores
</line>
<line>
*e jov*n* e *dultos. **: S*ARES, L.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*ma*ão *e *d*cadores de *ovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica / MEC /UNE*CO,
</line>
<line>
2006.
</line>
<line>
*R*SIL. Constituição da Rep*blica Federa*iva ** B*asil: 1988. B*así*ia: Senado Fed**al,
</line>
<line>
19*8.
</line>
</par><par>
<line>
_________. *ei n. 9.394,
</line>
<line>
de 20 de d**e*b*o de 1*96. Estabelece as d*retri*es e
</line>
<line>
bases
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e*uca*ão
</line>
<line>
nacio*al (LDB). D*sponível e*: <http://po*tal.mec.g*v.br/seed/arquivos/pdf/
</line>
</par><par>
<line>
tvescol*/leis/*ein 9394.pdf>. A*e**o em: 23 *ar. 2016.
</line>
<line>
_________. Lei n. 10.17*, de 9 de janeir* de 2001. Aprova o Plano Nac*ona* de Educação e
</line>
<line>
dá o*tra* pr*vidênci*s. Disponível em: <*ttp://www.pl*na*to.g*v.br/ccivi*_03/*ei*/leis_2001/
</line>
<line>
l10172.htm>. Ac*sso *m: 22 m*r. 2016.
</line>
<line>
_________. L*i *. 11.741, de 16 de julho de 2008. *ltera di*po*itiv*s *a Lei n. 9.394, de 20
</line>
</par><par>
<line>
*e dezembr* de 1996, que est*bele*e
</line>
<line>
as diretrizes e bas*s da educação n*cional, para
</line>
</par><par>
<line>
*edimen*ionar, instituci*naliza* e int*grar as a*õe* da ed*cação profis***nal técnica *e níve*
</line>
<line>
médio, d* educação d* jovens e adultos e da *duca*ão pr**issional * tecn*lógica. Disponível
</line>
<line>
em: <ht*p://ww*.planalto.*o*.br/cci*il_0*/_A*o2*07-201*/2008/Lei/L11741.h*m>. *cesso
</line>
<line>
em: 3 mar. 2016.
</line>
</par><par>
<line>
_________. *ei
</line>
<line>
n. 13.*05, de 25 de junho de 2014. A*rov* Plano Nac*onal d* Educaç*o o
</line>
</par><par>
</page><line>
(PNE) e dá o*tras prov*dências. D*sponível em: <h*tp://www.planalto.gov.br/ccivi*_03/_ato
</line>
<line>
20*1-2*14/2014/lei/l1*005.htm>. Acesso *m: 15 mar. 2016.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 5, p. 97-11*, set./out. 2017 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
M. F. U. C. Macêdo
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
_________. Ministério da Educação. C*nselho Nacion*l *e Educação. C*m**a de Educação
</line>
<line>
Básica. P*recer CN* / CEB 11 / 2000. Diret*i*es c**ricular*s na*ionais p*ra a educação de
</line>
<line>
jov*ns e adultos. D*sp*nív** em: <h*t*://p*r***.mec.gov.br/sec**/arqui*o*/pdf/eja/legisl*cao/
</line>
<line>
par*cer_1*_2000.pdf>. Ac*s*o e*: *1 *ar. 2016.
</line>
<line>
_________. Pr*grama Nac*o*a* de In*egra*ão *a Educ*ção Pro*issi**al c*m a Educação
</line>
</par><par>
<line>
Básic* *a *od**idade de Edu*aç*o de **ve** e Adultos
</line>
<line>
(PROEJ*). Formação ini*i*l
</line>
</par><par>
<line>
c*ntin*ad* / ens*no fundamental:
</line>
<line>
*ocum*nto ba*e. *r*sí*ia,
</line>
<line>
2007. Disp*nível em:
</line>
</par><par>
<line>
<http://portal.mec. gov.b*/ set*c/arquivos/pdf*/proe*a_fundamental_ok.pdf>. Acesso em:
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
*ar. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
DEMO, P. Le*to*es para sempre. Porto Al*gr*: Mediação, 2006.
</line>
</par><par>
<line>
DI PIE*RO, M. C.; JOIA, O.; RI*EIRO, V. M. Visões da educa*ão de jo*e*s e adultos no
</line>
<line>
Brasil. *adernos Cede*, a*o 21, n. *5, p. 58-77, nov. 200*.
</line>
</par><par>
<line>
FREIRE, *. * impo*tâ*cia do ato *e l*r:
</line>
<line>
em t*ê* art*go* que
</line>
<line>
se completa*.
</line>
<line>
4*.
</line>
<line>
ed. **o
</line>
</par><par>
<line>
Paulo: C**tez, **06.
</line>
</par><par>
<line>
_________. Pedagogia d* autonom*a. 2*. *d. São Pa*lo: Paz * Terra, *002.
</line>
<line>
_________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
</line>
<line>
SOA*ES, *. Let***ento e *lfabetização: as mu*t** face*a*. R*vista B*asi*eira de E*ucação,
</line>
<line>
Rio de Janeiro, n. 25, *. 5-*7, *an. / *br. 2004.
</line>
<line>
SOU*A, C. M. de. Política educa**ona* p*ra a e*ucaç*o de jov*ns e ad*ltos: o significado
</line>
<line>
do PROE*A *egundo *esqu*sadores do *bed*c. 20*5. 12* f. Dissertaçã* (Me*tra*o em
</line>
</par><par>
<line>
Polít*cas Soc*ai*) - Programa de Pó*-Graduação em Po*íticas Socia** do Centro
</line>
<line>
de C*ências
</line>
</par><par>
<line>
do Homem da Universidade Estadual do Norte F**minense Darcy Ribeiro, Camp*s dos
</line>
<line>
*oy*acazes - RJ, *015.
</line>
<line>
Como Refere*ciar este Ar*igo, conforme *BNT:
</line>
<line>
MACÊDO, M. F. U. C. Educação de J*vens e Ad*ltos: *olíticas de Formação. R*v. FSA, Teresina,
</line>
<line>
*.*4, n.5, art. 5, p. *7-11*, *et./out. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
**ntribuição dos Aut*res
</line>
<line>
M. F. U. C. Mac*do
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncep*ão e p*anejamento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) a*á*ise * int*rpretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elaboraçã* do rascunho o* na revi*ão crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) participação na aprovaçã* *a v*rsão fi*al *o manu*crito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 5, art. 5, p. 97-110, set./o*t. 20*7
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)