<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 5, *. 89-99, jul./ago. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.4.5
</line>
</par><par>
<line>
Formação e Prática Pedagógica *ara o En*ino na Saúde na Perspectiva dos P*o*essores d* um*
</line>
<line>
Insti**ição de Ensino **perior em Fo*taleza
</line>
<line>
Trai*ing a*d *edagogic*l Practice fo* *he He*lth Educa*ion *n the P*r*pectiv* of Teachers of a
</line>
<line>
High*r E*sinoo Institut*** in Fortal*za
</line>
<line>
Leandro Firm*za Felíci*
</line>
<line>
Pós Doutora*o em Psicologia U*iv*rsidad John Ken*edy
</line>
<line>
Douto* em *ducação **la Univ*rs*dad Del Pací*i**
</line>
<line>
Profess*r da Faculdade Me*r*politana *a Grande For*aleza
</line>
<line>
E-mail: leand*of.f@*otmail.com
</line>
<line>
Lu*z To*re* Rapo*o Neto
</line>
<line>
Mes*re *m *nsino da S*úde *ela Universid*de Estadual do Ceará
</line>
<line>
Graduado e* Educação Físic* p*l* U*iv*rsid*de E**adual do Piauí
</line>
<line>
Pr*f*ssor *a Faculdad* Metropo**t*na da Grande Fortaleza
</line>
<line>
E-*ail: lu*z*orres@fam**r*.com.*r
</line>
<line>
Ronnis*on Luis Car**lho Barb*sa
</line>
<line>
Mest*e em Gestã* Desp*rtiva e Ed*cação pe*a Univ*rsidad In**rnaciona* do Chile
</line>
<line>
Gradu*do e* E*ucação Física pela U*i*ersida*e de For**leza
</line>
<line>
P*ofessor da Faculdade *etrop**itana da Grande Fortalez*
</line>
<line>
E-mail: ro*nissonluiscarvalo@hotm*il.com
</line>
<line>
*e*n Pierre D*mmar
</line>
<line>
Espe*ial*s*a em *isiologia do *xercício, Nutrição e A*ividade F*sic*
</line>
<line>
P*ofess*r da Faculdade UNICE
</line>
<line>
*-mail: jpdum*ar@**tmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Le*n*ro Fi*meza Felício
</line>
</par><par>
<line>
Rua C*nse*heiro Estelita *º 264 - Centro - Cep:
</line>
</par><par>
<line>
6*0**26*
</line>
<line>
Editor Ci*ntífico: Ton*y Ke*ley de Alenc*r Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Luiz Torres Raposo *et*
</line>
</par><par>
<line>
Ru* Conselheiro Estelita Nº 264 - *entro - *ep:
</line>
<line>
A*tigo recebido em 03/03/2017. *ltima
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
60*10260
</line>
<line>
rec*bida em 12/04/2017. Aprovado em 1*/04/2017.
</line>
</par><par>
<line>
En**reço: Ronnisson Luis Carvalho *a**os*
</line>
</par><par>
<line>
Rua Cons**hei*o E*t**ita Nº 264 - *entro - *ep:
</line>
<line>
Avali*do pelo sist*m* Triple *eview: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
60010*6*
</line>
<line>
p*lo Editor-Ch*fe; e b) Double Bli*d **v*e*
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Jean *ierre Dummar
</line>
<line>
(aval*aç*o ceg* por dois *valiador*s da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
Rua Dona Leopoldina 912 - Aldeota - Cep: 60**0-000.
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisão: Gr*matical, Normativa
</line>
<line>
e de Fo*m*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. *elício, L. T. *. N*t*, R. L. C. Barbosa, J. P. Dumar
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* present* e*tudo tem como objeti*o anali*a*, a partir de uma revisão, a f*rma*ão e atuaçã*
</line>
</par><par>
<line>
do *rofission*l de Educaç*o Físic* p*ra * *nsi*o *a **úde. For*açã* e **uaç*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*r*fiss*onal *ara ensino *a *
</line>
<line>
*aúde é o*jeto d*sse est**o. *ara a efeti*ação da pesquisa o
</line>
</par><par>
<line>
formul*u-se a seguinte pergunta: De que form*, na perspectiva dos profess*res de uma
</line>
</par><par>
<line>
instituição privada de *nsino *uperior, ocorre a form*ção e atua*ão d* profi*s*onal *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ensino na saúde? A
</line>
<line>
e**olh* da amostra, *omposta por q*atro artigos da Revista Diálogos
</line>
</par><par>
<line>
Acad**icos, pertencente * uma instituição de e*sino s*perior em Fortale*a, deu-se em função
</line>
</par><par>
<line>
da proximida*e dos pe*qui*adores com
</line>
<line>
os autores d*s respe*tivos arti*os. Os traba*hos
</line>
</par><par>
<line>
e*enca*os e di*cutidos aqui abordam v*rias concepções. Co*cl*iu-se que, para * ensino na
</line>
<line>
saúde, a atu*ção só poder* ser competent* e eficaz se a fo*mação do profissio**l for contínu*
</line>
</par><par>
<line>
e permanente, *om respeito à diversi*a*e
</line>
<line>
e às d*f*renças que caracteri*am cada se* humano
</line>
</par><par>
<line>
com sua ind*vid*a**dade e complexi*ade.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-cha*e: Práti*a Pedagógica. Ensino. Sa*de.
</line>
<line>
*B*TRA*T
</line>
</par><par>
<line>
This stu*y aims to analyze *ro* revi*w of the trai*in* and a
</line>
<line>
*erforma*ce *f physical
</line>
</par><par>
<line>
educ**ion
</line>
<line>
prof**sional health *d*cation. Tra*nin* an* *rofessional per*o*mance for
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
education i* health is th* object of thi* study. Fo* completio* of *he r*searc*, formulated t*e
</line>
<line>
foll*wing question: how, i* the p*rs*ect*ve of teache*s of a pr*vate *n*titution of *i*he*
</line>
</par><par>
<line>
e*ucat*on,
</line>
<line>
traini*g and prof*ssiona* performa*ce for the health educa*ion? The cho*ce of
</line>
</par><par>
<line>
sam*le, composed
</line>
<line>
of four Aca**mic Dialogu* magazin* articles, belonging to an instituti*n
</line>
</par><par>
<line>
of higher *ducat**n i* Fortaleza, dep*nding o* **e prox*mity of t*e researchers wit* the
</line>
<line>
a*t*ors of t*e *es*ect*ve ar*i*les. The works listed and discuss*d here address **rious
</line>
<line>
conceptio*s. It was conc*ude* that f** h*alth educa*ion, the wo*k can only be eff*ct*ve if the
</line>
<line>
competent profes*ion*l train*ng is contin*ous and per**nent, wi*h respec* for di*ersity and
</line>
<line>
differences that ch*racte**ze each huma* being *i** *o*r *ndiv*d*ality *nd complexi*y.
</line>
<line>
Ke*-wo**s: pedagogi*al practice. Teaching. Health.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Te*esina, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./ag*. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
For*a*ão * Prá*ica Pedagó*ic* par* o **sino na Saúde n* P*rspectiva dos Profe*sores
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
As *i*etrize* Cur*iculares **ci*n*is Para a Sa*d* (DCNS, 2008) nos curs*s de
</line>
</par><par>
<line>
*****ação di*ecionam
</line>
<line>
para necessid*de de um currículo que não seja fragmen**do, mas a
</line>
</par><par>
<line>
int**r*do. A rel*vância d*ss* mud*n** apont* p*ra a for**ção de prof*ssionais mais crític*s,
</line>
<line>
reflexiv**, co* m*lho* capacidade de rel*ção inter*esso*l e capazes d* *dministrar *onflitos
</line>
<line>
e s*tuações pr*ble*as, *o*s s* compreende que **m *sse perfil os r*s**tados p*opos*os s*rão
</line>
</par><par>
<line>
pro*uzid**. O *ato de as DC** estar** coerentes com
</line>
<line>
as Lei* de Dire*ri*es e Bases
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Educação (LDB 9*94/96) favor*ce os result*d*s r*lac*onados à *orma*ão do profiss**n** de
</line>
<line>
saúd* para a docência.
</line>
<line>
Pa*lo Fre*re, e* Educação e *udanç*, c*am* * aten*ão para o fato de o ser h*man*
</line>
</par><par>
<line>
possuir três n*v*is
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
cons**ência; prim*iro, qu* *le in**tula de i*t*an*i*iva, onde o ser não
</line>
</par><par>
<line>
con*egue se perceber **é* de qu*st*es p*ra*ente orgâni*as; * se*undo n*vel *** nomeia d*
</line>
</par><par>
<line>
consciênc*a tr*nsitiva ingênua, que é fundamentada no fato
</line>
<line>
d e q*e
</line>
<line>
ess*
</line>
<line>
ser é apenas mero
</line>
</par><par>
<line>
reprodutor *e informações e conhe*imentos, onde tudo que *scuta ou *ê coloca como verd*de
</line>
<line>
**soluta *e* conte*tar; e, po* último, n* te*c*i*o nív*l, Freire *os a*o*ta um *aminho, uma
</line>
<line>
meta, a *onsciência tr*nsit**a crí**c*, aqu**a que co*t*sta, duv*da e busca, antes d* qu*lqu*r
</line>
<line>
d*cisã* (FR*IRE, 1980).
</line>
</par><par>
<line>
A atenção à saúde
</line>
<line>
deve se* pre**u*osta e
</line>
<line>
não um dif*r*ncial. O Si**ema Único
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Saúd* (SUS) é fato e n*o pode estar des**relado *a f*r*ação *o profi*si*n*l de saú*e, mesmo
</line>
<line>
na escola. O* curríc**os nos c**sos s*periores n*o *odem ser *eprodutor*s, fragmen*ad*s,
</line>
</par><par>
<line>
enfatiz*ndo apen*s esp*c*a*idades, d*enças e prá*icas *edagógicas mecanizadas. Faz-
</line>
<line>
s*
</line>
</par><par>
<line>
necessário, *es*e a f*rma*ão, uma int*graçã* entr* o ensino, serviço que se oferece e o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*o*unidade cont*mplada por esses *erviç**; logo, * preciso transf*rma* os esp**os.
</line>
</par><par>
<line>
As Diretrizes p*ra a *aúde fa**recem a comp*eensão de c*mpetências qu* s*o
</line>
<line>
fundament*is p*r* * atuação *o professor. Uma in*icação que *eve s*r d*sta*ada é a de que
</line>
</par><par>
<line>
o* pro**sso*es sejam capaze*
</line>
<line>
de cria* situ*ções e
</line>
<line>
*o**ições de aprendizagem,
</line>
<line>
nas quais
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo *eja a cons*rução de *aber*s a
</line>
<line>
partir *o* con*ecimento* prévio* fr*nte à* *itu*ções
</line>
</par><par>
<line>
proble*as. Pe*re**ud (200*) c*loca como *om*etência exatamente a capacidade de mobiliza*
</line>
</par><par>
<line>
*e*ursos, um d*t*rmin*do conhecimento pa*a resolução
</line>
<line>
d* prob*e*as, m** n*o recorrendo
</line>
</par><par>
<line>
so**nt* a este, out**s *on*e*imentos *rév*o* dev*m eme*gir para *roduç*o dos resultados.
</line>
</par><par>
<line>
A for*ação e atuação *os profi*sionais
</line>
<line>
de Ed*cação Fís*ca na esc*la e no e**ino
</line>
</par><par>
<line>
superior sã* fun*amentais
</line>
<line>
p*ra contribuir co* a formação i*tegra* *o
</line>
<line>
sujeito. O
</line>
<line>
que foi
</line>
</par><par>
<line>
suscitado para esse profissional na
</line>
<line>
**a gra*uaç*o,
</line>
<line>
va* orientar sua prática pedagó*ica,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./*go. 2*17
</line>
<line>
*ww4.*san*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Felício, *. *. R. Net*, *. *. C. Barbo*a, J. P. Dumar
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
e**de*ciando toda* as fortalez*s e fragilidade* da sua formação. *o que se ref*re
</line>
</par><par>
<line>
es*ecificamente * promoção *a sa*de na escola, *
</line>
<line>
professor *e Educação Físi*a deve te*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*petência necessári* para or*an**ar * dirigi* si*uações de
</line>
<line>
apr*ndi*agem voltadas para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*aúde.
</line>
</par><par>
<line>
Essas reflexõe* fe*tas anteriormente leva*am à se*uinte qu*st*o norteadora p*ra
</line>
</par><par>
<line>
*laboração desse artigo de revis*o: De qu* for*a *corr* * forma*ã*
</line>
<line>
do *rofissiona* *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ensino na saúde? P*ra *esponder a esta pergu*t*, estabeleceu-se o segu**t* p*essupost*: *
</line>
<line>
forma*ão do profissi*na* de saúde *ão o qualif*ca ad*quadamente para o ensino na saúde,
</line>
<line>
pois desconsidera o m*nd* do tr*balho *o *rocesso *e f*rmação.
</line>
<line>
A relevânc*a deste **tigo se dá pela im*o*tânci* que tem a form*ção do Prof*ssor n*
</line>
<line>
área da s*úde e sua atuação p*ofi*s*on*l, e tem como o*j*tivo ana*isar a formação profi*sional
</line>
</par><par>
<line>
para o ensino na s*úd*. Par* ta*to, optou-se *ela reali*ação *e um artigo de revisão, *eit*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir
</line>
<line>
de
</line>
<line>
artigos *ro*uzidos po* pr*fissionais na área da saúd* e peda*ógica, integrantes
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
corpo docent* de uma Institu*ç*o d* Ensino Superior *m F*rtaleza- C*.
</line>
<line>
A r*visão foi comp*sta p** s**s etapas, similares aos da re*isão integrati*a, que
</line>
</par><par>
<line>
definem percurso da produ*ão * denomin*m chamada prática baseada em evi*ências,
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
se*do esta*: * tem* com a pro*á*el hipó*es*, os
</line>
<line>
c*itérios de *xclusã* e *nc*usã*
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
publicações, *ategorização, a*aliação dos estudos inclu*d*s, in*erpret*ção *om os *esultad*s e
</line>
<line>
discu*s*es e a síntese do conhecimento (SO*ZA; *I*VA; C*RVALHO, 2010).
</line>
<line>
É im*ortante reaf*rm*r *ue *s pa*tes ** re*isão inte*rat*va compõem o corpo d*ste
</line>
<line>
trabalho e fundamen**m o objeto *e estudo dos pe*qui***ores, que *pt*ram por publicaçõe*
</line>
<line>
realiz*das por pes*uis*dor*s d* seu pró*rio a*biente de trabalh*, o que facilitou
</line>
<line>
cons*derave*mente * acesso às revistas e e*colha dos artigos para a elab*ração des*a revisão.
</line>
<line>
2 METODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
Aqui se n*tab*liz* um
</line>
<line>
e*tudo de rev**ão, que possibi*ita o resumo de pesquisa* já
</line>
</par><par>
<line>
finaliz**as, o*de se obt*m resultad*s a
</line>
<line>
*artir d*
</line>
<line>
um obje*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
estudo pré deter*inado. Este
</line>
</par><par>
<line>
tipo *e estu*o, **tr*tan*o, exi** o mesmo rigor e cl*rez*
</line>
<line>
*e estudos primários (SILVEIRA;
</line>
</par><par>
<line>
ZAGO, 20*6)
</line>
</par><par>
</page><line>
Na composição des*a revisão fo*am adotada* as seguintes *a*es: Identi*icaç** do tem*;
</line>
<line>
e*tabel*cimento dos critérios d* i*c****o e ex*lusão dos artigos (a*ostra s*le*ionada); leitura
</line>
<line>
dos *rtig*s * avaliação; categorizaçã* do* estudos *el* *écn*ca de fichamento; leitur* e aná*i*e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, *. 4, art. 5, *. 89-99, *ul./ago. 2017 w*w*.fs**et.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Formação e Prática Pedagógica p*ra o E*sino na Saúde *a Pers*ectiva dos Pro**ss*res
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
dos resu*tados; discussã* e apresentação dos estudos *nclu**os de acordo com o interesse
</line>
<line>
d*f*nid* pela p*squisa (MENDES; SILVEIRA; *ALVÃO, 200*)
</line>
</par><par>
<line>
Para os critérios d* *nclusão, sã* destacados artigos
</line>
<line>
que oferecem uma *ntervenção
</line>
</par><par>
<line>
docente relev*nte, que demonstrem a for*ação e atuação pedagóg*ca do p*ofessor na ár*a *a
</line>
<line>
***de. F*ram *ncluído* apenas artigos publicados entre 2012 e 2014 (ano d* úl*imo número
</line>
<line>
da revista), e*pe*ificamente na área da saúde e **dagógi**.
</line>
<line>
** c*itéri*s *e ex*lusão foram d**inidos pa*a artig*s que nã* ap*esentam infor*ações
</line>
<line>
relevantes ao tem* da pes*ui*a, para os que não o*erecem i*t*rvenç*o relevante do d*cente no
</line>
</par><par>
<line>
ensino superior, na Educação *ásic*, em lo*ais de *ten*ão saúde ain*a os que n*o
</line>
</par><par>
<line>
à
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pertencem à área de s*úde ou pedagógica.
</line>
</par><par>
<line>
Todo o l*van**mento foi re*liz*do em *an*i*o *e 20*7, *rocedido em b*ses de dados
</line>
<line>
d* *evist* Diá**gos Acadêmi*os. Ao fina* do levantament*, foram e*encad*s quarenta e um
</line>
</par><par>
<line>
artigos. Dest*s, **enas
</line>
<line>
quat*o aten*eram aos *rité*i*s de inclusão. Os artigos excl*íd**
</line>
</par><par>
<line>
*tenderam criterios*mente às caracterís*i*as propo*tas con*idas n*s **it*rios de e*clusão
</line>
</par><par>
<line>
*o se avaliar o* estu*** incluí*os, observou-se crit*camente *s artigos
</line>
<line>
que fo*am
</line>
</par><par>
<line>
cat*g**izados, interpre*ando o* d*versos resulta*os prod*zidos pel*s pesquisas.
</line>
</par><par>
<line>
Ao int*rpretar os resultados se di*cutiu sobre o que foi encont*ado nos quatro a*tigos
</line>
<line>
i*cluído*, sob * ótica dos pesq*isad*r*s respon*áveis por cada pesqui*a * as conc*usõe* de*tes
</line>
<line>
com cada apor*e que atendesse ao o*jetiv* desta re*is*o.
</line>
<line>
A fase de apresentaçã* da revis*o é ex*r*mamente *mport*nte *or estabelecer a sínte*e
</line>
</par><par>
<line>
*os *studos em *uest*o (MEND*S; SILVEIRA; GALVÃO, 2008). Di*o d* outra forma,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r*visã* foi rea*iz*da e* aportes temáticos *stabelecidos a pa*tir de
</line>
<line>
pesquis*s profícuas,
</line>
</par><par>
<line>
incr*mentando os pr*n*ipais resultad*s percebido* nos *rtigos ana*isad**, conforme o quadro
</line>
<line>
1.
</line>
<line>
Quadr* 1 - Caracter*zação **s art*gos seleciona*os para revisã*, baseada no periódico, título
</line>
<line>
do ar*igo, tipo de estu*o e ano de publicação.
</line>
</par><par>
<line>
Periódico
</line>
<line>
Título do arti**
</line>
<line>
Tip* *e estudo
</line>
<line>
Ano
</line>
</par><par>
<line>
Revista Di*lo**s
</line>
<line>
O NA*F no
</line>
<line>
Estudo descritivo
</line>
<line>
2012
</line>
</par><par>
<line>
Acadêmicos
</line>
<line>
município de
</line>
<line>
com abordagem
</line>
<line>
F*rt*l*za e *
</line>
<line>
quantitativa
</line>
<line>
*n*ervenção *o
</line>
<line>
pr*fessor de
</line>
<line>
Educação Física
</line>
</par><par>
<line>
Revist* Diálogos
</line>
<line>
Quadrinhos como
</line>
<line>
Des*ritiv* / S*c*o
</line>
<line>
2012
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina PI, v. 14, n. 4, art. *, p. 89-99, jul./ag*. *017
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Felício, L. T. R. Neto, R. L. *. B*rbosa, J. P. Dumar
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
Acadêmi*os.
</line>
<line>
f*rramenta
</line>
<line>
crítico
</line>
<line>
pedagóg*ca lú*ica
</line>
<line>
de e*ucação *m
</line>
<line>
saúde
</line>
</par><par>
<line>
Revista Diálogos
</line>
<line>
Educação Física
</line>
<line>
Descritiva /
</line>
<line>
2012
</line>
</par><par>
<line>
Acadêmico*
</line>
<line>
na escola:
</line>
<line>
Qualitat*va
</line>
</par><par>
<line>
Cont*xt*aliza*d*
</line>
<line>
* jo*o na
</line>
<line>
*ormação sócio
</line>
<line>
cultural do aluno e
</line>
<line>
*e sua *utonomia
</line>
</par><par>
<line>
R*vis*a D*á*ogos
</line>
<line>
Didática e
</line>
<line>
Bibliográfi*o /
</line>
<line>
20*4
</line>
</par><par>
<line>
*ca*êmic**
</line>
<line>
tr*balho
</line>
<line>
Docume*tal
</line>
<line>
p**agógic*: Uma
</line>
<line>
anál*se *rític*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: próprio autor.
</line>
</par><par>
<line>
3 R*S**TADOS E DISCUSSÃ*
</line>
<line>
Das *uatro publ*cações Incluídas para a p*sq*is*, duas trazem intervenç*o e aporte* voltados
</line>
</par><par>
<line>
p*ra o professor de Educação Físi*a; uma *ercei*a tr*z a criação de **a
</line>
<line>
ferram*nta
</line>
</par><par>
<line>
*edagógica mui*o interessante *ara a utiliza*ão do pr*fission** de saúde e *o próprio usuário
</line>
</par><par>
<line>
em *orma *e q*a*rinh*s o* gibis, e a quarta e
</line>
<line>
ú*tima a s** aval*ada, rem**e à didática
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p*of*sso* no *nsin* sup*rio* para form*ção *e profissiona*s na* diversas área*, co* um olhar
</line>
<line>
holíst*co e, ao mes*o tempo, bem ag*d* na especifici*ade de cada área do c*nheci*ento.
</line>
<line>
Todos os ar*igos incluídos, como **monstr*dos n* *uadro 01, da*am de *012 * 2014.
</line>
<line>
A* datas retr*tam *ide*ignamente os exempl*r*s da* rev**tas p*od*zid*s pela IES
</line>
<line>
c*nte*plada **ra esc*lha dos arti*os. A re*ista *e **13 não trouxe tem** *elev*ntes para **ta
</line>
<line>
revisão * foram excluídos os *eus ar*ig*s.
</line>
<line>
* anális* d**alhada do* resultad*s só foi pos*ível mediante exame criteri*so de c*da
</line>
<line>
um dos a**igos, h*ve*do empenho em extra*r des*es os *spectos mais *de*uados para atende*
</line>
<line>
ao objetivo desta **squisa.
</line>
<line>
No que se ref*re ao est*do sob*e o jogo no *esenvolviment* sócio cultural ** aluno e
</line>
</par><par>
<line>
de sua a*tono*i*, *isu*l*z**-se u*a at***ão do Professor c*m extrema valorização
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
**rtalecimento d*s relações in*erpessoa*s. O pesq*isador evid*ncia que o jogo, como conte*do
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, ju*./ago. 2017 www4.fsanet.com.b*/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Form*ção e Prática Pedagó*ica para o Ensino na Saúd* na Perspectiva *os P*ofesso*es
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
das aulas d* E**cação Físic*
</line>
<line>
facilita para o aluno, *ma mudança de comportamento
</line>
</par><par>
<line>
extremamente posit*v* rumo a novas
</line>
<line>
pot*ncialidades (**R*OS*, 2012). * *utor
</line>
<line>
em
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
estudo rev*la *
</line>
<line>
grande importância do pla*ejam*nto partici*ativo e *o*robora com os níveis
</line>
</par><par>
<line>
de consci*nc*a (relatados a*ui *a *ntroduçã* deste artigo) ** Paulo **e*re, quando afi*ma que,
</line>
<line>
em sua prática educ*t*va, o *rofes**r deve despertar o educando par* uma *onsci*ncia *rític*,
</line>
<line>
*i*tante do adestramento (FREIRE, 1980)
</line>
<line>
Seg*n*o o pesqui*ador, a *a*orizaçã* d*s teorias * dos alunos c*mo pilare* do sucess*
</line>
</par><par>
<line>
das suas aulas de Educ*ção ****ca, deixa *ais do
</line>
<line>
que exp*íci*o q*e a prática sem uma boa
</line>
</par><par>
<line>
*eoria **e a sustente se esvazia com o t*mpo. Ao anunciar no seu tra**lho, que *s joven*, *
</line>
<line>
p*r*ir das vivênc*as nas su*s aula* d*ve* d*spertar **ra a proativida*e e *ua impor*ância, ele
</line>
<line>
dá a entender aos al*nos, *ue a bu*c* po* uma vida saudáve* s*rá pressup*sto para suas **das
</line>
<line>
em s*ciedade.
</line>
<line>
***undo Barbosa (*0**), os s**ris*s, os saltos e as co*ri*as, juntamen*e com as
</line>
</par><par>
<line>
estrat*gias demonstram as inúmer** formas
</line>
<line>
*e *omu*ic*ção
</line>
<line>
do corpo com o mundo que o
</line>
</par><par>
<line>
c*rca, definindo principalmente a* s*ngularid*des do suje*to.
</line>
<line>
Diante das a*ordagens re**tadas anterior*ente, fica notóri* qu* o pes*uisador, através
</line>
<line>
do seu relato, *o*provou que, para o ensino na saúde e para * saúde, * atuação do pro*e**or
</line>
</par><par>
<line>
não pode
</line>
<line>
fic*r d*stant* *a*
</line>
<line>
questões *ociais q*e permeiam * ser hum**o; pa*a *sto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formaçã* do m*sm* deve ser contínua e **ogressiva como a p*ópria vida.
</line>
<line>
O arti*o que aponta a *nterve*çã* no NASF (Núcl*o de A*sistência e Saúd* da
</line>
<line>
*amília) do professor de Educa*ão Físi*a, discute como deve ser a atuação deste profis*io*al
</line>
</par><par>
<line>
*o mundo do trabalho, e que a eficácia do seu tr*balho está *iretam**te ligada ao
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
processo d* fo*mação, que deve *c*rrer *ur*nte e
</line>
<line>
após *ua grad*ação, onde o am*i*nte de
</line>
</par><par>
<line>
tra**lho d*verá ser um* escola de e*u*ação p*rma*ente em saúde.
</line>
<line>
Ao c*tar o cader*o de atenção *ási*a, o autor ressalta a importância de o prof*sso* de
</line>
</par><par>
<line>
Educação Física construir conceitos e co*preensão *e *aúde,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pa*t*r das exp*riências
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentadas
</line>
<line>
o* *onstruí*a* pela *opulação
</line>
<line>
do t*rritório (BON*IM, 2012). I*so demonstra
</line>
</par><par>
<line>
que a diversid*de deva ser valori*ada * tr*tada
</line>
<line>
com o devido res*eito. Co*o n* es*ud*
</line>
</par><par>
<line>
relatado anteriormente, est* a*to* também e*fatiza a relevância e i*por*ânc*a *os jogos,
</line>
</par><par>
<line>
prin*ip*lmente o* popula**s. Segund* V*gotsky (1991) * jogo somente trará pr**er, se
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
rela*ões interpess*ais do* seu* praticantes forem boas; do *o*trári*, só t*ará frustraçã* e fa*ta
</line>
<line>
de motivaç*o aos p**tic*p***es, po* não *t*nder*m as suas expectat*vas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./ago. 2017
</line>
<line>
*ww4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Felíc*o, L. T. R. Ne*o, R. L. *. Ba*bosa, J. P. Dumar
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
De ac*rdo co* Silva e Barros, (2010) as práticas corpora*s que têm promoção a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saúde púb*ica c**o propósito é recente e têm apli*ação nos programas do governo NASF e
</line>
<line>
PSF (Programa de *aúde da Famíli*), para m*lho*ar a a**nç*o bá**ca.
</line>
<line>
Da cit*ção feita *nteriormente, resulta a afirmação que a participação do p*ofessor de
</line>
</par><par>
<line>
Ed**ação *ísica é impres*indível como profissional
</line>
<line>
de saú*e, poré*, *eu sucesso *ai es*ar
</line>
</par><par>
<line>
sem**e con*icionado sua forma*ão e a uma atua*ão responsável e competente. P***enoud à
</line>
</par><par>
<line>
(2000), **z que competência se refer* à *apaci*ade de mo*il*zar recursos cognitivo* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resolução de um problema, ma*, não depen*endo **enas desses rec*rsos, outros devem surgir
</line>
<line>
a parti* dos conhec*mentos prévios.
</line>
<line>
O te*ceiro artigo tr*zi** para a discuss*o viabilizou uma inte*vençã* com a *riaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
18 gibis
</line>
<line>
educativos v*l*ados para a área da saú*e. Para tanto,
</line>
<line>
foram utilizadas *er*onagens
</line>
</par><par>
<line>
iné*itos e o*tros das revistas em *ua**inhos já c*nh*cidos como *s da tu*ma da Mônica. Esta
</line>
</par><par>
<line>
ferramen*a *ed*gógic* te*e uma propos*a lúdica, que servi* *e
</line>
<line>
ba*i*ador para q*est*es
</line>
</par><par>
<line>
inerente* ao ensino
</line>
<line>
na saúde. A li*gua*em utilizada *oi cla*a, *idática e lúdica, valo*iza*do
</line>
</par><par>
<line>
expressões regionais e tam*ém tr*ux* imagens *ara facilit*r o aprendizad* do* con*eúdos
</line>
<line>
(BRAV*, 20*2).
</line>
<line>
* estr*tégia utilizada pelo pesqui*ad*r fa*orec*, s*m dúvid*, o aprendiza*o, ao
</line>
<line>
mesmo *empo em q*e *ria um ambi**te saudável, ta*to no processo de fo*mação, como *e
</line>
<line>
at**ção profissional. A pesqu*sa deixa **ansparen*e, *a s*a funda*e*taç*o, o que afirma
</line>
<line>
Fr*ire (1980), ao estabelecer a educação com* um i*strumento de emancipa*** do h*mem,
</line>
<line>
q*e o torna cada ve* m*is *onsciente e crítico.
</line>
<line>
A utilização dos quadrin*o* permitiu a aproximação da a*ademia com a *omun*dad*.
</line>
</par><par>
<line>
Isso significa que o prof*ssor, c*m ess* tipo de i*strum*nto pedagó*ico ** simi*ar,
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
*o*en*a* o ensi*o na s*úde e *inda fortalecer a form**ão do p*o*issional de E*ucação F*sica.
</line>
<line>
Para a a*tora do últ*mo artigo nesta discussão, *ma dime*são *ue deve s*r
</line>
</par><par>
<line>
cons*de*ada pelo p*ofessor, no
</line>
<line>
ensi*o superior principal*ente, *stá
</line>
<line>
ass*ciada com sua
</line>
</par><par>
<line>
ex*eriência cotidiana e prá*ica, e se* *esaf*o é n*o transformar es**s experiências em
</line>
<line>
mecanicismo (*UERRA, *0*4). O objetivo da pesquisa**ra foi analis*r o trabalho
</line>
<line>
pedagógico do professor no ens*no superio*, *rocurando ide*ti**car e avaliar os e*ementos da
</line>
<line>
açã* p*da*óg**a.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra a a*tor*, à me*ida que *s soc**dades se t*r*ar*m mais
</line>
<line>
complex*s, a *duc*ção
</line>
</par><par>
</page><line>
ficou mai* compartimentalizada, co*ferida a esp*ciali*tas situado* e* escola* de todos os
</line>
<line>
níveis, *n*raquecendo a educaç*o *mpla do *er humano *ara outro* sabe**s.
</line>
<line>
Re*. FS*, Ter*s**a, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, *ul./ago. 2017 www4.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
For*ação e Prát**a Pedagógica para o Ensino *a Saú*e na P*rspec*iva d*s Professores
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
Na *o*tramão do art**o que enfat*za * jogo, esse del*ber* s*bre ** avanç*s
</line>
</par><par>
<line>
tecnológicos e sua intervençã* na relação pr*fesso* e *l*no, aborda, princ*pal**nt*, e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relação do professor com a ati*idade de ensino, e*fatizando que n**as fun*ões são colo*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
aos professo*es
</line>
<line>
s o*
</line>
<line>
o pont o *e vi s t a
</line>
<line>
de um a
</line>
<line>
aná*is* pedagógica, na *ual s* *eva*tam
</line>
</par><par>
<line>
conc*pções rel*cion**as c*m a formação dos *esmos (GUERRA, 2**4).
</line>
</par><par>
<line>
Para Facc* (2004), a profissionalidade é af*rmaçã* do *
</line>
<line>
que é *specífico *a aç*o
</line>
</par><par>
<line>
docente; is*o significa *onhecimentos, com*ortamen*os, des*re**, atitudes e valor*s q**
</line>
<line>
form*m a especifici**de de ser prof*ssor nos dias de hoje.
</line>
<line>
O *rtigo *onclui, a*irmando que * certo é nã* se descon*iderar a prá*ica c*ti*iana * a
</line>
</par><par>
<line>
exper*ênc**
</line>
<line>
dos *r*fe*sores alu*os n* processo de a*rendizagem; no entanto, isso não e
</line>
</par><par>
<line>
deveria *e con*igurar como único ponto de par*ida ***a o trabalho d*cente (GUERRA, 2014).
</line>
<line>
A fala da autora corrobora a convicção de q*e uma boa, ou q*em sa*e, per*e*ta *elação entre
</line>
</par><par>
<line>
t*oria práti*a fará **da a e
</line>
<line>
d*feren*a na a*uação docente, principalm*nte
</line>
<line>
n* ensino s**erior,
</line>
</par><par>
<line>
que forma o prof*ssio*al para div*rs*s áreas de atuação.
</line>
</par><par>
<line>
4 CO*CLUSÃO
</line>
</par><par>
<line>
O obje*ivo *esta *evisão foi analis*r * formação e atuação
</line>
<line>
do *rofe*sor de Educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
Física par* * ensino na saúde. Considera-** que *utras pesq*isa* sobre ta*s aspectos *ossam
</line>
</par><par>
<line>
ser real*z*das com *ai* profundidade. *ora* ob*e*va*os, pelos ar*igos elen*ad*s
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
amos*ra *a*a esta pesquisa, intervenções pedagó*ic** de p*o*issionais de Edu*ação Físi*a em
</line>
</par><par>
<line>
amb*ente escolar e Núcleo de assistência à saúde *a Família,
</line>
<line>
constata*do-se a relevância
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fortaleza* d*sta* i*tervenções. Nos **is l*ca*s aq*i abordados d* atu*ção do p**fissio**l
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Educação Física, ficou notório que a educação perma**nte e contí*ua, a p*rtir da *ormação do
</line>
<line>
pro*issional *m s*a gr**uação, fo* o que gar**tiu a eficácia da atuação dos *esmos nos
</line>
<line>
respect*vos ambientes de tra*alh*.
</line>
</par><par>
<line>
V*u-se que a *ntervenção pedagógica deste **o*issio*al no **SF e na esc*la
</line>
<line>
tr*z
</line>
</par><par>
<line>
inúmeros bene***io* para
</line>
<line>
a d*ve*sidad* da população, e *ue um **delo mar*ado pela
</line>
</par><par>
</page><line>
promo*ão d* *aúd*, f*xa u*a grande área para a atuação do pro*ess*r d* Ed*cação F**i**, e
</line>
<line>
*az com que este as*uma o compromiss* d* **r *e*pre úti* à socie*ade, fomentando um e*tilo
</line>
<line>
de vida s*di*.
</line>
<line>
Percebeu-se, neste estudo, que o am*iente de trabalho é f*ndamental para * a*ua*ão
</line>
<line>
profissio*al e que a graduaçã*, por si, não ga*ante a *ompetênc** do profission*l *e Edu*açã*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**i*a PI, v. 14, n. 4, ar*. 5, p. 89-99, jul./*go. 2*1* ww*4.fsanet.c**.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Fel*ci*, L. T. R. Neto, R. L. C. B*rbosa, J. P. *uma*
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
F*sica par* o ensino na saúde. Faz-se ne*essário ap*oximar o mund* ac*dêmico * do trabalho
</line>
<line>
de*xando-*s imbr*ca*os *ara um *ó objeti**: a formaç*o e atuação d* profissional.
</line>
<line>
Concluiu-*e, a*ravés de*ta pes*uisa, q*e a u*ilização *e bo*s instrume*tos
</line>
<line>
*edag*g*cos, *o** os *uadr*n**s, po* exemplo, f**ta*ece, consideravelme*t*, a formaç** do
</line>
<line>
pro*issio**l na área de saúde e su* atuação, po*s promove a *proximação da a*ade**a com
</line>
<line>
mundo do trabalho.
</line>
<line>
Viu-se, ainda, n*st* *rtigo, que a ação *ocent* em sala d* aula, ou fora *ela, mostra
</line>
<line>
como uma avent**a, *nde o prof*ssor deve pro*urar sempre ad*quar s*as práticas às inúme*as
</line>
<line>
nece*s*dad*s que surgem dos seus alu*os, s*ja na *ducação *ásic*, ou n* ensi*o superior para
</line>
<line>
o *nsino da saúde. *ecom*nda-se, neste d*s*ech*, um olhar mais *om*lexo para a form*ção
</line>
<line>
do **o**ssional de Educaçã* Física, pela impor*ânci* soci*l e científica que este *ossu*.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
BARBOSA, R. *. C. O. A
</line>
<line>
educação fís*c* na escola: C*nte*tuali*and* o jogo
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolv*mento cultural do *luno e de sua autonomia: R*vist* Diálogos Acadêm*cos, v. 02,
</line>
<line>
n. 1, p. 92-96, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
*ONFIM, G. C. S. O N*S*
</line>
<line>
no muni*ípio *e
</line>
<line>
Fortal*za e a i*tervenção do *rofess*r de
</line>
</par><par>
<line>
Educ*ção Física: Revist* Diál*gos Ac*dêmicos, v. 02, n. 1, p. 1*0-157, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
BRAV*, *. G. Quadrinhos como *erramenta
</line>
<line>
pedagógica *údic* de e*ucação em saúde
</line>
<line>
:
</line>
</par><par>
<line>
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esvaziamento ** tr*ba*ho do professo*: *m estudo
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críti*o
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compa*ati*o
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da teo*ia do professor reflexiv* do c*nstr*t*vism*
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e *a p*icologia
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Form**ão * Pr**ic* Pedagógica p*ra o E*si*o na Sa*de na Perspectiva do* Professo*es
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99
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Como Ref*r*nciar este Artigo, conforme *BNT:
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FELÍCIO, *. F; NETO, L. T. *; B**BOSA, R. *. C; DUM*R, J. P. Formação e Prát*ca Pe**gógica
</line>
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p*** o Ensino na S*úde *a Perspecti*a dos Professores d* uma Instituição de Ensin* Superior em
</line>
<line>
Fortal*z*. Rev. FSA, Teresina, v.14, n.4, ar*.5, p. 89-99, jul./ago. 2*17.
</line>
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<line>
Co*tri*uição d*s Autores
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<line>
L. F. Fel*cio
</line>
<line>
L. T. R. Neto
</line>
<line>
R. L. C. Barbosa
</line>
<line>
J . P. **m*r
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<line>
*) c*ncepção e pl*neja***to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
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<line>
2) análi*e e inte*preta*ão do* dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
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<line>
3) e*abo*ação do rascunho ou na revisão crít**a do conteúdo.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
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<line>
4) partici**ção na aprovação da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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X
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Rev. FSA, *e*esi*a PI, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./ago. 20*7
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/revis*a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)