<document>
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<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 9, *. 164-182, jul./ago. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.4.9
</line>
</par><par>
<line>
Poder Revelado: Contexto His*órico e * Estratégia Como Prática Social *o* a Luz De Fo*ca*lt
</line>
<line>
Pow** Revealed: Hist**ical Contex* and Strateg* as So*i*l Practic* Alighted by F**caul*
</line>
<line>
Rafaella *ris*ina Ca*p*s
</line>
<line>
Douto*ado em Administraçã* pe*a Universidade ***eral de La*ras
</line>
<line>
Mestre em Ad*inistraç*o pela Unive*sidade Federal d* La*ras
</line>
<line>
Professora *a Faculda*e P*esbiter**na Gamm*n
</line>
<line>
E-*ail: rafaell*_c**mpos@hot*ail.com
</line>
<line>
Lília Pau*a *ndrade
</line>
<line>
Do*torando em A*ministração pela *niv*rsidade Fede*al d* La*ras
</line>
<line>
M*stre em Ad*in*s*ração pel* Uni*ersidade Fede*al de Lavras
</line>
<line>
Professora da Facu*dade Presbiter*a*a *a*mo*
</line>
<line>
E-mai*: lil**paulandrade@yah*o.*om.br
</line>
<line>
*arco Antôn*o Villar**- N*der
</line>
<line>
Doutor em Letras pel* Unive*s*dade Esta**a* Pau*ista Júl*o de Mesqui** Filho
</line>
<line>
Me*tre em L*nguístic* Apli*ada pela U*iversid*de Est*dual de Ca**inas
</line>
<line>
Prof*ssor da Univer*ida*e *ederal de Lavras
</line>
<line>
E-ma*l: *illart*.marco@d**.ufla.b*
</line>
<line>
Amanda Pimenta Nasci*ento
</line>
<line>
M**tre em Administração pel* Univers*dade Federal de Lavras
</line>
<line>
Gr*duado *m *dministr*ção pela U*ive*s*dad* Federal de La*ras
</line>
<line>
E-mail: amanda_pime*ta_1@hotma*l.co*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Rua *austino Bisso Alonso. N° 218, ba*rr* Ja*dim Glória
</line>
<line>
Artigo recebido e* 04/03/2*17. Ú*tima
</line>
<line>
versão
</line>
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<line>
Poder R*velado: Con*exto Hi*t*ri** e a E*t*a**gia Com* Prá*i** Soc*al S*b * Luz D* Fouc*ult
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
RES*M*
</line>
</par><par>
<line>
* objeti*o dest* artigo * *n*lisar, sob a *tica da estratégia como p*ática social, as
</line>
<line>
características d* discurso de um planejament* estratégico de uma empresa júnio*. O estu*o
</line>
</par><par>
<line>
de caso tem
</line>
<line>
a metodol*gia análi*e de *iscur*o, *lumi*ado pelo conceito de po**r
</line>
</par><par>
<line>
ce*tralizado* de Foucault. O *oder é fenômeno centralizador, mas con**ntrando uma image*
</line>
<line>
de cooperação, tenta*do pas*ar não só para os fu*cionários, mas também, para os l*itores, *ue
</line>
<line>
a *onstrução da empresa é *eita de *orma colet*va e a favor *e uma *armo*ia con*unta, o que
</line>
<line>
de acordo com *s análises mostrou-*e i*compatível c*m a realidade.
</line>
<line>
Palavr*s-Chave: Plan*jamento Estra*égico. Poder. Di*curso. Prática Soci**.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The *im of this pap*r is to analyze, from th* p*rspec*i*e of strategy as a soci*l practic*, the
</line>
<line>
speech charac*eri*t**s of a strategic *lanni*g a junior *ompany. *he case study is a disco*rs*
</line>
<line>
a*aly*is method*logy, illuminate* by *entr*lizing powe* co*cept *f Foucau*t. P*wer is
</line>
<line>
centrali**d phenom**on, but focusin* a* image of co*per*ti**, trying to pass no* o*ly for
</line>
<line>
employees but also *or the reade*s, the constru*tion com*any is made *ol*ect*vely a*d in
</line>
<line>
favor of a *oint h*rmony, which accord*ng wi*h a*aly*is proved to *e incom*atib*e *ith
</line>
<line>
reality.
</line>
<line>
*e* Wo*d*: Stra*egic Plan*ing. Power. *peech. S*cial Prac*ice.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 14, n. 4, art. 9, p. *64-182, ju*./ago. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. *ampos, L. P. *ndrade, M. A. V. Neder, A. P. Nascimento
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
1. *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*inda e**st*m poucos estud*s que co***deram *s aspect*s discursivos da e*trat*g*a e
</line>
</par><par>
<line>
suas
</line>
<line>
*s*ec*fic*dade* n*s
</line>
<line>
organizações. Isso porque muit*s vezes, o docum**to
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
planejamen*o estratégi*o, e m*itos o**r*s document*s interno* de
</line>
<line>
controle de p*át*cas,
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
vistos como proced*men*os iner*ntes a uma mo*eração ext**na ao pr*prio doc*mento, * que
</line>
</par><par>
<line>
queremos dizer é que a falta *e estu**s
</line>
<line>
discursiv*s em
</line>
<line>
do*u***t*s *rgan*z*ciona*s vem da
</line>
</par><par>
<line>
meca*ici*ad* *m que os
</line>
<line>
doc*mentos organizacionais são pr*du*id*s e arquivados. Não
</line>
</par><par>
<line>
tentamos
</line>
<line>
d*senvolver e*tendimento discursi*o *
</line>
<line>
do*
</line>
<line>
doc*mentos org*ni*aci*n**s porque
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dist*n*iamento entre docum*nto e a prática é gran*e e *i*da, a pro*uçã* dos o
</line>
<line>
docu**nt*s
</line>
</par><par>
<line>
*rganizaci*n*is se tornaram uma *tiv***** rotine*ra que no ponto de vista *e muitas empresas
</line>
</par><par>
<line>
e funcionários, expr**sam ali som**t* tática* e metas q*e j*mai* s**ão rel*d*s, retom**
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
direcio*adas a uma ou mais pess*as
</line>
<line>
específ**as, *e*den*o a pessoalidade e *uncional*dade
</line>
</par><par>
<line>
*rática do do**mento.
</line>
</par><par>
<line>
Não qu* a elaboraçã* dos docume*tos *e t*r*e m*nos importante ** i*ocente, mas seu
</line>
</par><par>
<line>
*n**ndimen*o tác*to é *enos ex*lora**, e *s verdadei**s razõ** que fizeram emergir
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
quest*es *xpressas *o documento não *ão avaliad*s da devida f*r*a. D*
</line>
<line>
tan*os docum*ntos
</line>
</par><par>
<line>
*rganizacion**s **ssívei* e passíveis de ela*oraçã* e av*liação dis*ursiv*, s* de**aca n*ste
</line>
<line>
trabalho, especif*cam*nte, o planejam*n*o es*raté**co.
</line>
</par><par>
<line>
Sabe-se q*e um pl**ejam**to estra*é*ic* é *m documento geralme*te
</line>
<line>
expresso nas
</line>
</par><par>
<line>
o**a*izaç*es *omo *at*rial escrit*, qu* po*sui po* fin***dade rep*ssar
</line>
<line>
para o* ato*es
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
diretrizes, caminhos
</line>
<line>
e também
</line>
<line>
os objetivo*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um* organização. Um planejament*
</line>
</par><par>
<line>
estratégico, além de s*a concretização em um *ocument*, possui também por *bj**ivo ser *e
</line>
<line>
*ato pr*ticado * interna*iz*d* n* coti*iano dos *ola*o*ador*s de modo que todo* os atores
</line>
<line>
cami*hem e* *m só s**t*do n* *usca po* o*jetivo*.
</line>
<line>
Vendo neste parâ*et*o, o p*an*jame*to *stratégico nada mais é do que um d*cum**t*
</line>
<line>
que objetiva e c*n*retiza os **eais e foco de con*uista da org*nização com det**minada *et*
</line>
<line>
a *er cu*prida. M*s n*o *ó a desc*ição do documento *o plane**mento e**raté*ico, mas
</line>
</par><par>
<line>
tam*é*
</line>
<line>
os perío*os de sua el*boração p*rt*m de um pro*esso de j*nção *e *s*orços di*os
</line>
</par><par>
<line>
conjunt*s, nos *ropondo então, que o planejame*to estratég*co *stá *m de*rimento d* desej*
</line>
</par><par>
<line>
da or*anização, e das
</line>
<line>
práticas cotidiana* d*
</line>
<line>
seus trabalh*dores. Para melho*
</line>
<line>
compr**nder
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
elaboração que *erp*ssa o v**dadeiro valor do p*ane*amento **tratégico h* a possibil*dade de
</line>
<line>
se agre*a* os construc*os d*s**rsivos d* Rocha (2005).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 1*, n. 4, ar*. 9, p. *64-1*2, jul./ago. 2017 *ww4.**ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*der Rev*lado: *ontex*o **stórico e a Estratégia Como Prática Social *ob a Luz De *oucault
</line>
<line>
*67
</line>
</par><par>
<line>
A a*álise de d*s*urs*
</line>
<line>
de acordo
</line>
<line>
*om Roch* (20*5) pro**e o e*tendimento *e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
p*an* *iscur*i*o que arti*ul* linguagem e sociedade, entremeadas pelo cont**t* ideológi*o. *
</line>
</par><par>
<line>
anál*se de discurso pret*nde consolid*r uma *l*ern**i*a de
</line>
<line>
análise, mes** qu*
</line>
<line>
marginal
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*e*sp*c*iva trad*cio*a*. A an*lise *e discur*o prop*e, então, um novo olhar s*bre as prática*
</line>
</par><par>
<line>
linguag*iras. É esse ol*ar
</line>
<line>
difere*ciado so*re as pr**icas
</line>
<line>
estratégi*as q*e o trabalh* em
</line>
</par><par>
<line>
questão busca *nalisar. Par* tanto **rá utilizada a abordagem estratégia como prática soci** e
</line>
<line>
dis*urs*va. P*ra essa linha de pesquisa, a es*ratég*a não é algo que uma organização poss*i,
</line>
<line>
ma* al*o so*ial*ente con*truído.
</line>
<line>
Nesse sen**do, o e***do terá *omo principa* *ef*rência a aná*ise de discu*so proposta
</line>
</par><par>
<line>
por *oucault, para qu* se tenha
</line>
<line>
um* pers*ectiva de anál*se de disc*rso *ue perpasse
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
construçã* ideológica e de *oder que *ons*roem o planejamento *straté*ic*. *e a*ordo co*
</line>
<line>
Fo*cault (1987) as *ela*ões de poder estão p**sentes em toda e qual*ue* relação humana, uma
</line>
</par><par>
<line>
vez q*e semp*e haverá * ne*essidade de se *om*nar e
</line>
<line>
haverá sempre o indivíduo p*opíci* à
</line>
</par><par>
<line>
do*i*ação. * *oder
</line>
<line>
c*n*ra*izador (panó**ico) irá
</line>
<line>
vigiar e punir *od* e qualquer evento que
</line>
</par><par>
<line>
*s*ape
</line>
<line>
da previsibilida**. F*u*ault (1996, *.*) diz qu* o discurso tem *re*ença mar*ada no
</line>
</par><par>
<line>
inte*dito, *ois somos
</line>
<line>
uma sociedade de relações delicadas, marcada* po* circ*nstân*i*s
</line>
</par><par>
<line>
limita*or*s que nos impelem a *nterdi**ursar os verdade*r*s atri*utos de valor * razão.
</line>
<line>
Com b*se nes*as conte*tualizações nos p*rgu*t*mo*: se hoje os do*u*entos
</line>
<line>
or*anizacionais caíram *a prática não reflexiva * na *eca*iz*ção, qual se*á a serven*ia de*tes
</line>
<line>
documentos para a *str*tura da organizaçã*? Ou *elhor, o qu* es*es documentos dizem sobre
</line>
</par><par>
<line>
* estru*ura organizacional e seus atores? Q*e tipo de relaç*o *st*belecida entre e*es *ue é
</line>
<line>
trans*ar*ce na redação d*s doc**e**os organizacionais especi*icamente neste *aso no
</line>
<line>
planejamento estratégi*o?
</line>
<line>
U*ilizand* como objeto de análise o documen*o do pla*eja*ento es**até*ico de um*
</line>
</par><par>
<line>
e*presa J*ni*r, co*o base de an*lise e t*m*ém *om i*strumento avali*tivo,
</line>
<line>
pergunta-s*:
</line>
</par><par>
<line>
Quais são as especificida*e* tex*uais di*cur*ivas *tilizad*s e
</line>
<line>
no
</line>
<line>
pla*e*amento estratégico,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir de u*
</line>
<line>
vi*s *ouc*ultiano. Serão u*ilizados os c*nc*i*os *e fo*maç** di*cursiva,
</line>
</par><par>
<line>
e*unc*ado e panóptico. Ass*m sendo, como objetivo ge**l delimit*u-se: analisar, s*b a ó***a
</line>
</par><par>
<line>
da estr*té*ia como
</line>
<line>
prática soc*al,
</line>
<line>
as ca*acterísti*as d* dis*ur*o de um p*anej*mento
</line>
</par><par>
<line>
estratégic* de uma empresa júnio* situad* em uma *niversidade federal *o sul
</line>
<line>
do
</line>
<line>
estado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Minas Gerai*. Os
</line>
<line>
objeti*os específicos do *rabalho pret*nde*: a) id*nti*icar
</line>
<line>
quais **o as
</line>
</par><par>
<line>
caracterí*ticas
</line>
<line>
discursivas pres*ntes no doc**ent* descrit*vo do plane*am*nto
</line>
<line>
est*atégic*
</line>
</par><par>
</page><line>
dessa empresa júnio*; b) verificar qua*s são a* c**ac*erí*tica* *e poder e ideolog*a pr**entes
</line>
<line>
no corpus; c) averiguar se o plane*amento estratégic* em questão p*ssui carac*erísticas co*
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*ina P*, *. 14, n. 4, a*t. *, p. 164-1*2, jul./ago. 2017 www4.fsane*.c*m.**/**vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Campos, L. P. Andrad*, M. A. V. Ned*r, A. *. Nascimento
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
pre*omin*n*ia de exclusão ou interdi*o; d) *valiar, d*nt** do p*anejamento estratégic*, quai*
</line>
</par><par>
<line>
s*o os caracteres de pod*r pres*ntes *as concepçõ*s *e e**raté*ia
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
empresa Junior em
</line>
</par><par>
<line>
questão.
</line>
</par><par>
<line>
O trabalho i*á abo*dar os
</line>
<line>
concei*os de f*rmação discur**va,
</line>
<line>
*nunciado e pod*r
</line>
</par><par>
<line>
proposto por F*ucault, a fim de se averiguar *s voz** presentes no discurso implí*i*o no *lano
</line>
<line>
e*tratégico avaliado e ta*bém atend*r aos objetivos pro**stos.
</line>
</par><par>
<line>
Sabe-s*
</line>
<line>
que um
</line>
<line>
planejamento estratégico rec*be influência de muitos di*cursos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
metodologias q*e muitas das vezes não s* torna* realidade no *o*t***o da* org*nizaçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
O estudo em
</line>
<line>
questão é considerado
</line>
<line>
relevante por a*al*sar nas
</line>
<line>
estratégias
</line>
</par><par>
<line>
or*an*zacionais, questões até entã* *esperc****a* e não c*n*ide*adas pela mai**ia dos
</line>
<line>
est*dos org*nizaci*na*s. Martin (1986) r*força essa idéia ao dize* que: "ao *lt*rar a definição
</line>
<line>
d* que está *e*do est*dado, altera-se t*mbém a forma de ver e quando diferente* defi*içõe*
</line>
<line>
são ut*liz*das para tra*ar o mesm* te*ritório, os resultad*s se diferem".
</line>
<line>
Ademais o tra*alh* *rá levantar *isc*ssão * co*t*i*uir *a*a o aprofunda*ento teórico *
</line>
</par><par>
<line>
* inten*ifi**ção da produ*ão intele*tual sobre o des*nvolvi*ento
</line>
<line>
d* tema estratégia como
</line>
</par><par>
<line>
práti*a **cial.
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
REF*RENCI*L TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Es*r*tégia como prática: apresent*nd* * *erspectiva
</line>
</par><par>
<line>
O concei*o de estratégia como *r*tica sur*iu mais
</line>
<line>
*recis*m**te *m
</line>
<line>
1996 co* as
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibuições de W*itti***on. Esta *bordagem é conside*ada dife*ente das
</line>
<line>
demais *ue
</line>
</par><par>
<line>
abo*d** a temática de
</line>
<line>
est*atégi* p*r considerar qu* a
</line>
<line>
estra*égia vai
</line>
<line>
a*ém
</line>
<line>
de um processo
</line>
</par><par>
<line>
f*ncionalista e
</line>
<line>
deliberado. O* autores
</line>
<line>
dessa
</line>
<line>
corrente def*ndem que em uma o*ganiza*ão
</line>
</par><par>
<line>
todo* os a*ores são respo*sáve*s *eja de ma*eira direta ou indire*a *elo pro*esso *e s* fazer
</line>
<line>
estratégi* (WHITTINGTON, 1996).
</line>
</par><par>
<line>
A *strat*gia na
</line>
<line>
pe*sp*ctiva da prática receb*u fortes *nflu*n*ias de pe*sador*s co*o
</line>
</par><par>
<line>
Foucault, Bourdieu, Gi*d*ns * de Certea*. A est*atégi* como
</line>
<line>
prática compreende *ue *ma
</line>
</par><par>
<line>
estratég*a *ode c*rregar *on*igo *iversos discursos *ue podem expressa* intenções
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
di*erenças de poder *ue por vezes sã* s*lenciados ou oc*ltos. Em outr*s pa*avras uma
</line>
</par><par>
<line>
e*trat**ia revela mais do que meta* e objetivo* organ**acio*ais, mas reflet* o contexto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
am*iente em que está imersa (ERICSON; M*LIN, 2010). Para es*es autores, a história
</line>
</par><par>
<line>
organizacional também **m um **portante
</line>
<line>
papel no faze* es**atég*a que não deve ser
</line>
</par><par>
<line>
negligenciado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, art. 9, p. 164-182, *ul./*g*. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*der *evelado: Contexto Histórico e a Es*ratégia Como Prática Social S*b a Luz *e *o*cault
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
W*it*ington (2006) propôs *m "framework" **e traduz * q*e os pesqui*ador** devem
</line>
</par><par>
<line>
considerar pe*t*nente para a compreensão
</line>
<line>
*a es*ratégia como prática. Essa *bord*gem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*ordo co* o autor considera que uma estratégia é composta por práticas, por prát*cas e por
</line>
<line>
práxis. Pra*icante* sã* todos *s **or*s or*anizacionais, podem inclusive se* cons*derados os
</line>
</par><par>
<line>
*rgã*s i*s*itucionais e regulamentado*es,
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
c*ie*tes e **la*oradores da
</line>
<line>
o*gani**ção. São
</line>
</par><par>
<line>
*odos aqu*le* que po*suem ou já possuíram al*u** ligação seja ela *ire*a ou indire*a com a
</line>
<line>
organização.
</line>
<line>
São co*si*er*das práticas as rotina*, elas se de*envolvem n* cotidiano organizacional,
</line>
</par><par>
<line>
são *s man*iras d* agi* e pensar que s** capazes *e or*entar a ação os *odelos mentais *
</line>
<line>
socialmente *ompart*lhados. J* *s práxis s*o representadas pel* que a* pe*s*as fa*em
</line>
<line>
*strategicamente, * o resul**do da *nião en**e teoria e a prát*ca, * inf*rm*l e o f*rma*, o tá*ito
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
exp*íci*o (WHITTINGTON, *006; *AARA; WHITTING*ON, *012). Whittingto*
</line>
</par><par>
<line>
(2006) enfa*iza que as prá*i*as, práxis e pra*icantes não devem s*r cons*derados de mane*ra
</line>
<line>
separada, mas sim e* *onstan*e int**ação.
</line>
<line>
Uma po*sibi*ida*e aind* pouco expl*rad* nos *studos em estratégi* c*mo p*áti** tem
</line>
</par><par>
<line>
s * do *
</line>
<line>
uti*ização do d*scu*so. A co**reens*o discursiv* pode o*erec*r **portantes
</line>
</par><par>
<line>
contr***içõe* para o cam**, pois permi*e o entendimento de *ifere*te* i*eias e p*r**ectivas
</line>
</par><par>
<line>
q*e são reun*das e recon*iliadas na estratégia (HENDR*, 2000). A *nálise de
</line>
<line>
**scurs*,
</line>
</par><par>
<line>
po*tanto é um referenc*al te*rico *etodológico *er*inente para pesqu*sa em estratégia
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
(*OSTA; ANTÔNIO, 2012). A *im de con*ribui*
</line>
<line>
para os es*udos discursiv*s sob a ótica de
</line>
</par><par>
<line>
F**cault no campo *a est*a**gia *o*o **áti*a fo* **senvolvido este *studo.
</line>
<line>
2 .2 . Discurso sob a ó**ca de Foucault
</line>
</par><par>
<line>
F*ucault (1996) c*nfere ao d*scurso * valor de ord*nação
</line>
<line>
no m undo,
</line>
<line>
perpassan*o
</line>
</par><par>
<line>
tensões ent** poder e controle socia*, ou seja, para o autor, discu*so c**siste n* conjunto de
</line>
<line>
formas e* que se comunica um conte*do, seja qual for * lin*uagem, a *im de se desempe*h**
</line>
<line>
um papel soc*al, e não simplesmente *assar uma informação ou ato adiante.
</line>
<line>
O discurso, se*u*do Foucault (199*, p.2) perpassa d**s *om*ntos; * *xclusão, onde se
</line>
<line>
perce*e o *ue não está no corpus do tex*o (ou n* caso deste t*abalho, *o *ocumento
</line>
<line>
estratégico), nem dit* ne* escrito, mas e*tá *r*sente; e o s*gundo moment* *ue con**s*e no
</line>
</par><par>
<line>
interdit*, que consiste no que está d*t* int*insec**ente no discurso. Em outras pala*ras,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
exclu*ão av*lia o q** e*tá oculto no discurso, e a exclusão aval*a * que está p*esent*, m*s
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina PI, v. *4, n. 4, art. 9, p. 16*-182, jul./ag*. 2017 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Cam***, *. P. Andrad*, M. A. V. Neder, A. P. N*sci*en*o
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
intrincado no di*curso, **rmeando seu entendimento na* relações sócio-culturai* *nde est*
</line>
<line>
discur** é *m*tido. Nestes c*nstruct*s há a f*r*aç*o *iscursi**.
</line>
<line>
A formação disc*rs*va, de aco*do com Foucault (1987, p.66):
</line>
<line>
"(...) o que *ert*nce pr*p*ia*ente a uma formaç*o *iscursiva * o que permite
</line>
</par><par>
<line>
**limita* o grupo d* **nceitos, embo*a **sco**ant*s, que lhe são espe*íf*cos, é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manei*a pela qual ess*s diferentes elementos sã*
</line>
<line>
*elacio*a*os u*s
</line>
<line>
a*s outros:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maneira, por exempl*, pela qual a disposição das descr*ç*es ou das n*rrações es*á
</line>
<line>
ligada às téc*icas de re-es**ita; a maneira pe*a qual o campo da m*mó*ia às *ormas
</line>
<line>
de hierarquia e de subor*i*ação que regem os enunciados e os modos *e crít*ca, de
</line>
</par><par>
<line>
comentár*o*, *e interpretaç*o, d* enunc**d*s já formu*ados, etc. *
</line>
<line>
esse feixe *e
</line>
</par><par>
<line>
relaç**s qu* c*nstitui um si*tem* de *ormação conceitua*."
</line>
</par><par>
<line>
*ara Foucault (1996) * discurso profer* um enunciado *arrega*o d* constructo* de
</line>
<line>
po*er e controle soc*al, *orque somos indivíduos cuja* relaçõ*s estão necessariamente
</line>
<line>
permeadas por uma di*âm*ca *e dominação e coerção. Foucault (1987) define *oder como
</line>
</par><par>
<line>
s*ndo a ce**ralidade de toda e qualque* re*ação de
</line>
<line>
dom í ni * e
</line>
<line>
*e dom*na*o. A fim de
</line>
</par><par>
<line>
e*tabele*er ordem e ret*n*ão da auto**mia n* minoria, a t*rminologi* u*iliza*a pa*a Foucault
</line>
<line>
para d*terminar t*l fenômeno é *anó*tico.
</line>
<line>
A terminologia da palavra panóptic* vem *as variáveis gregas pan+ótico que significa*
</line>
</par><par>
<line>
tudo+visã*, o* seja, pan*p*ico, segu*do Foucault (1*87,
</line>
<line>
p .2 1 9 )
</line>
<line>
con**ste na te*t*tiva
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
controle po* observação d*reta e to*al; é o controle ótico que tud* vê, tudo observa, tu*o vi*ia,
</line>
<line>
*udo regula. Além diss*, Foucau*t (1*87) *es*alta que o olhar do panóptico * u* ol*ar não só
</line>
<line>
*egulador, mas também op*ess*r. Fu*d*mentando sua *as* epistem*lógica ** estrutu*a*ão de
</line>
<line>
cadeia* e presídios, o panópti** exerce leis *e regulamenta*ão de c*ndu*a, altamente vigiadas,
</line>
<line>
obse*v*das, ma* pro*õe uma regra de *ond*ta direciona*a à fal** da p*á***a hum*na, o* s*ja,
</line>
<line>
já * uma forma de regul*menta*ão e de poder própria para criar regras que nã* cons*gu*rão
</line>
</par><par>
<line>
ser seguida*, devido *strutu*a só*io-*ultural e histórica *os seu* praticantes, penalizando à
</line>
</par><par>
<line>
seus infrat*res, vítimas de sua própria cons*ruçã*. *u seja, a
</line>
<line>
estrutura do panóptico
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
automatizada para vigiar e punir, quase que em escal* instantânea d* ação c*nju*ta.
</line>
<line>
Pa** Fo*cau** (1987) qua*quer orga*ização (empresa, cadeia, etc.) tem uma estrutura de
</line>
</par><par>
<line>
exercício *o
</line>
<line>
poder que é d**o aos
</line>
<line>
*eus pertencen*es
</line>
<line>
de forma legitimada para
</line>
<line>
que el*s
</line>
</par><par>
</page><line>
mesm** desenvolv*m mec*nismo* *e aut* regulação, em sua ma*oria punitiv*s. É um sistema
</line>
<line>
constante e cícl*** entre dar e c**tar, fornecer e ceifar.
</line>
<line>
Capp*l*e (2006) *raz o con*ex*o do poder de Foucault (19*7) para a estrutura das
</line>
<line>
organizaçõ*s. A autora *ropõ* *ue a dominação e *ue o exercício do poder são carac*erísticas
</line>
<line>
*onstruídas pelo in*ivíduo e pelo gr*po * *ue ele pertenc*, e que a estrutura da or*aniza*ão
</line>
<line>
Re*. FSA, Te*esina, v. 14, n. 4, art. 9, p. 164-18*, j*l./ago. 2017 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Poder Revelado: C*nt*xto Históri*o e a Est*atégia Como Prática *oc**l Sob a Luz *e F*ucault
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
(*rigem *istórica, construção soci*l *
</line>
<line>
cu*tura o*ga*izacional) s*o marcos relevant** que *ã*
</line>
</par><par>
<line>
delimitar *s ma*ifestações *o poder a nível microf*sic*. Além disso, Ca*pelle (*0*6) mostra
</line>
<line>
em sua tese qu* o ex*rcício do poder muitas vezes é *mpos*o p*r pessoa* que adquire*
</line>
<line>
funcionalida*e e *epr*sentativi*ad* a*uém d* si próprias, mas com o único in*er*sse *e ger*r
</line>
</par><par>
<line>
*ma rela*ão identitá*ia de subm*ssão e ri*i*ez
</line>
<line>
com seus **bordinados, pr*pria
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
caracterí*ticas cred*tad** ao controle.
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se concl*ir então **e a constr*ç*o e *anifes*a*ão d* poder não é nece*sariamente
</line>
<line>
uma situação de imposição * dom*nação, mas sim, um estabe***ime*to de *ma relação entr*
</line>
<line>
i*di*íduos dentro de uma mesma realidade ambienta* (n*ste caso organizações empr*sariais)
</line>
<line>
que *erpa*sa a *inâmica entre o que se faz, * o que s* omit* nas açõe*.
</line>
</par><par>
<line>
2 .3 .
</line>
<line>
Emp*esas junio*es: u** brev* descri*ã* de *r*cedim*ntos *nter*os e
</line>
</par><par>
<line>
representativida** socia*
</line>
<line>
E*presa Junior *ode ser c*nceituada c*mo uma orga*ização ligada à uma Instit*ição
</line>
</par><par>
<line>
de *nsi*o Superi*r e que *
</line>
<line>
ge*ida por al*nos geralmente *e graduação sob a supe*visã* de
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssores (Oliveir*, 2003). Dentre as finalidad*s desse **po or*ani*acional, de acord* *om a
</line>
<line>
Confederação Brasileira d* Empre*a* Juniores (2012), destacam-**: i) promoção do
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimento
</line>
<line>
técnico e acadêmico dos as*ociados, ii) **omoção
</line>
<line>
do dese*vo**imento
</line>
</par><par>
<line>
econômic* e social da com*n*da*e p** me*o da p*est*ção *e servi*os, ii*) *omento do *s*ír*to
</line>
<line>
empreended*r d*s as*ociados, iv) pr*moção do contato dos alun*s com o merca*o de
</line>
<line>
tr*balho e v) des*n*olvime*to pessoal e profi*s*onal dos associados.
</line>
</par><par>
<line>
*u*nto à hi*tória do s*rgimento *essa* *rga*iz*çõe*, e*
</line>
<line>
*967 um
</line>
<line>
estudante
</line>
</par><par>
<line>
i*ealizou uma estru*ura que
</line>
<line>
seria *dminis*rada por es**dantes. No ano de 1992 foi cr*ada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*onfe*eraçã* Euro*eia de Empresas Jun*o*es (JADE) e no Br**il a primei*a e*presa júnior
</line>
<line>
*urg*u *m 19**. Em 199* o número de empresas juniores ha*ia crescido t*taliz*n*o *ais de
</line>
<line>
100 empre*as, c**sc*mento esse que não parou de acont*cer. O Brasil tem s*do reconhecido
</line>
</par><par>
<line>
**ndial*ente como o
</line>
<line>
p*ís *om maior
</line>
<line>
númer* de em*resas j*niores (Brasil Jú*io*, 2017;
</line>
</par><par>
</page><line>
Ferreira *a Sil** & Roc*a Pinto, 2*11).
</line>
<line>
Existe *tual**nte *o Brasil, MEJ (Mov*mento Empresa **nior) que te* como missão
</line>
<line>
formar por meio da *ivênc*a e*pres*rial, empre*nde*ores compro*etidos e cap*zes de
</line>
<line>
transforma* o Brasil. *sse mo*im**to é composto por *91 **pres*s juniores, por **
</line>
<line>
federações e *em movimentado certa *e 3725 *rojetos *or ano, de aco*do com as i*formaçõe*
</line>
<line>
disponibil*zada* pe*a Bra*il Júni*r (20**). Cad* f*de*ação repr*sen*a um estado e t*das elas
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 9, p. 1*4-182, *ul./ago. 2017 www4.fsanet.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. Campos, L. P. An*rade, M. A. V. Neder, A. P. Nascimento
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
formam o MEJ. A federação de e*presas juni*res d* esta*o *e M*nas Gerais é de*ominada
</line>
<line>
FE*EMG, e f** criad* em 199* na ci*ade de Lavras-MG.
</line>
<line>
Silva, Maia, *avar*s & Joaqui* (*010) explicam que as em*resa* juniores f*de*adas à
</line>
<line>
FEJEMG compart*lham conheci*ent*s e pr*movem interação n*m *mbiente de cooperaçã* e
</line>
<line>
com*artilhamen*o de competên**as que levam a formação da r**e.
</line>
<line>
Em *íntese as e*pre*as junio*es propõem *studos intere*s*ntes a r*sp*ito do discurs*
</line>
<line>
e do *la*e*am*nto estrat*gico. Por u* la*o, as *mpres*s j*n*ores têm como objetivo principal
</line>
</par><par>
<line>
sim*la*
</line>
<line>
*s re*a*ões e
</line>
<line>
processos d*
</line>
<line>
uma empre*a situa*a no mercado, e, portanto, necessita
</line>
</par><par>
<line>
com as rela*ões gerenciais e de *oder e dominação s*jam também *x*rci*a* e naturalizada*.
</line>
<line>
*e ou*ro *ado, *á o contexto u*ive*sitári* *ue é de a**e*dizagem, então, se de um lado há o
</line>
<line>
exercício das relaçõe* *e poder, do o*tro h* a deman*a de ensino e ap*endizage*, o d*saf** é
</line>
<line>
compat*bilizar **is demandas.
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
METODOLOGIA
</line>
<line>
O p*ocedimento previ*to para a análise de
</line>
<line>
d*dos *e*ta pesqu*sa consiste
</line>
<line>
na análise de
</line>
</par><par>
<line>
disc**s* do pla*ejam**to estrat*gico, *e uma empresa jú***r u*iversi*ár*a do su* do estado de
</line>
<line>
Mi*as Ge**is.
</line>
</par><par>
<line>
Análi*e de discurso é
</line>
<line>
*efi**da d* a*ord* com Foucault (1996, p.2), como uma prát*ca
</line>
</par><par>
<line>
d* li*gü*stica e
</line>
<line>
**e **m *omo objetivo
</line>
<line>
ava*iar o interdito, q*e ***s*s*e em tud* aquilo *ue
</line>
</par><par>
<line>
neste caso o docu*ento do plane*am*nto estratégico está dizendo de *orma implícita; e pel*
</line>
<line>
existência de p*o*ed*mentos de exc*usão, que consiste *m tudo aquil* que é t*rado da fa** no
</line>
<line>
discurso, ma* e*tá pr*sen*e de forma l**e*te, não está e*crito, mas e*tá d*t*.
</line>
<line>
Te*do em vist* *ue será *tilizad* um *ocumento esc*ito deli*ean*o o p*anejame*to
</line>
<line>
estratégico de uma emp*esa júnior *niversitári* do *ul do es*ado de Minas Ge*ais, es*e arti*o
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
*la*sific*do como u*
</line>
<line>
*studo
</line>
<line>
de *aso, porque s*gundo Minayo (2000), se res*ri*ge
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
amos*ra de u* único *bje*o, unidade *ndi*idual.
</line>
<line>
Prim*ira*ente *e*e-se *e**al*ar qu* p**nej*mento est**té*ico tem variadas def*n*ções e
</line>
</par><par>
<line>
en**ndime*tos te**ico/práticos. Para es*e
</line>
<line>
trabalho *erá utiliz*da a definição d* Min**berg,
</line>
</par><par>
<line>
Ahlstrand e Lampel (2010) que
</line>
<line>
ent*nd** planejamento e*traté*ico como *endo proces*o
</line>
</par><par>
<line>
formal de estabelecime**o *e metas e p*azos a serem c*mpridos e dete*minad*s pela gestão
</line>
</par><par>
<line>
organi*aciona* e*
</line>
<line>
det*imento da prática socia* des*a mes*a organi*ação. *u se*a,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pl*nejamento estra*égico é implan*ado p*ra alcançar o*j*tiv*s a
</line>
<line>
curto, médi* e l*ngo prazo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres**a, *. *4, n. 4, art. 9, p. 164-182, ju*./ago. 2017
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Poder Revelado: Con*exto *istórico e a Estratégi* Como Prática Soc*a* Sob a Luz De *ouc*ult
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
que *erem ben*fícios à e*presa e organizem *onduta de seus colabora*ores *m torno a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma ta*efa comum.
</line>
</par><par>
<line>
Cada organ*zação admin*s*ra a ela*oraç*o e impla*tação *o seu quadro e*tratég*co de
</line>
</par><par>
<line>
uma *orma específica, l*vand* em con*a não só as singul*ridades de seu
</line>
<line>
**lo e sua cultura
</line>
</par><par>
<line>
so*ial externa, mas também, *enão *rin*ipalmente, o modelo matricial mais engajado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compatível com seus *bjetiv*s. No caso *a *mpresa júnior que segue *es*e traba*ho, util*za-se
</line>
<line>
o *o*elo que **nsiste nos se*uintes pa*s*s:
</line>
<line>
1ª Etap*: Análise do Amb*ente Interno e Externo ** Em*re*a Júnior;
</line>
<line>
2ª Eta**: Definição de M*ssão, ne*óci*, visão, á*ea de atuação e valores da *mpr*sa es*u*ada;
</line>
<line>
3* E*ap*: Definições de O*ções Estratégicas (Diret**ze*);
</line>
<line>
4ª Etapa: D*finiç*o de *bjetivos Estr*tégic*s;
</line>
<line>
5ª Eta*a: De*dobr*mento do Pla*o E*tratégic*.
</line>
</par><par>
<line>
Vi*to que o m*delo de p*aneja*ent* estratégic*
</line>
<line>
da e*pres* e* questão segue estas
</line>
</par><par>
<line>
cinco
</line>
<line>
dire*rizes de implantação, *ist*ma avaliativo *este o
</line>
<line>
artigo será fragmen*ad* nestas
</line>
</par><par>
<line>
cinco etapas, v*sando sempre o obje*ivo principal do n*s*o trabalho qu* é i*entificar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*on*eitos foucau*t*an*s pr*s**te* de pode* e ide*logia.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Vaara (2010) *ev*-se ter cer*o c*idado na avaliação ** *m **cume*t*
</line>
<line>
estrat*gi*o, pois, *m sua *rodução e int**pr*ta**o p*los atores or*aniz*ci*nais, a *stratégia
</line>
<line>
pode sofr*r influên*ias políticas * resultar na criaç*o de muit*s si*nif*cados e diversos pontos
</line>
</par><par>
<line>
de vista e açõe*; e isso pode trazer, segundo Bezer*a (201*) u* ruído de
</line>
<line>
inf*rmação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
pass*gem d* valores da **sma organização que s*o errôneos e nã* pertenc*ntes à mesma.
</line>
<line>
4. RESUL*ADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
4.1 Análise *o corpus: *e*v*ndando o pl*nej*ment* estratégic*
</line>
<line>
1ª Etapa: A*á*ise do Ambiente In*erno e Extern* da Emp*esa
</line>
<line>
No que diz re*peito * av*l*aç*o do **b**nte interno, per*ebe-se na descri*ão do
</line>
<line>
pl*nejamen*o **tratégico que nas duas re*niões realizadas para t*l proc*di*ento quase todos
</line>
<line>
os membros da empresa estavam presentes, *s*o já nos re*ete *ue a *omada *e *ec*sões, po*
</line>
<line>
mais que tenha sido feit* pel* maio**a, não foi to*ada p*r to*os, t*anspassando o *enômeno
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 14, n. 4, art. 9, p. 164-182, jul./*go. 2017 www4.*sanet.co*.b*/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Ca*pos, L. P. Andrade, M. A. V. N*der, A. *. *ascimen**
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
da presen*a de *oder impost*, uma vez que os ausen*es, além de não ter poder de *omada de
</line>
<line>
decisão, vã* t*r que arcar com a meta que f*i decidida pela *aior*a.
</line>
</par><par>
<line>
À l*z a leit*ra do
</line>
<line>
procedime*to do excluído questionam**: q*e* é *ssa minoria
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
nã* **rtic*pou das r*uniões? *orque *e for *ma mi*o*ia r*spo*sável pelas práticas cotidianas
</line>
<line>
d* *mpresa, é uma minoria aind* *ais interessada, porque diz respeito às diretrizes a serem
</line>
<line>
*o*ada* dali à frente para mudar ou man*er as atuaçõ*s exi*tente*, e c**o grand*s envolv*dos
</line>
</par><par>
<line>
*ão f*i
</line>
<line>
possível
</line>
<line>
*xp*essar os ponto* *racos e fortes d* cotidiano
</line>
<line>
da empresa. E
</line>
<line>
porque
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
particip*ram das reuniões? Como e*sas r*u***es foram agendadas?
</line>
<line>
*odemos p*nsar inc*usive que *st*s reuniõ*s for*m agendadas a fi* de excluir do corpo
</line>
<line>
de op*niões *s membr*s f*lt*ntes d* form* propo*ital, uma vez que e*tes talvez *o*sem os
</line>
<line>
indivíduos q** indicassem outros pontos fracos da o**ani*ação que de*an**ssem esforço *e
</line>
<line>
mudan** na prática social, ou até me*m* *ue questi*nassem a e*icácia da g*r*ncia (poder
</line>
<line>
centralizador-panoptismo). *lém disso, podemos pensar *e as p*ssoas qu* **o for*m
</line>
</par><par>
<line>
chamadas
</line>
<line>
para as reuniões,
</line>
<line>
s* elas s*o enxergadas pela gestão
</line>
<line>
da empresa. *uitas vezes,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
poder
</line>
<line>
ce*traliza**r, é
</line>
<line>
tão fechado nas pr*ticas e nos *ro*essos que ignora que estes são
</line>
</par><par>
<line>
realiza*o* *or indiv*duos, pe*s**s, e e*tas são ign*rada*.
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
contrapartida, na
</line>
<line>
descriç*o do plan*ja**nt* estra*égico há
</line>
<line>
o discurso que
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ava*iação do am**en*e extern* todos os membr*s part*ci*aram das r*u*iões. Isso *o*e
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
inferir *om base no constructo d* *xcl*são que para avaliação d* am*aças e
</line>
<line>
opor**n*dad**
</line>
</par><par>
<line>
q*e não *iz r*speit* d*retamente à construçã* da cultura *rga*i*acional
</line>
<line>
d* empr*sa júnior
</line>
</par><par>
<line>
av*liada, tod*s os membros *od*riam estar presentes e part*cipar da **nstrução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pa*a*igmas, porque não trari*m compro**timento da estr*tura centralizadora
</line>
<line>
do poder e da
</line>
</par><par>
<line>
e*presa. Mas, *o mesm* *empo em q*e há pre*ença *e **dos os membros na* reun*ões, *ão
</line>
<line>
s*gnifica que *á *o*er decisório dessa* pesso**. A *resença delas pode ser somente simbólica
</line>
<line>
para que h*ja regulaç*o do *ontrole social.
</line>
</par><par>
<line>
*e*tre **
</line>
<line>
po*t*s fort*s descritos no planejamen*o estratégico está o termo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*promi*so que tod*s ** m*mb*o* d*vem assinar para compro**r pe*manên*ia na emp*esa
</line>
</par><par>
<line>
e que
</line>
<line>
es*á de aco*do com *s direitos e ob*igações relativos à empr*sa. De aco*do com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
constructo de int*rdito pode-se *nferi*
</line>
<line>
q*e esta * uma ***obra para que o* membros
</line>
</par><par>
<line>
qua*ifiquem su* permanência e víncu*o com a em*resa de u*a forma benéfica, e *ão de uma
</line>
</par><par>
<line>
forma limitado*a. O q*e queremos di*er qu* os gerent*s u*am * ar*iculam pelo panóptipo é
</line>
<line>
par* que mob*lizem a ent*ada e saí*a dos funcio*ários em fun*ão de seu poder, mas como *e
</line>
<line>
fosse uma válv*la de *ssegurame*to dos própri*s func*onár*os, transmi**ndo um* mensagem
</line>
</par><par>
<line>
d* seguran*a e **tabili*ade quan*o estão na *erdade limitan** as ações e
</line>
<line>
práticas
</line>
<line>
d**
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, art. 9, p. 164-*82, ju*./ago. 201*
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Po*er Revelado: C*n*ex*o H**tórico e a Estratégia *om* Prática *ocial So* a Luz De Fo*cault
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
*embros. Ainda dentro dos pontos fortes
</line>
<line>
enc*ntramos * *escrição de cumpr*me*to de
</line>
</par><par>
<line>
horár*os de por *i só, em q*alqu*r empresa, se tor*a um **io de *egu*aç*o de c**portamento
</line>
<line>
e conduta **ntro da organização, on*e o poder c*ntra**zado* é coerc**ivo, * os membros são
</line>
<line>
subordinad**.
</line>
</par><par>
<line>
Com relação aos p*nto* fra*os p*demos destacar a presença de centra*ização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i**ormações e n*mero i**uf*ci***e de inform*çõe* que notoriamente i*d*ca que dentro
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
orga**zaç*o o po**r da re*enção d* i*formações cabe a poucos. Iss* *os r*mete a ideia de que
</line>
<line>
as informações p**em *ra*er des*onfo*t* à p**tica soci*l c*mum*nte ex*cu*ada e o pan*p*ipo
</line>
</par><par>
<line>
po*e ser *mediatamente
</line>
<line>
**estionad* pelos memb*os da organ*zação. Além di*so, pode*os
</line>
</par><par>
<line>
questionar
</line>
<line>
*am*ém s*
</line>
<line>
a centralização de inf*rmações não **mete do enunci***r ao
</line>
</par><par>
<line>
enunciatário u*a reafir*ação do
</line>
<line>
enunci**o que dent*o *a
</line>
<line>
*r*anizaç*o *á uma hi*r*rquia
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ser d*finida e mantida, c*m pa**is esp*cíficos. Essa *deia pode
</line>
<line>
ser corroborada com *utro
</line>
</par><par>
<line>
ponto descrito que *er*a a "delegação de tare*as", reval**ando * *stratégia de *ue
</line>
<line>
cada um
</line>
</par><par>
<line>
*eri* seu
</line>
<line>
pap*l e
</line>
<line>
que deveri* seg*ir co* *l* sem inte*fer*ncia *os demais (reaf*rmação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
panóptico). A delega*ão d* tare*as é uma *eafirmação do p*nóptico p*rque m*stra que
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
*tividades **li*i*adas *ara cada
</line>
</par><par>
<line>
C*m *ela*ão às *portuni*a*es ava*iad*s pela empresa júnior, h* vincula*ão do nome e
</line>
<line>
da image* da empres* à *niversidade que **a es*á in*erida. Isso *az c*m que o *nunciado que
</line>
</par><par>
<line>
ela *ransmite para sociedade e para *s seus clientes, se*a imerso não só das características a
</line>
</par><par>
<line>
particular*s que * empres* possui, mas ta*bé*, carrega com si, as ca*acter*sticas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
universidad* *ue es*á vinculada, se e*altecendo mui*a* vezes, n*o só pelo serviço p*est*do e
</line>
<line>
nem sempre, pel* própri* imagem, mas também, senão principal*ente, pela ima***
</line>
<line>
vinculad* à in*tituição un*versitária que está *g**merada. *m cont**partida, *á também, c*mo
</line>
<line>
ci**ção *e ameaça p*ra * *mpresa júnior, a prese*ça da *egislação da univers*dade que *oloca
</line>
<line>
l*mit*ções às práticas da e**re*a júnior e à sua vinculação com a própria universidade, uma
</line>
</par><par>
<line>
vez
</line>
<line>
que *em sempre apoi* as
</line>
<line>
empreitadas da mesm*. Isso nos mo*tra que por mais *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*mp*esa júnior t*nha uma representação interna de poder centra*izador, fora dela há também
</line>
<line>
um órgão **gulador que ir* *xer**r u* mesmo p*pel sob todos os m*mb*os da **pr*sa.
</line>
<line>
Esta inf*rmação n** most*a qu* h* u*a re*ul*ção de *od*r *xtern* à empresa júnior,
</line>
<line>
que faz com que ha*a um embate e*tre a co*dição inter*a e extern* do interdito e da exclusão.
</line>
</par><par>
<line>
2ª *ta*a: Análise da Co*str*ção *a *is**o, Negóci*, Vi*ão, Área
</line>
<line>
de *tuação * Valores *a
</line>
</par><par>
<line>
Empresa Jún*or Unive*sitária
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina *I, v. 14, n. 4, art. 9, p. 16*-182, ju*./*go. 2017
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Campos, L. P. A*d*a*e, M. A. V. Ne*er, A. P. Nasc*mento
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
Nesta eta** o p*aneja*en*o *stratégico da em*re*a júni** estu*ad* refere-*e à missão
</line>
</par><par>
<line>
co*o se**o proporcionar me*hor capacita*ão
</line>
<line>
à s *a
</line>
<line>
eq**pe e sucesso
</line>
<line>
*os clien*e* co*
</line>
</par><par>
<line>
qualida*e e
</line>
<line>
*t*ca. Quan*o há
</line>
<line>
uma r*ferênc*a à t*rminol*gia sucesso podemos inferir que:
</line>
</par><par>
<line>
p*ime*ro, a empres* dese*a s* t*rnar re*o*he*ida p*la pre*tação de seus serviços, e segundo,
</line>
<line>
que a empresa gostaria de se* v*sta co*o espelh* para as dema*s concor*entes. Seja como for,
</line>
</par><par>
<line>
o enunciad* *ransmi*e para r*ceptor da m***a*em uma i*eologia o
</line>
<line>
de *ue a ao *ferecer
</line>
</par><par>
<line>
suces*o na sua pr*stação de serviços,
</line>
<line>
há *utomatic*m*nte a satisfação com o mes*o, o que
</line>
</par><par>
<line>
não é *erda*e, mas a forma com que o enun*iado * pro*os*o faz com que o receptor da
</line>
<line>
mensagem associ* a palavr* *uc*sso à ação de segu*ança, a*rado com a p*estaç*o *e serviços.
</line>
</par><par>
<line>
No mesmo *tem h* também a
</line>
<line>
*escr*ção *o negócio da em**esa *ue *ons*ste
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
"*dmin*st*açã*, conh*cimento e sucesso emp**sarial", e novamente há *enção *o suc*sso
</line>
</par><par>
<line>
que com
</line>
<line>
**se na ter*ino*o**a de i*terdito, p*d* s**nific*r tam**m, um* int*nção de
</line>
</par><par>
<line>
sobrepos*ção às dem*is empr*s*s do ram*, ind*cando ta*b*m, um padrão n** só compet*t*vo
</line>
</par><par>
<line>
(*ue v*i a
</line>
<line>
detrimento dos valores da *m*re*a
</line>
<line>
c*tado c*mo coope*açã*), mas também,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
com*ortamen*o de exer*ício do poder, *nde p*ra *s gerentes da emp*esa júnior, o suces** já é
</line>
<line>
*ma questão tão certa para as *rá**cas s*ciais da empresa, que é inv*áve* *ualquer prática q*e
</line>
<line>
não preceda o su*esso, exercend* poder e ide*logia *ão só n** empresas *o mesmo ramo no
</line>
<line>
m*rca*o, mas tamb*m no* *emb**s da empresa, que já *em na co*cep*ão d empr*sa, um a*t*
</line>
<line>
padrão ** **pectativa, e po*co refor*o no r*t*rno de t**balho.
</line>
</par><par>
<line>
*o que diz *espeito à visão, a definição é "ser o
</line>
<line>
diferen*ial par* as e*pr**a* na arte
</line>
</par><par>
<line>
administra*i*a, preservando sempre a responsabilidade na
</line>
<line>
transmissão de
</line>
<line>
conhecime*to
</line>
</par><par>
<line>
at*a*é* de serv**o*". Novamen*e é *os*í*e* perceber q*e há presença de uma forte ideologia
</line>
</par><par>
<line>
no enunciado *ara se d*s*acar no mercado local, te*cionando não *ó as **l*ções com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m*rca*o local, mas ta**ém, as *e*ações com
</line>
<line>
os memb**s *a *mpre*a, que com este
</line>
</par><par>
<line>
parâ*etro d* visão, devem a*cen*er às exp*ctativ*s da gerênc*a, do cli*nte e do m*rcado, em
</line>
<line>
detrimento de suas pr*pria* exigências p*s**ais. É p*ssível notar aqu* que a relação *ntre
</line>
<line>
poder e controle soc*al n* enunciado é marc*nte, *re*ente e ir*efutável.
</line>
<line>
A área *e atuação * um *apí*ulo à part* a s*r a*alisado. A empresa júni*r te* o car*ter
</line>
<line>
esp*c*fico de ser uma empresa de c*nsultor*a, o* seja, *l* presta serviço* terceiri*ados de
</line>
</par><par>
<line>
admini*traç*o
</line>
<line>
para outras empres*s,
</line>
<line>
do mesmo ramo *u não. Toda em*resa de *onsultoria
</line>
</par><par>
</page><line>
tem s*a própr*a cul*ura orga*iz*cion*l e seus própr*** parâmetros *e prát*cas soc*ais, mas
</line>
<line>
qua*do são chamados para *dent*ar à o**ra empres*, deve* adequar sua prestação d* ser*iços
</line>
<line>
à cul*u*a orga*iza*i*na* do cli*nte. Isso nos most*a *ue há um embate ent*e pode* e controle
</line>
<line>
social, porqu* nes*e momento, * que va* exerce* poder e o qu* vai ser o ó*gão regul*dor? No
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 14, n. 4, art. 9, p. 164-182, *ul./ago. 20*7 w*w4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pode* Revelado: Contexto Histórico e a Estratégia Com* Prática Social Sob a Luz De *oucault
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
momento que a *mpresa júnior presta um s*rviço que pape* e*a ocupa, o de r*g**adora,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
controle soc*al, ou pap*l impositivo, de e*e*cíc** do poder? *nte*de-se que * consultoria vai
</line>
</par><par>
<line>
ad*quar a presta*ão *e se**iço* à *e*a*** do cliente e à **ltura
</line>
<line>
*r*anizacional d* mesmo,
</line>
</par><par>
<line>
m*s na p*ática é pos*í*el **e *utra empr*sa, que não *o*h*ça a p*átic* so*ial e n*m mesmo *
</line>
<line>
cons**uçã* cotidiana e histó**c*, co**iga implant*r u* pro**to **m colocar em evi*ência suas
</line>
<line>
pr*p*ia* cara*te*íst*cas?
</line>
<line>
Por fim, nest* etap* temos *e*c*it* os valores d* empresa que consistem em
</line>
<line>
"emp*een*edorismo, qual*dade, *ooperação, bem estar social, étic*, profi*sionali*mo". *e
</line>
</par><par>
<line>
acordo
</line>
<line>
com o conceito *e p*nóptipo, podemos ent*nder que muit*s vezes, a definição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
v*lores é *n*icada não para regul*r a conduta do* f*ncio*ários, ou nem me*mo para **asio*ar
</line>
</par><par>
<line>
*ma boa int*ra*ão en*r* os m*sm*s, mas sim, para co*o*ar * *rova do c**tro** social que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ge*tão da em*re** se preo*upa co* a regu*ação interna de conduta, acaba se torna
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
relação mais comp*ob*tór** *o que r*almente prática.
</line>
</par><par>
<line>
3ª *t**a: Aná*i*e *a Defin*ção *as Opçõe* de Estratégia (Diretrize*)
</line>
</par><par>
<line>
N*s*a e*apa podemo* dizer que o próprio in**ito *e *e des*reve* diretr*zes já *onsiste
</line>
<line>
numa gestão de reg*l*ção e ma*uten*ão de poder *nte*no p*ra a* práticas soc*ai* e ge*enciais,
</line>
<line>
n* sentid* de *ue as metas e pr*zos existem par* não só coloca* * foco na empre*a e em seus
</line>
<line>
processos, mas também, para definir papéis * *rincipalmente, para delimi*á-los. * do*umento
</line>
<line>
es*ratégico defin* que parceri*s posteriore* devem ser estabelecidas, e aq*i devemo* ress*ltar
</line>
<line>
que muitas destas *arcerias nova**nte podem *urg** como regul**ores de controle so*ial,
</line>
<line>
isso que* dize*, que a* parc*rias não surg*m *ó *ara *elh*rar as prática* organ*zacionais, *as
</line>
<line>
também, res*alta a r*presentativid*de que * *mpresa júnior teria junta**nt* aos out*os *rgãos
</line>
<line>
*ue se vinculariam a el* (prefeitura por exemplo).
</line>
<line>
*ª Et*pa: An*lise da *efinição dos Objetivos E*tr*t*g*cos e Seus Indicadores
</line>
<line>
Na descrição *o pla*e*amento e*trat*gico um dos objetivo* citado* é fazer com que a
</line>
<line>
empre*a *ún**r univer*itária em que*tão se torne a art**uladora entre as e**r*sas juniores do
</line>
</par><par>
<line>
sul de Minas Gerais. Est* objetivo m*stra não só o fe*ômeno
</line>
<line>
do contro*e s*cial, onde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*mpresa j*nior, o*jeto des*e **tig*, tem como foco arti*ula* as
</line>
<line>
práticas
</line>
<line>
org**izacionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mais empres*s a f**
</line>
<line>
*e engl*b*r condutas comuns; m*s tamb*m ques*ão de poder. Se a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa júnior universitária em
</line>
<line>
questão se tornasse
</line>
<line>
a**iculadora
</line>
<line>
das emp*e*as juniore* da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na *I, v. 1*, n. 4, *rt. 9, p. 164-182, *ul./ago. 201*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Campos, L. P. Andra*e, M. A. V. Neder, A. P. Nascimento
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
região, se torn*ri* o en*nciador do contro*e so**al, o* seja, ela ditar*a os p*râmetros serem
</line>
<line>
*eguid*s que seriam os seus, inva**avel*ente. A*ém disso, a* se to*nar pon*o de referência, se
</line>
<line>
marca**a como * panóptipo das empre*as juni*res.
</line>
<line>
A*ém diss*, um dos objetivos deste bloco que c*rrobora com esta quest*o é o *nter*sse
</line>
<line>
em ter c*rtifi*ação da ISO, colocando * empresa júnior c**o pa***o de conduta a ser seguido
</line>
<line>
e, portanto, c*mo soberania s*b as outras *mpre*as júnior, o que most*a também *ma questão
</line>
</par><par>
<line>
*e *ode* e ide*logia, porque sabe-*e q*e a cer*ificação da ISO traz r*conhec*mento *oc*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
or*anizacional al*m *e colo*ar
</line>
<line>
em evi*ência *s práticas da e*presa, ex**cen*o poder sobre
</line>
</par><par>
<line>
as demai*.
</line>
</par><par>
<line>
5ª Etapa: Análise *o Desdobr**ento *o Plano **tra*égi*o
</line>
<line>
Mintzber*, *hlstra*d e Lampe* (*010) pr*vêem q** toda apli*abilidade de
</line>
</par><par>
<line>
*lanejame*to es**atégico tem *o*o
</line>
<line>
*bjet*vo p*incipal evitar um ú*ico dano maior, que * a
</line>
</par><par>
<line>
perda de tempo * dinheiro, o que foi adquirido com sucesso pel* e*presa júnior em questã*.
</line>
<line>
N* planejamento estratégico está desc*ito q*e **m o s*c*s*o d* im*la*tação deste plano "(...)
</line>
<line>
out*a* em*resa* se inspirem neste caso, e que possam se f*vo*ecer de seus benefícios. "
</line>
<line>
Mostrando *ais uma v** a latência da* *aracterís*i*as do fe*ômeno do po*er, u*a vez
</line>
<line>
que há i*plicita*ente **ui o intuit* de se p*opagar a *ráti*a o*gani*acio*al da empre*a júnior
</line>
</par><par>
<line>
* *e colo*ar suas prát*cas so*i*is como
</line>
<line>
primordiais *ar*
</line>
<line>
adquir*r o suc*sso
</line>
<line>
no planej*m*nto
</line>
</par><par>
<line>
estratégico. **ém *i*so, há ta*bé* a *resença *o marco da ideologia n* fala quando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
em**e*a jú**o* se r*fere à
</line>
<line>
*ua prát**a de um planejamento est*atégico,
</line>
<line>
que n* ép*ca de sua
</line>
</par><par>
<line>
elaboração nem ha*ia sido po*to *m prática, co*o s*ndo
</line>
<line>
*m instr*mento *ão
</line>
<line>
previsível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
falh*s, qu* dev*ria ser *osto *omo modelo *ara o**ras em*resas d* mesmo *amo.
</line>
</par><par>
<line>
A*n*a neta eta*a h* a descr*ção de q*e existe
</line>
<line>
uma "grande rotatividade na *m*re**,
</line>
</par><par>
<line>
c*racte*ística *resente e* outras empresas juniores uma vez que os *uncionário*
</line>
<line>
e*t*am n*
</line>
</par><par>
<line>
meio da fo*mação e s**m antes de formar, permanecendo *a empresa
</line>
<line>
*or *m período
</line>
</par><par>
<line>
*proximado de dois *no*. " M*sm* existindo e*ta **t* taxa de rotativ*dade, perc*be-se que a
</line>
<line>
*retensão de subir d* c*rgos den**o da *mpresa * desej*da *e** maio*ia e a transitoriedade de
</line>
<line>
**nci*nários não altera a f*r*a d* processo *e gestão in*i*ando uma rigidez quase in*isível,
</line>
</par><par>
<line>
*u
</line>
<line>
seja, os funcionários anseiam à ca*gos de *econhecimento e a gestã*
</line>
<line>
d* pro*essos
</line>
</par><par>
<line>
formaliz*dos
</line>
<line>
partem de repe*ições ond* a orige* *o processo n*o é id*nt*ficada, sugerin*o
</line>
</par><par>
<line>
que refazer ações
</line>
<line>
*e*tro da* organizações é um ato in*uestionáve*, indicando
</line>
<line>
que h á *m
</line>
</par><par>
<line>
*a*adigma c**portamenta* e dogmático.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 4, a*t. 9, p. *64-182, j*l./ago. 201*
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pod*r R*velado: Co*texto Histór*co e * Estratégia *om* Prática *o*ia* Sob a Luz De *oucault
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
5.
</line>
<line>
*ONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Ini*ialme*te d*ve-se *essaltar que a elabora**o * vinculação da elabo*a*ão *o
</line>
</par><par>
<line>
p*anejamento estraté*ico * prática organizacional
</line>
<line>
*o* si só, já é uma man*f*staçã* do
</line>
<line>
pode r
</line>
</par><par>
<line>
centralizador do panóptico. *sso por*ue o *lanejamento estratég**o * *it* como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
documento elab**ado em *emoc*acia po* toda* as pe*soas *ertencen*es à organizaç*o, mas as
</line>
<line>
metas as serem alca*ç*das muitas vezes nã* são próximas à reali*ade cot*diana *a emp*es* e
</line>
<line>
a vigíl*a d*s *estores so*re * r*percussã* d* p*anejamento estratégico nos f*ncion**ios é um
</line>
</par><par>
<line>
s*nal de que o poder é **n*ralizado. **é*
</line>
<line>
di*so, no caso específico d* pl*nej*mento
</line>
</par><par>
<line>
estrat*g**o *a empresa jú**or estu*a*a, foi dito que "nem todo* os funcionários esta*am
</line>
<line>
*re*entes" na* re*niõ*s que e*a*oraram v*rias *tapas do planejam*nto, indi*an*o claramente
</line>
<line>
*ma *xclusã* da minori* e preva*ência d*s pr*ticas da maioria.
</line>
</par><par>
<line>
Com a an*lise do co*pus
</line>
<line>
do plane*amento estratég*co foi p*s**vel per*eber que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pod** *en*ra*izador, panópt*po, é *xt*emamente o
</line>
<line>
presente n*s relações discursi*as, mas de
</line>
</par><par>
<line>
forma *xt*emamente e*viesada, ou se*a, no processo *e e*aboração e exe*uç*o do
</line>
<line>
pla**j*mento estratégico, as *artes en*olv*d** na execução do planejamento n*o pe*ce*eram
</line>
<line>
como e*te documento é feit* para que prevaleça * objetivo da empresa, ma* também com as
</line>
<line>
diretriz*s i*pos*tivas da empresa. Há uma sens*ção que se passa de cooperaçã* e na verdade
</line>
</par><par>
<line>
a com**titividade não
</line>
<line>
***á somente nas
</line>
<line>
empresas do mesmo ramo (j*niores), mas também,
</line>
</par><par>
<line>
dentro da própria or*anização, onde os *uncionário* de*eja* chegar ao top* por mero
</line>
<line>
reconhecim*nto dos seus pa**s e est* d**ejo de alcanç** o *il** máximo não os faze*
</line>
</par><par>
<line>
perceber
</line>
<line>
o quanto *s*o é u*a es*r*tégi* da própria empresa p*r* que a *es*ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
competit*vidade masc*rada pela c*operatividade per*ane*a viva.
</line>
<line>
A emp*esa jún*or ao mesmo te*po qu* i*planta este vié* de co*peração mútua,
</line>
</par><par>
<line>
inclusive co* o*tras empresas do m*smo
</line>
<line>
ramo na
</line>
<line>
região,
</line>
<line>
*omprov* com
</line>
<line>
outr**
</line>
<line>
**pe*tos
</line>
</par><par>
<line>
(co** a ISO *or exem*lo) que gosta*ia de
</line>
<line>
se tornar r*fe*ê*cia no *amo
</line>
<line>
d* a*ividad*s que
</line>
</par><par>
<line>
oc*p*, quebra*do qualq*er *ogma * re*peito de *oopera*ão, porque in*vitavelmen** p*ra se
</line>
</par><par>
<line>
*ornar referên*ia *m *ualq*er tip* *e
</line>
<line>
atividad*, é necess*ri* enfrentar a c*n*or*ê*cia,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
en*rent*me*to não tem *ualquer simi**r***de com *ooperaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
** *nálise do corp*s do
</line>
<line>
planejamen*o estratégico
</line>
<line>
*inda *oi pos*ível pe*ceber
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*e*enç* t*nto d** process*s de *xclusão e incl**ão são per*inentes e necessárias para anális*
</line>
</par><par>
<line>
e entendimento
</line>
<line>
dos fenômenos d* p*der e ideologia. Isso por*ue **bos são proce*s*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
averiguação de discursos que não estão literais no text*, mas são marc*n*es na sua con**rução,
</line>
<line>
R*v. FSA, *e**sina PI, v. 14, n. 4, art. 9, *. 164-182, *ul./ago. 2017 w*w*.fsa*et.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Campos, L. P. A*dra*e, *. *. V. *ede*, *. *. *ascimento
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
*r*uxe para a anális* deste planejame*to *strat*g*co que há presenç* mais de uma vo* no
</line>
<line>
**anejamento.
</line>
<line>
De aco*do com a análi*e do planejam*nto estratégic* foi possível ain*a avaliar que *
</line>
</par><par>
<line>
pres*n*a
</line>
<line>
do fe*ômeno do po*er é centralizada, *as concentran** um* imag*m de
</line>
</par><par>
<line>
cooperação, t*ntando passar não só pa** os funci*nários, *as tamb*m, para os leitores, que a
</line>
<line>
con*trução da e*pr*sa é feita de form* cole*iva e a favor de uma harmoni* c*nj***a, o que d*
</line>
<line>
acor*o com as análises fo* vi*to que não é i*t*iramente verdade. Pode-se p*rceber qu* há **
</line>
<line>
di*t*nciamento entr* o *ue *e *retende passar, entre a execução do p*anejament* estraté**co e
</line>
</par><par>
<line>
sua elab*raç*o, o que *orrob*ra as ideias
</line>
<line>
de Foucault (19*7) quand* el* se refere ao
</line>
<line>
di t o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*condido nas açõe* e práticas dentro da orga*ização, que são ambas tão impo*t*ntes
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
perceber * a*al*sar a c*nduta dos atores mediant* uns com os outros e c*m * merc*d*.
</line>
</par><par>
<line>
Com a análise d* planeja*ento es*ratég*c* entendeu-se me*ho* a*
</line>
<line>
posi*ões por trás
</line>
</par><par>
<line>
das *oze*
</line>
<line>
discursiva* presen*e* no corp*s, q*e f*zem parte d* p*ática *r*a*izac*onal.
</line>
</par><par>
<line>
*utura*ente *ugerimos traba*hos q*e an*lisem do*ume*tos or*aniz*cio**is de outro*
</line>
<line>
g*baritos na empresa, como *lanejamento ** marketin* e de negóci*.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
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Dispo*íve*
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R. C. Ca*pos, L. P. Andrad*, M. A. V. Neder, A. P. Na**imento
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
Como Refe*enciar este Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
CAM*OS, R. C; AN*RADE, L. P; NEDER, M. A. V; NA*CIM*NTO, A. P. Po*er Revelado:
</line>
<line>
Conte*to His*órico e a E*tratégia C*m* Prátic* S*cial **b a Luz De Foucault. Re*. F*A, Teresina,
</line>
<line>
v.1*, n.4, art.9, p. 164-182, *ul./a*o. *017.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntribuição d*s Autores
</line>
<line>
R. C. *ampo*
</line>
<line>
L. P. Andrade
</line>
<line>
M. A. *. Nede*
</line>
<line>
A. P. Nasc*mento
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) a*álise e i*terp*e*a**o do* dad**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elaboraç** do rascunho ou n* revi*ão crítica do *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*ação na aprovação da *ersão fina* do ma*uscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 14, n. 4, *r*. *, p. 164-18*, ju*./*go. *017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par>Enlaces refback
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Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
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Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)