O Curso de Pedagogia e suas Implicações na Formação do Educador da Eja / The Course of Pedagogy and its Implications in the Training of the Educator of the Eja
Resumen
Este artigo resulta de estudos acerca da formação docente em Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da proposta curricular de formação do curso de Pedagogia. A pesquisa teve como objetivo a análise da formação do pedagogo para atuar na EJA. Além disso, analisamos o papel do curso na formação, destacando a compreensão do currículo, diretrizes e concepções teórico-metodológicas. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, a técnica utilizada foi a pesquisa de campo, empregando-se a entrevista semiestrutura para coleta de dados. Os sujeitos da investigação foram os alunos graduandos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/Campus I. O processo reflexivo foi referenciado pelas seguintes concepções teóricas: Arroyo (2005, 2006), Saviani (2008; 2012), Pimenta (2011) e Ghiraldelli (2007), entre outros. Os resultados demonstraram que o curso de pedagogia apresenta fragilidades na formação do educador da EJA, em relação aos aspectos curriculares, à insuficiência da carga horária destinada para trabalhar na EJA, além dos aspectos teóricos e metodológicos distantes da realidade dos sujeitos.
Palavras-chave: Pedagogia. Educação de Jovens e Adultos. Formação docente.
ABSTRACT
This article results from studies around the teacher training in adult education (EJA), from the proposed training curriculum of the course of pedagogy. The research was aimed at the analysis of the formation of the educator to work in ADULT and YOUTH EDUCATION. In addition, we examined the role of the training course, emphasizing the understanding of curriculum, theoretical-methodological guidelines and conceptions. The research was based on a qualitative approach, the technique used was the field research, using the semiestrutura interview for data collection. The research subjects were undergraduate students of the course of pedagogy of the University of the State of Bahia/Campus I. The reflective process was referenced by the following theoretical conceptions: Arroyo (2005, 2006), Saviani (2008; 2012), Pepper (2011) and Ghiraldelli (2007), among others. The results showed that the course of pedagogy presents weaknesses in the formation of the EJA, educator in relation to curricular aspects, the load time destined to work in the EJA is insufficient, in addition to the theoretical and methodological aspects far from the reality of the subject.
Keywords: Pedagogy. Education of Youth and Adult. Teacher trainin.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.4.6
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