O Curso de Pedagogia e suas Implicações na Formação do Educador da Eja / The Course of Pedagogy and its Implications in the Training of the Educator of the Eja

Robson de Cássio Santos Dourado, Romênia Barbosa de Carvalho, Alfredo Eurico da Matta, Antonio Amorim

Resumo


Este artigo resulta de estudos acerca da formação docente em Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da proposta curricular de formação do curso de Pedagogia. A pesquisa teve como objetivo a análise da formação do pedagogo para atuar na EJA. Além disso, analisamos o papel do curso na formação, destacando a compreensão do currículo, diretrizes e concepções teórico-metodológicas. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, a técnica utilizada foi a pesquisa de campo, empregando-se a entrevista semiestrutura para coleta de dados. Os sujeitos da investigação foram os alunos graduandos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/Campus I. O processo reflexivo foi referenciado pelas seguintes concepções teóricas: Arroyo (2005, 2006), Saviani (2008; 2012), Pimenta (2011) e Ghiraldelli (2007), entre outros. Os resultados demonstraram que o curso de pedagogia apresenta fragilidades na formação do educador da EJA, em relação aos aspectos curriculares, à insuficiência da carga horária destinada para trabalhar na EJA, além dos aspectos teóricos e metodológicos distantes da realidade dos sujeitos.

 

Palavras-chave: Pedagogia. Educação de Jovens e Adultos. Formação docente.

 

ABSTRACT

 

 

This article results from studies around the teacher training in adult education (EJA), from the proposed training curriculum of the course of pedagogy. The research was aimed at the analysis of the formation of the educator to work in ADULT and YOUTH EDUCATION. In addition, we examined the role of the training course, emphasizing the understanding of curriculum, theoretical-methodological guidelines and conceptions. The research was based on a qualitative approach, the technique used was the field research, using the semiestrutura interview for data collection. The research subjects were undergraduate students of the course of pedagogy of the University of the State of Bahia/Campus I. The reflective process was referenced by the following theoretical conceptions: Arroyo (2005, 2006), Saviani (2008; 2012), Pepper (2011) and Ghiraldelli (2007), among others. The results showed that the course of pedagogy presents weaknesses in the formation of the EJA, educator in relation to curricular aspects, the load time destined to work in the EJA is insufficient, in addition to the theoretical and methodological aspects far from the reality of the subject.

 

Keywords: Pedagogy. Education of Youth and Adult. Teacher trainin.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ARBACHE, A. Pa. A Formação de educadores de pessoas jovens e adultos numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001.

ARROYO, M. G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (Org). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica / SECAD-MEC / UNESCO, 2006.

ARROYO, M. G. Educação de Jovens-Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: Leôncio Soares; Maria Amélia Giovanetti; Nilma Lino Gomes. (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 1/2006 Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2005 Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF, 2005.

BEHRENS, M. A. Formação continuada de professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.

BOGDAN, R; BIKLEN, K. S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

ENS, R. T. Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de Pedagogia. 2006, 138f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São

Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São

Paulo: Paz e Terra, 2011.

GATTI, B. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

__________, A formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação.

Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

GHIRALDELLI, J. P. O que é Pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

_________, Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Diretrizes de política nacional de educação de jovens e adultos: consolidação de documentos 1985/94. São Paulo, ago.1994.

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996.

LEITE, Y. U. F. A Formação de Professores nos Cursos de Licenciatura:

Algumas Diretrizes e Práticas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 23, 2007, Porto Alegre: ANPAE, 2007. Disponível em

. Acesso em: 02 fev.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J. C; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J. C; PARREIRA. L. Pedagogia, como ciência da educação. Cadernos de Pesquisa. Vol. 37, n. 131, São Paulo, mar/Aug. 2007.

LÜDKE, M; Marli E. D. A; André. Pesquisa em Educação: Abordagem Qualitativa, São

Paulo: EPU, 1986.

LOUREIRO, M. I. O desenvolvimento da carreira dos professores. In: ESTRELA, Maria T. (Org.). Viver e construir a profissão professor. Porto: Porto, 1997.

MACHADO, M. M. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998. In: Reunião anual da ANPED, 23, 2000, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, 2000

MARTINS, G. A; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo, 2009.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.

MOURA, T. M. M. A Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos/ Dilemas Atuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.

NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto, 1992.

PICONEZ, S. C. B. Educação escolar de adultos: possibilidades de reconstrução de conhecimentos no desenvolvimento do trabalho pedagógico e suas implicações na formação de professores. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado) USP.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: História e Identidade. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

PIMENTA, S. G. (Org). Pedagogia, ciência da educação? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em

educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.4.6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)