<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 1, art. 9, *. 158-171, jan./fev. 2018
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2018.15.1.9
</line>
<line>
A Simulação como Ferramenta *e Apoio *e Avaliação Operacional: Anális* d* um Sistem*
</line>
<line>
Pr*ditiv* *ara Armamento **ima D\água
</line>
<line>
Th* Simulation *nd Op*r*tional Ev*luation Supp**t Too*: Analysis *f a P*edict*v* System *or
</line>
<line>
Weapons Above Wat*r
</line>
<line>
V*leria Campos Go*** de Souza M*ccuci
</line>
<line>
Doutora e* Engenhar*a de Produçã* pela pontifícia *ni*ersidade Catól*ca do Rio d* Ja*eiro
</line>
<line>
Pro**ssora d* po*tifícia Uni*e**idade Ca*ólica do Rio de Ja*e*ro
</line>
<line>
E-mail: v*leria.miccu*i@casnav.mar.mil.br
</line>
<line>
*arc*s dos Santos
</line>
<line>
D*uto*ad* em En*enharia d* Pr*d*ção pela U*ive*sidade Federa* Fluminense
</line>
<line>
Mestre em Engenhar*a de Produção pe*a *n*v*rs*dade *ede**l Fluminense
</line>
<line>
E-ma*l: *arco*dossantos_*outorad*_*f*@yahoo.com.br
</line>
<line>
Renato Sant*ago Qu*n*al
</line>
<line>
Doutor**o *m Am*iente e D*senvolvim**to pela U*iversi*ade do Val* do Ta*uari
</line>
<line>
Mest*e em Ciên*ias Co*tábeis pe** Universi*ade do Estado d* Rio *e *aneiro
</line>
<line>
E-mail: rsanti*g*79@hotm*il.com
</line>
<line>
A**xandr* Camacho da Paixão
</line>
<line>
Dou*orado ** Engenharia Civil pela Un*versida*e Federal Fluminense
</line>
<line>
Pro*essor *a *niversid*de Veiga d* Alm*i*a
</line>
<line>
E-m*il: apaixao@ce*iqt.senai.br
</line>
<line>
Ernesto R*demaker M*rti*s
</line>
<line>
*estre *m Engenharia de prod*ção pela un*ve**idade F*deral *o Rio d* J*neir*
</line>
<line>
E-mail: rademaker@c*sna*.mar.mil.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A Simulação como Ferr*menta de Apoio de Avaliação Opera*ional
</line>
<line>
*59
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo d* presente *esq*isa é e*p*eend*r um engajamento simul**o de *uperfície *om o
</line>
<line>
armament* situado em um navio de médio porte, cont** um alvo de superfí*ie. A pesquisa foi
</line>
<line>
rea*izada * partir do softwar* de predição de tiro de um armam*nto que *uar*ece um navio de
</line>
</par><par>
<line>
médio po*te da Ma*inha do Bra*il. A simula*ão fo* o mei* utili*ado para
</line>
<line>
avaliar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dese*penho
</line>
<line>
do sistema de *re*ição
</line>
<line>
de um arm*mento acima d\água, at*ando em
</line>
</par><par>
<line>
enga*amento simula*o de alvo de sup*rfície, com o objeti** de avaliar a a*urácia na pre*ição
</line>
<line>
e determinar a pr*b*bilid*d* teórica de acerto do t*ro de supe*fície. Os combates *os c*n**ios
</line>
</par><par>
<line>
atuais da gu*rra
</line>
<line>
na*al ocorre* em alta *elocidade e demandam o *ut*m*tis*o e integr*ção
</line>
</par><par>
<line>
das ações de d*te*ção, d* designação *o a*vo e d* engajam*nt* das ameaças. São **pectos
</line>
<line>
q** motivam os des*n*olvimento* de f*nc**nalidades adequ*d*s para os sistemas de comb*te
</line>
<line>
dos meios *e superfície * demonst*am a relevâ*ci* do p*esent* estudo. A part*r dest*
</line>
<line>
software, foi desen*olvi*o u* sim*lador de tir* pelo Ce*tro d* A*álises de Si*t*ma* N*vais,
</line>
<line>
*uando vár*as trajet*rias do *lvo foram *imuladas, a predição te*rica foi de*erminad* e o erro
</line>
<line>
da predição foi **servado. O er*o radial *édio predito possibilitou o cálcul* da probabi*idade
</line>
</par><par>
<line>
**ór*ca de acerto
</line>
<line>
do *lvo e a i***uênci* da veloc*dade, distância e â*gulo *e *anobra
</line>
<line>
*e*sa
</line>
</par><par>
<line>
*rob*bili*a*e.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Decisão Multic*iterial. Apoio * *ecisão. Sistemas *e Armas.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
*he obj**t*ve of the pr*sent rese*rch is to undert*ke * simulated surface engage*ent *ith the
</line>
<line>
*rmament loc*ted on a med**m-sized *hip agai*st a su*face target. The research was ca*ried
</line>
<line>
o** from the sof*ware o* p***i*t*on of *h*oting *f an armamen* ins*al**d in a ship o* medium
</line>
<line>
size of the Brazilian Na*y. T*e s*mulation was the means used t* evaluate th* performance of
</line>
</par><par>
<line>
the pr*d*ct*on
</line>
<line>
s*stem of a we*po*
</line>
<line>
abo*e **ter,
</line>
<line>
acting in s*m*lated surface
</line>
<line>
targe*
</line>
</par><par>
<line>
engagement, in
</line>
<line>
order *o
</line>
<line>
e*a*uate th* acc*racy in th* *re*i*tion and to *e*ermine the
</line>
</par><par>
<line>
theore*ica* ****abilit* of hit surface. Fightin* in the current scenarios of naval warf**e occurs
</line>
<line>
at **g* speeds *nd deman*s t*e au*o**tism a*d *ntegra**on of the ac*ions of detection, tar*et
</line>
<line>
designa**on *n* thr*at engagement. The* are aspec*s tha* motivate th* *evelopment *f
</line>
<line>
adequate f*nctionali*ies *or *h* co*bat systems of t** w*r ship and demo*s**ate the *elev*nce
</line>
</par><par>
<line>
*f the pr*sent **u*y. By means o* *his so**ware, a shooting simu*ator wa* de*eloped
</line>
<line>
b y * he
</line>
</par><par>
<line>
Naval Center *or Systems *nalysis, whe* s*ve*al t*rget tra*ecto*ies were simu**t**, the
</line>
<line>
the*retical predicti*n was d*ter*ined and th* error *f *he **edic*ion was observed. The m*an
</line>
<line>
r*dial error pre*i*ted *llow** the calcul*tion o* *he th**retical *r*ba*i*ity of target accura*y
</line>
<line>
and the influen** o* spee*, di*tan*e a*d angle of ma*eu*er *n this *rob***lity.
</line>
<line>
Key*ords: Multi*rit*ria Decision. Decision Support. Weapon Systems.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. 14, n. 6, art. 9, p. 158-1*1, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. C. G. S. *iccuci, M. *antos, R. S. Quintal, A. *. Pa**ão, E. R. Ma*t*ns
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
* INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A obt*nç*o, *u *oder*ização d* um n*v*o, rep*esenta um projet* que contempla
</line>
<line>
*tivi**des r**a*ion**as com a *l*taform* e com o sistema de *om*ate. *ss* divi*ão *stá
</line>
<line>
associada à separação que, hi*tor**a*ente, há entre os *i*temas de p**pulsão, de govern*, de
</line>
</par><par>
<line>
geração e *istribuição
</line>
<line>
de **ergia, d* ar-*o*dici*nado e d*
</line>
<line>
co*t*ole
</line>
<line>
de a*arias,
</line>
</par><par>
<line>
tradiciona*mente a**egados ** grup* "plataform*" e *queles a*etos à conf*guração d* si*tema
</line>
<line>
de co*bate do n*vio. E*s* ú*timo, aba*ca uma comp*exid*de maior de funções de comando,
</line>
</par><par>
<line>
*ecessárias
</line>
<line>
* im*lem*nta*ão da próp*ia cap*cida*e
</line>
<line>
de combate do navio (CASTRO
</line>
</par><par>
<line>
SOBRIN*O, *008).
</line>
</par><par>
<line>
Com o adve*to da crescente c*mplex**ade d*s sistemas que i*teg*am
</line>
<line>
os m**os da
</line>
</par><par>
<line>
Marinha do Br*sil, * avalia**o operacion*l de um navi* tornou-se uma t*r*fa cada vez m*is
</line>
<line>
c*s**sa, deman*ando cada vez mais * auxílio da* ferr*me*tas *a pesquisa op*rac**nal
</line>
<line>
(*ARINHA DO BRASI*, 2004 ap*d GUE*ES, 200*, p.**56).
</line>
<line>
Nesse contexto, a simulação foi o meio uti*izado par* avaliar * dese*penho do
</line>
</par><par>
<line>
s*s*ema *e
</line>
<line>
prediçã* de
</line>
<line>
um ar*am*nto a**ma d\*gua, atuando *m eng*ja**nto si*u*ado de
</line>
</par><par>
<line>
alv* de *uperfície, com o propósito de
</line>
<line>
avaliar a acurác** n* predição * d*term*nar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
probabilidad* teórica
</line>
<line>
de ac*rto
</line>
<line>
d* t*ro d* *u*erfície. Espera-**, de*se modo, es**b*le*e*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
padrão *e co*p*rta*ento *o erro de *rediç*o dos tiros em ataques *ealizados pel* navio ao
</line>
<line>
*lvo, quando es*e estiver *m situaç*o de man**ra. Estudos ante*ior*s nessa sea*a foram
</line>
<line>
formulad*s por Jaiswa* (1997) e **gner, Maylander e Sanders (1999).
</line>
<line>
À luz de Mônico et al. (2009), a **urác*a é m*did* a partir da posição futura do *lvo
</line>
</par><par>
<line>
no *nstante T, em relação à
</line>
<line>
posição real d*
</line>
<line>
alv*
</line>
<line>
no *nst*nte
</line>
<line>
*+TOF (temp* de
</line>
<line>
voo da
</line>
</par><par>
<line>
granada). ** a pro***ilidad* teórica de ac**to * medida pela *robabilida*e de o erro radia* de
</line>
<line>
predição, no i*stante de o *ispa*o ser menor que * limite pa*a ac*rto teórico, *endo esta u*a
</line>
<line>
das mais impor*antes Me*ida* de Eficácia Operaci*nal (MEO) *en**o d*ste con*ex*o.
</line>
<line>
Segundo Dri*ls (2*04), os requisitos pa** o cálculo dos índice* de *ficácia requerem
</line>
<line>
consi*eráve* tempo, co*he*imento, experi*nc*a e uma base de dados confiável. Em *eral, o*
</line>
</par><par>
<line>
seg*i*tes e**mento* s*o
</line>
<line>
n*cessários: 1) **finição do
</line>
<line>
nível de le*al*dade necessário; 2)
</line>
</par><par>
<line>
col*t*nea de
</line>
<line>
descrições fís**a*, g*ométrica* * funci*nais do alvo; 3) c*nh*cimento *os
</line>
</par><par>
<line>
compone*tes c*íticos
</line>
<line>
do alvo; 4) natureza do armamento que será utiliza*o c*ntra *lvo; o
</line>
</par><par>
</page><line>
5)*n*endimen*o d* nível de dano nece*sário p**a destruir cada c*m*onent* crítico do al*o; e
</line>
<line>
6) metodo*ogia c*mputaci*nal apropriada, ca*az d* c*mb*nar o armame*t* utiliza*o, o alvo a
</line>
<line>
ser engajado * o nível de destruição de*ej*do.
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresina, *. 14, n. 6, art. 9, *. 158-1*1, nov./dez. 2017 www4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Simul*çã* como Ferr*me*ta de Apoio de Avaliação Op*racio*al
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
Castro Sobrinho (2008) aponta *ue os combates *o* ce*ários atuais
</line>
<line>
da g*er*a
</line>
<line>
naval
</line>
</par><par>
<line>
oc*rr*m em alta veloc*dade * *e**ndam o automatismo e integr*ção das ações de *etecção,
</line>
<line>
de designação do alvo e *e e*gajamen*o das ameaças. Para ilustrar seu a*gument*, o au*or em
</line>
<line>
te** ele*ca o caso *a *ragata *me*ica*a Stark, ati*gida po* u* mí*sil *xocet em 1986, bem
</line>
<line>
*omo o incidente *om o USS Vincennes, em 03 de j*l*o de *988 no G*lfo *érsi*o, que aba*eu
</line>
</par><par>
<line>
o aviã*
</line>
<line>
c*mercial iraniano,
</line>
<line>
vôo IR655, por i*te*m*dio *e um míssil Stan*ard SM-2. São
</line>
</par><par>
<line>
ca*os *u* mo*iva* os d**en*olviment*s de
</line>
<line>
*uncionalidades ad*quadas para os sistemas **
</line>
</par><par>
<line>
combate d*s meios de supe*fíc** * demonst*am * relevância do pres*nte est*do.
</line>
<line>
O objeti*o da *res*nt* pesqui*a é em*reender um engaja*ento simulado de sup*rfície
</line>
</par><par>
<line>
*om o ar*amento situado em um n*vio de médio
</line>
<line>
porte, contra um a*vo de supe*fície. As
</line>
</par><par>
<line>
condiçõe* de cenário de *eal*zaç*o do *este no sim**ador imitam al*umas condições reais de
</line>
<line>
*orridas pr**iam*nte subm*tidas, poré* se* a influ*ncia de *atores externos, tai* como: erro
</line>
<line>
radar, *alanç*, c**ur*o gi*o e co**ições atmosféri*as.
</line>
<line>
A **esente pesquisa é composta das segui*tes seções: introdu*ão; metodolo*ia
</line>
<line>
empreen*ida e realiza*ã* dos teste*; prob**ilida*e *eóric* de acerto em situação de *a*o***
</line>
<line>
*o alv*; análise dos result*dos obt*do* pelo simulador; con*ider*ç*es finais; agradecimento*;
</line>
<line>
e r*ferênci*s.
</line>
<line>
2. **TOD*LOGIA
</line>
<line>
O uso da simulação *ossi*i*ita a economia de recu*sos na *ondu*ão de uma ava*i*çã*
</line>
</par><par>
<line>
*pera*ion*l inerentemente dispendiosa. Nesse co*text*, a metodologi* propo*ta
</line>
<line>
neste
</line>
</par><par>
<line>
traba**o v*abiliza a sele*ão do sistema de *ombate apropriado, o qual te* o seu **sempenho
</line>
<line>
tecnicamente anal*s*do, c*m o aux*lio de modelos matemáti*os que sim*lam a operação em
</line>
<line>
fa** de múltipl*s ameaças e cenários.
</line>
</par><par>
<line>
Dois perfis de ma*obra foram, então, elaborad*s para o teste: uma com nav*o e o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alvo em rumo const*nte; e, o*tra, com navio *m *u** *ons*ant* e alvo ma*obrando.
</line>
</par><par>
<line>
Cinquenta e uma (51) corridas foram simula*as, *evando em consideraçã* os *eguintes
</line>
<line>
critérios: distânc** navio-a*** (*m *ardas); *n*ulo *e manobra do a**o (ângulo 0 *ndica r*mos
</line>
<line>
igu*is); * velocidade do *lvo. O navio esteve com ru*o cons*an*e e com velocidad* de 12 nós
</line>
<line>
*m *odas a* corridas simul*das, cujos perfis se encontram sistem*tiza*os no *uadro * aba*xo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. 14, *. 6, art. 9, p. 158-171, nov./de*. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. G. S. Miccuci, *. San*os, R. S. *ui*t*l, *. C. Pa*x*o, E. R. Martins
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - Per**l das c*rri**s simuladas
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*orridas S*m
</line>
<line>
uladas
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Distân*ia (jd)
</line>
<line>
Ân*ulo Ma*obra
</line>
<line>
Velocid
</line>
<line>
ade do Al
</line>
<line>
vo (nós)
</line>
</par><par>
<line>
*0**
</line>
<line>
0
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
8*00
</line>
<line>
30
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
800*
</line>
<line>
45
</line>
<line>
15
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
8000
</line>
<line>
60
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
10000
</line>
<line>
0
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
10***
</line>
<line>
30
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
10000
</line>
<line>
45
</line>
<line>
15
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
10000
</line>
<line>
60
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
1*0*0
</line>
<line>
90
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
15000
</line>
<line>
*
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
1**00
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
*5000
</line>
<line>
45
</line>
<line>
*5
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
15000
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*8000
</line>
<line>
5
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
18000
</line>
<line>
30
</line>
<line>
15
</line>
<line>
20
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
18000
</line>
<line>
45
</line>
<line>
*5
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
18000
</line>
<line>
60
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
20
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
F*n**: Os autores.
</line>
<line>
No cas* das co*r*das navio-alvo c*m mesmo *umo, os res*ltados alcançado* foram
</line>
<line>
comparados a corrida* reais de engajamento, com o p*opósito de iden*ificar * contri*uiç*o
</line>
<line>
média dos fat*res e*t*rnos na p*edição.
</line>
<line>
É importante l*m*rar que *ualq*er *edida está sujei*a aos mais variados *ipos d*
</line>
<line>
erros, qu*r s*ja de natureza grossei*a, sistem*tica *u *leatóri* (randô*ico*). Os erros
</line>
<line>
grosseiros, em *e*al, *odem ser e*imin*dos qu*ndo detectados, uma vez qu* su* ausência nã*
</line>
<line>
p*ejud*ca a aná*is*. Com* consequência dos e*ros sistemáticos * aleatórios, o v*lor verdadeiro
</line>
</par><par>
<line>
d* uma grandeza n*n*a é, a rigor,
</line>
<line>
conhe*ido, muito em*ora * qualidade *e uma **dida,
</line>
</par><par>
<line>
grandeza ou parâmet*o possa ser *elhor **e a de *utra.
</line>
<line>
O erro de p*edição do tiro *e superfície está relacionado ao *rro gerado pelo *rograma
</line>
<line>
de predição no cálculo da posição pre**ta d* *lvo no instante T, em rel*çã* * posi*ão real do
</line>
<line>
alvo no instante T+TOF (tempo de voo da granada). É definido pel*s e*r*s la*erais (Elat) e em
</line>
<line>
*i*tância (Ed*st) e* relação à linha navio-posição fut*ra do alvo, e que resultam no err* radia*
</line>
<line>
(E*a*), conforme p*de *er observado na Fig*ra 1 abaixo.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Tere*i*a, v. 14, n. 6, art. *, p. 158-**1, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
NA*_Y
</line>
</par><par>
<line>
FC*
</line>
<line>
NA*_X
</line>
<line>
*OS_R_X
</line>
<line>
POS_P_X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
Fonte: Os Autores.
</line>
</par><par>
<line>
* aná*i*e d* sist**a d* predição foi *fetu**a atrav*s do cálc*lo *as pro*abilidades
</line>
<line>
teóricas d* a**rto, quando foi co*sid*rado como a*erto um disparo fictício *ue *es*ltasse em
</line>
<line>
um erro radia* predito (E*ad-predito) *enor ou igual ao limite para ace*to te*rico e *ue
</line>
<line>
n*nhum outro er**, além des*e, in*luenciasse o e*ro radial verda*eiro ou real (E*ad-real).
</line>
<line>
*. REFEREN**AL TEÓRIC*
</line>
<line>
3.1ACERTO EM SITUAÇÃ* DE MA*OB*A *O ALV*
</line>
<line>
De *cordo com Morse e K*mball (1**0), a te*ria da p**babilidade é um *os *amo* da
</line>
<line>
*atem*tic* mai* úteis em p*squ*sa operaciona*, e qu*se todos os res*lt*dos das operaçõ*s de
</line>
<line>
guerr* envolvem ele*e*tos probabilí*ticos. Geralmente, a* opera*ões analisadas *presentam
</line>
<line>
certa reg**aridad*.
</line>
<line>
A med**a de eficác*a ope*aci*nal ut*lizada nes*a pe*qui*a foi a probabilidad* t*óri*a
</line>
<line>
de **erto. *ar* tal, *oi conside*ado * momen** em que * Erad-predit* ultra*assa * l**ite para
</line>
</par><par>
<line>
acerto t***ico c*mo início ** desestabi*ização do sistema, v*sto
</line>
<line>
qu*, na *i*ulação, *e**um
</line>
</par><par>
<line>
fator e*terno inf*uenciará o *rad-real; nesse contexto, o Era*-predi*o se confu**e com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ra*-real.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *4, n. 6, a*t. 9, p. 158-171, no*./de*. 2017 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. C. G. S. M**cuci, M. Santos, R. S. Qui*tal, A. C. Pa*xão, E. R. *artins
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
Para cada corri*a simulada fora*, *ntão, identifi*ados: * d**tân*i* n**io-a*vo; a
</line>
</par><par>
<line>
***ocidade do alvo; â*gulo de manobra; o tempo d* *nício o
</line>
<line>
da manob*a até o início
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
desesta*ilizaç*o
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
zero
</line>
<line>
(cas*
</line>
<line>
não
</line>
<line>
se
</line>
<line>
desestabilize
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
n*o
</line>
<line>
execute
</line>
<line>
man**ra);
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tempo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desestabi*ização
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
zero
</line>
<line>
(caso
</line>
<line>
não
</line>
<line>
se
</line>
<line>
*ese**abiliz*
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
não
</line>
<line>
execute
</line>
<line>
manob*a);
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tempo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
término da de*estabilização *té o *im da ma*obra
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
tempo to*a* *a manobra (ca*o não se
</line>
</par><par>
<line>
desestabiliz* ou não execute manobra); o tempo total da manobra; o E*a*-predito médio
</line>
</par><par>
<line>
d*rante manobr*; * m*io* Erad-**edito observado; e o Er*d-p*edito médio durante a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
des*stab*lização.
</line>
</par><par>
<line>
A pa*tir des*e* valores levantados, as curvas *e t*ndência do Er*d-p*e*ito, do Era*-
</line>
</par><par>
<line>
predito Máxi**, do tem**
</line>
<line>
d* manobra e do t*mpo de desestabilização *o*am c*nstru**as,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
apresentado* n* *uadro 3, os resu*ta*os rea** o*tidos ind*cam que
</line>
<line>
o* fatores ex*ernos
</line>
</par><par>
<line>
r**lme*t* exercem fort* inf*uê*cia na predição do t**o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 6, art. 9, p. 158-17*, nov./dez. 2017
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Simu*ação como Ferram*nt* de Apoio de Avaliação Operac*onal
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 3 - Erad-predito simulado em corridas re*is *m T*C sem
</line>
<line>
manobras
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Amostra
</line>
<line>
A*ostras
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
7500
</line>
<line>
15.168
</line>
<line>
2 ,4
</line>
<line>
1 ,3
</line>
</par><par>
<line>
9500
</line>
<line>
18.131
</line>
<line>
* ,2
</line>
<line>
3 ,*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autor*s
</line>
<line>
*orri*as *om o navio *m rumo c*nstante e alv* m*nobrando **ram, e*tão, simula*as.
</line>
</par><par>
<line>
Os segui*t*s crit*rio* foram considera*os para obs*rvar o compo*tam*nto do sistema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
predição: distância nav*o-al*o (jd); ângulo de manobra do alvo (ângulo 0 indica *umos
</line>
<line>
igua*s); * velocid*d* do alvo.
</line>
</par><par>
<line>
N* Figura 2 abai*o, exemplif**a-se graf*c*ment* o comportame*to do sistema
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
prediç*o em situação de manobra do a*vo. Ao simular o aum*nto *a v*locidade do alvo par*
</line>
<line>
execut*r u*a m*no*ra (nesse caso a 300), mais tempo * s*st*ma leva p*ra se estabilizar e, por
</line>
<line>
*ons*gui*t*, maior o Erad-p*ed*to máxim* que o si**ema pode *t*ngir.
</line>
<line>
Figura * - Representação Gráfi** do Sistema d* Predição com A*vo exe*uta*do
</line>
<line>
manobra a 30º, à distânci* d* 10000 *d e c*m velocidade d*fer*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Alvo a 100*0 jd, 15 **s e m*n***a 30º
</line>
<line>
*000
</line>
<line>
*5*0
</line>
<line>
200*
</line>
<line>
1500
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
-9500
</line>
<line>
-9000
</line>
<line>
-8500
</line>
<line>
-8000
</line>
</par><par>
<line>
Alvo a 100*0 jd, 2* nó* e manobra 30º
</line>
<line>
30*0
</line>
<line>
2500
</line>
<line>
2*00
</line>
<line>
1500
</line>
</par><par>
<line>
*lvo
</line>
<line>
*00*
</line>
</par><par>
<line>
Posição Futura Alvo
</line>
<line>
*00
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
-95*0
</line>
<line>
-9000
</line>
<line>
-8500
</line>
<line>
-8000
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
-950*
</line>
<line>
-9000
</line>
<line>
-8500
</line>
<line>
-8000
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 6, art. 9, p. 158-1*1, nov./d*z. 20*7
</line>
<line>
www*.*sa*et.c**.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. C. G. S. Mic*uci, M. Santos, R. S. Quintal, A. C. Paixão, E. R. Martins
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
De modo sem*lhante, na Fig**a 3, ao *imular um aume*to da distância Navio-Alvo,
</line>
<line>
observ*-se que, **anto mais d*stan*e esti**r o al*o ao manobrar, mais t*mpo levará o s*stema
</line>
<line>
para se estabilizar e ma*** será o Erad-p**dito máximo que o sistema p*d*rá ati*gir.
</line>
<line>
Figu*a 3 - *epresentação Gráfica d* Sistema de Predição com Alvo exec*tando
</line>
<line>
mes*a man**ra em distância* diferentes e com mesma velocida*e
</line>
<line>
Alvo a 800* jd, 15 nós e manobra d* 30º
</line>
<line>
1400
</line>
<line>
1200
</line>
<line>
10*0
</line>
<line>
8**
</line>
<line>
Alvo
</line>
<line>
600
</line>
<line>
Posiç*o Futura Alvo
</line>
<line>
400
</line>
<line>
200
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
-*500
</line>
<line>
-70*0
</line>
<line>
-650*
</line>
<line>
Alvo a *0000 jd, 15 nós e manobra 3*º
</line>
<line>
*000
</line>
<line>
2500
</line>
<line>
2000
</line>
<line>
1500
</line>
<line>
Alv* 1000
</line>
<line>
Posição Futura do Alvo 50*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
-9*00
</line>
<line>
-9000
</line>
<line>
-8500
</line>
<line>
-*000
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
-*4000
</line>
<line>
-1*50*
</line>
<line>
-13000
</line>
</par><par>
<line>
Alvo a *8000 jd, 15 nós e man**ra d* 3*º
</line>
</par><par>
<line>
3500
</line>
<line>
3000
</line>
<line>
*500
</line>
<line>
*000
</line>
<line>
1500
</line>
</par><par>
<line>
Alv*
</line>
<line>
1000
</line>
</par><par>
<line>
Posição Futura A*vo
</line>
<line>
5*0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
-17000
</line>
<line>
-1650*
</line>
<line>
-16000
</line>
<line>
-*5*00
</line>
<line>
-15000
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os auto*es.
</line>
<line>
N* Figura 4, foi simulado o compor*amen*o d* sistema *m relação ao *ngulo de
</line>
</par><par>
<line>
manob*a d* alv*. Nessa Figu*a, é *o*síve* observar como o ângulo
</line>
<line>
de man*br* do a*vo
</line>
</par><par>
</page><line>
ta*b*m pode i*fluenciar o *rad-predi*o máximo * a *emora da es**bilização sis*êmica em
</line>
<line>
relação à m*dança do ân*ulo ** manobra.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 6, art. *, *. 158-171, no*./d*z. 2*17 www4.*s*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A S*mulação como Ferramenta de Apoio de Av*lia*ão Operacional
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
-*4*00
</line>
<line>
-135*0
</line>
<line>
-130*0
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
-14000
</line>
<line>
-13500
</line>
<line>
-13000
</line>
</par><par>
<line>
*lvo a 15*00 j*, 15 nós e m*nobra * 45*
</line>
<line>
3500
</line>
<line>
Alvo
</line>
<line>
*000
</line>
<line>
Posição Fut*ra Alvo
</line>
<line>
2500
</line>
<line>
2000
</line>
<line>
1500
</line>
<line>
*000
</line>
<line>
5*0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
-1400*
</line>
<line>
-13500
</line>
<line>
-13000
</line>
</par><par>
<line>
Alv* a 15000 jd, a 15 nós e manobr* de 60º
</line>
<line>
3**0
</line>
<line>
300*
</line>
<line>
Alv*
</line>
<line>
2500
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
-140*0
</line>
<line>
-1350*
</line>
<line>
-1*000
</line>
<line>
-12500
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Os autor**.
</line>
<line>
A partir dos v*lores extraídos das corridas simuladas e q*e foram uti**zados para
</line>
<line>
obt*nç** das curvas de ten*ências, pode-se *o*fi*ma* *ue * dist*nci*, a ve*ocidad* do al** e
</line>
<line>
o ângulo *e *an*bra executado *el* alv* influenciam *iretamente no Erad-predi*o médio.
</line>
<line>
Com a* curva* de tendênci* l*vantad*s, foi calculada a p*o*abilidade de acerto *a*a
</line>
<line>
cada g*au de mano*ra efetua*a, con**der*nd*-se d*s**ncia e velocidade *o alvo
</line>
<line>
correspond*nte, para mano*ras ent*e 10 e 900.
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 6, art. 9, p. *58-17*, nov./d*z. 2017 *ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. *. S. Miccuci, M. Sa**os, R. S. Quint*l, A. *. Paixão, E. R. Mar*ins
</line>
<line>
*6*
</line>
</par><par>
<line>
Com **se nos *alores de probabilidade teóric* de acertos en*ontra*o*, f*i possível
</line>
<line>
iden*ifi**r a *artir de qual grau de manobra efe*uada pelo alvo a p*obabilidade te**ica de
</line>
<line>
*certo começ* a d*minuir, se for o *aso.
</line>
</par><par>
<line>
A *igura
</line>
<line>
5
</line>
<line>
*presenta
</line>
<line>
o
</line>
<line>
compo*ta*ento
</line>
<line>
da probab*lida**
</line>
<line>
teó*ica
</line>
<line>
de ac*rto
</line>
<line>
obt i d*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
re**ção *o grau de manobr* do alvo, à distâ**ia navio-al*o e à velocidade de manobra do a*vo
</line>
<line>
igu*l a *5 nós.
</line>
<line>
*igura 5 - Pro*abi*idade Teóri*a de Acerto e* situação de manob*a do Alvo. *lvo a 1*
</line>
<line>
n ó*
</line>
<line>
*robabilidade Te*ri** de Ac*rto em
</line>
<line>
Situaçã* *e Manobra Alv*
</line>
<line>
Velocidade Alvo a 15 n*s
</line>
<line>
1 00 %
</line>
<line>
8* %
</line>
<line>
60 %
</line>
<line>
40 %
</line>
<line>
20 %
</line>
<line>
0%
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
10
</line>
<line>
20
</line>
<line>
30 40
</line>
<line>
50
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
70 80
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
Â*gulo de Ma*obra (graus)
</line>
<line>
D*stân*ia *.000 j*s
</line>
<line>
Distâ*cia **.000 *d*
</line>
<line>
Di*tância 15.*00 j*s
</line>
<line>
Distância 1*.000 jds
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores
</line>
<line>
Verifica-se que a *roba*ilidade se mantém praticamen*e, em ***% para as distâ*cias
</line>
<line>
de 8.000 jds e 10.000 jds. Também se percebe uma queda consi*erável na pr*babi*idad* d*
</line>
<line>
ac*rto para as dis*âncias de 1*.000jd* * 18.000*ds, est*bili*ando-se em torno de 40%.
</line>
</par><par>
<line>
A Figu*a
</line>
<line>
6
</line>
<line>
ap*esenta
</line>
<line>
o
</line>
<line>
**mportamento
</line>
<line>
da proba*ilid*de
</line>
<line>
teórica
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
a*erto
</line>
<line>
obt i da
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
relaçã* ao grau de man*bra *o alv*, à distância navio-*l*o e à velocidade de man*bra d* alvo
</line>
<line>
igual a *0 nós.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. 14, n. 6, art. 9, p. 158-171, n**./dez. *017
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Simul*ção como Ferra*e*ta de Ap*io *e Avaliação Op*rac*on*l
</line>
<line>
*69
</line>
</par><par>
<line>
*igura 6 - Pro*abilidad* Te*ric* de Ace*to *m *ituação de manobra do Alvo. Alvo a 20
</line>
<line>
n ó*
</line>
<line>
Pr**abi*i*ade Teórica de Ac*rto em
</line>
<line>
Sit*ação de *anobra Alvo
</line>
<line>
Velocidade Alvo a 20 nós
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
90%
</line>
<line>
80%
</line>
<line>
*0%
</line>
<line>
60%
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
40%
</line>
<line>
30%
</line>
<line>
20%
</line>
<line>
10%
</line>
<line>
0%
</line>
</par><par>
<line>
0
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
20
</line>
<line>
30
</line>
<line>
40
</line>
<line>
50
</line>
<line>
60
</line>
<line>
70
</line>
<line>
80
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
Ângulo de M*n*bra (*r*us)
</line>
<line>
Distância 8.0** jds
</line>
<line>
*is*ânc*a 10.000 jds
</line>
<line>
Di*tân*ia 15.00* *ds
</line>
<line>
Dist**c*a 18.000 jds
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores.
</line>
<line>
Identifica-se que a proba**lidade man*ém-se *ratica*ente, em 100% par* a distânc*a
</line>
<line>
d* 8.00**ds. Igual*ente, con**ata-se uma queda consideráve* na probabilidade *e acerto para
</line>
<line>
a distâ*cia *e *0.000jds, *om uma queda abrupta em 22º de â**u*o de ma*obra * *ma reta
</line>
<line>
co* decl*vidade negativ* **ns*ante a p*rt*r do me*mo valor de âng*lo. Pa** as distâ*cias de
</line>
<line>
15.000j*s e 1*.*00j*s, * com*ortamento da probabilidade de ac*rto *oi *im*lar ao d* *i**r* 5,
</line>
<line>
contudo, um pouc* abaixo da assínt*t* ** 4*%.
</line>
<line>
A *igura 7 *presen*a o comportamento d* probabilida*e t*órica de acerto obtida em
</line>
<line>
relaçã* ao grau de manobra do *lvo, à distância *a*io-*lvo e à veloci*ade de manobra do a*vo
</line>
<line>
igual a 35 *ós.
</line>
<line>
Fig*ra 7 - Proba**lidade Teóric* d* Acer*o em *ituação de **n*bra do Alvo. A*vo a 35
</line>
<line>
n ós
</line>
<line>
P*oba*i*id*de Teóric* *e Acert* em
</line>
<line>
Situa*ão *e Manobra Alv*
</line>
<line>
Velocid*de A*vo a *5 nós
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
*0%
</line>
<line>
80%
</line>
<line>
70%
</line>
<line>
60%
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
40%
</line>
<line>
30%
</line>
<line>
20%
</line>
<line>
10%
</line>
<line>
0%
</line>
</par><par>
<line>
0
</line>
<line>
10
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
30
</line>
<line>
40 50
</line>
<line>
60 *0
</line>
<line>
80 90
</line>
</par><par>
<line>
Ângulo *e M*nobra (g*aus)
</line>
<line>
Distância *.000 jd*
</line>
<line>
Distâ*ci* 10.*00 jds
</line>
<line>
*istânci* *5.000 jd
</line>
<line>
D*stância 18.0*0 jd
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina *I, v. 14, n. *, art. 9, p. *58-1*1, nov./dez. 2*17
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c*m.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. G. S. *i**uc*, M. San*o*, *. S. Qu*ntal, A. C. Pa**ão, *. R. Martins
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
Observ*-s* que houv* *ma deg*adaçã* *a probabilidade teó*ica de acer*o para toda*
</line>
<line>
as distâncias (8.*00j**, 10.000jds, 15.000jds e 18.000jds) em rel*çã* *s velocidades
</line>
</par><par>
<line>
a*resen*adas nas *iguras 5 e 6. C*ntudo, curiosamente, para * *i*tância de *.000jds e
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
â*gulos de manob*a supe*iores a
</line>
<line>
37º, a probabi*idade
</line>
<line>
d* a*ert* passou a aumentar segun*o
</line>
</par><par>
<line>
um* reta *e decliv*dade *osi*iva c*nstante, o que con*raria o espera*o poi*, quanto maior
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
â*gul* de manobra, ma*or *erá o esforço de *stabi**z**ão do sistema.
</line>
</par><par>
<line>
Em res*mo, foi possível ob*erva* que e*
</line>
<line>
situações
</line>
<line>
de manobras *elo A*vo e não
</line>
</par><par>
<line>
levando
</line>
<line>
em cons*deração os outro* e*ros que com*õem * Erad-R*al, o *istema d* predição
</line>
</par><par>
<line>
*emora a identific*r a desestabilização
</line>
<line>
da *redi*ão e a iniciar os a*ustes para estabili*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Quando * A*vo for b*m mai* rápido q*e o Nav*o, em distânci*s menor*s, o siste*a somente
</line>
<line>
se mante*á est*biliz*do se o Alvo execu*ar manobras co* *ngulos menores qu* 36º. Quando
</line>
<line>
alvo for bem *ais r*pid* que o navio, em distâncias maiores, o sistema somente se manterá
</line>
<line>
est*biliza*o se o alv* e*ecutar manobras com âng*lo* menore* que 5º. Q*ando o *l*o for um
</line>
<line>
**uco mais rápi*o que o nav*o, *m distân*ias menores, o s*stema não se desestabi**za*á, m*s
</line>
<line>
apresentará **ad-predito méd*o alto. Q*and* o alvo f*r um pouco mais rápido do q*e o n*vio,
</line>
</par><par>
<line>
e* d*stân*i*s m*iores, o sistema
</line>
<line>
*nicamente se manterá est**il*zado se o a*vo
</line>
<line>
exe*uta*
</line>
</par><par>
<line>
manobras com â*gulos *enores *ue 6*. Quan*o o alvo esti*er * mesma vel*ci*ade do na*io,
</line>
<line>
em dis*ância* men*res, o sistem* não *e des*s*abilizará, mas apresentará Era*-predito médio
</line>
<line>
alto. Po* fim, *uando o alvo es*iver à mesma velocidade do *av*o, em distâncias maior*s, em
</line>
<line>
situação de man*bra, o sistema some*t* se manterá es*ab*lizado se o al*o e*ecutar manob*a*
</line>
<line>
co* âng*l** me*ores qu* 9º.
</line>
<line>
5 C*NSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
O objetiv* da *resente p*sq*isa foi empreender ** *n**jame*t* simula*o d*
</line>
</par><par>
<line>
super*ície
</line>
<line>
*om o armament* *it*ad* *m u* navio de médi* port*, co*tra um *lvo de
</line>
</par><par>
<line>
superfície. Em *ituações *e manobra do al*o, a partir das corr*das simu*ada*, sem * influência
</line>
</par><par>
<line>
de nenhum fator externo, id*ntificado tais quais variáveis
</line>
<line>
*omo a
</line>
<line>
*i*tância navi*-Alvo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
v*locid*de do *lvo e o ângu** da manobra
</line>
<line>
influenci*m diretamente * Erad-pre*ito médio
</line>
</par><par>
<line>
nessas si*uações. Nesse sentido,
</line>
<line>
perfis
</line>
<line>
*e probab*l*d*de teórica *e ac*rto
</line>
<line>
e* situação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*anobra fo*a* gerados para ângu*os de manobra *ivers*s.
</line>
</par><par>
<line>
A metodologia *mpree*di*a *or *cas**o **sta pesquisa vi*bilizou a antec*pação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
problem*s * *eficiências, as quais som*nte são identificadas d*rante * fa*e de avaliação
</line>
</par><par>
<line>
operacional
</line>
<line>
do navio. Em última análise, os r*s*ltados da *esq*isa *ponta* q*e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina, v. 14, n. 6, art. 9, p. 158-1*1, no*./dez. 2**7
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.*r/re*ist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A Simulação co*o Ferramenta de Apo*o *e Avaliação Operacional
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
indispensá*el o
</line>
<line>
empr*g* *e mode*os ma*emáticos para simu*ar a o**ração do* **stemas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ex*cuç*o das suas ta*efas, em especial no *ombate às ameaças previs*as para os cenários *n*e
</line>
<line>
o navio irá operar.
</line>
<line>
O suce*so do planejame*to da* ope*ações n*vais e a diminui*ão do tempo de resposta
</line>
<line>
às a**a*a* d*pendem esse*cial***te da *rticula*ão adeq*ada de*ses f*tore*.
</line>
<line>
R*FER*NCI*S
</line>
</par><par>
<line>
CASTRO SOBRINHO, A. S. Configuração ** Sistemas de Combate no Pr**esso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Obtenção e Modernização de Navios de Superfície. Re*i*ta d* Escola de Guerra Naval (Ed.
</line>
<line>
port*guês), v. 11, p. 36-*4, 200*.
</line>
<line>
DRIEL*, M.R. **aponee*ing: Conv*nti*nal *eapon Syst*m E*fectiveness. A**rican
</line>
<line>
Institut* of Aeronautics and Astronautic*, Inc. Virgi*ia, USA. 2004.
</line>
</par><par>
<line>
GUEDES, M. J. M. O *so da *i***ação
</line>
<line>
na Avaliação O*eracion*l da Defe*a Antiaér*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
um Navio *e
</line>
<line>
Gue*ra. In: XXXVIII Si*posio Brasileiro de Pes*uisa O*eracio*al, *00*,
</line>
</par><par>
<line>
Goiân*a, GO. A*ais..., 20*6, p. 2156-2167.
</line>
<line>
JAIS*AL, N.K. Milit*r* Operations Resear**: quantitative Decision Making. Kluwe*
</line>
<line>
*cad*mic Publis*er*: *oston/Dordre*ht/Lond**, UK, 1997.
</line>
<line>
MÔNICO, J. F. G. et al. Acu*á**a e Precis*o: Revendo *s Conceito* d* Forma Acurada.
</line>
<line>
Boletim de Ciências Geo*ésicas, v. 15, n. 3, Curitiba, Pa*aná, B*asil, 200*.
</line>
<line>
**RSE, P. *.; KIMBALL, G. E. Methods of Operat*ons Re*earch. First Edition Revised.
</line>
<line>
Penins*la Publishing, Los Alt*s, Califo**ia, USA, 1970.
</line>
<line>
WAGNER, H. D; *YLANDER, W. C.; *AN*ERS, T. J. Naval Operations Analysis. 3 ed.
</line>
<line>
N*v** Institu*e Press, *n**pol*s, Maryland, *SA, 19*9.
</line>
<line>
Como Referenciar este Arti*o, confor*e A**T:
</line>
<line>
M*CCUCI, *. C. G. S; SANTOS, M; QUINTAL, R. S; PAIXÃ*, A. C; MARTINS, *. *. A
</line>
<line>
S*mulação *omo Ferrament* de Apo*o d* Avaliaçã* O*eraciona*: A*á*ise de um Si*tema Preditivo
</line>
<line>
para Ar**men*o Acima D\água. Rev. FSA, Ter*si*a, v.14, n.6, art. *, *. 1*8-17*, *o*./dez. 2*17.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntrib*i*ão dos Autores
</line>
<line>
V. C. G. S. Mic*uci
</line>
<line>
M. Santo*
</line>
<line>
R. S. Q*i*tal
</line>
<line>
A. C. Pai*ão
</line>
<line>
E. R. *artins
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e pl*nejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpretação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraçã* d* rascunho ou na revisão *rítica d* *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na aprovação da versã* final do m*nuscr**o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esin* P*, *. 14, n. 6, art. 9, p. 158-17*, nov./d*z. 20*7
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/*e*ista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)