<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, art. 1, *. 03-23, nov./dez. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.6.1
</line>
</par><par>
<line>
O Efeito do Atributo Extrínsec* Marca n* Preferência dos Consumidores: U* E*periment*
</line>
<line>
co* Marga**nas
</line>
<line>
The Effect ** Extrinsic B*and Attribu*e Upo* C*nsumers\ P*eference: A Ex**rime*t With
</line>
<line>
Mar*ari*e
</line>
<line>
Maya*a *irgini* Viégas Lima
</line>
<line>
Doutora *m A*ministração pe** *niversid*de Federal de Mi*as Gerais
</line>
<line>
*rofessora A*junta da Univers*da*e Federal do Mar*nhão
</line>
<line>
E-mai*: ma*anavvl@g**il.com
</line>
<line>
E*ia*e Batista Ma*y
</line>
<line>
**stra em A*ministração pel* U*iversida*e Federal do *araná
</line>
<line>
Supervisor* de M*rketing do Gr*po E*uc*cion*l UNINTER
</line>
<line>
*ma*l: *liane.mad*@yah*o.com.br
</line>
<line>
Julian* Goulart Soares do Nascimento
</line>
<line>
D*utorado em Admi*i*t*a*ão *ela U*ive**idade Federal de *i*as Ge*ais
</line>
<line>
Mestra*o em Admi**s*ração pela Universidad* Feder*l *e Minas Ge**i*
</line>
<line>
Pro*essora A*sistente d* *niversi*ade Fed*ral de Jui* de Fo*a
</line>
<line>
E-mail: ju*oularts@*otmai*.com
</line>
<line>
Ana Lu**a Albuque*que Cruz
</line>
<line>
Mestr* em A*m*nistração pela Univ*r*idade F*deral d* *inas G*rais
</line>
<line>
E-mail: analuiza_a*@yahoo.**m.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
E*de**ço: Elia*e Bati*ta Mad*
</line>
<line>
A*tigo *ecebido
</line>
<line>
em 05/08/20*7. Úl*ima versão
</line>
</par><par>
<line>
Grup* Educacional UNI*T** - Av. *oronel Fr*ncisco
</line>
<line>
rece*ida *m 16/09/2017. A*rovado em 1*/09/2017.
</line>
</par><par>
<line>
Heráclito dos Sant,28*1, - J*rd*m das Américas, CEP
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*5.*1*-*77, Governado* Valadares - MG, Bras*l.
</line>
<line>
R*visã*:
</line>
<line>
Gramati*al, Normat*va
</line>
<line>
e de F*rmatação
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ana Luiza Albuquer**e Cruz
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade Federal de Juiz de For* - A*. Dr.
</line>
</par><par>
<line>
Raimu*do Montei*o* 4*ezende, 330, Centro, CEP:
</line>
</par><par>
</page><line>
35.010-17*, Governa*o* Valadares - MG, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. V. V. Lima, *. B. *ady, J. G. S. Nascimento, A. L. A. Cr*z
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O estu*o t*m por objet*vo
</line>
<line>
verific*r como o *t*ib**o ex*r*n**co marc*
</line>
<line>
inf*u**cia *s
</line>
</par><par>
<line>
pr*f*rênc*as do *onsumidor *e **rgarin*s. A pes*uisa
</line>
<line>
fo* *e*lizada por *eio de um
</line>
</par><par>
<line>
experimento com *ma amostra de 100 pessoas na cidade *e Curitiba - PR, constituindo-*e de
</line>
</par><par>
<line>
três fases. Na primeira, aplico*-se um q*estionário para
</line>
<line>
obte* informaç*es s*bre o p*r*il da
</line>
</par><par>
<line>
*mostra, bem como identi**car * marca de ma*garina consu*ida
</line>
<line>
pelos participantes. Na
</line>
</par><par>
<line>
segunda fa**, os respondentes f*ram submetidos a uma *xperi*entação de quatro *argarinas
</line>
<line>
sem o nome da marca e *a terce*ra f*se, os respondentes for*m subme*idos à mesm*
</line>
<line>
experimen*ação, *as co* o nome *a marca. Foram realizad*s testes Chi-quadra*o, q*e
</line>
</par><par>
<line>
apresentar*m uma diferença sign*ficativa na *omparação ent*e
</line>
<line>
a marca consu*ida e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
experimenta**o sem o nome da *arca; e na comp*ração entre a experim*n*ação s*m * nome
</line>
</par><par>
<line>
da marca e a exper*mentação *om o nome da marca b*m co*o ** comparação ent*e
</line>
<line>
marc*
</line>
</par><par>
<line>
consumid* e a expe*imentação com o
</line>
<line>
nome da *ar*a, * res*ltado não *oi significativ*. Po*
</line>
</par><par>
<line>
meio *estes resul*ad*s, per*ebe-se qu*, em *ituações nas qu**s os atri**tos intrínsec*s *ão
</line>
</par><par>
<line>
muito se*elh*nt**, o gerenciamento *a *arca e
</line>
<line>
sua força passam a s*r fundament*is para a
</line>
</par><par>
<line>
lide*ança e co*sumo do pro*ut*.
</line>
</par><par>
<line>
Pal*vras-c*ave: Marca. Pre*erênc*a do Consumidor. Mar*arin*.
</line>
</par><par>
<line>
AB*TRA*T
</line>
</par><par>
<line>
The presen* study a*ms to *s*ess how the e*t*in*i* bran* attribut* influenc*s
</line>
<line>
the co*sumer
</line>
</par><par>
<line>
pre*erence towards margar*ne
</line>
<line>
brands. T*e resear*h studies were perform** by means of
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*xperime*t using a sample of 100 subjects in Cu*itiba - PR, an* consi**ed *f three phases. *n
</line>
<line>
the fi*** phase, * survey w*s administered wi*h the *b*ective *o *bt*in i*form*t*on about the
</line>
<line>
sample profile as we*l as the margar**e brand used by th* consumers. I* the *econd **a*e, the
</line>
<line>
respo*dents tri*d out four marga*in* samples, the brand names de*ibe*ately o*itted. In the
</line>
<line>
*hird phase, **e respo*dents tr*ed out *he same margarine samples with *he bra** names
</line>
<line>
revea*ed. Chi-*q***e *e*ts pe*f*rmed s*owed a signi*ica*t d**ference in *he comparison
</line>
<line>
between the cons*me* br*nd and the without-brand-name *est, and in th* comparison between
</line>
<line>
t*e *it*out-*rand-name t*st *nd t*e **th-brand-name t*s*. Conversely, in the co*parison
</line>
<line>
between the *on*u*ed bran* and *he with-br**d-n*m* test the di*f*rence was not sign*fic***.
</line>
<line>
**us, when *ntrinsic attributes a*e very similar, the brand management an* *he brand po**r
</line>
<line>
*eprese*t fundam*nt*l as*e**s to su*t*in the p**duct leade*ship and its consumpt*on.
</line>
<line>
Key Word*: *ra*d. *ons*mer Preference. Ma*garine.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, v. 14, n. *, *rt. 1, p. 03-23, no*./dez. 2017
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Ef*ito do Atributo **t*ínseco Marca n* P**ferênc*a dos *ons*midore*:
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 IN**O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A soci**ade de **nsumo que caracteri*a e dime*si*na a vida c*munitária da
</line>
<line>
at*alidade es*abelece des*f*os *ada *ez mais c*mple*os para as org**i**ções en*enderem as
</line>
<line>
áreas d* decis*es e *s fatores d* influ*n*ia ** cons*midor.
</line>
</par><par>
<line>
Os consumidore*
</line>
<line>
usa* a avaliação do *r*dut* e a ma**a subseque*temen**, para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ormação *a *re*e*ência. Porém, a inform*ção dos atributo* *o* prod*to* usa*a n*stas
</line>
<line>
avalia*õe*, ta*vez nã* sej* **a tarefa *ácil sem o e*vol*imento do consumidor numa extensa
</line>
<line>
busca de inf*rmaç*es (CHAO; GUPTA, 1995; LATEGAN et *l., 2017; MENDEZ et al.,
</line>
<line>
201*). O estudo e a mensuraçã* dos atri*utos são fundamen*ai* *o enten*i*ento d*s crenç*s
</line>
<line>
do cons*mi*o* e* rela*ão a um de*erm*n*do pr*duto ou marca.
</line>
<line>
O co*sumidor procu*a qua**dade, ** v*lor **trínse*o, *as se or*enta por indicad*re*
</line>
<line>
ext*ín*ecos (*om* a marca); por isso, ele pode acabar p*gan** m*is sem obter, de f*t*,
</line>
<line>
qualquer **ntrapartida (PER*IRA, 2001; PIL*NE; STASI, 2017). A m**ca tem v*lo* p*ra os
</line>
</par><par>
<line>
*onsumi*or*s,
</line>
<line>
*orque g*rante a qualidade * a proce**ncia do* *rodu*os; facilit*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nterpre*ação e o pro*essament* de *nformaçõ*s pelo co*sumi*o*; g*ra confi*nça na deci*ão
</line>
</par><par>
<line>
de *ompra; reduz riscos inerentes *o processo d*
</line>
<line>
es*olh*; fun*iona como *ispos*tivo*
</line>
</par><par>
<line>
simbólicos; possibilita satisfaç*o *e
</line>
<line>
uso dos prod*tos (AAKER, 1998; KA*FERER, **03;
</line>
</par><par>
<line>
KE*LER, 2003; WANG; YU, *016). *esta m**eira, torna-se impo*tan*e
</line>
<line>
enten**r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
verdadei*o papel que *tributo extrí*s*co marca pos*ui p*r* * consumi*or no momento o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*mpra de um p*odut*.
</line>
</par><par>
<line>
A m*ior *arte dos estu*os
</line>
<line>
e**íri*os publicados s*bre atr*buto* do pro*u** tratou o
</line>
</par><par>
<line>
preço
</line>
<line>
como o fator extrínseco que s*nalizava * qualida*e de u*a
</line>
<line>
oferta p*r* o cl*ente
</line>
</par><par>
<line>
(MEND*Z al.., 201*; RA*; MONR**, 198*; ZEITHAML, 19*8). Con*ud*, * preço *t
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apenas um *os *xemplos deste tipo de atributo que pode ser ob**r*ado em um p*o*uto, s*ndo
</line>
</par><par>
<line>
que, há outros
</line>
<line>
qu* podem ser tão *u mai* i*por**n*es em certos con**xt*s.
</line>
<line>
Assim, es**
</line>
</par><par>
<line>
p*sq*i*a procur*u ex*m*nar *s efe*tos do at*ibuto *xtrínseco marca para *er estudado, po*s
</line>
<line>
esta é c*nsiderada um *mportant* fator na *ercepç** da qualidade do *rod*to.
</line>
</par><par>
<line>
A constr*ção
</line>
<line>
de marcas for*es é uma estr*tégia **plamente enfatizada pelos
</line>
</par><par>
<line>
estudiosos (KELLER, 1993; LI e* *l.., 201*; RIE*;
</line>
<line>
TRO*T, 1986; TAVARES, 1998),
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
quais a*ribue* a
</line>
<line>
esta a capacidade de gerar
</line>
<line>
efeitos *ode*os*s so*re o
</line>
<line>
*omporta*ento de
</line>
</par><par>
<line>
compra do **nsum***r.
</line>
<line>
Ainda *ara alguns pe**ui*adores, o pap*l da marca de*tro das ações de *arketing
</line>
</par><par>
<line>
ganha *estaque on*e há
</line>
<line>
u* ambiente marc*do pela co*pet*ção acirrad* e que apres*nte
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 6, a*t. 1, p. 03-23, nov./dez. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.**m.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. *. Lima, E. B. Mady, J. *. S. Na*cimento, A. L. A. Cruz
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
d**erenças sutis entre *s c*racterísticas intríns*cas do *roduto; o*de *á concorrênci* ba*eada
</line>
</par><par>
<line>
no preço, com consumidores m*is afl*ent*s * exig**tes,
</line>
<line>
qu* p*ss*em menos tem**
</line>
</par><par>
<line>
disponível para comp*as * que estão expostos a u* n*tável volume
</line>
<line>
de estím**o*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
comunica**o (AAKE*, 1991; FARQUHAR, *99*; HARRIS; S*RANG, 1985; K*NG, 19*1).
</line>
<line>
Portanto, este estudo, tem como objetivo verificar a in*lu*ncia *a marc* n* formaçã*
</line>
<line>
da *referência do con*umidor, **rificando se est* a*ribut* extrínseco t*m maior inf*uênci* nas
</line>
<line>
pref*rências dos consu*ido*e* de *argarinas, d* q*e os atri*utos intrínsecos com* sabor,
</line>
<line>
suavidade, cremos*da*e, fa*il*dade de esp*lhar, teor *e sal.
</line>
</par><par>
<line>
* escolha do setor
</line>
<line>
de ma*gar*nas para este estud* se *eu por div*rs*s razões, entre
</line>
</par><par>
<line>
elas: pelas m*rgari*as estarem presentes
</line>
<line>
em 98,5% dos lar*s
</line>
<line>
brasileiros *e *od*s as classes
</line>
</par><par>
<line>
soci*is * por estar*m i*seridas num me*cado **t**ente competitivo.
</line>
</par><par>
<line>
Este trab*lho foi dividid* da seguinte maneira: primeiro é *ea*izada um* revisão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
literatura acerca
</line>
<line>
do* concei*os c*ntrais
</line>
<line>
**ste *studo. Em *e*uida, sã* ap*ese*tados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
met*dologi* e*pr*gad*, os resultados
</line>
<line>
ob*idos e a discuss*o dos mesmos. E, por fim,
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
fe*t*s co*sidera*ões *efer*ntes con*ribuiçõ*s *o estudo, suas limitações, bem com* su*e*tõe*
</line>
<line>
para futuras pe*quisas.
</line>
<line>
2 REFE*EN*I*L T*ÓRI*O
</line>
<line>
2.1 **ri*utos intr*nse*os e extrínsecos na *valiação da qualidade
</line>
<line>
A **rcepção é *eterminante n* com***tamento *o c*nsumidor e, por cons*guinte,
</line>
<line>
*nfluencia *s op*rtu*id*des pro*orci*nadas pelos varej*stas, pois os consumi*ores ut*lizam *s
</line>
<line>
atributos extrínse*os e intrínsecos dos produto*, para dife*enciá-los e formar *uas impressõ*s
</line>
<line>
so*re a *ual*dade dos me**os (BREAIC et al.., *017; LI et al., 2015; MENDEZ e* al., 2011;
</line>
<line>
ZEI**AML, *988).
</line>
<line>
Os at*ibutos do p*od*to refe*em-se a c*racterísticas espe*íficas relacio*adas c*m *
</line>
<line>
*at*gor*a ou l**ha de produto em a*áli**, e afetam diretamente a percepção de q*alidade que
</line>
<line>
se tem d* mesmo (MELLO; *RITO, 1998; P*LONE; STASI, 20*7).
</line>
<line>
*eithaml (1*88) en**tiza a *x*stênc*a de diferenças conceit*a*s ****e a qu*lidade
</line>
</par><par>
<line>
objetiva e a *ercebi*a, s*ndo a qualidade obj*tiva, *m *ermo utilizado na litera*ur*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
des*re**r a s*perioridade técnica at*al a e*c*lência do produto. Gar*in (198*), e
</line>
<line>
ain*a
</line>
</par><par>
</page><line>
complemen*a, *fi**ando *ue é *través da qualidade objetiva ou real, q*e se p*de mensurar a*
</line>
<line>
carac*erísticas obs**vá*eis do produto - *omo os defeitos, * durabilidade ou o preço.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te**sina, v. 14, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. *0*7 ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Efeito *o Atribut* Extrínseco Marca n* *referênci* dos Consumidores:
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
Desta maneira, alg*ns estudos argumentam que * qualidade objetiva não *xiste, pois,
</line>
<line>
todas as ava*iaçõe* e julgamento* f*i*** sob*e a q*alidade *ão subjetivos (ZEITHAML,
</line>
<line>
1988), uma vez que a qualida*e p*rcebida é mais relacio*ad* a um julgamento abstrato por
</line>
</par><par>
<line>
**rte do c****m*dor so*r* a su*erioridade o* *xcelênci* do prod*to, dife*en*iando-se a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
qu*lidade objetiva (ANDERS*N et al., *99*; BRITO; MELLO, 2000; *LIVER; DE*A*BO,
</line>
<line>
198*; PILONE; STASI, 20*7; WANG; YU, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, várias pesquisas *êm ex*mina*o os ef*ito* dos atribut*s
</line>
<line>
do
</line>
<line>
prod*to *o
</line>
</par><par>
<line>
julgamento da qual*dade percebida e a maiori* des**s se baseia
</line>
<line>
n* Cue *tili*at*o* T*eor*
</line>
</par><par>
<line>
(C*X, 1967; OLSON, 1*77), na qual os p**dutos *ons**tem em um con*unto de at*ibutos que
</line>
</par><par>
<line>
serv*m como i*dicad*res de
</line>
<line>
qualidade para os con*u**dores. Os a*ribut*s usados *or
</line>
</par><par>
<line>
co*s*midores para julgar a qualid*de ***cebida foram dicoto*izados em atributos *n*rínseco*
</line>
</par><par>
<line>
e extrí*secos (*R**IC *t al., 2017; *SPEJEL *l., 2007; RICHAR*SON; D***; et
</line>
<line>
JAIN,
</line>
</par><par>
<line>
*000; ZEITHAML, 1988).
</line>
</par><par>
<line>
O* atribut*s intrínsecos f*zem re*e**ncia às propried*des fí*i*as e as caracter*sticas *e
</line>
</par><par>
<line>
funcion*mento do produto c*mo resistência, cor, design, d*rabilidade, tamanho,
</line>
<line>
sabor,
</line>
</par><par>
<line>
m*téria-prima, e nã* podem s*r alter*dos *em mudar a próp*ia
</line>
<line>
na*u*eza do pr*duto. Já
</line>
</par><par>
<line>
atributos
</line>
<line>
ext*í*secos, p*r não *om*orem a parte físi*a do produto, podem s*r alte*ados
</line>
<line>
sem
</line>
</par><par>
<line>
*er*r modificações no prod*to físic*. Pode* s*r citado* como a*rib*tos extrínsecos o preç*, a
</line>
<line>
*ro*aganda, a m*rca e * image* da loja (LI et al., 2015; OLSON, *97*; RICHARDSON *t
</line>
<line>
*l., 200*; SZYBIL*O; J*COB*, 1974; ZEITHAML, 1988), *omo também as gara*tias dos
</line>
</par><par>
<line>
produ*os os selos de apr*vação e
</line>
<line>
presen*e* nos mesmos (LI et *l., 2015; RICHA*DSO* et
</line>
</par><par>
<line>
al., 2000; Z*ITHA**, 1988).
</line>
</par><par>
<line>
A dicotomia destes a*ributos nã* se apr**enta *em dificuldad*s conceituais. *m
</line>
</par><par>
<line>
exemplo disso
</line>
<line>
é a dificuldade de *lassificação e*volvendo os atributos presentes
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
embalage* *o pr**uto, pois a própria emba*ag** pode*ia ser considerada como um atributo
</line>
</par><par>
<line>
intrínseco ou como um atributo e*tr*n*eco. *e a embalagem f*r *onsidera*a co*o parte
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
composição física do pr*duto, esta, se encaixa como um at*ibuto *n*r*nseco; entr*ta*to, se ela
</line>
<line>
for consid*rada parte d* *roteção * p*omoção do p*odut*, *sta seria considera*a *m atributo
</line>
<line>
extrínseco (BR*AIC *t al., 2017; ENNEKING et al., 200*; ZEIT*AML, 198*).
</line>
</par><par>
<line>
Os estu*os sobre
</line>
<line>
qualidade percebida sugerem que os consumidores têm sua
</line>
</par><par>
<line>
per*epção de qualidade *e
</line>
<line>
um pro*ut* afeta*a **rt*men*e pelos atributos extrínsecos co*o
</line>
</par><par>
<line>
pre*o, marca e re*uta*ão
</line>
<line>
*a *oja (ESPEJEL et al., 2007; JACOBY; *LSO*; H*DD*CK,
</line>
</par><par>
<line>
19**; VE*LE; QUESTER, 20*9).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teres*na PI, v. 14, *. 6, a*t. 1, p. 03-*3, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.fsan*t.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. V. L*ma, E. *. Mady, J. G. S. Na*cimento, A. L. A. Cruz
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
O preço * o a*ri*uto que, até então, mais r*cebeu ate*ção nos est*dos, pois este
</line>
</par><par>
<line>
funciona como um
</line>
<line>
s*bsti*uto pa*a a
</line>
<line>
q*alidade, quan** o consum*dor *ó obtém inform*ções
</line>
</par><par>
<line>
inadequad*s sobre os atr*butos i*trínsec** do produt*. Similarmente, a marc* tamb*m s*r*e
</line>
<line>
com* um* "taquigrafia" da qu*lidade, **opor*ionand* *os consumidore* um *onj*nt* de
</line>
<line>
in*orm*çõe* sobre o pr*dut* (BREAIC et al., 20*7; SZ*BILLO; JACOBY, 1*74) *, por isso,
</line>
</par><par>
<line>
deveri* receber
</line>
<line>
u*a maior atenç*o
</line>
<line>
*os estudos, ass*m como aconteceu ac*ntece *om o e
</line>
</par><par>
<line>
preço.
</line>
</par><par>
<line>
Para *eithaml (1988) é possí**l argum*ntar **e, dependen*o da c*teg*ria do *roduto,
</line>
<line>
o co*sum*dor *oderá privilegiar u*a *u ou*ra c**sse d* at*ibu*os. Desta ma*eir*, os
</line>
</par><par>
<line>
con**midor*s recorrem m*is aos *trib*t** extrínsecos qua*** se se *ostram in**pazes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
av*liar os atributos i*tríns*co*.
</line>
</par><par>
<line>
D* acordo *o* *rdan e Urd*n (2001), o ef*ito
</line>
<line>
da marc* é bem mais forte do que
</line>
</par><par>
<line>
outros
</line>
<line>
*tribu*os intrín**cos do *ro*uto na formação da p*efer*ncia, *lém de possui* um*
</line>
</par><par>
<line>
grande
</line>
<line>
influênci* nas decisões de co**ra do
</line>
<line>
consumidor, de
</line>
<line>
*al forma *ue o co*sumidor,
</line>
</par><par>
<line>
a*ós selecionar e
</line>
<line>
*valiar informa**es relacionad*s às m*r**s de *r*d**os, c*ega * **
</line>
</par><par>
<line>
julgamento e a um* escolha (ENNEKING, et al., 2**6; FREZ-MUNOZ et a*., 2016).
</line>
<line>
2.2 Atrib*to extrín*eco mar*a
</line>
<line>
A marca tem *alor para os consumidore* porque garan** a qualidade e a procedê*cia
</line>
</par><par>
<line>
dos produtos; facilit* a
</line>
<line>
in**rpreta*ão e o processamento *e informações pelo cons*midor;
</line>
</par><par>
<line>
gera conf*anç* na deci*ão de compra; red*z **scos ineren*es ao processo de esco*ha; funciona
</line>
</par><par>
<line>
como dispositivos simbólicos;
</line>
<line>
possi*i*ita satisfação *e uso dos prod**o* (AA*ER,
</line>
<line>
19**;
</line>
</par><par>
<line>
KAPFERER, 2003; KELLER, *00*; MENDEZ et al., 2011).
</line>
<line>
A marca é u* símb*lo (portanto, *xterno) *u*a função é revelar as qualidad*s
</line>
<line>
e*condidas do p*od*t*, inacessí*eis ao contat* (*isão, t**u*, audição, odor) *, eventualmente,
</line>
<line>
aquelas a*e*sív*is pel* *xperiência, quando o consumido* não *uiser *azer *so des** ú*tima, a
</line>
</par><par>
<line>
fim de não correr riscos (KAPFERE*, 2*03). O quadr* apres*n*a 1
</line>
<line>
oitos *u*ções de um*
</line>
</par><par>
<line>
marca.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 14, n. 6, art. 1, *. 03-23, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.*san**.**m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Efeito do *tri*ut* Extrínseco Marca na P*eferê**ia dos Consumidores:
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Quadro* - As funções da marca para o* *onsumi*ores
</line>
</par><par>
<line>
F U**Ã*
</line>
<line>
B*NEFÍCIO AO CO*SUMIDOR
</line>
</par><par>
<line>
*e refe*ê*ci*
</line>
<line>
V*r claram**te, situar-se em r*la*ão à prod*ção setorial, identificar ra*ida*ente o* p*od*tos procurados
</line>
</par><par>
<line>
D* p*aticidade
</line>
<line>
*ermitir ganh* *e tempo * de energ** *a recompensa *e **odu** idê*tico pela fideli*ad*
</line>
</par><par>
<line>
De garantia
</line>
<line>
*entir-se segur* por encontrar qualidade e**ável em *o*os o* lu*ares e a todo instante
</line>
</par><par>
<line>
De otim*zação
</line>
<line>
Sentir-se seguro por compr*r * melhor pr*duto de sua *ategoria, com o *elhor desem**nho para um uso e*pecífico
</line>
</par><par>
<line>
De pers*na*izaç*o
</line>
<line>
Sentir-se reconfortado com s*a *utoimagem ou com a imagem que é passada *os out*os
</line>
</par><par>
<line>
De permanên*i*
</line>
<line>
*emonstrar sat*sf*ção na**i*a da famil*aridade * da intimid*de das l**açõ*s *om uma marca q*e fo* co*sumida durante ano* * que ainda dura
</line>
</par><par>
<line>
Hed*nista
</line>
<line>
Mostrar sa*isfação à est*tica da *ar*a, seu design * suas *omunicações
</line>
</par><par>
<line>
Éti*a
</line>
<line>
S*tisfação ligada ao comporta*ento re*ponsável da marca nas suas relações com a soci*da*e (e*ologia, emprego, cidadania, publicidade não *hocante)
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Adap**do de KAPFERER (2003, p.24).
</line>
<line>
As d*as *rimeiras funç*e* apre*en*adas no Qu*dro 1, sã* funções mecâ*i*as e dizem
</line>
<line>
**spei*o à própria *ssência da *a*ca: ser *m sí*bolo reconhecid*, para facil*tar a escolh* e o
</line>
<line>
g*nho de tempo. As três outras funções reduz*m o r*sco percebido, e as três últimas, são de
</line>
<line>
nature*a mais hed*n*sta. No qu* d*z respei*o à ética, o avi*o é que os co**radores *s*eram
</line>
<line>
*ada vez mais u* comportamen*o respon*ável de suas marcas (KAPFERE*, 2003)
</line>
<line>
Desta forma, a *arc* do *roduto, por consegui* simpli*ic*r o *ro*esso de decisão de
</line>
<line>
compra do c*n*um*dor, func*ona como um vínculo cap*z de *iga*, c*nceitualmen*e, o
</line>
</par><par>
<line>
*onsumid*r ao pro**to a part*r *e laços raci*nais e afetivos. Este p**cesso de per*epção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
valor *m funç*o da *arca do produto implica um* s*gnifi*ati*a redução do es*orç* cognitivo
</line>
</par><par>
<line>
na
</line>
<line>
*nterp**taç*o *** bene*íci*s *spec*ficos proporcion*dos pe*os atributos intrínsecos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
produto. (MENDEZ *t al., 2*11; *ICHERS, 1996).
</line>
<line>
A co*struçã* de marc*s fo*te* é uma estratégia amp*ament* enfatizada pelos
</line>
</par><par>
<line>
estudiosos (KELLER, 19*3; RIES; TROUT, 1986; TAVARES, 1998), o* quai* *tribuem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esta a capacidade de g*rar
</line>
<line>
efeitos poderosos sobre o comportamento de com*ra
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
consumid*r.
</line>
</par><par>
<line>
Aind* par* algu**
</line>
<line>
pe*qui**dores, o p*pel da mar*a, dentro das ações de marketing,
</line>
</par><par>
</page><line>
ganha destaque onde há um a*biente marca** pela *ompetição aci*rada e que apresente
</line>
<line>
diferenças s*tis en**e as caract*ríst*cas in**ínse*as do produto; onde h* concorrênci* baseada
</line>
<line>
no preço, com consumid***s mais aflue**es e exigentes, que possuem *e*os tem*o
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*sina PI, v. 14, n. 6, art. 1, p. 03-23, *ov./dez. 2017 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. V. Lim*, E. B. Ma**, J. G. S. Nascimento, *. L. A. Cruz
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
disponível para compr*s e que estã* expostos a um notáv*l volume de estí*ul**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunicaçã* (AAKER, 1991; FARQUHAR, 1*90; HAR*IS; ST*ANG, 19*5; KING, 1991).
</line>
<line>
2.3 Setor de ma*g*rinas
</line>
<line>
Pelo alto índic* de penetração, durante década*, o s*tor de marga*inas fi*ou estagnado,
</line>
<line>
aprese*ta**o raros la*ça*entos e um c*escim*nto vegetativo. Entretant*, a *ar*ir do a*o d*
</line>
</par><par>
<line>
2005, as empr*sas começaram a sa** da i*é*cia na
</line>
<line>
qual *e en*ontravam, po*s, suas
</line>
</par><par>
<line>
rentabilidade*
</line>
<line>
com*çaram a ser af*tadas *a*to
</line>
<line>
na indústria,
</line>
<line>
quant*
</line>
<line>
no
</line>
<line>
v*rejo e, assim,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
concorrência ne*te se*or *e tornou *e fato, acirr*da.
</line>
<line>
O aumento da *on*orr*ncia ocorr*u p*l*s var*ados nichos mercadológicos *ri*dos
</line>
</par><par>
<line>
*elo s*t*r, tais c*mo:
</line>
<line>
aparecim*nto de mar*arinas c*m
</line>
<line>
*ersões lig**s, com fibras e c*m
</line>
</par><par>
<line>
sabores variados. *stes novos *ich** conquistaram novos perf*s de clie**es e impul*i*na*am à
</line>
<line>
dis*u*a na* gôndolas.
</line>
<line>
Outro* aspectos também fizeram com que aumen*ass* a concorrência no seto* **
</line>
</par><par>
<line>
mar*arin*s. O primeiro del*s *oi * fato de o mercado estar mais exigente e inform*d*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
respeito da saúde e sobre o* efeitos noc*vos d* uti*ização da gordura trans, m*ito ut*liza*a por
</line>
</par><par>
<line>
ind*stria* que fabric*m ma**arin*s. A
</line>
<line>
gord*r* tr*n*, també* conh*cida *omo ácido
</line>
<line>
graxo
</line>
</par><par>
<line>
transv**so, é re*u*tado de um pro*esso quí*ico chamado *idrogenaç*o, que transforma o óleo
</line>
</par><par>
<line>
veg*tal líq*ido *m gordur* sólid*, de*xando os
</line>
<line>
a*imentos mais cr*cantes, apetitosos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*rado*ros. E o s*gundo, foi que, em *º
</line>
<line>
de agosto de 2006, as indú*trias
</line>
<line>
b**sile*ras *oram
</line>
</par><par>
<line>
obrigadas p** lei a especificar no rótulo dos *limen*o* a quantidade de gordura **ans que eles
</line>
<line>
p*ssuem.
</line>
</par><par>
<line>
No ano de 2006, a Unilever, que na época e*a a detento** da marca Doria*a, f**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
primeira empre*a do setor
</line>
<line>
de ma*g*ri*as ** ad*ptar * est* a
</line>
<line>
no*a reali*ade, i**ormando e*
</line>
</par><par>
<line>
s*a e*balagem não co*te* o ad*tivo da gordu*a trans na sua composição. * partir de en*ão, as
</line>
<line>
d*mais empres*s *ue fabr*cam margarina seg*i*am os passos da Doria*a * retira*am o aditi*o
</line>
<line>
dos seus *rodu**s.
</line>
<line>
No *rê*io "T*p ** Mind" promovido pe*o Datafolha, até o a*o de 2000, a mar*arina
</line>
<line>
Q*aly, da Sadi*, *em sequer alcançava os dez *onto* perc*ntuai*. Por o*tro lado, a Doriana,
</line>
</par><par>
<line>
e*a *
</line>
<line>
produto mais
</line>
<line>
**mbrado pel*s e*trevistados, *end* s*u me**or des*mpenho no ano de
</line>
</par><par>
<line>
1995,
</line>
<line>
quando cheg*u a
</line>
<line>
apresenta* uma pe*c*n*agem
</line>
<line>
de
</line>
<line>
34% nas ci*açõ** do *rêmio.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, esse panorama *udou drasticame*te. Desde o
</line>
<line>
ano
</line>
<line>
de **06, mar*a Qualy, a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
S*di*, tornou-se a líd*r de m*rcado. A *arca desbancou a *or*ana, da Vigor, qu* atua**ent*
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 1*, n. 6, ar*. *, p. 03-*3, nov./dez. 2017 ww*4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Efe*to do Atributo Extrínseco Mar*a na Pr*fe*ênci* dos Consum*dor*s:
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
ocupa a s*gunda posiç*o do ranking. A marc* Delícia, *a Bung*, qu*, *om investimento*
</line>
<line>
co**ínuo* em mídia, conqu**tou, desde jan*iro de 2007 até os dias *tuais, * terceir* posição,
</line>
<line>
pas*ando à fre*te das dem*is marcas de *arga*in*s.
</line>
<line>
No p*êmio "To* of M**d" pr*m*vi*o pelo Dat*fol*a, no ano de 201*, a marca Qualy
</line>
<line>
conquistou 33% de lembrança*, segu*da por 14% da marca Doriana, 11% da *arc* **lícia e
</line>
<line>
por 10% *a marca Primor.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo dados de
</line>
<line>
201 7
</line>
<line>
provenientes da Nielse* Company, a ma*ca Qu*ly é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*a*ga*ina líder
</line>
<line>
em ve*das na maio*ia das **giões *o Bras*l ten*o 48,2% de participação
</line>
</par><par>
<line>
naci*nal d* mercado **
</line>
<line>
volume de vendas, esta*do pr*sente em se*e d* cada dez lares
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
país. *os resultado* apr*sent*dos pela Folha
</line>
<line>
"Top *f *ind" de 2016, a marca de m*rgar*na
</line>
</par><par>
<line>
Qualy tam*ém é a mais lem**ada entre os jovens (38%) e os q** têm *enda entre *inc* a dez
</line>
<line>
sal*rios mínim*s (39%).
</line>
<line>
3 METODOLO*I*
</line>
<line>
A pesqu*sa *oi realizada p*r me*o d* u* ex*erimento p*é-teste/pó*-te*te d* um gru*o
</line>
</par><par>
<line>
(M*L*OTRA, 2011). Um experimento pode ser def*ni** com* u*
</line>
<line>
estudo que consi*te na
</line>
</par><par>
<line>
mani*ulação *e uma
</line>
<line>
ou mais variáveis independentes e
</line>
<line>
na me*suração
</line>
<line>
de seu(s) efe*to(s)
</line>
</par><par>
<line>
sobre uma ou ma*s
</line>
<line>
variávei* d*pen*e*tes, controland*, *o me*mo *emp*, as variáveis
</line>
</par><par>
<line>
*str*nhas (MA**OTRA, 20**). P*ra Patzer (1996), um experimento é um teste, ou uma série
</line>
</par><par>
<line>
d* *estes, em
</line>
<line>
qu* uma o* mais va*iáveis indepe*dentes sã* ma*ipu**das, e tod*s, ou quas*
</line>
</par><par>
<line>
*odas as variáveis que não per*inentes ao proble*a a ser investigado, s*o re*u*idas.
</line>
<line>
Par* este estudo, utilizou-se somen** u* atrib*to ex**ínseco da* marg*rinas que foi a
</line>
</par><par>
<line>
m***a v*rios at*ib*tos in*rínsecos, os qu*is fo**m retira*os das propaga*das **icu*a*as e
</line>
<line>
*elas empresas fabricantes das ma*gar*na* pe*quisad** c**o: *abor, suavidade, c*emosidade,
</line>
<line>
facil*d*** d* e*palhar, *eor de s*l, entre outros.
</line>
</par><par>
<line>
O lev*ntamento de d*do*
</line>
<line>
ocorreu com uma amostra de 100 pe*soas na cidade de
</line>
</par><par>
<line>
Cur*tiba - PR. Desta ma*e*ra, *omo os respon*entes residiam na *esma cidade, *odos
</line>
</par><par>
<line>
e*tiveram s**eitos às mesma* i*fluê*cia* geradas pe**s *ções
</line>
<line>
de mark*ting das em*res*s *e
</line>
</par><par>
<line>
m*rgarinas **ilizad*s no estu*o.
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, para a pes*oa parti*ipa* da p*squisa, f*i necessário a utilizaçã* de um filtr*, no
</line>
</par><par>
<line>
qual as pes*oa* tinham *ue ter mais de 2*
</line>
<line>
anos e *er usu*ri*s d* marga*ina
</line>
<line>
de um* *as
</line>
</par><par>
<line>
segui*tes marcas (D*riana Delicia, Qualy ou P*im*r).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a PI, v. 1*, n. 6, a*t. 1, p. 03-23, n*v./de*. 2017
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.b*/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. V. L*ma, E. B. *a**, J. G. S. *asciment*, *. L. A. *ruz
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
O estudo consi*t*u em três **ses. Na *rimei** foi aplicado um ques*ionário, no *ual o
</line>
<line>
entre*istado informa*a a m**ca que consumia (apenas uma), dentre as *ua**o margarinas
</line>
<line>
li*tadas (*oriana, D*licia, Qualy *u Primor), independenteme**e *o preço, po*s uma breve
</line>
<line>
pe*quisa realiza*a em su*ermercados da cidad* mostro* q*e, as *iferenças entre os preç*s
</line>
<line>
da* quat*o marcas, *m est*bel*cime*tos equivalente*, não ultrapass*vam 2*%, e também pelo
</line>
<line>
*a*o de *ue no experim*nt* o único atribut* extrí**e** a ser considerado e*a a marca.
</line>
<line>
Na sequên*ia do *uest*onário, o respondente i*form*va sua idade, a faixa de r*nda
</line>
</par><par>
<line>
familiar, a fr*q*ência
</line>
<line>
com q*e co*sumia *arg*rina dur*nte seman* (uma a
</line>
<line>
vez na semana,
</line>
</par><par>
<line>
*uas vezes na semana, três *ezes *a semana, quatro v*zes na semana, cinco v*zes na seman*,
</line>
</par><par>
<line>
s*is
</line>
<line>
veze*
</line>
<line>
na se*ana ou to*os os d*as), os motivos *ara a pr*ferênci* da marca consumid*
</line>
</par><par>
<line>
(sabo*, suavi*ade, cremosidade, *acilidade de e**alhar, teor de sal o*tros) e, para e
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
utiliz*va a m*rga*ina desta marca. Além disso, os respondentes também informavam
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
u*ilizav*m outra m*r*a de margarina além daqu*la *ue fora *á
</line>
<line>
citad*, e qual * f*nalida**
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
uso desta o*tra marca.
</line>
</par><par>
<line>
*a *egunda f*se, os responde*tes experimentavam as **at*o m*rgarinas, iden**ficadas
</line>
</par><par>
<line>
apena* por
</line>
<line>
let*as (A, *, C, D) e, log* em seguida, escolhiam qua* (ape*as um*) e*a a su*
</line>
</par><par>
<line>
p*ef*rida e os motivo* que os levaram a escolher **ue*a margari*a.
</line>
</par><par>
<line>
Na te*cei*a fase, realiza*a logo
</line>
<line>
*m segui*a, os *espo*dentes expe*im*ntavam as
</line>
</par><par>
<line>
*ua*ro marga*inas, ide*tific*das *or suas marc*s (Do*iana, *e*ícia, Qualy ou Primor) e, logo
</line>
<line>
após, *scolhiam qual margar*na (a*enas uma) havia* preferido e os motivos que *s l*varam a
</line>
<line>
escolher aque*a margarina.
</line>
<line>
Na segu*da e na terceira fa*e*, foram tomada* vá*ias precauçõ*s, a *im de control*r
</line>
</par><par>
<line>
*lg*mas *n**uê*cias de *ariá*eis estranhas sobre a escolha *o
</line>
<line>
p*oduto. As m*rg*rinas
</line>
</par><par>
<line>
utilizadas f***m **das "c*e*osas co* sa*" e com o *abor *riginal; fora* *co*di**on*das em
</line>
</par><par>
<line>
um reci*ient* de *idro, s*ndo impossível a vis*alização *e sua embalage*; as amostras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mar*arina pa*a ex*eri*entação foram sempre passadas em uma t*rrada "levemente salgada"
</line>
<line>
de uma m*sma m*r*a nacional; e*perime*tadas *a mes*a ordem, mas **zendo-se um rodízio
</line>
</par><par>
<line>
(a q*e foi
</line>
<line>
a primeir*, em segui*a será a segunda e as*im por diante);
</line>
<line>
e
</line>
<line>
entre uma
</line>
</par><par>
<line>
expe*imentaç*o *e *ma marca ou*ra, o *espo*dente consu*iu água e
</line>
<line>
p*r* apurar paladar o
</line>
</par><par>
<line>
a*tes que exper*menta*se a margarina s*guint*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, T*res**a, *. *4, n. 6, art. 1, p. 03-23, n*v./dez. 2017
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *feito do Atributo Extrín*eco Marca na Preferênci* dos Co*su*idores:
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E RESULTADOS
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
v***s por *emana, 26%
</line>
<line>
*inco ve*es por *eman*, 20% se*s *eze* por *emana e 42% dos
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
utilizavam a marc* Qualy, *nquant* 34% *ti*izava* à mar*a Dori*na, 20% utilizavam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
marca Delí*i* e somente 6% utiliza**m a marca Primor, como mostra a tabela 3.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FS*, Teresina P*, v. 1*, *. 6, art. 1, p. 03-23, n*v./dez. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. V. *. *ima, E. B. Mad*, J. G. S. Nasci*ento, A. L. A. Cr*z
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Preferência do uso da princi*al marca consumida
</line>
</par><par>
<line>
MARCA *ONSU*IDA
</line>
<line>
PERC***UAL (%)
</line>
</par><par>
<line>
Q*aly Doriana Delícia Primor
</line>
<line>
4*% 34% 20% 6%
</line>
</par><par>
<line>
*OTAL
</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da Pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
Os p*incipais motivos
</line>
<line>
cit*dos pelo* *espondentes para o u*o da
</line>
<line>
princi*al *arca
</line>
</par><par>
<line>
consumida foram os atributos int*í**ecos: sab*r, cremo*i**de e/*u teor de sa*. As fi*alidades
</line>
</par><par>
<line>
de us o
</line>
<line>
da principal *arca con*um**a e*am pri*cipalmente para: passar no pã*, cozinhar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Além disso,
</line>
<line>
48% *os entrev*stado* *esponde*am
</line>
<line>
que u*iliz*v** outras marcas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*arga*ina, *lém *aquela cita*a *o*o a principal marca *onsum**a *or estes. No entanto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
principal finalidade do uso de*ta segunda *arc* de margarina er* p*ra: c**in*a* (45%), faz*r
</line>
<line>
bolo (26%) e passar no pão (24%).
</line>
</par><par>
<line>
A *ualy foi à marca citada por 40% do* respo*dentes
</line>
<line>
co*o **i*ci*a* m*rgarina a
</line>
</par><par>
<line>
consumida. Na e**eri*entaç*o sem o no*e da marca f*i citad* por 38% *omo a preferid* e
</line>
<line>
na experimentação com o *ome da ma*ca por *2% como a preferida. * Doriana obte*e um
</line>
<line>
pe*c*ntual *e re***sta de 34% como a *rincipal ma*ca consumi*a, na experimentação *em o
</line>
<line>
nome *a marca t*ve 10% de respostas *omo a preferida e na expe*ime*tação com o no*e da
</line>
</par><par>
<line>
m*rca 24% com* a p*ef*ri*a. A Delícia teve um percentu*l de esc*lha de 20% co*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
princ*pal marca
</line>
<line>
co*sumida, 8% de p*eferência
</line>
<line>
na experime*tação sem o nome *a mar*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
24% de pre*erência na ex*erime*taçã* como nome d* *arca. A *rimor teve *m percen*ua* *e
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 14, n. 6, art. *, p. 03-23, nov./dez. 20** www4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Efeito do Atributo Extríns*co Ma*ca na Pr*ferênci* dos Con*um**ores:
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
2*%
</line>
<line>
2*%
</line>
<line>
20%
</line>
<line>
Experimentação s/
</line>
</par><par>
<line>
20%
</line>
<line>
marc*
</line>
</par><par>
<line>
*5%
</line>
<line>
10%
</line>
<line>
*xperimentação c/
</line>
<line>
8%
</line>
</par><par>
<line>
10%
</line>
<line>
6%
</line>
<line>
marca
</line>
</par><par>
<line>
5%
</line>
</par><par>
<line>
0%
</line>
</par><par>
<line>
Qual*
</line>
<line>
*or*an*
</line>
<line>
Delíc*a
</line>
<line>
Pri*o*
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Dados da *es*uis*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina *I, v. 14, n. 6, art. 1, p. 03-2*, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. V. Lima, E. B. M*dy, J. G. S. Nascimento, A. L. A. Cruz
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
A tabela 6 mostra o te*te de *ui-quad*ado para inde*en*ência ou associaçã*. Por me*o
</line>
<line>
do teste nota-se uma di**renç* significativa *ntre a princip*l *arca co*sumida e a escolhi*a
</line>
<line>
co*o preferida no tes*e de exp*rimentação sem o nome da marca (Qui-q*adrado = 23,582*; *
</line>
</par><par>
<line>
< *,001). Ou sej*, os r*spondentes
</line>
<line>
*ão escolheram a mesm* m**ca cita*a como
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*rincipa*
</line>
</par><par>
<line>
marca
</line>
<line>
con*umid* *o te*te de expe*im**tação sem o nome da mar*a. Ist* fica evidenciado
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipalme*te no au*ent* sofrido pela marca P**mo* que foi citada somente seis vezes como
</line>
<line>
a principal marca consumi*a, e no teste de e*perimentação sem o nom* da marca fo* citada
</line>
</par><par>
<line>
como pre*eri*a p*r 44 respond*ntes; bem como na queda sofrida pelas marcas Dor*ana
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Delícia que foram citadas, res**ctivamente, 34 * *0 ve**s c*mo a pri*cipal marca cons*mi*a,
</line>
</par><par>
<line>
por** no
</line>
<line>
*este de exp*rimenta**o sem * nom* d* m*rca *or*m esco*hi*a* como p*eferidas
</line>
</par><par>
<line>
por somente 10 e 08 respo*dentes,
</line>
<line>
resp*ctivam*nte. O result*do aprese*tado pela Marca
</line>
</par><par>
<line>
Qualy, entre s*r a *arca consumid* e a e*col*i*a c**o
</line>
<line>
prefer*da
</line>
<line>
*o teste se* o
</line>
<line>
nom e d *
</line>
</par><par>
<line>
marca, nã* sofreu mudan*as signi*icativa*.
</line>
</par><par>
<line>
T*bela 6 - Teste Q*i-Quadrado da pr*ncipa* *arca consu*ida e a e*colhida como
</line>
<line>
preferida no *e*t* de expe*imentaçã* sem o nome da marca
</line>
</par><par>
<line>
M**CA
</line>
<line>
*XPERI*EN*A*ÃO SEM O MARCA CON*UM*DA NOM* *A MAR*A
</line>
</par><par>
<line>
P*IMOR QU*LY DORIANA D*LÍC**
</line>
<line>
06 6% 44 44% 40 40% 38 38% *4 34% 10 10% 20 20% *8 8%
</line>
</par><par>
<line>
TO*AL
</line>
<line>
1** 100% 100 100%
</line>
</par><par>
<line>
Q*i-quadra*o = *3,5*25 G.L = 3
</line>
<line>
p< 0,*01
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: Dado* da Pesqu*sa.
</line>
</par><par>
<line>
Na ta*ela *, teste o
</line>
<line>
*e Qui-quadrado para independênci* ou a*sociação, m*stra *ma
</line>
</par><par>
<line>
*i*erença *i*ni*icat*va ent*e o teste de experimentação sem e com nome da marca, (Qui- o
</line>
<line>
quadr*d* = 11,639*; p = 0,009). Os *esultados m*stram qu* há diferença na preferência d**
</line>
<line>
respon*entes n* teste de ex***i*entaçã* sem o nome da *arca e *o teste de expe*imentaçã*
</line>
</par><par>
<line>
com o nome da marca. Ist* é constat*d* principalmente no
</line>
<line>
aumen*o sofrido n*s mar*as
</line>
</par><par>
<line>
Doriana e Delícia, que
</line>
<line>
n* test* sem * no*e da marca, foram, respectivamente, escolhi*as
</line>
</par><par>
</page><line>
como p**fe*idas por 10 e 08 re*ponde*tes, enquan*o na ex*e*imentação com o nom* da ma*ca
</line>
<line>
ambas *oram *ita*as 24 vezes com* *ref*ri*a, be* como n* qued* so*rid* pela *arca Primor
</line>
<line>
que, no tes** de experimentação se* o nome *a mar*a, foi a marg**ina pref*rid* p** 44
</line>
<line>
re*pondente* e, *o **ste de *xper**ent*ção *om o nome da marca, *eve a pref*rência *e*uzida
</line>
<line>
p*ra a *uantida*e *e 20 respond**tes. Apena* a *ar*a Qu*ly apresentou uma pequena
</line>
<line>
di*e*en*a e*tre os *ois test*s.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 14, *. 6, art. 1, p. 0*-23, nov./de*. 2017 www4.fsa*et.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Efeito d* Atributo Extríns**o Ma*ca na Preferência dos Consu*id**es:
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
*abela 7 - Teste Qui-Quadrad* da m**ca escolhida como *referida no test* de
</line>
<line>
experiment*ção sem e co* o nome *a marc*
</line>
</par><par>
<line>
*ARCA
</line>
<line>
EXPE*IMENTAÇÃO SEM O *OME *XPERIMEN*AÇÃ* *OM O ** MARCA NOME DA MARC*
</line>
</par><par>
<line>
PRIMOR *UAL* DORIANA *ELÍCI*
</line>
<line>
4* 44% 20 20% ** **% 32 32% 10 10% 24 24% *8 8% 24 24%
</line>
</par><par>
<line>
T*TAL
</line>
<line>
1*0 *00% 100 1**%
</line>
</par><par>
<line>
Qui-qu*drado = 11,*395 G.L = 3
</line>
<line>
p = 0,009
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da Pesquisa.
</line>
<line>
Na ta*ela 8, o t*ste *e Q**-q*adrado para indepe*d*ncia ou associação mostra que não
</line>
<line>
há diferença significativa entre a m*rca c*t*d* como a p**n*ipal mar*a c*ns*m*d* e a marca
</line>
</par><par>
<line>
es*olhida no teste de experimentação com o nome da ma*ca (Qui-q*a*rado = 5,2576; = p
</line>
<line>
0,154). Os resu*tados demons*ram **e, *uando a mar*a se *az presente, o* *espo*d*ntes não
</line>
</par><par>
<line>
diferem ** s*a *refe*ência, escolhendo *o test* de experimen*açã* com o nom* da marc*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mesma cit*da como * princip*l marca preferida/consumida. C*ntud*, a marca que ap*e**ntou
</line>
</par><par>
<line>
m*ior diferença fo* a Primor send* citada somente 06 vezes c*mo a *rincipal
</line>
<line>
marca
</line>
</par><par>
<line>
c*nsu*id* e citada *5 vezes quando e*periment*da *om o *ome da mar*a.
</line>
</par><par>
<line>
T*be*a 8 - Teste Qui-Quadrado d* pri*cipa* marca c*n*umida e a escolhida
</line>
</par><par>
<line>
como pr*ferida n* te*te de *x*erimentação co* o nome da m*rca
</line>
</par><par>
<line>
MARCA
</line>
<line>
EXPE*IMEN*AÇÃO COM O NOME DA MAR*A CONSUMIDA MA*CA
</line>
</par><par>
<line>
PRIMOR QU*LY DORI*NA DELÍCIA
</line>
<line>
06 6% 15 *0% 40 40% 3* 34% 34 *4% 27 27% 20 *0% 2* 24%
</line>
</par><par>
<line>
TO*AL
</line>
<line>
100 100% 100 ***%
</line>
</par><par>
<line>
Qui-quadrad* = 5,2576
</line>
<line>
*.L = 3
</line>
<line>
p = 0 ,1 5 *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dado* da Pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
As marca* Dori*na e D**ícia tive*am, re*pectivamente, 34% e 20% de r*spo*tas como
</line>
<line>
a *r*ncipa* mar*a *on*umida. *á no teste de expe*i*entação sem o nome *a marc* obtiveram
</line>
</par><par>
<line>
uma queda na
</line>
<line>
p*efe*ência, ind* para, r*specti*amente, 10% e *%; enquanto *o teste de
</line>
</par><par>
<line>
*xperimentaç*o com o nome da marca, ambas ob*iveram u* au*ento na prefe*ência, indo
</line>
<line>
par* 24%.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. V. Lima, E. B. Mady, J. G. S. Nasci*ento, A. L. A. Cruz
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Estes res*ltados sugere* q*e,
</line>
<line>
quando o at*i**to extrínseco marca e*tá prese*te,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
percentual d*s *esu**ados é be* mai*r do que q*ando ele não está. As*im, pode ser
</line>
</par><par>
<line>
ev*de*cia** que * m*r*a
</line>
<line>
* ** fator import**te na p*e*erência desta* margar*nas, p*is
</line>
</par><par>
<line>
percebe-*e
</line>
<line>
*ma **e*a de 340% na *referênc*a *a *arga*ina D*ri*na e de *50%
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Delí**a, qu*ndo comparados os **s*lt**os da marca c*ta*a co** a p**ncipal marca co*sumida
</line>
<line>
com os *o *es*e de e*pe*ime*tação sem o nome *a mar*a.
</line>
<line>
A mar*a*i*a P*imor, por out*o lado, foi apontada como a pri*cip*l marca consum*da
</line>
<line>
po* somente 6% dos respondentes. Já no *este d* experim*nt*ção sem o nome da marca
</line>
<line>
o*te*e um total de 44% da pre*erência, enqu*nto no teste de experim*ntação *o* o nome da
</line>
<line>
marca obtev* 20% da preferê*c*a.
</line>
</par><par>
<line>
Est*s resultados m*stram q**,
</line>
<line>
quan*o h* a
</line>
<line>
dissoci*çã* do no*e *a ma*ca,
</line>
<line>
*á
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
cresciment* d* ap**ximadam**te 7**% na preferênci* do consu*id**, já na ex*erime*tação
</line>
</par><par>
<line>
*om o nome da marca,
</line>
<line>
onde o respondente pode comparar as
</line>
<line>
quatro *ar*as, h***e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
au*ento
</line>
<line>
de aproximada*e**e 300%. *s*i*,
</line>
<line>
pode-se *uge*ir que, qu*ndo os respondentes
</line>
</par><par>
<line>
cons*d*r*m a *arca Primo*, esta é considerada um **odu*o *e qua*idad* inferi*r em re*ação
</line>
<line>
as suas concorrentes; *o*tudo, qu*ndo o* consumido*es d*sco*sid*ram a marca Pr*mo*, est*
</line>
<line>
margarin* aprese*ta *m resultado ma*s satisfatório *ue as suas con**rrentes.
</line>
<line>
Nest* contexto, pode-se inferir que a marca Primor não é bem **plorada e nem bem
</line>
<line>
aceita pel*s con*um*dores poi*, como já citado a*teriorment*, quando a marc* está presente,
</line>
</par><par>
<line>
os respondent*s da
</line>
<line>
amos*ra a c*nsideraram como um pro*uto de qualida** inferior *m
</line>
</par><par>
<line>
co**aração as s**s concorrentes, dif*rentemente *os re*ulta*os ap*esentados no *e*t*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*per*mentação sem o
</line>
<line>
*ome da *arca, onde o* resultados o*tidos p*la margarina Pr*mor
</line>
</par><par>
<line>
fo**m superiores as demais mar**ri*as.
</line>
<line>
Por f*m, n* caso d* margarina Qualy, os re*ultados demonstraram q*e pa*a os
</line>
<line>
r*sponde*tes da amostra, o efeito do *om* d* m*rca é similar à dos atributos do prod*to na
</line>
<line>
*o*mação da *refe*ência desta margari*a.
</line>
<line>
5 CONS*DERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Este *s*ud* *ornece
</line>
<line>
e*idências, por *eio dos resultad** apresentados, que * *t*ibuto
</line>
</par><par>
<line>
extrínseco marca exerce
</line>
<line>
efeito
</line>
<line>
*centuado n*
</line>
<line>
preferência d* consumidor de m*rg*rinas.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise dos d*dos mo*trou que *s **rib*tos intrínsecos (s*bor, *remosidade teo* *e sal) e
</line>
<line>
foram citados pelos *esp***entes *a *mostra como os prin*ipais *otivo* do uso da principal
</line>
</par><par>
<line>
marca consumida; no entanto, no teste
</line>
<line>
de experimenta**o sem o nome da marc*, a *aioria
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 14, *. 6, a*t. 1, p. *3-2*, nov./dez. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Efeit* do At*ibuto Extrínse*o Marca na Preferência dos Consumidores:
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
*os *esp*ndentes, apesar de *ita**m os *esmos atribut*s com* motivos que os l*varam
</line>
<line>
*quela escolha, não foram **paze* de ide*tificar o* esco*her a me*ma marca de margarina
</line>
<line>
ci**da com* a principal consumi*a.
</line>
<line>
Neste *aso é *ossíve* dizer que os respondentes confun*em a qualidade objetiv* das
</line>
<line>
*arga*inas (cujos *íveis *les não conseguem per*eber) com a qualid**e pe***bida que pode
</line>
</par><par>
<line>
ser decorrente do apren*izado que este* obtiveram *
</line>
<line>
part*r
</line>
<line>
das informações r*cebidas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
acumulada* s*bre * marc* (MENDEZ et al., 2011; U*DA*; URDAN, *001) imprimindo
</line>
</par><par>
<line>
memór*a, conte*do, sig*if*cado,
</line>
<line>
a*sociações e val*r *os pro*utos, dif*renci*ndo-os dos
</line>
</par><par>
<line>
dema*s.
</line>
</par><par>
<line>
O merca** de m*rgarinas, por ser alta*ente competitiv*, disponib**iza a* consum**or
</line>
<line>
v*ria* opções de e**olha de *arcas qu* *prese*tam ní**is equiva*entes de preç* e qualida*e.
</line>
<line>
Nes** contexto, no *u*l *s pes*oas *onsomem regularme*te o produto, mas nã* entendem o
</line>
<line>
sufi*iente ou não percebem as características in*r*nsecas do mesmo, parece *a*oável sugerir
</line>
<line>
que, em situações onde o* atri*u**s in*r*n*ec*s s*o m*ito semelhantes e o co*s*mi*or po*sui
</line>
</par><par>
<line>
pouca capacidade de distinção, o ge*en*iamento da
</line>
<line>
marca e sua força passam * ser
</line>
</par><par>
<line>
fund**ental para a l**erança e co*s*mo do pr*duto.
</line>
</par><par>
<line>
As imp*ica*ões gerenci*is desse *rtig* *ostram aos *rofis*ionais d* mark*ti*g que *
</line>
</par><par>
<line>
marc* não é somen*e
</line>
<line>
uma fon** de inf*rmações, mas
</line>
<line>
*la rea*i*a funções que justif*ca*
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
atr*tivid*de e sua contr*p*rtida monetária, **an*o * mesma é *al*r*zada pel*s consumidores
</line>
</par><par>
<line>
(KAPFE*ER, 2003). Além dis**, é *mpo**a*te q*e as ma*cas cri** uma variedade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
associ*ções que pode* pr*porcionar a base para o pos*cionamen*o d* marca e que c*nd*zir*
</line>
<line>
a todos *s elem*ntos do esforço de mar*eti*g (AA*ER, 1998; *I et a*., 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Futur*s pes**isas p*dem cor*obora*
</line>
<line>
quan*i*ativamen*e o* result*dos apr*sentados
</line>
</par><par>
<line>
neste estudo. Além disso, te*t*r o **t*do em u*a outra *ategoria *e produtos, que apresentem
</line>
<line>
maior risco p*rcebido, pod* m*s*rar *esultado* diferen**s, pois o consumidor poderá vir
</line>
<line>
i*vestir ma*s t*mpo e esfo*ço para conhecer e *nt*n*er *s atributos *nt**n*ecos dos produt*s
</line>
<line>
disponí*eis no mer*ado. Finalmente, apl*c*r o estud* *um o*tro est*do ou c*da*e, **e
</line>
<line>
apr*sentem diferenças cultu**is d* cidade pesquisada, o* o*de *s empresa* investem m*i* na
</line>
<line>
promoção da marca pode *ir a apr*sentar resultados diferentes daq*eles a*resentados neste.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*res*na PI, v. 14, n. 6, art. 1, *. 03-23, nov./dez. 2017
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. V. Lima, *. B. Mad*, J. G. *. Nascimento, A. L. A. *ruz
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
*A*ER, D. Ma*aging brand equity. Free *ress: New Yor*, 1991.
</line>
</par><par>
<line>
AAKER, A. D. Mar*a*: B*and Equi** gerenciand* valor o
</line>
<line>
da marca. São Pa*lo: Negócio,
</line>
</par><par>
<line>
19*8.
</line>
</par><par>
<line>
AN*ERSON, E.*.; FORNELL, *.; LEHMANN, D. *. Cus*ome* S*tisfac*io*, Market Sh*re
</line>
</par><par>
<line>
and Profit*bil*ty: Findings *ro* Sweeden.
</line>
<line>
*o*rn*l of Market*ng,
</line>
<line>
v.59, n.2, p.5*-6*, julho,
</line>
</par><par>
<line>
1994.
</line>
</par><par>
<line>
BREAIC, R.; MESIC, *.; CERJA*, M. Im*orta*ce of intrinsic and ext**n*ic quality food
</line>
<line>
char*c*er*st*cs by different cons*mer *egments. British Food Jou*n*l. v. 119, n.4, 2017.
</line>
<line>
BR*T*, C. M. A.; ME*LO, S. C. B. Perceived Quality and Brand Im*ge: An Al*ern*tive to
</line>
<line>
Alleviate the M**s **mm*nication Crisis. In: Bal** Proce*ding*. 2000. Ca*acas. *nais
</line>
<line>
*arac*s: 2000.
</line>
</par><par>
<line>
CHA*, P.; GUPTA, P.
</line>
<line>
B. Info*mation search and efficie*c* of consumer choice* of new
</line>
</par><par>
<line>
cars: Country-o*-origin *ffect*. Inte*na*ional Ma*ke*i*g Review. Lo*do*, 1*95.
</line>
<line>
COX, D. F. T*e *o*ting rule of the consumer prod*ct eva**ating pr*cess. In: Risk Takin*
</line>
<line>
*n* Informat**n *an*ling in Consumer Behav*or, *d. Bo*ton: Division *f **s*arch, Gradua**
</line>
<line>
School *f *usiness Administrat*on, Harvard Universit*, 19*7.
</line>
</par><par>
<line>
D*TAMARK.
</line>
<line>
D*ta*ark
</line>
<line>
*ews.
</line>
<line>
Di*p*nível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<*ttp://w*w.justi2inews.com/*onteudo/*us*i2i_News_Cont*ud*_P.aspx?I*N=20194>.
</line>
<line>
Ac*sso em: 2* de dez 2*13.
</line>
<line>
E*NEKING, U.; NEUMANN, C.; HENNE*ERG, S. How i*portant int*insic and extrin*ic
</line>
<line>
prod*c* *ttribu*es affect pur***se *ec*sion. Food Qual*ty a*d P*eference. v. 18, n.1, 2007.
</line>
</par><par>
<line>
E*PEJEL, J.; FANDOS, C.; FLAV*ÁN, C. The role of *nt*insic and e*trinsic
</line>
<line>
qual*ty
</line>
</par><par>
<line>
attribute* on *onsumer behav*ou* for
</line>
<line>
tra**t*onal food product. Man*ging Ser*ice *u**ity:
</line>
</par><par>
<line>
An International Journal, *. 17, n.*, 20*7.
</line>
</par><par>
<line>
FARQUHAR, *. H. Managing brand eq*ity. Journal of Adve*tising Research, v.30,
</line>
<line>
n .4 ,
</line>
</par><par>
<line>
*.7-12, Aug./Sep. 1990.
</line>
</par><par>
<line>
FOLHA
</line>
<line>
O*LI*E.
</line>
<line>
Fo*ha
</line>
<line>
Top
</line>
<line>
of
</line>
<line>
M i nd
</line>
<line>
2016.
</line>
<line>
Disponív*l
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<http://www1.folha.uol.com.br/*olha/especial/20**/topofmind/fj24***00613.shtml>. Acesso
</line>
<line>
em: 07 de jun 2017.
</line>
<line>
FR*Z-MUNOZ, L.; STEENBEKKERS, B; FOGLIANO, V. The *hoice of Canned W*ole
</line>
</par><par>
<line>
Peeled T*ma*oes *s Driven
</line>
<line>
by Di*ferent Key Quality A*tributes Perc**ved by
</line>
</par><par>
<line>
*o**umers Having **f*er**t Familiarity wit* the Product. Journ*l *f Fo*d Sc*e*ce. v. 8*,
</line>
<line>
n .1 2 , 2 0 1 6 .
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a, v. 14, *. 6, a*t. 1, p. *3-23, nov./de*. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Efeito do At*ibu*o Extrínse*o Marca *a Preferênci* dos C*n*umidores:
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
GAR*IN, D. A. *uality on the line. Harvard B*s*ness Review, vol. 61, *. 65-73,
</line>
<line>
September- Oc*ober, 19*3.
</line>
<line>
HARRIS, *. *.; **RA*G, Roge* *. Mark*ting st*ategies in t*e age of generic*. Jo*r*al of
</line>
<line>
M*rket*n*, v.49, n.4, p.*0-81, 198*.
</line>
<line>
J*COBY, J; O*SON, J. C.; HA*DO*K, R. Pr*ce, *rand bam*, and pro*uct composi*ion
</line>
<line>
charact**i*tics *s determinant* of *e*ceiv*d qual**y. Journal o* Applied *sy*hology, v.55,
</line>
<line>
n.6, *.5*0-5*9, *971.
</line>
<line>
KEL*ER, K. L. *on*eptualiz*ng, measuring, **d ***aging *ustomer-*a*** brand equity.
</line>
<line>
J*urnal of Market*ng, v.57, n.1, p.1-22, J*n. 199*.
</line>
<line>
___________. Gestã* Estrat*gica de Ma*c*s. *ão P*u*o: Pre**ice Hall, *003.
</line>
<line>
*APFERER, J. As ma**as, capita* da empresa: criar e desenvolver mar*as fortes. Porto
</line>
<line>
Alegre: Bookman, *0*3.
</line>
<line>
KING, S. Brand building i* th* *990s. Journal *f *onsumer Marketing, v.8, n.4, p.43-52,
</line>
<line>
1991.
</line>
</par><par>
<line>
LATEGAN, B.W; PENTZ, C.
</line>
<line>
D; DU PRE*Z, R. Importan*e *f wine attri**tes: a So*th
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina P*, v. *4, n. 6, art. *, p. 0*-23, *ov./dez. 2017
</line>
<line>
*w*4.fsan*t.*o*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. V. V. Lim*, E. B. Ma*y, J. G. S. Nasciment*, A. L. A. C*uz
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
PILONE, V.; *TAS*, A. Qual*ty pr*fer**ces and pri*i*g of fresh-cut salads in I*aly: new
</line>
<line>
evide**e from mar*et data. Bri*is* Food Journal. v. *1*, n.7, 20*7.
</line>
</par><par>
<line>
RA*, A. R.; MONROE, K.
</line>
<line>
B. Th* effect
</line>
<line>
of p*i*e,
</line>
<line>
bran* nam*, *nd s*ore name on buyers\
</line>
</par><par>
<line>
percept**ns of prod*c* qu*lity: an inte*rative revi*w. J*u**al of M*rket*ng Research, v.2*,
</line>
<line>
n.3, p.351-357, Aug. 1989.
</line>
</par><par>
<line>
REVISTA
</line>
<line>
*EGÓCIOS.
</line>
<line>
*otícias
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Mercado.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<*ttp://*ww.revistanegoci*s.com.b*/*er_n**icias.asp?cat=12&nt=591>. Acesso e*: 21 de
</line>
<line>
*ai 2017.
</line>
<line>
RICHARDSON, P.S.; D*C*, A.S.; e JAIN, A.K. *xtri*si* and intr*n*ic cue effe*ts *n
</line>
<line>
per*epti*n* *f stor* *rand quality, Journa* of M*rketing, v.58, p. 28-*6, oct, 1994.
</line>
<line>
RICHERS, R. Su*fando as ondas do me*cado. São Pa*lo: RR&*A, 19*6.
</line>
<line>
RIE*, Al; TROUT, *. Posit*oni*g. Wa*ner Books: New *ork, 1**6.
</line>
</par><par>
<line>
SZY*ILL*, G. J.; JACOBY, *. Int**nsic
</line>
<line>
versus extrinsic *ues as dete*min*nts of *erc*i*ed
</line>
</par><par>
<line>
*roduct qual*ty. Journal *f Appl*ed Psy*hology, v.59, n1, p.74-78, 19*4.
</line>
</par><par>
<line>
TA*ARES, M C. A força da marca. Sã* Pa*lo: Ha*br*, 1998.
</line>
</par><par>
<line>
UR*AN, F. T., U*DAN, *.T. O **pacto da Marca sobre as Pre*erênc*a*
</line>
<line>
d* Consumidor:
</line>
</par><par>
<line>
*m Experimento com C*rvejas. In: *XV Encontr* Nacio**l da An*ad. 20*1. Campin*s.
</line>
<line>
A*ais... Camp*nas: 20*1.
</line>
</par><par>
<line>
V***E, R.; QUES*ER, P. Ta*ting qualit*: the roles of intrinsi* and ex*rinsic
</line>
<line>
cues. *sia
</line>
</par><par>
<line>
Pacific *ournal of Marketing and Logis*ics, *. 21, n.1, 2009.
</line>
</par><par>
<line>
ZEITHA*L, V. A. Consum*r percepti*ns of price, qu*lity, and value: * mean*-end mode*
</line>
<line>
and synthesis of evid*nce. *ournal o* Marketing, v.52, n.2, p.2-22, July 1988.
</line>
</par><par>
<line>
WANG, E. *.-T.; YU, Jia-Rong. Effect of **od*ct *ttri*ute beliefs
</line>
<line>
of ready-to-drink cof*ee
</line>
</par><par>
<line>
beve*a*es
</line>
<line>
on consu*er-perceived value and rep*r*hase intention. British Food Jou*nal.
</line>
</par><par>
<line>
* . 1 1 8 , * .1 2 , 2 0 1 6 .
</line>
<line>
*omo Refere*ciar es*e Art**o, conforme ABNT:
</line>
<line>
LI*A, M. V. V. et *l. O Efeito *o Atribut* E*tr**seco Ma**a n* Pref*rência d*s Consumidores: Um
</line>
<line>
Expe*i*ento co* Margarinas. Rev. FSA, *eresina, v.14, n.6, art.1, p. 03-23, nov./de*. 20*7.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, art. 1, p. *3-23, nov./dez. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
O Efeito do Atributo Extr*nsec* Mar*a na *referência *os Consumidores:
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição *os Aut*res
</line>
<line>
M. V . * . Lima
</line>
<line>
E. B. *a*y
</line>
<line>
J. G. S. *ascimento
</line>
<line>
A. L. A. Cr*z
</line>
</par><par>
<line>
1) c**cep*ão e p*anejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *nál*se e interpretaçã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) *la*oração do ra*cun*o ou *a revisão crítica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*i*ip*ção na aprovação da versão *inal *o *anu*cr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. 2017
</line>
<line>
w**4.fsan**.co*.br/rev*sta
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)