<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 1, art. 1*, p. 218-231, jan./fev. 2018
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2018.15.1.13
</line>
</par><par>
<line>
Linguagem, Cinema, Romance * a Figur* Feminina
</line>
<line>
Language, Cinema, Roman*e *nd Female *ig*re
</line>
</par><par>
<line>
She**a Debastiani R**os
</line>
<line>
Graduaçã* em Pedagogi* pelo *e*tro Unive*sitário Inte**acio*al
</line>
<line>
E-mail: S*eil*dbt.ra*o*@gmail.c*m
</line>
<line>
Magali de Moraes Me*ti
</line>
<line>
*outorado em Let*** pela Univ*rsidade Federa* do Rio Gra*de do Sul
</line>
<line>
Pro*essora Universi*ad* Estadual do Rio *rande do S*l
</line>
<line>
E-*ail: Maga**@lingua.*om.*r
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Bras*l. *1*4*-00*.
</line>
<line>
Arti*o re**bido em 28/09/2017. *l*ima
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Magal* *e *oraes Menti
</line>
<line>
recebida em *7/10/20*7. *provado e* *8/*0/20*7.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Faculdad* *ergs, Uni*ade em P*rto
</line>
</par><par>
</par>
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<par>
<line>
Lingua*em, Cinema, Romance e a F*gura Femi*ina
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
<line>
Este trabalho trata *e percepçõ*s s**re os te*as lin*uagem, *i*ema e *omance em relação *
</line>
<line>
fig*ra feminina. O ob*etivo é analisar *o** a m*lher é ret*atada na míd*a du*ante a trans*ção
</line>
</par><par>
<line>
dos séc*los XX e XXI. Para tanto, foi rea*iz*da *ma pesquisa bibliográfica
</line>
<line>
b*seada *m
</line>
</par><par>
<line>
re*erenciais teóricos. É um tr*balho com a*ord*gem quali*ativa de tipo exploratória
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*scritiva
</line>
<line>
**m base em procedimentos técni*o* *ib*iográfi**s e d*cu*e**ais,
</line>
<line>
tendo *omo
</line>
</par><par>
<line>
pr*posta ap*esentar a tr*j*tória d*s mulheres na linguagem d* c*n*ma. A pesquis* constatou
</line>
<line>
que e*t* *e*u**ento tecnoló*ico exibe certa co*tr*diçã* no modo c*mo aprese*ta um "pe*fil
</line>
</par><par>
<line>
feminino" durante a transição dos s**ulos XX para XXI. *ercebe-se um retrocesso o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*alores p*opagados *o* e*te tipo de produção em relação *o papel f*m*nino na sociedade. Es*e
</line>
</par><par>
<line>
traba*h* também apresenta questõ*s co*o: a
</line>
<line>
constru*ão *a identida*e, e as relaç*es entr*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ex** e o l*i*o*.
</line>
</par><par>
<line>
*alavra*-Cha*e: **lhe*. Cin*m*. Ling*agem. *dentidade.
</line>
<line>
*B**RACT
</line>
<line>
Th*s work *eals wi** p*rceptions *bout the themes language, *inema and romance in relation
</line>
<line>
to th* female figure. The goal is to *nalyze how women are portrayed in *he med*a during the
</line>
</par><par>
<line>
transiti*n of the
</line>
<line>
20*h an* 21st c*n*urie*. For this, bibliographi**l re*earch was c*rried out a
</line>
</par><par>
<line>
ba*ed on
</line>
<line>
theoretical references. It is a
</line>
<line>
qu**itative work of ex*loratory and descri*tive t*pe
</line>
</par><par>
<line>
based on
</line>
<line>
techni*al bibliographical and docum*ntary p*oce*ures, with the purpose o*
</line>
</par><par>
<line>
presen*ing the tra*ectory of w*men i* the l*nguag* of cinema. The research *ound that this
</line>
</par><par>
<line>
tech*ol*gical
</line>
<line>
follow-*p shows some contrad*ction in the *ay it presents * "female profil*"
</line>
</par><par>
<line>
during the transit**n from the 20t* to the 21st ce*turies. There is a regr*s*ion of *a*ues
</line>
</par><par>
<line>
propagated by thi* type of
</line>
<line>
pr*duction in relati*n to *h* *eminine role in *ociet*. This work
</line>
</par><par>
<line>
*lso pre*ents questions such as *he *o*str*ction of i*entity, and the re*at*onsh*p between th*
</line>
<line>
te*t and *he reade*.
</line>
<line>
Ke*words: Woman. Mov** Theater. **nguage. Identi*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina *I, v. **, n. 1, art. 13, p. 218-231, *a*./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. D. R*mos, M. M. Menti
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As nar*at*vas *rais e*tão sempre pr*sente* na história
</line>
<line>
da huma*idad*, de*de q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
homem com*çou se c*muni*a*, percebendo *u* co*t*ndo h*stórias e*e tinha o p*der a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ntender,
</line>
<line>
c*iar, inventar e modific*r a realida*e sua vol*a. As pessoas vivem cerc**as de a
</line>
</par><par>
<line>
histó*ias e mui*as destas narrativas auxiliam e faz*m parte da i*entid**e i*dividual e do g*upo
</line>
<line>
ao q*** perte*cem (RODR*GUES, 2010).
</line>
<line>
O saber q*e se f*r*ava, por *r*s d*que*es co*t*tos com a leitura da literatura,
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribuía para *
</line>
<line>
*esenvolvimento *a
</line>
<line>
criança e a *azi* "pensa* *o *undo". A lógi*a dos
</line>
</par><par>
<line>
acon*ecimentos faz p*ns*r que isso deveria continu*r ne*se cami*ho: prazer, de*cobertas,
</line>
<line>
c**hecime*to e sabe*. Tudo i*so tendo, na leitura, seu ponto de *artid* (*OIS, 2010).
</line>
<line>
Tan*o Bart*e* (**7*) q*anto *e*ger e L*ckmann (2003), *ons*de**m que o ser
</line>
</par><par>
<line>
h*mano é
</line>
<line>
socialmente "moldado" por
</line>
<line>
*ma *ea*idade
</line>
<line>
construída durante o p*ssar dos ano*,
</line>
</par><par>
<line>
transformando mitos *m *ea*ida*e através d* aç*es q*e ** tornam reais.
</line>
<line>
R*c*nhece-se aí a existên*ia de uma realidade s*ci*l*ente co*str*ída, em vir**de *e
</line>
</par><par>
<line>
*ue são as pr*p*ias pessoas, por me*o
</line>
<line>
de **** *nteraç*es e ações, que a legitim*m
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
realidade objetiva e que, subjet**amente, int**n*lizam e*sa reali*ad* ao
</line>
<line>
l*n** de inú*e*os
</line>
</par><par>
<line>
proc**sos de soci*lização (BERGER; LUCKM*NN, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Par**nd* d* pre*suposto de que nar*ativas sã* capa*es de estabe**cer postura* bem
</line>
<line>
como dar *entido a to*o um *on*e*to *ocial, esse estu** f*i baseado em um* p**quisa s*b o
</line>
<line>
pr*ces*o de con*truç** s*cial em rel**ão à de**nição de comportame*tos (LOI*, 20*0).
</line>
<line>
Neste se*tido, a condição *e "atores so*iais" é defin*d* pe*a so*iedade a*ravé* do
</line>
<line>
poder de co**ç** (força) q*e ela exerce sobre *s indi*ídu*s, exigindo *eles a *b*di**cia e *
</line>
<line>
eles atribuindo papé*s (co* funções espec*f*cas, *igni**cados e exp*ctati**s dis**ntas) e
</line>
</par><par>
<line>
co*t*mp*a*do
</line>
<line>
previamente (como *etorno) com respo**a*
</line>
<line>
espe*ad*s. O p*de* social opri*e,
</line>
</par><par>
<line>
r*gu*a e mod*la a* **lações, o* comportam*nto* e os papéis sociais (MICHALISZYN, 2011,
</line>
<line>
p. 24).
</line>
<line>
Segui*do pe*a mesma linha de pesquisa, ade*tra-se em torno de perc*pções - à leitura
</line>
<line>
- relat*vas ao pa*el designado à fig*ra **minina *r*sente *m obras *inemato*rá*i*a*.
</line>
<line>
O ext*ato dest* tra*a*ho fa* parte de uma mono*rafia com o mes*o tít**o, apr**e*tad*
</line>
</par><par>
<line>
*o curso *e *specia*ização em
</line>
<line>
teoria *rá*ica *a f*rmaç*o d* leitor como requisito parcial e
</line>
</par><par>
<line>
*ara **t*nção do título d* e*pecialis**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 15, n. 1, art. 13, p. *18-231, jan./fev. 20**
</line>
<line>
www4.fs*ne*.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L*ng*a*em, Cine*a, Romance e a Figur* Femini**
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
2 RE**RENC*AL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 *eitura e *elação tex*o-leitor
</line>
</par><par>
<line>
S*gu*do Paulo F*eire (198*), a lei*u*a *e mundo p*ecede a lei*ura d* palavra; daí que
</line>
<line>
a posterior le*tura deste n*o p*ssa *res*indir da c*ntinu*dade *a leitura daquele. Linguagem e
</line>
<line>
real*d*de se prendem *inamicamente a c*mpree**ão do *exto a ser alcan*ada *or sua **itura
</line>
<line>
crítica imp*ica * percep**o das relaçõ*s entre tex*o e contexto.
</line>
<line>
O a*t*r acredita q*e, an*e* *e aprend*rmos a palavra esc*ita, antes d* serm*s
</line>
</par><par>
<line>
a*fab*tizados, apre*dem** a le* mundo que está a *ossa vo*ta. É o
</line>
<line>
*
</line>
<line>
leitu*a **
</line>
<line>
m undo
</line>
</par><par>
<line>
imediato, segundo autor, que se mistur* com a cons*rução da *dent*dade. A lei*u*a o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
palavra, d* frase, d* se*tenç* *ão d*ve signific*r
</line>
<line>
uma *up**ra com
</line>
<line>
*
</line>
<line>
l*itura do
</line>
<line>
m *nd*
</line>
</par><par>
<line>
(FREIRE, 1989).
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, a leitura é um process*
</line>
<line>
*e *nteração *n*re o
</line>
<line>
l*itor e o texto, sua
</line>
</par><par>
<line>
fi*alidade está *iret*m*nte **l*cionada com o ob**ti*o que se te* *o *e l*r: *antasia*,
</line>
<line>
dev*n*ar, i*agin*r, viajar *tc. Dep*ndendo do gênero text*al, esse objeti*o será al*ançado,
</line>
<line>
ou não, *orque "os g*neros ap*esenta* *udanças, em sint*nia *om o sistem* da literatura, a
</line>
<line>
c*njuntura so*ial e o* *alores da cada cultura" (SOARES, 2007 apud MENTI, 2016, p. 11).
</line>
<line>
L**o, a le*tur* é, po*s, uma atividade de interação *ltame*te complexa de produção de
</line>
<line>
sentidos, *ue s* re*liz*m at*avés de b*ses linguística* *rese***s na sup*rfície textu** e n* sua
</line>
<line>
forma de *rganização, *orém requer uma *ama de saberes n* interior d* even*o comunicativ*
</line>
<line>
(KOCH, 2008).
</line>
<line>
*est* sentido, a co*cepção de l*itura proposta *este tra*alh* será a construção de
</line>
</par><par>
<line>
*entido*, ba**ad*s
</line>
<line>
na lei*ur* de imagens e n* lin*uística textual de **lmes construindo,
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
<line>
t*nto, significados basea*os tam*ém, em exp*ri*ncias anterio*es *o leitor.
</line>
<line>
2.2 Cinema e Romance
</line>
<line>
Quan*o se tr*ta d* t*ma ci**ma, Aus*i* (19*3) nos diz que * *receito empírico, nun*a
</line>
</par><par>
<line>
s* compreende ou se sent* a*ertamente como algo m**e*i*l, mas simp**sment* com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
sentido*, ou *s própri*s ideias, im*ress*es e percepções. Assegura que não existe apenas uma
</line>
</par><par>
<line>
cois* a s*r per*ebida, *a* várias d*la, *ssa percepção um c*njunto *
</line>
<line>
*e fatores que tal*e*
</line>
</par><par>
<line>
possa *er reduzido p*la busca ci*ntífi*a, e não pe*a filosofia (AUSTI*, 199*).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresina P*, v. *5, n. 1, art. 1*, p. 218-231, jan./fev. 2018
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. D. R*mos, *. M. M*nti
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
Est* autor rel*ta qu* o ser humano normalme*te n*o vê sentido em just*fi*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exist*nc*a de crenças e apesar de ter *onsci*ncia de que os sentidos
</line>
<line>
podem engan*r, não
</line>
</par><par>
<line>
desconfi*m *e q*e os mesmos sejam *ig*os de conf*an*a (AUSTIN, 1993).
</line>
<line>
S*uza (1**4) **redita que "o cinema oferece *ma nova forma de *rte adequada a uma
</line>
</par><par>
<line>
sensibilida*e s*turada p*la experiência do choque".
</line>
<line>
Acredi*a que, at*avé* do cine** e
</line>
</par><par>
<line>
re*pondend* a *ma nova * in*isp*nsável nec*ssidad* d* es*ímu*os, a linguagem
</line>
</par><par>
<line>
ci*ematográfica i*á reproduzir
</line>
<line>
um novo tipo d* e*per*ência q*e o a*tor c*nsidera
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
<line>
vivê*c*a-violência quanto ao cotidiano *o h*m*m,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
q*e vai
</line>
<line>
se incorpo*ando
</line>
<line>
cada vez *ai*
</line>
</par><par>
<line>
a* mu*do a*ual (**UZ*, 1994).
</line>
</par><par>
<line>
Poré*, ape*ar da crítica em rel*ção à forma de arte produ**da pelo ci*ema, contesta a*
</line>
<line>
cen***as que o i*en*ificam como uma art* manipu*ação. Não ac*edi*a qu* se *estine * indu*ir
</line>
</par><par>
<line>
as massas a se co*portar de forma real*zar a
</line>
<line>
ta*efas q*e não iriam desempenh*r, caso não
</line>
</par><par>
<line>
estivessem em esta*o de "dispe*são" ocasionado pe*a utilização *ont*nua *ess* formato de
</line>
<line>
**dia (SOUZA, 1994).
</line>
</par><par>
<line>
*brantes (2004) acredita q*e, pegando c**ona *o
</line>
<line>
cinema *uito se pro*uz*u em
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção a en*edos de comédia ou dr*mas românticos, *nde os *e**s a*ord*dos s** a busca da
</line>
<line>
felici*ade, * *appy end e a ideia de que a realização p*ssoal vem com o amor (*BRANTES,
</line>
<line>
200*).
</line>
</par><par>
<line>
Esses valo*es são
</line>
<line>
desenc*d*ados pela *ultu** de mas*a * consu*idos por
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
<line>
sociedade q*e *e* ** *ntre*enimento uma fuga p*ra as pr*ss*es cotidianas. Pode*
</line>
<line>
tamb*m *er considerados feminin*s p*rque pri*il**iam * emoção em detrimento da
</line>
<line>
*azão (...) *a *ociedade de hoje, amar *inda f*z sof*er, mas esse s*n*im**to é v*sto
</line>
<line>
*cima de tudo como sinônimo de felicida*e. Enc*ntrar a cara-m*tade é * caminho
</line>
<line>
para a **al*zação pessoal (*BRANTES, 2004).
</line>
<line>
Pe*cebe-se, então, bem marcada a l*nha d**isória que, ao mesmo tempo neg* o *ine*a
</line>
<line>
como *m indutor de comportame*tos, mas o c*racteriza como a "fu**" de uma real*dade não
</line>
<line>
idealizada pelas pessoas qu* vivem em determinada soci*dade.
</line>
<line>
Visualizando a mul*er como uma telespecta*ora ma*s ativa deste *i*o ** *olh*tim,
</line>
<line>
*brantes (*004) descreve as heroínas - personagens centrais n*s c*médias românticas - com*
</line>
<line>
ap*ixonadas e sofredoras, onde o **ice da s** **a*izaçã* d* vid* será o beijo d* *ocinho.
</line>
<line>
Mo*in (2000) *os diz q*e o *inema traz em s* a totalidade do erotism* unida * ps*que,
</line>
</par><par>
<line>
desenterran*o os anti*o* herói* produzidos na d*cada de 30 e os transformando;
</line>
<line>
aqui
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
mu*her g*nha a*es oci*ent*is e aparece "*imultan*am*nte como amante, comp*nheira, alma-
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. **, n. 1, art. 13, p. 21*-231, *an./fe*. 20*8 *w*4.fs*n*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Linguagem, C**ema, Ro*anc* * a Figura Fem*nina
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
i*mã, mulher-crian*a e mulh*r-mãe e * homem como protetor e prote*i**, fraco e fo*te"
</line>
<line>
(MOR*N, 2000).
</line>
<line>
O c*sal p*i*cipal neste contexto irá apa*ec** *ntegrado na questão *atente ao romance,
</line>
<line>
on*e *uestões *amilia*es, dev*r** pú*licos ou *olític*s raramente a*arec**, *u então *ão
</line>
<line>
superados pelo "a*or supre*o" existente ent*e este *a**l (MORIN, 2000).
</line>
<line>
Assi* se dá o *i*cuito entre o fi*me e a vi*a, entre o i*aginário e o real: a
</line>
<line>
*ecessidade de amor experim*ntada no decorrer da vida en*ontra no filme s*us
</line>
<line>
mode*os, seus *uia*, seus exemplos; *stes *a*sam a par*cer na vida e dão forma *o
</line>
<line>
*mor mod*rno (M*RI*, 2000, p.136-137).
</line>
</par><par>
<line>
Est* autor apresenta a i*eia de *ue as pes*oa* reproduzem modelos qu*
</line>
<line>
conside*am
</line>
</par><par>
<line>
ma*c*ntes em o*ras pr*duz*das por folhetins e pel* c*ne*a, incorpo*ando * sua vi*a
</line>
<line>
comportamentos, vestes * re*roduzindo f*l*s e tr*jeitos.
</line>
<line>
*. ME*ODO*OGIA
</line>
<line>
O extrato dest* trabalho faz part* de uma monogra*ia com o mesmo tít*lo, apresentad*
</line>
</par><par>
<line>
a* curso de especi*lização em t*ori* e prática d* form**ão do leitor, como
</line>
<line>
requisi*o parcial
</line>
</par><par>
<line>
p*ra obt**ção d* título de espe*ialista.
</line>
</par><par>
<line>
É um tr*balho com abordagem qualitativa *e tipo explorat*ria e descritiva com base
</line>
</par><par>
<line>
em procedimentos té**ico* *ibliográficos e docum*nt**s, ten*o como proposta apresentar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
trajetória das mulheres na linguagem d* ci*e*a. O i*teresse da pes*u*sa de camp* est*
</line>
<line>
voltado para o estudo de indivídu*s, grupos, comunidades, institu*ções, e*t*e *utros camp*s.
</line>
<line>
E*ta 1ª fase consisti* em uma pesqu**a biblio*r*fica; a 2ª fa*e det**minou, de acordo
</line>
<line>
com a *a*ureza da pesquisa, as técn*cas *mpregadas na coleta de dad*s e na *eleção *a
</line>
</par><par>
<line>
amost*a; e a 3ª fase definiu as técnicas de registro destes
</line>
<line>
dados e
</line>
<line>
as técnicas *ue serão
</line>
</par><par>
<line>
utilizada* em sua a*ál*se.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*n** Mi*ayo (*999), a pesquisa qualitativa respo*de a
</line>
<line>
q*estões par*icu*ar*s * se
</line>
</par><par>
<line>
preocupa com o nível da rea*ida*e *ue *ão po** se* quantificad*. Trab**ha com
</line>
<line>
u* univers*
</line>
</par><par>
<line>
de *ignif*cados, motivos, aspiraç*e*, *renças, valores e *tit*des, o
</line>
<line>
que co*responde a um
</line>
</par><par>
<line>
espaço mais *ro*un*o, dos processos e dos fe*ômenos qu* não podem s*r reproduzidos
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
operacionali*ação *e vari*vei*.
</line>
</par><par>
<line>
Demo (2004) dei**
</line>
<line>
claro qu* tra*alhar com pesq*isa qualitativ* não é tão simp*ista
</line>
</par><par>
<line>
co*o se cost**a acredit*r, tornando uma metod*logi* ar*i*cada * ba*tante exigente pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
inve**igad*r. Certa**nte que um dos pr*me*ros *as*os pa*a a r*ali*ação de um *om t*abalho
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 15, n. 1, ar*. 13, *. 218-231, jan./fev. 2*18 www4.fs*net.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. D. Ramos, M. M. Me*ti
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
utilizando e*sa met*dologia, perpas*a pela desmistifica**o de que * pesq**sa qualita*iva p*de
</line>
<line>
s*r feit* por qualqu*r um, *em g*andes preocupações *o* o mé*odo.
</line>
<line>
**mo pr*ce*ime*tos para pe*qui*a fora* *tiliz*das informa*ões bi*liog*á**cas,
</line>
<line>
pesquisa de c***o e es*udo de cas*.
</line>
<line>
* RESULTADO* E DISCUSSÕES
</line>
<line>
4.1 A Mu*her no* Sé*u*os XX e X*I
</line>
<line>
**rvalho (20*4) verific*u, em sua aná*ise que o mundo experimenta u*a evol*ção
</line>
<line>
contí**a do va*or *ocial das mulheres, *orna*do-as *tualmente, do*as *e suas vidas, tendo *
</line>
<line>
possibilidade de **colher o caminho qu* seguirã*. O mesm* autor acr*dita que estes f*tos "(r)
</line>
<line>
evolucion**ios" foram tran*port*d** par* f*l**s e a*ima***s infantis (CARVA*HO, 2014).
</line>
<line>
Porém, nem sempre **i assim. Segundo *allard (2008), d*rante o sé*ulo XX, "o *apel
</line>
<line>
das mul*eres apresentou grandes *ransformaçõ** sociais e as maiores re*lizações"
</line>
<line>
(MALLARD, 2008).
</line>
<line>
As *ulh**es pude*am ser emancipadas, a*sumiram o poder com o com*romisso em
</line>
<line>
toda* as e*apas de *ua vida e também *a**iveram post*ra diante às exigênci*s
</line>
<line>
relacionadas às responsabilidades assumidas (*A*LARD, 2008).
</line>
<line>
Linde*ann (2013) cons**e*a q*e a ma**r libertação das mulh*re* ocorreu logo após a
</line>
<line>
primei*a gue*ra mundial q*ando, co* o *urgimento dos métodos contra*ep*ivos a mulher
</line>
<line>
*as*o* a ter maio* autonomia so**e seu c**p* e sua sexuali*ade (LINDEMANN, 2013).
</line>
<line>
Magal*ã*s (20*2) dest**a que no Brasil, nos anos 1960, e me*mo 1*70, do s*culo *X,
</line>
</par><par>
<line>
"se um* *u*her com
</line>
<line>
idade inferior 21 a
</line>
<line>
anos "fugia p*r* casar", mes*o que n*o *ivesse
</line>
</par><par>
<line>
c*n*umado a re*ação carnal, *inha que c*sar para n*o ficar isolada ou neg*ige****da à soli*ão
</line>
<line>
e estigmat*zad* co*o "prostituta" (MAGALHÃ*S, 2012).
</line>
<line>
**ndemann (2013) acredita que a m*lher do século XX foi "ensi**da" a acr*ditar e
</line>
<line>
**c*n*iderar fator*s e fragi*idade* q*an*o *e trata d* *igura masculin*.
</line>
<line>
En*ende que *ssa mensagem de aceitação - da *amí*ia fel*z, *nd* o amor vence tudo -
</line>
<line>
*e* de novelas * filmes holly**odiano* que pass***m e ainda pass*m * *ens**em d* como
</line>
</par><par>
<line>
deve ser a ve*da*eira mulher (*inda e bem-disp*sta). Mas acredita que
</line>
<line>
esse a**lo com a*t*
</line>
</par><par>
<line>
pod*r d* influência e mudança
</line>
<line>
compor*amental era mais forte nos
</line>
<line>
anos 5*; h*je aparec*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma form* mais velada (LI*DEMANN, 2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina, v. *5, n. 1, art. 13, p. 218-23*, ja*./fev. 2*18
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L*n*uagem, Cinema, Romance e a Figura Femini*a
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
A*ui mais uma vez, *e**ebemos a impor*ân*ia das **l*culas no c*tidiano *as pessoas;
</line>
<line>
*sta aut**a, ta*b*m, destaca a in*luê*ci* da mídia no comport**ento social do ser *umano.
</line>
</par><par>
<line>
Tedeschi
</line>
<line>
(2*12)
</line>
<line>
apresenta * import*nc*a da "dimensã* da li*guagem,
</line>
<line>
d os
</line>
<line>
discu*so*,
</line>
</par><par>
<line>
na história das mulheres ond* passa a *er uma ferramenta de análise importante", pois *rá
</line>
</par><par>
<line>
*ur*ir
</line>
<line>
como um modelo
</line>
<line>
de significados e não como *orma de rep*esenta* *lgo real
</line>
</par><par>
<line>
(TEDESCHI, 2012).
</line>
<line>
A li*gu*gem não é só voc*b*lári*, ma* também di*curso, i*to é, um conjun*o *e
</line>
<line>
formas c**ceit*ais, cultur*lmente est*b*lecid*s, de *erceber, aprende* e fazer
</line>
</par><par>
<line>
int*ligível nos*o co*texto, nosso cotidiano. Em conseqüência,
</line>
<line>
o* con*eitos
</line>
</par><par>
<line>
lingüísticos
</line>
<line>
não simplesmente se ref*rem à real*d*de e a des*g*am, como t*mbém
</line>
</par><par>
<line>
contrib*em para a el**oração d* i*agem *ue temos dela
</line>
<line>
*, portanto, inf*uem na
</line>
</par><par>
<line>
ma*eira em que experimentamos * mundo e nosso luga* nel* (TE*ESCHI, 2012,
</line>
<line>
p.11).
</line>
</par><par>
<line>
As mul*eres de*or*ra* a a*rimorar
</line>
<line>
o nível de suas leitu*a*, po*s a socie*ade
</line>
</par><par>
<line>
patriarcal dissem*nav* que *s *ivros ideais *ar* o sexo fe*inino d**eriam se* o* moralistas *
</line>
<line>
religiosos, por esse m**ivo elas tin*am o acesso à ed*cação *em r*strito. As leituras servia*
</line>
</par><par>
<line>
p*ra
</line>
<line>
ent*ete*imento, sendo b*bas * de má qualida*e. Livr**
</line>
<line>
que *x***ssem * ref*e*ão so*re
</line>
</par><par>
<line>
política, cálcu*o, hist*ria, geografia era destinado
</line>
<line>
ao marido, à espo*a cab*ri* apenas cuidar
</line>
</par><par>
<line>
d* lar (LAJ*LO; ZILB*RMA*, 19*9).
</line>
</par><par>
<line>
Devido a isto, as nar*ativa* históricas que ditam um discurso de "imp*odutividade"
</line>
<line>
às mulheres, não po*em se* *valiadas, sem a procura pelos as*ectos que fundamen-
</line>
<line>
taram o imaginário social na his*ória naquele p*ríodo. *em c*mo as **pr*sen**ções
</line>
<line>
que * ditaram, e* certos contextos históricos, que as mulheres eram seres d*
</line>
<line>
silêncio por **a pró*ria natureza o* que, na divisão do trabalho, tenham *icado **m
</line>
</par><par>
<line>
as tarefa* do
</line>
<line>
co*po, da p**cria*ão, da casa, da agricu*tura, da domes*icação
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
animais, do servir-c***ar-nutrir, pe**endo assim sua capacidade
</line>
<line>
*o*o suje*to
</line>
</par><par>
<line>
(TEDES*HI, *012).
</line>
</par><par>
<line>
Tedeschi
</line>
<line>
(2012)
</line>
<line>
const*ta que a história funcionou desta *orma trad*cion** por muito
</line>
</par><par>
<line>
tempo, *ão havendo espaço para as memóri*s e obras el*boradas por mulher*s; considera que
</line>
</par><par>
<line>
"*ma **stória fora da *istória,
</line>
<line>
tem relação d*reta c*m a pe*da da m*mória histórica das
</line>
</par><par>
<line>
mul*e*es e sua ausência no ce*ário humano" (TEDESCHI, 2012).
</line>
<line>
Vas*on*elos (2012) co*tempor*za, pois acredita que, *om ** desdobra*en*os
</line>
<line>
realiza*os nas *ltimas décadas na teoria l*t*rá*ia, na l*ng*ística e na f*losofia da lingua**m,
</line>
</par><par>
<line>
pe*m*tiram-se, en*ão,
</line>
<line>
p*ra as mulher*s, novas perspectivas *a le*tura de texto*, suger*n*o,
</line>
</par><par>
</page><line>
muitas vezes, implic*çõe* inusitadas ou surpreendente* (VASC*NC*LOS, 2012).
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 15, n. 1, art. *3, p. *18-2*1, jan./fev. 20*8 w*w*.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. D. Ramos, M. M. Me*ti
</line>
<line>
*26
</line>
</par><par>
<line>
P*rém, s*g*ndo Bor*onal e Fortu*a (2011):
</line>
</par><par>
<line>
O pa*el femin*n* estabelec**o pela socieda*e
</line>
<line>
patriarcal na qua* vivemos, ai*da
</line>
</par><par>
<line>
d**ermina as principais atr*buições **e devem se* r*al*zadas p*l*s mu*heres no
</line>
</par><par>
<line>
decorr*r de suas vidas, entre elas estão à mater*ida*e, o cuidado da casa, dos f***os
</line>
</par><par>
<line>
e * resp*nsabilidade do *f*to *om toda a família. É quase como uma obrigação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*l*er sentir-se realizada no es*aço domésti*o (BOR*ONA* E FORTUNA, 2011,
</line>
<line>
p . 4 ).
</line>
<line>
Magalhã*s (2012) *lust*a que:
</line>
</par><par>
<line>
A in*roduç*o do princí*io d* *gual*ade pre*e*te *a *onsti*uiçã* Fede*al de
</line>
<line>
1988
</line>
</par><par>
<line>
muda o concei** anter*o* fincado na re*erência *o "homem". O emp*ego da pala*ra
</line>
<line>
"pessoa" amplia o âmbito e *nsere a *ulh*r. Essa mu*ança c*ns*dera os av*nços
</line>
<line>
presentes *a Constituição Feder*l de 1*88, que e*tabelece que "ho*ens e mulheres
</line>
<line>
são iguais *m direi**s e ob*iga*ões". No novo Códig*, *s mulheres são vistas como
</line>
<line>
cida*ãs, suj*i*as de direitos e deveres. **ora a mulher, a* casar, não apenas "assume
</line>
<line>
a condição de compa*heira do ma**do nos encargo* de **mília, cumprindo-*he velar
</line>
</par><par>
<line>
pela d*r*çã* ma**ri*l mor*l e
</line>
<line>
d*sta" (*rt. 240 d* Códi** de 1916), ma* p*ss*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exercer dire*to* e de*eres baseado* na comunhão plena de vida * na igualdad* entre
</line>
<line>
*s cônjuges (M*G*LHÃES, 2*12).
</line>
<line>
Porém, Valle (200*) n*s alerta que "quando u*a *nstitu*ção elabo*a leis que *la
</line>
<line>
me**a nã* cu*pre, *õ* *m risco sua razão d* existir e a própri* democracia" (V*LLE,
</line>
<line>
200*).
</line>
<line>
Durante a v**ada do século, através de vá*ias c*rren*es e lu*as fe*inistas ocorridas
</line>
</par><par>
<line>
*i*da no século X*, *btivemos m*it*s conquistas: * Lei *a*ia d* *enha1,
</line>
<line>
*ambém um
</line>
</par><par>
<line>
aumento de ministras de *stado e em pre*idênc*a *e
</line>
<line>
*mpresas e órgão* púb**co*, como no
</line>
</par><par>
<line>
Instituto Brasileiro de *eografia e Estat*stica - IBGE e na P**robrá*, a primeira m*lh*r para a
</line>
<line>
presid*ncia *a Repúb*ica, entre outras *qu*sições.
</line>
</par><par>
<line>
Segund* o IBG*,
</line>
<line>
*ntr* 1996 e 20*6, o percen*ual d* *ulh*res responsáve*s pelos
</line>
</par><par>
<line>
domicí**os aumento*
</line>
<line>
de 10,3 milhões para 18,5 milhõe*. O aume*to *a
</line>
<line>
che*ia
</line>
</par><par>
<line>
feminin* oco*reu princip*lmente nas f*mílias compostas *or casal *om ou s*m
</line>
</par><par>
<line>
f**hos. Em 2001, a Fund*çã* *erse* Abramo realiz** uma pesquisa *obre
</line>
<line>
chefia
</line>
</par><par>
<line>
familiar, *
</line>
<line>
const*tou que 6*% das família* são chefi*das por ho*ens
</line>
<line>
e
</line>
<line>
34% por
</line>
</par><par>
<line>
m*lher*s. J* em ag*sto de
</line>
<line>
2*10, a **sma *e*qu*sa identi*ico* mudanças, a ch*fia
</line>
</par><par>
<line>
masculina representa 62% e a feminina *8%,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
qu* significa que o percentual da*
</line>
</par><par>
<line>
fam***as chefiadas *or mulheres subiu quatro pontos
</line>
<line>
percentuais (BORDONAL E
</line>
</par><par>
<line>
FOR*UNA, 2011, p. 6).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
co*tra a *ulher, no* *ermos do § 8o do art. 226 d* Cons*ituição Fe*er*l, da Convenção sobre a *liminação de
</line>
</par><par>
<line>
*oda* as Fo*mas de Discrimina*ã* contra as Mulheres e d* Conv*nção Intera*ericana para **evenir, Punir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Erradicar a **olê*cia contra * Mul*er; dispõ* sobre a cri*ção dos Juizad*s *e Violê*ci* Doméstica e Fa*ili*r
</line>
</par><par>
</page><line>
c*n*ra * Mulher; alt*ra o Códig* de *roc*sso Pe*al, * C*digo Penal a Lei de Execução Penal; e dá *ut**s e
</line>
<line>
p*o*idências. Dispon*vel: <https://*ww.plan*lto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11*40.htm>.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 15, n. 1, art. 13, p. 21*-231, jan./fev. *0*8 ww*4.*sanet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L*ng*age*, Cinema, Roman*e e a *igura F**inina
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
O *ue se percebe, entretanto é um retrocesso: tanto midiá**co, referen*e ao p*pel
</line>
<line>
ret*atado da mulhe* em socied*de; * rel**ivo ao au*ento da v**lência contra a mulher dentr*
</line>
<line>
dos seus lares.
</line>
<line>
Se a *ídia não induz compo*tam*n*os como a*ontado por Souza (1994), porque s*
</line>
<line>
*e*cebe q*e os m**os de comu*icaç*o têm relegado a ***he* a uma po*iç*o de co*djuvante?
</line>
<line>
Por q*e a vi**ência em *elação à mulhe* tem **esc*d* tan*o nos últimos anos, principalment*
</line>
<line>
por *ri*es *assion**s?
</line>
</par><par>
<line>
**b*ra as estatístic*s detectem avanç*s ***o*t*ntes em *ários s*tores, o lugar da
</line>
</par><par>
<line>
mul*er brasileir* ai*da reflete o
</line>
<line>
domínio do homem sob*e a vida dela. O Mapa da
</line>
</par><par>
<line>
*iolência 2015,
</line>
<line>
d*v*lg*do pela Facul*ade Latino-Americ*na de Ciênci*s Soci*is,
</line>
</par><par>
<line>
aponta **e 55,3% das morte* v*olen*as d* mulheres s** c*metidas no a*biente
</line>
<line>
dom*sti*o * 33,*%, por parce**os ou ex-*arceiro*. Os *úmeros são da *ase de da*os
</line>
<line>
d* Min*stério d* Saúde em 2013. (...) Mas a tarefa *a mudança n*o é simples. No
</line>
</par><par>
<line>
*ap* Mulher*s
</line>
<line>
na Política
</line>
<line>
2*15, apr*senta*o p*la *NU no a*o
</line>
<line>
passad*, * Brasil
</line>
</par><par>
<line>
o*upa uma das ú*timas posições
</line>
<line>
na lista *e 1*8 países *esqui*ados q*ant*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
partici*açã* feminina n*s Pa*lame*t*s (BR*S**, 20*6).
</line>
<line>
Roc*a (**14) r*produz a i**ia *e que a tolerância "é a *i*tude da m**erna d*mocra**a
</line>
<line>
pluralista". Acredi*a que a "tole*ância vers*s intolerância, *gua**ade versus desigualdade,
</line>
</par><par>
<line>
homogenei*ad*
</line>
<line>
*ersus diferenç*, indiv*dualism*
</line>
<line>
versus cole*ivismo são oposições
</line>
</par><par>
<line>
con**i*uintes do *ebate e da pol*tica contempo*ânea e* diversas áreas do co*hecime*t*",
</line>
<line>
igu*lmente como do senso com*m (RO*HA, 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
É funda*enta* for*ular *uas questões em r*lação ao princ*pio d*
</line>
<line>
igualdade. Em
</line>
</par><par>
<line>
*r*mei*o lugar, igual*ad* entre quem e em s*gundo, **u**dade em quê? A ideia d*
</line>
</par><par>
<line>
que "todos são igua*s, por*m alg*ns são mais iguais do qu* outr*s" é crucial para a
</line>
<line>
propo*ição de que se faz *e*essário "tr*tar *s desi*uai* de forma *esigual", p*r
</line>
</par><par>
<line>
meio de política* e ações afirmativas. O ob*etiv* principal das aç*es afirmativas2
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
re*tituir ou at*n*ir uma i*uald*de que fo* rompi*a ou jamais ex*stiu (RO*HA,
</line>
<line>
2014).
</line>
<line>
V*lle (2006), porém, acr*dita *ue dev*mos ter cuidado a* reforçar as vo**s feministas,
</line>
<line>
pois *penas assumem a antiga *eori* de q*e homens são seres superiores. Faz-se preciso, hoje,
</line>
<line>
fugir de estereó*ipos de *ucesso e *o*preender as reais neces*id*des das *ulhere*,
</line>
</par><par>
<line>
procu*a*do equi**brio
</line>
<line>
para não *umentar o *b*smo entr* o que se é e o que *e deseja ser
</line>
</par><par>
<line>
(VALLE, 2006).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
raciais presen*es na sociedade, acumulad** ao *ongo de an*s. Uma a*ão a*irmativa busc* ofere*er igua*dad* de
</line>
<line>
op*rtunidades * to*os. Dispon*ve*: < www.sepp*r.gov.br/a*sunto*/o-qu*-sao-acoes-af*rma*ivas>
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 1, art. 13, p. 21*-231, jan./fev. 2018 www4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. D. Ramos, M. M. Menti
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
Esta au*or* traz um ponto de vista *iversificado, no
</line>
<line>
qu*l pondera que a soc*e*ade
</line>
</par><par>
<line>
acaba car*ct*rizando as pe*so*s, utilizando * d*sc*rso *o "**mp*e foi as*im".
</line>
<line>
Ac*edita que a melhor forma de que*ra* paradigm*s é *onsiderar o que cad* **s**a,
</line>
<line>
com* s*r socia* e i*serid* é cap*z de produzir ** fa*er, **ai* são suas habi*idad*s e
</line>
<line>
*aract*rísticas, independe*temente d* seu gênero ou c*asse. Só assim, será *ossível *nic*ar u*
</line>
<line>
processo de desconstrução de estereó*ipos.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Est* arti*o *onstatou qu*, relati*o ao pe*fil f*minino exi**do em películas telev*sivas
</line>
<line>
existe c*rta cont*adição no modo como * apresenta, percebe-se uma dis*repânci* m*i*r
</line>
<line>
durante a *ran*ição *os séculos X* para o XXI.
</line>
<line>
*e*gen (2008) destaca q*e teorias vál*das so*re o comportame*to soc*al *o*st*tue*
</line>
</par><par>
<line>
*i**ificantes
</line>
<line>
inst*umentos de cont*ole soc*al. Na med*d* *m que o comportamento de u*
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo é previsível, *le tor*a-s* vulnerável. Outros podem alterar as condições ambientai*
</line>
<line>
o* seu própr*o co*por*ament* e* re*ação a e*e a fim de obter um máximo *e re*ompe**a
</line>
<line>
com um mín*mo de *ust* (GER*EN, 2008).
</line>
<line>
Às veze*, uma história ilust*a *emores de que padecemos; out*as, encarnam *deais ou
</line>
</par><par>
<line>
*e**jos qu* nutr*mos, em certas ocasi*es il**inam can*** obscuros do *oss* ser. O certo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ue escolhemos aque*es
</line>
<line>
enredos que nos falam d* perto, mas não neces*a*iamente de forma
</line>
</par><par>
<line>
direta; p*de ser uma ident*fica*ão t*ngenci*l, enviesada (COR*O; CORSO, 2010, p. 20).
</line>
<line>
Esta propo**a *b*e *spaço para q*esti***ment*s em trab*lhos fu*uros a *espe*to de *
</line>
<line>
q*em i*ter*ssa essa submissão feminina, ou até **smo em que impacta a nossa **ciedade
</line>
</par><par>
<line>
esse retrocesso de comportamentos propagados. Ou, *n*ão, e* que sentido os produtores
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
e*presas cine*atog*áfica* im**em suas *oncepçõ*s na* obr*s veiculad*s.
</line>
</par><par>
<line>
O* desdobrament** realizados nas *ltimas décadas na teoria literá*ia, na ling*ística e
</line>
</par><par>
<line>
na filosofia
</line>
<line>
d* ling*a***
</line>
<line>
permitem novas per*pectiva* na
</line>
<line>
leitu*a de texto* hi*toriogr*fico*,
</line>
</par><par>
<line>
sugerindo muit*s vezes sugestões inusi*adas o* surpre*nd*nt*s (VASC*NCEL*S, 2012).
</line>
<line>
*s relações por nó* estabelec*d*s em sociedade são d**inidas através de estruturas
</line>
</par><par>
<line>
sociai*, *ue s* organizam *or **io de institu*ções so**ais. O comportamento socia*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
**sultado d* maneira c*mo organiz*m*s as relações sociais que estabelecem*s e pelas regras
</line>
<line>
de condut* e val*res por n** *eter*inados e considerados como e*ement*s fundamentais para
</line>
<line>
a construção da *ida social, econômica * polític* (*UERREIRO, 2001).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. *5, n. *, art. 13, p. 218-231, jan./fev. 2018 www4.fsanet.*o*.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lingua*e*, *ine*a, Romance e * Figu*a Feminina
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
Não acredito q*e exista *m p**fi* espec*fico feminino a ser traçado, o* caracteri**do
</line>
<line>
*m nossa s*ciedade atual, *penas *if*rentes fo*m*s de repre*e*t*ção dentro *o aspecto social
</line>
<line>
e cult**al d* cada mulher.
</line>
<line>
Porém, é prec*so *ue se tenha **n*ciê**i* de su* imp*rtânc*a * do que representam
</line>
<line>
den*ro da nossa *oci*d*de, dos vár*os pa*éis que as mu*heres car*egam, de suas
</line>
</par><par>
<line>
*es*onsabilidades, de suas luta*. E deve se* *sse
</line>
<line>
conjunto q*e *s individualize e forn*ça
</line>
</par><par>
<line>
motiv** que as façam fel*zes, e não a dependência ou aceitaçã* de algo ou *lguém.
</line>
<line>
**FERÊNCI*S
</line>
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Como Referenciar este Artigo, *onforme ABNT:
</line>
<line>
***OS, S. D; MENT*, M. M. L*nguagem, Cin*ma, Romance e a Figura *e**nina. Re*. FSA,
</line>
<line>
Te**sina, v.15, *.1, art. 13, p. 2*8-231, **n./fe*. 2018.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T**esina, v. 15, n. 1, art. 13, p. 21*-231, j*n./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Lin*uag*m, Cinema, Romance e a F**ur* Feminina
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
S. D. Ramos
</line>
<line>
M. M. Menti
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão e planejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interp*etação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção *o r*scunho ou na *evisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação n* aprovação da versão final do manus**ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esi** PI, *. 15, n. 1, ar*. 13, p. 218-231, jan./fe*. 20*8
</line>
<line>
www*.*sa*et.com.br/re*ista
</line>
</par>Enlaces refback
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)