<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, art. 1*, p. 187-203, nov./dez. 2017 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.6.10 </line>
</par>
<par>
<line> Relacionamentos Interge*aciona*s em Famílias de Crianças com Def*c*ência </line>
<line> Int*rg*nerat**nal Relations**ps in Famili*s with Disab*ed Ch*l*ren </line>
</par>
<par>
<line> Julia*a Archiza Yam**hiro </line>
<line> *outorado *m Ed*cação *s*ecial p*la Universidade Fed*ra* de São Carlos </line>
<line> Me***a em Terap*a Ocupacional p*la Univer*idade Feder*l de São Carlos </line>
<line> ju*ia*ayamashiro87@g*ail.com </line>
<line> Th*lm* Simões M**sukura </line>
<line> *ou*ora em Saúde *e**al pela U*iversidade de Sã* P*ulo </line>
<line> Profe*sora da Univ*rsidade Federal d* São *arlos </line>
<line> thelma@*fsc*r.b* </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Julia*a A*c*iza Yamas*iro </line>
<line> *ditor Científ*co: Tonny Kerley de Alencar Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Rua Ennes B*e*o, *0, *ar*ue Fe*r, CE*. *3563- </line>
</par>
<par>
<line> 760, São Carl*s - *P - Bra*il. </line>
<line> Artigo r*cebido e* *4/*8/2017. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> End*reço: T*e*ma Simões **t*uku*a </row>
<row> Univer*idade Fede**l de São C*rlos, Ro*ovia </row>
<row> Wash*ngto* Luiz, km 23*Monjoli*ho135*5-905 - São </row>
<row> C**los, SP - Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> recebida em *8/09/*0*7. Aprovado em 19/09/20*7. </row>
<row> *valiad* pelo si**ema Tr*ple Review: a) Desk Revi*w </row>
<row> pelo **itor-Chefe; e b) Double Blin* Review </row>
<row> (a*aliação cega por dois ava*iador*s *a área). </row>
<row> Rev*são: Grama*ica*, N*rma*iva e de Forma*ação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Yamashiro, T. S. M*tsukura </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> RE*U*O </line>
</par>
<par>
<line> Estu*os intergeracionai* contribue* pa** a compr*ensão *os pro*e*sos d* desenvolvimento * </line>
<line> ada*tação familiar, *m famílias de cri*n**s c*m e sem alt*rações no de*env*lvimento. </line>
<line> Ob*etivo: comp*eender a realidade de famíli*s d* cr*anças com deficiência intel*ctual * com </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimento </line>
<line> típico, so* a ótica de t*ês g*rações, ac*rca do cotidiano e de práticas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> apoio ex**tentes na família. Metodologi*: P**ti*iparam d* *stu*o 3* f**iliares (a*ós, mãe* e </line>
</par>
<par>
<line> irmãos *ais velhos) d* c*ianças </line>
<line> *om deficiência intelect*a* e *e crianças </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvime*t* *í*i**, os quais resp*nderam a entrevis*as *emie*trutura*as. Verifi*ou-se </line>
</par>
<par>
<line> qu* avós de </line>
<line> ambos os grupos representam im**rtante fonte </line>
<line> de </line>
<line> *poio à família. O </line>
</par>
<par>
<line> relacion*m*nto inte*geracion*l *n*re avós e netos mais velhos apr*sentou-s* c*mo positivo na </line>
</par>
<par>
<line> vi da </line>
<line> d* ambos, e*b*ra, no caso das famílias </line>
<line> de *ria*ças com def*ci*ncia, tenha *ido </line>
</par>
<par>
<line> observ*do que a *n*er**ão e*t*e **ós e net*s ma*s **lho* é ac*e*cida *e car*cterístic*s </line>
<line> **pecífi*as des*a reali**d*. Discute-se *obre a contribuição dos r*lacionamentos </line>
</par>
<par>
<line> intergeracionais *o desenvolvimento </line>
<line> de t odos </line>
<line> *s membros </line>
<line> da família e destacam-se </line>
</par>
<par>
<line> *speci*icidades em famílias *e criança* com *efici*n*ia. </line>
<line> Pa*avras-Chave: Família. In**rge*acionalid*de. Crianças c*m Deficiência. Mães. Avós. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Inte**enerational stud*es contribute to the *nders*anding of the proc*sses of development and </line>
<line> famil* adapta*ion *n families of children *ith or w*thout deve*opmental a*tera*ions. *bject*ve: </line>
</par>
<par>
<line> To comprehend the re*lity </line>
<line> of </line>
<line> families of *hi*dren with int*llectual and develo*mental </line>
</par>
<par>
<line> disa*ility from the *erspective of *hree generations, a**ut everyday p*actices and a* existing </line>
<line> support fro* t*e fami*y. *ethodology: The study *ncluded 3* relatives (gradmo*her*, m**hers </line>
</par>
<par>
<line> and older s*bling*) of childr*n with i*tellectual disabilit* </line>
<line> an* c*ild*en with ty*ical </line>
</par>
<par>
<line> developmen*, th*t ans*ered semi-st*uc*ured *urveys. R*su*ts: Grandparent* *rom both **oups </line>
</par>
<par>
<line> represen* a* </line>
<line> important *our*e o* *upport for the fa*i*y. Intergenerational rel*tionships </line>
</par>
<par>
<line> b*tween grandp*rents an* older gran*ch*ldr*n have * positive eff*ct in t*e lives of both, </line>
<line> alth*ugh f*r f*mil*es with disa*led chi*dren *h* interactio* i* ad*e* by sp*cific cha*acterist*cs </line>
<line> of th*s reality. *he contribution of int*rgenerati*nal rela*ionships in the develo**ents of all </line>
<line> f*mily mem*ers is discussed and the specificit*es of famil*es of d**ab*ed children ar* </line>
<line> highli***ed. </line>
<line> Key-*ords: Fam*ly. Intergenerati*nali*y. *hildre* W*th *isa*ilit*e*. Mother. Grandmother. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 14, n. 6, art. 1*, *. 187-203, nov./dez. 20*7 </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *elacionam*ntos Inte*geracionais em *am*lias de Crianças com Defic*ênc*a </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> So* a óptica da **oria si*têmica, a *amíli* pode ser </line>
<line> compreendida como um </line>
<line> g*upo </line>
</par>
<par>
<line> na**ral, cuja est*utura * e***o*a*a a pa*t*r dos p*drões de int*raç*o e**abelecido* entre seus </line>
</par>
<par>
<line> membros, </line>
<line> como </line>
<line> um sist*ma *on*tituído por vários níveis de *elações, com*osto por </line>
</par>
<par>
<line> subsistemas, </line>
<line> *o*o </line>
<line> m*rid*-esposa, </line>
<line> gen*to*es-f*l**s, </line>
<line> irmãos-irmão* </line>
<line> e </line>
<line> *vós-netos </line>
</par>
<par>
<line> (MINUCHIN; C*LAPINTO; MINUCHIN, et *l. 1*9*,). </line>
<line> No sécu*o XX, * pirâmide **ár*a *undial sof*e* modificações à me*ida *** **o </line>
</par>
<par>
<line> apena* os países desenvolvid*s, mas também aqueles em desenvolvimen** passaram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **r*sentar *m progre*si*o au*e**o da po*u*ação id**a. De acordo *om a OMS até o ano de </line>
</par>
<par>
<line> 202*, o Brasil se** o s*x*o pa*s do mundo com maio* </line>
<line> número de *doso* (BRASIL, 2005; </line>
</par>
<par>
<line> **09); contudo, s*be-se que o en*elhecimen*o po*ul*c*on*l não é exclusiv**a*e da realidade </line>
<line> *r**ileira. </line>
<line> * rela*óri* "envelh*cime**o *o século XX*: *elebr**ão e desafio", lançado *or </line>
</par>
<par>
<line> agên*ia* da ONU em 2*12, </line>
<line> destaca que, p*la primeir* vez na histó*i* mu*dia*, no ano </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *000 </line>
<line> h*via mais pess**s </line>
<line> **m mais d* </line>
<line> 60 anos que crianç*s com m*nos *e cinco e qu*, em </line>
</par>
<par>
<line> 205*, a </line>
<line> *op**ação *dosa será ainda maior *ue o* menores de 15 a*o* (FUN*O DE </line>
</par>
<par>
<line> P**ULAÇÃO DAS *AÇÕES **IDAS, **12). </line>
<line> Apont*-s*, ai*d*, que o envelheciment* está ocorrendo e* *o*as as *eg*ões *o m*ndo. </line>
<line> Assim, di*nt* do* desaf*os e ***enciali*ades do env*lhe*imento populacional, preconizam-se </line>
</par>
<par>
<line> novas form*s de e*truturação das sociedades, f*rças de trabalho e rel*ções sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interg*raciona*s (FUNDO DE POPULAÇ*O D** NAÇÕES *N*DAS, 20*2). </line>
</par>
<par>
<line> Tal re*lidade f*z c*m *u*, por u* período *e te*p* mais </line>
<line> *ongo, haja uma mai*r </line>
</par>
<par>
<line> convivência *nter**raci**a*, o qu* *mplica *i*etamen*e no desenvolvim*nt* da f*mí*ia e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> in*ivíduo (HERÉDIA; </line>
<line> CASARA; CORTELLE*TI, 2**7). *esta direção, pa*a *ntender </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> *elacionamentos *ntergeraci*nais contempor**eos dev*-se *o*side*ar a div*rs*d*de, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*exto e as experiên*ias fam**iares n* *ual r*lacioname*t* está emb*sado (STELL* et o </line>
<line> al., 201*). </line>
<line> Es*udos sobr* o tema re*elam *s *e*efícios * desafios q*e os r*lacionamentos </line>
</par>
<par>
<line> intergeracio*ais podem ap*es*nta* aos *iferente* indiv*duos </line>
<line> *o grupo familiar, como por </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, o </line>
<line> *p*io, </line>
<line> ajuda mútu* e influência pos*tiva a**inda *o convívio e int*raç*o </line>
</par>
<par>
<line> inte**eracional (ARAÚJO *t al., *002). </line>
<line> Con**do, a literat*ra indica u* número recent* e *estrito de e*tud*s **tergera*ionais </line>
</par>
<par>
<line> em família* de criança* com e *em *lte*ações no dese*vol**men*o e tem </line>
<line> apontado *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resin* P*, *. 14, n. 6, art. 10, p. 187-203, nov./dez. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Yam*shir*, T. S. Matsuk*r* </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> *ecessida*e de con*in*idad* * apr*fundamento *o tem* em **feren*e* contexto* (HA*TINGS </line>
<line> et al., 2002). </line>
<line> Woodbridge, Buys e Miller (2011), **r*vés de um e*t*do co*parativo realizad* em </line>
<line> uma cidade *ustr*l*ana, **e *bjetivou explo**r c*mo os avós **t*ra*i*m com seu* net*s *om </line>
<line> d*senv*lviment* típic* e com deficiência, ref*etem sobre os v*riados t*pos de papéis </line>
</par>
<par>
<line> *esempenh*dos por a*ós de cr**nças com defici*nci* </line>
<line> na família * </line>
<line> enfatizam, </line>
<line> ainda *ue tais </line>
</par>
<par>
<line> papé*s eram ** mesmos para os netos com deficiência e para os netos com **senv*lvi*ent* </line>
<line> típico. </line>
<line> Nessa mesma direção, c*m o obj*tivo de investigar as percepções e c*enç*s d* avó* </line>
<line> em r*lação ao *nvolvimento no c**dado *** netos, o *mpacto da def**iê*cia em suas v*das e o </line>
<line> relac*onamento que ma*tinham com eles, *atz e Kesse* (2002), *través de entr*vistas co* 16 </line>
<line> a*ós israelen*es, encontr*ram que a qualid*de e quan*ida*e de interação dos av*s na vid* do </line>
<line> **to *om defi*iê*cia era deter*ina*a pela dinâmica int**geracional estabel*ci*a entre os avós </line>
</par>
<par>
<line> e os pais d*s neto*. Assim, </line>
<line> as </line>
<line> *ut*ras discutem s*br* a diferença de relacionamentos *ntre </line>
</par>
<par>
<line> a*ós e *e*os co* *efici*n*ia * depender se ** avós são maternos ou p*te*nos e indicam que, </line>
<line> quan*o *s avós são paternos, o c**t*t* físico co* * neto d*pende princip*lm*nte de su* </line>
<line> relação co* a nor* ou genro (KATZ; KESSEL, 2002). </line>
<line> Já com o objetivo de investiga* se *lgum*s vari*v*is, como a *da*e, o gênero e o fato </line>
</par>
<par>
<line> d* serem </line>
<line> m**ernos ou paterno*, t*m infl*enciado a </line>
<line> per*epção de av*s acer*a de seu </line>
</par>
<par>
<line> r*lacionamento com *s ne*o*, o e*tudo realiz*d* por Smor*i et al. (2012), com a parti*ipação </line>
<line> de 373 avós itali*no* (com *da*e entre 53 e *8 anos), rev*lou q*e os avós indicaram em*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> positivas em relaç*o </line>
<line> à* atividad*s c*mpartilhadas com os netos, *ão hav*ndo diferenças </line>
</par>
<par>
<line> significativas em *elação </line>
<line> ao sexo, * i*ad* e </line>
<line> ao fato de o avô s*r </line>
<line> p*terno ou m*te*no. Além </line>
</par>
<par>
<line> di s s o, </line>
<line> o* avós **r**cipantes </line>
<line> evidenciaram atr*buir uma </line>
<line> grande *mportância ao seu papel </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educ*do*, que é des*mpenhado por meio </line>
<line> das atividade* compar*ilh*das com ** net*s </line>
</par>
<par>
<line> (SMORTI; *S*HIESNE*; FA*NET*, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Acerc* do rela*i*na*ent* intergeraciona* entre avós e irm*os de crianças com </line>
<line> deficiê*c*a, um *studo c*nad*nse q*e objeti*ou verif*c*r o processo de envolvimento de a*ós </line>
</par>
<par>
<line> * i*mão* de crianças com *oenças </line>
<line> crôni*as, *e* co*o as *rát**as *e apoio ex*rci*as no </line>
</par>
<par>
<line> contexto fami*iar, o qual </line>
<line> contou com a pa**icipação *e </line>
<line> quinze avós d* sei* **mílias </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cr*anças com doenças c*rdíaca* congênita*, evi*enc*ou *ue as pe*quis*s direcionadas a e*ta </line>
<line> população têm foc*lizado * inter*ção entre idosos e seu* filhos adultos, ou a interaçã* entre </line>
</par>
<par>
<line> avó* e netos com algum t*po </line>
<line> de deficiê*cia *u do*nça, *egligenci**do os </line>
<line> demais me*bros </line>
</par>
<par>
<line> familiares; assim, e*fatizam pa** a im*ortânci* de pesquis*s </line>
<line> q*e també* focali*em </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 6, art. 10, p. 187-*03, nov./*e*. *01* </line>
<line> www*.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*aci**amentos Intergeracionais em Famíli*s de Crianças com De*iciência </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> relaciona*ento interge*a*ional ent*e avó* * netos, *r*ãos de *rianças com deficiênci* e *o*** </line>
<line> *s que*tões envolvidas ne*te rela*io*amento (RAVINDRAM; R*MPEL, *0*0). </line>
<line> A literatura também apo*ta *ara a nec*ss**ade *e novos estudos interge*acio*a*s, </line>
<line> devido ao important* papel *os av*s nas socied*d*s c**temp*rân*as. Lee e Gardner, ao </line>
</par>
<par>
<line> analisarem estudos *eali*ados em difer*ntes </line>
<line> p*íses, como Isra**, No*a Zelândia, Pan*má, </line>
</par>
<par>
<line> Estados Unid*s, dentre outros, enfatizam q*e, ape**r das diferenças culturais e*i*ten*es ser*m </line>
<line> evidentes, as pesquisa* destacam *aracterísticas un**ersais com*artilhadas pelos avós (LEE; </line>
<line> GARDNER, 20*0). </line>
<line> Nessa direção, a identifi*ação e aprofundamento s*bre a intergeracional*dade e *eus </line>
</par>
<par>
<line> processo* e* d***rso* paí*es e cont*xtos, contribuem </line>
<line> para avanço da compreensão das o </line>
</par>
<par>
<line> *im*nsões multifatoriais *re*entes nestes relacionament**, revela*** *o*encia*i*ade*, </line>
<line> desafios e po**ibilidad*s de mel*or qual*da*e de vida e recu*sos para intervenções. </line>
</par>
<par>
<line> N* Brasi*, os *elacionamentos *nterger*c*onais </line>
<line> *ntre avós e neto* têm sido mais </line>
</par>
<par>
<line> amplamente estudados p*rtir *a a </line>
<line> dé*ada de *980 (*RAÚJO; DIAS, 2*02). Acerc* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ntergeracionalida*e em famílias de crianças *om d**iciência, os *stu*os br*si*e*r*s sã* a*nda </line>
<line> mais rece*tes. </line>
</par>
<par>
<line> Diante da* </line>
<line> *omple*ida**s e especifi*idades </line>
<line> pr*sentes no cotid*ano das *elaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> intergeracionais e deman*a* *e apoio de*sas fa*ílias, Ma*suku*a * Yamashiro (2012) </line>
<line> observam a im*or***cia de continuidade *e investigações com *s*a popula*ão sob o *nfoqu* </line>
<line> d* *nt*rgeraci*nalida*e, e apontam pa*a a im***tância *o desenvolvimento *e estudo* </line>
<line> nacionais e int*rnaci*n**s que enfoquem a i*terge*a*ionalidade em f*mílias *e criança* com </line>
<line> desenvolvime*to típico, para que seja poss*vel compor um panorama mais *brangente de </line>
<line> di*erente* realid*des *e relacioname*tos e *a*rões de i*teração. </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo do *s*udo foi *ompr*en*er a realidade de *amílias </line>
<line> de criança* com </line>
</par>
<par>
<line> de*iciênci* in*electual e com desenvo*vimento *ípic*, s*b a ótica *e três *era*ões, acerca do </line>
<line> cotidian* e *e p*áticas de *poio *xiste*tes na família. </line>
<line> 2 METODOLO*IA </line>
</par>
<par>
<line> * estudo de ab*r*agem *ualita*iv*, </line>
<line> con*ou com a </line>
<line> participaç*o de 36 familiares, </line>
</par>
<par>
<line> *epresentados *or 12 mães, 12 </line>
<line> avós *2 irmãos e </line>
<line> mais *e*hos de crianças/*dolescente* com </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina P*, *. 14, n. 6, art. 10, p. 187-203, nov./de*. 2017 </line>
<line> www4.f*anet.c**.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Yamash*ro, T. S. Matsukur* </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> deficiência intelectual e de *rianças/adoles*entes com desenvolvimento típico, residente* *e </line>
<line> um* *idade do interior do es*ad* *e São *aulo1. </line>
<line> A presente pesquisa foi realizada de acordo com os critérios e*ta*e*eci*os pelo </line>
</par>
<par>
<line> Consel*o *acional </line>
<line> d* Saú*e (Resolução 466 de 12 </line>
<line> de dezembro d* 2012) </line>
<line> acerca </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> cuidados étic*s </line>
<line> em pe*q*i*as com sere* hu*ano e foi </line>
<line> aprovada p*lo Comitê de **ica em </line>
</par>
<par>
<line> Pe*q*isa com Ser*s Hum**os da Universidade F*d*ral de São Carlos - UFSCar (C*AE- </line>
</par>
<par>
<line> 0*39.0.135.000-11, Processo núm*ro 23*12.0007*6/2011-2*), a partir do que a coleta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dados foi autorizada. </line>
</par>
<par>
<line> Como critérios de incl*são dos participan*es e par* a c*mposi*ã* *os *rup*s, as mães </line>
<line> deveriam morar com os fil*os; os *rmãos mais *elh*s d*v*riam ter idade entre nove e 17 *nos </line>
<line> * a* av*s dev**ia* residir na me*ma ci**de que o* netos. </line>
</par>
<par>
<line> Os *ar*icipa*tes foram divididos em *o** grupos, a saber, Gr*po d* Famílias </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Crianças/Adolescentes c*m D*fi*iência Intelectual (GD*) e Grupo de *amílias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rianças/Adolescentes com Dese*volv*mento *ípi*o (GDT). A compos**ão dos gr*pos </line>
</par>
<par>
<line> *eguiu </line>
<line> critéri*s referentes à i*ade, gênero, cl*sse soc*oeconôm**a das famí*ias participantes, </line>
</par>
<par>
<line> d*ntre *ut*o*. </line>
<line> Como *ns*rumentos, foram ut*lizado* *otei*os de en**evista semiest*ut*rad* </line>
<line> di*ecio*ado* a ca*a geração (*vós, *ães e netos) que *bor*avam questões *el*cionadas ao dia </line>
</par>
<par>
<line> * dia dos pa*ticipantes, r*t*na, </line>
<line> atividades </line>
<line> * responsabilidade*; aos re*acionamentos </line>
</par>
<par>
<line> i*tergeracionais est**elecid*s; aos **pos de ajud* rece*ida * ofert*da aos fami*iar*s; às </line>
<line> *ecessidades de apoi* e *nfo*maç**, dent*e o*tra*. </line>
</par>
<par>
<line> Os partici*ant*s fora* *ocali*ados por mei* de uma *scol* </line>
<line> p**lica de ensino </line>
</par>
<par>
<line> fu***ment*l e médio e ** uma escola *ública de ensino es*ecial, *mb*s *ocaliz*d** em uma </line>
<line> cid*de do inte*ior do esta*o de São Paulo. </line>
<line> A amostra de par*icipa*tes foi de**nida p*r c*nveniência, e conto* com o *uxíl*o dos </line>
<line> profiss*on*is das instituiçõ*s. As famílias dos a**nos que respondiam *o critér*o de in*lusão </line>
</par>
<par>
<line> rec*beram uma carta *onvite. Aquelas **e </line>
<line> aceitaram pa*tici*a* *ora*, e*t**, con*ata*** por </line>
</par>
<par>
<line> telefone e so*icitadas a indicar o rep**sentante da ter*eira geração *ue respon*eria à e*trevista </line>
<line> (av* ou avô / materno ou paterno). *odas as entre**stas foram realizadas *ela primeira autora </line>
<line> do es*udo, **gistra*as em áudio e ocorrer*m na residência dos part*cipantes, por op*ão d*s </line>
<line> mesmo*. </line>
<line> 1 O estado de São *a**o é uma das 27 *nidades federativas *o Brasil. Localizado na região sudeste do país, </line>
<line> pos*u* população supe*ior a 40 milhõ** d* ha*itan**s distribuídos em 645 *id*des. O estado de melhor econ*mia </line>
<line> é *esponsável *or mais *e *0% do PIB do país. A cidade em que o *st*do foi realiz*do *o*aliza-se n* região </line>
<line> centr** do est**o, *om população *proximada de 220 mil habi*a*tes (*RASIL, **14). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, art. 10, *. 187-*03, nov./*ez. 20*7 www4.**a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relacionamentos Int*r*eraciona*s em Fa*í*ias de Cr*a*ças com De*iciência </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> Após a con*irmação p*ra participação das f*míl*** *e crianç*s com deficiê*cia, *s </line>
<line> f*mílias de crianças co* desen**lvimento típico foram local*zadas, buscando o pareame**o </line>
<line> em rel*ção à co**o*i*ão familiar, e*colarid*de, ida*e (*o c*s* dos irmã**) e gênero dos </line>
<line> par*ic*pantes. </line>
<line> A* respostas às entrevistas se*ies*rutur*d*s f*ram analisadas p*r *eio da técn*ca do </line>
<line> Discurs* *o Sujei*o Coleti** (*SC). Tal método *e* *omo **fer*ncia a Teoria das </line>
</par>
<par>
<line> *ep*esentações *ociais prevê q*e, por meio de um e </line>
<line> único disc**so, a opi*i*o de *ma </line>
</par>
<par>
<line> *oletividade seja exposta, se*, no entanto, descaracterizar a na*u*eza </line>
<line> quali*ativa de ca*a </line>
</par>
<par>
<line> depoimento a*alisado e re**ido para compos*ção </line>
<line> desse discur*o </line>
<line> c*leti*o (LEFRÈVE; </line>
</par>
<par>
<line> LEFÈVRE, 2001; 2005; 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTADOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Acerca das avó* parti*ipantes do pre*e**e estudo, cinco *el*s eram **t*rnas e uma *ra </line>
<line> pater*a em ambos o* grupos **mil*a*es. A idade das *ert*nc*ntes ao grupo GDI va**ou de 44 </line>
<line> a 90 anos, en*uanto a idade daq*elas que pert*nciam a* gr*po GDT vario* de 61 * 74 anos. </line>
</par>
<par>
<line> Com relaç*o à *cupação das avós, em ambos os g*upos to*as referiram </line>
<line> não possuir </line>
</par>
<par>
<line> emprego, </line>
<line> com exceção </line>
<line> *e u*a p*rticipante de </line>
<line> cada </line>
<line> grupo. Sobre o grau de ins*rução, no </line>
</par>
<par>
<line> gr*po GDI h**ve variação entre não poss*ir *studos e ter co*c*uído * en*ino funda*ental, </line>
</par>
<par>
<line> e*quanto no gru*o *DT esta va**ação *e deu entre *ão possuir *s*udos a *er e*tudado até </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> segu*do ano do en*ino fundame*tal. *obre a situação conjugal, não houve varia*ão e*tre os </line>
<line> grupos pois, tanto no GDI quanto no GDT t*ês avós de*l*raram-se *a*adas, dua* viúvas e uma </line>
<line> s*parada. </line>
<line> Em r**ação às m*e* part*cipantes, hou*e variação qu*nto à ida*e entre 26 e 45 anos </line>
</par>
<par>
<line> (GDI) e 32 e 5* anos (GDT). Acerca da *itu*çã* conjugal, </line>
<line> não houve d*ferenç*s e*tr* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *rupos, pois, em ambos, quatro mã*s *es*dem com o* pais das crianças e dua* dec*ara*a*-se </line>
<line> solteiras. </line>
<line> *ob*e a ocupa*ão das m**s, no grup* G*I quatro dec*araram possuir empre** e duas </line>
</par>
<par>
<line> refer*ram não possui*, enqua*to </line>
<line> n* grupo GDT cinco declarara* p*ssuir *mpr*go e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> referi* não *ossuir. </line>
</par>
<par>
<line> Quant* ao nív** de e*c***rida*e, no *r*po GD* uma das mães decla*ou não *er </line>
<line> estudado e o grau de instrução das demais v*riou *e t*r cursado até o s*gundo a*o do ens*no </line>
<line> f*nd*mental a ter complet*do o en*ino médio. Já no grupo GDT o nível de instr*ção das mães </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 14, n. 6, **t. 10, p. 187-203, nov./dez. 2017 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Yamashiro, T. S. Matsukura </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> var*ou de ter cursa*o até o *uar*o ano ** en*ino **ndament*l a ter com*letado o ensino </line>
<line> médio. </line>
<line> Todos os irmãos participantes do es*udo eram os pr**ogên*tos da família. *o grupo </line>
<line> GDI, quatro eram meninas e d*is era* *eninos, enq*anto *o grup* *DT, tr*s eram meninas </line>
<line> e trê* eram meninos. * idade dos mesmos variou entre ** * 17 em ambos o* *rupos, e todos </line>
<line> estudam (do se*t* ano do *nsino fu*da*ental ao último ano do en*ino médio). </line>
</par>
<par>
<line> Com relação às crianças/*dolescen*es co* *eficiência int*lectual (GDI) e </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimen*o típico (GD*), em ambos os </line>
<line> grupos t*ês delas eram me*in** e três eram </line>
</par>
<par>
<line> men*nos. A idade das mesmas *ariou *e cin*o a 15 a*os. </line>
</par>
<par>
<line> Acrescenta-se que as c*i*nças/ adolescentes co* </line>
<line> deficiência serão aqui repre*en*adas </line>
</par>
<par>
<line> por "D", qu*ndo ref*rências às mesmas fo*em **entifica*as *as respost*s dos p*rticipantes. </line>
</par>
<par>
<line> Ao discorrer*m </line>
<line> *ce*ca das *ar*cterística* e complexidades </line>
<line> d** rel*c*onamentos </line>
</par>
<par>
<line> *nte*geracionai*, estudos nacionais e i*ter*acionais têm *nfati*a*o os benefícios que ta*s </line>
<line> in*erações trazem aos envolvido* de to*as *s faixas *tárias (HERÉ*IA et al., 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Em *on*ord*ncia com </line>
<line> ta*s c*n*ider*ções da literatura, as avós </line>
<line> pa*ti*ipa*tes </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> p*esente *studo, fazem *pontamen*os posit*v*s acerca do **po de relacion*mento mantido com </line>
<line> o* netos mais *elh**, como se observa a seguir. </line>
<line> Q*adro 01 - R**acioname*t* en*re avós * n*tos *ais velhos, sob a *tica das avós de </line>
<line> ambos os grupos (GDI e GD*) </line>
</par>
<par>
<line> DSC *as Avós - GDI </line>
<line> DSC das Avós - *** </line>
</par>
<par>
<line> "É bo*, tudo *om, eu quero muit* b*m e*e e ele também gosta, toda vida ele teve muito am*r *omigo, tinha medo que se eu mo*resse e ele n*o ia t*r ma*s avó, então é tudo a mimado *ambém * muit* bom. " </line>
<line> "Me do* bem, el* não amola, n*m aq** quas* vem, por*u* el* n*o tem t*mpo. E * muit* bom porque ele não resp**de pra *i*, está sempre m* obedece*do. Então é no*mal assim, é *om, nós dois se dá bem, meu net* é tudo n* min*a vida! " </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Ela*or*ção Própr*a </line>
<line> Em concordânc*a com o relato das avós, * disc*rso dos *etos também evi*encia o bom </line>
<line> relacionamen*o manti** entr* as g*rações. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 14, n. 6, art. 10, p. 187-203, nov./de*. 2017 </line>
<line> w*w*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re**cionamentos *ntergeracionais em Famílias de Crianças c*m Deficiên**a </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 02 - *el**ionamento entre *vós e netos mai* v*lh*s, s** a ó*ica d*s ne*os (G*I e </line>
<line> GDT) </line>
</par>
<par>
<line> D*C dos **mãos - GDI </line>
<line> D*C *os *rmãos - GDT </line>
</par>
<par>
<line> "É bom, * mu*to b*m, melhor impo*sível, a gente sempre se de* bem. Porque e*a pr a m*m uma segund* m*e. Eu gos*o bastante é dela, d*a*ogo bastante. " </line>
<line> "Eu e min*a *vó a gen*e é muito a*egado ass*m, ela * *ma s*gu*da m*e **a mim, a gente senta * conversa, ela dá mu*ta bronca em m*m també* quando pre**sa, mas ela é uma super avó ta*bém, q*ando * gente *ai lá *u faço ela dar risad*, p*rque é bem dif**il ela rir e*tã* a gente ajuda *la, a* é *om, e* *onver*o bastante com ela e ela conversa *omigo. " </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*abora*ã* P*ópria </line>
<line> Além de ca*act**iz*rem o relacionamento mantido co* as avós de maneir* positiva, </line>
</par>
<par>
<line> obser**-se a </line>
<line> se*uir que os ne*os *ais velhos tam*ém fa*em uso d* adjetivos posit*vo* ao </line>
</par>
<par>
<line> descrevere* suas **ós. </line>
<line> Q*adro 03 - D*scrição d*s avó* *eal*zada pelos neto* (GDI e GDT) </line>
</par>
<par>
<line> DSC do* *rmãos - GDI </line>
<line> D*C dos Irmãos - GDT </line>
</par>
<par>
<line> "Acho que ela é u*a luta*or*, pass*r por tudo o *ue e*a passou, com * problema qu* ela tem e estar sem*re com a c*beça e*gu**a uma pessoa bata*ha**ra. E e* acho que ela é u** avó boa, dá tud* o que você pede, aniver*ário e*a dá dinh*iro, ela só nã* é calma, ma* ela é boa, e*a sempre pro*ura a*ud*r a ge*te quan*o a g**te p*e*is* e ela é bem *uid*dosa com gent* assim, comigo, a com os meus irmãos. Ela é uma *esso* simples, não é muito de querer a* coi***, é humilde, a mi*ha avó uma pessoa super é legal. " </line>
<line> "É uma avó boa, de ferro, tanto que *la me ajudou *essa *ida e *o* se* de idade é uma s*nhora boni*ona, el* * educa*a, tudo, * lega*, quando ela quer ser brava e*a é br*va, mas é a**ela avózona que quand* você *ede as cois*s e*a já fez já. É uma super a*ó, esforçada, b*t al *ador *, por causa que a min*a *vó não para, com todas a* doen*as que ela te*, ela faz camin**da, ela tenta ganhar um dinh**rin*o extra, ela *az u* monte de *oisa, ela aj*da os colegas d*l*, ela é le*al. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaboraç*o Pr*pr*a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresin* PI, v. 14, n. 6, a*t. 1*, p. 18*-203, no*./de*. 2*17 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Yamas*ir*, *. S. Ma*s*kura </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> Estudos *ue aborda* </line>
<line> a perce*ção de crianças e adolescentes acerca da vel*ice </line>
</par>
<par>
<line> destacam que es*es possuem uma vis*o positiva, *m*ora, *i*da que em menor f**quê*ci*, </line>
<line> tam*ém exista uma *erc*pção ne**tiva (GV**D, *t al. 2012;). </line>
<line> Assim, embora os participantes do presente e**udo tenham *alad* acerca *a velhice a </line>
</par>
<par>
<line> par*ir da desc*iç*o de **us própr*os avós, o **e é consideravelmente difer*nte </line>
<line> de tecer </line>
</par>
<par>
<line> consi*erações acerca da ve*hic* d* modo ger*l, os resultados reforçam os ac**d*s </line>
<line> apre*enta**s por Gvoz* e Dal*aroza (2012) e apo** * hi*ótese q*e a* crian*as e os </line>
</par>
<par>
<line> adolesc*ntes **rticipa*tes tenham evi*enc**do </line>
<line> u*a *isã* positiva da velhice, também, </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> f*to d* co*vi*erem co* *u** a*ós, assim como pro*erido pelo estud* d* **c*e*i, Pavar*ni e </line>
</par>
<par>
<line> Via*a (2012), </line>
<line> o qual aponto* que crianças </line>
<line> *ue *onvivem com os avós possuem </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> p*rcepção otimista so*re a velhice. </line>
</par>
<par>
<line> O re*a*o d*s irmãos mais *elhos participan*es do presen*e </line>
<line> estu*o evidenc** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> contribuiçã* d*s avó* em s*as vidas à m**i*a que expõe o *uanto as av*s co*p*ee*dem as </line>
<line> nec**sidade* e situaç*es *ivenciadas p*r eles. </line>
</par>
<par>
<line> At*avé* dos *SCs, pode-*e observar que as avós tam*ém oferece* </line>
<line> apoio emocio*al </line>
</par>
<par>
<line> *os neto*. Discorrendo s*bre o </line>
<line> a*sunto, *av*nd*an e Re*pel (2010) **latam qu* </line>
<line> avós de </line>
</par>
<par>
<line> cria*ças com deficiência ten*em * oferece*, além d* outro* tip*s de ajuda, *upo*te emocion*l </line>
</par>
<par>
<line> ao* irmã*s *est*s **ia*ças, à *e**da q*e percebe* *ue, *evido </line>
<line> às demandas ex*r*s gerada* </line>
</par>
<par>
<line> *ela cr*ança c** deficiência, </line>
<line> os pais *ão consegu*m atender </line>
<line> à* necessidades </line>
<line> d* ate**ão </line>
</par>
<par>
<line> também dos irmãos destas criança* (RA**NDRAM; REMPEL, 20*0). </line>
<line> Cont*do, compr*ende-se que o *uporte emocional proven**n*e dos avós *os netos não </line>
<line> s*ja exclusivid*de de f*mílias de crianças c*m defic*ê*cia, *as também se faça presen*e em </line>
<line> *utro* grupos f*mili*res, *omo n* caso das família* de crianças co* dese*volvimento t*p*co </line>
<line> o*servados nes*e e*tudo, onde a poss*bilid**e ** relacionamentos e*tre avós e netos se*a </line>
<line> via*iliz*da pela proximidade ge*gráf*ca e outras variáveis. </line>
<line> A*nda sob esta pers*e*tiva, os irm*os m*is vel*os p*rticipa*tes do pre*ente estudo, ao </line>
<line> rel*tarem sobre os tipos de a*uda r*cebida das avós, c*tam a ajuda financei*a, a ajuda com *s </line>
<line> *arefas *scol*res, com o *ransp*rte e com cuid*dos qua*do estão *oentes. Porém, tant* no </line>
<line> gr*po dos *rmãos de criança* com deficiênc** intelectual, quan*o no dos irmãos de crian*as </line>
</par>
<par>
<line> co* </line>
<line> des*nvolvimento típico, o carinho, a </line>
<line> atenção, o afeto, as conversas </line>
<line> sobre *oisas q*e </line>
</par>
<par>
<line> gostam * o* conselhos recebidos pe*as *vós, est*o entre *s tipo* d* ajuda m**s citados. </line>
</par>
<par>
<line> No c*so das </line>
<line> fam*l*as </line>
<line> de cri*nças com defic*ência, de </line>
<line> acordo com o re**to </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> *articipantes ** presente estu*o, obser*a-se *ue a int*ração entre avós e netos m*is v*lhos * </line>
<line> a*resc*d* de *aracterística* específicas desta reali**de. </line>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, v. *4, n. 6, *rt. 10, p. 187-203, n*v./dez. 2*17 www4.*san*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*ac*onamento* In*ergerac*onais em *amíli*s de *rianças com *efi*iênc*a </line>
<line> *97 </line>
</par>
<par>
<line> No estudo de Woodbridge, Buys * Miller (2011) os avós re*ata* que, embora </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> re*acionamento com o neto com *ef*ciência não fosse com* eles haviam </line>
<line> anteci*ado, </line>
</par>
<par>
<line> acreditavam f*r*emente não ha*er *iferença em c*mo *les interagi*m *om *s ne*o* *om * </line>
</par>
<par>
<line> sem def*ciên*ia. No </line>
<line> entanto, </line>
<line> embora demonstr*ss*m extrema *on*ciência sobre as </line>
</par>
<par>
<line> ne***s**ades *e *eus out*os *etos (i*mão c*m desenvolvi**nt* tí**co), *ambém enfati*aram * </line>
</par>
<par>
<line> im*ortân*ia e </line>
<line> desafio de asseg*rar que es*es não fossem n*gligenciados, poi* admitia* ser </line>
</par>
<par>
<line> *ifí*il ignorar a atenção especial que o net* com </line>
<line> deficiência requeria (WOODB*IDGE; </line>
</par>
<par>
<line> *U*S; MILLER, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Acerca *o que a*ós e n*tos fazem j**tos, de </line>
<line> acordo com o rel*to das </line>
<line> avós </line>
</par>
<par>
<line> par*icipant*s, as atividades mai* citadas foram conversar, bri*car, acon*e*h*r, passear j*nto*, </line>
<line> dent*e outras. Obs*rvou-se qu* n*o houve diferença* entre as ativ*dades *ealizadas por a*ós e </line>
</par>
<par>
<line> ne*os *e *mb*s os **u**s. Tais práticas *ão semelhantes *s apont*das </line>
<line> pela *i**ratura como </line>
</par>
<par>
<line> compartilha*as entre avós e netos com *esenv*lv*mento típico (DIAS; SILVA, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, o estudo realizado p*r *atsukura *ama*hir* (2012), a*o*to* que em e </line>
<line> *amílias de crianças com *efi*iênc** física, as a*ós e o* irm*os d*stas crianças *ompartilham, </line>
</par>
<par>
<line> além d*s *tividades usuais entre avó* e </line>
<line> netos, tamb*m ativid*d** de cui*ado d* criança </line>
</par>
<par>
<line> deficient*. Poré* *al achad* **o foi encont*ado *elo present* estudo. Assim, tem-se </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> hipótese que essas ativi*ades de cuidado com*a*tilhadas entre avós e net*s possam ser mai* </line>
</par>
<par>
<line> freq*ent*s nas fa*ílias de crianç*s com deficiência física, </line>
<line> q** d*m*n*am ações ond* os </line>
</par>
<par>
<line> es***ços f*sicos sã* mais pe*ceptí*eis e *oncr*t*s. Es*udo* futuros, verificando </line>
</par>
<par>
<line> especificid**es de deficiências, deman**s e práticas </line>
<line> conjuntas intergeracionais devem </line>
</par>
<par>
<line> contribui* p*ra o *onhecimento sobre variáveis *resentes ne*te pr*cesso. </line>
<line> *es** sentid*, ainda qu* não *enh*m sido enco*tr*dos discursos **lativos ao </line>
</par>
<par>
<line> comp*rtilhamento de atividades de cu*dado do ne*o com deficiência </line>
<line> com a* avós * i***o e </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> velho, as avó* do prese*te estud* citaram a *ju*a que o ne*o mai* velho confere </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *amília ao cuidar do irmã* com de*iciênc*a. D*nt*e essa* ativ*dades, *estacaram que ol*ar o </line>
<line> irmão e *u*cá-lo e levá-lo para a **cola é o que mais ajuda suas mães, enqua**o en*iná-lo e </line>
<line> cui*ar **le é o que mais *juda a c**ança. </line>
<line> Sobre o relacionamen*o **tre avós e *rianças c*m deficiên*i* intelectual, sob a ótica </line>
</par>
<par>
<line> dos netos mais *elhos (irmãos </line>
<line> das criança* com d*ficiênc**), * rela*ionamento mantido </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> bom, como *e obse*va a seguir. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 6, *rt. 10, p. 187-203, nov./dez. 2*17 </line>
<line> www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> J. A. *amashiro, T. *. Ma*sukura </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 4 - Relacionamento en*r* *vós e net*s com de*i**ênc*a sob a ótic* dos n*tos mais </line>
<line> velhos (GDI) </line>
<line> DSC dos Ir*ãos - GDI </line>
<line> "É *om **mb*m, ela s*mpre se dá bem. E ela gosta mais *o D. do que to** mu*do, então * o </line>
<line> melhor possí*el. Eu a*ho *ue ela dá m*i* atenção p*a *l*, por ele pre*isar, do que pra mim. </line>
</par>
<par>
<line> Ela t** um c*rinho </line>
<line> pelo D., desde peque*in*nho é assim, **a *emp** p*ocur* aju*ar </line>
<line> ele </line>
</par>
<par>
<line> *a*bém. " </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração P*ópria </line>
</par>
<par>
<line> Ao re*ata*e* sobre o re*acio*amento de su*s avós com *eus irmãos c*m d*ficiência, </line>
</par>
<par>
<line> observa-se que os *etos tam**m </line>
<line> fazem menção * e*es mesmos, enquanto enf*tizam pa** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atenção extra *ecebida pelo irmão. </line>
</par>
<par>
<line> Sobre o assunto, * literatu*a tem a**ntado qu* os avós *e cri*n**s com deficiênci* </line>
</par>
<par>
<line> muit*s ve*es e*contram dif*c*l*ades em conciliar a* deman**s *xtras </line>
<line> provenientes do </line>
</par>
<par>
<line> cuidado da criança e a necess*dade de ate*ção *e seus irmãos (GA*D*ER; e* *l, 1*9*;). Os </line>
<line> res*ltados do presente estudo *eforçam tais apontamentos. </line>
<line> Ace*ca dos *ipos de aj*d* *u* as *v*s *onferem às famílias, ver**ico*-se, a pa*tir da </line>
</par>
<par>
<line> fa*a </line>
<line> das mães p*rticip*ntes, o </line>
<line> *mportante pap*l que tal apoio represent* para </line>
<line> os d*feren*es </line>
</par>
<par>
<line> membros da famí*ia, como se obs*rva a s*g*ir. </line>
<line> Qua*ro 5 - ***nião das mães a*erca da ajud* que presta* às suas famílias </line>
<line> (GDI * GDT) </line>
</par>
<par>
<line> DSC d*s Mães - GD* </line>
<line> DSC das Mães - GDT </line>
</par>
<par>
<line> "Aj*da, sempre quando eu prec*so q*e ela fique co* o D. ou *om o mais n*vo, *la *em*re fica. Às vezes o D. vai lá, ela *á banho *ele, cuida d*le, faz o q*e pode, o que n*o pode fazer. *ntão está sempre ajuda*do. Até porque eu *raba*ho, então qu*ndo eu não est*u, ela é *eu vi*ia, ela fica ** cima d*ssas crian*as pra ba*xo * *ra cima, *uidando *os meus fi*hos." </line>
<line> "Ela ajuda as**m, com dinheiro, també* *l ha as crianças, cuida dos meus f i * hos , d* banho, f *z o almoç*, quanta* ve**s eu le*o lá, ela cuida. *n*ão *em**e que eu precisei, ela s*mp*e tá ali p*a me ajud*r, quando e* fiquei do*nte também, sabe assim? Aí eu fiquei com ela, e*a me ajud**, deu a maior força. E*fi*, me ajuda em *odos os s*ntidos, * muit* prestativa, é a m*lho* *o mun*o! " </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *labo**ção Própria </line>
</par>
<par>
<line> A partir d* *elato das mães, observa-*e que part*cipa**o da t*rceira **raç*o a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> família as coloca, mui**s vezes, como prin*ipa*s cu*dad*ras ou co-responsáveis pelos netos. </line>
<line> R*v. FSA, Teres**a, v. 14, n. 6, art. 1*, p. 187-2**, no*./de*. **17 www4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relaci*n*mentos Intergeraci**ais *m Fam**ias de *riança* c*m Deficiência </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> Nessa mes** dir*ção o estudo realizado por Ravindr** e R*mp*l com a*ós de *r*an**s com </line>
</par>
<par>
<line> doen*as *ard*acas c*ng*nitas, apo*t*u que a *erce*ra geração ass**e </line>
<line> periódi*a e, </line>
</par>
<par>
<line> frequen*emente, as r*sponsabilid*des pat*rnas com os </line>
<line> cui*ad*s da *otina diária e com as </line>
</par>
<par>
<line> ne*essidades d* *rincar e diver*** dos irmãos destas c*ianças, u*a vez que os pai* *ncontram- </line>
</par>
<par>
<line> *e *r*q*enteme*t* ocupad*s *om os c*idad*s do filho doente, o *ue </line>
<line> o* *mposs*bilita </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ate*der as necessidades do filho m*is velho (RAVINDRAN; REMP*L, 2*10). </line>
<line> Contudo, apesar da *resença **rcan** das avós do pr*sente est*do n* famíli*, as </line>
<line> mesmas ref*rem *ue go**a*iam de sa*er a*nda m*is sobre a vida *os netos, obtendo maiores </line>
<line> inf*rma*ões a*erca do *esenvolviment* deles, com* se obs*rva a segui*. </line>
<line> Quadro 6 - Ne**ss*d*de da* avós sobr* m*ior*s inf*rmações * r*speit* dos *etos (GDI e </line>
<line> GDT) </line>
</par>
<par>
<line> DSC das Av*s - GDI </line>
<line> DSC *as Avós - GDT </line>
</par>
<par>
<line> "Ah eu pre*eria ter m*i* informação, de co** cui*ar d*le princip*lme*te (net* com deficiência), *orque eu não sei se eu estou cuid*ndo direito, porqu* o pouco que eu ajudo eu não sei se eu to conseguindo, *ntão *ra bom s* a gente tives*e m*is informação. Gost*ria ta*bém de saber se é uma gen**ica, s* é de família." </line>
<line> "Eu g*staria de sabe* q*e estud* que eles tão fazen*o ag*ra, eu gostaria de s*ber tud* que s e passa com eles, eu sei que a saú*e deles també* **o é grande *ois*, porque de ve* em quando, sempre tão *o **dico, en*ão eu g**taria de *aber sim. " </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: E**bor*ção Própr*a </line>
<line> E**ora as avós de ambos os *rupo* tenham relatado o des*jo por re*eberem *aio*es </line>
</par>
<par>
<line> informações a res**it* dos netos, fica </line>
<line> evidente que o tipo de </line>
<line> informação seja de </line>
<line> natureza </line>
</par>
<par>
<line> *istinta. Assim, *ponta-se a necessidade *os program*s </line>
<line> de saúde educa*ão d*re*ionarem e </line>
</par>
<par>
<line> at*nção não somente à criança, mas a todos os membro* da família, </line>
<line> para que haja uma </line>
</par>
<par>
<line> compre**são maior acer** das **ma*das e </line>
<line> ne*essidades de cad* um, *em co** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *islumbrar * estimul** maio*es o*o*t*nid*de* de int*ra*ã* e </line>
<line> troc*s intergeracionais além </line>
</par>
<par>
<line> daquela* estabeleci*as com a *riança com d*ficiênci*. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Cons*de*a-se que o prese*te e*tud* r*sp**deu aos o*je*ivos prop*stos, ao *profund*r </line>
</par>
<par>
<line> o conhecime*to acerc* </line>
<line> do relac*o*amento inter*eracional pres*nte em **mílias de c*ianças </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 6, ar*. 1*, p. *87-203, n*v./dez. 2017 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/re**st* </line>
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<line> J. A. Yam*sh*r*, T. S. Matsukura </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> *om *efici**cia e *e c*ianças *om desenvol*ime**o </line>
<line> típico, bem como a* ampliar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> com*reen*ão d** diferenças * semelha*ç*s </line>
<line> d*sses rel*ci*n*mentos * das troc*s de </line>
<line> apo*o </line>
</par>
<par>
<line> es*abelec*das, frente às demandas, rotina e co*idi*no familia*. </line>
</par>
<par>
<line> Dest*ca-*e, *inda, qu*, e*bo*a o </line>
<line> au*ílio m*nistrado pelas avós pelos filhos mais e </line>
</par>
<par>
<line> velhos, de ambos os gr*p*s, tenh* sido con*iderado em s*tuações *specíficas, de natureza </line>
</par>
<par>
<line> disti**a, tais p*áticas *xercidas r***e*entam i*portante fo*te </line>
<line> de a*oio às mães de c*ianças </line>
</par>
<par>
<line> co* deficiência e também *e criança* c*m desenvolvimento típic*, visto que, t*nto a *erceira </line>
<line> quanto a primeir* gera*ão a*xi*iam no cuidado da criança mais nova, assim c*mo em out**s </line>
<line> a*ividades do dia a *ia des*as família*. </line>
</par>
<par>
<line> Além d*s*o, visto que o relaci*name*to inter*erac*ona* verificado en**e </line>
<line> a v*s e </line>
<line> *eto* </line>
</par>
<par>
<line> apres*ntou *ar*cte*ísti*as positivas </line>
<line> e benefí**os </line>
<line> para ambas as geraç*es, se r*ssal*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessi**de da pro*oçã* d* *rogr*mas inter*e*a**onais *os di**ren*es m*ios e serviços </line>
<line> cu*turais, de *aúde e e*u*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Ob*erv*-se ainda, *u* o estudo apr**enta limi*a*õe* no q*e se refere ao número </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> parti*i*an*es *nvolv*dos, além * het*rogeneidade das *amílias *rasilei*as e, devido ao *ato d* </line>
<line> to*as as famílias pa*ticipantes do pre**nte *studo residirem em uma únic* ci**de do *nterior </line>
</par>
<par>
<line> do estado de São P*ulo, **asil. Aponta-se, ass*m, </line>
<line> para necessida*e de a </line>
<line> novos est*dos </line>
</par>
<par>
<line> interg*racio*ais qu* *ocalizem * </line>
<line> opinião das trê* ger*ções, e pos*am s** rea**zados em </line>
</par>
<par>
<line> diferent*s regiõ*s, a f*m de pros*eguir * a*rofund** ** compreensão d* realida*e de f*m*lias e </line>
<line> a **terge*acional*dade em diferentes contextos e culturas. </line>
<line> R*FERÊNC*AS </line>
<line> A*AÚ**, M. *. G. L.; DIAS, C. M. S. B. Papel d*s *vós: apoio oferecido aos netos antes e </line>
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<line> C*ia*ças com Deficiência. R*v. *SA, *eres*na, v.14, n.6, art.10, p. 187-203, nov./dez. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 14, n. 6, art. 10, p. 187-203, nov./de*. 2017 </line>
<line> www*.*sanet.com.br/r**ista </line>
</par>
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<par>
<line> Relac*o*amento* Intergera*ion*is em Famíli*s de Cria*ças c** Deficiênc*a </line>
<line> 203 </line>
</par>
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<line> C*ntribui*ão do* Au*ores </line>
<line> *. A. Yam*shiro </line>
<line> T. S. Ma*sukura </line>
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<par>
<line> 1) **ncepç*o e planejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) a*álise e interpretaç*o d*s dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração do ras*u*ho ou na revisão c**ti*a *o conte*do. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) partici*ação na aprovação da v*rsão final do ma**s*rit*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Tere*ina PI, v. **, n. 6, art. 10, p. 187-203, nov./dez. *017 </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
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