<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 1, art. 1*, p. 187-202, jan./fev. 2018 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2018.15.1.11 </line>
</par>
<par>
<line> Cartas Para Que Te Quero: um* Experi*ncia de Leitura do Espaço Geográ*i*o na Geogr*fi* </line>
<line> Escol** </line>
<line> Letters For Wh** I Want: an Exp*rience of Re*ding *h* Geograph*c Space in Sch**l Geo*raphy </line>
</par>
<par>
<line> Leo*ard* Pinto *o* Santos </line>
<line> *estre em Geografia p*la *niversidade Fe***al do Rio G*ande do Sul </line>
<line> Prof*ssor da re*e estadual d* ensino do Rio Gra*de *o Sul </line>
<line> E-mail: leon*rdoufsm@h*tm*il.com </line>
<line> Ro**lane Zo*da* Costella </line>
<line> Do*t**a em Geog*afia pela Univer*i*ade Feder*l do Rio Gran*e do Sul </line>
<line> Professor* da U*iversidade F*der*l d* Rio G*ande do Su* </line>
<line> E-m*i*: ro.pauto@t*rra.*om.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *eonardo Pinto dos Santos </line>
<line> Edito* Científico: Dr. T*n*y *e*le* de Al*nca* </line>
</par>
<par>
<line> *scola Estadual d* E*sino *undamenta* Coronel **c*nte </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Freire - Ru* Tietê, *ú*ero 276, Ba**r* Iga*a. CEP </line>
</par>
<par>
<line> 924*0-290, Canoa*/*S. </line>
<line> Artigo *ecebid* em 24/09/20*7. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *ecebida *m 16/10/*017. Aprov**o em 17/10/2*17. </line>
</par>
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<line> Endereço: Ro*ela*e *ordan Costella </line>
</par>
<par>
<line> Facu*d*de de Ed*cação d* *niver*idade Federal do Rio </line>
<line> A*aliad* *elo sistema Triple Revie*: Desk Rev*ew a) </line>
</par>
<par>
<line> Grande do Sul - Prédio 1*201 - Av. *a*lo Gama, s/n, </line>
<line> *elo Edito*-Che*e; * b) Do*ble Blind Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> Bairro Farroupilh*. CEP 90046-*00, P*r*o Aleg*e/RS </line>
<line> (avaliação cega p*r dois aval*ad**es da ár*a). </line>
<line> Revi*ão: Gra*a*ical, *ormativa e de Form*taç*o </line>
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<line> L. P. Santos, R. Z. Co*tella </line>
<line> 188 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> *s** ar*igo é part* de um trabal*o ma*or desenvol*ido no POSG*A/UFRGS no ano de 2015, </line>
<line> dentro d* li*ha *e pesquisa em Ensino de Geogr*fia, co* o ob*etivo de se estudar o Espaç* </line>
</par>
<par>
<line> Mentalmen*e Pr*jetado (EM*). Na parte exposta neste artigo, *amos ênfa** </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> correspondência trocada en*r* *ua* escolas, **a lo*al*z**a em Porto *legre * </line>
<line> outra em </line>
</par>
<par>
<line> *axinal do So*u*no, amba* localizadas no Rio Grand* d* S*l, com o objet*vo de se entende* o </line>
</par>
<par>
<line> **P * d**envolver as p*tencialidades pr*se*tes n* ato da es*rita </line>
<line> por p*rte de j*vens </line>
</par>
<par>
<line> estudantes, visando a uma melhor l**tura da palavra * do mundo. </line>
</par>
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<line> Palavras-chave: E*s*no de Geo*rafia. Esp*ç* M*ntalmente Projetado. Educaçã* Básica. </line>
<line> C*r*as. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This art*cle is p*r* of a larger work develope* at P*SGEA/UFRGS *n t*e year 2015, *ithin </line>
<line> the l*ne of re*e*rc* *n Ge*g*a**y Teach*ng, w*t* *he o*jec*i*e of s*udyi*g the Menta*l* </line>
<line> *roject*d Spac* (EMP). In t** p*rt exposed *n this article, we emphasi*e the correspondence </line>
</par>
<par>
<line> exchanged be*ween two schools, one locate* in Porto Alegre and </line>
<line> another in Fax*nal do </line>
</par>
<par>
<line> *oturno, both located i* Rio Grand* do S*l, in or*e* to un*erstand the EMP and to d**elo* </line>
<line> the potent*alities pres*nt in the act of writing by young studen**, aiming at a better *eading of </line>
<line> the word an* the wo*ld. </line>
<line> Key words: Geogr*phy Teaching. Mentally Design*d Space. *asi* Education. Letters. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, v. 15, n. 1, a*t. 11, p. 187-20*, jan./f*v. 201* </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Car*as Para Que Te Quero: *ma *xperiência d* Leitura do Espaço Ge*gráfico na G*ografia Escol*r </line>
<line> 189 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Em 2014 o governo **asileiro est*pulou uma seq*ência de metas e estra*é*ias de*t*o </line>
<line> do âmbito do Plano Na*ional de E*ucação (PNE), tendo v*gên*i* *e dez anos, com o i*tuito </line>
<line> *e melhora* a Educa*ão nos municípios e uni*ad*s *a fe*eração. </line>
<line> A m*ta número nove qu* tr*ta so*re a alfabet*za*ão e a*fabetis*o f*ncional de jove** </line>
</par>
<par>
<line> e adulto* * a que vale o </line>
<line> des*a*ue </line>
<line> nesta </line>
<line> pe*qui*a, q** parte de uma pesq*i*a de pós- é </line>
</par>
<par>
<line> graduação, nível *estrado (SAN*OS, 2015), desen*olvida n* programa d* pó*-gra*uação *e </line>
<line> Geografia d* Unive*sidade Federal do R*o Gra*de *o Su*. </line>
<line> Essa meta do *NE, demo*stra *u*, atualmente (*0*5), t*r*amos *2% alfabet*zados, </line>
<line> com *eta, até *024, se che*ar aos 100%. O número mais *larmante, e*tretant*, se mostra em </line>
<line> relação à t**a de analfab*tismo fu*cional, sendo atualmente (2015), 27%, com *ma meta par* </line>
<line> 2024 d* *3,5%. </line>
<line> *e acordo com o P*ad/IBGE *** 13 mil*ões de br*sileiros analfab*tos c*m *ais de </line>
<line> q*i*ze *nos. * que e*s*s números mostram? </line>
<line> Primeiro, que a *ducação brasi**ira se encontra a*nda engatin*and*, mesmo **n*o </line>
<line> uma das pr*ncipais e*onomias do mund*, co* riquezas naturais além de *ual*uer ima*inação. </line>
<line> Somo* um conjunt* *e difer*ntes pov*s, que a*nda temos uma São Paulo1 de indi*íduos **e </line>
<line> não aprese*tam os *í***s *í*imos *a*a comp*eender aqui*o qu* es**o lendo. </line>
<line> Ess* situação pode ser comparada a q*em *ia*a para um lugar ao qual não dom*na o </line>
<line> idioma e *s caracteres que orie*t*m s*a po*ulação. Des*a f*rma, *a**mos o quanto é c*n*uso </line>
<line> ser um iletrado. </line>
<line> I*agine um brasileiro *ue *o*ina som*nte * portuguê*, *he*a*do no Vietn* o* Japão, </line>
</par>
<par>
<line> com seus ide*gra*** * *aracte*es </line>
<line> que nada significam *o nosso cérebro, dificultando </line>
</par>
<par>
<line> ativida**s que para n** s*o corri*ueiras, c*mo *ega* u* *nibus *u *edir o c**ezinho de f*nal </line>
<line> de tarde. </line>
<line> Essas inc*ngruência* *az*m *om q*e a autonomia desa*areça, cri*ndo-s* muros </line>
<line> invis**eis que nos t*rnam excluí*os do siste*a, nã* no* r*co*hecendo como at**e* passíveis </line>
<line> de l*t* * transf*rmaç*o da*uilo qu* acre**t*rmos ser in**sto. Pa**amos cada vez mais a n*s </line>
<line> retra*r e *ceitar o q*e os outros, como * capital, no* impõem, deix*n*o o *est*no como a*go </line>
<line> in*xorável, alhe** a** nossos *nteresses. </line>
</par>
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<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Popul*ção es*ima*a para o ano *e 2017 *e *2.1**.920 p*ssoas. Fonte: https://cid*des.*bge.gov.br/bras*l/*p/sa*- </row>
</column>
</par>
<par>
<line> paul*/*anorama. Ac*sso em: ** de no*. *e 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, T*r*sina PI, v. 15, n. 1, art. 11, p. *87-202, jan./fev. 201* </line>
<line> *w*4.fsa*et.*om.b*/re*ista </line>
</par>
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<line> L. P. Sant*s, R. *. Co*tella </line>
<line> *90 </line>
</par>
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<line> O ***undo pon*o a destaca* é a c*ncentração de renda que perpassa de Norte a Sul *o </line>
<line> nos*o planeta, Sader (2003, p.63-64) af*rma que: </line>
<line> Os níveis de vi*a nunca foram tão desi*uais, nun*a destinos tão dif*re**iados s* </line>
<line> a*resen*aram pa*a setore* da *u*a*idad*. Excesso* par* u*a min*ria, carência par* </line>
<line> a grande maior*a. Vin** por c**t* da p**ulação *u*dial si*uada no hemisfér*o n*rte </line>
</par>
<par>
<line> *on*entr* 85% *a riqueza, enquanto 80% da populaç*o do **m*sfério sul divi*e </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *ambém de f**ma desigual - 15% da *iqueza mund*al. </line>
</par>
<par>
<line> A mesma diver**dade qu* "mo*t*u" o po*o brasi*ei*o, *ão exis*e na hora de dividi* os </line>
<line> divi**ndos da **quez* que penetr* e* nossos s*los e águas, *evando a p*es*nça de ana*fabetos </line>
<line> *unci*n*i* em unive*sidades br*sile*ras, e analfabetos totais por d*versos rinc*es *o no*so </line>
<line> B*asil </line>
<line> Por c*ncord*rmos *om Freire (1985, p.15), é que pensamos na *r*tica pedagóg*ca </line>
<line> com escrita de *artas, **ndo a*to potencial pa*a se *esenv**ver a leitura do mu*do e *ambém </line>
<line> d* *alavra. </line>
<line> Toda *eitura da p*lavra pressup*e *ma leitura a*ter*o* *o mundo, e *oda leitura da </line>
<line> pal*vra implic* a vol*a s*bre * leitura do mu*do, d* *al m*neira que "ler mu*do" e </line>
<line> "ler *alav*a" se co*s**tuam um movimento em que não há ruptura, em qu* você vai </line>
<line> e *olta. E "le* mund*" e "ler pala*r*", no f*ndo, para m*m, impli*am "*eesc**ver" * </line>
<line> mundo. Reesc*ever *om **pas, qu*r *izer, tran*fo*má-lo. A leitura da palavra deve </line>
<line> ser inserida na **m*reensão d* t*ansf*rmação do mundo, que *rovoca a leit*ra de*e </line>
<line> * dev* *e*eter-nos, sempre, * *ei*ura de nov* *o *un*o. </line>
<line> *credita*os q*e *rab*lhar *om a escr*ta em s*la de aula favorece o p*sicionamento </line>
<line> *rente a t*mas controve*sos, auxil*a na leit*ra e pro**ção textual den*ro d* diferente* </line>
<line> componentes cur*iculares, e m*lhora * *eitura do mundo no qual habitamos e que </line>
<line> construímos. </line>
<line> A es**ita, c*mo K*erc*er (2013, p.85) traz "é um exercíci* que de*emos praticar - e </line>
<line> cobrar - deles", no intu*to d* se *elh*rar *íveis do* considerados an**fabe*** funcio*ais que </line>
</par>
<par>
<line> não co**tr*em estrutur*s mentais ne*essárias para a *lena interpret*ção do </line>
<line> que s* enco*tra </line>
</par>
<par>
<line> posto, tend* dificuld*des *ara trabalh*r com a inte*pretação de mun*o que se c*nfi*ura </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> mídia e em mate*iais es*ol**es, *omo o Li*ro *idático. Por e*sa r*zão é que defendemo* * </line>
<line> trabalho pedagógic* da *scrita de cartas dentro *a Geog*afia Esc*la*, buscando uma </line>
</par>
<par>
<line> s*ci*dade letrada que compreenda que *spaço *eog*á*ico é **te que * o*je*o de estudo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *iência geográfica. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 15, n. 1, art. 11, *. 1*7-202, jan./fev. 2018 </line>
<line> www4.**a*e*.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Car*as Para Que Te Q*er*: uma Expe*iência de L*itur* do Espaço Geográfico na Geografia Escolar </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> A prátic* pe*agóg*ca de e*c*ita de ca*ta* encontra seio em t*ês pila**s principais: </line>
<line> Fre*n*t (1973); *idelcoff (199*); e Piaget (19*8), os qu*is se ins*rem em uma perspec*iva </line>
</par>
<par>
<line> *e*te *bjeto </line>
<line> com um* p*oposta d* formação reflexiva e *rítica, demonstrando as </line>
</par>
<par>
<line> *os*ibi*id*des que uma *arta adqu*re na *rática pedagógica de *rof*ssores que anseiam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação de l*it*res-produtores de textos c*ítico*, além </line>
<line> de observar nesse material um *lto </line>
</par>
<par>
<line> potencial *a*a c*mpreensão do que *os*ella (2008, *.38) *enominou de Es*aço M**t**mente </line>
<line> Projetado (EMP). </line>
</par>
<par>
<line> Espaço *entalmente Pro*etado é um termo utilizado pela *eo*ia que co*preende </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forma ou a maneira como * aluno, s*jei*o da aná**se, p*de enxer*a* um espa*o q*e </line>
<line> es*á em sua men*e, no seu *m*gé*ico, *or meio de ações e *oordenações de *ções </line>
<line> diante de conceitos q*e *omp*eendem *m es*aço a*sente co*cretame*t*, mas </line>
<line> presente em sua capacidade d* pr*j*tar. </line>
<line> *o mesmo esteio, S*ntos (2017, p.41), *en*a*do *obr* o Es**ço *entalmen*e </line>
<line> Pr*jetado complement*: </line>
<line> O Espaço Geográfico que **nsamos é a*uele que se faz *e fo*** relacio*al, </line>
<line> *elineado a partir d* difere*tes escala* e su*eit*s q*e de for*a con*unta o constrói a </line>
</par>
<par>
<line> p*rtir de ações que </line>
<line> eng*ndram o* aspec*os visíveis e invisív*is que formam este </line>
</par>
<par>
<line> espaço. Nos*a acepção * que ele pode ser co*preendido pe*o su*eit* que *esmo não </line>
<line> o e**erenciando co*cretamente, o concebe de *orma conce**ual, *he dando *entido e </line>
<line> va*or. </line>
</par>
<par>
<line> *ensand* o EMP e n* escrita de cartas en*re sujeitos em </line>
<line> d*feren*e* *ea*ida*es é q** </line>
</par>
<par>
<line> delineamos a nos*a </line>
<line> pr**ica voltada para a Geografia Escolar *qui exposta, fruto d* um </line>
</par>
<par>
<line> trabalho *aior (SANTO*, 2015) que busc*u *ompreend*r com* *e dá a a*r*ensão *este </line>
<line> Espaço Mentalment* P*o****do po* parte de jovens est*dantes. </line>
<line> * RE*ERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.* Traç*n*o Andanças: a prática peda*óg*ca das ca*ta* </line>
</par>
<par>
<line> * Geo*rafia </line>
<line> é uma ciência que n*sce </line>
<line> a*t*s mesmo de que homens e *ulher*s </line>
</par>
<par>
<line> def*nirem o que é *i*nc**, seus *abe*es essenciais surgem de uma necessida*e de c*nhecer o </line>
<line> ambi*nte, um *aber necessár** pa*a a nossa própr*a sobrevivênci* enquanto espécie. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 15, n. 1, art. 11, p. 187-202, jan./fev. *0*8 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Santo*, R. Z. Costel*a </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> Com o passar do* *éculos, as s*ciedades se estruturaram, passando d* nômades a </line>
<line> sedentários - sed*ntários até demais -, a Geo*rafia se tornou ciênci* e os mé*odos present*s </line>
<line> *e*** ciê*cia *e divers*ficaram. </line>
</par>
<par>
<line> De um espaço absoluto, chegamos a um espaç* re*acional e, a partir daí, n*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eografia, nem seu ensino fora* *s mesmo*. ***t*o </line>
<line> do pr*c*sso *e seu ensino, o **rpo </line>
</par>
<par>
<line> docen*e neces*ita enc*nt*ar meios para o *esenvolvimento de uma l*itura *om*etente </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Espaço *ue se tor*o* nosso *bjeto de estudo. </line>
</par>
<par>
<line> *m uma sociedade de relações contradi*ória* que a*abam p*r de*inir a fisio*omia do </line>
<line> E*pa*o Geográfico, o profe*sor necessita encontrar *eio* *ara que essa* con*radi*õe* s*j*m </line>
<line> ac*l*idas e enfren*adas, no intui** de con*tru** uma socieda*e mais jus*a e dialógica. </line>
</par>
<par>
<line> A i*possib*lidad* de uma leitura competente </line>
<line> d* q** se encont*a nave*ando por *ste </line>
</par>
<par>
<line> E*p*ço Geográfico que habitamos *ca** *or gerar ignorância * falta de conhecimen*o, * que </line>
<line> traz *omo con*equên*i* * ad*são, em ve* de refl*xão, gritos, em *ez de ***logo; po*tanto, </line>
</par>
<par>
<line> urge encontr*r meios p*ra se melhorar e*sa lei*u** da palavra e </line>
<line> do mu*do. No n*s*o caso, </line>
</par>
<par>
<line> pensamos, * partir *a escrita *e cartas, criar um a*biente de correspondência *ntre estudantes </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> duas ins*ituições escol*res loc*lizada* no e*tado do Rio Gra*de do *u*, uma na </line>
<line> ca*ital </line>
</par>
<par>
<line> (Porto Alegre) e ou*r* no inte*ior d* es*ado (Faxinal do So*urno). </line>
<line> Partimos da in*errog*ção, como *ro*essores: como posso ens*nar Espa*os Ge*g*áficos </line>
<line> q*e não s*o da *ivência deste meu alun*, m*s q*e permane*e no n*sso cu*rículo? </line>
<line> Conforme o Guia de *iv*os Didático* d* Ensi*o Funda*en*al: A*os Finais Geografi* </line>
<line> 2017: </line>
<line> A Geografia, e* sua essência, f*la do não-eu. Do out*o. Do outro muni*í*io que não </line>
</par>
<par>
<line> o meu. D* outro </line>
<line> Estad* que *ão meu. De ou*ro pa** o </line>
<line> que não o meu. De outro </line>
</par>
<par>
<line> con*inente que *ão o me*. *e out*a religião, etn*a, geração, clas*e social, dentre </line>
<line> outras dimensões, *ue não a minha (BR*SIL, 2016, p.12). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma é da nossa incumbênci*, </line>
<line> *omo </line>
<line> **ofessores de Geografi*, en**ntra* </line>
</par>
<par>
<line> formas de se falar desse não-eu, deste município, Estado, país, continen*e q*e *ão o *eu, de </line>
<line> uma relig*ã*, etnia, ger*ção, *lasse social que não a minha. Como f*zê-lo? </line>
<line> Em nosso caminho, os prime*ros pa*s*s *ara se ente*de* o pensamento do nos*o </line>
<line> alunado, se **icerçou *m *raduzir o t*xto v**o que é nosso Espaço G*o*ráfico para o papel, e </line>
<line> troc*r es*es textos, estas cartas esc*itas, *om as es*olas pa*ticipantes da pesquisa. </line>
<line> Instituições escolares que se centraram com* parte fundamental *a pesqu*sa, *ma vez </line>
</par>
<par>
<line> *u*, *re*isá*amos pensar em espaços destoante* e ter *m público </line>
<line> c*m vi*ên*i*s muito </line>
</par>
<par>
<line> distintas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, v. *5, n. *, art. 1*, *. 18*-202, jan./fev. 20*8 </line>
<line> www*.*sanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *artas *ara Que Te Quero: uma Exp*r**ncia de Leitura d* Esp*ço Geográf*co na Geografia Escolar </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> D*st* forma, construiu-se o re*orte da pe*quisa entr* Faxinal do Soturno e Porto </line>
<line> Aleg*e, ten*o uma e*col* localizada n* *eio rura* de u* pequeno munic*pio do Rio Grand* </line>
</par>
<par>
<line> do Sul, com alu*os vind*s, </line>
<line> em sua m**oria, de fa*ília de produtores r*rais, * ou*r*, uma </line>
</par>
<par>
<line> i*st*tuição educacion*l local**ada n* capita* *os gaúchos, freq*en*ada *or *ma cl*sse *édi* </line>
<line> alta, com a*to p*der de consumo * uma *ivência predo*in*ntemente urban*. </line>
<line> Portanto, *uas realidad*s *estoantes, no o*jetivo de se compre*nder c*mo essas </line>
<line> crianç*s apreendem realida**s que pa*a ela* * ausente, ma* que e*as p*ojeta* mentalmen*e, </line>
<line> co*cei*uando esses espaços *t* ent*o de**onhe*id*s de *orma exper*nci*da. </line>
</par>
<par>
<line> Ass**, nos </line>
<line> al*cerçarmos </line>
<line> n* práti*a da c*r**spondência inte***cola*, que se apo** </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> ideário *e Freinet (1973, p.71) q*e a con*id*r* o "elo ló*i** entre os m*ios difer*ntes que se </line>
<line> *nterpenetram e se exprimem". </line>
<line> A* carta*, hoje, são q**se que *bj*tos de museu, poucos *ão ai*da os *ujeitos que s* </line>
<line> av*nturam na escrita, *omo faziam nossos **is e avós; mesmo assi*, torna- se *viden*e sua </line>
</par>
<par>
<line> pote*cialidade no </line>
<line> ca*po educacional, **ja na melhora d* escr*t*, *eja *a*a * *stu*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ***aço Geográfico. </line>
</par>
<par>
<line> U* ponto </line>
<line> preponderante pa** a nossa pesquis* era a escolha *e uma form* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comu*icação. No ca*o, essa escolha pautada na* experiência* *xpostas </line>
<line> por Freinet (19*3) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Nidelcoff (1993), se cent*ou n* *rópria *scrita de cartas que *oram </line>
<line> trocadas </line>
<line> entre as </line>
</par>
<par>
<line> i*stituições edu*aci*nais pa*ceiras. </line>
</par>
<par>
<line> Troca es*a **e se deu por m*os do professor-pesqu*sador, que levou as cartas de uma </line>
</par>
<par>
<line> escola até a outra *n*regou, em e </line>
<line> mãos, p*ra os alunos, n** a*te* que h**vesse uma lida </line>
</par>
<par>
<line> atenta *o m*terial produzido e uma sel*ção d* um determin*do núme*o *e cartas. </line>
<line> Essa seleção se torno* ne*essária pelo *úm*r* desigual *e estudantes. **r term** </line>
<line> v*nte e duas car*as vindas de Porto Alegre * s*men*e sete **ucandos em Faxinal do Soturno, a </line>
</par>
<par>
<line> *ele*ão se </line>
<line> t*rnou *ecess**i* </line>
<line> para não inviabilizar o trabalho, </line>
<line> um a </line>
<line> v*z *ue alguma* carta* </line>
</par>
<par>
<line> r*petiam p*r*e </line>
<line> das info*mações exis*entes, ach*mos </line>
<line> melho* realizar uma breve tr*age*, </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *nde sele*ionamos as oi*o ca*ta* que continham mais in*ormaç**s da organização espacial de </line>
<line> *orto Alegre. </line>
<line> Das cartas vi**as de Fa*inal do **t*r*o, acabamos ut*lizando *odas a* s*te, *u* foram </line>
<line> di**didas entre os g*up*s da esco*a de Porto Alegre. Depois que t*dos *s estu*a*te* leram </line>
</par>
<par>
<line> suas carta* d*ntro dos se*s grupos, inte**gimos, </line>
<line> c*locando ** </line>
<line> *uadro as info*m**ões </line>
</par>
<par>
<line> **ove*ientes de todas a* ca*tas. </line>
</par>
<par>
<line> Essa açã* foi realizada </line>
<line> *as duas instituições, uma c**versa c*m * gru*o m*ior, </line>
</par>
<par>
<line> destacando o que mais lhe* chamava atenção, e como os jovens *a*iam trazi*o </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 15, *. 1, art. 11, p. 187-**2, jan./fev. 2018 ww*4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. S*ntos, R. Z. Costella </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> informaç*e* de seus municípios nas cartas, destaca*do tud* o que havia sid* f**ado pelos </line>
<line> leit*re* no qua**o *ara conhe*imento d* toda a turm*. </line>
<line> As corr**pon*ê*cias se mostr*m um *ei* de abertura para a c**unicação entre </line>
</par>
<par>
<line> al*nos e entre eles e * </line>
<line> professor, po*sibili*an*o ao </line>
<line> profess*r, por *xemplo, </line>
<line> compreen*er </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> apreensão do mundo da crianç*, pois co*unicar envolve certo </line>
<line> entendimento do mundo e, </line>
</par>
<par>
<line> *ad* um "*omo ser pensante, comunicante, transformad*r, criador, r*alizad** de sonhos, </line>
<line> capaz de ter raiv* po*que capaz de am*r" (*REIR*, 20*1, p.42), é cap*z també* de </line>
</par>
<par>
<line> compreend*r *m mundo, me**o </line>
<line> que </line>
<line> *ste entend*mento seja *e *m "mund* com* fábula" </line>
</par>
<par>
<line> (SANTOS, 20*0, p.09). </line>
</par>
<par>
<line> A esco*ha por uma pr*tic* como a escrita de uma carta, em vez de uma si*ple* troca </line>
<line> de e-mail entre os estudantes, deu- se ent*e outros m*t*vos, por q*e*ermos te* acesso total * </line>
<line> este ato de **municaç*o. *ambé* foi intuito n*sso proporci*nar algo *ovo a estes estudantes </line>
</par>
<par>
<line> (o ato *a escrita e o ato do *ece*im*nto/leitura </line>
<line> de uma co*respon*ên*ia) *es*o que essa </line>
</par>
<par>
<line> novidade seja advi*d* de *m objeto *e "museu" como é uma carta *scr*ta à *ã*. </line>
<line> Consideramo* qu* a comuni*ação pe**anente é *e*essária den*ro do ambiente </line>
</par>
<par>
<line> escola*, *or professo*es e alunos </line>
<line> não *erem a*ess* direto às experiências e s*b*res un* dos </line>
</par>
<par>
<line> *utros, o que lev*, mui*as vezes, a que </line>
<line> *odos t**em </line>
<line> a* s*** inte*pre*a*ões p*ssoais como </line>
</par>
<par>
<line> sendo *atura*mente compartilhadas pelos outros sujeito*. </line>
<line> Com i*so, * por meio de atos *omunic*cionai* (com* a e*crita de cartas) que a* </line>
<line> discr*pâncias podem surgir e as tensões entre *s diferentes interpretações d*s suj**tos passam </line>
</par>
<par>
<line> a se transformar </line>
<line> em o*ortunidades de reflexão e aprendizagem para o doce*te e pelos </line>
</par>
<par>
<line> próp*ios co*ega*. </line>
</par>
<par>
<line> C om o </line>
<line> **m c*loc**o por Gua*eschi (201*, p.130) "o que arrisco propor é que o ser </line>
</par>
<par>
<line> humano se constrói e se *onstitui </line>
<line> ao s**r de s* mesmo, isto é, a p*rtir do momento em que </line>
</par>
<par>
<line> começa a se r*lacio**r, a dialoga*, a se c*munic**, a est*belecer vínculos". </line>
<line> N*s palavras de *iaget (1993, p.58), "nós chamamos eg***ntrismo a in**ferenciação </line>
<line> do ponto de vi*t* própr*o e dos ou*ro*, ou da atividade própria * das transformações do </line>
<line> objeto". Del*al (2002, p.4*) comp**menta ao coloca* que "a criança pode não expressar *uas </line>
</par>
<par>
<line> preocu*ações </line>
<line> devido ao seu *gocentrismo in*el**tual, pois imag*na que as pessoas </line>
<line> em to*no </line>
</par>
<par>
<line> del* comp*rtilh*m seu ponto de vista e, ass*m, *ão precisa </line>
<line> dar explic*ções ou fazer </line>
</par>
<par>
<line> perguntas". </line>
</par>
<par>
<line> No mom*nt* em que saímo* do noss* egocentrismo e pass*mo* * perceber * po*to de </line>
<line> vista *o próx*mo, percebemos as contradi*õ*s q*e são a *ss*ncia do Espa*o Geográfico que </line>
</par>
<par>
<line> h**ita*o* e, somente a *art*r deste pont* é que poderemos nos </line>
<line> ve* </line>
<line> com* agentes </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*i*a, v. 15, n. 1, art. 11, p. 187-202, *an./f*v. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Car*as *ara Que T* Quero: uma Ex*eriência de Le*tu*a do *spaço Geog*áf*c* na Ge*grafia Escolar </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> transfor*ad*res *o mes*o, *os dese*volvendo a p*rtir do di*logo e da* c*ntradiçõe* *ue não </line>
</par>
<par>
<line> devem se* contornadas, mas ac*lhidas e en*ren**das para que, de forma </line>
<line> cole*iva, </line>
<line> poss**os </line>
</par>
<par>
<line> pensar *s*a s*ciedad* h*man* tão diversa. </line>
</par>
<par>
<line> Ao u*ar a imaginação e servir-se da emoção, os *ove*s descreveram seu mund* </line>
<line> **tid*ano, o *ue forneceu as i*f*rm*ções iniciais, inclusive o mundo simbólico, </line>
<line> di*p*nibilizando ao pesquisado* o fio condut*r par* que *e abra um canal de comunic*ção e </line>
<line> i*form*ção que n*s faci*itou alcan*ar o **jeti*o propo*t*. </line>
<line> Co*s*deram*s o at* de es*rever por parte destes **tudan*e*, um mero eleme*to de </line>
<line> aná*ise sobre o d*senvolvim*nto cognitivo de certa rea*idade r*pre*entada p*r ele, p*ns*ndo </line>
<line> que "a c*ild's spontaneo*s remark is, of course, m*re va*uable t*an all the quest*oning in the </line>
<line> world" (PIAGET, *997, p.11). </line>
<line> **m o ca*inh*r nessa fase da pe**uisa, clarificou-se que o cotidi*no exi*t* vivo na </line>
</par>
<par>
<line> fala de nossos al**os, frases, pal*vras, </line>
<line> desenhos, gestos, olhares, tudo são modo* peculiare* </line>
</par>
<par>
<line> *e dizer, ou melh*r, c**tar o mundo e trad*zir a vida que c*r*un*a p** to*os nó*. </line>
<line> Nes*e po*to conc*rdam** com Nidel*o*f (1*85, p.60): "valoriz*-lh*s su* linguagem </line>
<line> pr*pria, suas atitudes, suas e*pressões e s*us ges*os, enquanto *i*tintos *aqueles aos quais * </line>
<line> p*ofessor está acostu*a*o - mas ig*almente v*lidos". </line>
<line> Aos *duca**os p*ss*rem * s** instigados, ou mes*o, desequilibrado* a produzirem </line>
</par>
<par>
<line> *uas pró*rias </line>
<line> carta*, *ogo, a dialogarem criticam*nte c*m sua* própr*as re*lidades </line>
</par>
<par>
<line> socioespa*i*is, </line>
<line> eles se tra**figuram co*o s*res ativos de*te p*o*ess* *e cons*rução </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento, atores e a*tores de/em se* espaç*. </line>
<line> C*n*endo nas letras *ese**ad*s por eles nas folhas de papel um i*inerário eficaz *ara </line>
<line> compreende*, *té mes*o a escala de *al*res atribuída* pelo *ujeito *os diferentes lu*ar*s do </line>
</par>
<par>
<line> município *o </line>
<line> qua* *esi*em, contr*buindo co* "a tar**a pr*ncipal da educa*ão intelectua* </line>
</par>
<par>
<line> *arece, pois, *ada vez mais, de formar o a </line>
<line> pensa*ento n*o a *e enr*quecer a me*óri*" e </line>
</par>
<par>
<line> (PIAGET, 199*, p.15). </line>
</par>
<par>
<line> Pensand* na construção do c*nhecime*to com* pr**esso, na forma com* se **nceb* a </line>
<line> formação do p**samento do su*eito, é que trilhamos a*ravés *e uma Geo*rafia que se*a mais </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> q*e mera ilu*tração da re*lida*e, p*nsan*o nessa *iên**a co*o *ns*rumento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> hum*nização dos s*jeitos nas suas vidas. </line>
<line> Torna-se imprescin*ível *ara que isso deixe de ser algo a*str***, ou mero discu*so </line>
<line> estéril, que exista a transposição do conteúdo pelo conte*do, essa reor*aniz*ção n*c*ss*ria é </line>
</par>
<par>
<line> ou pelo me*os deveria *er, o ce**e de qu*lquer *eta e*tipulada pelos atores pre*ente* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> proce**o educativo, como afir*a Cos*ella (2008, p.*2): </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 15, n. *, art. 11, p. 187-20*, jan./*ev. 20*8 www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Santos, R. Z. Cos*ella </line>
<line> *96 </line>
</par>
<par>
<line> O profess*r, ao transfor**r outros lugares em lugare*, *rec*sa apresen*ar d*is </line>
<line> press*postos fun*amentais: um de*e* é conhe*er * conteúdo da Ge*gra*ia, </line>
<line> *o*in*ndo sua ess*ncia e ten*o c*are*a da su* va*i*ade; um outro, é a capacidade </line>
<line> em transfo*ma* *sse *o*teúdo em conheci*ento no pe*sament* dos alunos. </line>
<line> Para realizarmos esse arranjo do* "outros lugares em l*gares" é que nós apo*amos na </line>
<line> cor*e*pon*ê*cia interescol**, um f*o c*ndu*or que perpas*a po* uma des**ição do **p*ço </line>
<line> vivenciado e o próprio modo de vida destes jovens, e**ão, foi-se in*tiga*do a que *stes </line>
<line> descreve*sem como s* di*ert**, o que faz*m no fina* *e semana, como se locomovem at* a </line>
<line> escola e pela cid*de, o que mais e menos g*sta* e* seus mun*cípios, qual o maior atrativo n* </line>
<line> *s*ola, co*o são ** ruas e ave*idas *o ambiente com q** *ra*am suas *el*ções. </line>
<line> T*mbém dialogam*s no c**inho de d*scrição de com* ser** o me*o *ura*, quais as </line>
<line> maiores dificuldades no *ue t*ng* a e*uipame**o* *r*anos, quais deste* equipamentos sã* </line>
<line> u***i*a*os por e*es e por *uas famílias. </line>
<line> Essa e*trutura mont*da *or nós pesquisadores no quadro d*s salas de aula não se </line>
</par>
<par>
<line> *ontorna como al*o *im*ntado, imóvel, *as sim, um norte par* termos cart*s com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *onhecime**o cotidiano do *u*eito, *spe*ançosos de **a*sformar em s*ber geográ*ico. </line>
</par>
<par>
<line> *e*do *larifica**, desde o *nício ao* jo*ens escritor*s, que ele* pod*ria* registr*r os </line>
<line> pontos que considera*sem primor*iais de sua vi*ên*ia quan*o do enfrentam*nto di*rio co* o </line>
<line> E*pa*o Geog*áfico, se* *ecessar*amente segu*r essa estrutura conceb*da *elos pro*essor*s- </line>
<line> pesq*isa*ores que e*tav*m diante de*es n* mome*t*. </line>
<line> Mai* u** ve*, nos a*p**amo* em Nidelc**f (1*93, p.67) para desobstr*i* qualque* </line>
<line> *escon*iança **bre a importância de *e abrir esp*ço às vozes *e nossos alunos, *ue, e* *ma </line>
</par>
<par>
<line> página de papel fazem pulsar a vid* re** </line>
<line> que passa ser se*tida c*m mais fo*ça do que em a </line>
</par>
<par>
<line> *uitas aulas dadas por nós **o*essores. </line>
</par>
<par>
<line> A *orrespondên*ia escolar é um* exper*ência </line>
<line> riquíssima. Al*m do seu *a*or s*b o </line>
</par>
<par>
<line> ponto de vista do dese*vol*imen*o da ling*agem *scr*ta (pr*picia a oportuni*ade de </line>
<line> dizer al*o a al*uém, o que não é *u*to f*equente na es*ol*), tem um grande va*or do </line>
<line> p**t* *e vista da informaç*o e da possibilida*e de l*gar-s* afetivamente a pessoa *e </line>
<line> out*os lugares. </line>
<line> Onde perman*ce a conversa, diá*o*o, liberdad* de e*press*o, pa*sa-se a te* vida, </line>
</par>
<par>
<line> pers*stem geograficid*des, existe um ponto de pa*tida *e chegada para a c*nstrução do e </line>
<line> conhec*mento. </line>
<line> Rev. FS*, T*resina, *. 15, n. 1, *rt. 11, p. 18*-202, ja*./fev. 2018 www4.*sanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cartas Para Que *e Que*o: uma E*periência de Lei*ura do Espaço G**gráfico na Geogra*ia Escolar </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> Com essa *ráti*a pe*samos nesse ir da transformação de espaços "sem sentido" para </line>
<line> os edu*andos, a* lócus de *m *onteúdo que deve ser mod*fi*ado em u* saber s*gnifi*a*ivo. </line>
</par>
<par>
<line> Na a**lise posteri*r da forma *e *oncepçã* destes lugare* </line>
<line> descritos nas cartas é **e </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*guimos - pelo me**s acreditamos *isso - de *omp*eender *s nuances de se trabalhar </line>
</par>
<par>
<line> *om o *spaç* a*sent* </line>
<line> n* pr*cesso de ensino-*prendizagem, superando o **va*eio inócu* </line>
</par>
<par>
<line> recor*ent* nos processos *e apre*dizage* da e*ucaç*o tradicion*l. </line>
<line> M*ito mais d* qu* saber lo*alizar o* conce*tua*izar "os aflu*nte* da ma*g*m esquerda </line>
</par>
<par>
<line> do rio Amazonas" </line>
<line> ou sa*er que a capital da Aus*rál*a é Camberra e n*o Sidney, é saber </line>
</par>
<par>
<line> "apreender * te*po no seu movimento" (SA*TOS, 2012, p.84), compre*nder que "dentro de </line>
</par>
<par>
<line> *m *empo existem *em*os" (p.22), "ver" </line>
<line> as r*la*ões existent*s *o e*paç* </line>
<line> a**m </line>
<line> d* </line>
<line> nível d*s </line>
</par>
<par>
<line> per*epções, é perceber o ausente al* po*to. </line>
</par>
<par>
<line> Sokolo*sk* (2012, p.25) exemplifi**, *t**izan*o * objeto *eo*étric* conh*cido como </line>
<line> cub*, *m p*uc* *a v*são que temos *obre *st* espaç* ausente posto nos li*ros didát*cos de </line>
<line> Geograf*a e/ou nas listas de *onteúdo* cur*icu*ares. </line>
</par>
<par>
<line> Considere o modo pelo qual perceb*mos um objeto material, tal como u* </line>
<line> cubo. </line>
</par>
<par>
<line> *e*os o cubo </line>
<line> des*e um âng*lo, des*e uma *erspectiv*. *ão podemos ver o cubo </line>
</par>
<par>
<line> d* todos os lados </line>
<line> *e uma vez. * essencial para a ex*eriência de um cubo que a </line>
</par>
<par>
<line> perc*pção sej* p*r*ial, com ape*as u*a par*e do objeto s*ndo diret*m*nte dada a </line>
<line> cada mom*nto. Contudo, n*o é o ca*o de que somente *xperi*nc*a*os *s la**s **e </line>
<line> são visíveis d*sde nosso ponto *e vista *resente. *o** vemos aqueles lados, </line>
<line> tamb*m intencionamos, cointe*ciona*os, *s lados que estão escondidos. Vemos </line>
<line> mais do que o olho alcan*a. *s lados pr*sen*eme*te vis*v*is *stão en*olvidos por </line>
</par>
<par>
<line> um halo de la*os p*tenc**lmente </line>
<line> vis*veis, *as r*alm*nte ausentes. E*tes outros </line>
</par>
<par>
<line> lados sã* d*dos, mas dados precisamente *omo ausente*. Eles tam*é* *ão par*e do </line>
<line> q*e experienciamos. </line>
<line> E*te au**nte, ao pe***stir nos cur*ícu*os, precisa s*r refletido por nós *ducadores. A </line>
<line> ponto que, ao n*s depararmos com um *e*erminado conteúdo exist*nte no livro did*tico, *or </line>
</par>
<par>
<line> e*emplo, e*tamos nos depar*ndo com uma única faceta de** (u* ú*i*o ângulo, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> d*term***do ol*ar), sendo *ue </line>
<line> exis*e por t*ás do *isív*l *ma m*sce*ânea de relações que </line>
</par>
<par>
<line> podemos inten**onar, indo além do que esta**s vendo. </line>
</par>
<par>
<line> Parte deste ponto a necessidade da abstração para o *a*po e*ucacional, seja </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Geografia, s*ja em qualqu*r áre* do con*ec**ento. </line>
</par>
<par>
<line> Ao *ensar no *MP, e *o pe*sar na prát*ca *e correspondê**ia, pensamos em n*s </line>
</par>
<par>
<line> transformar em protagonistas *o process* </line>
<line> de construção do conhe*imen*o * ** espaço </line>
</par>
<par>
<line> geográfico, *sso seri* um probl*ma? Acredi*am*s que não. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina PI, v. 15, *. 1, art. 11, p. 187-202, jan./fev. 2*18 </line>
<line> www*.fsanet.*om.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. San*os, R. Z. C*stella </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> O teor *magético é *m*ortante em </line>
<line> distint** fatores de nossa </line>
<line> vida como espécie </line>
</par>
<par>
<line> hu**na. C*mo bem ques*io** Bachelard (20*8, p.18): "co** prever sem imaginar"? </line>
<line> Podem*s **zer que a a*toria nos *ssusta. Cre*c*mos em um mundo onde não estamos </line>
</par>
<par>
<line> habitu*dos a ser arquitetos de no*sa </line>
<line> pr*pria his***ia e, a* possibilitarmos isso aos no*sos </line>
</par>
<par>
<line> co*aboradores de pesquisa, conseguimo* potencializar que "be*ezas" che**ssem até nossas </line>
<line> mãos *e professo*es-*esquisadores que somos. </line>
</par>
<par>
<line> Vale destacar *u* *stes jov*ns não e*t** aco*tumados a e*crev*r, a serem </line>
<line> autores de </line>
</par>
<par>
<line> suas próp*ias hist*ri**, pe*o meno* </line>
<line> não no meio analógico. Mesmo a*ocados no s**to </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> sétimo *no, observa-se, e* ambas *s i*stituiçõ*s *e ensino, a*g*m*s dificuld*des latentes de </line>
</par>
<par>
<line> escrit* *xpr*ssão, até mesmo com erros * </line>
<line> qu* se relevam **s *oss** o*hos, m*s </line>
<line> na*a que </line>
</par>
<par>
<line> e*t*ague o poder de express*o contido n*sse *n*trumento *etod*lógico. </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, além de se* </line>
<line> um modal </line>
<line> par* co*hecer o aluno, esta atividad* </line>
<line> se mostr* *ficaz </line>
</par>
<par>
<line> para o pr*p*io desenvolvimento da *scrita e **organização do *ensamento necessário para </line>
<line> coloca* nas linha* algo c**rente co* o que qu*rem c*m**icar uns aos outr*s. </line>
<line> Com* bem *raz *reire (2012, p.*2) "* c*municação e a inter*omuni**ç*o envolvem a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão do mundo", por isso a necessi*ade </line>
<line> de se tr*bal*ar com uma dessa* f*rma* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> c*m*nicaç*o humana que é a escrita. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*em dois trechos desta passagem *o "Espa*o Geográf*c*" *o *ap*l: </line>
</par>
<par>
<line> "*q*i tem ruas </line>
<line> amplas asfalt**as, c*mo tam*ém tem </line>
<line> ru*s mais estr*itas co* </line>
</par>
<par>
<line> paral*lepípedos, mas *s mais comuns são as aveni*as asfal*adas c*m </line>
<line> duas ou três pist*s </line>
</par>
<par>
<line> para cada "mã*", norma*m*nte te* can***ro no meio", "não t*m muitos cam*os, lavoura* e </line>
<line> fazendas, o meio rur*l é peque*o tem alg*mas árvores em um c*mpo grande e umas casas. </line>
<line> N*o me *embro direit* como * porque só *ui *ma *ez * passei apenas pela "frente"" (t*echo </line>
<line> de *ma carta de *ma aluna *e Porto Aleg*e). </line>
</par>
<par>
<line> "As ruas são *e terra e </line>
<line> outras de pedr*s. </line>
<line> O nosso meio </line>
<line> ru*al é c*eio de </line>
<line> camp*s, </line>
</par>
<par>
<line> lavouras, an*mais á*vore* e várias ou**as coi*as, e o meio u*bano tem *ár**s casas, *ancos, </line>
</par>
<par>
<line> pr*ças e supe*mercados". "O meio </line>
<line> **ral é muito legal, </line>
<line> por**e divertido de manhã cedo é </line>
</par>
<par>
<line> acord*r com * canto d*s pássar*s". "Eu ach* um **ximo m*ra aqui, não te* v*ol*nc**, não </line>
<line> tem muito movimen*o e *enho óti*os amigo*". "Aqui não t*m muito mo*imento, as ruas não </line>
</par>
<par>
<line> têm muito trânsito, são p*ucos hab**antes </line>
<line> aqui, o único *ug*r moviment*do de Fax*nal é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*enid* </line>
<line> Vicente Pigato *ue é ** lado *a pr*ça" (*rech* </line>
<line> *e cartas dos alunos de **xinal do </line>
</par>
<par>
<line> Soturno). </line>
</par>
<par>
<line> Em um q*adro comp*rati**, perc*bemos e* *ort* Alegre um </line>
<line> olhar de espaços </line>
</par>
<par>
<line> **vimentados, com a*eni*as l*rga* e por onde transita diariamente um c*nsideráve* *úmero </line>
<line> Rev. FS*, Teres**a, v. *5, n. *, **t. 11, p. 187-20*, jan./*ev. 2018 www4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cartas Pa** Que *e Que**: uma Ex*eriênc*a *e Leitura do Espaço Geográf**o na *eografia Escolar </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> de sujeitos p**a s*us *fazer*s diá*i*s. T**-se uma vis*o d* uma *ensid*de *emográfi*a *aior </line>
<line> d*ntro *o urbano, contr**iamente a* rural que é *ormado por *m quadro comp*sto de p*ucas </line>
<line> pessoas e *rv*res, * rural é quase que uma pr*jeção de um e**aço vazio, um me** *evaneio </line>
<line> para esses *ujeitos. </line>
<line> * rural parece s** um espaço *p*c*, v*zio par* n*s urban*s. </line>
<line> *á em Fa*inal *o Soturno, observa*os u* *ugar t*anquilo que e*capa do cotidiano de </line>
</par>
<par>
<line> nós </line>
<line> pesqu*sadores e dos estudante* da *apital. Sendo que, o mo*imento s* *once**ra </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> determi*ado ponto *a ci*ade, enq*anto os outro* per*anec** n* tranqui*ida*e que *ermite </line>
<line> ao meno* atento ouvido à escuta do bel* can*ar do* pássar*s. </line>
<line> Os temários tr*nsito, lix* e viol*ncia emerg*m como pont** ce*t*ais n*s </line>
<line> corresp*n*ênc*as de *orto Ale*r* e Faxi*al d* Soturno, mas seriam est*s os prob*emas </line>
</par>
<par>
<line> centrais para *stes jove*s? *ão nos parece enq**nto </line>
<line> *esq*isadores </line>
<line> i*ser*dos ne*sas duas </line>
</par>
<par>
<line> realida*es que estes temas sejam tão pro*minentes nas mesm*s realidades. O que nos resta? </line>
<line> Vamos à pesquisa! </line>
<line> Com d*scri*ões com* estas é que se *es*culta o mundo const*tuído *elos olhos destes </line>
<line> jove**, - o que *orrobora de for*a imensurável *a*a concr*tude de nossos ans*ios *entro da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa - *ubjeti*idades </line>
<line> construídas a partir das pr*prias intera***s destes c*m os *bjetos </line>
</par>
<par>
<line> que e*tão postos por aí, com* a**oga um d*s basi**res de no*sa pesqui*a, "o po**o es*encial </line>
<line> de *os** teoria é o de que o conh*cime*to resulta da interaç*o entre s*jeito e *bje*o que são </line>
<line> mais ricas d* *ue *quilo que os objetos podem fornecer por eles" (PIAGET, 1995, p.87). </line>
<line> 3 CON*IDERAÇÕES NÃO *ÃO FINAIS </line>
<line> As correspon*ências se m*stram um belo in*tru*en*o para ser ap*icado em diferentes </line>
<line> faixas etárias e níveis so*ioeconômico-culturais. Elas auxil**m na identific**ão d* </line>
</par>
<par>
<line> *es*nvolvi*ento cognitivo d*s a*unos </line>
<line> **mo *ma represe*tação do **ndo p*óxi*o *, </line>
</par>
<par>
<line> t*mbé*, le*am a co*he*e* não só *uas informações sobre os lugares, *as também se* </line>
<line> imagin*rio sociocu*tural. </line>
<line> Igu*lmente se tem confirmado a es*ol*a pelo recorte *spa*ial *a *es**isa que s* </line>
<line> co*figuram c*mo espa*os desto*ntes, amparan*o assim p*ra a conc*e*ude de nossos </line>
<line> *bjetivos. Como F*einet (**73, p.104) col*ca "apro*eito para sublinhar que nã* é *e*essári* </line>
</par>
<par>
<line> ter um </line>
<line> cor*espondente muito l**ge; *ntere*sa, *o*retudo, que o meio *m q*e vive **ja </line>
</par>
<par>
<line> di*er*nte". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, v. 1*, *. 1, art. 11, p. 187-202, ja*./fev. 2018 </line>
<line> www4.*sane*.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. S*ntos, R. Z. C*s*el*a </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> Est*s c*r*as ofer*am dados *os doce*tes *obre si*uações de vida, pensamentos, medos, </line>
</par>
<par>
<line> *nse*os, sonhos. P*r mei* </line>
<line> da* l*tras e a*r*vé* de um *imple* lápis na mão e uma folha de </line>
</par>
<par>
<line> papel, em atividade individual </line>
<line> ou </line>
<line> c*l*tiva, l*va à eros*o do diálogo *ilencio*o que </line>
<line> permeia </line>
</par>
<par>
<line> nosso meio educa**onal, tr*nsform*ndo-se em um "*** d* rabisc*s" que nos apr*xima d* </line>
<line> espaço vivenc*ado, do esp*ço concreto em que est* jovem tra*a *uas relações diárias. </line>
<line> Se o* sujeitos s*o úni*os, com caminhos de vida e d* apre*diz*ge* distintos, os </line>
<line> lugares também não são homog*neos, bem **mo *antos (2012, p.91-92) *raz: "se * espaço </line>
<line> não *ignif*c* a mesma coisa para t*dos, t*atá-lo co*o se e*e fo*se dotado de um* </line>
<line> *epr*se*taç*o comu* sign*fi*ari* uma e*pécie de violência co**ra o indivíduo". </line>
<line> Nesse p*nto é q*e pen*amos ganha* * nosso tr*bal*o, **nsid*rar sujei*o *u **paços </line>
<line> *omo a**o im*vel, *stanque é o camin*o a percor*er para * m*rte da G*ogr*fia como *i*ncia, </line>
<line> ao os en**ndermos c*m* "se*es" d*nâmicos e complexos em const*n*e m*vi*ento, e* um </line>
<line> const*nte *rocesso, já se jus*ificari*m nossos *nseios com es*e tra*al*o. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, a </line>
<line> pos*ibilidade de se ex**ess*r a partir da escrita, pode le*ar * *ma </line>
</par>
<par>
<line> me*hora no processo de escri*a in**rpretação, que vai *lém do ato de dese*har as letras e </line>
</par>
<par>
<line> *onhecidas, * perpa*sar po* *m process* de reflexão e en*end*mento de f*nôm**os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **tuações antes de s* tornar*m gr*fite e pa*el. </line>
</par>
<par>
<line> Des*a *orma, a G****afia pode/deve *uxiliar *a err*d*cação d* *nalfa*etismo </line>
</par>
<par>
<line> f*ncional, </line>
<line> pois não vemos como pensar em uma s*ciedad* mai* ig**l*tária, se </line>
<line> os nos s os </line>
</par>
<par>
<line> s*j*itos alunos não compreendem minimamente o Espaço Geográfico que é fru*o de t*n*a* </line>
<line> divers**a*es que co*xi*te*, à* v*zes de form* harmônica, às vezes de forma conflituosa. </line>
<line> Então, lá*is na mã* e...*ção! </line>
<line> REFERÊNCIAIS </line>
<line> BACHE*ARD, G. A poétic* do e**a*o. Tradução *ntô*io de Pádua Da**si. 2. e*. S*o </line>
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<line> cr*anças. Traduç** *átima Murad. *orto A*egre: Ar*med, 2002. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, a*t. 11, p. *87-20*, *an./fev. 201* www4.*sanet.com.br/revista </line>
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<line> Car*as P*ra Que Te Q*e*o: uma E*per*ê*ci* de Lei*ura do Espaço Geo*r*fico na Geografia *scola* </line>
<line> 201 </line>
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<line> L. P. Santos, R. *. Costel*a </line>
<line> 202 </line>
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<line> ed. São *aulo: Edições Lo*ol*, 2012. </line>
</par>
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<line> Como R*ferenci*r este *rtigo, co*f**me A*NT: </line>
<line> SANTOS, L. P; COSTE*LA, R. *. Cartas Para Que ** Quero: uma Experiência de L*itu** *o Espa*o </line>
<line> *eográfico na Geogr*fia Es*olar. R*v. FSA, Teresina, v.15, n.1, art. 11, p. 187-202, jan./fev. 2018. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autor** </line>
<line> L. P. Santos </line>
<line> R. Z. Coste*l* </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepçã* e planejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nál*se * interpreta*ão dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração do ra*cunh* ou na revisão cr*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprov*çã* da v*rsão final do manu*cri**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 15, n. 1, *rt. 11, p. 187-202, ja*./fev. 20*8 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi**a </line>
</par>
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