<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 1, art. 7, p. 146-164, j*n./*ev. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.1.* </line>
</par>
<par>
<line> Energia e Sustentabilidade: Aná*i*e do Padrã* de *onsum* *amiliar dos Es**dantes </line>
<line> Univ*rsitários </line>
<line> E*ergy *n* Sustaina*ility: Analys** of th* Pattern o* Fam*ly Con*u*ption o* University </line>
<line> Student* </line>
</par>
<par>
<line> Fá*io Simone de Sou** </line>
<line> *outorado *m Planejamento *nergétic* pela Univer*idade Federal do *io *e Janeiro </line>
<line> Mestr* em Engenh*ri* de Produ**o pela P*nt*fícia Unive*s**ade Cató*ica do Rio de Jane*r* </line>
<line> E-mail: fab*o.simone.sou*a@gmail.com </line>
<line> Rafael *ane*las Ferrara G*rra*in* </line>
<line> Mest*e em Tecno*og*a *elo Centr* Fed*ral de Educaçã* Tecnológica Celso Suckow da Fo*seca </line>
<line> Professor *o *e*t*o F*dera* de E**cação Tecnológi*a *elso *uckow da Fo*seca </line>
<line> E-ma**: r*fael.garrasino@cefet-rj.*r </line>
<line> Clau*i* Marcos Ma**e* da S*lva </line>
<line> Dout*r em Admini**ração pe*a Unive*sidade do *rand* Rio </line>
<line> Profe*sor Adju*to da (F*cc/Ufrj) </line>
<line> E-m**l: profess*rclaudiomaci*l@gm*i*.com </line>
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<par>
<line> Endereço: Fábio S*m*ne de So*za </line>
</par>
<par>
<line> Cent** Feder*l de Educação Tecnoló*ica Ce**o Suckow </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. T*nny Kerl*y de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> da Fonseca - Ce*et/RJ, E*d*reço: Av. Ma*acanã, 229 - </line>
<line> *odr*g*es </line>
</par>
<par>
<line> M*racanã, Rio de *aneiro - RJ, 20271-110, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: </line>
<line> R*f*el Can*llas Ferrara Garras*no </line>
<line> Artigo r*ce**do em 13/*9/2018. *ltima </line>
<line> *e*são </line>
</par>
<par>
<line> C*ntro Federal de Ed*caç*o Tecnológica C*lso Suckow </line>
<line> receb*d* *m 0*/10/2018. Ap*ovado em 03/1*/201*. </line>
</par>
<par>
<line> da Fonseca - C*fet/RJ, Ende*eço: Av. Maracanã, 229 - </line>
</par>
<par>
<line> Maracanã, *io *e J*neiro - RJ, 20271-110, Brasil. </line>
<line> Ava*iado p*lo s*stema Triple Review: Desk R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> *laudio Ma*cos Maciel da Silva </line>
<line> pelo Edito*-Chefe; e b) D**ble Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> Av. Pasteur, 25* - U**a, R*o de Jane**o - RJ, *22*0-**0, </line>
<line> (avaliaç*o cega *or dois a*aliadores d* á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l. </line>
<line> Revisão: Gramatical, Nor*a*i*a e de Format*ção </line>
</par>
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<par>
<line> Energia e Su*t**t*b**idade: Anális* do Padrão de Consu*o F*mili*r dos Est*dantes Un*versit*rios </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Diante do crescente ní**l de demanda ene*gética nacional </line>
<line> e m undi a * , </line>
<line> é *xtremam*nte </line>
</par>
<par>
<line> neces*á*i* expansão da oferta a </line>
<line> de energi* no Brasi* e *o mundo. Mesmo </line>
<line> consid*rando a* </line>
</par>
<par>
<line> d*versas formas de aprovei*ame*to final da *ne*gia, seja pa*a a geração *e força *o*ri*, *ara * </line>
<line> i*u**nação, o *alo* d* *roc*sso, *q*ecim*nto d*reto, refri*e**ção, den*re out*os usos **n*is, a </line>
</par>
<par>
<line> fonte e*ergética residencial pr*dominante no caso </line>
<line> brasileiro é a en*rgia elétrica, sendo esta </line>
</par>
<par>
<line> us*da para grande parcela destes cas*s. Devi*o ao fato de a energia e*étrica ge*ada *o Bras*l </line>
</par>
<par>
<line> *er pr*veniente, em sua </line>
<line> maior p**te, d* fontes hid*elétricas, um* diversificação desta matriz </line>
</par>
<par>
<line> gerador* *roporcionaria um* maior segurança ene*gétic*, além de </line>
<line> ampliar </line>
<line> a e*iciência </line>
</par>
<par>
<line> energética nas estr*turas r*sid*nciais, questão import*nte par* a sociedad* mundial ne*te </line>
</par>
<par>
<line> in*cio d* </line>
<line> sécul* XXI. Desta forma, este es*udo analisa o compo*ta*ento </line>
<line> apresen*ado por </line>
</par>
<par>
<line> famílias </line>
<line> de e*tudantes un*versitários, d* faculdades </line>
<line> pú*licas e privadas, pa** que possa ser </line>
</par>
<par>
<line> *raçado um per*il socioeconômico de*t*s famí*i*s e analisado seu padr*o de consu*o e sua </line>
<line> perspectiv* de d*v**sificação dest* fonte *nergétic*, diante *e sua real necessidade *e </line>
<line> c*n*umo *inal da en*rgia. Observa-se a *xi*tênc*a de um padrã* co*port*mental d* co*sumo </line>
<line> energétic* *ntre os g**pos analisado* n* verão, fato *ue n*o o**rre no inverno. Al*m *isso, </line>
<line> constata-se que o uso *e fontes ene*géticas alte*nativas */ou renováv*is *ind* é inci*iente nas </line>
<line> res*dênci*s analisadas. </line>
<line> Palav*as-Ch*ve: *ner*ia Renováve*. Susten*abil*d*de. Consumo E*e*gé*i*o </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> Face* with the c*ncentr*tion of el*ctric and internation*l energy, it *s extrem*ly necessary for </line>
<line> the su**ly of energy *n Brazil *nd in the world. Even considering how *arious for*s of fi**l </line>
</par>
<par>
<line> e*ergy </line>
<line> utilizat*on, for a ***erati*n of driv*ng force, for illum*nati*n, *rocess *e*t, d*rec* </line>
</par>
<par>
<line> heat*n*, cooling, among other end uses, the </line>
<line> *redominant re**dential energy s*urce in the </line>
</par>
<par>
<line> B*azi*ian ca** i* electric p*wer. the ma*n uses. Due to the *ac* that the electricity gene*ate* is </line>
</par>
<par>
<line> not p*oved by Braz*l, hydroele**ric sou*ces, a div*rsifi*ation of </line>
<line> t hi s </line>
<line> generating matri* </line>
</par>
<par>
<line> provi**s greater en*rgy se*u***y, *s *ell a* </line>
<line> e*ergy </line>
<line> e*ficiency in *esi*en**al structu*es, </line>
</par>
<par>
<line> important for a global socie*y </line>
<line> i* th* beginning </line>
<line> of the XXI century. *n this way, th*s </line>
<line> s t ud y </line>
</par>
<par>
<line> analyzes the b*h*vi*r pr*sented </line>
<line> by f*mi*ies *f **iversity stud*n*s, public and </line>
<line> private </line>
</par>
<par>
<line> *olleges, to find a soc*oe*o*omic pr*fil*, our famil**s a*d *heir patte*n *f consumption and </line>
</par>
<par>
<line> *hei* ****pectiv* of diversification of *his energy </line>
<line> source, </line>
<line> before their real </line>
<line> co**umption of </line>
</par>
<par>
<line> **e*gy. It is *bserved *he *xis*e**e of a b*h*vioral </line>
<line> **ttern of en*rgy consumption </line>
<line> betw*en </line>
</par>
<par>
<line> the grou** an*l*zed *ot summer; a fact th*t does not *ccur *n winter. In a**ition, it is v*rified </line>
<line> that *he use of al*ern*ti*e *nd / *r renewable ene**y *ources is stil* i**ipient *n the *esi*ences </line>
<line> a*alyz**. </line>
<line> K*ywords: Ren**able e**rgy. Sustainability. *nergy C*ns*mption </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 1, art. 7, p. *46-164, jan./fe*. 2*19 </line>
<line> *ww4.*sanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
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<par>
<line> F. S. Souza, *. *. F. **rrasin*, C. M. M. Silva </line>
<line> 148 </line>
</par>
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<line> 1 INT*ODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A de*anda de ene*gia so*r*u u** elev*ção </line>
<line> ao longo </line>
<line> deste iní*io </line>
<line> d* século XXI, </line>
</par>
<par>
<line> sen*o *ue, s*gund* * EPE (2017), em *016 ho**e um c**sciment* d* 2,3*% n* consumo </line>
<line> final energ*tico, consideran** a *eman*a r*sid*nc*al no Brasil; *ál*ul* sobre * PIB ***al. </line>
</par>
<par>
<line> Para a*ompanhar o </line>
<line> *ume*to desta demanda energética tornam-se necessá*ios </line>
</par>
<par>
<line> i*vestimentos no setor e um est*mulo à ampliação na of*rta de energia para su*rir a cad* novo </line>
<line> nível de cons*mo. </line>
<line> **depend*n*ement* do tipo *e aprove*ta*e*t* fina* da energ*a, a m*t*iz en*rgética </line>
<line> brasile*ra é composta p*edom**ante**n*e pe** petról*o * deriva*os, seguindo a ten*ên*ia </line>
</par>
<par>
<line> m*nd*al, se*do *ue, no </line>
<line> caso da geração de energia </line>
<line> e*étr**a, * matriz brasile*r* possui um </line>
</par>
<par>
<line> **tímulo governam*ntal à geraç*o hidrelétrica, **finida *om* a *onte </line>
<line> *onvenc*on*l*ente </line>
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<line> ut*lizada. </line>
</par>
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<line> Como a ener*ia elét**ca repr**enta *ma maneira *o*fortáve* de consumo *e energia, </line>
</par>
<par>
<line> *ad* a simples *ecessid*de de *c*o*amento d* algum inte*rupt*r para que conversão de a </line>
<line> energ*a seja insta*ta*eam*nte *ealizada, *sta re*rese*ta uma forma preponderante de ener*i* </line>
<line> utilizada pe*as famílias bras*leira*. </line>
<line> *abe r*ssaltar que par* a ge*ação d* *nergia, tanto com a *til*zação d** subproduto* </line>
<line> do petróle* nas termelétr*c*s, que lançam *art*c**as de pol*ição na atmosfera * trazem </line>
<line> con*equê*ci*s ne*ativas como a *o ef**to e*tufa, assim como * alagam*nto d* exten*a* *reas </line>
<line> para represamento de água, proporcion*m efeitos *ocivos d* degr*dação amb*e*tal. </line>
<line> *esta form*, fontes *en*váve** e/ou *lternativa* na ge*aç** de ene*g*a proporc*on*m </line>
<line> benefícios para o setor energético, já que, co* * u*ilização *e *onte* alternativas de en*rgia, </line>
</par>
<par>
<line> há uma di*inui*ã* na p**s*ão sobre o </line>
<line> esgot**en*o dos recu**o* </line>
<line> co*v*ncional*ent* </line>
</par>
<par>
<line> u*ili*ados *a geraçã* desta *nergia, além </line>
<line> do fato </line>
<line> de *ue as fontes re*ováveis *roporcionam </line>
</par>
<par>
<line> *ma reduçã* no impac*o desta **gradação ambie*tal. </line>
<line> *esta direç*o, trabalhos acad*micos são co*duzid** de maneira a analisar e estimular </line>
</par>
<par>
<line> tal modificação </line>
<line> de </line>
<line> pa**ão de </line>
<line> *era*ão e*ergética, com artigos sobre o *prove*tamento da </line>
</par>
<par>
<line> energia solar como os enc*ntr*do* em A*A (20*0), no qual *ão analisadas du** alte***tivas </line>
<line> d* ar condicion**o s*lar, um com o s*stema térmi*o, cujos os colet*res solares tér*icos são </line>
<line> in*tala*os apenas nas c*berturas *os e*ifícios, e ou*ro com o sis*ema elétrico, co* painéis </line>
<line> *oto*oltaicos somente na* superf*ci** op*cas das *ac*adas do edifí*io. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 16, n. *, *rt. 7, p. 146-164, jan./fev. 2*19 *ww4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Energ*a e Suste*ta*ilidade: Análi*e d* Padrão de Consumo Familiar dos E*tudan*es U*i*ersi**rios </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> *m s*us trabalho* * implantação do siste*a e*étrico economizou 28% *e </line>
<line> *nergia </line>
</par>
<par>
<line> elétrica num d** d* v*rão e 71% de **ergia *m um dia de inve*no, </line>
<line> *m compar*ção com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> si*tema *e ar condicionado convencional. </line>
</par>
<par>
<line> Já o desempenho do sist*ma *érmi*o apre*e*tou um re*ul*ado insatisfatór*o, se </line>
<line> rel**ionado ao sistem* c*nvenc*onal, para a es*rutura pre*ial an*lisada. </line>
<line> Q*anto ao uso de gás n*tur*l, *oj*s (2008) anali*a * uso de gá* veicular na busca de </line>
</par>
<par>
<line> u* combustível alternati*o a* die*el * à gasolina, </line>
<line> *erifican*o fat*res técnicos para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*ver*ão do gás e seu melho* ap*oveitame*to *o sistema de queima no moto* dos ve*culos. </line>
<line> O autor conclui que este bene*ício relativo *o* co*bustíveis conve*ci*nais se dá </line>
<line> *ua*do são percorr*das l**g** distâncias pelo condutor, p*r ano. </line>
<line> Também com* alternativa à fonte de energia *on*enciona*, representando também </line>
</par>
<par>
<line> uma fonte *enováv*l, La*una (200*) *til*za-se do E*e*to Gira*so* par* analisar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *provei*a*en*o da *nergia solar (efe*to com denomina*ão dada ao movimento que a p*a*ta d* </line>
<line> mesmo n*me f*z par* seguir à *uz do sol), *a*a analisar um dispositivo de ger*çã* d* ene*gia </line>
<line> que apresen*e a mesma cara*te*í*ti*a. </line>
<line> Di*nte **s p*râmetros *spe*ificados e dos dado* analisados, o autor apre**nta </line>
</par>
<par>
<line> estat*sticamente qu* o di***sitivo t*m a </line>
<line> *apacidade </line>
<line> de gerar *erca </line>
<line> de *0% mais </line>
<line> ener*ia d* </line>
</par>
<par>
<line> que *m s*stema e*táti*o. </line>
</par>
<par>
<line> Garcia e Marín (20*8) apresentam um proj*to de ge*ação </line>
<line> d* energia para espaços </line>
</par>
<par>
<line> *rbanos na Espanha com placas *otovolta*cas, definindo mel*oras nos indi*ado*es e*erg*ticos </line>
<line> loca**, assim como enc*ntram benefício no bala*ço energét**o da *egião. </line>
<line> Co*plementar*en*e anali*am os be*efícios ambientais *o projeto, assoc*ados a* </line>
</par>
<par>
<line> P**to*olo *e Kyo** e </line>
<line> às políticas pú*lic** </line>
<line> de sustentabilidade ambiental, send* que, para </line>
</par>
<par>
<line> auxiliar n*sta análise, *erificam o *ível de radia*ã* na região *a Cat**unha. </line>
<line> A*p*iando *inda mais as opções para *s *o**** de ge*ação energética, Pa*an (2010) </line>
</par>
<par>
<line> *fi*ma que, diante da qua*tida*e *e resíduos sólidos gerad*s n* meio urb*no, </line>
<line> **rna-*e </line>
</par>
<par>
<line> necessário </line>
<line> buscar </line>
<line> sol*ções </line>
<line> *m*ientalmente </line>
<line> seguras, </line>
<line> *ocial*ente </line>
<line> *dequadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*o*om**amen*e ef*cientes para o problema dos resíduos. </line>
<line> D*ante *isso, a autora *nalis* o potencial en**gé*ico dos resídu*s urbanos, desta*ando </line>
</par>
<par>
<line> benefícios adicionai* a est* *proveitamento energético, c*m* o be*efíci* estratégico, </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> fato d* ser uma fo*te de energia limpa; * *enefício a*biental gerado pela mitigação de gas*s </line>
</par>
<par>
<line> de efeito estufa; os benef*cios socioeconômicos, </line>
<line> a *artir do estímulo ao de*envol*imento de </line>
</par>
<par>
<line> equ*p*m***os e *ecn*logia na*ional para tal atividade, assim como com a ampliaç*o d* nível </line>
<line> de ocupação de mã* de *bra com esta atividade. </line>
<line> Rev. FS*, *eresin* **, *. 1*, n. 1, art. *, p. *46-1*4, jan./fev. 2019 **w4.fsanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. *ou*a, R. C. F. Garrasin*, C. M. M. Silva </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> Desta form* pode-s* pe*ceber que muitos </line>
<line> *rtigos e *r*balho* acadêmicos </line>
</par>
<par>
<line> pro*orcionam uma gama de opções para a red*fini*ão da *onte d* ger*ção energét*ca diant* </line>
<line> da *usca de uma maior efi*iência energética às fam*lia*. </line>
<line> *om isso, fica* dua* ques*õe* a *e*em a*a*isadas neste *rabalho: </line>
<line> 1) Pod* *er def*nid* *adrão compo*tamental *o consumo de ene*gia nas *esidê*cias </line>
</par>
<par>
<line> das famílias dos estud*n**s de gradu*ção em *nstitui*ões p*b*icas privadas? Em caso e </line>
<line> afirm*ti**, *ual seria? </line>
</par>
<par>
<line> 2) Existe um* utilização de fonte* d* geração *e energ*a alte*n**iv*/renováv*l </line>
<line> nesta* </line>
</par>
<par>
<line> residências? </line>
</par>
<par>
<line> *onsi***ando es*as demais formas al*ernativ*s e renováveis d* geraç*o **ergética, no </line>
<line> próx*mo ite* s*rão exploradas *ais tec*ologias. </line>
<line> 2 *EFERENCIAL TEÓRI*O </line>
<line> A geração energética pode *er realizada sobre diversa* fontes primári*s de ene*gia. </line>
<line> A Ta*ela *1 apresenta a e*oluç*o *corrida, *onforme obtido em EPE (*0*5), ao lon*o </line>
<line> dos *no* de 2016, 2017 e 201* na produção/geraçã* total *e energi*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*salta-se uma caracterí*tica mar*ante </line>
<line> *a *edução d* parti*ipa*ão hidrelétrica na </line>
</par>
<par>
<line> mat*i* en*rgética b*asil*ira e d* ampliação da participaç*o t*nto do petró*e*, quan*o do gás </line>
<line> *at*ral, *a energia eólica e d* biomassa. </line>
<line> Desta fo*ma, diante da am*liação da capaci*ade de geração *e *nergia alterna*iva e/ou </line>
<line> reno*áve*, vale verif*car a **ssibilidade de expansão *o uso desta* tecno**gias *e forma mais </line>
<line> de*centralizada, *m ambientes residenciais; diante *a necessidade d* uso final da energia. </line>
</par>
<par>
<line> Esta escolha da fonte ene**éti** para consumo final pas*a p** ques*ões técnicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> operacionais, dado que existe uma especificidade mui*o g*a*de p*ra cada uma das *e*nologias </row>
<row> *isp*níveis considerando, inclusive, n*veis diferenciados de preços. </row>
<row> *abela *1 - *r*dução/Gera*ão *otal por Fontes Pri*árias </row>
</column>
<par>
<line> Fonte* *rimária* </line>
<line> A*o 2015 </line>
<line> 2016 </line>
<line> *017 </line>
</par>
<par>
<line> P**róleo (103 m3 ) </line>
<line> 1 4 1 .7 1 6 </line>
<line> 1 * 6 .* 2 2 </line>
<line> 1 5 2 .5 3 3 </line>
</par>
<par>
<line> Gás Natural (103 *3) </line>
<line> 3 5 .* 2 8 </line>
<line> 3 7 .8 8 7 </line>
<line> 4 0 .1 0 3 </line>
</par>
<par>
<line> Carvão Vapo* (103 t) </line>
<line> * .5 3 4 </line>
<line> 5 .7 1 * </line>
<line> 3 .9 8 9 </line>
</par>
<par>
<line> En*rgia Hidráulica (GWh) </line>
<line> 3 5 9 .7 4 3 </line>
<line> 3 8 0 .9 1 1 </line>
<line> 3 7 0 .9 0 6 </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 1, art. 7, *. 146-164, jan./fev. 2019 *ww4.fsa*et.*om.br/r*v**ta </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ner*ia e Sustentabilidade: Análise do *adrã* de Consumo *ami*ia* d*s Estudantes Universitário* </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> *n*rg*a Eól**a (G*h) </line>
<line> 2 1 .6 2 6 </line>
<line> 3 3 .4 8 9 </line>
<line> * 2 .3 7 3 </line>
</par>
<par>
<line> **ânio - U3*8 (t) </line>
<line> 5 0 ,0 </line>
<line> 0 ,0 </line>
<line> * ,0 </line>
</par>
<par>
<line> L*nha (10* t) </line>
<line> 8 0 .3 2 2 </line>
<line> 7 4 .5 0 0 </line>
<line> 7 5 .5 6 1 </line>
</par>
<par>
<line> Cal*o ** Cana (103 t) </line>
<line> 2 0 9 .3 2 8 </line>
<line> * 8 3 .7 * 8 </line>
<line> 1 7 4 .8 7 4 </line>
</par>
<par>
<line> Me*aço (103 t) </line>
<line> 1 9 .1 5 2 </line>
<line> 2 1 .7 7 6 </line>
<line> 2 3 .0 1 * </line>
</par>
<par>
<line> Ba*aç* de cana (103 t) </line>
<line> 1 6 2 .5 8 8 </line>
<line> 1 6 8 .* 6 7 </line>
<line> 1 7 1 .9 5 9 </line>
</par>
<par>
<line> *ixívia (103 *) </line>
<line> 2 7 .6 0 8 </line>
<line> 2 9 .4 9 9 </line>
<line> 3 0 .2 3 6 </line>
</par>
<par>
<line> Outras fonte* prim*rias1 (*03 t*p) </line>
<line> 6 .2 7 8 </line>
<line> 6 .2 5 5 </line>
<line> 4 .7 * * </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ba*anç* Energético Na*ional, EPE dos an*s de 2016,2017 * 2018. </line>
</par>
<par>
<line> (1) I*clui fon**s renováv*is e não renováveis. </line>
</par>
<par>
<line> N*sta d*re*ã*, abai*o s*o especificadas a*gumas d** tecn*logias **sponíveis para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ge*açã* de *nerg*a pe*a so*iedade de *orm* alternativa à </line>
<line> *olu*osa estrutura *e g*ração </line>
</par>
<par>
<line> energéti*a proveni*nte das hidre*é*ricas, sendo el*s: a energia gerada p*la Peq*ena Central </line>
<line> Hid*elétrica, a energia E**ica, ene*gia S**ar Fotovol*aica, *ner*ia Sol*r Térmica e * ene*gia </line>
<line> *ermelétrica. </line>
<line> 2.1Ener*i* Hid*elé**ica (P*qu*na C*ntral Hidr*lét*ica - PC*) </line>
</par>
<par>
<line> *egund* David (2014), t*das as </line>
<line> *onte* d* *nergia renováve*, </line>
<line> **clui*do a energ** </line>
</par>
<par>
<line> gerada pel*s hidrelétricas, sã* carac*er*z*das pel* v**iação e sa*onalidad* de sua ofer*a </line>
<line> energética. </line>
<line> Desta forma, a en*rgia h*drelétri**, histo*ic*mente gerada no Bra*il co* a con*trução </line>
</par>
<par>
<line> de gra*de* reservatórios, pe*mite minimizar os **eitos gerados pela* flutuaç*es </line>
<line> ins*antâneas </line>
</par>
<par>
<line> *as fontes alter*ativas, notadam**te a energia eó*ica e *o**r. </line>
</par>
<par>
<line> Um* u*i** hid*elé***ca, conforme apre*entado em Eletrobrás (20**), é composta </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> e*uipamentos e*etromecâ*icos, ca*acterizado* por turbinas que devem se* dimensionad** </line>
<line> diante da queda de refe*ência, queda do projeto, qu*da m**ima e qu*da mínima. </line>
<line> Além deste*, são necessários volant* de inércia e sis*ema* de regu*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Adicionad*s * *stes equipa*entos eletromecânic*s, </line>
<line> são necessários equipamentos </line>
</par>
<par>
<line> hidromecânicos, *e*inidos pelas co*portas, e os eq**p*me*tos d* *evantamento, sendo es*es * </line>
<line> ponte rolante e a talha. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 16, *. 1, art. 7, p. *4*-164, jan./fev. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Sou*a, R. *. F. *arrasino, *. M. M. Silva </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> N* *rasil, * *r*nde estrutur* das usinas hidrelétrica* d*ve-s* ao fat* *e estas serem </line>
<line> classificadas co*o de *cumul*ção, r*presa**o *gua. Elas possuem maior flexibilidade </line>
<line> *p*racional * segur*n*a na gera*ã*. </line>
</par>
<par>
<line> Já as usin*s a fio d\água </line>
<line> *ertem com *aior freq*ência a capacidade ad*cio***, </line>
</par>
<par>
<line> *iminuin*o a capacidad* de r*gu*arização do sistema, a*menta * *usto médio de geração de </line>
<line> ener*ia no país, além de aumenta* * emissã* de gase* *e *f*ito estufa. </line>
<line> 2.2 *nergia E*lica </line>
</par>
<par>
<line> S*g*nd* D*tra (2007), * *ecurso eólico é *er*do pela </line>
<line> r*diação solar, dão que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> vento* sur*em a pa*t*r d* aquecimento não *n*forme da su*erfície terr**tre. Com* visão </line>
<line> co***ementar a est* c**act**iza*ão, vale ressalta* qu* a direção do* ventos ocorre *os polos </line>
<line> para o equador, rep**sentan*o * flu*o d* ar da zona fria para a zona que*te. </line>
</par>
<par>
<line> Desta forma, </line>
<line> os aspectos que in*l*enciam os *entos são: a *ltura, a rugosi*ade, </line>
</par>
<par>
<line> obstácu**s existentes, in*luindo o relevo, q*e p*de pr*porcionar uma desaceleração *o* </line>
<line> ventos. </line>
<line> Uma turbina eólica de eixo hori*ontal *ossui os segui*t** componentes: p*s, n*cele, </line>
<line> c**o, *ixo, trans*issão de *aixa multi*licado**, ger*d*r e torre. </line>
</par>
<par>
<line> Além *est*s, a* turbinas possuem u* *ecanismo de contr*le, para dosar rel*ção a </line>
<line> entre a v*locida*e d* vento e a vel*cida*e nominal da turb*na. </line>
<line> *.3 Energia Solar Fotovoltaic* </line>
<line> Segund* European Comission (2005), os sistemas fotovol*ai*os *ão compostos </line>
<line> principalmente por células f*tovoltaic*s, inver**res, baterias e estruturas *e m*ntagem. </line>
</par>
<par>
<line> Este me*m* </line>
<line> docu*en*o relata q*e o elev*do custo do si*t*ma </line>
<line> fotovo**aico *inda </line>
</par>
<par>
<line> perma*ece muito c*s*oso re*ati*amente às demais *ontes ener*éticas, pode*do s*r gerado em </line>
<line> até cinco vezes maior do que a g*raç*o convencional. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, existe outro garg*lo </line>
<line> gerado *o* a dispon*b*lidade d* insumo para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rodução da* *élulas f*t*volt*icas. </line>
</par>
<par>
<line> Silva (20*6) descreve </line>
<line> qu* as </line>
<line> princ*pais tecnologias disponív*is para esta forma *e </line>
</par>
<par>
<line> ge*aç*o energética são def*nidas </line>
<line> p*r f*ti*s ("w*fers") </line>
<line> de silício policristal*n*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *onocris*alinas. Além destas, ain*a ex*ste * c*lulas de film* fi*o; estas c*m um men** custo, </line>
<line> da*a * sua camada m*is fina do material ut**izado em sua *rodução. </line>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. *6, n. 1, art. 7, p. 146-164, jan./fev. 20*9 *ww4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*erg*a e Sustentab*lidad*: *nál*s* ** Padr*o de *o*sumo *amiliar dos Estud*ntes U*iversitários </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Energia Solar Térmica </line>
</par>
<par>
<line> C*elho (*01*) apresenta em se* trabal*o uma es*rut*ra *ara </line>
<line> aproveitamento </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> radi*ção solar para aquecimento, definindo q*e o movimento relativo entre o s*l e a T**ra </line>
<line> deve ser um balizador para a f*rma de posicionar os coletores, dado que se deseja ma*or </line>
<line> eficiência *nergé*ica. </line>
<line> * auto* *et*ata **e a radia*ão solar q*e atinge os coletores proporciona dois </line>
<line> componentes, a rad*ação solar di**ta, qu* atravessa a at*osfera sem sofrer alterações na s*a </line>
<line> dire**o original, *lém d* radia**o dif*sa. </line>
</par>
<par>
<line> Desta maneira o c*lor pode serv*r para uso instantâneo </line>
<line> ao da ca***ção da energ** </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> pode ser armazenado par* u* consu*o em dete*mi*ado momento posterior à *aptação; fato </line>
<line> que requer investim*ntos adic*onai* * encarece o proc*sso. </line>
<line> As formas de aproveitamento *esta energ*a compreendem: o aqu*cimento da água, * </line>
<line> se**gem, refrigera*ão, piscina solares, aq*ecime*to in*ustri*l e concentradores. </line>
<line> 2.5 En*r*ia Termoelétrica </line>
<line> Seg*ndo Oliveira (2009) uma Unidade *er*oelétrica - U*E, possu* as seguintes </line>
<line> etapas *ar* * caso de as *al*eiras sere* alime*tadas por carvão: a de extra*ã* e f*agmen*aç*o </line>
<line> do carvão, a *e transporte para ** usi*a*, trituraçã* e pu*verização d* carvão (para gerar um </line>
</par>
<par>
<line> m*lho* aproveitame*to tér*i*o), armazenamento em si*os e *olocação do material nas a </line>
<line> cal*eira*. </line>
<line> Na* caldeir*s o equipame*to realiza a co*bu*tão *o combustí*el * g*ra va*or para </line>
<line> produção de potência *ec*nic* e elé*r*ca. </line>
<line> Send* assim, a liga*ão das tur*inas jun*o *os gerador** converte o vap*r em trabalho </line>
</par>
<par>
<line> mecân*co, sendo </line>
<line> qu*, qua**o maior </line>
<line> a </line>
<line> temperatura, mai*r a efici**cia do pro*e*so. * </line>
</par>
<par>
<line> conden*a*or c*nverte este em v*por de exaustão. E para minimizar o desg*ste *mbiental são </line>
<line> definido* **ité*ios d* controle de emi*s*es *ntes, durante e após a combustão. </line>
<line> Da mesma forma, *s *TE podem ser operadas para a *eração de en*rgia, *til*zando </line>
<line> outros insumos ene*gétic*s, com* o gás nat*ral, a b*omassa, den*re o**ros. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*e*in* P*, v. 16, n. 1, *rt. 7, p. *46-16*, jan./fev. 2019 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Souza, R. *. F. Garras*no, C. M. M. Silva </line>
<line> *54 </line>
</par>
<par>
<line> 2.6 Consu*o médio de energia </line>
</par>
<par>
<line> Conform* divulg*do n* endereç* eletr*ni*o do Progr*ma Nacional de C*nservação de </line>
<line> Energia *létr*ca - PROC*L (2016), para calc*lar o consumo médio - CM - de e*ergia d** </line>
<line> equi*ame*tos, expresso em q**lowatts-hora (KWh), orientados pe*o hábi*o *e uso das </line>
</par>
<par>
<line> famílias, o cálc**o </line>
<line> deve </line>
<line> consid*rar potência do aparelho, o número médio a </line>
<line> da* horas </line>
</par>
<par>
<line> util**adas por dia, as*im **mo o número de dia* nos quais este* a*ar*lh** sã* liga*os. </line>
<line> D*sta *orma, o c*lcul* *o CM é expr*s*o p*r: </line>
<line> CM = [( potência.d*.eq*ipa*ento em.W )x(nº d*.horas.de.uso.no.dia)x(nº de.d*as.de.uso.no.m*s] /1000 </line>
<line> * para ser enc*n*rado o t*tal gasto (em reais) *o* energia elétrica, de*e-*e multi*licar </line>
<line> o va*or do CM pe*o val** da t*ri*a co*r**a pela concession*ria. </line>
<line> Conforme dado* apresentado* na Tabe*a 02, refere**e aos gastos com energia el*tric* </line>
</par>
<par>
<line> numa *eterm*nada *esidência que cons*m* certo </line>
<line> vol um e </line>
<line> **ergético </line>
<line> c*m a *tilização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *lgu*s *ten* *e cons*mo </line>
<line> de energia, sendo traçado </line>
<line> um pe*fil de consum* para o* d*a* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> verão, já </line>
<line> que </line>
<line> e*te p**ío*o do ano o ar condicionado tem mai*r participação n* gasto </line>
</par>
<par>
<line> energéti** mensa*, em contrast* co* o chuveiro elé*rico, *ue perm*nece desligado a* lo*go </line>
<line> desta estaç*o. No p**íod* do inver*o esta din*mica ** inv*rte. </line>
<line> Desta forma, * estrutura des** casa ilust*ativa é composta pela cozinha, *ue est* </line>
<line> eq*ipad* com um vent*lad*r, uma torrad*ira, um forno *e microondas, lâmp*da fluor*scent*, </line>
</par>
<par>
<line> ge**deira, freezer, fo*no </line>
<line> **étri*o e cafeteira </line>
<line> e**trica. Na sala, * consumo energético </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ompos*o </line>
<line> por lâm*ada fluores*ente, apar*lho de som * ventilador. * quar*o, c*m lâm*ada </line>
</par>
<par>
<line> flu*res**nte, </line>
<line> *e*ef*ne sem fio, *r co*dicionado e a*arelho de DVD. E no banheiro </line>
<line> pode ser </line>
</par>
<par>
<line> consi*erad* uma lâmpada fluorescente e um *par***o de secador d* cabelo. </line>
<line> Tabela 02 - Memória de cálculo do custo mensal de energ*a elétrica </line>
</par>
<par>
<line> I* E M </line>
<line> Qu*ntid*d* </line>
<line> Po*ência em Watts </line>
<line> *empo d e u so </line>
<line> *eríod* </line>
<line> *Wh/mês </line>
<line> *usto p*r mês (*$) </line>
</par>
<par>
<line> Ventilador </line>
<line> 02 </line>
<line> 120 </line>
<line> 240 </line>
<line> m i nu* os / di * </line>
<line> 1 4 ,4 </line>
<line> $ 7 ,0 9 </line>
</par>
<par>
<line> T**radeira </line>
<line> 01 </line>
<line> 800 </line>
<line> 10 </line>
<line> m i nu* os / di * </line>
<line> 4 ,0 </line>
<line> $ 1 ,9 7 </line>
</par>
<par>
<line> Micr*on*as </line>
<line> 01 </line>
<line> 1200 </line>
<line> 20 </line>
<line> m i nut os / d* a </line>
<line> 1 2 ,0 </line>
<line> $ 5 ,9 1 </line>
</par>
<par>
<line> Lâmp*da F*uore*cente </line>
<line> 04 </line>
<line> 9 </line>
<line> 480 </line>
<line> m i nu* o* / di a </line>
<line> 2 ,1 6 </line>
<line> $ 1 ,0 6 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 16, n. 1, art. 7, p. 1*6-164, jan./fev. 2**9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ner*ia e Susten*abi*idade: An*lise do Pad*ão de Consumo F*m*liar do* Es*udantes Unive*sit*ri*s </line>
<line> *55 </line>
</par>
<par>
<line> *eladeira </line>
<line> 0* </line>
<line> 130 </line>
<line> 1440 </line>
<line> m * nu* os / d* a </line>
<line> 9 3 ,6 </line>
<line> $ 4 * ,0 6 </line>
</par>
<par>
<line> *r*ezer </line>
<line> 01 </line>
<line> 130 </line>
<line> 1440 </line>
<line> m i nut os / di a </line>
<line> 9 3 ,6 </line>
<line> $ 4 6 ,0 6 </line>
</par>
<par>
<line> F*rn* *lét*i*o </line>
<line> 01 </line>
<line> 800 </line>
<line> 5 </line>
<line> m i nut os / *i a </line>
<line> 2 ,0 </line>
<line> $ 0 ,9 8 </line>
</par>
<par>
<line> C*feteir* elétrica. </line>
<line> 01 </line>
<line> 1000 </line>
<line> 20 </line>
<line> m i nut os / di a </line>
<line> 1 0 ,0 </line>
<line> $ 4 ,9 2 </line>
</par>
<par>
<line> Apare*ho de som </line>
<line> 01 </line>
<line> 80 </line>
<line> 20 </line>
<line> m i n*t os / di a </line>
<line> 0 ,8 0 </line>
<line> $ 0 ,3 9 </line>
</par>
<par>
<line> Apa*elho de DVD </line>
<line> *1 </line>
<line> *0 </line>
<line> 20 </line>
<line> * i *ut os / di a </line>
<line> 0 ,5 0 </line>
<line> $ 0 ,2 5 </line>
</par>
<par>
<line> **lef*ne *em f*o </line>
<line> 01 </line>
<line> 100 </line>
<line> 60 </line>
<line> m i n*t os / *i a </line>
<line> 3 ,0 </line>
<line> $ 1 ,4 * </line>
</par>
<par>
<line> *r condi**o*ado </line>
<line> 01 </line>
<line> 1000 </line>
<line> 240 </line>
<line> m i nut os / di a </line>
<line> 1 2 0 ,0 </line>
<line> $ 5 9 ,0 5 </line>
</par>
<par>
<line> Secador de cabel* </line>
<line> *1 </line>
<line> 1400 </line>
<line> 15 </line>
<line> m i *ut os / *i a </line>
<line> 1 0 ,5 0 </line>
<line> $ * ,1 7 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> --- </line>
<line> --- </line>
<line> --- </line>
<line> --- </line>
<line> 3 4 6 ,5 6 </line>
<line> $ * 7 9 ,9 4 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Au*ore* </line>
</par>
<par>
<line> *s dados d* potênci* *presentados na Tabela 02 for*m obtidos no ender*ço eletrônico </line>
<line> da Com*anh*a *aranaen*e de Energia Elétrica - COPEL (20**). C*be res*alta* *ue o custo *o </line>
</par>
<par>
<line> qui*owatt-hora da </line>
<line> en***ia *létric*, es*imado *esta estrutur* de ga**o mensal, * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R$0,49231/KWh, </line>
<line> *onf**me d*f*niç*o realizada </line>
<line> pela Resolução ANEEL, *e 16 *e j*nh* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2015. </line>
</par>
<par>
<line> **n** s*bre estas ressal*as metodológica* d* **v*n*amento *e dados, *ale informar </line>
<line> que fo* estimado o us* do *letrodoméstico durante todo o t*mpo anunciado de fun*ionamento </line>
<line> dos a*a*el*os. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, val* dizer que estas es*imativas ca*ecem d* uma análi** mais detalhad* </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> long* dos </line>
<line> *emais perí**o* do ano, nos pe*íodos subs*que*t*s a*s momento* *os quai* </line>
</par>
<par>
<line> ocorrem *um*nto no preço d* KWh, assi* com* val* uma veri*icação da intensidade de *so </line>
<line> ao longo *o dia. </line>
<line> 3 METODO*OG*A </line>
<line> A pesq*isa sobre o com*ortam*nto en*rg*ti*o foi c*nduzida **ravés de *m </line>
<line> questioná*io aplicado em 2017 junt* a 8* alunos d* curso *e níve* sup*rior em Ad*ini*tração </line>
</par>
<par>
<line> de u*a in*titu*ç*o de *n**no *úbli*a, * * </line>
<line> 100 *lunos dos **rs*s de Administração </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *o*tabilid**e de um* insti**ição de ensino priva*a. Ambas sit*adas no est*do do Rio de </line>
<line> Jane*ro. </line>
<line> A **lidação do conteúdo foi realizada c*m p**fessores perte*cente* às duas I*S, cujos </line>
</par>
<par>
<line> ques*ionários foram aplicado*. *o* sugerida *ma atenção es*ecial à classi*icaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 1, a*t. *, p. 14*-164, jan./fev. 2019 www4.fsa*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. *ouza, *. C. F. G*rras*no, C. M. M. Silva </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> c*mposição de fa*ília * renda famili*r, *ois *eriam itens r*le*antes para a aná*ise do **e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *imples comparação *ntre estudantes d* Inst*tuiç*es de Ensino Superior (I*S) púb*icas e </line>
<line> privadas. </line>
<line> Um pré-t*ste foi realizad* c*m estudant*s de *nsino *édi*, com o obj*tivo de </line>
<line> ve*ificar se o questi*nário aplicado estava c*aro e *bjetivo nas suas *erguntas referente* ao </line>
<line> tema. Não f*i *erific*do al*um relat* ou dúv*da quanto à co*preens*o do ques*ionário a ser </line>
<line> apli*ado. </line>
</par>
<par>
<line> A* pergu*tas contidas no q*estionário fo**m definidas </line>
<line> confo*me apresentado no </line>
</par>
<par>
<line> docu*ento *xpr*sso no Anexo 01, visando à caracterização socioeconômica dos resp*ndente* </line>
</par>
<par>
<line> para que, *e*uencialmente, possa ser *nf*rmado s*u padrã* de con*u*o energ**ico e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possib*lidade de *t*lização *e formas de obt*nção de energia altern**iv* e/o* renovável. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RE**LTADOS E DISCU*SÃO </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Dia*te d*s dados *intetizados e das inform*çõe* cole*a*as, po*e-*e t*açar o seguinte </row>
<row> *adrão socioeconômico pa** as *amílias d*s alun*s da* instituições *esqui*adas, co*for*e </row>
<row> res*ltados apre*en*ados na Ta*el* 03. </row>
<row> Tabel* 03 - Perfi* socio*con*mico </row>
</column>
<par>
<line> IT E M </line>
<line> Cl*ssi*icaç*o </line>
<line> *NSTITUIÇÕE Pública </line>
<line> S Privada </line>
</par>
<par>
<line> C*MPOSIÇÃO DA FAMÍLIA </line>
<line> U*a pe*soa Duas pesso*s Três pessoas Quatro pess*as *ais de quatro pessoas </line>
<line> * ,6 5 % 9 ,3 0 % 3 9 ,5 3 % 3 7 ,2 2 % 9 ,3 0 % </line>
<line> * ,0 % 2 7 ,0 % 2 4 ,0 % 2 8 ,0 % 1 8 ,0 % </line>
</par>
<par>
<line> RE*D* FAMILIAR </line>
<line> Men*s d* R$1.500,00 Entr* R$1.*01 e R$3.000 Ent*e *$3.0*1 e R$*.5** Ma*s de R$4.5*0,00 </line>
<line> 6 ,* 8 % 2 7 ,9 0 % 2 7 ,9 0 % 3 7 ,2 2 % </line>
<line> 1 1 ,0 % 4 1 ,0 % 3 2 ,0 % 1 6 ,0 % </line>
</par>
<column>
<row> *on*e: Autores. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ss*m, observa-se que, pre***i**ntem*n*e, a </line>
<line> conf*gu*ação f*mili*r dos estudan**s </line>
</par>
<par>
<line> e*tr**is*ados da rede p*blic* de *nsino *uperior é composta p*r três ou q*atro integran*es, </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 16, n. 1, ar*. 7, p. 1*6-16*, jan./fev. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nergia e Sustentabilidade: Anál*se do *a*rão de Consu*o Famil*ar dos *stud*ntes Unive**itários </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> com maior *ncidência de r*sposta n*m nível renda super*or a R$1.500,00, sendo que a maior </line>
<line> *articip*ç*o *as família* est* numa *aixa de rend* familiar *u*erior a R$4.500,00. </line>
</par>
<par>
<line> Já *as instituiç*es de e*sino privado, o </line>
<line> p*rfil d*s f*m*li*s do* </line>
<line> *l**os pesquisados </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> definido princ*palmen*e pelas f*i**s de duas, três e quatro pes*oas, tendo uma predominâ*cia </line>
<line> da *en*a familiar num patamar entre os valores de R$1.501,00 e R$4.500,*0 *epresent*ndo, </line>
<line> *ssi*, um per*e*tu*l de mai* de 70% de famílias dos est*dan*es. </line>
<line> De**a forma, per*ebe-s* um p*drã* parecido do ta*anho familiar entr* o* dois grupos </line>
<line> pesquisados, ap*sar de o níve* de renda *a* *amíli*s dos *studantes da rede p*blic* *ender a </line>
<line> s** *aior do que o *as f*mílias dos e*tudantes da rede pr*vada de ensino. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao p*drão de consumo ene*g*tico, conforme pode ser vi*to na Tabela 04, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *endê*cia *as famí*ias associadas *os estudantes do ensino pú**i*o, *e*uindo um mai*r </line>
<line> vol*** de re*da, é poss*ir um ma*or pad*ão de *asto *e *ner*ia e*étrica, sendo apresentado </line>
</par>
<par>
<line> nos dado* </line>
<line> *esta amostra um percentu** acima de 37% de estudantes que possuem uma </line>
</par>
<par>
<column>
<row> estrutura famili*r *om u* nível de consumo de energia el*trica maior *o que *$300,00. </row>
<row> *á a **ostra d* estudan*es p*squ*sada nas fa*ul*ades particul**es apresentou u*a </row>
<row> maior participação no nível de *onsumo de *nergia elétrica mensa* na fa*x* **tre os R$100,01 </row>
<row> e R$200,*0. O que é r*tratado *or um meno* ní*el de ren*a fam*liar. </row>
<row> Tabela 04 - N*vel de consumo de energi* elétr*ca mens*l </row>
</column>
<par>
<line> I* E M </line>
<line> *lassi*icaç*o </line>
<line> INST*TUIÇÕE Pública </line>
<line> S *rivada </line>
</par>
<par>
<line> CON*U*O ENERGÉTICO </line>
<line> Menos ** R$100,00 Entre R$100,01 e R$200,00 Entre R$2**,01 e *$300,00 Acim* de *$*00,00 </line>
<line> 6 ,9 8 % 2 7 ,9 1 % * 7 ,9 1 % 3 7 ,2 * % </line>
<line> * 1 ,0 % 4 3 ,0 % 2 1 ,0 % 1 5 ,0 % </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: Autore* </row>
<row> E**es result*dos obtid*s para os es*u*antes das faculdades particulares sã* ilustrados </row>
<row> por relatos s*bre o* integra***s des*as famílias, que passam grand* parte *o dia em ambientes </row>
<row> de trabalho, fazen*o com que não tenham um* disponi**lidade para utiliza*ão da carga </row>
<row> *ne*gética para o seu lazer e bem-estar ao lo*g* *o dia. </row>
<row> Par* ter um e*t**dim*nto do padr*o de c*nsumo energético das famíli*s analis*da*, *s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> q*estõe* definidas foram realizadas *onsideran** du*s estaçõ*s contrastant*s em te*mo* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gasto e*e*gético, no *e*ã* e no invern*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, *. *, art. *, p. 146-164, jan./fev. 2019 www*.fs*net.com.br/r**i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. *o*za, R. C. *. Gar*asino, *. M. *. Silva </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> Foram especi*icados alg*ns i*e*s de deman*a ene*gética para *ue os estu*antes </line>
<line> pudes*em *lassificar os itens listad*s do com m**or consumo ene*g*tico para o de menor </line>
<line> con*umo ener**tico, listando-o* minimamente de 01 a 12, sendo 01 o de m*ior consu*o </line>
<line> ener**tico. </line>
</par>
<par>
<line> E al*m dos 12 *tens *i**ados, foi definid* a opo*tun*dad* para o </line>
<line> aluno *o*o*ar algum </line>
</par>
<par>
<line> item adici*nal pa** s*a resposta sem contar a possibilidade de listar alg*m comentár*o ao </line>
<line> *inal do questio*á*io. </line>
</par>
<par>
<line> O* *te*s *istad*s </line>
<line> para classificação do ga*to </line>
<line> energético foram: geladeira, *reeze*, </line>
</par>
<par>
<line> máquina d* l**a* ro*p*, f*rno de microondas, forno **étr*co, chu*eiro, aqu*cedor, ar </line>
</par>
<par>
<line> co*dicion*do, ven*ilador, aparel*o de som, televisão e compu*ador. </line>
</par>
<par>
<line> O ob*etivo *a definição de ite*s não era o de e*gotar *s *pções *e po***veis aparelho* </line>
<line> para o gasto *létrico, ma* o de definir um padrã* comport*mental e*tre alguns aparel*os que </line>
<line> são vitais, princi*alm*nte, nas estaç*es cl*máticas a*al*sa*as. </line>
<line> *iante dos valores enumerad*s indiv*dualmente *elos est*dantes para *s opções </line>
</par>
<par>
<line> dis*onibilizadas, estes va*ores foram colo*ados *m uma </line>
<line> plani*ha eletrônic*, sendo *alcu*ada </line>
</par>
<par>
<line> sua méd** por it*m, por estaç*o climát*ca ** ano. </line>
</par>
<par>
<line> Cab* ressalt*r a existê*cia de casos, nos **ais os estudantes nã* *elacionaram todos os </line>
<line> itens disp*nibi*izados *ara a cla*sifica*ão, **ndo as*im considera*o *ue *st** aparelhos não </line>
</par>
<par>
<line> fazem p*rt* de seu pa*rão mens*l de gasto *nergétic*, ou que </line>
<line> não havia informações </line>
</par>
<par>
<column>
<row> disponíveis *ara tal a**rmação, desconsid*ra*do-se esta i*formaçã* do soma*ório *este item. </row>
<row> As méd*as d** iten*, ger*da* nest* *lassificação do padr** de consumo, estão </row>
<row> total*zadas con*orme **rese*tado na **bel* 05, para o caso de o gasto ene**ético ser </row>
<row> realiz*do n* inv*rno, * na Tabela 06, para o caso desta ocorrê*cia se proc**sar no verão. </row>
<row> *abela ** - Pa*rã* ** consumo en*rgé*ico no inverno </row>
</column>
<par>
<line> Item *e *onsumo </line>
<line> INSTIT Públi** Méd*a </line>
<line> UIÇ**S Clas*ificaç*o </line>
<line> *rivada Média </line>
<line> Classificaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *ela*eira </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 ,6 8 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Freezer </line>
<line> 5 ,6 0 </line>
<line> 7 </line>
<line> 5 ,0 3 </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> Má**in* de *avar r*upa </line>
<line> 4 ,* 4 </line>
<line> * </line>
<line> 3 ,6 * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Forno de m*cr*ond*s </line>
<line> 5 ,6 3 </line>
<line> 8 </line>
<line> * 3 ,4 * </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> Forno e*é*rico </line>
<line> 6 ,* 5 </line>
<line> 9 </line>
<line> 5 ,9 * </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Chuveiro </line>
<line> 3 ,1 1 </line>
<line> * </line>
<line> * ,0 9 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FS*, Teresina, v. *6, n. 1, art. 7, p. 1*6-164, jan./fev. 2*19 www4.*sanet.com.br/re*is*a </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> En*rgia e Sustentabilida*e: Análise do **drão de Consum* **miliar dos Estudan*es Unive*sitários </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> A**ecedor </line>
<line> 4 ,8 * </line>
<line> 6 </line>
<line> * ,6 * </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> Ar cond*c*onado </line>
<line> 6 ,* 2 </line>
<line> *1 </line>
<line> 5 ,4 1 </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> *enti*ador </line>
<line> 6 ,2 3 </line>
<line> 10 </line>
<line> 4 ,8 8 </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> Ap*rel** de som </line>
<line> * ,3 9 </line>
<line> 12 </line>
<line> 6 ,4 3 </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> Te*evisão </line>
<line> 4 ,1 4 </line>
<line> 3 </line>
<line> 3 ,4 8 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Computador </line>
<line> 4 ,* 6 </line>
<line> 4 </line>
<line> 4 ,2 9 </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autores </line>
<line> Co*si*erando os dados gera*os pela c**ssif**ação de consu*o no inver*o pe*os </line>
<line> estu*antes e o come*tad* pelo **s*o nos rel*tór*os, va*e apresentar q*e existe uma </line>
<line> tendência a ter m*ior*s gas*os no in*erno com o chuve*ro elétri*o com a *ecessidad* de </line>
<line> aquecim**to *a *gua p*ra o banho. </line>
<line> *a*e de*taca* que em ci*c* casos * chu*eiro elétrico não era u*ilizado *a família dos </line>
<line> estud*ntes da re*e *ública, dado que p**suí*m ou*ros sistem*s de *queci*ento de água, </line>
<line> enqu*nto na rede privada ocorreu ape*as um caso com esta *aracterística. </line>
<line> Um caso chamou a atenção no estudo *iant* da estr*tura tecnoló*ic* e disponibilidade </line>
<line> *e equi*amentos para a melhori* *o bem-*star das famíli*s, dado que um al*n* da rede </line>
<line> *rivada relatou qu* a fa*ília não liga o chu*eiro em *enhuma estação do ano. </line>
<line> Em muitos dos *elatos de est***ntes da re*e pr*vada de ensi*o há esta perspectiv* d* </line>
<line> *reocup*ção co* * redução *o valor da* desp**as c*m energia *lé**ica, fazendo com que nã* </line>
<line> houv*sse ou não fosse utili*ado forn* de micr*ond*s e aquecedor climát**o. </line>
<line> E *as famílias dos estudantes da rede pública de ensino, em sua grand* maioria com </line>
<line> ma*or nível de renda, prati*amente tod*s os utensílios *e ca*a d*sponíveis p*ra a vida </line>
<line> moderna são utilizados. </line>
<line> Vale ainda rel*tar a lembrança de alguns poucos es**dantes, de ambo* *s gr**os, *o </line>
<line> uso do *erro de passar ro*pa, *endo **as*ificado po* estes co** esta*do n* e*t*gio </line>
<line> *nt*rmedi*ri* d* class*ficação. </line>
</par>
<par>
<line> Já quanto ao padrão de con*umo dos </line>
<line> estu*antes n* verão, confo*me pode se* </line>
</par>
<par>
<line> observado na Tabela 06, o item *r c*ndicionado fo* o pr*mei*o *ug** para amb*s o* grupos, </line>
<line> pr*ncipal*ente dec*rrente do aum*nto da te*peratur* m*dia da Terra e *a intensificaç*o da </line>
<line> ri**rosidade d* verão, g*rando temperaturas muito *l*v*das. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a PI, v. 16, n. 1, art. 7, p. 146-**4, j*n./fev. 2*19 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. So**a, R. C. F. *ar*asino, C. *. M. Silva </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> T*bel* *6 - Padrão de consum* energético n* verã*. </line>
</par>
<par>
<line> Ite* *e consumo </line>
<line> Pú*lica Méd*a </line>
<line> *NS*ITUI Cla*si*i*ação </line>
<line> ÇÕ*S Privad* Média </line>
<line> C*ass*ficaçã* </line>
</par>
<par>
<line> Geladeira </line>
<line> 2 ,7 8 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 ,5 4 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Freezer </line>
<line> 3 ,8 9 </line>
<line> 4 </line>
<line> * ,8 6 </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> *áquina de l*var r*up* </line>
<line> 4 ,* 0 </line>
<line> 5 </line>
<line> 4 ,3 3 </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> *o*no *e mic*oonda* </line>
<line> 6 ,0 7 </line>
<line> 8 </line>
<line> 5 ,8 3 </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Forno elétrico </line>
<line> 7 ,6 3 </line>
<line> 9 </line>
<line> 8 ,4 2 </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> Chuveiro </line>
<line> 5 ,9 6 </line>
<line> 7 </line>
<line> 5 ,4 3 </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> Aque*e*or </line>
<line> 1 0 ,9 * </line>
<line> 12 </line>
<line> 1 0 ,6 4 </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> Ar condicio*ado </line>
<line> 1 ,4 7 </line>
<line> 1 </line>
<line> * ,3 6 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Ventilador </line>
<line> 3 ,5 3 </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 ,7 1 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Apar**ho de so* </line>
<line> 8 ,8 0 </line>
<line> 11 </line>
<line> 7 ,* 1 </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> Televi*** </line>
<line> 5 ,* 5 </line>
<line> 6 </line>
<line> 4 ,8 8 </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> *omputador </line>
<line> 8 ,* 6 </line>
<line> 10 </line>
<line> 5 ,9 * </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autore* </line>
<line> Pode ser c*nstatado na Tabela 06 *m padrão q*a*e uniforme entre os dois g*upos, </line>
<line> dado o *esmo *ível de preferência de co*sumo *ner*ét*co pelos grupos. Esta evidência fica </line>
<line> nítid* diante d** da*os e dos relatos r*aliza*os pelos es*udant*s. </line>
</par>
<par>
<line> *ma característica *ue re*lça a pes*uisa * a co*statação de </line>
<line> ca**s, po*en*o se* </line>
</par>
<par>
<line> consi*erad*s c*mo o*tlie*, mas que foram relatad**, diz respeito a três fa*ílias *a red* </line>
<line> privada e u** da rede p*bli*a, **e não *ossuem ar *o*d**ionad* em su** res*dên*ias e usam </line>
<line> apenas * ventilad*r como f*r*a de cli*ati*ação do a*b*ente reside**ial. </line>
<line> E, no in*u*to *e ge*ar um retrato da utilização d* e*ui*am*ntos d* geração *e en*rgia </line>
<line> com fontes a*ternati*as e/ou re*ováveis por e*tas f*mí*ias analisadas, a *ergunta sobre seu **o </line>
<line> fo* apresentada no questionár*o, s**do ob*idos os seguintes result*dos, **nforme definido n*s </line>
<line> dados da Tabela *7. </line>
<line> Assim, dos 86 e*tudantes q*e resp*ndera* * question*rio na rede públ*ca d* ensino, </line>
<line> ci*co p**sue* *onte alternativa *e geraç*o de *nergia, s*ndo qu*t*o estud****s com sistema </line>
<line> d* aquecim*nto a *á* natura* *m suas *esidênc*as e um estudante com sistema solar térmic*, </line>
<line> repres*nta*do **t* último caso também *m* fonte de energia renovável. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 1, art. 7, p. 146-164, jan./fev. *019 </line>
<line> w*w*.f*anet.co*.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*er*ia * S*s*entabilid*de: Análise do Padrão de Consumo Familiar dos Estu*antes U*i*ersitários </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Já para o* 100 alunos qu* res**n*eram o ques*ion*rio na rede pr**ada d* e*sino, </row>
<row> apenas um es**d*n*e pos*uía um sistema alt*rnati*o de aquecime*to a *ás natur*l em sua </row>
<row> *esidência. </row>
<row> *abela 0* - Utiliza*ão de energia renovável ou alt*rnat*va </row>
</column>
<par>
<line> Classific*ç** </line>
<line> INSTI*UIÇÕE Pública </line>
<line> S P*ivada </line>
</par>
<par>
<line> Energi* alternativa </line>
<line> 5 ,8 1 % </line>
<line> 1 ,0 % </line>
</par>
<par>
<line> Energ*a re*ovável </line>
<line> 2 ,3 3 % </line>
<line> 0% </line>
</par>
<column>
<row> Font*: Aut*re* </row>
<row> 6 CONSID*RAÇÕES FINAIS </row>
<row> C*nsideran*o q*e o s*tor energ*ti*o r*presenta uma área estr*tég*ca pa*a a econ*m*a </row>
<row> de um país, a caracterizaç*o de um co*po*tame*t* de consumo ener*ético de s*a sociedade </row>
</column>
</par>
<par>
<line> pr*porc*ona a capacidade de e*aboração de um* estratégia *undame*tal para a defini*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> po*ític*s públic*s e *ara o *lanejamento </line>
<line> ** *ível de inve*timen*os sere* realizado* a </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> setor privado. </line>
</par>
<par>
<line> *este *rtig*, * pesquisa *eali*ada foi conduzida em dif*ren*es grupos *e *studa*tes, </line>
<line> *o* o i*tuito *e verificação do *e*fil de consumo ene*gétic* de cada grupo, além de ver*fic*r </line>
<line> se as sua* famíl*as poss*íam em suas *esidênci*s alguma e*trutura de ge*ação de fonte de </line>
<line> energia alt*rnativa */ou *enovável. </line>
<line> Foi *erificado que *s estudantes das faculdades particulares pesq*isadas têm um nível </line>
</par>
<par>
<line> de rend* inferior ao nível de rend* </line>
<line> aos alunos </line>
<line> da rede públic* de </line>
<line> ensino supe*i*r, dada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> freq*ê**ia definida nas escal*s de rend* disponíveis par* a* res**stas; </line>
<line> que *sta *nfluênc*a </line>
</par>
<par>
<line> financeira inter*ere no seu nív*l d* con**mo e*e*g*t***, inclusive or**ntado *a*bém por uma </line>
<line> men*r dispo*ibil*dade de apa*e*ho* * e*uipament*s os quais *m *e*al de*anda* al*uma </line>
<line> fo*ma de en*rgia **ra s*u funcionamento. </line>
<line> A**m *is**, o percentua* de *ndi**du** que utiliza de f*ntes renováv*i* e/o* </line>
</par>
<par>
<line> alte*na*iva *e geração de ene*gia a*nda é m*i*o *nc*piente no an* de 2016, </line>
<line> dado elevado o </line>
</par>
<par>
<line> nível d* gas*os e dificulda*e de r*torno do investimento </line>
<line> ao longo d* tempo *e vida út*l d* </line>
</par>
<par>
<line> equipamento. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 16, n. 1, art. 7, p. 146-*64, jan./fev. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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<line> F. S. So*z*, R. C. F. Garrasino, C. M. M. Si*va </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> Com o po*s*vel u*o destes equip*mentos, ** inve*no, * existênc*a </line>
<line> d* um si*t*ma </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aq*ecimento solar *e*uz**ia drast**ame**e o valor da con*a de luz, c*ns**erando *ue não *ais </line>
<line> se*ia necessário o consumo de energia elétrica com fins de aque*im*nto. </line>
<line> ***stata-*e, no período de inve*n*, *ma di*e*e*ciação *a cl*ssifica*ão dos níveis de </line>
<line> consumo e*e*g*ti*o entre as f*mílias dos estudante* *o en*i*o púb*ico e *a rede p*ivada, </line>
<line> *rincipalmente estimulad* p*la dist*nção *xistente e*tre *s ní*eis *e renda dos gr*po* </line>
<line> ana*isados e, i*clusiv*, pe*a disponibili*ade de equipame*tos de aqueci**nto. </line>
<line> Já no verã*, a classificação das médias definidas para cada um d** itens segue uma </line>
<line> tendência s*mila* en*re os grup*s de estudantes *as institui*ões pública e *rivada. </line>
</par>
<par>
<line> Neste período do ano h* maior ne*essi*ade de refrigeração de *odos </line>
<line> os ambien**s, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aument* do v**ume de irra**ação solar proporc*ona uma maio* capa*idad* de ge*ação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> energ*a *o*ar t*rmi*a, além de a ener*ia sol*r fotovolt*ica, ampliar a </line>
<line> *isponi*ilidade </line>
</par>
<par>
<line> energé*ica pa** a estação. </line>
</par>
<par>
<line> Desta forma, os da**s r*fletem *m l*ngo ca*inho para a constataç*o de padrões de </line>
</par>
<par>
<line> comporta*ent* </line>
<line> de </line>
<line> c o*s um o </line>
<line> en*rgético, </line>
<line> mas </line>
<line> constata-se, </line>
<line> m*ni*a*e*te, </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> heterogeneidade do nível de *enda * e*trutura *amil*ar geram fatores dec*sivos n* tomada de </line>
</par>
<par>
<line> decisão de s* i*pl**entar si*temas de gera*ão de energia </line>
<line> alt**nativos à convenc**n*l </line>
</par>
<par>
<line> disponibilidade da </line>
<line> energia elétric*, sendo sua e*colha realiza*a de forma mais </line>
<line> p*óx*ma </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> energ*a final n*cessá*ia para s*t**faz*r seu consumo ener*éti*o. </line>
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<line> 1) concepção e planejam*nt*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) análise e int*r**e*ação dos dad**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 3) el*b*ração do rascunho ou n* revisão crítica do co*te*do. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part*ci*açã* na apr*v*ção da ve*são f*nal do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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