<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 1, art. 7, p. 146-164, j*n./*ev. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.1.*
</line>
</par><par>
<line>
Energia e Sustentabilidade: Aná*i*e do Padrã* de *onsum* *amiliar dos Es**dantes
</line>
<line>
Univ*rsitários
</line>
<line>
E*ergy *n* Sustaina*ility: Analys** of th* Pattern o* Fam*ly Con*u*ption o* University
</line>
<line>
Student*
</line>
</par><par>
<line>
Fá*io Simone de Sou**
</line>
<line>
*outorado *m Planejamento *nergétic* pela Univer*idade Federal do *io *e Janeiro
</line>
<line>
Mestr* em Engenh*ri* de Produ**o pela P*nt*fícia Unive*s**ade Cató*ica do Rio de Jane*r*
</line>
<line>
E-mail: fab*o.simone.sou*a@gmail.com
</line>
<line>
Rafael *ane*las Ferrara G*rra*in*
</line>
<line>
Mest*e em Tecno*og*a *elo Centr* Fed*ral de Educaçã* Tecnológica Celso Suckow da Fo*seca
</line>
<line>
Professor *o *e*t*o F*dera* de E**cação Tecnológi*a *elso *uckow da Fo*seca
</line>
<line>
E-ma**: r*fael.garrasino@cefet-rj.*r
</line>
<line>
Clau*i* Marcos Ma**e* da S*lva
</line>
<line>
Dout*r em Admini**ração pe*a Unive*sidade do *rand* Rio
</line>
<line>
Profe*sor Adju*to da (F*cc/Ufrj)
</line>
<line>
E-m**l: profess*rclaudiomaci*l@gm*i*.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Fábio S*m*ne de So*za
</line>
</par><par>
<line>
Cent** Feder*l de Educação Tecnoló*ica Ce**o Suckow
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. T*nny Kerl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
da Fonseca - Ce*et/RJ, E*d*reço: Av. Ma*acanã, 229 -
</line>
<line>
*odr*g*es
</line>
</par><par>
<line>
M*racanã, Rio de *aneiro - RJ, 20271-110, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço:
</line>
<line>
R*f*el Can*llas Ferrara Garras*no
</line>
<line>
Artigo r*ce**do em 13/*9/2018. *ltima
</line>
<line>
*e*são
</line>
</par><par>
<line>
C*ntro Federal de Ed*caç*o Tecnológica C*lso Suckow
</line>
<line>
receb*d* *m 0*/10/2018. Ap*ovado em 03/1*/201*.
</line>
</par><par>
<line>
da Fonseca - C*fet/RJ, Ende*eço: Av. Maracanã, 229 -
</line>
</par><par>
<line>
Maracanã, *io *e J*neiro - RJ, 20271-110, Brasil.
</line>
<line>
Ava*iado p*lo s*stema Triple Review: Desk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
*laudio Ma*cos Maciel da Silva
</line>
<line>
pelo Edito*-Chefe; e b) D**ble Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Av. Pasteur, 25* - U**a, R*o de Jane**o - RJ, *22*0-**0,
</line>
<line>
(avaliaç*o cega *or dois a*aliadores d* á*ea).
</line>
</par><par>
</page><line>
Bras*l.
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, Nor*a*i*a e de Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Energia e Su*t**t*b**idade: Anális* do Padrão de Consu*o F*mili*r dos Est*dantes Un*versit*rios
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Diante do crescente ní**l de demanda ene*gética nacional
</line>
<line>
e m undi a * ,
</line>
<line>
é *xtremam*nte
</line>
</par><par>
<line>
neces*á*i* expansão da oferta a
</line>
<line>
de energi* no Brasi* e *o mundo. Mesmo
</line>
<line>
consid*rando a*
</line>
</par><par>
<line>
d*versas formas de aprovei*ame*to final da *ne*gia, seja pa*a a geração *e força *o*ri*, *ara *
</line>
<line>
i*u**nação, o *alo* d* *roc*sso, *q*ecim*nto d*reto, refri*e**ção, den*re out*os usos **n*is, a
</line>
</par><par>
<line>
fonte e*ergética residencial pr*dominante no caso
</line>
<line>
brasileiro é a en*rgia elétrica, sendo esta
</line>
</par><par>
<line>
us*da para grande parcela destes cas*s. Devi*o ao fato de a energia e*étrica ge*ada *o Bras*l
</line>
</par><par>
<line>
*er pr*veniente, em sua
</line>
<line>
maior p**te, d* fontes hid*elétricas, um* diversificação desta matriz
</line>
</par><par>
<line>
gerador* *roporcionaria um* maior segurança ene*gétic*, além de
</line>
<line>
ampliar
</line>
<line>
a e*iciência
</line>
</par><par>
<line>
energética nas estr*turas r*sid*nciais, questão import*nte par* a sociedad* mundial ne*te
</line>
</par><par>
<line>
in*cio d*
</line>
<line>
sécul* XXI. Desta forma, este es*udo analisa o compo*ta*ento
</line>
<line>
apresen*ado por
</line>
</par><par>
<line>
famílias
</line>
<line>
de e*tudantes un*versitários, d* faculdades
</line>
<line>
pú*licas e privadas, pa** que possa ser
</line>
</par><par>
<line>
*raçado um per*il socioeconômico de*t*s famí*i*s e analisado seu padr*o de consu*o e sua
</line>
<line>
perspectiv* de d*v**sificação dest* fonte *nergétic*, diante *e sua real necessidade *e
</line>
<line>
c*n*umo *inal da en*rgia. Observa-se a *xi*tênc*a de um padrã* co*port*mental d* co*sumo
</line>
<line>
energétic* *ntre os g**pos analisado* n* verão, fato *ue n*o o**rre no inverno. Al*m *isso,
</line>
<line>
constata-se que o uso *e fontes ene*géticas alte*nativas */ou renováv*is *ind* é inci*iente nas
</line>
<line>
res*dênci*s analisadas.
</line>
<line>
Palav*as-Ch*ve: *ner*ia Renováve*. Susten*abil*d*de. Consumo E*e*gé*i*o
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
Face* with the c*ncentr*tion of el*ctric and internation*l energy, it *s extrem*ly necessary for
</line>
<line>
the su**ly of energy *n Brazil *nd in the world. Even considering how *arious for*s of fi**l
</line>
</par><par>
<line>
e*ergy
</line>
<line>
utilizat*on, for a ***erati*n of driv*ng force, for illum*nati*n, *rocess *e*t, d*rec*
</line>
</par><par>
<line>
heat*n*, cooling, among other end uses, the
</line>
<line>
*redominant re**dential energy s*urce in the
</line>
</par><par>
<line>
B*azi*ian ca** i* electric p*wer. the ma*n uses. Due to the *ac* that the electricity gene*ate* is
</line>
</par><par>
<line>
not p*oved by Braz*l, hydroele**ric sou*ces, a div*rsifi*ation of
</line>
<line>
t hi s
</line>
<line>
generating matri*
</line>
</par><par>
<line>
provi**s greater en*rgy se*u***y, *s *ell a*
</line>
<line>
e*ergy
</line>
<line>
e*ficiency in *esi*en**al structu*es,
</line>
</par><par>
<line>
important for a global socie*y
</line>
<line>
i* th* beginning
</line>
<line>
of the XXI century. *n this way, th*s
</line>
<line>
s t ud y
</line>
</par><par>
<line>
analyzes the b*h*vi*r pr*sented
</line>
<line>
by f*mi*ies *f **iversity stud*n*s, public and
</line>
<line>
private
</line>
</par><par>
<line>
*olleges, to find a soc*oe*o*omic pr*fil*, our famil**s a*d *heir patte*n *f consumption and
</line>
</par><par>
<line>
*hei* ****pectiv* of diversification of *his energy
</line>
<line>
source,
</line>
<line>
before their real
</line>
<line>
co**umption of
</line>
</par><par>
<line>
**e*gy. It is *bserved *he *xis*e**e of a b*h*vioral
</line>
<line>
**ttern of en*rgy consumption
</line>
<line>
betw*en
</line>
</par><par>
<line>
the grou** an*l*zed *ot summer; a fact th*t does not *ccur *n winter. In a**ition, it is v*rified
</line>
<line>
that *he use of al*ern*ti*e *nd / *r renewable ene**y *ources is stil* i**ipient *n the *esi*ences
</line>
<line>
a*alyz**.
</line>
<line>
K*ywords: Ren**able e**rgy. Sustainability. *nergy C*ns*mption
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 1, art. 7, p. *46-164, jan./fe*. 2*19
</line>
<line>
*ww4.*sanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. Souza, *. *. F. **rrasin*, C. M. M. Silva
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A de*anda de ene*gia so*r*u u** elev*ção
</line>
<line>
ao longo
</line>
<line>
deste iní*io
</line>
<line>
d* século XXI,
</line>
</par><par>
<line>
sen*o *ue, s*gund* * EPE (2017), em *016 ho**e um c**sciment* d* 2,3*% n* consumo
</line>
<line>
final energ*tico, consideran** a *eman*a r*sid*nc*al no Brasil; *ál*ul* sobre * PIB ***al.
</line>
</par><par>
<line>
Para a*ompanhar o
</line>
<line>
*ume*to desta demanda energética tornam-se necessá*ios
</line>
</par><par>
<line>
i*vestimentos no setor e um est*mulo à ampliação na of*rta de energia para su*rir a cad* novo
</line>
<line>
nível de cons*mo.
</line>
<line>
**depend*n*ement* do tipo *e aprove*ta*e*t* fina* da energ*a, a m*t*iz en*rgética
</line>
<line>
brasile*ra é composta p*edom**ante**n*e pe** petról*o * deriva*os, seguindo a ten*ên*ia
</line>
</par><par>
<line>
m*nd*al, se*do *ue, no
</line>
<line>
caso da geração de energia
</line>
<line>
e*étr**a, * matriz brasile*r* possui um
</line>
</par><par>
<line>
**tímulo governam*ntal à geraç*o hidrelétrica, **finida *om* a *onte
</line>
<line>
*onvenc*on*l*ente
</line>
</par><par>
<line>
ut*lizada.
</line>
</par><par>
<line>
Como a ener*ia elét**ca repr**enta *ma maneira *o*fortáve* de consumo *e energia,
</line>
</par><par>
<line>
*ad* a simples *ecessid*de de *c*o*amento d* algum inte*rupt*r para que conversão de a
</line>
<line>
energ*a seja insta*ta*eam*nte *ealizada, *sta re*rese*ta uma forma preponderante de ener*i*
</line>
<line>
utilizada pe*as famílias bras*leira*.
</line>
<line>
*abe r*ssaltar que par* a ge*ação d* *nergia, tanto com a *til*zação d** subproduto*
</line>
<line>
do petróle* nas termelétr*c*s, que lançam *art*c**as de pol*ição na atmosfera * trazem
</line>
<line>
con*equê*ci*s ne*ativas como a *o ef**to e*tufa, assim como * alagam*nto d* exten*a* *reas
</line>
<line>
para represamento de água, proporcion*m efeitos *ocivos d* degr*dação amb*e*tal.
</line>
<line>
*esta form*, fontes *en*váve** e/ou *lternativa* na ge*aç** de ene*g*a proporc*on*m
</line>
<line>
benefícios para o setor energético, já que, co* * u*ilização *e *onte* alternativas de en*rgia,
</line>
</par><par>
<line>
há uma di*inui*ã* na p**s*ão sobre o
</line>
<line>
esgot**en*o dos recu**o*
</line>
<line>
co*v*ncional*ent*
</line>
</par><par>
<line>
u*ili*ados *a geraçã* desta *nergia, além
</line>
<line>
do fato
</line>
<line>
de *ue as fontes re*ováveis *roporcionam
</line>
</par><par>
<line>
*ma reduçã* no impac*o desta **gradação ambie*tal.
</line>
<line>
*esta direç*o, trabalhos acad*micos são co*duzid** de maneira a analisar e estimular
</line>
</par><par>
<line>
tal modificação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pa**ão de
</line>
<line>
*era*ão e*ergética, com artigos sobre o *prove*tamento da
</line>
</par><par>
</page><line>
energia solar como os enc*ntr*do* em A*A (20*0), no qual *ão analisadas du** alte***tivas
</line>
<line>
d* ar condicion**o s*lar, um com o s*stema térmi*o, cujos os colet*res solares tér*icos são
</line>
<line>
in*tala*os apenas nas c*berturas *os e*ifícios, e ou*ro com o sis*ema elétrico, co* painéis
</line>
<line>
*oto*oltaicos somente na* superf*ci** op*cas das *ac*adas do edifí*io.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 16, n. *, *rt. 7, p. 146-164, jan./fev. 2*19 *ww4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Energ*a e Suste*ta*ilidade: Análi*e d* Padrão de Consumo Familiar dos E*tudan*es U*i*ersi**rios
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
*m s*us trabalho* * implantação do siste*a e*étrico economizou 28% *e
</line>
<line>
*nergia
</line>
</par><par>
<line>
elétrica num d** d* v*rão e 71% de **ergia *m um dia de inve*no,
</line>
<line>
*m compar*ção com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
si*tema *e ar condicionado convencional.
</line>
</par><par>
<line>
Já o desempenho do sist*ma *érmi*o apre*e*tou um re*ul*ado insatisfatór*o, se
</line>
<line>
rel**ionado ao sistem* c*nvenc*onal, para a es*rutura pre*ial an*lisada.
</line>
<line>
Q*anto ao uso de gás n*tur*l, *oj*s (2008) anali*a * uso de gá* veicular na busca de
</line>
</par><par>
<line>
u* combustível alternati*o a* die*el * à gasolina,
</line>
<line>
*erifican*o fat*res técnicos para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*ver*ão do gás e seu melho* ap*oveitame*to *o sistema de queima no moto* dos ve*culos.
</line>
<line>
O autor conclui que este bene*ício relativo *o* co*bustíveis conve*ci*nais se dá
</line>
<line>
*ua*do são percorr*das l**g** distâncias pelo condutor, p*r ano.
</line>
<line>
Também com* alternativa à fonte de energia *on*enciona*, representando também
</line>
</par><par>
<line>
uma fonte *enováv*l, La*una (200*) *til*za-se do E*e*to Gira*so* par* analisar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*provei*a*en*o da *nergia solar (efe*to com denomina*ão dada ao movimento que a p*a*ta d*
</line>
<line>
mesmo n*me f*z par* seguir à *uz do sol), *a*a analisar um dispositivo de ger*çã* d* ene*gia
</line>
<line>
que apresen*e a mesma cara*te*í*ti*a.
</line>
<line>
Di*nte **s p*râmetros *spe*ificados e dos dado* analisados, o autor apre**nta
</line>
</par><par>
<line>
estat*sticamente qu* o di***sitivo t*m a
</line>
<line>
*apacidade
</line>
<line>
de gerar *erca
</line>
<line>
de *0% mais
</line>
<line>
ener*ia d*
</line>
</par><par>
<line>
que *m s*stema e*táti*o.
</line>
</par><par>
<line>
Garcia e Marín (20*8) apresentam um proj*to de ge*ação
</line>
<line>
d* energia para espaços
</line>
</par><par>
<line>
*rbanos na Espanha com placas *otovolta*cas, definindo mel*oras nos indi*ado*es e*erg*ticos
</line>
<line>
loca**, assim como enc*ntram benefício no bala*ço energét**o da *egião.
</line>
<line>
Co*plementar*en*e anali*am os be*efícios ambientais *o projeto, assoc*ados a*
</line>
</par><par>
<line>
P**to*olo *e Kyo** e
</line>
<line>
às políticas pú*lic**
</line>
<line>
de sustentabilidade ambiental, send* que, para
</line>
</par><par>
<line>
auxiliar n*sta análise, *erificam o *ível de radia*ã* na região *a Cat**unha.
</line>
<line>
A*p*iando *inda mais as opções para *s *o**** de ge*ação energética, Pa*an (2010)
</line>
</par><par>
<line>
*fi*ma que, diante da qua*tida*e *e resíduos sólidos gerad*s n* meio urb*no,
</line>
<line>
**rna-*e
</line>
</par><par>
<line>
necessário
</line>
<line>
buscar
</line>
<line>
sol*ções
</line>
<line>
*m*ientalmente
</line>
<line>
seguras,
</line>
<line>
*ocial*ente
</line>
<line>
*dequadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*o*om**amen*e ef*cientes para o problema dos resíduos.
</line>
<line>
D*ante *isso, a autora *nalis* o potencial en**gé*ico dos resídu*s urbanos, desta*ando
</line>
</par><par>
<line>
benefícios adicionai* a est* *proveitamento energético, c*m* o be*efíci* estratégico,
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
fato d* ser uma fo*te de energia limpa; * *enefício a*biental gerado pela mitigação de gas*s
</line>
</par><par>
<line>
de efeito estufa; os benef*cios socioeconômicos,
</line>
<line>
a *artir do estímulo ao de*envol*imento de
</line>
</par><par>
</page><line>
equ*p*m***os e *ecn*logia na*ional para tal atividade, assim como com a ampliaç*o d* nível
</line>
<line>
de ocupação de mã* de *bra com esta atividade.
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresin* **, *. 1*, n. 1, art. *, p. *46-1*4, jan./fev. 2019 **w4.fsanet.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. *ou*a, R. C. F. Garrasin*, C. M. M. Silva
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
Desta form* pode-s* pe*ceber que muitos
</line>
<line>
*rtigos e *r*balho* acadêmicos
</line>
</par><par>
<line>
pro*orcionam uma gama de opções para a red*fini*ão da *onte d* ger*ção energét*ca diant*
</line>
<line>
da *usca de uma maior efi*iência energética às fam*lia*.
</line>
<line>
*om isso, fica* dua* ques*õe* a *e*em a*a*isadas neste *rabalho:
</line>
<line>
1) Pod* *er def*nid* *adrão compo*tamental *o consumo de ene*gia nas *esidê*cias
</line>
</par><par>
<line>
das famílias dos estud*n**s de gradu*ção em *nstitui*ões p*b*icas privadas? Em caso e
</line>
<line>
afirm*ti**, *ual seria?
</line>
</par><par>
<line>
2) Existe um* utilização de fonte* d* geração *e energ*a alte*n**iv*/renováv*l
</line>
<line>
nesta*
</line>
</par><par>
<line>
residências?
</line>
</par><par>
<line>
*onsi***ando es*as demais formas al*ernativ*s e renováveis d* geraç*o **ergética, no
</line>
<line>
próx*mo ite* s*rão exploradas *ais tec*ologias.
</line>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
A geração energética pode *er realizada sobre diversa* fontes primári*s de ene*gia.
</line>
<line>
A Ta*ela *1 apresenta a e*oluç*o *corrida, *onforme obtido em EPE (*0*5), ao lon*o
</line>
<line>
dos *no* de 2016, 2017 e 201* na produção/geraçã* total *e energi*.
</line>
</par><par>
<line>
Re*salta-se uma caracterí*tica mar*ante
</line>
<line>
*a *edução d* parti*ipa*ão hidrelétrica na
</line>
</par><par>
<line>
mat*i* en*rgética b*asil*ira e d* ampliação da participaç*o t*nto do petró*e*, quan*o do gás
</line>
<line>
*at*ral, *a energia eólica e d* biomassa.
</line>
<line>
Desta fo*ma, diante da am*liação da capaci*ade de geração *e *nergia alterna*iva e/ou
</line>
<line>
reno*áve*, vale verif*car a **ssibilidade de expansão *o uso desta* tecno**gias *e forma mais
</line>
<line>
de*centralizada, *m ambientes residenciais; diante *a necessidade d* uso final da energia.
</line>
</par><par>
<line>
Esta escolha da fonte ene**éti** para consumo final pas*a p** ques*ões técnicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*ner*ia e Sustentabilidade: Análise do *adrã* de Consumo *ami*ia* d*s Estudantes Universitário*
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
*n*rg*a Eól**a (G*h)
</line>
<line>
2 1 .6 2 6
</line>
<line>
3 3 .4 8 9
</line>
<line>
* 2 .3 7 3
</line>
</par><par>
<line>
**ânio - U3*8 (t)
</line>
<line>
5 0 ,0
</line>
<line>
0 ,0
</line>
<line>
* ,0
</line>
</par><par>
<line>
L*nha (10* t)
</line>
<line>
8 0 .3 2 2
</line>
<line>
7 4 .5 0 0
</line>
<line>
7 5 .5 6 1
</line>
</par><par>
<line>
Cal*o ** Cana (103 t)
</line>
<line>
2 0 9 .3 2 8
</line>
<line>
* 8 3 .7 * 8
</line>
<line>
1 7 4 .8 7 4
</line>
</par><par>
<line>
Me*aço (103 t)
</line>
<line>
1 9 .1 5 2
</line>
<line>
2 1 .7 7 6
</line>
<line>
2 3 .0 1 *
</line>
</par><par>
<line>
Ba*aç* de cana (103 t)
</line>
<line>
1 6 2 .5 8 8
</line>
<line>
1 6 8 .* 6 7
</line>
<line>
1 7 1 .9 5 9
</line>
</par><par>
<line>
*ixívia (103 *)
</line>
<line>
2 7 .6 0 8
</line>
<line>
2 9 .4 9 9
</line>
<line>
3 0 .2 3 6
</line>
</par><par>
<line>
Outras fonte* prim*rias1 (*03 t*p)
</line>
<line>
6 .2 7 8
</line>
<line>
6 .2 5 5
</line>
<line>
4 .7 * *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ba*anç* Energético Na*ional, EPE dos an*s de 2016,2017 * 2018.
</line>
</par><par>
<line>
(1) I*clui fon**s renováv*is e não renováveis.
</line>
</par><par>
<line>
N*sta d*re*ã*, abai*o s*o especificadas a*gumas d** tecn*logias **sponíveis para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ge*açã* de *nerg*a pe*a so*iedade de *orm* alternativa à
</line>
<line>
*olu*osa estrutura *e g*ração
</line>
</par><par>
<line>
energéti*a proveni*nte das hidre*é*ricas, sendo el*s: a energia gerada p*la Peq*ena Central
</line>
<line>
Hid*elétrica, a energia E**ica, ene*gia S**ar Fotovol*aica, *ner*ia Sol*r Térmica e * ene*gia
</line>
<line>
*ermelétrica.
</line>
<line>
2.1Ener*i* Hid*elé**ica (P*qu*na C*ntral Hidr*lét*ica - PC*)
</line>
</par><par>
<line>
*egund* David (2014), t*das as
</line>
<line>
*onte* d* *nergia renováve*,
</line>
<line>
**clui*do a energ**
</line>
</par><par>
<line>
gerada pel*s hidrelétricas, sã* carac*er*z*das pel* v**iação e sa*onalidad* de sua ofer*a
</line>
<line>
energética.
</line>
<line>
Desta forma, a en*rgia h*drelétri**, histo*ic*mente gerada no Bra*il co* a con*trução
</line>
</par><par>
<line>
de gra*de* reservatórios, pe*mite minimizar os **eitos gerados pela* flutuaç*es
</line>
<line>
ins*antâneas
</line>
</par><par>
<line>
*as fontes alter*ativas, notadam**te a energia eó*ica e *o**r.
</line>
</par><par>
<line>
Um* u*i** hid*elé***ca, conforme apre*entado em Eletrobrás (20**), é composta
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
e*uipamentos e*etromecâ*icos, ca*acterizado* por turbinas que devem se* dimensionad**
</line>
<line>
diante da queda de refe*ência, queda do projeto, qu*da m**ima e qu*da mínima.
</line>
<line>
Além deste*, são necessários volant* de inércia e sis*ema* de regu*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Adicionad*s * *stes equipa*entos eletromecânic*s,
</line>
<line>
são necessários equipamentos
</line>
</par><par>
<line>
hidromecânicos, *e*inidos pelas co*portas, e os eq**p*me*tos d* *evantamento, sendo es*es *
</line>
<line>
ponte rolante e a talha.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 16, *. 1, art. 7, p. *4*-164, jan./fev. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. Sou*a, R. *. F. *arrasino, *. M. M. Silva
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
N* *rasil, * *r*nde estrutur* das usinas hidrelétrica* d*ve-s* ao fat* *e estas serem
</line>
<line>
classificadas co*o de *cumul*ção, r*presa**o *gua. Elas possuem maior flexibilidade
</line>
<line>
*p*racional * segur*n*a na gera*ã*.
</line>
</par><par>
<line>
Já as usin*s a fio d\água
</line>
<line>
*ertem com *aior freq*ência a capacidade ad*cio***,
</line>
</par><par>
<line>
*iminuin*o a capacidad* de r*gu*arização do sistema, a*menta * *usto médio de geração de
</line>
<line>
ener*ia no país, além de aumenta* * emissã* de gase* *e *f*ito estufa.
</line>
<line>
2.2 *nergia E*lica
</line>
</par><par>
<line>
S*g*nd* D*tra (2007), * *ecurso eólico é *er*do pela
</line>
<line>
r*diação solar, dão que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
vento* sur*em a pa*t*r d* aquecimento não *n*forme da su*erfície terr**tre. Com* visão
</line>
<line>
co***ementar a est* c**act**iza*ão, vale ressalta* qu* a direção do* ventos ocorre *os polos
</line>
<line>
para o equador, rep**sentan*o * flu*o d* ar da zona fria para a zona que*te.
</line>
</par><par>
<line>
Desta forma,
</line>
<line>
os aspectos que in*l*enciam os *entos são: a *ltura, a rugosi*ade,
</line>
</par><par>
<line>
obstácu**s existentes, in*luindo o relevo, q*e p*de pr*porcionar uma desaceleração *o*
</line>
<line>
ventos.
</line>
<line>
Uma turbina eólica de eixo hori*ontal *ossui os segui*t** componentes: p*s, n*cele,
</line>
<line>
c**o, *ixo, trans*issão de *aixa multi*licado**, ger*d*r e torre.
</line>
</par><par>
<line>
Além *est*s, a* turbinas possuem u* *ecanismo de contr*le, para dosar rel*ção a
</line>
<line>
entre a v*locida*e d* vento e a vel*cida*e nominal da turb*na.
</line>
<line>
*.3 Energia Solar Fotovoltaic*
</line>
<line>
Segund* European Comission (2005), os sistemas fotovol*ai*os *ão compostos
</line>
<line>
principalmente por células f*tovoltaic*s, inver**res, baterias e estruturas *e m*ntagem.
</line>
</par><par>
<line>
Este me*m*
</line>
<line>
docu*en*o relata q*e o elev*do custo do si*t*ma
</line>
<line>
fotovo**aico *inda
</line>
</par><par>
<line>
perma*ece muito c*s*oso re*ati*amente às demais *ontes ener*éticas, pode*do s*r gerado em
</line>
<line>
até cinco vezes maior do que a g*raç*o convencional.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, existe outro garg*lo
</line>
<line>
gerado *o* a dispon*b*lidade d* insumo para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rodução da* *élulas f*t*volt*icas.
</line>
</par><par>
<line>
Silva (20*6) descreve
</line>
<line>
qu* as
</line>
<line>
princ*pais tecnologias disponív*is para esta forma *e
</line>
</par><par>
<line>
ge*aç*o energética são def*nidas
</line>
<line>
p*r f*ti*s ("w*fers")
</line>
<line>
de silício policristal*n*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*onocris*alinas. Além destas, ain*a ex*ste * c*lulas de film* fi*o; estas c*m um men** custo,
</line>
<line>
da*a * sua camada m*is fina do material ut**izado em sua *rodução.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres*na, v. *6, n. 1, art. 7, p. 146-164, jan./fev. 20*9 *ww4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*erg*a e Sustentab*lidad*: *nál*s* ** Padr*o de *o*sumo *amiliar dos Estud*ntes U*iversitários
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Energia Solar Térmica
</line>
</par><par>
<line>
C*elho (*01*) apresenta em se* trabal*o uma es*rut*ra *ara
</line>
<line>
aproveitamento
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
radi*ção solar para aquecimento, definindo q*e o movimento relativo entre o s*l e a T**ra
</line>
<line>
deve ser um balizador para a f*rma de posicionar os coletores, dado que se deseja ma*or
</line>
<line>
eficiência *nergé*ica.
</line>
<line>
* auto* *et*ata **e a radia*ão solar q*e atinge os coletores proporciona dois
</line>
<line>
componentes, a rad*ação solar di**ta, qu* atravessa a at*osfera sem sofrer alterações na s*a
</line>
<line>
dire**o original, *lém d* radia**o dif*sa.
</line>
</par><par>
<line>
Desta maneira o c*lor pode serv*r para uso instantâneo
</line>
<line>
ao da ca***ção da energ**
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
pode ser armazenado par* u* consu*o em dete*mi*ado momento posterior à *aptação; fato
</line>
<line>
que requer investim*ntos adic*onai* * encarece o proc*sso.
</line>
<line>
As formas de aproveitamento *esta energ*a compreendem: o aqu*cimento da água, *
</line>
<line>
se**gem, refrigera*ão, piscina solares, aq*ecime*to in*ustri*l e concentradores.
</line>
<line>
2.5 En*r*ia Termoelétrica
</line>
<line>
Seg*ndo Oliveira (2009) uma Unidade *er*oelétrica - U*E, possu* as seguintes
</line>
<line>
etapas *ar* * caso de as *al*eiras sere* alime*tadas por carvão: a de extra*ã* e f*agmen*aç*o
</line>
<line>
do carvão, a *e transporte para ** usi*a*, trituraçã* e pu*verização d* carvão (para gerar um
</line>
</par><par>
<line>
m*lho* aproveitame*to tér*i*o), armazenamento em si*os e *olocação do material nas a
</line>
<line>
cal*eira*.
</line>
<line>
Na* caldeir*s o equipame*to realiza a co*bu*tão *o combustí*el * g*ra va*or para
</line>
<line>
produção de potência *ec*nic* e elé*r*ca.
</line>
<line>
Send* assim, a liga*ão das tur*inas jun*o *os gerador** converte o vap*r em trabalho
</line>
</par><par>
<line>
mecân*co, sendo
</line>
<line>
qu*, qua**o maior
</line>
<line>
a
</line>
<line>
temperatura, mai*r a efici**cia do pro*e*so. *
</line>
</par><par>
<line>
conden*a*or c*nverte este em v*por de exaustão. E para minimizar o desg*ste *mbiental são
</line>
<line>
definido* **ité*ios d* controle de emi*s*es *ntes, durante e após a combustão.
</line>
<line>
Da mesma forma, *s *TE podem ser operadas para a *eração de en*rgia, *til*zando
</line>
<line>
outros insumos ene*gétic*s, com* o gás nat*ral, a b*omassa, den*re o**ros.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*e*in* P*, v. 16, n. 1, *rt. 7, p. *46-16*, jan./fev. 2019
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. Souza, R. *. F. Garras*no, C. M. M. Silva
</line>
<line>
*54
</line>
</par><par>
<line>
2.6 Consu*o médio de energia
</line>
</par><par>
<line>
Conform* divulg*do n* endereç* eletr*ni*o do Progr*ma Nacional de C*nservação de
</line>
<line>
Energia *létr*ca - PROC*L (2016), para calc*lar o consumo médio - CM - de e*ergia d**
</line>
<line>
equi*ame*tos, expresso em q**lowatts-hora (KWh), orientados pe*o hábi*o *e uso das
</line>
</par><par>
<line>
famílias, o cálc**o
</line>
<line>
deve
</line>
<line>
consid*rar potência do aparelho, o número médio a
</line>
<line>
da* horas
</line>
</par><par>
<line>
util**adas por dia, as*im **mo o número de dia* nos quais este* a*ar*lh** sã* liga*os.
</line>
<line>
D*sta *orma, o c*lcul* *o CM é expr*s*o p*r:
</line>
<line>
CM = [( potência.d*.eq*ipa*ento em.W )x(nº d*.horas.de.uso.no.dia)x(nº de.d*as.de.uso.no.m*s] /1000
</line>
<line>
* para ser enc*n*rado o t*tal gasto (em reais) *o* energia elétrica, de*e-*e multi*licar
</line>
<line>
o va*or do CM pe*o val** da t*ri*a co*r**a pela concession*ria.
</line>
<line>
Conforme dado* apresentado* na Tabe*a 02, refere**e aos gastos com energia el*tric*
</line>
</par><par>
<line>
numa *eterm*nada *esidência que cons*m* certo
</line>
<line>
vol um e
</line>
<line>
**ergético
</line>
<line>
c*m a *tilização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*lgu*s *ten* *e cons*mo
</line>
<line>
de energia, sendo traçado
</line>
<line>
um pe*fil de consum* para o* d*a*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
verão, já
</line>
<line>
que
</line>
<line>
e*te p**ío*o do ano o ar condicionado tem mai*r participação n* gasto
</line>
</par><par>
<line>
energéti** mensa*, em contrast* co* o chuveiro elé*rico, *ue perm*nece desligado a* lo*go
</line>
<line>
desta estaç*o. No p**íod* do inver*o esta din*mica ** inv*rte.
</line>
<line>
Desta forma, * estrutura des** casa ilust*ativa é composta pela cozinha, *ue est*
</line>
<line>
eq*ipad* com um vent*lad*r, uma torrad*ira, um forno *e microondas, lâmp*da fluor*scent*,
</line>
</par><par>
<line>
ge**deira, freezer, fo*no
</line>
<line>
**étri*o e cafeteira
</line>
<line>
e**trica. Na sala, * consumo energético
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ompos*o
</line>
<line>
por lâm*ada fluores*ente, apar*lho de som * ventilador. * quar*o, c*m lâm*ada
</line>
</par><par>
<line>
flu*res**nte,
</line>
<line>
*e*ef*ne sem fio, *r co*dicionado e a*arelho de DVD. E no banheiro
</line>
<line>
pode ser
</line>
</par><par>
<line>
consi*erad* uma lâmpada fluorescente e um *par***o de secador d* cabelo.
</line>
<line>
Tabela 02 - Memória de cálculo do custo mensal de energ*a elétrica
</line>
</par><par>
<line>
I* E M
</line>
<line>
Qu*ntid*d*
</line>
<line>
Po*ência em Watts
</line>
<line>
*empo d e u so
</line>
<line>
*eríod*
</line>
<line>
*Wh/mês
</line>
<line>
*usto p*r mês (*$)
</line>
</par><par>
<line>
Ventilador
</line>
<line>
02
</line>
<line>
120
</line>
<line>
240
</line>
<line>
m i nu* os / di *
</line>
<line>
1 4 ,4
</line>
<line>
$ 7 ,0 9
</line>
</par><par>
<line>
T**radeira
</line>
<line>
01
</line>
<line>
800
</line>
<line>
10
</line>
<line>
m i nu* os / di *
</line>
<line>
4 ,0
</line>
<line>
$ 1 ,9 7
</line>
</par><par>
<line>
Micr*on*as
</line>
<line>
01
</line>
<line>
1200
</line>
<line>
20
</line>
<line>
m i nut os / d* a
</line>
<line>
1 2 ,0
</line>
<line>
$ 5 ,9 1
</line>
</par><par>
<line>
Lâmp*da F*uore*cente
</line>
<line>
04
</line>
<line>
9
</line>
<line>
480
</line>
<line>
m i nu* o* / di a
</line>
<line>
2 ,1 6
</line>
<line>
$ 1 ,0 6
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, *. 16, n. 1, art. 7, p. 1*6-164, jan./fev. 2**9
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ner*ia e Susten*abi*idade: An*lise do Pad*ão de Consumo F*m*liar do* Es*udantes Unive*sit*ri*s
</line>
<line>
*55
</line>
</par><par>
<line>
*eladeira
</line>
<line>
0*
</line>
<line>
130
</line>
<line>
1440
</line>
<line>
m * nu* os / d* a
</line>
<line>
9 3 ,6
</line>
<line>
$ 4 * ,0 6
</line>
</par><par>
<line>
*r*ezer
</line>
<line>
01
</line>
<line>
130
</line>
<line>
1440
</line>
<line>
m i nut os / di a
</line>
<line>
9 3 ,6
</line>
<line>
$ 4 6 ,0 6
</line>
</par><par>
<line>
F*rn* *lét*i*o
</line>
<line>
01
</line>
<line>
800
</line>
<line>
5
</line>
<line>
m i nut os / *i a
</line>
<line>
2 ,0
</line>
<line>
$ 0 ,9 8
</line>
</par><par>
<line>
C*feteir* elétrica.
</line>
<line>
01
</line>
<line>
1000
</line>
<line>
20
</line>
<line>
m i nut os / di a
</line>
<line>
1 0 ,0
</line>
<line>
$ 4 ,9 2
</line>
</par><par>
<line>
Apare*ho de som
</line>
<line>
01
</line>
<line>
80
</line>
<line>
20
</line>
<line>
m i n*t os / di a
</line>
<line>
0 ,8 0
</line>
<line>
$ 0 ,3 9
</line>
</par><par>
<line>
Apa*elho de DVD
</line>
<line>
*1
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
20
</line>
<line>
* i *ut os / di a
</line>
<line>
0 ,5 0
</line>
<line>
$ 0 ,2 5
</line>
</par><par>
<line>
**lef*ne *em f*o
</line>
<line>
01
</line>
<line>
100
</line>
<line>
60
</line>
<line>
m i n*t os / *i a
</line>
<line>
3 ,0
</line>
<line>
$ 1 ,4 *
</line>
</par><par>
<line>
*r condi**o*ado
</line>
<line>
01
</line>
<line>
1000
</line>
<line>
240
</line>
<line>
m i nut os / di a
</line>
<line>
1 2 0 ,0
</line>
<line>
$ 5 9 ,0 5
</line>
</par><par>
<line>
Secador de cabel*
</line>
<line>
*1
</line>
<line>
1400
</line>
<line>
15
</line>
<line>
m i *ut os / *i a
</line>
<line>
1 0 ,5 0
</line>
<line>
$ * ,1 7
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
---
</line>
<line>
---
</line>
<line>
---
</line>
<line>
---
</line>
<line>
3 4 6 ,5 6
</line>
<line>
$ * 7 9 ,9 4
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Au*ore*
</line>
</par><par>
<line>
*s dados d* potênci* *presentados na Tabela 02 for*m obtidos no ender*ço eletrônico
</line>
<line>
da Com*anh*a *aranaen*e de Energia Elétrica - COPEL (20**). C*be res*alta* *ue o custo *o
</line>
</par><par>
<line>
qui*owatt-hora da
</line>
<line>
en***ia *létric*, es*imado *esta estrutur* de ga**o mensal, *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
R$0,49231/KWh,
</line>
<line>
*onf**me d*f*niç*o realizada
</line>
<line>
pela Resolução ANEEL, *e 16 *e j*nh*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
2015.
</line>
</par><par>
<line>
**n** s*bre estas ressal*as metodológica* d* **v*n*amento *e dados, *ale informar
</line>
<line>
que fo* estimado o us* do *letrodoméstico durante todo o t*mpo anunciado de fun*ionamento
</line>
<line>
dos a*a*el*os.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, val* dizer que estas es*imativas ca*ecem d* uma análi** mais detalhad*
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
long* dos
</line>
<line>
*emais perí**o* do ano, nos pe*íodos subs*que*t*s a*s momento* *os quai*
</line>
</par><par>
<line>
ocorrem *um*nto no preço d* KWh, assi* com* val* uma veri*icação da intensidade de *so
</line>
<line>
ao longo *o dia.
</line>
<line>
3 METODO*OG*A
</line>
<line>
A pesq*isa sobre o com*ortam*nto en*rg*ti*o foi c*nduzida **ravés de *m
</line>
<line>
questioná*io aplicado em 2017 junt* a 8* alunos d* curso *e níve* sup*rior em Ad*ini*tração
</line>
</par><par>
<line>
de u*a in*titu*ç*o de *n**no *úbli*a, * *
</line>
<line>
100 *lunos dos **rs*s de Administração
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*o*tabilid**e de um* insti**ição de ensino priva*a. Ambas sit*adas no est*do do Rio de
</line>
<line>
Jane*ro.
</line>
<line>
A **lidação do conteúdo foi realizada c*m p**fessores perte*cente* às duas I*S, cujos
</line>
</par><par>
<line>
ques*ionários foram aplicado*. *o* sugerida *ma atenção es*ecial à classi*icaçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 1, a*t. *, p. 14*-164, jan./fev. 2019 www4.fsa*et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. *ouza, *. C. F. G*rras*no, C. M. M. Silva
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
c*mposição de fa*ília * renda famili*r, *ois *eriam itens r*le*antes para a aná*ise do **e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*imples comparação *ntre estudantes d* Inst*tuiç*es de Ensino Superior (I*S) púb*icas e
</line>
<line>
privadas.
</line>
<line>
Um pré-t*ste foi realizad* c*m estudant*s de *nsino *édi*, com o obj*tivo de
</line>
<line>
ve*ificar se o questi*nário aplicado estava c*aro e *bjetivo nas suas *erguntas referente* ao
</line>
<line>
tema. Não f*i *erific*do al*um relat* ou dúv*da quanto à co*preens*o do ques*ionário a ser
</line>
<line>
apli*ado.
</line>
</par><par>
<line>
A* pergu*tas contidas no q*estionário fo**m definidas
</line>
<line>
confo*me apresentado no
</line>
</par><par>
<line>
docu*ento *xpr*sso no Anexo 01, visando à caracterização socioeconômica dos resp*ndente*
</line>
</par><par>
<line>
para que, *e*uencialmente, possa ser *nf*rmado s*u padrã* de con*u*o energ**ico e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possib*lidade de *t*lização *e formas de obt*nção de energia altern**iv* e/o* renovável.
</line>
</par><par>
<line>
4 RE**LTADOS E DISCU*SÃO
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*ss*m, observa-se que, pre***i**ntem*n*e, a
</line>
<line>
conf*gu*ação f*mili*r dos estudan**s
</line>
</par><par>
</page><line>
e*tr**is*ados da rede p*blic* de *nsino *uperior é composta p*r três ou q*atro integran*es,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 16, n. 1, ar*. 7, p. 1*6-16*, jan./fev. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nergia e Sustentabilidade: Anál*se do *a*rão de Consu*o Famil*ar dos *stud*ntes Unive**itários
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
com maior *ncidência de r*sposta n*m nível renda super*or a R$1.500,00, sendo que a maior
</line>
<line>
*articip*ç*o *as família* est* numa *aixa de rend* familiar *u*erior a R$4.500,00.
</line>
</par><par>
<line>
Já *as instituiç*es de e*sino privado, o
</line>
<line>
p*rfil d*s f*m*li*s do*
</line>
<line>
*l**os pesquisados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
definido princ*palmen*e pelas f*i**s de duas, três e quatro pes*oas, tendo uma predominâ*cia
</line>
<line>
da *en*a familiar num patamar entre os valores de R$1.501,00 e R$4.500,*0 *epresent*ndo,
</line>
<line>
*ssi*, um per*e*tu*l de mai* de 70% de famílias dos est*dan*es.
</line>
<line>
De**a forma, per*ebe-s* um p*drã* parecido do ta*anho familiar entr* o* dois grupos
</line>
<line>
pesquisados, ap*sar de o níve* de renda *a* *amíli*s dos *studantes da rede p*blic* *ender a
</line>
<line>
s** *aior do que o *as f*mílias dos e*tudantes da rede pr*vada de ensino.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao p*drão de consumo ene*g*tico, conforme pode ser vi*to na Tabela 04,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*endê*cia *as famí*ias associadas *os estudantes do ensino pú**i*o, *e*uindo um mai*r
</line>
<line>
vol*** de re*da, é poss*ir um ma*or pad*ão de *asto *e *ner*ia e*étrica, sendo apresentado
</line>
</par><par>
<line>
nos dado*
</line>
<line>
*esta amostra um percentu** acima de 37% de estudantes que possuem uma
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
q*estõe* definidas foram realizadas *onsideran** du*s estaçõ*s contrastant*s em te*mo*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gasto e*e*gético, no *e*ã* e no invern*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, *. *, art. *, p. 146-164, jan./fev. 2019 www*.fs*net.com.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. *o*za, R. C. *. Gar*asino, *. M. *. Silva
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
Foram especi*icados alg*ns i*e*s de deman*a ene*gética para *ue os estu*antes
</line>
<line>
pudes*em *lassificar os itens listad*s do com m**or consumo ene*g*tico para o de menor
</line>
<line>
con*umo ener**tico, listando-o* minimamente de 01 a 12, sendo 01 o de m*ior consu*o
</line>
<line>
ener**tico.
</line>
</par><par>
<line>
E al*m dos 12 *tens *i**ados, foi definid* a opo*tun*dad* para o
</line>
<line>
aluno *o*o*ar algum
</line>
</par><par>
<line>
item adici*nal pa** s*a resposta sem contar a possibilidade de listar alg*m comentár*o ao
</line>
<line>
*inal do questio*á*io.
</line>
</par><par>
<line>
O* *te*s *istad*s
</line>
<line>
para classificação do ga*to
</line>
<line>
energético foram: geladeira, *reeze*,
</line>
</par><par>
<line>
máquina d* l**a* ro*p*, f*rno de microondas, forno **étr*co, chu*eiro, aqu*cedor, ar
</line>
</par><par>
<line>
co*dicion*do, ven*ilador, aparel*o de som, televisão e compu*ador.
</line>
</par><par>
<line>
O ob*etivo *a definição de ite*s não era o de e*gotar *s *pções *e po***veis aparelho*
</line>
<line>
para o gasto *létrico, ma* o de definir um padrã* comport*mental e*tre alguns aparel*os que
</line>
<line>
são vitais, princi*alm*nte, nas estaç*es cl*máticas a*al*sa*as.
</line>
<line>
*iante dos valores enumerad*s indiv*dualmente *elos est*dantes para *s opções
</line>
</par><par>
<line>
dis*onibilizadas, estes va*ores foram colo*ados *m uma
</line>
<line>
plani*ha eletrônic*, sendo *alcu*ada
</line>
</par><par>
<line>
sua méd** por it*m, por estaç*o climát*ca ** ano.
</line>
</par><par>
<line>
Cab* ressalt*r a existê*cia de casos, nos **ais os estudantes nã* *elacionaram todos os
</line>
<line>
itens disp*nibi*izados *ara a cla*sifica*ão, **ndo as*im considera*o *ue *st** aparelhos não
</line>
</par><par>
<line>
fazem p*rt* de seu pa*rão mens*l de gasto *nergétic*, ou que
</line>
<line>
não havia informações
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
En*rgia e Sustentabilida*e: Análise do **drão de Consum* **miliar dos Estudan*es Unive*sitários
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
A**ecedor
</line>
<line>
4 ,8 *
</line>
<line>
6
</line>
<line>
* ,6 *
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
Ar cond*c*onado
</line>
<line>
6 ,* 2
</line>
<line>
*1
</line>
<line>
5 ,4 1
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
*enti*ador
</line>
<line>
6 ,2 3
</line>
<line>
10
</line>
<line>
4 ,8 8
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
Ap*rel** de som
</line>
<line>
* ,3 9
</line>
<line>
12
</line>
<line>
6 ,4 3
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Te*evisão
</line>
<line>
4 ,1 4
</line>
<line>
3
</line>
<line>
3 ,4 8
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Computador
</line>
<line>
4 ,* 6
</line>
<line>
4
</line>
<line>
4 ,2 9
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores
</line>
<line>
Co*si*erando os dados gera*os pela c**ssif**ação de consu*o no inver*o pe*os
</line>
<line>
estu*antes e o come*tad* pelo **s*o nos rel*tór*os, va*e apresentar q*e existe uma
</line>
<line>
tendência a ter m*ior*s gas*os no in*erno com o chuve*ro elétri*o com a *ecessidad* de
</line>
<line>
aquecim**to *a *gua p*ra o banho.
</line>
<line>
*a*e de*taca* que em ci*c* casos * chu*eiro elétrico não era u*ilizado *a família dos
</line>
<line>
estud*ntes da re*e *ública, dado que p**suí*m ou*ros sistem*s de *queci*ento de água,
</line>
<line>
enqu*nto na rede privada ocorreu ape*as um caso com esta *aracterística.
</line>
<line>
Um caso chamou a atenção no estudo *iant* da estr*tura tecnoló*ic* e disponibilidade
</line>
<line>
*e equi*amentos para a melhori* *o bem-*star das famíli*s, dado que um al*n* da rede
</line>
<line>
*rivada relatou qu* a fa*ília não liga o chu*eiro em *enhuma estação do ano.
</line>
<line>
Em muitos dos *elatos de est***ntes da re*e pr*vada de ensi*o há esta perspectiv* d*
</line>
<line>
*reocup*ção co* * redução *o valor da* desp**as c*m energia *lé**ica, fazendo com que nã*
</line>
<line>
houv*sse ou não fosse utili*ado forn* de micr*ond*s e aquecedor climát**o.
</line>
<line>
E *as famílias dos estudantes da rede pública de ensino, em sua grand* maioria com
</line>
<line>
ma*or nível de renda, prati*amente tod*s os utensílios *e ca*a d*sponíveis p*ra a vida
</line>
<line>
moderna são utilizados.
</line>
<line>
Vale ainda rel*tar a lembrança de alguns poucos es**dantes, de ambo* *s gr**os, *o
</line>
<line>
uso do *erro de passar ro*pa, *endo **as*ificado po* estes co** esta*do n* e*t*gio
</line>
<line>
*nt*rmedi*ri* d* class*ficação.
</line>
</par><par>
<line>
Já quanto ao padrão de con*umo dos
</line>
<line>
estu*antes n* verão, confo*me pode se*
</line>
</par><par>
<line>
observado na Tabela 06, o item *r c*ndicionado fo* o pr*mei*o *ug** para amb*s o* grupos,
</line>
<line>
pr*ncipal*ente dec*rrente do aum*nto da te*peratur* m*dia da Terra e *a intensificaç*o da
</line>
<line>
ri**rosidade d* verão, g*rando temperaturas muito *l*v*das.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi*a PI, v. 16, n. 1, art. 7, p. 146-**4, j*n./fev. 2*19
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. So**a, R. C. F. *ar*asino, C. *. M. Silva
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
T*bel* *6 - Padrão de consum* energético n* verã*.
</line>
</par><par>
<line>
Ite* *e consumo
</line>
<line>
Pú*lica Méd*a
</line>
<line>
*NS*ITUI Cla*si*i*ação
</line>
<line>
ÇÕ*S Privad* Média
</line>
<line>
C*ass*ficaçã*
</line>
</par><par>
<line>
Geladeira
</line>
<line>
2 ,7 8
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2 ,5 4
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Freezer
</line>
<line>
3 ,8 9
</line>
<line>
4
</line>
<line>
* ,8 6
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
*áquina de l*var r*up*
</line>
<line>
4 ,* 0
</line>
<line>
5
</line>
<line>
4 ,3 3
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
*o*no *e mic*oonda*
</line>
<line>
6 ,0 7
</line>
<line>
8
</line>
<line>
5 ,8 3
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Forno elétrico
</line>
<line>
7 ,6 3
</line>
<line>
9
</line>
<line>
8 ,4 2
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
Chuveiro
</line>
<line>
5 ,9 6
</line>
<line>
7
</line>
<line>
5 ,4 3
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
Aque*e*or
</line>
<line>
1 0 ,9 *
</line>
<line>
12
</line>
<line>
1 0 ,6 4
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
Ar condicio*ado
</line>
<line>
1 ,4 7
</line>
<line>
1
</line>
<line>
* ,3 6
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Ventilador
</line>
<line>
3 ,5 3
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2 ,7 1
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Apar**ho de so*
</line>
<line>
8 ,8 0
</line>
<line>
11
</line>
<line>
7 ,* 1
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Televi***
</line>
<line>
5 ,* 5
</line>
<line>
6
</line>
<line>
4 ,8 8
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
*omputador
</line>
<line>
8 ,* 6
</line>
<line>
10
</line>
<line>
5 ,9 *
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autore*
</line>
<line>
Pode ser c*nstatado na Tabela 06 *m padrão q*a*e uniforme entre os dois g*upos,
</line>
<line>
dado o *esmo *ível de preferência de co*sumo *ner*ét*co pelos grupos. Esta evidência fica
</line>
<line>
nítid* diante d** da*os e dos relatos r*aliza*os pelos es*udant*s.
</line>
</par><par>
<line>
*ma característica *ue re*lça a pes*uisa * a co*statação de
</line>
<line>
ca**s, po*en*o se*
</line>
</par><par>
<line>
consi*erad*s c*mo o*tlie*, mas que foram relatad**, diz respeito a três fa*ílias *a red*
</line>
<line>
privada e u** da rede p*bli*a, **e não *ossuem ar *o*d**ionad* em su** res*dên*ias e usam
</line>
<line>
apenas * ventilad*r como f*r*a de cli*ati*ação do a*b*ente reside**ial.
</line>
<line>
E, no in*u*to *e ge*ar um retrato da utilização d* e*ui*am*ntos d* geração *e en*rgia
</line>
<line>
com fontes a*ternati*as e/ou re*ováveis por e*tas f*mí*ias analisadas, a *ergunta sobre seu **o
</line>
<line>
fo* apresentada no questionár*o, s**do ob*idos os seguintes result*dos, **nforme definido n*s
</line>
<line>
dados da Tabela *7.
</line>
<line>
Assim, dos 86 e*tudantes q*e resp*ndera* * question*rio na rede públ*ca d* ensino,
</line>
<line>
ci*co p**sue* *onte alternativa *e geraç*o de *nergia, s*ndo qu*t*o estud****s com sistema
</line>
<line>
d* aquecim*nto a *á* natura* *m suas *esidênc*as e um estudante com sistema solar térmic*,
</line>
<line>
repres*nta*do **t* último caso também *m* fonte de energia renovável.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 1, art. 7, p. 146-164, jan./fev. *019
</line>
<line>
w*w*.f*anet.co*.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*er*ia * S*s*entabilid*de: Análise do Padrão de Consumo Familiar dos Estu*antes U*i*ersitários
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
pr*porc*ona a capacidade de e*aboração de um* estratégia *undame*tal para a defini*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
po*ític*s públic*s e *ara o *lanejamento
</line>
<line>
** *ível de inve*timen*os sere* realizado* a
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
setor privado.
</line>
</par><par>
<line>
*este *rtig*, * pesquisa *eali*ada foi conduzida em dif*ren*es grupos *e *studa*tes,
</line>
<line>
*o* o i*tuito *e verificação do *e*fil de consumo ene*gétic* de cada grupo, além de ver*fic*r
</line>
<line>
se as sua* famíl*as poss*íam em suas *esidênci*s alguma e*trutura de ge*ação de fonte de
</line>
<line>
energia alt*rnativa */ou *enovável.
</line>
<line>
Foi *erificado que *s estudantes das faculdades particulares pesq*isadas têm um nível
</line>
</par><par>
<line>
de rend* inferior ao nível de rend*
</line>
<line>
aos alunos
</line>
<line>
da rede públic* de
</line>
<line>
ensino supe*i*r, dada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
freq*ê**ia definida nas escal*s de rend* disponíveis par* a* res**stas;
</line>
<line>
que *sta *nfluênc*a
</line>
</par><par>
<line>
financeira inter*ere no seu nív*l d* con**mo e*e*g*t***, inclusive or**ntado *a*bém por uma
</line>
<line>
men*r dispo*ibil*dade de apa*e*ho* * e*uipament*s os quais *m *e*al de*anda* al*uma
</line>
<line>
fo*ma de en*rgia **ra s*u funcionamento.
</line>
<line>
A**m *is**, o percentua* de *ndi**du** que utiliza de f*ntes renováv*i* e/o*
</line>
</par><par>
<line>
alte*na*iva *e geração de ene*gia a*nda é m*i*o *nc*piente no an* de 2016,
</line>
<line>
dado elevado o
</line>
</par><par>
<line>
nível d* gas*os e dificulda*e de r*torno do investimento
</line>
<line>
ao longo d* tempo *e vida út*l d*
</line>
</par><par>
<line>
equipamento.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 16, n. 1, art. 7, p. 146-*64, jan./fev. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. So*z*, R. C. F. Garrasino, C. M. M. Si*va
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
Com o po*s*vel u*o destes equip*mentos, ** inve*no, * existênc*a
</line>
<line>
d* um si*t*ma
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aq*ecimento solar *e*uz**ia drast**ame**e o valor da con*a de luz, c*ns**erando *ue não *ais
</line>
<line>
se*ia necessário o consumo de energia elétrica com fins de aque*im*nto.
</line>
<line>
***stata-*e, no período de inve*n*, *ma di*e*e*ciação *a cl*ssifica*ão dos níveis de
</line>
<line>
consumo e*e*g*ti*o entre as f*mílias dos estudante* *o en*i*o púb*ico e *a rede p*ivada,
</line>
<line>
*rincipalmente estimulad* p*la dist*nção *xistente e*tre *s ní*eis *e renda dos gr*po*
</line>
<line>
ana*isados e, i*clusiv*, pe*a disponibili*ade de equipame*tos de aqueci**nto.
</line>
<line>
Já no verã*, a classificação das médias definidas para cada um d** itens segue uma
</line>
<line>
tendência s*mila* en*re os grup*s de estudantes *as institui*ões pública e *rivada.
</line>
</par><par>
<line>
Neste período do ano h* maior ne*essi*ade de refrigeração de *odos
</line>
<line>
os ambien**s,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aument* do v**ume de irra**ação solar proporc*ona uma maio* capa*idad* de ge*ação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
energ*a *o*ar t*rmi*a, além de a ener*ia sol*r fotovolt*ica, ampliar a
</line>
<line>
*isponi*ilidade
</line>
</par><par>
<line>
energé*ica pa** a estação.
</line>
</par><par>
<line>
Desta forma, os da**s r*fletem *m l*ngo ca*inho para a constataç*o de padrões de
</line>
</par><par>
<line>
comporta*ent*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
c o*s um o
</line>
<line>
en*rgético,
</line>
<line>
mas
</line>
<line>
constata-se,
</line>
<line>
m*ni*a*e*te,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
heterogeneidade do nível de *enda * e*trutura *amil*ar geram fatores dec*sivos n* tomada de
</line>
</par><par>
<line>
decisão de s* i*pl**entar si*temas de gera*ão de energia
</line>
<line>
alt**nativos à convenc**n*l
</line>
</par><par>
<line>
disponibilidade da
</line>
<line>
energia elétric*, sendo sua e*colha realiza*a de forma mais
</line>
<line>
p*óx*ma
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
energ*a final n*cessá*ia para s*t**faz*r seu consumo ener*éti*o.
</line>
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S*UZA, F. S; GARRASINO, R. C. F; SILVA, *. M. *. Energia e Sustenta*ilidade: Análise do
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P*drão de *onsum* Fami*ia* dos Estu*an*e* Universit*ri*s. *ev. FSA, Ter*s*n*, v. 16, n. 1, art. 7, p.
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<line>
146-164, jan./fev. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
Contr**uição do* Autores
</line>
<line>
F. S. Souza
</line>
<line>
R. *. *. G*rrasino
</line>
<line>
C. *. *. S*lv*
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejam*nt*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e int*r**e*ação dos dad**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el*b*ração do rascunho ou n* revisão crítica do co*te*do.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part*ci*açã* na apr*v*ção da ve*são f*nal do manuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 16, n. 1, a*t. 7, *. 146-164, *an./fev. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.com.*r/re*ista
</line>
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