Análise dos Fatores que Levam Estudantes de Gastronomia a Frequentarem Food Parks / Analysis of the Factors that Make Gastronomy Students to Attending Food Parks
Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais fatores levam os estudantes de gastronomia a frequentarem food parks. De acordo com dados da última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) elaborada pelo IBGE, mais de 25 % das refeições no Brasil são consumidas fora do lar. Este cenário impulsionou a vinda do conceito de food truck para o Brasil. Entretanto o estacionamento dos trucks em vias públicas é limitado pela maioria das prefeituras, por isto foram criados os food parks, espaços que recebem vários tipos de food trucks. A pesquisa de caráter exploratório foi delineada através dos métodos quantitativo e qualitativo, com entrevistas semiestruturadas com os alunos do último ano do curso Tecnológico de Gastronomia de duas Faculdades de São Paulo. Como resultado, obteve-se que a variedade de tipos de comidas é o que mais motiva os alunos a frequentarem os food parks que são considerados como uma alternativa para alimentação fora do lar.
Palavras chaves: Food parks. Alimentação Fora do Lar. Food Trucks.
ABSTRACT
This research aims to analyze which factors lead the gastronomy students to attend food parks. According to data from the last Family Budget Survey (FBS) developed by IBGE, more than 25 % of the meals in Brazil are consumed outside the home. This scenario stimulated the coming of the concept of food truck for Brazil. However, the parking of trucks on public street is limited by the mayor of the cities, that were created the food parks, areas that receive various types of food trucks. The research is an exploratory study that was designed through quantitative and qualitative methods with semi-structured interviews with students of two Colleges of technological course in gastronomy in São Paulo. As a result, it is concluded that the variety of food is what most motivates students to attend the food parks that are considered as an alternative for food outside the home.
Key words: Food Parks. Food Outside the Home. Food Trucks.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.4.1
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