Estigma e Prestígio nos Discursos de Promoção do Consumo em Brechós / Stigma and Prestige in Discourses to Promote Consumption in Thrift Stores
Resumen
Neste artigo analisamos os discursos que promovem o consumo em brechós, fenômeno em ascensão, mediante um contexto predominantemente orientado pela moda e o desejo pelo novo. Para além de uma reflexão que simplesmente opõe as duas práticas, buscamos problematizar o potencial investimento político e ideológico nos discursos de uma reportagem do Portal Tudo BH e das descrições institucionais da loja virtual Brechó Online. Para tanto, adotamos a vertente de análise de discurso crítica de Norman Fairclough. Contrária à noção de polarização, a análise apontou que o consumo nos brechós possui relação próxima com a moda, e que o apelo sustentável não se revela protagonista nos discursos. O processo de reconstrução da imagem e percepção sobre os brechós possui viés de classe e encerra em privilégio para um segmento específico, além de inibir uma problematização mais abrangente e inclusiva.
Palavras-chave: Brechós. Consumo. Moda. Sustentabilidade. Vestuário de segunda mão.
ABSTRACT
This article analyses the discourses that promote the crescent phenomenon of consumption in thrift stores, in a context with predominantly orientation to fashion and the desire for the new. More than simply oppose the two practices, we seek to problematize the political and ideological potential investment in the discourses of report on the Portal Tudo BH and the institutional descriptions of the virtual store Brechó Online. For this, we adopted Norman Fairclough's critical discourse analysis. Contrary to the notion of polarization, the analysis pointed that the consumption in the thrift stores is intimately related to fashion and that the sustainable appeal is not a protagonist on the discourse. The process of image reconstruction and perception about the thrift stores has class bias and holds the privilege for a specific segment, in addition to inhibiting a more comprehensive and inclusive problematization.
Keywords: Thrift stores. Consumption. Fashion. Sustainability. Second-hand clothing.
Referencias
APPADURAI, A. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Tradução de Agatha Bacelar. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense. 2010.
BARBOSA, L. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BELK, R. W. Possessions and the Extended Self. Journal of Consumer Research. v. 15, n. 2, p. 139-168, sept. 1988. Disponível em . Acesso em 8 fev. 2018.
BERGAMO, A. O campo da moda. Rev. Antropol., São Paulo, v. 41, n. 2, p. 137-184, 1998. Disponível em . Acesso em 08 fev. 2018.
BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
______. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. In: BOURDIEU, P. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. 3. ed. Porto Alegre: Zouk, 2006.
CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
CHOULIARAKI, L; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
CRANE, D. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Tradução Cristiana Coimbra. 2. ed. São Paulo: Senac, 2006.
FAIRCLOUGH, N. Teoria social do discurso. In: FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Tradução: Izabel Magalhães. Brasília: UNB, 2001.
______. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.
FARRANT, L; OLSEN, S. I; WANGEL, Arne. Environmental benefits from reusing clothes. Int J Life Cycle Assess. v. 15, p. 726-736, 2010. Disponível em < https://doi-org.ez35.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s11367-010-0197-y>. Acesso em 8 fev. 2018.
FISCHER, N. L. Vintage, the first 40 years: The emergence and persistence of vintage style in the United States. Culture Unbound, v. 7, n. 1, p. 45-66, 2015. Disponível em < http://www.cultureunbound.ep.liu.se/article.asp?DOI=10.3384/cu.2000.1525.157145#>. Acesso em 8 fev. 2018.
FLETCHER, K. Slow fashion: an invitation for systems change. Fashion practice, v. 2, n. 2, p. 259-265, 2010. Disponível em < https://doi.org/10.2752/175693810X12774625387594>. Acesso em 8 fev. 2018.
FRANKLIN, A. The ethics of second-hand consumption. In: LEWIS, Tania; POTTER, Emily. Ethical consumption: a critical introduction. New York: Routledge, 2011.
FUZER, C; CABRAL, S. R. S. (Orgs.). Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas, Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa, 2010.
GUIOT, D; ROUX, D. A second-hand shoppers’ motivation scale: antecedents, consequences, and implications for retailers. Journal of Retailing, v. 86, n. 4, p. 355-371, 2010. Disponível em < https://doi.org/10.1016/j.jretai.2010.08.002>. Acesso em 8 fev. 2018.
GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
HANSEN, K. T. Salaula: The world of secondhand clothing and Zâmbia. Chicago: University of Chicago Press, 2000.
HAGGBLADE, S. The Flip Side of Fashion: used clothing exports to the third world. Journal of Development Studies, v. 26, n. 3, p. 505-521, 1990. Disponível em < https://doi.org/10.1080/00220389008422167>. Acesso em 8 fev. 2018.
LAMBERT, M. ‘Cast-off Wearing Apparell’: The consumption and distribution of second-hand clothing in northern England during the long eighteenth century. Textile History, v. 35, n. 1, p. 1-26, 2004. Disponível em < https://doi.org/10.1179/004049604225015620>. Acesso em 8 fev. 2018.
MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
MILLER, D. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro, 2013.
O’REILLY, L; et al. The relationship of psychological and situational variables to usage of a second-order marketing system. Journal of the academy of marketing science, v. 12, n. 3, p. 53-76, 1984. Disponível em < https://doi.org/10.1177/009207038401200304>. Acesso em 8 fev. 2018.
PALMER, A; CLARK, H. Introduction. In: PALMER, Alexandra; CLARK, Hazel. Old clothes, new looks: second hand fashion. Oxford: Berg Publishers,. p. 1-5. 2005a
______. Contemporary Refashioning: Introduction. In: PALMER, Alexandra; CLARK, Hazel. Old clothes, new looks: second hand fashion. Oxford: Berg Publishers, 2005b. p. 173-176.
RICARDO, L. H. K. O passado presente: um estudo sobre o consumo e uso de roupas de brechó em Porto Alegre (RS). In.: COLÓQUIO DE MODA, 4. 2008, Anais eletrônicos. Novo Hamburgo: Feevale. GT02 – comunicação oral. Disponível em . Acesso em 31 jan. 2015.
ROCHE, D. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII-XVIII). Tradução Assef Kfouri. São Paulo: Senac, 2007.
SIMMEL, G. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.
STALLYBRASS, P. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Tradução de Tomaz Tadeu. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
TARDE, G. As leis da imitação. Tradução de Carlos Fernandes Maia e Maria Manuela Maia. Porto, Portugal: Rés, s/d.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.3.4
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)