<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 2, p. 30-46, jul./*g*. 20*8 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*8.15.4.2 </line>
</par>
<par>
<line> O *rocesso de Consumo de E-Books: Enq*a*ramento e *nt*ceden**s da Intenção d* *so </line>
<line> E-Book Con*umption Pro*ess: F*a*ework and *ntecedents o* *nten*ion to Use </line>
</par>
<par>
<line> *aul* Ribei*o *ardoso </line>
<line> *outor em Publicidad* e R*lações Pública* **la Univer*idade Autónoma *e Barcelo*a </line>
<line> Professor *a Universidade F*rn*ndo Pessoa, Port*, Portugal </line>
<line> *-ma*l: pcardo**@ufp.edu.*t </line>
<line> R*i Nelson Ser*a </line>
<line> **stre em C*ências da Comuni*a*ão, Market*ng e Publici*ade, pela Universi*ade *ernando Pess*a, Po*to, *ortu*al </line>
<line> E-mail: r*in*l*onserra@g*ail.*om </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Pa*lo Ribeiro Cardoso </row>
<row> Universida*e Fernando Pess*a - *a*u*da*e de C*ênc**s </row>
<row> Humanas e Socia*s, *raça * de Abril, 34*, 4249 - 004 </row>
<row> **r*o, Portugal. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: *r. Tonn* K*rley de Al**c*r </row>
<row> Ro*rigues </row>
<row> A*tigo receb**o em 15/03/*018. Últ*ma </row>
</column>
<column>
<row> versão </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *nder*ço: </line>
<line> Rui Nel*on Serra </line>
<line> *ecebi*a em 09/04/2**8. Aprovad* em 10/04/2018. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Un*ver*i*ade Fernando Pessoa - *a*uldade *e Ciênc**s </row>
<row> Huma*as e Sociais, Praça 9 de *bril, 3**, 4249 - 004 </row>
<row> Porto, Portugal. </row>
</column>
<column>
<row> A*aliado p*lo sistema Triple Review: *) Desk R*v*ew </row>
<row> pelo Ed*tor-Chefe; * b) Do*b*e Bl*nd Review </row>
<row> (ava*iação cega por dois av*liadores *a ár*a). </row>
<row> *evisã*: Gramatical, Normati*a e de Forma*aç** </row>
</column>
</par>
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<line> O Proce*so de C*nsumo *e *-Book*: Enquadramento e A*tec*dentes da Inten*ão de Uso </line>
<line> 31 </line>
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<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> O **es*nte </line>
<line> estud* analisa o pr*ces*o de compra d* ebooks, ope*acionalizando o modelo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ac*it*çã* da tecnologia (Technology Ac*eptan*e Mo*el) desenvolvido e aplicad* por Tsai </line>
<line> (20*2) a e*te tipo de *rodutos. Este modelo explicit* que a "Conf**nça na marca e serviço", a </line>
</par>
<par>
<line> "Utilid*d* *er*ebida", a "F**ili*ad* d* *so perceb*da" pod*m prediz*r a "Atitude e* e </line>
</par>
<par>
<line> *elação *o uso" e a "Intenção </line>
<line> de uso". A i*v*s*igação segu* uma abordagem q*a**i*a**va, </line>
</par>
<par>
<line> envolvend* a administração d* um *uest*onário a *ma amostr* de conv*niência de indivíduos </line>
<line> portugueses. O e**udo empírico pe*mitiu verificar que, em ge*a*, os inqui*idos têm c*n*i*nça </line>
</par>
<par>
<line> na marca serviço, consider*m útil o u*o *e e-books e fáceis os p*ocedim*n*os envolvidos e </line>
<line> nesse con*umo. *oi ainda po*sí*el verific*r que os os i*quirid*s *em**str*m *m* *titude </line>
<line> *osi*i** fac* a es*e *ipo d* prod*tos e manif*s**m uma in*enção *e uso. Em **n*ese, os </line>
<line> resu*tados confirmam, ainda, qu* a "Confiança na marca e serviço", a "Uti*idade percebida", </line>
<line> e a "Facilid*de de uso percebida" têm um impacto *ositi*o na "Atitude em relaçã* ao uso" de </line>
<line> e-*ook*. E que e*t* últi*a dimensão tem um impac** pos*tivo na "Int*nção de uso". </line>
<line> Pa*avras-chave: E-books. Comportamento do C**sumidor. Internet. *ecnologia. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *he pre*ent study analyze* the process of buying ebooks, u*ing the *ech*ology Acceptance </line>
<line> Mode* develo*ed and appl*ed by Tsai (2*12) to *his t*pe of p*oducts. This model make* </line>
<line> explicit that "Trus* in *rand and Serv*ce", "Perceived Utilit*", and "Perceiv*d Usability" ca* </line>
<line> predict "Attit*de towards use" and "I**ention to use". *he research f*llows a quantitative </line>
<line> *p*roach, *n*olving the administr*tion of a q*estionnaire to a c*nve*i**ce sample of </line>
<line> Por*ugues* individu*ls. The e*pirical study allowed *s t* v*rif* that, in ge*eral, respondent* </line>
<line> ha*e con*idence in th* br*nd an* service, *on*ider useful the **e of e-boo** and find easy t*e </line>
</par>
<par>
<line> *rocedures *nvo*ve* *n this consumpti*n </line>
<line> *rocess. Also, the responde*ts </line>
<line> showed a p*sitive </line>
</par>
<par>
<line> attit*de towar*s this type *f p*odu*ts and *xpressed an i*tenti*n to use them. In summ*ry, th* </line>
<line> re*ult* confirm tha* "Trust i* Bran* a*d Service", "Pe*c*iv*d *tili*y", and "Perc*ived Use </line>
</par>
<par>
<line> E*se" have * positive *mpact on the "Attitude t*ward Use" of </line>
<line> *-books. An* that </line>
<line> this last </line>
</par>
<par>
<line> dimensi** has a positi*e impact *n "Intention to use". </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: E-books. C*nsumer Beh*vior. I**er*et. Technology. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T***sina P*, v. 15, n. 4, ar*. 2, p. 30-46, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.*s*net.com.*r/*ev*sta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> *. R. Car*o*o, R. N. Serra </line>
<line> 32 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> consu*o de informaçã* *ssume nos dias de *oje um papel *ada *ez mai* </line>
</par>
<par>
<line> *m*ortante, se*do que as t*cnologias digi*ai* revolucionaram a forma co*o es*a infor*ação é </line>
</par>
<par>
<line> produ*ida </line>
<line> e </line>
<line> consu**da </line>
<line> (ARIE*Y; </line>
<line> NORTON, </line>
<line> *009; </line>
<line> KI*K; </line>
<line> CHIAGOURIS; </line>
</par>
<par>
<line> GOPALAKRISHNA, 20*1). </line>
</par>
<par>
<line> O e-bo**, uma publica*ão pas*í*** d* l*itur* e* </line>
<line> equip*mentos elet*ôni*os, * *m </line>
</par>
<par>
<line> exemplo d*sse desenvolvimento em direçã* ao *ig*tal (BALHAUS, 2010; EILLEN; MUST*, </line>
<line> 2010; JIN, 201*; POON, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> perspect*v* do* edi*ores, a prod*çã* dos *-b**ks é mais fácil *u*ndo comparada </line>
</par>
<par>
<line> com a p*odução em </line>
<line> papel, apre*en*a*do cust*s ma*s reduzid** al*a*os à inexis*ê*cia da </line>
</par>
<par>
<line> necessidad* de i*****imento* em </line>
<line> equipamentos de imp*essão. Na </line>
<line> ótica do utilizador, sua a </line>
</par>
<par>
<line> leit**a, em equipa**n*os comp*ctos, pod* pr*por*i**ar com*d*dade, fa**lidade de t*ansporte </line>
<line> e de partilh* com outros **it*r*s (ZH*NG; KUDVA, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> O mer*ado de e-bo*ks te* visto uma </line>
<line> ev**ução gradua*, graças a fat*res como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*lho*ia *o* eq*ipamentos de le**u*a, a penetração </line>
<line> *a* *ojas on-*ine, o *urg*mento d* uma </line>
</par>
<par>
<line> g**n*e variedad* *e </line>
<line> livr** </line>
<line> em formato </line>
<line> digital, e*tre out*os. *or outro l*do, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> indisponib*lidade de a*gumas obras *e*te *orm*to, o cust* elev*do dos dispos**i**s de lei*ura </line>
</par>
<par>
<line> e a componente *ensor*al m*nos satisf*tória, *p*es**tam-s* como </line>
<line> alguns dos obstá*ulo* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*e*to d* merc**o do livro d*gital (**LHAU*, *010). </line>
</par>
<par>
<line> O des*n*ol*i*ento do mercado de </line>
<line> e-b*oks depende, obvi**e*te, da </line>
<line> *de*ão d*s </line>
</par>
<par>
<line> c*nsumidores * es*e t*po de d*fus** *a inform*ção e à sua c*mpo*ente tecnológica. Portanto, </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> grau </line>
<line> de sensibili*ade e *ceitação da inovação, por par*e dos leitores, é uma co*ponente </line>
</par>
<par>
<line> fundamental </line>
<line> *este </line>
<line> pro*esso (LEE, </line>
<line> 2012), send* as**m funda*e*tal ap*ofunda* o </line>
</par>
<par>
<line> conhec*me*t* s*bre a* atitude* do c*n*umid*r nesta categori* de produtos. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te co**exto, **e*ent* *studo t*m *omo obj*ctivo geral anal*sa* o pr*ce*so o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*pra de ebooks junto de leitores p*rtu**e*es, nomeadament* n* </line>
<line> que diz re**eito </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> factore* que </line>
<line> podem </line>
<line> es*ar por detrás da **tenção *e c*n*umir *stes pr*du*o*. Mais </line>
</par>
<par>
<line> co*cretamente, prete*de-se op**aciona**zar o *odelo de ac*i*ação da t*cnologia (T*chnology </line>
</par>
<par>
<line> *cc*ptance Mo*el) desen*olvi*o * a*licado p*r Tsai (2012) * este *ipo </line>
<line> de produtos, </line>
</par>
<par>
<line> verificando d* que modo a "Co*fi*nça *a ma*ca serviç*", a "Util*dade *ercebida", e </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "Facilidade de uso per*e*ida" podem pre*izer a "Atitude em *elaçã* *o uso" * a "Intenção de </line>
<line> us*". </line>
<line> Rev. *SA, Ter**ina, v. 15, n. 4, art. 2, p. 30-*6, ju*./ago. 201* *ww4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Processo de C*n*umo de E-Book*: Enq*a**amento e *ntecedentes da In*enção de Us* </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> A i*ve*tig*ção segue uma *bor**gem *uantitativa, en*olvend* a adm*nistr*ç** de um </line>
<line> questionário a uma amostra de conveni*ncia de in*ivíduos *ortu*ueses. Com* i*str*mento de </line>
<line> r*colha d* da*os fo* *til*zada a escal* Tech*ol**y Acce*t*nce Model (*SA*, 2012) composta </line>
<line> pelas cinco dimensões já refer**a*. Em nível d* a*ális* de dados, procedeu-s* a uma análise </line>
</par>
<par>
<line> *onve*g*nte * *i*criminante </line>
<line> da e**al* e à confir**ç*o d*s *ipótese*, atr*v*s de *ma </line>
</par>
<par>
<line> re*ressão l*near m*ltipla. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> artigo inici* com uma explic*ção do mo*elo em anális*, com refer*ncia a es*udos </line>
</par>
<par>
<line> an**riores sobre es*a te*ática. Segu*damente faz-se a e*plicação do *étodo * *nálise </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dados e, finalmente, apresentam-se as principa** conc*usõ*s e s*gestões. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRI*O </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 O m*delo de aceitação da tecnologia apl*cad* ao *so d* e-bo*ks </line>
</par>
<par>
<line> O proc*sso de adopção de **a ino***ão segu*, geralmente, u* *ro*esso comple*o de </line>
</par>
<par>
<line> conheci*ento, aceitação * adopção (ROGERS, *983). Neste p*oces*o, conjugam-se </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> conjunto *e an*ecedentes e *ondições q*e, por sua vez, des*ncadeia* ati*udes que conduzem, </line>
</par>
<par>
<line> po* fim, a um </line>
<line> *om**rt*mento. O* at*ibutos </line>
<line> de um p*odu*o podem ter uma infl**ncia </line>
</par>
<par>
<line> importante na s*a e*colha, pois podem envolv*r comp*nentes d* ca*ácter funcion*l, s*cial e </line>
<line> emocional (SHETH; NEWMAN; GR*SS, 199*). </line>
<line> A te*á*ica d* *onsum* d* e-b*oks tem sido **jeto de investigação *ca*émica, na sua </line>
</par>
<par>
<line> maioria c*m *ma </line>
<line> abordagem quantit**i*a. *uang e Hsi** (2011) a*ordaram os atr*bu*os </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ino*ação e a est*utur* de custos </line>
<line> associadas ao uso de ereaders; Lee (2012) centro*-se *os </line>
</par>
<par>
<line> as*ectos *e*ativos a* ri*co e resistência à *novaçã*, *in (2014) debruçou-*e *obre o *apel dos </line>
<line> atri*utos da ino*ação, a*to eficá*ia e normas subjec*iva*. </line>
<line> O*tr*s estudos in*e*tigaram *s vantagens e as desva*tagens dos dispositivo* de *eit*ra </line>
<line> *e e-books (FO*SBERG, 201*), a inf*uência do envolvimen*o co* as novas tecnologi*s, a* </line>
</par>
<par>
<line> motivaçõ*s h*dónicas e </line>
<line> utilitárias par* a adoç*o deste tipo de produtos (ANTÓN; </line>
</par>
<par>
<line> CAMA*ERO; RODRÍGUEZ, *0*3), e * influência da co*un*cação de m*rk*ting na adoção </line>
<line> *e dis**s**ivos de leitura. </line>
</par>
<par>
<line> Entre os div*rsos modelos de *omportamento </line>
<line> propostos, o mode*o d* aceitaç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia (Technology Acce*tance M*del - *AM), proc**a </line>
<line> ex*licar a r*l*ção ent*e u* </line>
</par>
<par>
<line> con*unto crenç*s prévi*s * um </line>
<line> *onj*nto de atitudes e </line>
<line> *omportamentos (*AVIS; BAGOZZI; </line>
</par>
<par>
<line> WARSHAW, 1989). </line>
<line> *o *ont*ário de *ode*os ma*s genera*istas co*o * Theory of </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, *. 4, a*t. *, p. 30-*6, jul./ago. 2018 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Ca*dos*, *. N. S*rra </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> Rea*onn*d Action, ou Theory o* Planned Behavior (FISHB**N; AJZEN, 19*5; AJZEN, o </line>
</par>
<par>
<line> 2002) q*e pr***ndem </line>
<line> com*re*nder um leque varia*o de </line>
<line> com*ortamento*, </line>
<line> o Te*hno*og* </line>
</par>
<par>
<line> Accept*nce M*del incide sobre a *doção e comportamen*o de uso *o cont*xto da tecnologia e </line>
<line> do* novos media (TSAI, 2012). </line>
<line> Na sua c*mposição, * modelo assume trê* dimensões co*nit*vas, *ons*deradas co** </line>
<line> antecendes do *rocesso de adopção de e-b*oks: "Confia**a na *arca e se*viço", a "Util*da*e </line>
<line> perce*ida", e a "F*cilidade de uso perc*bida". Estas cren*as dão *r**em * um c*njun** de </line>
<line> atitudes em re*açã* *o uso de e-books e, finalmente, à intençã* de usar esta tecnol*gia (figura </line>
<line> 1). </line>
<line> *igura 1 - O mo*elo de aceita*ã* da tecnol*gia e ** suas d*m*nsões </line>
<line> *onfiança na </line>
<line> marca e serv*ç* </line>
</par>
<par>
<line> U****dade </line>
<line> *titude em </line>
<line> Intenção *e uso </line>
</par>
<par>
<line> pe*ce*ida </line>
<line> relação ao uso </line>
</par>
<par>
<line> F*cili*a*e de uso </line>
</par>
<par>
<line> percebida </line>
</par>
<par>
<line> Analis*mo*, então, ca*a u** das *imensões do modelo, come*ando *e*a "Confiança </line>
<line> na marca e *erviç*". Algu*s autores ob*e*va* *ue a c*nfi*nça do consumidor numa marca ou </line>
<line> serviç* é tan*o mais alta qu*nto es*e sentir que a e**re*a mantém as sua* promessas, e que * </line>
<line> seu interesse pelo consumi*or é g**uíno (HEIDEN; VERHAGEN; CREEME*S, *003). </line>
</par>
<par>
<line> *lém de*tes factores, também se t*m conside*ado a compreensão, a **nestidade, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> competência e previsibilidade </line>
<line> como *ressupostos-chave da conf*ança para o consumidor </line>
</par>
<par>
<line> (M*KNIGHT; CUMMINGS; CHERV*NY, 199*). </line>
<line> As preocupaç*e* d** *ons*mid*res com a *egurança e a privacidade surgem também </line>
<line> como barr*ir*s à adoção de novos mode*os *e negócio pelo risco percebi** de expo****o *a </line>
</par>
<par>
<line> sua i*f*rma*ão pessoal </line>
<line> ou **m a apropr*ação ab*siva de *ad*s pessoais (COL*INS; </line>
</par>
<par>
<line> LARSON, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> No âmbit* do com*rc*o electrónico, e m*is concr*t*mente *os serviços rel*tivos aos e- </line>
<line> books, quando a privacidad* dos d*dos p*ssoai* e de *arácter fin*nceiro é *ss*gurada, o risco </line>
<line> perce*ido pelo consumidor dimi*ui (L**, 2012). </line>
<line> Rev. FSA, *ere*ina, v. *5, n. *, a*t. *, p. 30-*6, *ul./ago. 2018 ww*4.fsanet.com.b*/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pr**esso de Cons*mo de E-Boo*s: Enquadrament* e Antec*dente* da Intenção de Uso </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> H1: Nest* c**texto apr*senta*os como h*póte*e *ue a confiança na marca e serv*ço </line>
<line> *** um impacto positivo *a atitude do consumi*o* relativ*mente a* uso de *-b**ks. </line>
</par>
<par>
<line> * "Utilida*e perce*ida" </line>
<line> define-se *ela p***pectiv* de que a utilização *e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> det*rminada tecnol*gia me*h**a os resultados d* </line>
<line> um a </line>
<line> ta*e*a (DAVIS, 1985; DAV*S; </line>
</par>
<par>
<line> BAGOZ*I; WARSHAW, *989). Assim, a crença *um aumento da eficácia da </line>
<line> pe*formance </line>
</par>
<par>
<line> pode conduzir a in*enções comport*mentai* positi*as. E* dois sistemas *gual*e*te fácei* de </line>
<line> usar, ou seja com fac*l*dades d* uso p*rc*bidas iguais, o qu* apresentar melhor*s resu*tados </line>
<line> ap*es*ntará uma utilidade pe*cebida m*ior, o *u* explica * influ*nci* indirecta da facilida*e </line>
<line> *e u*o percebi*a sob*e a uti*idade percebida (DAVIS, 19*5). </line>
</par>
<par>
<line> A *tilidade pe*c*bida </line>
<line> *ode </line>
<line> aum*nt*r co* a experiência no co*portamento </line>
</par>
<par>
<line> (HERNA*DEZ, 2009) e mede*a a influência da* variáveis ext*r*as - como as carac*erísticas </line>
<line> d* tec*ologia, do c*nsum**or ou do ambiente - sobre as *titudes, in*ençõe* * comp*rtamentos </line>
<line> (DAV*S, 1985; DAVIS; BA*OZZI; WARSHAW, 1989). Num estudo real*zado em Espanha </line>
<line> *obre a adopção de e-books, Antón, Camarero e Rodr**uez (**13) verificaram que a ut*li**de </line>
<line> pe*cebida tem um impacto positivo sobre a atitude relativamente ao uso *e e-*o*ks. </line>
</par>
<par>
<line> H*: Com base no exp*s*o, colocam*s co*o </line>
<line> hipótese que a </line>
<line> utilidade perceb*da tem </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> impacto positivo na a*itude *o *o*sumidor, re*at*vamente ao uso de e-b*oks. </line>
<line> A "Facili**de de uso *e*cebida" def*ne-se **la expectativa de qu* a *xecução de uma </line>
</par>
<par>
<line> tarefa, com* o </line>
<line> us* de uma tecnologia, não exig*rá es*orço me*tal ou f*sico (DAVIS, 1985; </line>
</par>
<par>
<line> DAVIS et al., 1989). As </line>
<line> experiências prévias com tecnolog*as semelhantes têm *m impac*o </line>
</par>
<par>
<line> p*sitiv* s**re * fac*lidade </line>
<line> de uso percebida (HERNANDE* et al., *009). Manten*o-se </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> re*t*nte igual, o sistema que apres*nta* a *ai*r fac**id*de de uso perc*bida **gnific*rá </line>
</par>
<par>
<line> melho*es *esult*dos condicionando, des*a **rma, a utilidade p*rce*ida (DAVIS, </line>
<line> 1*85). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, a facilidade de u*o p*rc*bida apresenta um impa*to positi*o sobre as i*tenções de uso </line>
<line> (DAVIS et al., 1989). </line>
</par>
<par>
<line> A *acil*dade d* uso *ercebida pod* *ssumir u* </line>
<line> pap*l instrumenta* ao significar </line>
</par>
<par>
<line> g*nhos nos resu*tados </line>
<line> a*ravés de **lhores pe*formances com mesmo *sfor*o a*e*tand*, o </line>
</par>
<par>
<line> d*ste modo, a utilida*e perce**da. Na *dopção ** uma tecnologia, *sp*cto* co*o a fo*maç*o, </line>
<line> ap*io técnic* e o a*esso móvel à in*ern*t, apresentam-s* co*o variáveis ext*rnas faci*itadoras </line>
</par>
<par>
<line> do u* o </line>
<line> (*AVIS et al., 1989). *ntón, Camarero e Rod*íguez (*013) verificara* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> facilidade de u** perceb*da te* *m impacto p*siti*o so*re a at*tude relat*vam*nte *o uso de </line>
<line> e-books. </line>
</par>
<par>
<line> H3: Ass*m, *pre*ent**os co*o h*pót*se que a fac*lid*de de u** perce*ida </line>
<line> tem </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> im*acto p*siti*o * * atitude do consu***or re*ativamen** ao uso de e-b*oks. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 15, *. 4, a*t. *, p. 30-46, j*l./**o. 2018 www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Cardoso, R. N. Serra </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> Relativ*mente "*titude em **lação *o u*o", esta deve ser cons*dera*a, des*e logo, como à </line>
<line> u*a p*edisposição para *ma resposta relat**amente a um objeto. N*ste estu*o, a ati*ude pode </line>
</par>
<par>
<line> s*r entendida com *m conjunto de se**imentos, posit*vos </line>
<line> o* </line>
<line> n**ati*o*, q** sur*em q***do </line>
</par>
<par>
<line> um indivíduo u*a as novas tecnologias d* *nformação (TSAI, *012). </line>
<line> No contex*o do proce*so de co*sumo, consid*ra-se que uma atitude posi*iva face a um </line>
</par>
<par>
<line> p**duto é </line>
<line> uma detreminant* importante para a intenç*o de **opção </line>
<line> d*sse mesmo produto </line>
</par>
<par>
<line> (AN*ÓN et al., 2013). A atitude de *m consumidor é, a*sim, *ma vari*vel importante *o **e </line>
</par>
<par>
<line> toca à prev*são da intenção compo*tamental, pelo que, quanto mais </line>
<line> positiva for atitu*e, * </line>
</par>
<par>
<line> maior é a probab*lidade de um c**p*rt*ment* *ositivo (TSAI, 2012). No s*u e*tudo, Antón, </line>
</par>
<par>
<line> Camarero e Rodr*guez (*013) verific*ram que * a*itude </line>
<line> positiva relativament* ao *so de e- </line>
</par>
<par>
<line> books, t*m i*p*cto posit*vo sobre a int**ção de **o. </line>
</par>
<par>
<line> *4: Apresentam*s, então, como hipótese que *t*tud* do con**midor relativamente a </line>
<line> ao uso de *-boo*s tem i*pact* posit**o *a intenção de usar e-books. </line>
</par>
<par>
<line> Finalmente, c*m* última </line>
<line> di*ensão </line>
<line> *o *odelo, a "I*t*nção de us*" reflecte um* </line>
</par>
<par>
<line> decisão t*mada pelo </line>
<line> *onsumidor, formada ap*s um ****esso de d*liberação me*tal. *o </line>
</par>
<par>
<line> â*bito da temática em es*udo, a i**enção é dimensão mais fiável *a determinação de um a </line>
<line> com**rtamen*o (DAVIS, **8*). </line>
<line> 3 *ÉTODO </line>
</par>
<par>
<line> A inves*igação l*vada a *a*o p*r *sai </line>
<line> (2012) **rviu de base ao p*es*nte </line>
<line> estu*o, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> procura aferir sobre as *ime*sões c*g*it*vas relativamen*e *o uso </line>
<line> de e-bo*ks, </line>
<line> assim como </line>
</par>
<par>
<line> **mpreen*er as ati***es e intenção *o**ort**ent*l manifestadas p*lo* consumidor*s </line>
<line> portugueses. </line>
<line> * instrumento utilizado po* *sai (201*) f*i tr*du*ido do inglês para o portuguê*, com </line>
<line> o apoio de um especialista na *í*gua ingle*a, procuran*o respeitar o m*is possível * *efinição </line>
<line> das va*iáveis trabalha*as *o est*do original. </line>
</par>
<par>
<line> O instrumento fin*l * constituído por </line>
<line> cinco dimensões: "Conf*ança n* marca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> serviç*" (3 **ens); "Utilidade *er*ebida" (* *t*ns); "Facili*ade de us* percebida" (* itens); </line>
</par>
<par>
<line> "A**tud* e* relação </line>
<line> ao us*" (3 it*ns); "*ntenção </line>
<line> de </line>
<line> uso" (4 ite**). Cada uma das 19 </line>
</par>
<par>
<line> afi*mações foi pontu*da pelos inqu*ridos </line>
<line> c*m u*a escala de L*kert *e cinco pontos: </line>
</par>
<par>
<line> 1=D*sc*rdo </line>
<line> totalmente; </line>
<line> 2=Discordo; 3=N*m conco*do </line>
<line> nem discordo; 4=Concordo; </line>
</par>
<par>
<line> 5=Concordo totalme*te. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 2, p. 30-46, jul./ago. 2018 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Processo de Consumo de E-*oo*s: Enquadramen*o * Ante*ed*ntes da In*enção d* Uso </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> Inclui*-s* também no **stru*ento um con*unto de que*t*es dem*grá*icas, </line>
<line> compreende*do variáve*s como idade, *exo * habilitações académicas, no sentido de t*aça* o </line>
<line> perfil da amostra estudada. </line>
<line> A administraçã* do questi*n*rio foi e*e*tuada a u*a amostra não *robabilís**ca por </line>
<line> co*v*niên*ia, composta p*r indivíduos *esident*s na Área Metropolitana do P*rto, contactada </line>
<line> po* e-ma*l e *onvidada a preenche* o quest*on*ri* on*ine. Na captação da amostra nã* f*ra* </line>
<line> determi*ados critérios à parti*a, ou *eja, *o*am contempla*os *eitores * não lei**res de e- </line>
<line> b*o*s. Desta form* foi possível captar u** a opinião do* atuais leitor*s, mas t*mbé* dos </line>
<line> potenciais utilizado*e* desta *ecn*logia. </line>
<line> Relativ*men*e ao consumo e* Portu**l, os *a*** da As*oci*ç*o Por*uguesa de </line>
</par>
<par>
<line> Editore* e Livr*iros (APEL) revelam uma </line>
<line> evolução no consumo de </line>
<line> *ivro*, ve*ificando-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*egraçã* dos pro*ess*s d*gitais e a desmateri*lizaç*o </line>
<line> dos produtos físicos (NEVES et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2014). P*rém, a percentagem </line>
<line> de leitores d* e-boo** é ainda relativamente baixa, </line>
</par>
<par>
<line> co*respondendo a 6% dos leitores, mas verificando-se, des*e 2010, o intere*se dos *dit*res n* </line>
<line> *is*oni**lização *as obras t*mbém em formato e-book. </line>
<line> Em nível do tratamento de dados obti*os através do **esti*nário foi feit* uma análise </line>
<line> convergente e discri*inant* *a escala, at*avés *e uma a**lise *e componentes prin*ipais e de </line>
<line> uma *valiação da consistência int***a de cada dim**são. Posteriormente foi fe*t* uma an*lise </line>
<line> cor*el*cional das dimensões e, f*nalmente, uma regressão linear mú*tipla. </line>
<line> 4. RE*ULTA**S E DISCUSSÕES </line>
<line> A *mostra do presente estudo foi co*stituída p*r 205 indivíduos, se*do 55,6% do sexo </line>
<line> fe*in**o e 44,4% do sexo m*sculino (tabela 1). Part*cipar*m no e*tudo i*divíduos entre os 18 </line>
<line> e os *5 *nos de idade, destacan*o-se as faixas etárias de 18-25 (2*%); 26-*5 (25,4%) e 36-45 </line>
<line> (2*%). Relati*amente às habilitaç*es **adémicas, *2,4% *ossuíam o E*sino S*cundário, </line>
</par>
<par>
<line> 38,5% eram licenci*d*s e *8% poss*ía* uma pós-grad*ação ou </line>
<line> o grau de Me**re. O* </line>
</par>
<par>
<line> e*trevistad*s </line>
<line> er*m, todos eles, *esidentes em zonas </line>
<line> ur*ana*, maioritaria*ente d* Á*ea </line>
</par>
<par>
<line> Metropolitana do P*rto. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 2, p. *0-46, j*l./a*o. 2018 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. R. Ca*do*o, R. N. *erra </line>
<line> 38 </line>
<line> Tab*la * - C*ract*rização da amostra </line>
<line> Frequênc*as </line>
<line> *erc*ntag*n* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Sexo </row>
<row> Id*de </row>
<row> Habilita*ões </row>
<row> acadé*icas </row>
<row> Tot*l </row>
</column>
<column>
<row> *eminino </row>
<row> Ma**ulino </row>
<row> 18-25 </row>
<row> 26 - 3* </row>
<row> 36 - 45 </row>
<row> 46 - 55 </row>
<row> 56 - 65 </row>
<row> Ensi*o primário </row>
<row> *nsi** secundário </row>
<row> Ensino super*or </row>
<row> Ensin* *ós-gradua*o </row>
</column>
<column>
<row> *14 </row>
<row> *1 </row>
<row> 45 </row>
<row> 52 </row>
<row> 4* </row>
<row> 3* </row>
<row> 30 </row>
<row> 2 </row>
<row> *7 </row>
<row> 79 </row>
<row> 37 </row>
<row> 205 </row>
</column>
<column>
<row> 5 5 ,6 </row>
<row> 4 4 ,* </row>
<row> 2 2 ,0 </row>
<row> 2 5 ,4 </row>
<row> 2 0 ,0 </row>
<row> 1 8 ,0 </row>
<row> 1 4 ,6 </row>
<row> 1 ,0 </row>
<row> 4 2 ,4 </row>
<row> 3 8 ,5 </row>
<row> 1 8 ,0 </row>
<row> 1 ,0 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> De mo*o a </line>
<line> c*racterizar a amostra q***to a*s seu* </line>
<line> hábitos de leit*r*, le*antou-se </line>
</par>
<par>
<line> informação relativa à frequência de *e*tura, à tipologia de livros c*nsumidos (fi*ção/r*man*e </line>
<line> ou livros técnicos) e ao f*rmato *scol*ido (form*to imp*esso ou em e-*ook). </line>
</par>
<par>
<line> **obal*ente, po*s*ve* c*nstat*r que * form*to é </line>
<line> preferido continu* * ser o l*v*o em </line>
</par>
<par>
<line> papel, com *ais de me*ade da amost*a a afirmar *ue nunca consome e-books. Es*e é um tr*ço </line>
<line> q*e caract*riza e*ta *mostra pe*o que os resulta*os posteriores devem *er li*os à luz *esta </line>
<line> realidade. *pesar deste contexto, os l*vros té**icos *m fo*mato e-book são li**s com mais </line>
<line> frequência do que os l*vros d* f*cção/romance. A utilizaç** deste format* em livros técnicos, </line>
</par>
<par>
<line> que pelas suas caracter*sticas opt**izam a utiliza*ão ** </line>
<line> tablets e comput*dores portáte*s, </line>
</par>
<par>
<line> *up*rt** de *eitu*a de </line>
<line> *-boo*s, poder*o con**ituir uma *x*li*ação para este *en*men*. Os </line>
</par>
<par>
<line> profissio*ais ou estudantes corres*ondem aos ut*lizad*res lógicos *o* suport*s mencionados. </line>
<line> Tab*l* 2 - Hábitos de leitura *o* inquir*dos </line>
</par>
<par>
<line> Nunca </line>
<line> * Livro </line>
<line> 1 Li*ro </line>
<line> 1 L**ro 1 *iv*o </line>
</par>
<par>
<line> Há*i**s de Leitura </line>
<line> p or an * </line>
<line> em cada </line>
<line> em cada </line>
<line> p or </line>
<line> * meses </line>
<line> 3 meses </line>
<line> *ês </line>
</par>
<par>
<line> Freq*ência de le**ura de livros </line>
<line> 1 5 ,6 % </line>
<line> 2 9 ,8 % </line>
<line> 2 6 ,8 % </line>
<line> 1 7 ,* % </line>
<line> 1 0 ,2 % </line>
</par>
<par>
<line> d* ficç*o/roma*ces n* formato </line>
<line> (32) </line>
<line> (61) </line>
<line> (55) </line>
<line> (36) </line>
<line> (2*) </line>
</par>
<par>
<line> p*pel. </line>
</par>
<par>
<line> Frequênc** de leitura *e l*vros </line>
<line> 1 8 ,5 % </line>
<line> 3 9 ,0 % </line>
<line> 1*% </line>
<line> 1 1 ,7 % </line>
<line> * 1 ,* % </line>
</par>
<par>
<line> téc**cos no *ormato papel. </line>
<line> (38) </line>
<line> (80) </line>
<line> (39) </line>
<line> (24) </line>
<line> (24) </line>
</par>
<par>
<line> Frequê*cia de leitur* de liv*o* </line>
<line> 7 * ,1 % </line>
<line> 1 4 ,1 % </line>
<line> 1% </line>
<line> 5 ,9 % </line>
<line> 3 ,9 % </line>
</par>
<par>
<line> de fi*ção/**ma*ces em formato </line>
<line> (154) </line>
<line> (29) </line>
<line> (2) </line>
<line> (12) </line>
<line> (8) </line>
</par>
<par>
<line> e-book. </line>
</par>
<par>
<line> F*equência de leit*ra de livros </line>
<line> 5 7 ,6 % </line>
<line> * * ,1 % </line>
<line> 5 ,9 % </line>
<line> 1 1 ,* % </line>
<line> 7 ,8 % </line>
</par>
<par>
<line> técnicos *m f*rmato e-book. </line>
<line> (11*) </line>
<line> (35) </line>
<line> (12) </line>
<line> (*4) </line>
<line> (16) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 15, n. *, ar*. 2, p. 30-46, jul./ago. *018 </line>
<line> w**4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *roce**o de *onsumo de E-Book*: Enquadrament* * Anteceden*es da Intenção de Uso </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> O prime*ro pas*o n* trat*mento de da*os r*lativos à es*ala utiliza*a consistiu na </line>
<line> aná*ise das s*as dif*re**es dimensões, com *as* *os fa*tores definid** por Tsai (2012). *ara </line>
<line> avaliar a consist*ncia i*terna de *ada uma das d*mensões, c*lculou-se * Alpha de Cro*bach, </line>
</par>
<par>
<line> *en*o-se o*tido va*ore* *gua*s </line>
<line> *u a*ima </line>
<line> do nív*l ac*itável para e*te teste (Nunnally, 1978), </line>
</par>
<par>
<line> entre =0,781 e =0,945 (t*bela *). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda </line>
<line> neste contexto, foi real*zad* **a Análise de C*mponentes Principais (ACP) </line>
</par>
<par>
<line> para cada uma das </line>
<line> dimensões separ*damente (tab*la 3). O *este *e </line>
<line> *ai*er-Meyer-Olkin </line>
</par>
<par>
<line> (*MO) apresen*ou val**es ade*uados (*ntre *,656 e 0,845), assim como o test* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> es*ericida** de Barlett (p<0.001). </line>
</par>
<par>
<line> Aten*endo *os resulta*os *btidos, procedeu-se à f*rmulação dos *omp*sito* de cada </line>
</par>
<par>
<line> uma das dim*n*ões, que foram criados * part*r dos valore* médios </line>
<line> entre ** respetivos itens </line>
</par>
<par>
<line> (tabela 4). </line>
</par>
<par>
<line> **bel* 3 - Análise c*nve*gente e d*scriminan*e da escala. </line>
</par>
<par>
<line> Núm*r* </line>
<line> Alpha d* </line>
<line> Ba*lett\s </line>
<line> Carga </line>
</par>
<par>
<line> Di*ens*es </line>
<line> *M* </line>
<line> Va*iância </line>
<line> de i*ens </line>
<line> Cronb*ch </line>
<line> *est *ig. </line>
<line> fac*or*a* </line>
</par>
<par>
<line> Confiança na </line>
<line> 0 ,7 6 7 - </line>
<line> 3 </line>
<line> 0 ,8 0 6 </line>
<line> 0 ,6 5 6 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
<line> 7 2 ,4 * 2 </line>
</par>
<par>
<line> m**ca e *e*viço </line>
<line> 0 ,9 0 7 </line>
</par>
<par>
<line> Utilid*de </line>
<line> 0 ,6 6 7 - </line>
<line> 5 </line>
<line> 0 ,* 2 0 </line>
<line> 0 ,7 4 4 </line>
<line> * ,0 0 0 </line>
<line> 5 9 ,0 7 4 </line>
</par>
<par>
<line> percebida </line>
<line> 0 ,8 5 1 </line>
</par>
<par>
<line> Facilidade de uso </line>
<line> 0 ,* 8 7 - </line>
<line> 4 </line>
<line> 0 ,8 5 4 </line>
<line> 0 ,7 5 5 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
<line> 7 * ,3 1 6 </line>
</par>
<par>
<line> percebida </line>
<line> 0 ,8 8 * </line>
</par>
<par>
<line> Atitude em </line>
<line> * ,7 * 4 - </line>
<line> 3 </line>
<line> 0 ,* 8 * </line>
<line> 0 ,6 7 0 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
<line> 6 9 ,6 8 2 </line>
</par>
<par>
<line> **laç*o a* uso </line>
<line> * ,8 8 3 </line>
<line> 0 ,8 8 3 - </line>
</par>
<par>
<line> Inte*ção *e uso </line>
<line> 4 </line>
<line> 0 ,* * 5 </line>
<line> 0 ,8 4 5 </line>
<line> 0 ,* * 0 </line>
<line> * 5 ,9 7 7 </line>
<line> 0 ,9 5 3 </line>
</par>
<par>
<line> A título descritivo, apurou-se a média e desv** padrão de c*da um* das dim*nsões, já </line>
</par>
<par>
<line> compo*tas pelos *es*ect**os itens (*abela 4). O* *esultados revelam que, em ger*l, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> inquiridos tê* confiança na marca e *erv*ç*, conside*am útil o uso de e-books e fáceis </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> p*ocedi*ento* *nvolvido* ness* consumo. Em sint***a c*m estes *es*ltado*, </line>
<line> os i ndi ví duos </line>
</par>
<par>
<line> *emon**ram uma a*itude positiv* em r**açã* a* uso *e e-books e uma intenção efetiva de *s </line>
<line> ut*li*ar. </line>
<line> *abela 4 - **á**s* descritiva das d*mensões da escal*. </line>
</par>
<par>
<line> D***n*õ*s </line>
<line> Min. </line>
<line> Ma*. </line>
<line> Média </line>
<line> D*svio Padrão </line>
</par>
<par>
<line> Confia*ça na marca e s*rv*ço </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 </line>
<line> 3 ,3 8 </line>
<line> 0 ,6 4 </line>
</par>
<par>
<line> Utilidade perc*bida </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 </line>
<line> 3 ,4 4 </line>
<line> 0 ,6 3 </line>
</par>
<par>
<line> F*cilidade de uso *e*ce*ida </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 </line>
<line> 3 ,4 * </line>
<line> 0 ,6 1 </line>
</par>
<par>
<line> Atitude em rel*ção ao uso </line>
<line> 1 ,0 * </line>
<line> 5 ,0 0 </line>
<line> 3 ,4 * </line>
<line> 0 ,7 1 </line>
</par>
<par>
<line> Inten**o de uso </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 </line>
<line> * ,2 * </line>
<line> 0 ,8 3 </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina P*, *. 1*, n. 4, art. 2, p. 30-4*, jul./ago. 201* </line>
<line> www*.f*an*t.com.br/re**sta </line>
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</page>
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<line> P. R. C*rdoso, R. N. *er*a </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> Para a con*irmação *as h*pót*ses de in*estigação, realizou-se um* </line>
<line> regressão </line>
<line> *inear </line>
</par>
<par>
<line> múltip*a. C*mo pass* perliminar, pr*cedeu-*e a uma *or*el*ção de *earson e**re </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> dim*nsões da esc*la, para verificar até qu* po*to exist* relaç*es ent*e el*s (tabela 5). </line>
</par>
<par>
<line> *eri*icou-se que *oda* as di*e*sõe* s* *or*elac*o**m en*re si. Sali**ta*os </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> correlação entr* a* dimensõ** "Confi*nça na **rca e serviço" (r=0.691; p<*,01), "Utilida*e </line>
<line> percebid*" (r=0.811; p<0,01), e "Fac*lid**e de uso percebida" (r=0.666; p<0,01) e a Atit*de </line>
<line> ** relação ao uso. H* desta*ar també* a correlaçã* entre esta última dimens** e * "Intenção </line>
<line> *e uso" (r=0.794; p<0,*1). </line>
<line> Tabela 5 - Anál*se das *orrelações entre as *imensõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *ime*sões </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
<line> 3 </line>
<line> 4 </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Confiança na *arc* e ser*iço </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Uti*idad* per*ebid* </line>
<line> 0 ,6 8 6 * * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Facilidad* de uso percebi*a </line>
<line> 0 ,6 6 * * * </line>
<line> 0 ,6 3 3 * * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Atitud* e* rel*ção ao uso </line>
<line> 0 ,6 9 * * * </line>
<line> 0 ,8 * 1 * * 0 ,6 6 6 * * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Intençã* de uso </line>
<line> * ,* 3 * * * </line>
<line> * ,7 4 9 * * 0 ,5 8 4 * * 0 ,7 9 4 * * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> **a cor*elação é signific*nte c*m p 0,*1 </line>
</par>
<par>
<line> Com base nos resultad*s obt*dos foi realizada uma r*gressão linear (t*b*las 6 e 7). </line>
<line> Ini*ial*ente, f*i fe*ta uma re*ressão li*ear múltipla para *estar a relação entre as *imen*ões </line>
<line> "Confiança na *arca e serviço", "Utili*ade percebi*a", * "Facili*ade d* uso perc*bida" c*mo </line>
<line> variáveis *ndepen*entes e a "*titude em relação *o uso" *omo va*iável dependent*. </line>
</par>
<par>
<line> O modelo encon**ado explica 70% da "A*itude </line>
<line> em relação ao </line>
<line> us o" </line>
<line> *e e-bo*ks. D*s </line>
</par>
<par>
<line> três variáveis em análise, a dimensão "Utilidade percebida" é aque*a que me*hor expl*c* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "Atitude </line>
<line> em </line>
<line> relação ao u*o" d* ebooks (*=0.573). As *imens*e* "Confia**a na marca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> se*viço" (=0.17*) "F*cilidad* de uso e </line>
<line> perceb*da" (=0.189) </line>
<line> têm um impacto **no* na </line>
</par>
<par>
<line> *imensão "Atitu** em relação ao u*o". </line>
</par>
<par>
<line> Tabel* 6 - Re*ressão *inear múltipla </line>
<line> Variávei* Ati*ude e* r*laçã* a* us* </line>
<line> t-value </line>
</par>
<par>
<line> Confia*ça na marca e serviço </line>
<line> 0 .1 7 2 </line>
<line> * .* 1 1 </line>
</par>
<par>
<line> *tilidade *erceb*da </line>
<line> 0 .* 7 3 </line>
<line> 1 0 .3 8 4 </line>
</par>
<par>
<line> Facil*dade d* uso per*ebi*a </line>
<line> 0 .1 8 * </line>
<line> 3 .5 0 8 </line>
</par>
<par>
<line> R² </line>
<line> 0 .7 0 5 </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresi*a, v. *5, n. 4, art. 2, *. 30-46, jul./*go. 201* </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *r*cesso de Consumo de E-Books: Enqu*dramento e Anteceden*es d* Intenção de Us* </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> Finalmente, realizou-se *ma *egressão linear simp*es utilizando, dest* vez, a dimensão </line>
</par>
<par>
<line> "Ati*u*e em </line>
<line> relação a* us*" como variáve* in*ependente, e a *i*en*ão "I*t**çã* de </line>
<line> us o" </line>
</par>
<par>
<line> c*mo va*iável dependente. O modelo enc*nt*ado expli*a </line>
<line> 5*% da "Intenção de uso", </line>
</par>
<par>
<line> d***n**rand* q*e a uma a*it*de pos*tiva *ace aos </line>
<line> e-book* *em *m i**ac*o positivo na </line>
</par>
<par>
<line> "*nten*ão *e uso" (=*.794). </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 7 - Regress*o linear s*mples </line>
</par>
<par>
<line> Variáve*s </line>
<line> Intenção de uso </line>
<line> </line>
<line> *-value </line>
</par>
<par>
<line> At*tud* em r*lação ao uso </line>
<line> 0 .7 9 4 </line>
<line> 1 8 .6 3 4 </line>
</par>
<par>
<line> R² </line>
<line> 0 .6 2 9 </line>
</par>
<par>
<line> Na figur* 2, sintetizamos os resultados da *egre*s*o linear, mos*rando o *odelo </line>
<line> *ompl*to com os re**ectivos valores . </line>
<line> Fig*ra 2 - O modelo de *ceitaçã* da tecnologia apli*ado ao uso de ebooks </line>
<line> Confianç* na </line>
<line> marca * s*r*iço =0.172 </line>
</par>
<par>
<line> U*ili*ade </line>
<line> =*.573 </line>
<line> Atitude *m </line>
<line> =0.794 </line>
<line> In*e*ção de uso </line>
</par>
<par>
<line> percebi*a </line>
<line> relação ao u*o </line>
</par>
<par>
<line> Faci*idade de uso </line>
<line> =0.1*9 </line>
</par>
<par>
<line> perc*bi*a </line>
</par>
<par>
<line> * es*udo **p**ico realizado p*rmitiu verific*r, em pri*eiro lug*r, ** conjunto de </line>
</par>
<par>
<line> crenças posi*ivas relativamente ao u*o de e-b*ok*. Foi possível apurar </line>
<line> que, em geral, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> inquiridos têm confia*ç* na marca e *erv*ço, c*nside*a* út*l o uso d* e-books e fáceis os </line>
<line> proce*ime*tos e**olvidos ne*se co*sum*. Em s*ntonia com est*s resultados, os ind*v*duos </line>
<line> demonstram uma atitud* positiva em *elação a* u** de e-bo*ks e u*a intenção efetiva *e os </line>
<line> u**lizar. Es*** resultados *efo*çam estudos *nteriores, nos quai* as dimensões "utilidade </line>
<line> p*rcebida", "facilidad* d* uso", "atitude em relação ao *so" e "intenção de *so" ta*bém </line>
<line> *btiver*m valores médio* positivos (ANTÓN; CAMARERO; **D*Í*U*Z, 2013). Foi </line>
</par>
<par>
<line> ai*da </line>
<line> po***vel v*rificar *ue os os *nquir*dos d*mons*r*m um* ati*ude positiva face ao uso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apresent** uma intenção de uso. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina PI, v. 15, n. 4, art. 2, p. 30-46, jul./ago. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Cardoso, R. N. Serra </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> No que diz *espeito aná*ise c*nverg*nt* * discri*inante d* esc*la, f*i possível * </line>
<line> co*statar que tod** as dimensõs obt*veram um valor igual ou superior * =0,7, demons*rando </line>
<line> a respetiva cons*stên*i* **terna. </line>
<line> A análise cor*elacion*l feita à *imensões *er*itiu ver*fica* que todas elas a*resentam </line>
</par>
<par>
<line> um valor de P ig*al ou s*perior * 0.5 (*<0,0*), demon*tran*o que </line>
<line> e*tas se correlaci*nam </line>
</par>
<par>
<line> entre s*. O *alor da correlação **tre a Facilidade de uso percebida e a I**enç*o de uso est* de </line>
</par>
<par>
<line> **ordo com estu*os prec**entes (HERNANDEZ, </line>
<line> 2009; DAVI*, </line>
<line> 1**9; HAUSMAN; *iekp, </line>
</par>
<par>
<line> 2008). *stes estud*s *erificaram que o impacto da variável F*cilidade de uso percebid* sobr* </line>
<line> a intenç** *ende * diluir-se, uma vez que, com a exp*riênc*a na utilização da tecnologia, essa </line>
</par>
<par>
<line> m*sma Facilidade de </line>
<line> uso * dada com* *dquirida, não sendo c*nsiderada *el*vante </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> processo avaliativo. </line>
</par>
<par>
<line> Relativ*m**te às hip*teses d* i**est*gação, foi p*ssív*l confirmar todas elas. Assim </line>
</par>
<par>
<line> *endo, foi *os**ve* verif*car que a confiança </line>
<line> na marca e *erviço tem ** im*acto pos*tivo </line>
</par>
<par>
<line> signific*tivo s*br* a atitude *o *onsumido* r*l*tivamente *o uso de e-book (H1). Portan**, </line>
</par>
<par>
<line> qua*to maior a confiança no </line>
<line> p*od*to e no proc**s* de t**n*ação *til*zados *o*pra de e- </line>
</par>
<par>
<line> books, mais posi*iva será a a*itu*e *m relação *o seu *so. </line>
<line> Relativa*ente à H2, f*i possível c*mp*ovar que a utilidade perceb*da tem um **pacto </line>
<line> positiv* n* atitude face ao uso de e-*ooks. Est* *esultado é cons*stente com as conclusões do </line>
<line> estudo *e Antón, Ca*arero * *odrígue* (2013), no *ual s* v**ificou que a util*dade *erc*bid* </line>
<line> tem um impac*o *o*itivo sobre a atitu*e rela**v*mente ao uso de e-books. </line>
<line> Da mesma forma, foi possível co*firmar a H3, *a qu*l se propõe que a *a*ili**de *e </line>
<line> *so per*ebida tem um impacto posit*vo na atitude do consumidor, rel*tivam*nte ao uso *e *- </line>
<line> *o*ks. *s*e *esultado confirma tamb** os o*tidos *or Antón, *amarero e R*drígue* (2013) </line>
</par>
<par>
<line> q*e indicam que a *acilidade de uso percebi*a tem </line>
<line> um i*pacto *ositivo sobre a at*tude </line>
</par>
<par>
<line> relativ*mente *o *so de e-*ook*. </line>
</par>
<par>
<line> **nalmente, foi p*ssível veri*icar que a a*itude do consumidor *elativa*ente ao u*o de </line>
</par>
<par>
<line> e-books, tem um i*pacto positivo na inten*ão c*mportamenta* de us*r </line>
<line> e-books (H*). Es*es </line>
</par>
<par>
<line> *es*ltados vão ao encontro dos d*dos obt*dos por Tsa* (2012) e An*ón, Camarero * Rodríguez </line>
</par>
<par>
<line> (2*13), os quais demonstram *ue uma atitude p*siti*a relativa*ente </line>
<line> ao uso de *-books *em </line>
</par>
<par>
<line> im*acto posit**o sobr* a intenção *e uso. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, **resina, *. 15, n. 4, art. *, p. 30-46, jul./*go. 2018 </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pro**sso de Consumo de E-Books: Enquadr*ment* e Antec*dentes d* Intenç*o d* *so </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> 5 *ONSIDERAÇÕE* F*NA*S </line>
</par>
<par>
<line> A* *onclusões deste estu*o p*rmitem l*nçar alg*mas suges*ões para o* profissionais </line>
</par>
<par>
<line> que lidam directa ou indir*ctament* *om a promoção come*ci*lização de *-books e e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> dispo*itiv*s de leitura des*a in**rmaç*o. Em *ri*eiro **gar, os consumidores v**orizam o que </line>
</par>
<par>
<line> lhes é útil, *pontando *ara u** abor*agem ut**itá*ia e racional, numa demonst**ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rapidez e c*mod*dad* que *ste tipo de suporte proporciona. Em s*gundo luga*, * valorizada * </line>
</par>
<par>
<line> facil**ad* </line>
<line> de *** dos dispos*tiv*s e das transacões </line>
<line> d* c*mpra de e-books, mostr**do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *mpor**ncia d* destac*r *stas vantagens ao consumid**. Fin*lmente, destaca-se a importância </line>
<line> da **nf*an*a na ma*ca e n* s*rv**o, demonst*an*o qu* as emp*es*s deverão *a* uma es*ecia* </line>
<line> atenção a este **pecto, mos*rando uma r*al atenção *o consumidor. *s campa*has de </line>
<line> comunic*çã* de w*bsites de venda de e-boo*s, assim como ** dispositivos ** *eitura, deverão </line>
<line> ass*mir este *rincípios no d**envolvim*n*o *a* suas es*r*tégias. </line>
<line> *p*sar de *erem *ido identificado* asp**tos im*ortantes na c*mpreensão do </line>
<line> comportmaneto d* consumidor de e-books po*tu*ueses, este estudo ap*esenta, n**ural**nte, </line>
</par>
<par>
<line> algumas l*mitações. *est*camos d*mensão e abra*gên*ia ge**r*fica a </line>
<line> da *mos*ra qu* se </line>
</par>
<par>
<line> afigura red*zida e dificulta a extrapola*ão d*s dad*s para a </line>
<line> *opulação portu*uesa. Seri* </line>
</par>
<par>
<line> neces*ário envol*er consumi**re* d* outr*s cidades *o *err*tóri* portugê* e *ma amo*tra *e </line>
<line> maiores dimensões pa*a ser pos*ível obter um retra*o mais fie* d*sta realidade. </line>
<line> Co** sug*stõ*s para futu*as i*vesti*ações, propomos a *dentificação de diferentes </line>
<line> gr*pos de indivíduos (*s utilizadores ferquentes, os ocasionais, os não u*iliz*dores), d* modo </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> verifi*ar </line>
<line> *s resultados das di*ensõe* nestes diferentes gru**s. Sug*rimos, ainda, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> su*screvendo as p*o*ostas d* Poon (2014), que seja* uti*izadas outras var*áveis a*icionais ao </line>
</par>
<par>
<line> estudo, nomeadamente a *redisposiçã* **ssoal par* a ac*itação e ado*ão </line>
<line> de produtos </line>
</par>
<par>
<line> inova*o**s (perso*al inn**ativene*s), as influ*ncia* *oci*is envolv*da* *o </line>
<line> processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decisão *e com*ra (social influences), *s custos *ercebi*os n* adoção de e-books (per**iv*d </line>
<line> costs), e a preocupação com o ambiente (environmental consciousn*ss). </line>
<line> Produto da e*olução e desenvolvime*to das tecn*logias da infor*açã*, o e-*ook é um </line>
</par>
<par>
<line> prod*to em processo de crescimento, e </line>
<line> ainda existem p*ucos estudos sobre o seu consumo, </line>
</par>
<par>
<line> no**adamente em Po**uga*. *es*e senti*o, são </line>
<line> necessária* ma*s inv**ti*ações que p*ssam, </line>
</par>
<par>
<line> por ** lado, *orn*c*r, *m re*ra*o ampl* e a*u*l sobr* este fenómeno e, por </line>
<line> outro lado, </line>
</par>
<par>
<line> for*ecer, aos pro*ission*is informaç*o útil par* o desenvolvimento das suas e*tr*tégias. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina *I, *. 15, *. *, art. 2, p. 30-*6, j*l./ago. 2018 </line>
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<line> O Pr*cesso de *onsumo de E-Books: Enquadramen*o e An*ecedentes da *n**nção d* Uso </line>
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</page>
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<par>
<column>
<row> P. R. Cardoso, R. *. Serr* </row>
<row> Apêndice - Dimensões e itens util*zado n* instrum*nt* de recolha de dados. </row>
<row> Mod*lo *e aceitação da tecno*ogia </row>
<row> Confian*a na marca e serviço </row>
<row> Ten*o confi*n*a nos e-books disponi*ilizados pel*s *mpre*as fornecedor*s de con**údos. </row>
<row> *cr*dito que o *ro*esso *e *ran*aç*o e resultados r*l*ti**s à compr* *e e-b**ks sejam corre*os. </row>
<row> Acred*to **e o sist*ma de t*ansaç*es e compra dos e-books seja seguro. </row>
<row> Utilidade percebida </row>
<row> Acho *ue * uso ** *-books *orna a leitura mais *f**ient*. </row>
<row> P*n*o que a l*itu*a de e-boo*s não sujeita a limitaçõe* d* t*mp* e de local d* leitura, o que é </row>
<row> conven**nte *a*a mim. </row>
<row> *onsi*ero que * uso de *-books torna a vida mais cóm*d*. </row>
<row> Penso q*e pos*o obter inf*rma*ão r*pid*mente atravé* do* e-bo*ks. </row>
<row> Acho qu* posso f*ze* a compra de e-bo*ks rapidamente. </row>
<row> *acilidade de **o percebida </row>
<row> P*nso que é fácil fazer o download de aplicações com o e**ipamento de leitura de e-boo*s. </row>
<row> Pen*o s*r fácil ch*gar ao fim das tr*nsações uti*izando o equi*amento de leitura de e-books. </row>
<row> J*lgo ser f*cil i*iciar o uso dos equipam*ntos de leitur* *e e-books s*m te* *ecessidad* *e ler o </row>
<row> manual de ins*ruções. </row>
<row> Pens* ser f*cil a*rend*r sobre os e-bo*k* e* pou*o te*po. </row>
<row> Atitude em r*lação *o uso </row>
<row> Consi*ero ser muito *onveni*nte aceder a inf*rmaçã* *tilizando os (equipamento* *e l*itura d*) </row>
<row> e-b*oks a q*alquer momento e em qu*lquer lugar. </row>
<row> É agradável *sar *-book*. </row>
<row> Gosto d* equipamentos de leitura *e e-*o*k* com ligação à internet. </row>
<row> Intenção de u*o </row>
<row> Est*u *isponív*l par* fazer download de ap*icaçõe* informáticas para us*r *os **uipamen*os de </row>
<row> leitura *e e-books. </row>
<row> Quero us** e-books para obter **f*rmação. </row>
<row> Quero usar os serviços relacio*ados com os *-books. </row>
</column>
<column>
<row> 46 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Como R*ferenciar este *rt*go, conform* ABNT: </line>
<line> CAR*OSO, P. R; *ERRA, R. N. O *r**ess* de Consumo de E-Boo*s: En*uadramento e </line>
<line> An**cedentes da Intenção de Us*. Rev. ***, Teres*n*, v.15, n.4, art. 2, p. 30-46, ju*./ago. 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> Cont*ibuição dos Autores </line>
<line> P. R. Cardoso </line>
<line> R. N. Serra </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) **álise e interpret*ç*o dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração d* ra*cun*o o* na revisão c*ítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) participa*ão na *provação da ver*ão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *5, n. *, art. *, p. 30-46, jul./ago. 2018 </line>
<line> *ww4.**ane*.com.br/revista </line>
</par>
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