<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 2, p. 30-46, jul./*g*. 20*8
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*8.15.4.2
</line>
</par><par>
<line>
O *rocesso de Consumo de E-Books: Enq*a*ramento e *nt*ceden**s da Intenção d* *so
</line>
<line>
E-Book Con*umption Pro*ess: F*a*ework and *ntecedents o* *nten*ion to Use
</line>
</par><par>
<line>
*aul* Ribei*o *ardoso
</line>
<line>
*outor em Publicidad* e R*lações Pública* **la Univer*idade Autónoma *e Barcelo*a
</line>
<line>
Professor *a Universidade F*rn*ndo Pessoa, Port*, Portugal
</line>
<line>
*-ma*l: pcardo**@ufp.edu.*t
</line>
<line>
R*i Nelson Ser*a
</line>
<line>
**stre em C*ências da Comuni*a*ão, Market*ng e Publici*ade, pela Universi*ade *ernando Pess*a, Po*to, *ortu*al
</line>
<line>
E-mail: r*in*l*onserra@g*ail.*om
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*nder*ço:
</line>
<line>
Rui Nel*on Serra
</line>
<line>
*ecebi*a em 09/04/2**8. Aprovad* em 10/04/2018.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
O Proce*so de C*nsumo *e *-Book*: Enquadramento e A*tec*dentes da Inten*ão de Uso
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O **es*nte
</line>
<line>
estud* analisa o pr*ces*o de compra d* ebooks, ope*acionalizando o modelo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ac*it*çã* da tecnologia (Technology Ac*eptan*e Mo*el) desenvolvido e aplicad* por Tsai
</line>
<line>
(20*2) a e*te tipo de *rodutos. Este modelo explicit* que a "Conf**nça na marca e serviço", a
</line>
</par><par>
<line>
"Utilid*d* *er*ebida", a "F**ili*ad* d* *so perceb*da" pod*m prediz*r a "Atitude e* e
</line>
</par><par>
<line>
*elação *o uso" e a "Intenção
</line>
<line>
de uso". A i*v*s*igação segu* uma abordagem q*a**i*a**va,
</line>
</par><par>
<line>
envolvend* a administração d* um *uest*onário a *ma amostr* de conv*niência de indivíduos
</line>
<line>
portugueses. O e**udo empírico pe*mitiu verificar que, em ge*a*, os inqui*idos têm c*n*i*nça
</line>
</par><par>
<line>
na marca serviço, consider*m útil o u*o *e e-books e fáceis os p*ocedim*n*os envolvidos e
</line>
<line>
nesse con*umo. *oi ainda po*sí*el verific*r que os os i*quirid*s *em**str*m *m* *titude
</line>
<line>
*osi*i** fac* a es*e *ipo d* prod*tos e manif*s**m uma in*enção *e uso. Em **n*ese, os
</line>
<line>
resu*tados confirmam, ainda, qu* a "Confiança na marca e serviço", a "Uti*idade percebida",
</line>
<line>
e a "Facilid*de de uso percebida" têm um impacto *ositi*o na "Atitude em relaçã* ao uso" de
</line>
<line>
e-*ook*. E que e*t* últi*a dimensão tem um impac** pos*tivo na "Int*nção de uso".
</line>
<line>
Pa*avras-chave: E-books. Comportamento do C**sumidor. Internet. *ecnologia.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*he pre*ent study analyze* the process of buying ebooks, u*ing the *ech*ology Acceptance
</line>
<line>
Mode* develo*ed and appl*ed by Tsai (2*12) to *his t*pe of p*oducts. This model make*
</line>
<line>
explicit that "Trus* in *rand and Serv*ce", "Perceived Utilit*", and "Perceiv*d Usability" ca*
</line>
<line>
predict "Attit*de towards use" and "I**ention to use". *he research f*llows a quantitative
</line>
<line>
*p*roach, *n*olving the administr*tion of a q*estionnaire to a c*nve*i**ce sample of
</line>
<line>
Por*ugues* individu*ls. The e*pirical study allowed *s t* v*rif* that, in ge*eral, respondent*
</line>
<line>
ha*e con*idence in th* br*nd an* service, *on*ider useful the **e of e-boo** and find easy t*e
</line>
</par><par>
<line>
*rocedures *nvo*ve* *n this consumpti*n
</line>
<line>
*rocess. Also, the responde*ts
</line>
<line>
showed a p*sitive
</line>
</par><par>
<line>
attit*de towar*s this type *f p*odu*ts and *xpressed an i*tenti*n to use them. In summ*ry, th*
</line>
<line>
re*ult* confirm tha* "Trust i* Bran* a*d Service", "Pe*c*iv*d *tili*y", and "Perc*ived Use
</line>
</par><par>
<line>
E*se" have * positive *mpact on the "Attitude t*ward Use" of
</line>
<line>
*-books. An* that
</line>
<line>
this last
</line>
</par><par>
<line>
dimensi** has a positi*e impact *n "Intention to use".
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: E-books. C*nsumer Beh*vior. I**er*et. Technology.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T***sina P*, v. 15, n. 4, ar*. 2, p. 30-46, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www4.*s*net.com.*r/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Car*o*o, R. N. Serra
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
consu*o de informaçã* *ssume nos dias de *oje um papel *ada *ez mai*
</line>
</par><par>
<line>
*m*ortante, se*do que as t*cnologias digi*ai* revolucionaram a forma co*o es*a infor*ação é
</line>
</par><par>
<line>
produ*ida
</line>
<line>
e
</line>
<line>
consu**da
</line>
<line>
(ARIE*Y;
</line>
<line>
NORTON,
</line>
<line>
*009;
</line>
<line>
KI*K;
</line>
<line>
CHIAGOURIS;
</line>
</par><par>
<line>
GOPALAKRISHNA, 20*1).
</line>
</par><par>
<line>
O e-bo**, uma publica*ão pas*í*** d* l*itur* e*
</line>
<line>
equip*mentos elet*ôni*os, * *m
</line>
</par><par>
<line>
exemplo d*sse desenvolvimento em direçã* ao *ig*tal (BALHAUS, 2010; EILLEN; MUST*,
</line>
<line>
2010; JIN, 201*; POON, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
perspect*v* do* edi*ores, a prod*çã* dos *-b**ks é mais fácil *u*ndo comparada
</line>
</par><par>
<line>
com a p*odução em
</line>
<line>
papel, apre*en*a*do cust*s ma*s reduzid** al*a*os à inexis*ê*cia da
</line>
</par><par>
<line>
necessidad* de i*****imento* em
</line>
<line>
equipamentos de imp*essão. Na
</line>
<line>
ótica do utilizador, sua a
</line>
</par><par>
<line>
leit**a, em equipa**n*os comp*ctos, pod* pr*por*i**ar com*d*dade, fa**lidade de t*ansporte
</line>
<line>
e de partilh* com outros **it*r*s (ZH*NG; KUDVA, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
O mer*ado de e-bo*ks te* visto uma
</line>
<line>
ev**ução gradua*, graças a fat*res como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*lho*ia *o* eq*ipamentos de le**u*a, a penetração
</line>
<line>
*a* *ojas on-*ine, o *urg*mento d* uma
</line>
</par><par>
<line>
g**n*e variedad* *e
</line>
<line>
livr**
</line>
<line>
em formato
</line>
<line>
digital, e*tre out*os. *or outro l*do,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indisponib*lidade de a*gumas obras *e*te *orm*to, o cust* elev*do dos dispos**i**s de lei*ura
</line>
</par><par>
<line>
e a componente *ensor*al m*nos satisf*tória, *p*es**tam-s* como
</line>
<line>
alguns dos obstá*ulo*
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*e*to d* merc**o do livro d*gital (**LHAU*, *010).
</line>
</par><par>
<line>
O des*n*ol*i*ento do mercado de
</line>
<line>
e-b*oks depende, obvi**e*te, da
</line>
<line>
*de*ão d*s
</line>
</par><par>
<line>
c*nsumidores * es*e t*po de d*fus** *a inform*ção e à sua c*mpo*ente tecnológica. Portanto,
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
grau
</line>
<line>
de sensibili*ade e *ceitação da inovação, por par*e dos leitores, é uma co*ponente
</line>
</par><par>
<line>
fundamental
</line>
<line>
*este
</line>
<line>
pro*esso (LEE,
</line>
<line>
2012), send* as**m funda*e*tal ap*ofunda* o
</line>
</par><par>
<line>
conhec*me*t* s*bre a* atitude* do c*n*umid*r nesta categori* de produtos.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te co**exto, **e*ent* *studo t*m *omo obj*ctivo geral anal*sa* o pr*ce*so o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
co*pra de ebooks junto de leitores p*rtu**e*es, nomeadament* n*
</line>
<line>
que diz re**eito
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
factore* que
</line>
<line>
podem
</line>
<line>
es*ar por detrás da **tenção *e c*n*umir *stes pr*du*o*. Mais
</line>
</par><par>
<line>
co*cretamente, prete*de-se op**aciona**zar o *odelo de ac*i*ação da t*cnologia (T*chnology
</line>
</par><par>
<line>
*cc*ptance Mo*el) desen*olvi*o * a*licado p*r Tsai (2012) * este *ipo
</line>
<line>
de produtos,
</line>
</par><par>
<line>
verificando d* que modo a "Co*fi*nça *a ma*ca serviç*", a "Util*dade *ercebida", e
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
"Facilidade de uso per*e*ida" podem pre*izer a "Atitude em *elaçã* *o uso" * a "Intenção de
</line>
<line>
us*".
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter**ina, v. 15, n. 4, art. 2, p. 30-*6, ju*./ago. 201* *ww4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Processo de C*n*umo de E-Book*: Enq*a**amento e *ntecedentes da In*enção de Us*
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
A i*ve*tig*ção segue uma *bor**gem *uantitativa, en*olvend* a adm*nistr*ç** de um
</line>
<line>
questionário a uma amostra de conveni*ncia de in*ivíduos *ortu*ueses. Com* i*str*mento de
</line>
<line>
r*colha d* da*os fo* *til*zada a escal* Tech*ol**y Acce*t*nce Model (*SA*, 2012) composta
</line>
<line>
pelas cinco dimensões já refer**a*. Em nível d* a*ális* de dados, procedeu-s* a uma análise
</line>
</par><par>
<line>
*onve*g*nte * *i*criminante
</line>
<line>
da e**al* e à confir**ç*o d*s *ipótese*, atr*v*s de *ma
</line>
</par><par>
<line>
re*ressão l*near m*ltipla.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
artigo inici* com uma explic*ção do mo*elo em anális*, com refer*ncia a es*udos
</line>
</par><par>
<line>
an**riores sobre es*a te*ática. Segu*damente faz-se a e*plicação do *étodo * *nálise
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dados e, finalmente, apresentam-se as principa** conc*usõ*s e s*gestões.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O m*delo de aceitação da tecnologia apl*cad* ao *so d* e-bo*ks
</line>
</par><par>
<line>
O proc*sso de adopção de **a ino***ão segu*, geralmente, u* *ro*esso comple*o de
</line>
</par><par>
<line>
conheci*ento, aceitação * adopção (ROGERS, *983). Neste p*oces*o, conjugam-se
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
conjunto *e an*ecedentes e *ondições q*e, por sua vez, des*ncadeia* ati*udes que conduzem,
</line>
</par><par>
<line>
po* fim, a um
</line>
<line>
*om**rt*mento. O* at*ibutos
</line>
<line>
de um p*odu*o podem ter uma infl**ncia
</line>
</par><par>
<line>
importante na s*a e*colha, pois podem envolv*r comp*nentes d* ca*ácter funcion*l, s*cial e
</line>
<line>
emocional (SHETH; NEWMAN; GR*SS, 199*).
</line>
<line>
A te*á*ica d* *onsum* d* e-b*oks tem sido **jeto de investigação *ca*émica, na sua
</line>
</par><par>
<line>
maioria c*m *ma
</line>
<line>
abordagem quantit**i*a. *uang e Hsi** (2011) a*ordaram os atr*bu*os
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ino*ação e a est*utur* de custos
</line>
<line>
associadas ao uso de ereaders; Lee (2012) centro*-se *os
</line>
</par><par>
<line>
as*ectos *e*ativos a* ri*co e resistência à *novaçã*, *in (2014) debruçou-*e *obre o *apel dos
</line>
<line>
atri*utos da ino*ação, a*to eficá*ia e normas subjec*iva*.
</line>
<line>
O*tr*s estudos in*e*tigaram *s vantagens e as desva*tagens dos dispositivo* de *eit*ra
</line>
<line>
*e e-books (FO*SBERG, 201*), a inf*uência do envolvimen*o co* as novas tecnologi*s, a*
</line>
</par><par>
<line>
motivaçõ*s h*dónicas e
</line>
<line>
utilitárias par* a adoç*o deste tipo de produtos (ANTÓN;
</line>
</par><par>
<line>
CAMA*ERO; RODRÍGUEZ, *0*3), e * influência da co*un*cação de m*rk*ting na adoção
</line>
<line>
*e dis**s**ivos de leitura.
</line>
</par><par>
<line>
Entre os div*rsos modelos de *omportamento
</line>
<line>
propostos, o mode*o d* aceitaç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia (Technology Acce*tance M*del - *AM), proc**a
</line>
<line>
ex*licar a r*l*ção ent*e u*
</line>
</par><par>
<line>
con*unto crenç*s prévi*s * um
</line>
<line>
*onj*nto de atitudes e
</line>
<line>
*omportamentos (*AVIS; BAGOZZI;
</line>
</par><par>
<line>
WARSHAW, 1989).
</line>
<line>
*o *ont*ário de *ode*os ma*s genera*istas co*o * Theory of
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, *. 4, a*t. *, p. 30-*6, jul./ago. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Ca*dos*, *. N. S*rra
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
Rea*onn*d Action, ou Theory o* Planned Behavior (FISHB**N; AJZEN, 19*5; AJZEN, o
</line>
</par><par>
<line>
2002) q*e pr***ndem
</line>
<line>
com*re*nder um leque varia*o de
</line>
<line>
com*ortamento*,
</line>
<line>
o Te*hno*og*
</line>
</par><par>
<line>
Accept*nce M*del incide sobre a *doção e comportamen*o de uso *o cont*xto da tecnologia e
</line>
<line>
do* novos media (TSAI, 2012).
</line>
<line>
Na sua c*mposição, * modelo assume trê* dimensões co*nit*vas, *ons*deradas co**
</line>
<line>
antecendes do *rocesso de adopção de e-b*oks: "Confia**a na *arca e se*viço", a "Util*da*e
</line>
<line>
perce*ida", e a "F*cilidade de uso perc*bida". Estas cren*as dão *r**em * um c*njun** de
</line>
<line>
atitudes em re*açã* *o uso de e-books e, finalmente, à intençã* de usar esta tecnol*gia (figura
</line>
<line>
1).
</line>
<line>
*igura 1 - O mo*elo de aceita*ã* da tecnol*gia e ** suas d*m*nsões
</line>
<line>
*onfiança na
</line>
<line>
marca e serv*ç*
</line>
</par><par>
<line>
U****dade
</line>
<line>
*titude em
</line>
<line>
Intenção *e uso
</line>
</par><par>
<line>
pe*ce*ida
</line>
<line>
relação ao uso
</line>
</par><par>
<line>
F*cili*a*e de uso
</line>
</par><par>
<line>
percebida
</line>
</par><par>
<line>
Analis*mo*, então, ca*a u** das *imensões do modelo, come*ando *e*a "Confiança
</line>
<line>
na marca e *erviç*". Algu*s autores ob*e*va* *ue a c*nfi*nça do consumidor numa marca ou
</line>
<line>
serviç* é tan*o mais alta qu*nto es*e sentir que a e**re*a mantém as sua* promessas, e que *
</line>
<line>
seu interesse pelo consumi*or é g**uíno (HEIDEN; VERHAGEN; CREEME*S, *003).
</line>
</par><par>
<line>
*lém de*tes factores, também se t*m conside*ado a compreensão, a **nestidade,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
competência e previsibilidade
</line>
<line>
como *ressupostos-chave da conf*ança para o consumidor
</line>
</par><par>
<line>
(M*KNIGHT; CUMMINGS; CHERV*NY, 199*).
</line>
<line>
As preocupaç*e* d** *ons*mid*res com a *egurança e a privacidade surgem também
</line>
<line>
como barr*ir*s à adoção de novos mode*os *e negócio pelo risco percebi** de expo****o *a
</line>
</par><par>
<line>
sua i*f*rma*ão pessoal
</line>
<line>
ou **m a apropr*ação ab*siva de *ad*s pessoais (COL*INS;
</line>
</par><par>
<line>
LARSON, 2011).
</line>
</par><par>
</page><line>
No âmbit* do com*rc*o electrónico, e m*is concr*t*mente *os serviços rel*tivos aos e-
</line>
<line>
books, quando a privacidad* dos d*dos p*ssoai* e de *arácter fin*nceiro é *ss*gurada, o risco
</line>
<line>
perce*ido pelo consumidor dimi*ui (L**, 2012).
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*ina, v. *5, n. *, a*t. *, p. 30-*6, *ul./ago. 2018 ww*4.fsanet.com.b*/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pr**esso de Cons*mo de E-Boo*s: Enquadrament* e Antec*dente* da Intenção de Uso
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
H1: Nest* c**texto apr*senta*os como h*póte*e *ue a confiança na marca e serv*ço
</line>
<line>
*** um impacto positivo *a atitude do consumi*o* relativ*mente a* uso de *-b**ks.
</line>
</par><par>
<line>
* "Utilida*e perce*ida"
</line>
<line>
define-se *ela p***pectiv* de que a utilização *e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
det*rminada tecnol*gia me*h**a os resultados d*
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
ta*e*a (DAVIS, 1985; DAV*S;
</line>
</par><par>
<line>
BAGOZ*I; WARSHAW, *989). Assim, a crença *um aumento da eficácia da
</line>
<line>
pe*formance
</line>
</par><par>
<line>
pode conduzir a in*enções comport*mentai* positi*as. E* dois sistemas *gual*e*te fácei* de
</line>
<line>
usar, ou seja com fac*l*dades d* uso p*rc*bidas iguais, o qu* apresentar melhor*s resu*tados
</line>
<line>
ap*es*ntará uma utilidade pe*cebida m*ior, o *u* explica * influ*nci* indirecta da facilida*e
</line>
<line>
*e u*o percebi*a sob*e a uti*idade percebida (DAVIS, 19*5).
</line>
</par><par>
<line>
A *tilidade pe*c*bida
</line>
<line>
*ode
</line>
<line>
aum*nt*r co* a experiência no co*portamento
</line>
</par><par>
<line>
(HERNA*DEZ, 2009) e mede*a a influência da* variáveis ext*r*as - como as carac*erísticas
</line>
<line>
d* tec*ologia, do c*nsum**or ou do ambiente - sobre as *titudes, in*ençõe* * comp*rtamentos
</line>
<line>
(DAV*S, 1985; DAVIS; BA*OZZI; WARSHAW, 1989). Num estudo real*zado em Espanha
</line>
<line>
*obre a adopção de e-books, Antón, Camarero e Rodr**uez (**13) verificaram que a ut*li**de
</line>
<line>
pe*cebida tem um impacto positivo sobre a atitude relativamente ao uso *e e-*o*ks.
</line>
</par><par>
<line>
H*: Com base no exp*s*o, colocam*s co*o
</line>
<line>
hipótese que a
</line>
<line>
utilidade perceb*da tem
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
impacto positivo na a*itude *o *o*sumidor, re*at*vamente ao uso de e-b*oks.
</line>
<line>
A "Facili**de de uso *e*cebida" def*ne-se **la expectativa de qu* a *xecução de uma
</line>
</par><par>
<line>
tarefa, com* o
</line>
<line>
us* de uma tecnologia, não exig*rá es*orço me*tal ou f*sico (DAVIS, 1985;
</line>
</par><par>
<line>
DAVIS et al., 1989). As
</line>
<line>
experiências prévias com tecnolog*as semelhantes têm *m impac*o
</line>
</par><par>
<line>
p*sitiv* s**re * fac*lidade
</line>
<line>
de uso percebida (HERNANDE* et al., *009). Manten*o-se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
re*t*nte igual, o sistema que apres*nta* a *ai*r fac**id*de de uso perc*bida **gnific*rá
</line>
</par><par>
<line>
melho*es *esult*dos condicionando, des*a **rma, a utilidade p*rce*ida (DAVIS,
</line>
<line>
1*85).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, a facilidade de u*o p*rc*bida apresenta um impa*to positi*o sobre as i*tenções de uso
</line>
<line>
(DAVIS et al., 1989).
</line>
</par><par>
<line>
A *acil*dade d* uso *ercebida pod* *ssumir u*
</line>
<line>
pap*l instrumenta* ao significar
</line>
</par><par>
<line>
g*nhos nos resu*tados
</line>
<line>
a*ravés de **lhores pe*formances com mesmo *sfor*o a*e*tand*, o
</line>
</par><par>
<line>
d*ste modo, a utilida*e perce**da. Na *dopção ** uma tecnologia, *sp*cto* co*o a fo*maç*o,
</line>
<line>
ap*io técnic* e o a*esso móvel à in*ern*t, apresentam-s* co*o variáveis ext*rnas faci*itadoras
</line>
</par><par>
<line>
do u* o
</line>
<line>
(*AVIS et al., 1989). *ntón, Camarero e Rod*íguez (*013) verificara* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
facilidade de u** perceb*da te* *m impacto p*siti*o so*re a at*tude relat*vam*nte *o uso de
</line>
<line>
e-books.
</line>
</par><par>
<line>
H3: Ass*m, *pre*ent**os co*o h*pót*se que a fac*lid*de de u** perce*ida
</line>
<line>
tem
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
im*acto p*siti*o * * atitude do consu***or re*ativamen** ao uso de e-b*oks.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 15, *. 4, a*t. *, p. 30-46, j*l./**o. 2018 www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Cardoso, R. N. Serra
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
Relativ*mente "*titude em **lação *o u*o", esta deve ser cons*dera*a, des*e logo, como à
</line>
<line>
u*a p*edisposição para *ma resposta relat**amente a um objeto. N*ste estu*o, a ati*ude pode
</line>
</par><par>
<line>
s*r entendida com *m conjunto de se**imentos, posit*vos
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
n**ati*o*, q** sur*em q***do
</line>
</par><par>
<line>
um indivíduo u*a as novas tecnologias d* *nformação (TSAI, *012).
</line>
<line>
No contex*o do proce*so de co*sumo, consid*ra-se que uma atitude posi*iva face a um
</line>
</par><par>
<line>
p**duto é
</line>
<line>
uma detreminant* importante para a intenç*o de **opção
</line>
<line>
d*sse mesmo produto
</line>
</par><par>
<line>
(AN*ÓN et al., 2013). A atitude de *m consumidor é, a*sim, *ma vari*vel importante *o **e
</line>
</par><par>
<line>
toca à prev*são da intenção compo*tamental, pelo que, quanto mais
</line>
<line>
positiva for atitu*e, *
</line>
</par><par>
<line>
maior é a probab*lidade de um c**p*rt*ment* *ositivo (TSAI, 2012). No s*u e*tudo, Antón,
</line>
</par><par>
<line>
Camarero e Rodr*guez (*013) verific*ram que * a*itude
</line>
<line>
positiva relativament* ao *so de e-
</line>
</par><par>
<line>
books, t*m i*p*cto posit*vo sobre a int**ção de **o.
</line>
</par><par>
<line>
*4: Apresentam*s, então, como hipótese que *t*tud* do con**midor relativamente a
</line>
<line>
ao uso de *-boo*s tem i*pact* posit**o *a intenção de usar e-books.
</line>
</par><par>
<line>
Finalmente, c*m* última
</line>
<line>
di*ensão
</line>
<line>
*o *odelo, a "I*t*nção de us*" reflecte um*
</line>
</par><par>
<line>
decisão t*mada pelo
</line>
<line>
*onsumidor, formada ap*s um ****esso de d*liberação me*tal. *o
</line>
</par><par>
<line>
â*bito da temática em es*udo, a i**enção é dimensão mais fiável *a determinação de um a
</line>
<line>
com**rtamen*o (DAVIS, **8*).
</line>
<line>
3 *ÉTODO
</line>
</par><par>
<line>
A inves*igação l*vada a *a*o p*r *sai
</line>
<line>
(2012) **rviu de base ao p*es*nte
</line>
<line>
estu*o,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
procura aferir sobre as *ime*sões c*g*it*vas relativamen*e *o uso
</line>
<line>
de e-bo*ks,
</line>
<line>
assim como
</line>
</par><par>
<line>
**mpreen*er as ati***es e intenção *o**ort**ent*l manifestadas p*lo* consumidor*s
</line>
<line>
portugueses.
</line>
<line>
* instrumento utilizado po* *sai (201*) f*i tr*du*ido do inglês para o portuguê*, com
</line>
<line>
o apoio de um especialista na *í*gua ingle*a, procuran*o respeitar o m*is possível * *efinição
</line>
<line>
das va*iáveis trabalha*as *o est*do original.
</line>
</par><par>
<line>
O instrumento fin*l * constituído por
</line>
<line>
cinco dimensões: "Conf*ança n* marca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
serviç*" (3 **ens); "Utilidade *er*ebida" (* *t*ns); "Facili*ade de us* percebida" (* itens);
</line>
</par><par>
<line>
"A**tud* e* relação
</line>
<line>
ao us*" (3 it*ns); "*ntenção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
uso" (4 ite**). Cada uma das 19
</line>
</par><par>
<line>
afi*mações foi pontu*da pelos inqu*ridos
</line>
<line>
c*m u*a escala de L*kert *e cinco pontos:
</line>
</par><par>
<line>
1=D*sc*rdo
</line>
<line>
totalmente;
</line>
<line>
2=Discordo; 3=N*m conco*do
</line>
<line>
nem discordo; 4=Concordo;
</line>
</par><par>
<line>
5=Concordo totalme*te.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 2, p. 30-46, jul./ago. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Processo de Consumo de E-*oo*s: Enquadramen*o * Ante*ed*ntes da In*enção d* Uso
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
Inclui*-s* também no **stru*ento um con*unto de que*t*es dem*grá*icas,
</line>
<line>
compreende*do variáve*s como idade, *exo * habilitações académicas, no sentido de t*aça* o
</line>
<line>
perfil da amostra estudada.
</line>
<line>
A administraçã* do questi*n*rio foi e*e*tuada a u*a amostra não *robabilís**ca por
</line>
<line>
co*v*niên*ia, composta p*r indivíduos *esident*s na Área Metropolitana do P*rto, contactada
</line>
<line>
po* e-ma*l e *onvidada a preenche* o quest*on*ri* on*ine. Na captação da amostra nã* f*ra*
</line>
<line>
determi*ados critérios à parti*a, ou *eja, *o*am contempla*os *eitores * não lei**res de e-
</line>
<line>
b*o*s. Desta form* foi possível captar u** a opinião do* atuais leitor*s, mas t*mbé* dos
</line>
<line>
potenciais utilizado*e* desta *ecn*logia.
</line>
<line>
Relativ*men*e ao consumo e* Portu**l, os *a*** da As*oci*ç*o Por*uguesa de
</line>
</par><par>
<line>
Editore* e Livr*iros (APEL) revelam uma
</line>
<line>
evolução no consumo de
</line>
<line>
*ivro*, ve*ificando-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*egraçã* dos pro*ess*s d*gitais e a desmateri*lizaç*o
</line>
<line>
dos produtos físicos (NEVES et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2014). P*rém, a percentagem
</line>
<line>
de leitores d* e-boo** é ainda relativamente baixa,
</line>
</par><par>
<line>
co*respondendo a 6% dos leitores, mas verificando-se, des*e 2010, o intere*se dos *dit*res n*
</line>
<line>
*is*oni**lização *as obras t*mbém em formato e-book.
</line>
<line>
Em nível do tratamento de dados obti*os através do **esti*nário foi feit* uma análise
</line>
<line>
convergente e discri*inant* *a escala, at*avés *e uma a**lise *e componentes prin*ipais e de
</line>
<line>
uma *valiação da consistência int***a de cada dim**são. Posteriormente foi fe*t* uma an*lise
</line>
<line>
cor*el*cional das dimensões e, f*nalmente, uma regressão linear mú*tipla.
</line>
<line>
4. RE*ULTA**S E DISCUSSÕES
</line>
<line>
A *mostra do presente estudo foi co*stituída p*r 205 indivíduos, se*do 55,6% do sexo
</line>
<line>
fe*in**o e 44,4% do sexo m*sculino (tabela 1). Part*cipar*m no e*tudo i*divíduos entre os 18
</line>
<line>
e os *5 *nos de idade, destacan*o-se as faixas etárias de 18-25 (2*%); 26-*5 (25,4%) e 36-45
</line>
<line>
(2*%). Relati*amente às habilitaç*es **adémicas, *2,4% *ossuíam o E*sino S*cundário,
</line>
</par><par>
<line>
38,5% eram licenci*d*s e *8% poss*ía* uma pós-grad*ação ou
</line>
<line>
o grau de Me**re. O*
</line>
</par><par>
<line>
e*trevistad*s
</line>
<line>
er*m, todos eles, *esidentes em zonas
</line>
<line>
ur*ana*, maioritaria*ente d* Á*ea
</line>
</par><par>
<line>
Metropolitana do P*rto.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 2, p. *0-46, j*l./a*o. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. R. Ca*do*o, R. N. *erra
</line>
<line>
38
</line>
<line>
Tab*la * - C*ract*rização da amostra
</line>
<line>
Frequênc*as
</line>
<line>
*erc*ntag*n*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
De mo*o a
</line>
<line>
c*racterizar a amostra q***to a*s seu*
</line>
<line>
hábitos de leit*r*, le*antou-se
</line>
</par><par>
<line>
informação relativa à frequência de *e*tura, à tipologia de livros c*nsumidos (fi*ção/r*man*e
</line>
<line>
ou livros técnicos) e ao f*rmato *scol*ido (form*to imp*esso ou em e-*ook).
</line>
</par><par>
<line>
**obal*ente, po*s*ve* c*nstat*r que * form*to é
</line>
<line>
preferido continu* * ser o l*v*o em
</line>
</par><par>
<line>
papel, com *ais de me*ade da amost*a a afirmar *ue nunca consome e-books. Es*e é um tr*ço
</line>
<line>
q*e caract*riza e*ta *mostra pe*o que os resulta*os posteriores devem *er li*os à luz *esta
</line>
<line>
realidade. *pesar deste contexto, os l*vros té**icos *m fo*mato e-book são li**s com mais
</line>
<line>
frequência do que os l*vros d* f*cção/romance. A utilizaç** deste format* em livros técnicos,
</line>
</par><par>
<line>
que pelas suas caracter*sticas opt**izam a utiliza*ão **
</line>
<line>
tablets e comput*dores portáte*s,
</line>
</par><par>
<line>
*up*rt** de *eitu*a de
</line>
<line>
*-boo*s, poder*o con**ituir uma *x*li*ação para este *en*men*. Os
</line>
</par><par>
<line>
profissio*ais ou estudantes corres*ondem aos ut*lizad*res lógicos *o* suport*s mencionados.
</line>
<line>
Tab*l* 2 - Hábitos de leitura *o* inquir*dos
</line>
</par><par>
<line>
Nunca
</line>
<line>
* Livro
</line>
<line>
1 Li*ro
</line>
<line>
1 L**ro 1 *iv*o
</line>
</par><par>
<line>
Há*i**s de Leitura
</line>
<line>
p or an *
</line>
<line>
em cada
</line>
<line>
em cada
</line>
<line>
p or
</line>
<line>
* meses
</line>
<line>
3 meses
</line>
<line>
*ês
</line>
</par><par>
<line>
Freq*ência de le**ura de livros
</line>
<line>
1 5 ,6 %
</line>
<line>
2 9 ,8 %
</line>
<line>
2 6 ,8 %
</line>
<line>
1 7 ,* %
</line>
<line>
1 0 ,2 %
</line>
</par><par>
<line>
d* ficç*o/roma*ces n* formato
</line>
<line>
(32)
</line>
<line>
(61)
</line>
<line>
(55)
</line>
<line>
(36)
</line>
<line>
(2*)
</line>
</par><par>
<line>
p*pel.
</line>
</par><par>
<line>
Frequênc** de leitura *e l*vros
</line>
<line>
1 8 ,5 %
</line>
<line>
3 9 ,0 %
</line>
<line>
1*%
</line>
<line>
1 1 ,7 %
</line>
<line>
* 1 ,* %
</line>
</par><par>
<line>
téc**cos no *ormato papel.
</line>
<line>
(38)
</line>
<line>
(80)
</line>
<line>
(39)
</line>
<line>
(24)
</line>
<line>
(24)
</line>
</par><par>
<line>
Frequê*cia de leitur* de liv*o*
</line>
<line>
7 * ,1 %
</line>
<line>
1 4 ,1 %
</line>
<line>
1%
</line>
<line>
5 ,9 %
</line>
<line>
3 ,9 %
</line>
</par><par>
<line>
de fi*ção/**ma*ces em formato
</line>
<line>
(154)
</line>
<line>
(29)
</line>
<line>
(2)
</line>
<line>
(12)
</line>
<line>
(8)
</line>
</par><par>
<line>
e-book.
</line>
</par><par>
<line>
F*equência de leit*ra de livros
</line>
<line>
5 7 ,6 %
</line>
<line>
* * ,1 %
</line>
<line>
5 ,9 %
</line>
<line>
1 1 ,* %
</line>
<line>
7 ,8 %
</line>
</par><par>
<line>
técnicos *m f*rmato e-book.
</line>
<line>
(11*)
</line>
<line>
(35)
</line>
<line>
(12)
</line>
<line>
(*4)
</line>
<line>
(16)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 15, n. *, ar*. 2, p. 30-46, jul./ago. *018
</line>
<line>
w**4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *roce**o de *onsumo de E-Book*: Enquadrament* * Anteceden*es da Intenção de Uso
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
O prime*ro pas*o n* trat*mento de da*os r*lativos à es*ala utiliza*a consistiu na
</line>
<line>
aná*ise das s*as dif*re**es dimensões, com *as* *os fa*tores definid** por Tsai (2012). *ara
</line>
<line>
avaliar a consist*ncia i*terna de *ada uma das d*mensões, c*lculou-se * Alpha de Cro*bach,
</line>
</par><par>
<line>
*en*o-se o*tido va*ore* *gua*s
</line>
<line>
*u a*ima
</line>
<line>
do nív*l ac*itável para e*te teste (Nunnally, 1978),
</line>
</par><par>
<line>
entre =0,781 e =0,945 (t*bela *).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda
</line>
<line>
neste contexto, foi real*zad* **a Análise de C*mponentes Principais (ACP)
</line>
</par><par>
<line>
para cada uma das
</line>
<line>
dimensões separ*damente (tab*la 3). O *este *e
</line>
<line>
*ai*er-Meyer-Olkin
</line>
</par><par>
<line>
(*MO) apresen*ou val**es ade*uados (*ntre *,656 e 0,845), assim como o test*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
es*ericida** de Barlett (p<0.001).
</line>
</par><par>
<line>
Aten*endo *os resulta*os *btidos, procedeu-se à f*rmulação dos *omp*sito* de cada
</line>
</par><par>
<line>
uma das dim*n*ões, que foram criados * part*r dos valore* médios
</line>
<line>
entre ** respetivos itens
</line>
</par><par>
<line>
(tabela 4).
</line>
</par><par>
<line>
**bel* 3 - Análise c*nve*gente e d*scriminan*e da escala.
</line>
</par><par>
<line>
Núm*r*
</line>
<line>
Alpha d*
</line>
<line>
Ba*lett\s
</line>
<line>
Carga
</line>
</par><par>
<line>
Di*ens*es
</line>
<line>
*M*
</line>
<line>
Va*iância
</line>
<line>
de i*ens
</line>
<line>
Cronb*ch
</line>
<line>
*est *ig.
</line>
<line>
fac*or*a*
</line>
</par><par>
<line>
Confiança na
</line>
<line>
0 ,7 6 7 -
</line>
<line>
3
</line>
<line>
0 ,8 0 6
</line>
<line>
0 ,6 5 6
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
<line>
7 2 ,4 * 2
</line>
</par><par>
<line>
m**ca e *e*viço
</line>
<line>
0 ,9 0 7
</line>
</par><par>
<line>
Utilid*de
</line>
<line>
0 ,6 6 7 -
</line>
<line>
5
</line>
<line>
0 ,* 2 0
</line>
<line>
0 ,7 4 4
</line>
<line>
* ,0 0 0
</line>
<line>
5 9 ,0 7 4
</line>
</par><par>
<line>
percebida
</line>
<line>
0 ,8 5 1
</line>
</par><par>
<line>
Facilidade de uso
</line>
<line>
0 ,* 8 7 -
</line>
<line>
4
</line>
<line>
0 ,8 5 4
</line>
<line>
0 ,7 5 5
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
<line>
7 * ,3 1 6
</line>
</par><par>
<line>
percebida
</line>
<line>
0 ,8 8 *
</line>
</par><par>
<line>
Atitude em
</line>
<line>
* ,7 * 4 -
</line>
<line>
3
</line>
<line>
0 ,* 8 *
</line>
<line>
0 ,6 7 0
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
<line>
6 9 ,6 8 2
</line>
</par><par>
<line>
**laç*o a* uso
</line>
<line>
* ,8 8 3
</line>
<line>
0 ,8 8 3 -
</line>
</par><par>
<line>
Inte*ção *e uso
</line>
<line>
4
</line>
<line>
0 ,* * 5
</line>
<line>
0 ,8 4 5
</line>
<line>
0 ,* * 0
</line>
<line>
* 5 ,9 7 7
</line>
<line>
0 ,9 5 3
</line>
</par><par>
<line>
A título descritivo, apurou-se a média e desv** padrão de c*da um* das dim*nsões, já
</line>
</par><par>
<line>
compo*tas pelos *es*ect**os itens (*abela 4). O* *esultados revelam que, em ger*l,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
inquiridos tê* confiança na marca e *erv*ç*, conside*am útil o uso de e-books e fáceis
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
p*ocedi*ento* *nvolvido* ness* consumo. Em sint***a c*m estes *es*ltado*,
</line>
<line>
os i ndi ví duos
</line>
</par><par>
<line>
*emon**ram uma a*itude positiv* em r**açã* a* uso *e e-books e uma intenção efetiva de *s
</line>
<line>
ut*li*ar.
</line>
<line>
*abela 4 - **á**s* descritiva das d*mensões da escal*.
</line>
</par><par>
<line>
D***n*õ*s
</line>
<line>
Min.
</line>
<line>
Ma*.
</line>
<line>
Média
</line>
<line>
D*svio Padrão
</line>
</par><par>
<line>
Confia*ça na marca e s*rv*ço
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0
</line>
<line>
3 ,3 8
</line>
<line>
0 ,6 4
</line>
</par><par>
<line>
Utilidade perc*bida
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0
</line>
<line>
3 ,4 4
</line>
<line>
0 ,6 3
</line>
</par><par>
<line>
F*cilidade de uso *e*ce*ida
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0
</line>
<line>
3 ,4 *
</line>
<line>
0 ,6 1
</line>
</par><par>
<line>
Atitude em rel*ção ao uso
</line>
<line>
1 ,0 *
</line>
<line>
5 ,0 0
</line>
<line>
3 ,4 *
</line>
<line>
0 ,7 1
</line>
</par><par>
<line>
Inten**o de uso
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0
</line>
<line>
* ,2 *
</line>
<line>
0 ,8 3
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina P*, *. 1*, n. 4, art. 2, p. 30-4*, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www*.f*an*t.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. R. C*rdoso, R. N. *er*a
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
Para a con*irmação *as h*pót*ses de in*estigação, realizou-se um*
</line>
<line>
regressão
</line>
<line>
*inear
</line>
</par><par>
<line>
múltip*a. C*mo pass* perliminar, pr*cedeu-*e a uma *or*el*ção de *earson e**re
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
dim*nsões da esc*la, para verificar até qu* po*to exist* relaç*es ent*e el*s (tabela 5).
</line>
</par><par>
<line>
*eri*icou-se que *oda* as di*e*sõe* s* *or*elac*o**m en*re si. Sali**ta*os
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
correlação entr* a* dimensõ** "Confi*nça na **rca e serviço" (r=0.691; p<*,01), "Utilida*e
</line>
<line>
percebid*" (r=0.811; p<0,01), e "Fac*lid**e de uso percebida" (r=0.666; p<0,01) e a Atit*de
</line>
<line>
** relação ao uso. H* desta*ar també* a correlaçã* entre esta última dimens** e * "Intenção
</line>
<line>
*e uso" (r=0.794; p<0,*1).
</line>
<line>
Tabela 5 - Anál*se das *orrelações entre as *imensõ*s
</line>
</par><par>
<line>
*ime*sões
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
3
</line>
<line>
4
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Confiança na *arc* e ser*iço
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Uti*idad* per*ebid*
</line>
<line>
0 ,6 8 6 * *
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Facilidad* de uso percebi*a
</line>
<line>
0 ,6 6 * * *
</line>
<line>
0 ,6 3 3 * *
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Atitud* e* rel*ção ao uso
</line>
<line>
0 ,6 9 * * *
</line>
<line>
0 ,8 * 1 * * 0 ,6 6 6 * *
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Intençã* de uso
</line>
<line>
* ,* 3 * * *
</line>
<line>
* ,7 4 9 * * 0 ,5 8 4 * * 0 ,7 9 4 * *
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
**a cor*elação é signific*nte c*m p 0,*1
</line>
</par><par>
<line>
Com base nos resultad*s obt*dos foi realizada uma r*gressão linear (t*b*las 6 e 7).
</line>
<line>
Ini*ial*ente, f*i fe*ta uma re*ressão li*ear múltipla para *estar a relação entre as *imen*ões
</line>
<line>
"Confiança na *arca e serviço", "Utili*ade percebi*a", * "Facili*ade d* uso perc*bida" c*mo
</line>
<line>
variáveis *ndepen*entes e a "*titude em relação *o uso" *omo va*iável dependent*.
</line>
</par><par>
<line>
O modelo encon**ado explica 70% da "A*itude
</line>
<line>
em relação ao
</line>
<line>
us o"
</line>
<line>
*e e-bo*ks. D*s
</line>
</par><par>
<line>
três variáveis em análise, a dimensão "Utilidade percebida" é aque*a que me*hor expl*c*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"Atitude
</line>
<line>
em
</line>
<line>
relação ao u*o" d* ebooks (*=0.573). As *imens*e* "Confia**a na marca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
se*viço" (=0.17*) "F*cilidad* de uso e
</line>
<line>
perceb*da" (=0.189)
</line>
<line>
têm um impacto **no* na
</line>
</par><par>
<line>
*imensão "Atitu** em relação ao u*o".
</line>
</par><par>
<line>
Tabel* 6 - Re*ressão *inear múltipla
</line>
<line>
Variávei* Ati*ude e* r*laçã* a* us*
</line>
<line>
t-value
</line>
</par><par>
<line>
Confia*ça na marca e serviço
</line>
<line>
0 .1 7 2
</line>
<line>
* .* 1 1
</line>
</par><par>
<line>
*tilidade *erceb*da
</line>
<line>
0 .* 7 3
</line>
<line>
1 0 .3 8 4
</line>
</par><par>
<line>
Facil*dade d* uso per*ebi*a
</line>
<line>
0 .1 8 *
</line>
<line>
3 .5 0 8
</line>
</par><par>
<line>
R²
</line>
<line>
0 .7 0 5
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresi*a, v. *5, n. 4, art. 2, *. 30-46, jul./*go. 201*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *r*cesso de Consumo de E-Books: Enqu*dramento e Anteceden*es d* Intenção de Us*
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
Finalmente, realizou-se *ma *egressão linear simp*es utilizando, dest* vez, a dimensão
</line>
</par><par>
<line>
"Ati*u*e em
</line>
<line>
relação a* us*" como variáve* in*ependente, e a *i*en*ão "I*t**çã* de
</line>
<line>
us o"
</line>
</par><par>
<line>
c*mo va*iável dependente. O modelo enc*nt*ado expli*a
</line>
<line>
5*% da "Intenção de uso",
</line>
</par><par>
<line>
d***n**rand* q*e a uma a*it*de pos*tiva *ace aos
</line>
<line>
e-book* *em *m i**ac*o positivo na
</line>
</par><par>
<line>
"*nten*ão *e uso" (=*.794).
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 7 - Regress*o linear s*mples
</line>
</par><par>
<line>
Variáve*s
</line>
<line>
Intenção de uso
</line>
<line>
</line>
<line>
*-value
</line>
</par><par>
<line>
At*tud* em r*lação ao uso
</line>
<line>
0 .7 9 4
</line>
<line>
1 8 .6 3 4
</line>
</par><par>
<line>
R²
</line>
<line>
0 .6 2 9
</line>
</par><par>
<line>
Na figur* 2, sintetizamos os resultados da *egre*s*o linear, mos*rando o *odelo
</line>
<line>
*ompl*to com os re**ectivos valores .
</line>
<line>
Fig*ra 2 - O modelo de *ceitaçã* da tecnologia apli*ado ao uso de ebooks
</line>
<line>
Confianç* na
</line>
<line>
marca * s*r*iço =0.172
</line>
</par><par>
<line>
U*ili*ade
</line>
<line>
=*.573
</line>
<line>
Atitude *m
</line>
<line>
=0.794
</line>
<line>
In*e*ção de uso
</line>
</par><par>
<line>
percebi*a
</line>
<line>
relação ao u*o
</line>
</par><par>
<line>
Faci*idade de uso
</line>
<line>
=0.1*9
</line>
</par><par>
<line>
perc*bi*a
</line>
</par><par>
<line>
* es*udo **p**ico realizado p*rmitiu verific*r, em pri*eiro lug*r, ** conjunto de
</line>
</par><par>
<line>
crenças posi*ivas relativamente ao u*o de e-b*ok*. Foi possível apurar
</line>
<line>
que, em geral,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
inquiridos têm confia*ç* na marca e *erv*ço, c*nside*a* út*l o uso d* e-books e fáceis os
</line>
<line>
proce*ime*tos e**olvidos ne*se co*sum*. Em s*ntonia com est*s resultados, os ind*v*duos
</line>
<line>
demonstram uma atitud* positiva em *elação a* u** de e-bo*ks e u*a intenção efetiva *e os
</line>
<line>
u**lizar. Es*** resultados *efo*çam estudos *nteriores, nos quai* as dimensões "utilidade
</line>
<line>
p*rcebida", "facilidad* d* uso", "atitude em relação ao *so" e "intenção de *so" ta*bém
</line>
<line>
*btiver*m valores médio* positivos (ANTÓN; CAMARERO; **D*Í*U*Z, 2013). Foi
</line>
</par><par>
<line>
ai*da
</line>
<line>
po***vel v*rificar *ue os os *nquir*dos d*mons*r*m um* ati*ude positiva face ao uso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apresent** uma intenção de uso.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina PI, v. 15, n. 4, art. 2, p. 30-46, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Cardoso, R. N. Serra
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
No que diz *espeito aná*ise c*nverg*nt* * discri*inante d* esc*la, f*i possível *
</line>
<line>
co*statar que tod** as dimensõs obt*veram um valor igual ou superior * =0,7, demons*rando
</line>
<line>
a respetiva cons*stên*i* **terna.
</line>
<line>
A análise cor*elacion*l feita à *imensões *er*itiu ver*fica* que todas elas a*resentam
</line>
</par><par>
<line>
um valor de P ig*al ou s*perior * 0.5 (*<0,0*), demon*tran*o que
</line>
<line>
e*tas se correlaci*nam
</line>
</par><par>
<line>
entre s*. O *alor da correlação **tre a Facilidade de uso percebida e a I**enç*o de uso est* de
</line>
</par><par>
<line>
**ordo com estu*os prec**entes (HERNANDEZ,
</line>
<line>
2009; DAVI*,
</line>
<line>
1**9; HAUSMAN; *iekp,
</line>
</par><par>
<line>
2008). *stes estud*s *erificaram que o impacto da variável F*cilidade de uso percebid* sobr*
</line>
<line>
a intenç** *ende * diluir-se, uma vez que, com a exp*riênc*a na utilização da tecnologia, essa
</line>
</par><par>
<line>
m*sma Facilidade de
</line>
<line>
uso * dada com* *dquirida, não sendo c*nsiderada *el*vante
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
processo avaliativo.
</line>
</par><par>
<line>
Relativ*m**te às hip*teses d* i**est*gação, foi p*ssív*l confirmar todas elas. Assim
</line>
</par><par>
<line>
*endo, foi *os**ve* verif*car que a confiança
</line>
<line>
na marca e *erviço tem ** im*acto pos*tivo
</line>
</par><par>
<line>
signific*tivo s*br* a atitude *o *onsumido* r*l*tivamente *o uso de e-book (H1). Portan**,
</line>
</par><par>
<line>
qua*to maior a confiança no
</line>
<line>
p*od*to e no proc**s* de t**n*ação *til*zados *o*pra de e-
</line>
</par><par>
<line>
books, mais posi*iva será a a*itu*e *m relação *o seu *so.
</line>
<line>
Relativa*ente à H2, f*i possível c*mp*ovar que a utilidade perceb*da tem um **pacto
</line>
<line>
positiv* n* atitude face ao uso de e-*ooks. Est* *esultado é cons*stente com as conclusões do
</line>
<line>
estudo *e Antón, Ca*arero * *odrígue* (2013), no *ual s* v**ificou que a util*dade *erc*bid*
</line>
<line>
tem um impac*o *o*itivo sobre a atitu*e rela**v*mente ao uso de e-books.
</line>
<line>
Da mesma forma, foi possível co*firmar a H3, *a qu*l se propõe que a *a*ili**de *e
</line>
<line>
*so per*ebida tem um impacto posit*vo na atitude do consumidor, rel*tivam*nte ao uso *e *-
</line>
<line>
*o*ks. *s*e *esultado confirma tamb** os o*tidos *or Antón, *amarero e R*drígue* (2013)
</line>
</par><par>
<line>
q*e indicam que a *acilidade de uso percebi*a tem
</line>
<line>
um i*pacto *ositivo sobre a at*tude
</line>
</par><par>
<line>
relativ*mente *o *so de e-*ook*.
</line>
</par><par>
<line>
**nalmente, foi p*ssível veri*icar que a a*itude do consumidor *elativa*ente ao u*o de
</line>
</par><par>
<line>
e-books, tem um i*pacto positivo na inten*ão c*mportamenta* de us*r
</line>
<line>
e-books (H*). Es*es
</line>
</par><par>
<line>
*es*ltados vão ao encontro dos d*dos obt*dos por Tsa* (2012) e An*ón, Camarero * Rodríguez
</line>
</par><par>
<line>
(2*13), os quais demonstram *ue uma atitude p*siti*a relativa*ente
</line>
<line>
ao uso de *-books *em
</line>
</par><par>
<line>
im*acto posit**o sobr* a intenção *e uso.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, **resina, *. 15, n. 4, art. *, p. 30-46, jul./*go. 2018
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pro**sso de Consumo de E-Books: Enquadr*ment* e Antec*dentes d* Intenç*o d* *so
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
5 *ONSIDERAÇÕE* F*NA*S
</line>
</par><par>
<line>
A* *onclusões deste estu*o p*rmitem l*nçar alg*mas suges*ões para o* profissionais
</line>
</par><par>
<line>
que lidam directa ou indir*ctament* *om a promoção come*ci*lização de *-books e e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
dispo*itiv*s de leitura des*a in**rmaç*o. Em *ri*eiro **gar, os consumidores v**orizam o que
</line>
</par><par>
<line>
lhes é útil, *pontando *ara u** abor*agem ut**itá*ia e racional, numa demonst**ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
rapidez e c*mod*dad* que *ste tipo de suporte proporciona. Em s*gundo luga*, * valorizada *
</line>
</par><par>
<line>
facil**ad*
</line>
<line>
de *** dos dispos*tiv*s e das transacões
</line>
<line>
d* c*mpra de e-books, mostr**do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*mpor**ncia d* destac*r *stas vantagens ao consumid**. Fin*lmente, destaca-se a importância
</line>
<line>
da **nf*an*a na ma*ca e n* s*rv**o, demonst*an*o qu* as emp*es*s deverão *a* uma es*ecia*
</line>
<line>
atenção a este **pecto, mos*rando uma r*al atenção *o consumidor. *s campa*has de
</line>
<line>
comunic*çã* de w*bsites de venda de e-boo*s, assim como ** dispositivos ** *eitura, deverão
</line>
<line>
ass*mir este *rincípios no d**envolvim*n*o *a* suas es*r*tégias.
</line>
<line>
*p*sar de *erem *ido identificado* asp**tos im*ortantes na c*mpreensão do
</line>
<line>
comportmaneto d* consumidor de e-books po*tu*ueses, este estudo ap*esenta, n**ural**nte,
</line>
</par><par>
<line>
algumas l*mitações. *est*camos d*mensão e abra*gên*ia ge**r*fica a
</line>
<line>
da *mos*ra qu* se
</line>
</par><par>
<line>
afigura red*zida e dificulta a extrapola*ão d*s dad*s para a
</line>
<line>
*opulação portu*uesa. Seri*
</line>
</par><par>
<line>
neces*ário envol*er consumi**re* d* outr*s cidades *o *err*tóri* portugê* e *ma amo*tra *e
</line>
<line>
maiores dimensões pa*a ser pos*ível obter um retra*o mais fie* d*sta realidade.
</line>
<line>
Co** sug*stõ*s para futu*as i*vesti*ações, propomos a *dentificação de diferentes
</line>
<line>
gr*pos de indivíduos (*s utilizadores ferquentes, os ocasionais, os não u*iliz*dores), d* modo
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
verifi*ar
</line>
<line>
*s resultados das di*ensõe* nestes diferentes gru**s. Sug*rimos, ainda,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
su*screvendo as p*o*ostas d* Poon (2014), que seja* uti*izadas outras var*áveis a*icionais ao
</line>
</par><par>
<line>
estudo, nomeadamente a *redisposiçã* **ssoal par* a ac*itação e ado*ão
</line>
<line>
de produtos
</line>
</par><par>
<line>
inova*o**s (perso*al inn**ativene*s), as influ*ncia* *oci*is envolv*da* *o
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisão *e com*ra (social influences), *s custos *ercebi*os n* adoção de e-books (per**iv*d
</line>
<line>
costs), e a preocupação com o ambiente (environmental consciousn*ss).
</line>
<line>
Produto da e*olução e desenvolvime*to das tecn*logias da infor*açã*, o e-*ook é um
</line>
</par><par>
<line>
prod*to em processo de crescimento, e
</line>
<line>
ainda existem p*ucos estudos sobre o seu consumo,
</line>
</par><par>
<line>
no**adamente em Po**uga*. *es*e senti*o, são
</line>
<line>
necessária* ma*s inv**ti*ações que p*ssam,
</line>
</par><par>
<line>
por ** lado, *orn*c*r, *m re*ra*o ampl* e a*u*l sobr* este fenómeno e, por
</line>
<line>
outro lado,
</line>
</par><par>
<line>
for*ecer, aos pro*ission*is informaç*o útil par* o desenvolvimento das suas e*tr*tégias.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina *I, *. 15, *. *, art. 2, p. 30-*6, j*l./ago. 2018
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. R. Car*oso, R. N. Se*ra
</line>
<line>
44
</line>
<line>
REF*R*NCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AJZEN, I. *erceived Behav*oral C**trol, Self-E*ficacy, *ocus of Control, and the The*r* o*
</line>
<line>
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www4.fsanet.com.br/*evi*ta
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<line>
Como R*ferenciar este *rt*go, conform* ABNT:
</line>
<line>
CAR*OSO, P. R; *ERRA, R. N. O *r**ess* de Consumo de E-Boo*s: En*uadramento e
</line>
<line>
An**cedentes da Intenção de Us*. Rev. ***, Teres*n*, v.15, n.4, art. 2, p. 30-46, ju*./ago. 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
Cont*ibuição dos Autores
</line>
<line>
P. R. Cardoso
</line>
<line>
R. N. Serra
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) **álise e interpret*ç*o dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração d* ra*cun*o o* na revisão c*ítica do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) participa*ão na *provação da ver*ão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *5, n. *, art. *, p. 30-46, jul./ago. 2018
</line>
<line>
*ww4.**ane*.com.br/revista
</line>
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