<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 11, p. 210-227, *u*./ag*. 2018
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.11
</line>
</par><par>
<line>
Conectivos e Aspectos Semânt*c*s: Três Que*tõ*s e uma **estão
</line>
<line>
Connect**es and Seman*ics Aspects: *hree *u*stions an* one Question
</line>
</par><par>
<line>
**rlos *duardo da *ilv* Ferre*r*
</line>
<line>
Doutor *m Linguística e Líng*a P*rtuguesa pela F***ldade de C*ências e Letras *a Unesp de *raraquara
</line>
<line>
E-*ail: karloseduar*oo@*ahoo.com.br
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Carlo* Ed*ardo da S**va Ferr*ir*
</line>
<line>
Editor-Chef*: D*. *onny Ker*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Rua *a*ia, 2239, CE* 14810-247, Ar*raquara/SP, Brasil.
</line>
<line>
*odr*gues
</line>
<line>
Artigo r*ceb*do *m 07/0*/2018. Últi*a v*r*ão
</line>
<line>
recebi*a em *2/04/2018. Aprov*do em 03/04/2018.
</line>
</par><par>
<line>
Avaliado pelo si*tema Triple Rev*e*: D*s* Re*iew a)
</line>
<line>
*elo **itor-Chefe; e b) Dou*l* Blin* Review
</line>
<line>
(ava*iação ce** p*r dois avaliadores da ár*a).
</line>
<line>
Revi*ã*: Gramatic**, N*rma*iva e de F*rmatação
</line>
</par><par>
</page><line>
A**ncias de *omento: *apes - Coor*enaç*o de Aperf*içoamen*o de Pe*soal de Ní**l Superio*.
</line>
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<par>
<line>
Conectivos e A*pec*o* Semânticos: Três Que*t*es e uma *uestão
</line>
<line>
**1
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
<line>
Neste artigo, trazem*s à cen* * questões retiradas de pr*cessos s*letivos de ingresso ao
</line>
<line>
Pr*grama *e *ós-gradua*ão de Ling*íst*c* e Lí*gua Portugue*a da Unesp-Araraquara, * fim
</line>
<line>
de que, * par*r *elas, s*bre-elevemos reflex*es sobre a i*po**ância d* sensi*iliza*õ*s
</line>
<line>
sem*nticas do tema con*xão *e orações. No hor*zonte deste trab*l** te*os como im*ortante
</line>
<line>
int*rlo*utor o profi*sional em e*ucação que se interessa com a*su*to* ligados à produção de
</line>
<line>
sentid* em lín*ua. E*cerramos o movimento do te*to trazend* est* questão.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Conectivos. Estu*os enunci**ivos. Semântica. Bakhtin. Culio*i.
</line>
<line>
**ST*ACT
</line>
<line>
In th** art*cl*, w* *ring to th* scene * questio*s drawn from *e*ective *rocesses for joining the
</line>
<line>
*n*s*-Araraquara *ostgraduate Pr*g**m *n **nguistics an* Portuguese Langu*ge *n ord*r to
</line>
<line>
give *ise to ref*ection* on the importance of semantic sensiti**tion of connect*on theme of
</line>
<line>
sentences. In t*e *orizon o* this work *e *a*e as important interlocutor t*e profes*i*nal in
</line>
<line>
education tha* is inte*e*ted in subjects related t* the *roduction *f m*aning in la*guage. We
</line>
<line>
cl*se the m*v*me** of t*e *e** with th*s qu*s**on.
</line>
<line>
K*ywo*d*: Conn*ctiv*s. Enunciat*v* *tudies. *emant*cs. Bakh**n. *ulioli.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 1*, p. 210-227, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. Ferreira
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
*m começo de conversa
</line>
<line>
"Toda técnica/*xercí*ios de sala de aula (em q*alquer di*cip*ina) é d*r*vada *e uma
</line>
<line>
metodologia de tr**alh*, por sua vez, *inda derivad* de uma teoria, que é derivada
</line>
</par><par>
<line>
de uma ideo**gia, entendida
</line>
<line>
est* última noção, não em u* senti*o pejorativo, mas
</line>
</par><par>
<line>
e* um sentido amplo de visão de mu*do. A int*rdi*ciplinaridade, por exe*plo, só é
</line>
<line>
*ossível se* realizada *trav*s de t*cnica/*étodo/teoria/ideologi* semelhantes."
</line>
<line>
Letíc*a M*rcondes Reze*de (1992, p.151).
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
<line>
Na quest*o do trabalho e*colar, tem sido *ada uma importânci* * discussão fi*osófica
</line>
<line>
das i*ter-relações entre os *a*pos do *a*er, visto que, historic*mente, pos*uem radicais
</line>
<line>
sepa*açõ*s **limitativas.
</line>
<line>
Pa*a este *rtigo, gos*aria de *obre-elevar algumas mo*il*z*çõe* da óptica *os estudos
</line>
<line>
discu*si*os de *iés bakhtin*an*. Apes*r de o cam*o d* Análise do Disc**so possu** linhas de
</line>
<line>
anál*s*s de discur*os (b*kh**niana, foucaulti*n*, pecheutiana, mainguenea*niana, críti*a...),
</line>
</par><par>
<line>
podemos con*iderar q*e ambas os d*li*ear*s que e*as traçam tom*m que o *enômeno
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
linguag*m hum*na, *ssa *luralidade *e
</line>
<line>
expre*sivi*a*es, não é tran*p*re*t*, ou se*a, há um
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso dial*gico (e n*o diretiv*) de produções de sentid*s onde se pr*cura det*ctar, num
</line>
</par><par>
<line>
momento expre**ivo (o aconte*imento e*unciativo), como alguém significa ou *lgo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
signi*icado, **az*ndo-se sempre o *ressup***o de re*es de rel*ções. Esta visão co*temp*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
perspe*t*va
</line>
<line>
*e le*tura* d* materialismo histórico-dialét*co ao promover **plicitações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*vimentos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*deo*ogias **a*izadas em p*áticas do *otidiano. Image*ic*mente, é como se
</line>
</par><par>
<line>
houvesse um *nor*e icebe*g onde o expl*cito do blo** (pequen* superfí*ie que *stá
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
conjunto com uma
</line>
<line>
parte im*rsa, tá**ta) represen*asse a *t***d*d* prát*c*, chama*a de
</line>
</par><par>
<line>
"concret* ime*ia**", mas
</line>
<line>
que não * total,
</line>
<line>
centrado em si, mas
</line>
<line>
sim exp*es*ão *nterligada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uma dinâmica in*er-relacion*l, podendo ser "vista" ao *a*er*os r*lações, cot*ja*ent*s.
</line>
</par><par>
<line>
** investigarmo*, v*a marcas linguístic*s,
</line>
<line>
as instalações dos *en*r*os enun*iat*vos,
</line>
</par><par>
<line>
coloc**os *o *entro do co*f*onto relações sob*e an*****ens int*rpretativas que sujei*os, em
</line>
<line>
suas densidades sócio-histórica*, *e aportara*. *o*eremos *ncontra* vi*ões *e **ndo pr*v*as
</line>
</par><par>
<line>
ao mo**nto
</line>
<line>
do
</line>
<line>
dize*,
</line>
<line>
verificando como est* trabalho
</line>
<line>
o**ra*ó*io d* dizer (atividade
</line>
</par><par>
<line>
e*ilinguís*ica) d* organizaçã* *obre as
</line>
<line>
poss*bilidades d* estrutura*ão d*s m*n*os *,
</line>
<line>
neste
</line>
</par><par>
<line>
processo, ** p*edicações são *o**cionad*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, *. 15, n. 4, **t. *1, p. 210-227, j**./ago. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*ec*ivos e Asp*ctos Semântico*: Três Quest*es e uma Ques*ã*
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
Do p*nto de vi*ta da *esquisa ling**s**ca, asse*tar-se neste rumo m*todol*gic*,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
que marc*s ling*í*ti**s dão *istas de movimentos d* lin*uagem, orienta-*o* ver*fica* *or que
</line>
<line>
e com* se dá o **abal** dos suje*t*s n* e*preitada de constru*ões de cenários e**n*iati*os,
</line>
<line>
*e ca*in*os interpre*at*vo*.
</line>
</par><par>
<line>
A prod*ção ** *m enunci*do (um acont*cim*nto, uma materialidade expressa)
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
pode ser es*udad* ou mesmo interpretada fora d* seu contexto sócio-hi*tórico, isto porque
</line>
<line>
es*ão agreg*dos valores sob fo*ma* *istori*a*ente e* diálog* (correla*ão *o*f*ituo*a ou
</line>
</par><par>
<line>
harm*nio*a) *e dif*rentes
</line>
<line>
grupos. Ne*te sentido,
</line>
<line>
est*dar a* *elaç**s *ntr* *u outro *
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*romove* redes
</line>
<line>
de interpr*ta*ões *nu*ciat*va* sob enunciados em relações dial*gic**
</line>
</par><par>
<line>
(B*KHTIN, 2003). O ana*i*ta contri**irá com seu exced*nte de visão *rente os coteja**ntos
</line>
<line>
in*er*r*tati*os que d*se*a* coloca* em cena.
</line>
<line>
Focalizar *s nosso* *rabalh** a par*ir do proce*s* interat*vo exige in*taurar um
</line>
<line>
*es*ocamento *e um lado, * ling*a*e* vista co*o repertór*o, tra*ução de pensamentos
</line>
<line>
prévio, po*to estável, a*ab*do, p*ra a *inguagem *ista n* conf*onto entre o \dado\ e \novo\, o
</line>
</par><par>
<line>
repetível * o *ingular. É pre*iso fazer emergi* espaç** em nó* que sustentem/i*spi*em
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
di**onibilidade estr*tur*l para a **dança, admit*ndo-se, port*nto, a historic*d*de da
</line>
</par><par>
<line>
lingua*em, c*n**ituição *ontínua dos sujei*os e o a
</line>
<line>
espa*o das *nt*rlo*uções discur*iva*
</line>
</par><par>
<line>
(*ERR*IRA, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
2 REFER*NCIAL T*ÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
No jog* g**matical das construções formais e de senti*o, trazer o *mbate en*re fo*mal
</line>
</par><par>
<line>
(lingu*g*m) e e*pírico (at*vidade
</line>
<line>
*nu*ciat**a) é i*staurar na
</line>
<line>
c*na da *on**rsa
</line>
<line>
di*l*gica
</line>
</par><par>
<line>
(expl*ci*ação) o vivenciamento entre as experiências d** s*jeitos em *n*erlo*ução. Diálogo
</line>
</par><par>
<line>
signi*ica que temos
</line>
<line>
*m nós *m*gen* *o *utro (interlocu**re*), além de te**o* ta*b*m
</line>
</par><par>
<line>
imagen*
</line>
<line>
que * o*tro *az de *ós e como *ós mes*os nos fazemos por nós. *
</line>
<line>
nesta teia de
</line>
</par><par>
<line>
r*lações q*e a atividade *e ensino
</line>
<line>
e*erge. Ent*amos
</line>
<line>
nu* *ovimento de esp*ral
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
<line>
rodopia* construções. Iní*io e fim/fina*idade ** intercruzam
</line>
<line>
para dar espaço ao provisório
</line>
</par><par>
<line>
material. Es**bili*amo* e in*tabilizamos tanto formas qu*nto co*ceituação de formas.
</line>
</par><par>
<line>
Formamos uma hi*tór*a d* apr*pri*ções ind*ciárias do movim**to de ***anças q*e é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
linguage*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*en*o a língua um* expressivi*ade, podemos ope*ar atividades q*e montem e
</line>
<line>
d*smon*em as possibil*dades de l*itu*a/interpret*ção que sua *aterialidade n*s oferta. *íng*a
</line>
<line>
é estrutura; é funçã*; é lugar *nt**ac*onal; é e*pa*o de construç*o de *entidos, de alterid**e; é
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 4, art. 11, p. 210-227, jul./ago. *018 ww*4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. F*rr*ira
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
lugar de conflito, de inte*subje*ivi*a*es na **ena da* n*go*iações da si**ificação.
</line>
</par><par>
<line>
Além da conc*pç*o dialógica abordada *q*i, operamos funcional**n*e *om a Teori*
</line>
<line>
*as Ope*ações Predica*iv*s e Enunc*ativas (TOP*), teor*a desenvolvida por Antoine Culioli.
</line>
<line>
Os protocolos de tr*ba*ho de*ta sob*e *s expres*iv*dades/os textos pr*curam d** visibilidade a
</line>
</par><par>
<line>
o*e*ações *e construção *ue vão
</line>
<line>
do fo*mal ao *mpírico, *nvestigando as co*rel*ç*es *ntre
</line>
</par><par>
<line>
ativid*d*
</line>
<line>
epiling*ística (um movimento o*denador, "silencioso") e ex*li*ita*õe* da ordem
</line>
</par><par>
<line>
li*guística * meta*inguística.
</line>
</par><par>
<line>
A definiç*o de *inguagem, para Culi*li, *iz respei*o a *rocessos
</line>
<line>
operatórios
</line>
</par><par>
<line>
con*titut*vos dos seres que, no caso do
</line>
<line>
ser huma*o, traz um refin*m*nt* na constituinte
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
e*pressivi*ad*,
</line>
<line>
desdobrando-s* em si **r **io de ajustes de sentidos in*erpretativos d*ntro
</line>
</par><par>
<line>
de um contexto psicossoci*bi*lógico d* interações.
</line>
<line>
Culioli (1990; 1999a; 1*99b) vai *omp*r seu qu**ro t*órico co* a *efiniç*o d*
</line>
<line>
lin*uagem como *ma ativ*d*de *eno*inada de epiling*ismo, uma "racion*lidade silenciosa",
</line>
<line>
que con*i*tir*a num tr*bal*o de n*tureza c*gnitivo-*u*tural. O significado de um enunci*do *
</line>
</par><par>
<line>
c*nst*uído por meio de *odulações de *en*i*o,
</line>
<line>
e *ssa* mod**aç*es dialog*m en*re si e com
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
determ*nado conteúdo predicat**o, o qual fo*nece a espessu*a di***gica nec*ss*ria
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
construção da *eprese*tação.
</line>
<line>
A enu*cia*ão, p*rt*nto, pre*supõ* a existência de um *ercurso marcado de o*eraçõe*,
</line>
</par><par>
<line>
nas qu*is um
</line>
<line>
sujeito enuncia*or, numa
</line>
<line>
situação de enunciaç*o, (por meio *e ajustamentos)
</line>
</par><par>
<line>
bu*ca, no discurs*, sig*ifi*ar e *onstituir **ntidos.
</line>
<line>
Os cons*ituintes do mínimo e do m*ximo, do sig**fic*nte e do s*gnificado, *a p*lavra
</line>
<line>
e *o texto, *a forma e do conteúdo *e inter-relacio*am em o*e**çõ*s de *rodu**o de sentidos
</line>
<line>
pel*s su**itos. A tradição de estudos em Morfoss*ntaxe tem investid* em suas prát*cas
</line>
</par><par>
<line>
metodo*ógicas
</line>
<line>
uma pe*d* de noções *os co**titui*t*s, por m*io de suas metodologias *e
</line>
</par><par>
<line>
*n****icas, *sto
</line>
<line>
é, o isolamento l*xical e *at*górico, típico de
</line>
<line>
pr*tica* m*todológicas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
Morfossi*ta*e,
</line>
<line>
não faz *me**ir d* maneira potencial proc*ssos *e *tribuição
</line>
<line>
de sentido* de
</line>
</par><par>
<line>
ope*açõe* que os sujei*o* mo**liza* par* se expressar e compreender os jogos de *ingu*gem.
</line>
</par><par>
<line>
As formas
</line>
<line>
*e abor*ar língua conf**em *odos de se ver o *undo, e as relaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
estabelecidas nele/sobre *le ci**ulam entre nós, não apenas qua*d* são *xplic*tados
</line>
</par><par>
<line>
entenderes sobre *íngua e so*iedade, mas também q**ndo
</line>
<line>
pratic*mos
</line>
<line>
exercícios que
</line>
</par><par>
<line>
fundamentam um mo*us operandi que libera/ens*na/treina formas de visã* sobre as relações
</line>
<line>
entr* os suj*itos e os cont*ú*o* ** atu*ção *ob o mund*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 11, p. 210-227, jul./ago. 2018
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*ne*tivos e Aspectos Semânticos: **ês Ques**** e *ma Que*t*o
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
3 QUESTÕES:
</line>
</par><par>
<line>
Pa**indo da re*olha de * enunci*do*/questões de pr*vas
</line>
<line>
do Processo Seletiv* de
</line>
</par><par>
<line>
ing*es*o a estudos da Pós-*raduaçã* e* Lingu*stica e Língua P*rtuguesa da Unesp-
</line>
<line>
Araraquara, traço l*nhas *e ref*exão q*e co*templem o te*a de cone*ti*os oracionais. O
</line>
<line>
dese*volvimento destes debat*s to** prosseguim*nto * se si*te*i*a *a pr*x*ma seção.
</line>
<line>
I. (PPG*LP - 2012) - Câmar* *r. (1972, *. 79-8*) *efine os con*ctivos do *eguinte modo:
</line>
<line>
"Em *ortugu*s, os co*ectivos subordinativos se *i**dem em pre*osiçõ*s e conju*ções.
</line>
</par><par>
<line>
*s *reposições subordinam
</line>
<line>
um vo*áb*** a outro: flor do campo, *alei de flores. As
</line>
</par><par>
<line>
con*u*ções sub*rdinam *enten*a*. (...). *s
</line>
<line>
c*nectivo* são em p*incípio morf*mas
</line>
</par><par>
<line>
g***aticai*. Pertencem ao mecan*smo da lí*gua sem pressup*r em si *e**os qualquer
</line>
<line>
elem*nto do *n*verso biossoci*l. "
</line>
</par><par>
<line>
Afirm*ções como *ssa de Câmara
</line>
<line>
Jr. te*dem a classificar as prepos*ções como itens
</line>
</par><par>
<line>
estritamen*e gramaticais, d*stituí*os de si*nif*cado. Discuta c*mo os *n*nciados *baixo
</line>
<line>
podem se contra*o* a essa v*são s*br* as preposições n* Língua Portuguesa.
</line>
<line>
*oão ve*o de São P*ul*.
</line>
<line>
João veio para São Paul*.
</line>
<line>
André fo* com M*r*a ao supe*merca*o.
</line>
<line>
An*ré foi sem Maria ao supe*m*rc*do.
</line>
<line>
O foco d*s con*ctivo* desta questão se orienta *ar* as preposiç*e*. No en*anto, an*es
</line>
<line>
*e di*corremos sobre det*rminados movimen*os semânticos *e conectivos ent*e orações, é
</line>
<line>
vál*d* ressaltar a crí*ica a essa vi*ão d* considera*ão, co**cada aqui por Mattoso Câm*ra Jr.
</line>
<line>
(1972), d* os con**tivo* serem mecanis*os puramente g*amaticais desprovidos de
</line>
<line>
semant*zação devido às *enas enunciativas (universo biossocial).
</line>
<line>
Tome**s os **guintes enunciados:
</line>
<line>
1- D*sd* *ue eu *oro nesta vila, ele não veio me visitar.
</line>
<line>
2- Desde que você me pague, você en*ra.
</line>
<line>
*á *ma h*monímia estru*u*al nas for*as e* destaque, porém cada uma destas
</line>
<line>
su*tenta movimentos semânticos *istin*o*: e*quanto em 1, *es*e que instaura uma m*rcação
</line>
</par><par>
<line>
temp**al; em 2, de*d* que instau*a uma **ndição,
</line>
<line>
uma restriçã*. D*scutir
</line>
<line>
os valores
</line>
</par><par>
</page><line>
instal*dos *os enunciados é colocar a b*sca d* produç*o de sen*idos como foco da articulação
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 11, p. 210-227, *ul./ago. 2018 www4.fsa*et.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. S. **rr*ira
</line>
<line>
*16
</line>
</par><par>
<line>
forma-conteúdo.
</line>
</par><par>
<line>
Os mais variado* valo*es semânti*os c*te*o*iais e suas relações entre si (*efi*i*ud*,
</line>
<line>
inde**ni*ude, agentivi*ade, t**porali*ação, ins*ru*entaç*o, causalidade, posse, mo*a**zação
</line>
<line>
entre outr*s) co*põem proce*imentos da ordem da lingu*ge* qu* vão materializando, po*
</line>
<line>
meio de ma*cas linguí*ticas, os enunciados concretos. *m "cop* de lei*e" po*emos ter, na
</line>
</par><par>
<line>
de**ndência *a co*textualidade, *m uso ligado à id*ia de
</line>
<line>
"composi*ão
</line>
<line>
do co*teúdo" e, n**
</line>
</par><par>
<line>
obstante, * referência à ideia d* "comp*si*ã* da fo*ma": *eite é material de *opo. Em "c**o
</line>
<line>
de v*dro" a me**a questão. O univ*rs* bio*so*ial d* den*ida*e dos usos *as f*rmas atua
</line>
<line>
como *mpo*tante mecanis*o d*sambiguizante *a produçã* de sentidos.
</line>
</par><par>
<line>
S*b*e os nossos exe*plos
</line>
<line>
da questão da p*ova do *PGLLP, podemos c*nfigurar,
</line>
</par><par>
<line>
assim, os se**intes
</line>
<line>
p*sici**amentos ac*rca d* sem*ntiza*ão operada *ela* mar*as
</line>
</par><par>
<line>
linguísticas dos *o*ect*vos:
</line>
<line>
*- "*oão v*io *e Sã* Paulo" inst*ura-*e uma i**ia de p*ocedência/o*igem, e* que
</line>
<line>
h* u* *eslocamento. Des***amos, *ambém, que * *emântica d* verbo veio +
</line>
<line>
de nos in*icia s*br* o* lugare* f**ico-espac*ais de ond* algum suje*to fala. A
</line>
</par><par>
<line>
debreagem espacial *nstal* uma
</line>
<line>
monta**m de ce*a, c*jo espaço de onde
</line>
</par><par>
<line>
al*uém d*z não * "São Paulo", poi* um
</line>
<line>
*lguém quando vem d*, vem
</line>
<line>
de um
</line>
</par><par>
<line>
outro lug** que não o de onde se e*uncia;
</line>
</par><par>
<line>
2- E* "João v*io para Sã* Paulo" instaura-*e uma ideia de de**ino. Diferente *e
</line>
<line>
vei* d* * est*u*u**ção *nun***tiva com veio + par*, em sua debreagem
</line>
</par><par>
<line>
espaci**, instala
</line>
<line>
na
</line>
<line>
cena *ma marcação q*e o sujeit*
</line>
<line>
que diz *stá em
</line>
<line>
"São
</line>
</par><par>
<line>
Pa*lo",
</line>
<line>
pois um alguém
</line>
<line>
quando v*m para, vem par* * lugar de onde se
</line>
</par><par>
<line>
enunci*;
</line>
</par><par>
<line>
3-
</line>
<line>
Em "André foi com Maria ao *upe**ercado" *emos uma marcação de
</line>
<line>
*ompanhia;
</line>
</par><par>
<line>
4-
</line>
<line>
"André foi sem *aria ao superme*cad*" temos u*a marcação de au*ê**ia de
</line>
<line>
compan*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Os conectivos pode* exprimir, ainda,
</line>
<line>
outros valores, dentre os quais po*e*os
</line>
</par><par>
<line>
destacar os s*guintes: orig**, d*st*no,
</line>
<line>
po**e, matéria, assunto, com*an*ia, presença,
</line>
</par><par>
<line>
ausência, inst*umen*o, agente, lug*r, meio e *e*eficiário. Exemplos: "Calça
</line>
<line>
de T*ag*"
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 1*, n. 4, art. 11, p. *10-227, jul./ago. **18 www*.*s*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Conectivos e Aspecto* S*mân*icos: T**s Questões e uma Questão
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
(pos*e); "Ca*xa de m*deir*" (matér**); "F*lou de Física" (assunto); "Fechou a janela c*m *
</line>
</par><par>
<line>
chave" (ins*rumen*o); "* carro fo* b*tido por e*a" (agente); "Não *ou por ess* caminho"
</line>
</par><par>
<line>
(l*gar); "Conversei com
</line>
<line>
ele *elo ****lar" (meio);
</line>
<line>
"*nviei a encom*nda *ar* o Zé"
</line>
</par><par>
<line>
(beneficiário).
</line>
</par><par>
<line>
Ref*exões **bre semânticas de conectivo* e, em específico a esta que**ão, das
</line>
<line>
p*eposiç**s, *o*oca-nos a comp*eender q*e a est*u*ur* d* todo de u* *entido de uma fr*se *e
</line>
<line>
relaci*na com as partes constituint*s.
</line>
<line>
É i*porta*t* re*saltar que nem se*p*e um conect*vo exprime um* *elação *emântic*
</line>
<line>
**tre duas pala*r** ou o**çõe*, como em "Gosto de v*cê", *m que o conec*ivo de é estrut*ra
</line>
<line>
que direciona o complem**to verb*l.
</line>
<line>
*utr* as*ecto: há casos que, mesmo não ha*endo um conectivo, podemos suben*e*der
</line>
</par><par>
<line>
uma re*ação de sen*ido entre duas *rases. Por ex**plo: "Eu te
</line>
<line>
amo. Com *ocê meu mundo
</line>
</par><par>
<line>
fic* co* mais *rilho". Podemos encontrar entr* e*tas duas frases uma relação semântica
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
caus* ou explicação.
</line>
</par><par>
<line>
*I- (**GLLP - 2012)
</line>
</par><par>
<line>
Resp*nd*:
</line>
</par><par>
<line>
Quais ** d*ferenças *e sentid* que você po*e depre**der, *r*gmaticament*, em
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A construção de sentido e*tá *trelada à disp*s*ção s*nt*tica e est* estrut*ra/combina
</line>
<line>
ca*i*hos inter**etat*vos dos enu*ciados.
</line>
</par><par>
<line>
Est*s *rês co*str*ções contêm o que * Gramática *ormativa (GN) *em c*amado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
exemplos de subordinadas
</line>
<line>
adjet*vas *
</line>
<line>
as tipologiza classicamente como adjetiva* restriti*a*
</line>
</par><par>
<line>
(exemplo* 1 * 3 da perg*nta) e explica*ivas (exemp** 2). Por trá* d*sta c*tegorização *á um
</line>
<line>
fundamen*o lógico-*rganizacional dos enuncia*os, ou seja, a sintax* ele*ca*a aponta para
</line>
<line>
agrupa*entos e *re*su*os*os lógicos distintos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*es*na PI, v. 15, *. 4, art. 11, p. 210-227, jul./ago. *018
</line>
<line>
*ww4.*s*net.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. Ferr*ira
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
**temos qu* a *onexão entr* a parte oracional sob** o <estar podr*> (a subordinada
</line>
</par><par>
<line>
*djeti*a) e o *ermo da outra oração (a de ba*e, * "princ*pal") *
</line>
<line>
que a predição *e re*ere
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
realiza*a pelo **nec*i** *ue. De*te m*d*, além *e ele relacionar a* duas o*ações de cada
</line>
</par><par>
<line>
enunciado (1, 2 e
</line>
<line>
3), o conectivo
</line>
<line>
rea*iza u* pa*el semântico
</line>
<line>
de *etomad* refere*cia*
</line>
</par><par>
<line>
(an*fora).
</line>
</par><par>
<line>
Em 1, há um quadro *ógico *ue delimita que num grupo de maçãs haver*a maçãs
</line>
<line>
podres e não podres, send* a ins**ução dada para que alguém jogue *oras as maçãs podres. Em
</line>
<line>
1, temos uma marca de [+certeza] e* relação à exis*ência *e ma*ãs po**es *m re**ção ao qu*
</line>
</par><par>
<line>
temos em 3, *m que a lógica da existência de maçãs
</line>
<line>
podres é [+hipotética]: "j*gue fora as
</line>
</par><par>
<line>
ma**s que *stejam podres". * marca do subjuntivo no verbo nos o*ienta **bre esta qu*stão *,
</line>
<line>
inclu**ve, po*sibilita uma compr*ensão de cond*ção: o ato de jogar maçãs fora de***derá da
</line>
<line>
cond**ão de elas estarem podres.
</line>
<line>
E* 2, * grupo *ógico mo*ta*o é que todas as maçãs est*o podres. A classificação
</line>
</par><par>
<line>
normati*a entre ad*etiv* *estritiva e adj*tiva explicativa tem a ver com ma*eiras
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
co*strução lógica.
</line>
</par><par>
<line>
Per*untemo-nos: o e qu* co**cta "Pegue esta *aixa" e "jogue fora as ma*ãs" pos*ui
</line>
<line>
um* semân*ica de adição de cena. Pod*r* esta conjunção e ser e*tendida também com valor
</line>
<line>
de ad*er*idade?
</line>
</par><par>
<line>
Este e*ercíci* nos faz, como falante* da **ngua, oper*r c*m todo um si*tema a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
inter-relações sintátic*-s*mâ*ticas *ar* validar con*truções possívei*, *sto *, e*ta ativida*e
</line>
</par><par>
<line>
au*ilia a promo*ermos com
</line>
<line>
direcional*dad* a atividade
</line>
<line>
c*nstit*t*va aos sujeitos: o domí*io
</line>
</par><par>
<line>
d* epilinguagem, movimento psic*ssoc*ob*ológico *inonímico d* linguagem.
</line>
<line>
III- (*PG*LP - 2*16)
</line>
</par><par>
<line>
Ao trata* da *n*lise *intática do período
</line>
<line>
compost* po* coo*dena*ã*, a gramá*ica
</line>
</par><par>
<line>
tradici*nal defin* a
</line>
<line>
oração *o*rdenada ad**rsativa como a*uela que
</line>
<line>
apresenta *ma
</line>
</par><par>
</page><line>
conjunç*o ad**rsativa (CUNHA; CINTRA, 200*, p. 611), com* *m (1):
</line>
<line>
(1) Ele é p*l*ti*o, mas é h*n*sto.
</line>
<line>
*onfronte a defi*ição tradicional com a abordagem ling*íst*ca da oração adversati** *
</line>
<line>
par*ir da* sentenças (2) e (3), b*s*an*o destacar aspectos sintáticos e semânticos *e*evantes
</line>
<line>
para a análise sint*tica.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres*na, v. *5, n. 4, art. 11, p. 210-227, jul./ago. *018 ww*4.fsa*et.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Conectivo* e As**ctos *emânti*o*: Tr*s *uestõ*s e um* Ques*ão
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
(2) João estudou mu**o para * c*ncurso, mas fo* reprova*o.
</line>
</par><par>
<line>
(3) João estu*ou muito pa*a o concurso e foi reprovad*.
</line>
</par><par>
<line>
Aquele *osi*ionamen*o de Ma*to*o Câmara J* de conterem os c*nectivos a função
</line>
</par><par>
<line>
est*itam*nte gra*atical, colocad* em I, prospera sobremanei*a um rum* * comp*een*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma abordag** dos conectivos num foco estrut*rante *e*ligado de operações sem**ticas em
</line>
<line>
sua b*se. Nesta esteira, torna-se possível/plausív*l, assim, o de**aque da gramát*ca ** cunho
</line>
<line>
tradicion*l sobre o fato d* a*en*s u** fo*ma-es*anq*e ge*érica p*ssib**itar uma c*a*si*icação
</line>
<line>
que, esq*iz*fre*icamente con*rária a isto, marca uma nat*reza semânt*ca em s*a
</line>
<line>
tipologiz*ç*o (aditi*a, conclusiva, fina*, c*ndicional etc).
</line>
<line>
Antes *e *ebater *s exemplo* desta que*tão d* *PGL*P, t*aba*h**os com o seguinte
</line>
<line>
g*upo:
</line>
<line>
3a. Loco Abreu d*iblou e fez o g*l. (Valor *e ADIÇÃO.)
</line>
</par><par>
<line>
3b. **co Abreu driblou e não fez o *ol. (Va*or de
</line>
<line>
*POSIÇ*O; equ*vale a
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
mas.)
</line>
</par><par>
<line>
3c. Loco *b*eu driblou a t**os e merece* te* ganhado. (Valo* de C*N*LUS**;
</line>
<line>
equiv*le a um portanto.)
</line>
</par><par>
<line>
A partir
</line>
<line>
destes e*emplos, podem*s
</line>
<line>
veri*i*a* a
</line>
<line>
importância d*s co**iç*es de encaixe
</line>
</par><par>
<line>
para a produção de s*ntido que a marca *onectiva e esta**lece e* cada enunci*do.
</line>
<line>
* relação insta*rada *elo "e" en*re "Loco Abreu dri*lo*" com "[Louco Abre*] fez o
</line>
<line>
**l" ma*ca uma se*uenciali*ade d* *ena*. Logo, uma ideia a*itiva de cenas.
</line>
<line>
* *elação ins*aurada pelo "e" entre "Loco Abreu *riblo*" co* "[Loco *breu] não fe*
</line>
</par><par>
<line>
o go*" traz uma
</line>
<line>
pre*suposição n* segunda parte: ao c*nseguir *ribla*, ao **nseguir efetuar
</line>
</par><par>
<line>
*od* *ma co*quista que rum* *o gol - marcaçã* de objetivo -, o ato de nã* fazer * gol, por
</line>
</par><par>
<line>
a*gum motivo, é *ma oposiç*o a este pr*ssuposto.
</line>
<line>
Ag*egad* a e*ta le*tura, po*emo*
</line>
</par><par>
<line>
*omp*e*nd*r que a mar*a "e" a*ui colocada t*mbém instaura uma adição de cena: a cena da
</line>
</par><par>
<line>
*ual s* tira o pressuposto. Assim, é pos*íve* **a leitura que
</line>
<line>
*ste "e" uma adição de é
</line>
</par><par>
<line>
oposição. Diferente
</line>
<line>
seria se o conectivo *osse, neste
</line>
<line>
c*so, "ma*": o "mas" *a*ca *ma
</line>
</par><par>
<line>
semântica d*
</line>
<line>
oposição, p*rém nã*
</line>
<line>
*ortal*ce a id*ia de *equenciação de
</line>
<line>
cenas, e sim
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
pre*icações **bre pressupostos.
</line>
<line>
Em 3*, seme*hante ao ra*io*ínio que fizemos para *b, podemos ana*isa* a con*lusão
</line>
<line>
como uma adi*ã* conclusiva.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 15, n. 4, art. *1, p. 210-227, jul./**o. 2018 www4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. S. Ferreir*
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
*os dados * 3 do enunci*do 2
</line>
<line>
da
</line>
<line>
prova do *P*LLP pod*mo* depreender qu*
</line>
<line>
em 2,
</line>
</par><par>
<line>
*ir*m*s o *ressupost* de que que* es*uda *uito é *pr*v*do, porém não foi suficiente: mesmo
</line>
<line>
est*da**o mu*t* para o curso, Joao *ora repro*ado. Há u*a quebra da direcionalidade lógico-
</line>
<line>
proporc*onal/lógico-consec*tiva em que estuda* muito impl*c* em p*s*ar. Em 3, o "e" indica
</line>
<line>
**rés*im* de c*na num aspect* adv*rsativ*. *eria es** "e" *ditivo ou adversativo? Como
</line>
</par><par>
<line>
dissemos em
</line>
<line>
nossas refle**es, tratamo* de co*cebê-lo *omo adição adv*rsativa, u*a
</line>
</par><par>
<line>
c*nst**ção que a*socia ad**ão e adversidade, sendo
</line>
<line>
esta
</line>
<line>
a*versidade
</line>
<line>
deduzi*a de um
</line>
</par><par>
<line>
pressuposto l*gic*-e*unciati*o e não semanticamente exclus**o *o cone*tivo, **ui, no caso, *
</line>
<line>
mas.
</line>
<line>
(2) *oão estudou mui** *ar* o concu*so, *as foi *eprovado.
</line>
<line>
(3) Joã* estu**u muito p*ra o concurso e *oi r**rov*d*.
</line>
</par><par>
<line>
4 ME*ODOLOGIA
</line>
<line>
4.1 Um olhar no trabalho p*dag*gi*o c*m conec**v**
</line>
</par><par>
<line>
O *rabalho, não só
</line>
<line>
co* os conectivos na *r***u*a*ão entr* estrut*ra e funcionamento
</line>
</par><par>
<line>
*ramatical-di*cu*sivo no viés dialético, nos orien*a a uma compreensão e*ucacional de qu* o*
</line>
</par><par>
<line>
ca*inhos de ensi*o-aprendizagem se *ssentam sob * deman*a de sensi**lizar
</line>
<line>
os sujei*o* no
</line>
</par><par>
<line>
am*ien*e escolar, e**a*o instituci*nal, aos jog*s de *n*li*e entre es**uturas * funções
</line>
<line>
*in*uísticas. Est* trabalh* ope*ató*io busca *romover um caminho permi*sivo que
</line>
<line>
ex*licite/tome o *uj*ito no â*ago dos proces*os de s*gnifi*aç*o.
</line>
</par><par>
<line>
D*rante * cadeia d*
</line>
<line>
*rodução *e sentidos n*ma aula, por exemplo, o
</line>
<line>
aco*te*imento
</line>
</par><par>
<line>
f*z emer*ir com*ara*ões das
</line>
<line>
ma*s
</line>
<line>
in*sitadas. Um *om p*xa ou*r* som. *m* *al*vra p*x*
</line>
</par><par>
<line>
*utr* palavra. U** an*lise puxa outra anál*s*.
</line>
<line>
Discuti* * lugar *o apar**imento e suas formas *e interaçã* ocorridas *or causa do
</line>
</par><par>
<line>
gêne*o di**ursivo ou lugar midiático é colocar *m c**a uma reflexão s*bre at*vidade a
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
linguagem *m meio às dinâmicas
</line>
<line>
do sei* *o*ial. Em
</line>
<line>
aul*s, muito se tem *ito
</line>
<line>
que essa
</line>
</par><par>
<line>
at*vidad* gera a um estado radi*al de ma*i*ula*ão com o empírico (uma cer*a
</line>
<line>
"lo*cura"
</line>
</par><par>
<line>
*etodoló*ica), t*aze*do o s*jeito a uma sensi*ilização com m*rqui*has linguíst*c*s, es*as
</line>
</par><par>
<line>
deixadas p*la *tividade const*utiva ** l**guagem. Esta intera*ão perpassa o
</line>
<line>
níve* das i*ter-
</line>
</par><par>
<line>
r*lações entre os sujeit*s. Com* já
</line>
<line>
dissemos neste text*,
</line>
<line>
subjacente a uma *e*ria se asse*ta
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*res*na, v. 15, n. 4, *rt. 11, p. 210-*27, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*ecti*os e Aspectos Sem*nticos: Três Questõe* e uma Questã*
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
uma me*odol*gia do tr*balho *mbebida por i*eologi*s orient*doras do tratamen*o do s*r no
</line>
<line>
mu*do das relações.
</line>
<line>
T*m sido um lugar **ito comum entre pr*fessores, educadores e *stud*oso* da
</line>
<line>
linguagem certas atitudes negativas em relação ao ensino e deb*te sobr* gramáti*a. *ma
</line>
<line>
consequência disto s* en*aminha *ara ou u*a reje*ç*o do est**o gramatical *u para prá*i*as
</line>
<line>
que co*tinuem aprego*ndo exercícios que con**ci*ne* visões de mund* *uito estabili*adas,
</line>
<line>
se *omp*eender*os que a análise gramatic*l se*uiri* p*rale*a * an*lise do mundo.
</line>
<line>
Ma* o que é mesmo "gramática"? Um* *ue*tão norte*dora p*ra a *elação gramát*ca e
</line>
<line>
en*ino é a s*gui*te: po* que e como as *xp*essões da* lí*guas nat*rais sig*ifica* aqu*lo que
</line>
<line>
signi*ica*?
</line>
<line>
É imp*r*ante reconhecer/reconstruir/r*cobrir cenários de um *odo *nunciado
</line>
<line>
sign*ficativo, a fim de compreen*er * formalização signif*cativa das partes.
</line>
<line>
N* letra-canção "Cart* d* amor"1, de Mari* Be*hânia encont*am*s:
</line>
<line>
\Você é o oco, d* o*o, d* oco, *o **m f*m do mun*o\
</line>
</par><par>
<line>
No v*rso destacado por mim, a fim de e*pl*citar uma *oç*o
</line>
<line>
s obr e
</line>
<line>
um vazio sem
</line>
</par><par>
<line>
***t**do qu* h*bita nu* in*erloc*tor, t*ama esta que v**ha *co**en*o em dizeres a*teri*re* a
</line>
<line>
este *estaque, há uma estru*uração mu*to interessan*e do ponto de vista *ormal.
</line>
<line>
An*es d* deb*termos sobre construções linguístic*s deste verso em específico,
</line>
<line>
vale*o-nos *e *m outro exem*lo de ca*o estr*tura* idêntico. Q**ndo temos um caso como:
</line>
<line>
"* filho1, do filh*2, do filh*3 dela" a marca forma* filho0 recai a sujeitos no mu*do difer*n*e*,
</line>
</par><par>
<line>
mas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
gua*dam *ma re*ação de
</line>
<line>
aden*ramento e*t*e si. Podemos anali*ar, aqui, uma
</line>
</par><par>
<line>
es*ilíst*ca enunciativa *ue est*be*e*e h*era**u**s de agrupament*. Pensando em tem* centra*
</line>
</par><par>
<line>
ou polo d* a**unto, qual é filhox em ques*ão? O filhox o
</line>
<line>
dela? Estrut*ralme*te * filho1, o
</line>
</par><par>
<line>
primeiro do encadeamento dado, mas que se interli*a *s outras e*pec*açõ*s de fi*h*x.
</line>
<line>
P*nsando *m construção de um grupo *ógi*o, fil**1 é o elemen*o mai* int*rno * filho3 é o
</line>
<line>
mais *xterno. Podemos pen*a* na propriedade temporalid*de (entre ant*riorida*e-
</line>
<line>
**steri*rida*e) que a noção de <ser f*lho> i**taura.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, *. 4, art. 11, p. 210-227, jul./*g*. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. Ferrei*a
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
* RES*LTADOS * DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Na co*strução de nosso verso
</line>
<line>
em d**t*q*e, *ramar um cen*rio h***árqu*co
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dis*osiçõe*, cuja m*rca s*mânt*c* rem*nta * traços do vazio, do ínfimo ("Você é o
</line>
<line>
oc*, *o
</line>
</par><par>
<line>
oco, do oco do sem fim do mu**o") torna o elemento mais interno um elemento mais intenso
</line>
<line>
na *r*pri*dade do vazio. O vazio possui fu*do? Ser oco de *lgo q*e já é o *co ** um oco? A
</line>
</par><par>
<line>
*emântic* do l*xic*
</line>
<line>
em questão *e v*le desta estru**ração para pote*cializar a propriedade
</line>
</par><par>
<line>
dimensã* (entre peq*eno-grande).
</line>
<line>
A tipologia *radi*i***l dos compêndios de *ramátic* possui d*ferentes *ri*érios
</line>
<line>
cl*ssif*catórios que se *mbricam entre si, provoc*ndo in*oerênc*as. *ri*érios *ue le*am
</line>
</par><par>
<line>
aut*res a classifica*em determi*a*os fundamentos lin**ísticos não contêm
</line>
<line>
uma base
</line>
</par><par>
<line>
tradicio**l de *xplicitaç*es. * *ategoria suj*ito, por **emplo, se mescla com critér*o*
</line>
<line>
*intático* e semânti*os. Em A port* f*chou temos um sujeito sintático a port*. O conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
semântico pos*ui tr*ços huma***ante*. A porta
</line>
<line>
se fecha? Alguém fecha * porta. *uem é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sujeito semântico da interaç*o verbal? Sendo tipolo*izado
</line>
<line>
co** termo essencial
</line>
<line>
da o*ação,
</line>
</par><par>
<line>
porta*to *ndispensável, como pode haver oração s*m **jeito? Me*clam-se, *s**m, cr*térios de
</line>
<line>
n*ture*a próxima, mas distinta.
</line>
<line>
O estu*o de rede* se**nt*cas in*tauradas nos enunciados pos*ui forte va**r
</line>
</par><par>
<line>
a*gumenta*ivo para as
</line>
<line>
int*rcone*õe*
</line>
<line>
dos nívei* d* análise. M*r*a *elena
</line>
<line>
de Mo*ra Neves
</line>
</par><par>
<line>
ressalta, numa **rsp*ctiva de paradigma func*on*lista, que "a **a*mát**a *
</line>
<line>
vist* com*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
quad*o *brangente no
</line>
<line>
qual a sem*ntica e a si*tax* d*vem ser
</line>
<line>
es*udad*s. A semântic*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
instrum*ntal em rela*ão * pragmática e a sintaxe é ins*rumenta* *m relação à sem*n*ica"
</line>
</par><par>
<line>
(NEVES, 1997, p. 46). Toma* como ins**umental na leit*ra dialética, quer dizer
</line>
<line>
valer-se
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*uma manei*a sine **a non par* a produ*ão de *e**os/sentidos, e não *pena* com* um m*do
</line>
<line>
que ora ou *u*r* os níveis de anális* podem ** i*tercomunicar. Para a produção estruturante
</line>
<line>
dos sen*idos, todo o *ize*/o dito é resulta*o/*esu**an*e *e uma r*de de organizações do dize*.
</line>
<line>
Estrutura e significações bai*am nas *perações *o**t*ut*v*s *a linguagem.
</line>
<line>
Ofertando a**uns *utros *xemplos *e trabalho *edagóg*co des*e viés metodol*gico de
</line>
</par><par>
<line>
confluência entr* os nívei* de aná*ise e de diálogo co* a tradição,
</line>
<line>
tr*balhe*o*
</line>
<line>
com al*uns
</line>
</par><par>
<line>
***mplos:
</line>
</par><par>
</page><line>
4a. [Foi pa*a a balada], ma* [não conver*ou com ninguém].
</line>
<line>
4b. [Foi *ara a bal*da], porém [*ão conversou com n*nguém].
</line>
<line>
4c. Embora [tenha id* par* a balada], [não c*nver*ou com nin*ué*].
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina, v. 15, n. 4, art. 11, p. 210-2*7, jul./ag*. 2018 www4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*ectivos e As*ectos Semânticos: Três *uestões e uma Qu*stão
</line>
<line>
*23
</line>
</par><par>
<line>
4d. Apesa* de [ter ido par* balad*], [não c*nversou co* *ingué*].
</line>
</par><par>
<line>
Temos, aqui, *m grupo d* ex**plos co*posto po* conectiv*s que instauram **lores
</line>
</par><par>
<line>
de oposição en**e a semântica das orações, que lig*m enu*ciados *om
</line>
<line>
orien*ação
</line>
</par><par>
<line>
ar*um**tativ* contrária. No*e*os
</line>
<line>
*ue **tes quatro
</line>
<line>
conectore*
</line>
<line>
qu* possuem *alores
</line>
</par><par>
<line>
s*mânticos
</line>
<line>
*e oposiçã* estão posicionados em lugares distintos *a
</line>
<line>
estrut**ação dos
</line>
</par><par>
<line>
enunciad*s.
</line>
<line>
F*rmam os
</line>
<line>
tip*s estrut*rais: ca*o 1: [a], c [*] e caso 2: c [a], [b], em qu* o
</line>
</par><par>
<line>
es**po (lu*ar a*in*ido) d* *onectivo pode se dar e* *e a ou de b. Em 4a e 4b, temos *ue mas
</line>
<line>
e po*ém es**o ao l*do de b (c**o 1) e *s dois últimos exemplos, 4c * *d, temos que embor* e
</line>
</par><par>
<line>
ap*sar *e
</line>
<line>
es*ão encabeçando o enunciado e, assim, p*óximos de a (**so 2).
</line>
</par><par>
<line>
Pergunt*mo-nos: **r q*e e***ra e apesar *e en*abeçam a primeira o*a*ão e não
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
segunda ora**o co*o o ma* * o poré*? Respon*a*os: porque, se saírem da estru**raç*o do
</line>
<line>
caso 2 para serem caso 1, o sentid* *e a*te*a, ou se*a, se e*b*ra * *pesar de e*ca*eça*em a
</line>
<line>
me*ma *ração que * m*s e o po*ém en*abeçam, o senti** do enunci*do é outro. P*ra discuti*
</line>
<line>
sobre isto, co*tinuem*s este nosso de*at*.
</line>
<line>
Com* já colocamos anterior*ente sobre p**ssupostos ins***ados em adversativ*s,
</line>
<line>
podemo* elencar um con**nto de tra*o* t*r*dos na r*l*ção ent*e *uas or*ções *om conectivo
</line>
<line>
indi*and* *ontra*iedade:
</line>
<line>
5a. Que*o ficar com ela, mas [ela tem namo*ada].
</line>
<line>
<Ter namorada> faz eme*gi* um pressuposto do re*heio cul**ral q** determinado
</line>
</par><par>
<line>
*ujeito co*oca:
</line>
<line>
*uem tem *amorada não
</line>
<line>
p*de s* rela**o*ar
</line>
<line>
com ou*ras *esso*s; não posso
</line>
</par><par>
</page><line>
ten*ar me relacionar com quem ten*a na*orad*. <Ter nam*rada> ganha valo* de oposiç*o à
</line>
<line>
ide*a de "ficar c*m ela". O mas e * *or*m *ão ad*ersativo* e *ort*lece* a oração * q*e se
</line>
<line>
li*am.
</line>
<line>
5*. Quero ficar com ela, emb*ra [ela te*ha namorada].
</line>
<line>
Ao colo*armos o em*o*a na mesma posiçã* *o ma*, ou s*ja, na estru*ura *e caso *, o
</line>
<line>
sentido será ou*ro. O pressuposto do recheio cul*ural, também prese*te aqui, não será, para o
</line>
<line>
sujeito, a oposição que barr*rá se* desejo. * fato de ela te* na*orada não é conside*ado um
</line>
<line>
*roblema, sendo este diz** marc*do com o embora u*a ressalva que *ã* anula o *rgumento
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res*na PI, v. 15, n. 4, art. 11, p. *10-227, j*l./ago. 2018 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. Ferreira
</line>
<line>
***
</line>
</par><par>
<line>
principa*. Est* marcação in*taura o que a tradiçã* c**ma de co*cessi**dade, poi* a há uma
</line>
<line>
co*trad**ão e*plicitan*e.
</line>
<line>
5*. *mbora [eu queira ficar *om el*], ela tem namorado.
</line>
<line>
Colo*ando o em*ora na o*tra *ração, ela se alia ao s**ti*o de 5a (= Quero ficar com
</line>
<line>
ela, mas ela tem namorada). Assim, como conecto*es de apresent*ção de oposições, mas e
</line>
</par><par>
<line>
p*rém fortal*cem a oração que *e li*am, *nquanto emb*ra e apesar de enfraquecem a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
oração a que se lig*m e, consequentemente, fortalecem a **ação a que não s* *iga*.
</line>
</par><par>
<line>
*rê* consid*rações:
</line>
</par><par>
<line>
1- Para uma *ão *uebr* *o p*essuposto, * mas acom**nha a *raç*o *e *ue s* ti*a o
</line>
</par><par>
<line>
pre*su*o*to e o e*bora
</line>
<line>
não acompanha. Para uma quebr* do pressupo*to, o mas *ão
</line>
</par><par>
<line>
acompanh* a oração d* que se tira o pressuposto e o e*bo*a acompanha.
</line>
<line>
Te*os:
</line>
<line>
[p*ess*p*st*]
</line>
<line>
*uero fic*r c*m ela, mas [e*a tem na*orada].
</line>
<line>
Em*ora queira fi*ar com el*, [ela tem n*m*rada].
</line>
<line>
[Ela tem n*morada], mas quer* ficar **m ela.
</line>
<line>
Quero *icar co* ela, embora [ela tenha namor*d*].
</line>
<line>
D*scursi*amente, qu*brar pressupostos, ** nã*, marca *ma *e*ação do sujeito c*m a*
</line>
<line>
ideol**ias c*rc*lantes *as sociedad*s. As **nstruções sintát*cas apontam p*ra in*est**ações
</line>
<line>
sobre *elações *n*re *onstitu*iv*d*de dos s*jeitos, i*eologi*s e i*agens d* alteridade.
</line>
<line>
2- A estruturação dos c*sos, *uando alte*ada d* po*i*ioname*t* na* conc*ssiva*, não perdem
</line>
<line>
o alinhamento do sentido. Já nas adversativas, sim.
</line>
<line>
[*m*ora el* tenha na*orada] [quero *icar com *la].
</line>
</par><par>
</page><line>
[Quero ficar com ela] [embora e** tenha n*morada].
</line>
<line>
* possível m***p*lar est*uturalment* os cas*s 1 e 2 como a, c b = c *, a tendo os
</line>
<line>
*onectivos embora e ap*sar de. Ist* n*o se mostra, numa questão d* marcação f*rmal, *om os
</line>
<line>
conectivos adversa*ivos *as e *or*m.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 11, p. 210-227, jul./*go. 2018 w**4.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Es*es mas enc*b*ç** a sent*nça, p**ém p*dem*s compreender qu* eles, no en*anto,
</line>
<line>
nã* f*nciona* com* adversa*i*as entre ora**es formai*. E* I, t*mos *m operador
</line>
<line>
enunciativo de to*a*a d* tu*no de f*la; em II t*mos *m recurso enfáti*o irônic*; em III te*os
</line>
<line>
uma interr*gati*a n* dimensão do ling*ístico que se comp**men*a adversativamente no plan*
</line>
<line>
do **agmá*ico (contexto - não se esper* que **cê fosse para a fes*a).
</line>
<line>
3- Da não equival*ncia usual, ent*e mas e poré*: perce*amos q** há certas *estrições form*is
</line>
<line>
p*ra o apare*ime**o de **s e porém, como nos e*emplos * seg*ir:
</line>
<line>
Ele pr*meteu *i*ar 1 ano ****. Passado um mês, *orém, ele *etor*o*.
</line>
<line>
Ele pro**teu fi*ar 1 ano f*ra, mas, passados um mês, ele retornou.
</line>
<line>
Um últi*o caso q*e tr*ze**s *obre estas nossas l*n*as reflexivas é um exemplo que
</line>
<line>
retoma as concessivas. Vejamos que, ao tra*alha*m*s *earran**s *om o exem*lo *íb*i*o *e
</line>
<line>
Salmos 23.*, podemos refletir sobre as formas de montagens de *enário*:
</line>
<line>
"A*nda que eu passasse pelo *ale da sombra *a mo**e, *ão temeria *al a*gum... "
</line>
<line>
Se eu pass**se/pa*s*r pelo vale da som**a *a *orte, *al algum temeria/t*merei.
</line>
<line>
*assando pelo *ale *a sombra *a morte, *al algum te*o/temer*i.
</line>
<line>
Ao pass*r pelo vale da sombra da morte, m*l alg*m temerei.
</line>
<line>
Pod*m** ir des*obrando múltipl*s paráfrases *ue possuem sutilezas int*rpr*tativas.
</line>
<line>
Nestes n*sso* ex*mplos, os *entidos instau*ados pelo* co*ect*vos são or*en*ad*s de acordo
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
o acabam*nto *nter*retati*o *o conjunto global, isto é, as *elações *e c*nces*ã*,
</line>
</par><par>
<line>
condição, hipót*se, conseq*ência, por exem*lo, sã* noções operadas no i*terior de uma
</line>
<line>
s*mântica glo*al de in*erpretações.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina P*, v. 15, n. 4, ar*. 11, *. 210-2*7, jul./ago. 2018
</line>
<line>
***4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. F*rreira
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
* CONCLUSÕES
</line>
</par><par>
<line>
A produç*o de u* enun**ado (um aco*teci*ento, uma materialidade *xpr*ssa) não
</line>
<line>
po*e *er est*dad* o* me*mo int*rpretada fora de *e* contexto sócio-hi*tóric*, isto porque
</line>
<line>
estão agreg*dos *alores so* forma* histor*camente em *iálogo (co*relação c*nflituosa ou
</line>
</par><par>
<line>
*armoniosa) de diferentes gr*pos. Nest* se*tido, estudar *s relações ent*e eu e outro
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
promover redes de interpretações e*unciativas sob
</line>
<line>
enunciado* em relações dialógicas. O
</line>
</par><par>
<line>
*nalista contribuirá
</line>
<line>
com *eu excedente d* v*são frente o* c**ejamentos interpret*tivos
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
desejar colocar *m *ena.
</line>
<line>
* *nunciaç*o, po*tanto, pr*ssupõe a existênci* de um percurs* ma*cad* *e op*r*ç*e*,
</line>
</par><par>
<line>
**s quais um suj**to enu*c*ador, numa situ*ção
</line>
<line>
de e*unci*ção (por mei* d* aj**t*mentos)
</line>
</par><par>
<line>
bu*ca, no disc*r*o, *igni*icar * co*stitu*r senti*os.
</line>
</par><par>
<line>
A G* *e cu*ho tradicional po**u*, co** instrument* li*guí**ic*-*ocial, uma
</line>
</par><par>
<line>
densi*ade históric* p*ec*sa, de*sa * com*acta. Sendo assi*, ao
</line>
<line>
tr*balha*m*s *om
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
inúmeros c*mpêndios que ilustram esta t*adi*ão de trabalho *edag*gico, podemos verificar
</line>
</par><par>
<line>
linhas q*e nos d*reciona* si*temas ântropo-cultura*s (d* a
</line>
<line>
visões de mundo e de *elações
</line>
</par><par>
<line>
soci*is) que se materializam *o cunho *r*scritivo de seus diz*res. No entant*, p*demo*
</line>
</par><par>
<line>
considerar a G* pré-cie**ífic*, co*posta por *ná*ises
</line>
<line>
*u* res*al*m inter-relaçõe* e*tr*, *or
</line>
</par><par>
<line>
exemp**, os d**ínios morfoló*icos, sin*át**o, semân*ico, fi*osófi*o no estudo das línguas.
</line>
</par><par>
<line>
É possível, na questão didática, explo*ar *oss***lidad*s de construção
</line>
<line>
de s*n**dos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*a*t*r dos co*ect*vos,
</line>
<line>
refl*tindo que estes são eleme*t*s *on*titutivos *a língua pelos quais
</line>
</par><par>
<line>
c**ári*s *nunc*ativ*s são re*obert*s.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
BAKHTIN, M. M. E*t*tica da *riaç*o verbal. Sã* Pau*o: Ma*tin* Fontes, 2003.
</line>
<line>
C*MA*A Jr., *. M. Estrutu*a da lín*ua *ortuguesa. Pet*ópolis-RJ: Vozes, *972.
</line>
</par><par>
<line>
CULIOLI, A. **ur une lingui*tique de l'énonciation. Opérations et
</line>
<line>
représentati**s
</line>
<line>
(t1).
</line>
</par><par>
<line>
Paris: Ophrys, 1990.
</line>
</par><par>
<line>
_____. Pour u*e lin*ui*tique de l'*nonciation. For*alisation e* opérations d* repérage (t2).
</line>
<line>
Paris: Ophrys, 199*a.
</line>
</par><par>
<line>
_____. Pour un* ling*istique de l'énonciati*n. Domaine noti**nel
</line>
<line>
(t3). Par*s: Op**ys,
</line>
</par><par>
<line>
1999b.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina, v. 15, n. 4, a*t. 11, p. 210-227, *ul./ag*. 2018
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*ww4.f*anet.com.br/re*i*t*
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</par><page>
</document><par>
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Con*cti*os e Aspectos S*mânti*os: Três Que*tões e uma Que*tão
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227
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*ERREIRA, C. E. S. O di*curso **bre a aula de matemática: ar**cu*ando vo*es *a revi*ta
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Nova Escola. Disser*ação (Mestrado em Linguí*tic* e Lín*ua Port*guesa) - Unesp,
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Araraquara-S*. 20*5.
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*E*ES, M. H. M. A gramática funcional. São Pau*o: Mar*i*s Fontes, *997.
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R*ZENDE, L. M. "Educação e s*ciedad*: o ensino de línguas". Di*á*ic*, *. 28, 151-17*.
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São Paulo. 199*.
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Como Referencia* *ste Artigo, confor** A*NT:
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FERREIRA, C. E. S. Conectivos e Aspectos *emânticos: *rês Questões e *ma Questão. Rev. F*A,
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T*resina, v.15, *.4, art. 11, p. *10-227, *ul./ago. 20*8.
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**ntr*buição dos Autore*
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<line>
C. E. S. *erreira
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1) conce**ão e planejamento.
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X
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<line>
2) análi*e e i***rpret*ç*o dos dados.
</line>
<line>
X
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3) elabo*ação d* rascu*ho ou na revisão crítica do conteúdo.
</line>
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X
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<line>
4) participação na aprovação da ve**ão final do manusc*i*o.
</line>
<line>
X
</line>
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</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 15, n. 4, *rt. *1, p. 2*0-2*7, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*ista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)