<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 6, p. 120-136, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.1.6
</line>
<line>
O U*o de Variáveis Dummies em Produç*e* Científi*as: *nális* *ibliomética n* *lataforma
</line>
<line>
S*opus
</line>
<line>
The Use *f Dum*i*s Variabl*s in Scientif** Prod*ctions: Bi*lio*étic A*a*ysis at *copus
</line>
<line>
Platform
</line>
</par><par>
<line>
Jova*i P*tias
</line>
<line>
Mestre em E***nharia de *rodução pela Un*versidad* Federal de S*nta Maria
</line>
<line>
Profes*or *a Faculdade de D*reito de S*nt* Maria
</line>
<line>
E-m**l: jovan*pa*ias@gmail.co*
</line>
<line>
J**iane de F*eitas Battisti
</line>
<line>
D*u*orado em E*genharia de *rodução pela Univ*rsi*ade Federal d* San*a C*tari*a
</line>
<line>
Mestre e* En*e*haria de P*odu*ão pela Univer*idade Federal de Santa Maria
</line>
<line>
E-m*il: julianedefr*i*a*b*tt*sti@g*ail.**m
</line>
<line>
Adriana Porto
</line>
<line>
D*u*orad* em Adminis*ração pe** U*iversidade Federal de S*nta Ma*i*
</line>
<line>
Mestre em **g*nha*ia de Pro*ução pela U**versida*e Feder*l de Santa *aria
</line>
<line>
*-mail: adri*naporto*dm@gma*l.com
</line>
<line>
Rose**ine Ruvia*o Zanini
</line>
<line>
Douto*a em *p*demiologia pela Uni*e*sidade *ederal ** Rio Gr*nde do Sul
</line>
<line>
Professora *a Univ**sidade Federal de Santa M*ria
</line>
<line>
E-mai*: rrzanini63@gmail.com
</line>
<line>
Lui* Felip* D*as Lopes
</line>
<line>
D*utor em En*enh*r*a de *rodução pela *niversidade Federal *e Santa Ca*ari*a
</line>
<line>
*rofes*or da Universidade F*deral de Sa*ta **ria
</line>
<line>
E-ma*l: lflo*es67@y*h*o.com.*r
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
O *so ** Var*á*e** Dummie* em P*o**çõe* Cie*t*fica*: Anál*se Bibliom*t**a na Pla*aform* Scopus
</line>
<line>
**1
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Em es*atística ou econometria, *articularmente na análise de regr*ssão, uma variável
</line>
</par><par>
<line>
Dummy é aq*ela que toma o
</line>
<line>
valor
</line>
<line>
de "zero"
</line>
<line>
ou "um" in*icand* a ausência ou presenç*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qualid*des *u atri*u*os. Es*as variáveis são usada* *omo *ispositiv*s para classi*icar dados
</line>
</par><par>
<line>
em categorias mutuamente e**lusivas. Na anális*
</line>
<line>
de regressão, as vari*veis
</line>
</par><par>
<line>
d*pendentes podem s*r influenciadas não apenas po* variáv*is q*antitativas, mas també* por
</line>
</par><par>
<line>
var*áveis qual*tativas. Ne*te se*tido, * prese*te estudo propõe-se a
</line>
<line>
co*ceituar as variáve*s
</line>
</par><par>
<line>
d*mmies e ident*ficar a forma de inco*porá-las ao m*delo de regres*ão. Para atingi* o objetivo
</line>
</par><par>
<line>
definid*, *esenvolveu-s* um estudo com
</line>
<line>
*bordagem qualitativ* c*m foco *x*loratório
</line>
</par><par>
<line>
utilizand* o método d* pesquisa bibliog*áfi*a **seando-se na rev*são si*temática * estudo
</line>
<line>
*ibliométrico. O estudo *ib*i*mét*ico possi*ilitou a análise *o c*mpor*amento das
</line>
</par><par>
<line>
p*bl*caçõ*s na base *e p*oduções
</line>
<line>
cientí**cas Scop** referente ao t*m*. A mensuraç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*te**ão dos resultado* o*orrem através do softwar* VOSviewer. O *studo aborda *s quatro
</line>
<line>
*aíses que t*ve*am m*ior nú*ero de public*ções e *ambém apresenta os *erió*ic*s qu* mais
</line>
<line>
se dest*caram. I*port*n*e destacar a *p*ic*b*lida*e do estud* junto a ou*ras áre*s científ*cas,
</line>
</par><par>
<line>
pois em uma pesquis* inicial, ob*ervou-se *ue o estudo é abrangent* *iversas áre*s a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimento.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Revisão de *istemátic*. Variá**is *ummy. VOSviewe*. Biblio***ria.
</line>
</par><par>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
In *tatistics or econ*mics, *a*ely in t*e *eg*ess*on an*l*sis a Dummy variable is one
</line>
<line>
that
</line>
</par><par>
<line>
t*kes the value o* "*ero" or "one" pointi*g to the abse*ce o* prese**e *r presence. *ariables
</line>
<line>
*re used to creat* da*a in mutually exclusive ca*ego*ies. In t*e analysis o* regressio*, *he
</line>
</par><par>
<line>
diff*rent var*ables
</line>
<line>
*ay be influenced not
</line>
<line>
only by qua*titat**e variables, *ut als*
</line>
<line>
b*
</line>
</par><par>
<line>
**a*i*ativ* v*riabl*s. In this sen*e, th* pr**ent study p*oposes to conceptualize as dum*y
</line>
<line>
v*ri*bles and to identify a form of *ncorporati*n into the regression *o*el. *he o*jective is *o
</line>
</par><par>
<line>
o*tai* a **alitative stu*y *ith an exploratory f*cus using the
</line>
<line>
method *f b*b*iograp*ic
</line>
</par><par>
<line>
r*search ba**d o* t*e systemat*c *eview and bibliom*tri* ****y. The bi*liographic study made
</line>
<line>
*ossible an analysis of researches in t** scientifi* *a*es of Sc*pus refe*ri*g to *h* *heme. T*e
</line>
</par><par>
<line>
*easure**nt and retr*eval of results
</line>
<line>
occur* through VO**ie*e* sof*ware. The
</line>
<line>
s t ud y
</line>
</par><par>
<line>
add*esses the *our
</line>
<line>
c*untries wit* *he highest n*mber of publ*cations an* als*
</line>
<line>
pr*s*nt* the
</line>
</par><par>
<line>
journals th** h*ve stood out th* m**t. It is i*port*nt t*
</line>
<line>
highli*ht th** a* applicati** of the
</line>
</par><par>
<line>
**udy together with ot*er scie*ti*ic areas, s*nce it is an init*al researc*, observed is *h*
</line>
<line>
te*chi*g is comp*ehen*ive in severa* *r**s of kno*ledge.
</line>
<line>
Keywords: Sy*temat*c Re*iew. Dummy V*riabl*s. *OS**ewer. *ibliometry.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 17, n. 1, art. 6, *. 1*0-13*, jan. 2**0
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/*evis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. Patias, *. F. *at*i*ti, A. Porto, R. R. Zanini, L. *. D. Lopes
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR**U*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O p*oc*sso *e d*senvolvime*to *e u* model* de r***essão li*ear inclui
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibilidade de a variável dependente ser influe*ciad* por variáveis qualitativas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
quantitativas. Nesta *onstrução, incluem-se *om facil*dade
</line>
<line>
as variáveis
</line>
<line>
*ua**itativ*s *isto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*orma de *ensuraç*o, j* a* v*riáv*is
</line>
<line>
quali*ati*a* nece*sitam passar por *m processo de
</line>
</par><par>
<line>
t*ansf**maçã* *o*
</line>
<line>
atr**uição
</line>
<line>
d* v*riávei* artificiais ind*ca*as n*rm*lmen*e
</line>
<line>
p*los valores
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
ou 0 que permitem a i*dic**ã* de ausência ou p*e*ença de qu**idades ou atribu*os.
</line>
<line>
As variáv*is qualitativa*, *ambém d*no*i*adas *ummies *u p*s*iças, as*umem os
</line>
<line>
desenhos d*s variá**is dico**mica* que possib*l*tam a int*odução de v*rios comp*rt*mentos
</line>
<line>
do* element*s est*d*d*s, tornan*o o modelo d* regr*ssão linear flexível com capa*idade para
</line>
</par><par>
<line>
t*at*r os *ais *ariados p*oblem*s inc*usos nas situações
</line>
<line>
de
</line>
<line>
análise. Assi*,
</line>
<line>
a* variáveis
</line>
</par><par>
<line>
du*mies podem ser us*das em **delo* simples, sendo q*e a p*ópria
</line>
<line>
**mmy a variável é
</line>
</par><par>
<line>
ex*lic*tiva e e* *odelos comp*exos podem
</line>
<line>
*er desdobrada* e* uma ou mais v*riá*e**
</line>
</par><par>
<line>
dummies (*ISSIO; JACOBI, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
*ortanto, no *enti*o d* apr*fundar conhe*ime**o ac*rca da aplicaçã* de vari*veis *
</line>
<line>
quali*a**vas no modelo de regressão linear, o present* estudo pr*põe-se a c*ncei*uar as
</line>
<line>
var*á*eis *ummies e i*entifi*ar * form* *e in*orporá-las a* mode*o d* *egres*ã* linear, se*do
</line>
</par><par>
<line>
*ue para a consecução do
</line>
<line>
objetivo definido des**v*lveu-se um *s*udo d* abordagem
</line>
</par><par>
<line>
qualita*iva
</line>
<line>
com cunho *xplo*a*óri* *t*lizando o métod* *e p*squisa bi**i*gr*f*ca
</line>
</par><par>
<line>
funda*ent*d* na r*visã* sistemá*ica
</line>
<line>
co* mapeamento das produ*ões sobre o tem* -
</line>
<line>
estudo
</line>
</par><par>
<line>
b*bliométrico - *ue possib*litou a a*álise d* *omportamento o
</line>
<line>
*as p*blicações *a base de
</line>
</par><par>
<line>
produçõ*s
</line>
<line>
científic*s Scop** quanto aos assuntos que envolvem as variáveis dummies. *
</line>
</par><par>
<line>
*ensu*açã* e ob*enção dos resultados ocorre* atrav*s do software VOSviewer. Importa
</line>
</par><par>
<line>
des*aca* a
</line>
<line>
a*lic*bil*dade do e*tudo
</line>
<line>
junto a outr** área* **entífi*as, pois em uma **sq*isa
</line>
</par><par>
<line>
inicial, *bservou-se q*e o estudo é abra*gente a diversa* áreas do co*heci*ento.
</line>
<line>
A estrutu*a do prese*te e*tudo consti*ui-se da int*odução, em segui*a, a revis*o te*rica
</line>
</par><par>
<line>
sobre variávei* dummie*. A p**ti*
</line>
<line>
daí, con*ti*ui-se o proces*o me*odológico, os resul**dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discussões qua*to * análise bibliométrica *, por fi*, as consi*er*ções finais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 17, n. 1, art. 6, p. 120-136, jan. *020
</line>
<line>
ww*4.fs*n*t.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Us* de Variávei* *ummies em Produções C*en*íficas: Análise Bibli*m*tica na Plataforma Sc**u*
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERE**IAL TE*RICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Variáv*is *ummies
</line>
</par><par>
<line>
A *nálise de r*gres*ão é a técnica de análise de dados utilizada para mensur*r r*laçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
line*r*s entre d*as
</line>
<line>
*u mais variáveis (H*IR
</line>
<line>
et al., **05). Sua estrutura*ã* prevê
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
identificaç*o daquela q*e será * variáve* dependente (Y) e de
</line>
<line>
u*a ou *a*s v*riáveis
</line>
</par><par>
<line>
ind*p*ndentes (*). No caso
</line>
<line>
de uma regress*o bivariada, há determin*çã* da
</line>
<line>
v*ri*vel
</line>
</par><par>
<line>
depend*nte e de um* vari*vel independente. Na r*gre*são múltipla, há def*ni*ão da vari*ve*
</line>
<line>
dependente e de duas ou mai* variá*eis independentes.
</line>
<line>
Especificamen*e, a regressão l*n*ar *últipla é um mode*o m*is realis*a, p*is a
</line>
<line>
previsão q*ase s**p** depende de vários fatores v*sto a complexid*de dos contextos
</line>
</par><par>
<line>
pesquisados (H*IR
</line>
<line>
*t al., 2005). *s autores explicam que para have* entend*men*o entre **
</line>
</par><par>
<line>
div*rsas var*á*eis ind*pe*den*es
</line>
<line>
e a única *ariáve* d*pe*den*e devem-se examin*r os
</line>
</par><par>
<line>
coeficient*s de regressão para cada va*i*vel *ndepen*ent*, send* que tais *oeficie*t*s
</line>
</par><par>
<line>
descrevem quantidade média de *ud*n*a na *ariável depend*nte (Y) dada a mu*an*a *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ma u*ida** na *ariável i*dep*ndente analisada (X).
</line>
</par><par>
<line>
*mportante ressaltar qu* * regressã* linear avalia * mag***ude e ass*ci*ção entre duas
</line>
<line>
ou ma*s variá*eis, não sig*ifi*and* qu* haja re*ação *e causa e efeito no *omportamento do
</line>
</par><par>
<line>
que *stá sen*o estu*ado. A causalidade é de*inida em termos teóricos e a r*gressão l*near
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
uma ferrame*ta estatísti*a de*ign*da p*ra identif**ar apenas a exi*tência de associação.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a realizaç** de r*gressão, *eve haver a *up*sição d* que (a) as *ariáveis devem ser
</line>
</par><par>
<line>
m*didas
</line>
<line>
utilizan*o esca*a* *nt*rva*ares ** de razão provêm d* uma *
</line>
<line>
*istribuição normal;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
(b) os termos de er*o são independente* e distribuí*os normalm*nte (HAIR et al., *0*5).
</line>
</par><par>
<line>
Ressalv*-se, no **tanto, *u* escal*s nominais
</line>
<line>
e ordinais po*e* s** **cluí*as em uma
</line>
</par><par>
<line>
regressão *e forem
</line>
<line>
*on*ertidas a
</line>
<line>
uma codif*caçã* d* variável muda, também cha*ad* de
</line>
</par><par>
<line>
variá*el **mmy *u postiça.
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
variáveis
</line>
<line>
d*mmie* r*velam-se
</line>
<line>
como uma form* de
</line>
<line>
int*oduz*r caracterí*t*ca*
</line>
</par><par>
<line>
*uali*ati*as, sendo frequentemente denominadas *ariá*eis binárias *u dico*ômicas, uma vez
</line>
</par><par>
<line>
**e a*sumem apenas u* de dois valores, * ou 1, para indicar a presença *u aus**cia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
determinada caracter*s*ica (*TOCK; W*TSON, 2004). A utilização
</line>
<line>
d* variávei* dummies
</line>
</par><par>
<line>
permite o u** de variáve*s independentes não medidas por esca*as intervalares e de razão.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1, *rt. 6, p. 120-136, jan. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P***as, J. *. Bat*isti, A. Po*to, R. R. Zanini, L. F. D. Lopes
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Conceitos e objetivo*
</line>
</par><par>
<line>
Co*ceitualmente, as variá*ei* dummies representam estado* *u nívei* ** *a*ores, o*
</line>
<line>
s*ja, r*presentam al** que não po*sui val*res num*ri*os ou, caso poss*am, estes valores não
</line>
<line>
têm *ealme*te *m significado nu*érico (WO*L*RIDGE, *011). Estas variá*eis são criadas
</line>
<line>
por transformações q*e per*item *o pesq*isa*or um meio de *odifica* va*iáveis
</line>
<line>
dependentes *u independentes no senti*o de **lhorar ou mo*ifi*ar a r*la*ã* e*tre *a*iáveis
</line>
<line>
ou per*itir o uso de v**iávei* não-**tricas na es*atística *e regressão (HAI* et al., 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
A tra*sformação de variáveis não-*é**icas ocor*e uma v*z
</line>
<line>
que
</line>
<line>
ass*mem f*r*a de
</line>
</par><par>
<line>
variável dicotômica, as q*ai* **dem "atuar como variá*eis independentes s*b*titutas"
</line>
<line>
*onform* expli*a* *ai* et al. (200*, p. 149). Ne*te sentido, há *uas f***as de co*ificação de
</line>
<line>
variáv*is dicot*micas: codifica*ão ind*c**ora e codificaçã* dos ef*i*os. A forma mais u*ual
</line>
</par><par>
<line>
de c*dificaçã* é a codificação in*icadora na qual cada variáv*l dicotômica
</line>
<line>
representa um*
</line>
</par><par>
<line>
categoria de um* variáv*l não-mé*ric* podendo assum*r ape*a* dois val*res: 0 e 1 onde "1"
</line>
<line>
indica a *r*sença e "*" a aus*nc*a (0) de um atributo. *sto permite a inser*ão de v*riáveis
</line>
<line>
*ua*itativas em um modelo d* regress*o, por *x*mplo, est*do civ*l e s*xo.
</line>
<line>
Conforme exposto, ob*e*iv*-se com as v*riáv*is dum*ies a possibilidade de in*lu*ão
</line>
<line>
de dados n*o-*étri*os na an*li*e de *egressão múltipla, *ossibilita que va*iáveis categó*icas
</line>
<line>
sejam inclu*das no process* d* desenvolvimen*o do modelo (L*VIN* et al., 2005).
</line>
<line>
2.* Como **corporar variáveis biná*ias ao mode*o
</line>
<line>
A inc**pora*ão de variávei* binárias ao mo*elo de regressão deve partir do
</line>
<line>
en*endimento de qu* cada variável não-métrica com k categorias po** ser **presentada por k-
</line>
<line>
1 vari*ve** dico*ômicas (HAIR et al., 2009). Explicam Levine et al. (2005) que se uma dada
</line>
<line>
variá*el *x*lan*tória categór*c* possui du*s ca*egorias, então, somente uma variáv*l dummy
</line>
</par><par>
<line>
será necessária para r*prese*t*r *s duas cate*or*as. Desta forma, de ac*rdo com os
</line>
<line>
au**res,
</line>
</par><par>
<line>
uma d*t*rminada va*iáve* *ummy Xd é definida co*o:
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
d
</line>
<line>
= 0 se a observação estive* na c*tegoria 1
</line>
</par><par>
<line>
Xd = 1 se a observaç*o est*ver na c*tegori* 2
</line>
</par><par>
<line>
Considerando a explicação anterior, infere-se que um modelo
</line>
<line>
de regre*são pode
</line>
</par><par>
</page><line>
possuir ma*s de uma *ar*ável n*m**ic* exp*anatória. Para inclusão de variáv*is du*mies em
</line>
<line>
um m*del* de *e*ressão linear há três formas: (*) for*a *di*iva; (b) **rm* multiplicat*va; e
</line>
<line>
(c) **rma mis*a (MATOS, 1*97). *a form* aditiva, a variável dum*y **tera o termo cons*ant*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 1, art. 6, p. 120-136, j*n. 2*20 *ww4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso de V*riáveis Du*mies em Produções Científicas: *náli*e Bibl*omé*ica na Plataf**ma Scopu*
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
(*ntercepto) do m*delo de regress*o linear. Na fo*ma mult*plicati**, a variáve* dummy altera o
</line>
</par><par>
<line>
coefi*ient* de
</line>
<line>
*m* vari*ve* explicativa do mo*elo de r**ress*o linea*. *, na forma mista,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ar*áve* du*my al*era * int*rcepto e o *oef*ciente de uma v*riá*el explicativ* do *odelo de
</line>
<line>
regres*ão linear.
</line>
<line>
* forma mais co*u* de inclusão de *ariáveis dummies, d* acord* com Hair et al.
</line>
<line>
(20*9) ocorre através da c**ificaç*o ind**adora, na qu*l a ca*ego*ia é re*resentada *or 0 *u 1.
</line>
<line>
O* autores explicam qu* o* coe*ici**tes d* re*res*ão para as v*riá*eis di**tômic*s
</line>
</par><par>
<line>
represent*m "dife*ença *n**e médias para cad* **upo d* responde**es formado *or
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
variável dic*tômic* em
</line>
<line>
*e*ação à c*t**oria de re*erência
</line>
<line>
n* variável d*pendente" (HAIR et
</line>
</par><par>
<line>
al., 2009, p. 149).
</line>
</par><par>
<line>
*essan*a [200-] demo**tra a i*cl*são de variáveis du*mies *m um m*delo de
</line>
</par><par>
<line>
regre*sã* linear em que o ren*imento anual do tr**alho (Y) explicado po* variáve*s é
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*aracteri*am o perfil do tr*balhador: escol**idade, idade e s*xo. A r*p**sen*a*ã* *a eq*açã*
</line>
<line>
**ria: Rendimento a*ual (Yi ) = 0 + 1 escolaridad** + 2 idadei + 3 sex*i + i
</line>
</par><par>
<line>
O autor ex*lica que a *ariáve* sexo é quali*ativa com duas categoria*: feminino
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ma**ulino. Assim, para inser*r a variável sexo no model*
</line>
<line>
cri*-*e
</line>
<line>
uma va*iável dummy
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
atri*ui os valores 0 e 1:
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Sexoi = 1 *e o sexo do traba*had*r i é mas*ulino
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Sexoi = 0 se * s**o do trabalh*dor i é feminino
</line>
</par><par>
<line>
Na bas* de explicações verifica-se que se a variável qual*t*tiva tem k categ*rias, então
</line>
</par><par>
<line>
de**-s* in*luir *-* variáveis dummies no *od*lo. Um exemplo
</line>
<line>
do autor
</line>
<line>
é o ní*el de
</line>
</par><par>
<line>
*scolaridad* e consi*t* em pedir ao entrevistado que m*rq*e uma das opçõ*s: ( ) A*a*fabeto (
</line>
<line>
) En*ino básico in**mplet* ( ) *n*ino básico co*pleto ( ) Ensino fundamenta* c*mpl*to ( )
</line>
</par><par>
<line>
Ens**o fundamental incompleto (
</line>
<line>
) Ensi*o Su*erior *ompl*to (
</line>
<line>
) Ens**o *uperior
</line>
</par><par>
<line>
incompleto. Percebe-se que est* v*riável qu*litat*v* tem sete *a*egorias (k=*), logo k-1=6
</line>
</par><par>
<line>
var*áveis dum*ies devem *er incluídas no lado d*rei** ** modelo d* regressão. A T*bel*
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
a*resenta o exemplo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter**ina PI, v. 17, n. 1, art. 6, p. 120-136, jan. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. Pat*as, J. F. Ba**i*t*, A. Porto, R. R. Zan*ni, L. F. D. Lo*es
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
*a*el* 1 - *xemplo u**lização variáv*is *ummies (k-*)
</line>
<line>
Variáveis Dummies
</line>
</par><par>
<line>
Du mmy 1 Du *my 2
</line>
<line>
*u mmy 3 *u *my *
</line>
<line>
Du mmy 5
</line>
<line>
Du mmy 6
</line>
</par><par>
<line>
An*l*abeto
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Ensino bási** incomp*eto
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*nsino básico *o**let*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Ensino fundame*ta* completo
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Ensino fun*amental incompleto
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*nsino S*p*rio* co*pleto
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Ensino Superio* incompleto
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adapta*o *e Pessanh* [200-]
</line>
<line>
Pode-se *bservar na Tab*la 1 que para ** trabalhador an*lfabeto todas as *ar*ávei*
</line>
<line>
dummies são iguais a 0 e para um *r*balhador com nível superior completo, *penas * variável
</line>
<line>
Dumm* 6 **sume valor igu*l a *. Pessa**a [*00-] aprese*ta o mode*o de regres*ão line**
</line>
<line>
múl*i*la com as vari*vei* du*mies conforme Figu** 1.
</line>
<line>
Figura 1 - Modelo d* regressão linea* múltipla com *s variá*ei* dummies
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Ada*tado de Pessanha [*00-]
</line>
<line>
*e acordo com Missio e Jacobi (2*11, p. 112) "*ste tipo de variável pode ser usado
</line>
<line>
em modelos *im*le*, em que a única variável explicativa é a próp*ia dummy, e e* modelo*
</line>
</par><par>
<line>
*ais complexos, em que uma va*iá*el categórica * d*sdob*ad* em duas ou
</line>
<line>
*ais
</line>
<line>
var*áveis
</line>
</par><par>
<line>
dummie*". O* autores c**mam a*enção para * cuidado co* m*delos *ue c*mbinam dummies
</line>
<line>
p*ra diferen*es categori*s e p*ra modelos que combinam dummies e variáv*is q*antitativas e
</line>
<line>
reforçam que neste último cas*, "duas anál*s*s são pos*í*eis: inco*porar mudanç*s no
</line>
</par><par>
<line>
interc**to e/ou na *e*livi*ade de uma fun*ão;
</line>
<line>
possibili*ar a iden*ificação de mudanças
</line>
</par><par>
<line>
estru*urais".
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Uso combi*ado *e v*riáveis dummies e te*po
</line>
<line>
As va*iá*ei* du*mies auxiliam também na dist*n*ão *o compor*amento de um
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno e* per*odo* d* tempo com car*ct*rística* divers**. Pessanh* [2*0-] apresenta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
exemplo da sazonalid**e sendo que p*ra dados mensa*s usam-*e 11 *ummies, enquanto para
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresi*a, v. 1*, n. 1, art. 6, p. 120-13*, jan. *020 www4.fsan*t.com.b*/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *so de *ari*v*is Du*mies em Produções *ientí*icas: Análise Bibliomética na Plataforma Sc*pus
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
d*dos trimestrai* usam-se * dummie*. O au*or *presenta o exemplo d*s esta*ões do ano que
</line>
<line>
podem ser representadas p*r três variáveis dummies. Se o ve*ão fo* * categoria de referência,
</line>
<line>
todas *s dummies valem zero para esta categoria.
</line>
<line>
Gujarati e *orter (2011) exp*icam q*e mu*tos e**ud*s ba**ados em s*ries mens*is,
</line>
<line>
trimestrais ou outros exibem padrões sazonais, ou seja, *ovimentos on**lató*ios regulares, *
</line>
</par><par>
<line>
exemplificam com exemplo de o
</line>
<line>
ven*as em l**as de depar*amen*o no Na**l, con*umo de
</line>
</par><par>
<line>
sorvete no ve*ão, preço
</line>
<line>
das s*fras após
</line>
<line>
período de colheita, ***. Nestes caso* * criação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
regressores du*m*es pod* ser util*za*a
</line>
<line>
para permitir que os co*ficientes das equações de
</line>
</par><par>
<line>
regres*ão sejam d*term**áveis através d* estimação de um só modelo de regr*ssão (VALLE;
</line>
<line>
*EBELO, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
Assim co*o nos casos exem*li**cados acima, Va*le e Rebelo (2002) expli*am que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
defi*ição d* regressores dummies po*s*bilitam ainda a estim*ção de modelos com variações
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*ntínuas
</line>
<line>
nos *arâmet*os e o ajustamento de *od**os com var*aç*es descont*nuas n*s
</line>
</par><par>
<line>
parâmetros.
</line>
</par><par>
<line>
3 MÉTODO DE PE*Q*IS*
</line>
<line>
O proc*ss* científico *xige, pela literat**a, or*e*amentos e p*oce*imentos que *ossam
</line>
<line>
nortear o enten*ime*to da comunid*de aca*ê*ica. Para tanto, os méto*os d* pesquisa guiam
</line>
</par><par>
<line>
essa fase que, e*
</line>
<line>
conf*rm*dade a Gi* (2010), ocorre *a concepção do
</line>
<line>
*st*do à* suas
</line>
</par><par>
<line>
consi*er*ç*es fi*ais. A Figura 2 apresenta tais *ro*edi*ento*.
</line>
<line>
F*gura 2 - M*todo de pesq*isa
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborad* p*los autore* (*017).
</line>
<line>
Através da *écnica bibliométr*ca, busca-se *pre**ntar o comportamento das *roduçõe*
</line>
</par><par>
<line>
*ientífic*s *ue *ersam v*r*áve*s
</line>
<line>
dummies, nos ar*igos da base de produções científicas
</line>
</par><par>
</page><line>
*cop*s. A técnica bibliométr*** do p*esen*e estudo empreg* u*a a*ordagem quantitativa para
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. *7, n. 1, art. 6, p. 120-136, jan. 2020 ww*4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Patias, J. F. Battisti, A. Port*, R. R. Zan*ni, L. F. *. Lopes
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
avali*ção de estu*os p**lica*os (ZUPI*; A*ER, *0*5), obed*cend* às le*s e princípios
</line>
<line>
bibliom**ricos *e *radford, Lotk* e Zipf qu* buscam evid*nciar prod*tividade de periódicos,
</line>
<line>
de *utores * a fr*quência *e ocor*ên*ia de pala*ras (GUEDES; BROS*HIVER, 2005).
</line>
<line>
Os termos "v*riáv*l dummy" * "dummy variable" (* suas versões pluralizad*s) foram
</line>
</par><par>
<line>
**preg*dos *a
</line>
<line>
pesquisa para c**eta de dados, bem como filtros qu* exclu*r*m publicações
</line>
</par><par>
<line>
nas áreas ** saúde, químic* e
</line>
<line>
áreas que estudam o comportamento e funçõ*s mentais,
</line>
</par><par>
<line>
r**ultando na obt*nç** de 404 produções *ientíficas. A a*á*is* re**iz*u-se j*nto *o so*tware
</line>
<line>
V*svie**r, pois ent*n*e-s* que oferece pr*ve*tos*mente ambien*e favorável, ajustado às
</line>
<line>
e*pecificida*es do e*tudo.
</line>
<line>
4 RESUL*A*OS E DIS*USSÕES
</line>
<line>
4.1 Estudo b*l*ométrico
</line>
<line>
Os resulta*o* e discu*sões quan*o às publi*açõe* *ue a*re*ent*m **álises de variáve*s
</line>
</par><par>
<line>
dummies apontam *lgumas espec*ficida*es do compo**amento das publicações in*rent*s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
co*unida*e cie*tífica empenhada n*s*a área do conh**imento. O so*tw*re utilizado *ara
</line>
<line>
*n*lis* *usca, a*ravés de diagnóstico dos 404 art*gos selecion*dos, as *e*u*iaridades quan*o a
</line>
<line>
c**ut*rias, citações, co-citações, assim *omo a apresentaç*o das publicaçõ** e peri*dicos
</line>
<line>
mais u*il*zados.
</line>
<line>
Em uma an*lise *acro, av*riguou-se a nacio*al*dade dos pesqu*sado**s qu* publica*
</line>
<line>
estudos c*m var**vei* dummies, bem com* a relação de co**toria dele*. A Figura 3 busca
</line>
<line>
apontar os paí*es com *ai*r núm*ro de coaut*res * o grupo (clus*er) a que pert*ncem.
</line>
<line>
Figura 3 - Coau*oria (paí*es)
</line>
</par><par>
</page><line>
Fon*e: E**borado pelos aut*re* (*017).
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, *. *7, n. 1, art. 6, p. 120-*36, jan. 2020 www4.fsane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *so de Variáv*is Dummie* em Produç*es Científi*as: An*li*e Bib*iométi*a na **ata*o*ma *copus
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
* Fig*ra 3 aponta cl*ramente que o país com maior número de tra*alho*, pela
</line>
<line>
dimensão da esfera, são os *sta*** Unidos, segui*o da China, Reino Unido e Alemanha.
</line>
<line>
Percebe-se ainda a presença *e cinco clus*ers, g*upos *s*es *ossivelmente *igados ao f*to de
</line>
</par><par>
<line>
q** neste* paíse* os au*ores constituem
</line>
<line>
trabalho* em co*junto, co** USA e Coreia do Sul,
</line>
</par><par>
<line>
por *xemp*o.
</line>
</par><par>
<line>
Esta anál*se *oi desenvolvida de ig*al maneira ju*to a*s per*ódicos, onde se bus*o*
</line>
<line>
as co-citações entre e*es. Im*orta ressal*ar que a análi** de co-citação apresenta os **rió*icos
</line>
<line>
que sã* ref*renciad*s conjunta*ente nas produ*õ*s cient*fi*as, apontando p*oxi*id*d* do*
</line>
<line>
temas abor*ados. A Fig*ra * mos*ra est* re*l*dade.
</line>
<line>
Figura 4 - Co-citação de periódico*
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: El*b*rado pelos autor*s (2017).
</line>
<line>
Den*re os pe*iódicos que mais se destacam, estão: Jornal of *inance, Econometri*,
</line>
<line>
Jornal of Politic*l Economy, e*t*e ou*r*s. Notoriamente ** per*ód*cos *entram-se nas *rea*
</line>
<line>
de fina**as, econ**i* e política, perceptível pelos três clusters apresen**dos. Dentre *s 404
</line>
<line>
*rtigos *m análise, busc*u-se ainda *s p*lav**s-chave p*esentes **s resumos destes trabalhos.
</line>
<line>
O* clusters denotam *s palavras-chave que *req*e*temente *ão usadas em conjunto, conform*
</line>
<line>
*b*ervad* na Fi**ra 5.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 17, n. 1, art. *, *. *20-*36, jan. 2*20
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P**ias, J. F. Ba*tisti, A. Porto, R. *. Zan**i, L. F. *. L*pes
</line>
<line>
*30
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5 - Ocorrência das palavr*s-ch*ve
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: Elabo**d* *e*os autores (2017).
</line>
<line>
A*nda quanto a co-ci*a***s, *t*lizou-s* o softw*re VOSviewer para d*senvolver um
</line>
<line>
*ia*rama de co-citações de autores, ou *eja, aqueles autores *ue são citados e* c*nj*nto.
</line>
<line>
Suas liga*ões e grupos de tem*ticas (clust*rs) são *presenta**s na Figura 6 e 7, *n*e a Fi*ura
</line>
</par><par>
<line>
* apresenta * *e*sidade da pr*sença dest*s au*o*es, *ujas core* *ssemel*am-se a de
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
g*áfico térmic* (vermelh* = mai*r in*ensidad*, azul = menor intensidade), s*ndo os pont*s
</line>
<line>
vermelhos o* qu* aprese*tam maior núme*o de co-*itaçõ*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Tere*ina, v. 17, n. *, *rt. 6, p. 120-*36, jan. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Us* de Variá*eis Du*mies e* Pro*uções Cie*tíf*cas: Anális* Bib*iomé*i*a na *l**af*rma S*o**s
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 6 - C*-*it*ção de autoria
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *l*borado p**os aut*res (20**).
</line>
<line>
Há autores que estão *presentad*s isoladam*nte dentro da re*e, es** fato ocorre,
</line>
<line>
possivelmente, pelo mot*vo ** apresentarem c*taçõe* suficie*tes, permiti*do sua visualização
</line>
<line>
do gr**i*o, limitan*o, porém, sua li*ação aos demai* autor*s. Os autores localiz*dos ao c*n*ro
</line>
<line>
d* cada cluster apresenta* mai*r con*entraçã* de ci*açõ*s. A an*lise de densidad* segue,
</line>
<line>
agora qu*nto a*s autores mai* c*tad*s. A Figura 7 ap*es*nta esta densid*de.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, **resina PI, v. 17, n. 1, art. *, p. 120-136, jan. 2020
</line>
<line>
w*w4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. Patias, J. F. *atti*ti, A. Porto, R. R. Zanini, L. F. D. *opes
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
Figura 7 - *e*sidade de C*taç*o (auto*es)
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elab*rado pelo* autores (2017).
</line>
<line>
O sof*ware apresentou que os a*tore* mais citados são *E, Q.; JIANG, H.;
</line>
<line>
CARDAMONE, *.; ROH, H. e KAHOU*I, *., respec*ivam*nte. Os de*ais ap*esentam
</line>
<line>
núme*o de cit*ções inf*riores a 3 documen*os, po*tanto *presentam mesma *ensidade.
</line>
<line>
Ress**ta-se que o mesmo pr*cesso foi executado so*re as *rod*ções científicas
</line>
<line>
presentes na base Scopus, no sentido de filtrar o* trabal*os mais c*t*dos pela comunidade
</line>
<line>
cie*tí*ica. A an*lise é p*rcebi*a *a Figur* *.
</line>
<line>
Figura 8 - Publ*cações ma*s *itadas
</line>
</par><par>
</page><line>
F*nte: Elaborado *elos autores (2017).
</line>
<line>
Rev. F**, Te*es*na, v. 17, n. 1, art. 6, p. **0-136, jan. 2020 w*w4.fsan*t.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso de Variáveis Dumm*es e* Prod*ç*es Ci*n*íf*cas: Análise Bib*iomética na Plataforma S**pu*
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
O Quad*o 1 apr*sen*a as caracterí*ticas *estas p*bli*açõe*, seus autore*, tí*ulos e
</line>
</par><par>
<line>
fon*e.
</line>
<line>
Q*adro 1 - Ca*acterís*icas d*s pu*licações
</line>
</par><par>
<line>
AU*ORE*
</line>
<line>
TÍTU*O
</line>
<line>
*ONTE, ANO
</line>
</par><par>
<line>
KAHOULI, Bassem; MAKTOU*, Samir.
</line>
<line>
Regional Trade *gre*ments in Medit*rranean Area: Econometric *na*ysis by Static Gravit* Model
</line>
<line>
Journal of Ea*t-West Business, v. 1*, n. *, p. 237-259, 2013
</line>
</par><par>
<line>
*AH*ULI, Bassem; MA*TO*F, Samir.
</line>
<line>
Trade *r*at*on a*d **ve*sion ef*ects *n the Mediterranean area: Econ*me*ric analy*is *y gravity model.
</line>
<line>
The ***r**l of I*t*rnatio*al *rade & E*onom*c Developmen*, *. 24, *. 1, p. **-10*, 2015.
</line>
</par><par>
<line>
LUQMAN, O. *t al.
</line>
<line>
R*gi*nalis* and ECOWAS Trade Per*ormance: A *ravity Model A*proach.
</line>
<line>
Bogazici J*urnal: Re*iew *f So*ial, Economic & Administrative Studies, *. 29, n. 2, 2015.
</line>
</par><par>
<line>
AFOLABI, Luqman O.; BAKAR, *or Az*i* Abu; AZIZ, Muk*riz I. Az*an.
</line>
<line>
Ope*ness *nd ecowas r**ional trade: a panel co*ntegration an*lysis us*ng a gravity model.
</line>
<line>
A*tual Problems in Economics, n. *77, p. 319, 2*1*.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elabor*do p*los a*tores (2017).
</line>
<line>
O* estudos d* K*houli e Maktouf (20*3; 2015) aponta* análi*es quanto à expa*são
</line>
<line>
do* ac*r*os *e li**e **mércio (ALC) nos p*íses mediterrâ*icos: re*ião da UE-*5, ** União
</line>
<line>
Econômica e Monetá*ia (Zona Euro), da União Ára*e -Magh*eb * do Acordo AGADIR
</line>
<line>
(acordos comerciais entre a Jordânia, o Eg*t*, Tunísia e *arr*cos), *travé* d* mo*elo gra*ity,
</line>
<line>
que os autores consi*era* uma f**ramenta vi*al pa*a ex*lic*r os dados do co*ércio bilateral
</line>
</par><par>
<line>
co*t*a as variáveis do tamanho re*ativo do par *e países *m**icado* no co*ércio:
</line>
<line>
distância,
</line>
</par><par>
<line>
fr*ntei** comum e l***uagem e mode*os p*ra cada um do* acordos de livre co*ércio. Estes
</line>
</par><par>
<line>
estudos
</line>
<line>
exam*nam
</line>
<line>
um corte transv*r*al e um painel de 27 países *ara 1980-2011. Os
</line>
</par><par>
<line>
*esul*ado* mostra* a existência de *ma forte relação entre
</line>
<line>
os f**o*e* d* ALC e os flux*s
</line>
</par><par>
<line>
com***iais.
</line>
</par><par>
<line>
*uanto ao* estudo* de Luq*an et *l. (201*) i*ves*iga *s fluxos comerciais bilaterais e
</line>
<line>
o **vel de abertura entre as n**ões da CEDEAO-15 para o período de 1981 a 2013, usando a
</line>
<line>
PMLP, os *í*imo* quadrados ordinários totalm*nte modific*dos e * regre*sã* *e
</line>
</par><par>
<line>
coint*gração c*nôn*ca. O* resultado* ap*ntam
</line>
<line>
que a vari**el dummy da CEDE*O foi
</line>
</par><par>
</page><line>
negativa e significativa e* todas as t*cnicas de estimação, e a *bert*r* **nanceira sob FMOLS
</line>
<line>
* CCR foi n*gativam*nte signi*ic*tiva. Os r*sult*dos empíricos i*dicam que uma fronteira *
</line>
<line>
uma di*tância *om*ns *ivera* um fo*te efe*to no comércio da *EDEAO, tamb*m *avendo
</line>
<line>
um efeito ne**tivo do fluxo comercial entre os memb**s da *EDEAO.
</line>
<line>
Por f*m, o* *studos de Afo*abi, Bak** e Aziz (2016) investigam o ef*i** geral dos
</line>
<line>
*cordos de *ntegração *e*ional da CEDEAO sobre o comércio entre *eus membros, bem como
</line>
<line>
o nív*l de a*ertura e* **da a C*DEAO. O conjunto de dados do pa*nel co*siste em fluxos de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 1, art. 6, p. 120-136, ja*. 2020 www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Patias, J. F. B*tt*sti, A. Porto, R. R. Zanini, L. F. D. Lopes
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
expo*t**ão
</line>
<line>
bilat*rais de *5 **íse* da CEDEAO p*ra o p*ríodo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
1983 a 2013, sendo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mé*odo de co*nt**ra*ão uti*izado para
</line>
<line>
estimativa no mod*lo de gravi**de. *omparan*o os
</line>
</par><par>
<line>
resultado*, foi de*co*erto um co*f*ciente ne*a*i*o signific*tivo para a variável du**y e
</line>
</par><par>
<line>
C*DEAO, abertura comercia* e a*ertura fin**c*ira, **r*vés d* est*mador*s
</line>
<line>
* e m í ni m os
</line>
</par><par>
<line>
quadrados
</line>
<line>
or*inários. So* os m*t*dos dos mí*imos *uadrados or*inários d*nâmicos,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co*fi*iente da variável dummy da C*DEAO per**neceu positiv*, m*s
</line>
<line>
não significativo. A
</line>
</par><par>
<line>
a*ertura c**ercial foi nega*iva e significativa no DOLS,
</line>
<line>
enquan*o a variáv*l perm**eceu
</line>
</par><par>
<line>
pos * t i va e
</line>
<line>
n*o sig*i**cativa sob DLSDV. * vari*vel *e
</line>
<line>
ab*rtura finan*e*r* foi negativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
posi*ivame**e *nsignificante em ambos. As evidências empíricas
</line>
<line>
in*icam
</line>
<line>
que
</line>
<line>
há *m
</line>
</par><par>
<line>
re*acionamento de *o*go p**zo *e*tro da *EDEAO e, assim, concluem Afo*abi, Bakar e Aziz
</line>
</par><par>
<line>
(2016), o nível de a*ertur* entre
</line>
<line>
os m*m**o* im*e*e * nível dos fluxos comerc**is
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
integ*ação.
</line>
</par><par>
<line>
5 CO*SIDERAÇÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
* prese*te estudo teve *omo objetivo principal c*nceitua* as var*áveis dummies
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
id*ntificar a fo*ma de i*c*rporá-*as a* **delo de regres*ão linear mú*tipla. Para *anto,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolveu-se *m estudo *e aborda*em qualitativa co* cunho exploratório
</line>
<line>
uti*iza*do o
</line>
</par><par>
<line>
método de *esqu*sa
</line>
<line>
biblio*rá*ic* co* uma primeira
</line>
<line>
etapa de revis*o siste*ática
</line>
<line>
segu*da
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma *egunda etap* composta pe*o mapeamento das produ*ões sobre o tema (*stud*
</line>
<line>
bibliomét*ico) na base de *ados S*opus.
</line>
</par><par>
<line>
*ode-se, dest* *orma, i*entificar
</line>
<line>
*ue as var*áv**s dummi*s consti*uem-se com*
</line>
</par><par>
<line>
variáveis biná**as compostas pelos v**ores 0 e 1 e objetivam a introduçã* de re*ressor*s
</line>
</par><par>
<line>
qualit*tivos n* mo**lo de r*gressão line*r *úl*ip**. Essas
</line>
<line>
variáveis biná*ia* possibi*itam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsformaç*o de quali*ades e atributos de forma que consigam
</line>
<line>
com*or o mode**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
regressão.
</line>
</par><par>
<line>
Vale *es*altar que G*jarati e *orter (2*11) ch*mam atenção
</line>
<line>
par* o cu**ado q*e se
</line>
</par><par>
<line>
*ev* ter, c**o a regressão tenha um **lor constante, o número *e variáve*s bin**ias d*ve ser
</line>
</par><par>
<line>
m**or q*e
</line>
<line>
o número de classificaçõ** de
</line>
<line>
cada variável *iná*ia. A*nda *tentam que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
coeficiente da variáve* binária de** sempre ser i*terpr**ad* co* **se no grupo *e re*erência,
</line>
</par><par>
<line>
ou seja, o gr*p* que recebe valor zer* *, por *im, in**cam qu*, confor*e *
</line>
<line>
número de
</line>
</par><par>
<line>
variáveis qualit**iva* com diferentes classes, haverá
</line>
<line>
nec**si*ad* de inc*usão *e *ra**e
</line>
</par><par>
<line>
número d* va*iáv*is bin*ri*s, que cons*m*rá os g*aus d* liberdade sen** que os o
</line>
<line>
au*ores
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. *7, n. 1, art. 6, p. 120-*36, jan. 2*20 www4.fsanet.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso de Variáveis *ummies em Pr**uções Científ***s: Análise Bibliomé*ica na Pl*taforma Scopu*
</line>
<line>
*35
</line>
</par><par>
<line>
orient*m *a*a *ue haja *n*lise do *ú*ero de *ariá*eis binárias a ser*m in**oduzi*as
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
relação *o número de observações.
</line>
</par><par>
<line>
Consi*erando o estudo bibliom*tr*co acerca do tema, des*aca-se qu* * país **m maior
</line>
<line>
númer* de trabal*os s*o os Est*dos Unidos, se*uid* da Ch**a, *eino Uni*o e A*eman*a. Os
</line>
<line>
periódico* que mais se destacam, estão: Jo*nal *f Fin*nce, Eco*ometria e Jorna* of Politi*al
</line>
<line>
Eco*omy que se c*ntram nas á**as *e *inan*as, econom*a * pol*tica. *s autore* m*is cit*dos
</line>
<line>
*ão HE, Q.; JIANG, H.; CARDAMON*, P.; ROH, H. e K*HOULI, B., respectiva*ente. Os
</line>
<line>
qu*t*o artigos princi**is a*res*ntam inves*iga*ões qu*nto a acordos com*rciais, através de
</line>
<line>
aplicações d* modelos matemáti*os e a presença de variáveis dummies.
</line>
<line>
Dentre as lim*taçõ*s encon*radas, import* re*saltar a restrição *o soft*are a um
</line>
<line>
número limitad* *e bas*s científicas d* periódicos. Co*t*do, essa *ondição não invia*ili*a a
</line>
<line>
pesquisa cient*fica, vi*to que estas bases que o programa co*templa atend** * um número
</line>
<line>
*xpr*ssivo de per*ódicos. Esse fator de*o**tra, por *im, uma **ssibili*ade de nov*s est**os,
</line>
</par><par>
<line>
t*nto
</line>
<line>
com ou*ra* *erramentas de anális*, quan*o em outras áreas cien*íficas, v*sto que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mod*lo se ajusta a divers** ár*as do conhecimento.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
AFOLABI, L. O.; BAKAR, N. A. A.; AZIZ, M. I. A. Ope*ness and ecowa* regional trade: a
</line>
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panel *ointegrat*on analysis usi*g a g*av*ty model. Act*al Problems in Economics, n. 177,
</line>
<line>
p. 319, 2016.
</line>
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</line>
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</line>
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</line>
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</line>
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</line>
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</line>
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</line>
<line>
*AH*ULI, B.; MA*TOUF, S. Regio*al T**de Agreements in M*diterranean *rea:
</line>
<line>
E*ono**tric Analys*s by Stat*c *ra*ity Mode*. Jo*r*al of Ea*t-West Bu*iness, v. *9, n. 4,
</line>
<line>
*. 237-259, *013.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1, art. 6, *. 120-*36, jan. 2020
</line>
<line>
*ww4.f*an*t.*om.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*. Pati*s, J. F. Ba*tisti, A. Porto, R. R. Zanini, L. F. D. Lopes
</line>
<line>
136
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ap*icações-usando Microsof* Exce* por*ug*ês. Rio de Janeiro: Ltc, 2005.
</line>
<line>
LUQMAN, O. et al. Reg*onalism **d E*OWAS Trade Perfo*mance: * Gravity Mo*el
</line>
</par><par>
<line>
App*o*ch. Bogazici Journa*: Revi*w of Soci*l, Eco*omi* & Administrati**
</line>
<line>
Stu*ie*, v. 29,
</line>
</par><par>
<line>
*. 2, 2015.
</line>
</par><par>
<line>
*ATOS, *.C. E*ono*etri* básica: teoria e aplic**ões. Editora Atlas, São *aulo, 1*97.
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</line>
</par><par>
<line>
PE**ANH*, J. F. V*riável dummy Reg*essão lin*ar
</line>
<line>
por p*r*es Test* de h*póteses
</line>
</par><par>
<line>
*i*ultâneas so**e coefici*n*es *e re*ressão Teste de Chow. Institu*o *e M*te*ática
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Estatís*ica. *io de Janeiro: UFR*, [200-].
</line>
</par><par>
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STOC*, J.; WATSON, *. Econometria. *ão Pa*lo: *ddison Wesley, 20*4.
</line>
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<line>
VALLE, P.; REBELO, E. O **o de *egressores Dummy na Especi*ic**ão de *odelos com
</line>
<line>
Parâmetros Va*iáv**s. Revista de Estat*stica. v. III, 3º Qua*rimestre, 2002.
</line>
<line>
*OOLDRIDGE, *. Intro*ução à **onometri*: uma abordagem m*der*a. São Paul*:
</line>
<line>
Tho**on L**rning, 2011.
</line>
<line>
ZUPIC, I.; *TER, T. Bi*lio*etric me*hods i* m*nageme** **d organizatio*.
</line>
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</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar este Artigo, co*forme A*NT:
</line>
<line>
P*TI**, J; *ATTISTI, J. F; PORTO, A; Z*N*NI, R. R; LOPES, L. F. D. O Uso de Variáveis
</line>
<line>
Dummies em Produções Científicas: Aná*ise B*b*i*mética ** P*ataform* Sc*pu*. R*v. *SA, Teresin*,
</line>
<line>
v.17, n. 1, art. 6, p. 120-136, jan. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Aut*res
</line>
<line>
J. Pa*i*s
</line>
<line>
J . F. Battisti
</line>
<line>
A. Porto
</line>
<line>
R. R. Z*nini
</line>
<line>
L. F. D. Lope*
</line>
</par><par>
<line>
1) co**e*ção e plane*ame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) anális* * inte*p*etação dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) e*abor*ção do rascunho ou *a revi*ão crítica do *ont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na a*rovaçã* da versã* final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina, v. 17, n. 1, a*t. *, *. 120-13*, jan. 2020
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)