<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 6, p. 120-136, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.1.6 </line>
<line> O U*o de Variáveis Dummies em Produç*e* Científi*as: *nális* *ibliomética n* *lataforma </line>
<line> S*opus </line>
<line> The Use *f Dum*i*s Variabl*s in Scientif** Prod*ctions: Bi*lio*étic A*a*ysis at *copus </line>
<line> Platform </line>
</par>
<par>
<line> Jova*i P*tias </line>
<line> Mestre em E***nharia de *rodução pela Un*versidad* Federal de S*nta Maria </line>
<line> Profes*or *a Faculdade de D*reito de S*nt* Maria </line>
<line> E-m**l: jovan*pa*ias@gmail.co* </line>
<line> J**iane de F*eitas Battisti </line>
<line> D*u*orado em E*genharia de *rodução pela Univ*rsi*ade Federal d* San*a C*tari*a </line>
<line> Mestre e* En*e*haria de P*odu*ão pela Univer*idade Federal de Santa Maria </line>
<line> E-m*il: julianedefr*i*a*b*tt*sti@g*ail.**m </line>
<line> Adriana Porto </line>
<line> D*u*orad* em Adminis*ração pe** U*iversidade Federal de S*nta Ma*i* </line>
<line> Mestre em **g*nha*ia de Pro*ução pela U**versida*e Feder*l de Santa *aria </line>
<line> *-mail: adri*naporto*dm@gma*l.com </line>
<line> Rose**ine Ruvia*o Zanini </line>
<line> Douto*a em *p*demiologia pela Uni*e*sidade *ederal ** Rio Gr*nde do Sul </line>
<line> Professora *a Univ**sidade Federal de Santa M*ria </line>
<line> E-mai*: rrzanini63@gmail.com </line>
<line> Lui* Felip* D*as Lopes </line>
<line> D*utor em En*enh*r*a de *rodução pela *niversidade Federal *e Santa Ca*ari*a </line>
<line> *rofes*or da Universidade F*deral de Sa*ta **ria </line>
<line> E-ma*l: lflo*es67@y*h*o.com.*r </line>
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<column>
<row> Endereço Jovani *ati*s </row>
<row> Rua Tuiuti, 434 - *entro - CEP: 98940-0*0, **pa*endi, </row>
<row> RS, Br*sil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-C*efe: *r. Tonny Kerl*y de Alenca* </row>
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<row> Endereço: </row>
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<row> Juliane de Freitas *at*is*i </row>
</column>
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<row> Rodrigues </row>
</column>
</par>
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<row> Rua Armando Colo*bo 490 - *EP: 8*884-000, </row>
<row> Medianeira - PR, Bras*l. </row>
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<row> Artigo re*ebi*o em 02/09/2*18. Última versão </row>
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<row> Endereço: </row>
</column>
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<row> Adr*ana Porto </row>
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<row> **cebida em 22/09/2018. Aprovado e* 2*/*9/2*18. </row>
</column>
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<par>
<column>
<row> Av. Ror**ma n* 10*0, **dade Univ*rsitá*ia. Bairr* </row>
<row> Camobi - Sant* M*ria - RS. B*asil. </row>
<row> Endereço: Roselaine *u*i*ro Zanini </row>
<row> Av. *oraima nº 1000, C*d**e *n**ersitária. Ba*rro </row>
<row> Camobi - Santa M*ri* - RS. Br*sil. </row>
<row> Ende*eço: Luis F*lipe Di*s Lopes </row>
<row> Av. Roraima nº 1000, Cidade Unive**itária. Bairro </row>
<row> C*mobi - Santa Maria - RS. Brasi*. </row>
</column>
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<row> A*aliado p*lo sistem* T*i*le Review: a) Desk Review </row>
<row> pelo Ed*tor-Chef*; e *) Double Blind Review </row>
<row> (*valiaç*o *ega por dois avaliadores *a ár*a). </row>
<row> Revisão: G*am*tical, Norm*tiva e de Fo*mataçã* </row>
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<line> O *so ** Var*á*e** Dummie* em P*o**çõe* Cie*t*fica*: Anál*se Bibliom*t**a na Pla*aform* Scopus </line>
<line> **1 </line>
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<line> *ESUMO </line>
</par>
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<line> Em es*atística ou econometria, *articularmente na análise de regr*ssão, uma variável </line>
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<line> Dummy é aq*ela que toma o </line>
<line> valor </line>
<line> de "zero" </line>
<line> ou "um" in*icand* a ausência ou presenç* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qualid*des *u atri*u*os. Es*as variáveis são usada* *omo *ispositiv*s para classi*icar dados </line>
</par>
<par>
<line> em categorias mutuamente e**lusivas. Na anális* </line>
<line> de regressão, as vari*veis </line>
</par>
<par>
<line> d*pendentes podem s*r influenciadas não apenas po* variáv*is q*antitativas, mas també* por </line>
</par>
<par>
<line> var*áveis qual*tativas. Ne*te se*tido, * prese*te estudo propõe-se a </line>
<line> co*ceituar as variáve*s </line>
</par>
<par>
<line> d*mmies e ident*ficar a forma de inco*porá-las ao m*delo de regres*ão. Para atingi* o objetivo </line>
</par>
<par>
<line> definid*, *esenvolveu-s* um estudo com </line>
<line> *bordagem qualitativ* c*m foco *x*loratório </line>
</par>
<par>
<line> utilizand* o método d* pesquisa bibliog*áfi*a **seando-se na rev*são si*temática * estudo </line>
<line> *ibliométrico. O estudo *ib*i*mét*ico possi*ilitou a análise *o c*mpor*amento das </line>
</par>
<par>
<line> p*bl*caçõ*s na base *e p*oduções </line>
<line> cientí**cas Scop** referente ao t*m*. A mensuraç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*te**ão dos resultado* o*orrem através do softwar* VOSviewer. O *studo aborda *s quatro </line>
<line> *aíses que t*ve*am m*ior nú*ero de public*ções e *ambém apresenta os *erió*ic*s qu* mais </line>
<line> se dest*caram. I*port*n*e destacar a *p*ic*b*lida*e do estud* junto a ou*ras áre*s científ*cas, </line>
</par>
<par>
<line> pois em uma pesquis* inicial, ob*ervou-se *ue o estudo é abrangent* *iversas áre*s a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Revisão de *istemátic*. Variá**is *ummy. VOSviewe*. Biblio***ria. </line>
</par>
<par>
<line> AB*TRACT </line>
</par>
<par>
<line> In *tatistics or econ*mics, *a*ely in t*e *eg*ess*on an*l*sis a Dummy variable is one </line>
<line> that </line>
</par>
<par>
<line> t*kes the value o* "*ero" or "one" pointi*g to the abse*ce o* prese**e *r presence. *ariables </line>
<line> *re used to creat* da*a in mutually exclusive ca*ego*ies. In t*e analysis o* regressio*, *he </line>
</par>
<par>
<line> diff*rent var*ables </line>
<line> *ay be influenced not </line>
<line> only by qua*titat**e variables, *ut als* </line>
<line> b* </line>
</par>
<par>
<line> **a*i*ativ* v*riabl*s. In this sen*e, th* pr**ent study p*oposes to conceptualize as dum*y </line>
<line> v*ri*bles and to identify a form of *ncorporati*n into the regression *o*el. *he o*jective is *o </line>
</par>
<par>
<line> o*tai* a **alitative stu*y *ith an exploratory f*cus using the </line>
<line> method *f b*b*iograp*ic </line>
</par>
<par>
<line> r*search ba**d o* t*e systemat*c *eview and bibliom*tri* ****y. The bi*liographic study made </line>
<line> *ossible an analysis of researches in t** scientifi* *a*es of Sc*pus refe*ri*g to *h* *heme. T*e </line>
</par>
<par>
<line> *easure**nt and retr*eval of results </line>
<line> occur* through VO**ie*e* sof*ware. The </line>
<line> s t ud y </line>
</par>
<par>
<line> add*esses the *our </line>
<line> c*untries wit* *he highest n*mber of publ*cations an* als* </line>
<line> pr*s*nt* the </line>
</par>
<par>
<line> journals th** h*ve stood out th* m**t. It is i*port*nt t* </line>
<line> highli*ht th** a* applicati** of the </line>
</par>
<par>
<line> **udy together with ot*er scie*ti*ic areas, s*nce it is an init*al researc*, observed is *h* </line>
<line> te*chi*g is comp*ehen*ive in severa* *r**s of kno*ledge. </line>
<line> Keywords: Sy*temat*c Re*iew. Dummy V*riabl*s. *OS**ewer. *ibliometry. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 17, n. 1, art. 6, *. 1*0-13*, jan. 2**0 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/*evis** </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> J. Patias, *. F. *at*i*ti, A. Porto, R. R. Zanini, L. *. D. Lopes </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR**U*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O p*oc*sso *e d*senvolvime*to *e u* model* de r***essão li*ear inclui </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibilidade de a variável dependente ser influe*ciad* por variáveis qualitativas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> quantitativas. Nesta *onstrução, incluem-se *om facil*dade </line>
<line> as variáveis </line>
<line> *ua**itativ*s *isto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *orma de *ensuraç*o, j* a* v*riáv*is </line>
<line> quali*ati*a* nece*sitam passar por *m processo de </line>
</par>
<par>
<line> t*ansf**maçã* *o* </line>
<line> atr**uição </line>
<line> d* v*riávei* artificiais ind*ca*as n*rm*lmen*e </line>
<line> p*los valores </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> ou 0 que permitem a i*dic**ã* de ausência ou p*e*ença de qu**idades ou atribu*os. </line>
<line> As variáv*is qualitativa*, *ambém d*no*i*adas *ummies *u p*s*iças, as*umem os </line>
<line> desenhos d*s variá**is dico**mica* que possib*l*tam a int*odução de v*rios comp*rt*mentos </line>
<line> do* element*s est*d*d*s, tornan*o o modelo d* regr*ssão linear flexível com capa*idade para </line>
</par>
<par>
<line> t*at*r os *ais *ariados p*oblem*s inc*usos nas situações </line>
<line> de </line>
<line> análise. Assi*, </line>
<line> a* variáveis </line>
</par>
<par>
<line> du*mies podem ser us*das em **delo* simples, sendo q*e a p*ópria </line>
<line> **mmy a variável é </line>
</par>
<par>
<line> ex*lic*tiva e e* *odelos comp*exos podem </line>
<line> *er desdobrada* e* uma ou mais v*riá*e** </line>
</par>
<par>
<line> dummies (*ISSIO; JACOBI, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> *ortanto, no *enti*o d* apr*fundar conhe*ime**o ac*rca da aplicaçã* de vari*veis * </line>
<line> quali*a**vas no modelo de regressão linear, o present* estudo pr*põe-se a c*ncei*uar as </line>
<line> var*á*eis *ummies e i*entifi*ar * form* *e in*orporá-las a* mode*o d* *egres*ã* linear, se*do </line>
</par>
<par>
<line> *ue para a consecução do </line>
<line> objetivo definido des**v*lveu-se um *s*udo d* abordagem </line>
</par>
<par>
<line> qualita*iva </line>
<line> com cunho *xplo*a*óri* *t*lizando o métod* *e p*squisa bi**i*gr*f*ca </line>
</par>
<par>
<line> funda*ent*d* na r*visã* sistemá*ica </line>
<line> co* mapeamento das produ*ões sobre o tem* - </line>
<line> estudo </line>
</par>
<par>
<line> b*bliométrico - *ue possib*litou a a*álise d* *omportamento o </line>
<line> *as p*blicações *a base de </line>
</par>
<par>
<line> produçõ*s </line>
<line> científic*s Scop** quanto aos assuntos que envolvem as variáveis dummies. * </line>
</par>
<par>
<line> *ensu*açã* e ob*enção dos resultados ocorre* atrav*s do software VOSviewer. Importa </line>
</par>
<par>
<line> des*aca* a </line>
<line> a*lic*bil*dade do e*tudo </line>
<line> junto a outr** área* **entífi*as, pois em uma **sq*isa </line>
</par>
<par>
<line> inicial, *bservou-se q*e o estudo é abra*gente a diversa* áreas do co*heci*ento. </line>
<line> A estrutu*a do prese*te e*tudo consti*ui-se da int*odução, em segui*a, a revis*o te*rica </line>
</par>
<par>
<line> sobre variávei* dummie*. A p**ti* </line>
<line> daí, con*ti*ui-se o proces*o me*odológico, os resul**dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> discussões qua*to * análise bibliométrica *, por fi*, as consi*er*ções finais. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 17, n. 1, art. 6, p. 120-136, jan. *020 </line>
<line> ww*4.fs*n*t.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Us* de Variávei* *ummies em Produções C*en*íficas: Análise Bibli*m*tica na Plataforma Sc**u* </line>
<line> 1*3 </line>
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<line> 2 REFERE**IAL TE*RICO </line>
</par>
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<line> 2.1 Variáv*is *ummies </line>
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<line> A *nálise de r*gres*ão é a técnica de análise de dados utilizada para mensur*r r*laçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> line*r*s entre d*as </line>
<line> *u mais variáveis (H*IR </line>
<line> et al., **05). Sua estrutura*ã* prevê </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> identificaç*o daquela q*e será * variáve* dependente (Y) e de </line>
<line> u*a ou *a*s v*riáveis </line>
</par>
<par>
<line> ind*p*ndentes (*). No caso </line>
<line> de uma regress*o bivariada, há determin*çã* da </line>
<line> v*ri*vel </line>
</par>
<par>
<line> depend*nte e de um* vari*vel independente. Na r*gre*são múltipla, há def*ni*ão da vari*ve* </line>
<line> dependente e de duas ou mai* variá*eis independentes. </line>
<line> Especificamen*e, a regressão l*n*ar *últipla é um mode*o m*is realis*a, p*is a </line>
<line> previsão q*ase s**p** depende de vários fatores v*sto a complexid*de dos contextos </line>
</par>
<par>
<line> pesquisados (H*IR </line>
<line> *t al., 2005). *s autores explicam que para have* entend*men*o entre ** </line>
</par>
<par>
<line> div*rsas var*á*eis ind*pe*den*es </line>
<line> e a única *ariáve* d*pe*den*e devem-se examin*r os </line>
</par>
<par>
<line> coeficient*s de regressão para cada va*i*vel *ndepen*ent*, send* que tais *oeficie*t*s </line>
</par>
<par>
<line> descrevem quantidade média de *ud*n*a na *ariável depend*nte (Y) dada a mu*an*a * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ma u*ida** na *ariável i*dep*ndente analisada (X). </line>
</par>
<par>
<line> *mportante ressaltar qu* * regressã* linear avalia * mag***ude e ass*ci*ção entre duas </line>
<line> ou ma*s variá*eis, não sig*ifi*and* qu* haja re*ação *e causa e efeito no *omportamento do </line>
</par>
<par>
<line> que *stá sen*o estu*ado. A causalidade é de*inida em termos teóricos e a r*gressão l*near </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> uma ferrame*ta estatísti*a de*ign*da p*ra identif**ar apenas a exi*tência de associação. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a realizaç** de r*gressão, *eve haver a *up*sição d* que (a) as *ariáveis devem ser </line>
</par>
<par>
<line> m*didas </line>
<line> utilizan*o esca*a* *nt*rva*ares ** de razão provêm d* uma * </line>
<line> *istribuição normal; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> (b) os termos de er*o são independente* e distribuí*os normalm*nte (HAIR et al., *0*5). </line>
</par>
<par>
<line> Ressalv*-se, no **tanto, *u* escal*s nominais </line>
<line> e ordinais po*e* s** **cluí*as em uma </line>
</par>
<par>
<line> regressão *e forem </line>
<line> *on*ertidas a </line>
<line> uma codif*caçã* d* variável muda, também cha*ad* de </line>
</par>
<par>
<line> variá*el **mmy *u postiça. </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> variáveis </line>
<line> d*mmie* r*velam-se </line>
<line> como uma form* de </line>
<line> int*oduz*r caracterí*t*ca* </line>
</par>
<par>
<line> *uali*ati*as, sendo frequentemente denominadas *ariá*eis binárias *u dico*ômicas, uma vez </line>
</par>
<par>
<line> **e a*sumem apenas u* de dois valores, * ou 1, para indicar a presença *u aus**cia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> determinada caracter*s*ica (*TOCK; W*TSON, 2004). A utilização </line>
<line> d* variávei* dummies </line>
</par>
<par>
<line> permite o u** de variáve*s independentes não medidas por esca*as intervalares e de razão. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1, *rt. 6, p. 120-136, jan. 2020 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P***as, J. *. Bat*isti, A. Po*to, R. R. Zanini, L. F. D. Lopes </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Conceitos e objetivo* </line>
</par>
<par>
<line> Co*ceitualmente, as variá*ei* dummies representam estado* *u nívei* ** *a*ores, o* </line>
<line> s*ja, r*presentam al** que não po*sui val*res num*ri*os ou, caso poss*am, estes valores não </line>
<line> têm *ealme*te *m significado nu*érico (WO*L*RIDGE, *011). Estas variá*eis são criadas </line>
<line> por transformações q*e per*item *o pesq*isa*or um meio de *odifica* va*iáveis </line>
<line> dependentes *u independentes no senti*o de **lhorar ou mo*ifi*ar a r*la*ã* e*tre *a*iáveis </line>
<line> ou per*itir o uso de v**iávei* não-**tricas na es*atística *e regressão (HAI* et al., 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> A tra*sformação de variáveis não-*é**icas ocor*e uma v*z </line>
<line> que </line>
<line> ass*mem f*r*a de </line>
</par>
<par>
<line> variável dicotômica, as q*ai* **dem "atuar como variá*eis independentes s*b*titutas" </line>
<line> *onform* expli*a* *ai* et al. (200*, p. 149). Ne*te sentido, há *uas f***as de co*ificação de </line>
<line> variáv*is dicot*micas: codifica*ão ind*c**ora e codificaçã* dos ef*i*os. A forma mais u*ual </line>
</par>
<par>
<line> de c*dificaçã* é a codificação in*icadora na qual cada variáv*l dicotômica </line>
<line> representa um* </line>
</par>
<par>
<line> categoria de um* variáv*l não-mé*ric* podendo assum*r ape*a* dois val*res: 0 e 1 onde "1" </line>
<line> indica a *r*sença e "*" a aus*nc*a (0) de um atributo. *sto permite a inser*ão de v*riáveis </line>
<line> *ua*itativas em um modelo d* regress*o, por *x*mplo, est*do civ*l e s*xo. </line>
<line> Conforme exposto, ob*e*iv*-se com as v*riáv*is dum*ies a possibilidade de in*lu*ão </line>
<line> de dados n*o-*étri*os na an*li*e de *egressão múltipla, *ossibilita que va*iáveis categó*icas </line>
<line> sejam inclu*das no process* d* desenvolvimen*o do modelo (L*VIN* et al., 2005). </line>
<line> 2.* Como **corporar variáveis biná*ias ao mode*o </line>
<line> A inc**pora*ão de variávei* binárias ao mo*elo de regressão deve partir do </line>
<line> en*endimento de qu* cada variável não-métrica com k categorias po** ser **presentada por k- </line>
<line> 1 vari*ve** dico*ômicas (HAIR et al., 2009). Explicam Levine et al. (2005) que se uma dada </line>
<line> variá*el *x*lan*tória categór*c* possui du*s ca*egorias, então, somente uma variáv*l dummy </line>
</par>
<par>
<line> será necessária para r*prese*t*r *s duas cate*or*as. Desta forma, de ac*rdo com os </line>
<line> au**res, </line>
</par>
<par>
<line> uma d*t*rminada va*iáve* *ummy Xd é definida co*o: </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> d </line>
<line> = 0 se a observação estive* na c*tegoria 1 </line>
</par>
<par>
<line> Xd = 1 se a observaç*o est*ver na c*tegori* 2 </line>
</par>
<par>
<line> Considerando a explicação anterior, infere-se que um modelo </line>
<line> de regre*são pode </line>
</par>
<par>
<line> possuir ma*s de uma *ar*ável n*m**ic* exp*anatória. Para inclusão de variáv*is du*mies em </line>
<line> um m*del* de *e*ressão linear há três formas: (*) for*a *di*iva; (b) **rm* multiplicat*va; e </line>
<line> (c) **rma mis*a (MATOS, 1*97). *a form* aditiva, a variável dum*y **tera o termo cons*ant* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 1, art. 6, p. 120-136, j*n. 2*20 *ww4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso de V*riáveis Du*mies em Produções Científicas: *náli*e Bibl*omé*ica na Plataf**ma Scopu* </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> (*ntercepto) do m*delo de regress*o linear. Na fo*ma mult*plicati**, a variáve* dummy altera o </line>
</par>
<par>
<line> coefi*ient* de </line>
<line> *m* vari*ve* explicativa do mo*elo de r**ress*o linea*. *, na forma mista, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ar*áve* du*my al*era * int*rcepto e o *oef*ciente de uma v*riá*el explicativ* do *odelo de </line>
<line> regres*ão linear. </line>
<line> * forma mais co*u* de inclusão de *ariáveis dummies, d* acord* com Hair et al. </line>
<line> (20*9) ocorre através da c**ificaç*o ind**adora, na qu*l a ca*ego*ia é re*resentada *or 0 *u 1. </line>
<line> O* autores explicam qu* o* coe*ici**tes d* re*res*ão para as v*riá*eis di**tômic*s </line>
</par>
<par>
<line> represent*m "dife*ença *n**e médias para cad* **upo d* responde**es formado *or </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> variável dic*tômic* em </line>
<line> *e*ação à c*t**oria de re*erência </line>
<line> n* variável d*pendente" (HAIR et </line>
</par>
<par>
<line> al., 2009, p. 149). </line>
</par>
<par>
<line> *essan*a [200-] demo**tra a i*cl*são de variáveis du*mies *m um m*delo de </line>
</par>
<par>
<line> regre*sã* linear em que o ren*imento anual do tr**alho (Y) explicado po* variáve*s é </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *aracteri*am o perfil do tr*balhador: escol**idade, idade e s*xo. A r*p**sen*a*ã* *a eq*açã* </line>
<line> **ria: Rendimento a*ual (Yi ) = 0 + 1 escolaridad** + 2 idadei + 3 sex*i + i </line>
</par>
<par>
<line> O autor ex*lica que a *ariáve* sexo é quali*ativa com duas categoria*: feminino </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ma**ulino. Assim, para inser*r a variável sexo no model* </line>
<line> cri*-*e </line>
<line> uma va*iável dummy </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> atri*ui os valores 0 e 1: </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Sexoi = 1 *e o sexo do traba*had*r i é mas*ulino </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Sexoi = 0 se * s**o do trabalh*dor i é feminino </line>
</par>
<par>
<line> Na bas* de explicações verifica-se que se a variável qual*t*tiva tem k categ*rias, então </line>
</par>
<par>
<line> de**-s* in*luir *-* variáveis dummies no *od*lo. Um exemplo </line>
<line> do autor </line>
<line> é o ní*el de </line>
</par>
<par>
<line> *scolaridad* e consi*t* em pedir ao entrevistado que m*rq*e uma das opçõ*s: ( ) A*a*fabeto ( </line>
<line> ) En*ino básico in**mplet* ( ) *n*ino básico co*pleto ( ) Ensino fundamenta* c*mpl*to ( ) </line>
</par>
<par>
<line> Ens**o fundamental incompleto ( </line>
<line> ) Ensi*o Su*erior *ompl*to ( </line>
<line> ) Ens**o *uperior </line>
</par>
<par>
<line> incompleto. Percebe-se que est* v*riável qu*litat*v* tem sete *a*egorias (k=*), logo k-1=6 </line>
</par>
<par>
<line> var*áveis dum*ies devem *er incluídas no lado d*rei** ** modelo d* regressão. A T*bel* </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> a*resenta o exemplo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter**ina PI, v. 17, n. 1, art. 6, p. 120-136, jan. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. Pat*as, J. F. Ba**i*t*, A. Porto, R. R. Zan*ni, L. F. D. Lo*es </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> *a*el* 1 - *xemplo u**lização variáv*is *ummies (k-*) </line>
<line> Variáveis Dummies </line>
</par>
<par>
<line> Du mmy 1 Du *my 2 </line>
<line> *u mmy 3 *u *my * </line>
<line> Du mmy 5 </line>
<line> Du mmy 6 </line>
</par>
<par>
<line> An*l*abeto </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Ensino bási** incomp*eto </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *nsino básico *o**let* </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Ensino fundame*ta* completo </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Ensino fun*amental incompleto </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *nsino S*p*rio* co*pleto </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Ensino Superio* incompleto </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adapta*o *e Pessanh* [200-] </line>
<line> Pode-se *bservar na Tab*la 1 que para ** trabalhador an*lfabeto todas as *ar*ávei* </line>
<line> dummies são iguais a 0 e para um *r*balhador com nível superior completo, *penas * variável </line>
<line> Dumm* 6 **sume valor igu*l a *. Pessa**a [*00-] aprese*ta o mode*o de regres*ão line** </line>
<line> múl*i*la com as vari*vei* du*mies conforme Figu** 1. </line>
<line> Figura 1 - Modelo d* regressão linea* múltipla com *s variá*ei* dummies </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Ada*tado de Pessanha [*00-] </line>
<line> *e acordo com Missio e Jacobi (2*11, p. 112) "*ste tipo de variável pode ser usado </line>
<line> em modelos *im*le*, em que a única variável explicativa é a próp*ia dummy, e e* modelo* </line>
</par>
<par>
<line> *ais complexos, em que uma va*iá*el categórica * d*sdob*ad* em duas ou </line>
<line> *ais </line>
<line> var*áveis </line>
</par>
<par>
<line> dummie*". O* autores c**mam a*enção para * cuidado co* m*delos *ue c*mbinam dummies </line>
<line> p*ra diferen*es categori*s e p*ra modelos que combinam dummies e variáv*is q*antitativas e </line>
<line> reforçam que neste último cas*, "duas anál*s*s são pos*í*eis: inco*porar mudanç*s no </line>
</par>
<par>
<line> interc**to e/ou na *e*livi*ade de uma fun*ão; </line>
<line> possibili*ar a iden*ificação de mudanças </line>
</par>
<par>
<line> estru*urais". </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Uso combi*ado *e v*riáveis dummies e te*po </line>
<line> As va*iá*ei* du*mies auxiliam também na dist*n*ão *o compor*amento de um </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno e* per*odo* d* tempo com car*ct*rística* divers**. Pessanh* [2*0-] apresenta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> exemplo da sazonalid**e sendo que p*ra dados mensa*s usam-*e 11 *ummies, enquanto para </line>
<line> Rev. F*A, *eresi*a, v. 1*, n. 1, art. 6, p. 120-13*, jan. *020 www4.fsan*t.com.b*/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *so de *ari*v*is Du*mies em Produções *ientí*icas: Análise Bibliomética na Plataforma Sc*pus </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> d*dos trimestrai* usam-se * dummie*. O au*or *presenta o exemplo d*s esta*ões do ano que </line>
<line> podem ser representadas p*r três variáveis dummies. Se o ve*ão fo* * categoria de referência, </line>
<line> todas *s dummies valem zero para esta categoria. </line>
<line> Gujarati e *orter (2011) exp*icam q*e mu*tos e**ud*s ba**ados em s*ries mens*is, </line>
<line> trimestrais ou outros exibem padrões sazonais, ou seja, *ovimentos on**lató*ios regulares, * </line>
</par>
<par>
<line> exemplificam com exemplo de o </line>
<line> ven*as em l**as de depar*amen*o no Na**l, con*umo de </line>
</par>
<par>
<line> sorvete no ve*ão, preço </line>
<line> das s*fras após </line>
<line> período de colheita, ***. Nestes caso* * criação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> regressores du*m*es pod* ser util*za*a </line>
<line> para permitir que os co*ficientes das equações de </line>
</par>
<par>
<line> regres*ão sejam d*term**áveis através d* estimação de um só modelo de regr*ssão (VALLE; </line>
<line> *EBELO, 2002). </line>
</par>
<par>
<line> Assim co*o nos casos exem*li**cados acima, Va*le e Rebelo (2002) expli*am que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> defi*ição d* regressores dummies po*s*bilitam ainda a estim*ção de modelos com variações </line>
</par>
<par>
<line> d*sc*ntínuas </line>
<line> nos *arâmet*os e o ajustamento de *od**os com var*aç*es descont*nuas n*s </line>
</par>
<par>
<line> parâmetros. </line>
</par>
<par>
<line> 3 MÉTODO DE PE*Q*IS* </line>
<line> O proc*ss* científico *xige, pela literat**a, or*e*amentos e p*oce*imentos que *ossam </line>
<line> nortear o enten*ime*to da comunid*de aca*ê*ica. Para tanto, os méto*os d* pesquisa guiam </line>
</par>
<par>
<line> essa fase que, e* </line>
<line> conf*rm*dade a Gi* (2010), ocorre *a concepção do </line>
<line> *st*do à* suas </line>
</par>
<par>
<line> consi*er*ç*es fi*ais. A Figura 2 apresenta tais *ro*edi*ento*. </line>
<line> F*gura 2 - M*todo de pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborad* p*los autore* (*017). </line>
<line> Através da *écnica bibliométr*ca, busca-se *pre**ntar o comportamento das *roduçõe* </line>
</par>
<par>
<line> *ientífic*s *ue *ersam v*r*áve*s </line>
<line> dummies, nos ar*igos da base de produções científicas </line>
</par>
<par>
<line> *cop*s. A técnica bibliométr*** do p*esen*e estudo empreg* u*a a*ordagem quantitativa para </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. *7, n. 1, art. 6, p. 120-136, jan. 2020 ww*4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Patias, J. F. Battisti, A. Port*, R. R. Zan*ni, L. F. *. Lopes </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> avali*ção de estu*os p**lica*os (ZUPI*; A*ER, *0*5), obed*cend* às le*s e princípios </line>
<line> bibliom**ricos *e *radford, Lotk* e Zipf qu* buscam evid*nciar prod*tividade de periódicos, </line>
<line> de *utores * a fr*quência *e ocor*ên*ia de pala*ras (GUEDES; BROS*HIVER, 2005). </line>
<line> Os termos "v*riáv*l dummy" * "dummy variable" (* suas versões pluralizad*s) foram </line>
</par>
<par>
<line> **preg*dos *a </line>
<line> pesquisa para c**eta de dados, bem como filtros qu* exclu*r*m publicações </line>
</par>
<par>
<line> nas áreas ** saúde, químic* e </line>
<line> áreas que estudam o comportamento e funçõ*s mentais, </line>
</par>
<par>
<line> r**ultando na obt*nç** de 404 produções *ientíficas. A a*á*is* re**iz*u-se j*nto *o so*tware </line>
<line> V*svie**r, pois ent*n*e-s* que oferece pr*ve*tos*mente ambien*e favorável, ajustado às </line>
<line> e*pecificida*es do e*tudo. </line>
<line> 4 RESUL*A*OS E DIS*USSÕES </line>
<line> 4.1 Estudo b*l*ométrico </line>
<line> Os resulta*o* e discu*sões quan*o às publi*açõe* *ue a*re*ent*m **álises de variáve*s </line>
</par>
<par>
<line> dummies apontam *lgumas espec*ficida*es do compo**amento das publicações in*rent*s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> co*unida*e cie*tífica empenhada n*s*a área do conh**imento. O so*tw*re utilizado *ara </line>
<line> *n*lis* *usca, a*ravés de diagnóstico dos 404 art*gos selecion*dos, as *e*u*iaridades quan*o a </line>
<line> c**ut*rias, citações, co-citações, assim *omo a apresentaç*o das publicaçõ** e peri*dicos </line>
<line> mais u*il*zados. </line>
<line> Em uma an*lise *acro, av*riguou-se a nacio*al*dade dos pesqu*sado**s qu* publica* </line>
<line> estudos c*m var**vei* dummies, bem com* a relação de co**toria dele*. A Figura 3 busca </line>
<line> apontar os paí*es com *ai*r núm*ro de coaut*res * o grupo (clus*er) a que pert*ncem. </line>
<line> Figura 3 - Coau*oria (paí*es) </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: E**borado pelos aut*re* (*017). </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. *7, n. 1, art. 6, p. 120-*36, jan. 2020 www4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *so de Variáv*is Dummie* em Produç*es Científi*as: An*li*e Bib*iométi*a na **ata*o*ma *copus </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> * Fig*ra 3 aponta cl*ramente que o país com maior número de tra*alho*, pela </line>
<line> dimensão da esfera, são os *sta*** Unidos, segui*o da China, Reino Unido e Alemanha. </line>
<line> Percebe-se ainda a presença *e cinco clus*ers, g*upos *s*es *ossivelmente *igados ao f*to de </line>
</par>
<par>
<line> q** neste* paíse* os au*ores constituem </line>
<line> trabalho* em co*junto, co** USA e Coreia do Sul, </line>
</par>
<par>
<line> por *xemp*o. </line>
</par>
<par>
<line> Esta anál*se *oi desenvolvida de ig*al maneira ju*to a*s per*ódicos, onde se bus*o* </line>
<line> as co-citações entre e*es. Im*orta ressal*ar que a análi** de co-citação apresenta os **rió*icos </line>
<line> que sã* ref*renciad*s conjunta*ente nas produ*õ*s cient*fi*as, apontando p*oxi*id*d* do* </line>
<line> temas abor*ados. A Fig*ra * mos*ra est* re*l*dade. </line>
<line> Figura 4 - Co-citação de periódico* </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: El*b*rado pelos autor*s (2017). </line>
<line> Den*re os pe*iódicos que mais se destacam, estão: Jornal of *inance, Econometri*, </line>
<line> Jornal of Politic*l Economy, e*t*e ou*r*s. Notoriamente ** per*ód*cos *entram-se nas *rea* </line>
<line> de fina**as, econ**i* e política, perceptível pelos três clusters apresen**dos. Dentre *s 404 </line>
<line> *rtigos *m análise, busc*u-se ainda *s p*lav**s-chave p*esentes **s resumos destes trabalhos. </line>
<line> O* clusters denotam *s palavras-chave que *req*e*temente *ão usadas em conjunto, conform* </line>
<line> *b*ervad* na Fi**ra 5. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 17, n. 1, art. *, *. *20-*36, jan. 2*20 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P**ias, J. F. Ba*tisti, A. Porto, R. *. Zan**i, L. F. *. L*pes </line>
<line> *30 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 5 - Ocorrência das palavr*s-ch*ve </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Elabo**d* *e*os autores (2017). </line>
<line> A*nda quanto a co-ci*a***s, *t*lizou-s* o softw*re VOSviewer para d*senvolver um </line>
<line> *ia*rama de co-citações de autores, ou *eja, aqueles autores *ue são citados e* c*nj*nto. </line>
<line> Suas liga*ões e grupos de tem*ticas (clust*rs) são *presenta**s na Figura 6 e 7, *n*e a Fi*ura </line>
</par>
<par>
<line> * apresenta * *e*sidade da pr*sença dest*s au*o*es, *ujas core* *ssemel*am-se a de </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> g*áfico térmic* (vermelh* = mai*r in*ensidad*, azul = menor intensidade), s*ndo os pont*s </line>
<line> vermelhos o* qu* aprese*tam maior núme*o de co-*itaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Tere*ina, v. 17, n. *, *rt. 6, p. 120-*36, jan. 2020 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Us* de Variá*eis Du*mies e* Pro*uções Cie*tíf*cas: Anális* Bib*iomé*i*a na *l**af*rma S*o**s </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 6 - C*-*it*ção de autoria </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *l*borado p**os aut*res (20**). </line>
<line> Há autores que estão *presentad*s isoladam*nte dentro da re*e, es** fato ocorre, </line>
<line> possivelmente, pelo mot*vo ** apresentarem c*taçõe* suficie*tes, permiti*do sua visualização </line>
<line> do gr**i*o, limitan*o, porém, sua li*ação aos demai* autor*s. Os autores localiz*dos ao c*n*ro </line>
<line> d* cada cluster apresenta* mai*r con*entraçã* de ci*açõ*s. A an*lise de densidad* segue, </line>
<line> agora qu*nto a*s autores mai* c*tad*s. A Figura 7 ap*es*nta esta densid*de. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, **resina PI, v. 17, n. 1, art. *, p. 120-136, jan. 2020 </line>
<line> w*w4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. Patias, J. F. *atti*ti, A. Porto, R. R. Zanini, L. F. D. *opes </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 7 - *e*sidade de C*taç*o (auto*es) </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elab*rado pelo* autores (2017). </line>
<line> O sof*ware apresentou que os a*tore* mais citados são *E, Q.; JIANG, H.; </line>
<line> CARDAMONE, *.; ROH, H. e KAHOU*I, *., respec*ivam*nte. Os de*ais ap*esentam </line>
<line> núme*o de cit*ções inf*riores a 3 documen*os, po*tanto *presentam mesma *ensidade. </line>
<line> Ress**ta-se que o mesmo pr*cesso foi executado so*re as *rod*ções científicas </line>
<line> presentes na base Scopus, no sentido de filtrar o* trabal*os mais c*t*dos pela comunidade </line>
<line> cie*tí*ica. A an*lise é p*rcebi*a *a Figur* *. </line>
<line> Figura 8 - Publ*cações ma*s *itadas </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elaborado *elos autores (2017). </line>
<line> Rev. F**, Te*es*na, v. 17, n. 1, art. 6, p. **0-136, jan. 2020 w*w4.fsan*t.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso de Variáveis Dumm*es e* Prod*ç*es Ci*n*íf*cas: Análise Bib*iomética na Plataforma S**pu* </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> O Quad*o 1 apr*sen*a as caracterí*ticas *estas p*bli*açõe*, seus autore*, tí*ulos e </line>
</par>
<par>
<line> fon*e. </line>
<line> Q*adro 1 - Ca*acterís*icas d*s pu*licações </line>
</par>
<par>
<line> AU*ORE* </line>
<line> TÍTU*O </line>
<line> *ONTE, ANO </line>
</par>
<par>
<line> KAHOULI, Bassem; MAKTOU*, Samir. </line>
<line> Regional Trade *gre*ments in Medit*rranean Area: Econometric *na*ysis by Static Gravit* Model </line>
<line> Journal of Ea*t-West Business, v. 1*, n. *, p. 237-259, 2013 </line>
</par>
<par>
<line> *AH*ULI, Bassem; MA*TO*F, Samir. </line>
<line> Trade *r*at*on a*d **ve*sion ef*ects *n the Mediterranean area: Econ*me*ric analy*is *y gravity model. </line>
<line> The ***r**l of I*t*rnatio*al *rade & E*onom*c Developmen*, *. 24, *. 1, p. **-10*, 2015. </line>
</par>
<par>
<line> LUQMAN, O. *t al. </line>
<line> R*gi*nalis* and ECOWAS Trade Per*ormance: A *ravity Model A*proach. </line>
<line> Bogazici J*urnal: Re*iew *f So*ial, Economic & Administrative Studies, *. 29, n. 2, 2015. </line>
</par>
<par>
<line> AFOLABI, Luqman O.; BAKAR, *or Az*i* Abu; AZIZ, Muk*riz I. Az*an. </line>
<line> Ope*ness *nd ecowas r**ional trade: a panel co*ntegration an*lysis us*ng a gravity model. </line>
<line> A*tual Problems in Economics, n. *77, p. 319, 2*1*. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elabor*do p*los a*tores (2017). </line>
<line> O* estudos d* K*houli e Maktouf (20*3; 2015) aponta* análi*es quanto à expa*são </line>
<line> do* ac*r*os *e li**e **mércio (ALC) nos p*íses mediterrâ*icos: re*ião da UE-*5, ** União </line>
<line> Econômica e Monetá*ia (Zona Euro), da União Ára*e -Magh*eb * do Acordo AGADIR </line>
<line> (acordos comerciais entre a Jordânia, o Eg*t*, Tunísia e *arr*cos), *travé* d* mo*elo gra*ity, </line>
<line> que os autores consi*era* uma f**ramenta vi*al pa*a ex*lic*r os dados do co*ércio bilateral </line>
</par>
<par>
<line> co*t*a as variáveis do tamanho re*ativo do par *e países *m**icado* no co*ércio: </line>
<line> distância, </line>
</par>
<par>
<line> fr*ntei** comum e l***uagem e mode*os p*ra cada um do* acordos de livre co*ércio. Estes </line>
</par>
<par>
<line> estudos </line>
<line> exam*nam </line>
<line> um corte transv*r*al e um painel de 27 países *ara 1980-2011. Os </line>
</par>
<par>
<line> *esul*ado* mostra* a existência de *ma forte relação entre </line>
<line> os f**o*e* d* ALC e os flux*s </line>
</par>
<par>
<line> com***iais. </line>
</par>
<par>
<line> *uanto ao* estudo* de Luq*an et *l. (201*) i*ves*iga *s fluxos comerciais bilaterais e </line>
<line> o **vel de abertura entre as n**ões da CEDEAO-15 para o período de 1981 a 2013, usando a </line>
<line> PMLP, os *í*imo* quadrados ordinários totalm*nte modific*dos e * regre*sã* *e </line>
</par>
<par>
<line> coint*gração c*nôn*ca. O* resultado* ap*ntam </line>
<line> que a vari**el dummy da CEDE*O foi </line>
</par>
<par>
<line> negativa e significativa e* todas as t*cnicas de estimação, e a *bert*r* **nanceira sob FMOLS </line>
<line> * CCR foi n*gativam*nte signi*ic*tiva. Os r*sult*dos empíricos i*dicam que uma fronteira * </line>
<line> uma di*tância *om*ns *ivera* um fo*te efe*to no comércio da *EDEAO, tamb*m *avendo </line>
<line> um efeito ne**tivo do fluxo comercial entre os memb**s da *EDEAO. </line>
<line> Por f*m, o* *studos de Afo*abi, Bak** e Aziz (2016) investigam o ef*i** geral dos </line>
<line> *cordos de *ntegração *e*ional da CEDEAO sobre o comércio entre *eus membros, bem como </line>
<line> o nív*l de a*ertura e* **da a C*DEAO. O conjunto de dados do pa*nel co*siste em fluxos de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 1, art. 6, p. 120-136, ja*. 2020 www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Patias, J. F. B*tt*sti, A. Porto, R. R. Zanini, L. F. D. Lopes </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> expo*t**ão </line>
<line> bilat*rais de *5 **íse* da CEDEAO p*ra o p*ríodo </line>
<line> de </line>
<line> 1983 a 2013, sendo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mé*odo de co*nt**ra*ão uti*izado para </line>
<line> estimativa no mod*lo de gravi**de. *omparan*o os </line>
</par>
<par>
<line> resultado*, foi de*co*erto um co*f*ciente ne*a*i*o signific*tivo para a variável du**y e </line>
</par>
<par>
<line> C*DEAO, abertura comercia* e a*ertura fin**c*ira, **r*vés d* est*mador*s </line>
<line> * e m í ni m os </line>
</par>
<par>
<line> quadrados </line>
<line> or*inários. So* os m*t*dos dos mí*imos *uadrados or*inários d*nâmicos, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co*fi*iente da variável dummy da C*DEAO per**neceu positiv*, m*s </line>
<line> não significativo. A </line>
</par>
<par>
<line> a*ertura c**ercial foi nega*iva e significativa no DOLS, </line>
<line> enquan*o a variáv*l perm**eceu </line>
</par>
<par>
<line> pos * t i va e </line>
<line> n*o sig*i**cativa sob DLSDV. * vari*vel *e </line>
<line> ab*rtura finan*e*r* foi negativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> posi*ivame**e *nsignificante em ambos. As evidências empíricas </line>
<line> in*icam </line>
<line> que </line>
<line> há *m </line>
</par>
<par>
<line> re*acionamento de *o*go p**zo *e*tro da *EDEAO e, assim, concluem Afo*abi, Bakar e Aziz </line>
</par>
<par>
<line> (2016), o nível de a*ertur* entre </line>
<line> os m*m**o* im*e*e * nível dos fluxos comerc**is </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> integ*ação. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CO*SIDERAÇÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> * prese*te estudo teve *omo objetivo principal c*nceitua* as var*áveis dummies </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> id*ntificar a fo*ma de i*c*rporá-*as a* **delo de regres*ão linear mú*tipla. Para *anto, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolveu-se *m estudo *e aborda*em qualitativa co* cunho exploratório </line>
<line> uti*iza*do o </line>
</par>
<par>
<line> método de *esqu*sa </line>
<line> biblio*rá*ic* co* uma primeira </line>
<line> etapa de revis*o siste*ática </line>
<line> segu*da </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma *egunda etap* composta pe*o mapeamento das produ*ões sobre o tema (*stud* </line>
<line> bibliomét*ico) na base de *ados S*opus. </line>
</par>
<par>
<line> *ode-se, dest* *orma, i*entificar </line>
<line> *ue as var*áv**s dummi*s consti*uem-se com* </line>
</par>
<par>
<line> variáveis biná**as compostas pelos v**ores 0 e 1 e objetivam a introduçã* de re*ressor*s </line>
</par>
<par>
<line> qualit*tivos n* mo**lo de r*gressão line*r *úl*ip**. Essas </line>
<line> variáveis biná*ia* possibi*itam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsformaç*o de quali*ades e atributos de forma que consigam </line>
<line> com*or o mode** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> regressão. </line>
</par>
<par>
<line> Vale *es*altar que G*jarati e *orter (2*11) ch*mam atenção </line>
<line> par* o cu**ado q*e se </line>
</par>
<par>
<line> *ev* ter, c**o a regressão tenha um **lor constante, o número *e variáve*s bin**ias d*ve ser </line>
</par>
<par>
<line> m**or q*e </line>
<line> o número de classificaçõ** de </line>
<line> cada variável *iná*ia. A*nda *tentam que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> coeficiente da variáve* binária de** sempre ser i*terpr**ad* co* **se no grupo *e re*erência, </line>
</par>
<par>
<line> ou seja, o gr*p* que recebe valor zer* *, por *im, in**cam qu*, confor*e * </line>
<line> número de </line>
</par>
<par>
<line> variáveis qualit**iva* com diferentes classes, haverá </line>
<line> nec**si*ad* de inc*usão *e *ra**e </line>
</par>
<par>
<line> número d* va*iáv*is bin*ri*s, que cons*m*rá os g*aus d* liberdade sen** que os o </line>
<line> au*ores </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. *7, n. 1, art. 6, p. 120-*36, jan. 2*20 www4.fsanet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso de Variáveis *ummies em Pr**uções Científ***s: Análise Bibliomé*ica na Pl*taforma Scopu* </line>
<line> *35 </line>
</par>
<par>
<line> orient*m *a*a *ue haja *n*lise do *ú*ero de *ariá*eis binárias a ser*m in**oduzi*as </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> relação *o número de observações. </line>
</par>
<par>
<line> Consi*erando o estudo bibliom*tr*co acerca do tema, des*aca-se qu* * país **m maior </line>
<line> númer* de trabal*os s*o os Est*dos Unidos, se*uid* da Ch**a, *eino Uni*o e A*eman*a. Os </line>
<line> periódico* que mais se destacam, estão: Jo*nal *f Fin*nce, Eco*ometria e Jorna* of Politi*al </line>
<line> Eco*omy que se c*ntram nas á**as *e *inan*as, econom*a * pol*tica. *s autore* m*is cit*dos </line>
<line> *ão HE, Q.; JIANG, H.; CARDAMON*, P.; ROH, H. e K*HOULI, B., respectiva*ente. Os </line>
<line> qu*t*o artigos princi**is a*res*ntam inves*iga*ões qu*nto a acordos com*rciais, através de </line>
<line> aplicações d* modelos matemáti*os e a presença de variáveis dummies. </line>
<line> Dentre as lim*taçõ*s encon*radas, import* re*saltar a restrição *o soft*are a um </line>
<line> número limitad* *e bas*s científicas d* periódicos. Co*t*do, essa *ondição não invia*ili*a a </line>
<line> pesquisa cient*fica, vi*to que estas bases que o programa co*templa atend** * um número </line>
<line> *xpr*ssivo de per*ódicos. Esse fator de*o**tra, por *im, uma **ssibili*ade de nov*s est**os, </line>
</par>
<par>
<line> t*nto </line>
<line> com ou*ra* *erramentas de anális*, quan*o em outras áreas cien*íficas, v*sto que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mod*lo se ajusta a divers** ár*as do conhecimento. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> HAIR Jr. J. F.; BABIN, *.; M*N*Y, A.; SAMO*EL, P. Funda*entos de métodos de </line>
<line> **sq*isa em *dm*n*stração. Porto Al*gr*: Bookm**, 2005. </line>
<line> *AH*ULI, B.; MA*TOUF, S. Regio*al T**de Agreements in M*diterranean *rea: </line>
<line> E*ono**tric Analys*s by Stat*c *ra*ity Mode*. Jo*r*al of Ea*t-West Bu*iness, v. *9, n. 4, </line>
<line> *. 237-259, *013. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1, art. 6, *. 120-*36, jan. 2020 </line>
<line> *ww4.f*an*t.*om.br/re*i*ta </line>
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<line> *. Pati*s, J. F. Ba*tisti, A. Porto, R. R. Zanini, L. F. D. Lopes </line>
<line> 136 </line>
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<line> Como Referenciar este Artigo, co*forme A*NT: </line>
<line> P*TI**, J; *ATTISTI, J. F; PORTO, A; Z*N*NI, R. R; LOPES, L. F. D. O Uso de Variáveis </line>
<line> Dummies em Produções Científicas: Aná*ise B*b*i*mética ** P*ataform* Sc*pu*. R*v. *SA, Teresin*, </line>
<line> v.17, n. 1, art. 6, p. 120-136, jan. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Aut*res </line>
<line> J. Pa*i*s </line>
<line> J . F. Battisti </line>
<line> A. Porto </line>
<line> R. R. Z*nini </line>
<line> L. F. D. Lope* </line>
</par>
<par>
<line> 1) co**e*ção e plane*ame*to. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* * inte*p*etação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) e*abor*ção do rascunho ou *a revi*ão crítica do *ont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na a*rovaçã* da versã* final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina, v. 17, n. 1, a*t. *, *. 120-13*, jan. 2020 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
</document>

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