<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 1, art. 3, p. 54-74, jan./*e*. 20*9
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.1.3
</line>
</par><par>
<line>
E*gajamento no Trabalho: Uma Aplic*ç*o da Análi*e d* Agrup**entos Entre
</line>
<line>
Tr**alhadores d* um Banco Pri*ado
</line>
<line>
L*b*r Engagem*nt: Applicati** of Cl*ster Anal*sis *o Empl*y*es of Pr*vate Banks
</line>
</par><par>
<line>
Carlos An*ré *orrêa de Mattos
</line>
<line>
***tor em Ciê*cias Agrárias p*la Univer*idade Feder*l Rural da Amazôn*a
</line>
<line>
P*ofessor da Univ*rsidade F*de*al do Par*
</line>
<line>
*-mail: ca*lo*acmattos@ho*m**l.com
</line>
<line>
Lor*na Tayse Leão And*a*e
</line>
<line>
Bachare* em Administ*ação pela Univers*dad* Federal do Pa*á
</line>
<line>
E-m*il: *ndra*elorena2*@ho*m*il.com
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*: Carlos André C*rrêa de Mattos
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. T*nny Kerley de Al*n*a*
</line>
</par><par>
<line>
A*. Se*zede*o Co**êa, 15/2005 - Nazaré, *e*ém - Pa
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
C*P 66.035-4** - B*asil.
</line>
<line>
Artigo recebido em *2/09/20*8. *ltima
</line>
<line>
ver**o
</line>
</par><par>
<line>
*nde*eço: Lore*a Tayse Leã* *ndrade
</line>
<line>
r*cebida *m 20/09/201*. Apro*ado em 21/0*/2018.
</line>
</par><par>
<line>
Rua *ntôni* Everdosa, **51/1061 - Pe*reira, Belém-Pa
</line>
</par><par>
<line>
*EP 6*.0*5-754 - Brasil.
</line>
<line>
Avaliad* p*lo sist*ma Trip** Revie*: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo Edi*or-Che**; e b) Double Blind Review
</line>
<line>
(av*liação c*ga por dois avaliadores d* área).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v*são: Grama*ical, Norm*tiv*
</line>
<line>
e *e Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Enga*amento no Trabalho: Um* Aplicaçã* da A*á*ise de *grupamentos Privad*
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O *bj**ivo des*e estu*o foi a*a*isar * engajamento no tr*bal*o de um
</line>
<line>
banco
</line>
<line>
pri*ado em
</line>
</par><par>
<line>
Belém-Pa. Pa*a **nt*, foi feita *ma
</line>
<line>
pesquisa *e ca*po, explorat*ria e descr*tiva,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
amostragem não prob*bi*ís*ica por acessibilidade com 9* bancá*ios. *s dados foram tratados
</line>
</par><par>
<line>
com *statístic* des*ritiva, in*erencial e multivariada. A aná*ise descr**iva mostrou
</line>
<line>
elevado
</line>
</par><par>
<line>
engajame*t*, *om *estaque **ra a *ed*c**ão ao
</line>
<line>
trab*lho. A a*álise mu*tivariada (a*á*ise de
</line>
</par><par>
<line>
a*rupamentos) revelou pres*n*a *e quatro gru*os, significati*a**n*e **ferentes ent*e si,
</line>
</par><par>
<line>
entrevistado*
</line>
<line>
co* inte*sidades *e engajam*nto bai*a
</line>
<line>
(9,78%), intermediária
</line>
<line>
(21,74%), alta
</line>
</par><par>
<line>
(39,13%) e mu**o alta (29,35%). Esse* resultados indicam que o* e*trevist*dos estão
</line>
</par><par>
<line>
*n*o*vidos e percebem sentido no tr*balho qu* r*alizam, o que
</line>
<line>
permite *onclui* q*e as
</line>
</par><par>
<line>
estratégias de gestã* de p*ssoas têm s*do *xitosas ao *quilibrar *s deman*a* da* *are*a* e **
</line>
</par><par>
<line>
recurs*s or*a**zac*ona*s * pess*ais d*s
</line>
<line>
trabalha*o**s. Entre*anto, m*rece at**ç*o
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
entrev*stados
</line>
<line>
com
</line>
<line>
baixo engajam*nto,
</line>
<line>
para
</line>
<line>
identificar aspectos lim*tadores do engajamento
</line>
</par><par>
<line>
nes*e grupo.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Bancos. Con*ições *e
</line>
<line>
Trabalho.
</line>
<line>
Psicologi*
</line>
<line>
Positiva.
</line>
<line>
*stu*os
</line>
</par><par>
<line>
Org*n*zaci*nais. Análise de Agrupa**nto*.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
T*is
</line>
<line>
study aime* to analyze labor engagement in a priva** bank in Belém City, *ará State
</line>
</par><par>
<line>
(PA), Brazil. F*r this *urpose,
</line>
<line>
an explora*ory, and a descriptive field su*vey wit* non-
</line>
</par><par>
<line>
*robabilistic samplin* by acce*sibility w*s carried o*t wit* nine*y-two b*nk employees. The
</line>
<line>
data w*re processed with d*sc*iptive, infer*ntial, and multivari*te statisti*s. The descript*ve
</line>
<line>
analysis sh*wed a high commitme** focusing on d*dication to w*rk. The multivariate
</line>
<line>
a*a*ysis (c*u*ter analysis) showed f*ur groups, *ignificantly dif*ere*t **om each other, an* the
</line>
<line>
in*erviewee* showin* low (9.78%), intermediate (2*.74%), *i*h (39.*3%), and very *igh
</line>
</par><par>
<line>
(29.35%) engagem*nt *nten*ities. These *es*lts
</line>
<line>
h*ve ident*fi*d that the inter**ewees
</line>
<line>
ar*
</line>
</par><par>
<line>
*nvolved and
</line>
<line>
re*l*zing meani*g in *he** work, which allow* t* conclude that
</line>
<line>
people
</line>
</par><par>
<line>
man*gement stra*egies have be*n succes*ful in bala*ci*g th* task
</line>
<line>
d*mands and
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
*rgani*ational and person*l res*ur*es r*lated to the *orkers. *owev*r, *he intervie*e*s w*o
</line>
<line>
*howe* low engag*ment need *ttenti*n to ident*fy their limiting fact*rs for enga*ement in
</line>
<line>
*his group.
</line>
<line>
Keywords: Ban**. Work Condit*ons. Posi*ive Psychology. Organizational Stu*ies. Cluste*
</line>
<line>
Analy**s.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 1, ***. 3, p. 54-7*, jan./fev. 2*19 www4.fsanet.com.*r/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. C. Ma*t*s, L. *. L. An*rade
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Ao reunir estudos re*ativos ao ambi**te de trabalho de *ancários no* últ*mos de* *n*s
</line>
<line>
no Brasil, *arques e G*ongo (2016) ident*fi*aram que as inovações, as mu*anç*s
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ógicas nos p*ocessos de **stão, co*binadas *om
</line>
<line>
a fl*xibilização nas relações
</line>
</par><par>
<line>
trab*lhist**, a globaliza*ão da
</line>
<line>
e*o***i*, a* priv*t*zaçõe*, a intesific*ção *a c**corrência,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
terceirização, entre outras, im*ac*ar*m fortemente nas organizaçõ*s bancárias * contribuíram
</line>
<line>
para o a*o*ci*ent* dos trabal*ad*res. *e**a forma, os aspe*t*s contemporâneos da* relações
</line>
</par><par>
<line>
trabalhis*as *c*baram p*r tr*zer malef**io* q*e, sob muita* p*rspectivas, repre*ent****
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
retro*esso nas condições de t*abalho desses profissionais.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, ** por um lado, **t*res com* Silva e N*va*ro (2*1*), *arque* e *iongo
</line>
</par><par>
<line>
(2**6) e Jaques e *ilotto (2017) denuncia* a precariz**ão
</line>
<line>
*a* con*ições de trabalho *os
</line>
</par><par>
<line>
bancár*os ma*erializada*, *rincipalme*te, pela inte*sificação *o as*éd*o *or*l, pela excessiv*
</line>
<line>
*r*ssão dos super*o**s hierá*quic*s, pe*a inseg*ranç* *a* relações d* *mpreg* * pelas lesões
</line>
<line>
física*, conseq*ên*ias de lon*as jornadas de e*forços rep*titivos; out*o* es*udo*, como os d*
</line>
</par><par>
<line>
Paix*o Barbosa (201*) * C**rêa, Cam*lo e Leal e
</line>
<line>
(2017), ide*tific*ram *o segmento *e
</line>
</par><par>
<line>
banc*s *at**façã* no trabalho, ao consta*are* que, apesar do a*b*ent* prop**io ao estre*se e
</line>
<line>
do **duzi** número d* t*ab*l*adores, a profissão t*nha aspectos pos**i*os co*o l*der*nç*
</line>
</par><par>
<line>
participat*va,
</line>
<line>
*po*tunid*des ** *prendiz*gem e trein*men*o, ambiente de trabalho saudável,
</line>
</par><par>
<line>
comprometime*to or*anizacional, bom relacionam*nto com os colegas, ent*e outros.
</line>
<line>
Desta forma, o*serva-se *ue, mesmo consider*nd* *s esfor*o* dos pe*quisad*res, os
</line>
</par><par>
<line>
es*ud*s *e*ente* sobre as *ond*ç*es de *rabalho
</line>
<line>
de bancá*ios
</line>
<line>
ainda são
</line>
<line>
u* camp*
</line>
</par><par>
<line>
*elat**a*ent* *ontrov*r*o. Assim, *nserida nesses e*tu*os, a *re*ente *es*uisa concentrou-se
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
compreend*r o e**a*amento do traba*h* na perspe**iva dos trabalha*ores dessas
</line>
</par><par>
<line>
*nstituições. Ma**ado, Por*o-M*r*ins e *morim (2*12) *e*tacam q*e a conceituação m*is
</line>
</par><par>
<line>
freq**nte e ac**ta
</line>
<line>
pa*a o engajam*n*o no trab*lho é
</line>
<line>
de um e*tado ment*l p*sitivo,
</line>
</par><par>
<line>
ca*acteriz*do pe*a
</line>
<line>
*r*sença de *igor, dedic*ção e *bsorção: (1) o
</line>
<line>
vigor relaciona-se *om
</line>
</par><par>
<line>
elevados *ív*is d* ene*gia e resi*tênci* ment*l para a realização das atividades *n*rentes
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho; (2) dedicação, *onsti**i-se p*lo envolviment* pes*oal co* *s tarefas; e (3) a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abs*rçã*, se refe** à concentra*ão durante * trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Oliv*i*a e Ferreira (*016) *f**mam que a* pesquisas com foc* no engajam*nto a*nd*
</line>
<line>
são *ecentes no ex*eri** e pr*ticamente inex*stente* no Br*sil, o q*e **vela um amplo campo
</line>
</par><par>
<line>
de estudos, com grandes p*ssibilid*des de
</line>
<line>
av*nços *ientífic*s. *ess* contexto, * pesqui*a
</line>
</par><par>
<line>
c*ncen**ou-s* em responde*
</line>
<line>
ao qu*st**namen*o: *uais as ca*ac*erísticas do engajamento
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. *6, *. 1, art. 3, p. 54-*4, *an./fe*. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
En*ajam*n*o no **a*alho: Uma Aplica**o d* Análise d* *g*up*m*ntos Pri*ado
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
*rab*lho
</line>
<line>
e*tre banc*rios d* um banco múltiplo pri*ado com filias *a cidade *e Belém do
</line>
</par><par>
<line>
Par*? O estudo
</line>
<line>
t*ve como o*jetivo
</line>
<line>
**alisar aspecto* do e*gajamento *o trabalho, tendo
</line>
</par><par>
<line>
*tilizado, pa*a tant*, * escala Utrecht Work Engagement (UWES-17) que, segundo Bak**r et
</line>
<line>
a*. (200*), Sal*nova e Schaufeli (2009) e Bakke* e Leit*r (2010), é o instrumento de pesquisa
</line>
<line>
ma*s ut*li*ado *ara *ensurar * engajamento no t**balh*. ** achado* identificar** el*vada
</line>
<line>
intens*dade de enga*amento para a ma*oria dos entrev*stados, ali*hand*-se, assim, aos es*udos
</line>
<line>
que p*rce*em aspectos *ositivos n*ssa atividade l*boral.
</line>
<line>
O e*gaj*mento no trabalho su*giu sob * pe**pe*tiva da *si*ologia Posit*va e *e
</line>
</par><par>
<line>
sustenta no model* *ob Demand Resources *nd *ork Engagement (JDR-WE), se*undo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ual deve *av*r um equilibri* di*âmico entre os recursos da organ*zação * dos *r*balh**ores
</line>
</par><par>
<line>
e *s *em*ndas
</line>
<line>
do trab**ho. Assim, quando esses *sp*ctos encontram um fun*i*namento
</line>
</par><par>
<line>
ótimo, ocorre * *n*a*amento no **abalh*, constituindo *m a*biente d* trabalho s*udáv*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
produtivo (SCHAUFELI; DIJKSTRA; VAZQUEZ, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Deste mo*o, a *ssoc*ação e*u*librada *nt*e recursos pessoa*s e orga**zacionais e as
</line>
</par><par>
<line>
de*a*das do *rabalho ince*tiva os tra*alhad*res a
</line>
<line>
se e*gajar e a oferecer *áxi*o *e o
</line>
</par><par>
<line>
*escursos pe*s*ais para * realização das taref*s, sendo o resultado expr*ss* em m*io* prazer
</line>
<line>
pes*oal e prop*nsão *ara enfrentar maiore* des*fios profissionai* no *rabalho. P*r o*tro lado,
</line>
<line>
quando ocorre esc*ssez d* recursos pessoais, ou quando as dem*ndas das taref*s *up*ram de
</line>
<line>
maneira de*pr*porciona* os *ecursos dispo*ívei*, *u**em os riscos psicossociais *o trabalho,
</line>
<line>
o des*aste excessivo e o adoecimento *os *rabalha*ores (BAKKER; DEMEROUTI, 2008).
</line>
<line>
Ferr*ira et a*. (201*), Klasse* *t al. (*012) e Shi*a*u et al. (2*08) *est*cam que
</line>
<line>
nív*is elev*d*s d* eng*jamento contrib*em fortemente p*ra uma postura favorável p*r*nte *
</line>
<line>
trabal*o, es*ecia*mente na *erspect*v* afetivo-construtiva (SCHAUFELI, *01*). A*sim, *
</line>
<line>
engajamento re*ela-se um indi*at*v* de *ati*faç** co* o trabalh* (VOR*NA; SIMONI;
</line>
<line>
VLASOVA, 2*17), de inovação (HAKANEN; P**HONIEMI; T*PPINEN-TANNER,
</line>
</par><par>
<line>
*008),
</line>
<line>
** *utoefic*ci* (OUWENEEL; LEBLANC; S*HAUFEL*, 2013), entre *utr*s
</line>
</par><par>
<line>
as*ec*os do co*port*mento organizaci*nal,
</line>
<line>
essencialmente *enéfic*s ao am*iente de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 16, n. 1, art. 3, p. 54-*4, jan./fev. 2*19 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. C. *att*s, L. T. *. And*ade
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
2 REV**ÃO DA LITERATU*A
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Engajamento no Trab*lho: Origem * *vol*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Os es*udos semin*is *obre en*ajamen*o no trabalho são atr*buídos a Kanh (19*0), que
</line>
</par><par>
<line>
c*n**it*ou o *ngaj**ento como um esta*o de **esença. Nesse sentido, Simpson
</line>
<line>
(2009)
</line>
</par><par>
<line>
co*plementa, ao destac*r que o engaj*mento leva * um envolvime*t* físico, co*niti**mente
</line>
<line>
*i*ilant* e emocionalmente conec*a*o ** **abal*o. Magnan et al. (2016), q*ando se *ef*rem
</line>
</par><par>
<line>
ao comportamen*o de
</line>
<line>
t*a*alhadores engajados, des*ac*m que ess*s t**bal*adores constroem
</line>
</par><par>
<line>
laços *orte* c*m a atividade laboral * são ca*acte*izados por s*n*im**tos p*sit*vos, intensos,
</line>
<line>
com elevada inspiração, m*is vo*tados para co*o eles *esenvolvem se* *ra*alho do que
</line>
</par><par>
<line>
obr*gatoriamente
</line>
<line>
a*ender às metas da organizaç*o, rea**zar as tarefas que lhe são atr*b*ída*,
</line>
</par><par>
<line>
ou ao t*po de organização em que *rabalham.
</line>
<line>
*akker e Leiter (2010), ** explicare* o engajamento, ressalvam que, mesmo no*
</line>
<line>
casos em que ocorrem conce*tuações diferentes, ela* convergem para a prese*ça de e*ergia e
</line>
</par><par>
<line>
ident*f*c***o pe*soa*
</line>
<line>
do traba*hador com o trabalho, ambas carcaterísticas fort*me*te
</line>
</par><par>
<line>
presentes no compor*am*nto
</line>
<line>
engajado. Schaufeli e Tar** (2014) ch**** a *tençã* p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ustentação d* *ngajamen*o ao lon*o do tem*o;
</line>
<line>
a*sim, mesmo que o *ngajamento seja um
</line>
</par><par>
<line>
comp*rtame*to *otencialmente d* longo pr*z*,
</line>
<line>
ele re*resenta um proc*sso dinâmico,
</line>
</par><par>
<line>
influenciado por condi*ões o*gani*acion*is. D*sta forma, qu*ndo as co*di*ões de trabalho
</line>
<line>
exer*em influência negativa, m*ter**lizam-se con*içõ*s pre*ud*c*a*s à s*ú*e dos
</line>
<line>
trabalh*dores, que lev** ao ado*cim**to e ao desen*ajamento. *ssa caracterís*ica jus*ifica *s
</line>
<line>
esforços em compreender o *n**jamento, e*pecia*mente no *ue co*c*rne às variáveis capazes
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
a*et*-**.
</line>
<line>
Salanova e Schaufel* (2009) destacam que os *r*balhado*es enga*ados s*o **is *em
</line>
</par><par>
<line>
avali*dos pel*s superiores
</line>
<line>
*ierá***icos e p*los colegas de trab*lho e ten*em a apresentar
</line>
</par><par>
<line>
*enor f*e**ência de absente*smo e d* r*tatividade, são *enos pr*pensos a d*senvolver
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
síndr*me de burnout e se mostram ma*s resistentes na oposição a *ondutas contra*roduti*as
</line>
<line>
no tr*bal*o. Os trabalhad*res e*g*jados te*dem a concentrar seus *s*orços n*s tar*fa* mais
</line>
</par><par>
<line>
prazerosas * com mais significa*o pess*al, que lh*s c*nfere relativa proteç*o contra *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ado*c*mento (BA*KER; DE*ERO*TI, 2008). Assim, o engajam*n*o r*vela-se co*o uma
</line>
</par><par>
<line>
*onte d* vantagens
</line>
<line>
competitivas *ar* a organizaç*o, *ma ve* que
</line>
<line>
tra*al*ado*es mais
</line>
</par><par>
</page><line>
dedicados t*azem melhores res*ltados em rela*ão à produtivida*e (SALANOVA;
</line>
<line>
SCH*U*ELI, 2009; BAKKER; *EITER, 2010).
</line>
<line>
R*v. FS*, Teresina, v. *6, n. 1, a**. 3, p. 54-74, jan./fev. 2019 www4.f*anet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ngaj*mento no Traba*ho: Uma Aplicaç*o da Análise de Agrupamentos Priv*do
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
Bakker et a*. (2007) e Bakker e Leiter (2010) destacam que compr**nde*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
engajamento no trabal*o é **a for*a preditiva para avaliar o bom desempenho
</line>
</par><par>
<line>
organizacional pois, como * en*a*ame*to é modulado p*l*
</line>
<line>
relação e*tre *s exigências do
</line>
</par><par>
<line>
trabalho e os recu*sos organizacionais e dos tra*alhad*r*s, *mbos são ne*es*ários para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realiz*ção das tare**s. Salano*a * Schaufeli (*009) r**orçam essa compreen*ã* e afirmam que
</line>
</par><par>
<line>
trabalhado*es
</line>
<line>
e*gajados influenciam no en*ajam*nto de o*tros
</line>
<line>
tr*balhadores com
</line>
<line>
os quais
</line>
</par><par>
<line>
convívem. Assim, atuam para a promoção do engaj*mento entre os cole*as de tr*ba*ho. Nes*a
</line>
<line>
**rs*ect*va, o engajamento assume um caráte* esse*cialmente *ole*iv*.
</line>
</par><par>
<line>
D*versos estudos identificar*m os *r*di*ores
</line>
<line>
**
</line>
<line>
en*ajamento (GAR*ÍA-RE**DO
</line>
</par><par>
<line>
et al., *006; BAKK*R e* al. 200*; SALANOVA; SCHAUFELI, 20*9; **KKER; LEITER,
</line>
<line>
2010), *ntr* eles, desta*am-se o apoio social, recur*os *es*oais como autoestima,
</line>
</par><par>
<line>
a*toeficác*a, capital p*icológico, crenças,
</line>
<line>
otimismo, re*iliê*cia,
</line>
<line>
en*re o*tros. Assim,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
**rtalece* alg*ns desses pred*tores, outros ta*bém são afeta*os, refo*çando-se **tuamente *
</line>
</par><par>
<line>
promovendo um aumen*o no e*ga*e*ento *e f*rma contínua. Dest*ca-se ta**ém qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
crenç* *e eficácia cons*rv* rel*çã* próx*ma c*m em*ções posi*iva*, o que pode ser p*edi*or
</line>
<line>
de engajame*to *o futuro.
</line>
</par><par>
<line>
Salano*a e Schauf*li (2009) desta*a* que a palavra e*gajamento tem orig*m
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ex*ressão inglesa *ngagement, que se ref**e a um es*ado d* *nimo posit*vo qu* oco*re nos
</line>
</par><par>
<line>
*rabalhado*es e *ue p*tencializa a
</line>
<line>
utiliz*ç*o de *ecu**os. Ap*sa* de a* traduções *ara
</line>
</par><par>
<line>
*ifere**es lín*uas
</line>
<line>
prejudi*arem o *eal s*n**do da expressão i***esa, o *ngajamen**
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
relacion*do a aspectos favor*veis a* de*e*volvim*n** organiza*ional. Os m*smos autor*s
</line>
<line>
destacam que o trabalho pod* traze* para os tr**alhad*re* tanto malefícios, q*anto *enef*cios,
</line>
</par><par>
<line>
exempli*ic*ndo essa dicotomi* na
</line>
<line>
perspectiva da* *xpressões latinas *abor e op*s. Dest*
</line>
</par><par>
<line>
forma, ao e*tender o trabal*o como uma ativi**de que demanda *uito *s**rço *í*i**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
me*tal, *** consome toda ene*gia humana, tem-se a persp**tiva do labor, po* outro lado, ao
</line>
</par><par>
<line>
*ntender o *rabalh* como uma ati*idade essencialmente cr*ativa e desaf**dora, emerge
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreen*ão do opus.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contexto, *m do* *rincip*is desafios contemp*râneos do trabalho é enc*ntrar
</line>
</par><par>
<line>
alternat*vas
</line>
<line>
*apazes *e
</line>
<line>
promover a dim*n**o saudável e *ositiva do trabalho c*m essa e
</line>
</par><par>
<line>
proposta, inserem-se os estudos sobre enga*a*ento no trabalh*. Na dimensão o**a*iz*cion**,
</line>
<line>
pesquisas de Xathopo*lo* et at. (2009), com trabalhador*s de f*st-food na Gr*cia, rev*l*ram
</line>
</par><par>
<line>
que: (1) o clima organizacion*l, (2) *utonomia par* a r*a*ização da* tarefas e a
</line>
<line>
(3)
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**einam**t* recebido fav*recerem a autoeficácia, a *u*oes*ima e o
</line>
<line>
**imismo das equipes de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 1*, n. 1, ar*. 3, p. 54-7*, *a*./fev. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. C. *a*tos, L. T. L. An*rade
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho o *u*, por sua ve*, resulta em m*ior engaj*mento e co*tribui para maiores r*tor***
</line>
<line>
*inancei*os para a orga*iza*ão.
</line>
</par><par>
<line>
*omplementarmente, ap*sar do* *chados que associam engajam*nto a construtos o
</line>
<line>
como sa**sfação *om o tra**l*o (*REITAS; CHARÃ*-BRITO, 20*6; VORI*A; *IM*N*;
</line>
<line>
VLASOVA, **17), aprendizage* (SO*NENTAG, 2*03), proatividade (SALANOVA et *l.,
</line>
</par><par>
<line>
20*3), cida*a*ia
</line>
<line>
*rganizacional (R*C*; LEPINE; CRA*FORD, 2010; CHR**TIAN;
</line>
</par><par>
<line>
GA*ZA; SALAU***ER, 2011) entre *u**os, o **gaj*mento exprime um *on*ruto único d*
</line>
<line>
comportament* organizacional e diferen** dos dem*i*, com* af*rmam Bakker et al. (2008) e
</line>
</par><par>
<line>
Salan*va e Schaufeli (2009). Schaufeli (20*2) *eforça es*a compreen*ão, ao destacar *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
engajam**to é um construt* novo com grandes *os*ibil*dades, tanto no âmbito dos negó*i*s,
</line>
<line>
quanto no acadêmico.
</line>
</par><par>
<line>
No engajamento,
</line>
<line>
s*o
</line>
<line>
obse*vadas, essenci*l**nte, duas dimen*õe*
</line>
<line>
que in**u*nciam
</line>
</par><par>
<line>
par* sua form*ção: (1)
</line>
<line>
as car*aterís**cas
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
*rabalhador (O*WEN*EL; *E BLANC;
</line>
</par><par>
<line>
SCHAUFELI, 2**2) e (2) o ambiente de t*abalho (STROM; SEA*S; KELLY, 2014). E, *a
</line>
<line>
combi*aç*o dessas dim*nsõe*, é constituído o e*ga*amento no trabalho. Salanova * Schauf*li
</line>
<line>
(2009) criticam a tradução da expressão orig*na* en*agement para outros idiomas por
</line>
<line>
considera*em que nenh*ma expr**são até o momento consegui*, de *ato, exprimir o *u* ela
</line>
</par><par>
<line>
r*pr*senta no i*ioma or*ginal, advert*n*o que as
</line>
<line>
tr**uçõe* acabam por *esultar
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*i*plism*s, re*etições ou erros.
</line>
</par><par>
<line>
*alanova e S*haufeli (200*) evi*enciam ainda que a expressão engagement *á er*
</line>
</par><par>
<line>
utilizada no
</line>
<line>
final da década de 1990 por impo*tantes co*s*ltorias *r*anizaci*nais, ao
</line>
</par><par>
<line>
perce*erem que al**ns traba*h*dore*, durante a rea*ização das ta*efas, enc*ntravam tamanhas
</line>
</par><par>
<line>
concentr*ção e dedicação ao *rab*lh* que levavam a um esta*o de flu*o, n* qu*l
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rabalhador mobilizava mais *e*ur*os físic*s e psicológicos para o *rab*lho *l*ançando,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
c*ns*guinte, m*lhor de**mpenho n* t*abalho real*zado.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 O Engajamento ** Trabalho e a *sicologia Pos*tiva
</line>
</par><par>
<line>
O *nga*amento no trabalho susten*a-*e teor*cam*nte na perspec*iva *a Psicologia
</line>
<line>
*ositi** que, *a** *acic* e Ba*t*anel*o (2014, p.2), é a "psicol*gia da* forças e virtudes". Os
</line>
<line>
mesmos autores reforça* que e*sa *ompreensão foi *uito in*luenci*da p*la *egunda Guerra
</line>
<line>
Mundi*l, pois *oi observado que, em muitas situações, pe*soas que perdiam tudo ainda tin*am
</line>
<line>
en**gia para continuar e, mais que is*o, conseguiam ajudar os outros a superar suas perdas.
</line>
</par><par>
<line>
*endo assim, a Ps*colog*a Po*itiv* *od* ser **mpreend*da, segund* Salanova e
</line>
<line>
Schaufeli
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 1, art. 3, p. 54-74, ja*./fev. 2019 www4.**anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*gajamento no Trabalho: Uma Aplica*ão da A**lise de Agr*pame*tos Pr**ado
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
(2009, p. 74), como "el est*dio científi*o del funcionamiento humano ó***mo" ou, nas
</line>
<line>
pal**ras de Paludo e Koller (2007, *.1*), como s*ndo uma n*va *roposta científica "que
</line>
<line>
*romete melhorar a qualidade de vi*a dos indi*íduo* * prevenir doenç*s".
</line>
<line>
A psicologia, por muitos anos, co*centrou-se *uase que, exclusiva*ente, em tratar
</line>
<line>
p*ob**mas e transtor*os humanos. Esse aspec*o, que a*nda f*z part* do cotidiano dessa
</line>
<line>
ciên*i*, fez com que ocorresse* grandes avanços nos tratamen*os *as doenças, q*e acaba*am
</line>
</par><par>
<line>
por contribuir pa*a o
</line>
<line>
**m-estar da* pe*soas (SALAN*VA; SCH*UFELI; 2009). Contudo,
</line>
</par><par>
<line>
como de*t*ca* Salan*va * Schaufeli (2*09), ao se concentra* *uit* f*rtemente n*s as*ectos
</line>
</par><par>
<line>
negat*vos da conduta
</line>
<line>
humana, * psi*ologia pauto*-se qua*e *ue, unicamente, no para*igm*
</line>
</par><par>
<line>
dos 4Ds, ou seja, diseases, disor*ers, d*ma*es e disa*ilities (doe*ças, distúrbio*, da*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*eficiênci*s).
</line>
</par><par>
<line>
A* c*nseq*ências desse paradigma pode* se* per*ebid*s *o deseq*ilíbrio
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*esquisas *ientífi*a*, que
</line>
<line>
produz**am muito mais r*sultados sobre os e*eitos nega*ivo*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
natureza humana do que
</line>
<line>
p*sitivos (**KKER et al., *0*8; S*LANOVA; *C*AUF*LI;
</line>
</par><par>
<line>
2009; PALUDO; K*LLER, 2007). Esse aspecto confirma os res*lta*os encontrados por
</line>
</par><par>
<line>
Mac***o e P*rto-M*rtins (2013), que a*i*ma* persistir até hoje a prevalência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
investig*ç*es concentradas nos malefí*ios, especia*ment* qua*do
</line>
<line>
se trata da psicologia
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse cont*xto, Sa*anova e Sch*ufe** (2009) *estaca* q*e, e* 1*98, for*m lan*adas
</line>
<line>
*s bases para um novo par**igma p*r* a psicologia, *ue ocorr*u pelo resga*e dos princ*pios
</line>
</par><par>
<line>
mostrados no último c*pítulo *a ob*a Motiva*ão e Pe*so*alidade, d* Maslow (1954),
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*iscutia que a psicolo*ia mo*trava m*is sobre as defi*iências, doenças e fraque*as do ho**m
</line>
</par><par>
<line>
do q*e so*re sua potencial**ade,
</line>
<line>
virtude e aspirações, surgi*do, ass*m, *ovimento o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
originou * *sicologia Po*itiva (PACICO; BASTIANELLO, 2014).
</line>
<line>
A compreens*o da Psicol**ia Positiva fo* su**entada original*ente por psicó*o*os *a
</line>
<line>
l**ha *uman*sta, *omo *aslow (1*54) e R**ers (1959), m*s, *om* destacam Palu*o e *oll*r
</line>
<line>
(2007), apesar *e as investigações revel*rem diversa* teori*s baseadas n* f*licida*e humana,
</line>
</par><par>
<line>
elas não a*a*çaram naquele momen*o, *eja por
</line>
<line>
*erem cons*deradas c*m fal** de r*go*
</line>
</par><par>
<line>
met*d**ógico, ou pelo fato *e os psicólogos hu*anistas esta*em fren*e de seu tem** à
</line>
</par><par>
<line>
(PALUDO; KOLLER, 2007). Desta *orma,
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
est*dos se*inai* foram resgatados,
</line>
</par><par>
<line>
a*r*ximadamente, **
</line>
<line>
anos mais t*rd* e fundamenta*am n*v*s pe**uisas, *riando as
</line>
</par><par>
<line>
condições para que as i*vestigações *vança*s*m.
</line>
</par><par>
<line>
*esta forma, em 19*9, (re) **rg*u a Psicologia Positiva,
</line>
<line>
baseada *ssencialmente e*
</line>
</par><par>
</page><line>
três aspectos: (1) **s crít*cas pautada* na* insuficiênci*s dos *odelos *édicos da época; (2)
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresina PI, *. 16, n. 1, **t. 3, p. *4-74, jan./f*v. 2019 www*.fsan**.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. C. Ma*tos, L. T. L. Andrad*
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
na aproxi*ação das investigações de est*dos co* re*ulta*os positiv*s; e (3) *a convicção *e
</line>
</par><par>
<line>
que, no long* prazo, os resultad*s positi*os pod*ri** ser mais eficien*es **ra a r*dução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
patol**ias (SALANOVA; *CHAUFELI,
</line>
<line>
2009). Assim, n*s anos *ue se suc*deram, as
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisas fun*amentada* na perspect*va da *si*olog*a Posit*va a**nça*a* co* grande
</line>
<line>
am*lit*de e rapidame*te em todo o mundo (PALUDO; KOLLER, 2007).
</line>
<line>
Paci*o e Ba*tianello (2014) destacam que a P*ico***ia Positiva e*contra aplicações
</line>
</par><par>
<line>
tanto no campo clínico, quanto escolar e o*ganizacion*l bus*a for*a*ec*r elementos qu* e
</line>
</par><par>
<line>
promovam * bem-es**r, ao au*iliar *s ind*víduos a alcançar
</line>
<line>
uma vida *ais p*azerosa, **m
</line>
</par><par>
<line>
sentido e
</line>
<line>
engajada. A *ção d* Psicologi* Po*itiva fundamenta-se n* prevenção e
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
for*alec*mento se sustenta *m *tuar antes e
</line>
<line>
do
</line>
<line>
proble*a, poi* busca ident*ficar previa**nte
</line>
</par><par>
<line>
aspectos prejudiciai* * se p*eparar par* enf*entá-los *u evitá-los. *ssim, no
</line>
<line>
campo
</line>
</par><par>
<line>
o*g*nizaci*na*, a Psicologia P*sit*va *o*si*ilita ante*er proble*as *os t*abalh*do*e*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
corrigi-los antes que seus reflexos *e e**alh*m *ela organização (*ACICO; BAS*IANELL*,
</line>
<line>
2014).
</line>
<line>
Por outro lado, Salanova e Schaufeli (200*) destacam que a Psic*logia Positiva, ap*sar
</line>
<line>
de sua a*e*tab*l*dade e do intere**e ac*dê*ico *ue despertou *os ú*timos a**s, não fi**u *ivre
</line>
</par><par>
<line>
de críticas, entre
</line>
<line>
as quais se sobressaem duas: a p**meira é que * abor*agem po*itiva
</line>
</par><par>
<line>
conceit*almente n*o é *ufi**ente par* possibi**tar que as pessoas enfrentem *s problemas da
</line>
</par><par>
<line>
vid* e a outra consiste
</line>
<line>
no *nte*d*mento de *ue a Psicologia Positiva repr**e*taria *pena*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
resgate d* conc*itos antigos. En***ta*to, os av*nç*s nas p*squisas e seus *esul**dos têm p*sto
</line>
<line>
essas crít*cas ** xeq*e (*ALA*OVA; SCHAUFELI, 2009).
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
* mét*do *ti*izado n**t* *s*udo é classifica*o, quanto ao nível *o** *x*l*ratóri* e
</line>
</par><par>
<line>
descr*tivo e quanto ao del*neamento, com*
</line>
<line>
um *evantamento transversal com tr*tamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dados qua*titativo (GIL, 20*4). * po*ulação da pes*uisa foi formada p*r bancários
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
ba*co múltip**
</line>
<line>
privado e o lev*n*amen*o oc*rreu em trê* *g*ncias na cid*de de Belém
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Pa*á, *ra*il. A colet*
</line>
<line>
*e dados *oi feita
</line>
<line>
*a f*rma de amostr*gem não p*oba*ilí*tica por
</line>
</par><par>
</page><line>
*cessibilidade e envolve* trabalhad*res da instit*iç*o. Ao fin*l do trabalho d* campo, *oram
</line>
<line>
o*ti*as *2 entr*vistas c** bancári*s que, após co*vidados, aceitaram livr*me*te respo*der
</line>
<line>
ao* quest*oná*ios.
</line>
<line>
O inst*ume*to de colet* de d*dos f*i * que*t**ná*io, id*n**fic*do como Ut**ch* Work
</line>
<line>
Engagement Sca*e (*WES-17). O U**S foi d*senvo**ido por Schaufeli et *l. (2002), send*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 16, n. 1, art. 3, *. 54-7*, *an./fev. 2019 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
En**jamento no Trab*lho: Um* Aplicaç*o da Análise *e Agrupamentos Privado
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
*o*siderado * principal in*trumento para *esqui*ar engajamento no tr*balho. O *W*S já *oi
</line>
<line>
traduzido e validado *m ma*s de 1* idiomas (*ACHA*O; PO*TO-MA*TINS; AMORIM,
</line>
</par><par>
<line>
2012), *endo
</line>
<line>
traduzid* no Br*sil
</line>
<line>
por
</line>
<line>
Angst, *e*evi*es-Pereira e P*rt*-Martins (2009)
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
p*steri**m**te, validado por Vaz*uez
</line>
<line>
et al. (2015). O UWE* é for*ado p*r 17 questões,
</line>
</par><par>
<line>
todas ela*orad*s
</line>
<line>
na forma
</line>
<line>
afirmativa e *om respostas na e*c*la de Liker*, com *ete it*ns,
</line>
</par><par>
<line>
s*ndo: 0 (zer*) para "nunc*"; 1 (um) para "algumas v*zes no ano"; 2 (dois) para "uma *ez ao
</line>
</par><par>
<line>
*ês ou
</line>
<line>
menos"; 3 (três) *ara "algumas
</line>
<line>
vezes po* mês"; 4 (quatro) *a*a "uma ve* por
</line>
</par><par>
<line>
s*mana"; 5 (ci*co) par* "algumas veze* por sem*na"; e 6 (sei*) para "todos os dias".
</line>
</par><par>
<line>
*este *studo, * UWES-17 foi
</line>
<line>
utili*ado na sua form* *riginal, portanto, *presentado
</line>
</par><par>
<line>
aos entrev*stad*s co*o foi traduzido. O UWES reúne as três dimensões
</line>
<line>
do engajamento:
</line>
</par><par>
<line>
vigo*, dedica*ão e abso*ç*o e a distribuição das va*iá*eis ent*e as dim*nsões * d* seis, ci**o e
</line>
</par><par>
<line>
seis, respe*tivament*. O *uestion*rio foi comple*entado com uma seção
</line>
<line>
pa** id*nt*ficar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
perfil **cioeconômico *os entr*vis*ados e r*unir informações sobre c*rgo, *exo, e*c*lari*a*e,
</line>
<line>
e*tado civil, inte*sidade de contato com o pú**ic*, entre out*as. Apó* o le*antamento, os
</line>
<line>
q*estio*ários f*ram *odif*cados e tabu*ad*s para pos*ib*litar o t*atament*, a inte*pre*ação e a
</line>
<line>
apre*ent*ção d*s *esultados.
</line>
<line>
O tratamento de dado* utilizou técnicas ma*emá*icas e estatís*icas, caracterizando uma
</line>
</par><par>
<line>
i*ve*tigação
</line>
<line>
quantitativ*. As principais técn*cas utilizadas fo*a*: (1) a
</line>
<line>
estatísti*a d*scritiva,
</line>
</par><par>
<line>
na f*rm* de distribui*ã* de *req*ê**ia*, medida* de di*persão e tendência central; (2) a
</line>
</par><par>
<line>
*st*tística n*o p*ramétrica, com o tes** *r**kal-W*l*is com p*st *oc de B*nfer*oni; e (3)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
análi** mu*ti**ri*da, expressa p*la an*li*e de ag*upamentos. As dimens*es do enga*amento
</line>
</par><par>
<line>
foram v*rificadas quanto * consist*nci* int*rna, com a utilização do coeficiente
</line>
<line>
al*ha de
</line>
</par><par>
</page><line>
Cronbach, para auferir a fid*dign*d*de das respo*tas. Ess* coefi*ient* pode ser ca**ulado
</line>
<line>
conforme a Equa*ão 1, apresenta*a em Cost* (2011).
</line>
<line>
(1)
</line>
<line>
Em que k é o núm*ro de itens do questionário; *2 é a vari*n*i* do item i; e *2 é a
</line>
<line>
*ariâ*cia da escal* total som*d*.
</line>
<line>
Para reunir os ent*evistados, qu*nto às *aracterística* do eng*ja*e*to, *oi u**l**ada a
</line>
<line>
análise de *grupamentos ou *nálise *e cluste*s. **sa técnica de análise de d*dos é classificada
</line>
<line>
entr* as téc*ic*s multivariadas de interdependência e tem como especial*d*de reunir
</line>
<line>
*ntr*vis*ados, o*j*to* ou obse*vações com base em um alg*rit*o de a**upamento e *egun*o
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 16, *. 1, art. 3, p. 54-74, jan./fev. *0*9 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. C. Mattos, L. T. *. Andrade
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
**a medi*a de d*stância geométric* entr* *s observ***es. Assim, ao i*ent*ficar os gru*os, a
</line>
</par><par>
<line>
técnica possib*lita a
</line>
<line>
criação de uma taxo*omia que contribui*á *ara uma compreensão mais
</line>
</par><par>
<line>
*arcimoniosa do* resu*tad*s (HAIR e* al., 2009; FÁVERO e* al., 2009).
</line>
<line>
A análise de agrupa**n*o* f*i feita na fo*ma hi***rqui*a aglome*ativa, n* qual c*da
</line>
<line>
en*revi*t*do c*meç* sozinho, sendo agrupado ao mais sem**hante, isso se repetirá at* *ue
</line>
</par><par>
<line>
todos entrevistados estejam agrupados. Assim, a técnica
</line>
<line>
*o*sib*lita formar grupos com
</line>
</par><par>
<line>
elevad* semelhança *nter*a e dis*em**hança e*tre os gr*pos. *sso *osto, o algo*it*o utilizado
</line>
<line>
pa** reunir os entre*istados em grupos foi o algoritm* de Ward e, p*ra o cálculo da distânc*a
</line>
<line>
ent*e ** *bservações, foi sel*cionada * distânc*a Euclidi*na *uadráti*a. O al*oritmo de Ward
</line>
<line>
t*m como característica p*incip*l forma* ag*up*mento* muit* semel*antes quanto ao n*mero
</line>
</par><par>
<line>
de int*g*antes, e a distância **clidiana
</line>
<line>
quadrática pode ser expres** pel* Equação
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
(F*VE** et al., 2009).
</line>
</par><par>
<line>
(2)
</line>
</par><par>
<line>
Em *ue d2ij * * j-ésima característica do *-é**mo indiví*uo; xik é a j-*sima
</line>
<line>
carac*e*ística do i-ésimo indivíduo; e xjk' é a j-és*ma característica do i-és*mo in*ivíduo.
</line>
<line>
C***luíd* a análise de agrupamentos, fo* utili*ado o teste não paramétrico de Krusk*l-
</line>
</par><par>
<line>
Wallis, combinado co* o teste
</line>
<line>
d* *omparação múltipla *e Boferron*, pa*a verificar se os
</line>
</par><par>
<line>
grupos eram signific*t**amente d*ferent*s **tre *i e,
</line>
<line>
portant*, se es*ariam corretamente
</line>
</par><par>
<line>
classif*cados. O c*it**io *e deci*ão para aceitação ou rejeiçã* da ausênci* *e d*ferença *a
</line>
<line>
formação dos *rupos, *oi * p-valor, e o *í*el de sign*f*c*ncia estat*stica adotado na pesqu**a
</line>
<line>
fo* de 10%.
</line>
<line>
4 APRESENTAÇÃO DE R*SU*TADOS
</line>
<line>
4.1 Pe**i* dos **t*evis*ado*
</line>
<line>
O perf*l *os entrevistados foi f*rmado pred*min*n*emente po* prof*ssionais do *exo
</line>
<line>
mascu*ino (56,52%). Qua*to *os cargos, participaram da p*squisa p**fissionais qu* a*uavam
</line>
</par><par>
<line>
em 20 cargos dife*entes in**uindo, desde
</line>
<line>
ger*nte geral, até escriturário, analis*as, caixas,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ssist**tes da ge*ência, s*perv*s**es, entre outros. P*r oca*ião *as e*trevistas, 2*,3*% (2*)
</line>
<line>
dos entrevistados *xerci** a*gum cargo de direção. A idade média dos entrevistado* foi de 32
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresina, v. 16, n. 1, a*t. *, p. 54-**, ja*./f*v. 2019 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*gajamento no Trabalho: Uma Apli*ação d* Análise d* A**u*am*n*o* Privado
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
anos (±9 anos), se**o qu*, o part*cipante *ais novo ti*ha 18 an*s e o ma*s velho, 55. Quan*o
</line>
<line>
ao estado civil, os solte*ros fora* predo*inantes (53,26%).
</line>
<line>
Os en*revistados m*strar*m *scola*ida** *levada, uma vez *ue 81,52% (51,08) *inham
</line>
<line>
curs* superior e 30,43% (28) ha*iam curs*do pós-gr*duação em nível la*o sensu. Quanto ao
</line>
<line>
tempo d* tra*alho na organ*zaçã*, a média fo* de * an*s (±8 *nos). Satisfeitos com o traba*ho,
</line>
<line>
90% (83) *eclararam *ue recom*ndariam a or*anização pa*a outros profissionai* trabalharem.
</line>
</par><par>
<line>
O c*ntat* com o públi*o foi conside*ado in*enso *or 63,04% (58) d**
</line>
<line>
entre*istados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*derado p*r 1*,*8% (17). Ess* aspecto *eforça a c*mpreensão de Má**mo et al. (2011) ao
</line>
</par><par>
<line>
coloc** em evidência a necessidade
</line>
<line>
de os *rofi*sionai* do segme*to banc*ri* *abere* lidar
</line>
</par><par>
<line>
com os c*i*nt*s.
</line>
</par><par>
<line>
4.* *nálise do Engajament*
</line>
</par><par>
<line>
A T*bela 1 mo*tra que o* escores d* engajame*to foram elevados entre os
</line>
<line>
entrevistados, *ma vez qu* *odos foram superi*re* ao centro d* escala (3,*0) e aos p*râme*ros
</line>
<line>
estabeleci*os e* *stud*s in*er*acio**is apresentados em An**t, Benevides-Pereira e P*rto-
</line>
</par><par>
<line>
Marti*s (200*). *esta *orma, es**res *o intervalo entre 4,81 e 5,56 **ra vigor, entre 4,9*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
5,7* par* ded*cação, entre 4,41 e 5,53 para absorção e *ntre 4,57 e 5,** para o engaj*mento
</line>
</par><par>
<line>
**ta* in***am presenç* de e*gajamento no traba*h*
</line>
<line>
com alta intensidad* (*NGS*;
</line>
</par><par>
<line>
BENE**DES-PE*EIRA; PO*T*-MARTINS, 2009). Complementar**nte, * baixo desvio
</line>
</par><par>
<line>
padrão (0,93 e 1,06) e valo**s n*s e*trato* elev*d*s p**a mediana * mo*a co*firma*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*esença do *n*ajame*to en*re os bancário* *ntrevist*dos. Altos n*veis de eng*jamento
</line>
<line>
tamb*m foram *ncontrados em *ut*as c*tegorias profissiona*s como profe**ores
</line>
<line>
(MACHADO; P***O-MARTINS; AMORIM, 20*2; ARAÚJO; *STEVES, 2016;
</line>
<line>
MA**AN et al., 20*6), *r*b*lhador*s *ue ocup*m *argos *e ger*ncia e aqueles que *xer**m
</line>
<line>
ativ*dades volunt*rias (MAGNAN et al., 2016).
</line>
<line>
Tabela 1 - *nálise descritiva, cons*st*ncia interna e corre*ações en**e os e**ores do
</line>
<line>
engaj*mento
</line>
</par><par>
<line>
Cor*ela*ão
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Alp*a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Nº
</line>
<line>
Desvio
</line>
<line>
*edi*n
</line>
</par><par>
<line>
Dim**s*es
</line>
<line>
de Méd*a
</line>
<line>
Mo*a Cro*bach
</line>
</par><par>
<line>
Variávei*
</line>
<line>
Padrão
</line>
<line>
a
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
3
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
1 - Vigor
</line>
<line>
6
</line>
<line>
4 ,8 2
</line>
<line>
1 ,0 5
</line>
<line>
* ,1 7
</line>
<line>
5 ,* 3
</line>
<line>
(0,84*)
</line>
</par><par>
<line>
2 - Dedic*ção
</line>
<line>
5
</line>
<line>
5 ,0 4
</line>
<line>
1 ,0 6
</line>
<line>
5 ,4 0
</line>
<line>
* ,0 0
</line>
<line>
0 ,8 5 *
</line>
<line>
(0,85*)
</line>
</par><par>
<line>
3 - Abso*ção
</line>
<line>
6
</line>
<line>
4 ,6 3
</line>
<line>
0 ,9 *
</line>
<line>
4 ,8 3
</line>
<line>
5 ,3 3
</line>
<line>
0 ,7 1 *
</line>
<line>
* ,* 0 *
</line>
<line>
(0,*1*)
</line>
</par><par>
<line>
4 - Eng*jamento
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
4 ,* 2
</line>
<line>
0 ,9 *
</line>
<line>
5 ,1 2
</line>
<line>
5 ,* 9
</line>
<line>
0 ,9 4 *
</line>
<line>
0 ,9 3 *
</line>
<line>
*,8** (0,907)
</line>
</par><par>
<line>
T*tal
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. 3, p. 54-*4, jan./fev. 2019 www4.f*anet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. C. Mattos, *. *. L. An*rad*
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
Nota: Alp*a de *ronba*h na diagonal; *=sig*ificativo a 1%.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Pesquisa de *ampo (2018).
</line>
</par><par>
<line>
Llorens *t al. (2007) destacam que, na
</line>
<line>
perspectiva pessoal, tra*alha*ores co* altos
</line>
</par><par>
<line>
niveis
</line>
<line>
*e e*gajamento declara* maior *em-estar no trabalho e e**erim*ntam níveis mai*
</line>
</par><par>
<line>
elevados de qu*l*dade de *ida, aspectos valo*iza*os em organizaçõe* que com*reendem o real
</line>
</par><par>
<line>
significado
</line>
<line>
do trab*lho, seja na
</line>
<line>
di***são pesso*l, se*a na dimensã* social. Assim, a
</line>
</par><par>
<line>
promo*ã* *e ações *ue inc**tivem o e*gajament* é ben**ica *ara os tra*al**dores,
</line>
</par><par>
<line>
organizações e *ara a *ociedade (BAKKER et
</line>
<line>
al., *008). Ness* contex*o, o e*gajamento
</line>
</par><par>
<line>
contribu* *ar* melhores resultados financeiros para a organização (XANTHOPOU*O et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2009) e al*ança os clientes por me*o de melhor*as nos produtos * ser*iç*s, que acabam *or
</line>
<line>
proporcionar maior satisfação aos consumi*ores (SALANOVA; AGUT; PEIRÓ, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
Para **rificar se as d**ens**s e*am fide*ignas, portanto, v*li*as pa** an*lisar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*truto, fo* *tili*ado * c*e*ici*nt* alpha *e C*o*bach. O *lpha é um índice que varia entre
</line>
</par><par>
<line>
0,0* e 1,00 (COSTA, 2*11), sua u*ilização mo*trou valo*es adequados para todas as
</line>
</par><par>
<line>
di*en*ões do engajam*nto, *om d*s*aq** para vig*r, d*dicação e *ngajam*nto tota*. Essas
</line>
</par><par>
<line>
dimens*es tiver*m alfas e*e*ados de 0,841, 0,*50
</line>
<line>
e 0,907, respec*ivame**e. Quanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
d*mensão *bsorção, mesmo consideran*o *u* o alpha *oi menor q*e os demais (=0,612),
</line>
</par><par>
<line>
ain** as*im o
</line>
<line>
ín*ic* s* posicionou acim*
</line>
<line>
do *ecome**ado p*r H*ir et al. (*009) como
</line>
</par><par>
<line>
ade*uad* *ara investigaçõe* de caráter ex*lora*óri* (>*,600). Esses re*ultados *o*si*ilitam
</line>
</par><par>
<line>
c*ns*a*ar que o* resulta*os
</line>
<line>
da
</line>
<line>
pe*qui*a mostr*m
</line>
<line>
validade convergente, são confi*vei* e não
</line>
</par><par>
<line>
apres*ntam *ie*e*.
</line>
</par><par>
<line>
A análi*e *a c*rrel*ção de *earson, quando aplicada aos dados, teve resultados
</line>
</par><par>
<line>
signific*t*vos a 1% *ara toda* as dimensõe* do engaj*mento. Os sinais positivos e as
</line>
</par><par>
<line>
**tensid*des sup*riores a 0,7*, **n*orme pa*âmetros de M*rôco (2*14), permitem af*rmar que
</line>
</par><par>
<line>
h* associação muito for*e entre vi*o* e
</line>
<line>
dedicação (r=85) e
</line>
<line>
entre to*as as
</line>
<line>
dimen*ões e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
engajamento total. Quant* à ass*cia*ão *ntre vigor e dedicação (r=0,71) e entre dedica*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
abso**ão (*=0,70), a associação *oi cla*sificada c*mo for*e,
</line>
<line>
*inda segundo os cri*ério* de
</line>
</par><par>
<line>
Marôc* (2014). *orr*lações fortes **tre *s d*men*ões do *ngaj*me*to t*mbém *oram
</line>
</par><par>
<line>
encontradas em M**nan et al. (2016), que obti*eram c*rrel*ções muito **rtes ent*e vi*o*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
abso*ção (r=0,82), a*s*r**o e ded*caçã* (*=0,82) * ent*e vigor e dedicaç*o (r=0,81).
</line>
</par><par>
<line>
Ao d*scorre*e* sobre o *nga*amento, S*h*ufeli e Bakk** (2004) dest*c*m q*e o v*gor
</line>
</par><par>
<line>
e a dedicação são o
</line>
<line>
"coraçã* d* en*aj*mento", *ortanto, *uas *imensões centra*s. Por out*o
</line>
</par><par>
</page><line>
lado, a a*sorção é cons*quên*ia *e um comportamen*o engajado. Nesse c**tex*o, quanto
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 1, **t. 3, p. 5*-74, jan./fev. 2019 www4.fsane*.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engajame*to no Trabalho: Um* Aplicação da A*álise de Ag*upame*tos Pr**ado
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
mai*r o engajamento *elh*r será a pr*dut**ida** e os resultados or*anizac*ona*s
</line>
<line>
(DEMERO*TI; CRO*A*ZATO, 20**). **sta forma, os ga*hos prop*rcio*a*os pelo
</line>
</par><par>
<line>
**gajam*nto just*ficam o crescente interesse acadêmico em*resari*l pe*o t**a (*HUCK, e
</line>
</par><par>
<line>
2013; WELCH, 20*1; *OLLAND; SCHUK, 2011), inclusive
</line>
<line>
na perspectiva dos riscos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalhador*s não *n*a*ados na **g*nização (*OL*AR*, 2*1*).
</line>
<line>
Para inves*igar como o engajamento ocorria entre os entrevi*tados, f*i *tilizada a
</line>
<line>
análise de ag*upamentos. Es*a té**i*a de anális* de d*dos está entr* *s téc*i*as multivariada*
</line>
<line>
*a*s *mpre*adas em pesquisas *ientí*icas (HAIR et a*., 200*) por perm*tir reu*ir os
</line>
<line>
entre*istado* com base *m suas semelhanças. A aplicaçã* da té*nica resulto* n* *ormaç*o de
</line>
<line>
quatro grupo* que se difere*ciaram pela intensidade *o en*ajamento. Após fo*mad*s, o*
</line>
</par><par>
<line>
grupos f*ram comparados *ara verif*ca* se e*tavam cor*et*me*te
</line>
<line>
classifcados e
</line>
<line>
quai*
</line>
</par><par>
<line>
dim*nsõe* do enga*a*ento teriam exercido maio* influên*ia *a sua *o*mação. Na anális* de
</line>
<line>
agrupa*entos, os teste *e com*aração entre os grup*s são necessár*os para veri*icar se *s
</line>
</par><par>
<line>
grupos são sign*ficati*amen*e difere*te*
</line>
<line>
entr* si e, quando is** *e confirma, a*redit*-se que
</line>
</par><par>
<line>
e*es estejam *orretamnente class*fica*os. Pa** tanto, foi *tili*ado o teste não paramétr*co d*
</line>
<line>
Kruskal-W*l*is (KW) c*m po*t-*oc *e Bonf*rroni.
</line>
<line>
Desta form*, c*nforme a Tabela 2, c*nform* o teste de Kruskal-Walli*, obs*rva-se
</line>
</par><par>
<line>
que, *elo me*os, um do* grupos for*ados foi s*gificati*amente difer*nte dos
</line>
<line>
demais (p-
</line>
</par><par>
<line>
valor<0,01). Is*o ocorre* em
</line>
<line>
*odas as dimen*ões do engajam*nto. Quanto às dimenões que
</line>
</par><par>
<line>
mais diferenciaram o* grupos, destacaram-se, em or*em decrescente: o engajam*nto total
</line>
<line>
(KW=82,25, p-valor=0,*00), a absorção (K*=7*,01, p-valor=0,0*0), * *igor (KW=68,27; p-
</line>
<line>
valor=0,0*0) e a dedi*ação (KW=63,62; p-val*r=*,000). **o foram e*con*radas di*erenças
</line>
<line>
significa*ivas quanto a* pe*fil **cie*o*ô*i** *os entrevist**os int*g*antes dos grup*s.
</line>
<line>
Tabel* 2 - Com*aração dos *r*po* *r*skal-Wall*s com post *o* B*nfer*oni
</line>
<line>
E*ga*ament*
</line>
</par><par>
<line>
Vigor
</line>
<line>
D*dica**o
</line>
<line>
Ab*orção
</line>
<line>
Total
</line>
</par><par>
<line>
Krusk**-W*ll** qui-quadrad*
</line>
<line>
6 8 ,* 7
</line>
<line>
6 3 ,* *
</line>
<line>
7 4 ,* *
</line>
<line>
8 2 ,2 5
</line>
</par><par>
<line>
P-valor
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< * ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
</par><par>
<line>
Gru*o * vs. *rupo *
</line>
<line>
P-v*lor
</line>
<line>
< * ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
</par><par>
<line>
Gr*po 1 v*. Grupo *
</line>
<line>
P-*a*or
</line>
<line>
< * ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 *
</line>
</par><par>
<line>
Grupo 1 vs. Grupo 4
</line>
<line>
P-valor
</line>
<line>
< 0 ,0 5
</line>
<line>
< 0 ,* 5
</line>
<line>
< 0 ,1 *
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
</par><par>
<line>
Grupo 2 vs. G*upo 3
</line>
<line>
*-valor
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
</par><par>
<line>
Grupo 2 vs. Gr*po 4
</line>
<line>
P-v*lor
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,* 1
</line>
<line>
< 0 ,* 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
</par><par>
<line>
Grupo 3 vs. Grupo 4
</line>
<line>
P-*al*r
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
<line>
< 0 ,0 1
</line>
</par><par>
</page><line>
Font*: Pesquisa de c*mpo (2018).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, *. 1, *rt. 3, p. 54-74, jan./fev. 201* www4.fsanet.c*m.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. C. Mattos, *. T. L. Andr**e
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
U*a v*z constat*do *ue, pe*o *eno*, um *rupo era signif*c*ti**mente di**ren**
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
demais, foi *tilizad* o p**t-hoc de *onfer*oni pa*a a comparação grupo a grupo. Esse teste de
</line>
<line>
comparação múltip*a p*ssi***ita id*ntificar a probabi*i**de de *s *r*pos div*rgi*em. Os
</line>
<line>
res*ltados mostraram que os g*u*o* es*avam corre*amente classificado* *om 9*% o* mais *e
</line>
<line>
pro*abilid*de de a*erto. A Figura 1 mostra as ca*a*teríst*cas d*s grupos co* bas* no e*cor*
</line>
</par><par>
<line>
médio e o núme*o d* int*grantes d* cada um *os *uatro grupos
</line>
<line>
i*entificados
</line>
<line>
en*re os
</line>
</par><par>
<line>
entrevi**ados.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - *aracterísticas dos agrupamentos
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Pesquisa d* *ampo (2018).
</line>
</par><par>
<line>
Desta forma, o grup* mais *um*roso foi o *rupo 2, com 39,13% (3*)
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
entrevi*tados. Esse
</line>
<line>
gr*po apresentou alta intensid*de no eng*jame*to. Contudo, o maior
</line>
</par><par>
<line>
enga*amento ocorre*
</line>
<line>
*o Grupo
</line>
<line>
3, f*rma** por
</line>
<line>
29,35% (27) **s entrevistados, qu*
</line>
</par><par>
<line>
alcançaram *scor*s cla*sifi*ados como mui*o *l*os, n* esc*la de Angst, Ben*vides-*ereira
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Po*to-Martins (20*9). A soma
</line>
<line>
*os integrantes *o Grup* * 3 (alto e muito alto) permite *
</line>
</par><par>
<line>
*on*tatar q*e 6*,48% (63) d*s entrevistados se po*icionam nos estratos el*vad*s do
</line>
</par><par>
<line>
e*gajame*to. Já nas faixas intermed*ár*a * b*ixa, ficaram o Grupo 1, com
</line>
<line>
21,74% (20) dos
</line>
</par><par>
<line>
e*trev*s*ados, e o G*upo 4, *om 9,78% (9) dos entrevis*ados.
</line>
</par><par>
</page><line>
Si*va e Navarro (2012) e Zaq*e* e Z**ioto (201*) destacam que * mercado de traba**o
</line>
<line>
dos bancários te* *o*rido com diferentes tipos de interven*ão de ordem *rodutiva,
</line>
<line>
prin*ipalmente pela *ed*ção do quad*o de pess*al, ter*eirizaç*o * *aio* proximidade com o*
</line>
<line>
cli*ntes para encon**ar soluções financeiras s*b me***a, entr* o*tros. Associado a is*o, a
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina, v. 16, n. 1, art. 3, p. 54-74, jan./fev. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engajamen** no Trabalho: Uma Ap*i*ação da Aná*ise de Agrupame*to* Pri*ad*
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
profissã* perdeu pr*stígio co* o passar do* anos (*ORRÊA; CAMELO; LE*L, 2017) e
</line>
<line>
passou a conviver com um intenso ava*ço *ecn*lógico, que exigiu *ess** pro*issionais gra*de
</line>
<line>
ca*acidade de adap*ação (S*LVA; NAVARRO, 2012)
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o **rcad* de tra*alho dos b*ncár*os pass*u a
</line>
<line>
demandar
</line>
<line>
novos recur**s
</line>
</par><par>
<line>
pess*ais como
</line>
<line>
conhecimen*os mais *prof*ndados *o mercado financeiro, maior habil*dade
</line>
</par><par>
<line>
para lidar com os c*ien*es, ca*acidade de *oorde*ar equipes de vendas, d* tomar decisões e*
</line>
<line>
*mbi***es incertos (MÁXIMO et al., 2011), além de t*abalhar sob pr*ssão em dec*rrên*ia da
</line>
<line>
necessidade d* lidar co* metas de pr*d*tiv*dade (*ILVA; NAVARRO, 2012). *ss* proce*so
</line>
<line>
ocorreu, em grande p*rte, com* conse*uê*cia da *ntensificação *a *oncor*ência e d*s
</line>
</par><par>
<line>
muda*ças ocorridas *a socied**e co*temporânea e refleti*-se diretamente n* gestão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**ssoa* (SILVA; N**ARR*, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, como * *ngajam*nto é ass**iado à *atisf**ão com o tr*balho e receb*
</line>
<line>
influênc*a do a**iente organ*z*c*onal, *spe*ialmente quanto ao* recursos da organ*zação e às
</line>
<line>
exigê*cias das tarefas, a presença de engajamento e* i*tensidade alta e muito *l*a sugere que
</line>
</par><par>
<line>
as estratégias
</line>
<line>
de gestão
</line>
<line>
*e pes*o** são *x*t*sa*
</line>
<line>
na *rg*nização e capazes de p*o*ov*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
eq*ilíbrio
</line>
<line>
entre as exigências
</line>
<line>
do trabal*o e *s
</line>
<line>
recursos
</line>
<line>
pessoais e organizacio*ais,
</line>
</par><par>
<line>
cont**buindo para u* *mbiente de *r*balho s*udável.
</line>
<line>
5 CO*SID*RAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
O objet*vo de**a pesquisa *oi ana*isar asp*ctos *o e*gaja*ento *o trabalho *ntre
</line>
<line>
ban**rios d* um banco múl*iplo e* B*lém do Pará. Desta for*a, o*servou-*e que, d* maneira
</line>
<line>
gera*, e*tre as dimensões **ve*t*gadas d* en*a*amento, v*gor, dedicação e engaj*mento total
</line>
</par><par>
<line>
for** a* que **s*rar*m maio* intens**ade entre os entrevista*os, mas todas
</line>
<line>
a* di*ensões
</line>
</par><par>
<line>
foram avaliadas sa*isfatori*me*te. Esse aspe*to *eve*a prese*ça de e*gajamento no trabalh*,
</line>
<line>
loc*l da *esquis*. A for*e correlaç*o obs**vada e*tre as d*mensõ*s do e*g*jamento i*di*a que
</line>
<line>
os *sforço* organizacionais direcionados par* a*me**a* algum*s das di*ensões do
</line>
<line>
*ngajamento, seja o vigor, a dedicação ou a *bsorção, pro*a*a*-se p*las demai*,
</line>
</par><par>
<line>
promove**o um ciclo virtuoso que benefic*a, além da o*ga*ização, os *rabalhadores
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*óp*i* so*iedade.
</line>
</par><par>
<line>
Ao cl*ss**i*ar os entrevist*dos quant* à intensi*ade do engajamento, *o*am
</line>
<line>
ident**ica*os quat*o grup*s: d*i* *om en*ajamento alto e muito alt*, *m in*ermediário e um
</line>
<line>
grup* c*m b*ixo engaj*mento. Entr* e*ses grupos, observou-se qu* a maior*a dos
</line>
</par><par>
<line>
entrevistados se posicionou *os gru*os com maior engajament*. E*se r*sultado reforç*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 1, ar*. 3, p. 54-74, **n./fev. 2019 ww*4.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. *. Mattos, L. T. L. Andrade
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
*ompre*nsão de que, pelo menos na *rganização *studada, os traba*h*d*res estã* *nvolvidos
</line>
<line>
c*m o trabalho, buscam su*erar desafio* e se *ostram *onfiant*s para enf*ent*r no*a* tarefa*.
</line>
</par><par>
<line>
Um* parcela m*nor de trabal*ado*es se posici*no* no estra*o *ai*o, demandan*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atenção *a *rganização para
</line>
<line>
identif*car qu*is a*pect*s
</line>
<line>
estão
</line>
<line>
limitando seu e**a*amento. O
</line>
</par><par>
<line>
resultado d* c*mp*ra*ão
</line>
<line>
entre os quatro gr*pos
</line>
<line>
*onfirmou que
</line>
<line>
eles eram si*n*ficativamente
</line>
</par><par>
<line>
*i*erent*s entre si possibilitando, portanto, a*aliá-lo* com* corretamente classif**a**s. C*mo
</line>
<line>
sugestão para futur** pesqu*sas, a *mostra *oder*a ser *mpli*da, envolv*r outras insti*uições
</line>
</par><par>
<line>
bancárias possibi*i*ar um diagnóstico e
</line>
<line>
*ais amplo do setor. Ou*ras inv*stiga*ões p*de*
</line>
</par><par>
<line>
buscar c*mp*e*nder aspec*os *r*judiciai* e *e*éficos ao engajamento,
</line>
<line>
especi*icame**e no
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho bancário, dema** i*stituiçõ** f*na*ceiras e, com isso, direc*on*r es*ratégias de g*s**o
</line>
<line>
*e pessoas, al** de reve*a* experiências de suce*so no setor.
</line>
<line>
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Como Refer*nciar este Artigo, conforme ABNT:
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MATTO*, *. A. C; AND*ADE, L. T. L. Engaja*ento no Trabalh*: *m* Aplicação da Análise de
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<line>
Agrupamento* Entr* Trabalhadores *e u* Ba*co *rivado. Rev. F*A, Teresi*a, v.**, n.1, art. 3, p. 54-
</line>
<line>
74, jan./fev. **19.
</line>
</par><par>
<line>
*o*trib*ição dos Autores
</line>
<line>
C. A. C. Mattos
</line>
<line>
L. *. L. *ndra*e
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e pla*ejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * interpretação dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração do rascunho ou na revi*ã* crítica do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rti*i*açã* na aprovação da versão f*na* do ma*uscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *er*sina, v. **, n. *, art. *, p. 54-74, jan./fev. 2019
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.b*/revis*a
</line>
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