<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 14, p. 256-271, *a*./ab*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.14
</line>
<line>
Revisão Sistemática de Liter*t*ra Sobre a *ue*tão Mo**vacional no Es**rte
</line>
<line>
Systema*ic Review of *iter*t*re on a Mot*vational Que**ion o* Sports
</line>
</par><par>
<line>
An* Cla*a Prad* F*rreira
</line>
<line>
*raduanda em Psicolo*ia *ela Fundação Ed***cional de *avras
</line>
<line>
E-mail: ana*pfpsi@gma*l.com
</line>
<line>
Renato *erreira de Souza
</line>
<line>
*ou*or em Psicologi* Social pe*a P*ntifíci* *nivers*da*e Católica d* S** Paulo
</line>
<line>
Pr*fessor na Univer*i*ade Feder*l de Lavras
</line>
<line>
E-*ail: renatosouza@d*h.uf*a.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *na C*ar* Prad* Ferreira
</line>
<line>
*di*o*-Chefe: Dr. T*nny *erley de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Rua Padre José Poggel, 506 - Cent*nário, CEP: 37200-
</line>
<line>
*o*r*g*es
</line>
</par><par>
<line>
*00, La*ras/**, Brasil.
</line>
<line>
Artigo re*e*ido e* 10/10/2018. Ú*tima
</line>
<line>
ver**o
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço:
</line>
<line>
Renato Ferreir* de Sou*a
</line>
<line>
*ecebida e* *5/*1/20*8. Aprova*o em 06/11/20**.
</line>
</par><par>
<line>
Aquenta *ol, CEP: 3*200-000, La*ras/M*, Brasil.
</line>
<line>
Av*liado pe*o sist*ma Triple **view: Desk *eview a)
</line>
<line>
pelo Ed*tor-*h*fe; e b) Double Blind Re*i*w
</line>
<line>
(avali*ção ceg* *or doi* avaliadores da área).
</line>
<line>
R*visão: **amatical, Normativa e de F*rmataçã*
</line>
</par><par>
</page><line>
Apoio e financiamento: Fu*dação *e *mparo à Pe*quisa do E*tad* d* Min*s Gerais.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revi*ão Sistemática de Lit*ratura So*re a *u*stão M*tivacional no Espor*e
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Es** estudo *bjeti*a comp*e*nder *onceitualmente a *mpo*tância da motiv*ção, enquanto
</line>
</par><par>
<line>
hab*l**ad* psicológ*ca para a prá*ica *sportiva. Ac*edita-se qu* há ganhos efetivos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
perfor*an*e e *esempenho para os atletas e e*uipes *ue t*abalhem motivados. Assim, p*la
</line>
</par><par>
<line>
pesquis* bib*iográfic* e de revisão sistemática de
</line>
<line>
li*eratura b**cou-se identificar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importân*i* *o p*pel do ps**ólo*o
</line>
<line>
d* e**orte na ef*tivaç*o e condu*ão desse tra*a*ho
</line>
</par><par>
<line>
moti*acional, além de compreen*e* a* diferenças *ropositivas da*
</line>
<line>
t**s *r**des
</line>
<line>
abordage*s
</line>
</par><par>
<line>
psicológicas, e a *or*a pel* qual as m*smas indi*am
</line>
<line>
prát*cas e entendimentos teóricos em
</line>
</par><par>
<line>
relaç** à utilização da *otivação como aporte par* a *sicolog*a do espor*e.
</line>
<line>
*a*avras-chave: Motivação no Espo*te. Psico*o*ia e Motivação. Behav*orismo * M*tivação.
</line>
<line>
Psicanálise e Mo*iva*ão. Psicolo*ia *umanista e *otivação.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
*h*s s**dy a*m* t* *oncept*all* u**ers*and *h* impo*tanc* of motivat*o* *s a psyc*ologi*al
</line>
<line>
abil**y *o practice *ports. It is believed that *here are effective performance an* performance
</line>
<line>
gains for athl*tes and motivated staff. Thus, the b*bliog*aphical research and *ystemati*
</line>
<line>
lit*ratur* r*view *ill seek to identify th* *mpo*tance of th* role of the sp*rts psychologist in
</line>
</par><par>
<line>
t he
</line>
<line>
effectivenes*
</line>
<line>
*nd conduct of this *otivational work, in *dditi*n to understandin* the
</line>
</par><par>
<line>
propositional differenc*s of the *hre* major psychological a*proach*s, and the wa* in which
</line>
</par><par>
<line>
t h* y
</line>
<line>
ind*cate *heore*ical practices and und*rstandings regard*ng *he use of moti*ation as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contribut*on to the psy*hology of spor*s.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Mot*vation in Sports. Ps**hology and Mo*ivation. Beha*iorism
</line>
<line>
and Motivatio*.
</line>
</par><par>
<line>
P*ychoa*a*ysis and Motivation. H*manistic *sychology and Mot*vat*o*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. *, art. 14, p. 25*-271, mar./*br. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. P. Ferrei*a, R. F. Souza
</line>
<line>
258
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* Psicologia *o E*port* é uma áre* es*ecífica da ciên**a psicol**ica em franca
</line>
<line>
a*c*ndência e e*pan*ão **órica e prática p*i*, de certa forma, o "mundo do e*porte" (clube*,
</line>
</par><par>
<line>
comissões té*nicas,
</line>
<line>
em*resários, p*tr*cin*dores, *tc.), já percebe* que as *abilidades
</line>
</par><par>
<line>
psicol*gica* po*em s*r treinadas, *ulmina*do, co*s*quentement*, e* me*h*rias *os
</line>
<line>
result*dos e nas p*rforma*ces de equ*pes e atletas.
</line>
<line>
De acordo *om Gould e W*inberg (2*08), a indústria do espor** é a terceira *aior do
</line>
<line>
m*ndo em movimentação financeira, per*endo somen*e para * *ut*mobilística e * do petr***o
</line>
<line>
e seu* derivad*s. Se somarmos os in*esti*e*tos fei*o* na *ont*ataç*o * manutenção de atletas
</line>
<line>
e comissõ*s técnicas os g**tos e investimen*os com as mar*as e *quipa**n*os esporti*os, as
</line>
</par><par>
<line>
prop*gandas e anúnci*s
</line>
<line>
p*blicitários, os contratos *ili*nários
</line>
<line>
*e direitos d* imagens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t**nsmiss*o, esses s*mados *o interesse dos consumidores, f*s, torc**ores e teles*ectad*r**,
</line>
<line>
*h*g*remo* a *ifras *nimagináve*s.
</line>
</par><par>
<line>
No *ra**l, especifi*amente três
</line>
<line>
grandes eventos es*or*iv*s de destaque global,
</line>
<line>
C op a
</line>
</par><par>
<line>
do M*ndo FIFA de F*tebol, 2014 e Olimpíad*s * Pa*aol*mpíadas 20*6, a*uda*a* *a difusão e
</line>
<line>
dis*u*são científica de vá*ias áreas correlata* às *i*ncias d* esp*rte, dentr* *la*, a *sicologia
</line>
<line>
*s*ortiva que, corriq*eir*****e, foi e v*m sendo chamada não som*nte para o auxílio direto
</line>
</par><par>
<line>
aos atletas e **missões té**i*as, mas t*mbém par* co*por
</line>
<line>
*e**s em pr*g*amas de
</line>
<line>
**bates
</line>
</par><par>
<line>
espo*tivos, fundamentar re*ortagens e **og*a*as m*diáticos que ress*ltam a imp*rtân*ia das
</line>
<line>
quest**s psicológi*as/emociona*s atrelada* ao e*po*t*.
</line>
<line>
Ne*se sentido, Samu**k* (2009), psicólog* q** coorde*ou os *rab*lhos de *repa**ç*o
</line>
<line>
psicológ**a da eq**pe olímpica brasile*ra nas O*ím*iadas de A*lanta, nos Estad*s Unidos, em
</line>
<line>
*996, mostrou *u* aq*ela *inha sid* a mel*or campanha b**s**eira at* as Olímpiadas do R*o-
</line>
<line>
2016. *ess* maneira, is*o reve*a *ue * *sico*ogia, como ciência dev* sem*re se preocupa*
</line>
<line>
c*m as *uest**s éticas e c*entíf**as de **a atuaçã* n* mu*d* esportivo, pois a ade*ão
</line>
<line>
irrefletida a** i*tere*se* do m*rc*do (empresár*os * pa*rocin*dor**, *or exemp*o), não pode,
</line>
<line>
e* hip*tese alguma, sobrepor-se ao interesse particul*r sub*etivo, psicológico e emocion*l de
</line>
<line>
cada atleta.
</line>
</par><par>
<line>
A Psic*logia do Esporte
</line>
<line>
está *endo cad* vez mais requisit*da ** cenári* e*porti*o
</line>
</par><par>
<line>
nacio*al, seja p*lo *u*d* do es*orte, em s*as d*v*rsas *reas práticas de *reparação de e
</line>
<line>
*tlet** e com**s*es t**nicas, o* m*smo pel* crônica esporti*a e*pec*al*zada *om *eu anseio
</line>
</par><par>
<line>
por respostas às dúvid*s su**i*adas pelo fenôm*n*
</line>
<line>
esportiv* *orrelacionado à *sicologia
</line>
</par><par>
<line>
h*mana. Dessa mane**a,
</line>
<line>
decid*u-s*
</line>
<line>
n*sta p*squisa *e i*i*iação
</line>
<line>
c*entífica, fomenta*a pela
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Ter**ina, v. *6, n. 2, art. 14, p. *5*-271, mar./a*r. 2019
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rev*são Sist*máti*a *e *iteratu*a Sobre a Qu*stão *otivacional no Esporte
</line>
<line>
259
</line>
</par><par>
<line>
Fa*emig, compre*nd*r qu*stõ*s caracte*ístic*s que *empre chamaram atenção dos
</line>
<line>
autore*:
</line>
</par><par>
<line>
q*al o poder da m*tivação humana d* inter**rir/m*dar a performan*e e o *esult**o esportivo?
</line>
<line>
As esc*las *lássic** da psicolog*a discutem * "origem" da moti*a*ão? Há na lite*atu*a ** área
</line>
</par><par>
<line>
des*rição de trabalho* científic*s e pr*ti*as d*
</line>
<line>
psicologia d* esp**te q*e correlaciona*,
</line>
</par><par>
<line>
motiva*ão-es*orte-p*i**logia?
</line>
</par><par>
<line>
Percebe-se, há tempos, que o papel do psi*ólogo den*ro das pr*tica* esportiv*s *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*trema imp*rtânci* pa*a o re**ime*to saudável *os at*et**. A ques*ã* da motiva*ão * crucial
</line>
</par><par>
<line>
nesse sentido, pois permite maior ade**o *s prática* e*port*vas e cumprimento
</line>
<line>
d*s metas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivos *s*abe**c*dos por equipes * *om*ssões téc**c*s d* f*rma expe*ien*i*l co*grue*te.
</line>
<line>
Assim, *rê-se q*e a pesquisa de revisã* sistemática s*bre a atu*ção da psicol*gia do esp*rte,
</line>
<line>
corr*lata às **estões motivac*ona*s que orien*am os sujeitos en*olvidos nas *rátic**
</line>
</par><par>
<line>
desportivas, trazem
</line>
<line>
consigo uma relevância
</line>
<line>
social e ci**tífi*a, po*s au*iliam na reflexão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprimora*ento d* área de forma ética e científica.
</line>
</par><par>
<line>
Lem*rem*s q*e, se*und* Salmuls*i (1989 apud NITSC*, *009, p.*),
</line>
<line>
**ra anal*sar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
bases e **ei*os psíquico* de ações esp*rtivas, deve-se c*nsiderar a anál*se de proce*sos
</line>
</par><par>
<line>
b*sicos (cogniçã*, motivaçã*, emo*ão), mas també* deve-se lev*r em consideraç*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reali*açã* de tarefas práticas *o diagn*st**o e *a inter*en*ão, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
"À fu*ção *a psicologia do esp**te consiste na descr*çã*, na explicação e no
</line>
</par><par>
<line>
progn*stico *e ações
</line>
<line>
e*po*tivas, com o fim *e d*senvolver e aplicar
</line>
</par><par>
<line>
programas, c*entif*cam*n*e fun**menta*o*, de *ntervenção, **vando
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
consideraçã* os *rincípios éticos" (NIT*C*, 1986, apud SALMULSKI,
</line>
<line>
2**9, *.3).
</line>
</par><par>
<line>
* REFERENC**L TEÓR*CO
</line>
<line>
Como bem se s*be, * Psicolo*ia como um t*do te* o objetivo de estudar a
</line>
<line>
subjetividade do homem, seja lá q*al *or a a*ordag*m * a fundam*nt*ção filosófica qu* será
</line>
</par><par>
<line>
us**a para ver essa su*j*tivid*de. Casal (2007) *xplica que *s estu*os cient*ficos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Psicolog*a nã* t*m u*a
</line>
<line>
data espec*f*ca sobre *e início já
</line>
<line>
que, desde o* mais antigos
</line>
</par><par>
<line>
pensadore* e a*tor*s, h*via
</line>
<line>
a preoc*pação em r*flet*r sobre a vida psíquic* hum*na,
</line>
</par><par>
<line>
acrescentando a*nd*, que, prova*el*ente,
</line>
<line>
essas reflexões e obs*rvaçõ*s sempre
</line>
</par><par>
</page><line>
acompanharam o ser humano. *orém, pela nece*s*da*e de datar o iníci* da *sicologi* co*o
</line>
<line>
uma ciência, e*tend*-*e **e se dá início em 1879, com o la*oratório de Wil*em Wundt, em
</line>
<line>
Leipzig, na Alemanha. *es*as pesqu*sas, havia um rigor muito grande n* relaçã* das *deias
</line>
<line>
R**. FSA, *eresina *I, *. 16, n. 2, ar*. 14, *. 256-*71, mar./abr. 2*19 www4.*s*ne*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. P. Fer*eira, R. F. Souza
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
psicológicas e suas exper*m*nta*ões, est*dan*o as r*spostas *o organi*m* a partir de
</line>
<line>
estímulos. Assim, Wund* é t*d* com* o fundador da ps*cologia cien*íf*c*.
</line>
<line>
Ne*se v*és, R**io (*999) consi*era *ue a psicologia do e*porte compõe as Ciência* *o
</line>
<line>
Esporte, *ssim como a ant*opo***ia, filos*fi*, e sociologia do esp*rte (faz*ndo parte d* áre*
</line>
</par><par>
<line>
sóc*o c*ltural), *omad*s às outras áreas, t*is como fisiologia, m*dicina, * biome*ânica do a
</line>
<line>
esporte. De a*ordo com o mesmo autor (1997 ap*d Machado, *999), houve duas imp*rtantes
</line>
</par><par>
<line>
publ*caç*es d* Sch*lte e Griff**h, sendo
</line>
<line>
que a se*unda abriu o primeiro la*oratório
</line>
<line>
p**a
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisas a*licadas à P*ic*logia d* esport* nos EUA, sendo esse um *arco important* para o
</line>
<line>
*r**ci*ent* e des**volvimento da Ps*col**ia do Esporte.
</line>
<line>
Nesta perspectiva, Rubi* ainda aponta que na *écada de 196*, houve um gr*nde
</line>
</par><par>
<line>
crescime*t* de
</line>
<line>
produç*o vol**da par* a *sicol*gia social na
</line>
<line>
atividade *í*i** *
</line>
<line>
*o esp*rte,
</line>
</par><par>
<line>
sendo que neste *esmo pe*ío*o foi criada a Inter*atio*a* Society of Sport Psycolo*y (I*SP)
</line>
<line>
com o o*je**vo d* reunir pessoas interes*adas *o* tal atuação psicosso*ial.
</line>
<line>
Al*m dis*o, alguns est*d*os** da Ps*col*gia do Esporte afirmam que seu início o*icia*
</line>
<line>
foi entre o fi*al do s*culo XIX e iníc** do *éculo XX, dentr* eles foram sele*ionados William
</line>
<line>
e Straub (19*1), Sal**la (1984), Wiggins (1995), Weinber* e *oul* (2000). Q*ando Norman
</line>
<line>
Triplett (18*8) começou * estudar o motivo qu* *evava os ci*listas que trabalhavam em grupo
</line>
<line>
a ter*m um melhor desempenho do q*e os ciclistas individu*is. Porém, ainda assim o e*porte
</line>
</par><par>
<line>
*ão era ainda u*a *r** *spe*ífi*a do conh*cimento. Segundo Oliveira al. (2010), Triplett et
</line>
</par><par>
<line>
est*do* o rendimento do atleta
</line>
<line>
*a p*esença do adversário e acred**ava que *
</line>
<line>
***s*nça
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*o*pet*dor era estim**adora
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
a liber*ção de u*a e*ergia latente *em o ritmo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
competição.
</line>
</par><par>
<line>
*e acor*o c*m Kanto e Ryzonki* (1993, cit*d*s por R*BIO, 2000), nos últ*mos anos
</line>
<line>
tem havido um enfoque maior n* comp*eens*o da mo*iva*ão competit*va e enfr*nt*mento da
</line>
</par><par>
<line>
ansiedade a*tes e durante a competiçã*. Des** modo, as prep*raç*es
</line>
<line>
ps*co*ó*i*as
</line>
<line>
p*s*oais
</line>
</par><par>
<line>
têm um en*oque na pront**ão psí*uic* *om o objetiv* de desenv*lver a
</line>
<line>
personal*dade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*bjeti*idade do atleta ao ponto de e*e **der carre*ar ess* base par* o fut*r*.
</line>
</par><par>
<line>
Constata-se, também, que a inte*ve***o governamental é
</line>
<line>
de*erminista na qualid*d*
</line>
</par><par>
<line>
dos estu*os e apl*cação *a **ic*logia do *sporte. *essa forma, Ru*io (19** *pud WIL*IAM;
</line>
</par><par>
<line>
STRAUB,
</line>
<line>
2000, p.22) *ponta qu* as pesquisas ps*cológ*c** sofisticadas fi*ancia*a*
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
governo so*adas ao
</line>
<line>
*reparo fí*ico, colocou o Lest* Europeu à frente
</line>
<line>
dos Estado* Unidos,
</line>
</par><par>
</page><line>
acrescentando, aind*, que demandará m*ito tem*o para o* pes*uisadores nor*e-ame*i*anos se
</line>
<line>
a*roximarem das conqui*t*s das pr*tica* do* pesquisadores d* Leste Europeu.
</line>
<line>
Rev. F*A, Tere*ina, v. 16, n. *, ar*. 14, p. 256-271, mar./abr. 2019 *ww4.fsan*t.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R*visão *ist*mática de Literatura S*b*e a *uestão Mo*ivac*onal n* Esporte
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
Discorrendo *ob*e essa temát*c*, Bran*ão e Mac*ad* (200*) ressaltam que,
</line>
</par><par>
<line>
dife*entemente dos out*os países da Am*rica Latina, Bras*l tem um dos fun*a*ores da o
</line>
<line>
Psicol*gia do Espor*e e E*ercício, se*do es** um privilégio raro. Em 195*, João Carva*haes
</line>
<line>
t**e sua* primeiras ati*idades no São P*ulo Futebol Clube e na Seleção Bra*ileira no mesmo
</line>
<line>
*no.
</line>
</par><par>
<line>
Como comumente conhecido, o Brasil tem traç** for**s pelo futebol, sendo as*im,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*atur*l que a Psicologia tenha começado em tal modalidade, aponta Brandão e *ac*a*o
</line>
<line>
(20*7). Porém, na déca*a *e 1980 com*çou-*e a trabalhar nas demais modalida*es esportivas,
</line>
<line>
em especial, no C*ube Pi*h*i*os, em São Pa*lo.
</line>
<line>
*ale ressaltar que n* Brasil a nos** históri* n* psicologi* do es**rte ainda é curta e de
</line>
<line>
*o*co conhecimento popular. *ian*e disso, Brandão e Machado (2*07, p. 2*) aponta* que:
</line>
<line>
Par* poder fazer Psicologia do Esporte e não Psicologia no esporte, deve-se
</line>
</par><par>
<line>
*onhecer o esporte c*m relat*va *rofun*i**de:
</line>
<line>
*s ca*acterísticas do esporte,
</line>
</par><par>
<line>
os siste*as
</line>
<line>
de *reinament* uti*iz*d*s, a dosagem das cargas, as exig*nci*s
</line>
</par><par>
<line>
*si*ológ**as *anto da compe*ição **mo do tr*inament*. (BR*NDÃO;
</line>
<line>
M*CHADO, 2007, p. 27).
</line>
</par><par>
<line>
3 MÉTODO*O**A
</line>
<line>
Base de dados pa*a a R*visão Sist*mática da Literatura: Sci*lo, *ep*ic e Bireme.
</line>
<line>
Procedimen*os:
</line>
</par><par>
<line>
Lembra*do
</line>
<line>
que a rev*são sistemática de literatura * meto*ologi* ref*rendada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
uti**zada lar*ame*te nas ciência* humanas e socia*s, pois muitos *bjetos *e pesqui**,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
princíp*o, não são acessíveis *iret*me*t* nos v*ri*dos campos e áreas *as vivê**ias h*manas
</line>
<line>
e **ciais, optou-se p*r e*tab*le*er a p*ocu*a em *anco de da*os c*rroboradamen*e ci*ntífico e
</line>
</par><par>
<line>
de cr*di*ilidade na pesq*isa
</line>
<line>
psico*ógica. Nesse s*n*ido, ficou
</line>
<line>
deci*ido pela revisão
</line>
</par><par>
<line>
si*temát*ca de literatur*
</line>
<line>
qualitativa, onde nã* *á combi*açõe* *statístic*s, poi* o ob*eto
</line>
</par><par>
<line>
pr*posto à inv*sti*açã* clama por entendime*t* int*gra**vo pr*má*io e *intetizad*. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
sent**o,
</line>
<line>
atra*és
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
index*dores
</line>
<line>
*ciel*,
</line>
<line>
P**sic
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Bireme,
</line>
<line>
util***am-se-*e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
descr**ores/palav*as-chave: motivação *o espo*te; *s*cologi* e **tivação; b*havioris*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
motivaç*o; psicanálise e motivação; ps*colog*a humanis** e moti*aç*o, para proceder com *
</line>
<line>
revi*ão de *iteratura so*re * temática.
</line>
<line>
Após a bu*ca destes materia**, foram aplicados os *ritério* de inc*usão e exc*usão. A
</line>
<line>
primeira *ase de exclusão * *nclusão dos ma*eria*s **tid*s, *o* *pli*ar o* **itérios que são d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, *rt. 14, p. 256-271, ma*./abr. 2019 www4.*sanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. P. Ferrei*a, R. F. Souza
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
fácil leitu*a, como: ano de p**licação, título, palavr*-chave e área de aplicação. *á a s**unda
</line>
<line>
fa*e foi concluir a leit*ra dos resumos dos artig*s restantes par* ava*iar se e*e se encaixava n*
</line>
<line>
p**fil da pesqu*sa e nos seus critério*.
</line>
<line>
Critérios de inclusão e exclusão:
</line>
<line>
Após a leitura d*s *rtigos encontr*dos com as pal**r*s u*adas **mo descritores, foram
</line>
<line>
*nc*uídos nesta pesquisa os es*udos *ue não fugis*em ao co*t*údo programado e que
</line>
<line>
tratasse* es*ecificament* da *u*stão moti*acional no es**rte pa** a*letas e equip*s.
</line>
<line>
Trabalhos publicados n*s *lti*os dez **os, que não fugisse do conteúdo, e *ue d*scorr*ssem
</line>
<line>
*obre a **e*tão da motivação no esporte para atlet*s * equipes. O* mater*a*s encont*a*os são
</line>
<line>
de l*ngua portug*esa, produ*idos por p*squisadores da área d* Psi****gia e da E*ucação
</line>
<line>
Físic*. Tod*s a*ueles os quais não se r*lacio**vam com o tema da pesquisa, com* por
</line>
<line>
exemplo, motivação no **abalho, *as empr**a* e *orporações, f*ram desc*rtado*, a*si* c*mo
</line>
<line>
mater**is e textos não c*en*íficos e *ôsteres.
</line>
<line>
Para a realização da *evi*ão sis*e*át*ca de literatura, *o*am realiza*os três proce**os:
</line>
</par><par>
<line>
Plan*jamento
</line>
<line>
** *evisão;
</line>
<line>
reali*a**o da **vis*o e análise do mat*ri*l obtido (Fig*ra 1). Na
</line>
</par><par>
<line>
fase de p*anejamento, foram discuti**s e deli*i*ado* os *ritérios de materiais que se*iam
</line>
<line>
aceitos em nessa pesquisa. Na *e*unda fase, *oram procu*ados os artigo* nos indexad**es com
</line>
</par><par>
<line>
os descri*ores. Após ter
</line>
<line>
obt*do *odos *s artigos, foi feita
</line>
<line>
a
</line>
<line>
primeira *n*lise, descartando os
</line>
</par><par>
<line>
artigos que não se *nquad*avam nos nosso* c**térios, tais co*o d*ta de p**l*cação, tem*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
área de *esquisa. Fe*to isso, **i co*s*ruída uma seg*nda *ná*ise mais apurada de **do material
</line>
</par><par>
<line>
resta*te, analisando os *esumos e títu*os
</line>
<line>
de ca*a a*tigo. Ao fina*, fora* selecionados
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
*rt*gos de 148 artigos inicialme*te enco*trados.
</line>
<line>
Figura 1 - Fases da revisão sistemática *e l*te*atura
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 14, p. 256-271, *ar./abr. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revisão Si*te*ática de Liter*t*ra So*re * Questão M*tivaci*nal no Esport*
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULT**OS E D*SCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Ap*s fazer as b*s*as dos *esc*itores, foram enc*ntrados 14* artigos, dos *uai*, após
</line>
<line>
análise e uso dos critérios de exclu*ão, s*braram apenas 18 artigos. Vale ressaltar que *stes
</line>
</par><par>
<line>
núme*o* não se re*e*em aos ar*igos encontr*dos
</line>
<line>
em sua t**alidade, *á *ue di*erentes
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
* partir da análi*e dos co*teúdos *usc*do* e aprovados, notou-se *ue
</line>
<line>
não *oi
</line>
</par><par>
<line>
encontrado nenhum material com
</line>
<line>
o des*ritor "Psicologia Humanista e M*tiva**o". Já
</line>
</par><par>
<line>
produções correlacionand* a questão motivacional com as outras abordagens cl*ssicas da
</line>
<line>
psic*logia, *sic*náli** e b*hav**rismo, fo*am escass*s; sendo apenas treze em "Psicanálise e
</line>
<line>
Motivação" e duas em "B*haviorismo e **tiva*ão. Contudo, hou*e um número considerável
</line>
<line>
de publi*ações ** "Motivação *o Esp*rte" (vi**e e se*s publicações) e, pri*cipalmente, e*
</line>
<line>
"Psicologia e Motivação" (cento * **nte e sete pu**icações).
</line>
<line>
É interessante no*a* como o *ermo "Psi*ol*gia e Motivação" se desta*a
</line>
</par><par>
<line>
numericamente. Isso aponta a
</line>
<line>
exi*tência de *m int**esse da psicolo*ia, como ciência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
profissão, na qu*stão da mot*vação; contudo,
</line>
<line>
nã o s *
</line>
<line>
explicita "abor*ag**" usada para se a
</line>
</par><par>
<line>
*studar e referendar a *otiva*ão ep*stemo*ogicamente dentro da pr*p*ia Psicologia ou mesm*
</line>
</par><par>
<line>
na Psicologia do Esporte.
</line>
<line>
Um fa*or *ecorrente, f*i
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
ao *azer as buscas, a maio*ia
</line>
<line>
**s
</line>
</par><par>
<line>
resulta*os *ratavam da *otiva*ão apenas citando-a no deco*r*r d* artig*, e n*o a definind* ou
</line>
<line>
explorando-a ci**tif*c*mente. Outr* fat*r relevante *oi que a maioria das pu*lic*ções que se
</line>
</par><par>
<line>
re*eriam * m*tivação estavam insc*ita* no contexto escolar ou organi*acio*al; *endo que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
maioria dis*orria sobre a a*te*caç*o clássica *e m*t*vaçã* extrínseca e intrínseca.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *ere*ina P*, v. *6, n. 2, art. *4, p. 256-271, ma*./abr. 2019 w*w4.fsane*.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. P. Ferreira, R. F. *ouza
</line>
<line>
264
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesqu*sa foi real*zad* *om a intenção de buscar fu*damento* *eóricos e
</line>
<line>
*o*pr*ensão d*s *oss*veis práticas d* psicologia do esporte, que correlacio*ass*m as
</line>
<line>
principais aborda***s ps*coló*icas, enquanto s*p*rt* referencial (psicanálise, behaviorismo e
</line>
</par><par>
<line>
psi*o*ogia
</line>
<line>
humanista), embasando-a *ientificam*nte à *ues*ão da motivação ligada ao
</line>
</par><par>
<line>
*sport*.
</line>
</par><par>
<line>
De ac*rdo com M*reira * Todorov (20*5), o c**ceit* de moti*a*ão * a*plame*te
</line>
</par><par>
<line>
us*do de
</line>
<line>
*iversas formas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
senti**s. Para
</line>
<line>
*s *studiosos (20*5 apud VE*NON, 1973)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mo*ivação é co*o uma força interna que eme*ge, regu*a e s*stenta n*ssas a*õe*; contudo, p*r
</line>
<line>
ser uma ação in*erna, não poderia ser e*tuda*a de mod* direto.
</line>
</par><par>
<line>
Por outr* lado, Samulski (1995) acred*ta que a **tiva*ão é
</line>
<line>
*aracterizada
</line>
<line>
co** um
</line>
</par><par>
<line>
processo ativo, intencional * dirig*d* a uma meta, a qual depende
</line>
<line>
** interação de *atores
</line>
</par><par>
<line>
pessoais (intrínseco) e ambientais (e*trínseco). A**almente, tem-se * pe**amento que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
moti*ação (extrínse*a * a i*tr**se*a) é um *ont*nuu*, havend* aind* *iferente* t*po* de
</line>
</par><par>
<line>
motivações *xt*íns*cas e intríns*cas. Os
</line>
<line>
norte-americanos, p*icólogos do *sport*, Gould
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Wein*e*g (2008), t*mbém compartilha* d*ssa opinião.
</line>
<line>
- Motivaç*o *ntríns*ca:
</line>
<line>
· Conhec*mento: o in*ivíd** tem *ra*er n* a**vidade que exerce, *ssim experimenta*do
</line>
<line>
da aprendi*agem;
</line>
</par><par>
<line>
·
</line>
<line>
Re*lização: o i**ivíduo sente prazer e sati*façã* ao ef*tuar, c*iar o* dominar alguma
</line>
</par><par>
<line>
hab*l*dade de grand* *rau de difi*ul*ade;
</line>
<line>
· Estímulo: * pes*o* par**cipa d* uma atividade para ter alguma bo* sensação, com*
</line>
<line>
alegr*a *u *razer.
</line>
<line>
- Motivaçã* Ext**ns*ca:
</line>
<line>
· Regulação integrada: é a valor*zação do resulta*o, mas não da ativ**ade em *i própria;
</line>
<line>
· Re*ul*ção identific*da: o c*mporta*ento é valorizad* e a*eito, mesmo que *le nã*
</line>
<line>
*rag* prazer;
</line>
</par><par>
<line>
· R*gulação i*troj**ada: * motivação
</line>
<line>
vem
</line>
<line>
d* estímulos e pr**sões, contu*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comportamento
</line>
<line>
não pode ser *utode*er*inad*, pois o que m*tiv* o indivíduo *ão fatores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ontingências ext*rnas;
</line>
<line>
· Fal*a de mo*iv**ão: não há motivaç*o i**ríns*ca e nem extrín**ca, havendo se*timentos
</line>
<line>
difusos de i*compe*ência e d* falta de con*role.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 16, n. 2, art. 14, *. 256-2*1, m*r./abr. *019
</line>
<line>
www*.fsa**t.co*.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revi*ão S*stemática de *iteratura Sobre a Questão Motivacional *o Esp*rte
</line>
<line>
265
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - Continuum de m*tiv***o intrínseca * extrínseca
</line>
</par><par>
<line>
Nessa perspectiva, Chagas e Samulsky (1992) reali*aram estudo* para *aber*m *ua*s
</line>
</par><par>
<line>
são os aspect*s motivado*es que **vam pe*soas a *requ*ntar
</line>
<line>
academias em Belo Hor*zont*.
</line>
</par><par>
<line>
Estes as**ctos motivadores são: *ante*-se em boa fo*ma, *elhorar o condiciona*ento físico,
</line>
<line>
a*men*ar o b*m-estar corporal e *s*cológico, melhorar o e*tado *e saúde e pra*er em realiza*
</line>
<line>
* atividade física.
</line>
<line>
Vários p**qui*adores tam*ém p*squisam *obre quais *ão os motivos q*e *azem
</line>
<line>
cr*an*as se envolver*m em *ro*r*ma* esportivo* (BECKER, 20*0; S*MUL*KI, 199*;
</line>
<line>
GO*L*; PETLICHOFF, 1988). Destacam-se, ter aleg*ia, **erf*i*oar/aprender nov*s
</line>
<line>
habilid*des, pra*icar atividades com os amigos e fazer novas a*izades, adquirir fo*ma física e
</line>
<line>
sentir *moção posi*i*a.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*s* sentido,
</line>
<line>
nota-se **e na *ab*la 2 * maioria das p*squ*sas fei**s na
</line>
<line>
áre* *ã*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas de campo. 2 pesquisas usaram entrevistas a** participa*tes; 6 *esquis*s aplicam
</line>
<line>
ques*ionário, t*st* e/ou **cala; 1 pe*quisa fe* *nálise de instrumentos exis*entes; 3 pesquisas
</line>
<line>
*izeram validação, tr*duç*o */ou adapt*ção de questionários; 1 pesqui** f*z aval*ação
</line>
<line>
**mográfic*; 2 pes*uisas fizeram u** *e i*ventár*o; 2 *estes *izeram revisã* de li**ratura; 1
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa fez us* de a**um m*d*lo e*tatístico; 1 pesquisa fez
</line>
<line>
estudo e/*u an*li*e d* caso;
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
p**q**s* fez consulta em p*ontuário médico; * 1
</line>
<line>
***q*i*a fez us* de um qu*stionário
</line>
</par><par>
<line>
biossoc*odemográfic*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 2, art. 14, p. 256-*71, mar./abr. 2019
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. *. Ferreira, R. F. S*uza
</line>
<line>
266
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 2 - Re*ação entre a*tigos, *bjetivos * *ateriais usad*s *a res*ect*va pesquis*
</line>
</par><par>
<line>
*R*IGO
</line>
<line>
ANO
</line>
<line>
REVI*TA
</line>
<line>
OBJETIV*
</line>
<line>
MAT*R*AI* USADOS
</line>
</par><par>
<line>
Co**etênci* Percebi*a e *tribuição de *ausalid*de e* Jog*dores Ju*iores de Futebol
</line>
<line>
2011
</line>
<line>
Teo*ia e Pesqui*a
</line>
<line>
Buscar as ca*sa* dos jog*dores de futeb*l acre*itare* qu* sã* respo*sáveis p** maior ou *enor compet*ncia no jogo.
</line>
<line>
- Entrevista *st*uturada *e Wein*r - Apli*açã* de questi*nár*o
</line>
</par><par>
<line>
Instrume*tos *plic*d*s em *s**do* bras*l**ros *m psicolo**a d* esporte
</line>
<line>
2014
</line>
<line>
Estudo* I*terdisc**linar*s em Ps**ologia
</line>
<line>
Buscar citaç*o de instru*entos psic*lógicos, em arti*os, d**sertações e teses, com adaptação par* a p**ulação brasile*ra, ou e*idência *e validade p*ra a população brasileir*.
</line>
<line>
- *n*lise de in*trumentos va*idados
</line>
</par><par>
<line>
Aplica*ão de i*strumento de motiva*ão em pa*a-*tle*as da bocha adaptada: um e*tud* pilo*o
</line>
<line>
?
</line>
<line>
?
</line>
<line>
Testar * vali*ade *nter*a do teste de esca*a de motivação *EOSQ *m para- atleta* q*e pr*ticam Bocha a*ap*ada.
</line>
<line>
- Teste de esc*la
</line>
</par><par>
<line>
Val**a**o da escala de motiv*ção no esporte (SMS) *o fut*bol p*ra a língua portuguesa *rasi*eira
</line>
<line>
2009
</line>
<line>
Jornal de Psi*análise
</line>
<line>
Submete* o *MS (questio*ári*s Spor* Mot*vation S*ale) ao pro*esso de validação * aplicação em atletas jo*ens d* futebol brasile*ros
</line>
<line>
- Validação de tes*e - T r a duç ã o e *d*ptação *e que*tionári*
</line>
</par><par>
<line>
Parti*ipation Moti*ation Q*estionn*ire: tradução e val*daçã* para u*o em atletas-jove*s brasileiros
</line>
<line>
**13
</line>
<line>
Revista Brasil*ira de Educação Física * Espo*te
</line>
<line>
T*aduzir e adaptar para a realidade brasileira, para atletas-jovens *rasile*ros do Pa*t*cipation Motivation Qu*st*onnair* (PMQ).
</line>
<line>
- T r a *uç ã o e *d*ptação ** questionári*
</line>
</par><par>
<line>
Motivaçã* c*mpetiti*a de "squashist*s" juvenis federados
</line>
<line>
20**
</line>
<line>
Re*is*a Brasileira d* *ducação Físic* e Espor*e
</line>
<line>
Ex*loraçã* e comparação dos perfis m*tiv*cion*i* comp*t*ti*o de 35 "squashis*as" juvenis federados
</line>
<line>
- Apl**aç*o a do Ques*ionár*o de *dentificação *e Vari*veis de *ont*ole (Q*VC) - Aplicaçã* da *scala Bal*bi*otti de M*tivos à c*mpeti*ivi*ade no Espor*e
</line>
</par><par>
<line>
O f*uxo n* v*leibol: relação com a motivação,
</line>
<line>
*012
</line>
<line>
Revista Brasilei*a de *ducação Físic* e Esporte
</line>
<line>
Verificação da r*la*ão entre o fluxo e as fo*mas de
</line>
<line>
- Uso de avalia*ão demográfica - Es*a*a de Motivaçã*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, *. 16, *. 2, art. 14, p. 256-2*1, *ar./*br. 2*1*
</line>
<line>
*ww*.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revisão Sistemática d* Li*eratura S*br* a Questão Motivaci***l ** Espo*t*
</line>
<line>
267
</line>
</par><par>
<line>
aut* ef*cácia, *abil*dade percebi** e o*ie**aç*o às metas
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
mot*vaçã* es*abele*idas pela teoria da a*todeterm*nação, auto efi*ácia, a habilidade *ercebid* e a o*ien*ação às metas de jogadores de vôlei mas*ulino.
</line>
<line>
Esportiva - Orientação Tar*fa- Eg* n* esporte - Esc*la auto *ficác*a Ind*vidual par* *oleibol - Escala de Hab*lidade Perceb*da Escal* de Percepção do Flu*o
</line>
</par><par>
<line>
Qual é o perfil motivaciona* caracte*í*t*co de tenis*as i*fant*- juvenis bra*ileiros?
</line>
<line>
2*1*
</line>
<line>
Motriz
</line>
<line>
Descrição *o perfil moti*acion*l característi*o de te*is*a* in*ant*- *u**nil brasileiro, *xplorando poss*veis di*erenças *a* *édias das dimensões que i*
</line>
<line>
- Uso do inventário de Mot*vação * Pr*tica Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IMPRA*E-*26)
</line>
</par><par>
<line>
Motiva*ão e *ers*ectiv* f*tu*a no tên*s infanto- juvenil
</line>
<line>
2008
</line>
<line>-</line>
<line>
A*res*ntar * *iscutir a T*oria *a Mo*iva*ão Humana de Nu*tin as contribuiçõ*s *e Lens, e de Ruel. Explorou-se c*nstrutos de *otivaçã*, p**ncipa*ment* em uma perspectiva *utur*.
</line>
<line>
- *evisão d* **oria da Moti*açã* Humana dos 3 *utores
</line>
</par><par>
<line>
Suporte par*ntal percebido, motivaçã* autodeterminada e *a*ilidades de enfrentamen*o: validação de u* mode*o de *quaçõe* estruturais
</line>
<line>
20*3
</line>
<line>
Educação Física
</line>
<line>
Investi**ç*o *a *elação de pr*diçã* **tre o *uporte P*rental (*P) e as e*trat*gias *e *nfr*nta*ento (ICE), sendo mediadas pela motiv**ão autodeterminada.
</line>
<line>
- Uso d* *scala de motivação para esporte - Inventário de habilidade* a*lét*cas de c opi ng - Escala de suport* parental - us* do Mo*elo de *qu**ão para * análise *sta*íst*ca
</line>
</par><par>
<line>
Estilo p*re*tal, motivação * *atisfação de at*etas de beisebol: um estudo corre*acional
</line>
<line>
2*13
</line>
<line>
Educação Física
</line>
<line>
Aná*ise d* r***ção entre o estilo p*rental, a *atisfaç*o e a motiv*çã* atlétic* de jo*adores de Beise*ol Juvenil.
</line>
<line>
- Questionári* SMS - EM*U-p - QSA - T*st* Ko*mogor*v- Smi*ov par* análise dos dado* descritos - * M*nn-Whintney para co**aração de grupos - Spearman para corre**ção *as variáve*s
</line>
</par><par>
<line>
E**olha
</line>
<line>
2009
</line>
<line>
Jor*al de Ps**análise
</line>
<line>
Compreender como * p**que os ana*isados
</line>
<line>
- An*lise e estu*o *e cas o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 2, art. 14, p. *56-271, mar./abr. 2019
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revi***
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. P. F*rreira, R. F. Souza
</line>
<line>
268
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
fazem as e*colha* que fazem, fazendo uso de análise de c*s o
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Mudança de estilo d* vida em s**uações de risco card*ovascular
</line>
<line>
*01*
</line>
<line>
Estudos de Psicanálise
</line>
<line>
Investiga o qu* m**iva a mud*nça de e*t**o de *ida em paci*ntes *om doenças cardiovasculare*
</line>
<line>
- Consult* em **on*uário *édico - Uso de entrevista semi*struturad*
</line>
</par><par>
<line>
*st*los de Ap*go como Possív*is Pre*it*res de Est*d*s Motivac*o*a*s em Ativid*des Esportivas de Rend**ent*: Uma Exploração Teórica
</line>
<line>
*01*
</line>
<line>
Psicologi* *m *esq**s*
</line>
<line>
Comp*een*er o co*p*rtamento motivaciona* por meio da *eor*a *o apego
</line>
<line>
- Re*isão *e literatur* sobre a te*ria do apego - *ev*são de literatura sobre asp*ctos rel**ionados à moti*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
Perfis motivaciona*s de corr**ores de rua com d*ferentes tempos de prática
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
Re*ista Bras*leira ** Ciência* do Espo*te
</line>
<line>
Te*t** a diferença de po*síve* exi*tên*ia de difere*ç* d* perfil de motivaçã*
</line>
<line>
- Inven**r*o de Motivos para a Prática Regular de Atividades Fí*icas ou Esp*rti*as - Questionári* b*oss**io*e*ográf*co
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
*ste trabalho buscou responder * algum*s questõe* q** a*xi*i*m *o entendimento
</line>
</par><par>
<line>
teórico * *onc*itual *a correl*ção existe*te entr* o conc*ito
</line>
<line>
de Motivaç*o, o Esporte, e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia. *ara a con*ecuçã* da pesquisa propo*ta foram esco*hidas *s *rês ab*rda***s
</line>
<line>
clássicas ps*cológicas: p*icanálise; *ehaviorismo e a psic*logia hu*anista p*ra buscar tal
</line>
<line>
corr*lação de forma científi*a e d*recionada.
</line>
<line>
Es*a bus*a mostrou *om* a m*ti*ação na prática esportiva, i*depend*ntemente d*
</line>
</par><par>
<line>
abordag*m psicológi*a que embase *eu entendimento, é um as*ecto fundament*l par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ampliaçã* do rendiment* e o aum*nto d* performan**, tanto *o atleta, qu*nto de to*a e**ipe
</line>
</par><par>
<line>
esp*rtiva, po*s ela seri* a base para o com**ometimento, determi**ção e foco dos atletas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
equipes e* busc* de suas *etas tra*adas pe*as **missõ*s técnicas. Em *u*ra* pa**vras,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
motivação está *ir*tamente *igada po*sibilida*e de êxito *o manejo de outras habilidades à
</line>
<line>
emociona*s, psicol**icas e cognitivas *ar*s aos atlet*s e comis*ões téc*icas.
</line>
<line>
*ontudo, pôde-se c*nst**ar, qu* por *ai* que s* *firme a importância d* *otivação
</line>
<line>
nas práticas *sportiva*, a psi**logi* do espo**e ai*da carece de sistematizar **entificamente o
</line>
<line>
*nte*dim*nto *obre a questão motivacional no espo*te, e a forma **la qual a áre* poder**
</line>
<line>
Re*. FS*, **resina, v. 16, *. 2, ar*. 14, p. 256-271, mar./abr. 2*1* www4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*evis** Siste*ática d* L*teratura Sobre a Questão Mo**vac*onal no Esporte
</line>
<line>
269
</line>
</par><par>
<line>
propor interve**õe* mo*ivaci*nais *m *ua* *ráticas. P*ov* dis*o é a es*as*ez de mate*i*l
</line>
<line>
teór*co qu* correlacione **etivamen*e os estudo* da motivaç*o na prática p*ofissi*nal dos
</line>
<line>
psicól*go* do e*porte brasileiros.
</line>
<line>
Ent*etanto, outr* *ado que merece ***taque, percebido na *esquisa, *oi a pequena
</line>
<line>
co**elação en*r* a *r*a da psi*o*ogia es*o*tiva, n* que d*z respeito à quest*o mo**vacio*al, às
</line>
</par><par>
<line>
contrib*ições
</line>
<line>
das escolas psicológic*s clássicas, como a psica*ál*se, o behaviorismo e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*sicolog** huma**sta. Crê-se
</line>
<line>
nec*ssário e p*rti*ente no*os estudos qu*
</line>
<line>
cor*elac**n*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quest*o mo*ivac*onal no esport* tendo como escopo as contrib*içõ*s teó*icas e c*nceituais
</line>
<line>
das r*feridas a*ordag*ns, pois con*agradas na **ic*l*gia c*ínica e de *r*icu*ação *romisso*a
</line>
<line>
*om a ps*col*gia do esporte.
</line>
<line>
Entende-*e que est* revisão sistemáti*a de liter*t*ra possibilitou **rce*er q*e a área
</line>
<line>
de p*ico*ogia d* esporte correla*ionada à temática da motivação *inda carece de pes*uisas e
</line>
<line>
trabalhos científicos mais direcionado* que c*rrobor*m e tragam cla*ez* sobre a importânci*
</line>
<line>
irref*tável e factual da cone**o ent*e motivação-esp*rte-psicologi*.
</line>
<line>
P*r fim, de*taca-se que a motiv*ção *raria benefícios *ão some*te para a prática
</line>
</par><par>
<line>
desportiva com o c*rrelato aume*** de perfor*anc*, mas também
</line>
<line>
p*ra cada sujeito que,
</line>
</par><par>
<line>
i*d**idualm*nte mo**vado, se s*ntiria co*grue**e em *uas ativi*ad**, trazendo ganhos dire*os
</line>
<line>
pa*a sua saúde mental e qu*lidade d* vida no *rab*lho.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
BAL**NO*TI, M. A. A.; BALBINOTTI, C. A. A. Motivação E Perspectiva Futura No
</line>
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Tênis
</line>
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In*anto-Juvenil.
</line>
<line>
D*sponível
</line>
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e m:
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<line>
<http://pepsi*.bvsalud.or*/scielo.php?scri*t=sc*_ar*text&pid=S19*1-91452008000200002>.
</line>
<line>
Acesso em 23 jun. 2017.
</line>
<line>
BALB*NOTTI, M. A. A. et al. Perfis motivaciona** de corredores ** rua **m d*ferent*s
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</line>
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2015.
</line>
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CHAGAS, M; SAMULSKI, D. Anális* d* m*tivaçã* para ativ*dades físicas em
</line>
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ac**em*as de g*ná*t*cas de Belo Horiz*nt*. Proje** prem*ad* de Inic*ação Cientí*ica **
</line>
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UFMG em 1992.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *6, n. 2, a*t. 14, *. *56-271, mar./ab*. 2019 www*.f*an*t.com.br/r*vi*t*
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270
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2*5-232, dez. 2009.
</line>
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</line>
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*38, j ul . 2016.
</line>
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</line>
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</line>
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</line>
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</line>
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</line>
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</line>
</par><par>
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HIRO*A, V. B. *t al. Inst*u*ent motivat**n applica*i*n i* dis*bled boccia
</line>
<line>
athletes:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pilot *t*dy. *ad*rnos d* Pós-grad*açã* em Distúrbios do *esenvol*imento, [s.*.], v. 16, n. 2,
</line>
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p.8-15, 20*6.
</line>
<line>
MIZ*GU*HI, M. V.; BALBIM, G. M.; VI*IRA, L. F. Estilo pare**al, m*tivação e satisfação
</line>
<line>
de atl*ta* *e bei*ebol: um estudo correlaci*nal. **ucação Fisica, Goi*nia, v. 2, n. 24, p. 215-
</line>
<line>
22*, abr. 2013.
</line>
<line>
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</line>
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RUBIO, K.; *sicolo*ia d* es**r*e: Interface, pesqui*a *ntervenção, 2ª ed, e
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</line>
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</par><par>
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</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*evisão S*stemática de Li*eratura S*br* a Qu*stão Moti*ac*on*l no Esporte
</line>
<line>
271
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, M. *. Est*los d* apego c*m* possíveis preditores de e*tados mo*iv*cion*i* em
</line>
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atividades e*portivas *e rendimento: u*a exp*oração teórica. Psic*logia em Pesqu*sa, Juiz
</line>
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de Fo*a, v. 6, n. 2, p.*60-170, 31 dez. 2012.
</line>
<line>
*ISSOCI, *. R. N. et *l. Suport* pa*enta* percebido, mo***ação autode*ermin*da e
</line>
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hab*lidades de *nfrentamento: Valid*ção d* um mo**lo de equa*ões e*truturais. Educação
</line>
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Fís*ca, M*ringá, v. 24, *. 2, *.215-22*, jul. *0*3.
</line>
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W*ITEN, W. *sicologia: temas * v*riações. 7ª ed. São P*ulo, Ce*gage Learning, p. 271,
</line>
<line>
272, 2*10.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo Refere*ciar e*te Arti*o, conforme *BNT:
</line>
<line>
FERRE*RA, A. C. P; SOU*A, R. F. Revisão S*stemática de Literatura So*re a Ques*ão *otivacional
</line>
<line>
*o Esporte. Rev. F*A, Teresina, v.16, n.2, art. 14, p. 256-271, mar/abr. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Cont*ibuição dos Autores
</line>
<line>
A. C. P. Fe*reira
</line>
<line>
R. F. Souza
</line>
</par><par>
<line>
1) concepçã* e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e interpreta*ã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) e**boração do rascunho o* na revis*o crítica do cont*ú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) **rticipa*ão n* aprovaç*o da versão final do *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T**esi*a *I, *. 1*, *. *, art. 14, p. 256-27*, *ar./abr. *0*9
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)