<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 13, p. 249-264, *a*./ju*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.13
</line>
</par><par>
<line>
Orientação Profissional com *o*ens em Vul*er*bilid**e Social: Uma Re**são Teórica
</line>
<line>
*rofessiona* Orie*t*tion with *oung People i* *ocia* Vulnerab*lit*: A Theo*e*ical Re*ision
</line>
</par><par>
<line>
Natalia Ferna*de* Teixeira Alves
</line>
<line>
***trado em p*icologia pela U*iversida*e de Fortale*a
</line>
<line>
Graduação em Ps*co*ogia pela Unive*sidade de *or*aleza
</line>
<line>
E-m**l: natal*af*a_@hotmail.co*
</line>
<line>
R**aelly Na*ra da Silva
</line>
<line>
Mestr*d* em Psicol*gia pela Uni*ersidade de Forta*eza
</line>
<line>
*raduação em P*ico*og*a pel* Universi*ad* d* Fortalez*
</line>
<line>
E-ma*l: rafaellynai*a@hotmail.com
</line>
<line>
Marília Maia Linc*ln Barreira
</line>
<line>
Dou*o*a*o *m P*icol*gia **la Universidade *e *orta*eza
</line>
<line>
Mestra *m Psicol**i* pela Universidade de Fo*talez*
</line>
<line>
P*ofessora: **i*olo*ia Unina*sau Fortal**a
</line>
<line>
E-mail: m*riliam*barreira@*mail.*om
</line>
<line>
Terezi*ha Teixe*ra Joc*
</line>
<line>
Doutora e* *sicologi* Social pela Un*ver*i*ade Autónoma de Lisb*a
</line>
<line>
*rofess*ra e Coo**enado*a do Programa de Apoio *sicop**agógico da Universidade *e Fortal*za
</line>
<line>
E-mail: terezinhajoca@u*ifor.b*
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Na*alia Fern*nde* T*ixe*ra Alves Av.
</line>
</par><par>
<line>
Vi*conde do Rio Branco, 35*5. Fortale*a/CE *r*sil.
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
**dereço: *afael*y Nair* d* Silv*
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Av. Pomp*lio *omes, 127 - Passar*. Fortaleza/CE,
</line>
</par><par>
<line>
Bra*i*.
</line>
<line>
*rt*go recebi*o em 22/11/201*. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Marí*ia Maia Lincoln Barreira
</line>
<line>
rec*bi*a e* 11/12/2018. Aprovado em 12/12/20*8.
</line>
</par><par>
<line>
Rua M*nse*hor Catão 1170 ap 1300. Fort*leza/CE
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
N. F. T. Alves, R. N. Silva, M. M. L. Barreira, *. *. Joca
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* presente pesquisa apres*n*a uma rev*são teóri*a *o*re a
</line>
<line>
orientação profissional (*P),
</line>
</par><par>
<line>
tendo e* v*sta sua aplicabilid*de em ad*l*scentes e jovens em situa*ão d* vulnerabi*id*de
</line>
</par><par>
<line>
social, a *artir da an*lise de *s*ud**
</line>
<line>
em p*r*u**ês e esp*nho*. O **jet*vo é
</line>
<line>
*o*pree*der
</line>
</par><par>
<line>
c*mo a OP tem a*u**o com
</line>
<line>
ad*lesce*tes e jo**n* de classes *ociais minoritárias. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
sentido,
</line>
<line>
essa prática foi analisa*a mediante
</line>
<line>
três categorias: *onflitos de interesse -
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importân*ia da O* com
</line>
<line>
grupos minoritár*os; O papel *o
</line>
<line>
pr*jeto d* v*da na *scolha
</line>
</par><par>
<line>
profissional; A **col* pública co*o espaço
</line>
<line>
de at*ação de orientadores profissionais. A
</line>
</par><par>
<line>
**álise dos dados fo* orientada seguindo * ideia *e que a teoria que f*ndamenta este artigo
</line>
</par><par>
<line>
tem evid*nciado * imp*rtância e
</line>
<line>
a necessidad* da OP co* estes jove*s e adolesc*ntes, *e
</line>
</par><par>
<line>
m od*
</line>
<line>
a cons*derar,
</line>
<line>
de forma abrange*te, as
</line>
<line>
condições soc*ai* que são impor*antes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
influenciam *uas escolha*. Nesse cenário, * preciso ter co*sciência o movimen** social e os
</line>
</par><par>
<line>
se*tidos
</line>
<line>
que per*eiam as
</line>
<line>
condições sub*e*ivas d*s
</line>
<line>
*ujeitos envolvidos. F*nalmente,
</line>
</par><par>
<line>
*onclui-se que há um* nec*s**dade de investi*ento, c*nstrução *eórica * metodológica para
</line>
<line>
o de*en*o*vim*nto e prát*ca da orientação *ro*issi*nal nesse âm*it*.
</line>
<line>
Pala*ras-chav*: Or*entação Profis**onal. Pro**to de Vida. Vuln*r*bilidade S*cia*.
</line>
<line>
Ad**escentes e Joven*.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
</par><par>
<line>
The present resea*ch presents *
</line>
<line>
theoretical *eview on *rofession*l o*ien*ation (*P),
</line>
</par><par>
<line>
considerin* its ap*licability in adol*scen*s a*d yo*ng people in *ituati*ns of *o*ial
</line>
<line>
vulnera*i*it*. T*is an*lysis was *ased on st*dies in *ortugues* and Spanish. The object*ve is
</line>
</par><par>
<line>
to und*rstand h*w OP has worked with
</line>
<line>
ado**scents and y*ung peop*e from lower
</line>
<line>
social
</line>
</par><par>
<line>
classes. In this s*nse, this pr*ctice **s a*alyzed throug* three c***gorie*: Conflic* of interests
</line>
<line>
- the i*port*n*e of OP i* m*no*ity *roup*; T*e role of life goals in choosing a *rofessional
</line>
<line>
c**eer; Public schoo* as a space fo* pro*essio**l *rientatio*. The analy*is of the data wa*
</line>
<line>
gu*ded by the idea that the the*ry b*hind th*s article ha* evidenced **e impor*ance and
</line>
</par><par>
<line>
*ecess*ty of OP for these young people a*d adol**cents, takin* into
</line>
<line>
c*n***e*a*ion t*e *ocial
</line>
</par><par>
<line>
*onditions t*at i*fl**nce their c*oices. In
</line>
<line>
this scenario, it is
</line>
<line>
nec*ss*ry *o be aware of the
</line>
</par><par>
<line>
social movem*nts and the s*nses that permeate th* s*bj*cti*e conditio*s i* whi*h **e subjects
</line>
</par><par>
<line>
are *n*olved. Finally,
</line>
<line>
it was *oncluded that there *s a *e*d for in*est*ent in the**et*c*l
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
metho*o*ogical construct*on f** *** develo*ment
</line>
<line>
and practice of pr*fessional orientation in
</line>
</par><par>
<line>
this field.
</line>
</par><par>
<line>
K**word: Profe**i*nal Ori*ntation. *if* Pro*e**. Socia* V*lnerab**ity. Adoles*ents
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
Young People.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere**na, *. 1*, n. 3, a*t. 13, p. 249-264, mai./ju*. 2019
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Orientação *rofissiona* com Jovens *m Vu*ne*a*il*dade Social: Uma **v*são Teórica
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
1 **TRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Ent*nde-*e que Or*enta**o *rofission** (OP) é o p**cesso em
</line>
<line>
que o sujeit* tem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
po*si*ilidade d* aprofundar-se e* questões r*ferentes à c*n*tr*ção *e sua ide*tida*e
</line>
</par><par>
<line>
profission**. P**tanto, p*ssa ser um auxílio *m rela*ão à *ua escolha *rofis*i*na*, *ue a
</line>
</par><par>
<line>
a*range conhecimento d*s
</line>
<line>
pr*fissões,
</line>
<line>
orien*a*ão s*bre m**cado de tra*alho, b** como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*onstruç*o *e s*u *rojeto de vida, envol*endo, ainda, aspec**s *efer*nt*s à a*os*ntadoria
</line>
<line>
(LE*EN*US; *010; SO*RES, ***9; SILVA; L*SSANCE; SOA*ES, 2*04). Assim,
</line>
<line>
Noronha, Santos e Sisto (2010) corrobora* traz*ndo que a OP oferece condiçõe* e estratégias
</line>
<line>
de refl*xão que almejam facil*tar a bus*a e a construção da *de**idade p*o*issio*al.
</line>
<line>
Dest*rte, desd* o e*t*s*asmo *or algum* pro*i*são a*é o momento da esc*lha
</line>
<line>
profissio*al, di**rent** h*bil**ades pa*s*m a ser t*abalhadas no dec*rr*r do *ro*esso *e O*.
</line>
</par><par>
<line>
Isso porque as orientações dada* per**t*am a possibilid*d* para que e**olha de a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssão se real*ze da melhor for** possív*l, t*n*o
</line>
<line>
em v*sta a
</line>
<line>
de*is*o *ais ade*uada
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
aquele s*jeito, n**uele mo**nto.
</line>
</par><par>
<line>
C*m isto, a lit*r*tura dem*nstra que f*i no iníci* do* anos 80 qu* os profi*sion*i*
</line>
<line>
c*meçaram * perceber a *eces*idade de ampliação de estudos * atuação de a*or*age*s em
</line>
<line>
*rientaçã* profi*sion*l. Para tanto, orientadores profiss*o*ais foram con*ocados a uma prát*ca
</line>
<line>
que **ende*se às necessida*es d* difer**tes grupos da popu*açã*, que não **enas jovens
</line>
<line>
*indos de co*dições sociai* p*ivilegiada* (IVA*I**; YOSHIDA, *010; SOARES, 1999). De
</line>
<line>
*odo a abran*er a a*ua*ão d*ssa área, com v*sta * *ive*sidade social e*istent*. Ness* âmbit*,
</line>
</par><par>
<line>
t**na-se imprescindível
</line>
<line>
que o orientador prof*ssional s* apropri* de te*rias e
</line>
<line>
téc*i*as q*e
</line>
</par><par>
<line>
possibi*item es*e t*abal** com *ovens de dif*rent*s g**pos so*i*is, consid*ra*do o
</line>
<line>
contexto
</line>
</par><par>
<line>
em que estes estão inseridos.
</line>
</par><par>
<line>
Ass**, n*ta-se, a par*i* da li*eratura, que o traba*ho de orienta*ão pr*f*ssi**a*, com o
</line>
<line>
decorrer d** an*s, passou a **n*ar *s*aço de te*ria * p*áti*a em o*tros vie*es. O co*texto da
</line>
<line>
reorientaçã* profissional *om pesso*s que se encon*ram exerc*ndo ativ*dade pr**issional
</line>
</par><par>
<line>
insat*sfa*ória, ou que *ão conseguirem s* colocar no m*rcado, * *m exemplo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
possibilidades de atuação para além da ori**taçã* no c*nte*to pré-vestibular (ARAÚJO;
</line>
<line>
SAR*IERA, 2*04). Outras possibilidades que têm ti*o de*ta*ue s*o pr*ticas vo*tadas para a
</line>
<line>
orie**ação ** *rocess* de aposentad**ia, *onsiderand* a adaptação * esta condição, e * quem
</line>
<line>
deseja vol*ar ao merca*o de t*abalho (IVATIU*; YOSHIDA, 2*10).
</line>
<line>
A *tuação em OP *ambém tem s*do importante n* percurs* de a*xiliar profissiona*s na
</line>
<line>
esc*lh* *e o*tra pro*is*ão sem necess*ria*ente ter que passar **r um processo de inse*çã* de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *3, p. 249-26*, ma*./jun. 2019 www4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. F. T. Alves, R. N. Silv*, M. M. L. Ba*rei*a, *. T. Joc*
</line>
<line>
*52
</line>
</par><par>
<line>
nív*l *ni*ersitário (I**TIUK; AMARAL, 2007). Ness* ín*erim, pesquisas també* e*tão
</line>
<line>
sendo desenvolvi**s *o* o objeto d* *uxili*r na inserção p*of*ssional *e pessoas c*m
</line>
<line>
def*ciência ou com doenças crônicas (CLEMENTE, 2008).
</line>
<line>
De tal mo*o, s*o evi*entes, *a *tualida*e, a* distintas áreas e *ossibi**dades de
</line>
<line>
atuação *o *ue con*erne à prátic* da orienta*ão pro*issiona*, contudo, ainda hoj*, pre*a*ec*
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
prática *a*s voltad* para pessoas
</line>
<line>
que estã* em processo de primeira *sc*lha *e
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissão. O o*jetivo pr*meir* é ingressar no ensino *upe*ior, onde se tem jove*s d* classe
</line>
</par><par>
<line>
mé*ia * alta constituindo de form* major*tária, o
</line>
<line>
público alvo desta prática (*VATIUK;
</line>
</par><par>
<line>
YOSHID*, 2*10).
</line>
</par><par>
<line>
*unhados em tais c*nj*nturas so*ia*s, adolescente* e jov**s **e fazem parte de
</line>
<line>
grupos mino*itários, excluí*os e/ou estigmatizado pela soci*da*e, acabam *or não acessarem
</line>
</par><par>
<line>
processos de OP. *abe-se q*e ne*se cont**to, a *aixa e pr*c*ria
</line>
<line>
esc*la*ida*e,
</line>
<line>
bem como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*alta de *i*ec*ona*ento
</line>
<line>
de política* públicas (CASTR*, 2004; MANDELLI, SOARES;
</line>
</par><par>
<line>
LISB*A, *011), *ontrib*em p*ra li*itações *m suas tr*j*tórias em relação à
</line>
<line>
escolha
</line>
</par><par>
<line>
prof*ss*o*al, b*m como a inserçã* no mercado de *ra*a*ho (*POS*TO; C**RA*O, 2003).
</line>
<line>
Bas*ado *o que foi exposto, o o*jetivo deste artigo, é co**reender e *dentificar co*o
</line>
</par><par>
<line>
a o***ntação p*of*ssional tem atuado *om adol*scentes e j*ven* em s*tu*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
v*lner*bilidade social.
</line>
</par><par>
<line>
2 *ETODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O estudo *onsist* em uma *evisão Teórica. Para a *ealização desse tipo de pesq*isa, o
</line>
<line>
pesq*isador se concent*a nas teorias *ue e*ist*m so*re o assunt* *roposto, a fim d* "trazer e
</line>
</par><par>
<line>
relacionar est*dos ao diál**o ma*or e cont*nuo do que s*
</line>
<line>
pr*põe a di*cutir" (C*ESWELL,
</line>
</par><par>
<line>
2010, p. 51). A par*ir disso, as busc*s e aná*i**s f*ram *eita* *m portais de peri*dic**, como o
</line>
</par><par>
<line>
Google Acadêmico, e o banco da CA*ES, de dissertação e *ese,
</line>
<line>
além de b*scas diret*s nas
</line>
</par><par>
<line>
princip*i* revistas *e pub**cação *a *rea da *rientação profissiona*, c*m* * **vist* Brasileira
</line>
<line>
de Orie*tação P*of*ssional (RBOP). A pesq*isa s* d*u a partir de estudos em po*tu*uês e em
</line>
<line>
e*pa**ol, c*jas palavras chaves uti*izad*s *oram: "orientação prof*ssion*l"; "esc*lha
</line>
<line>
profiss*o*al"; "**ojet* de v*da"; "orientación profesional"; "elección *rofe*ional". Os livr*s,
</line>
<line>
arti*os, teses e diss**ta*ões, encontrad*s com base em tai* palavras chave, foram selec*onad**
</line>
</par><par>
<line>
e lidos, mas, primeiramente, er*m *ido* somen*e os resumos para verifi*ar se aten*iam
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a, v. 16, n. 3, art. *3, p. 249-264, mai./jun. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Orientação Prof*ssional com Jovens em Vu*nerabilidade Social: U*a Revi*ão Teórica
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
o*j***vo d*ste *studo. Aq*eles que se encaixavam ao objetivo exposto foram *id*s
</line>
<line>
detalhadamente.
</line>
</par><par>
<line>
Após * le*tura, observou-se a existênci* *e três c****o*ias
</line>
<line>
de *n*lis*,
</line>
<line>
que serão
</line>
</par><par>
<line>
apr**undadas n* decorr*r deste *rt*go. São elas: 1) Co*flito de Interesses - A Pr*tica d* OP
</line>
<line>
*om grupos minori*ários; 2) O *a*el do P*ojeto de Vida na *scolha Profissional; 3) A Escola
</line>
<line>
Públi*a com* Espa*o de At*açã* de Orientad*res Prof*ss*onais.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E *ISCUSSÃO
</line>
<line>
3.1 Conflitos de *nte**sse - A import*nci* da OP *om *r*p*s mi*o*itários
</line>
</par><par>
<line>
A Ori*ntação Profi**ional *or m**to tempo fic*u restrit* ao atendimento
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
popul*ções d* renda mais alta, auxiliando *q**les que po*em pag*r por ser*iços *r*vados na
</line>
<line>
área (AGUIAR; BOCK; OZE*LA, ***0). Há tempos, Lisboa (20*2) relatou que, quando *e
</line>
</par><par>
<line>
*ferece a *P como p*ssibi*i**de *iante de *scolha*, esta
</line>
<line>
é,
</line>
<line>
quase s*mpre, ***esenta*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos das cla*ses médi* e alta, aqueles s*cialm*n** mais privilegia*os.
</line>
</par><par>
<line>
Ao s*
</line>
<line>
a*alisar essa sit*ação, é p*ssível pe*ceber que a prátic* elitista e excludente
</line>
</par><par>
<line>
acab* por ser introjetada e reafi*mada por muitos *rofiss*onais. L*go s*as vivências
</line>
</par><par>
<line>
p*ofis*i*nais, mui*as vezes, sua atuação
</line>
<line>
e*t*
</line>
<line>
mais vo*tada *ar* adolescentes e j*vens,
</line>
</par><par>
<line>
provenientes *e clas*es socia*me*te mais favorecidas, qu* buscam
</line>
<line>
a*xili* p*ra ingre*sa em
</line>
</par><par>
<line>
c*rso* de graduação logo que s*e*
</line>
<line>
do *nsino méd*o (COS*A,
</line>
<line>
2007; *ISBOA, 2002). Isto
</line>
</par><par>
<line>
pode ser o*se*vado partir *e *náli*es de a
</line>
<line>
t*ab*lho* apresentados (BONF*M; ESBROGEO;
</line>
</par><par>
<line>
SOARES, *003; RIBEIRO,
</line>
<line>
20*3; SOUZA, MENANDRO, *ERTOLLO; ROLKE, *0*9)
</line>
</par><par>
<line>
sobre a produç*o científic* na á*ea. Sob essa *ersp**tiva, Teixeira, Lassance, S*lva e Barda*i,
</line>
</par><par>
<line>
(2007), **aliz*ram um mapeame*to de pesquisa*
</line>
<line>
publicadas na Revista da Associa*ão
</line>
</par><par>
<line>
Brasileira d* Orientação Profissional (ABOP) e Revista Bras**eir* *e Orientação Profissi*na*,
</line>
<line>
*ntre *s períodos de 1997 a 2006.
</line>
<line>
Nesse percurso, foram analisados 85 artigos *e f*r*a qu*litativa e qua*t*tativa. Os
</line>
<line>
*rin*ipais resultados revelaram que, c*m o tempo, a proporção de estudo* empír*c*s *resceu
</line>
</par><par>
<line>
em r*la*ão aos teóricos. Enc*ntraram tam**m dados q*e
</line>
<line>
*omprovam a*nda é **cassas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parceria e a *o*aboração
</line>
<line>
entre pesquisa*ore*
</line>
<line>
de diferentes centros de p*squi*as, tend*
</line>
</par><par>
<line>
conver*ência de publicações com predominância nas
</line>
<line>
regiões Sul e Sudeste (São *aulo, Rio
</line>
</par><par>
<line>
Grande do S*l e Sant* Ca*arina). *a** os *uto*es há uma predominância de trabal*os
</line>
<line>
co*
</line>
</par><par>
<line>
estudante*
</line>
<line>
de e*si*o *édio que visam auxílio na tra*etó*i* qu* marc* * in*resso
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
univ*rsid**e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* PI, *. 16, n. 3, a*t. 13, p. 249-264, mai./jun. 201*
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. F. T. Alves, R. *. Silva, M. M. L. Barreira, T. T. Joc*
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
Ne*ta pesquisa ainda foi p*ssível id*ntificar u* crescimento de estudos que ana*isam
</line>
<line>
* desen*olv*mento de carr**ra de uni*ers*tários e de adu*tos na Revista B*asileira de
</line>
<line>
O*ientaç*o Profis**onal. Além *isso, público divers*s com* pe*s*as co* ne*essidades
</line>
<line>
educat*vas esp**iais * adoles**ntes em situaçã* de *uln*ra*ilid*de, p*r ex*mplo, têm s*do
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemplados na* pub*icações,
</line>
<line>
espec*al*ente nas mais at*ais. Concl*em, portanto, "q*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
orientação pr*fissional no Brasi* parec* estar fazendo u* esforço para amplia* *eus foc*s de
</line>
</par><par>
<line>
i**ervenção c*ntri*uir *ara o e
</line>
<line>
*ntendimen*o da* rel*ções homem-trabalho *m *ife*ent**
</line>
</par><par>
<line>
etap*s e *ont*xtos de vid*" (TEI*EIRA e* *l., 2007. *.34).
</line>
<line>
Mais tard*, Noron*a et a*. (2**4) apresentaram u** *esqu*sa que obj**ivava anal*sar e
</line>
</par><par>
<line>
sistematizar *s prod*çõ*s *ientíf*c** realizad*s no perío*o de 2007 a
</line>
<line>
2*11 na Revista
</line>
</par><par>
<line>
Brasileira de O*ienta*ão Profis**onal. F*ra* encontrados 68 art*gos a*rupa*os em empíric*s
</line>
<line>
e *eóricos. Os princi*ais resultados co**oboram os estudos d* Teixeir* e cola*oradores (*007),
</line>
<line>
em que há uma *oncentração de **tores da regiã* Sul e *u**ste *o *r**il; a*ém d* **a maior
</line>
<line>
concentr*ção de publicações de na**reza empírica. O* adolescente* são ainda * públic* mais
</line>
<line>
pesqui*ado.
</line>
<line>
Para Bock (2010) a práti*a de Orientaç** Profissional tem atin*ido com mais
</line>
</par><par>
<line>
intensidade *s ca**das méd*as e
</line>
<line>
altas da populaç*o brasileira
</line>
<line>
porque, tra*icionalmente, s*o
</line>
</par><par>
<line>
es*as
</line>
<line>
as cl*sses que chegam *o **sino
</line>
<line>
univer*itário. A questão é que *overnos Federal,
</line>
</par><par>
<line>
Estaduais e Municipais ainda nã* a*entaram para a i*portância do **m* co*o uma **rma de
</line>
<line>
melhorar a educ*çã* de adolescentes e jovens e* situ*ção de vulne*abilid*d* (SOUZA et al.,
</line>
<line>
2009). Portanto, há um *ra*de estímulo p*ra * a*mento de e*colaridade c** a aber**r* de
</line>
</par><par>
<line>
novas esco*as técnicas de nível médi* e *poi* para a **tenção de títulos
</line>
<line>
de nível supe*ior,
</line>
</par><par>
<line>
*as não *e pen*ou com* *s *dolescentes e jovens de baixa renda es*o*hem seus c*minho* e
</line>
<line>
*omo é pos*í*el auxili*-los nessa em*reitada. (S*BROSA et a*., 2015).
</line>
<line>
Nesse sentido, po*e-se ****rvar, seg*ndo Melo-Silv* e Ja*qu*min (2001) que a partir
</line>
</par><par>
<line>
d* contr**uição de Silvio Bock (1986), esp*cificamente, com enfoque ** teoria *ócio- o
</line>
</par><par>
<line>
H**t*r*ca, iniciou-se
</line>
<line>
*studos e *rabal*o* so*r* a
</line>
<line>
escolh*
</line>
<line>
*rofissional co*o u* process* que
</line>
</par><par>
<line>
deve acontecer pelo posi*ion*mento *r*ti*o sobre o context* s*cial. Nesse *ercurso
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ori**tador p*ofissio*** facilita ess* p**ces**, mos*rando informaçõ*s e *stimulando *eflexões
</line>
<line>
para *ue o orientando esteja cie**e das in*l*ênc*as *o contexto social, e, diante di*so, o sujeito
</line>
</par><par>
<line>
possa transformar a *i * a realida*e social em *ue vive (BOCK,
</line>
<line>
20*2; BOCK,
</line>
<line>
2010;
</line>
</par><par>
<line>
P**SINI, 2008; NUNES, *009).
</line>
</par><par>
<line>
Isso é comple*en*ado m*is tarde
</line>
<line>
por Abade (2005) que
</line>
<line>
esc*e*eu
</line>
<line>
uma revisão
</line>
</par><par>
<line>
histórica
</line>
<line>
de artigos ci*ntífi*os sobre OP, e co*c**iu que escrito*es *omo, Si**i* Bock, Ana
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 16, n. 3, *rt. 13, p. 2**-264, *a*./jun. 2019
</line>
<line>
www4.*san*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Orient**ão Profissional c*m Jovens em Vulne*abilidade So*ial: Uma *ev*são Teórica
</line>
<line>
*55
</line>
</par><par>
<line>
Bo*k, bem como Jorge S*rr*eira configuraram
</line>
<line>
uma modal*dade de
</line>
<line>
*rientação profissional
</line>
</par><par>
<line>
baseada na Psicolog*a S*ci*l. Nesse momento, foi possível
</line>
<line>
constar que, a p*rtir desse*
</line>
</par><par>
<line>
teóric**, tecnicidade desta prátic* pa*sou a ser quest*o*ada e *ep*nsada. Ass*m sendo, *sses
</line>
<line>
teórico* d*fendiam u** disc*ssão na per*pectiva da *b*rdage* Sóc*o-Histórica, na qu*l o ser
</line>
</par><par>
<line>
huma*o
</line>
<line>
e sua subje*ivi*ade são considerados como históricos. Is*o te*do em vista o
</line>
</par><par>
<line>
movimento
</line>
<line>
apresentado pela soc*edade e pe*o *róprio
</line>
<line>
h*m*no
</line>
<line>
em sua* interações, p*rque
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rela**o sujeit*/s*cied*de é
</line>
<line>
entendid* de forma dial*tica, em q*e o sujeito se constrói ao
</line>
</par><par>
<line>
co*struir a sua reali*ade * vi*e e versa (VERIGUINE, B*SSO; SOA*ES, *01*;
</line>
<line>
OZ*LLA,
</line>
</par><par>
<line>
2003).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse percurso, Bock (*0*0) a*resenta *m capítulo sobre algun* est*dos *o*re OP
</line>
</par><par>
<line>
com popu*aç*o de baix*
</line>
<line>
renda, e* *ue apres*n*a
</line>
<line>
um panoram* geral de artigos publ**ados
</line>
</par><par>
<line>
nos últ*mos 7 anos, da da*a da pu*lic*ção do livro referente ao c*m*o da or*ent*ção
</line>
<line>
profissio*al p*ra classes me*os fav**eci*a* **cial * eco*o*icam*nte. A partir de ent*o,
</line>
</par><par>
<line>
perc*beu-se que
</line>
<line>
houve um fortalecimento da
</line>
<line>
área e
</line>
<line>
t*rnou-*e m*is robusta na te*ria e na
</line>
</par><par>
<line>
*rática. *oré*, ai*da são "escassos
</line>
<line>
os tr*balho* que investigam a escolha profissional *e
</line>
</par><par>
<line>
pessoas com baixa renda" (BOCK, 2*10 p.6*).
</line>
<line>
*ortanto, para que a relação do su*eito com o trabalho e suas distintas possibilidade* se
</line>
<line>
desenvolva *e form* ati*a e co**ci*nte, * *P, com um o*har socia* histórico e crítico, passa a
</line>
</par><par>
<line>
ser um elemento a mais nesse mo*ento de escol**. Toda*ia, o
</line>
<line>
discernim*nto de que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diversidade inclui di*erenç** de ordem so*ial, r*giona*, *tnic*, educacional e de gê*ero, cria a
</line>
<line>
pos*ibilidade de entender as repr***ntações e as**rações dos jovens em difer*n*es con*extos
</line>
<line>
(MA*DE*LI; SOARES; LISBOA, 2011). Pa*tindo-se desse cenário é possível *m
</line>
<line>
entendi*ento **erca das as dive*sas possibilidades que a orient*ção profis*ional tem de
</line>
</par><par>
<line>
auxili*r
</line>
<line>
na
</line>
<line>
elaboração, *o d**envolvimento * na escolha profissio*al de u*a pes*oa. Des*a
</line>
</par><par>
<line>
maneira, realizar um pr*j*to de vida tendo um
</line>
<line>
vié* de orientação profissional c*m
</line>
</par><par>
<line>
a*olescentes * jovens *e baixa renda, parece *er **a forma
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*va*çar
</line>
<line>
e traba*har
</line>
</par><par>
<line>
po*sibilidades de escolhas c*m *ss* públi*o, p*ra além de su*s impossibilidad** soc*a*s.
</line>
<line>
3.2 O papel *o pr*jeto de vida *a escolha profission*l
</line>
<line>
A i*eia de projet* de vid* t*m sido o foco de estudo *e mu*to pesquisadores, tanto no
</line>
<line>
Bra*il qu*nt* no exter*or, e este não * tema recente n* ps*col*gia (ABREU; A*EN*A*,
</line>
</par><par>
<line>
2012; *ELLAZZANA-ZANON; FREITAS, 201*). Co* iss*, têm-s* d*stinta* definições
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
que é pro*eto de vi*a *ue, em sua ma**ria, acabam ent*elaçando-se comple*entando-se. *
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 13, *. 249-264, m**./jun. 2019 w*w*.fs*net.com.*r/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. F. T. Alves, R. N. S*lva, M. M. L. Barreira, T. T. Joca
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
Cabe aqui r*ssa*tar algumas delas para ***
</line>
<line>
fiq*e cla*a a definição
</line>
<line>
qu* é *bo*dada nesse
</line>
</par><par>
<line>
estudo.
</line>
</par><par>
<line>
Para Catão (2001) o projeto de *i*a pode ser definido como a in*enção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tra*sfor*açã* da realidade, orientada p*r uma r*pres*ntação d* senti*o da mudanç*, em q**
</line>
</par><par>
<line>
são c*nsider*d*s a* c*ndiçõ*s rea*s na r*lação entre passado e p**sente *a *erspectiva
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
futuro. S*gundo Soare* (2002) o proj*to de vida, além de ser um pro*esso qu* int*gra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
int*rior d* su*eito, sua s*bjetividade e o*jetividade é, também, o *omen*o que fu*de o futuro
</line>
<line>
prev*sto e o passado relembrad*. "Pelo Pr**eto, s* con*trói para si um fu**ro desejado,
</line>
<line>
esperado" (p.76).
</line>
<line>
Manad*lli, So*r*s e Lisboa (2011) entendem **e projeto de v*da é uma categoria que
</line>
</par><par>
<line>
contempla a
</line>
<line>
dinâmica *ócio-Histó**ca e o moviment* de **nstrução das ide*tidades. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
*e*ti*o, f**ar
</line>
<line>
*ele é
</line>
<line>
*ize* das *árias p*ssib**idades
</line>
<line>
de *i* a s*r, portanto, ao t*rn*r-se
</line>
</par><par>
<line>
*uestionador * crítico, o jovem torna-se c*paz
</line>
<line>
de const*uir, de *orma
</line>
<line>
ativa e *e*lista, s*u
</line>
</par><par>
<line>
projeto de vida. S*n*o possível, a partir d* p*nto em q*e o adoles*ente e o jo*em to**am-s*
</line>
</par><par>
<line>
um *tor *o**al, criador de sua
</line>
<line>
p*ópria história e t*mbém
</line>
<line>
da histó*ia
</line>
<line>
cole*iva, tecend* *ua
</line>
</par><par>
<line>
identidade por meio de p*oces*os de *ubjet*vaçã*, consideração o soc*a* (GONÇALVES;
</line>
<line>
VI**RA-SILVA; MA*HA*O, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Deste m*do, e*t*nde-** que o p*ojeto de vida está associado a um* possibilida*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fu*u*o, *mplicando um mo*ime**o a*ravés da temporalidade (MANADEL*I; SOARES;
</line>
</par><par>
<line>
LISBOA, 2*11). Sobre esse as**cto, au*ores contem*or*neos entendem *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tabele*imento de um proj*to *e vida é uma tar*fa da **ven*ude (DELL*ZZANA-ZAN*N;
</line>
<line>
FRE**AS, 2*16). Isso porque e*tá relacionad* *om o projet* de futuro do sujeito, perpassa*o
</line>
<line>
por c*nf*itos, *stereótip*s, pr*conceitos e *iscriminaç*es que foram se con*truindo *edian*e
</line>
</par><par>
<line>
a* *elações sociais * qu* *evem *er
</line>
<line>
trabalhado* *urante o proc*sso de escolha profis*ional
</line>
</par><par>
<line>
(*ERIGUIN*, BASSO; SOARE*, 2014; BOCK; *GUIAR, 199*).
</line>
<line>
Conforme Da*on, Me*on * Bron* (2003), pr*jet* *e vi*a *ão * uma fanta*ia o*
</line>
<line>
sonho de adol*scente; ele realmente existe e pode ser in*esti*ado. No entanto, construí-lo na
</line>
</par><par>
<line>
a*ual***de não é uma em*reitada simples, pois implica,
</line>
<line>
além de tudo, ter uma intenção, u*
</line>
</par><par>
<line>
alvo a alcan*ar e u* obje*i*o d* realizar algo (*ELLAZZANA-*ANON; F**ITAS, 2*16).
</line>
<line>
Man*elli, *oares e Lisboa (2011) escrev*ram u* artigo d* *evisão teórica sobre *
</line>
<line>
cate*oria proje*o d* vida aplicada à orien*ação profiss*ona* de jo*ens de classes soc*a*s menos
</line>
</par><par>
<line>
favorecidas a *arti* das concepç*es
</line>
<line>
da
</line>
<line>
psicolo**a Sócio-Histórica e da soci**ogi* voltadas
</line>
</par><par>
<line>
p*ra e*se públi*o. Partindo *a análise dess*s *studos, *oi *ossível concl*ir q*e p*o*et* o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vida au*ilia o jov*m
</line>
<line>
n* con*truçã* de *u*
</line>
<line>
escolha profissional, pois este, tend*
</line>
<line>
um* *aio*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 13, p. *49-264, m*i./jun. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Orienta*ão Profissional co* Jovens em Vulnera*ilidade So*i*l: Um* R*visão Teórica
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
aut*no*ia e *onsciência, s* con*tituir* *omo pro**g*nista de seu
</line>
<line>
processo de inserção
</line>
</par><par>
<line>
profissional, para * *onstrução *e seu *uturo.
</line>
</par><par>
<line>
O *rojeto de vida *trelado c*m a *sco**a profis*ional tr**a-se de um processo
</line>
</par><par>
<line>
continuo, c*mposto por uma sér*e de decisões feitas *o de*o*rer da vi*a (SOBROSA et
</line>
<line>
al.,
</line>
</par><par>
<line>
2015; FILOMENO, 2**2). * escol*a da f**ura profi*são a*ontece, geralme***, qu*ndo os
</line>
</par><par>
<line>
j*ve*s freq*entam ensino m*dio, o**e são des*fiados a defin*r, em **ena* u*a es*olha, o
</line>
</par><par>
<line>
uma opção
</line>
<line>
que integre ident*dad*,
</line>
<line>
pr*fi*são, for**ç** e *mpregabilidade (*OUTRIM;
</line>
</par><par>
<line>
CUNHA, 201*; B***O; *O*BELLO, 2*08; OLIV*IRA, PINTO; SOUZA, 200*; SOUZA,
</line>
<line>
1997). To*av*a, ao refletir, o jovem começa a pen*ar seu projeto de vid* concomitantem*n*e
</line>
</par><par>
<line>
a* projeto
</line>
<line>
prof*ssional,
</line>
<line>
tendo em v*sta seus son*os, des*jos e idei**,
</line>
<line>
em conexão com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r*alid*de p*ssível par* * m*mento e com a* perspecti*as d* f*tu*o (MANDELL*; *OARES;
</line>
<line>
L*SBOA, 201*). De*se modo, sua es*olha pas*a a s*r ca*acteriz*da pela busca de realizaç*o
</line>
<line>
pessoal e *ocial em cons*nâ*cia com * realidade na q*al est*r inse*id* (BO*K, 2010).
</line>
<line>
*ortanto, * *rojeto d* vida junto c*m a orientação profissi*na* torna-se *ma prá*ica
</line>
<line>
so*ial *apaz de es*imu*ar o jovem a *ens*r na c*n*tru*ã* *e s*u fut*r*, *or p*omover a b**ca
</line>
<line>
*obre si e de sua histó*i*, dando-se **nta de *ua con**ção presente, das opo*tunidades *uturas
</line>
<line>
e ex*gências do mund* do t**balho, relacionando-as com suas nece*si**des de, subsistê*cia,
</line>
<line>
co*sumo e oc*pações, é um p*ocesso de desenvolvimen** p*ssoal/soc*al. (MANDELLI,
</line>
<line>
S*ARES; LISBOA, 20*1; MARC*LINO, CATÃO; LIMA, 2009). *este se*t*do, a *rática
</line>
<line>
de orientação pr*fis*iona* junto ao *roje*o de *ida, c*m adolescentes e *ovens em situa*ão de
</line>
</par><par>
<line>
*ulnerabilid*d*, é vi*to mais
</line>
<line>
no
</line>
<line>
âmb*to *a
</line>
<line>
escola públic*, bem co** e* *NGs que têm
</line>
</par><par>
<line>
jovens c*mo público alvo e e*
</line>
<line>
curs*s pro*issionalizantes. Esse* espa*os, segundo essas
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sas, ganharam rel*v*ncia no âmb*to d* orien*açã* profiss*onal por d*versos
</line>
<line>
profissio*ais e estudantes (MELO-SI*VA, LE*L; FRACALOZZI, 201*; NORONHA,
</line>
<line>
SANTOS; SIST*, 2010).
</line>
<line>
3.3 A esc*l* públic* como *spaço de *tuaçã* dos orientad*res pro*issiona*s
</line>
<line>
Sem desconsider*r as q*estõe* desafiadoras de *rabalhar com a**lescentes e joven*
</line>
</par><par>
<line>
em vulnerabilidade so*ial, a *sco*a é um agente importante no
</line>
<line>
processo de escolha
</line>
</par><par>
<line>
profissional, pois *la atua *omo uma
</line>
<line>
j*n*la pela qual esses sujei*os
</line>
<line>
*islumb*am o fut*ro
</line>
</par><par>
<line>
(COS*A, *007). Con**do, a escola pr*cisa ir al*m *essas co*dições, se
</line>
<line>
faz n*cessário que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**si*a P*, v. 16, n. 3, art. 13, p. 2**-264, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. F. T. Alves, R. N. Silva, M. M. *. Bar*eira, *. T. *oca
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
*es*nvolva a capaci*ade de compreender cada s**ei*o na sua si*gular*dad*, dialogando co* o
</line>
<line>
seu c*ntexto.
</line>
<line>
*est* modo, *ntende-se qu* a e*cola repr*se*ta um imp*rtante e*paço p*ra a*pliar as
</line>
<line>
pos*ibi*idad*s *e aprendizagem, oferecendo amb*entes positivos de en*ino-*prendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
E*tes devem contribuir com c*ns*rução de relações a
</line>
<line>
af*tivas, solidárias e *ue acolham as
</line>
</par><par>
<line>
dife*e*ças. A escola p*ec*sa reconhece* su* potencialid*d* co*o ag*n** tr*nsform*dor
</line>
<line>
(C*STA, 2007). Por sua vez, Contini (20*2) e*emplific* es*e lugar como um espa** *i**l
</line>
</par><par>
<line>
par*
</line>
<line>
a *romoçã* de *aúde, d*stac*ndo que essa é **a f*nç** qu* deve ser dese*volv*da *e
</line>
</par><par>
<line>
form* conjunta com a socie*ade e inst*tuições.
</line>
<line>
Sendo *ssim, a orientação *rofissi*nal *unt* com os pressupostos de projeto de vida
</line>
</par><par>
<line>
*assa a ser vista como uma interve*ção p*i*ossocial. Po*tanto, a*range *e for*a integral
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*elação entre
</line>
<line>
homem, ed*cação e trabal*o (SOUZA e* al., 2009). Desse modo, e*sa prática
</line>
</par><par>
<line>
visa abrir espaço *o dia a di* d* e*cola para a*olh*r a cu*tura e reper*órios de a*r*ndizagens
</line>
</par><par>
<line>
inform*is dos adoles*entes. *sso com o objeti*o
</line>
<line>
de re*ga*a* a h*stó**a **ssoal e familia* de
</line>
</par><par>
<line>
cada sujeito, *ara que *ossa con*t**ir outros caminhos de des*nvolvimento, além daque*es já
</line>
</par><par>
<line>
c*nh*cidos ou que estão mais perto do seu cotidiano. Assim, acaba* p*r ampliar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aut*nom*a, a ide*t*fi*ação e r*sponsabilidade dos ado*esc*ntes * *ovens com a *onst*uçã* a
</line>
<line>
do *eu conhecimen*o pessoal e/ou do gru*o.
</line>
<line>
*odavia, entende-se que essa é *ma tarefa co*plexa qu* e**ge uma *onst*ução de
</line>
</par><par>
<line>
muitos sabe*es, in** além do c***ecimento de
</line>
<line>
*ma c*tegoria pro*issional específi*a. É
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir
</line>
<line>
desse aspecto *ue se nota a necessi*a*e de
</line>
<line>
um trabalho multidis*iplinar pleno
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
aten*ão a *sses al*nos. Pesquisas a*ontam que
</line>
<line>
há influência
</line>
<line>
do **o*e*s* de orientaç*o
</line>
</par><par>
<line>
pro***sion*l
</line>
<line>
no
</line>
<line>
dese*volvim*nto
</line>
<line>
da *atur*dade *a*a a e*col*a
</line>
<line>
profissional
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes/jo**ns e que, aqueles
</line>
<line>
que parti**pam deste processo
</line>
<line>
têm uma maior segurança
</line>
</par><par>
<line>
de sua escolha (M*L*-SIL*A; OLIVEIRA; COELHO, 2002; SILVA; J*CQUEMIN, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Poré*, ressa*ta-**
</line>
<line>
que nas *ltimas d*cad*s, é o *sicólogo q*em *stá atuando ma** em O.P
</line>
</par><par>
<line>
mas, por ess* profissional ser raramente con*ratado pa*a atuar em escolas públ*cas, a*r***ta-se
</line>
<line>
ser essa uma da* dificul*ades par* a impleme*ta*ão dessa *ráti*a na rede educac*onal pública
</line>
<line>
(MELO-SILVA; *ASSAN*E; SOARE*, 20*4).
</line>
<line>
S*arta e *omes (*005) re*lizaram um estud* em que veri*i*aram a importância
</line>
</par><par>
<line>
**ribuída
</line>
<line>
ao ingresso de
</line>
<line>
alunos conclu**nte* do ensino m*di* *a educação su*erior, t**do
</line>
</par><par>
<line>
como base de comparação * s**o, o tipo de *scola
</line>
<line>
(púb*ica e parti*u*ar) e o nível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
escolaridade parental (e*sino fundamental, médio e *uper*or) dos es***ante*. Os resultados
</line>
</par><par>
<line>
mostraram que
</line>
<line>
*ão
</line>
<line>
hou*e diferenças significativas entre *exos dos participant*s, mas for**
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 3, art. 13, p. 24*-26*, mai./jun. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*r**ntação P*ofissi*n** com *ovens em Vu*nera*ilidade Social: Uma Revisão T*órica
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
en**nt*adas d*ferenças significativas en*re tipos de **co*a (públic* e particular) e *ível d*
</line>
<line>
es*olaridad* p*rental (fu*d*m*ntal, médio * superior). Deste modo, é p**sív*l considerar que
</line>
</par><par>
<line>
os alun*s d* escolas
</line>
<line>
pa**i*ula**s *arca*am m*ciçam*n*e o item "vestibular"; já o*
</line>
</par><par>
<line>
participa*tes *u* se diziam *e esc*la pública m*rcaram co* maior conce*tr*ção o item
</line>
</par><par>
<line>
"curso
</line>
<line>
para pré-ves*ibular", "c**so profission*l*zante" e "ingresso no mer*ado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t r **al ho" .
</line>
</par><par>
<line>
Os autores *cima concluíram que os resultados *ncontrad*s corr**oram a id*ia de qu*
</line>
</par><par>
<line>
o ing*e**o na educação sup*rior *em s*do v*lorizado pe*o* j*vens que chegam ao
</line>
<line>
f*m do
</line>
</par><par>
<line>
en**n* médio, porém houve diferença entre os dados informa*os pelo tip* de e*cola e o nível
</line>
<line>
de *s*ola**da*e *arent*l. Pois, para jovens de escol* particular há uma rapidez e nec*ssida*e
</line>
<line>
de ter ac*s** a* en*i*o *uperior; para os de escol* *úbl*ca há o*tros cam*nhos a perc*rrer
</line>
<line>
an*es de i*gressar no ens*no superior.
</line>
<line>
Deste modo, no*a-se que e*trar n* mercado de trabal*o é, além de tud*, uma
</line>
<line>
po*s*bilid*de d* **der ingressar *m uma faculd*de pois, mui*as vezes, os jovens pr*cisam
</line>
<line>
ga*har e jun*ar dinheiro para c*stear o estudo superior. *oda*ia, conciliar *raba*ho e estud* é
</line>
<line>
u*a d*fi*uldade e, por isso, o abandono *os estu*os para tra*alhar é u*a prática co*um entre
</line>
<line>
os j*vens de baixa renda (LIS*OA, 2010). Assim, es*a pop*lação vê su*s possibilid*des de
</line>
</par><par>
<line>
*esen*olvimento ** carre*ra limitad*s
</line>
<line>
diante *e t**tas
</line>
<line>
exi*ências e *emandas p*r
</line>
</par><par>
<line>
qualificação. **ntudo, Sarriera et al (**06) disponibilizam diretrizes p*ra qu* o orien*ador
</line>
</par><par>
<line>
pro*ission*l p**sa tra*alhar, como po* e*em*lo, * *ompromisso ético de c*ns*ientiza*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
jovem d* importân*ia de ele s* tornar um ator social, transformador de si * da socie**de para,
</line>
<line>
com isso, se *ec*nhecer com* membro a*ivo des*as co*unidades.
</line>
<line>
Essas *tua**es co*jun*as (*rien**dor profissional - esc**a - aluno - família) amplia*ão
</line>
<line>
as poss*bili**des d*s joven* *ian*e de suas escolhas visto qu*, *o tornarem-se que*tio*ado*es
</line>
<line>
e *ríticos, tornem-se capazes de constr*ir, ativa e r**listicamen*e, seu p**je*o d* **da. Deste
</line>
</par><par>
<line>
mo*o, pr*moverão a
</line>
<line>
apropria*ã* consciente de seu
</line>
<line>
lu**r no *undo ** traba*ho
</line>
</par><par>
<line>
(MAND*L*I; SOARES; LISBOA, 2011). É parti* *iss* que se entende que a escola a
</line>
<line>
públic* * um *os *aiore* espa*o* de **uação de o*ie*tad*res pr*fi*sionais q*e *isa a c*asse
</line>
</par><par>
<line>
*obre, porém a at**ção que ap*recem em pe*quisas são *e relato de ca*o de
</line>
<line>
est*dantes
</line>
</par><par>
<line>
(VERIGU*NE; *ASS*; SOARES, 2014; SOUZA et al., *009; MELO-SIL**, LASSANCE;
</line>
<line>
SOAR**, *004) que fazem algun* trabalh*s nesse espaço * *om esse pú*l*c* a*vo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresin* P*, v. 16, n. 3, *rt. 13, *. 249-264, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www*.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. T. Alves, R. N. Silva, M. M. L. Barreira, *. T. Joca
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕ*S F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
Neste trabalho, *iscutim** o pap** da orientaçã* profissi*nal *trelad* ao projeto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ida *omo f**o* de possi*ili*ade d* atuação de pro*issionais na classe pobre. Is*o, sa*ient*ndo
</line>
</par><par>
<line>
que * preciso
</line>
<line>
promov*r ampliaç*o de co*sciência d*s sujeitos * *ra*a*har, c*m estes, su*s
</line>
</par><par>
<line>
*ela*ões s*ciais, te*d* em vis*a o m*io da qual fazem parte. E, *ão impor*ante como ampliar a
</line>
</par><par>
<line>
*onsciênc*a *o sujeito, é
</line>
<line>
utili**r os *nst*umentos e a* med*ações *esenvolvidas du*ante o
</line>
</par><par>
<line>
processo de OP/projeto de *ida para que se pos*a transformar a realidade social que os cerca.
</line>
<line>
Log*, é nec*ssário *ompreender q*e e*se processo de esco*ha pro*issional faz parte de
</line>
</par><par>
<line>
u* *roce*so de mudança na *ida
</line>
<line>
de
</line>
<line>
cada suj*i*o; porta*to, cabe ao profiss*ona*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
psicologia, por *xemplo, *ue trabalha neste âmbito, auxiliar *ssas pessoas *** OP a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
enfr*nta* e elaborar s*as dúvidas, medos, ins*g**anças e *nsied**es que em*rgem ness*
</line>
<line>
mome**o. Ne*te sentid*, mu**as vezes, o trabalho do *sicó*ogo no espaço da escol* pública,
</line>
<line>
*erá de i*for*ação, informá-los sob** co*o o processo de inserção no ensino superior
</line>
<line>
funciona e, consequen*emente, sobre a* ações afirmativas, com* as cotas, qu* os amparam e
</line>
<line>
aju*am-n*s n*sse process* de inserção a um curso de graduação.
</line>
<line>
Assim, ainda *ue possamos identificar nas abord**ens teóricas a **eia **
</line>
<line>
po*sibili*ades de OP/projet* de *ida p**a c*m pessoas d* baixa re**a, é ba*tan*e *e*afi*do*
</line>
<line>
propo*ci*n*r, junt* com o grupo alvo, uma escolha profi*sional cons*iente e *undamentad* na
</line>
</par><par>
<line>
realid*de psicossocial destes suje*to*. Tendo em vista, *ue, a*ém d* h*ve* *scassez
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
p*ofission*l neste *mbito, há *ma necessida*e
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um ma*or ampar* t*órico e metod*lógico
</line>
</par><par>
<line>
para amp*rar ta** questões t*o atuai*.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, afirma-se que o jov*m *u* passa p*r um proce*so de OP/projeto de v**a t*m
</line>
<line>
mais *on*i*ões de fazer uma e*co*ha com **alid*de * de sent*r-se mais seg*ro p**a lutar pelo
</line>
</par><par>
<line>
que qu*r, pois, OP, junt* a
</line>
<line>
com
</line>
<line>
*roj**o de vida, alé* de colab*r*r
</line>
<line>
c*m questi*na*e*tos
</line>
</par><par>
<line>
sob*e inform*ções es*ere*tipada* de muitas profissões, fornece, tam*ém,
</line>
<line>
d*dos mais re*is
</line>
</par><par>
<line>
so*re *s *iverso* c*nt*xtos *e trab*lho e os ajudar a refletir sobre os determinantes concretos
</line>
</par><par>
<line>
*a* escol*as. E isto, *uitas
</line>
<line>
vezes, * necessá*io para a construção da
</line>
<line>
subjet**idade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
adoles*entes e jov*** e* situaç*o de vulnera*ilida*e social.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 16, n. 3, art. 13, p. 249-264, ma*./jun. 2019
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ori*ntação Pro*issi*nal com Jovens em Vulnera*ilid*de S*ci*l: Uma Revisão Teórica
</line>
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261
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pr**iss*o*a* e * **gnificado do **abalh*. R*vista
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da
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2011.
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</par><par>
<line>
M*LO-SILVA,
</line>
<line>
L.
</line>
<line>
L;
</line>
<line>
JA*QUEMIN,
</line>
<line>
A.
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<line>
Intervenção
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e*
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orient*ç*o
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prof*ss*ona* no desenv*lvimen*o d* maturidade na *scolha
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da
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percebidas na
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** jov*n*
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p*ov*ni*nt*s de
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classes
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Infl**ncias
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perc*b*das na
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e*colha prof*ssi*nal
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de joven*
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proveni*ntes **
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classes
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p*lí**c*s públ*cas no B*asil. Revi*ta
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<line>
de
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</line>
<line>
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<line>
N. F. T. Alves, *. N. Silva, M. M. *. Ba*reira, T. T. J*ca
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264
</line>
</par><par>
<line>
TEIXEIRA, M. A. * et *l. *ro*ução cientí*ic* *m *rientação prof*ssional: u*a análise *a
</line>
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revista brasilei*a *e orient**ão p*ofissi*nal. Re*is*a **asil*ira de Orientação Profis**ona*,
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v. 8, n. 2, p. 25-40, 2007.
</line>
<line>
Como *e*er*nciar est* Artigo, con*o*me ABNT:
</line>
<line>
ALVES, N. F. T; SILVA, R. N; *ARREIR*, M. M. L; JOCA, T. T. Orientação Profission*l com
</line>
<line>
J*vens em Vulnerabilidad* S*cia*: Uma Revisão Teó*ica. Rev. FSA, Teresi*a, v.16, n.3, ar*. 13, p.
</line>
<line>
249-**4, mai/jun. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
Cont*ib*ição dos Autore*
</line>
<line>
N. F. T. Alves
</line>
<line>
R. N. Silva
</line>
<line>
M. *. L. *arrei*a
</line>
<line>
T. T. Joca
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pl*nejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e interp*e*a*ão dos da**s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção do rascunho ou na r*visão crític* do c*nteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipação *a ap*ova*ã* da vers*o f*nal do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, v. 1*, n. 3, *rt. 13, p. 24*-2*4, m*i./jun. 2019
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c*m.*r/revista
</line>
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