<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 6, p. 114-128, m*r./*br. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.2.*
</line>
<line>
A Responsabilização Cível do Em*r*gador Nos *as*s de "Li**o Jurídico Tra**lhista
</line>
<line>
Prev*denciário"
</line>
<line>
T*e Civ*l *iability *f the Employe* *n the *ases of " Li*bo L*gal So*i*l Secur*ty "
</line>
</par><par>
<line>
Tamires Gomes da S*lv* Castiglioni
</line>
<line>
Me***ado em Dir*ito pela Univer*idade Met*dista de Pir*cicaba
</line>
<line>
Bacharel *m D*reito pelo Cent*o Univers*tá*io Adven**sta de S*o P*ulo
</line>
<line>
E-mail: ta*i.**@hotmail.*om
</line>
<line>
Carlos Alexan*r* Hees
</line>
<line>
Dout*r em Direito *ela Pontifícia Un*ver*idade Católi*a de *ão *aulo
</line>
<line>
*rofessor *o C*n*ro Univer*itá*io Adventista *e São Paulo
</line>
<line>
E-mail: carlos.hess@un*sp.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: *a*i*es *omes *a Si**a Castiglioni
</line>
<line>
Ed*t*r-Che*e: Dr. Tonny K*rley de A**n*ar
</line>
</par><par>
<line>
Estrada Municipal Pa*tor Wa*t*r Boger, S/N - **g*a
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
B*nita, Eng. Co**ho - SP, 131*5-970. Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Ca*los Alexa*dre Hees
</line>
<line>
*rtigo *ecebido e* *7/01/2019. Ú*tima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Es*rad* M*nicipal Pastor Walt*r *oger, S/N - *agoa
</line>
<line>
re**bida e* 30/01/2019. Aprovado em *1/01/20**.
</line>
</par><par>
<line>
Bonita, Eng. Coelho - SP, 1316*-970. Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
Avaliado pelo sistema T*iple R*v*ew: Desk Re*iew a)
</line>
<line>
pelo *dit*r-*hef*; e b) Double Bli*d Review
</line>
<line>
(avaliação ce*a por dois *val*a*ores d* área).
</line>
<line>
Revisão: Gramat*cal, Normat*va * *e Forma*ação
</line>
</par><par>
</page><line>
A*ência* d* fome*to: CAPES, oordenaç*o de *perfeiçoament* de Pessoal de Nív*l **pe*ior.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Resp*nsabilizaç*o Cí*el do Empreg*dor Nos Cas*s de "Limbo Jurídico Trabalhi*ta *re*idenciário"
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pres*nte ar*igo *rata do "limbo jurídico tra*alhista pr*vid*nciário", q*e acontece quando a
</line>
</par><par>
<line>
Previdênc*a Social d**lara que o
</line>
<line>
trabalhador está ap*o * *on*inuar ex**cen*o a *t**idade
</line>
</par><par>
<line>
lab*rativ*, e o empre*ador obsta o *e* retorn*, por considerá-lo incapaz. * t*a*alhador dei*a,
</line>
</par><par>
<line>
então,
</line>
<line>
de receb*r * *e*e**cio previden*iário e o salário d* em*rega*or que, co* base em
</line>
</par><par>
<line>
at*stados *xpedidos por médico
</line>
<line>
do trabalho, torna-** desobrigado a c*mprir com suas
</line>
</par><par>
<line>
obrigaçõe* p*cuniári*s, ficando * t*a*alhador desamparado pelo con*lito
</line>
<line>
exi*t*nte
</line>
<line>
entre as
</line>
</par><par>
<line>
leis tra*alhist*s * as decisões previdenciá*ias. *esta forma, * ar*igo objeti*a
</line>
<line>
apresent*r as
</line>
</par><par>
<line>
lac*n*s s**gid*s *e** "limbo j*ríd*c* *rab*lhi*t*", que c*usa d*plo desamp*r* *o traba*hador.
</line>
<line>
*esse co**e*to, a tutela *udicial tem se utilizado *a interpretação sistemática do pr*ncípio da
</line>
</par><par>
<line>
dignidade humana *ara combater a afronta à integrid*de fís*ca e à saúde
</line>
<line>
do trabalh*dor.
</line>
</par><par>
<line>
Discu*e-se * recon*e*imen*o da responsabilidade **vil *o empregad*r pelo pagame*to do
</line>
<line>
salário e verbas referente ao per**do de afastamento. * método utilizado ne*te tra*alho, foi o
</line>
<line>
hipotét*co-dedutivo.
</line>
<line>
Palavras-Chave: Li*bo Jurí*ico *rabalhista Previdenc*ário. In*apacidade *ara o Traba*ho.
</line>
<line>
Al*a Ind*vida. A*xílio Doença.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*his article deals w*th *egal labor in*urance, which happen* when the Soc*al Security
</line>
</par><par>
<line>
de*lares that the *orker is able to con**nue exercisi*g the work act*vity,
</line>
<line>
and the employer
</line>
</par><par>
<line>
*r*vents *i* return, because
</line>
<line>
he con*iders
</line>
<line>
him *ncapable. The work*r ce*s** to receive the
</line>
</par><par>
<line>
s*cial s*curity be*efit an* the salary of the emplo*er, *h*, bas*d on certi*icates issued by *
</line>
<line>
wo*k doc*or, is releas*d t* comp*y with hi* pe*uniary obligat**ns, leavi** the worker
</line>
<line>
for*a*en by the co*fli*t b**ween the labor la*s *nd the labor laws. decisio*s. In this way, *he
</line>
</par><par>
<line>
article ai*s to pres*nt the gaps *re*ted *y the l*bor legal lim*o, whic* causes
</line>
<line>
doubl e
</line>
</par><par>
<line>
help*essn*ss *o th* worker. In th*s conte*t, jud*c*al protecti*n *as *e*n use* for syste*atic
</line>
<line>
inte*pretat*on the of t*e principle of human di*nity to com*at the af*ront to the physical
</line>
<line>
in**grity and he*lth of th* worker. The recognition of the respo*sibility o* the em**oy*r for
</line>
</par><par>
<line>
the payme*t of the ***ary an* funds re*ated to the
</line>
<line>
period *f abs*n*e is dis*u*se*, whi*e the
</line>
</par><par>
<line>
*i*uation is not solved.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Li*bo Legal Socia* *ecurity. Inabili*y to Work. Und*e Di*charg*. *i*kness Aid.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. 2, art. *, p. 1*4-128, mar./abr. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. S. Casti*lioni, C. A. He**
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* Const*tuição Federal de 1988 em seu ar*. 6º, ass**ura entre os *ireit*s ***i*i*, o do
</line>
</par><par>
<line>
t*a*alho. N*ssa esfera, o *ire*to **abalhista *eda os
</line>
<line>
obstáculos impostos pel* em*re*ador,
</line>
</par><par>
<line>
para impedir o trabalha*or de exerce* suas atividades labo*a*s, e * dir*ito previd*nc*ári*
</line>
<line>
g**ante a todo tra*a*hador, acometido de d*ença ocupacional ou *o t*a*alho, o b*nef*cio do
</line>
<line>
aux**io-*o*nça. Quando * d*reito trabalhist* e o d*****o previ*enciário entram em div*rgência
</line>
</par><par>
<line>
de entendimentos, o
</line>
<line>
princípio ** dignidade **m*na entr* em carta* pa*a ef*t**ar os d*r*itos
</line>
</par><par>
<line>
fu**amentais d* trabalhador e suas ga*antias con**it*c*ona*s.
</line>
<line>
De tal forma, os ca*os suscit*dos n*ste artigo t**tam particu*armente dos *rabalhado*es
</line>
</par><par>
<line>
q*e, i*c*pa*itados para o se**i*o laboral,
</line>
<line>
busc*m
</line>
<line>
**paro na *revi*ênc*a Socia*, no en**n*o
</line>
</par><par>
<line>
têm seu be**fício **gado por serem consi*erados
</line>
<line>
*ap*zes para e*ercerem ativid*de
</line>
</par><par>
<line>
laborat*va. E, ao retor*a*em *o po*to de tra*alho, *ão proibidos ** r**ressar*m, devido
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
laudo mé*ico de *nap*idão gerad* pelo e*p*eg**or. Su*gindo, assim, uma diver*ênc*a entre o
</line>
<line>
laudo *r*vid*nciá**o e o laudo m*dico d* *mpre**.
</line>
<line>
Neste co*t*xt*, o *rabalhador fica sem *eceber o auxílio **e*iden*iá*io e * sa*ário por
</line>
</par><par>
<line>
par*e d* em*regad*r, en***laçado a* chamado de "*imb* jurídico1 (nomenclatura mais "
</line>
<line>
utilizada pela j*risp*udência). Tal situação, que ind*bitavelmente fere a d*gnidade humana,
</line>
<line>
vem ac*ntecend* com frequência no *en**io bras*l*iro.
</line>
<line>
No* casos d* "limbo ju*íd*c* t*abal*ista pre*ide*c*ário", * legislação pátr*a é omissa,
</line>
<line>
inex*stin** regu**m*nta**o sobre *e*ermina*o litígio. Fato es*e, q*e ac*rr*ta ca*a d*a mais,
</line>
</par><par>
<line>
incertezas jurídicas e co*fli**s. *iante dessa
</line>
<line>
com*l*xa situaç** em que se encontr*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalhad*r, é fundamental * *uestio*am*n*o: Exi*te algu*a r*s*onsabi*idade civil do
</line>
<line>
emp*egador **e persi**e em n*gar o retor*o *o trabal*ador à sua f*nção? Ante * fa*ta de
</line>
<line>
disc*plina le*al, ta* p*o*lemátic* será discu*ida e *nalisada ao longo desse traba*ho; contudo, é
</line>
<line>
*ít*do q*e o o*denament* juríd*co pá*rio, não deve compactuar com tal sit*a*ão, e possibil*tar
</line>
<line>
mecanismos d* soluç**.
</line>
</par><par>
<line>
Prez*-se, aqui, pela pro*eçã* ao tra**lhador, sendo este, *art* hiposs**iciente
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
r*lação trab*lhista, fato
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
c*loca em risc* a
</line>
<line>
di*n**ade da pe*soa humana
</line>
<line>
que é cl*usula
</line>
</par><par>
<line>
pétr*a em n*ss* ord*namento jurí*ico * *rin*ípio basilar do *ireito *rasi*eiro.
</line>
</par><par>
</page><line>
1 "*i**o", de acordo com o Dicionário Aurélio (2002), é u* estado de *ndefini*ão ou *ncerteza. "*i*bo j*rídico
</line>
<line>
pr*videnc*ár*o-tra**lhi*ta", signific*, pois, * au**ncia d* t*abalho, de *ec*bimento de salário e de benefício
</line>
<line>
previdenci**i* (CAVALCA, 2*1*, p.2).
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, *rt. 6, p. 114-128, m*r./abr. *0*9 ww**.f*anet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *esponsab**i*aç*o *ível do E*pre*a*or N*s Cas*s de "Limb* Juríd*co Trabalhista Previ*enciário"
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
P*etende-s* com esse trab*lho, apres*ntar hip*teses d* *olução para o "li*bo j*rídico
</line>
</par><par>
<line>
tra*alhista previde*ciário",
</line>
<line>
enfo*ando o **todo hipotético-dedutivo que propõem os
</line>
</par><par>
<line>
seguintes pro**dime*tos *uce*sivos: "a verificação do probl*ma; a fo*mulação das hipóteses
</line>
<line>
de sua soluçã* e a c*nd*ção *o pr*cesso de *alseamento ou co**obor***o das hi*óteses".
</line>
<line>
(MEZZA**BA; *ONTEIRO,201*, p.98).
</line>
<line>
2 REFERE*CIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 *ignidade da pes*oa humana
</line>
<line>
A *onst*tuição Federa* de 1988 pr*vê o* valores soc*ais do trab*lhador e a digni*ade
</line>
</par><par>
<line>
da pe*soa *umana como princípi* basila* do
</line>
<line>
**de*amento *ur*dico pátrio. D* tal *orma, em
</line>
</par><par>
<line>
seu art. 1º, in**sos III e IV, in verbis:
</line>
</par><par>
<line>
*rt. *º A República Federativ* do Bra*il, forma*a p*la união indis*ol*vel dos
</line>
<line>
Estados e Municípios e do *istri*o Fe*e*al, co**titui-*e *m E*tado Democr**ico de
</line>
<line>
Direito e tem co*o f*ndamentos:
</line>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
III - a digni*a*e da pessoa humana;
</line>
<line>
IV - o* *a*o*es sociai* *o trab*lho e da livre i*ic*ativa.
</line>
</par><par>
<line>
Ac*rca da dign*dade *a pessoa humana, Vianna (2014) assevera que é "erigida
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
con*iç*o de m*ta-pri*c*pio", e irr*di* valores para todo* os dema** fundamentos (VIA*N*,
</line>
<line>
2014, p.*291). O TRT/MG da *º região en*ende s*r uma afr*nta à dignidade hu*ana * r*cu*a
</line>
<line>
do emprega*o* em aceit*r o empregado de volta *s suas atividades:
</line>
<line>
LIMBO *UR*DIC* TR*BALHISTA P*EVIDENCI*RIO. A*TA MÉDICA DA
</line>
<line>
PREVIDÊN*IA S*CIAL - OFENSA À DIGNI*AD* O emprega*or *ão pode
</line>
<line>
simplesmente DO TR*BALHA*OR, contestar a alta médica previde*ciária,
</line>
</par><par>
<line>
susten*a*do * inaptidão do emp*eg*do para o t*ab*lho, e
</line>
<line>
deixá-lo s*m qua**u**
</line>
</par><par>
<line>
proteção, à mercê de sua próp*ia sorte. Essa om*ssão não pode ser aceita, porque *
</line>
</par><par>
<line>
co*trato de *rabalho tem função social e essa *ituaçã* de
</line>
<line>
f*to pode **rar
</line>
</par><par>
<line>
*onsequê*c*as dele*ér*as e* sua vida pr*fissio*a* e a*é fa*iliar. Além disso, *iola a
</line>
</par><par>
<line>
regra do a*tigo 2º CLT, bem como os prin*í*ios
</line>
<line>
*a conti*uid*de da *elação d*
</line>
</par><par>
<line>
emprego,
</line>
<line>
*a *ignidade do ser humano e dos valo*es *o*iai* do trabalho, est*s
</line>
</par><par>
<line>
últimos, mat*ri*l*za*os n*s in**so* III e IV ar*igo *º da Constituição F*deral.
</line>
</par><par>
<line>
(TRT/MG - PROCESSO
</line>
<line>
nº **10779-44.2*15.5.03.0110 (RO) R*COR***TE:
</line>
</par><par>
<line>
ANTON*O M*RCOS ALVES RECORRI*A: VILAS* CONSTRUTO*A LT*A
</line>
<line>
RE*AT*R: JUIZ C*NVOC*DO HELDER VASCONC*LOS GUIMARÃES.
</line>
<line>
Acórd*o em: 28/0*/2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. 6, p. 114-128, mar./abr. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. S. Cas*iglioni, C. A. He*s
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, o p*incípio da **gnidade da pes*oa humana tem sido base p*ra as decis**s
</line>
<line>
ju*iciais e, *o caso do li*bo *urídic* trabal*ista previdenciári*, ele resguarda o *ireit* a*
</line>
<line>
*ín*mo e*iste**ial que, por sua ve*, nor**ia as condições básicas para a vida. (AN*ELIS,
</line>
<line>
2016, p.11).
</line>
<line>
Caval*a (2017) nesse *specto con*ribui:
</line>
</par><par>
<line>
A situa*ã* de "limbo j*rídi**" vem se
</line>
<line>
*e*etind* com certa frequência na *e*r*
</line>
</par><par>
<line>
***oral, * expõe o empregado (p*rte mai* fr*gil na relação) a um q*adro *e *usência
</line>
<line>
de salário (o empr*ga*or, por en*en**r qu* ele está inapto, deveria *eceb*r *enefício
</line>
<line>
previdenci*rio) e f*lta d* cobertura p*e*id**ciár*a (o I*SS, ao dar alta ao segurado,
</line>
<line>
entende que e*e pod* retornar ao t*abalh* e auferir a con**ap*estação respe*tiva). O
</line>
<line>
trabalha*or recebe alta através da pe*ícia **dica previdenciária, é consi*e*ado *pto
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o trabalho pelo órgão p*evidenci*rio, mas, o empregado*, *ubmetendo-*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exame médico de retorno, declara o em*regado como inapto para o t*abalho, não
</line>
</par><par>
<line>
permitindo o *eu retorno, inclusive p*ra rea*aptação
</line>
<line>
em ou*r* f***ão.
</line>
<line>
D*ant* do
</line>
</par><par>
<line>
quadr* ora retratado, repita-se, o trabalhador se encontr* em *erdadeiro "limbo
</line>
<line>
juríd*co-*aboral". Se considerado apto p**o INSS, n** **m *ais di*e*to a* benefício
</line>
<line>
po* *uxílio-ac*dentár*o. Consi*er*do inapto pela *mpresa, não pode retorna* ao
</line>
<line>
tra*al*o. E impedido de re*ressar a* t*abalh*, não recebe salá*io e vê-se até atingido
</line>
<line>
em sua dignidad* como *esso* e cida*ão t*abalhador. (C*VALCA, 20*7, p.*).
</line>
<line>
(Grifos nosso).
</line>
<line>
Segund* Treviso (2016) "precisamos *usc** um mecanism* que *ossa, *fe*i*a*ent*,
</line>
</par><par>
<line>
e*uilibrar est* problema
</line>
<line>
den**inado *omo "**mbo
</line>
<line>
jurídic*"". Para cons*guir tal fato,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*lução e*tá cal*ada no valor social do traba*h*, *o respeit* à pess*a humana * na ga*a*tia do
</line>
<line>
mínimo existencial. (TR*VI**, *016, p.15).
</line>
<line>
2.2 Auxílio-do*nça acidentário
</line>
<line>
A Co*s*ituição *ederal *e 1988, *m **u a*t. 194, exp*ica que * seguridade s*cial
</line>
<line>
"***preend* um conjunto integr*do de açõ*s de iniciativa *os Pod*r** Públicos e da
</line>
<line>
soc*edade, *e*tinadas a asseg*rar os d*reitos re*ativos à saúde, à pr*vidência e à assistência
</line>
</par><par>
<line>
so*ial", sendo um Direito Fundam*ntal Social de c*da indi*íduo. De *al m*do,
</line>
<line>
possibilit*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sub*i*tência a* segurado em determin*d*s event*s pre*is*o na Lei nº 8.213/91.
</line>
</par><par>
<line>
*rt. 194. A seguridade *ocial
</line>
<line>
*ompreen*e u* conjunto integrado de *ções de
</line>
</par><par>
<line>
i*icia*i*a dos Pod*res Pú*lic*s da sociedade, destina*a* a a*segurar e
</line>
<line>
*s dir*itos
</line>
</par><par>
<line>
r*lativos à saúde, à previdê*ci* e à assistên*i* soci*l.
</line>
</par><par>
<line>
Parág*af* úni*o. Compete ao Poder P*blico, nos termos d* lei, organizar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
seguridade soci*l, com base nos s*g*intes objetivo*:
</line>
</par><par>
<line>
I - universal*dad* da cobertu*a e do **endimento;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. 2, art. *, p. 114-1**, mar./a*r. 2019
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Responsabilização Cível do Em*regador Nos Cas*s de "Limbo Jurídico Trabalhista Previdenciá**o"
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
*I - uniformidade e equiv*lê**ia do* benefícios e serviços
</line>
<line>
às
</line>
<line>
populações urbanas e
</line>
</par><par>
<line>
rurais;
</line>
</par><par>
<line>
III - seletivid*de * d*str*butividade na *r*stação do* ben*fícios e serviços;
</line>
<line>
IV - irredutibil*dade do valor dos benefícios;
</line>
<line>
V - *qüida*e *a *orma de par*ic*pação no custeio;
</line>
<line>
VI - *iversidade ** base de f*n*nciamento;
</line>
</par><par>
<line>
*II - ca**ter democrático
</line>
<line>
e de*c*ntralizado da administr*ção, *ediante gestão
</line>
</par><par>
<line>
quadripar*ite, c*m parti*ipação *os trabalhadores, dos empregadores, dos
</line>
<line>
aposentados e do Governo nos ó*gãos colegiados. (BR*SIL, 198*).
</line>
<line>
A P*evidê*c** So*ial *em como instituições o Ministéri* da Pr*vidência e *ssi*tê*c*a
</line>
</par><par>
<line>
Social e Instituto Naciona* do S*g*ro *
</line>
<line>
Soci** (IN*S),
</line>
<line>
assegurand* as se**intes p*estaçõe*:
</line>
</par><par>
<line>
ap*senta*oria por idade; aposent*d**ia por invalidez; *pos*ntadoria
</line>
<line>
p*r tempo de
</line>
</par><par>
<line>
contribuição; a*os*nt*doria especial; salári*-família; s*lário-mate*nidade; auxílio-acidente2;
</line>
<line>
auxí*io-do*nça; pe*são *or morte e aux**io-reclu*ão. (B*ASIL, 2018).
</line>
<line>
O aux*lio-doença acid*ntário, elenc*do nos a*t. 59 a 63 d* *ei nº 8.213/*1, refere-se à
</line>
</par><par>
<line>
incapac*dade *o e*p*egad* po* mais de quinze dia* consec**ivos
</line>
<line>
*e exerc** a atividade
</line>
</par><par>
<line>
lab*ra*iva, *uj*s qui*ze p*ime*ros dias d* afa*tamento são as*umi*os pelo empreg*do*, e os
</line>
<line>
demais dias *elo INSS3. *ssim, é um bene*í*io previdenci*rio que não possui l*mites *e
</line>
</par><par>
<line>
concessão, pod*ndo o
</line>
<line>
empregado soli**tar sem*re qu* *ecessitar, *endo *omo *xigên*ia:
</line>
</par><par>
<line>
incapac*dad* par* a atividade
</line>
<line>
laborat*v* pos*eri** à fil*aç*o4; p*recer da pe*íci* médic* *o
</line>
</par><par>
<line>
INSS, *onfirmando * incap*cida*e **ra o trabalho ou a***idad*s pessoai*. (*AVALCA, 201*,
</line>
<line>
p.7).
</line>
<line>
Quando o emprega*o recu*er* a *apacid*d* *ara a ativ*dade labo*ativa, ates*ada por
</line>
<line>
médicos do INSS, encer*a-se o p*gamento d* *enefí*io *revidenciário, e in*cia-s* o per*odo
</line>
<line>
de estabi*id*de provisória de d*ze meses. Nesse sen**do o Decreto nº 5.844 *e 2006, no *rt. 1º
</line>
<line>
p*rágrafos *º e 3º nos diz:
</line>
<line>
Art. * - O art. 78 do Regul**ento da Previd*ncia *o**al, a*r*v**o pe*o De***to no
</line>
<line>
3.048, de 6 de m*io de 1999, passa a vigora* *crescido dos se*uintes parág*afos:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
pelo emprega*or e* *elação *os danos causados po* casos de culpa ou dolo.
</line>
<line>
3 O *fastamento do e*pre*ado por *otivo de saúde, q*a**o inferior a *5 dias, deve ser suport*do pela própria
</line>
</par><par>
<line>
empresa, hipótese de interrupção *o *ontrato, eis
</line>
<line>
que *averá pagame**o *e s*lári** a despeito de inexist*r a
</line>
</par><par>
<line>
*restação de serviços. Se, no *ntan*o, o afastame*to exce*e* esse prazo, a partir do décimo s*xt* dia caberá ao
</line>
</par><par>
<line>
*NS*, m*diante pe*ícia médica p**a ates**r * incapacidad* para trabalho, a concessã* d* aux*lio-do**ça. o
</line>
<line>
(MASSONI, 2012, p.11).
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
T. G. S. Ca*tig*io*i, C. A. Hees
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
"§ 1. O INSS po*erá es**belecer, mediante avaliação *édico-pericial, o prazo qu*
</line>
<line>
*ntende* sufici**t* p*ra a recupera*ão da cap*cidad* p*ra * t*abalho d* *egurado,
</line>
<line>
dispen*ad* nessa hi*ótese a realização de nova pe*íci*.
</line>
</par><par>
<line>
§ 2. Caso * p*az*
</line>
<line>
concedido para a
</line>
<line>
*e*uperação s* revele insuf**iente, o *egurado
</line>
</par><par>
<line>
***erá solicita* a **ali**ção *e nova perícia mé*ic*, na forma est*belecida pelo
</line>
<line>
*inistério da Previdência **cial.
</line>
</par><par>
<line>
§ 3. O *o*ume*to *e
</line>
<line>
concessão do auxílio-doenç* conterá as informações
</line>
</par><par>
<line>
necessá*i*s para o re*uerimento *a nova avaliaç*o médico-per**ial. "
</line>
<line>
Ficando pro*ada pelo médico-p*ri*ial d* INSS a inaptidão do empregado *a*a a
</line>
<line>
atividade laborativa, seu benefíci* é ativ*do novamente. E* c**o contrário, é f*nd* o
</line>
<line>
bene**c*o, e as obri*ações do *mpregador *om o emp**gad* s*o restabelec*das. (*AV*LCA,
</line>
<line>
2017, p.7).
</line>
<line>
3 RESULT**OS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 * "limbo jurídico t*abalhista pr*videnc*ár*o"
</line>
<line>
O trabalha*or é p*rte hipossufici*nt* da relação de trabalho e da re*ação
</line>
</par><par>
<line>
pr*videnciária. O princípio do in
</line>
<line>
dubio pro miser* ou *ro *perário, defende aplicação a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
norma mais f*vorável be*éfica a* *rabalhador. Assim, trata de *ma *arantia de pro*e*ão, e
</line>
</par><par>
<line>
c*m
</line>
<line>
a*licação d*s
</line>
<line>
norma* contidas no s*s*ema de pro**ção s*cial. (NASCI*ENTO, 2004,
</line>
</par><par>
<line>
p.*2*).
</line>
<line>
Sendo * tra*alhador a parte h*possufici*nte, ressalt*-se a *mportância de sua proteção
</line>
</par><par>
<line>
nos casos de "l*mbo *urídico trabalhista previdenciário", uma ve* que está e* r*sco a sua
</line>
<line>
*r*pria sub*istência. Nes*e contexto, * "*imbo jur*d*co" ac*ntece quando * trabalhador *ecebe
</line>
<line>
al*a do INSS, e tem seu benefício *ancelado, sendo ob*iga*o a *etornar às suas ativ*dades
</line>
<line>
l*bo*at*va*, contudo lhe é vedado, esse ret*r*o, p*r ser con*iderado ainda inapto, d* aco*do
</line>
<line>
c*m * laudo médico *a e*presa, fi*ando de**mparado *o *omento em qu* mais necessita de
</line>
<line>
aju**. O empregado, *a situação de "l*mbo ju*ídi*o", fica impedido de exercer *u*lquer *utr*
</line>
<line>
atividade, dev*ndo *guardar a sol*ção de **u pr*b***a. (TRE*ISO, *0*5, p.18*).
</line>
<line>
Diante do exposto *asson* (2012) entende:
</line>
</par><par>
<line>
A situação -
</line>
<line>
lastimável - vem send* desi*na*a por "limbo jurí*ico", um h*ato da l*i
</line>
</par><par>
</page><line>
em *er*os de proteção ao tra*alhad*r, o qual estaria duplamente desamparad*:
</line>
<line>
perante o INSS recebeu alta méd*ca e t**e suprimido o seu benefício pre*idenciário;
</line>
<line>
perante o empregador, que se recusa a rea*aptá-lo e tenta *ovame*te e*cami**á-l* à
</line>
<line>
Re*. *SA, Teres*na, v. 16, n. 2, a*t. 6, p. 114-128, mar./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Respon*abilização C**el do *mpregador Nos *asos de "Limbo Jurídico Trabalhis*a Prev**enciário"
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Pre*idênc** Soci*l sem reativar o con*rato de traba*ho antes suspenso. (MASSONI,
</line>
<line>
201*, *.*1).
</line>
<line>
Santos e Ra**gnin (2018) complementam:
</line>
<line>
O e*p*egado *uando se *nc*ntra em uma situação de l*mbo jurídico previdenciário
</line>
<line>
tra*alhista f*ca em **tal abandono, vi*to que existe a escusa por parte d* INSS e do
</line>
<line>
em*regador em solucio*ar o problema, de *od* *ue, faz com que e*se funcionário
</line>
<line>
perma*eça em *ma si*uação *ifícil, já que fica um jog* d* vai e vem para saber de
</line>
<line>
*uem é a responsabilidade. Ao fi*al, * problema nã* é resol*ido e esse trabalhad*r,
</line>
<line>
q** é o princi*al *nteressad*, sai pr*judicado. (SANTOS; RAFAGNIN, *0*8,
</line>
<line>
p.*33).
</line>
<line>
O "li*bo *urídico tra*alhista previden**ári*" d*ixa o traba*had*r em uma situ*ção
</line>
<line>
desumana, ao mesmo *emp* que tem seu be*efíci* p*evidenciário cortad*, tem * remuneração
</line>
<line>
salarial suspen*a, sur*in*o assim a *eguinte ind*gação: Quem dev* su*ort*r os ônus
</line>
</par><par>
<line>
de*or*e*tes d* tal situação? O empregador ou * IN*S? Pa*a tan*o, *erá ana*isado a segu*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
respon*abilida*e *o empregad**. (ANGELIS, 2016, p.*).
</line>
</par><par>
<line>
3.2 A responsabilid*de civil do *mpr**ador
</line>
</par><par>
<line>
Na relação trabalhi*ta, o cont**to de trab*l*o é * víncul* q*e ca*acteriza obrig*ções e
</line>
<line>
deveres, tendo como característ*cas *nerentes a consensual***de e*tre a* partes e o contr*t*
</line>
<line>
in*uitu personae. Assim, o acordo de vontades é o fa*o *urídico, mas importante do c*ntrato,
</line>
<line>
send* este, * ato *ropulsor da relação trab*lhist*. (DELG*DO, 2015, p.*5).
</line>
<line>
O con*rato de tra*alh**o é o a*o que re*r*se*t* o inte*esse *o emp*egador e do
</line>
<line>
trabalhado* *ara a p*e*tação de serv*ço, e está * mercê de aco*tecimento* inesperados, como
</line>
<line>
o aciden*e de tra*alh* ou doenç* ocupa*io*al, ocasio*ando a suspensã* do contrato de
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o. Ass*m, a susp*nsão contratua*
</line>
<line>
ocorre quando o trabalha*or, de fo**a tem*orá*ia,
</line>
</par><par>
<line>
deixa de prest** serviço ao empregador e tem sus*enso o *a*amento do salário. (CAVAL**,
</line>
<line>
2017, p.9).
</line>
<line>
Santo* e Rafagnin (2018) esclarecem:
</line>
<line>
A suspensão con*ratual dec**re do período e* qu* * empregado deixa *e prestar
</line>
</par><par>
<line>
serv*ç*s a* em**eg*dor, f*can*o su*penso o* efei**s contrat*a*s. D*ante disso,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tr*ba*had*r não recebe a *ontraprestação por part* do empregad*r. Dest*ca-se, como
</line>
<line>
ex*m*lo, o fun*ionário que é afas*a*o das atividades lab*r*tivas p*r incapac*dade e
</line>
<line>
pas*a a re**ber *ux*lio *r**idenciário, desse *odo, o contrato com * empregadora
</line>
<line>
*stará s*spenso. (SAN**S; RAFAGNIN, 2018, p.122).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina P*, v. 16, n. 2, *rt. 6, p. *14-128, mar./abr. 2019
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. S. C*st*glioni, C. A. Hee*
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
*m *ela**o à sus*ensão contratual5, esta consist* na sustação t*mporá*i* d*s efeitos
</line>
<line>
contr*tua**, pr*valecendo o vínculo empregatíc*o entre as partes, *estacando-se tr**
</line>
<line>
modal*dades: a susp*ns*o por motivo al*eio à *ontade *o trabalhador; a s*sp*nsão por motiv*
</line>
</par><par>
<line>
líci** atr*buível a* trabalha*or e a **spe*são por motivo i*ícito ao traba**ador. No cas*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
suspensão, por motivo alhei* e líci*o, n*o exi*te, por part* do t*abalhador o* do empregad*r,
</line>
<line>
uma conduta dive*sa daque*a esta*el**ida no contrato, m*s a**nas u* aconteciment*
</line>
<line>
*nesperado. (AN*ELIS, 2016, p.11).
</line>
<line>
De tal mo*o, o tra*alhador *fastado de s*a função e* decorrên*ia de proble*as de
</line>
</par><par>
<line>
*aú*e, tem * direit* de r**ebe* o *ux*lio previ*enc*ário, por ter
</line>
<line>
o* efeitos contratuais
</line>
</par><par>
<line>
suspensos. E quando *eceb*r
</line>
<line>
alta da Previdência Social, t*dos ** *feitos contr*tuais6
</line>
</par><par>
<line>
retornaram, voltando ao seus status
</line>
<line>
anterior
</line>
<line>
de func*onário, fica*do à d*spos*ç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
empregador. (SA*TOS; RAFAGN*N, 2018, *.*24).
</line>
<line>
Des*a feit*, quan*o o empregador proíbe o tra*alha*or de ret**nar às suas atividade*,
</line>
<line>
não r*adaptando* a u*a nova função, o pagame*to salarial d*ve s*r man*ido, pois os efeito*
</line>
</par><par>
<line>
c*ntratuais retornar c*m a
</line>
<line>
al*a da previdê*cia e o mesmo f**a à disposição do empregad**.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e víeis, a Co*sol*dação da* Leis do Tra*alho (CLT), em seu *r*. 4º, ilud*, "Co*sidera-se
</line>
<line>
como *erv*ço *f*ti*o o período *m que o emp*eg*do e*teja à *is*o*ição do empregador,
</line>
<line>
aguardando ou exe*ut**do o*d*ns". (MASSONI, 2012, p.*).
</line>
<line>
Ademais, a *LT, em se* art. 2°, complementa: "Considera-se empregador a *mpresa,
</line>
</par><par>
<line>
individual *u coletiva, que, ass*mindo os ri*c*s da *t*vidade econômi**, adm*te, *ssa*aria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dirige * pre*tação p**soal de **r*iço". Como visto, os riscos da atividade econômica é o
</line>
<line>
em**egador que *eve s*portar; *e tal forma, Ang*lis (2016) r*ss*lta **e o empre*ador
</line>
<line>
ass**e os ricos do estabeleciment*, da empresa e do pró*rio contrato de trab*lho, *e*do este
</line>
</par><par>
<line>
o*erado nos casos de "limbo juríd**o" * não o e*preg**o que é a pa*te hi*ossuficiente
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
**la*ão cont*at*al. Con*udo, se o laudo m*dico ** INSS não *presentar a re*l si**açã* d*
</line>
<line>
emp*egado (o empregado realmente esti*er i*ap*o a *rabalh**), o **p*egador pode e dev*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
auxílio-doença. * CLT
</line>
<line>
genericamente (a*t. 471) assegura a* e*pr*gado afastad* do emprego, por oca*ião de
</line>
</par><par>
<line>
sua vo*ta, tod*s as vanta**ns em que em sua *u*ênci*, ten*am sido atr**u*das à catego*ia a que per*enc*a
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
e*presa. Há r**ativo c*nsenso d*ut*inário e juri*prudenc*al n* sen*ido de qu* o efeito gerado pelo afas*amento
</line>
<line>
do e*pregado ao IN*S é * preser*ação do empreg*, o que s*gnifi*a q*e o *mpreg*do não po**rá ser di*pensado
</line>
<line>
qua*do o contrato estiver su*pe*so, salvo *or jus*a caus* ou e*cerramen*o da *mpresa, do c*ntr*rio a *i*pen*a *
</line>
<line>
*ul*.(MASS*N*, *012, *.8).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
ocupac*onal, o deposito *o Fu**o de Garantia por Tempo de Serviço é m*nt**o normalmente. (B*ASIL, 2*18).
</line>
<line>
7 Ao re*nserir o emp*egado, o empregador deve r**l*ca-lo em ou*ra função com*atível com sua *nferm*dade, de
</line>
<line>
modo que não a*arrete *o*os p*oblemas de saúde e nem pi*re o *eu es*ado. (SANT*S; RAF*GNI*, 2018,
</line>
<line>
*.122).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 16, n. 2, art. 6, p. *14-12*, mar./abr. 2019 w*w*.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Responsabiliz*ção Cí**l ** Empregador Nos Cas*s de "Limbo Jurídic* Trab*lhis*a Previdenciário"
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
i*gres*ar com um processo cont*a a Previdência S*c*al, para ser *ess*rcido *o pr*juízo e z*lar
</line>
<line>
pela c*ntinuidade do aux*lio benefício de seu col*bora*or. (ANGELIS, 2016, p.*4)
</line>
<line>
3.3 A responsabiliz*ção pelo dan* m*ral
</line>
<line>
Com * alta *reviden*iária, *lém da respon*abilid*de pelos *roventos de natur*za
</line>
<line>
tr*balhi*ta, o empregador t*mbém pode ser c**denado a pagament*s de danos morais, pois a
</line>
<line>
*itua*ão d* "limbo jurídico" em que o empregador se encontrava, é uma afronta ao p*incípi*
</line>
<line>
da digni*a*e da pessoa humana e do va*or *ocial d* trabal*o. (ANGE*I*, 2016, p.1*). *esse
</line>
<line>
entendi*ento, já te*o* alguns j*lgados favorá*eis ao pagamento do dan* *or*l, c*mo o caso
</line>
<line>
do TRT ** 3º região:
</line>
<line>
DANO *ORAL - RE*USA *NJUSTI*ICADA NO RETORNO DO EMPRE*ADO
</line>
<line>
*O TRA*A*HO - A r*c*sa *m receber o auto* de volta ao trabalho, deix**do-*
</line>
<line>
sem receb*mento *e re*uneração, tend* ciênc*a da neg*tiv* do IN*S em pagar-lh*
</line>
<line>
be*efício pr*vi*enciári*, mostra-s* não só *rbi*rária, como a*tié*ica e *o*trária aos
</line>
<line>
parâmetros sociais. *ssa atitude, além de nã* ter *espaldo no ord*namento jurídico,
</line>
<line>
revela a*en*s seu intuito de esqui*ar-se dos ônus devid*s perante o trabal*a*or.
</line>
<line>
Praticou v*rd*deira burla a*s d*reitos da dig*i*ad* do c*d**ão *mprega*o, de f*rma
</line>
</par><par>
<line>
abusiva e absolutamente a*he*a às
</line>
<line>
garan*ia* constitucionais. A***m, * *mper*o*o
</line>
</par><par>
<line>
recon*ec*r que a *eman*ada deixou de **se*va* * pr*ncípio básic* da di*ni*ade da
</line>
<line>
*essoa humana (artigo *.o, III, CR/88), *lém de vulnera* o primado valor so*ial do
</line>
<line>
tr*bal*o (ar*igo 1o., IV, CR/88), pelo que, a indenização de*orrente do dano moral
</line>
<line>
mostra-se p*enam*n*e devida.
</line>
<line>
(TRT-* - RO: 1676*08 003*9-200*-068-03-00-2, R**ator: Jorge Berg de Men*onca,
</line>
<line>
Turma Rec*rsal de J*iz de Fora, Data de Pu*licação: 17/09/2008 DJMG. Págin* 15.
</line>
<line>
Bolet*m: *ã*.)
</line>
<line>
Como visto, *a re*usa e* receber o em*regado de *o*ta ao trabalho, o em*regador
</line>
</par><par>
<line>
arco* com to*os os
</line>
<line>
ônus traba*hista *ai* o *ag*men** p**o dano moral, adv*ndo do
</line>
</par><par>
<line>
desampar* ou da si*uação do "*i**o jurídico trabalhista p*evidenciário" submetid* ao
</line>
<line>
emp*eg*do. (TREVISO, 2015, p.9).
</line>
<line>
3.4 Hierarquia pericial: INSS x empresa
</line>
<line>
S*b*e o debate *m qu*stã*, é rele*a*te *onside*ar a relação hierárquic* ent*e as
</line>
</par><par>
<line>
p**ícias médi*as: pe*íci* méd*ca do INSS e per*cia médica
</line>
<line>
da empre*a. *esse sentido,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Súmula nº 15 d* TST acerva: "a *ustific*ç** da aus*ncia *o empregado motiva*a por **ença,
</line>
<line>
par* * *ercepção do *alá*io-enfermid*de [...], deve observar a o*dem preferencial dos
</line>
<line>
ate*tados médicos esta*e*ecida em lei". Assim, Aguiar *oares e Soares (2*14) es*lar*cem que
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 2, art. 6, p. 114-128, mar./ab*. *0*9 *w*4.fsanet.com.*r/rev***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. S. *astigli*ni, C. A. He*s
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
o *test*do mé*i*o em*tid* pelo perito do INSS é superior ao at**tado médico emitido pelo
</line>
<line>
**rito da empresa. (AGUIAR; SOARES; SOARES, 2014, p.11).
</line>
<line>
A Lei nº 605 de *9*9 em *eu art. 6º, §2º, entende que:
</line>
<line>
Art. 6º § 2* - A doença ser* comp*ovada *ed**nte ate*tado de m*dic* da i*stituição
</line>
<line>
*a p*evidência soc**l a que estiver f*liado o empregado, e, na falta dest* e
</line>
</par><par>
<line>
sucessi*amente,
</line>
<line>
de médico do Ser*iço S*c*** do Comércio ou
</line>
<line>
da In*ústria; d*
</line>
</par><par>
<line>
médico d* empresa o* po* ela desi*nado; *e médico a servi*o
</line>
<line>
de representação
</line>
</par><par>
<line>
Fede*al,
</line>
<line>
Est*dual ou *un*ci*al inc*mbid* de ass*ntos de higiene o* de saúde
</line>
</par><par>
<line>
pú*l*ca;
</line>
<line>
ou não existindo **tes, na localidade em que trabalhar, de **dic* de sua
</line>
</par><par>
<line>
esco*ha. (**ifos nosso).
</line>
<line>
O a*t. 30, inc**o I, §3º do mesmo dispositivo *o**lementa:
</line>
</par><par>
<line>
A*t.30, I, 3º Co*pete priva*i*amente aos ocupantes do cargo de Perit* Médico §
</line>
</par><par>
<line>
Previdenciário
</line>
<line>
o* de Pe*ito Médi** *a Pre*idência Social e, supletivam*nte, ao*
</line>
</par><par>
<line>
ocupantes do cargo de Supervisor Mé*ico-Pericial da Carre*ra de que **ata a Lei no
</line>
</par><par>
<line>
9.620, de 2 d* abril de 19*8, n* âmbito do Instituto Nacional do Segur* S**ial
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
INSS *
</line>
<line>
do Mini*t**io d* Previdênc*a Soc*al MPS, -
</line>
<line>
o exercício das ativid*des
</line>
</par><par>
<line>
Médi*o-P**ic*ais in*rentes ao Regime Geral da Pre*idência So**al *e que tra*am
</line>
<line>
as Leis nos 8.*12, de 2* de *ulho de 19*1, * 8.213, de 24 *e *u*ho de 1991, e * Lei
</line>
<line>
no 8.742, de 7 de dezem**o de *993, e, em especial a:
</line>
</par><par>
<line>
I - emis*ão *e parecer c**c*usi** q*anto *
</line>
<line>
cap*cidad* l*boral para fins
</line>
</par><par>
<line>
previd*nciários. (G*ifo* n*sso).
</line>
</par><par>
<line>
Angel*s (201*) afirma que o *édico do I*SS é um servi*or *úblico investido de
</line>
</par><par>
<line>
presun*ão relat**a de veracidad* a* realizar um laudo no ex*rcício d* *uas
</line>
<line>
funções.
</line>
</par><par>
<line>
(ANG*LIS, 2016, p.17).
</line>
</par><par>
<line>
Como apresentado, o lau*o médico d* perit* *o INSS se*á sempr* supe*i** ao laudo
</line>
<line>
auferid* pelo *édi*o da *mpresa. Vist* i*s*, a tendência majori*ária é ** a*ribuir a
</line>
<line>
responsabilidade pelo pagamento dos salá*ios após a a*ta m*dica ao emprega*o*, mes** qu*
</line>
<line>
o *mpreg*do esteja nitidamente sem *ondições para trabalhar. De aco*do com *assoni
</line>
</par><par>
<line>
(20*2), **i*e-s* q*e * "empresa cumpra sua funç** soc*al e se *gnora qu* a
</line>
<line>
Previdên*ia
</line>
</par><par>
<line>
Soci*l
</line>
<line>
tem e*se dever origi*ário de cumpri-lo, sendo la*entável * postu*a da
</line>
<line>
Previdência
</line>
</par><par>
</page><line>
S*cial em nosso *aís". (MA*S*NI, 201*, p.10).
</line>
<line>
***se sentido, Cav*lca (2017) sug*re a criaçã* de vínculos entre mé*ico do tr*balho e
</line>
<line>
m*dico do INSS, o que s*ria, "sobremaneira, recom*ens*dor para redu*ir a j*dicializ*çã* do*
</line>
<line>
ca*os divergentes, garantido a* trabal*ador a reso*ução do c*nflito de mo*o mais efici*nte", e
</line>
<line>
promovendo a saúd*, com o fim colima*o de a*irmar a dig*idade da pess*a huma*a, na
</line>
<line>
c*ncretude d* *stado *emocrátic* de Direi*o. (C**ALCA, 20*7, p.10).
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. 16, n. 2, art. 6, p. 11*-*28, mar./abr. 2019 www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Responsabil*zaçã* Cível d* Emprega*or Nos C*so* *e "Limb* Jurídico Tra*a*hi*ta **evidenciário"
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
4 CO*SI*ERAÇÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
Co*o apresen*ado ao lon*o desse trabalho, o "limbo jurídico trabalh*sta
</line>
<line>
prev**enciário" resulta *a a*ta médica d* segurad* pela Pr*vidê*cia Social e da c*nst**ação
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
in*pt*dão p**a as atividades labor**s
</line>
<line>
atestada pela períci* médica
</line>
<line>
tr*balh**ta. Ne*sa
</line>
</par><par>
<line>
situ**ão, o *mpregado fica sem receber * *enefício do INSS, *or s*r co*sid*rado apto para o
</line>
<line>
labor, e sem receber a *emuneraçã* *alarial, por *er ate**ad* co** *napto para *olt*r as suas
</line>
</par><par>
<line>
funções. Es*a *ituação, deixa o trab**had*r em
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
*stado *e
</line>
<line>
extre*a *arência, e coloca em
</line>
</par><par>
<line>
risco a s** pró*ria subsistência.
</line>
</par><par>
<line>
Com a alta médica ** pe*it* do INS*, o
</line>
<line>
con*r*to ** trabalho *ai *a si*uação *e
</line>
</par><par>
<line>
s*spensão e
</line>
<line>
*o*ta a pr*duzi* todos os efeit** legais, fi*ando o empr*gado à disp*sição do
</line>
</par><par>
<line>
empr*gador. E*tando o empreg*do *
</line>
<line>
dis*osição do empregador, e*te tem duas o**ões:
</line>
</par><par>
<line>
reabilita* * *mpregado ou reinse*i-lo em ou*ra função. Em ca** de recusa, * e*p*e*ador te*á
</line>
<line>
*espons*b*lidad* sobr* a remuneração sal*ria*, *ois é v*dado o desamp*ro ao trabalhador que
</line>
<line>
lhe colo*ue na situação de "limbo j*rí*ico".
</line>
<line>
O laudo médico do *erito do **SS é s**erior ao laud* médico do *eri*o do tra*alho, e
</line>
<line>
de tal f*rma, *cerc* *a (*n)capaci*ade *o emp*egado em volta* as suas atividades, ele poder*
</line>
<line>
pos*ular *a Justi*a do Trabalho o r*stabelec*mento *e seu salár*o contra o e**re*a*or qu* se
</line>
<line>
recusa * r*adm*ti-lo, *u pleite*r * resta*ele*imento de seu benefíci* previde*ciário na Justiça
</line>
</par><par>
<line>
C*mum em fac*
</line>
<line>
d* INSS, caso esteja **nda *mpo*sibilitad* par* retor*ar às atividades
</line>
</par><par>
<line>
*aborativas e não queira ser res*abelecido na empr*sa.
</line>
<line>
Ficou evidente que o trabalhador, ao receber al*a do I*SS, tem s*us efeitos co*tr*tuais
</line>
<line>
religados, se*do dev*do o pagamento salaria* * sua r*adaptação ao am*iente do traba*h*. Na
</line>
<line>
recu*a da empresa em obs*ar o *eu retorno, esta se*á respo*sabilizada a reparar os danos
</line>
<line>
caus*dos. Assim, o em***gador tem * obr*gação de rem*nejar o trabalhador *a** uma fun*ão
</line>
<line>
que **o acarre*e ou agrav* o seu **adr* de saúde, d* ta* *odo, a recusa é conside*ada u*a
</line>
<line>
afronta ao direito t*abalhis*a e à dig*ida*e da pessoa humana.
</line>
</par><par>
<line>
Se **ca* comprovado o erro do laudo pericial do médico do
</line>
<line>
INSS, o empregado*
</line>
</par><par>
<line>
poderá ingres*ar com um processo cont*a a Previdê*cia Social, soli*ita*do *essarcimen*o o
</line>
</par><par>
<line>
das verbas trabalhistas que arcou com o
</line>
<line>
empr*gado, e solicitação da suspensão co**ratual a
</line>
</par><par>
<line>
para q** o be**fí*io da pr*vidência seja re*ti*ado e* *ro* do emprega*o.
</line>
</par><par>
<line>
É nítid* * nece*sid*d* d* imp*an*ação d* vi* a*minis*rativa capaz de solucionar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
agil*zar o confli*o do "lim*o jurídico t*abalhist* previdenciário", uma vez que a *mp*esa não
</line>
<line>
deve se* one*ada *u*nd* *xistir c*nf*itos de la*dos per*ciais, e n*m em face da mo*osidade *a
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina PI, v. 16, n. *, art. 6, p. 114-128, ma*./abr. 20** www4.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. S. Castiglioni, C. A. H*e*
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
via ju*icial, dev*ndo assim, question** la*una ai*da *x*stente em nosso o*de*ament* *
</line>
</par><par>
<line>
jurí*ic*, pois
</line>
<line>
a l*gislação pá*ria
</line>
<line>
**o traz aparato jur*dico suficie*te pa*a so**cionar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pro*lema do "l*m*o j*rídico p*ev*d*nciári* trabalh*sta", sit*açã* emblem*tica e de
</line>
</par><par>
<line>
insegurança jurídica, qu* nec*ssita de le*isla*ão *s*ecific* d* ma*éria *or
</line>
<line>
par*e dos
</line>
</par><par>
<line>
operadores do direito.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trabalho e médico d* *NSS - ref*exões m*dicas, étic** * j*rídica* acerca dos a*pecto*
</line>
</par><par>
<line>
polêmicos.
</line>
<line>
In:
</line>
<line>
Â*bito
</line>
<line>
Jurí*ico,
</line>
<line>
R io
</line>
<line>
Grande,
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XVII, n.
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1*5,
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jun./2014..*i*ponível.em:<http://www.ambit*juridico.c*m.br/s*te/index.php?n_link=revist*_
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arti*os_l*it*ra&artigo_id=14157&revista_caderno=20>. Aces*o em 25 ag*. *01*.
</line>
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ANGELIS, J. de. O emp*egado * a situação *e "limb* j*rídico previdenci*rio". R*vista Ju*is
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Dispon*vel.e*:<ht*p://www.planalto.go*.br/ccivil_03/const**uic*o/ConstituicaoCompilado.h*
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_______._Decreto.nº5.84*.de.2**6.,Disponível.em:<ht*p://www.planalto.go*.br/ccivil_03/_
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At*2004-2006/2*06/Dec*eto/D5**4.htm>. Aces*o em: 25 ago. 2018.
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_______...L*i.nº*05,.de.1949..*isp**íve*.*m:<http://www.planalt*.gov.br/c*ivi*_03/leis/L*6
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05.ht*>. A*esso em: ** **o. 2018.
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<line>
_______...Lei
</line>
<line>
n º 8 .2 * 3 ,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
24
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ulho
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*991.
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Dis**nível
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*m:
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<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato200*-2010/*0*9/*ei/L119**.h*m>. Acesso *m: 1*
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se*. 2*1*.
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</line>
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Dis*o*ível.em:<http://www.previde*cia.gov.br/per*unt**.f*equentes/p*evi*encia-social/>.
</line>
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**essa*o *m: 11 nov. 2018.
</line>
<line>
_______. Trib**a* R*gion*l do Trabalho da 3ª *egião - *O: 1676708 003*9-20*8-068-03-
</line>
<line>
0*-2, Relat*r: Jorge Ber* de Mend*nca, Turm* Recursal de Juiz de Fora, Data d* Publ*cação:
</line>
<line>
Rev. FSA, *e**sina, v. *6, n. 2, art. 6, p. 114-128, *ar./abr. 2019 ww*4.fsanet.com.br/revista
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<line>
A R*spo*sabilização Cív*l do *mp*egador N*s Casos de "Limbo *urídico T*ab*lhi*ta Previd*nc*ár*o"
</line>
<line>
127
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17/ 09/ 2008
</line>
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DJMG.
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Pág*na
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http://*ww3.tst.jus.br/***isprudenci*/Sumul*s_com_in*ice/Sumula*_Ind_1_50.html#SUM-15
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>. Ac*sso e*: 11 se*. *018.
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CAVAL*A, R. F. O *nfraquecimento do limb* jur*dico prev*d*nciár*o tr*b*lh*sta à l*z
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Inte*nacio*al.
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2017.
</line>
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*.99,
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jan./fev.
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1*
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f.
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Faculdade
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CE*CAGE.
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8ª
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Ediçã*.
</line>
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Vol.
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1
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(jul/dez-2017).
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*e/vie*/10>. *sesado em: *4 d*z. 201*.
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P*NTO, *. P. D*reito do Trabal*o, *ir**tos Soci**s e a **nstituição Fe*eral. São *au**:
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LTr, 200*.
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SANTO*, N. A.; RAF*GNIN, T. R. Limbo jurídico previdenciário-trabalhista e a
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resp*ns*bil***de civ*l do empregador
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que *b**a o re*o*n* do empr*gad* ao traba*ho.
</line>
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<line>
(Re)pensando
</line>
<line>
Direito,
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Sa*t*
</line>
<line>
Â*ge*o/RS.
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
08.
</line>
<line>
n.
</line>
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15.
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*an./jul..2018,.p.120/142..Di**oní*e*.em:<ht*p://www.*oogle.c*m.br/ur*?sa=t&rct=j&q=&esr
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c=s&source=web&*d=*&ved=2ah*KEwi*ydS13creA*VHQ*AKH*yZA*gQFjAAegQIC*
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AC&*rl=h*tp%3A%2F%2F*ocal.cn*cs*n.edu.br%2Frevi*ta%2Findex.php%2*direito%2Far**
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cle%2Fdownlo*d%2F621%2F473&usg=AOvVaw3wvVteZftLjEEvOU8GAgN8>.
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A**sso
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em 25 ago. 2018.
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TREVISO, M. A. *. O lim*o j*rídico: o t*abalhador
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que c*nsiderado a*to pelo INSS é
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*
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inapto pelo empregador. Uma s*lução he*menê*tica em prol da justiça *o trabalho. 1º e*. *ão
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<line>
Paulo: L*r, 20**.
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Rev. FSA, Ter**ina PI, v. 16, n. 2, art. 6, p. 1*4-128, mar./abr. *019 w*w4.fs*net.c*m.br/revista
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T. *. S. *a*tig*ion*, C. A. Hees
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128
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VIA*NA, C. S. V. *revidênci* Social: custe*o e bene*ícios. 3ª edição. *ão Pau**: LTr, 2014.
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Como Referenciar **te *rtigo, c*nf*rme AB*T:
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CASTIGLIONI, T. G. S; C. A. H*ES, A Responsabilização *íve* do Em*regado* Nos Casos de
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"Limbo Jurídi*o T*a*a*hista Previdenciário". Rev. FSA, Teres*na, v.1*, n.*, art. 6, p. 11*-128,
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<line>
m*r/abr. 2019.
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Contribui*ão dos A*tores
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<line>
T. G. S. Castiglion*
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<line>
C. *. He**
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1) concep*ão e planejam*nto.
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X
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X
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2) análise e **terpretação dos d**o*.
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X
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X
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3) elaboração do rascunho ou na revis*o crítica d* conteúdo.
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X
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X
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<line>
4) p*rticipação na a*ro*ação da ver*ão final *o manu*crito.
</line>
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X
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X
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</page><line>
*e*. *SA, T*resina, v. 16, n. 2, art. 6, *. 114-*28, mar./abr. 2019
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w**4.fsanet.com.br/revista
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