<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 6, p. 114-128, m*r./*br. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.2.* </line>
<line> A Responsabilização Cível do Em*r*gador Nos *as*s de "Li**o Jurídico Tra**lhista </line>
<line> Prev*denciário" </line>
<line> T*e Civ*l *iability *f the Employe* *n the *ases of " Li*bo L*gal So*i*l Secur*ty " </line>
</par>
<par>
<line> Tamires Gomes da S*lv* Castiglioni </line>
<line> Me***ado em Dir*ito pela Univer*idade Met*dista de Pir*cicaba </line>
<line> Bacharel *m D*reito pelo Cent*o Univers*tá*io Adven**sta de S*o P*ulo </line>
<line> E-mail: ta*i.**@hotmail.*om </line>
<line> Carlos Alexan*r* Hees </line>
<line> Dout*r em Direito *ela Pontifícia Un*ver*idade Católi*a de *ão *aulo </line>
<line> *rofessor *o C*n*ro Univer*itá*io Adventista *e São Paulo </line>
<line> E-mail: carlos.hess@un*sp.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: *a*i*es *omes *a Si**a Castiglioni </line>
<line> Ed*t*r-Che*e: Dr. Tonny K*rley de A**n*ar </line>
</par>
<par>
<line> Estrada Municipal Pa*tor Wa*t*r Boger, S/N - **g*a </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> B*nita, Eng. Co**ho - SP, 131*5-970. Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Ca*los Alexa*dre Hees </line>
<line> *rtigo *ecebido e* *7/01/2019. Ú*tima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Es*rad* M*nicipal Pastor Walt*r *oger, S/N - *agoa </line>
<line> re**bida e* 30/01/2019. Aprovado em *1/01/20**. </line>
</par>
<par>
<line> Bonita, Eng. Coelho - SP, 1316*-970. Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pelo sistema T*iple R*v*ew: Desk Re*iew a) </line>
<line> pelo *dit*r-*hef*; e b) Double Bli*d Review </line>
<line> (avaliação ce*a por dois *val*a*ores d* área). </line>
<line> Revisão: Gramat*cal, Normat*va * *e Forma*ação </line>
</par>
<par>
<line> A*ência* d* fome*to: CAPES, oordenaç*o de *perfeiçoament* de Pessoal de Nív*l **pe*ior. </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> A Resp*nsabilizaç*o Cí*el do Empreg*dor Nos Cas*s de "Limbo Jurídico Trabalhi*ta *re*idenciário" </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O pres*nte ar*igo *rata do "limbo jurídico tra*alhista pr*vid*nciário", q*e acontece quando a </line>
</par>
<par>
<line> Previdênc*a Social d**lara que o </line>
<line> trabalhador está ap*o * *on*inuar ex**cen*o a *t**idade </line>
</par>
<par>
<line> lab*rativ*, e o empre*ador obsta o *e* retorn*, por considerá-lo incapaz. * t*a*alhador dei*a, </line>
</par>
<par>
<line> então, </line>
<line> de receb*r * *e*e**cio previden*iário e o salário d* em*rega*or que, co* base em </line>
</par>
<par>
<line> at*stados *xpedidos por médico </line>
<line> do trabalho, torna-** desobrigado a c*mprir com suas </line>
</par>
<par>
<line> obrigaçõe* p*cuniári*s, ficando * t*a*alhador desamparado pelo con*lito </line>
<line> exi*t*nte </line>
<line> entre as </line>
</par>
<par>
<line> leis tra*alhist*s * as decisões previdenciá*ias. *esta forma, * ar*igo objeti*a </line>
<line> apresent*r as </line>
</par>
<par>
<line> lac*n*s s**gid*s *e** "limbo j*ríd*c* *rab*lhi*t*", que c*usa d*plo desamp*r* *o traba*hador. </line>
<line> *esse co**e*to, a tutela *udicial tem se utilizado *a interpretação sistemática do pr*ncípio da </line>
</par>
<par>
<line> dignidade humana *ara combater a afronta à integrid*de fís*ca e à saúde </line>
<line> do trabalh*dor. </line>
</par>
<par>
<line> Discu*e-se * recon*e*imen*o da responsabilidade **vil *o empregad*r pelo pagame*to do </line>
<line> salário e verbas referente ao per**do de afastamento. * método utilizado ne*te tra*alho, foi o </line>
<line> hipotét*co-dedutivo. </line>
<line> Palavras-Chave: Li*bo Jurí*ico *rabalhista Previdenc*ário. In*apacidade *ara o Traba*ho. </line>
<line> Al*a Ind*vida. A*xílio Doença. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *his article deals w*th *egal labor in*urance, which happen* when the Soc*al Security </line>
</par>
<par>
<line> de*lares that the *orker is able to con**nue exercisi*g the work act*vity, </line>
<line> and the employer </line>
</par>
<par>
<line> *r*vents *i* return, because </line>
<line> he con*iders </line>
<line> him *ncapable. The work*r ce*s** to receive the </line>
</par>
<par>
<line> s*cial s*curity be*efit an* the salary of the emplo*er, *h*, bas*d on certi*icates issued by * </line>
<line> wo*k doc*or, is releas*d t* comp*y with hi* pe*uniary obligat**ns, leavi** the worker </line>
<line> for*a*en by the co*fli*t b**ween the labor la*s *nd the labor laws. decisio*s. In this way, *he </line>
</par>
<par>
<line> article ai*s to pres*nt the gaps *re*ted *y the l*bor legal lim*o, whic* causes </line>
<line> doubl e </line>
</par>
<par>
<line> help*essn*ss *o th* worker. In th*s conte*t, jud*c*al protecti*n *as *e*n use* for syste*atic </line>
<line> inte*pretat*on the of t*e principle of human di*nity to com*at the af*ront to the physical </line>
<line> in**grity and he*lth of th* worker. The recognition of the respo*sibility o* the em**oy*r for </line>
</par>
<par>
<line> the payme*t of the ***ary an* funds re*ated to the </line>
<line> period *f abs*n*e is dis*u*se*, whi*e the </line>
</par>
<par>
<line> *i*uation is not solved. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Li*bo Legal Socia* *ecurity. Inabili*y to Work. Und*e Di*charg*. *i*kness Aid. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. 2, art. *, p. 1*4-128, mar./abr. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. S. Casti*lioni, C. A. He** </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * Const*tuição Federal de 1988 em seu ar*. 6º, ass**ura entre os *ireit*s ***i*i*, o do </line>
</par>
<par>
<line> t*a*alho. N*ssa esfera, o *ire*to **abalhista *eda os </line>
<line> obstáculos impostos pel* em*re*ador, </line>
</par>
<par>
<line> para impedir o trabalha*or de exerce* suas atividades labo*a*s, e * dir*ito previd*nc*ári* </line>
<line> g**ante a todo tra*a*hador, acometido de d*ença ocupacional ou *o t*a*alho, o b*nef*cio do </line>
<line> aux**io-*o*nça. Quando * d*reito trabalhist* e o d*****o previ*enciário entram em div*rgência </line>
</par>
<par>
<line> de entendimentos, o </line>
<line> princípio ** dignidade **m*na entr* em carta* pa*a ef*t**ar os d*r*itos </line>
</par>
<par>
<line> fu**amentais d* trabalhador e suas ga*antias con**it*c*ona*s. </line>
<line> De tal forma, os ca*os suscit*dos n*ste artigo t**tam particu*armente dos *rabalhado*es </line>
</par>
<par>
<line> q*e, i*c*pa*itados para o se**i*o laboral, </line>
<line> busc*m </line>
<line> **paro na *revi*ênc*a Socia*, no en**n*o </line>
</par>
<par>
<line> têm seu be**fício **gado por serem consi*erados </line>
<line> *ap*zes para e*ercerem ativid*de </line>
</par>
<par>
<line> laborat*va. E, ao retor*a*em *o po*to de tra*alho, *ão proibidos ** r**ressar*m, devido </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> laudo mé*ico de *nap*idão gerad* pelo e*p*eg**or. Su*gindo, assim, uma diver*ênc*a entre o </line>
<line> laudo *r*vid*nciá**o e o laudo m*dico d* *mpre**. </line>
<line> Neste co*t*xt*, o *rabalhador fica sem *eceber o auxílio **e*iden*iá*io e * sa*ário por </line>
</par>
<par>
<line> par*e d* em*regad*r, en***laçado a* chamado de "*imb* jurídico1 (nomenclatura mais " </line>
<line> utilizada pela j*risp*udência). Tal situação, que ind*bitavelmente fere a d*gnidade humana, </line>
<line> vem ac*ntecend* com frequência no *en**io bras*l*iro. </line>
<line> No* casos d* "limbo ju*íd*c* t*abal*ista pre*ide*c*ário", * legislação pátr*a é omissa, </line>
<line> inex*stin** regu**m*nta**o sobre *e*ermina*o litígio. Fato es*e, q*e ac*rr*ta ca*a d*a mais, </line>
</par>
<par>
<line> incertezas jurídicas e co*fli**s. *iante dessa </line>
<line> com*l*xa situaç** em que se encontr* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalhad*r, é fundamental * *uestio*am*n*o: Exi*te algu*a r*s*onsabi*idade civil do </line>
<line> emp*egador **e persi**e em n*gar o retor*o *o trabal*ador à sua f*nção? Ante * fa*ta de </line>
<line> disc*plina le*al, ta* p*o*lemátic* será discu*ida e *nalisada ao longo desse traba*ho; contudo, é </line>
<line> *ít*do q*e o o*denament* juríd*co pá*rio, não deve compactuar com tal sit*a*ão, e possibil*tar </line>
<line> mecanismos d* soluç**. </line>
</par>
<par>
<line> Prez*-se, aqui, pela pro*eçã* ao tra**lhador, sendo este, *art* hiposs**iciente </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> r*lação trab*lhista, fato </line>
<line> qu* </line>
<line> c*loca em risc* a </line>
<line> di*n**ade da pe*soa humana </line>
<line> que é cl*usula </line>
</par>
<par>
<line> pétr*a em n*ss* ord*namento jurí*ico * *rin*ípio basilar do *ireito *rasi*eiro. </line>
</par>
<par>
<line> 1 "*i**o", de acordo com o Dicionário Aurélio (2002), é u* estado de *ndefini*ão ou *ncerteza. "*i*bo j*rídico </line>
<line> pr*videnc*ár*o-tra**lhi*ta", signific*, pois, * au**ncia d* t*abalho, de *ec*bimento de salário e de benefício </line>
<line> previdenci**i* (CAVALCA, 2*1*, p.2). </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, *rt. 6, p. 114-128, m*r./abr. *0*9 ww**.f*anet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *esponsab**i*aç*o *ível do E*pre*a*or N*s Cas*s de "Limb* Juríd*co Trabalhista Previ*enciário" </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> P*etende-s* com esse trab*lho, apres*ntar hip*teses d* *olução para o "li*bo j*rídico </line>
</par>
<par>
<line> tra*alhista previde*ciário", </line>
<line> enfo*ando o **todo hipotético-dedutivo que propõem os </line>
</par>
<par>
<line> seguintes pro**dime*tos *uce*sivos: "a verificação do probl*ma; a fo*mulação das hipóteses </line>
<line> de sua soluçã* e a c*nd*ção *o pr*cesso de *alseamento ou co**obor***o das hi*óteses". </line>
<line> (MEZZA**BA; *ONTEIRO,201*, p.98). </line>
<line> 2 REFERE*CIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 *ignidade da pes*oa humana </line>
<line> A *onst*tuição Federa* de 1988 pr*vê o* valores soc*ais do trab*lhador e a digni*ade </line>
</par>
<par>
<line> da pe*soa *umana como princípi* basila* do </line>
<line> **de*amento *ur*dico pátrio. D* tal *orma, em </line>
</par>
<par>
<line> seu art. 1º, in**sos III e IV, in verbis: </line>
</par>
<par>
<line> *rt. *º A República Federativ* do Bra*il, forma*a p*la união indis*ol*vel dos </line>
<line> Estados e Municípios e do *istri*o Fe*e*al, co**titui-*e *m E*tado Democr**ico de </line>
<line> Direito e tem co*o f*ndamentos: </line>
<line> [ ...] </line>
<line> III - a digni*a*e da pessoa humana; </line>
<line> IV - o* *a*o*es sociai* *o trab*lho e da livre i*ic*ativa. </line>
</par>
<par>
<line> Ac*rca da dign*dade *a pessoa humana, Vianna (2014) assevera que é "erigida </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> con*iç*o de m*ta-pri*c*pio", e irr*di* valores para todo* os dema** fundamentos (VIA*N*, </line>
<line> 2014, p.*291). O TRT/MG da *º região en*ende s*r uma afr*nta à dignidade hu*ana * r*cu*a </line>
<line> do emprega*o* em aceit*r o empregado de volta *s suas atividades: </line>
<line> LIMBO *UR*DIC* TR*BALHISTA P*EVIDENCI*RIO. A*TA MÉDICA DA </line>
<line> PREVIDÊN*IA S*CIAL - OFENSA À DIGNI*AD* O emprega*or *ão pode </line>
<line> simplesmente DO TR*BALHA*OR, contestar a alta médica previde*ciária, </line>
</par>
<par>
<line> susten*a*do * inaptidão do emp*eg*do para o t*ab*lho, e </line>
<line> deixá-lo s*m qua**u** </line>
</par>
<par>
<line> proteção, à mercê de sua próp*ia sorte. Essa om*ssão não pode ser aceita, porque * </line>
</par>
<par>
<line> co*trato de *rabalho tem função social e essa *ituaçã* de </line>
<line> f*to pode **rar </line>
</par>
<par>
<line> *onsequê*c*as dele*ér*as e* sua vida pr*fissio*a* e a*é fa*iliar. Além disso, *iola a </line>
</par>
<par>
<line> regra do a*tigo 2º CLT, bem como os prin*í*ios </line>
<line> *a conti*uid*de da *elação d* </line>
</par>
<par>
<line> emprego, </line>
<line> *a *ignidade do ser humano e dos valo*es *o*iai* do trabalho, est*s </line>
</par>
<par>
<line> últimos, mat*ri*l*za*os n*s in**so* III e IV ar*igo *º da Constituição F*deral. </line>
</par>
<par>
<line> (TRT/MG - PROCESSO </line>
<line> nº **10779-44.2*15.5.03.0110 (RO) R*COR***TE: </line>
</par>
<par>
<line> ANTON*O M*RCOS ALVES RECORRI*A: VILAS* CONSTRUTO*A LT*A </line>
<line> RE*AT*R: JUIZ C*NVOC*DO HELDER VASCONC*LOS GUIMARÃES. </line>
<line> Acórd*o em: 28/0*/2016). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. 6, p. 114-128, mar./abr. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. S. Cas*iglioni, C. A. He*s </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, o p*incípio da **gnidade da pes*oa humana tem sido base p*ra as decis**s </line>
<line> ju*iciais e, *o caso do li*bo *urídic* trabal*ista previdenciári*, ele resguarda o *ireit* a* </line>
<line> *ín*mo e*iste**ial que, por sua ve*, nor**ia as condições básicas para a vida. (AN*ELIS, </line>
<line> 2016, p.11). </line>
<line> Caval*a (2017) nesse *specto con*ribui: </line>
</par>
<par>
<line> A situa*ã* de "limbo j*rídi**" vem se </line>
<line> *e*etind* com certa frequência na *e*r* </line>
</par>
<par>
<line> ***oral, * expõe o empregado (p*rte mai* fr*gil na relação) a um q*adro *e *usência </line>
<line> de salário (o empr*ga*or, por en*en**r qu* ele está inapto, deveria *eceb*r *enefício </line>
<line> previdenci*rio) e f*lta d* cobertura p*e*id**ciár*a (o I*SS, ao dar alta ao segurado, </line>
<line> entende que e*e pod* retornar ao t*abalh* e auferir a con**ap*estação respe*tiva). O </line>
<line> trabalha*or recebe alta através da pe*ícia **dica previdenciária, é consi*e*ado *pto </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o trabalho pelo órgão p*evidenci*rio, mas, o empregado*, *ubmetendo-* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exame médico de retorno, declara o em*regado como inapto para o t*abalho, não </line>
</par>
<par>
<line> permitindo o *eu retorno, inclusive p*ra rea*aptação </line>
<line> em ou*r* f***ão. </line>
<line> D*ant* do </line>
</par>
<par>
<line> quadr* ora retratado, repita-se, o trabalhador se encontr* em *erdadeiro "limbo </line>
<line> juríd*co-*aboral". Se considerado apto p**o INSS, n** **m *ais di*e*to a* benefício </line>
<line> po* *uxílio-ac*dentár*o. Consi*er*do inapto pela *mpresa, não pode retorna* ao </line>
<line> tra*al*o. E impedido de re*ressar a* t*abalh*, não recebe salá*io e vê-se até atingido </line>
<line> em sua dignidad* como *esso* e cida*ão t*abalhador. (C*VALCA, 20*7, p.*). </line>
<line> (Grifos nosso). </line>
<line> Segund* Treviso (2016) "precisamos *usc** um mecanism* que *ossa, *fe*i*a*ent*, </line>
</par>
<par>
<line> e*uilibrar est* problema </line>
<line> den**inado *omo "**mbo </line>
<line> jurídic*"". Para cons*guir tal fato, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*lução e*tá cal*ada no valor social do traba*h*, *o respeit* à pess*a humana * na ga*a*tia do </line>
<line> mínimo existencial. (TR*VI**, *016, p.15). </line>
<line> 2.2 Auxílio-do*nça acidentário </line>
<line> A Co*s*ituição *ederal *e 1988, *m **u a*t. 194, exp*ica que * seguridade s*cial </line>
<line> "***preend* um conjunto integr*do de açõ*s de iniciativa *os Pod*r** Públicos e da </line>
<line> soc*edade, *e*tinadas a asseg*rar os d*reitos re*ativos à saúde, à pr*vidência e à assistência </line>
</par>
<par>
<line> so*ial", sendo um Direito Fundam*ntal Social de c*da indi*íduo. De *al m*do, </line>
<line> possibilit* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sub*i*tência a* segurado em determin*d*s event*s pre*is*o na Lei nº 8.213/91. </line>
</par>
<par>
<line> *rt. 194. A seguridade *ocial </line>
<line> *ompreen*e u* conjunto integrado de *ções de </line>
</par>
<par>
<line> i*icia*i*a dos Pod*res Pú*lic*s da sociedade, destina*a* a a*segurar e </line>
<line> *s dir*itos </line>
</par>
<par>
<line> r*lativos à saúde, à previdê*ci* e à assistên*i* soci*l. </line>
</par>
<par>
<line> Parág*af* úni*o. Compete ao Poder P*blico, nos termos d* lei, organizar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> seguridade soci*l, com base nos s*g*intes objetivo*: </line>
</par>
<par>
<line> I - universal*dad* da cobertu*a e do **endimento; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. 2, art. *, p. 114-1**, mar./a*r. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Responsabilização Cível do Em*regador Nos Cas*s de "Limbo Jurídico Trabalhista Previdenciá**o" </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> *I - uniformidade e equiv*lê**ia do* benefícios e serviços </line>
<line> às </line>
<line> populações urbanas e </line>
</par>
<par>
<line> rurais; </line>
</par>
<par>
<line> III - seletivid*de * d*str*butividade na *r*stação do* ben*fícios e serviços; </line>
<line> IV - irredutibil*dade do valor dos benefícios; </line>
<line> V - *qüida*e *a *orma de par*ic*pação no custeio; </line>
<line> VI - *iversidade ** base de f*n*nciamento; </line>
</par>
<par>
<line> *II - ca**ter democrático </line>
<line> e de*c*ntralizado da administr*ção, *ediante gestão </line>
</par>
<par>
<line> quadripar*ite, c*m parti*ipação *os trabalhadores, dos empregadores, dos </line>
<line> aposentados e do Governo nos ó*gãos colegiados. (BR*SIL, 198*). </line>
<line> A P*evidê*c** So*ial *em como instituições o Ministéri* da Pr*vidência e *ssi*tê*c*a </line>
</par>
<par>
<line> Social e Instituto Naciona* do S*g*ro * </line>
<line> Soci** (IN*S), </line>
<line> assegurand* as se**intes p*estaçõe*: </line>
</par>
<par>
<line> ap*senta*oria por idade; aposent*d**ia por invalidez; *pos*ntadoria </line>
<line> p*r tempo de </line>
</par>
<par>
<line> contribuição; a*os*nt*doria especial; salári*-família; s*lário-mate*nidade; auxílio-acidente2; </line>
<line> auxí*io-do*nça; pe*são *or morte e aux**io-reclu*ão. (B*ASIL, 2018). </line>
<line> O aux*lio-doença acid*ntário, elenc*do nos a*t. 59 a 63 d* *ei nº 8.213/*1, refere-se à </line>
</par>
<par>
<line> incapac*dade *o e*p*egad* po* mais de quinze dia* consec**ivos </line>
<line> *e exerc** a atividade </line>
</par>
<par>
<line> lab*ra*iva, *uj*s qui*ze p*ime*ros dias d* afa*tamento são as*umi*os pelo empreg*do*, e os </line>
<line> demais dias *elo INSS3. *ssim, é um bene*í*io previdenci*rio que não possui l*mites *e </line>
</par>
<par>
<line> concessão, pod*ndo o </line>
<line> empregado soli**tar sem*re qu* *ecessitar, *endo *omo *xigên*ia: </line>
</par>
<par>
<line> incapac*dad* par* a atividade </line>
<line> laborat*v* pos*eri** à fil*aç*o4; p*recer da pe*íci* médic* *o </line>
</par>
<par>
<line> INSS, *onfirmando * incap*cida*e **ra o trabalho ou a***idad*s pessoai*. (*AVALCA, 201*, </line>
<line> p.7). </line>
<line> Quando o emprega*o recu*er* a *apacid*d* *ara a ativ*dade labo*ativa, ates*ada por </line>
<line> médicos do INSS, encer*a-se o p*gamento d* *enefí*io *revidenciário, e in*cia-s* o per*odo </line>
<line> de estabi*id*de provisória de d*ze meses. Nesse sen**do o Decreto nº 5.844 *e 2006, no *rt. 1º </line>
<line> p*rágrafos *º e 3º nos diz: </line>
<line> Art. * - O art. 78 do Regul**ento da Previd*ncia *o**al, a*r*v**o pe*o De***to no </line>
<line> 3.048, de 6 de m*io de 1999, passa a vigora* *crescido dos se*uintes parág*afos: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Nos *ermos d* art. 7º XXVII* da CF/88, o benefício acide*tário não exc**i a possiblidade de rep*ração civil </row>
</column>
</par>
<par>
<line> pelo emprega*or e* *elação *os danos causados po* casos de culpa ou dolo. </line>
<line> 3 O *fastamento do e*pre*ado por *otivo de saúde, q*a**o inferior a *5 dias, deve ser suport*do pela própria </line>
</par>
<par>
<line> empresa, hipótese de interrupção *o *ontrato, eis </line>
<line> que *averá pagame**o *e s*lári** a despeito de inexist*r a </line>
</par>
<par>
<line> *restação de serviços. Se, no *ntan*o, o afastame*to exce*e* esse prazo, a partir do décimo s*xt* dia caberá ao </line>
</par>
<par>
<line> *NS*, m*diante pe*ícia médica p**a ates**r * incapacidad* para trabalho, a concessã* d* aux*lio-do**ça. o </line>
<line> (MASSONI, 2012, p.11). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 O período *e ca*ência *e no m*nimo d**e *ontribuições mensais - art. 24 a 26 da Lei *º *.213/91, não </row>
<row> *xigid* p*ra a conc*s*ão do bene*ício. </row>
<row> Rev. FSA, *eresina P*, v. 16, n. 2, art. *, p. 114-128, mar./abr. 2019 w*w4.f****t.com.br/r*vista </row>
</column>
<column>
<row> é </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. S. Ca*tig*io*i, C. A. Hees </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> "§ 1. O INSS po*erá es**belecer, mediante avaliação *édico-pericial, o prazo qu* </line>
<line> *ntende* sufici**t* p*ra a recupera*ão da cap*cidad* p*ra * t*abalho d* *egurado, </line>
<line> dispen*ad* nessa hi*ótese a realização de nova pe*íci*. </line>
</par>
<par>
<line> § 2. Caso * p*az* </line>
<line> concedido para a </line>
<line> *e*uperação s* revele insuf**iente, o *egurado </line>
</par>
<par>
<line> ***erá solicita* a **ali**ção *e nova perícia mé*ic*, na forma est*belecida pelo </line>
<line> *inistério da Previdência **cial. </line>
</par>
<par>
<line> § 3. O *o*ume*to *e </line>
<line> concessão do auxílio-doenç* conterá as informações </line>
</par>
<par>
<line> necessá*i*s para o re*uerimento *a nova avaliaç*o médico-per**ial. " </line>
<line> Ficando pro*ada pelo médico-p*ri*ial d* INSS a inaptidão do empregado *a*a a </line>
<line> atividade laborativa, seu benefíci* é ativ*do novamente. E* c**o contrário, é f*nd* o </line>
<line> bene**c*o, e as obri*ações do *mpregador *om o emp**gad* s*o restabelec*das. (*AV*LCA, </line>
<line> 2017, p.7). </line>
<line> 3 RESULT**OS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 * "limbo jurídico t*abalhista pr*videnc*ár*o" </line>
<line> O trabalha*or é p*rte hipossufici*nt* da relação de trabalho e da re*ação </line>
</par>
<par>
<line> pr*videnciária. O princípio do in </line>
<line> dubio pro miser* ou *ro *perário, defende aplicação a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> norma mais f*vorável be*éfica a* *rabalhador. Assim, trata de *ma *arantia de pro*e*ão, e </line>
</par>
<par>
<line> c*m </line>
<line> a*licação d*s </line>
<line> norma* contidas no s*s*ema de pro**ção s*cial. (NASCI*ENTO, 2004, </line>
</par>
<par>
<line> p.*2*). </line>
<line> Sendo * tra*alhador a parte h*possufici*nte, ressalt*-se a *mportância de sua proteção </line>
</par>
<par>
<line> nos casos de "l*mbo *urídico trabalhista previdenciário", uma ve* que está e* r*sco a sua </line>
<line> *r*pria sub*istência. Nes*e contexto, * "*imbo jur*d*co" ac*ntece quando * trabalhador *ecebe </line>
<line> al*a do INSS, e tem seu benefício *ancelado, sendo ob*iga*o a *etornar às suas ativ*dades </line>
<line> l*bo*at*va*, contudo lhe é vedado, esse ret*r*o, p*r ser con*iderado ainda inapto, d* aco*do </line>
<line> c*m * laudo médico *a e*presa, fi*ando de**mparado *o *omento em qu* mais necessita de </line>
<line> aju**. O empregado, *a situação de "l*mbo ju*ídi*o", fica impedido de exercer *u*lquer *utr* </line>
<line> atividade, dev*ndo *guardar a sol*ção de **u pr*b***a. (TRE*ISO, *0*5, p.18*). </line>
<line> Diante do exposto *asson* (2012) entende: </line>
</par>
<par>
<line> A situação - </line>
<line> lastimável - vem send* desi*na*a por "limbo jurí*ico", um h*ato da l*i </line>
</par>
<par>
<line> em *er*os de proteção ao tra*alhad*r, o qual estaria duplamente desamparad*: </line>
<line> perante o INSS recebeu alta méd*ca e t**e suprimido o seu benefício pre*idenciário; </line>
<line> perante o empregador, que se recusa a rea*aptá-lo e tenta *ovame*te e*cami**á-l* à </line>
<line> Re*. *SA, Teres*na, v. 16, n. 2, a*t. 6, p. 114-128, mar./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Respon*abilização C**el do *mpregador Nos *asos de "Limbo Jurídico Trabalhis*a Prev**enciário" </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Pre*idênc** Soci*l sem reativar o con*rato de traba*ho antes suspenso. (MASSONI, </line>
<line> 201*, *.*1). </line>
<line> Santos e Ra**gnin (2018) complementam: </line>
<line> O e*p*egado *uando se *nc*ntra em uma situação de l*mbo jurídico previdenciário </line>
<line> tra*alhista f*ca em **tal abandono, vi*to que existe a escusa por parte d* INSS e do </line>
<line> em*regador em solucio*ar o problema, de *od* *ue, faz com que e*se funcionário </line>
<line> perma*eça em *ma si*uação *ifícil, já que fica um jog* d* vai e vem para saber de </line>
<line> *uem é a responsabilidade. Ao fi*al, * problema nã* é resol*ido e esse trabalhad*r, </line>
<line> q** é o princi*al *nteressad*, sai pr*judicado. (SANTOS; RAFAGNIN, *0*8, </line>
<line> p.*33). </line>
<line> O "li*bo *urídico tra*alhista previden**ári*" d*ixa o traba*had*r em uma situ*ção </line>
<line> desumana, ao mesmo *emp* que tem seu be*efíci* p*evidenciário cortad*, tem * remuneração </line>
<line> salarial suspen*a, sur*in*o assim a *eguinte ind*gação: Quem dev* su*ort*r os ônus </line>
</par>
<par>
<line> de*or*e*tes d* tal situação? O empregador ou * IN*S? Pa*a tan*o, *erá ana*isado a segu*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> respon*abilida*e *o empregad**. (ANGELIS, 2016, p.*). </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 A responsabilid*de civil do *mpr**ador </line>
</par>
<par>
<line> Na relação trabalhi*ta, o cont**to de trab*l*o é * víncul* q*e ca*acteriza obrig*ções e </line>
<line> deveres, tendo como característ*cas *nerentes a consensual***de e*tre a* partes e o contr*t* </line>
<line> in*uitu personae. Assim, o acordo de vontades é o fa*o *urídico, mas importante do c*ntrato, </line>
<line> send* este, * ato *ropulsor da relação trab*lhist*. (DELG*DO, 2015, p.*5). </line>
<line> O con*rato de tra*alh**o é o a*o que re*r*se*t* o inte*esse *o emp*egador e do </line>
<line> trabalhado* *ara a p*e*tação de serv*ço, e está * mercê de aco*tecimento* inesperados, como </line>
<line> o aciden*e de tra*alh* ou doenç* ocupa*io*al, ocasio*ando a suspensã* do contrato de </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o. Ass*m, a susp*nsão contratua* </line>
<line> ocorre quando o trabalha*or, de fo**a tem*orá*ia, </line>
</par>
<par>
<line> deixa de prest** serviço ao empregador e tem sus*enso o *a*amento do salário. (CAVAL**, </line>
<line> 2017, p.9). </line>
<line> Santo* e Rafagnin (2018) esclarecem: </line>
<line> A suspensão con*ratual dec**re do período e* qu* * empregado deixa *e prestar </line>
</par>
<par>
<line> serv*ç*s a* em**eg*dor, f*can*o su*penso o* efei**s contrat*a*s. D*ante disso, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tr*ba*had*r não recebe a *ontraprestação por part* do empregad*r. Dest*ca-se, como </line>
<line> ex*m*lo, o fun*ionário que é afas*a*o das atividades lab*r*tivas p*r incapac*dade e </line>
<line> pas*a a re**ber *ux*lio *r**idenciário, desse *odo, o contrato com * empregadora </line>
<line> *stará s*spenso. (SAN**S; RAFAGNIN, 2018, p.122). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina P*, v. 16, n. 2, *rt. 6, p. *14-128, mar./abr. 2019 </line>
<line> w*w*.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. S. C*st*glioni, C. A. Hee* </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> *m *ela**o à sus*ensão contratual5, esta consist* na sustação t*mporá*i* d*s efeitos </line>
<line> contr*tua**, pr*valecendo o vínculo empregatíc*o entre as partes, *estacando-se tr** </line>
<line> modal*dades: a susp*ns*o por motivo al*eio à *ontade *o trabalhador; a s*sp*nsão por motiv* </line>
</par>
<par>
<line> líci** atr*buível a* trabalha*or e a **spe*são por motivo i*ícito ao traba**ador. No cas* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> suspensão, por motivo alhei* e líci*o, n*o exi*te, por part* do t*abalhador o* do empregad*r, </line>
<line> uma conduta dive*sa daque*a esta*el**ida no contrato, m*s a**nas u* aconteciment* </line>
<line> *nesperado. (AN*ELIS, 2016, p.11). </line>
<line> De tal mo*o, o tra*alhador *fastado de s*a função e* decorrên*ia de proble*as de </line>
</par>
<par>
<line> *aú*e, tem * direit* de r**ebe* o *ux*lio previ*enc*ário, por ter </line>
<line> o* efeitos contratuais </line>
</par>
<par>
<line> suspensos. E quando *eceb*r </line>
<line> alta da Previdência Social, t*dos ** *feitos contr*tuais6 </line>
</par>
<par>
<line> retornaram, voltando ao seus status </line>
<line> anterior </line>
<line> de func*onário, fica*do à d*spos*ç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> empregador. (SA*TOS; RAFAGN*N, 2018, *.*24). </line>
<line> Des*a feit*, quan*o o empregador proíbe o tra*alha*or de ret**nar às suas atividade*, </line>
<line> não r*adaptando* a u*a nova função, o pagame*to salarial d*ve s*r man*ido, pois os efeito* </line>
</par>
<par>
<line> c*ntratuais retornar c*m a </line>
<line> al*a da previdê*cia e o mesmo f**a à disposição do empregad**. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e víeis, a Co*sol*dação da* Leis do Tra*alho (CLT), em seu *r*. 4º, ilud*, "Co*sidera-se </line>
<line> como *erv*ço *f*ti*o o período *m que o emp*eg*do e*teja à *is*o*ição do empregador, </line>
<line> aguardando ou exe*ut**do o*d*ns". (MASSONI, 2012, p.*). </line>
<line> Ademais, a *LT, em se* art. 2°, complementa: "Considera-se empregador a *mpresa, </line>
</par>
<par>
<line> individual *u coletiva, que, ass*mindo os ri*c*s da *t*vidade econômi**, adm*te, *ssa*aria </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dirige * pre*tação p**soal de **r*iço". Como visto, os riscos da atividade econômica é o </line>
<line> em**egador que *eve s*portar; *e tal forma, Ang*lis (2016) r*ss*lta **e o empre*ador </line>
<line> ass**e os ricos do estabeleciment*, da empresa e do pró*rio contrato de trab*lho, *e*do este </line>
</par>
<par>
<line> o*erado nos casos de "limbo juríd**o" * não o e*preg**o que é a pa*te hi*ossuficiente </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> **la*ão cont*at*al. Con*udo, se o laudo m*dico ** INSS não *presentar a re*l si**açã* d* </line>
<line> emp*egado (o empregado realmente esti*er i*ap*o a *rabalh**), o **p*egador pode e dev* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 O contrato, </row>
</column>
<column>
<row> esta*d* **s*e*so, não p*de ser r*scindido durante o *fastamento d* em*regado em gozo do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> auxílio-doença. * CLT </line>
<line> genericamente (a*t. 471) assegura a* e*pr*gado afastad* do emprego, por oca*ião de </line>
</par>
<par>
<line> sua vo*ta, tod*s as vanta**ns em que em sua *u*ênci*, ten*am sido atr**u*das à catego*ia a que per*enc*a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> e*presa. Há r**ativo c*nsenso d*ut*inário e juri*prudenc*al n* sen*ido de qu* o efeito gerado pelo afas*amento </line>
<line> do e*pregado ao IN*S é * preser*ação do empreg*, o que s*gnifi*a q*e o *mpreg*do não po**rá ser di*pensado </line>
<line> qua*do o contrato estiver su*pe*so, salvo *or jus*a caus* ou e*cerramen*o da *mpresa, do c*ntr*rio a *i*pen*a * </line>
<line> *ul*.(MASS*N*, *012, *.8). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 É </row>
</column>
<column>
<row> impor**nt* ressaltar, que duran*e * afastam**to do t*abalh**or por acidente de tr*balho ou do*nça </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ocupac*onal, o deposito *o Fu**o de Garantia por Tempo de Serviço é m*nt**o normalmente. (B*ASIL, 2*18). </line>
<line> 7 Ao re*nserir o emp*egado, o empregador deve r**l*ca-lo em ou*ra função com*atível com sua *nferm*dade, de </line>
<line> modo que não a*arrete *o*os p*oblemas de saúde e nem pi*re o *eu es*ado. (SANT*S; RAF*GNI*, 2018, </line>
<line> *.122). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 16, n. 2, art. 6, p. *14-12*, mar./abr. 2019 w*w*.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Responsabiliz*ção Cí**l ** Empregador Nos Cas*s de "Limbo Jurídic* Trab*lhis*a Previdenciário" </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> i*gres*ar com um processo cont*a a Previdência S*c*al, para ser *ess*rcido *o pr*juízo e z*lar </line>
<line> pela c*ntinuidade do aux*lio benefício de seu col*bora*or. (ANGELIS, 2016, p.*4) </line>
<line> 3.3 A responsabiliz*ção pelo dan* m*ral </line>
<line> Com * alta *reviden*iária, *lém da respon*abilid*de pelos *roventos de natur*za </line>
<line> tr*balhi*ta, o empregador t*mbém pode ser c**denado a pagament*s de danos morais, pois a </line>
<line> *itua*ão d* "limbo jurídico" em que o empregador se encontrava, é uma afronta ao p*incípi* </line>
<line> da digni*a*e da pessoa humana e do va*or *ocial d* trabal*o. (ANGE*I*, 2016, p.1*). *esse </line>
<line> entendi*ento, já te*o* alguns j*lgados favorá*eis ao pagamento do dan* *or*l, c*mo o caso </line>
<line> do TRT ** 3º região: </line>
<line> DANO *ORAL - RE*USA *NJUSTI*ICADA NO RETORNO DO EMPRE*ADO </line>
<line> *O TRA*A*HO - A r*c*sa *m receber o auto* de volta ao trabalho, deix**do-* </line>
<line> sem receb*mento *e re*uneração, tend* ciênc*a da neg*tiv* do IN*S em pagar-lh* </line>
<line> be*efício pr*vi*enciári*, mostra-s* não só *rbi*rária, como a*tié*ica e *o*trária aos </line>
<line> parâmetros sociais. *ssa atitude, além de nã* ter *espaldo no ord*namento jurídico, </line>
<line> revela a*en*s seu intuito de esqui*ar-se dos ônus devid*s perante o trabal*a*or. </line>
<line> Praticou v*rd*deira burla a*s d*reitos da dig*i*ad* do c*d**ão *mprega*o, de f*rma </line>
</par>
<par>
<line> abusiva e absolutamente a*he*a às </line>
<line> garan*ia* constitucionais. A***m, * *mper*o*o </line>
</par>
<par>
<line> recon*ec*r que a *eman*ada deixou de **se*va* * pr*ncípio básic* da di*ni*ade da </line>
<line> *essoa humana (artigo *.o, III, CR/88), *lém de vulnera* o primado valor so*ial do </line>
<line> tr*bal*o (ar*igo 1o., IV, CR/88), pelo que, a indenização de*orrente do dano moral </line>
<line> mostra-se p*enam*n*e devida. </line>
<line> (TRT-* - RO: 1676*08 003*9-200*-068-03-00-2, R**ator: Jorge Berg de Men*onca, </line>
<line> Turma Rec*rsal de J*iz de Fora, Data de Pu*licação: 17/09/2008 DJMG. Págin* 15. </line>
<line> Bolet*m: *ã*.) </line>
<line> Como visto, *a re*usa e* receber o em*regado de *o*ta ao trabalho, o em*regador </line>
</par>
<par>
<line> arco* com to*os os </line>
<line> ônus traba*hista *ai* o *ag*men** p**o dano moral, adv*ndo do </line>
</par>
<par>
<line> desampar* ou da si*uação do "*i**o jurídico trabalhista p*evidenciário" submetid* ao </line>
<line> emp*eg*do. (TREVISO, 2015, p.9). </line>
<line> 3.4 Hierarquia pericial: INSS x empresa </line>
<line> S*b*e o debate *m qu*stã*, é rele*a*te *onside*ar a relação hierárquic* ent*e as </line>
</par>
<par>
<line> p**ícias médi*as: pe*íci* méd*ca do INSS e per*cia médica </line>
<line> da empre*a. *esse sentido, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Súmula nº 15 d* TST acerva: "a *ustific*ç** da aus*ncia *o empregado motiva*a por **ença, </line>
<line> par* * *ercepção do *alá*io-enfermid*de [...], deve observar a o*dem preferencial dos </line>
<line> ate*tados médicos esta*e*ecida em lei". Assim, Aguiar *oares e Soares (2*14) es*lar*cem que </line>
<line> *ev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 2, art. 6, p. 114-128, mar./ab*. *0*9 *w*4.fsanet.com.*r/rev***a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. S. *astigli*ni, C. A. He*s </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> o *test*do mé*i*o em*tid* pelo perito do INSS é superior ao at**tado médico emitido pelo </line>
<line> **rito da empresa. (AGUIAR; SOARES; SOARES, 2014, p.11). </line>
<line> A Lei nº 605 de *9*9 em *eu art. 6º, §2º, entende que: </line>
<line> Art. 6º § 2* - A doença ser* comp*ovada *ed**nte ate*tado de m*dic* da i*stituição </line>
<line> *a p*evidência soc**l a que estiver f*liado o empregado, e, na falta dest* e </line>
</par>
<par>
<line> sucessi*amente, </line>
<line> de médico do Ser*iço S*c*** do Comércio ou </line>
<line> da In*ústria; d* </line>
</par>
<par>
<line> médico d* empresa o* po* ela desi*nado; *e médico a servi*o </line>
<line> de representação </line>
</par>
<par>
<line> Fede*al, </line>
<line> Est*dual ou *un*ci*al inc*mbid* de ass*ntos de higiene o* de saúde </line>
</par>
<par>
<line> pú*l*ca; </line>
<line> ou não existindo **tes, na localidade em que trabalhar, de **dic* de sua </line>
</par>
<par>
<line> esco*ha. (**ifos nosso). </line>
<line> O a*t. 30, inc**o I, §3º do mesmo dispositivo *o**lementa: </line>
</par>
<par>
<line> A*t.30, I, 3º Co*pete priva*i*amente aos ocupantes do cargo de Perit* Médico § </line>
</par>
<par>
<line> Previdenciário </line>
<line> o* de Pe*ito Médi** *a Pre*idência Social e, supletivam*nte, ao* </line>
</par>
<par>
<line> ocupantes do cargo de Supervisor Mé*ico-Pericial da Carre*ra de que **ata a Lei no </line>
</par>
<par>
<line> 9.620, de 2 d* abril de 19*8, n* âmbito do Instituto Nacional do Segur* S**ial </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> INSS * </line>
<line> do Mini*t**io d* Previdênc*a Soc*al MPS, - </line>
<line> o exercício das ativid*des </line>
</par>
<par>
<line> Médi*o-P**ic*ais in*rentes ao Regime Geral da Pre*idência So**al *e que tra*am </line>
<line> as Leis nos 8.*12, de 2* de *ulho de 19*1, * 8.213, de 24 *e *u*ho de 1991, e * Lei </line>
<line> no 8.742, de 7 de dezem**o de *993, e, em especial a: </line>
</par>
<par>
<line> I - emis*ão *e parecer c**c*usi** q*anto * </line>
<line> cap*cidad* l*boral para fins </line>
</par>
<par>
<line> previd*nciários. (G*ifo* n*sso). </line>
</par>
<par>
<line> Angel*s (201*) afirma que o *édico do I*SS é um servi*or *úblico investido de </line>
</par>
<par>
<line> presun*ão relat**a de veracidad* a* realizar um laudo no ex*rcício d* *uas </line>
<line> funções. </line>
</par>
<par>
<line> (ANG*LIS, 2016, p.17). </line>
</par>
<par>
<line> Como apresentado, o lau*o médico d* perit* *o INSS se*á sempr* supe*i** ao laudo </line>
<line> auferid* pelo *édi*o da *mpresa. Vist* i*s*, a tendência majori*ária é ** a*ribuir a </line>
<line> responsabilidade pelo pagamento dos salá*ios após a a*ta m*dica ao emprega*o*, mes** qu* </line>
<line> o *mpreg*do esteja nitidamente sem *ondições para trabalhar. De aco*do com *assoni </line>
</par>
<par>
<line> (20*2), **i*e-s* q*e * "empresa cumpra sua funç** soc*al e se *gnora qu* a </line>
<line> Previdên*ia </line>
</par>
<par>
<line> Soci*l </line>
<line> tem e*se dever origi*ário de cumpri-lo, sendo la*entável * postu*a da </line>
<line> Previdência </line>
</par>
<par>
<line> S*cial em nosso *aís". (MA*S*NI, 201*, p.10). </line>
<line> ***se sentido, Cav*lca (2017) sug*re a criaçã* de vínculos entre mé*ico do tr*balho e </line>
<line> m*dico do INSS, o que s*ria, "sobremaneira, recom*ens*dor para redu*ir a j*dicializ*çã* do* </line>
<line> ca*os divergentes, garantido a* trabal*ador a reso*ução do c*nflito de mo*o mais efici*nte", e </line>
<line> promovendo a saúd*, com o fim colima*o de a*irmar a dig*idade da pess*a huma*a, na </line>
<line> c*ncretude d* *stado *emocrátic* de Direi*o. (C**ALCA, 20*7, p.10). </line>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. 16, n. 2, art. 6, p. 11*-*28, mar./abr. 2019 www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Responsabil*zaçã* Cível d* Emprega*or Nos C*so* *e "Limb* Jurídico Tra*a*hi*ta **evidenciário" </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CO*SI*ERAÇÕES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> Co*o apresen*ado ao lon*o desse trabalho, o "limbo jurídico trabalh*sta </line>
<line> prev**enciário" resulta *a a*ta médica d* segurad* pela Pr*vidê*cia Social e da c*nst**ação </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> in*pt*dão p**a as atividades labor**s </line>
<line> atestada pela períci* médica </line>
<line> tr*balh**ta. Ne*sa </line>
</par>
<par>
<line> situ**ão, o *mpregado fica sem receber * *enefício do INSS, *or s*r co*sid*rado apto para o </line>
<line> labor, e sem receber a *emuneraçã* *alarial, por *er ate**ad* co** *napto para *olt*r as suas </line>
</par>
<par>
<line> funções. Es*a *ituação, deixa o trab**had*r em </line>
<line> u* </line>
<line> *stado *e </line>
<line> extre*a *arência, e coloca em </line>
</par>
<par>
<line> risco a s** pró*ria subsistência. </line>
</par>
<par>
<line> Com a alta médica ** pe*it* do INS*, o </line>
<line> con*r*to ** trabalho *ai *a si*uação *e </line>
</par>
<par>
<line> s*spensão e </line>
<line> *o*ta a pr*duzi* todos os efeit** legais, fi*ando o empr*gado à disp*sição do </line>
</par>
<par>
<line> empr*gador. E*tando o empreg*do * </line>
<line> dis*osição do empregador, e*te tem duas o**ões: </line>
</par>
<par>
<line> reabilita* * *mpregado ou reinse*i-lo em ou*ra função. Em ca** de recusa, * e*p*e*ador te*á </line>
<line> *espons*b*lidad* sobr* a remuneração sal*ria*, *ois é v*dado o desamp*ro ao trabalhador que </line>
<line> lhe colo*ue na situação de "limbo j*rí*ico". </line>
<line> O laudo médico do *erito do **SS é s**erior ao laud* médico do *eri*o do tra*alho, e </line>
<line> de tal f*rma, *cerc* *a (*n)capaci*ade *o emp*egado em volta* as suas atividades, ele poder* </line>
<line> pos*ular *a Justi*a do Trabalho o r*stabelec*mento *e seu salár*o contra o e**re*a*or qu* se </line>
<line> recusa * r*adm*ti-lo, *u pleite*r * resta*ele*imento de seu benefíci* previde*ciário na Justiça </line>
</par>
<par>
<line> C*mum em fac* </line>
<line> d* INSS, caso esteja **nda *mpo*sibilitad* par* retor*ar às atividades </line>
</par>
<par>
<line> *aborativas e não queira ser res*abelecido na empr*sa. </line>
<line> Ficou evidente que o trabalhador, ao receber al*a do I*SS, tem s*us efeitos co*tr*tuais </line>
<line> religados, se*do dev*do o pagamento salaria* * sua r*adaptação ao am*iente do traba*h*. Na </line>
<line> recu*a da empresa em obs*ar o *eu retorno, esta se*á respo*sabilizada a reparar os danos </line>
<line> caus*dos. Assim, o em***gador tem * obr*gação de rem*nejar o trabalhador *a** uma fun*ão </line>
<line> que **o acarre*e ou agrav* o seu **adr* de saúde, d* ta* *odo, a recusa é conside*ada u*a </line>
<line> afronta ao direito t*abalhis*a e à dig*ida*e da pessoa humana. </line>
</par>
<par>
<line> Se **ca* comprovado o erro do laudo pericial do médico do </line>
<line> INSS, o empregado* </line>
</par>
<par>
<line> poderá ingres*ar com um processo cont*a a Previdê*cia Social, soli*ita*do *essarcimen*o o </line>
</par>
<par>
<line> das verbas trabalhistas que arcou com o </line>
<line> empr*gado, e solicitação da suspensão co**ratual a </line>
</par>
<par>
<line> para q** o be**fí*io da pr*vidência seja re*ti*ado e* *ro* do emprega*o. </line>
</par>
<par>
<line> É nítid* * nece*sid*d* d* imp*an*ação d* vi* a*minis*rativa capaz de solucionar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> agil*zar o confli*o do "lim*o jurídico t*abalhist* previdenciário", uma vez que a *mp*esa não </line>
<line> deve se* one*ada *u*nd* *xistir c*nf*itos de la*dos per*ciais, e n*m em face da mo*osidade *a </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina PI, v. 16, n. *, art. 6, p. 114-128, ma*./abr. 20** www4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. S. Castiglioni, C. A. H*e* </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> via ju*icial, dev*ndo assim, question** la*una ai*da *x*stente em nosso o*de*ament* * </line>
</par>
<par>
<line> jurí*ic*, pois </line>
<line> a l*gislação pá*ria </line>
<line> **o traz aparato jur*dico suficie*te pa*a so**cionar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pro*lema do "l*m*o j*rídico p*ev*d*nciári* trabalh*sta", sit*açã* emblem*tica e de </line>
</par>
<par>
<line> insegurança jurídica, qu* nec*ssita de le*isla*ão *s*ecific* d* ma*éria *or </line>
<line> par*e dos </line>
</par>
<par>
<line> operadores do direito. </line>
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<line> inapto pelo empregador. Uma s*lução he*menê*tica em prol da justiça *o trabalho. 1º e*. *ão </line>
<line> Paulo: L*r, 20**. </line>
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<line> Como Referenciar **te *rtigo, c*nf*rme AB*T: </line>
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<line> "Limbo Jurídi*o T*a*a*hista Previdenciário". Rev. FSA, Teres*na, v.1*, n.*, art. 6, p. 11*-128, </line>
<line> m*r/abr. 2019. </line>
</par>
<par>
<line> Contribui*ão dos A*tores </line>
<line> T. G. S. Castiglion* </line>
<line> C. *. He** </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep*ão e planejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e **terpretação dos d**o*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na revis*o crítica d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticipação na a*ro*ação da ver*ão final *o manu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *e*. *SA, T*resina, v. 16, n. 2, art. 6, *. 114-*28, mar./abr. 2019 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)