<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 14, p. 261-280, *u*./ag*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.14
</line>
</par><par>
<line>
A Cultura Organizacional e o F*n*meno Teto *e V*dro
</line>
<line>
Th* *rganizationa* *ulture and t*e Glass Ceil*ng Ph*n*menon
</line>
</par><par>
<line>
Mig*el Ângelo dos **is e A*ruda
</line>
<line>
Mest*e em *estão *m*resari*l pela Faculdade Boa *ia*em
</line>
<line>
E-mail: mpge@un***v.edu.br
</line>
<line>
Ma*ia Auxiliadora *iniz de Sá
</line>
<line>
*outora em Ps*cologia do Traba*ho * das Organizaçõ*s pelo Uni*er*ité de Ro**n
</line>
<line>
E-mail: *ar*a.sa@unifbv.e*u.**
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Pr*fissiona* em Gestã* Empre*arial. Rua **an Émile
</line>
<line>
A*aliado pelo si*tem* T*iple Review: Desk Rev*e* a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Favre, *22. Imbi**beira. *1111020 - Recife, PE - Bra*il.
</line>
<line>
pel* *ditor-Chefe; e b) Double Bli*d Review
</line>
<line>
(*valiação cega por dois av*liado*e* da área).
</line>
<line>
Re*isão: Gram*tic*l, *orm*tiva e de Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. R. Arruda, M. A. D. S*
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Est* t*abalh* discute a influênci* da cultura *rg**izacio*al no f*nômen* t*to de *idro
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
dificuldade *e
</line>
<line>
as*ensão das mulhe*es a cargos mais e*e**do* de uma gra*de institui*ão
</line>
</par><par>
<line>
f*nanceira co* unidades e*palhadas por todo o Estado de *er*am*uco. A pesquisa, qualitativa
</line>
<line>
e *xplor*tór*a, se utilizou dos seguinte* instrumen*os d* coleta de *ados: entrevistas por
</line>
<line>
pauta, an*lise de do**mentos e observações diretas *ã*-*ar*icipant*. *s da*os *o**m
</line>
</par><par>
<line>
analisa*os uti*izando-s* análise de c*n*eúdo. As *espostas à entrevista fo*a*
</line>
<line>
c*nfrontadas
</line>
</par><par>
<line>
*om os elementos/*i**n*õ** e níveis cult*rais presentes
</line>
<line>
no* co*ceit*s de cult*ra
</line>
</par><par>
<line>
organi*aciona* de Schein (2009) e Fleury (1989). Nos result**os, foi identifi*ado que não há
</line>
<line>
nenhum impe*i*ento for*al, dentro *a *m*resa, à ascensão feminina aos c*rgos ger*n*iais,
</line>
<line>
mas que tampouc* a cultu*a *rganizacional responde *e fo*ma signifi*at*va pelo fen*meno.
</line>
<line>
Palav*as-Chav*: C*lt**a Or*a*i**cional. *eto *e **dro. *ulh*r*s. Ger*ntes.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
Th*s **per dis*usses *he infl**n*e of organi*ational culture on the gl*ss ceiling phenomenon -
</line>
</par><par>
<line>
women 's diff*culty in ascending to the hi*her positions
</line>
<line>
of large financial *nstit*tion with a
</line>
</par><par>
<line>
units scat*ered thro*gho*t the S*a*e of P*rnambuco. The qualitat**e an* explorato*y research
</line>
</par><par>
<line>
wa*
</line>
<line>
carried out using the following data c**lection instrume*ts:
</line>
<line>
panel interviews,
</line>
<line>
*ocume*t
</line>
</par><par>
<line>
analysis and non-*articipant direct observati*ns. Data *ere *nalyzed using
</line>
<line>
content *nalysi*.
</line>
</par><par>
<line>
The respon*es to the in*ervi*w wer* confr*nted with the elements / *imensions
</line>
<line>
and cult*ra*
</line>
</par><par>
<line>
levels prese*t in the organizatio*al culture c*ncepts of Sche*n (2009) and Fleu*y (1989). In
</line>
<line>
the result*, *t was identif*ed that there *s no formal impedimen*, w*thin t*e *ompany, to the
</line>
<line>
feminin* ascent to *he managerial pos*tio*s, **t also that the o*ganiz*tional cu*ture do*s not
</line>
<line>
respond in a signi*ic*n* way *y the phen*menon.
</line>
<line>
Keywords: O*ga*izat*onal Cultur*. Ce*ling *lass. Wom*n. M*nagers.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. 1*, *. 4, art. 14, p. 261-28*, j*l./ago. 2019
</line>
<line>
w*w4.f*an**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A C*l*ura Organizacional e o Fe*ômeno Teto d* Vidro
</line>
<line>
263
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* visível a i*po*tân*ia que * mulher assum*u no co*texto
</line>
<line>
atual do merc*do
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ra*alh*, aumentando * ocupaç*o de p*s*os, ascenden*o *ie*a*quic*mente nas *ais diver*as
</line>
</par><par>
<line>
funç*es e assum*do profissões tradici*nalmente m*sculina*, além de assumir a direç**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
grandes e*presas.
</line>
</par><par>
<line>
Q*e pesem os avanços incontestes, a rep*esentativ*dade d** mu*heres em cargo*
</line>
</par><par>
<line>
execut***s ou de *ireção e*tá longe de espelh*r a
</line>
<line>
pr*p*rciona*i*ad* das *uas p*e*enças nas
</line>
</par><par>
<line>
organizações. De acord* com o Institut* *thos (2010), apenas *3,7% dos execu*ivo* das 50*
</line>
<line>
*a*ores empre*as do País *ão mulheres, sen*o q*e elas representam 33,1% do q*adr*
</line>
</par><par>
<line>
funcio*al das pesqu*sadas. Nas f**ções de *upervis*o e
</line>
<line>
de g*rentes elas também não estão
</line>
</par><par>
<line>
pr*porci**almente rep*esent*d** (*6,*% e *2,1% re*p*ctiva*ente).
</line>
</par><par>
<line>
Esse fe*ôme*o é **nominado t*to
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vidro (glass ceiling) por vá*io* au*ores
</line>
</par><par>
<line>
(CAVAZOTE et al., 2009; STEI*, 1997; MADALO*ZO, 2011).
</line>
<line>
Muitas ações e*t*o s*ndo *eitas pela* or*ani*a**es e pelo Estad* p*ra reverter essa
</line>
</par><par>
<line>
sit*ação. O programa Pró-e*ui*a*e de Gên*ro,
</line>
<line>
p*r exemplo, **i l*n*ado
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
go*e*no
</line>
</par><par>
<line>
federal,
</line>
<line>
atravé* da S*****aria da* Políticas para as Mulh*res (SPM) e pelo Plano Nacional
</line>
</par><par>
<line>
para as Mu**eres, em par**r*a com o F*ndo
</line>
<line>
de De*en*olv*m**to das *a*ões Uni**s para
</line>
</par><par>
<line>
Mulh*res (UNIFEM) e com a Orga*ização Int**na*i*nal *o Trabalho (OIT) (SEC*ETARIA
</line>
<line>
DE *OLÍT*CAS PARA AS M**HERES, 2013).
</line>
<line>
A *niciativa t*m como obje*ivo *es*n*ol*er novas concep**e* e procediment*s **
</line>
</par><par>
<line>
gestão *e pes*oas * na cult*ra or**n*zacional p**a alca**ar a equidade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
gêne*o no mun*o
</line>
</par><par>
</page><line>
d* trabalho. *s empresas part*cipantes c*ncorrem, apó* o *er*odo *e um ano, a* selo *ró-
</line>
<line>
equidade d* *ê**ro se at*ngirem os objetiv*s do Pr*gra*a e as metas *raçad*s *m s**s
</line>
<line>
Pla*os de Ação.
</line>
<line>
O Banco Beta, *ong*omerado finan*e*ro n*cion**, é uma das em*resas **e mai* *em
</line>
<line>
sido c*r*if*c*da por esse Programa *a SPM. O Banco rece**u * selo *ró-*qui*ad* de Gênero
</line>
<line>
em *od*s a* ediçõ*s de *** partici*ou. Além des*a in*ciativa, o Banco possui várias ações de
</line>
<line>
promoçã* e val*rização da diversidade, tais *omo: tabela salarial ú*ica, independente de r*ça,
</line>
<line>
gêner*, idade etc.; inclusã* de **mpanhe*r*s do me*mo sexo *omo depe*de*t* n* cada*tro e
</line>
<line>
no p*ano *e *aúde *a empresa; progra*a de inserção d* pess** com d**i*iên**a; inclu*ã* no
</line>
<line>
Códi*o de Ética do repú*io * tod* e q*alqu*r f*rma de discriminação etc. (BANCO B*TA,
</line>
<line>
2**4). *ntretanto, apes*r *e tudo iss*, *xiste uma baixa r*presentati*idade das mulhe**s nos
</line>
<line>
ní*ei* h*erár*uicos m*is *l*vados, n*tadamente, em funç*es gere**iais.
</line>
<line>
Re*. *SA, Te*esina PI, v. 1*, n. *, art. 14, p. 2*1-280, jul./ag*. 2019 www4.*sa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. *. Arru*a, *. A. *. Sá
</line>
<line>
264
</line>
</par><par>
<line>
Em *ezembro de
</line>
<line>
*013, o *eta possuía 112.216 funcionár*os, sendo 41,2% *e
</line>
</par><par>
<line>
m*lhe*es. E*tretanto, *as fun*ões d* primeiro gestor1 apenas 10% são mul*e*es (BANCO
</line>
<line>
BETA, *014).
</line>
<line>
Percebe-se qu*, mesmo **tand* em uma Empresa c*rti*icada **m o selo de Pró-
</line>
<line>
equi*ade *e Gêner* (*uja inscriç*o no Progra*a pressupõe um *l*no de ação pa*a ge*i* *
</line>
<line>
diversi*ade), o acesso aos ca*gos mais al*os ai*da * dif*cil para as fu*cio**ria* do Banco
</line>
<line>
Beta.
</line>
<line>
A p*squisa *usco* ident*f**ar a existência ou não de relação entre o fat* de as
</line>
<line>
mulh*res tere* pouc* represen*a*ivi*ade no pre*nchime*to *os ca**os g*renciais (te*o de
</line>
<line>
v*dr*) * a cult*r* organiza*io*al de um grande conglomerado financeiro, na pe**e*ção das
</line>
<line>
ge*t*ras l*calizadas no estad* de Pernambuc*.
</line>
<line>
2 REF*R*NCI** T*ÓRICO
</line>
<line>
2.1 Gênero **s o*ganizaçõ**
</line>
<line>
U* mo*e*to funda*ent*l *o av*nço d* feminin* se deu *a 2ª. Guerra Mundial.
</line>
<line>
Ta*to nos Estados *nidos co*o na França, In*laterra, A*emanha e *nião So**ética, milhares
</line>
<line>
*e mu*heres, em vi*tude da ausência *asculina, in*adira* * mundo do trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente nas indústrias no se**iço p*bli*o (SI*VEIRA, 2008). A autora afirma qu* e
</line>
<line>
essa *resença no mercado de trabalho mudo* o pe*fi* da c*ass* trabalh*dora e desencade**
</line>
</par><par>
<line>
impo***ntes mu*anças de comp**ta*ento e de val*res
</line>
<line>
entre as *ulheres. Espera*a-se que,
</line>
</par><par>
<line>
quando a *uerra acab*sse, a* mulheres volt*ssem para "*s se*s papéis tra*icionais d* dona de
</line>
</par><par>
<line>
casa". Hou*e até cam*anh* nesse sentido, de set*res mai*
</line>
<line>
co**er*adores. *nt*etanto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
situ*ção *ra irreversível: de ** lado,
</line>
<line>
os países preci*av*m de esforço de recupera*ão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
a*raso eco*ôm*co - garantindo *ss*m a existência das vagas; do outro *ado, a m*ior*a
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
mu**eres e*t*nd*ram que ser \d**a de casa\ era apenas um *os *eus papéis.
</line>
</par><par>
<line>
A inserção *a *ulher no mercado de tr**a*h* de forma s**nific*tiva e em todas *s
</line>
<line>
e*feras da *conomia é, n* opin*ão de Flexa (2007), a mudança mais significativa ocorrida *a
</line>
<line>
s*cied*de con*e*porânea. *ss* fenômeno permiti* inicia* * ruptura da dicot*m*a entr* os
</line>
<line>
papéis púb*ico e priva*o atri*uídos se*undo o gênero. Essa *upt*r* pr*duziu trans*o*mações
</line>
<line>
1 *ara o Banco Beta prime*ro gestor é a pessoa resp*ns*vel *or *ma unidade *o banco qu* tenh* contabilidade
</line>
</par><par>
<line>
própr*a e r*gistrada na Receit* Fe*eral como *ma *ilial. Essa unidade
</line>
<line>
pode ta*to ser *ma agência de negócio
</line>
</par><par>
</page><line>
como um escri*ório de ativid*d* me*o, como a assessor*a j*rídica, a á*ea *e RH, de control*s int**n** etc.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, a*t. 14, p. 261-280, jul./*go. 2019 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ultura O*ganizacional e o Fenômeno Teto d* Vidro
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
ma*cantes ** mod* como hom*n* mulher*s p*ssa*am a constr*ir suas *d*nt*dad*s e e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
administra* suas relações d* casamento e família. Ainda *e*und* a autor*, ao r*mper *om tal
</line>
<line>
di*otomia, a* m*lheres desafiaram a metanarrat*va *a*ria*cal legitimado*a de um dos pil*re*
</line>
<line>
d* hi*rar*uia **xu*l na socie*ade *oderna. Colocou-se e* xeque a concepção de uma
</line>
<line>
**tureza fe*inina cujo lug*r so***l era exc*us*vamente o mundo pri*ado.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
vi*da da mulhe* par* o mu*do *o traba*ho
</line>
<line>
nã* se faz sem conflit*s. As vozes se
</line>
</par><par>
<line>
levanta* para fa*ar da m*sculinização das mul*eres que se incorporam ao tra*alho além *e
</line>
<line>
movimento osten*ivo para sua v*lta *os l*res.
</line>
</par><par>
<line>
*s barreira*
</line>
<line>
*nfrentadas pe*as mulheres para partic*par do mund* *o tr*balho fo*am
</line>
</par><par>
<line>
m ui t o
</line>
<line>
gr*nd*s, indep*ndente*ente
</line>
<line>
da classe socia* a que pertences*em. Men*r** sa*ári*s,
</line>
</par><par>
<line>
int**idação física, de*qua**ficação intelectual, assédio sexual *ão alguns dos inúme*os
</line>
<line>
obstácul*s para part*cipar de um am*i*nte defin*do - pe**s home*s - *omo "na*uralmente
</line>
</par><par>
<line>
masculino". Es*e* o****culo* começavam no inter*or da fa*íl*a que hostilizava o
</line>
<line>
*raba*h*
</line>
</par><par>
<line>
feminino fora do lar (RAGO, *01*).
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
precon*ei** e a d*scriminação vêm perden*o
</line>
<line>
ess* l*ta. A presença
</line>
<line>
da mulhe* no
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho *anha força, d*s*aq** e cre*ce c*nsideravelmente nas sociedades cont*mpor*neas.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
partic*pação *a mulher no mer**do *e trabalho nac*onal vem cresce*do de forma
</line>
</par><par>
<line>
significativa e *onst**te desde a década de 1970. De ac*r*o co* a Fund*ção Carlos Chagas
</line>
<line>
(2008), a*enas 18% da* mulheres brasilei**s trabalha*am em 1970. Em 2005 esse número
</line>
</par><par>
<line>
cresceu *ara mais de 53% (IBGE, 2010). Que *ese todo esse cenário fa*orável,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desigualdade *e gêne*o nas organiz*ç*e*
</line>
<line>
**nda * uma *ealidad* no Brasil e no mundo. Em
</line>
</par><par>
<line>
2008 a OIT
</line>
<line>
lançou uma campan*a m*ndial para incentivar *ra*alho decente para a mulher,
</line>
</par><par>
<line>
po* *onside*** *u* a
</line>
<line>
desi*u*lda*e de direitos
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*portunid*des ent*e mulhe*es * homens nas
</line>
</par><par>
<line>
org*nizações é um fenômeno p*edomi*an*e no mundo e que se* enfrent*m*nto se *ornou uma
</line>
</par><par>
<line>
das pr*ncipais bandeiras da
</line>
<line>
Organização. A e*tida*e afi*ma que "*ma c*ndição para *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cres*im*nto econômico dos pa*ses se traduza em menos po*rez* * maior bem-es*ar e *usti*a
</line>
<line>
s*c*a* é me*h*rar a situaçã* relativa das **lhere*" (OIT, **08 e 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Cav*zotte et a*. (2009) destacam t*ês situ*ções n*s quais a desigualdade de gê*e**
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
bastant* evide*te no mer*ado d* t*abalho. A primeira é a diferen*a s***rial (os homens
</line>
</par><par>
<line>
receb*m
</line>
<line>
remuneração super*o* à das mul*eres
</line>
<line>
em *cupaç*e* *dê*ticas). A s*gunda é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
segregação o*upac***al (as mu*heres, em geral, ocup*m postos *e trabalho meno*
</line>
<line>
quali*i**dos e mais mal rem*nerad*s *o que os dos home*s). E por ú*timo, obje*o deste
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 16, n. 4, art. 14, p. 261-280, *ul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. R. Arr*da, M. A. D. S*
</line>
<line>
266
</line>
</par><par>
<line>
tra*alh*, observa-se a di*icul*a*e de asce*são profissional das *u*heres, f*nôme*o p*ra o
</line>
<line>
qual foi cunh*da a expressão teto *e vidr*2 (glass c*il*ng).
</line>
<line>
2.2 Glass ceiling
</line>
<line>
O co*ceito de *eto d* v*dro foi i*trodu*ido *a década de 80 nos Estad*s *ni*os,
</line>
<line>
entend*do co*o uma s*til, mas forte barreira qu* bl*quearia a pr*m*ção d* mulher*s a*s
</line>
<line>
ní*eis superiores da h*erarquia nas orga*izações, indep*ndentemente das *uas qualifica*õ*s e
</line>
<line>
realizações *rofissiona*s (ST*IL, 1997; CAV*ZOTE ** al., 2009; MADALOZZO, 2011).
</line>
<line>
Es*as barreir*s viri** de en*ontro à propen*ão cada vez mai* forte, das mulheres, a
</line>
</par><par>
<line>
assumirem ca*gos de maior res*onsabilidade e de maior exigência
</line>
<line>
técnica, ap**ar d*
</line>
<line>
*inda
</line>
</par><par>
<line>
persistirem as di*er**ças s*lariais, a discriminação quanto ao estado civil e quanto à aparência
</line>
<line>
*ís*c* (OLI*EIRA et al., 2000).
</line>
<line>
*e*derson e F*rre*ra (2012) avaliam ser de grande vali* para as organizações
</line>
</par><par>
<line>
promove*
</line>
<line>
um amb*e*t* de trabalh* di*ersificado onde im*ere a merito**acia e nã* a *ua
</line>
</par><par>
<line>
origem s*cial, **nero ou raça. Entreta*t*, essa
</line>
<line>
promoção pressupõe * com*ate à cultura
</line>
</par><par>
<line>
"masculina" qu* perm*ia as or*anizaç*es e ainda continua sendo um obstáculo
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ascensão das mulheres.
</line>
</par><par>
<line>
Af*nal, não é falta de in*eresse *as *ulher*s ** li*ita*ão do gênero, são os obstáculos
</line>
<line>
des*guai* de ascensã* que *es*s*imulam o nível de ambição das *ulh*r*s. C*mo nã* *st*o
</line>
<line>
dispostas a *agar ** preço m*ior que o* ho*ens pa*a galgar cargos mais al*o*, *erminam se
</line>
</par><par>
<line>
conce*tra*do nos
</line>
<line>
níve*s médios da
</line>
<line>
organização. A* qu* ch*gam às primeiras posiç*es
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
hier*rquia pass*m a compactuar com
</line>
<line>
o modelo masc*lino *igent*, mas *or outro
</line>
<line>
lado
</line>
</par><par>
<line>
**rnam-se s*mbo*os, modelos est*reotipados par* as demais (HEN*ERSON; F*RREIRA,
</line>
<line>
2**2).
</line>
<line>
Em sua pe*quisa, Betiol (2000) co*test* a t*o *ropa*ad* "falta de ambição f*minina"
</line>
</par><par>
<line>
**ra as*ender n* *ierarquia das o*ga*iza*õe*. Pelo
</line>
<line>
*ont*ári*, a grande m*ior*a das
</line>
</par><par>
<line>
entrevis*ada* (graduados/as e* ad*inistração por *ma univer*idade da cida*e *e São Paulo),
</line>
</par><par>
<line>
dec*arou sua intenção i*equív*ca de progresso * sucesso. Não foi iden**ficada
</line>
<line>
*ifer**ça
</line>
</par><par>
<line>
signifi*ativ* ent*e home*s e mulhere* no q*esi*o de importância da c*r*eir*. A pe**uisa
</line>
</par><par>
</page><line>
* Es*e co*ceito é bem *onh*cido n* *rea do* estudos de g*nero e *emin*s**s. Entretanto, há d***rgên*ias na
</line>
<line>
lit**atura a res*eito da origem do te*mo. As f*nt*s *itam co* m**or frequê*cia a repo*tagem sobr* a ascensão
</line>
<line>
profissional das *ulher*s nas empr**as, pub*ic*da em 1986 no Wall St*eet J*urna*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 16, n. 4, art. 14, p. 261-28*, jul./ago. 2019 www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ultura O*ganiz*cional e o *enômeno Teto de *idro
</line>
<line>
267
</line>
</par><par>
<line>
contes** também a "neutr*lida*e" **gan*z*c**nal, *sto *, **e não há predileç*o entre homens
</line>
<line>
e mulhere*, * que vale é a comp*tência. Foram *econheci*as dife*enças por am*os os sexos.
</line>
<line>
A discussão so*re o efeito te** de vidro incentivou a c*iação de uma comissão, cri*da
</line>
<line>
e* *991, pel* Secretaria do Traba*ho nos Estados Unidos. A m*ssão dessa comi*são *ra de
</line>
<line>
id*ntificar uma fo*m* *e regulamen*ar o mercado de trabal*o com o fim de reduzir barreiras
</line>
<line>
enfrentadas pela* m*lheres que as im*edissem de ap**v*it*rem o**rtunidades de carrei*a e *e
</line>
<line>
promoção da mesma forma q*e os h*mens. O tema é *elicad*, p*is o poder público não tem
</line>
<line>
inge*ên*ia nas promoç*es *n*ernadas d*s organizaçõ** e os cr**é*ios para tal n*o são
</line>
<line>
necessariamente pú*l*cos, *epres**tando uma barreira intranspon*vel * invis*vel, m*s
</line>
<line>
perc**t*vel na análise de progressão na carrei*a.
</line>
<line>
*sse conce*to con*r*bui para * e*tendimen*o de duas imp*rtantes q*estões, de *cordo
</line>
<line>
com Lima (2013):
</line>
<line>
a) A *ran****ência do *idro, uma vez q*e as *ar*eiras que impedem a pa*ticip**ão
</line>
<line>
das mulheres em cargos e po*ições de poder não são for**is ou le*ais. Daí * *i*i*uldade de
</line>
<line>
med*r e de açõ*s conc*e*as *a*a suplan**r esses obstácu*os;
</line>
<line>
*) A posiçã* do teto, uma vez que o entrave e*tá n* ascen*ã* da* mulheres. A sua
</line>
<line>
pr*s*nça nas org*nizações já é ** fato co*sumado, e***etanto sua mo*i**dad* *ert*cal dentro
</line>
<line>
das or*an*zações só va* até um determi*ado ponto.
</line>
<line>
Correa (2010) enco**rou, na p*s*uis* fe*ta com gestores escolares, qu* os obstáculos
</line>
<line>
que impedem as mul*e*es de asce*der a nívei* hierárquicos *ais altos sã* *s preconceitos *
</line>
<line>
atitudes contra *s m*lher*s dentro das organizações.
</line>
<line>
Por *i*, uma das razões alegadas no passado par* a baix* representati*i**de das
</line>
</par><par>
<line>
mulhere* em *argos ** a*to escalã* era pouc* a
</line>
<line>
experiên*ia das m**her*s
</line>
<line>
*o mercado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*aba*ho. *ntretanto, de
</line>
<line>
acord* *om Madalozzo (2011) *em nos Estados Un*dos onde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ins*rção fe*in*na no mercad* de tr*balho tem mais de *ei* século, a situação foi elimin*da.
</line>
<line>
2.3 Te*o de vidro em empresas brasileiras
</line>
</par><par>
<line>
Periodica*en*e, o
</line>
<line>
*nstituto Ethos
</line>
<line>
realiza uma das mais import*ntes pesqu*sas sob**
</line>
</par><par>
<line>
diversidade no País chama*a d* \Perfil Social, *a*ial e *e G*nero das 5*0 Maior*s Empresas
</line>
<line>
do *r*sil e suas **ões A*irmativas\.
</line>
<line>
*a edição de *0*0, a pes*uis* constatou um dec*éscimo da p*esença femi*ina *a base
</line>
</par><par>
<line>
e nos níveis intermediários da esc*la h*erárquica. Entretanto, identificou um cresc*mento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
2,* p*ntos, em r*l*ção com o* dados levant*dos em 2007, ** partici*a*ão da *ulher no topo
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. *, art. 14, p. 261-280, jul./ago. 2019 w*w4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. *. Arruda, M. A. D. Sá
</line>
<line>
268
</line>
</par><par>
<line>
da p*râmide. *la* ag*ra *cupam 13,7% do quadro executiv*, u* es*aço hist*ricamente
</line>
<line>
inexpugnáv*l pa*a el*s. *onsiderada a *ér*e histór*ca, a par**r de 2001, *ã* 7,7 pontos de
</line>
</par><par>
<line>
*vanço em relação a uma **rcela inici*l de
</line>
<line>
6% (INSTITUT* ETHOS, *010). *pesar do
</line>
</par><par>
<line>
avanço, o relatóri* a*irma q*e "é g*ande a desigua*dad* entre homens * mulhe**s na* m***res
</line>
<line>
e*pre*a* do pa*s".
</line>
<line>
Mantém-se, portan*o, o afu*ilamento hierárquico, já constatado nos lev*ntam*nt*s
</line>
<line>
anteriores, qu* exclui *s mulhe*es n* me*ida em que aumentam a* atrib*ições de comando.
</line>
</par><par>
<line>
Outra maneira de olhar *sse número (13,7% de participação
</line>
<line>
*a m ul ** r no
</line>
<line>
quadro
</line>
</par><par>
<line>
executivo da empres*) é comparando-o com a presença feminina na sociedade *rasileira:
</line>
<line>
51,3% *o tota* da p*pula**o, 4*,9% da **pulação *conomica*ente ativa - PEA e 42,6% da
</line>
</par><par>
<line>
ocupada (IBGE, 2010). Ou seja:
</line>
<line>
além da des*gualdade, há u** sub-r*presentação
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
mulheres nas empresas da amostr*.
</line>
</par><par>
<line>
A cons**tação ganh* maio* impor**ncia *uando se leva em con*a o nível de in*trução
</line>
<line>
dos dois sexos. As mulhe*** têm um númer* *édio de anos de estudo (7,4) su*e*ior ao *os
</line>
<line>
homen* (7) e *ão maioria (54,8%) entre os b*asileiros que atingiram pelo men*s 11 anos d*
</line>
<line>
estu**. Elas detiveram, *m 2007, a maior proporção de matrí*ulas (54,9%) e a *aior parcela
</line>
<line>
(59,8%) de *oncluintes do e*si** superior (FUND*ÇÃO CARLOS CHAGAS, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
A prev*lênc*a no ní*el de instrução é confir*a*a pela distribuição d* PEA
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
escolaridade: tinham, e*
</line>
<line>
20*8, ensino méd*o compl*to 29,3% das mulheres e *4,4% **s
</line>
</par><par>
<line>
homens. E*a m*ior também, *essa p*pulação,
</line>
<line>
a proporção de mul*e*es *om sup*ri*r
</line>
</par><par>
<line>
completo: 1*,7% do contingente f**ini*o * 7,8% do mascu*ino (*BGE, 2010).
</line>
<line>
A ma*oria das empresas da a*ost*a (63%) não tem, de *cordo *o* informação dos
</line>
</par><par>
<line>
depar*ame*tos de recursos humanos, nenhu*a med*da *ara ince*tivar parti*ipação a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mul*er*s em *eus quadro* (IN*T*TUTO *THOS, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Cultura organiz*ci*nal
</line>
</par><par>
<line>
* Admi*i*tração, *omo uma ciên*ia nova, bu*ca nas su*s *rmãs mais m**uras os seus
</line>
<line>
ax*omas e pressuposto*. A teoria do* sis**mas vem da Biologia; a moti*ação, a sa**sfação e o
</line>
<line>
*o*pr*metime*t* são *xplicados pela *sicologia. A Cultura Organizacional t*m su* origem
</line>
</par><par>
<line>
na Antropologi*
</line>
<line>
**e co*side*a a
</line>
<line>
cultura e a hi*t*ri* como as causas das diferenças entre os
</line>
</par><par>
</page><line>
povos, s*n*o que a natureza humana é car*cterizada p*r com*one*tes inatos e componentes
</line>
<line>
*prend*dos e *ransmit*dos (FL*URY; SAMPAI*, 200*).
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresi*a, *. 16, *. 4, *rt. 14, p. *61-28*, jul./a*o. 2019 www4.fsanet.com.b*/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ultura Organ*zaciona* e o Fenômeno *eto de Vidr*
</line>
<line>
269
</line>
</par><par>
<line>
Provavelmente, esse fo* um dos m*tiv*s que fiz*ram os *eó*icos da Ad*inistração se
</line>
</par><par>
<line>
i*teressarem pelo o tem*: quai* compor*amentos são ina*os quais podem ser aprend*dos e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t**nsmi*ido*? Nasce, assim,
</line>
<line>
conf**me Mascarenhas (2004) o
</line>
<line>
conceito *e cult*r* enquanto
</line>
</par><par>
<line>
instrumento d* *nálise das or*anizações. Cultura, então, para os pesquisad*res
</line>
</par><par>
<line>
organi**cionais, refer*-se "** clima e
</line>
<line>
às prátic*s
</line>
<line>
que as organi*a*õe* de**nv*lvem *o li*ar
</line>
</par><par>
<line>
c*m pesso*s, ou a** valores e*p*st*s e ao credo de u*a o*gan*zação" (SCHEIN, *009, p. 7).
</line>
</par><par>
<line>
Esse autor é dono de *m dos trabal*os mai* amplo, rico a*b*cioso r*ferente e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
anális* c*ltural de organizaç*e* e é dele * mais abra*gente con*eito ** cul*ur*
</line>
<line>
org*n**acional:
</line>
<line>
Um padrão *e suposições bási*as compartil*adas, qu* foi aprend**o por um grupo à
</line>
</par><par>
<line>
medida
</line>
<line>
que s*luci*nava *eus
</line>
<line>
pr*blem*s de adaptação exte*n* e de integraç**
</line>
</par><par>
<line>
interna. Es*e p*drão tem func*ona*o *em o **ficie*te para ser considerado válido e,
</line>
<line>
*or conseguin*e, para *e* e*sinado aos novo* mem**os *omo o modo correto de
</line>
<line>
perceber, pe*sar e sentir-se em *elação a esses p**blema* (SCHEIN, 2009, *. 16).
</line>
<line>
*leury (1989, p. 6), p*rtin*o da con*epção do Schein, i*co*porou, na sua co*cepç** de
</line>
<line>
c*ltura, a d*mensão po*ític* *ner*nte a tal fenôme*o:
</line>
<line>
Um conjunto d* *alores e pr*ssupostos básicos expresso e* eleme*to* simb*licos
</line>
<line>
que, e* sua *apacidade d* ordenar, atr*buir significaçõ*s, constr*ir ide*ti**de
</line>
<line>
organizacion*l, t**to ag* como elemento ** comunicação * consenso, como oculta *
</line>
<line>
instr*mentali*a as relaçõe* de domina*ão.
</line>
<line>
Schein (*009) concebe * cult*ra *om um *odelo d*nâm**o em *u* é a*reendida,
</line>
<line>
*ran*mitida e muda*a. Ele afirma que há três níveis de cultura *m uma *rganização, conforme
</line>
<line>
figura 1.
</line>
<line>
*igu** * - Níveis de apr*sentação da cultura organizacional
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Fleury (2002).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina P*, v. 16, n. *, art. 1*, p. *61-*80, jul./ago. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. R. Arru*a, M. A. D. *á
</line>
<line>
270
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
os artefatos visíve*s - lei*ute da or**nização, uniformes, lo*otip* da empresa,
</line>
</par><par>
<line>
*is*ribuição espacial do* funcionário* e da* chef*as, como as pessoas *e *omportam umas com
</line>
<line>
as o*tras *tc.
</line>
<line>
b) Valores *eclarados ou **mpartilhados - expressam o **e as *essoas rep*rta*
</line>
<line>
ser a raz*o de seu com*ortamento, o qu* n* maiori* da* vezes são idea*iza*õe* o*
</line>
<line>
ra*ionalizaç*es. As razõ*s s*bja*entes *o s*u *omportamento permanecem escondida* ou
</line>
<line>
**con*c*entes.
</line>
<line>
c) Pressupo*tos básic*s - norma*mente inconscientes, determinam como os
</line>
<line>
mem*ros do grupo perceb*m, pensam ou sentem. *nglobam aq*e*es v*l*res que levaram *
</line>
<line>
*omp*rt*men*os que resolv*ram *lgum pr**lema.
</line>
<line>
Fi** e*idente, pelo esquema apresentado, que os estudos de cu**ura organi*acio*al não
</line>
<line>
p*dem se restrin*ir à camad* ex*eri** da organ*zação, is** é, aos artefatos visíveis. Dua*
</line>
<line>
empresas podem ap*esentar, de acordo ai*da c*m *chein (20*9), artefatos diferentes,
</line>
<line>
entre**n*o, comp*rtil**r dos mesm*s val*res e até mesmo d** *re*supost*s b*sicos.
</line>
<line>
*utra caracter*stic* *esse mod*lo é que há inte*açã* *ntr* o* nív*is. Um valor
</line>
<line>
compartilhado pode se* tor*ar *m p*essupo**o **s*co e a explicação *os artefatos se e*c***r*
</line>
<line>
e* camada* mais pr*fundas. Por isso, con*lui Fleury (20*2), p*ra se compreender a cultura
</line>
</par><par>
<line>
de um* organização implic* discussão de se*s *re*supostos bás*cos, a
</line>
<line>
cuja explica*ão
</line>
<line>
deles
</line>
</par><par>
<line>
pel*s seus *embros po** ser insuficie*t*, pois *lgu*s pressupo**o* podem resid*r no nível d*
</line>
<line>
inc*n*ci*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Para s* *onhece* a cultur* de *ma organizaç*o, Fleury *amp*io (2*01, p.291) e
</line>
</par><par>
<line>
*firmam que "é necessário s*mpre
</line>
<line>
traba*har com
</line>
<line>
uma pe*sp*ctiva h*stórica, obser*ando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ontex*o e* qu* a orga*ização f** criada e * papel do fun*ador".
</line>
<line>
Schein (2009) propõe *m c*njunto d* dimen*ões da *ult*ra que ori*nta* o seu estud*
</line>
<line>
e re*lete *s *rob*e**s f*nais *u* *ada *rupo enfr**ta:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*idar com seu ambient* e*terno;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ge**nciar *ua int**ração interna;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Natur*za da reali*ade e da ver*ade;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Natureza do *emp* * do espaço;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Natureza da atividade e do* re**cionamentos hu*anos.
</line>
</par><par>
<line>
O *utor sug*re ainda out*as categorias para o proc**s* de invest*gação do univ*rso de
</line>
<line>
uma orga*izaçã*, tais como:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O processo *e socia*i*açã* dos novos membros;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, *. 16, n. 4, art. *4, p. 26*-280, *ul./ag*. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ultu*a Organizaci*n*l e o *enômeno Teto *e V*dro
</line>
<line>
271
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Os incid*ntes c**t**os da história da or*anização e como el* resp*ndeu;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*renças, valores e convi*ções *os criadores ou portad*res da cultura; e
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A* p*ssoas da or*ani*ação (p*r me*o de obse*vação e en*revistas).
</line>
</par><par>
<line>
Da somat*ria do que foi visto até a*ui so*re cultura organ*zacional, é possível
</line>
<line>
*estacar, de a*o*do com C*rval*o (2008) os *eguin*es aspectos:
</line>
</par><par>
<line>
I.
</line>
<line>
* cultur* da empre*a reflete as escol*as e p*eferê*cias desenvolvi*as ao longo
</line>
</par><par>
<line>
do t**po pelos seus líde*es e que são compartilh*das p*r to*os.
</line>
</par><par>
<line>
II.
</line>
<line>
A
</line>
<line>
cultura se forma, com o
</line>
<line>
passar do tempo, a partir
</line>
<line>
de como a empre*a
</line>
</par><par>
<line>
enfre*ta os pro*l*mas, questionamentos e d*ma*das. As d*cisões *ue ger*m *esulta**s
</line>
<line>
positivos p*ra a empre*a * seus mem*ros são aprova*as e assimiladas. Os err** ta*bé*
</line>
<line>
moldam a cultu**, pois os membro* aprend*m "o q*e não de*e ser feito".
</line>
</par><par>
<line>
III.
</line>
<line>
As pressõe* ext*rnas (*m*ient*, c*nt*xto etc.) obrigam
</line>
<line>
* empresa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desenvolver co**en*os sobre o* objet*vos * serem alcança*os pel* empres*; os m*ios q*e
</line>
</par><par>
<line>
serão util*za*os para is*o (e*trutura *rganiza*ional, *ivi*ão do trabal*o et*.); crit*r*os
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
recrutamento, avaliaçã* de desempenho, carrei*a et*.
</line>
</par><par>
<line>
IV.
</line>
<line>
Do ponto de v*sta interno, destacamos os *eg*intes tipos de proble*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
integração:
</line>
</par><par>
<line>
a.
</line>
<line>
D* comunicação: faci*i*ade ou não de d*ál*go entre os me*br*s;
</line>
</par><par>
<line>
b.
</line>
<line>
De consens* s*br* os c*i**ri*s de ent*ada e *ermanência no grupo. Esse é um
</line>
</par><par>
<line>
d*s a*pectos ma*s i*portantes de uma cu***r*.
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
De co*s*nso sob*e o* crité*ios d* distribuiçã* *e p*de* * st*tus; Quão clar*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
obj*ti*a a est*utura hierárquica d* organiza*ão é apresenta*a? São esclarecida* as regra*, de
</line>
</par><par>
<line>
a*ord* com as quais os indivíduos podem adqui*ir, manter e/ou perder o status de p*der
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
o*ganização.
</line>
</par><par>
<line>
d.
</line>
<line>
*e relac*oname*to pe*soal entre ** funcionários;
</line>
</par><par>
<line>
e.
</line>
<line>
De con*enso sobre os
</line>
<line>
c*itérios *e recompensa e puni*ões. Quais os
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos *aloriza*o* (h*roicos) e os *epr*váve*s? O que é reco*pensado (e *o* quê)
</line>
<line>
e o que é punido (*u com ausênci* de rec*mpensa ou com a e*clusã* do *r*po)?;
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
De c**s**so sobre a ideol*gia e "religião".
</line>
</par><par>
<line>
V.
</line>
<line>
* cultur* oculta e *n**rumentaliza as relações *e dominação.
</line>
</par><par>
<line>
Que pese exi*tênci* a
</line>
<line>
d* discussão entre os autores se a cultura
</line>
<line>
organizacional é *u
</line>
</par><par>
<line>
*ão uma var*áve* ger*nciáv*l, *á é *acific*da
</line>
<line>
a visão de que a
</line>
<line>
cultur* é um *ator
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</page><line>
reconheci*o imp*cto *o fu*cionamento da *rganização como um *o*o.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, a*t. 14, p. 261-280, *ul./ago. 20*9 **w4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. R. Arru*a, M. A. D. **
</line>
<line>
272
</line>
</par><par>
<line>
3 MET***LOGIA DA PES*UIS*
</line>
</par><par>
<line>
Optou-se por *ma pesquisa descri*iva, pois além de identifi*ar possíveis relaç*e* entre
</line>
<line>
os construtos estu*ados, visa levan*ar op*niõ*s e perc*pções de uma pop*lação (GIL, 2010).
</line>
<line>
No caso em te**, b*s*o*-se estabele*er re***ão en*re o fenô*eno gla*s ceil*ng e a *ultu*a
</line>
<line>
*rga*iza*ional.
</line>
<line>
Optou-se, também, pelo delinea**nto do estudo de caso cons**erando o lócus da
</line>
<line>
pesquisa, a abordagem teórica e as técnica* d* col*ta e análise de dados estudado*. Yin (2010,
</line>
<line>
p.39) *efin* assim *st**o de cas*:
</line>
<line>
O estudo *e ca*o é u*a investig*çã* empírica que i**estiga um fenôm*no
</line>
<line>
contemporâneo em profundida*e e em seu c*ntexto de vida real, esp*cial*e***
</line>
<line>
quando os limites e*tre o fen*meno e o c*ntexto nã* sã* clarame*te ev*dentes.
</line>
</par><par>
<line>
Há uma ad*rência precisa da pesqu*sa com * defini*ão *ci*a. O
</line>
<line>
tet*
</line>
<line>
de vi*ro é
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*enômeno contemp*râneo e não *á *imites evidentes e**re
</line>
<line>
ele o contexto onde ele ocorre. e
</line>
</par><par>
<line>
Alé* *iss*, o estudo de *as* *ermite um est*do prof**do de um ou
</line>
<line>
poucos objetos, d*
</line>
</par><par>
<line>
m**eira ampl* e detalha*a, tarefa pr*t*camente impossível mediante outros d*lineamentos
</line>
<line>
(GIL, 2010).
</line>
<line>
Qua*to à n*tureza d** *ados, * opção foi por uma abordagem q*alita*iva, por ser
</line>
<line>
aderente ao delineament* escolhido (estudo de c*so), que é r**omendado quando as q*estões
</line>
</par><par>
<line>
"com*" ou
</line>
<line>
"*or que" são propostas. Some-se a isso fato *
</line>
<line>
d* *ue a pesq*isa qua*i**tiv*
</line>
</par><par>
<line>
permite a u*iliz*ção de múltiplos procedimen*os de col*ta* *e
</line>
<line>
d*dos, o q*e comportará
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
triangulação *os dados, ga**nt*ndo a pro*undidade do es*udo.
</line>
</par><par>
<line>
Qu*nt* às entrev*s*as, a escol*a *o* sujeitos r*caiu nas administrado**s da *nstituição
</line>
<line>
localizada* em *ernambuco, **a *ez q** j* "romp*ram" * teto d* v*dro. A ideia é entender
</line>
</par><par>
<line>
o* obstáculo* que *n*rentaram * depo*s relacioná-*os com
</line>
<line>
asp*ctos da cult*ra *istos acima.
</line>
</par><par>
<line>
Foram entrevis*adas tod** as gestoras do *a*co no Estado, totalizan*o 37 mulh**es, conforme
</line>
<line>
aba*xo:
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
O estado de Pernambuco, territó*io delimi*ado da **squisa, p*ssuía, e* 04 de
</line>
</par><par>
<line>
*g**to de 2014, 37 admi*istr*dor*s, se*do uma super*n*e*dente regional, 22 g*rente* *e*al e
</line>
<line>
15 em funções consideradas segundo nível geren*ial.
</line>
</par><par>
<line>
b)
</line>
<line>
Dessa*, 23 (6*,1%) estão localiz*d*s na **gi*o *etrop*litana de Recife
</line>
</par><par>
<line>
(RMR).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 16, n. 4, art. 14, p. 261-280, j*l./ago. 2*19
</line>
<line>
www4.fs*n**.c*m.b*/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Cultura Organizac**nal * o Fenô*eno Teto *e Vidro
</line>
<line>
273
</line>
</par><par>
<line>
*s docum*ntos a*alisados fora* os normativos internos, s*te, comun*cação
</line>
</par><par>
<line>
*nstitucional, mat*rial de trein*mento, *ó*igo de *tic*, **itais de seleç*es internas,
</line>
<line>
*statuto,
</line>
</par><par>
<line>
có*igo de governança co*porativ*, propost* política e pedagó*ica
</line>
<line>
da
</line>
<line>
universidade
</line>
</par><par>
<line>
cor*ora*iva. Como se tr*ta de *m estudo d* ca*o, a *un*ão dos documentos é corrobo*ar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
amp*iar as evid*ncias ad*indas de out*as fontes (GO*OY, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
opção foi por u*a observação nã* part*cipante si*temática. Apl*ca-se e*se ti*o de
</line>
</par><par>
<line>
observ**ão, exp*icam Marco*i e Lakat*s (2**0), quand* se busca *esponder * propósitos pré-
</line>
</par><par>
<line>
**tabelecidos (relaçã* *o teto
</line>
<line>
de vidro com a cultura orga*izac*onal). Ne*sa modal*dade de
</line>
</par><par>
<line>
*bs**vação, * observador s*b* o q*e p**cura e o que carece de i*po*tância e* determi*ada
</line>
<line>
situa*ão; deve se* objetivo, reconhecer possíveis erros e el*minar su* *nfluência sobre o *ue
</line>
<line>
*ê ou recolh*, orienta* as auto*as.
</line>
<line>
Gi* (2009) afirma que *sse **oced*men*o é *ssen**al, pois é mediante a ob**rvação
</line>
<line>
que o pesquisad*r entra em *onta** dire*o com o f**ôme*o que está sendo estudado. N*
</line>
<line>
*esma linha, Yin (20*0) de*lar* que *ssa perspectiva é valiosa na produç*o de um retr**o
</line>
<line>
"preciso" do *enôme** do *st*** de caso.
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
e*tre*istas foram semies*r*turadas ou guiadas, o**ent*das p**
</line>
<line>
um rot*iro (pau*a)
</line>
</par><par>
<line>
*reviamente elaborado pelo **squ*sador. A entrevista é uma das fontes, **se*er* Yin (20*0),
</line>
<line>
mai* i*po**antes de i*fo*maç*o para * es*udo de cas*. A *ntenç*o é a o*tenção de dado* *m
</line>
<line>
profund*dade acerc* das barrei*as enfrentad*s pelas *ulheres na sua *sc*nsã* profissional.
</line>
<line>
Na mesma *inha, Gaskel* (*012) assegura q** * entrevista desemp*nha um pa*el vital
</line>
</par><par>
<line>
numa p**quisa qua*i*a*i*a, pois o*e*ece a co*p*eensã*
</line>
<line>
em ma*or profundidade d*s
</line>
</par><par>
<line>
in**rmaçõ*s contextuai* valiosas para ajudar a explic*r achados específicos.
</line>
<line>
N* an*lise dos dados utili*amos um s**twar* *e apoio a anál*se de dado* qua*itativ*s
</line>
<line>
(Computer As*ist*d Qua**t*tive Dat* Ana*ysis *oftware - CAQDA*) que contribuiu na
</line>
<line>
organizaç*o do* dado*. A análi*e se deu utiliza*do os pass*s suge*idos por Cr*swell (2010).
</line>
<line>
* *ná*i*e qua*itativa d* c*nte*do se *present* c*mo a me*hor *lternativa para este
</line>
</par><par>
<line>
m*ster. Ess*
</line>
<line>
técnica é um dos
</line>
<line>
pro*edimento* c*ássicos para ana**sar *ate*ial textua*, o
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
impor*ando qual a orige*
</line>
<line>
desse material, desde produto d* mídias até dados t*anscritos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
entrevistas presenciais (FLICK, 200*).
</line>
<line>
A aná*ise de c*nteúdo tem po* fi*alidade descrever * inter*retar o conteúdo de tod*
</line>
<line>
*lass* de documentos e *extos. É um proc*d*mento d* análise aplicáve* a qu*lquer
</line>
</par><par>
<line>
comunicaçã* escrit*, que, através de descrições sistemá*icas,
</line>
<line>
qualita***as ou quan*ita*ivas,
</line>
</par><par>
<line>
ajuda a *einterpretar as men*a**ns e a at*ngir u** compree*são de seu* sign**ica*os
</line>
<line>
num
</line>
</par><par>
<line>
nív*l q** vai além de uma leitur* comu* (MORAES, 1999).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. 16, n. 4, ar*. 14, p. *61-280, jul./ago. 2019 ww**.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. R. Arruda, M. A. D. Sá
</line>
<line>
274
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Artefatos vi*íveis
</line>
</par><par>
<line>
A Instituição es*udada se ap*esenta, através *o se* le*aute, modern* e formal. A
</line>
<line>
modernidade fica por conta da ambiên*ia das novas agências (ainda não imp**ntadas em
</line>
<line>
toda*) * a al** te*nologi*. A formalidade ap*re*e no v**ti*rio dos seu* emprega**s, na
</line>
<line>
o*gan*z*ç*o es*ac*al das *es*s * na gra*de burocracia, típica de um banco.
</line>
<line>
N*o se observa *ada que *ossa afirma* que a mulh*r não tenha espaço dentro des*a
</line>
</par><par>
<line>
e*presa. Pelo con*rár*o, a "v*s*o d* *uturo"
</line>
<line>
af*xa*a nos ambi*ntes in*ernos e d*sponível
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
i*tranet e *ite, dá co*t* de que a empre*a busca ser o mel*or ban** para se tra*alhar e *er
</line>
<line>
reconhecido pela sua re*p*n*abilid*de socioa*biental. Nos seus "va**re*", forma*me*t*
</line>
<line>
constituídos e d*vu*gados, **irma *ue * ascens*o profissio*al é **seada no mérito.
</line>
<line>
Em *enhum docume*to in*tit**ional ident*ficou-se *u*lq*er óbice * ca*r*ira das
</line>
</par><par>
<line>
*ulheres. *m algun* del*s encon*ram-se expressões
</line>
<line>
que podem ser co*sid*radas como
</line>
</par><par>
<line>
*ncen*iv*. O *rimeir* i*em *o cód*go de é*ica da organização reza que o banco e seus
</line>
<line>
funcionários reco*h*cem, ac*itam e va*orizam a div*rsidade *o conjunto de pessoas que
</line>
</par><par>
<line>
comp** a organ*zação. E*
</line>
<line>
outro docu***t* denomi*ado Carta de *rincí*ios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Responsa*ilidade
</line>
<line>
S*cioambiental, aprova*a pelo Con*e*ho Diretor em 2003, o banco *e
</line>
</par><par>
<line>
comprome*e a re*elir preconceitos e disc*imin*çõe* de *ênero, orientação sexual, etnia, raça,
</line>
<line>
credo *u de qual**er *spécie.
</line>
</par><par>
<line>
A observa*ão
</line>
<line>
dos *elacionam*ntos e*t*e os empregados, tam*ém ti*o como um
</line>
</par><par>
<line>
*rtef*to v*sível por Sche** (200*) co*rob*ra com * que é *re*ado *os do*umentos. Não
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
nenhum* *estrição de amizade o* amor, s*ndo c*mum o casam**to entre *s fu*c**nári*s,
</line>
<line>
inclusi*e *e **veis h*erár**ico* dif*rentes.
</line>
<line>
O único ar*efato vis*vel que *p*esenta * emp*esa como "*a*culina" está ** vestiári*.
</line>
<line>
M*sm* não *endo adotado um padrão de ves*i*en*a, v*loriz*-se, princ*pal*ente na capital d*
</line>
<line>
Estado, o*de se con*entra o maior *úmer* de *argos gerenciai*, o paletó e a gravat* *ara *s
</line>
<line>
homens e o tailleur ou o fam*so **rnin*o feminino.
</line>
</par><par>
<line>
4 .2
</line>
<line>
Valores com*art**hados
</line>
<line>
Quando ques*ionadas sobre os *otivos de ter m*ito mais
</line>
<line>
ho*ens qu* mulhe**s no
</line>
</par><par>
</page><line>
exerc*cio de cargos ge*enc*ais, as ges*ora* *fir**m que se trata de um* questã* cul*ural
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*s*na, v. 16, n. *, ***. 14, p. 261-280, jul./*go. 2019 w*w4.fs*n*t.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Cultura *rganizacional e o Fenômeno Teto de Vidro
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
exter*a ao *an**; o* responsabiliza as *r*prias mulheres por não se permitirem aceitar o
</line>
</par><par>
<line>
desafio de ser gerentes; *u con*i*e*am natu**l * situaçã*, um* ve* q*e * mulher tem *utros
</line>
<line>
papéis (mãe e esposa) e que muitas vezes são in*oncili*v*is.
</line>
<line>
Quadro 1 - Porque exist*m mais homens *m fu**õ*s gerencia*s
</line>
</par><par>
<line>
AC*
</line>
<line>
"A percepção q** eu te*h* é que existe um pa**a*o *ue pr*cisa ser recupera*o por q*estão até de i*ent*dade".
</line>
</par><par>
<line>
GA1
</line>
<line>
"*cho que *e deve muit* à quest*o da mobi*idade. Eu acho que muito dos col*gas h*mens, as espos*s **tão di*postas a acompan*á-los nessa jo*nada. E para as mulheres é m*ito *ais difícil."
</line>
</par><par>
<line>
GN6
</line>
<line>
"P*rqu* é u* fato que *s homens têm mai* disponib*li*ade *ara locom*çã*. A m*lher normalmente, quan*o é u* casa*, quem qu* n*o vai? É o homem. É é muito difí*il o home* de*xar s*u *mprego ou pedir *ransferê*cia por conta d* mulh*r."
</line>
</par><par>
<line>
GG8
</line>
<line>
"Justamente pel* opção que as mu*heres fazem *e perma*ecer com a famíli*, de trab*lhar *enos em p*ol *o hom*m trabalhar m*** pra que ela p*rmane*a mais c*m a família..."
</line>
</par><par>
<line>
*N10
</line>
<line>
"Eu acho que assim, * cult*ral. É **a históri* do ba*co, até da própria cultur* do B*asil"
</line>
</par><par>
<line>
Font*: D*dos da *esq*i*a.
</line>
<line>
P*rcebe-*e, nesse discurso, *m* racionalização t*pica d* valores compartilhado*. A
</line>
<line>
re*ponsabil*dade é *xterna * empresa, as *azões sub*acentes a* fenômeno per*anecem
</line>
<line>
escondidas no incon*ciente, c*nf*rme afirma Sc*ein (2009). O níve* cultural das entrevistadas
</line>
<line>
(todas têm pós-gradu*ção) e a suas experiências (m*dia de 15 anos de banco), per*itiria
</line>
<line>
respostas mais el*boradas, uma ve* q*e é do seu con*e**mento que a empresa es*á muito
</line>
</par><par>
<line>
a*aixo da média das *0* mai**es empre*as n*cionais *m relação
</line>
<line>
à
</line>
<line>
represe*tatividade
</line>
</par><par>
<line>
f*mi*ina **s ca*g*s *e ***eção (22% contr* *0%). Port*n*o, a cultura nac*onal e o* dive*sos
</line>
<line>
papéis *u* a m**h*r desempe*ha não são *o*i*os su*icie*te* para e*plicar * situ**ão d*
</line>
<line>
banco em questão, u** v*z q** também estã* pr*sen**s n** demais empresa*.
</line>
<line>
4.3 Pressupos*o* bá*icos
</line>
<line>
*an*o na* entrevistas co*o na o*serva*ã* s*st*mática, foi p*rcebida uma cultura
</line>
<line>
patriar*al e *achista, que, me*mo qu* não dominante e com tendência a s* dissi*ar, ainda
</line>
</par><par>
<line>
*ol*a a decisão de
</line>
<line>
quem nome*a o* gerentes. Esses traç*s aparecem em
</line>
<line>
*rases de algumas
</line>
</par><par>
</page><line>
entre*istada* (q*e também detém alçad* de nomeação) e *m *rase* soltas observ*das em
</line>
<line>
r**niõe* ou *m momento* de *esco*t*açã* (fe*tas de comemora*ã* de **sultado*, *o
</line>
<line>
ca**zinho etc.).
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a P*, *. 16, n. 4, ar*. 14, p. 26*-280, ju*./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. R. Arruda, M. A. D. Sá
</line>
<line>
276
</line>
<line>
Quad*o 2 - *raç** *e cult*ra patriarcal e mac*i**a
</line>
</par><par>
<line>
N3
</line>
<line>
"E* a*h* que exi*te u* certo ma*hismo um pouco na nossa cu*t*r*. Ho*e a mulher p*ecisa G muito mais bem **epa*a*a, aca*êmic* e compo*tamen*almente, muito mais bem tá p*e*arada d* que o *omem pra co*seg*ir a *esm* função."
</line>
</par><par>
<line>
G12
</line>
<line>
"Eu *re*ise* demonstr*r maior *on*ecimento do qu* os colegas que t*mbém pleitea**m os Gcargos q*e eu exercia, eu em algumas vezes eu precisei ser muit* *eservada pra que não houves*e nen*um* confusão *ntre o meu desem*enho e as min*as intenções *e fazer carreira dentro do ba*co".
</line>
</par><par>
<line>
BS21
</line>
<line>
O"*quel* agência está precisan*o é de um homem".
</line>
</par><par>
<line>
B**3
</line>
<line>
O"Tem mul*er d**ais. Isso nã* *á certo".
</line>
</par><par>
<line>
BS34
</line>
<line>
O"Não se *reocupe. Con*io ne*a. Ela * igua* a um homem".
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*firmar que * fenô*eno teto de vidr* não tem relação com a cultura organizacion*l
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
emp*esa pesquisada, um* vez **e as *scolhas e pref*rênc*as da liderança *a empr*sa,
</line>
</par><par>
<line>
presentes no
</line>
<line>
discurs* *nsti*ucion*l e confir*ado n*s entre*istas com as gestoras, sã* *o
</line>
</par><par>
<line>
sent*do de
</line>
<line>
valorização do *eminin*,
</line>
<line>
incl*sive co* criação
</line>
<line>
de instrumentos para se r*mper
</line>
</par><par>
<line>
com essa estatíst*ca - o *rogr*ma Pró-equi*ade de *ênero.
</line>
<line>
Entretanto, em a*álise mais acura** dos ***cursos subjacentes das entrevistas * das
</line>
</par><par>
<line>
observaçõ*s feitas, pe*cebe-*e que as escolhas hi*tóricas
</line>
<line>
*a lideranç* f*ram *o sen*ido de
</line>
</par><par>
<line>
confirmar o *at*iarca*ismo e o machismo dent*o da org*nizaç*o. R*gistr*-se que o banco
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Tere*ina, v. 16, n. *, art. 14, *. 261-280, jul./ago. *019
</line>
<line>
www4.**ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Cultu*a Organizaciona* e o Fenôme** Teto *e Vidro
</line>
<line>
**7
</line>
</par><par>
<line>
nu*ca t*ve uma pres**ente ne* nenhuma **ce-pre*ident*. *o momento *m que se fecha*a
</line>
<line>
esse art*go, (se*. *014) não poss*í* n*nhum* mul*er entre os seus mai* de 40 diretores.
</line>
<line>
Af*rma Carvalho (20*8) que a cultura se molda, com o passar do tempo, a *a*tir dos
</line>
<line>
problemas, ques*i*namentos e demandas que a empresa tem *nfre*t**o e q*e *e*ul*ar*m e*
</line>
<line>
respostas e soluções, *u* fo*am te*tadas, avaliadas e aprovadas ou reprov*da*. São aprovadas
</line>
<line>
e assimiladas quand* as escol**s e decisões g**am resulta*o* positi*os para a em*res* e seus
</line>
<line>
membr*s. Caso co*trár**, os membros *prend*m "o que nã* deve *er *eito". *essa *firmação
</line>
<line>
p*demos ti**r duas *onclusões e* relaç*o *o fenômeno estudado. *ri*eira: co*o a emp*esa
</line>
<line>
ficou 160 *n*s praticamente s** a p*e*ença da *ul*e* nos seus *uadros e mesmo assim
</line>
<line>
s*breviveu e cump**u *eus **j*tiv*s orga*izacio**is, esse "resultado posit*vo" moldou a
</line>
<line>
cu*tu*a da organização, isto é, a mu*her não er* pr*scindível. M*sm* qua*do a mul*er pas*ou
</line>
<line>
a fazer parte da emp*esa, * par*ir de 19*9 com* vimos, essa *ultu** já est*va tão c*nsoli*ada
</line>
<line>
q*e *eria de se *sp*rar que *evasse *erto tempo para se mudar.
</line>
<line>
Segunda: qua*e*ta * *i*co ano* se pass*ram desde *ue a mulher começou a fazer parte
</line>
<line>
da empr*sa, de forma d*f*n*tiv*, e mesmo já *epresen**ndo hoje 41,2% do seu quadro, ainda
</line>
<line>
*stá muito *qu*m na propo*ção nos cargos ger*nc*a*s. N*sse aspecto, *ár**s *epoimentos das
</line>
<line>
*ntrevist*das confi*mam esse traço cult*r*l do banc* ("*ult*ra mach*sta", "o b*nc* é **ito
</line>
</par><par>
<line>
m*sculino", "as mulheres prec**am s*r duas
</line>
<line>
vezes mais com*e*en*es para se*em
</line>
</par><par>
<line>
reconhe*i*as" etc.). Que pese esse traço *ão ter s*do confirmado na
</line>
<line>
análise document*l ele
</line>
</par><par>
<line>
a*areceu nas observações.
</line>
</par><par>
<line>
*o*sid*rando, portanto, *s escolhas metodo*ógicas e a *ercepç** dos sujeito*
</line>
</par><par>
<line>
entr*vi*tados, encontra*os traços
</line>
<line>
na cultur*
</line>
<line>
o*ganiz*cional da empresa em
</line>
<line>
que*tão que
</line>
</par><par>
<line>
ajud*m a entender as ba*r*i*as invis**eis com as
</line>
<line>
qu*is mulheres se depara* para
</line>
<line>
ascende*
</line>
</par><par>
<line>
hie*arquic*mente.
</line>
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</par><page>
</document><par>
<line>
M. A. R. Arruda, M. A. D. Sá
</line>
<line>
280
</line>
</par><par>
<line>
Com* Ref*renciar este Art*go, conform* ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
ARRUD*, M. A. R; SÁ, M. A. D. A Cu*tura Organiza*iona* e o Fenôm*no Teto de Vidro. Rev. FS*,
</line>
<line>
Ter*sina, v.16, *. 4, art. 14, p. 261-280, jul./ago. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*ção dos Autores
</line>
<line>
M. A. R. Ar**da
</line>
<line>
*. A. D. *á
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e inte*p*etação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do ras*u*ho ou na revisão crítica do conte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipa*ão na aprov*ção da v*rsão **nal do manuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 16, n. 4, art. 1*, p. *61-**0, jul./ag*. *01*
</line>
<line>
www4.*sanet.co*.br/revista
</line>
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