<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 6, p. 110-125, m*i./*un. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.3.* </line>
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<line> Princípio do Acesso à Justiça e à *a*alidade d*s A*ões co** Consequência ** </line>
<line> Morosidade *os Trâmites *udic*a*s </line>
<line> Princip*e of Access to **stic* and Banki*g of *hares *s * Result *f the Failure of </line>
<line> Judi*ia* Proceedings </line>
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<line> So*** Aparecid* de Carvalho </line>
<line> Dou*ora em Ciê*cia Jurídic* pela Universida*e d* Vale do Itajaí </line>
<line> E-*ail: sonia.*dv.*008@hotm**l.com </line>
<line> Lí*ik*r Richard de *l**eira </line>
<line> Gra*uação em Direito *e*a Univers*dade de Pass* Fundo </line>
<line> E-mail: linik*rri*hard@hotmail.*om </line>
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<line> E*de*eço: S*nia Apare*id* d* Carvalho </line>
</par>
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<line> *scr*tório de Advoc*cia, Escritório de Advocacia. </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. Ton*y *e*l*y d* Alen*ar </line>
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<line> R**: Maximiliano de A*m*ida n* 237/ Avenid*: Afonso </line>
<line> R**r*gues </line>
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<line> Pena nº 88 salas 02/0* Edifí*i* Lagoa </line>
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<line> Cen**o, *530*000 - Lago* Vermelha, R* - *rasil. </line>
<line> Ar*igo rec*bido em 24/*1/201*. Última </line>
<line> ve*são </line>
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<line> rece*ida em *3/02/2019. A**ovado em 1*/02/2019. </line>
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<line> Endere*o: </line>
<line> Lí*i*er Richard de Olivei*a </line>
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<line> *scritó*io de Ad**cacia, *scritório de Advocac*a. </line>
<line> Aval**do pelo sistema Triple Re*iew: Desk *eview a) </line>
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<line> Rua: Maximiliano d* Almei*a *º 237/ Aven*da: Afonso </line>
<line> *elo *d*tor-*hefe; e b) Doubl* Blind Review </line>
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<line> Pena nº 8* salas 02/0* Edi*í*io Lag*a </line>
<line> (avaliação cega por *ois avalia*or** da área). </line>
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<line> *entro, *53000*0 - *agoa *ermelha, RS - Brasil. </line>
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<line> *evi*ão: Gramatical, N*rmativa </line>
<line> e de Form*t**ão </line>
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<line> *rincípio *o Acesso à Ju*tiç* e a Banalida*e das Ações *omo Consequência Judiciais </line>
<line> *11 </line>
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<line> *ES*MO </line>
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<line> O artigo tem a finalidade d* propo* uma *eflexão sobre o princípio *o acesso à j*sti*a </line>
<line> e </line>
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<line> conseq*entemente a </line>
<line> durabilidade raz*ável do pr**esso, através de uma visão gera* </line>
<line> d** </line>
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<line> re*ações ju**dic*s e* q** envolvem *s part*s, o Estad* e o Poder Jud*c*ário. Ta*bém, propõe </line>
<line> um raciocínio *o*r* o princípio *o acesso à justi*a ** q*e **z respeito à t*amitação das açõe* </line>
<line> ju*icia*s banais, *ue tramit*m no dia * dia do judiciário, e que sobrecarregam **do o sistema </line>
</par>
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<line> jur*dico. Há muitos anos, o sist*m* judiciá*io </line>
<line> aprese*t* m*itas falhas, principalmente, </line>
<line> a </line>
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<line> *emora do* t*âmites judiciais qu* podem l*v*r anos e apresentar mais p*eju*zos para </line>
<line> pa*te* </line>
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<line> envolvida* no process* </line>
<line> judici*l. * pr**edi*e*t* *e pesqu*sa u*i**zad* foi *e *esqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> bi*liográfic* n** fontes *itada* no deco**e* do texto, pa*a o que se utilizou aborda*em </line>
<line> qualitativa de análise das info*mações. </line>
<line> Palavras-chave: Prin*ípio. Acesso À Justiça. Ações. Moros*dade J*dicial. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The p*rpose of t*e ar*icle i* t* prop*se a reflection on the p**nci*le of acces* to justice an*, </line>
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<line> consequently, the reasonable durabil**y of the </line>
<line> process, th*ough an overview of t*e </line>
<line> lega* </line>
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<line> relations involv*ng the parties, the State and th* Judici*ry. I* also proposes reasoni*g on the </line>
<line> *rinciple o* access to j*stic* with *egard *o the conduct of banal l*wsuits, which are ca*ri*d </line>
<line> out in the da*-to-day legal proceed*ngs, and whic* overload the e*tire legal sys*em. For many </line>
<line> years, th* *udicial syst*m has had many *hortcomings, mainly t*e *elay o* l*gal proceedings </line>
<line> that *an take ye*rs and present mor* dam*g* *o parties invol*ed in t*e judicia* proces*. The </line>
<line> research procedur* us*d *as a *iteratur* search in the sou*ce* cite* throughout *he *ext, f*r </line>
<line> which a *ua*itative approa** to infor**tion analysis *a* used. </line>
<line> Key wo*ds: P*in**ple. Access to Jus*i*e. Actions. Judicial Delin*uency. </line>
</par>
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<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. *6, n. 3, art. 6, *. 110-125, mai./*un. *019 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
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<line> S. A. *arvalho, L. R. Oliveir* </line>
<line> 112 </line>
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<line> 1 *NT*ODU*ÃO </line>
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<line> O artigo p*opõe in*esti*a* o princípio *o *ce*s* à jus*iça e a ban*lidade da* ações </line>
<line> c*mo conseq*ência da morosidade do* trâmites j*diciais. *essa perspectiva, o art**o discute </line>
</par>
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<line> qu* o Poder J*diciário tem uma carga muito alta de *rocessos </line>
<line> j*dicia**, os *uais </line>
</par>
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<line> sobrecar*egam o J***ciári* e atrapa*ham outros proced*ment*s. </line>
</par>
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<line> *nicial*e*te, * art*go pr*p*e debater o princípio do acesso à *ustiça como di**ito </line>
<line> constitucio*al, pois se tr*ta d* cláus**a *étrea, indi*pensável *ara as relações * es*abilidade </line>
</par>
<par>
<line> social, a fim de g*ran*ir a Dig*idade da Pes*oa Humana, c**o també* assegur*r dire*tos </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> garantias individuais at*avés d* *rincípio do *cesso * j***i*a. </line>
</par>
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<line> *oste*i*rment*, o artigo pro*õe d*sc**ir a banali*ade das ações como consequênci* da </line>
<line> *or*sidade dos trâmites judicia*s e como prob*emas constantes do Po*e* Ju*ici*rio. </line>
</par>
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<line> Finalm*nt*, o ar*i** propor-se pesq*i*ar a mediação, a </line>
<line> conci*iação e a arbitragem *om* </line>
</par>
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<line> f*rmas de *olu*ões de con**it*s, *omo analis*r * distinção entre o* con*****s dos in*titutos da </line>
</par>
<par>
<line> mediação, da </line>
<line> *onciliação e da arbitragem e a importâ**ia de </line>
<line> cada i**t*tuto pa*a o acess* </line>
<line> à </line>
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<line> j*sti*a **mo dir*i*o const**ucional. </line>
<line> Po* fim, o procedimento de *esquisa ut**iz*d* foi *e pesquisa biblio*ráfica na* font*s </line>
</par>
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<line> citadas </line>
<line> no **correr do te*to, para o que *e utilizou * abo*da*e* qu*litativa de aná**s* das </line>
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<line> informaçõ*s. </line>
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<line> * *EFEREN*IAL T*ÓRI*O </line>
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<line> 2.1 O pr*ncíp** d* acesso à ju**iça co** direito constituci*nal </line>
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<line> O pr*nc*pio do ace*so à justiça est* estabelec*do na Consti*u*çã* Fed*ral </line>
<line> de 19*8, no </line>
</par>
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<line> s*u artigo 5º, in**s* *XXV, est*belecendo que "a le* não ex*lui*á da apreci*ção do *o*er </line>
<line> **dici*rio lesão ou ameaça de *ire*to. " Este princí*i* tam*ém é c**hecido com* o prin**pio </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> *nafasta*i*id*d* da tutela jurídica, p*is assegura a tod* </line>
<line> *i*adão * ac*sso *os *rgãos </line>
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<line> judic*ai* pa*a plei*ear (***antir, mu*ar, extingu*r ou *edir reparação) um direito </line>
<line> constitucional. </line>
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<line> Des*e mod*, o princípio do </line>
<line> acesso à justi*a </line>
<line> trata-se de cláusula *étrea, indispensável </line>
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<line> *s relaçõ*s e estabilidade s*ci**, para ga*a*tir o p*incipa* princíp*o n* e*a *onte*porânea, </line>
<line> * </line>
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<line> da D*g*idad* da Pessoa Humana, *omo também, par* asse**rar d**e*tos * *aranti*s </line>
<line> *ndivid*ais através do pr*nc*pio *o a*esso * ju*tiça. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 6, *. 110-**5, *ai./jun. 2019 www4.*s*net.com.br/**vista </line>
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<line> Princípio *o Acesso à Ju*tiça e a Banalid**e das Aç*es *o*o Con*equênc*a J*d*ciais </line>
<line> 1*3 </line>
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<line> Segundo afirma N*ves (201*, *.153), o pr**cípi* do acesso à *u*tiça, est*belece "que * </line>
</par>
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<line> interess*do *m </line>
<line> provoca* o Poder J*dici*r*o *m razão d* lesão ou am*aça d* lesão a direito </line>
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<line> não é obrigado * procurar an*es *iss* os p*ssíveis m*canis*os ad*inistrativos de solução de </line>
</par>
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<line> confli*o". *as, deve-se lev*r em conta a ideia *e </line>
<line> que o* *etor*s e procediment*s </line>
</par>
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<line> ad*inist**tivos também faze* par*e ao pri**ípio do aces*o à </line>
<line> justiça, *ma vez que </line>
</par>
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<line> poss*b*litam a solu*ão d* c**flitos d* forma menos moros*, sem que sej* nece*sá*io d*pender </line>
<line> de mai*r po**r aq*isitivo. </line>
</par>
<par>
<line> Também, *egundo *orre* (2002, s. *.), "d**tro de uma visão axiológica </line>
<line> de </line>
<line> justiça, </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> ace*so a ela nã* fica red*zido * acesso ao *u*ici*rio e suas *nstitu*çõ*s, mas **m a u*a ordem </line>
</par>
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<line> de va*ores * di**itos f*n*amentais </line>
<line> *ar* o ser humano, não restrito ao sistema jurídico </line>
</par>
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<line> **o*essual". Ai*d*, </line>
<line> na me*ma linha </line>
<line> de raciocí*io (ALMEIDA ap*d MAN*U*O, 20**, p. </line>
</par>
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<line> *5) di z </line>
<line> que é preci** "de*sacraliz** o *ce*s* à justiç*", ent*n*end* que n*m todo co*flito </line>
</par>
<par>
<line> *eve </line>
<line> ser resolvido pel* Poder Judiciá*io e que </line>
<line> d*vem </line>
<line> ser estab*lecidos "e*uivalen*es </line>
</par>
<par>
<line> juri**icionais" como a* for*as alterna*ivas de solução d* conflitos". </line>
<line> O *rtigo *°, *nciso LXXIV, da Constituição Federal de 1988, também est**elec* que * </line>
<line> Est*do deve garantir o acesso à ju*tiça a*s mais necessitados. O princípio do a*ess* à j*sti*a </line>
<line> tr*ta da que*tão de forma mais **pla, m** * referi*o inciso dá um **at*mento melho* para os </line>
<line> hipo*suficientes, no *aso, os economic*mente. Gera*ment*, isso se resolv* com o adve*to d*s </line>
<line> Defensori*s Públicas * dos projetos so*iais cri*dos *or universidades ou *elo pró*ri* *od*r </line>
<line> públi*o e* seus três nív*is d* atuação. </line>
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<line> Por fim, cab* *nalisar o princípio </line>
<line> *o D*vido Processo Legal e da *urabi*idade </line>
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<line> Ra*oá*el do Processo. *ad* adianta haver um princípio nort*ador c*mo d* a*esso * *ustiç* s* </line>
<line> nã* discutir am**s os princípios, que se*ve* como pilares do proce*s* jurídico. </line>
</par>
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<line> O princípio ** D*v*do Proces** </line>
<line> Legal *ncontra - se leg*ti*ado no ar*igo 5°, incis* </line>
</par>
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<line> LIV, d* Constituição Federal de 1988, estabelecendo que "ningu*m s*rá pr*vado d* l*berdade </line>
<line> *u d* seus bens sem o dev*do proc**so legal". É import*n*e este *rtigo, pois o p*ocesso dev* </line>
<line> ser ló*ico, send* necessário perco*rer *á*ia* etapas para *u*car a ver*ade real, ou a verdade </line>
<line> p*ocessual. O processo, na d*ci*ão d* ju*z deve cont*r a fundam*ntaç*o através da apreciaç*o </line>
<line> da* provas levadas e pr*du*idas no de*or*er do processo. </line>
<line> O princípio *o "devi*o processo legal" tem origem na dout*ina inglesa, e é * t*ad*ção </line>
<line> de "due proces* of *aw", pois a p*la*ra "law" signifi*a dir**t*. </line>
</par>
<par>
<line> * "devido processo legal" corr*sponde traduçã* para o português da expressão à </line>
<line> *ng*esa "due p*ocess of law". Law, porém, significa *ireito, * não *ei ("stat**e la*"). </line>
<line> A observ*ç*o é impo*ta*te: o *rocesso há *e estar *m *on*orm*dade com o Direit* </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 16, n. 3, art. 6, p. 110-125, mai./j*n. *019 *ww4.fsa*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
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<line> S. A. *arvalho, *. R. *liveira </line>
<line> 114 </line>
<line> como um todo, e não ape*as *m *ons*nância com a lei. "*egal", então, é a*je*i*o </line>
<line> q*e re*ete * "*ir*ito", e não a *ei (D*DIER JR, 2015, p. 63). </line>
</par>
<par>
<line> O pr*ncípio do devido proces** legal "con*ere a todo suje*to d* **reito, no *ra*il, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> direito fundam*ntal a u* processo d*vid* (jus*o, e*uitati*o etc.)" (*IDIER JR., 2015, p. 63). </line>
</par>
<par>
<line> M*is adiante será disc*tida a i*fluên*ia deste princípio e s*a relação </line>
<line> com o atual momento </line>
</par>
<par>
<line> *os trâmit*s judiciais. Para o *omento, basta *pen*s co*pre*nder a sua i**ortância para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sistema jurídico. </line>
</par>
<par>
<line> Já o ar*igo 5°, incis* *XXV*II, que di* respeito à *ur*bilida*e Razoá*el do Processo, </line>
<line> impon*o-se como que nec*ssári* q** ta*s pr*cedi**ntos tragam uma r*spo**a o mais rápido </line>
</par>
<par>
<line> possível para a soluçã* de uma lide. A demora *rocessual p*de </line>
<line> acarret*r prejuízos p*r* as </line>
</par>
<par>
<line> partes *a açã*. </line>
</par>
<par>
<line> *ortan*o, *ão mui*os os exemplos de ações q*e *r****am de *ma solução ou </line>
<line> decis*o </line>
</par>
<par>
<line> rápid* do *udiciário para </line>
<line> gar*ntia *e *m direito. Como exemplo, po*e-s* citar as *çõ** </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *nvolvem questões de saú*e, par* </line>
<line> g*rantir medicamentos, *ratam*ntos *irúrgicos e * p*di** </line>
</par>
<par>
<line> de UT* neo*atal para garantia de um leito para a mã* pres*es a ter um fil*o e </line>
<line> etc.. *estes </line>
</par>
<par>
<line> casos, ha**nd* demora nos trâ*ites judiciais, *s prejuízos podem ser irrev*rsív**s </line>
<line> para os </line>
</par>
<par>
<line> requerentes da ação. </line>
</par>
<par>
<line> *s *mpe*ilhos *o acesso à justiça são pr*blemas qu* muitas vezes restr**gem o direi*o </line>
<line> à justiça de muitos cidadãos, especi*lmente, dos hipossuficien*es econômicos e daquele* que </line>
<line> têm pouco ou nenhum *onhec*mento de seus *i*e***s. As*im s*ndo, são m*itos os problemas </line>
<line> que prejudicam a efetividade d*st* direito de se interlig*r. </line>
<line> O *rimeiro problema é a falta de **der aqu****i*o por p*r*e da *opulação que, ** </line>
<line> muitos ca*os, vive *m situa*ão *e pobreza extr*ma. A má distribuição de r*nda, e a *io*ação </line>
<line> de direitos *m várias *r*as é um *roblema consta*te, pois há violação de um direito, soma*o à </line>
<line> fa*ta de *ecurs*s pa*a custear a d*fesa de u* di*eito que serve como m*io de impunidade do </line>
<line> viola*or d* *ireitos, e ao *esm* temp* in*e*t*va a *o*duta ilícita. </line>
</par>
<par>
<line> * custo para pl**tear u*a aç** é alto, ligad* </line>
<line> às custas *rocessuais e os *nus </line>
</par>
<par>
<line> pos*erior*s da ação. A questão do poder a*u**itivo, alé* de ati*gir cida*ãos d* c*asse baixa, </line>
<line> atinge com muito m*is ***ça o cidadão de class* média que tem renda r*z*ável, esc*pando d* </line>
<line> benef*c** da *ssistên*ia Judi*iária Gratui*a, ou a** *esmo da *roteção de Defenso*ias </line>
</par>
<par>
<line> Públ*cas ou institui*ões so*i**s que limitam seu *ível d* </line>
<line> a*uação para pess*as com r*nda </line>
</par>
<par>
<line> famil*ar </line>
<line> bruta </line>
<line> entre </line>
<line> doi* a três salários-mínimos. Tal *ituação desencoraja muita* </line>
<line> pessoas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ingre*sarem c*m ações, *ois * custo é muito a*to, se* c*ntar com *s riscos do processo, q*e </line>
<line> *ode mui*o bem *es*ltar em perda de c*usa e, consequentem*nte, em *ustas su*um*ências. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 16, n. 3, ar*. 6, p. 11*-1*5, mai./jun. *019 ww*4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prin*í*io *o Acesso à *usti*a e a Ba*alidade das Ações como Co*se*uência Judi*i*is </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> Pessoa* ou *rga*izações que possua* recursos finance*ros considerá*eis a </line>
<line> serem </line>
</par>
<par>
<line> utili*ados têm vanta*e*s óbvias ao prop*r ou defende* dem*ndas. </line>
<line> Em pri*eiro </line>
</par>
<par>
<line> **gar, elas podem pagar para *itigar. Cad* uma de**as ca*acidades, em mã*s de uma </line>
</par>
<par>
<line> única d*s </line>
<line> partes, pode ser uma arma poderos*; a </line>
<line> ameaça de lití*io torna-se tanto </line>
</par>
<par>
<line> plausível quanto efetiva. De **do s**ilar, uma das partes pod* se* *apaz *e fazer </line>
<line> gastos maiores que a outra e, como resultado, apresentar seus a*gu*e*tos *e </line>
<line> maneira mais *f*ciente (CU*I ap*d CAPPELLETTI; GARTH, 2011, s. p.). </line>
<line> O segu*do, são os problemas sociocult*rais, p*r*u*nto "a grand* pa*te dos cidadãos </line>
<line> não *onhece e não **m condiç*e* de conhece* os se** direitos" (TORRES, 200*, s. *.). Isso </line>
<line> prejudica a maioria *os c*dadãos pois, além de não ter *ondi*ões de c*nhecer *eus direitos, </line>
<line> tampouco conhece um advogado, e também não ingressará em *uízo para pleiteá-l*s. </line>
<line> O terc*ir* probl*m* * o e*pec*lho psicológico pois, no Brasil, o a*voga*o é mal vist* </line>
<line> por *ra*d* parte da sociedade, uma vez qu*, mui*o* ac*am qu* * pr*fissional do *irei**, de </line>
<line> algu*a forma, n*o é *onfiá*el, e vê os juízes como se*e* *uperiores. Torre* exp*ica como o </line>
<line> c*dadão observa o judiciár*o e *eu* integrantes: </line>
<line> O aspecto *sicológi*o deve nece*sariamente ser considerado. As *esso*s meno* </line>
<line> fav*recidas econ**icament* de a*guma forma tem*m os advogados, o* juízes e os </line>
<line> pr*motore*. Os juíze* *ão vistos *omo seres superiore* e, os a*vo*a*os co*o </line>
<line> p*ssoas em que se dev* confia* *esco*fiando. * *aioria das pess*as *em r*ce*o de </line>
<line> e*tar *m ju*zo, seja po* dec*pção com o resu*tad* de alguma ação *m q*e estivesse </line>
</par>
<par>
<line> env*lvida </line>
<line> ou t*vesse intere*s*, ou por temerem *epresálias ao reco*rerem * justiça, </line>
</par>
<par>
<line> ou aind*, represálias da próp**a parte *dver**ria. Para o b*asil*iro, * Poder </line>
<line> *udiciário, * ina*ess*vel, não é confiável e *ã* faz *ust**a (TOR*ES, *002, *. p.). </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, o p*ópr*o Pode* *udici*rio tem suas *imita*ões d* p**soal (poucos juíz** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> serv*dores) e mu**a demanda, o* trâmites formais q*e deve* se* s*guidos, *o** para cada * </line>
</par>
<par>
<line> t i po </line>
<line> de de*anda há mei*s </line>
<line> ou formas diferentes para d*senvo*ver a ação. **o que e*ta </line>
</par>
<par>
<line> *ituação atrapalhe * aces*o à ju*tiça (ao menos *ir*tamente), mas torna * processo judicia* </line>
<line> *oroso e muitas veze* inefica*. Esse f*tor serve *e motivo para nã* se ingressar em **ízo. "A </line>
<line> inacessi*ilid*d* * alg*n* i**tru*ent** *rocessuais, bem c*mo a procrastinação dos **itos em </line>
<line> razão de *rechas da leg*slação pr*cessua*, constitui t*mbém entraves à consolid*ção de uma </line>
<line> ord** jurídica justa" (TORRES, *002, s. p.). </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISC*SSÕ** </line>
<line> 3.1 A ban*lidade das ações com* consequência da morosi*ade dos trâmite* jud*ciais </line>
<line> A* questões debat*d** sobre as açõ*s como consequência d* morosidade dos trâmites </line>
<line> judiciais são problema* c*nstantes do pod*r judiciário. **b*te-*e mui** sobre as questões que </line>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 6, p. *10-12*, mai./jun. 2019 *ww4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalho, L. R. O*iv*ira </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> fazem * ju*i*iário ser *m órgão impor**nte pa** a *ociedade bra*ileira. Mas também, discut*- </line>
<line> s* mui*o a mor**idade e os prejuízos que tal pro*lem* traz p*ra as *elaçõ** j*rídicas que, por </line>
<line> um motivo e outro direc*o*a - se ao Pod*r Judi*i*rio. </line>
<line> Tamb*m, *iscutem-s* muito os efe*tos desta *orosidad* no que diz respeito a q*est*** </line>
<line> *conômic*s (a maioria) e à *róp*ia *ntegridade do direit* a ser p**iteado em juízo. No entanto, </line>
<line> po*co se discute sobre as açõ** que tra*am de qu**t*e* que não dever*am passa* por </line>
<line> ap*e*ia*ã* do judic**rio, pois podem s*r t*atadas d* forma administrativa, ou pas*ar p*r </line>
<line> seçõ*s *e m*diação e arbitra*e* (de preferê*cia casos de f**ília, ou *ue envol** *ireito de </line>
</par>
<par>
<line> viz*n**nça * *e co*sumidor). Ainda, o P*de* Judiciário *everia ser o </line>
<line> úl*imo órgão a ser </line>
</par>
<par>
<line> procurado p**a a solu*ã* de c*nf*ito e na busca de direito. </line>
</par>
<par>
<line> É de p*blica sabença que o Judiciário n*o *em </line>
<line> obtend* êxito em of*recer uma </line>
</par>
<par>
<line> pron*a resposta à **pulação que bat* às suas portas em *us*a da s*lução para seus </line>
<line> problemas jur*d*cos. Contudo, nem todas as mazelas da Jus*iça se *evem creditar *o </line>
<line> **diciário no to*an*e à sua **r*sidade na *olução d*s causas qu* lhe são </line>
<line> **bme*i*as. Em uma estr*tur* de *stado na qual o Judi**ário não vem atend*ndo às </line>
<line> necessida*es da populaç*o, resta *vi*ente que não * some*te este que sofre *e </line>
<line> p*oblemas. Um Legislativo e um E*ecutiv* deficientes são elementos que agravam </line>
<line> sobre*od* as *ificuldades na distribuição da Justiça. Na *erdade, o Po*er Judi**ário </line>
<line> que deveria ser o últi*o b*stião, a última *s*eran*a d* cidadão, a*aba se t*rnando o </line>
<line> dest*n*tário da p**meir* manifesta*ão de busca *e *ireit* pel* cidadão, muitas v*zes </line>
<line> contra * próprio Est*do (C*EMENTINO apud FERMINO, 2011, p. s.). </line>
<line> Ainda, a mor*sid*de dos trâmites judiciais é a efetivação do d*reito fun*a*ental à </line>
<line> r*z*ável dur*ção do proces*o, pois: </line>
</par>
<par>
<line> Cons**uenteme*t*, o Est*do que deveri* ser a primeir* força a t*rnar possível </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> efetivação *o direito fundame*tal * ra*oável duração do pro*esso, ev*de*ci*-se, </line>
</par>
<par>
<line> *aradoxalmente, como o princi*a* cu*pado pel* morosidade </line>
<line> no Poder Ju*ici*rio, </line>
</par>
<par>
<line> *o*imentando ex*es*ivament* a atuaç** jurisdi*i*nal, além de t*lher uma gama </line>
<line> infindá**l de direito* subjetivos pe*o simp*es f*to de não conseguir suprir *o*as as </line>
</par>
<par>
<line> n*ces*idades dos cid*dão*. A própria </line>
<line> def*ciênc** do </line>
<line> E*t*** em </line>
<line> su*rir *s </line>
</par>
<par>
<line> *eces*idades do cidadão *az com *ue ele tenha que recorrer ao Judiciário para *azer </line>
</par>
<par>
<line> *al*r o seu direito, o *ue inev*tavelm*nte *ca*reta a multiplicaçã* de dem*ndas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> considerando quantidade reduzi*a de juízes, podem nem sempre ter *oluç** em a </line>
<line> prazo razoável. (TAKOI apud F*RMINO, 2011, s. p.). </line>
<line> Isso, sem contar as ações que tratam do p*oveito da popu*ação q*e pl*itei* *ir*ito* *os </line>
<line> quais *ão tem, ou u*ilizam o judiciário como meio de vingança, que acaba por se* um ilícito </line>
</par>
<par>
<line> pr**essu*l. Como aduz Did*er Jr. (2015, </line>
<line> p 394) "Há no processo tamb*m atos **ícitos: </line>
</par>
<par>
<line> con*utas *ue est** em de*conformidade com o *ireito". </line>
<line> Tais s*tuações podem ser tratadas co** *ma consequê**ia negativa ao Princípio d* </line>
</par>
<par>
<line> A*esso à *ustiça p*is, *omo o próprio artigo 5º, i*ciso XXXV da Constituição Federa* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres**a, v. 16, n. 3, art. 6, p. 11*-125, mai./jun. 2019 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr*ncípio do Acesso à J*stiça e a Banali*ad* *as Ações como C*nsequência Judiciai* </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> 19*8 est*belec*, a lei não deve excluir a a*r*ciação do Poder Judic*ário a ameaça ou lesão de </line>
<line> um dir*it*. Porém, o agen*e julga*or analisa aquilo qu* lh* * trazido a*s a*tos, devend* fazer </line>
<line> *empre um julgamento justo * i*pa*cial e* ci*a das provas *razidas e produzi**s de*t*o do </line>
<line> proces*o. </line>
<line> A i*parcialida*e do juiz é uma garanti* de j*stiça para as *artes. *o* isso, têm elas </line>
<line> o direit* de e*igir um juiz imparcial: e o Esta*o, que *es*rvou par* si o exercíc*o da </line>
</par>
<par>
<line> função jur*sd*cio*al, tem corr*sp*n*ente *ever de agir com a imparciali*ad* na o </line>
</par>
<par>
<line> *esol*ç*o das </line>
<line> ca*sas que lhe s*o submeti*as. (CINTR*; G*INOVER; </line>
</par>
<par>
<line> DIN**ARCO, 2011, p. 58.). </line>
<line> P*rém, nem sempre as ve*dadeiras i*ten**es das partes serão mostr*das ou re**ladas </line>
<line> den*r* do *rocess* p*ra s* evocar os artig*s 79 ao 81 do Código de Processo Civil1, q*e se*á </line>
<line> longo devido às forma* * *ara*tias *ue devem ser seg*i*as *entro do procedimento judicial. </line>
</par>
<par>
<line> Sem contar qu*, q*ando há ilícito processual, *eve haver </line>
<line> co*prov*ção *a parte </line>
</par>
<par>
<line> "prejudicada". Conf*rme ex*lica *urispru*ência *o Tribunal *e Ju**iça d* Rio Gra*d* do *u*: </line>
<line> Ement*: APEL*ÇÃO C*VEL. RESPONSABILIDADE **VIL. AÇ*O *E </line>
<line> INDENIZAÇÃ* POR DANO* MATERIAIS E *ORAL. AMEAÇ*S E </line>
<line> ACUSAÇÕES ENVOLVENDO E*-CÕNJUG*S. PR*JUÍZO MA*ERIAL. </line>
<line> *NO*AÇÃO RECU*SAL. DANO MORAL. P*ESCRIÇÃO IMPLEMENTA*A. </line>
<line> LIT*GÂNCIA *E MÁ-FÉ NÃO CONFI*URADA. () LITIGÂNCIA DE MÁ- </line>
<line> FÉ - *ão se ve**fica *ond*ta da demandada a **r azo à condenação na </line>
</par>
<par>
<line> penalidad* proce*s*al, não caracterizadas, a* *im e ao </line>
<line> cabo, qu*isquer das </line>
</par>
<par>
<line> hipóteses previstas no art. 79 do *PC. APELAÇÃ* *ARCIALMENTE </line>
</par>
<par>
<line> C*NH**IDA E, NA PARTE CON*ECIDA, DESPROV*D*. (Ap*la**o </line>
<line> C*vel N* </line>
</par>
<par>
<line> 700*540*649, Sex*a Câm**a Cível, Tr*b*na* de Justiça do R*, Re*ato*: Sylvio José </line>
<line> C*sta da Silva Tavares, Julg*do em 23/11/20*7)(grif* do autor). </line>
</par>
<par>
<line> Eme*t*: CONSUM*DOR. AÇÃO DECLARAT*R*A DE INEXISTÊNCIA </line>
<line> DE </line>
</par>
<par>
<line> *É*ITO E IN*ENIZAÇÃO *OR </line>
<line> DANOS M*RAIS, */* ANT*CI*AÇÃ* </line>
<line> D* </line>
</par>
<par>
<line> *UTELA. MANUTENÇÃO *E PROTESTO DE TÍTU*O APÓS QUITAÇ*O. </line>
<line> DEVER *O AUTOR DE P**VIDENCIAR O CANCELAMENTO *O </line>
<line> PRO*ESTO. *ANO MO*AL NÃ* EVIDENCIADO. (...) Litig*n*ia de má-fé </line>
<line> afa**ada, por não *vi*enciado dolo *roc*s*ual ** condu*a da parte. RECURSO </line>
</par>
<par>
<line> DA RÉ PROVIDO E *MPROVIDO REC*RSO DA *U*O*A. (Recurso </line>
<line> Cível *º </line>
</par>
<par>
<line> 71**37*1495, Primeira Turma Recursal Cí*el, Turmas Recurs*is, Relator: Mart* </line>
<line> *orges *rtiz, Julgad* em *3/07/2013) (grifo *o aut*r) </line>
</par>
<par>
<line> Porta*to, nem sempre é po*sí*el comprovar t*l ban**ida*e proces*ual por </line>
<line> qu*m tem </line>
</par>
<par>
<line> **ter*sse o instituto, *ois o juiz só po** decidir a r*speito do assunto quando </line>
<line> houv*r </line>
</par>
<par>
<line> comp*ov*ção d*s verdadei*as i*tenções da p*rte mal-inte*cionada. Portanto, * process* </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> A*t. 7*. *esponde por perd*s e **nos à*uele que litig** de má-fé como a*tor, réu ou intervenie*te. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Art. *0. Consid*ra-se litiga*te de má-fé *quele que: (...) *I - alterar a v*rdad* do* fato*; (...) </line>
<line> Art. 81. D* ofí**o ou * r*qu*rimento, o *uiz *ondenará o li*igante de má-fé a pagar multa, que deverá se* </line>
<line> supe*ior a um por cento e inferior a d*z po* **nto do valor c*rrigido da causa, a indenizar a parte contrária pelos </line>
<line> prejuí*os que esta s*freu * a arc*r *om *s honorários a*vocatício* e com t**as as d*spesa* que e*etuou. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *6, n. 3, a*t. 6, p. 110-1**, mai./jun. 2019 www4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Ca*valho, L. R. Oliveira </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> *ias judiciai* se t*rna u* meio de oportunis*o * especulação, porque n*m ao m*nos há um </line>
<line> dir*ito violado, e **m um meio de se tirar um prov**to d* uma situaç*o pa*a se obte* </line>
<line> vantagem, m*itas vezes ilí*i*a. </line>
<line> Nesse *en*ido, Zimerman e *olt*o t*a*em *xemplos de *omo são os *ro*ess*s na ár*a </line>
<line> d* f*mília, no que tange às questões de divó*ci*, *epa*a*ão de bens e à vida *as pessoa* que </line>
<line> faz*m parte deste processo (no caso, autor e réu), bem *omo é possível perc*ber o ódio das </line>
<line> part*s envolvid*s *est* r*lação que apare**a nu*ca *er u* fim: </line>
</par>
<par>
<line> O relato d* </line>
<line> pro*esso </line>
<line> ju**cial qu* *e*ve </line>
<line> de exemplo dá conta </line>
<line> de que </line>
<line> o </line>
<line> casamento </line>
</par>
<par>
<line> durou 19 anos, **quanto que *á per*ura por </line>
<line> *0 anos o víncul* processu*l </line>
<line> a*eti**, </line>
</par>
<par>
<line> sendo qu* o mesmo e**á estagnado quanto a uma prov*vel solução defin*tiva </line>
</par>
<par>
<line> porquanto </line>
<line> houv* uma *n*ensa e ap*rentemente irreversível ati**d* extre*amen** </line>
</par>
<par>
<line> radicali*ada p*r parte do casal ***ig*nte. A tr*mi*ação d*ste processo t*m env**vido </line>
<line> set* tipos de ações: *epa**ção *e *orp*s (promovido por Joana); separação d* cor*os </line>
<line> (*ro*ovido p** P**l*); separação judic*al litigiosa (pro*o***a *o* Paulo); a*ão </line>
<line> anul*tória de acordo jud*cial (promovi*o p*r Joana); ação de cobrança de alugu*res </line>
<line> (promovida pelo m*rido); ação de ali*e*to* (promovido pe*a esposa). </line>
<line> As acusaç*es são recíp*ocas: P*ulo alega **e ele tem honra*o *s com*rom*ssos que </line>
</par>
<par>
<line> fo**m *udicialmen*e combinad*s, en*u*nt* Joana </line>
<line> vem **mpendo *umprime*to * </line>
</par>
<par>
<line> das obrigaçõ*s que lhe *abe*, ou s*ja, o deve* de uma restituição de uma *arte dos </line>
<line> al*gueres a que e*e t*m direi*o. Ele também af*rma qu* não pa*a p*ns*o alim*ntícia </line>
<line> p**o fato de *ue não tem ga*hado suficientes para t*l, v*sto que e*a não l*e paga. *or </line>
</par>
<par>
<line> s*a vez, Joan* </line>
<line> acu*a que Paulo </line>
<line> *giu * </line>
<line> vem a*i*do </line>
<line> d* m*-*é, q*e </line>
<line> ele </line>
<line> *b**ou d* </line>
</par>
<par>
<line> fragilid**e f*sica e emocional del* n*m moment* *m que s*a mãe p**ecia de uma </line>
</par>
<par>
<line> doença te*minal. Segu*do ela, a doe*ça da mãe desper*ou a **biça de Paulo </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> partilha dos bens *on**antes de muitos *móvei* da mãe de*a, e o levou a e*ecutar um </line>
</par>
<par>
<line> plano </line>
<line> de enganá-** p*ra os </line>
<line> fins *e uma extorsã* dos referidos </line>
<line> *ens. Ad*mais, </line>
</par>
<par>
<line> prossegue Joan*, além de *l* já t*r sido fisicamente </line>
<line> agre*ida *or Pa*lo, toda </line>
<line> e*sa </line>
</par>
<par>
<line> si*uaç*o de t*rtura </line>
<line> e </line>
<line> extorsão * responsável p*lo se* aniquilamen*o *moc*onal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> físico, *ue * levou à condiçã* de alc**l**ra, a um estado de uma *ntensa depressão * </line>
<line> irri*abil*dade, com uma desconfia*ça cr*nica de tudo e de todos, e, *esse período de </line>
<line> f*a*ilidade, co*tra*u um câ*cer *e mama. </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> *dvogados *ue assistem a Joan* confirmam as precárias *ondi*ões psíquicas </line>
</par>
<par>
<line> de*a, </line>
<line> e notam nitidament* </line>
<line> uma conduta *a*anoide, </line>
<line> * pont* de ela se *anter </line>
</par>
<par>
<line> *igidamente </line>
<line> i*transi*ente a qu*lquer tipo de acor*o, e </line>
<line> qu* ela co*tuma perturbar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nviabilizar o **abalho de seus def*nsores, além </line>
<line> de fazer a a*eaça *e qu* prefere </line>
</par>
<par>
<line> cometer um suicídio a ter que ceder qualquer coisa para o o*iado ex-*arido. Jo*n* </line>
<line> alega que Paulo mente qu*nd* diz que *ão tem r*curso* p*ra ofer**r alimentos p*ra </line>
</par>
<par>
<line> ela e os *i*hos, vist* que, segundo el*, o seu marido </line>
<line> "vive </line>
<line> bem, ve**e-s* be* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> circula pela **dade em carro i*portan*o, po*ém aleg* estar desempregado". </line>
<line> Nest*s 11 *nos d* d*raçã* d* pr*cesso judicial, *s atuais advogados de Joa** sã* os </line>
</par>
<par>
<line> sextos *or ela </line>
<line> *ont*atados, sendo q*e </line>
<line> os 5 a*terior*s, </line>
<line> p o * r azõ *s </line>
<line> diversas q*e </line>
</par>
<par>
<line> a*egaram, ab*nd*naram o c*so, e aí ca*e dest*car * fato de que, s*gun*o a ar*u*a </line>
</par>
<par>
<line> observação dos </line>
<line> atuais defens*res de Joana, a sua cons*ant* troca de </line>
<line> procu*adores </line>
</par>
<par>
<line> ocorre sempre em mo*en*os de </line>
<line> uma </line>
<line> possível def*nição do processo. A*ém disso, </line>
</par>
<par>
<line> tem havid* i*úmeros adiam*nt*s de audiênci*s, a *edido das par*e*, </line>
<line> po* mot*v** </line>
</par>
<par>
<line> ba*ais e in*usti*icados. </line>
</par>
<par>
<line> Como </line>
<line> é fácil observar, e*ta*os diante *e u* </line>
<line> vínculo de naturez* **r**ment* </line>
</par>
<par>
<line> s*domaso*ui*ta, </line>
<line> com *odos *s ingredient** qu* an**s </line>
<line> f*ram menciona*os, </line>
<line> no *ua* </line>
</par>
<par>
<line> imper* um estado de ódio per*anente, co* agressões fís*cas e morais, com </line>
<line> re*aliaçõe* de p*rte * parte, porém que transmite a impressão *e que Joana e Paulo </line>
</par>
<par>
<line> continuam uni*os </line>
<line> ju*t*mente pelo v*nculo d* ódio q*e, inc*nscientem**te, </line>
<line> lhes </line>
</par>
<par>
<line> parece prefer*veis ao do vazi* de </line>
<line> um tér*ino </line>
<line> definitivo. Mai* do </line>
<line> que encarar </line>
</par>
<par>
<line> isoladamente * psicopa*o*o*ia de cada </line>
<line> u* del*s - Joa*a com proble*as orgâni*o* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *6, n. 3, art. 6, p. 110-*25, mai./*un. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pri**í**o do Acesso à Jus*iça e a Banalida*e das Aç*es como C*n**quência Judiciais </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> li*ados ao câncer e problem*s psic*ló*icos traduzidos pelo alcoolismo, ameaça de </line>
<line> suicídio e um e*t*do parano*de, e*qua*to Pau*o *em*nstra n*tidas manifestações </line>
<line> ps*cop*tica* - * mais relev*nte v*rmo* que * vínculo entre *mbos é que está </line>
<line> seri*m*nte doente. (ZIMERMAN; COLTRO, *010, p. 158 - 160). </line>
</par>
<par>
<line> *omo pode *e* *erceb*do, es*e processo, que já le*a mui**s anos, se ***tra </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> ferr*men*a para que o c*sal possa fazer a ma*utenção deste vínculo fu*dada em ódio, sempre </line>
<line> *u*cando uma maneira de atin*ir o outro lado d* algu*a fo*ma. Assi*, quando chega </line>
<line> pr*ximo a uma conclusão, inexp**c*v*l*ente se reno*a. Cla** *ue nã* se pode g*nerali*ar tal </line>
</par>
<par>
<line> *itua*ão a t*d*s os *roc*ssos que tramitam </line>
<line> no Poder Judiciá**o. No </line>
<line> entanto, é </line>
<line> possível ti**r </line>
</par>
<par>
<line> deste caso um exemplo do que pode acontecer nos processos, *e *ref*rência nos casos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> família, de *odo integra* ou pa*cial. </line>
</par>
<par>
<line> P*oc**sos des*e tipo, fu*dad* no ó*io, no desej* de *ingança, ou com* *ma forma de </line>
</par>
<par>
<line> se ti*ar </line>
<line> proveito, acabam por atravanc*r o Judici*rio por anos e, conseque*teme*t*, **rasam </line>
</par>
<par>
<line> outros proce*imentos *m parale*o, prejudi*an*o o direi*o de t*rceiros alheio* àquele processo. </line>
<line> Talvez, * fim de*te prob*em* es*eja ai*da mu*to lon*e, mas com o atual C*digo de Pro*e*so </line>
<line> Civil existe a po**ibilidade de buscar uma solução em lo**o pr*zo para, no m*ni**, afastar o </line>
<line> máx*mo das m** intenções das partes. A med*a**o pode ser *ma saída p*ra que se di*i*ua o </line>
</par>
<par>
<line> número de processos no geral, de for*a efetiva e qualificada, a*tes m*smo que p***e </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> crivo do Judiciário. </line>
</par>
<par>
<line> Tal ferr*menta *udicial se mostra uma inovação no pr*cesso civil, uma vez qu* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> esfer* </line>
<line> *enal e trabalhista j* existem in*tr*mentos para solução rápida de alguns </line>
</par>
<par>
<line> p*o**dimento*. No dire*t* *ena*, temos a ima*em da *ubstituição da pena de prisã* por uma </line>
<line> r*st**ti*a de di*eitos para crimes de menor po*encial les**o, r*ssalvad* alguns casos p*evist* </line>
<line> em *ei: </line>
</par>
<par>
<line> A Const*t*ição de 19*8 *e*erminou em *eu art. </line>
<line> 98, I, a criação dos **iza*os </line>
</par>
<par>
<line> Especiais Cíveis e Cr*mi*ais. Em 26 de **t*mbr* *e *995 f*i in*tituí*a * </line>
<line> Lei </line>
</par>
<par>
<line> 9.099/95 que regulam*ntou o disp*sit*v* constitu*iona* que trata do* Juizados </line>
</par>
<par>
<line> *speciais, </line>
<line> ab*an*endo os crimes considerado* de menor **tencial ofens*v*, cuja </line>
</par>
<par>
<line> pena máxima comin*da, inici**mente, era de 1 an*. </line>
<line> Em 2001, com a entrada em </line>
</par>
<par>
<line> vigor da Lei *0.259, que c*iou os **izados E*peciai* Crim*n**s Federais, o conc*ito </line>
</par>
<par>
<line> d* men*r po*encial ofen*i*o *oi ampliado para </line>
<line> 2 a*os. Rec**t*mente, a </line>
<line> Lei </line>
</par>
<par>
<line> 11.313/06 alterou o art. 61 da Lei 9.099/95, par* abarcar os *rim*s com pena igual </line>
<line> *u *nfe**or * 2 *nos, cu*ulada ou não com multa. (SILV*, 2016, s. p.). </line>
</par>
<par>
<line> A justiça do trabalho, de*de o ri*o sumarís*i** a*é o *r*i*ário, no momento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> audiê**ia o *uiz in*entiva a* partes a bu*carem u*a solu*ão pacífica pa*a as lides. Não apenas </line>
<line> no in*cio do pr*cedim*nto, mas no decorre* das audiênci*s que i*s*ruem o *roc***o </line>
<line> trabalhista * possível a c*mposição: </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, *. 3, art. 6, p. 1*0-125, mai./*un. 2019 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carval*o, L. R. *liveira </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> O *uízo *onciliat*ri*, no *ro*esso do trabalho, tem preval*cido em *elação ao j*ízo </line>
<line> deci*ório, tendo e* vista que a c*lebração de acordo pod* ocorrer em qual*uer g*au </line>
<line> de juris*ição ou fase p*ocess*al, po*to que, é líc**o às pa*tes celebr*rem acor*o q** </line>
<line> a fim de *or termo *o process*, ainda que já ten** encerrado o juízo co**iliatório. </line>
<line> Ocorre que a concilia*ão de*e ser te*tada pel* juiz no *ín**o em du*s ocasiões no </line>
<line> *r*ce*im**to ordinário e uma no p*oc*dimento *umaríss*mo, o que de *ato, não tr*z </line>
<line> nenhum óbice quanto ao acordo ser realiz*do quand* *a prolação da sent*nç*, ou até </line>
<line> mesm* em grau d* recurs*. (BONA*IMAN, 2014, s. p.). </line>
<line> Com * adv**to do *tua* Có*igo d* *rocesso Civil, desde 2**5 há a figura da mediaçã* </line>
<line> nos proce*imen**s jud*ciais, n** que *ão houvesse a possibilida** de mediação/acor*o </line>
<line> an*eri*rme*te porém, com a entrada em vigor do nov* código, os p**cedimentos *ara </line>
<line> te**at*va ** *cordo estã* dis*iplinadas no artig* 3° §*°, 165 e 334 do novo dipl**a2. A*ém </line>
</par>
<par>
<line> de**es dis*ositiv*s, *agistrado o </line>
<line> pode contar com * *poi* de uma equipe de profissionais </line>
</par>
<par>
<line> par* *ol*ci*nar qu*stõe* d* fa**lia, confo*me *rti*o </line>
<line> 694 "n*s a*ões de fam*l*a, todo* os </line>
</par>
<par>
<line> es*orços serão em**eendidos *ara a soluç*o consensu*l da contrové*sia, dev*ndo o juiz disp*r </line>
<line> d* aux*lio de profissionais d* outras área* *e conheciment* **ra a mediação e conc*liação". </line>
</par>
<par>
<line> C*m estes dispos**ivos, pode*o* p*r*eber qu* u*a das </line>
<line> re*r*s mais *mpor*antes do </line>
</par>
<par>
<line> direito p*oce**ual ci*il é a busca da *olução dos conflitos da manei*a mais rápida e eficient* </line>
<line> po*sível, de preferênci* de forma **nsen**al com o intui*o de mante* a pa* na soci*dade. No </line>
<line> entan*o, po* mais **e * lei tenh* ino*ado n*ste sentido, ai*da sim a mediação pode aprese*tar </line>
</par>
<par>
<line> *iver*os prob*emas, entre eles * aumento n*s proc*dimentos/f*rmalidade* </line>
<line> *ud*c*ais q*e </line>
</par>
<par>
<line> também p*d*m co*abor*r com o in*h*ço das *ias *udiciarias em determi*ado mome*to, uma </line>
<line> vez que muita* dessas me*i*ções serão feita* *elo *róp*io magistr*do. </line>
<line> A*esar d* ser direito do ci*adão e estar na lei, o encaminham*nto do processo pa*a a </line>
</par>
<par>
<line> tentativa de resolução por meio autocomposit*vo ne* sempre * feito. Parte </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ma*istratura argumen*a não s*r possível por inexist**cia d* conciliadores </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mediadores su*i*ientes. * </line>
<line> alegação, no entan*o, ne* sempre encontra </line>
<line> u* motivo </line>
</par>
<par>
<line> *oncreto. Em São Paulo, onde há um núme*o expressivo ** *EJUSCS (22* </line>
</par>
<par>
<line> uni*ades), há </line>
<line> 600 m*diadores à disposiç*o ** Justiç* somen** </line>
<line> na capit*l. Apesar </line>
</par>
<par>
<line> d*sso, m**tos *agistrad*s s**uem não utilizando </line>
<line> es*a mão *e obra. (BANDEIRA, </line>
</par>
<par>
<line> 2017, s. *.). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Art. 3o N*o se exc*uir* da apreciação juris**ci*nal ameaça ou lesão a direito. (...) § 3o A conciliação, a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> mediação e outros *étodos de solu*ão consensual de confl*tos </line>
<line> deverã* ser </line>
<line> estimulado* </line>
<line> por *uí*es, </line>
<line> advogado*, </line>
</par>
<par>
<line> defensores públicos e membros do Ministério P*blico, inclusive no curso do proces** judicial. </line>
<line> Art. 1**. Os t**bu*ais cri*rão centros judi*iá*ios d* *ol*ção consen*ual de co**lito*, res*o*s*vei* pe*a </line>
<line> real*za*ã* de ses*ões e audiências de conciliação e *ediação e pe*o desen*olvimento d* programa* destinados a </line>
<line> auxiliar, orien*ar * estimular a au*oco*pos*ç*o. </line>
</par>
<par>
<line> A**. 334. Se a p*ti*ão inicia* preenc*er os req*isitos essen*iais </line>
<line> e </line>
<line> nã* for o cas* d* improcedênc*a liminar </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ped*do, o ju** designará *udiênc*a de conciliação ou de medi*ç*o *om ante*edência m*nima de 30 (trinta) di**, </line>
<line> de*endo s*r c*t*do o réu com pelo m*no* 20 (vin**) dias *e a*tecedê*cia. </line>
<line> Rev. FSA, T*res**a, v. 16, n. 3, art. 6, p. 110-1*5, mai./jun. 2019 *ww4.f*ane*.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Princíp*o *o A*esso à Ju*ti*a * a Banal*dade das *ções co*o Co*sequên*ia Judiciais </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> Ainda sobre a dis*osi*ão de mão de *bra, s*gu*d* o própr*o *NJ, * núme*o de </line>
<line> co*ciliadores em seu cadastro, ao menos no estado do Rio Grande d* S*l, é mui*o baixo: </line>
<line> E*tão cadastr*dos em to*no de 1 mil conciliadores, de 7 e**ados e d* Distri*o </line>
<line> Federal. S** *a*lo tem 7*4 conciliad*res in*critos; Goiás, 1*9; Distrit* Federal, 24; </line>
</par>
<par>
<line> Rio Grande *o Sul, 21; Se*g*pe, 13; Rio Grande do Norte, </line>
<line> 1*; Paraíba, 5; R*o de </line>
</par>
<par>
<line> J*neiro, 3. O número de mediad*res c*das*ra*os é quase o dobro do de </line>
<line> conciliadores. Atua*mente, há *.*47 *ediadores cadas*rados *e 13 estado*, além d* </line>
<line> D*strito Federal. São *aulo * Goiás tê*, resp*cti*amente, 1.155 e 2** med*ad*res </line>
<line> *adast*ados. *m o*dem *ecre*cente vem ainda BA (130); ** (83); MG (77); RJ </line>
<line> (37); SE (19); DF (13); *A (11); RN (*); PB (5); P* (2); CE (2) e AC (1). O**ros 12 </line>
<line> es*ado* n** poss*em repres*n*a**e no Ca*astr*. (*AND*IRA, *017, s. p.). </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, a*ém de não h*ver pes*o*l sufic*ent* para dar *o*ta da alta </line>
<line> de**nda que </line>
</par>
<par>
<line> em*n* do *ode* judiciário, também há falta d* f*nc*on*rios q*alifica*os </line>
<line> p*ra conciliação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ediação. *sse prob*ema obriga o p*ópri* ma*istrado a fazer n*o apenas as vias de **lga*or, </line>
<line> mas de conciliador, aumen*an** o núm*ro de audiências. Isso, por *ais **e venha de alguma </line>
</par>
<par>
<line> f*rma tornar o proc*sso mais human*, colocando *s part*s fren** a frente p*ra a solução </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> l*de d* forma pac*fic* * eco**mica, tem como cons*quênci* o </line>
<line> au*ento de p*uta da* </line>
</par>
<par>
<line> a*diênci** **bre uma única v*ra cível. </line>
</par>
<par>
<line> *lém d*s*o, sem co**ar que *m muitas *omarcas há varas judiciais que recebem um* </line>
</par>
<par>
<line> quanti* mai*r d* *a*érias o que, </line>
<line> muitas v*z*s, dobram o trabalho. Sem contar que aqueles </line>
</par>
<par>
<line> que hoje celebram acordo, ama*hã se*ã* o* mesmos **e *ngressa*ão *a j*s*i*a para exec*ção </line>
<line> do acordo, caso seja descumprindo por uma das p*rtes. Po*t*nto, a conciliação sofre *inda </line>
</par>
<par>
<line> com a pos*ibi**d*de de descu*pri*ento, que cert**ente *r* gerar uma </line>
<line> nova de**n*a </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso judicial. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 A *ediaç*o, a conciliaç*o e a *rbitrag*m como f*rmas de sol*ções de *onflito* </line>
<line> A mediação, a conciliação e a ar*itra*em são formas *e **luçõe* de conflitos, mas *m </line>
</par>
<par>
<line> longo prazo, *ão sendo </line>
<line> possível </line>
<line> produz*r re*ultados satisfa*óri*s e* um curto *eríodo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tempo, *inda mais *m u*a so*iedade qu* nã* es*á acostumada a utiliza* est* proc*diment*. A </line>
<line> *ociedade está acostumada * procura* o j*dici*r*o para postular *eu direit*, ou se for o caso, </line>
<line> *prov*ita a oportunidade p*ra tirar prove*to da situaç*o, refut*ndo toda e qualqu*r tenta*iva d* </line>
</par>
<par>
<line> acordo. A *aí*a nes*e caso poderi* **r o incentiv* de tai* prátic*s fora das </line>
<line> d*pendências </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Poder *udic*ário, * *ais dentr* do ra*o administrativo, de pre*erê*cia nos ca*o* onde s*ja </line>
<line> m*i* no*ória a *ossibilidade de *b*so ao princípio de *cesso * justiça. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. *6, n. 3, art. 6, p. *10-125, *ai./jun. 2*19 www4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. C*rvalho, L. R. Oli*eira </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> A mediação consist* no métod* de *uas pessoas, o* mais, recorrer * um terceiro </line>
<line> imparcial, com o objetivo de trabalh*r o conflito de forma a atin*ir um acordo satisfatóri* </line>
<line> para todos os envolvidos. </line>
<line> * mediação é um m*t*do alternat*v* *ue não há adversários, *penas co*siste na </line>
</par>
<par>
<line> interme*i*ção ** uma pess*a di*tinta da* partes, </line>
<line> que atuará n* condição de </line>
</par>
<par>
<line> m*di*dor, **vor*c*n*o * **álogo direto * *essoa*. O *ediador facil*ta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> com*nica*ão sem indu*i* as **r*es ao acor*o, e quando </line>
<line> *s*e *xist*, apre*en*a-se </line>
</par>
<par>
<line> to*al sati*façã* *os m*diados. (MORAIS; SPE**L*R a**d GALO, 2015, s. *.). </line>
<line> A c*nci**aç**, muitas vezes é c*nfundida com * m*di*ção, q*e n* rea*idade é distint*, </line>
<line> por m*is que *e*h* o p*nto em comum *e ter um terceiro alheio às pa*tes * imparcial par* a </line>
<line> sol*ção da lide. </line>
<line> Já na conciliação as p*rtes c*nfiam a u*a t*rceira pessoa, o concil*ad*r, a função de </line>
<line> ajudar n* construção d* um acordo. O conciliado* é uma pe*s*a que atua, após um </line>
<line> tre*namento, como *m *acil*tador de acord* entre o* *nvol*id*s, criando *m </line>
<line> a*bien*e *m qu* o h*verá o entendim*n*o e * *proxima**o da* *artes para bus*ar a </line>
<line> solu*ão ** confli*o. (NAVE*, 2018, s. *.) </line>
<line> A mediação e a conciliação têm diferenças distintas, como ex*li*a o a***r: </line>
<line> O mét*do aplicado na conc*l**ção e *a *e*iação p*de s*r consid*rado praticamente </line>
<line> o mesm*, s*n*o q*e o que os di*erencia é que na conci**açã* o *onci*iado* </line>
<line> interf*re na r*lação desarmoniosa para q*e *mbas as *arte* cheguem a u* </line>
<line> aco*do d* von*ades. E na medi*çã* não * necessár*o que o m*di*dor intervenh* </line>
<line> no conflito par* que se chegue * *m acordo, ele é *penas um ouvinte que facilita </line>
<line> o diálogo entre as par**s. (NAVES, 2018, s. p.) Grifo do auto*. </line>
<line> A arb*tr*gem també* é muito semelha*te com os doi* institutos j* conceituados, mas </line>
<line> também tem *uas pecu*iari*ades e não pode ser conf*ndida com as de**is. </line>
</par>
<par>
<line> A arbit*age* * a institui**o </line>
<line> privada - não no sen*ido de que o P*der P*blic* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> p*ssa o prover, m*s *i* por*ue e*sa é instalada *xclus*vamente po* vontade das </line>
</par>
<par>
<line> p*rtes, de*endo essas sere* </line>
<line> capaz**, </line>
<line> pela </line>
<line> qual as pessoas </line>
<line> utili**m p*ra diri*ir </line>
</par>
<par>
<line> *onfli*os quanto a direitos d*sponíveis (as </line>
<line> partes pos*am l*galm*nte dis*or), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> contrata, confiando </line>
<line> a*s j*í*e* arbitrais (imparciais), que </line>
<line> seriam in*icad*s *elas </line>
</par>
<par>
<line> par*es, </line>
<line> no*eados por juiz ou </line>
<line> con*entido* por elas em indicação *e *er**iro. Esse* </line>
</par>
<par>
<line> vêm a julgar e*se conflito de in**resses conforme s** d*uto entendimento, lhe dando </line>
</par>
<par>
<line> uma senten*a, tendo for*a de </line>
<line> coisa julg*da como na justi*a c*mum. </line>
<line> Essa po*e ser </line>
</par>
<par>
<line> uti*izada *m qualqu*r **ndê*cia ou </line>
<line> divergênci* civ*l, trabalhista e **mercial, </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> podendo ser ap*ica** *ara re*o*ver problemas de pe*dênci* crimi*al e nem contra os </line>
<line> Poderes Públicos. (TAVARES, 2014, s. p.). </line>
<line> A arbitragem que é re**lada pela lei n° 9. 30* d* 1996, estab*lece que as part*s p*dem </line>
<line> *sc*lher o árbit*o por vont*de própri* ou, se o assi* quis*r, escolher após *arecer de terceiro, </line>
<line> ou até mesmo ser escolhi*o p*r um *uiz, pois a decisão *rbi**al t*m força de sent*nça, </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. *6, n. 3, ar*. 6, p. 110-125, mai./jun. 2019 ww**.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*incí*io do Ac*sso à Justiça e a Banalid**e das A*ões como Consequênc*a Judic*ais </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> confo*me artigo 31 da referida lei que "a s*ntença arbitral produ*, ent*e as p*rtes e seus </line>
<line> *ucess*res, os mesmos efeitos *a sentença profe**da p***s órgãos do Poder Judiciário e, sendo </line>
<line> c*ndenatória, co*stitui tít*lo ex*cutivo". </line>
<line> 4 CONCLUSÃO </line>
<line> * artigo p*opôs discu*i* que * Pode* Judiciário tem um* ca*ga mui*o alta de processos, </line>
<line> po*s muito* deste* pr*cedim*ntos são inicia*o* para s* tirar pr*veito, *a maioria das v*zes </line>
<line> econ**ica, *u como arma para ating*r outra parte, tor*ando assi* *s açõ*s mero i**tru*ent* </line>
<line> de satisfa**o pesso*l, sem que **ja um d*reito ** fato viol*do, que precis* de repara*ão. Es**s </line>
<line> processos *u*i*iais *obr*carregam o Judiciá*io e atrapalham ou*ros procedimen*os, que muitas </line>
<line> vezes não têm relação com aquel* p*ocesso banal (desneces*á*io), mas impõem uma mora </line>
<line> maior aos demai* proc*d**ent*s, *o* se* ma*s u* processo que deve pas*a* po* apre*iação do </line>
<line> Poder Judiciário. </line>
</par>
<par>
<line> Diante dess* pe*spectiva, a pesquisa demonstrou qu* a soluçã* *este problem* *ão </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> de fáci* e*ecução * de resulta*os r*pidos, pois r*quer </line>
<line> que *olít**as pública*, de </line>
<line> pre*erência </line>
</par>
<par>
<line> *dvin*as *o Pod*r Exe*utivo e Leg*slativo, **squem *eios extraj*dicia*s </line>
<line> *ara solução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> confl*to* e de des*ncora*amento do uso *m*rudente das vias **di*i*is para *vi*a* o acúmul* de </line>
</par>
<par>
<line> processos. Também, o *udiciário deve **b*ter **u*as m*is </line>
<line> imp*rtante* * matérias de maior </line>
</par>
<par>
<line> relev*ncia para as p*rt*s interessadas e para toda * sociedad* em *eus três nív*is *e at*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Po*tanto, *ada adianta o direito *er v*ria* formas *e ins*itutos com* a med**ção, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*ncilia*ão e a a*bitr*g*m, como out*os </line>
<line> *ue poss*m surgi*, se tais institutos não são </line>
</par>
<par>
<line> incentiv*d*s p**a *ocied*de. No en*anto, tais *olíticas públicas devem ser feitas for* do Poder </line>
</par>
<par>
<line> Jud*c*á*io, e * poder Púb*ico deve, </line>
<line> **sencialmente, buscar meios </line>
<line> de c*ibir as pr*ti*as </line>
</par>
<par>
<line> abusiv*s e mostrar que o pr*nc*p*o d* acesso à jus*iç* *e *imite àquelas a*ões nas qu*is haja </line>
<line> in*eresse processual *í*ito e com **a - fé *as part*s envo*vi*a* *o pro*esso judicial. </line>
<line> REFERÊNCI** </line>
<line> ALM*IDA, G. Acesso à justiç*, d*re*tos human*s e novas es*e*as da justiça. Contemporâ*ea: </line>
<line> Revi*ta de Sociologia da UFSCar, São Carl*s, v. 2, n. 1, *an. jun., 2012, p. 83-102. </line>
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<line> Contribui**o dos Aut*res </line>
<line> S. A. C*rvalho </line>
<line> *. R. Oliveira </line>
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<line> 1) concepção e pl*nejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nálise e interpr*taçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração d* r*sc***o ou na r*visã* crítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) participaç*o *a aprovação da versão fina* do manusc*it*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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