<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 6, p. 110-125, m*i./*un. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.3.*
</line>
</par><par>
<line>
Princípio do Acesso à Justiça e à *a*alidade d*s A*ões co** Consequência **
</line>
<line>
Morosidade *os Trâmites *udic*a*s
</line>
<line>
Princip*e of Access to **stic* and Banki*g of *hares *s * Result *f the Failure of
</line>
<line>
Judi*ia* Proceedings
</line>
</par><par>
<line>
So*** Aparecid* de Carvalho
</line>
<line>
Dou*ora em Ciê*cia Jurídic* pela Universida*e d* Vale do Itajaí
</line>
<line>
E-*ail: sonia.*dv.*008@hotm**l.com
</line>
<line>
Lí*ik*r Richard de *l**eira
</line>
<line>
Gra*uação em Direito *e*a Univers*dade de Pass* Fundo
</line>
<line>
E-mail: linik*rri*hard@hotmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
E*de*eço: S*nia Apare*id* d* Carvalho
</line>
</par><par>
<line>
*scr*tório de Advoc*cia, Escritório de Advocacia.
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. Ton*y *e*l*y d* Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
R**: Maximiliano de A*m*ida n* 237/ Avenid*: Afonso
</line>
<line>
R**r*gues
</line>
</par><par>
<line>
Pena nº 88 salas 02/0* Edifí*i* Lagoa
</line>
</par><par>
<line>
Cen**o, *530*000 - Lago* Vermelha, R* - *rasil.
</line>
<line>
Ar*igo rec*bido em 24/*1/201*. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
rece*ida em *3/02/2019. A**ovado em 1*/02/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
Lí*i*er Richard de Olivei*a
</line>
</par><par>
<line>
*scritó*io de Ad**cacia, *scritório de Advocac*a.
</line>
<line>
Aval**do pelo sistema Triple Re*iew: Desk *eview a)
</line>
</par><par>
<line>
Rua: Maximiliano d* Almei*a *º 237/ Aven*da: Afonso
</line>
<line>
*elo *d*tor-*hefe; e b) Doubl* Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Pena nº 8* salas 02/0* Edi*í*io Lag*a
</line>
<line>
(avaliação cega por *ois avalia*or** da área).
</line>
</par><par>
<line>
*entro, *53000*0 - *agoa *ermelha, RS - Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
*evi*ão: Gramatical, N*rmativa
</line>
<line>
e de Form*t**ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rincípio *o Acesso à Ju*tiç* e a Banalida*e das Ações *omo Consequência Judiciais
</line>
<line>
*11
</line>
</par><par>
<line>
*ES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O artigo tem a finalidade d* propo* uma *eflexão sobre o princípio *o acesso à j*sti*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conseq*entemente a
</line>
<line>
durabilidade raz*ável do pr**esso, através de uma visão gera*
</line>
<line>
d**
</line>
</par><par>
<line>
re*ações ju**dic*s e* q** envolvem *s part*s, o Estad* e o Poder Jud*c*ário. Ta*bém, propõe
</line>
<line>
um raciocínio *o*r* o princípio *o acesso à justi*a ** q*e **z respeito à t*amitação das açõe*
</line>
<line>
ju*icia*s banais, *ue tramit*m no dia * dia do judiciário, e que sobrecarregam **do o sistema
</line>
</par><par>
<line>
jur*dico. Há muitos anos, o sist*m* judiciá*io
</line>
<line>
aprese*t* m*itas falhas, principalmente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*emora do* t*âmites judiciais qu* podem l*v*r anos e apresentar mais p*eju*zos para
</line>
<line>
pa*te*
</line>
</par><par>
<line>
envolvida* no process*
</line>
<line>
judici*l. * pr**edi*e*t* *e pesqu*sa u*i**zad* foi *e *esqu*sa
</line>
</par><par>
<line>
bi*liográfic* n** fontes *itada* no deco**e* do texto, pa*a o que se utilizou aborda*em
</line>
<line>
qualitativa de análise das info*mações.
</line>
<line>
Palavras-chave: Prin*ípio. Acesso À Justiça. Ações. Moros*dade J*dicial.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The p*rpose of t*e ar*icle i* t* prop*se a reflection on the p**nci*le of acces* to justice an*,
</line>
</par><par>
<line>
consequently, the reasonable durabil**y of the
</line>
<line>
process, th*ough an overview of t*e
</line>
<line>
lega*
</line>
</par><par>
<line>
relations involv*ng the parties, the State and th* Judici*ry. I* also proposes reasoni*g on the
</line>
<line>
*rinciple o* access to j*stic* with *egard *o the conduct of banal l*wsuits, which are ca*ri*d
</line>
<line>
out in the da*-to-day legal proceed*ngs, and whic* overload the e*tire legal sys*em. For many
</line>
<line>
years, th* *udicial syst*m has had many *hortcomings, mainly t*e *elay o* l*gal proceedings
</line>
<line>
that *an take ye*rs and present mor* dam*g* *o parties invol*ed in t*e judicia* proces*. The
</line>
<line>
research procedur* us*d *as a *iteratur* search in the sou*ce* cite* throughout *he *ext, f*r
</line>
<line>
which a *ua*itative approa** to infor**tion analysis *a* used.
</line>
<line>
Key wo*ds: P*in**ple. Access to Jus*i*e. Actions. Judicial Delin*uency.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *6, n. 3, art. 6, *. 110-125, mai./*un. *019
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. *arvalho, L. R. Oliveir*
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
1 *NT*ODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O artigo p*opõe in*esti*a* o princípio *o *ce*s* à jus*iça e a ban*lidade da* ações
</line>
<line>
c*mo conseq*ência da morosidade do* trâmites j*diciais. *essa perspectiva, o art**o discute
</line>
</par><par>
<line>
qu* o Poder J*diciário tem uma carga muito alta de *rocessos
</line>
<line>
j*dicia**, os *uais
</line>
</par><par>
<line>
sobrecar*egam o J***ciári* e atrapa*ham outros proced*ment*s.
</line>
</par><par>
<line>
*nicial*e*te, * art*go pr*p*e debater o princípio do acesso à *ustiça como di**ito
</line>
<line>
constitucio*al, pois se tr*ta d* cláus**a *étrea, indi*pensável *ara as relações * es*abilidade
</line>
</par><par>
<line>
social, a fim de g*ran*ir a Dig*idade da Pes*oa Humana, c**o també* assegur*r dire*tos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
garantias individuais at*avés d* *rincípio do *cesso * j***i*a.
</line>
</par><par>
<line>
*oste*i*rment*, o artigo pro*õe d*sc**ir a banali*ade das ações como consequênci* da
</line>
<line>
*or*sidade dos trâmites judicia*s e como prob*emas constantes do Po*e* Ju*ici*rio.
</line>
</par><par>
<line>
Finalm*nt*, o ar*i** propor-se pesq*i*ar a mediação, a
</line>
<line>
conci*iação e a arbitragem *om*
</line>
</par><par>
<line>
f*rmas de *olu*ões de con**it*s, *omo analis*r * distinção entre o* con*****s dos in*titutos da
</line>
</par><par>
<line>
mediação, da
</line>
<line>
*onciliação e da arbitragem e a importâ**ia de
</line>
<line>
cada i**t*tuto pa*a o acess*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
j*sti*a **mo dir*i*o const**ucional.
</line>
<line>
Po* fim, o procedimento de *esquisa ut**iz*d* foi *e pesquisa biblio*ráfica na* font*s
</line>
</par><par>
<line>
citadas
</line>
<line>
no **correr do te*to, para o que *e utilizou * abo*da*e* qu*litativa de aná**s* das
</line>
</par><par>
<line>
informaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
* *EFEREN*IAL T*ÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O pr*ncíp** d* acesso à ju**iça co** direito constituci*nal
</line>
</par><par>
<line>
O pr*nc*pio do ace*so à justiça est* estabelec*do na Consti*u*çã* Fed*ral
</line>
<line>
de 19*8, no
</line>
</par><par>
<line>
s*u artigo 5º, in**s* *XXV, est*belecendo que "a le* não ex*lui*á da apreci*ção do *o*er
</line>
<line>
**dici*rio lesão ou ameaça de *ire*to. " Este princí*i* tam*ém é c**hecido com* o prin**pio
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
*nafasta*i*id*d* da tutela jurídica, p*is assegura a tod*
</line>
<line>
*i*adão * ac*sso *os *rgãos
</line>
</par><par>
<line>
judic*ai* pa*a plei*ear (***antir, mu*ar, extingu*r ou *edir reparação) um direito
</line>
<line>
constitucional.
</line>
</par><par>
<line>
Des*e mod*, o princípio do
</line>
<line>
acesso à justi*a
</line>
<line>
trata-se de cláusula *étrea, indispensável
</line>
</par><par>
<line>
*s relaçõ*s e estabilidade s*ci**, para ga*a*tir o p*incipa* princíp*o n* e*a *onte*porânea,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
da D*g*idad* da Pessoa Humana, *omo também, par* asse**rar d**e*tos * *aranti*s
</line>
<line>
*ndivid*ais através do pr*nc*pio *o a*esso * ju*tiça.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 6, *. 110-**5, *ai./jun. 2019 www4.*s*net.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Princípio *o Acesso à Ju*tiça e a Banalid**e das Aç*es *o*o Con*equênc*a J*d*ciais
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
Segundo afirma N*ves (201*, *.153), o pr**cípi* do acesso à *u*tiça, est*belece "que *
</line>
</par><par>
<line>
interess*do *m
</line>
<line>
provoca* o Poder J*dici*r*o *m razão d* lesão ou am*aça d* lesão a direito
</line>
</par><par>
<line>
não é obrigado * procurar an*es *iss* os p*ssíveis m*canis*os ad*inistrativos de solução de
</line>
</par><par>
<line>
confli*o". *as, deve-se lev*r em conta a ideia *e
</line>
<line>
que o* *etor*s e procediment*s
</line>
</par><par>
<line>
ad*inist**tivos também faze* par*e ao pri**ípio do aces*o à
</line>
<line>
justiça, *ma vez que
</line>
</par><par>
<line>
poss*b*litam a solu*ão d* c**flitos d* forma menos moros*, sem que sej* nece*sá*io d*pender
</line>
<line>
de mai*r po**r aq*isitivo.
</line>
</par><par>
<line>
Também, *egundo *orre* (2002, s. *.), "d**tro de uma visão axiológica
</line>
<line>
de
</line>
<line>
justiça,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ace*so a ela nã* fica red*zido * acesso ao *u*ici*rio e suas *nstitu*çõ*s, mas **m a u*a ordem
</line>
</par><par>
<line>
de va*ores * di**itos f*n*amentais
</line>
<line>
*ar* o ser humano, não restrito ao sistema jurídico
</line>
</par><par>
<line>
**o*essual". Ai*d*,
</line>
<line>
na me*ma linha
</line>
<line>
de raciocí*io (ALMEIDA ap*d MAN*U*O, 20**, p.
</line>
</par><par>
<line>
*5) di z
</line>
<line>
que é preci** "de*sacraliz** o *ce*s* à justiç*", ent*n*end* que n*m todo co*flito
</line>
</par><par>
<line>
*eve
</line>
<line>
ser resolvido pel* Poder Judiciá*io e que
</line>
<line>
d*vem
</line>
<line>
ser estab*lecidos "e*uivalen*es
</line>
</par><par>
<line>
juri**icionais" como a* for*as alterna*ivas de solução d* conflitos".
</line>
<line>
O *rtigo *°, *nciso LXXIV, da Constituição Federal de 1988, também est**elec* que *
</line>
<line>
Est*do deve garantir o acesso à ju*tiça a*s mais necessitados. O princípio do a*ess* à j*sti*a
</line>
<line>
tr*ta da que*tão de forma mais **pla, m** * referi*o inciso dá um **at*mento melho* para os
</line>
<line>
hipo*suficientes, no *aso, os economic*mente. Gera*ment*, isso se resolv* com o adve*to d*s
</line>
<line>
Defensori*s Públicas * dos projetos so*iais cri*dos *or universidades ou *elo pró*ri* *od*r
</line>
<line>
públi*o e* seus três nív*is d* atuação.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, cab* *nalisar o princípio
</line>
<line>
*o D*vido Processo Legal e da *urabi*idade
</line>
</par><par>
<line>
Ra*oá*el do Processo. *ad* adianta haver um princípio nort*ador c*mo d* a*esso * *ustiç* s*
</line>
<line>
nã* discutir am**s os princípios, que se*ve* como pilares do proce*s* jurídico.
</line>
</par><par>
<line>
O princípio ** D*v*do Proces**
</line>
<line>
Legal *ncontra - se leg*ti*ado no ar*igo 5°, incis*
</line>
</par><par>
<line>
LIV, d* Constituição Federal de 1988, estabelecendo que "ningu*m s*rá pr*vado d* l*berdade
</line>
<line>
*u d* seus bens sem o dev*do proc**so legal". É import*n*e este *rtigo, pois o p*ocesso dev*
</line>
<line>
ser ló*ico, send* necessário perco*rer *á*ia* etapas para *u*car a ver*ade real, ou a verdade
</line>
<line>
p*ocessual. O processo, na d*ci*ão d* ju*z deve cont*r a fundam*ntaç*o através da apreciaç*o
</line>
<line>
da* provas levadas e pr*du*idas no de*or*er do processo.
</line>
<line>
O princípio *o "devi*o processo legal" tem origem na dout*ina inglesa, e é * t*ad*ção
</line>
<line>
de "due proces* of *aw", pois a p*la*ra "law" signifi*a dir**t*.
</line>
</par><par>
</page><line>
* "devido processo legal" corr*sponde traduçã* para o português da expressão à
</line>
<line>
*ng*esa "due p*ocess of law". Law, porém, significa *ireito, * não *ei ("stat**e la*").
</line>
<line>
A observ*ç*o é impo*ta*te: o *rocesso há *e estar *m *on*orm*dade com o Direit*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 16, n. 3, art. 6, p. 110-125, mai./j*n. *019 *ww4.fsa*et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. *arvalho, *. R. *liveira
</line>
<line>
114
</line>
<line>
como um todo, e não ape*as *m *ons*nância com a lei. "*egal", então, é a*je*i*o
</line>
<line>
q*e re*ete * "*ir*ito", e não a *ei (D*DIER JR, 2015, p. 63).
</line>
</par><par>
<line>
O pr*ncípio do devido proces** legal "con*ere a todo suje*to d* **reito, no *ra*il,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
direito fundam*ntal a u* processo d*vid* (jus*o, e*uitati*o etc.)" (*IDIER JR., 2015, p. 63).
</line>
</par><par>
<line>
M*is adiante será disc*tida a i*fluên*ia deste princípio e s*a relação
</line>
<line>
com o atual momento
</line>
</par><par>
<line>
*os trâmit*s judiciais. Para o *omento, basta *pen*s co*pre*nder a sua i**ortância para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sistema jurídico.
</line>
</par><par>
<line>
Já o ar*igo 5°, incis* *XXV*II, que di* respeito à *ur*bilida*e Razoá*el do Processo,
</line>
<line>
impon*o-se como que nec*ssári* q** ta*s pr*cedi**ntos tragam uma r*spo**a o mais rápido
</line>
</par><par>
<line>
possível para a soluçã* de uma lide. A demora *rocessual p*de
</line>
<line>
acarret*r prejuízos p*r* as
</line>
</par><par>
<line>
partes *a açã*.
</line>
</par><par>
<line>
*ortan*o, *ão mui*os os exemplos de ações q*e *r****am de *ma solução ou
</line>
<line>
decis*o
</line>
</par><par>
<line>
rápid* do *udiciário para
</line>
<line>
gar*ntia *e *m direito. Como exemplo, po*e-s* citar as *çõ**
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*nvolvem questões de saú*e, par*
</line>
<line>
g*rantir medicamentos, *ratam*ntos *irúrgicos e * p*di**
</line>
</par><par>
<line>
de UT* neo*atal para garantia de um leito para a mã* pres*es a ter um fil*o e
</line>
<line>
etc.. *estes
</line>
</par><par>
<line>
casos, ha**nd* demora nos trâ*ites judiciais, *s prejuízos podem ser irrev*rsív**s
</line>
<line>
para os
</line>
</par><par>
<line>
requerentes da ação.
</line>
</par><par>
<line>
*s *mpe*ilhos *o acesso à justiça são pr*blemas qu* muitas vezes restr**gem o direi*o
</line>
<line>
à justiça de muitos cidadãos, especi*lmente, dos hipossuficien*es econômicos e daquele* que
</line>
<line>
têm pouco ou nenhum *onhec*mento de seus *i*e***s. As*im s*ndo, são m*itos os problemas
</line>
<line>
que prejudicam a efetividade d*st* direito de se interlig*r.
</line>
<line>
O *rimeiro problema é a falta de **der aqu****i*o por p*r*e da *opulação que, **
</line>
<line>
muitos ca*os, vive *m situa*ão *e pobreza extr*ma. A má distribuição de r*nda, e a *io*ação
</line>
<line>
de direitos *m várias *r*as é um *roblema consta*te, pois há violação de um direito, soma*o à
</line>
<line>
fa*ta de *ecurs*s pa*a custear a d*fesa de u* di*eito que serve como m*io de impunidade do
</line>
<line>
viola*or d* *ireitos, e ao *esm* temp* in*e*t*va a *o*duta ilícita.
</line>
</par><par>
<line>
* custo para pl**tear u*a aç** é alto, ligad*
</line>
<line>
às custas *rocessuais e os *nus
</line>
</par><par>
<line>
pos*erior*s da ação. A questão do poder a*u**itivo, alé* de ati*gir cida*ãos d* c*asse baixa,
</line>
<line>
atinge com muito m*is ***ça o cidadão de class* média que tem renda r*z*ável, esc*pando d*
</line>
<line>
benef*c** da *ssistên*ia Judi*iária Gratui*a, ou a** *esmo da *roteção de Defenso*ias
</line>
</par><par>
<line>
Públ*cas ou institui*ões so*i**s que limitam seu *ível d*
</line>
<line>
a*uação para pess*as com r*nda
</line>
</par><par>
<line>
famil*ar
</line>
<line>
bruta
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
doi* a três salários-mínimos. Tal *ituação desencoraja muita*
</line>
<line>
pessoas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
ingre*sarem c*m ações, *ois * custo é muito a*to, se* c*ntar com *s riscos do processo, q*e
</line>
<line>
*ode mui*o bem *es*ltar em perda de c*usa e, consequentem*nte, em *ustas su*um*ências.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 16, n. 3, ar*. 6, p. 11*-1*5, mai./jun. *019 ww*4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prin*í*io *o Acesso à *usti*a e a Ba*alidade das Ações como Co*se*uência Judi*i*is
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
Pessoa* ou *rga*izações que possua* recursos finance*ros considerá*eis a
</line>
<line>
serem
</line>
</par><par>
<line>
utili*ados têm vanta*e*s óbvias ao prop*r ou defende* dem*ndas.
</line>
<line>
Em pri*eiro
</line>
</par><par>
<line>
**gar, elas podem pagar para *itigar. Cad* uma de**as ca*acidades, em mã*s de uma
</line>
</par><par>
<line>
única d*s
</line>
<line>
partes, pode ser uma arma poderos*; a
</line>
<line>
ameaça de lití*io torna-se tanto
</line>
</par><par>
<line>
plausível quanto efetiva. De **do s**ilar, uma das partes pod* se* *apaz *e fazer
</line>
<line>
gastos maiores que a outra e, como resultado, apresentar seus a*gu*e*tos *e
</line>
<line>
maneira mais *f*ciente (CU*I ap*d CAPPELLETTI; GARTH, 2011, s. p.).
</line>
<line>
O segu*do, são os problemas sociocult*rais, p*r*u*nto "a grand* pa*te dos cidadãos
</line>
<line>
não *onhece e não **m condiç*e* de conhece* os se** direitos" (TORRES, 200*, s. *.). Isso
</line>
<line>
prejudica a maioria *os c*dadãos pois, além de não ter *ondi*ões de c*nhecer *eus direitos,
</line>
<line>
tampouco conhece um advogado, e também não ingressará em *uízo para pleiteá-l*s.
</line>
<line>
O terc*ir* probl*m* * o e*pec*lho psicológico pois, no Brasil, o a*voga*o é mal vist*
</line>
<line>
por *ra*d* parte da sociedade, uma vez qu*, mui*o* ac*am qu* * pr*fissional do *irei**, de
</line>
<line>
algu*a forma, n*o é *onfiá*el, e vê os juízes como se*e* *uperiores. Torre* exp*ica como o
</line>
<line>
c*dadão observa o judiciár*o e *eu* integrantes:
</line>
<line>
O aspecto *sicológi*o deve nece*sariamente ser considerado. As *esso*s meno*
</line>
<line>
fav*recidas econ**icament* de a*guma forma tem*m os advogados, o* juízes e os
</line>
<line>
pr*motore*. Os juíze* *ão vistos *omo seres superiore* e, os a*vo*a*os co*o
</line>
<line>
p*ssoas em que se dev* confia* *esco*fiando. * *aioria das pess*as *em r*ce*o de
</line>
<line>
e*tar *m ju*zo, seja po* dec*pção com o resu*tad* de alguma ação *m q*e estivesse
</line>
</par><par>
<line>
env*lvida
</line>
<line>
ou t*vesse intere*s*, ou por temerem *epresálias ao reco*rerem * justiça,
</line>
</par><par>
<line>
ou aind*, represálias da próp**a parte *dver**ria. Para o b*asil*iro, * Poder
</line>
<line>
*udiciário, * ina*ess*vel, não é confiável e *ã* faz *ust**a (TOR*ES, *002, *. p.).
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, o p*ópr*o Pode* *udici*rio tem suas *imita*ões d* p**soal (poucos juíz**
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
serv*dores) e mu**a demanda, o* trâmites formais q*e deve* se* s*guidos, *o** para cada *
</line>
</par><par>
<line>
t i po
</line>
<line>
de de*anda há mei*s
</line>
<line>
ou formas diferentes para d*senvo*ver a ação. **o que e*ta
</line>
</par><par>
</page><line>
*ituação atrapalhe * aces*o à ju*tiça (ao menos *ir*tamente), mas torna * processo judicia*
</line>
<line>
*oroso e muitas veze* inefica*. Esse f*tor serve *e motivo para nã* se ingressar em **ízo. "A
</line>
<line>
inacessi*ilid*d* * alg*n* i**tru*ent** *rocessuais, bem c*mo a procrastinação dos **itos em
</line>
<line>
razão de *rechas da leg*slação pr*cessua*, constitui t*mbém entraves à consolid*ção de uma
</line>
<line>
ord** jurídica justa" (TORRES, *002, s. p.).
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DISC*SSÕ**
</line>
<line>
3.1 A ban*lidade das ações com* consequência da morosi*ade dos trâmite* jud*ciais
</line>
<line>
A* questões debat*d** sobre as açõ*s como consequência d* morosidade dos trâmites
</line>
<line>
judiciais são problema* c*nstantes do pod*r judiciário. **b*te-*e mui** sobre as questões que
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 6, p. *10-12*, mai./jun. 2019 *ww4.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carvalho, L. R. O*iv*ira
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
fazem * ju*i*iário ser *m órgão impor**nte pa** a *ociedade bra*ileira. Mas também, discut*-
</line>
<line>
s* mui*o a mor**idade e os prejuízos que tal pro*lem* traz p*ra as *elaçõ** j*rídicas que, por
</line>
<line>
um motivo e outro direc*o*a - se ao Pod*r Judi*i*rio.
</line>
<line>
Tamb*m, *iscutem-s* muito os efe*tos desta *orosidad* no que diz respeito a q*est***
</line>
<line>
*conômic*s (a maioria) e à *róp*ia *ntegridade do direit* a ser p**iteado em juízo. No entanto,
</line>
<line>
po*co se discute sobre as açõ** que tra*am de qu**t*e* que não dever*am passa* por
</line>
<line>
ap*e*ia*ã* do judic**rio, pois podem s*r t*atadas d* forma administrativa, ou pas*ar p*r
</line>
<line>
seçõ*s *e m*diação e arbitra*e* (de preferê*cia casos de f**ília, ou *ue envol** *ireito de
</line>
</par><par>
<line>
viz*n**nça * *e co*sumidor). Ainda, o P*de* Judiciário *everia ser o
</line>
<line>
úl*imo órgão a ser
</line>
</par><par>
<line>
procurado p**a a solu*ã* de c*nf*ito e na busca de direito.
</line>
</par><par>
<line>
É de p*blica sabença que o Judiciário n*o *em
</line>
<line>
obtend* êxito em of*recer uma
</line>
</par><par>
<line>
pron*a resposta à **pulação que bat* às suas portas em *us*a da s*lução para seus
</line>
<line>
problemas jur*d*cos. Contudo, nem todas as mazelas da Jus*iça se *evem creditar *o
</line>
<line>
**diciário no to*an*e à sua **r*sidade na *olução d*s causas qu* lhe são
</line>
<line>
**bme*i*as. Em uma estr*tur* de *stado na qual o Judi**ário não vem atend*ndo às
</line>
<line>
necessida*es da populaç*o, resta *vi*ente que não * some*te este que sofre *e
</line>
<line>
p*oblemas. Um Legislativo e um E*ecutiv* deficientes são elementos que agravam
</line>
<line>
sobre*od* as *ificuldades na distribuição da Justiça. Na *erdade, o Po*er Judi**ário
</line>
<line>
que deveria ser o últi*o b*stião, a última *s*eran*a d* cidadão, a*aba se t*rnando o
</line>
<line>
dest*n*tário da p**meir* manifesta*ão de busca *e *ireit* pel* cidadão, muitas v*zes
</line>
<line>
contra * próprio Est*do (C*EMENTINO apud FERMINO, 2011, p. s.).
</line>
<line>
Ainda, a mor*sid*de dos trâmites judiciais é a efetivação do d*reito fun*a*ental à
</line>
<line>
r*z*ável dur*ção do proces*o, pois:
</line>
</par><par>
<line>
Cons**uenteme*t*, o Est*do que deveri* ser a primeir* força a t*rnar possível
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
efetivação *o direito fundame*tal * ra*oável duração do pro*esso, ev*de*ci*-se,
</line>
</par><par>
<line>
*aradoxalmente, como o princi*a* cu*pado pel* morosidade
</line>
<line>
no Poder Ju*ici*rio,
</line>
</par><par>
<line>
*o*imentando ex*es*ivament* a atuaç** jurisdi*i*nal, além de t*lher uma gama
</line>
<line>
infindá**l de direito* subjetivos pe*o simp*es f*to de não conseguir suprir *o*as as
</line>
</par><par>
<line>
n*ces*idades dos cid*dão*. A própria
</line>
<line>
def*ciênc** do
</line>
<line>
E*t*** em
</line>
<line>
su*rir *s
</line>
</par><par>
<line>
*eces*idades do cidadão *az com *ue ele tenha que recorrer ao Judiciário para *azer
</line>
</par><par>
<line>
*al*r o seu direito, o *ue inev*tavelm*nte *ca*reta a multiplicaçã* de dem*ndas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
considerando quantidade reduzi*a de juízes, podem nem sempre ter *oluç** em a
</line>
<line>
prazo razoável. (TAKOI apud F*RMINO, 2011, s. p.).
</line>
<line>
Isso, sem contar as ações que tratam do p*oveito da popu*ação q*e pl*itei* *ir*ito* *os
</line>
<line>
quais *ão tem, ou u*ilizam o judiciário como meio de vingança, que acaba por se* um ilícito
</line>
</par><par>
<line>
pr**essu*l. Como aduz Did*er Jr. (2015,
</line>
<line>
p 394) "Há no processo tamb*m atos **ícitos:
</line>
</par><par>
<line>
con*utas *ue est** em de*conformidade com o *ireito".
</line>
<line>
Tais s*tuações podem ser tratadas co** *ma consequê**ia negativa ao Princípio d*
</line>
</par><par>
<line>
A*esso à *ustiça p*is, *omo o próprio artigo 5º, i*ciso XXXV da Constituição Federa*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres**a, v. 16, n. 3, art. 6, p. 11*-125, mai./jun. 2019 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*ncípio do Acesso à J*stiça e a Banali*ad* *as Ações como C*nsequência Judiciai*
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
19*8 est*belec*, a lei não deve excluir a a*r*ciação do Poder Judic*ário a ameaça ou lesão de
</line>
<line>
um dir*it*. Porém, o agen*e julga*or analisa aquilo qu* lh* * trazido a*s a*tos, devend* fazer
</line>
<line>
*empre um julgamento justo * i*pa*cial e* ci*a das provas *razidas e produzi**s de*t*o do
</line>
<line>
proces*o.
</line>
<line>
A i*parcialida*e do juiz é uma garanti* de j*stiça para as *artes. *o* isso, têm elas
</line>
<line>
o direit* de e*igir um juiz imparcial: e o Esta*o, que *es*rvou par* si o exercíc*o da
</line>
</par><par>
<line>
função jur*sd*cio*al, tem corr*sp*n*ente *ever de agir com a imparciali*ad* na o
</line>
</par><par>
<line>
*esol*ç*o das
</line>
<line>
ca*sas que lhe s*o submeti*as. (CINTR*; G*INOVER;
</line>
</par><par>
<line>
DIN**ARCO, 2011, p. 58.).
</line>
<line>
P*rém, nem sempre as ve*dadeiras i*ten**es das partes serão mostr*das ou re**ladas
</line>
<line>
den*r* do *rocess* p*ra s* evocar os artig*s 79 ao 81 do Código de Processo Civil1, q*e se*á
</line>
<line>
longo devido às forma* * *ara*tias *ue devem ser seg*i*as *entro do procedimento judicial.
</line>
</par><par>
<line>
Sem contar qu*, q*ando há ilícito processual, *eve haver
</line>
<line>
co*prov*ção *a parte
</line>
</par><par>
<line>
"prejudicada". Conf*rme ex*lica *urispru*ência *o Tribunal *e Ju**iça d* Rio Gra*d* do *u*:
</line>
<line>
Ement*: APEL*ÇÃO C*VEL. RESPONSABILIDADE **VIL. AÇ*O *E
</line>
<line>
INDENIZAÇÃ* POR DANO* MATERIAIS E *ORAL. AMEAÇ*S E
</line>
<line>
ACUSAÇÕES ENVOLVENDO E*-CÕNJUG*S. PR*JUÍZO MA*ERIAL.
</line>
<line>
*NO*AÇÃO RECU*SAL. DANO MORAL. P*ESCRIÇÃO IMPLEMENTA*A.
</line>
<line>
LIT*GÂNCIA *E MÁ-FÉ NÃO CONFI*URADA. () LITIGÂNCIA DE MÁ-
</line>
<line>
FÉ - *ão se ve**fica *ond*ta da demandada a **r azo à condenação na
</line>
</par><par>
<line>
penalidad* proce*s*al, não caracterizadas, a* *im e ao
</line>
<line>
cabo, qu*isquer das
</line>
</par><par>
<line>
hipóteses previstas no art. 79 do *PC. APELAÇÃ* *ARCIALMENTE
</line>
</par><par>
<line>
C*NH**IDA E, NA PARTE CON*ECIDA, DESPROV*D*. (Ap*la**o
</line>
<line>
C*vel N*
</line>
</par><par>
<line>
700*540*649, Sex*a Câm**a Cível, Tr*b*na* de Justiça do R*, Re*ato*: Sylvio José
</line>
<line>
C*sta da Silva Tavares, Julg*do em 23/11/20*7)(grif* do autor).
</line>
</par><par>
<line>
Eme*t*: CONSUM*DOR. AÇÃO DECLARAT*R*A DE INEXISTÊNCIA
</line>
<line>
DE
</line>
</par><par>
<line>
*É*ITO E IN*ENIZAÇÃO *OR
</line>
<line>
DANOS M*RAIS, */* ANT*CI*AÇÃ*
</line>
<line>
D*
</line>
</par><par>
<line>
*UTELA. MANUTENÇÃO *E PROTESTO DE TÍTU*O APÓS QUITAÇ*O.
</line>
<line>
DEVER *O AUTOR DE P**VIDENCIAR O CANCELAMENTO *O
</line>
<line>
PRO*ESTO. *ANO MO*AL NÃ* EVIDENCIADO. (...) Litig*n*ia de má-fé
</line>
<line>
afa**ada, por não *vi*enciado dolo *roc*s*ual ** condu*a da parte. RECURSO
</line>
</par><par>
<line>
DA RÉ PROVIDO E *MPROVIDO REC*RSO DA *U*O*A. (Recurso
</line>
<line>
Cível *º
</line>
</par><par>
<line>
71**37*1495, Primeira Turma Recursal Cí*el, Turmas Recurs*is, Relator: Mart*
</line>
<line>
*orges *rtiz, Julgad* em *3/07/2013) (grifo *o aut*r)
</line>
</par><par>
<line>
Porta*to, nem sempre é po*sí*el comprovar t*l ban**ida*e proces*ual por
</line>
<line>
qu*m tem
</line>
</par><par>
<line>
**ter*sse o instituto, *ois o juiz só po** decidir a r*speito do assunto quando
</line>
<line>
houv*r
</line>
</par><par>
<line>
comp*ov*ção d*s verdadei*as i*tenções da p*rte mal-inte*cionada. Portanto, * process*
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Art. *0. Consid*ra-se litiga*te de má-fé *quele que: (...) *I - alterar a v*rdad* do* fato*; (...)
</line>
<line>
Art. 81. D* ofí**o ou * r*qu*rimento, o *uiz *ondenará o li*igante de má-fé a pagar multa, que deverá se*
</line>
<line>
supe*ior a um por cento e inferior a d*z po* **nto do valor c*rrigido da causa, a indenizar a parte contrária pelos
</line>
<line>
prejuí*os que esta s*freu * a arc*r *om *s honorários a*vocatício* e com t**as as d*spesa* que e*etuou.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *6, n. 3, a*t. 6, p. 110-1**, mai./jun. 2019 www4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. Ca*valho, L. R. Oliveira
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
*ias judiciai* se t*rna u* meio de oportunis*o * especulação, porque n*m ao m*nos há um
</line>
<line>
dir*ito violado, e **m um meio de se tirar um prov**to d* uma situaç*o pa*a se obte*
</line>
<line>
vantagem, m*itas vezes ilí*i*a.
</line>
<line>
Nesse *en*ido, Zimerman e *olt*o t*a*em *xemplos de *omo são os *ro*ess*s na ár*a
</line>
<line>
d* f*mília, no que tange às questões de divó*ci*, *epa*a*ão de bens e à vida *as pessoa* que
</line>
<line>
faz*m parte deste processo (no caso, autor e réu), bem *omo é possível perc*ber o ódio das
</line>
<line>
part*s envolvid*s *est* r*lação que apare**a nu*ca *er u* fim:
</line>
</par><par>
<line>
O relato d*
</line>
<line>
pro*esso
</line>
<line>
ju**cial qu* *e*ve
</line>
<line>
de exemplo dá conta
</line>
<line>
de que
</line>
<line>
o
</line>
<line>
casamento
</line>
</par><par>
<line>
durou 19 anos, **quanto que *á per*ura por
</line>
<line>
*0 anos o víncul* processu*l
</line>
<line>
a*eti**,
</line>
</par><par>
<line>
sendo qu* o mesmo e**á estagnado quanto a uma prov*vel solução defin*tiva
</line>
</par><par>
<line>
porquanto
</line>
<line>
houv* uma *n*ensa e ap*rentemente irreversível ati**d* extre*amen**
</line>
</par><par>
<line>
radicali*ada p*r parte do casal ***ig*nte. A tr*mi*ação d*ste processo t*m env**vido
</line>
<line>
set* tipos de ações: *epa**ção *e *orp*s (promovido por Joana); separação d* cor*os
</line>
<line>
(*ro*ovido p** P**l*); separação judic*al litigiosa (pro*o***a *o* Paulo); a*ão
</line>
<line>
anul*tória de acordo jud*cial (promovi*o p*r Joana); ação de cobrança de alugu*res
</line>
<line>
(promovida pelo m*rido); ação de ali*e*to* (promovido pe*a esposa).
</line>
<line>
As acusaç*es são recíp*ocas: P*ulo alega **e ele tem honra*o *s com*rom*ssos que
</line>
</par><par>
<line>
fo**m *udicialmen*e combinad*s, en*u*nt* Joana
</line>
<line>
vem **mpendo *umprime*to *
</line>
</par><par>
<line>
das obrigaçõ*s que lhe *abe*, ou s*ja, o deve* de uma restituição de uma *arte dos
</line>
<line>
al*gueres a que e*e t*m direi*o. Ele também af*rma qu* não pa*a p*ns*o alim*ntícia
</line>
<line>
p**o fato de *ue não tem ga*hado suficientes para t*l, v*sto que e*a não l*e paga. *or
</line>
</par><par>
<line>
s*a vez, Joan*
</line>
<line>
acu*a que Paulo
</line>
<line>
*giu *
</line>
<line>
vem a*i*do
</line>
<line>
d* m*-*é, q*e
</line>
<line>
ele
</line>
<line>
*b**ou d*
</line>
</par><par>
<line>
fragilid**e f*sica e emocional del* n*m moment* *m que s*a mãe p**ecia de uma
</line>
</par><par>
<line>
doença te*minal. Segu*do ela, a doe*ça da mãe desper*ou a **biça de Paulo
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
partilha dos bens *on**antes de muitos *móvei* da mãe de*a, e o levou a e*ecutar um
</line>
</par><par>
<line>
plano
</line>
<line>
de enganá-** p*ra os
</line>
<line>
fins *e uma extorsã* dos referidos
</line>
<line>
*ens. Ad*mais,
</line>
</par><par>
<line>
prossegue Joan*, além de *l* já t*r sido fisicamente
</line>
<line>
agre*ida *or Pa*lo, toda
</line>
<line>
e*sa
</line>
</par><par>
<line>
si*uaç*o de t*rtura
</line>
<line>
e
</line>
<line>
extorsão * responsável p*lo se* aniquilamen*o *moc*onal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
físico, *ue * levou à condiçã* de alc**l**ra, a um estado de uma *ntensa depressão *
</line>
<line>
irri*abil*dade, com uma desconfia*ça cr*nica de tudo e de todos, e, *esse período de
</line>
<line>
f*a*ilidade, co*tra*u um câ*cer *e mama.
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
*dvogados *ue assistem a Joan* confirmam as precárias *ondi*ões psíquicas
</line>
</par><par>
<line>
de*a,
</line>
<line>
e notam nitidament*
</line>
<line>
uma conduta *a*anoide,
</line>
<line>
* pont* de ela se *anter
</line>
</par><par>
<line>
*igidamente
</line>
<line>
i*transi*ente a qu*lquer tipo de acor*o, e
</line>
<line>
qu* ela co*tuma perturbar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nviabilizar o **abalho de seus def*nsores, além
</line>
<line>
de fazer a a*eaça *e qu* prefere
</line>
</par><par>
<line>
cometer um suicídio a ter que ceder qualquer coisa para o o*iado ex-*arido. Jo*n*
</line>
<line>
alega que Paulo mente qu*nd* diz que *ão tem r*curso* p*ra ofer**r alimentos p*ra
</line>
</par><par>
<line>
ela e os *i*hos, vist* que, segundo el*, o seu marido
</line>
<line>
"vive
</line>
<line>
bem, ve**e-s* be*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
circula pela **dade em carro i*portan*o, po*ém aleg* estar desempregado".
</line>
<line>
Nest*s 11 *nos d* d*raçã* d* pr*cesso judicial, *s atuais advogados de Joa** sã* os
</line>
</par><par>
<line>
sextos *or ela
</line>
<line>
*ont*atados, sendo q*e
</line>
<line>
os 5 a*terior*s,
</line>
<line>
p o * r azõ *s
</line>
<line>
diversas q*e
</line>
</par><par>
<line>
a*egaram, ab*nd*naram o c*so, e aí ca*e dest*car * fato de que, s*gun*o a ar*u*a
</line>
</par><par>
<line>
observação dos
</line>
<line>
atuais defens*res de Joana, a sua cons*ant* troca de
</line>
<line>
procu*adores
</line>
</par><par>
<line>
ocorre sempre em mo*en*os de
</line>
<line>
uma
</line>
<line>
possível def*nição do processo. A*ém disso,
</line>
</par><par>
<line>
tem havid* i*úmeros adiam*nt*s de audiênci*s, a *edido das par*e*,
</line>
<line>
po* mot*v**
</line>
</par><par>
<line>
ba*ais e in*usti*icados.
</line>
</par><par>
<line>
Como
</line>
<line>
é fácil observar, e*ta*os diante *e u*
</line>
<line>
vínculo de naturez* **r**ment*
</line>
</par><par>
<line>
s*domaso*ui*ta,
</line>
<line>
com *odos *s ingredient** qu* an**s
</line>
<line>
f*ram menciona*os,
</line>
<line>
no *ua*
</line>
</par><par>
<line>
imper* um estado de ódio per*anente, co* agressões fís*cas e morais, com
</line>
<line>
re*aliaçõe* de p*rte * parte, porém que transmite a impressão *e que Joana e Paulo
</line>
</par><par>
<line>
continuam uni*os
</line>
<line>
ju*t*mente pelo v*nculo d* ódio q*e, inc*nscientem**te,
</line>
<line>
lhes
</line>
</par><par>
<line>
parece prefer*veis ao do vazi* de
</line>
<line>
um tér*ino
</line>
<line>
definitivo. Mai* do
</line>
<line>
que encarar
</line>
</par><par>
<line>
isoladamente * psicopa*o*o*ia de cada
</line>
<line>
u* del*s - Joa*a com proble*as orgâni*o*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *6, n. 3, art. 6, p. 110-*25, mai./*un. 2019
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pri**í**o do Acesso à Jus*iça e a Banalida*e das Aç*es como C*n**quência Judiciais
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
li*ados ao câncer e problem*s psic*ló*icos traduzidos pelo alcoolismo, ameaça de
</line>
<line>
suicídio e um e*t*do parano*de, e*qua*to Pau*o *em*nstra n*tidas manifestações
</line>
<line>
ps*cop*tica* - * mais relev*nte v*rmo* que * vínculo entre *mbos é que está
</line>
<line>
seri*m*nte doente. (ZIMERMAN; COLTRO, *010, p. 158 - 160).
</line>
</par><par>
<line>
*omo pode *e* *erceb*do, es*e processo, que já le*a mui**s anos, se ***tra
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
ferr*men*a para que o c*sal possa fazer a ma*utenção deste vínculo fu*dada em ódio, sempre
</line>
<line>
*u*cando uma maneira de atin*ir o outro lado d* algu*a fo*ma. Assi*, quando chega
</line>
<line>
pr*ximo a uma conclusão, inexp**c*v*l*ente se reno*a. Cla** *ue nã* se pode g*nerali*ar tal
</line>
</par><par>
<line>
*itua*ão a t*d*s os *roc*ssos que tramitam
</line>
<line>
no Poder Judiciá**o. No
</line>
<line>
entanto, é
</line>
<line>
possível ti**r
</line>
</par><par>
<line>
deste caso um exemplo do que pode acontecer nos processos, *e *ref*rência nos casos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
família, de *odo integra* ou pa*cial.
</line>
</par><par>
<line>
P*oc**sos des*e tipo, fu*dad* no ó*io, no desej* de *ingança, ou com* *ma forma de
</line>
</par><par>
<line>
se ti*ar
</line>
<line>
proveito, acabam por atravanc*r o Judici*rio por anos e, conseque*teme*t*, **rasam
</line>
</par><par>
<line>
outros proce*imentos *m parale*o, prejudi*an*o o direi*o de t*rceiros alheio* àquele processo.
</line>
<line>
Talvez, * fim de*te prob*em* es*eja ai*da mu*to lon*e, mas com o atual C*digo de Pro*e*so
</line>
<line>
Civil existe a po**ibilidade de buscar uma solução em lo**o pr*zo para, no m*ni**, afastar o
</line>
<line>
máx*mo das m** intenções das partes. A med*a**o pode ser *ma saída p*ra que se di*i*ua o
</line>
</par><par>
<line>
número de processos no geral, de for*a efetiva e qualificada, a*tes m*smo que p***e
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
crivo do Judiciário.
</line>
</par><par>
<line>
Tal ferr*menta *udicial se mostra uma inovação no pr*cesso civil, uma vez qu*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
esfer*
</line>
<line>
*enal e trabalhista j* existem in*tr*mentos para solução rápida de alguns
</line>
</par><par>
<line>
p*o**dimento*. No dire*t* *ena*, temos a ima*em da *ubstituição da pena de prisã* por uma
</line>
<line>
r*st**ti*a de di*eitos para crimes de menor po*encial les**o, r*ssalvad* alguns casos p*evist*
</line>
<line>
em *ei:
</line>
</par><par>
<line>
A Const*t*ição de 19*8 *e*erminou em *eu art.
</line>
<line>
98, I, a criação dos **iza*os
</line>
</par><par>
<line>
Especiais Cíveis e Cr*mi*ais. Em 26 de **t*mbr* *e *995 f*i in*tituí*a *
</line>
<line>
Lei
</line>
</par><par>
<line>
9.099/95 que regulam*ntou o disp*sit*v* constitu*iona* que trata do* Juizados
</line>
</par><par>
<line>
*speciais,
</line>
<line>
ab*an*endo os crimes considerado* de menor **tencial ofens*v*, cuja
</line>
</par><par>
<line>
pena máxima comin*da, inici**mente, era de 1 an*.
</line>
<line>
Em 2001, com a entrada em
</line>
</par><par>
<line>
vigor da Lei *0.259, que c*iou os **izados E*peciai* Crim*n**s Federais, o conc*ito
</line>
</par><par>
<line>
d* men*r po*encial ofen*i*o *oi ampliado para
</line>
<line>
2 a*os. Rec**t*mente, a
</line>
<line>
Lei
</line>
</par><par>
<line>
11.313/06 alterou o art. 61 da Lei 9.099/95, par* abarcar os *rim*s com pena igual
</line>
<line>
*u *nfe**or * 2 *nos, cu*ulada ou não com multa. (SILV*, 2016, s. p.).
</line>
</par><par>
<line>
A justiça do trabalho, de*de o ri*o sumarís*i** a*é o *r*i*ário, no momento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
audiê**ia o *uiz in*entiva a* partes a bu*carem u*a solu*ão pacífica pa*a as lides. Não apenas
</line>
<line>
no in*cio do pr*cedim*nto, mas no decorre* das audiênci*s que i*s*ruem o *roc***o
</line>
<line>
trabalhista * possível a c*mposição:
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, *. 3, art. 6, p. 1*0-125, mai./*un. 2019 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carval*o, L. R. *liveira
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
O *uízo *onciliat*ri*, no *ro*esso do trabalho, tem preval*cido em *elação ao j*ízo
</line>
<line>
deci*ório, tendo e* vista que a c*lebração de acordo pod* ocorrer em qual*uer g*au
</line>
<line>
de juris*ição ou fase p*ocess*al, po*to que, é líc**o às pa*tes celebr*rem acor*o q**
</line>
<line>
a fim de *or termo *o process*, ainda que já ten** encerrado o juízo co**iliatório.
</line>
<line>
Ocorre que a concilia*ão de*e ser te*tada pel* juiz no *ín**o em du*s ocasiões no
</line>
<line>
*r*ce*im**to ordinário e uma no p*oc*dimento *umaríss*mo, o que de *ato, não tr*z
</line>
<line>
nenhum óbice quanto ao acordo ser realiz*do quand* *a prolação da sent*nç*, ou até
</line>
<line>
mesm* em grau d* recurs*. (BONA*IMAN, 2014, s. p.).
</line>
<line>
Com * adv**to do *tua* Có*igo d* *rocesso Civil, desde 2**5 há a figura da mediaçã*
</line>
<line>
nos proce*imen**s jud*ciais, n** que *ão houvesse a possibilida** de mediação/acor*o
</line>
<line>
an*eri*rme*te porém, com a entrada em vigor do nov* código, os p**cedimentos *ara
</line>
<line>
te**at*va ** *cordo estã* dis*iplinadas no artig* 3° §*°, 165 e 334 do novo dipl**a2. A*ém
</line>
</par><par>
<line>
de**es dis*ositiv*s, *agistrado o
</line>
<line>
pode contar com * *poi* de uma equipe de profissionais
</line>
</par><par>
<line>
par* *ol*ci*nar qu*stõe* d* fa**lia, confo*me *rti*o
</line>
<line>
694 "n*s a*ões de fam*l*a, todo* os
</line>
</par><par>
<line>
es*orços serão em**eendidos *ara a soluç*o consensu*l da contrové*sia, dev*ndo o juiz disp*r
</line>
<line>
d* aux*lio de profissionais d* outras área* *e conheciment* **ra a mediação e conc*liação".
</line>
</par><par>
<line>
C*m estes dispos**ivos, pode*o* p*r*eber qu* u*a das
</line>
<line>
re*r*s mais *mpor*antes do
</line>
</par><par>
<line>
direito p*oce**ual ci*il é a busca da *olução dos conflitos da manei*a mais rápida e eficient*
</line>
<line>
po*sível, de preferênci* de forma **nsen**al com o intui*o de mante* a pa* na soci*dade. No
</line>
<line>
entan*o, po* mais **e * lei tenh* ino*ado n*ste sentido, ai*da sim a mediação pode aprese*tar
</line>
</par><par>
<line>
*iver*os prob*emas, entre eles * aumento n*s proc*dimentos/f*rmalidade*
</line>
<line>
*ud*c*ais q*e
</line>
</par><par>
<line>
também p*d*m co*abor*r com o in*h*ço das *ias *udiciarias em determi*ado mome*to, uma
</line>
<line>
vez que muita* dessas me*i*ções serão feita* *elo *róp*io magistr*do.
</line>
<line>
A*esar d* ser direito do ci*adão e estar na lei, o encaminham*nto do processo pa*a a
</line>
</par><par>
<line>
tentativa de resolução por meio autocomposit*vo ne* sempre * feito. Parte
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ma*istratura argumen*a não s*r possível por inexist**cia d* conciliadores
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mediadores su*i*ientes. *
</line>
<line>
alegação, no entan*o, ne* sempre encontra
</line>
<line>
u* motivo
</line>
</par><par>
<line>
*oncreto. Em São Paulo, onde há um núme*o expressivo ** *EJUSCS (22*
</line>
</par><par>
<line>
uni*ades), há
</line>
<line>
600 m*diadores à disposiç*o ** Justiç* somen**
</line>
<line>
na capit*l. Apesar
</line>
</par><par>
<line>
d*sso, m**tos *agistrad*s s**uem não utilizando
</line>
<line>
es*a mão *e obra. (BANDEIRA,
</line>
</par><par>
<line>
2017, s. *.).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
mediação e outros *étodos de solu*ão consensual de confl*tos
</line>
<line>
deverã* ser
</line>
<line>
estimulado*
</line>
<line>
por *uí*es,
</line>
<line>
advogado*,
</line>
</par><par>
<line>
defensores públicos e membros do Ministério P*blico, inclusive no curso do proces** judicial.
</line>
<line>
Art. 1**. Os t**bu*ais cri*rão centros judi*iá*ios d* *ol*ção consen*ual de co**lito*, res*o*s*vei* pe*a
</line>
<line>
real*za*ã* de ses*ões e audiências de conciliação e *ediação e pe*o desen*olvimento d* programa* destinados a
</line>
<line>
auxiliar, orien*ar * estimular a au*oco*pos*ç*o.
</line>
</par><par>
<line>
A**. 334. Se a p*ti*ão inicia* preenc*er os req*isitos essen*iais
</line>
<line>
e
</line>
<line>
nã* for o cas* d* improcedênc*a liminar
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
ped*do, o ju** designará *udiênc*a de conciliação ou de medi*ç*o *om ante*edência m*nima de 30 (trinta) di**,
</line>
<line>
de*endo s*r c*t*do o réu com pelo m*no* 20 (vin**) dias *e a*tecedê*cia.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res**a, v. 16, n. 3, art. 6, p. 110-1*5, mai./jun. 2019 *ww4.f*ane*.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Princíp*o *o A*esso à Ju*ti*a * a Banal*dade das *ções co*o Co*sequên*ia Judiciais
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
Ainda sobre a dis*osi*ão de mão de *bra, s*gu*d* o própr*o *NJ, * núme*o de
</line>
<line>
co*ciliadores em seu cadastro, ao menos no estado do Rio Grande d* S*l, é mui*o baixo:
</line>
<line>
E*tão cadastr*dos em to*no de 1 mil conciliadores, de 7 e**ados e d* Distri*o
</line>
<line>
Federal. S** *a*lo tem 7*4 conciliad*res in*critos; Goiás, 1*9; Distrit* Federal, 24;
</line>
</par><par>
<line>
Rio Grande *o Sul, 21; Se*g*pe, 13; Rio Grande do Norte,
</line>
<line>
1*; Paraíba, 5; R*o de
</line>
</par><par>
<line>
J*neiro, 3. O número de mediad*res c*das*ra*os é quase o dobro do de
</line>
<line>
conciliadores. Atua*mente, há *.*47 *ediadores cadas*rados *e 13 estado*, além d*
</line>
<line>
D*strito Federal. São *aulo * Goiás tê*, resp*cti*amente, 1.155 e 2** med*ad*res
</line>
<line>
*adast*ados. *m o*dem *ecre*cente vem ainda BA (130); ** (83); MG (77); RJ
</line>
<line>
(37); SE (19); DF (13); *A (11); RN (*); PB (5); P* (2); CE (2) e AC (1). O**ros 12
</line>
<line>
es*ado* n** poss*em repres*n*a**e no Ca*astr*. (*AND*IRA, *017, s. p.).
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, a*ém de não h*ver pes*o*l sufic*ent* para dar *o*ta da alta
</line>
<line>
de**nda que
</line>
</par><par>
<line>
em*n* do *ode* judiciário, também há falta d* f*nc*on*rios q*alifica*os
</line>
<line>
p*ra conciliação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ediação. *sse prob*ema obriga o p*ópri* ma*istrado a fazer n*o apenas as vias de **lga*or,
</line>
<line>
mas de conciliador, aumen*an** o núm*ro de audiências. Isso, por *ais **e venha de alguma
</line>
</par><par>
<line>
f*rma tornar o proc*sso mais human*, colocando *s part*s fren** a frente p*ra a solução
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
l*de d* forma pac*fic* * eco**mica, tem como cons*quênci* o
</line>
<line>
au*ento de p*uta da*
</line>
</par><par>
<line>
a*diênci** **bre uma única v*ra cível.
</line>
</par><par>
<line>
*lém d*s*o, sem co**ar que *m muitas *omarcas há varas judiciais que recebem um*
</line>
</par><par>
<line>
quanti* mai*r d* *a*érias o que,
</line>
<line>
muitas v*z*s, dobram o trabalho. Sem contar que aqueles
</line>
</par><par>
<line>
que hoje celebram acordo, ama*hã se*ã* o* mesmos **e *ngressa*ão *a j*s*i*a para exec*ção
</line>
<line>
do acordo, caso seja descumprindo por uma das p*rtes. Po*t*nto, a conciliação sofre *inda
</line>
</par><par>
<line>
com a pos*ibi**d*de de descu*pri*ento, que cert**ente *r* gerar uma
</line>
<line>
nova de**n*a
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso judicial.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 A *ediaç*o, a conciliaç*o e a *rbitrag*m como f*rmas de sol*ções de *onflito*
</line>
<line>
A mediação, a conciliação e a ar*itra*em são formas *e **luçõe* de conflitos, mas *m
</line>
</par><par>
<line>
longo prazo, *ão sendo
</line>
<line>
possível
</line>
<line>
produz*r re*ultados satisfa*óri*s e* um curto *eríodo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tempo, *inda mais *m u*a so*iedade qu* nã* es*á acostumada a utiliza* est* proc*diment*. A
</line>
<line>
*ociedade está acostumada * procura* o j*dici*r*o para postular *eu direit*, ou se for o caso,
</line>
<line>
*prov*ita a oportunidade p*ra tirar prove*to da situaç*o, refut*ndo toda e qualqu*r tenta*iva d*
</line>
</par><par>
<line>
acordo. A *aí*a nes*e caso poderi* **r o incentiv* de tai* prátic*s fora das
</line>
<line>
d*pendências
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Poder *udic*ário, * *ais dentr* do ra*o administrativo, de pre*erê*cia nos ca*o* onde s*ja
</line>
<line>
m*i* no*ória a *ossibilidade de *b*so ao princípio de *cesso * justiça.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *6, n. 3, art. 6, p. *10-125, *ai./jun. 2*19 www4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. C*rvalho, L. R. Oli*eira
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
A mediação consist* no métod* de *uas pessoas, o* mais, recorrer * um terceiro
</line>
<line>
imparcial, com o objetivo de trabalh*r o conflito de forma a atin*ir um acordo satisfatóri*
</line>
<line>
para todos os envolvidos.
</line>
<line>
* mediação é um m*t*do alternat*v* *ue não há adversários, *penas co*siste na
</line>
</par><par>
<line>
interme*i*ção ** uma pess*a di*tinta da* partes,
</line>
<line>
que atuará n* condição de
</line>
</par><par>
<line>
m*di*dor, **vor*c*n*o * **álogo direto * *essoa*. O *ediador facil*ta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
com*nica*ão sem indu*i* as **r*es ao acor*o, e quando
</line>
<line>
*s*e *xist*, apre*en*a-se
</line>
</par><par>
<line>
to*al sati*façã* *os m*diados. (MORAIS; SPE**L*R a**d GALO, 2015, s. *.).
</line>
<line>
A c*nci**aç**, muitas vezes é c*nfundida com * m*di*ção, q*e n* rea*idade é distint*,
</line>
<line>
por m*is que *e*h* o p*nto em comum *e ter um terceiro alheio às pa*tes * imparcial par* a
</line>
<line>
sol*ção da lide.
</line>
<line>
Já na conciliação as p*rtes c*nfiam a u*a t*rceira pessoa, o concil*ad*r, a função de
</line>
<line>
ajudar n* construção d* um acordo. O conciliado* é uma pe*s*a que atua, após um
</line>
<line>
tre*namento, como *m *acil*tador de acord* entre o* *nvol*id*s, criando *m
</line>
<line>
a*bien*e *m qu* o h*verá o entendim*n*o e * *proxima**o da* *artes para bus*ar a
</line>
<line>
solu*ão ** confli*o. (NAVE*, 2018, s. *.)
</line>
<line>
A mediação e a conciliação têm diferenças distintas, como ex*li*a o a***r:
</line>
<line>
O mét*do aplicado na conc*l**ção e *a *e*iação p*de s*r consid*rado praticamente
</line>
<line>
o mesm*, s*n*o q*e o que os di*erencia é que na conci**açã* o *onci*iado*
</line>
<line>
interf*re na r*lação desarmoniosa para q*e *mbas as *arte* cheguem a u*
</line>
<line>
aco*do d* von*ades. E na medi*çã* não * necessár*o que o m*di*dor intervenh*
</line>
<line>
no conflito par* que se chegue * *m acordo, ele é *penas um ouvinte que facilita
</line>
<line>
o diálogo entre as par**s. (NAVES, 2018, s. p.) Grifo do auto*.
</line>
<line>
A arb*tr*gem també* é muito semelha*te com os doi* institutos j* conceituados, mas
</line>
<line>
também tem *uas pecu*iari*ades e não pode ser conf*ndida com as de**is.
</line>
</par><par>
<line>
A arbit*age* * a institui**o
</line>
<line>
privada - não no sen*ido de que o P*der P*blic*
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
p*ssa o prover, m*s *i* por*ue e*sa é instalada *xclus*vamente po* vontade das
</line>
</par><par>
<line>
p*rtes, de*endo essas sere*
</line>
<line>
capaz**,
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
qual as pessoas
</line>
<line>
utili**m p*ra diri*ir
</line>
</par><par>
<line>
*onfli*os quanto a direitos d*sponíveis (as
</line>
<line>
partes pos*am l*galm*nte dis*or),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contrata, confiando
</line>
<line>
a*s j*í*e* arbitrais (imparciais), que
</line>
<line>
seriam in*icad*s *elas
</line>
</par><par>
<line>
par*es,
</line>
<line>
no*eados por juiz ou
</line>
<line>
con*entido* por elas em indicação *e *er**iro. Esse*
</line>
</par><par>
<line>
vêm a julgar e*se conflito de in**resses conforme s** d*uto entendimento, lhe dando
</line>
</par><par>
<line>
uma senten*a, tendo for*a de
</line>
<line>
coisa julg*da como na justi*a c*mum.
</line>
<line>
Essa po*e ser
</line>
</par><par>
<line>
uti*izada *m qualqu*r **ndê*cia ou
</line>
<line>
divergênci* civ*l, trabalhista e **mercial,
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
</page><line>
podendo ser ap*ica** *ara re*o*ver problemas de pe*dênci* crimi*al e nem contra os
</line>
<line>
Poderes Públicos. (TAVARES, 2014, s. p.).
</line>
<line>
A arbitragem que é re**lada pela lei n° 9. 30* d* 1996, estab*lece que as part*s p*dem
</line>
<line>
*sc*lher o árbit*o por vont*de própri* ou, se o assi* quis*r, escolher após *arecer de terceiro,
</line>
<line>
ou até mesmo ser escolhi*o p*r um *uiz, pois a decisão *rbi**al t*m força de sent*nça,
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. *6, n. 3, ar*. 6, p. 110-125, mai./jun. 2019 ww**.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*incí*io do Ac*sso à Justiça e a Banalid**e das A*ões como Consequênc*a Judic*ais
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
confo*me artigo 31 da referida lei que "a s*ntença arbitral produ*, ent*e as p*rtes e seus
</line>
<line>
*ucess*res, os mesmos efeitos *a sentença profe**da p***s órgãos do Poder Judiciário e, sendo
</line>
<line>
c*ndenatória, co*stitui tít*lo ex*cutivo".
</line>
<line>
4 CONCLUSÃO
</line>
<line>
* artigo p*opôs discu*i* que * Pode* Judiciário tem um* ca*ga mui*o alta de processos,
</line>
<line>
po*s muito* deste* pr*cedim*ntos são inicia*o* para s* tirar pr*veito, *a maioria das v*zes
</line>
<line>
econ**ica, *u como arma para ating*r outra parte, tor*ando assi* *s açõ*s mero i**tru*ent*
</line>
<line>
de satisfa**o pesso*l, sem que **ja um d*reito ** fato viol*do, que precis* de repara*ão. Es**s
</line>
<line>
processos *u*i*iais *obr*carregam o Judiciá*io e atrapalham ou*ros procedimen*os, que muitas
</line>
<line>
vezes não têm relação com aquel* p*ocesso banal (desneces*á*io), mas impõem uma mora
</line>
<line>
maior aos demai* proc*d**ent*s, *o* se* ma*s u* processo que deve pas*a* po* apre*iação do
</line>
<line>
Poder Judiciário.
</line>
</par><par>
<line>
Diante dess* pe*spectiva, a pesquisa demonstrou qu* a soluçã* *este problem* *ão
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
de fáci* e*ecução * de resulta*os r*pidos, pois r*quer
</line>
<line>
que *olít**as pública*, de
</line>
<line>
pre*erência
</line>
</par><par>
<line>
*dvin*as *o Pod*r Exe*utivo e Leg*slativo, **squem *eios extraj*dicia*s
</line>
<line>
*ara solução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
confl*to* e de des*ncora*amento do uso *m*rudente das vias **di*i*is para *vi*a* o acúmul* de
</line>
</par><par>
<line>
processos. Também, o *udiciário deve **b*ter **u*as m*is
</line>
<line>
imp*rtante* * matérias de maior
</line>
</par><par>
<line>
relev*ncia para as p*rt*s interessadas e para toda * sociedad* em *eus três nív*is *e at*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Po*tanto, *ada adianta o direito *er v*ria* formas *e ins*itutos com* a med**ção,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*ncilia*ão e a a*bitr*g*m, como out*os
</line>
<line>
*ue poss*m surgi*, se tais institutos não são
</line>
</par><par>
<line>
incentiv*d*s p**a *ocied*de. No en*anto, tais *olíticas públicas devem ser feitas for* do Poder
</line>
</par><par>
<line>
Jud*c*á*io, e * poder Púb*ico deve,
</line>
<line>
**sencialmente, buscar meios
</line>
<line>
de c*ibir as pr*ti*as
</line>
</par><par>
</page><line>
abusiv*s e mostrar que o pr*nc*p*o d* acesso à jus*iç* *e *imite àquelas a*ões nas qu*is haja
</line>
<line>
in*eresse processual *í*ito e com **a - fé *as part*s envo*vi*a* *o pro*esso judicial.
</line>
<line>
REFERÊNCI**
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<line>
ww**.fsanet.co*.br/revista
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<line>
Princípio do Acesso à Ju*tiça e a Banalidade das Ações co*o *onsequência Judiciais
</line>
<line>
*25
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**RRES, A. F. M. Aces*o * Justiça. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, III, n. 10, ago 2002.
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ZIMERMAN, *; COL*R*, *. C. *. Asp****s Psicológico* n* Prática Jurídic*: 3. ed.
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Campinas, SP: M*ll*nnium *d*tora, 2010.
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<line>
Como Re*erenciar est* Ar**go, conforme ABNT:
</line>
<line>
C*RVALHO, S. A; OLI*EIRA, L. R. Princ*pio do Acesso à J*stiça e a Banalid*de das Ações c*mo
</line>
<line>
Co*s*quênc*a da Morosi*ade dos Tramites J*diciais. Rev. FS*, *er*sina, *.16, n.3, art. 6, p. 110-12*,
</line>
<line>
mai/jun. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Contribui**o dos Aut*res
</line>
<line>
S. A. C*rvalho
</line>
<line>
*. R. Oliveira
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pl*nejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e interpr*taçã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração d* r*sc***o ou na r*visã* crítica do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) participaç*o *a aprovação da versão fina* do manusc*it*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina PI, v. *6, *. 3, a*t. *, p. 110-125, mai./jun. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par>Apontamentos
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