Inovação Organizacional: Estudo de Caso em uma Empresa Metalúrgica / Organizational Innovation: Case Study in a Metallurgical Company

Marcos de Oliveira Morais, Antônio Sérgio Brejão, Pedro Luís de Oliveira Costa Neto

Resumen


O presente artigo teve como objetivo principal analisar a inovação organizacional em uma empresa do segmento metalúrgico e quais as alternativas encontradas para a obtenção de vantagem competitiva frente aos seus concorrentes e como foi realizado esta mudança internamente e quais os benefícios obtidos para a organização e para os seus colaboradores. A análise dos dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e análise descritiva empregando um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com responsáveis envolvidos no processo de inovação. Observou-se também que todo o processo foi realizado de forma positiva possibilitando ganhos para a organização e para seus colaboradores, promovendo uma troca de conhecimento e uma maturidade dos gestores quanto a tomada de decisão, quanto as metas estipuladas e quais as estratégias a serem utilizadas na organização.

 

Palavras-chave: Planejamento estratégico. Inovação. Cultura da inovação. Mudança organizacional.

 

ABSTRACT

 

The main objective of this article was to analyze organizational innovation in a metallurgical company and what alternatives were found to obtain a competitive advantage over its competitors and how this change was carried out internally and what benefits were obtained for the organization and its employees. Data analysis was performed through bibliographic research and descriptive analysis using a case study. Interviews were conducted with people involved in the innovation process. It was also observed that the whole process was carried out in a positive way allowing gains for the organization and its employees, promoting an exchange of knowledge and a maturity of the managers as to the decision making regarding the stipulated goals and which strategies to be used in the organization .

 

Key Words: Strategic planning. Innovation. Culture of innovation. Organizational change.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.9

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