<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 7, p. 126-147, m*i./*un. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.3.* </line>
</par>
<par>
<line> O Brincar na Educação Infantil c*m *ase em Ati*id*des So**ais: Por um Curr**ulo Não </line>
<line> Enca*sulado </line>
<line> Play*ng in *h*ldhood Ed*cation Based ** Soci*l Activit*es: B* a Non-E*c*psulat*d Curriculum </line>
</par>
<par>
<line> Fabric*a P*reira Teles </line>
<line> Dou***a em Lingu*stica Aplicada * Estudos d* Linguagem </line>
<line> P*ofessora Adjunt* I d* Universidade E*tadual do *ia*í </line>
<line> E-mail: f**riciap*el*s@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*d**eço: Fabr*cia Pereira Tele* </line>
<line> E*itor-Chef*: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Rua T*mbi*as, 1096 Bairr* Boa *sp*ranç* - Parnaíba-*I, </line>
<line> R*d*igues </line>
</par>
<par>
<line> CEP: *421*510, Brasil. </line>
<line> Art*go recebido em 16/02/2019. Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> recebida *m *6/*3/*01*. Apro*ado ** 07/03/2019. </line>
</par>
<par>
<line> Avalia*o *elo s*stema Trip*e Review: **s* Review a) </line>
<line> pelo Editor-Che*e; e b) Do*b*e Blind Re**e* </line>
<line> (ava*iação ce*a por dois a**liadore* da área). </line>
<line> *evisão: Gr*mati*al, Normat*va e de Fo*mataç*o </line>
</par>
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<par>
<line> O Brinca* *a Educaçã* Infantil com B*se e* A*ividades Sociais: Po* u* Curríc*lo Não E**apsul*do </line>
<line> 127 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este art*go, </line>
<line> d e m **o </line>
<line> geral, apresenta recort* de uma pe*quisa de </line>
<line> doutorado que di*cute, </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ralmente, * brincar n* des*n*olv*mento de um pr*jeto de intervenção, o*ganizado *om </line>
<line> b*s* em Ati*idades Sociais (LIBE*ALI, 2009). O t*xt* *stá fun*ament* no qua*r* da Te*ria </line>
<line> da Atividade S*cio *istórico cultu*al, sobretudo, est* a**ia*o no signi*icado de bri*car *a </line>
<line> perspecti*a de Vigots*i (2007), Elkonin (2009), Newman e H*lz*an (*014), Stetsenko (2015, </line>
</par>
<par>
<line> 2016), </line>
<line> dent*e outr*s. Os *ados da investigação fora* produzido* em u*a escola d* </line>
</par>
<par>
<line> Educação Infantil localizad* na cidade ** Parnaíba-PI. Para serem aprese*t**os *este </line>
<line> tra**lho, *or*m **lecionad*s foto*rafias d*s momentos d* p*rforma*ce/brincadeira, </line>
<line> analisad*s *o* base na pers*ectiva argumen*a**v* d* *inguagem (LIB*RALI, 2013) </line>
</par>
<par>
<line> articul*da * mult*modalid*de (KRESS, 2*10). O ent*elaçamento </line>
<line> das Atividades Sociais e a* </line>
</par>
<par>
<line> *rincadeiras na *ducação Infantil valori*a * respeit* o direito *e *r*ncar das </line>
<line> crianças, </line>
</par>
<par>
<line> favorece co*hecimen*o* necessários para a v*da que s* v*ve fora da escola e, ainda, p*opi*ia o </line>
<line> desenv*lv*mento de sa*eres escol*res, por*a*to, **a al*e*n**iva de C*rrí*u** par* Edu*a*ão </line>
<line> In*anti* não encaps*l**o. </line>
<line> Palav*as-cha*e: Currí**l* da Educaçã* Infantil. Brincar. Ativid*des Sociais </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This article, *n general, presents a cut of a *octoral research that discusses, *entra*ly, the play </line>
</par>
<par>
<line> i n t he </line>
<line> deve*opment of *n in*erven*i*n pro*ect organized </line>
<line> based on **cia* Activitie* </line>
</par>
<par>
<line> (LIBERALI, 200*). The text is grounded in the framework o* *ocio-Cultural Act*vity Theory, </line>
<line> and abov* all, it *s supported by the *eaning of playing in the persp*ctive o* Vig*tski (2007), </line>
<line> Elkonin (2009), *ewman a*d Holzman (2*14), Stetsen*o 201*), amon* other*. The research </line>
</par>
<par>
<line> data were *roduced at a kinder*ar*en school </line>
<line> loc*ted in the city of Par*aíba-PI. To be </line>
</par>
<par>
<line> *resented in th*s work, we selec*ed photographs of </line>
<line> p**formance / </line>
<line> pla* moments, anal*zed </line>
</par>
<par>
<line> based on the argum*n*ative *e*spective of language (*IBERALI, </line>
<line> 2*13) articulated to </line>
</par>
<par>
<line> *ult*m**ality (KRESS, 201*). The in*ertwinin* of soci*l activities and games *n e*r*y </line>
</par>
<par>
<line> ch*ldhood ed*cation values an* re*pect* children's r*gh* to </line>
<line> pl*y, favors *he *nowledge </line>
</par>
<par>
<line> neces**ry for li** that is lived o*t*ide of scho*l, </line>
<line> an* al** fosters the </line>
<line> deve*o*ment of school </line>
</par>
<par>
<line> knowledge, *herefore, an *lternative C*rriculu* for Infant *du*ati*n not e*capsulated. </line>
<line> K*y word*:. Child Education Cu*ricu*um. *lay. *ocial Activ*ties. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*r*sina PI, v. 16, n. *, a*t. 7, *. 1*6-147, *ai./jun. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. *eles </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *istória da *ducação *nfantil brasileira é m**cada por </line>
<line> mod*los de pr*ticas </line>
</par>
<par>
<line> assistencialistas, autoritá*ias, imobil*zador**, es*ecialmente, qu*nto ao m*** de org*nização </line>
</par>
<par>
<line> *a linguagem </line>
<line> estab*leci*a *as rela*õ*s e*tre *rofe*s*res e crianças. Em geral, as relaçõ*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> práticas ma**êm foco excessiv* nas ações e </line>
<line> p*der </line>
<line> *as pro**s*oras na tra*smissão d* e </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento* es*olarizados. Contudo, </line>
<line> as lut*s e o* atuais *ebates defe*dem que tai* </line>
</par>
<par>
<line> *odelos </line>
<line> *e </line>
<line> educaç*o prec*sam de revisão para que haja esp*ço par* *ovas postur*s e açõ*s </line>
</par>
<par>
<line> ***t*v*s que *r*picie * qualidade e * gar*nt** </line>
<line> da infânci* ao viver a </line>
<line> primeira Etapa da </line>
</par>
<par>
<line> Edu*aç*o B*sica. </line>
</par>
<par>
<line> O presente artigo, fruto *o recorte da *esquisa de </line>
<line> doutorado *e*ta *esq*isadora, </line>
</par>
<par>
<line> di*cu*e o d*s**volvimento de *o*os modos de agir de pr*fessoras e crianças, *m u*a *scola </line>
</par>
<par>
<line> p*bli*a da cidad* *e P*r*aíba-PI mar*a*a por modelos </line>
<line> de pr*tic** ***staliz*dos, a partir de </line>
</par>
<par>
<line> conceit*s e ações fundamentais para a Educação **fantil. Abo**a, *e modo c*ntral, o b*in*ar e </line>
<line> *s **ivida*e* sociai* *m que as cri*nças participam e, nes*e contexto, **ro*r*am-s* da cultura, </line>
</par>
<par>
<line> assume* </line>
<line> posições * torn*m-se agentes (**ETSENKO; HO, 2*15). Especial*ente, </line>
<line> objet*va </line>
</par>
<par>
<line> a*re*e*ta* a relevância do **i*car na constru*ã* *e </line>
<line> um a </line>
<line> pr*post* cur*icular *ara E**c*ção </line>
</par>
<par>
<line> Infant** capaz ** superar modelos mar*ados po* pa*rões </line>
<line> assi*tencialistas e *scolariza*tes de </line>
</par>
<par>
<line> educa*ã* pa*a as *rianças. *ropõ* um currículo **r* *ducaçã* Infantil organiz*do com *ase </line>
<line> *m Atividad*s Soci*i* (LI**RALI, *009, 2015). </line>
<line> Entende-se po* Ati*idades Sociai* (A*) uma *lter**tiva de org*nizaç** curr**ular que, </line>
</par>
<par>
<line> *o *e p*u*ar </line>
<line> em princípios da </line>
<line> T*oria da Atividad* *ó*io-Hi*tó*ico-*ul*ural, oportu*iz* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> c*munid*de </line>
<line> e***lar vivê*cias de ati*ida*es sócio-culturais diretamente vinculadas à "v*da </line>
</par>
<par>
<line> qu* s e </line>
<line> vive" (MARX; ENGELS, </line>
<line> 2006, p.26), p*lo viés do desenvolvi*ento da </line>
<line> atividade de </line>
</par>
<par>
<line> b*incar. Ao *iver esses moment*s </line>
<line> e* *orma de *r*ncade*ras, os s*jeitos a*su*e* p*péis </line>
</par>
<par>
<line> *ociais q*e ul*r*pass*m a esfera escola*, provocando re*ensa* *u cri** n*vas **rmas de *e*tir </line>
<line> e ag*r nos diferentes *on*ext*s d* soci*da*e em permanentes mudanças. O curr*cul* *o* </line>
</par>
<par>
<line> Atividades Soc*a*s (AS) </line>
<line> possi**lita que profess*res e crianç*s apreendam con**ciment*s </line>
</par>
<par>
<line> h*s*oric*mente p*od*z*dos, mas *ambém novos modos *e agir q** </line>
<line> (re)sign**icam * vida </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> esc*l* e na soci*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Os dad*s da inves*ig*ção, selec*onados p*ra se*e* a*resenta*os neste ar*igo, f*ram </line>
</par>
<par>
<line> produzidos a partir de um </line>
<line> p*ojeto de int*rv*nçã* </line>
<line> na E*cola Muni*ipal M*Ci, en*olvendo </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadora, gestora, pro*e*soras e crian*as entre três e ci*co ano* *e ida*e, realizado </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> p*ime*ro sem**tre de 2016 com aut*riz*da do Pa**cer CEP nº </line>
<line> 1.3*8.245. Dentr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 16, n. 3, art. 7, p. *26-1*7, **i./jun. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Br*ncar *a E*uca*ão Infantil c*m Ba** em A*ividades Socia*s: Por um *urrí*ulo Nã* E**apsulado </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> materialidade </line>
<line> dos </line>
<line> da dos </line>
<line> prod*zidos </line>
<line> est*o </line>
<line> as </line>
<line> foto*rafi*s </line>
<line> de </line>
<line> momen*o* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*rformanc*/brinca*ei*a cap**rad*s durante a r*aliz*çã* *o proj*t* por AS den*mi*ado "Ir a </line>
</par>
<par>
<line> lanchonete". Tais dados foram analisad** c*m base na p*r*pect*va argumentativa </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> linguagem (LI*ERAL*, 2*13) a**i*ulada à multimo**li*ade (KRESS, **1*). </line>
</par>
<par>
<line> Em *e*o a essa e*pre*t*da, a *scol* concret*zou um *urrículo sócio-histó*ico-cultural </line>
<line> a*erto aos *iferentes co*heciment*s, sabere* e movim**tos da vida; port*nto, *m currícul* </line>
<line> que se propõe ser *ão encapsul*doii (E**ESTRÖM, 2002). </line>
<line> Para facilitar a compreensão do leitor ace**a des*a te*áti*a o artigo foi organizado, </line>
</par>
<par>
<line> con*ando </line>
<line> c*m esta introdução, em cinco seções. A s*ção *oi* apr*sen*a o signi*icado </line>
<line> e as </line>
</par>
<par>
<line> origen* *o cur***ulo com *ase em Ativid**es *ociais; seçã* três, aborda * </line>
<line> brincar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pers*ectiva do quadr* vigotskia*o; seç*o quatro, as aná*ises e dis*uss*es de fotogr*fias que </line>
</par>
<par>
<line> le*antam potencia*s signif*cad*s acerca da contribu*ção </line>
<line> do b*in**r c*m base e* At*vidades </line>
</par>
<par>
<line> Soci*is; p*r fim, a última seção **resenta as consider*çõ*s finais acerca do assun*o foca* do </line>
<line> artig*. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓ*IC* </line>
<line> 2.1 Atividades sociais: explicaç*es ess*nci*i* </line>
<line> A Teo**a da At*v*da*e Sócio-Hist**ico-Cultural (TASHC) ap*ia * quadro teórico </line>
</par>
<par>
<line> basil*r </line>
<line> *o currículo que se org**i*a *or Ativid**es Soc*ais. Para justi*ic*r esse en*uadre, </line>
</par>
<par>
<line> algu*s pri*cípios da teoria e sua expansão são fundamentais para i*pl*ment*ção de*s* </line>
<line> currícu*o n* escola. Isso porqu*, a TASHC: </line>
</par>
<par>
<line> **caliza as ativid*d*s huma*as, especialm*nte, as real*zadas *or </line>
<line> sujei*os </line>
</par>
<par>
<line> engajados cole*iva*e*te; </line>
</par>
<par>
<line> *ompreende a* a*ividade* humanas em esferas co*textuais, isto é, elas são </line>
<line> *ul*ura* e h*storicame*te determ*nada*; </line>
<line> Considera as ativida*es h*manas movidas por d*se*o de satis*az*r necessidades, </line>
</par>
<par>
<line> não estrit*mente </line>
<line> *iológicas, mas, sim, satisfazer nece*sidades gerad*s *el* </line>
</par>
<par>
<line> experiência soc*oc*ltural; </line>
<line> Te* em *ista os artefa*os cu**u**is que medeiam a dinâmica da* atividades </line>
</par>
<par>
<line> hum*nas, </line>
<line> bem </line>
<line> como pensa na comunidad* em *ue a ativ*dade social acontece, </line>
</par>
<par>
<line> nas regras *e parti*ipa*ão, nos p**éis *ociais d* c*da suje*to * no o*jeto que os </line>
<line> *ujeito* c*ns*rui*ão coletivament*; </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 16, n. 3, art. 7, p. 126-147, mai./j*n. *019 *ww4.fsa*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. *eles </line>
<line> 130 </line>
<line> *o*sidera as relações humanas cola*or*t*vas *resentes nas at*vidades que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *on*t*tu*m co*o um **la* para as tr*nsf*rmações da naturez* do próprio homem </line>
<line> e do mei* *ociocult*ral (STETSENKO, *011; ***ALHÃES, 2*14). </line>
<line> *s princípios básic*s da TAS*C, implicad*s no *urr*cu*o por AS, *stão *ncorados no </line>
<line> proje*o ativista revoluci*nário d* Vigot*ki (NEWMAN; HOLZMAN, 201*; STETSENKO, </line>
<line> 2011) que, por sua ve*, está apoi*do no Materialism* Histórico Di*lét*co p*opo*to por Marx * </line>
<line> *ngels (1845-46/2*06). </line>
<line> A base teórica da TASH* assenta-se ** uma *isão de s*r humano co*st*tuído p*r uma </line>
<line> na*ureza social transf*rmadora, propos*ção re*f**ma*a po* Newm** e Holzman (2014), qu* </line>
<line> des**caram encontrar-se justamente no cer*e da vida humana ess* peculiar ca*acterísti*a. É </line>
</par>
<par>
<line> ela, a </line>
<line> natur*z* humana tr*nsfo**adora, *u* repre*enta o que há de mais esse*c*a* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **volu*ionário em nossa es*écie. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o m*ncionado, a compree*são d* c*nceito </line>
<line> de atividade dent*o d* TASHC, </line>
</par>
<par>
<line> re*fi**a su* importância no campo do *esen*o*vimento psicossocia*. Na pre*ente *xplanação </line>
<line> o* t*rm** ativ*dad* + social ganharão explicações específ*cas, c*nsiderando q*e, dent*o das </line>
<line> ciências **ma*as, existe uma v*riedade de defi*ições para o termo Atividad* Soci**. Por essa </line>
</par>
<par>
<line> razão, a compreensão *e*se s*gnifi*ado merece ser esclarec*do </line>
<line> como as*ecto essencial do </line>
</par>
<par>
<line> t**balho. Dess* modo, </line>
<line> no próximo item, a discussão </line>
<line> volt*r-se-á para esses dois termo*, </line>
</par>
<par>
<line> especialmente, direcio*ados ao campo educacio*al, no s*ntido de clar*f*c** * sig*ifi*ado da </line>
<line> or*anização curricular por meio de Atividades Soci*is. </line>
<line> *.2 O que é currículo por A*iv*dades Sociais? </line>
</par>
<par>
<line> A palavra ativ**ade, den*** *o </line>
<line> *uadro *e*ric* da TASHC, impl**a levar em *onta </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m*do de ag*r d*s seres humano* em sua vida cotidiana - a v*da no m*io *ocial, portanto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *articip*ç*o real *o homem na vida c*letiva para fins que ultrapassam seu* inte*esse* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivo* pessoais. </line>
</par>
<par>
<line> Já * termo so*ia*, originado da palavr* "sócio" proveniente do lat*m "so**us", que </line>
<line> signi*ica *ompa*he*r* é, *ara *i*o (2000), um conc*ito que quali**ca as f*rma* *e </line>
</par>
<par>
<line> sociabili*ade </line>
<line> exist*ntes no mundo na*ural. En*retan*o, não </line>
<line> relacionado ao termo c*l**ra, </line>
</par>
<par>
<line> como pr*põe Vi*otski (20*7), aqu*l* conceito não consegue, sozin*o, e***icar formas de </line>
<line> socia*ilidade, como é o caso *a *ociabil*dade hu*ana. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F**, Te*esina, v. 1*, n. 3, art. 7, *. 126-147, mai./ju*. 2019 </line>
<line> ***4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Bri*car na Ed*cação Infantil *om Bas* e* *tividades Socia*s: Por u* C*rrículo Não Enc*psulad* </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> Relac*onados, o binômio a*ividade+social traz a </line>
<line> dimen*ão de que tal atividade está </line>
</par>
<par>
<line> *nserida em um me*o cultu*al, frut* da s*ciabilidade h*mana </line>
<line> *u*, ao mesmo *empo, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> resultado das f*r*as de pr*duçã* do *omem, como obras c*lturais. </line>
</par>
<par>
<line> Pino (2000) d*scute *ue a vida *ul*ural humana está relac*onada, ta*to ao* r*sultado* de </line>
</par>
<par>
<line> sua* rel*ções sociais, como do pr*d*to *o trabalh* soci*l. Dess* modo, ideia de cultura a </line>
<line> al*ce*ça-se na tota*i*ade d*s produ*õe* hum*nas como técnicas, p*oduções científi*as, </line>
<line> artísticas, *nstruções socia*s e práticas so*i*is, que não são da*as simplesm*nte *o homem, </line>
<line> mas *assa* *or um processo de aprendi*agem socia*. Como r**salt* Leontiev (2004, *. 290): </line>
<line> As aquisiç*es do desenvolvimento histórico *as aptidões hum*nas não são </line>
<line> simplesmente dadas aos homens nos **nôm**os objetivos da cultur* ma**rial * </line>
</par>
<par>
<line> espiritual que os </line>
<line> encarnam, mas são aí apenas postas. Para se apropria* de*s*s </line>
</par>
<par>
<line> re*ultados, para f*z*r deles as *uas *ptidões, "os órgãos da sua individu*lidade\, a </line>
<line> criança, o ser humano, d*ve ent*a* e* relação co* os *enômenos do mundo </line>
<line> c*rcundante a**avés de o*t*os homens, i*to é, n** processo de comunic*ç*o com </line>
<line> eles. Assim, a criança *pre*de a atividade adequada. Pe*a sua *unção e*te proc*sso é, </line>
<line> portanto, um processo de educação. </line>
<line> Em se tratando de currículo, nas *scolas, os conhecim*ntos of*re*idos p*s**m p*la </line>
<line> s*leção, no plano micro, de seus profe*sore*. Essas esco*has, *o p*a*o macro, </line>
</par>
<par>
<line> tradicionalmente, </line>
<line> co*o já *i*cu*ido e* *eç*o anterior, sã* oriu**as, em ge*al, de uma *is*a </line>
</par>
<par>
<line> pré-f*xada de conteúdo </line>
<line> ou gui*s **truturados por a*gum *specialis*a dotado de uma visão </line>
</par>
<par>
<line> polí*ic* e i*eológica. </line>
</par>
<par>
<line> Na maioria do* casos, ess*s conteúdo*, por sua vez, são materializados *m com*ndos </line>
<line> a*vin*os da ordem ex**essa nos *ivr*s didáticos ou *m outras formas *e imposição d* saber. </line>
<line> A *eleção e **colhas de *onhecimento, dentro *essa *rd*m, *em se*pr* atendem à demanda </line>
<line> *a vida s**ial d*s indiv**uos, infringind* o p*pel *ás*co da *sco*a qu* é contrib*ir c*m a </line>
<line> formação de *ida*ãos com possib*li*ades plenas de a*uação e pa*ticipação na *o*iedade. </line>
<line> Como ap*nta Lima (2008, p 35), "[...] cu*rícul* são os conteúdo*, são as informações", </line>
</par>
<par>
<line> m** também *ão "as **ividades </line>
<line> h*mana* nec*ssári*s para form*r no*as m*mórias que </line>
</par>
<par>
<line> servirão *e *upo*te p**a aqu*si*ão d* conhecime*tos *oster**res, as*im como para *omada *e </line>
</par>
<par>
<line> dec*s**s e soluções </line>
<line> de pr***emas *a vida cot**iana". Entre*anto, o que se </line>
<line> vê, em ge*al no </line>
</par>
<par>
<line> p*ís, * a *ompree*s** simplist* de curríc*lo com os co*teúdos a serem transmitidos *em </line>
</par>
<par>
<line> qua*quer fund**ento e* um* teoria </line>
<line> que apoie a p*átic* de en*ino-aprendiz*ge*. Está </line>
</par>
<par>
<line> inserido, em m*itos casos, numa vi**o dualista de educa*ão em que *rofes*or transm*te </line>
<line> conheciment* e o aluno aprend*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin* PI, v. 1*, n. *, *rt. 7, *. 1*6-**7, ma*./jun. ***9 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Teles </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> Na **ntativa de romp*r com esse cic*o vicioso, *m impor*ante estudo *em propor </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> contexto edu*acional que s* *poie numa proposta por *tividades Sociais, que se *rga**za pela </line>
</par>
<par>
<line> *nseparabilidade </line>
<line> do* conhecimentos dos valo*es da vida práti*a e f*miliar, *e saberes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conh*c**entos de cun*o teórico. Liberali (20*2, p.23) esclarece que atividades sociais são </line>
<line> todas *q*elas "[...] em que os su*eitos estão e* *n*er*ção c** outros em contextos c*lt*rais </line>
<line> determinados e histo*icam*nte depende*tes - a "vi*a *ue se vive". </line>
<line> De acordo com Malta (2*15) * obras de Libe*al* (2*09), o currí*ulo por Ativi**des </line>
<line> So**a*s nasceu da ex*eriência profissional q*e * pro*.ª Dr.ª F**nanda Liberali tem em </line>
<line> consulto*ias, *ssess*ria e *ursos **n*o às escolas de idiomas privadas e junt* à *ede públi*a de </line>
<line> Sã* P*ulo desd* 2*00. </line>
</par>
<par>
<line> Apoiad* nas discuss*es da TASH* e em bases *eóricas de inspiraçã* mar****a, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> propo*ta de trabalh* com *as* em AS teve como objeti*o inic**l promover um processo de </line>
<line> ens*no-aprendizagem em Língu* *strang*ira que **d*s*e levar os ind*víduos a *ivere* m*is </line>
<line> *l*namente **mo cidadãos do m*nd*, que part*cipam de contextos sociais, e* que * língu* s* </line>
<line> di*ere de sua língua *a*erna. </line>
<line> Com a e*periência do **ojeto d* extensã* **render Brinc*n** (AB), c**rde*ado pela </line>
</par>
<par>
<line> profess*ra *r.ª Alzira Sh*moura, vincula*o ao Grupo de Pesquisa LACE, ** que Lib*r*li </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ma* das líderes, constituiu-se o c*ntexto primeiro de implementaç*o </line>
<line> *a propost* de </line>
</par>
<par>
<line> Ativida*e Social na Edu*ação Infant**. </line>
</par>
<par>
<line> Esse projeto te*e como objetivo - a*ém *e des*nvolver com as crianças uma pr*p*sta </line>
<line> criativa com os conteúdos da vida c*tidia*a e científica - *r**alhar a produç*o d* cidad**i*. </line>
<line> A propost* foi idea*izada como *ma form* *e cr*a*, pelo brincar, *m am*ie*te </line>
<line> oportuno para re**cionar a vida real *o contexto escol*r, seja ela já v*vida pe*os *ndivíduos o* </line>
</par>
<par>
<line> não, n* intuito </line>
<line> de condu*ir *s alunos se tornarem agentes *otenci*is de experimentação, a </line>
</par>
<par>
<line> criação e transformaç*o d*s f*rmas de ser, agir e pensar a vida cotidiana (LI*ERALI, 2014). </line>
<line> *onform* *ropõe Liberali (2014), a Educ*çã* Infantil, apoi*d* na vi*ão *e currícu*o </line>
<line> por AS, *em a finalida*e *e promove* *m con*exto de ens*no-aprendi*a*em-des*nvo*vimento </line>
<line> focado e* conhecime*tos necessá*ios *ara uma convivência social justa, plena e *tiv*. </line>
<line> Apoiado no conceito de brincar, (VIGOTSKI, 200*; NEWMAN; HO*Z*AN, 2014; </line>
</par>
<par>
<line> S*E*SENKO, 20*5), um de seus </line>
<line> pi*ares, o foco ** AS está e* f*vore*er criança à </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *onhecimento *e questõ*s essenciais para se viver a *ida dentro e fora d* esc*la. </line>
</par>
<par>
<line> *ara a autora da </line>
<line> propo*ta do cu*rí*ul* </line>
<line> po* AS (LIBERALI, 2009), é função da e*c*la </line>
</par>
<par>
<line> *ontribu*r para que crianças, jov*ns e *dul*o* participem p*en*mente da* inúmer** ativida*e* </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 3, art. 7, p. 126-14*, *ai./jun. 2019 w*w4.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O B*incar na Educação Infanti* c*m Base *m At*vidades Socia*s: Po* um Currículo *ão Enc**sul*d* </line>
<line> **3 </line>
</par>
<par>
<line> soc*ais *u* atua*mente existem em n*ssa so*iedade, façam elas parte ou não, de seu dia a dia. </line>
</par>
<par>
<line> *or is*o, u*a proposta de </line>
<line> en*ino-apr*ndizag*m qu* se *rganize por AS deve t*azer p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> escola a vida que se vive fora e dentr* dela, por meio do brincar, em meio * um co**exto em </line>
<line> que ensinar se transfor*e em criar condições para o brincar e o aprender, torn*ndo-se um </line>
<line> meio d* desco*rir * util**ar *s re**as e a ima*inação pa*a além do momento presente </line>
<line> (LIBERALI, 2009, p.22). </line>
<line> Liberali (201*, p. 10), com base e* *igot*ki, afirma aind* que a organização do </line>
<line> currículo na *ducaç** Infantil, p*r mei* de AS, </line>
<line> [...] p**mite * transformação e de*envolviment* do conceito de brincar que est* </line>
<line> **gado à forma **mo os sujeitos participam * s* aprop*iam da cu*tu*a de um </line>
<line> determinado grup* social. Por meio do brincar, os suje*tos execu*am, no **ano </line>
<line> imaginário, * capacidade de planejar, inventa* situações, *epresentar papéis *m </line>
<line> situações soc*ai* *iversas que es*ão além de suas possib*lidad*s ime*iatas. </line>
<line> *specificamente em rela*ã* às brincadeiras, Shim*ura (2014) ressalta o papel da </line>
<line> li*gu*gem. Para ela, *as brin*adeiras escolares, a *in**agem assu*e u*a função so*ial po*s, </line>
</par>
<par>
<line> por meio do brincar, a cria*ç* ap*ende a *on*ersar com os *migos, </line>
<line> fazer pedid**, ped*r </line>
</par>
<par>
<line> *esculpas, f*zer *olicitaçõe* etc. </line>
</par>
<par>
<line> Ao conciliar as br*nca*eiras com as p*ática* s*ciais, as atividades s*cia*s possibilitam à </line>
</par>
<par>
<line> criança a apr*ndiz*ge* de </line>
<line> conhe*imentos pró*rios da esfera *e c*rcu*ação em que * </line>
</par>
<par>
<line> at*v*dade *ocial está inserida, isto é, op*rt*niz* à cri*n*a </line>
<line> apren*er, brincand*, os </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mentos n*c*ssários pa** frequentar um* sorveteria, lancho*ete, pastel*ria, **nsultório </line>
</par>
<par>
<line> médico, visita* a casa de </line>
<line> **igos, fami*i*re*; fazer c*m*ras *m uma loja de </line>
<line> bri*quedos, </line>
</par>
<par>
<line> supermercado, farmácia; aprend*r co*o dirigir-se a uma pesso* **ra s*lici*ar informações * </line>
<line> a*ud*, a ler e escrever em situações sociais, com fina*i*ade, dentre outras muitas at*vidades. </line>
<line> Nes*e ent*nde*, os saberes a serem ensina*os na e*cola *recisam *ferec*r bases "[...] par* que </line>
<line> **jeit*s possa* f*ze* e*colha* e tom*r dec*sões sobre quem são e/ou **erem s*r, *ue atitudes </line>
<line> e *odos de a*ir preferem *u podem ass*mir e por quê" (LIBERALI; SANT*AGO, 201*, p. </line>
<line> 19). </line>
<line> *a Educaç*o Infa*ti*, em especi*l, um currículo p*utado em AS, deve ter o f*co na* </line>
<line> relaçõ*s e atividades p*ivilegiadas no contexto *a escol* *igad*s às *ivências e exper**ncias </line>
</par>
<par>
<line> das crianças em seu cotid*ano fo*a *os muros escolares, coer**te com as </line>
<line> orie*tações para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> currículo da Educação Infant*l, conforme **pressa </line>
<line> no docu*en** elaborado pelo M*C </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> parceria c*m * UF*GS: </line>
</par>
<par>
<line> **v. F*A, Ter*sin* PI, v. *6, n. 3, art. *, p. 126-**7, mai./jun. 2*1* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Teles </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> As *tividades recorrentes d* vida cotidi*na são *s primeiros *a*eres, co*hecimentos, </line>
<line> hábit*s * valores que as famíl*a* ensina* para seus *escenden*es de**e be* </line>
<line> pe*uen*s, **screvendo neles u* modo singular de p*rtencimento * partir *o modo </line>
<line> de se* * de fazer das pessoas de seu *rupo *ocia*. Porém *ngre*sar nas práticas da </line>
<line> *i*a social não é **a prerroga*iv* das famílias *u da* e*col**, na atu*lidade, é uma </line>
<line> atividade que compe*e às duas inst*tuiçõ*s (*R*SI; PCEI, 2009, p.81). </line>
<line> *omo **ta*o, não existe uma separação entre *onhecimento da v*da social a ser </line>
<line> e**inado *ela institu*çã* familiar e o qu* seri* própri* da instituição e*co*ar. A escola, ao </line>
<line> a*sumi* *eu p*pel soci*l, tem o dev*r e a r**pon*abilidade de ab*rdar o conheci**nto da vida </line>
<line> *otidiana intrínseco ao da vid* cient*fi*a e vi*e-versa. </line>
<line> Nes*a di*eção, a escol* de Educação *nfantil deve ir al*m de poss*bilit*r c**hecimentos </line>
<line> trad*ci**alme*te indispensá**is às criança* como: letras, números n*turai*, cores, fo*mas e </line>
<line> datas c*memorati*as, usualm*nte, enfocad*s de f*rm* frag*entada, *esc**tex*u*li*ada e sem </line>
<line> s*gni*icado. </line>
<line> As AS(s), p*r serem cultural e historicamente deter*inad*s, isto é, vividas, aprendidas, </line>
</par>
<par>
<line> cr*ada*, **pandidas </line>
<line> e </line>
<line> ex*ressamente coletivas, estreitam a relação entre a ideia de c*rrículo </line>
</par>
<par>
<line> com* conj*nto d* p*át*cas capazes de *avorecer u* model* *e form*ção hu*ana, f*cada nas </line>
</par>
<par>
<line> atividades </line>
<line> colab*rati*as e seus **sultados para transf*rmaç*o da vida re*l d* professores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> alunos (*idadãos). No âm*ito *scol*r, esse conjunto de *r*ticas </line>
<line> (currículo por A*) </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> org*nizado a par*ir de necessi**des contextuais (comunida** ou d* alunos), e se *esd*bram </line>
<line> em t*rno de dive*sas ações e ope*a*ões e of*re*em subsídios q*e co*st*t*ir*o as bases p*ra as </line>
<line> iden*id*des *e cria*ça*, j*vens e adultos. </line>
<line> Nessa direção, um currí*ul* *ue s* p*opõe mais fortem*nte ligad* à vida r*al contempla </line>
<line> as necessidades e interesses d* um grupo, em prol do c*letivo. A organiza*ão do proce*s* de </line>
<line> e*s*no-aprendizage*, *or A* "[...] te* a fi*alidade de at*ave*sar as b**reiras **t*e a escola e </line>
<line> a vida" de modo a favorecer que "os aprendize* *stabeleça* rela*ões ent*e o que aprende* e </line>
<line> o que a vi*a d*man** para sua *lena par**cipação" (LIBERALI, 2016). </line>
<line> Foi, ju*tamente, a integra*ão da vida na escola c*m a v*d* fora del* que despertou o </line>
</par>
<par>
<line> interesse des** p*squis*dora **la propos*a de c*rrículo </line>
<line> com bas* ** AS. * conjun*ur* </line>
</par>
<par>
<line> descr*ta nas linhas a*teri**es demon*trou ser esse o *por** de q*e *ece*sitava para acolher as </line>
<line> práticas s*cia*s q*e a* crianç** v**i*m em suas diferen*es infâncias e tr*z*-**s * e*cola fo*al </line>
<line> para *ue fossem experien*iadas, signif*ca*as e resignificadas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 3, art. 7, p. 126-1*7, mai./jun. 2019 </line>
<line> ww*4.*sa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Brincar na Edu*ação Infant*l com B*se em Ativ**ades Sociais: P*r *m Cur*ícu*o Não Encap**l*do </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> O curr*culo orien*ado *o* AS *emonstro* *er fres*a para se *ro*or, a uma escol* de </line>
<line> Parna*ba-P*, o vi*er e o edu*ar, no contexto da Educaçã* Infantil, q*estões impor*an*es da </line>
<line> in*ância como, bri*car co* as rel*çõ*s s*ciais *resente* *a vida. </line>
<line> 3 R*SULTADOS E D*SCUSSÕES </line>
<line> 3.1 O brincar in*an*il e a imi*ação d* papéi* soc*ais </line>
<line> O sign*fic*do de brinc*r te* aspe*t* cab*l **ra * proc*s** de a*rendizag** e </line>
<line> d*senvolvimento da cr*a*ça em sua **talid*de. Sem **vida, é o conceito mai* important* </line>
</par>
<par>
<line> dentro </line>
<line> de u*a discussão que *bor** a Educação Infantil, isso porque, "[...] o br*nc** está </line>
</par>
<par>
<line> ligado for*a como *s sujeit*s participa* e se apropriam da cultura ** u* determin*do à </line>
<line> grupo soc*al" (LIBERALI, 20*0, p. 10). </line>
<line> S*gundo pesquisas de E*konin (2*0*), a un*dade fundamental da bri*cad*ira i*fantil é </line>
</par>
<par>
<line> * imit*ção *e pap*is sociais. É poss*vel identific*r </line>
<line> dif*rentes carac*e*íst*cas para o bri*ca* </line>
</par>
<par>
<line> infantil, mas ne*huma o**r*, *om tamanha signifi*ação para todo o pr*cess* subs*quente de </line>
<line> desenvolvim*nto h*mano como a imitação de *apéis sociais. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a *mitar é pre*iso *ue o su*eit* se volte *ntencion*lmente </line>
<line> para reali*ar tal ação </line>
</par>
<par>
<line> criando uma s*tuaç*o imaginária. A cr*ança, em sua situação *ocial, é fort*m*nte mov*da pe*o </line>
<line> desejo *e imit*r, e esse motiv* a leva m*rgulhar *m processos cogni*ivos *esafi*dores. A </line>
</par>
<par>
<line> criação, c*pacidade </line>
<line> espe**ficamente humana, *ssim como a imaginação, *ão é a*go n*tural </line>
</par>
<par>
<line> em nossa espécie. Para criar, Vigotski (2009) nos adverte que é p*eciso v*ver </line>
<line> expe*i*ncias </line>
</par>
<par>
<line> ricas de signific*do* cultur*is. </line>
</par>
<par>
<line> Por e*emplo, * c*iança, d**de seu nascim*nto, viven*i* </line>
<line> experiê*cias de relaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> sociais e emocionais **ve*sa*: prazerosas, </line>
<line> de**gradáveis, </line>
<line> ang*stiant*s, et*. As inte*sas </line>
</par>
<par>
<line> experiências emocio*ais (*erez*i*anie)*i* vi*idas socialmen*e são fruto de catarses/ev**to* </line>
<line> dramátic*s que a*ont*cem no plano da *sique. </line>
<line> *onform* esc*eve B*rroco e Supe*ti (*014), para V*go*ski, essa* catarse*/event*s </line>
</par>
<par>
<line> dr*máticos, tan*o pr*duze* </line>
<line> e*eitos </line>
<line> contraditórias nos proc*ssos psíquicos </line>
<line> emoci*nai* </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> pessoas, co*o provocam a superação del*s, </line>
<line> n*m processo dialético *apaz de gerar salto* </line>
</par>
<par>
<line> qualitativos </line>
<line> ext*e*amente impor*an*es para o dese*vo*vimento da pe*s*a </line>
<line> h*man* e* *ua </line>
</par>
<par>
<line> *ingula*idad*. São as mais íntimas emoções co*tr*ditórias *o s*jeito (intra) que o le*** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **terp*e*ar o mei* so*ial e r*frat*r (inter) no mei* *oc*al **us *entimentos e *erce*çõ*s acer*a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 3, art. 7, *. 126-147, mai./jun. *019 www4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. *ele* </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> desse contexto, como resposta de su* interpretação singular das exp*riên*i*s emocionai* </line>
<line> vivida* (LIBER*LI, et *l, 2017). </line>
<line> Para **reno (1974), a catarse é a *lavanca para a *isão e vi*bilidade de um novo *ível </line>
</par>
<par>
<line> mental, gerado no plano i*dividua* </line>
<line> a </line>
<line> *a*tir do plan* gru*al. De *cordo com Ol*veira (201*, </line>
</par>
<par>
<line> p.*2), influenciada pe*o citado auto*, as exp*riências em int*raçõe* so*i*is *ão, n**a **nos, </line>
<line> de que a vivê*cia da relação d* papel c*mo condi*ã* *ara se distinguir indiví*uo e sociedade. </line>
<line> Nessa per*pecti*a, o* papéis sociais são aprendidos desde tenra idade por meio *e *ma "[...] </line>
<line> matriz *e id*nti*ade qu* f*nd*menta s*u primeiro processo de a*ren*izad* *mocional". </line>
<line> E* cons*nân*ia c*m o exposto, a im*tação, que acontece *a* situações imaginárias </line>
</par>
<par>
<line> nas*e, inicialme*te, da rep*o**ção </line>
<line> ou *ecri*ção de uma situação *eal v**ida ou de </line>
</par>
<par>
<line> ***eriências q*e to*am emociona*mente a criança por *presentar, em sua percepç*o, </line>
<line> significados rel*v*ntes que a levam a express*r seus sentidos *obre * rea*idade s*ciocultural. </line>
<line> De *ato, a imitação dentro do qu**r* t*ó*ico vigotis*iano * ** dos c*minhos b*silare* para o </line>
<line> *esen*olvi*e*to c*ltu*al na infância. </line>
<line> Com base em Vigotski (**09), Newman e Holzman (2014, p. **5-116) apontam que a </line>
<line> imitação é atividade revolucionária de *r*ar s*gnificados para vida, isto é, a s*tuação </line>
<line> imag*nári* é uma r*pr**ução ou *ecriaçã* de u*a si*uação real. *or *xemplo, </line>
<line> Quando **a criança brinc* de ser mãe como outra pessoa ou co* uma bonec*, ela </line>
<line> está recriando o qu* viu s*a *** fazer. De igual modo, *uando um* criança *az de </line>
<line> cont* qu* um cabo d* vass*ura é um cavalo e * faz realizar a ação "cava*ares", e*tá </line>
<line> recr*an*o o *ue viu *aval*s faze*em (ou o que as pess*as fazem co* o* cavalos). No </line>
</par>
<par>
<line> entanto, **ra a criança </line>
<line> realizar essa recriação **a op*ra com os si*ni**cados, </line>
</par>
<par>
<line> separa*os de se** objetos e ações usuais, da v*d* *eal (por ex*mplo, o sig*ificado de </line>
</par>
<par>
<line> *a*o de vassoura e o objeto cabo de vassour*, o significado </line>
<line> de cavalo e * obje*o </line>
</par>
<par>
<line> cavalo, * **smo v*lendo para mãe e filho). O proce*so de s*parar significados de </line>
</par>
<par>
<line> objeto e açõe* dessa maneira cria um* situaçã* *ontraditória impor*ante para s* </line>
<line> en*ender o papel da brincadeira no desenv*l**mento. </line>
<line> A a*irmati*a **vel* que, difere*teme*te do que pregam as correntes *radicio*ai* *e </line>
</par>
<par>
<line> b*se beh*vioristas e cognitivistas, i*itação hum**a a </line>
<line> *ão é um pr*cesso mecânic*, mas </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*mi*ho próxim* p*ra o desen*o*v*mento de ca*acidades intelectuai*, *moc*onais físicas e </line>
</par>
<par>
<line> para se f*ze* o que </line>
<line> ainda **o *e </line>
<line> co**e*ue fa*er. A*sim, "[...] a i*i*ação, portanto, é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ativi*ade de dese*vol*i*ento cruc*alme*te importan*e porque é * principal m*io *elo qual, </line>
<line> na primeira infânc*a, os sere* *umanos são con*i*erados como à frente do *ue realm**te são, </line>
<line> como um ou*ro diferente de si mesmos" (NEWMAN; HO*ZMAN, 2014, *. 171). </line>
</par>
<par>
<line> Ch**klin (200*) lembra *inda *u*, *esse quadro teór*co, a i*ita*ão "r*fere-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sit*a*õ*s nas quais a crianç* é capa* </line>
<line> *e *nteragir com outros mais competentes em torno de </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 3, art. 7, p. 126-147, *a*./jun. **19 </line>
<line> *w*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Brincar n* Educação Infantil com Base em A*ivida*es Sociai*: P** u* Cu*r*c*lo Não Encapsulado </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> d**erm*nadas *arefas q*e ela não se*ia capa* de rea*izar por si mes*a". Contudo, nem toda </line>
<line> crianç* imita qu*lquer *oisa, mas aquilo qu* se encontra d*ntro d* s*as pos*ibi***ades </line>
<line> próximas *e desempenh*. </line>
<line> Assim, a cri*nça, ao ser oportuniz*da a brin*ar, sobre*udo, imitando papé*s sociais, </line>
</par>
<par>
<line> tem a oportuni*ade </line>
<line> *e viver um </line>
<line> con*exto *e zonas </line>
<line> de *es*nv*lv*mento </line>
<line> proximal (ZDPs), </line>
</par>
<par>
<line> posto q*e, </line>
<line> enqua*to brinca i*itando, d*ntro do círc*lo </line>
<line> de imitaç*es acessíveis, ela se </line>
</par>
<par>
<line> co*porta, volitiva*ente, *ara além de *uas capacida*es rea*s, den*ro do círcu** das im*tações </line>
<line> em p*ssibili*ad**. </line>
<line> A crian*a, ao imit*r na brinc*deira, desempen** o papel de alguém que **o é o dela. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa experiência, o jog* </line>
<line> ofer*ce </line>
<line> cond*ções de d*senvol*er ** crian*a uma dinâmic* </line>
</par>
<par>
<line> i*te*ec**al na esfera imaginat*va *ue a põe n*m plano d* intençõe* voluntár*as, isto é, age </line>
<line> intencionalmente controlan*o seus im**lsos e desejos, imp*ls*onando seu *esenvol*imento. </line>
<line> *essa *ireção, o mais im*ort**te nã* é si*pl*smen** a ação de brincar, pois **o é ela em si </line>
<line> que irá dese*volver a c*ianç*, *as to*as as aç**s em *ue ela precisará se engaja*/*nvolver na </line>
</par>
<par>
<line> dinâm*ca d* tal *tiv*dade que servirão para o desenvolvi*ento </line>
<line> das </line>
<line> fu**ões psicoló*icas. </line>
</par>
<par>
<line> F**çõ*s </line>
<line> p***ológicas c*mo a*enção, imitação, ima*i*ação, significação, n** são *ré- </line>
</par>
<par>
<line> re**isito* para a b*i*cadeira infantil, pelo cont**rio, *ão produtos dela. (VIGOTSKI, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> O br**ca* co*stitu*, na te*r*a </line>
<line> v**otskiana, * </line>
<line> ce*ári* profí*uo *ara criaç*o *e ZDPs. </line>
</par>
<par>
<line> *or is*o, Newman e Holz**n (2014, p. 11*) afirmam qu* "criar uma s*tuação imagi*ária, se*a </line>
</par>
<par>
<line> qual </line>
<line> for seu c*nt*údo, *tividade revolucioná*ia". Nessa dir**ão, compreende-** *ue é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> revolução est*, dentre o*tros aspectos, ** fato de co*o*a* a *riança *o*o produ*o*a de su* </line>
<line> próp*ia atividade. Assi*, res**ltam N*wman e Holzma* (2014, p. 120) que "[...] ao brincar, </line>
</par>
<par>
<line> enqua*to produtores, temos mai* co*trole na organizaçã* </line>
<line> dos elem**tos p**ceptivos, </line>
</par>
<par>
<line> cog*itivos e e*oci*nais". Ne*se sentido, br*nca* é mui** m*is uma pe*for*ance *o que uma </line>
</par>
<par>
<line> atuaç*o. As duas </line>
<line> terminologias se </line>
<line> di*ere* por s* entend*r que, ao perform*r um papel, *s </line>
</par>
<par>
<line> suje*tos não est*o condicio**do* à *tuaç*o de papéi* s*cia*s pré-*etermin*d*s. Pelo *ont*ário, </line>
</par>
<par>
<line> a performance </line>
<line> "[...] dif*re da atu*ção por que é </line>
<line> ativid*de social*z*da de pessoas que **iam </line>
</par>
<par>
<line> *ons*ientement* nov*s papé*s, com base no que e*iste, " para viver um dado context* social. </line>
<line> Para Liber*li (2010, p. 12), a palavra performance empregada por N*wman * Holzma*n </line>
<line> (2014) ligada *o c*nceito de brincar e* Vygot*ky (2009) implica, </line>
<line> Consid**ar a f*rma como os suje*tos criam zona* d* possib*lidades futuras p*ra a </line>
<line> *articipação em at*vidade* do mundo social. Sua imaginação age *ara que possa* </line>
<line> **alizar na *itu*ção imaginá*ia aquilo que seus pa*c**ros em d*termi**da cultu*a </line>
</par>
<par>
<line> fazem na "*ida q** se v*ve" (MARX; </line>
<line> EN*EL*, *845-46, </line>
<line> 26). A performanc*, </line>
</par>
<par>
<line> ente*dida como uma forma de *rincar, c*ia a bas* par* a integração do espa** </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 7, p. 126-147, mai./jun. 2019 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Tele* </line>
<line> 138 </line>
<line> escolar com a vida, p*is se organ*za como uma ativ*dad* im*ginária que *ecria as </line>
<line> atividades sociais da vida para permi*ir sua apropriação. </line>
</par>
<par>
<line> Lobman e Lundiq**st (2007), na mesm* *ire**o d* Holzma* (2009), colocam que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pr*ciso **e s* criem ambi*ntes em q** as pe*soa* p*s*am, e* gr*po, cre*ce*, a*rende* e se </line>
<line> desenvolver enquanto brinca*. A improvisa*ão nos m*mentos do br*ncar, ente*dida como </line>
</par>
<par>
<line> performance traz, p*ra * situação, a con*tru*ão d* a*bi**tes de </line>
<line> ap*io * criativi*ade, num* </line>
</par>
<par>
<line> perspec*iva de se cria* junto, o </line>
<line> q*e reforç* o *aráter de que * </line>
<line> essencial na vi*a não e**á </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o indiv*dual, mas no trabalho via cr*a*ã* coleti*a. </line>
<line> Mendes (2*12), com base em Holzm** (20*9), afir*a q*e *rincar, visto com* </line>
<line> pe*forma**e, é um* fe*rament* de desenvol*ime**o humano capaz de p*ssibilitar a *rian*as, </line>
<line> j**ens e adulto* criar qu*m *oc* é e quem v*cê *ã* é, aspec*o essenc*al na in*orp*ração d*s </line>
<line> relações na vida social. Mendes e *etr*ne Jr (2016) a*resc*nt*m *inda, ap*i*do* em Ho*zman </line>
<line> (2*09), que o Brincar em Performances constitui uma atividade co*t*nua de *nteraçã* com o </line>
<line> outro n* criação *e ZDPs. </line>
<line> Nessa tessitura, o brinc**, enquan*o conte*to de criaç** *e *DPs, con*ebe a imitaç*o </line>
</par>
<par>
<line> de pa*éis sociais na *ivência d*s performances como m*mentos de *t*vidades criativas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prod*tivas, em qu* a cri*nça é favorecida, na escol*, a con*ece* e v*ver (agir e refletir) a vida </line>
<line> real com todas as *uas cont**gê*cias históricas * que es*amos sujei*as. </line>
<line> Inf*l*zmente, as ideias ex*osta* acerca d*s car*cte*ísticas e base* *eór*ca* da t*oria d* </line>
<line> brin*ar *óci*-hist*rico-cultural e, espec**icamente, no quadro da *eoria *a Ati*idade, não s** </line>
<line> concepç*es e *i**ific*dos que co*u*e**e circ*lam n* *mbi*o da *ducação Infanti*. Mas, aos </line>
<line> po*cos, ide*a* e propo*tas *êm alcan*a*do repercus**o signifi*a*iv*s, a p*rtir do trabalho de </line>
<line> pesquisa*o*es *nt*rnaci*nais e na*ion*is (VAN OERS, 2013; D*BBER, 201*; SHIMOUR*, </line>
<line> 2005; MALTA, 20*5, TEL*S, 2*16, dentre outros) *ue, intencionalme**e, as*umiram viver o </line>
<line> brincar na Ed*ca**o Inf*ntil, apostando no potenc*al d**e para o desenvolv*mento infantil. </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Os novos modos *e </line>
<line> organiza*ão, pos*ção do* *ujeitos e *rigem das apren*iza*ens a </line>
</par>
<par>
<line> part*r do **inc** no projeto por AS </line>
<line> F*iedman* (199*) defende *ue a vi*a *ocial i****til é rica e iss* pode ser *xplo*a*o ao </line>
<line> bri**ar. As d*scussõe*, estudos e a implementação de uma proposta *e organ*zaç*o c**r*cular </line>
<line> por Atividad*s *ociais na escola focal, mostraram o quanto a compreensão da autora pode *er </line>
<line> co*p*o*ada. Alé* *i*so, a inve*ti*aç*o *o*sibilitou * escola novos modos de organização do </line>
</par>
<par>
<line> brincar, pos*ção dos *u*eitos, novas aprendizag*ns e valoriza*ão d* *e* criança, af*tan*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. *6, *. 3, art. 7, p. 126-147, ma*./*u*. 2*19 ww*4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O B*incar na Educ*ção *nfantil *om Base *m Atividad*s Socia*s: Por um C*rrículo Não Encapsulado </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> c*ntri*uindo para a t*a**forma*ão do currículo e*colar. Para ju*tificar a afirmativa, </line>
<line> fot*gra*ias capturadas p*r es*a p*squisad*ra de momentos d* brincade*ra*, dur*nte o proj*to </line>
</par>
<par>
<line> "*r à *anchonete", são utiliza*as p*ra su*tentar *u*anças quanto: </line>
<line> ao modo de org*nização </line>
</par>
<par>
<line> *as *rian*a* em sala de aula d*rante a br*ncadeira e o pa*el de </line>
<line> *rianças e adultos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *esenrolar das *ções, quando * brinca*eira parte de ati*idades *o con*exto da v*da *ocia*. </line>
<line> A imagem, a seg***, capturada n* dia 23.*5.2016, r*fere-se ao b*incar com a AS "Ir a </line>
</par>
<par>
<line> lan*hone*e" e ao **smo tempo, * aula *irigida à apresentação *o </line>
<line> co*heciment*: G*nero </line>
</par>
<par>
<line> C*rdá*i*. De*sa aul* participam cria*ç*s de cinco anos. </line>
</par>
<par>
<line> Fot*grafi* 1 - Performance/Lanchone*e em *ala de aul* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *rquivo *e dados pro*uzidos pe*a pesquis*dora </line>
<line> Na foto, é *ossível identificar três g*upos org*ni*ados ao redor *e mesas. Há tamb*m </line>
<line> a presença de um adulto ao fundo na imagem. A form* como os participantes pos*cionam seus </line>
<line> corpos, condu*em seus olhares e movem su*s mãos sugerem *n*eração. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> adu*t* * a criança de pé, bem pró*ima ao pr*dutor da imagem, d*s*aca*-*e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> enqu*dre *a foto, po* estarem em posiçõe* mais elevada* qu* os d**ais *a*t*c***ntes. </line>
<line> Relacio**do ao n*c*eo em que está o *dulto, s*u cor*o flexiona*o *a d**e*ão de uma </line>
<line> d*s criança* e *o*as as *utra* co* seus o*hares a *la di**gid*s sugerem interaç**. A *de** de </line>
<line> que a prof*ss*ra p**ti**pa na performan*e é evidencia*a *el* movi*en*o qu* faz com um dos </line>
</par>
<par>
<line> br*ços q*e se es*i*a *er*indo </line>
<line> a aluna, </line>
<line> *um movimento típico de atend*men*o. </line>
<line> As </line>
</par>
<par>
<line> participa*tes d*sse grupo, por sua </line>
<line> vez, engajadas, d*monst*ando sim*at*a e envolvimento </line>
</par>
<par>
<line> com se*s o*hares endereçados e *ovimentos do *escoço na direção da pr*fessor* (A*LAN; </line>
<line> PEASE, 2017). Na mes*a mesa, outra c*i*nça, d* costas para o p*odutor ** imag*m, </line>
<line> m*nuseia um *ar*ápio, *l*men*o t*picamente cara*t*rí**ico do co**ext* *e lanchonete. </line>
<line> R*v. FSA, Ter*si** PI, v. 16, n. *, art. 7, p. *26-147, *ai./jun. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Teles </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> Em outra me*a, à *squ***a da de*crita anteriormen*e, ** garo*o *e*tado, no *ape* de </line>
<line> clien*e, segura um cardápio. Sua b*c* q*e a* mesmo em qu* fala esboça sorriso, o **ito*a* e o </line>
<line> qu*ixo s* elevam *a dire*ão do atendente, no sentido *e *sboçar *ma co*versa ou fa*er u*a </line>
<line> so*ici*ação. Seu inte*lo*uto* é um aluno *ue está *jo*lhado à sua fre*te, vestindo um a*ental </line>
<line> amarel*. *sse menino, no *apel de garçom, tem em mãos uma caneta e bloco de notas, **ra </line>
<line> acolhida do pedido em mom*nto d* at*ndimento. </line>
<line> *a terceira e últ*ma mesa, mais *róxima do pro*utor da imagem, há quatro cria*ças. </line>
<line> Três *elas *stão sentadas e a quart* está de pé. Note-** como a dis*osi**o dos corpo* *ugerem </line>
</par>
<par>
<line> a diferença </line>
<line> *e papéis que *xper*ment*m: enq*anto uma das c*i*n*as c*nta *édulas; </line>
<line> outras </line>
</par>
<par>
<line> *bserv*m a menina q*e está na emin*ncia de *azer seu pedido; *nquan** a quarta garotinha, </line>
<line> utiliz**do * mesa co*o a*oio, se*ura uma caneta e a coma*da, para anotar os pedido*. São </line>
</par>
<par>
<line> *rian*as, no pa*el de clientes e atendent*, vi*e*d*, imaginariamente, </line>
<line> os diferentes pap*is </line>
</par>
<par>
<line> so*i*is. </line>
</par>
<par>
<line> Os obj*tos u*ados e toda ambienta*ão - aven*ais e objetos como pra*i*ho **m </line>
<line> cachor*o-quente de br*nquedo, blocos de **tas, cardápios e cé**l*s de brincadeira nas mãos </line>
</par>
<par>
<line> de crianças - r*velam que a *urma está vive*do uma performa*ce *a Atividad* Social "I* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> lanc*onete". </line>
</par>
<par>
<line> Na *r**ima *magem, abaixo, apar*cem *rianças de quat** anos, brincando com outro </line>
<line> m*men** *a AS "Ir * l*nchonete". Na oportu*idade, *o dia 1*.05.2016, viveram experiências </line>
<line> de uso de conhecimentos matemáticos (noç**s de adição, subtra*ã* e sistema m*netário). </line>
<line> Fotogr*fi* 2 - Pe*fo*mance/Pagam*nto da con*a em lanch*nete </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *rqui*o de dados produ*idos pela pesquisadora </line>
<line> Duas crianças em fi*a e *m ad*lto se destacam no *nqu**re d* imagem. A foto r*vela </line>
<line> * presença do adu*to sen*ado em frente a um objeto **e par*ce ser *ma máquin* regi*trador* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, a**. 7, p. 126-*47, mai./jun. 2019 www4.f*anet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O B*incar na Educação Infantil com Ba*e em Atividades Sociai*: Por *m Cur*ículo Não E*capsu*ado </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> e duas criança*, em fila, com dinhe**o de ***nquedo nas mãos. Trata-se de outra perf*rmance </line>
<line> do "Ir à l*nchonete", e*foca*do a situação de pag*mento do *anche ao ca*x*. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> ga*oto l*calizado à frente </line>
<line> *o a*ulto, c*m indicador apontado *m </line>
<line> direç*o </line>
<line> opos * a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *le, ass*nala força e pod*r *a argu*entação *e seu p*onunciamento, *egitima** pel* </line>
</par>
<par>
<line> interlocutor adulto *ue, com a </line>
<line> cabeça </line>
<line> li*eirament* *evan*ada e lá**os </line>
<line> e*boç*ndo conter </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *mpulso *a fala, mo**ra aud*ência. </line>
<line> * *egundo al*no da fila pre*ta atençã*, na ex**ctativa de q*e *h*gará *eu m*mento de </line>
<line> participa*ão. </line>
<line> Recursos multi*odais indicam q*e, em ambas as fotografias, as crianças e os adu*t*s </line>
<line> estão brincando envo*v*dos e engajados coletivamente com as *erfo*m**ces *a *a*ch*ne*e, o </line>
<line> *ue é fundamental no de*e*vo*vime*to do brincar na perspectiva vigotski*na. </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo com os significados evide*ciados p**a leitura não-**rbal, </line>
<line> na </line>
<line> pri*e*ra </line>
</par>
<par>
<line> foto*rafia, a tur*a (ad*ltos e crian*as) estav* plen**ente sorvi*a na pe*formanc* da </line>
<line> la*ch*nete *ue re*eteu à vivê*cia cole**va rea* de particip*ção nu*a *tividade Social </line>
<line> (LIB*RA*I, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> O* grupo*, na sala, mostr*r*m-se separados, ma*, *ss*m *esmo, </line>
<line> pa*ec*r*m viver </line>
</par>
<par>
<line> d*safios e papéis refer*ntes a uma mesma **t*açã* *i*tíc*a. Tal c*racter**tica do </line>
<line> trabalho </line>
</par>
<par>
<line> coleti*o pode-se comp*ee*der dividida </line>
<line> pelos compon*ntes da at*vi*ade: </line>
<line> sujeito*, ob*eto, </line>
</par>
<par>
<line> *nstrum*ntos, r*gras, comunidade e div*são </line>
<line> *e tr*balho, i*port*ntes para a *onvi**ncia </line>
</par>
<par>
<line> h*mana </line>
<line> e e*trema*ente *a*orizados *o q*adro da *ASHC (LE*NTIEV, </line>
<line> 1979; </line>
</par>
<par>
<line> ENGESTRÖM, 1987). </line>
<line> Na segund* f*to**a*ia, o tr*ço mult*modal do g*roto, na imagem, ao assumir a posição </line>
</par>
<par>
<line> de cl*ente, frente *o *a*xa </line>
<line> d* lanchone*e, reforç* * tese de que o brincar com </line>
<line> base em *S </line>
</par>
<par>
<line> possibi*it*u não só a p*rticipação ativa *e c*i*nç*s na brincad*ir*, *a* inclusive, valo*izou o </line>
<line> des*nvolvime*to da linguagem arg*m*ntativa * * man*tenção *e situ*çõ*s **alóg*cas em que </line>
<line> os alunos viven**em p*péis sociais na esco*a (*TE*SENKO; HO, 2*15). Com isso, * n*vo </line>
</par>
<par>
<line> m odo de </line>
<line> brincar vivido *ossibi*itou a ruptura com um modelo curric*lar en*ijecido </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Educação Inf*n*il c*ntrado na figur* do professor. Ness* caso, o pap*l do pro**ssor foi o de </line>
<line> *rgan*za* as oportunidad*s de apoio às experi*n*ias da* crianças, enriquecendo * expandindo </line>
<line> * aprendizagem nu*a *e*spectiv* *ocial. </line>
</par>
<par>
<line> Na sit*ação de brincadeira d* </line>
<line> lanchonete, a* cri*nças im*taram os *dultos em </line>
</par>
<par>
<line> *tiv*dad*s *rática* (EL*ONIN, 2009; *HAIKLIM, 2011; *EWM*N; HOLZEMAN, 2*14) </line>
</par>
<par>
<line> *ndicand* q*e a *ida em meio *ocial é atr*e*te e significativa. Com as *ntera*ões </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. *, *. 1*6-147, mai./jun. 2019 www*.f*an*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Teles </line>
<line> *42 </line>
</par>
<par>
<line> i*tervenções da professor*, n* brincadeira, as *r*anças *evelaram suas percepções sobre o </line>
<line> mun*o que as *erc* e ainda construíram ou**o* *ig*ificados e sentidos so**e a vid*. </line>
</par>
<par>
<line> No br*ncar </line>
<line> po* AS, as *elaç*es do* sujeitos *e organizam pa*a </line>
<line> que cada um defenda </line>
</par>
<par>
<line> seus p*s*cionamentos, enfre*te desafios, express* suas pe*cepçõ*s sob*e a *ealidad* ma*, </line>
</par>
<par>
<line> a*ém disso, cr*e o*t*as </line>
<line> novas s*t*a*ões, </line>
<line> na brincadeira, e outros no*os mod** </line>
<line> de agir, f*ra </line>
</par>
<par>
<line> dela, num exercí**o *ontínuo d* *r*ns*ormar a si e seu context*. </line>
<line> De*ido * isso, na perfo*m**c* da atividad* *ocial "I* à *anchonete", num trabal*o </line>
</par>
<par>
<line> coletivo, todos os su*ei*os *a </line>
<line> brinca*ei*a as*umem d*f*rentes </line>
<line> p*péis (*lientes, </line>
</par>
<par>
<line> garçom/ga*çonete, c*ix*, cozinheiro). </line>
<line> S*o e*atamen*e </line>
<line> os papéi* no </line>
<line> cont*xto </line>
<line> das *ela*ões </line>
</par>
<par>
<line> sociais com os adult*s e entre p*res que faze* com que a criança *prenda *o**as de br*ncar e </line>
</par>
<par>
<line> maneja* **a s*ri* de objetos </line>
<line> de n*ssa *ul*ura, </line>
<line> aprender maneira* de se relacionar e se* </line>
</par>
<par>
<line> alguém que ain*a n*o é, mas pode *ir a ser. </line>
<line> O jogo *e papéis soci*is, *ortanto, "[...] apres*nt*- se como **a *tividade em que se </line>
</par>
<par>
<line> ope*a "descen*ram*n**" cognoscitivo e o </line>
<line> emocional da* cri*nç*s" e </line>
<line> com isso "[...] *ferece </line>
</par>
<par>
<line> precisamen*e a possibilidade e *bre o caminho para que o *ensamento passe a um ní*el *ais </line>
<line> *levado e constitua novas op*rações intelectuais" (ELKONI*, 1978/2009, p.413). </line>
</par>
<par>
<line> Na* *magens, as ações *** sujeitos implicadas </line>
<line> no desenrolar d*s ações um com os </line>
</par>
<par>
<line> outros que ali brincav*m e os vários arte*atos cultur*is *til*zados na dinâ*ica revelaram que o </line>
<line> d*senvolviment* *a imag*n**ão foi trazid* *a*a o **ntexto escolar, mo*mente, para dentro *a </line>
</par>
<par>
<line> *ala *e au*a, *ela i*iciativa da profess*r* que r*or*ani*ou o ambie*te e a vida so*ial </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> cri*nças na escola. </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, no q*e diz respe*to ao pl*nejamento, po*síve* a*segurar que a at*vida*e é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> brincar de "Ir à lanchon*t*" mostrada fugiu ao *mproviso. Nos cená*ios das *magens, </line>
<line> h**** </line>
</par>
<par>
<line> di*erent** arte*atos cu*turais cara*terísticos do u*iv*r*o da at*vida*e *ocial l*nchone*e *ue se </line>
<line> nã* houvess* pr*vio p*an*jamento, *ão pode*iam estar al*. </line>
<line> Os registro* *o*tram *ue a professor* re*l*tiu, a*tecip**amente, sob*e a brinc*de*ra </line>
</par>
<par>
<line> que di s pôs , </line>
<line> *a *al* d* aula, ma*ejan*o u*a varieda*e de </line>
<line> artefato* </line>
<line> *e ***sa cul*ura que </line>
</par>
<par>
<line> r*m***u ao contexto d* vida em uma lanc*onete, enrique*endo * valor*zando o* processo* d* </line>
<line> s*gni*i*ação, **aginaçã* e cr*ação das crian**s (VIGOTSK*, 1930/2009). </line>
<line> Desse modo, ratifica-se a p*rticipação direta ou indireta *o *dulto na brincadeira, </line>
<line> co*o c**tral. Conform* j* discutido, dentro do quadro vigotskiano, o adulto é concebid* </line>
<line> como um guia *o *odo de brinc** infant*l (VAN *E**, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> A prática doc*nte, foc*da no brinca* c*m ba*e em AS, de*on*tra acontecer, </line>
<line> de*se </line>
</par>
<par>
<line> m*d*, *o*ida *** *ntencionalid*d* e, nesse sentido, a *rofessora const*tu*u-se um* a*têntica </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 16, n. 3, *rt. *, *. 126-147, mai./jun. 201* www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *rincar na Educa*ão Infantil com B*se em Ativida*es So*i*is: Por *m Currícul* Não Encapsulado </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> organizador* *e c*nári*s desafiadores, p*sto que </line>
<line> conduziu </line>
<line> o proc**so de </line>
<line> ens*no- </line>
</par>
<par>
<line> apre*dizage* para criação de significa*os/aprendi*ag*m-conduzindo-des*nvol*imento </line>
<line> (NEWMAN; HOLZMAN, 201*). </line>
<line> N*ss* **reção, o *rinc*r de lanchonete (per*or*ance) não aco*t*ceu numa relação </line>
</par>
<par>
<line> funciona* de aluno-b*in**ed* n*m, exclusivamen*e, *el* </line>
<line> v*ntade espontânea e natural </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> cria*ças mas, </line>
<line> ind*bitavel**nte, mediant* pla*ejame*to </line>
<line> pré*io de ações, participação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *rienta*ão *a professora que, in*encionada, mobil*zou e colaborou para que a* crianças </line>
<line> criassem e escolhe*s*m assumir papéis pr*p*io* das re*ações da vida social. </line>
<line> 4 CON*IDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> N* d*cume*t*rio Tarja Bran*a (2014), o t*ma brin*ar é ab*r*ado como a "revo*uç*o </line>
</par>
<par>
<line> *ue </line>
<line> fa*tava". Sobre isso, *orr*borando com *al prop*s*ção, def*nd*-se *ue "Brincar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> u*gente". *i*e* a inf*ncia * ter o d*reit* de brincar fora* idei*s mo*tradas, a*ui, </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> prec*sam s*ir s* *a vontade d*s *essoas e dos documentos *ficiais </line>
<line> para ** efetivar*m em </line>
</par>
<par>
<line> prátic*s c*tidianas na Ed*c*ção I*fan*il, quando se ob*etiva dar p*i*ridad* e qu**ifi*ar o </line>
<line> trabalho nessa etapa e**cacional. </line>
</par>
<par>
<line> *s *is*ussões imag*ns apresent*da* r**elara* cara*terísticas do *rojeto de e </line>
<line> ensino- </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*gem por A*ividades Sociais que elevou o bri*car *o patamar de mero m*mento ** </line>
</par>
<par>
<line> rec**io e jogos espontâneos a um bri*car i*tencional e significa*i*o para as cr*ança*. Is*o é, </line>
</par>
<par>
<line> fez ga*h*r visibili*ad*, impo*tânc*a * *ecess**ade no contexto da at*vid*de com as crianç*s e </line>
</par>
<par>
<line> professoras. Adema*s, </line>
<line> o brincar por AS tr*uxe a </line>
<line> vida s*cial *ara *entr* da escol* </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> inve*sam*nte, *evou conheci*ento* *dqui*ido* e criados *a vi** escolar para fora dela. *briu </line>
<line> as "gra*es" d* escol* e to*n*u o *rocesso edu*acional nã* encap*ulado. </line>
<line> *s novos papéis assumi*os p*r crianças e professoras *ur*nte a* pe*forman*es da </line>
</par>
<par>
<line> l*nch*ne** </line>
<line> fizeram </line>
<line> os </line>
<line> sujeitos </line>
<line> tomar*m </line>
<line> dife*e*t*s </line>
<line> posições </line>
<line> (o*a </line>
<line> cliente, </line>
<line> or a </line>
</par>
<par>
<line> garço*/garçonet*, ora caixa, o*a cozi**eiro, o*a aju*antes na *om*osição d*s cená*io*), **e </line>
</par>
<par>
<line> para a *ida es*olar revelo*-se </line>
<line> num </line>
<line> grande impacto </line>
<line> *ara o c*rrículo. As p*rformances </line>
</par>
<par>
<line> *arantiram que infância e dire*to d* brincar </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> o </line>
<line> fosse* respeitad*s em sala de *ula e nos </line>
</par>
<par>
<line> dema*s espaços da es*ola. </line>
</par>
<par>
<line> O*a, depois *os novos modos </line>
<line> de pens*r e </line>
<line> a*ir </line>
<line> de pro*essoras e crianças durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impleme*tação </line>
<line> do projeto, novo* *od*s </line>
<line> d* pens*r e agir foram revelados no cotid*ano </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*s*ituição, a e*emplo: professoras escuta* m*is as crianças, organizam cenári*s </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> *ev. F*A, Teres*na PI, v. 16, n. 3, *rt. 7, p. 12*-147, m**./jun. 2019 www4.fsan*t.com.br/*evista </line>
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<line> F. P. *eles </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> b*i*ca**iras/pe**or*ance* para div*rsão com elas; as crianç*s, *ambém a*sumem papéis </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> org*nização dos cenários para as br*nc*deiras e em outras atividades *oletiva da esc*la. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse qua*ro, *s cria*ças não foram/são só especta*oras, *as, s*m, ef*tivamente </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipantes </line>
<line> do processo educaci*nal. Na* situa*ões dia*ó*icas *riadas a partir d*s </line>
</par>
<par>
<line> br**cad*iras, *s crianças r*la*ara* </line>
<line> experiências, opi*aram e levant*ra* discussões *om </line>
</par>
<par>
<line> i*ter*ocutores adultos e cria*ças qu* propic*a*am *esenvolver uma linguagem *rgum*n*ati*a </line>
<line> e *ssimét*ica, q*ebrando padrõ*s adultocêntricos de rela**es. </line>
</par>
<par>
<line> As a**es *idáti*o-pedagógicas das professoras, reelabo*adas c*m o *rojeto, fi*era, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> process* de ensin*-aprendi*a*em-*es*nvolvimento mu*ar de es**atégia ao </line>
<line> t*abal**r </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> organização *e *enári** de atividades. </line>
</par>
<par>
<line> *o final, os n*vos *odos de c*nceber o brincar na escola pela* professoras, o mod* de </line>
<line> pa*tici**çã* nas a**vi*ades, os papéis d*s crianças na o*ganiz*çã* e na discu**ão *a vida *a </line>
</par>
<par>
<line> *sc*la, a *inâmica </line>
<line> do processo de </line>
<line> ensino-aprendizag*m-desenvo*vimen*o, fa*endo p*nt* </line>
</par>
<par>
<line> entre os </line>
<line> conh*cimento* da escola, os conheci*entos re*ueridos n* vid* mostrara* qu* o </line>
</par>
<par>
<line> currículo da escola f*cal sofreu transform*çõ*s, isto é, pa*sou a ser vivido numa nov* </line>
<line> pers*ectiv*. Esse* *ovos conto*nos mostraram que es*á cami*hando na direção de u* </line>
<line> cu**ículo mais *ócio-históri*o-cultural e de**ncapsul*do. </line>
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<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) *náli*e e in*erpreta*ã* dos dados. </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 3) el*bor*ção *o ras*u*ho o* n* **visão crít*ca do con*eú*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* n* *provação d* versão f*na* do manuscrito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<column>
<row> i </row>
<row> ii </row>
</column>
<column>
<row> Nome f*ntasia da escola ond* foi d*senv**vida a pe*qui*a. </row>
<row> O termo faz *om*aração da escol* a ideia de c***ula, como local o*de encontr*m-se comp**tim*ntados os </row>
<row> compon**tes q*ími*o* de um d****minado medicamento. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> iii Termo origi*al em ru*so qu* d*signa o pr*cesso pessoal (pl*no indi*idual) de interpretar e refratar (plano </line>
<line> soc*a*) *s *xperiências *mociona*s mar**dament* vivid*s. </line>
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