A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education

Cleide Inês Wittke, Karina Giacomelli

Resumen


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cria condições para que o licenciando, ainda durante sua formação inicial, seja inserido no meio escolar, podendo vivenciar o cotidiano desse ambiente. Assim, o programa concretiza um desejo antigo de estabelecer parceria mútua entre a universidade e a escola. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica do futuro professor, o PIBID é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de projetos, tanto de área específica quanto interdisciplinares, os quais, quando bem programados e aplicados, qualificam o ensino da rede escolar brasileira, especialmente no âmbito público. O objetivo do presente artigo é socializar o trabalho do PIBID, com foco na área de Letras, que, há oito anos, vem sendo realizado com acadêmicos de uma universidade federal do sul do país, em parceria com escolas públicas da região, destacando-se, neste momento, o início da implementação do projeto.

 

Palavras-chave: Projeto. Formação Inicial. Ensino. Escola. Interdisciplinaridade.

 

ABSTRACT

 

 Brazil’s Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inserts undergraduate students, in their first teacher’s training, in the school environment, allowing them to have first-hand experience in its daily routine. It makes real the desire of creating a school-university partnership. In addition to enhancing future teachers’ didactical-pedagogic training, it is a unique opportunity for developing both area-specific and interdisciplinary projects which, well planned and implemented, promote Brazil’s school system, specially State-sponsored. This paper aims at making known PIBID’S work, specifically in Linguistics and Literature fields, developed in the last 8 years by a federal university from Brazil south region with its undergraduates and public schools, having as a focus, at this moment, the inception of the project’s implementing.

 

Keywords: Project. First Teacher’s Training. Teaching. School. Interdisciplinarity.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.4.11

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