<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 11, p. 209-225, *u*./ag*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11
</line>
</par><par>
<line>
A Importante Função do PIBID n* F*rmação In*ci*l do Pr**essor de Portu**ês e seu Efei*o no
</line>
<line>
Ensino B*sico
</line>
<line>
*I*ID`S Relev*nt Social Fun**ion i* Portugue*e La*guage *e*cher` Fi*st Training and Its
</line>
<line>
E*fe*t on Basic Educa***n
</line>
</par><par>
<line>
Cleide I*ês Wittke
</line>
<line>
Douto*a em Pós-Gr*duação em Le*ras pela Pontifí*ia *atólica Univer*idade do R*o G*ande do S**
</line>
<line>
Profes*or* Associada n* U**versida*e Federal de Pelo*a*
</line>
<line>
E-mail: cle*deinesw@yah*o.com.br
</line>
<line>
Karina Gia*ome*li
</line>
<line>
Doutora em *etr*s p*la Un*versidad* Fe*e*al de Sant* Mar*a
</line>
<line>
Professor as*ociado da Universidade Federa* de Pelotas
</line>
<line>
E-mai*: K*r*n*.gi*come*li@g**il.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Bra*il.
</line>
<line>
Ava**ado pelo sistema Triple R*view: Des* Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chef*; e b) Dou*l* Blind Rev*ew
</line>
<line>
(avalia*ão c*g* por *ois avaliado*es da área).
</line>
<line>
Revisão: Gra*atical, No*mat*v* e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Wittke, K. G*acomrlli
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
R**UMO
</line>
</par><par>
<line>
O Pr*grama *nstit*c*onal *e Bolsa de Iniciaç*o à D*cência (PIBID) cr*a condições para *u* *
</line>
</par><par>
<line>
li*enciando, *inda durant* sua *ormação ini*ial, seja in*erido
</line>
<line>
no meio escolar, podend*
</line>
</par><par>
<line>
vi*en*iar o cotidiano desse ambien*e. Assi*, o
</line>
<line>
pr*grama concretiza um desej* antigo de
</line>
</par><par>
<line>
e*tab*lecer par*eria mútua entre universidad* e a escola. **ém de aperfeiçoar a formação a
</line>
</par><par>
<line>
*i**ti*o-pedagó**ca d* fu*u** professo*, o PIBI* é uma exc*lente oport*n*dade pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento de pr*j*t*s, tanto de ár*a específica qu*n**
</line>
<line>
i*t**disciplinar*s, os quais,
</line>
</par><par>
<line>
quando
</line>
<line>
b*m p*ogra*ados e ap*icados, qu*lifica* o
</line>
<line>
ensino da rede escolar brasileira,
</line>
</par><par>
<line>
es**cialmente no âm*ito público. O objetivo do *r*sente ar*igo é soci*l*z*r o trabalho do
</line>
<line>
PIBID, com foco n* área de L*t*as, que, há oito anos, ve* sendo r*a*izado com acadêmicos
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
u* a
</line>
<line>
un*versidade *ed*ral do sul d* país, em par*eria
</line>
<line>
co* e*co**s pú*l*c** da regi*o,
</line>
</par><par>
<line>
de*t**and*-se, n*s*e mom*nto, o *nício da im*l**entaçã* do pro*eto.
</line>
<line>
Pal**r*s-chave: Pro*eto. Formação Inicial. Ens*no. Escola. Interdisciplinaridade.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
Brazil\s Programa I*stitucional de Bolsa de Iniciaçã* à Docê*cia (PIBID) inserts
</line>
<line>
und*rgraduat* stu*ents, i* t*eir f*rst teacher\s training, ** the *chool envi*onment, allow*ng
</line>
<line>
them to have first-hand experience i* *ts daily routine. I* makes real the desir* of cre*ting a
</line>
</par><par>
<line>
school-univ*rsity partnership. In
</line>
<line>
additio* enhanc*ng f*ture teachers\ didacti*al-peda*ogic to
</line>
</par><par>
<line>
tra*ning, it is a *niqu* oppo*tunit* for developing both ar*a-specific
</line>
<line>
and inte*di*ciplinary
</line>
</par><par>
<line>
pr*jects which, well
</line>
<line>
pla*ned and impl*mented, promot* Brazil\s schoo* system, specially
</line>
</par><par>
<line>
S**te-sponsored. *his paper aim* at making known PIBID\* w*rk, spe*i*ically in Linguistic*
</line>
<line>
and Liter*ture fields, devel*ped *n **e last 8 years by * feder*l univers*ty from *razil south
</line>
</par><par>
<line>
region wit* it* u*der*raduates *nd public school*, ha*ing a* focus, at thi* mo*ent, t*e a
</line>
<line>
incep*io* of the project\s **plement**g.
</line>
<line>
Keywords: Pro*e*t. First Tea*her\* Tr**ning. Teaching. Sc*o*l. Interdisciplinarity.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 16, n. 4, art. 11, *. 209-225, j*l./ago. 2019
</line>
<line>
w*w4.*san*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Imp*rtant* Função do Pibid na F*rmaç*o I*ici*l do Profess*r
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TROD*Ç*O
</line>
<line>
1.1 Context*a*iz*ç*o do p*ojeto
</line>
<line>
O pr*sente est*do tem c*mo objeti*o divulgar e socializa* o trabalho *ue vem se*do
</line>
<line>
realizado na Univer**dade Federa* de Pelot*s (UFPEL), através do Programa Institu*ional de
</line>
</par><par>
<line>
Bo*sa de I**ci*ção à Docência (*IBID), fi***ciado
</line>
<line>
*ela Cape*/Deb. Embora o progr*ma
</line>
</par><par>
<line>
te*h* inicia*o *es*a In*titu*ç*o em
</line>
<line>
2007, com
</line>
<line>
as áreas de
</line>
<line>
ciências *xatas, focarem**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
presente refle*ão na experi*nci* viven**a*a desde 201* até 2018. V*le dizer que uma *as
</line>
</par><par>
<line>
*utoras deste artigo foi co*rde*adora d* Pibid-Letra* até final d* *dital d* 2009 e qu* o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
out*a assumiu
</line>
<line>
essa coordenação a pa*tir do **ital de 2013, *erman*c***o *a *unçã* a*é
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
di*s atuais. No i*íci* do **BID, em 2010, *ntitulado Humanidades, ele era *om*os*o por seis
</line>
</par><par>
<line>
licenciaturas das *reas humana*: Ciências Sociais, His*ó*ia, *ilo*ofia, Teatr*, Pe*ago*i*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Letras, tendo p*r*urado nessa configu*ação até 2013.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse m*sm* a*o, um nov* edi*al da Cape* *oi *a*çado para a *t*pa 2014-2018,
</line>
</par><par>
<line>
englo*and* ****s as lic*nciaturas
</line>
<line>
da universi*ade em
</line>
<line>
um único
</line>
<line>
programa instituciona*.
</line>
</par><par>
<line>
*essas, apen** o* cursos *e Letras *e l*ngu* e**range*r* não qui**ram partic*par, por motivos
</line>
<line>
diver*os, tais com* *úm*r* red*zido de alunos ou c*rga horár*a exc*ssiva dos pr**essores,
</line>
</par><par>
<line>
que *ão consegui*iam horas p*ra a*su*i* co*rdenação. Assim, **i *ecidido
</line>
<line>
que os *l**os
</line>
</par><par>
<line>
dess*s cur*os
</line>
<line>
p*deriam *ngaj**-s* no subproj**o da Lí**ua Portuguesa, uma ve* que ess*s
</line>
</par><par>
<line>
a*adêmicos *ão de licenciat*ras duplas, *omo já era fe*t* no *roj*to anter*or, ma* com um
</line>
</par><par>
<line>
aument* *o **mero de *olsistas, passand* de 24 p*ra 4*, elevando t*mbém o
</line>
<line>
*ú*er*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pro*essores supervisore*
</line>
<line>
nas *scolas, passan*o *e
</line>
<line>
um *oord**ador de áre* para d**s. Com
</line>
</par><par>
<line>
**so, o grup* f*i d*v*dido em 20 alunos par* o trabalho com a l**e*atur* no *nsi*o M*dio e 20
</line>
<line>
para * tr*ba*ho com * lin***gem, foca*o no Ensino *und*mental - séries finais. É somente
</line>
</par><par>
<line>
das atividades *esse *rupo que tratamos neste arti*o, dado seu caráter de c*ntrar-se
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
formação d* profess*r de língua.
</line>
</par><par>
<line>
Inicia*me**e, os pri*e*ros co*rdenad*res do Pi*id-*u*a*idad*s, além de *lab*r*rem
</line>
</par><par>
<line>
s*us respectivos s*bprojetos de á*ea, co**truí**m
</line>
<line>
*m pr**eto ins*i*uciona*, de caráter
</line>
</par><par>
</page><line>
inter*is*ipl*na*, a ser *es*nvolvido nas escolas estaduais * mun**i*ais, engajadas n* p*ojeto.
</line>
<line>
Ass** que aprovado pel* Capes, foi in*ciado o process* *e seleç*o d*s *olsi*tas: aca*êm*c*s
</line>
<line>
das se*s licenciaturas e *rofess**es em se**iço d*s escolas, i*t*tulados *upervisor*s.
</line>
<line>
Termina*o o *rocesso d* seleção, * grup* c*m*çou a se r*unir toda s*mana, *om a finalidade
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. 4, ar*. 11, *. 209-*25, j*l./ago. 2019 *ww4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Wittke, K. Giacomrlli
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
de estudar e a*alisar o materia* teóri** que d*ria sustentaçã* e su*sídio ** ações programada*
</line>
</par><par>
<line>
em c*da uma d** seis áreas e*volvidas. V*le destacar qu* t*mamos os PCN*M (19*9) *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
perspec*iva interdiscipl*nar (POMBO, 1*93;
</line>
<line>
KL*IM*N; MO*AES, 1999) como
</line>
</par><par>
<line>
*und**ent*ção teórica de n*ssos pr*jeto*, tanto *o **stitucional quanto dos das áreas.
</line>
<line>
Depois de *m ano de mu*to estud*, muit* dedicaçã* e *nve*tigação, n* final d* 20*0,
</line>
<line>
foi **ssí*el computar *s pri*ei**s resu*t*dos das ex*er*ências vivenciadas nas escolas
</line>
</par><par>
<line>
parceiras, pr**c*palmente
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
*ue ta*ge a ações da área, já *ue os projeto* inte*d*sci**i*ares
</line>
</par><par>
<line>
recém esta**m s*ndo elabo**d*s e *e*do coloc*dos *m *rát*ca. Ce*tamente, *m dos m*iores
</line>
<line>
ganhos foi o con*ato direto, via *nserção *o professor e* formação *nicial c*m a real**ade
</line>
</par><par>
<line>
escolar, o qu* per*itiu que el* vivenciasse prá*icas didáti*o-peda**gicas
</line>
<line>
de modo real
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
integral, dialogando tanto com o
</line>
<line>
pro**ssor *m se*viç* quanto com os alunos dessas e*colas,
</line>
</par><par>
<line>
*esejo manifestado por vários autor*s já *a d*cad*
</line>
<line>
de 8*, tais com* Ilari (1992), Tarde**i
</line>
</par><par>
<line>
(200*) * *eraldi (*006), citando a**na* alguns dele*.
</line>
</par><par>
<line>
No segundo m*mento, com o novo *rojeto (do edita* de 2013), hou*e mai*r número
</line>
</par><par>
<line>
de bol*istas, mai* lic*nciaturas e *scolas env*lvidas, mas, mesm* assim, op*amo* por
</line>
<line>
dar
</line>
</par><par>
<line>
continuidad* ao mode*o q** vi*ha send* re*lizado,
</line>
<line>
pois c*nsi*eramos que
</line>
<line>
os resul**dos
</line>
</par><par>
<line>
tinham sido sati*fa*órios, principalmente e* se tra*ando
</line>
<line>
da a*or*agem interdis*ip*inar,
</line>
</par><par>
<line>
permitindo um trabalho con*unto e*tre *l*nos d* *ursos *i*er*ntes, engaja**s em um mesmo
</line>
<line>
objetivo. *od*via, nesse novo projet*, f*i pertinente dividir ** b*l*istas de c**a área *m três
</line>
<line>
grupos: u* vo*tado ao E*sino Funda*enta* (séries iniciais), outro direcionado ao Ensino
</line>
<line>
Fundamen*al (*érie* finai*) e *utro ain*a a* Ensino Médio, send* que som**te o primeiro e o
</line>
<line>
ú*t*mo exi*tiam na versã* do projeto *nteri*r.
</line>
<line>
Nesse c*ntexto, organizam*s o p*e*en*e artigo des*r*vendo a i*entidade do grupo, ou
</line>
</par><par>
<line>
s*ja, explicando
</line>
<line>
quem eram *s P*bid*an*s do subpro*eto Letra*; defi*imos os objetivos
</line>
</par><par>
<line>
pre*end*dos; relatamos as at*vi*ades real*za*as, com seus
</line>
<line>
respectivos re*ultad*s
</line>
<line>
didático-
</line>
</par><par>
<line>
pedagógicos; e encerram*s explicando o *o*iv* de termos
</line>
<line>
optado *or *m
</line>
<line>
projeto
</line>
</par><par>
<line>
*nt*rdisciplinar, *ma ve* *u* *anto
</line>
<line>
o sistema universitár*o quanto o escol*r ainda se
</line>
</par><par>
<line>
organizam de modo dis*ip*inar. Tam*ém aproveitamos para mostrar as *ificul*ade* e os
</line>
</par><par>
<line>
gan**s qu* caracte*i*am
</line>
<line>
a rea*iz*ção *e um trabal*o inter*i*ci*lin*r. É importante
</line>
</par><par>
<line>
ac*escentar que es*e é um primeiro trabalho qu* r*sga*a a hist*ria *a par*icipaçã* do grupo *e
</line>
</par><par>
<line>
*etras no PIBID, o que nos leva a dar *es*a*ue a*s anos fundador*s do
</line>
<line>
projeto. E* es*u*os
</line>
</par><par>
<line>
*ost*rio**s, d*remos con*inu*dade a essa trajetó*ia, focalizando no final **
</line>
<line>
projeto
</line>
</par><par>
</page><line>
H*manidades (em 2*13) e ***esentan*o a *onstituição do Sub*rojeto, *artir do tr*bal*o a
</line>
<line>
i*ic*ado em 2*14 e e*cerrado em 2018.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, a*t. 11, p. 20*-225, ju*./ago. 2019 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Importante Fun*ão do Pibi* na Formação Inici*l do Professo*
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
*. MET*DOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Perf** do PIBID-Letra* e procedimentos metodo*ógicos par* *eal*zar açõe*
</line>
<line>
específic*s d* área
</line>
<line>
Co*o já inf*rmado na introdução, * grupo Pibid-Hum*nidad*s ** UF*el f*i
</line>
<line>
con**ituído por um pro*eto **stitucional, com a responsabilidade *e um coordenador ge*al, e
</line>
</par><par>
<line>
por seis *ubprojeto*
</line>
<line>
das áreas de C*ê*cias Soci*is, Fi**sofia, *i*tória, *edagogia, Teatro
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Letra*, s*b ****onsa*ilidade de seus res*ectivo* co*rdenadores de área. *ma da* a*toras
</line>
<line>
deste artigo foi po* do*s anos (de *01* * 201*) coordenadora do subpro*eto d* á*ea de Letras,
</line>
</par><par>
<line>
e a outra a*sumiu
</line>
<line>
*ssa c*ordenação e* 2*12, **ntin*and* até sua finalização em 2013
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
permanec*ndo t*mbém
</line>
<line>
no Progr*ma seg*inte (de 2014 a 2**8). C*mo vemos, na nos*a
</line>
</par><par>
<line>
proposta do PI*ID implicava tantas ações g*rais * *nterdisciplinares quanto d* á*ea.
</line>
<line>
J* o Proj*to que se iniciou em 2014 *ontinuou *omo um projeto inst**ucional, ma* foi
</line>
</par><par>
<line>
assumido pela Pró-Reitoria de Ens*no da UFPel, pois
</line>
<line>
englobava *odos os cursos de
</line>
</par><par>
<line>
licenc*atura da
</line>
<line>
instituição: A*tes, Bi*logia, Ciênci*s *o***is, E*uca*ão Físic*, Dança,
</line>
</par><par>
<line>
Filosofia, Física, Geografia, História, Letr*s-P*rtuguês, Matemática, Mú*ic*, Pedagogia,
</line>
<line>
Química e Teatro. C**o já dit*, ***e *rupo d*v*diu *eus trabalho* *m três nív*is de en*ino, de
</line>
</par><par>
<line>
a*or*o com as caract*rísticas específicas d* cada u*. As*im, enquanto a lic*nciatur*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Biolo*ia, por exemplo, f*cou somente no Ensino Médio, a Pedagog*a só n* Ensi*o
</line>
<line>
Fund*men*al - séries in*ciais, al*um*s licenciaturas sen*iram-se à vontade para tra*alh** com
</line>
<line>
os três n*vei* de en*in*, c*m* é o c*s* da Educação F*sica e outras **m dois *íve**, como fez
</line>
<line>
o cu*so de Letr*s, foco deste est*do.
</line>
<line>
Em am*as as e*ições do PIBID, as ações fora* o**anizadas * parti* de dois e*xos:
</line>
</par><par>
<line>
a*i*idades de área e atividades i*te***sciplinares. No prim*iro
</line>
<line>
eixo, realizamos *e*turas,
</line>
</par><par>
<line>
es*udos, re*lexõe* e
</line>
<line>
**át*cas didá*ico-ped*gógicas espe*ífic** *e cada
</line>
<line>
á*ea. Já no segundo
</line>
</par><par>
<line>
eix*, program*mos e colocamos
</line>
<line>
*m prát*c* *rojetos interdi*cipli*a*es,
</line>
<line>
os quais fora*
</line>
</par><par>
<line>
organi*ados e efe*uados
</line>
<line>
nas respect*vas escolas engajadas no pr*jeto. Somavam-se a essas
</line>
</par><par>
<line>
açõe* estudos e mesmo *tivida*es prát*cas, *esde que fosse* prop*c*os à vida *cadêmica dos
</line>
<line>
bolsist*s * ao bom f*ncio*am*nto da rotina esc*lar. Além de coorden*r a áre* de Letra*, as
</line>
<line>
*utoras deste artigo ta*bém eram *espo*s*veis pel*s trab*lho* interdisciplinares r*a*iz*dos
</line>
</par><par>
<line>
nas
</line>
<line>
es*olas *úblic*s
</line>
<line>
parceiras do Projeto na *id*de de Pelota*,
</line>
<line>
n* Rio G*ande do *ul. *
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtante destacar qu*, na segunda
</line>
<line>
versão, *iferentement* da primeira, havi* outro
</line>
</par><par>
</page><line>
coorden*d*r da área de Letr*s, com foco na *ite*atura. Ness*s con**ções, os pibidianos foram
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, *. *6, n. 4, a*t. 11, p. 209-225, ju*./ago. 2019 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Wittke, K. Gia*omrlli
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
orga*izados em dois grupos: um para o Ensino Fundame**al (s**ies finais) e outro para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
En**no Mé*io, mas ambos realizando atividades de área e interdisciplinares na* es*o*as
</line>
<line>
p*rceiras.
</line>
<line>
Sigam*s, *ntão, cara*ter*zando o grupo pibidiano de Letras. *o início, foram
</line>
<line>
selecionados 2* acadê*i*o* dentre os c*nc* cursos de Licencia*ura em Letra* *ferecid*s *ela
</line>
<line>
UFPEL: P*rtug**s/Francês, Português/*n*lês, Português/Espanhol, P*rtu*uês/Alemão e suas
</line>
</par><par>
<line>
respecti*as Li*eratur*s;
</line>
<line>
bem co*o a Licenciatura de Português/Literatura. Em 2014,
</line>
</par><par>
<line>
aumentamos para 40 o *úmero de bolsistas, *odos de*se* mesmo* c**so*. Alé* de incentivar
</line>
<line>
e valorizar a forma*ão in*cial dos pr*fes*or*s *oltados ao ensino básico, o PI*ID p*s*ib*lito*
</line>
</par><par>
<line>
* in*egração
</line>
<line>
dos l*cenc**ndos no *ontexto
</line>
<line>
*sc*lar, ou *eja, na prática cotidia*a **s
</line>
</par><par>
<line>
professores em *tua*ão.
</line>
<line>
Com base *esse intuito, o subprojet* de *et*as foi organizado de mo*o a viabil*zar a
</line>
<line>
reali*ação de experiências metodoló*icas * práti*as p*dagógicas de **ráter in*vad*r,
</line>
<line>
articuladas *om a realidade d* cada escola. E*sas prá*icas oco**iam por me*o de recursos
</line>
<line>
didáti*os e t*cn*l*gico* qu* pudessem estimul*r o aper**içoa*ento do **o da língua, via
</line>
</par><par>
<line>
i*te*açã* ve*bal, t*nto *end*, falando q*ant* escrevendo. No *roj*to seguinte,
</line>
<line>
co*ti*uamos
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
essas *esmas prá*icas, mas, como * s*gundo edital c*brava que se trabal*asse c*m
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
Temas Trans*ersais dos Parâmetr** Curric*lare* *acionais (B*ASIL, *998, *999), aj*stamos
</line>
<line>
a pr*pos*a a e*sa demanda.
</line>
</par><par>
<line>
Consider*n*o qu* qua**o ela*or*mos * primeiro s*bpr*jeto d* *etras *ão
</line>
<line>
tínhamos
</line>
</par><par>
<line>
*onhec*ment* d* *uais seriam as es***as qu* particip**iam do Prop*sta, buscamos proje*ar
</line>
</par><par>
<line>
açõ*s q*e *esenvo*v**sem a
</line>
<line>
capa*idade de s* expressar (*e se comunicar), tanto
</line>
<line>
falando
</line>
</par><par>
<line>
*uanto *screvend*. *om ess* es*opo, centramos noss* estu*o no t*xto, de modo ma*s a*plo,
</line>
<line>
nos diversos g*neros textuais qu* *irculam socialmen*e, tendo e* vista *iferente* estratégias
</line>
<line>
de *eitura, de produ**o textual e de a*ális* l**guí*t*c*, *olt*das ** *nsino Médio (GERA*DI,
</line>
<line>
2006; ANTUNES, 2009, 201*). *á no subprojeto *eguinte (na se*unda ediç*o), estab*lecemos
</line>
<line>
o tr*balho com a argumentação *omo eixo nort**dor das atividades, as q*ais foram voltadas
</line>
<line>
para a *nte**ção em r*des sociais da inter*et,
</line>
<line>
Assim, mantivemos uma *erspectiva soc*oin*eracio*ista, que define * l**gua como um
</line>
<line>
t*abalho social, uma ati*idade constante de interação verbal entre dois o* m*is interlocuto*es
</line>
</par><par>
<line>
e organiza**s
</line>
<line>
*os*as at**idades por meio de
</line>
<line>
pro*et*s menores, os quais podiam s*r
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvidos d*ntro ou *o*a do meio escolar, dependendo d*s o*jetivos alme*ad*s * do
</line>
</par><par>
<line>
públic*-alvo. Sem
</line>
<line>
esqu**er as q**s*ões referent*s a tempo, modalidade, loca*, t*mát*ca,
</line>
</par><par>
</page><line>
met**ologia e outros fatores dessa n*tur*za. Org*niza*os as a**v*dades de modo que fossem
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. 16, n. 4, art. 1*, p. 209-2*5, *ul./ago. 20*9 *ww4.fsane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Import*nte Funçã* do Pibid na Formação I*ici** ** Profess*r
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
realiza*as e* fo*ma de palestras (carát*r expo**tivo), seminários (leituras co*uns com
</line>
</par><par>
<line>
exposições, media**es deba*es), grup** d* e*tudo, oficina* (além de q*estõe* t*ór*c*s e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
expo**tivas, prioriza*-se *tividad*s práticas), monitorias,
</line>
<line>
confe*ção *e mate*i*is *idáticos,
</line>
</par><par>
<line>
elabor*ç*o de materi*l de divulgaç** e de pub*icação.
</line>
</par><par>
<line>
N* **imeira versã* d* *rog**ma,
</line>
<line>
p*ojetamos nosso t*ab*lho a partir *e onze
</line>
<line>
ações
</line>
</par><par>
<line>
pr*viamente estabelecidas. A **imeira *o*sis*ia *a seleção, leitura, análise e d*scussão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
referencial teórico *u* fundamen*aria as ati*idades propos*as em nosso s**projeto (estudo*
</line>
<line>
teóricos que abo*da* o ens*no de língua materna na escola * s*as implicações no processo de
</line>
</par><par>
<line>
ensino e *prend*zagem,
</line>
<line>
princip*l**nte
</line>
<line>
os PCNEM). A s*gu*da ref**i*-se à revis*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discu*são sobre o *eor da P**pos*a *urricular da* esc*la*, bem
</line>
<line>
como de seu Proj**o
</line>
</par><par>
<line>
Pedagógico (PP) e a*álise de livros d*dáticos de Po*tuguês * Li*eratura,
</line>
<line>
dir*cion*dos ao
</line>
</par><par>
<line>
Ensino Méd*o. O *erceiro momento centrou-se n* coleta, *eleção, preparação e confecção de
</line>
<line>
materiais d*dá*ic*s que seriam utilizados nas atividades efe*uadas.
</line>
<line>
A qua*ta ação **zia respeito a oficinas de *ei*ura e produção *e *exto* (MA*CUSCHI,
</line>
<line>
20*8) que se*iam ofertada* a*s alunos d** esco*as (tanto em *orário de a*l* quant* em t*rno
</line>
</par><par>
<line>
oposto) e a qui*ta aos dema*s pibidiano*, das *utras áreas (focada
</line>
<line>
em textos acadêmicos);
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sex*a ação remetia à montagem de um jornal (de cada *scola ou d* u* para tod*s). * sétima
</line>
</par><par>
<line>
d*zia respeito * organizaç** de feira*, d* livr*s e de outra na*ureza, juntam*nte com
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
pibidianos das demais área*, convidando escri*ore* pa*a o evento. A oitava aç*o consi*ti* na
</line>
<line>
*la*oração de material de divulg*ç*o e *e public*ção; e, a nona, à confecção *e re*ató*i*s das
</line>
</par><par>
<line>
ativida*es *ealizad*s ao lon** do proje*o. *s
</line>
<line>
duas últim*s ações (10ª e 11ª) remet**m
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
particip*ção em eventos *a área, *ivu*gando o trabalho realizad*, c*m publ*caç*es em
</line>
<line>
eventos e *m pe*iódicos da ár*a de Le**as e *a***m int*rdi*c*plin*res.
</line>
</par><par>
<line>
Dessas ações,
</line>
<line>
a*gumas *oram retomadas no subprojeto seguinte. À pri*eira,
</line>
</par><par>
<line>
*nc*rporamos o estu*o da LDB, *os Parâ*etr*s C*rriculares Naciona*s (Líng*a Portuguesa -
</line>
<line>
terceiro e quarto ciclo do *F, PCNEM e PCN+), de obras sobre argu*enta**o (REBOUL,
</line>
</par><par>
<line>
2004; PLANTIN, 2008; FIOR*N, 2015; KOCH; ELIAS, 2016). Disso,
</line>
<line>
decorreu nossa
</line>
</par><par>
<line>
próxima
</line>
<line>
*ção, que, assim
</line>
<line>
c*mo a te*cei*a da e**çã*
</line>
<line>
ant**ior, cent*ou-se na or*anização de
</line>
</par><par>
<line>
oficinas que tratassem da argumentação, part*r das temátic** dos T*mas Transvers*is. a
</line>
<line>
Escolhemos, então, trabalhar c*m os co**ntários em *edes *ociai* *osta*os em notícias, que
</line>
<line>
v*rsavam sobre *s temas definidos, enfatizand* * *so argument**ivo da linguagem. Também
</line>
</par><par>
<line>
pl*n*jamos *ções de s*ci*lização
</line>
<line>
dessas ativida*es, com a participação em eventos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*rganizaç*o de u* *log e a escritur* de textos com os resultados alca*çados.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 16, n. 4, *rt. 11, p. 209-225, ju*./ag*. *019 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Witt*e, K. Gia*omrl*i
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
2.* Ações e procedimentos r*a*izados no alicerce do *rograma
</line>
</par><par>
<line>
Oficialmente, começa*os *s atividade* do Pibi*-Humanidades no mês d* ma** de
</line>
</par><par>
<line>
2010. Em *ai* e
</line>
<line>
junho, aca*amos r*alizando atividades mais *e*ai*, com re*ni*es entre
</line>
</par><par>
<line>
coo*denadores - Instit**ion*l * de áreas, su*erv*sores e três *cadêmicos bolsistas
</line>
<line>
*epr*sentantes, se*ecion*d*s entre as seis áreas e*vol*idas. Com essa sistemática, pas*amos *
</line>
<line>
no* reunir n*s escolas ap*nas no final de *un*o de *010.
</line>
<line>
Quanto *s a*i*idad*s de área, nos reunimos uma vez *or *ema*a, e a p*i*eira aç*o foi
</line>
<line>
dividi* os 24 bols*stas em g*u*os de seis p**a atuarem nas q*atro escolas estad*ais vincul*das
</line>
</par><par>
<line>
** PIBID (as
</line>
<line>
duas escolas mun*cipais, d* *éries ini*i*is, *oram at*n*ida* por atividades
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Pedagogia e do Teatro). Considerando q*e tu*o era novo, iniciamos no*** tra*alho *studando
</line>
</par><par>
<line>
e disc*t*nd*
</line>
<line>
o Projeto
</line>
<line>
Institucional e
</line>
<line>
o Subprojeto da
</line>
<line>
áre* d* Letras, fazendo uma
</line>
</par><par>
<line>
organiz*ção dos pass*s
</line>
<line>
ini*iai* serem dados a
</line>
<line>
na execução
</line>
<line>
*as açõ*s no m*io escol*r.
</line>
</par><par>
<line>
Pass*mos então a *er e **scut*r os PCN*M (*RA*I*, 1999), i*vest*gand* os conceitos (de
</line>
<line>
língua, **xto e g*n*ro textual) e o* procedi*entos didát*co-metodol*gicos apresentados nesse
</line>
</par><par>
<line>
*ocumen*o of*cial,
</line>
<line>
obs*rvand* as*ectos pos*tivos e negativ*s. Além do enfoque dado
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
abor*agem de *íngua
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de seu en*ino, levando em conta ques*ões de C**petê*cia*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Habilidades, ta**ém
</line>
<line>
destacamos a importância de *onsid*r*r os aspectos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Context**lização
</line>
<line>
e de I*terdisciplinaridade, amplamente defendi*os
</line>
<line>
pelos PC** e
</line>
</par><par>
<line>
importantes * re**ização de nossos *rojetos inter*i*ci*li**re*.
</line>
<line>
Para *oci*liz*r os est*dos r**lizados, c*n*tr*iu-se o hábito d* fa*er r*uniões gerai*,
</line>
</par><par>
<line>
nas quais cada área pode
</line>
<line>
a*resentar os *esult*dos obtidos *a* escola*, sistemática que
</line>
</par><par>
<line>
c*n*inuou sendo efetuad* n* segund*
</line>
<line>
versão do *rojeto, já *ue ap**sen*av* res*l**dos
</line>
</par><par>
<line>
produtivos, ma* também levando em *onta as pecul*aridad*s de cada cu**o, com o passar do
</line>
<line>
tempo. Vemo* essa *ocia*izaçã* como *ma ação muito impor*a*te, uma vez que **s
</line>
<line>
propomos * tr*balhar de mod* int*r*isc**linar *as escolas, e essa escolha implic*va que cada
</line>
<line>
ár*a toma*s* c*nhecimento, mes*o qu* *ão *profundado, dos demais campos do *aber com
</line>
<line>
os quais *ialogava e inte**gia.
</line>
<line>
Vo*tando ao ali*er*e do Programa, a*nda n*s passo* iniciais, no segu*do *emestre de
</line>
<line>
201*, dire**ona*os os esf*rços a est*dos i**est*gativos para me*hor conhecer c**a contexto
</line>
</par><par>
<line>
*scolar, suas
</line>
<line>
especificidades *
</line>
<line>
neces*id*des d*dático-met*dol*gicas e peda*ógicas. Sob
</line>
<line>
e*sa
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva, os *olsista* anali*ar** tanto
</line>
<line>
os conteúd*s c**ricu*ares quanto os **s de
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
uma d*s escolas parceiras, c*da gru*o em suas *espectivas *reas, cons*ruindo um *arâmetro.
</line>
</par><par>
<line>
O o*jeti*o f*i o
</line>
<line>
de *azer um
</line>
<line>
*iag**sti*o *a r*alidade e*col*r, o qual daria *ubsídios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 11, p. *09-22*, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evi***
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Importante *unção do Pibid na Formação Inicial do Professor
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
orienta*ões às ações *isci*lina*e* e i*terdisciplin*res a serem *fetua**s nas e*colas, *o fut*ro.
</line>
<line>
Além disso, os bolsistas *ntre*istaram, ** todos os educandário*, tant* professor*s, a*unos
</line>
</par><par>
<line>
quanto funcioná*ios, buscando
</line>
<line>
*omp*emen*ar as informações *á *ecolhidas. Essa
</line>
<line>
ação
</line>
</par><par>
<line>
c*lmin*u
</line>
<line>
em outra re*nião
</line>
<line>
geral na **al
</line>
<line>
os grupos
</line>
<line>
de licenciand** de t*das as
</line>
<line>
esco*as
</line>
</par><par>
<line>
a*resenta*am ao grand* grupo os resul*a*os obti*os * com os diagnós*ico*.
</line>
</par><par>
<line>
Ao *e*mo
</line>
<line>
*empo em que
</line>
<line>
*laborava* o r*lat*rio do *ia*n*stico das escolas,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
acadêmicos de Le*ra* *ora*
</line>
<line>
e*etuando algumas *ções prev*stas no *ubprojeto e também
</line>
</par><par>
<line>
outras solicitadas pelo* Supervisores das e*colas pibidianas. *m duas dela*, o* bol*i*tas
</line>
<line>
organizara*, *roj*ta*do e *onfeccionan*o ma*erial d**ático, e **n*straram oficinas voltadas
</line>
</par><par>
<line>
ao Enem. Em outra, realizar** oficina so*re
</line>
<line>
pr*dução t*xtual e reescr*ta, voltad* ao *urs*
</line>
</par><par>
<line>
*ormal. Já *a última **cola, os acadêmicos se engaja*am e deram continu*dade a atividades já
</line>
<line>
*xis*e*tes como * o caso do jornal da escola. Tamb** c*meçar*m a mo**ar o proje*o de u*
</line>
</par><par>
<line>
Blog, vinculado ** *it* da esco*a. A*ém dis*o,
</line>
<line>
foram aprese*tado* *rabalho* do Pibid
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
eve*tos ** áre*, c*m co*unicações individuais locais e i*ter*st*du*is. Essa **t**o*ogia foi
</line>
</par><par>
<line>
mantida, *endo encerrada e* 2***, c*m
</line>
<line>
*
</line>
<line>
implem*ntação *o novo projeto, que m*dou
</line>
</par><par>
<line>
somente e* al*uns pontos essa sistemática de t*abalho.
</line>
<line>
Ainda no que t*nge aos primeir*s *no* da proposta, i*iciamos o primeir* semestre de
</line>
</par><par>
<line>
*011, pa*ticipand* (*presentando
</line>
<line>
c*m*nica*ão o*
</line>
<line>
como
</line>
<line>
ouvin**) d* evento pibi*iano
</line>
</par><par>
<line>
promo*ido *e*a U*iversida** Federa* do Rio Gr*nd* do Sul (UFRGS), r*alizado *m ma*ço,
</line>
</par><par>
<line>
e* Porto Al*gre. Na sequência, pratica*ente todo o *rimeiro seme*tr* foi dir*cionado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
conf*cção d*s proj*to* in*erdis*iplinar**, elabora*os nas escol*s parceiras. Essa
</line>
<line>
ação
</line>
</par><par>
<line>
in*er*iscipli*ar exi*iu mui*o es*udo, muita *isc*ssão, vária* ida* e vin*a* até *i**re* pron*o*
</line>
</par><par>
<line>
* ser*m
</line>
<line>
apresen**do* ao grande
</line>
<line>
grupo, para *n*ão serem **locad*s em pr**ica, na segunda
</line>
</par><par>
<line>
metad* daquele an*.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda ness*
</line>
<line>
época,
</line>
<line>
a área de L*tra* *entrou-se em estudos disciplinares
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
in**rdisciplinare*, reali*ando sem*nários, resu*os e resenhas, mas o foco re**i* na confec*ão
</line>
</par><par>
<line>
e aplicaçã* de oficinas de *eitur* produção e
</line>
<line>
de textos *cadêmi*o*, vol*adas aos
</line>
<line>
demais
</line>
</par><par>
<line>
pibidia*os, s*b for*a de proj*tos d* ens*no e d* extensão, realiz*das no decorre* do pr*meiro
</line>
<line>
semest*e *e 20*1. Essas ofici*as *corriam em dois *ias da **m**a, sendo que cada dup*a de
</line>
<line>
bolsistas con*ecci*nou e *inistrou dois dos enco*tros *rogramados, mas todos t*nham noção
</line>
</par><par>
<line>
da ati*i*ade como um *odo, *á que a* aul*s foram
</line>
<line>
e*aboradas *m conjunto, nos enc*ntros
</line>
</par><par>
<line>
semanais da área. A*ém di*so, a área buscou d*r apoio aos
</line>
<line>
projetos *nterdiscip*i*ares
</line>
</par><par>
<line>
re*liza*os nas
</line>
<line>
es*olas e *ambém ao even*o do Pib*d-Humani*ades, realizado na *egun*a
</line>
</par><par>
<line>
sema*a de agosto daque*e ano.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 16, n. 4, art. 1*, p. 209-225, jul./ago. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Wittke, K. Giacomrlli
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
Todo o segundo semestre de 2*11 foi e* torno da *e*lização das atividades *ro*ostas
</line>
<line>
n*s proje*os int*r*iscipl**ares das esco*as parcei*a*. O mais im*ortante foi qu* as atividades
</line>
<line>
propost** co*oc*ram os licenci**dos em relação *ireta c*m a p*ática d*dática em sala de aula,
</line>
</par><par>
<line>
tra*alh*ndo c*m *s alu*o*, em *m planejamento *onjunto
</line>
<line>
com os professor** em *erviço
</line>
</par><par>
<line>
(RO*O, 2002). *m fo*ma de apoio ped*gógic*, buscan*o us*r mét*dos e técnic*s i*ovadoras,
</line>
<line>
*s a*adêmico* tiveram *ma ime*são *a realidade *a pr*tica *a *ala de aula, podendo sentir de
</line>
<line>
mo*o real o que é ser profe*sor.
</line>
<line>
* área de Letras *ontinuou efetuando as açõ*s p*evistas no seu Subpro*eto: oficinas de
</line>
</par><par>
<line>
lei*ura e produção tex*u*l, no horário d* au*a ou
</line>
<line>
em turno o*os*o; atividades *o* o J*rna* e
</line>
</par><par>
<line>
**m o *log; deu *onti*uidade às oficinas com foco no *ne*; realizou
</line>
<line>
*fi*ina voltada às
</line>
</par><par>
<line>
Prof***õ** (em um* d*s escol*s); p*rtici*ou de *ventos da áre*; *rg*ni**u u* livro, public*do
</line>
</par><par>
<line>
em *ez*mbro d* 2012, com artigos
</line>
<line>
ela*orados ao *ongo do Projet*; enfim, confeccion*u
</line>
</par><par>
<line>
materi*is d*dát*cos. A meta sempre foi trabalhar de modo *ntegrado
</line>
<line>
c om
</line>
<line>
as demais áreas
</line>
</par><par>
<line>
env*lvid*s *o Projeto.
</line>
</par><par>
<line>
Co* a mudan*a da co*rden*ção da área ** 2013,
</line>
<line>
optamos por dar c*ntinuidade
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
*tividad*s, uma
</line>
<line>
vez que
</line>
<line>
o grupo *e
</line>
<line>
alunos e supervisores cont*nuava o m*s*o *
</line>
<line>
q ue
</line>
</par><par>
<line>
estáva*os a*nda n* período de v*gência do *e*mo projeto. Mantiv*mos os licenc*andos *as
</line>
<line>
escolas, com o *rabal*o i*t*rd*sci**i**r, como já descri*o, e procuramos a*enas re*rganiza*,
</line>
<line>
n* *rea, as oficinas de produç*o textual com foco no Ene*. Para i*so, *rganizamos os grupos
</line>
</par><par>
<line>
por escola, a fim
</line>
<line>
de que cada um desenv*l*esse uma o*ici*a so*re os d*z *óp*cos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*legemos para esse traba*ho: (1) *rodu**o de texto n* Enem; (*) ava*iaç*o; (3) como ler os
</line>
<line>
t*xtos introdutório* d* proposta; (4) tema e delimitaç*o do tema; (5) te*tos expo*i**vo-
</line>
</par><par>
<line>
arg*ment*tivos; (6) introdução; (*) dese**olvimen**; (*) seleção
</line>
<line>
de a*gum*ntos; (9)
</line>
</par><par>
<line>
concl*são; (10) principais a*pectos linguísticos e te*tuais a serem consi*e*ados.
</line>
<line>
Também, a partir de um* pesquisa prévi*, esco*hem*s dentr* os possíveis te*as da
</line>
<line>
redação que estavam s**d* a*e*tados por es*olas * **rsos *reparat*rios, de* temas *ara q*e
</line>
</par><par>
<line>
os b*l*ist*s or*anizassem uma proposta de texto a s** escritos pelos alunos do **, um
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
cada encontro. Tomamos como modelo a folha com a propos*a *o En*m, bem como a folha
</line>
<line>
de escritura *o texto, simu*ando * máxim* po**ível a p*ova. Conf*rme *ada *rupo monta*a
</line>
</par><par>
<line>
s*a oficina e sua* *espectivas pro*ostas, essas eram socializadas n* grande gr*po, que
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
avaliava e pro*unha *e***ões quando necessá*io.
</line>
</par><par>
<line>
Com as *ez ofici*as finali*ad*s, o mater*al fo* disponibiliza*o para todos, fazendo
</line>
</par><par>
</page><line>
com *ue os b*lsista* ti*es*em o cu*so co*pleto * aplicassem nas e*colas onde *s*avam e
</line>
<line>
lotados. Dess* *odo, em 2013, os alunos que estavam no te**eir* ano nas esc*la* *arceiras -
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere**na, v. 16, n. 4, art. 11, p. 209-225, jul./*g*. *019 www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A I*p*rtante Função do Pibid na Formação Ini*ial do Professor
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
toda* públ*cas - fora*
</line>
<line>
**nvid*dos a
</line>
<line>
participar de um curso p*epara*ório
</line>
<line>
para a prova
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
redação do Enem. H*uve grande procura em *lgumas, m** também casos em que a* turmas
</line>
<line>
era* re*uzidas, o que mostrou aos bolsistas as d*f**entes re*lidade* d* *duc*ção públic*, na
</line>
</par><par>
<line>
qu*l muitos alunos, por exemplo, b*scam ter*in** o E* para i*gressar
</line>
<line>
no mercado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o, não consi**ra*do reali*ar um curso sup*rior; o*tr*s, no entan*o, *iram ness*
</line>
<line>
a*i*idade do pr*jeto uma possibilidad* *e ch*garem ao Enem um pouco ma*s p*eparados.
</line>
<line>
E**e* res**t*dos f*ram *ocial*z*dos em eventos, com dest*que para o S*min*r*o Anual
</line>
<line>
do *ibid * para o Congr*sso de Ini*iação Cient*fi*a (CIC) da UFPEL, que, nesse ano, t*ve a
</line>
<line>
apre**ntação de uma d*s *lunas como destaque da *rea de Le**as. Encerrou-se, a*sim, o
</line>
</par><par>
<line>
subprojeto Letras
</line>
<line>
do Pibid-Hu*anidades. *elizm**te,
</line>
<line>
um nov*
</line>
<line>
projet* come*o* *m 2014,
</line>
</par><par>
<line>
com outras *xigê*cia* e no*as demandas, *u*o*
</line>
<line>
resultados serão a*resen**d*s em trabalho
</line>
</par><par>
<line>
futuro.
</line>
</par><par>
<line>
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Abo*dagem inte*dis*iplinar
</line>
</par><par>
<line>
Projet*m*s e o**an*z*mos o t*abalho pibidiano
</line>
<line>
com base *a tese de que projetos
</line>
</par><par>
<line>
interdis*iplin*res, tanto *o **i* es*o*a* quanto no universitári*, *ons*stem e*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
pers*ectiva met*dológi*a que p*de enriquecer * fortalecer nossa ação de *ducador*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
age*tes sociais. No ent*nto, a grande d*ficul*a*e foi i*ici** *m projeto dess* natureza, po* ser
</line>
<line>
inovad*r, sem rumos pré-deter*inados e *ausador *e muitas alteraçõ*s no funcionamento do
</line>
<line>
si*tem* educacional *xist*nte, o qual *un*io*a d*sciplinarmente. O fator tem*o foi o p*incipal
</line>
</par><par>
<line>
em*ecilho, u*a vez que o pr*jeto interd*sciplinar implica mui*as mudanças
</line>
<line>
no m *do
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rganizar e *dministrar o *empo e * espa*o no ambien** de ens*no: é precis* mudar a f*rm*
</line>
<line>
*e pensa* e de agir *o que tang* ao processo que **nstitui a construçã* *o conhecimento. Por
</line>
<line>
sinal, esse fo* o gra*de desa*io; prova*elment*, o m**or del*s.
</line>
<line>
Desde o iníc*o *o P*og**ma, quando selecionam*s o* PCNs (BRA*IL, 1999) c*mo
</line>
<line>
embasa*ento teór*co, decidimos que nossos estudos e nossas a*ões teri** caráter
</line>
</par><par>
<line>
interdis*ip*inar. Tínha*os ciênc*a
</line>
<line>
de se t*atar *e uma intenção b*sta**e des*fia*or*, mas,
</line>
</par><par>
<line>
m**mo assim, optamos por t**tar construir uma abor*agem dife*ente * *nova*ora, bus**ndo
</line>
<line>
*uperar as dificuldades e o* *bstáculos que su*gir*am à *edi*a que os projetos fossem sendo
</line>
<line>
coloc*dos em prát**a. Foi tomada *ssa de**sã* po* **rmos (no pri*eir* edital) um grupo de
</line>
</par><par>
<line>
s*i* áreas, todas de licen**atu*as, e v**os o PI*ID como *m* excelente oportunidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FS*, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 11, p. 209-225, ju*./*go. *01* www4.f*anet.*o*.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. W*tt*e, K. G*acomr*li
</line>
<line>
*20
</line>
</par><par>
<line>
constr*i* saber*s não *isciplinarme**e, como faz *etodologi* tradicion*l, mas dialoga*do a
</line>
<line>
um c*mpo com o outro, *uv*ndo *ra uma voz, ora outra, lev*ndo em conta * *ue cada área
</line>
<line>
te* ** melhor. A ideia de um *rabalho *nterdiscipli**r acabou s* t*r*a*do aind* m*is fort* n*
</line>
</par><par>
<line>
segun*o edi*al, pois
</line>
<line>
o número de *rea* (*e lice*ciaturas) amp*iou-se ainda mais,
</line>
</par><par>
<line>
intensifica*do o desafio inicial, o qu* nã* desencorajou o grup* a contin**r nes** perspectiva
</line>
<line>
*eórico-me*odo*ógica.
</line>
</par><par>
<line>
O *rimeiro pass* foi *stud** d*ferente* tex*os e a*tores que abor*am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interdisciplinaridade
</line>
<line>
* sua* impl*cações *ara que pudésse*os
</line>
<line>
constr*ir nos*os próprio*
</line>
</par><par>
<line>
conceitos, ** qu*i* nort*ariam o pr*c*dim*nto m*todológ*c* inter*isc*plinar. Ao ler os textos
</line>
</par><par>
<line>
*reviame*te
</line>
<line>
agendados, perce*emos que, e*b*ra alguns autore* *aça* dis*inção entr* os
</line>
</par><par>
<line>
t*rmos M*lti, Pluri, Inter e *ransdisciplinar, preferimos f*ndamentar nosso t*abalho a partir
</line>
<line>
de dois conceitos: o Interdiscipl*nar e * Transd*sciplinar. É e* fu*ção do limite tênue *ntre
</line>
<line>
e*sas definições que Pom** (1993, *. 10) defende que a *alavra interd*s*iplina*idade tem sido
</line>
<line>
obj*to d* muitas interpret*ções, ta*s como desde a "simples cooperação d* disciplinas ** *eu
</line>
</par><par>
<line>
interc*mbi* mútuo e inte*ração recíproca ou, a*n**, a uma in*egraç** capaz
</line>
<line>
de *omper
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
es*rutu** de c*da discip*in* * alcançar uma axiomát*ca co*um".
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo que nosso foc* fosse o t*abalho *nte*disciplinar, achamo* *nt*ressante abordar
</line>
<line>
também a concepção transdisciplinar, pois acr*ditávamos que, *om o passar do tempo,
</line>
<line>
qua*do superás*emos as dificul*ade* do *rocediment* interdisciplinar, poderíamos nos
</line>
<line>
organizar d* modo a trabalhar transdisciplina**ente. Estávamo* *ien**s d* que ess* segunda
</line>
</par><par>
<line>
modalid*de (*rans) **o s*ria efetua*a na prim**ra
</line>
<line>
ve*são *o *r*gra*a, m*s quer*am*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*lanta* sementes para que, no futuro, essa a*ão se concre*izasse, *eja por uma c*ntinuida*e de
</line>
<line>
nosso trabalho com a reno*aç*o do edital, fat* que *e co*c*et**ou, seja p*la *ontinuid*de
</line>
<line>
dada *elos pró*rios profess*res das e*colas pi*i*ianas, ainda q*e não mais estiv*ssemo* *om
</line>
<line>
eles. Nes*a ótica, *onsideramos a transdisci*l*n*ridade *omo o níve* máximo de interaçã*
</line>
<line>
*nt*e dife*en*e* disciplinas. Tra*a-s*, no ent**der d* Po*bo (1993, *. 13),
</line>
<line>
De uma for*a ex**ema de integração *isciplinar, i*poss*vel **s circunstâ*cias
</line>
<line>
act*a*s d* nossa pr*ti*a *ocente: *ompendo *s front*ira* entre a* disciplinas
</line>
<line>
envolvidas, ela impl*car*a profunda* alte*aç*e* no regi*e *e e*sino * na
</line>
<line>
org*nização da escola e suporia uma prévia interação dos progra*a* curri*ulares,
</line>
<line>
t*nto em nível *orizont*l como vertical.
</line>
<line>
Com base na cit**ão da au*ora e ta*bém nas lei***a* e discu*sões realiz*das ao *ongo
</line>
<line>
do Projet*, podemos d*zer que o trabalho int*rdiscipl*n*r implica um modo de inter*ção entre
</line>
<line>
a* disc*plinas ou as áreas do sabe*, cara*ter*za*o pela presença de um objetivo comum a um
</line>
<line>
Re*. FSA, Tere**na, *. 16, n. 4, art. 11, p. 209-2*5, jul./a*o. 2019 www4.*sanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Import*nte F*nção do P*bid n* For*ação Inicial d* *rof*ss*r
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
deter*inad* gr*po d* área* que, por terem um inter**se mútuo, colaboram e d*aloga* entr*
</line>
<line>
si, produzi**o uma açã* int*g**da. Ne*sa esteir* t*ó**ca, alg*ns au**res *efe*dem que
</line>
</par><par>
<line>
existem d*ferentes *íveis d* i*tegraç*o en*re os
</line>
<line>
con*e*imentos dis**plinares, * q*e c*ama*
</line>
</par><par>
<line>
de multi, pluri, inter e transd*s*ip*in*r.
</line>
</par><par>
<line>
Entr*tanto, co*o as *ronteiras entre *s dois pr*meiros c*nceitos são m*ito t*nu*s,
</line>
<line>
optamos, como já *oi dito anteriorm**te, p*los dois últimos conceitos, *en** que o *odo
</line>
<line>
interdisciplinar no*teo* *ossa postura na co*strução do conhe*imento no proc*sso de ensi*o e
</line>
<line>
de a*rendi**gem ao lon*o da primeira e d* seg*nda versã* do P**ID. O* *olsistas apostar*m
</line>
<line>
nessa *sco*ha, mesmo *abend* q*e o trab**** interdiscipl*nar, mais *o que *u*lquer o**ro, é
</line>
<line>
um* ativida*e nômade, no entender de Faure (1992), conside*ado um r*i se* re**o. *ambém
</line>
</par><par>
<line>
orientamos
</line>
<line>
n*s*o trabalho a partir do conceito de Japiassu (1992, p. 89), para quem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abordag*m int*r*i*ciplin**.
</line>
</par><par>
<line>
N*o é algo q*e s* en*i*e *u se aprend*. É algo que se vive. É fundamental uma
</line>
<line>
atitude de esp*rito. At*t*de feita de curiosidade, *e abertura, de *ent**o *a aventura,
</line>
<line>
*e in*uição das rel**ões e*i*tentes entre as c**s*s * que e*capam à observaçã*
</line>
</par><par>
<line>
comum. *titude
</line>
<line>
de rec*sa d*s especi*lismos *ue
</line>
<line>
bitolam * dos dog*atismos *os
</line>
</par><par>
<line>
saberes verdadeiros.
</line>
</par><par>
<line>
Foi ne*sa pe*spectiva, con*a**o com u*
</line>
<line>
esforço conjunt* vivenciado p*los
</line>
</par><par>
<line>
componentes das área* env*lvidas, com inter*sse* mú*uos, que n*s aventuramos n* tentativ*
</line>
</par><par>
<line>
de *fet*ar um
</line>
<line>
trab*lh*
</line>
<line>
qu* fosse apropriado aos i*ter*sses * necess*d*des de cada escola
</line>
</par><par>
<line>
(contemp*ando o pr*gr*ma cu*r*cular o gosto do* alunos), le*ando também em *onta *s e
</line>
</par><par>
<line>
interesses e conh*cimentos dos
</line>
<line>
c*mpos envolv*dos em c*da projeto inter*iscipl*nar. E*sa
</line>
</par><par>
<line>
tomad* de *osiç*o demandou ab***ura, respeit*, compr*metime*to, despoja*ento da verdade
</line>
<line>
abso*uta, h*mild**e teórica * muit* estudo, reflexão e decis*es c*njuntas, a*é *ue os p*oje*o*
</line>
</par><par>
<line>
ma*ores e *ambém os subproj*t*s ficassem
</line>
<line>
pronto* e foss*m implementados
</line>
<line>
nas esc*las
</line>
</par><par>
<line>
*arceiras.
</line>
</par><par>
<line>
*o long* dos oit* anos de PIB*D, tem sido *ossível v*venciar na pr*tica o dizer
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Moita Lopes (2*04, p.
</line>
<line>
117) d* qu* o trabalho "in*erdisciplina* envolve interesse e respeito
</line>
</par><par>
<line>
pela voz
</line>
<line>
do outro, i*to é, por ouvir o
</line>
<line>
que o outro e*tá
</line>
<line>
dizendo com a finalida*e de analisar
</line>
</par><par>
<line>
como suas id*ias se coaduna* c*m as perspec*i**s que se tenha". É nesse s*ntido qu*
</line>
</par><par>
<line>
Portella (1992, p. 6) *e*end*: "*nquanto *ue o
</line>
<line>
*rojeto d*sciplinar disting*e, privilegia,
</line>
</par><par>
<line>
*on*agr*; * pro*r*m* i***rdisciplina* *ombin*, s*lidariza, desm*stific*. Ele
</line>
<line>
c*rresponde,
</line>
</par><par>
<line>
*a*ve*, * u* estágio a*ançado de *e*u*ariz*ção d* co*hecim*nto".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te**sin* PI, v. 16, n. 4, art. 11, p. 20*-*2*, ju*./*go. 2019
</line>
<line>
www4.*sa*et.c**.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Wittke, *. Giacomrlli
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
*ob *ssa p*rs*ect*va, concebemos a *nter*iscip*i*a*id*de como um mo*imento
</line>
</par><par>
<line>
didático e pedagógic* que *isa a reintegr*r o sa*er
</line>
<line>
que, com o
</line>
<line>
passar dos anos foi
</line>
</par><par>
<line>
fr*gment*do e estu*ad* de modo disciplinar, bu*ca*do
</line>
<line>
suas especificid*des, através d*s
</line>
</par><par>
<line>
especializações. A no*so ver, v*v*mos um momento em que *recisamos vo*t*r a ab*rdar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
saber de *odo int**rado, *lo*alizado. P*ra *anto, * f*nda*en*al trabalhar de *a*ei** que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ens**o e a **rendizagem fu*cionem a *ar**r do est*belec*mento *e relações entre os diferentes
</line>
<line>
saberes estudados tanto no m*io *cad***co qua*to na escola.
</line>
<line>
Vemos a *b**dage* i*t*rdisci*lin*r, confor*e Pombo (1993, p. 13), como "qual*u*r
</line>
<line>
*or*a de combin*ção entre duas ou mais **sci*l*nas c*m vis*as à com*reens*o de um objecto
</line>
</par><par>
<line>
final a elab*r*ção de u*a sín*ese relati*ame*te a* obj*cto comum". Ess* mo*o de *ensar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de *gir imp*ic* uma "reorganiz*ção do processo *e ensino/apre**izagem e supõ* um trabalho
</line>
<line>
continuado de cooperação dos professo**s envolvidos" (p. 13).
</line>
<line>
Sob uma óti*a mai* ar*ojada, Cel*ni (2004, p. 132) esc*arece que o t*abalho
</line>
</par><par>
<line>
trans*isciplinar "envolve
</line>
<line>
mais
</line>
<line>
do q*e a justa*osiç*o de ramos do
</line>
<line>
saber. Envo*ve
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
coexistên**a em um est*do d* *nteração d**âmica, o que Portell* (1993) chamou *e esf*ras d*
</line>
</par><par>
<line>
coab*tação. A mera j*s*a*osi*ão d* saberes não le*a à int*ração, cond*ção
</line>
<line>
essencia*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
trans*isciplinarida*e". Com b**e nessa
</line>
<line>
concepção, é possív**
</line>
<line>
cr*ar novo*
</line>
<line>
es*aços d*
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento, em que, a* se integrarem, as discip*ina* inte*-relaci*nam seus conceitos e seus
</line>
<line>
*on*e*d*s, com diferentes metodologias, prod*zind* u* saber mú*uo e g*obal, sem que se
</line>
<line>
possa *elimit*r o que é de uma ou de out*a *re*. *rata-se d* um novo saber, *iferente dos já
</line>
<line>
e**stentes em cada ár** e*volvida no projeto.
</line>
<line>
Como o projeto tran*disciplin*r atravessa as *isciplinas, ess* mo*o de constr*ir o
</line>
<line>
sabe* acaba *iluindo *s **ont*iras, por isso o pro*uto *inal não deixa t**nsparecer o que é de
</line>
<line>
quem, ma* tem-** *m conh*c*mento geral, que é de *odos e *ambém *ão é de ninguém. Nossa
</line>
</par><par>
<line>
experiência pibidiana comprovou a hipótese de qu* *emos muito a estud*r, *efletir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*perimentar até *ue *oss* mo*o de
</line>
<line>
pensar, e *ambém nos*o sistema
</line>
<line>
*ducaciona*, se aj*ste
</line>
</par><par>
<line>
ao modelo in*erdisciplinar de construir o conheciment*.
</line>
<line>
4. C*NSI*ERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Ce*tam**te, o *ibid foi muito *rodu*ivo a todos os su*eitos *nvolvidos no Programa,
</line>
<line>
t**to de *odo di*eto como i*dire*amente. *e forma singela, mas sign**icati*a, nossa atuação
</line>
</par><par>
<line>
no am*iente
</line>
<line>
e*cola* tem pro*ocado pequenas
</line>
<line>
alterações, tanto *o PP das escolas quanto
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
da* Lice*ciaturas
</line>
<line>
e*volvi*as no Programa. Acredi*amos que a contin**dad* ** trabalho
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 1*, p. 209-225, jul./ag*. 2019
</line>
<line>
www4.f*anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Impo*tante Fu*ção do Pibi* n* For*ação *nicial do Profess*r
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
pibi*iano, o que, após muita l*ta, poss*bilit*u a *bertu*a de um novo edit*l, *apaci*ará
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pr*fesso*es universitá*ios e os l**enc*andos a desenvolvere* um trabalho mais *ireto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
in**rati*o com
</line>
<line>
os **ofe*sor*s das escol**, propor*ionando, **ssa fo*ma, sub**dios para *ue
</line>
</par><par>
<line>
esses prof*ssionais *onti**em a desenvo*v*r, *e man*ira *ais consciente e en*ajada, as
</line>
</par><par>
<line>
proposta* construídas em
</line>
<line>
*arceria com o PIBID, mesmo depois que os bolsi*t*s
</line>
<line>
não mais
</line>
</par><par>
<line>
estiverem at*a*do nas escolas.
</line>
<line>
Temos ciência de que oi*o ano* n** são *u*i*ie*te* pa*a mudar uma sistemáti*a
</line>
</par><par>
<line>
*en*enár*a de pensar de e
</line>
<line>
agir, mas já
</line>
<line>
podemos obse*va*
</line>
<line>
efeitos didático-metodológicos
</line>
</par><par>
<line>
p*odutivo* *a formação in**ial do prof*s*or, e tam*ém na reali*ade *scolar, ocas*onando
</line>
</par><par>
<line>
m*danç** significa*ivas n* process* de co*st*ução *o sab*r da prátic* educaci**al e
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
um todo. Nos*a expe*t*tiva é a de que o exemp*o p*bidian* inova*or de constru*r *m trabalho
</line>
</par><par>
<line>
inter**sc*p*inar ac*be *r*vocando *uriosidade e interes*e nos professor**,
</line>
<line>
t*nto **s
</line>
</par><par>
<line>
*ice*ciand*s quant* *aqueles já em atuação. Há *sperança de q*e e*es invistam seus esforços
</line>
</par><par>
<line>
*m trabalh*s
</line>
<line>
d*ssa naturez*, cr*and* pequen*s inic*ativas que, com o tempo, *cab*rão *e
</line>
</par><par>
<line>
ampli*ndo e, *or fim, muda*do a
</line>
<line>
o**aniza*ão da re*e de en*ino, p*s*ando da ab*rd*gem
</line>
</par><par>
<line>
dis*iplina* para a interdisciplinar. E, num futur* m*is **s*ante, t*ansdis*iplinar.
</line>
<line>
P*demos dizer que um dos melhores resulta*os obtidos c*m * P*BID, *anto na
</line>
<line>
pr*meira qu**to na segunda versão do Program*, foi o enga*am*nto entre * meio acadêmico e
</line>
</par><par>
<line>
a *sc*l*. Es*a
</line>
<line>
parceria r*ve**u-*e como apropria*a para sol*cionar pr*blemas identifica*o*
</line>
</par><par>
<line>
no proce**o de *nsino e *e apre*di*a**m, val*rizando o espaço da escol* *úbl*ca
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
campo de expe*i*nc*a à
</line>
<line>
prátic* da constru*ã* do conhecimento, na forma*ão de pr*fessores
</line>
</par><par>
<line>
que atuarão no ensino bás*co.
</line>
<line>
Há v*rias décadas que os educ*d*res *lmejavam a conc*etização desse di*logo e,
</line>
</par><par>
<line>
ago*a, temos
</line>
<line>
**dos suficie*tes p*ra *firmar que proj*tos e iniciativas
</line>
<line>
d*s*a natu*eza são
</line>
</par><par>
<line>
caminhos seguro* para melhor*r a qualidade de n*s*o *nsino, es**cialmente n* rede pública.
</line>
</par><par>
<line>
Nós, do PI*ID da UFPEL, as*im c*mo
</line>
<line>
pibi*ianos
</line>
<line>
de *odo o Bras*l, nã* tem*s *edido
</line>
</par><par>
<line>
e*fo*ços para q*e esse
</line>
<line>
diálog* se e*etue e seja
</line>
<line>
p*ov*itoso a t*d*s o* envolvido* com na e
</line>
</par><par>
<line>
edu*a*ão. Prova disso, é o número s*gnifi*ati*o
</line>
<line>
de a*sinaturas de um abaixo-**s*nado em
</line>
</par><par>
<line>
favor da cont*n*id*de *o programa, entregue *o Se*ado em 2017, depois que o ME* d*u por
</line>
</par><par>
<line>
encerrado * P*BID. Fo*am mais de 50 mil assinaturas, engloba*do prof*sso*es, alunos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comunidade **c**ar (*ais sete mil de nossa ci**de!).
</line>
</par><par>
<line>
Ao f*zer u*a retro*pect*va do *raba*ho já real*zado, percebem*s que houve mudanças
</line>
</par><par>
<line>
e cres*i*ento
</line>
<line>
na formação in*cial do licenciando
</line>
<line>
*ue vive*ciou a *xper*ên*ia pibid*an*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*lterações *o m*d* de pensar * d* a*ir do profissional em serviço, *as esc**as parce*ras. Essa
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**s*na PI, v. 16, n. *, *r*. 11, *. 209-225, jul./ago. 2019 www*.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. I. **t*ke, K. Giacomr**i
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
co*s*atação é um alento à no*sa profissão e compen*a
</line>
<line>
o* es*orços di*ec*ona*os ao P*o*eto.
</line>
</par><par>
<line>
Como *á dit*, a construção do sa*er de for*a i*terdiscipli*ar, *m um sis*ema organ*zado
</line>
</par><par>
<line>
di*ciplin*rme*te, consiste em um
</line>
<line>
empree*dimento b*stante
</line>
<line>
comp*exo, mostrando-se
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
aspec*o* *empo e e*paço como pri***pa*s e*ementos dific*lta*or*s desse processo. Enfi*, por
</line>
<line>
ser uma proposta *nteressante, e*vo*vente, embo*a bastante tr*balhosa, ente*de*os que vale a
</line>
</par><par>
<line>
pe*a e*vereda* *e*a trilha
</line>
<line>
pibidiana. Po*tanto, co*vid*m** e desafiamos nossos colegas
</line>
</par><par>
<line>
p*ofe*so*es univers*tários e da rede bra*ileira de ensino a t*mbém se aventurarem ne*sa árdua,
</line>
</par><par>
<line>
recompensado*a e *ece*sária caminhada social. Qua*to mais
</line>
<line>
semeadores, mais frut*s
</line>
</par><par>
<line>
colheremos e a s**iedade agradec*, **incipalmente as crianças e os jovens.
</line>
<line>
*EFERÊNCIAS
</line>
<line>
ANTUNES, I. Língua, texto e en*ino: Outra escola *ossível. São *au*o: Pa*ábola Editor*al,
</line>
<line>
2009.
</line>
</par><par>
<line>
______. Gramática
</line>
<line>
co*textualizada: **mpand* "o ** das ideias si**l*s", S** Paulo:
</line>
</par><par>
</page><line>
Parábola Ed*torial, 2014.
</line>
<line>
BRASI* P*râm*tro* C*rric*lares Nacionais (PCN*) - 3* e 4º c*cl*s do *nsino
</line>
<line>
fun*amental: Lín*ua Portugu*sa. Ministério da Ed*caç*o e de Despo*tos Sec*etaria de
</line>
<line>
Edu*ação *u*damental, Brasí*ia, 19*8.
</line>
<line>
_______. Parâmetros Curriculares *a*ionais do Ensino M*dio (PCNEM) - Linguag*ns,
</line>
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códi*os e suas ****ol*gias. B**síli*: Minist*rio da Educa*ão, 1999.
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CELANI, M. *. A. T*a*sdisc*plin*r*dade na *ingüís*i*a Aplic*da do Bra*il. *n: SIG*OR*, I.;
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CAVALC*NTI, C. M. L*ngüística A*licada e Tan**i*cipl*naridade. São P*ul*: M*rcad*
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de Let**s, 2004.
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FAUR*, G. O. A cons*it*ição da inter*i*ci*l*narida*e: Bar*ei*as instit*cionais e int**e***ais.
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Re*ista Tem*o ***sileiro 108, p. 6*-68, 1992.
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GERALDI, *.W. * t*xto *a *ala d* *ula. (Org.) S*o Pa*lo: Ática, 2006.
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projet*s da escola. S*o *aul*: Mercado *e L*tras, 1999.
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Rev. FSA, *ere*i**, v. *6, n. 4, ***. *1, p. 209-225, jul./a*o. *019 www4.fsanet.c*m.br/revista
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</par><page>
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A Imp*rt*nte Fu*ç*o do Pibid na Form*ção Inicial d* Pr**essor
</line>
<line>
225
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*ompreensão. São
</line>
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Pa*lo:
</line>
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Parábola Ed**or*al, 20*8.
</line>
</par><par>
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MOITA LOPES, L. P. A
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</line>
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SIGNORI, I.; CAVAL*ANTI, C. M. Lin*üí*tica Aplicada e T*nsdi*ciplinaridade. São
</line>
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Paulo: M*r*ad* ** Letras, *004.
</line>
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P*ANTIN, C. A argumenta*ão: *istória, teo*i*s, perspectivas. São Parábo*a Editori*l, 2**8.
</line>
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P*M*O, O.
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Interdiscip*i*ar*d*de: conceito, problemas e perspectiv*s. In:
</line>
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Inter*iscipli**ridade: refl*xão * exper*ência*. Lisboa: Universidade de Li*boa, 199*.
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PO*TELLA, E. A reconstru*ão da disciplina. *evista Tempo Brasileiro *08, p. 5-6, 1992.
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REBOUL, O. Introduç*o * retórica. São Paulo: *a*ti*s Font*s, 2004.
</line>
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ROJO, R (Org.). A prática *e linguagem na sala *e *ula. P*a*icando os PCNs. *ão Paulo:
</line>
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*ercado *berto, *0*2.
</line>
</par><par>
<line>
TARDELLI, C. M. O *ns*n* da lí*gua materna: int*raç*es em sala de *ula. São
</line>
<line>
*a*lo:
</line>
</par><par>
<line>
Cort*z, 2*02.
</line>
</par><par>
<line>
*omo Refere*c*ar est* A*t*go, co*form* ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
W*TTKE, *. I; GIACOMRLLI, K. A *mpor*ant* Função d* PIB*D na Fo*maçã* Ini**al do Profe*s*r
</line>
<line>
de Português e seu Efei*o no Ensino Bá**co. Rev. FSA, *eresina, v.1*, n. 4, *rt. 11, p. 209-225,
</line>
<line>
j*l./*go. 20*9.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribuição dos *utores
</line>
<line>
C. I. W*t*ke
</line>
<line>
K. Gi*com**li
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e *n*er*retação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*or*ç** do ras*unho *u na revisão cr*tica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pação na *provação da versão final do manus*rit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 16, *. *, art. **, p. 209-225, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
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