<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 11, p. 209-225, *u*./ag*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11 </line>
</par>
<par>
<line> A Importante Função do PIBID n* F*rmação In*ci*l do Pr**essor de Portu**ês e seu Efei*o no </line>
<line> Ensino B*sico </line>
<line> *I*ID`S Relev*nt Social Fun**ion i* Portugue*e La*guage *e*cher` Fi*st Training and Its </line>
<line> E*fe*t on Basic Educa***n </line>
</par>
<par>
<line> Cleide I*ês Wittke </line>
<line> Douto*a em Pós-Gr*duação em Le*ras pela Pontifí*ia *atólica Univer*idade do R*o G*ande do S** </line>
<line> Profes*or* Associada n* U**versida*e Federal de Pelo*a* </line>
<line> E-mail: cle*deinesw@yah*o.com.br </line>
<line> Karina Gia*ome*li </line>
<line> Doutora em *etr*s p*la Un*versidad* Fe*e*al de Sant* Mar*a </line>
<line> Professor as*ociado da Universidade Federa* de Pelotas </line>
<line> E-mai*: K*r*n*.gi*come*li@g**il.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: C*e*de In*s Wittke </row>
<row> Ru* Gomes Ca**e*ro, 1, centro, Pelotas, RS, 96*75-630 </row>
<row> *r*sil. </row>
<row> Ender**o: *ari*a Giacom*lli </row>
<row> Rua Gom** Carneir*, 1, centr*, Pelotas, R*, 9607*-630 </row>
</column>
<column>
<row> Edito*-Chefe: Dr. *onny K*rley de Al**car </row>
<row> Rodri*ues </row>
<row> Artigo rec*bid* e* 11/03/2019. Última ver*ã* </row>
<row> recebi*a em 27/0*/*019. Ap*ovado em 28/03/2019. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Bra*il. </line>
<line> Ava**ado pelo sistema Triple R*view: Des* Review a) </line>
<line> pelo Editor-Chef*; e b) Dou*l* Blind Rev*ew </line>
<line> (avalia*ão c*g* por *ois avaliado*es da área). </line>
<line> Revisão: Gra*atical, No*mat*v* e de Fo*matação </line>
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<line> C. I. Wittke, K. G*acomrlli </line>
<line> 2*0 </line>
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<line> R**UMO </line>
</par>
<par>
<line> O Pr*grama *nstit*c*onal *e Bolsa de Iniciaç*o à D*cência (PIBID) cr*a condições para *u* * </line>
</par>
<par>
<line> li*enciando, *inda durant* sua *ormação ini*ial, seja in*erido </line>
<line> no meio escolar, podend* </line>
</par>
<par>
<line> vi*en*iar o cotidiano desse ambien*e. Assi*, o </line>
<line> pr*grama concretiza um desej* antigo de </line>
</par>
<par>
<line> e*tab*lecer par*eria mútua entre universidad* e a escola. **ém de aperfeiçoar a formação a </line>
</par>
<par>
<line> *i**ti*o-pedagó**ca d* fu*u** professo*, o PIBI* é uma exc*lente oport*n*dade pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de pr*j*t*s, tanto de ár*a específica qu*n** </line>
<line> i*t**disciplinar*s, os quais, </line>
</par>
<par>
<line> quando </line>
<line> b*m p*ogra*ados e ap*icados, qu*lifica* o </line>
<line> ensino da rede escolar brasileira, </line>
</par>
<par>
<line> es**cialmente no âm*ito público. O objetivo do *r*sente ar*igo é soci*l*z*r o trabalho do </line>
<line> PIBID, com foco n* área de L*t*as, que, há oito anos, ve* sendo r*a*izado com acadêmicos </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> u* a </line>
<line> un*versidade *ed*ral do sul d* país, em par*eria </line>
<line> co* e*co**s pú*l*c** da regi*o, </line>
</par>
<par>
<line> de*t**and*-se, n*s*e mom*nto, o *nício da im*l**entaçã* do pro*eto. </line>
<line> Pal**r*s-chave: Pro*eto. Formação Inicial. Ens*no. Escola. Interdisciplinaridade. </line>
<line> *BSTRACT </line>
<line> Brazil\s Programa I*stitucional de Bolsa de Iniciaçã* à Docê*cia (PIBID) inserts </line>
<line> und*rgraduat* stu*ents, i* t*eir f*rst teacher\s training, ** the *chool envi*onment, allow*ng </line>
<line> them to have first-hand experience i* *ts daily routine. I* makes real the desir* of cre*ting a </line>
</par>
<par>
<line> school-univ*rsity partnership. In </line>
<line> additio* enhanc*ng f*ture teachers\ didacti*al-peda*ogic to </line>
</par>
<par>
<line> tra*ning, it is a *niqu* oppo*tunit* for developing both ar*a-specific </line>
<line> and inte*di*ciplinary </line>
</par>
<par>
<line> pr*jects which, well </line>
<line> pla*ned and impl*mented, promot* Brazil\s schoo* system, specially </line>
</par>
<par>
<line> S**te-sponsored. *his paper aim* at making known PIBID\* w*rk, spe*i*ically in Linguistic* </line>
<line> and Liter*ture fields, devel*ped *n **e last 8 years by * feder*l univers*ty from *razil south </line>
</par>
<par>
<line> region wit* it* u*der*raduates *nd public school*, ha*ing a* focus, at thi* mo*ent, t*e a </line>
<line> incep*io* of the project\s **plement**g. </line>
<line> Keywords: Pro*e*t. First Tea*her\* Tr**ning. Teaching. Sc*o*l. Interdisciplinarity. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 16, n. 4, art. 11, *. 209-225, j*l./ago. 2019 </line>
<line> w*w4.*san*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Imp*rtant* Função do Pibid na F*rmaç*o I*ici*l do Profess*r </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TROD*Ç*O </line>
<line> 1.1 Context*a*iz*ç*o do p*ojeto </line>
<line> O pr*sente est*do tem c*mo objeti*o divulgar e socializa* o trabalho *ue vem se*do </line>
<line> realizado na Univer**dade Federa* de Pelot*s (UFPEL), através do Programa Institu*ional de </line>
</par>
<par>
<line> Bo*sa de I**ci*ção à Docência (*IBID), fi***ciado </line>
<line> *ela Cape*/Deb. Embora o progr*ma </line>
</par>
<par>
<line> te*h* inicia*o *es*a In*titu*ç*o em </line>
<line> 2007, com </line>
<line> as áreas de </line>
<line> ciências *xatas, focarem** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> presente refle*ão na experi*nci* viven**a*a desde 201* até 2018. V*le dizer que uma *as </line>
</par>
<par>
<line> *utoras deste artigo foi co*rde*adora d* Pibid-Letra* até final d* *dital d* 2009 e qu* o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> out*a assumiu </line>
<line> essa coordenação a pa*tir do **ital de 2013, *erman*c***o *a *unçã* a*é </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> di*s atuais. No i*íci* do **BID, em 2010, *ntitulado Humanidades, ele era *om*os*o por seis </line>
</par>
<par>
<line> licenciaturas das *reas humana*: Ciências Sociais, His*ó*ia, *ilo*ofia, Teatr*, Pe*ago*i* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Letras, tendo p*r*urado nessa configu*ação até 2013. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse m*sm* a*o, um nov* edi*al da Cape* *oi *a*çado para a *t*pa 2014-2018, </line>
</par>
<par>
<line> englo*and* ****s as lic*nciaturas </line>
<line> da universi*ade em </line>
<line> um único </line>
<line> programa instituciona*. </line>
</par>
<par>
<line> *essas, apen** o* cursos *e Letras *e l*ngu* e**range*r* não qui**ram partic*par, por motivos </line>
<line> diver*os, tais com* *úm*r* red*zido de alunos ou c*rga horár*a exc*ssiva dos pr**essores, </line>
</par>
<par>
<line> que *ão consegui*iam horas p*ra a*su*i* co*rdenação. Assim, **i *ecidido </line>
<line> que os *l**os </line>
</par>
<par>
<line> dess*s cur*os </line>
<line> p*deriam *ngaj**-s* no subproj**o da Lí**ua Portuguesa, uma ve* que ess*s </line>
</par>
<par>
<line> a*adêmicos *ão de licenciat*ras duplas, *omo já era fe*t* no *roj*to anter*or, ma* com um </line>
</par>
<par>
<line> aument* *o **mero de *olsistas, passand* de 24 p*ra 4*, elevando t*mbém o </line>
<line> *ú*er* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pro*essores supervisore* </line>
<line> nas *scolas, passan*o *e </line>
<line> um *oord**ador de áre* para d**s. Com </line>
</par>
<par>
<line> **so, o grup* f*i d*v*dido em 20 alunos par* o trabalho com a l**e*atur* no *nsi*o M*dio e 20 </line>
<line> para * tr*ba*ho com * lin***gem, foca*o no Ensino *und*mental - séries finais. É somente </line>
</par>
<par>
<line> das atividades *esse *rupo que tratamos neste arti*o, dado seu caráter de c*ntrar-se </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> formação d* profess*r de língua. </line>
</par>
<par>
<line> Inicia*me**e, os pri*e*ros co*rdenad*res do Pi*id-*u*a*idad*s, além de *lab*r*rem </line>
</par>
<par>
<line> s*us respectivos s*bprojetos de á*ea, co**truí**m </line>
<line> *m pr**eto ins*i*uciona*, de caráter </line>
</par>
<par>
<line> inter*is*ipl*na*, a ser *es*nvolvido nas escolas estaduais * mun**i*ais, engajadas n* p*ojeto. </line>
<line> Ass** que aprovado pel* Capes, foi in*ciado o process* *e seleç*o d*s *olsi*tas: aca*êm*c*s </line>
<line> das se*s licenciaturas e *rofess**es em se**iço d*s escolas, i*t*tulados *upervisor*s. </line>
<line> Termina*o o *rocesso d* seleção, * grup* c*m*çou a se r*unir toda s*mana, *om a finalidade </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. 4, ar*. 11, *. 209-*25, j*l./ago. 2019 *ww4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> C. I. Wittke, K. Giacomrlli </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> de estudar e a*alisar o materia* teóri** que d*ria sustentaçã* e su*sídio ** ações programada* </line>
</par>
<par>
<line> em c*da uma d** seis áreas e*volvidas. V*le destacar qu* t*mamos os PCN*M (19*9) * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> perspec*iva interdiscipl*nar (POMBO, 1*93; </line>
<line> KL*IM*N; MO*AES, 1999) como </line>
</par>
<par>
<line> *und**ent*ção teórica de n*ssos pr*jeto*, tanto *o **stitucional quanto dos das áreas. </line>
<line> Depois de *m ano de mu*to estud*, muit* dedicaçã* e *nve*tigação, n* final d* 20*0, </line>
<line> foi **ssí*el computar *s pri*ei**s resu*t*dos das ex*er*ências vivenciadas nas escolas </line>
</par>
<par>
<line> parceiras, pr**c*palmente </line>
<line> *o </line>
<line> *ue ta*ge a ações da área, já *ue os projeto* inte*d*sci**i*ares </line>
</par>
<par>
<line> recém esta**m s*ndo elabo**d*s e *e*do coloc*dos *m *rát*ca. Ce*tamente, *m dos m*iores </line>
<line> ganhos foi o con*ato direto, via *nserção *o professor e* formação *nicial c*m a real**ade </line>
</par>
<par>
<line> escolar, o qu* per*itiu que el* vivenciasse prá*icas didáti*o-peda**gicas </line>
<line> de modo real </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> integral, dialogando tanto com o </line>
<line> pro**ssor *m se*viç* quanto com os alunos dessas e*colas, </line>
</par>
<par>
<line> *esejo manifestado por vários autor*s já *a d*cad* </line>
<line> de 8*, tais com* Ilari (1992), Tarde**i </line>
</par>
<par>
<line> (200*) * *eraldi (*006), citando a**na* alguns dele*. </line>
</par>
<par>
<line> No segundo m*mento, com o novo *rojeto (do edita* de 2013), hou*e mai*r número </line>
</par>
<par>
<line> de bol*istas, mai* lic*nciaturas e *scolas env*lvidas, mas, mesm* assim, op*amo* por </line>
<line> dar </line>
</par>
<par>
<line> continuidad* ao mode*o q** vi*ha send* re*lizado, </line>
<line> pois c*nsi*eramos que </line>
<line> os resul**dos </line>
</par>
<par>
<line> tinham sido sati*fa*órios, principalmente e* se tra*ando </line>
<line> da a*or*agem interdis*ip*inar, </line>
</par>
<par>
<line> permitindo um trabalho con*unto e*tre *l*nos d* *ursos *i*er*ntes, engaja**s em um mesmo </line>
<line> objetivo. *od*via, nesse novo projet*, f*i pertinente dividir ** b*l*istas de c**a área *m três </line>
<line> grupos: u* vo*tado ao E*sino Funda*enta* (séries iniciais), outro direcionado ao Ensino </line>
<line> Fundamen*al (*érie* finai*) e *utro ain*a a* Ensino Médio, send* que som**te o primeiro e o </line>
<line> ú*t*mo exi*tiam na versã* do projeto *nteri*r. </line>
<line> Nesse c*ntexto, organizam*s o p*e*en*e artigo des*r*vendo a i*entidade do grupo, ou </line>
</par>
<par>
<line> s*ja, explicando </line>
<line> quem eram *s P*bid*an*s do subpro*eto Letra*; defi*imos os objetivos </line>
</par>
<par>
<line> pre*end*dos; relatamos as at*vi*ades real*za*as, com seus </line>
<line> respectivos re*ultad*s </line>
<line> didático- </line>
</par>
<par>
<line> pedagógicos; e encerram*s explicando o *o*iv* de termos </line>
<line> optado *or *m </line>
<line> projeto </line>
</par>
<par>
<line> *nt*rdisciplinar, *ma ve* *u* *anto </line>
<line> o sistema universitár*o quanto o escol*r ainda se </line>
</par>
<par>
<line> organizam de modo dis*ip*inar. Tam*ém aproveitamos para mostrar as *ificul*ade* e os </line>
</par>
<par>
<line> gan**s qu* caracte*i*am </line>
<line> a rea*iz*ção *e um trabal*o inter*i*ci*lin*r. É importante </line>
</par>
<par>
<line> ac*escentar que es*e é um primeiro trabalho qu* r*sga*a a hist*ria *a par*icipaçã* do grupo *e </line>
</par>
<par>
<line> *etras no PIBID, o que nos leva a dar *es*a*ue a*s anos fundador*s do </line>
<line> projeto. E* es*u*os </line>
</par>
<par>
<line> *ost*rio**s, d*remos con*inu*dade a essa trajetó*ia, focalizando no final ** </line>
<line> projeto </line>
</par>
<par>
<line> H*manidades (em 2*13) e ***esentan*o a *onstituição do Sub*rojeto, *artir do tr*bal*o a </line>
<line> i*ic*ado em 2*14 e e*cerrado em 2018. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, a*t. 11, p. 20*-225, ju*./ago. 2019 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Importante Fun*ão do Pibi* na Formação Inici*l do Professo* </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> *. MET*DOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Perf** do PIBID-Letra* e procedimentos metodo*ógicos par* *eal*zar açõe* </line>
<line> específic*s d* área </line>
<line> Co*o já inf*rmado na introdução, * grupo Pibid-Hum*nidad*s ** UF*el f*i </line>
<line> con**ituído por um pro*eto **stitucional, com a responsabilidade *e um coordenador ge*al, e </line>
</par>
<par>
<line> por seis *ubprojeto* </line>
<line> das áreas de C*ê*cias Soci*is, Fi**sofia, *i*tória, *edagogia, Teatro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Letra*, s*b ****onsa*ilidade de seus res*ectivo* co*rdenadores de área. *ma da* a*toras </line>
<line> deste artigo foi po* do*s anos (de *01* * 201*) coordenadora do subpro*eto d* á*ea de Letras, </line>
</par>
<par>
<line> e a outra a*sumiu </line>
<line> *ssa c*ordenação e* 2*12, **ntin*and* até sua finalização em 2013 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> permanec*ndo t*mbém </line>
<line> no Progr*ma seg*inte (de 2014 a 2**8). C*mo vemos, na nos*a </line>
</par>
<par>
<line> proposta do PI*ID implicava tantas ações g*rais * *nterdisciplinares quanto d* á*ea. </line>
<line> J* o Proj*to que se iniciou em 2014 *ontinuou *omo um projeto inst**ucional, ma* foi </line>
</par>
<par>
<line> assumido pela Pró-Reitoria de Ens*no da UFPel, pois </line>
<line> englobava *odos os cursos de </line>
</par>
<par>
<line> licenc*atura da </line>
<line> instituição: A*tes, Bi*logia, Ciênci*s *o***is, E*uca*ão Físic*, Dança, </line>
</par>
<par>
<line> Filosofia, Física, Geografia, História, Letr*s-P*rtuguês, Matemática, Mú*ic*, Pedagogia, </line>
<line> Química e Teatro. C**o já dit*, ***e *rupo d*v*diu *eus trabalho* *m três nív*is de en*ino, de </line>
</par>
<par>
<line> a*or*o com as caract*rísticas específicas d* cada u*. As*im, enquanto a lic*nciatur* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Biolo*ia, por exemplo, f*cou somente no Ensino Médio, a Pedagog*a só n* Ensi*o </line>
<line> Fund*men*al - séries in*ciais, al*um*s licenciaturas sen*iram-se à vontade para tra*alh** com </line>
<line> os três n*vei* de en*in*, c*m* é o c*s* da Educação F*sica e outras **m dois *íve**, como fez </line>
<line> o cu*so de Letr*s, foco deste est*do. </line>
<line> Em am*as as e*ições do PIBID, as ações fora* o**anizadas * parti* de dois e*xos: </line>
</par>
<par>
<line> a*i*idades de área e atividades i*te***sciplinares. No prim*iro </line>
<line> eixo, realizamos *e*turas, </line>
</par>
<par>
<line> es*udos, re*lexõe* e </line>
<line> **át*cas didá*ico-ped*gógicas espe*ífic** *e cada </line>
<line> á*ea. Já no segundo </line>
</par>
<par>
<line> eix*, program*mos e colocamos </line>
<line> *m prát*c* *rojetos interdi*cipli*a*es, </line>
<line> os quais fora* </line>
</par>
<par>
<line> organi*ados e efe*uados </line>
<line> nas respect*vas escolas engajadas no pr*jeto. Somavam-se a essas </line>
</par>
<par>
<line> açõe* estudos e mesmo *tivida*es prát*cas, *esde que fosse* prop*c*os à vida *cadêmica dos </line>
<line> bolsist*s * ao bom f*ncio*am*nto da rotina esc*lar. Além de coorden*r a áre* de Letra*, as </line>
<line> *utoras deste artigo ta*bém eram *espo*s*veis pel*s trab*lho* interdisciplinares r*a*iz*dos </line>
</par>
<par>
<line> nas </line>
<line> es*olas *úblic*s </line>
<line> parceiras do Projeto na *id*de de Pelota*, </line>
<line> n* Rio G*ande do *ul. * </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtante destacar qu*, na segunda </line>
<line> versão, *iferentement* da primeira, havi* outro </line>
</par>
<par>
<line> coorden*d*r da área de Letr*s, com foco na *ite*atura. Ness*s con**ções, os pibidianos foram </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, *. *6, n. 4, a*t. 11, p. 209-225, ju*./ago. 2019 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. I. Wittke, K. Gia*omrlli </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> orga*izados em dois grupos: um para o Ensino Fundame**al (s**ies finais) e outro para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> En**no Mé*io, mas ambos realizando atividades de área e interdisciplinares na* es*o*as </line>
<line> p*rceiras. </line>
<line> Sigam*s, *ntão, cara*ter*zando o grupo pibidiano de Letras. *o início, foram </line>
<line> selecionados 2* acadê*i*o* dentre os c*nc* cursos de Licencia*ura em Letra* *ferecid*s *ela </line>
<line> UFPEL: P*rtug**s/Francês, Português/*n*lês, Português/Espanhol, P*rtu*uês/Alemão e suas </line>
</par>
<par>
<line> respecti*as Li*eratur*s; </line>
<line> bem co*o a Licenciatura de Português/Literatura. Em 2014, </line>
</par>
<par>
<line> aumentamos para 40 o *úmero de bolsistas, *odos de*se* mesmo* c**so*. Alé* de incentivar </line>
<line> e valorizar a forma*ão in*cial dos pr*fes*or*s *oltados ao ensino básico, o PI*ID p*s*ib*lito* </line>
</par>
<par>
<line> * in*egração </line>
<line> dos l*cenc**ndos no *ontexto </line>
<line> *sc*lar, ou *eja, na prática cotidia*a **s </line>
</par>
<par>
<line> professores em *tua*ão. </line>
<line> Com base *esse intuito, o subprojet* de *et*as foi organizado de mo*o a viabil*zar a </line>
<line> reali*ação de experiências metodoló*icas * práti*as p*dagógicas de **ráter in*vad*r, </line>
<line> articuladas *om a realidade d* cada escola. E*sas prá*icas oco**iam por me*o de recursos </line>
<line> didáti*os e t*cn*l*gico* qu* pudessem estimul*r o aper**içoa*ento do **o da língua, via </line>
</par>
<par>
<line> i*te*açã* ve*bal, t*nto *end*, falando q*ant* escrevendo. No *roj*to seguinte, </line>
<line> co*ti*uamos </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> essas *esmas prá*icas, mas, como * s*gundo edital c*brava que se trabal*asse c*m </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Temas Trans*ersais dos Parâmetr** Curric*lare* *acionais (B*ASIL, *998, *999), aj*stamos </line>
<line> a pr*pos*a a e*sa demanda. </line>
</par>
<par>
<line> Consider*n*o qu* qua**o ela*or*mos * primeiro s*bpr*jeto d* *etras *ão </line>
<line> tínhamos </line>
</par>
<par>
<line> *onhec*ment* d* *uais seriam as es***as qu* particip**iam do Prop*sta, buscamos proje*ar </line>
</par>
<par>
<line> açõ*s q*e *esenvo*v**sem a </line>
<line> capa*idade de s* expressar (*e se comunicar), tanto </line>
<line> falando </line>
</par>
<par>
<line> *uanto *screvend*. *om ess* es*opo, centramos noss* estu*o no t*xto, de modo ma*s a*plo, </line>
<line> nos diversos g*neros textuais qu* *irculam socialmen*e, tendo e* vista *iferente* estratégias </line>
<line> de *eitura, de produ**o textual e de a*ális* l**guí*t*c*, *olt*das ** *nsino Médio (GERA*DI, </line>
<line> 2006; ANTUNES, 2009, 201*). *á no subprojeto *eguinte (na se*unda ediç*o), estab*lecemos </line>
<line> o tr*balho com a argumentação *omo eixo nort**dor das atividades, as q*ais foram voltadas </line>
<line> para a *nte**ção em r*des sociais da inter*et, </line>
<line> Assim, mantivemos uma *erspectiva soc*oin*eracio*ista, que define * l**gua como um </line>
<line> t*abalho social, uma ati*idade constante de interação verbal entre dois o* m*is interlocuto*es </line>
</par>
<par>
<line> e organiza**s </line>
<line> *os*as at**idades por meio de </line>
<line> pro*et*s menores, os quais podiam s*r </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvidos d*ntro ou *o*a do meio escolar, dependendo d*s o*jetivos alme*ad*s * do </line>
</par>
<par>
<line> públic*-alvo. Sem </line>
<line> esqu**er as q**s*ões referent*s a tempo, modalidade, loca*, t*mát*ca, </line>
</par>
<par>
<line> met**ologia e outros fatores dessa n*tur*za. Org*niza*os as a**v*dades de modo que fossem </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 16, n. 4, art. 1*, p. 209-2*5, *ul./ago. 20*9 *ww4.fsane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Import*nte Funçã* do Pibid na Formação I*ici** ** Profess*r </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> realiza*as e* fo*ma de palestras (carát*r expo**tivo), seminários (leituras co*uns com </line>
</par>
<par>
<line> exposições, media**es deba*es), grup** d* e*tudo, oficina* (além de q*estõe* t*ór*c*s e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> expo**tivas, prioriza*-se *tividad*s práticas), monitorias, </line>
<line> confe*ção *e mate*i*is *idáticos, </line>
</par>
<par>
<line> elabor*ç*o de materi*l de divulgaç** e de pub*icação. </line>
</par>
<par>
<line> N* **imeira versã* d* *rog**ma, </line>
<line> p*ojetamos nosso t*ab*lho a partir *e onze </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> pr*viamente estabelecidas. A **imeira *o*sis*ia *a seleção, leitura, análise e d*scussão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> referencial teórico *u* fundamen*aria as ati*idades propos*as em nosso s**projeto (estudo* </line>
<line> teóricos que abo*da* o ens*no de língua materna na escola * s*as implicações no processo de </line>
</par>
<par>
<line> ensino e *prend*zagem, </line>
<line> princip*l**nte </line>
<line> os PCNEM). A s*gu*da ref**i*-se à revis*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> discu*são sobre o *eor da P**pos*a *urricular da* esc*la*, bem </line>
<line> como de seu Proj**o </line>
</par>
<par>
<line> Pedagógico (PP) e a*álise de livros d*dáticos de Po*tuguês * Li*eratura, </line>
<line> dir*cion*dos ao </line>
</par>
<par>
<line> Ensino Méd*o. O *erceiro momento centrou-se n* coleta, *eleção, preparação e confecção de </line>
<line> materiais d*dá*ic*s que seriam utilizados nas atividades efe*uadas. </line>
<line> A qua*ta ação **zia respeito a oficinas de *ei*ura e produção *e *exto* (MA*CUSCHI, </line>
<line> 20*8) que se*iam ofertada* a*s alunos d** esco*as (tanto em *orário de a*l* quant* em t*rno </line>
</par>
<par>
<line> oposto) e a qui*ta aos dema*s pibidiano*, das *utras áreas (focada </line>
<line> em textos acadêmicos); </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sex*a ação remetia à montagem de um jornal (de cada *scola ou d* u* para tod*s). * sétima </line>
</par>
<par>
<line> d*zia respeito * organizaç** de feira*, d* livr*s e de outra na*ureza, juntam*nte com </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> pibidianos das demais área*, convidando escri*ore* pa*a o evento. A oitava aç*o consi*ti* na </line>
<line> *la*oração de material de divulg*ç*o e *e public*ção; e, a nona, à confecção *e re*ató*i*s das </line>
</par>
<par>
<line> ativida*es *ealizad*s ao lon** do proje*o. *s </line>
<line> duas últim*s ações (10ª e 11ª) remet**m </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> particip*ção em eventos *a área, *ivu*gando o trabalho realizad*, c*m publ*caç*es em </line>
<line> eventos e *m pe*iódicos da ár*a de Le**as e *a***m int*rdi*c*plin*res. </line>
</par>
<par>
<line> Dessas ações, </line>
<line> a*gumas *oram retomadas no subprojeto seguinte. À pri*eira, </line>
</par>
<par>
<line> *nc*rporamos o estu*o da LDB, *os Parâ*etr*s C*rriculares Naciona*s (Líng*a Portuguesa - </line>
<line> terceiro e quarto ciclo do *F, PCNEM e PCN+), de obras sobre argu*enta**o (REBOUL, </line>
</par>
<par>
<line> 2004; PLANTIN, 2008; FIOR*N, 2015; KOCH; ELIAS, 2016). Disso, </line>
<line> decorreu nossa </line>
</par>
<par>
<line> próxima </line>
<line> *ção, que, assim </line>
<line> c*mo a te*cei*a da e**çã* </line>
<line> ant**ior, cent*ou-se na or*anização de </line>
</par>
<par>
<line> oficinas que tratassem da argumentação, part*r das temátic** dos T*mas Transvers*is. a </line>
<line> Escolhemos, então, trabalhar c*m os co**ntários em *edes *ociai* *osta*os em notícias, que </line>
<line> v*rsavam sobre *s temas definidos, enfatizand* * *so argument**ivo da linguagem. Também </line>
</par>
<par>
<line> pl*n*jamos *ções de s*ci*lização </line>
<line> dessas ativida*es, com a participação em eventos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rganizaç*o de u* *log e a escritur* de textos com os resultados alca*çados. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 16, n. 4, *rt. 11, p. 209-225, ju*./ag*. *019 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. I. Witt*e, K. Gia*omrl*i </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Ações e procedimentos r*a*izados no alicerce do *rograma </line>
</par>
<par>
<line> Oficialmente, começa*os *s atividade* do Pibi*-Humanidades no mês d* ma** de </line>
</par>
<par>
<line> 2010. Em *ai* e </line>
<line> junho, aca*amos r*alizando atividades mais *e*ai*, com re*ni*es entre </line>
</par>
<par>
<line> coo*denadores - Instit**ion*l * de áreas, su*erv*sores e três *cadêmicos bolsistas </line>
<line> *epr*sentantes, se*ecion*d*s entre as seis áreas e*vol*idas. Com essa sistemática, pas*amos * </line>
<line> no* reunir n*s escolas ap*nas no final de *un*o de *010. </line>
<line> Quanto *s a*i*idad*s de área, nos reunimos uma vez *or *ema*a, e a p*i*eira aç*o foi </line>
<line> dividi* os 24 bols*stas em g*u*os de seis p**a atuarem nas q*atro escolas estad*ais vincul*das </line>
</par>
<par>
<line> ** PIBID (as </line>
<line> duas escolas mun*cipais, d* *éries ini*i*is, *oram at*n*ida* por atividades </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Pedagogia e do Teatro). Considerando q*e tu*o era novo, iniciamos no*** tra*alho *studando </line>
</par>
<par>
<line> e disc*t*nd* </line>
<line> o Projeto </line>
<line> Institucional e </line>
<line> o Subprojeto da </line>
<line> áre* d* Letras, fazendo uma </line>
</par>
<par>
<line> organiz*ção dos pass*s </line>
<line> ini*iai* serem dados a </line>
<line> na execução </line>
<line> *as açõ*s no m*io escol*r. </line>
</par>
<par>
<line> Pass*mos então a *er e **scut*r os PCN*M (*RA*I*, 1999), i*vest*gand* os conceitos (de </line>
<line> língua, **xto e g*n*ro textual) e o* procedi*entos didát*co-metodol*gicos apresentados nesse </line>
</par>
<par>
<line> *ocumen*o of*cial, </line>
<line> obs*rvand* as*ectos pos*tivos e negativ*s. Além do enfoque dado </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> abor*agem de *íngua </line>
<line> e </line>
<line> de seu en*ino, levando em conta ques*ões de C**petê*cia* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Habilidades, ta**ém </line>
<line> destacamos a importância de *onsid*r*r os aspectos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Context**lização </line>
<line> e de I*terdisciplinaridade, amplamente defendi*os </line>
<line> pelos PC** e </line>
</par>
<par>
<line> importantes * re**ização de nossos *rojetos inter*i*ci*li**re*. </line>
<line> Para *oci*liz*r os est*dos r**lizados, c*n*tr*iu-se o hábito d* fa*er r*uniões gerai*, </line>
</par>
<par>
<line> nas quais cada área pode </line>
<line> a*resentar os *esult*dos obtidos *a* escola*, sistemática que </line>
</par>
<par>
<line> c*n*inuou sendo efetuad* n* segund* </line>
<line> versão do *rojeto, já *ue ap**sen*av* res*l**dos </line>
</par>
<par>
<line> produtivos, ma* também levando em *onta as pecul*aridad*s de cada cu**o, com o passar do </line>
<line> tempo. Vemo* essa *ocia*izaçã* como *ma ação muito impor*a*te, uma vez que **s </line>
<line> propomos * tr*balhar de mod* int*r*isc**linar *as escolas, e essa escolha implic*va que cada </line>
<line> ár*a toma*s* c*nhecimento, mes*o qu* *ão *profundado, dos demais campos do *aber com </line>
<line> os quais *ialogava e inte**gia. </line>
<line> Vo*tando ao ali*er*e do Programa, a*nda n*s passo* iniciais, no segu*do *emestre de </line>
<line> 201*, dire**ona*os os esf*rços a est*dos i**est*gativos para me*hor conhecer c**a contexto </line>
</par>
<par>
<line> *scolar, suas </line>
<line> especificidades * </line>
<line> neces*id*des d*dático-met*dol*gicas e peda*ógicas. Sob </line>
<line> e*sa </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva, os *olsista* anali*ar** tanto </line>
<line> os conteúd*s c**ricu*ares quanto os **s de </line>
<line> cada </line>
</par>
<par>
<line> uma d*s escolas parceiras, c*da gru*o em suas *espectivas *reas, cons*ruindo um *arâmetro. </line>
</par>
<par>
<line> O o*jeti*o f*i o </line>
<line> de *azer um </line>
<line> *iag**sti*o *a r*alidade e*col*r, o qual daria *ubsídios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 11, p. *09-22*, jul./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evi*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Importante *unção do Pibid na Formação Inicial do Professor </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> orienta*ões às ações *isci*lina*e* e i*terdisciplin*res a serem *fetua**s nas e*colas, *o fut*ro. </line>
<line> Além disso, os bolsistas *ntre*istaram, ** todos os educandário*, tant* professor*s, a*unos </line>
</par>
<par>
<line> quanto funcioná*ios, buscando </line>
<line> *omp*emen*ar as informações *á *ecolhidas. Essa </line>
<line> ação </line>
</par>
<par>
<line> c*lmin*u </line>
<line> em outra re*nião </line>
<line> geral na **al </line>
<line> os grupos </line>
<line> de licenciand** de t*das as </line>
<line> esco*as </line>
</par>
<par>
<line> a*resenta*am ao grand* grupo os resul*a*os obti*os * com os diagnós*ico*. </line>
</par>
<par>
<line> Ao *e*mo </line>
<line> *empo em que </line>
<line> *laborava* o r*lat*rio do *ia*n*stico das escolas, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> acadêmicos de Le*ra* *ora* </line>
<line> e*etuando algumas *ções prev*stas no *ubprojeto e também </line>
</par>
<par>
<line> outras solicitadas pelo* Supervisores das e*colas pibidianas. *m duas dela*, o* bol*i*tas </line>
<line> organizara*, *roj*ta*do e *onfeccionan*o ma*erial d**ático, e **n*straram oficinas voltadas </line>
</par>
<par>
<line> ao Enem. Em outra, realizar** oficina so*re </line>
<line> pr*dução t*xtual e reescr*ta, voltad* ao *urs* </line>
</par>
<par>
<line> *ormal. Já *a última **cola, os acadêmicos se engaja*am e deram continu*dade a atividades já </line>
<line> *xis*e*tes como * o caso do jornal da escola. Tamb** c*meçar*m a mo**ar o proje*o de u* </line>
</par>
<par>
<line> Blog, vinculado ** *it* da esco*a. A*ém dis*o, </line>
<line> foram aprese*tado* *rabalho* do Pibid </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> eve*tos ** áre*, c*m co*unicações individuais locais e i*ter*st*du*is. Essa **t**o*ogia foi </line>
</par>
<par>
<line> mantida, *endo encerrada e* 2***, c*m </line>
<line> * </line>
<line> implem*ntação *o novo projeto, que m*dou </line>
</par>
<par>
<line> somente e* al*uns pontos essa sistemática de t*abalho. </line>
<line> Ainda no que t*nge aos primeir*s *no* da proposta, i*iciamos o primeir* semestre de </line>
</par>
<par>
<line> *011, pa*ticipand* (*presentando </line>
<line> c*m*nica*ão o* </line>
<line> como </line>
<line> ouvin**) d* evento pibi*iano </line>
</par>
<par>
<line> promo*ido *e*a U*iversida** Federa* do Rio Gr*nd* do Sul (UFRGS), r*alizado *m ma*ço, </line>
</par>
<par>
<line> e* Porto Al*gre. Na sequência, pratica*ente todo o *rimeiro seme*tr* foi dir*cionado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> conf*cção d*s proj*to* in*erdis*iplinar**, elabora*os nas escol*s parceiras. Essa </line>
<line> ação </line>
</par>
<par>
<line> in*er*iscipli*ar exi*iu mui*o es*udo, muita *isc*ssão, vária* ida* e vin*a* até *i**re* pron*o* </line>
</par>
<par>
<line> * ser*m </line>
<line> apresen**do* ao grande </line>
<line> grupo, para *n*ão serem **locad*s em pr**ica, na segunda </line>
</par>
<par>
<line> metad* daquele an*. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda ness* </line>
<line> época, </line>
<line> a área de L*tra* *entrou-se em estudos disciplinares </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> in**rdisciplinare*, reali*ando sem*nários, resu*os e resenhas, mas o foco re**i* na confec*ão </line>
</par>
<par>
<line> e aplicaçã* de oficinas de *eitur* produção e </line>
<line> de textos *cadêmi*o*, vol*adas aos </line>
<line> demais </line>
</par>
<par>
<line> pibidia*os, s*b for*a de proj*tos d* ens*no e d* extensão, realiz*das no decorre* do pr*meiro </line>
<line> semest*e *e 20*1. Essas ofici*as *corriam em dois *ias da **m**a, sendo que cada dup*a de </line>
<line> bolsistas con*ecci*nou e *inistrou dois dos enco*tros *rogramados, mas todos t*nham noção </line>
</par>
<par>
<line> da ati*i*ade como um *odo, *á que a* aul*s foram </line>
<line> e*aboradas *m conjunto, nos enc*ntros </line>
</par>
<par>
<line> semanais da área. A*ém di*so, a área buscou d*r apoio aos </line>
<line> projetos *nterdiscip*i*ares </line>
</par>
<par>
<line> re*liza*os nas </line>
<line> es*olas e *ambém ao even*o do Pib*d-Humani*ades, realizado na *egun*a </line>
</par>
<par>
<line> sema*a de agosto daque*e ano. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 16, n. 4, art. 1*, p. 209-225, jul./ago. 2019 </line>
<line> ww*4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. I. Wittke, K. Giacomrlli </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> Todo o segundo semestre de 2*11 foi e* torno da *e*lização das atividades *ro*ostas </line>
<line> n*s proje*os int*r*iscipl**ares das esco*as parcei*a*. O mais im*ortante foi qu* as atividades </line>
<line> propost** co*oc*ram os licenci**dos em relação *ireta c*m a p*ática d*dática em sala de aula, </line>
</par>
<par>
<line> tra*alh*ndo c*m *s alu*o*, em *m planejamento *onjunto </line>
<line> com os professor** em *erviço </line>
</par>
<par>
<line> (RO*O, 2002). *m fo*ma de apoio ped*gógic*, buscan*o us*r mét*dos e técnic*s i*ovadoras, </line>
<line> *s a*adêmico* tiveram *ma ime*são *a realidade *a pr*tica *a *ala de aula, podendo sentir de </line>
<line> mo*o real o que é ser profe*sor. </line>
<line> * área de Letras *ontinuou efetuando as açõ*s p*evistas no seu Subpro*eto: oficinas de </line>
</par>
<par>
<line> lei*ura e produção tex*u*l, no horário d* au*a ou </line>
<line> em turno o*os*o; atividades *o* o J*rna* e </line>
</par>
<par>
<line> **m o *log; deu *onti*uidade às oficinas com foco no *ne*; realizou </line>
<line> *fi*ina voltada às </line>
</par>
<par>
<line> Prof***õ** (em um* d*s escol*s); p*rtici*ou de *ventos da áre*; *rg*ni**u u* livro, public*do </line>
</par>
<par>
<line> em *ez*mbro d* 2012, com artigos </line>
<line> ela*orados ao *ongo do Projet*; enfim, confeccion*u </line>
</par>
<par>
<line> materi*is d*dát*cos. A meta sempre foi trabalhar de modo *ntegrado </line>
<line> c om </line>
<line> as demais áreas </line>
</par>
<par>
<line> env*lvid*s *o Projeto. </line>
</par>
<par>
<line> Co* a mudan*a da co*rden*ção da área ** 2013, </line>
<line> optamos por dar c*ntinuidade </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> *tividad*s, uma </line>
<line> vez que </line>
<line> o grupo *e </line>
<line> alunos e supervisores cont*nuava o m*s*o * </line>
<line> q ue </line>
</par>
<par>
<line> estáva*os a*nda n* período de v*gência do *e*mo projeto. Mantiv*mos os licenc*andos *as </line>
<line> escolas, com o *rabal*o i*t*rd*sci**i**r, como já descri*o, e procuramos a*enas re*rganiza*, </line>
<line> n* *rea, as oficinas de produç*o textual com foco no Ene*. Para i*so, *rganizamos os grupos </line>
</par>
<par>
<line> por escola, a fim </line>
<line> de que cada um desenv*l*esse uma o*ici*a so*re os d*z *óp*cos </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *legemos para esse traba*ho: (1) *rodu**o de texto n* Enem; (*) ava*iaç*o; (3) como ler os </line>
<line> t*xtos introdutório* d* proposta; (4) tema e delimitaç*o do tema; (5) te*tos expo*i**vo- </line>
</par>
<par>
<line> arg*ment*tivos; (6) introdução; (*) dese**olvimen**; (*) seleção </line>
<line> de a*gum*ntos; (9) </line>
</par>
<par>
<line> concl*são; (10) principais a*pectos linguísticos e te*tuais a serem consi*e*ados. </line>
<line> Também, a partir de um* pesquisa prévi*, esco*hem*s dentr* os possíveis te*as da </line>
<line> redação que estavam s**d* a*e*tados por es*olas * **rsos *reparat*rios, de* temas *ara q*e </line>
</par>
<par>
<line> os b*l*ist*s or*anizassem uma proposta de texto a s** escritos pelos alunos do **, um </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> cada encontro. Tomamos como modelo a folha com a propos*a *o En*m, bem como a folha </line>
<line> de escritura *o texto, simu*ando * máxim* po**ível a p*ova. Conf*rme *ada *rupo monta*a </line>
</par>
<par>
<line> s*a oficina e sua* *espectivas pro*ostas, essas eram socializadas n* grande gr*po, que </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> avaliava e pro*unha *e***ões quando necessá*io. </line>
</par>
<par>
<line> Com as *ez ofici*as finali*ad*s, o mater*al fo* disponibiliza*o para todos, fazendo </line>
</par>
<par>
<line> com *ue os b*lsista* ti*es*em o cu*so co*pleto * aplicassem nas e*colas onde *s*avam e </line>
<line> lotados. Dess* *odo, em 2013, os alunos que estavam no te**eir* ano nas esc*la* *arceiras - </line>
<line> Rev. *SA, Tere**na, v. 16, n. 4, art. 11, p. 209-225, jul./*g*. *019 www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A I*p*rtante Função do Pibid na Formação Ini*ial do Professor </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> toda* públ*cas - fora* </line>
<line> **nvid*dos a </line>
<line> participar de um curso p*epara*ório </line>
<line> para a prova </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> redação do Enem. H*uve grande procura em *lgumas, m** também casos em que a* turmas </line>
<line> era* re*uzidas, o que mostrou aos bolsistas as d*f**entes re*lidade* d* *duc*ção públic*, na </line>
</par>
<par>
<line> qu*l muitos alunos, por exemplo, b*scam ter*in** o E* para i*gressar </line>
<line> no mercado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o, não consi**ra*do reali*ar um curso sup*rior; o*tr*s, no entan*o, *iram ness* </line>
<line> a*i*idade do pr*jeto uma possibilidad* *e ch*garem ao Enem um pouco ma*s p*eparados. </line>
<line> E**e* res**t*dos f*ram *ocial*z*dos em eventos, com dest*que para o S*min*r*o Anual </line>
<line> do *ibid * para o Congr*sso de Ini*iação Cient*fi*a (CIC) da UFPEL, que, nesse ano, t*ve a </line>
<line> apre**ntação de uma d*s *lunas como destaque da *rea de Le**as. Encerrou-se, a*sim, o </line>
</par>
<par>
<line> subprojeto Letras </line>
<line> do Pibid-Hu*anidades. *elizm**te, </line>
<line> um nov* </line>
<line> projet* come*o* *m 2014, </line>
</par>
<par>
<line> com outras *xigê*cia* e no*as demandas, *u*o* </line>
<line> resultados serão a*resen**d*s em trabalho </line>
</par>
<par>
<line> futuro. </line>
</par>
<par>
<line> 3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Abo*dagem inte*dis*iplinar </line>
</par>
<par>
<line> Projet*m*s e o**an*z*mos o t*abalho pibidiano </line>
<line> com base *a tese de que projetos </line>
</par>
<par>
<line> interdis*iplin*res, tanto *o **i* es*o*a* quanto no universitári*, *ons*stem e* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> pers*ectiva met*dológi*a que p*de enriquecer * fortalecer nossa ação de *ducador*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> age*tes sociais. No ent*nto, a grande d*ficul*a*e foi i*ici** *m projeto dess* natureza, po* ser </line>
<line> inovad*r, sem rumos pré-deter*inados e *ausador *e muitas alteraçõ*s no funcionamento do </line>
<line> si*tem* educacional *xist*nte, o qual *un*io*a d*sciplinarmente. O fator tem*o foi o p*incipal </line>
</par>
<par>
<line> em*ecilho, u*a vez que o pr*jeto interd*sciplinar implica mui*as mudanças </line>
<line> no m *do </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rganizar e *dministrar o *empo e * espa*o no ambien** de ens*no: é precis* mudar a f*rm* </line>
<line> *e pensa* e de agir *o que tang* ao processo que **nstitui a construçã* *o conhecimento. Por </line>
<line> sinal, esse fo* o gra*de desa*io; prova*elment*, o m**or del*s. </line>
<line> Desde o iníc*o *o P*og**ma, quando selecionam*s o* PCNs (BRA*IL, 1999) c*mo </line>
<line> embasa*ento teór*co, decidimos que nossos estudos e nossas a*ões teri** caráter </line>
</par>
<par>
<line> interdis*ip*inar. Tínha*os ciênc*a </line>
<line> de se t*atar *e uma intenção b*sta**e des*fia*or*, mas, </line>
</par>
<par>
<line> m**mo assim, optamos por t**tar construir uma abor*agem dife*ente * *nova*ora, bus**ndo </line>
<line> *uperar as dificuldades e o* *bstáculos que su*gir*am à *edi*a que os projetos fossem sendo </line>
<line> coloc*dos em prát**a. Foi tomada *ssa de**sã* po* **rmos (no pri*eir* edital) um grupo de </line>
</par>
<par>
<line> s*i* áreas, todas de licen**atu*as, e v**os o PI*ID como *m* excelente oportunidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **v. FS*, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 11, p. 209-225, ju*./*go. *01* www4.f*anet.*o*.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. I. W*tt*e, K. G*acomr*li </line>
<line> *20 </line>
</par>
<par>
<line> constr*i* saber*s não *isciplinarme**e, como faz *etodologi* tradicion*l, mas dialoga*do a </line>
<line> um c*mpo com o outro, *uv*ndo *ra uma voz, ora outra, lev*ndo em conta * *ue cada área </line>
<line> te* ** melhor. A ideia de um *rabalho *nterdiscipli**r acabou s* t*r*a*do aind* m*is fort* n* </line>
</par>
<par>
<line> segun*o edi*al, pois </line>
<line> o número de *rea* (*e lice*ciaturas) amp*iou-se ainda mais, </line>
</par>
<par>
<line> intensifica*do o desafio inicial, o qu* nã* desencorajou o grup* a contin**r nes** perspectiva </line>
<line> *eórico-me*odo*ógica. </line>
</par>
<par>
<line> O *rimeiro pass* foi *stud** d*ferente* tex*os e a*tores que abor*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interdisciplinaridade </line>
<line> * sua* impl*cações *ara que pudésse*os </line>
<line> constr*ir nos*os próprio* </line>
</par>
<par>
<line> conceitos, ** qu*i* nort*ariam o pr*c*dim*nto m*todológ*c* inter*isc*plinar. Ao ler os textos </line>
</par>
<par>
<line> *reviame*te </line>
<line> agendados, perce*emos que, e*b*ra alguns autore* *aça* dis*inção entr* os </line>
</par>
<par>
<line> t*rmos M*lti, Pluri, Inter e *ransdisciplinar, preferimos f*ndamentar nosso t*abalho a partir </line>
<line> de dois conceitos: o Interdiscipl*nar e * Transd*sciplinar. É e* fu*ção do limite tênue *ntre </line>
<line> e*sas definições que Pom** (1993, *. 10) defende que a *alavra interd*s*iplina*idade tem sido </line>
<line> obj*to d* muitas interpret*ções, ta*s como desde a "simples cooperação d* disciplinas ** *eu </line>
</par>
<par>
<line> interc*mbi* mútuo e inte*ração recíproca ou, a*n**, a uma in*egraç** capaz </line>
<line> de *omper </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> es*rutu** de c*da discip*in* * alcançar uma axiomát*ca co*um". </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo que nosso foc* fosse o t*abalho *nte*disciplinar, achamo* *nt*ressante abordar </line>
<line> também a concepção transdisciplinar, pois acr*ditávamos que, *om o passar do tempo, </line>
<line> qua*do superás*emos as dificul*ade* do *rocediment* interdisciplinar, poderíamos nos </line>
<line> organizar d* modo a trabalhar transdisciplina**ente. Estávamo* *ien**s d* que ess* segunda </line>
</par>
<par>
<line> modalid*de (*rans) **o s*ria efetua*a na prim**ra </line>
<line> ve*são *o *r*gra*a, m*s quer*am*s </line>
</par>
<par>
<line> *lanta* sementes para que, no futuro, essa a*ão se concre*izasse, *eja por uma c*ntinuida*e de </line>
<line> nosso trabalho com a reno*aç*o do edital, fat* que *e co*c*et**ou, seja p*la *ontinuid*de </line>
<line> dada *elos pró*rios profess*res das e*colas pi*i*ianas, ainda q*e não mais estiv*ssemo* *om </line>
<line> eles. Nes*a ótica, *onsideramos a transdisci*l*n*ridade *omo o níve* máximo de interaçã* </line>
<line> *nt*e dife*en*e* disciplinas. Tra*a-s*, no ent**der d* Po*bo (1993, *. 13), </line>
<line> De uma for*a ex**ema de integração *isciplinar, i*poss*vel **s circunstâ*cias </line>
<line> act*a*s d* nossa pr*ti*a *ocente: *ompendo *s front*ira* entre a* disciplinas </line>
<line> envolvidas, ela impl*car*a profunda* alte*aç*e* no regi*e *e e*sino * na </line>
<line> org*nização da escola e suporia uma prévia interação dos progra*a* curri*ulares, </line>
<line> t*nto em nível *orizont*l como vertical. </line>
<line> Com base na cit**ão da au*ora e ta*bém nas lei***a* e discu*sões realiz*das ao *ongo </line>
<line> do Projet*, podemos d*zer que o trabalho int*rdiscipl*n*r implica um modo de inter*ção entre </line>
<line> a* disc*plinas ou as áreas do sabe*, cara*ter*za*o pela presença de um objetivo comum a um </line>
<line> Re*. FSA, Tere**na, *. 16, n. 4, art. 11, p. 209-2*5, jul./a*o. 2019 www4.*sanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Import*nte F*nção do P*bid n* For*ação Inicial d* *rof*ss*r </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> deter*inad* gr*po d* área* que, por terem um inter**se mútuo, colaboram e d*aloga* entr* </line>
<line> si, produzi**o uma açã* int*g**da. Ne*sa esteir* t*ó**ca, alg*ns au**res *efe*dem que </line>
</par>
<par>
<line> existem d*ferentes *íveis d* i*tegraç*o en*re os </line>
<line> con*e*imentos dis**plinares, * q*e c*ama* </line>
</par>
<par>
<line> de multi, pluri, inter e transd*s*ip*in*r. </line>
</par>
<par>
<line> Entr*tanto, co*o as *ronteiras entre *s dois pr*meiros c*nceitos são m*ito t*nu*s, </line>
<line> optamos, como já *oi dito anteriorm**te, p*los dois últimos conceitos, *en** que o *odo </line>
<line> interdisciplinar no*teo* *ossa postura na co*strução do conhe*imento no proc*sso de ensi*o e </line>
<line> de a*rendi**gem ao lon*o da primeira e d* seg*nda versã* do P**ID. O* *olsistas apostar*m </line>
<line> nessa *sco*ha, mesmo *abend* q*e o trab**** interdiscipl*nar, mais *o que *u*lquer o**ro, é </line>
<line> um* ativida*e nômade, no entender de Faure (1992), conside*ado um r*i se* re**o. *ambém </line>
</par>
<par>
<line> orientamos </line>
<line> n*s*o trabalho a partir do conceito de Japiassu (1992, p. 89), para quem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abordag*m int*r*i*ciplin**. </line>
</par>
<par>
<line> N*o é algo q*e s* en*i*e *u se aprend*. É algo que se vive. É fundamental uma </line>
<line> atitude de esp*rito. At*t*de feita de curiosidade, *e abertura, de *ent**o *a aventura, </line>
<line> *e in*uição das rel**ões e*i*tentes entre as c**s*s * que e*capam à observaçã* </line>
</par>
<par>
<line> comum. *titude </line>
<line> de rec*sa d*s especi*lismos *ue </line>
<line> bitolam * dos dog*atismos *os </line>
</par>
<par>
<line> saberes verdadeiros. </line>
</par>
<par>
<line> Foi ne*sa pe*spectiva, con*a**o com u* </line>
<line> esforço conjunt* vivenciado p*los </line>
</par>
<par>
<line> componentes das área* env*lvidas, com inter*sse* mú*uos, que n*s aventuramos n* tentativ* </line>
</par>
<par>
<line> de *fet*ar um </line>
<line> trab*lh* </line>
<line> qu* fosse apropriado aos i*ter*sses * necess*d*des de cada escola </line>
</par>
<par>
<line> (contemp*ando o pr*gr*ma cu*r*cular o gosto do* alunos), le*ando também em *onta *s e </line>
</par>
<par>
<line> interesses e conh*cimentos dos </line>
<line> c*mpos envolv*dos em c*da projeto inter*iscipl*nar. E*sa </line>
</par>
<par>
<line> tomad* de *osiç*o demandou ab***ura, respeit*, compr*metime*to, despoja*ento da verdade </line>
<line> abso*uta, h*mild**e teórica * muit* estudo, reflexão e decis*es c*njuntas, a*é *ue os p*oje*o* </line>
</par>
<par>
<line> ma*ores e *ambém os subproj*t*s ficassem </line>
<line> pronto* e foss*m implementados </line>
<line> nas esc*las </line>
</par>
<par>
<line> *arceiras. </line>
</par>
<par>
<line> *o long* dos oit* anos de PIB*D, tem sido *ossível v*venciar na pr*tica o dizer </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Moita Lopes (2*04, p. </line>
<line> 117) d* qu* o trabalho "in*erdisciplina* envolve interesse e respeito </line>
</par>
<par>
<line> pela voz </line>
<line> do outro, i*to é, por ouvir o </line>
<line> que o outro e*tá </line>
<line> dizendo com a finalida*e de analisar </line>
</par>
<par>
<line> como suas id*ias se coaduna* c*m as perspec*i**s que se tenha". É nesse s*ntido qu* </line>
</par>
<par>
<line> Portella (1992, p. 6) *e*end*: "*nquanto *ue o </line>
<line> *rojeto d*sciplinar disting*e, privilegia, </line>
</par>
<par>
<line> *on*agr*; * pro*r*m* i***rdisciplina* *ombin*, s*lidariza, desm*stific*. Ele </line>
<line> c*rresponde, </line>
</par>
<par>
<line> *a*ve*, * u* estágio a*ançado de *e*u*ariz*ção d* co*hecim*nto". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te**sin* PI, v. 16, n. 4, art. 11, p. 20*-*2*, ju*./*go. 2019 </line>
<line> www4.*sa*et.c**.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. I. Wittke, *. Giacomrlli </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> *ob *ssa p*rs*ect*va, concebemos a *nter*iscip*i*a*id*de como um mo*imento </line>
</par>
<par>
<line> didático e pedagógic* que *isa a reintegr*r o sa*er </line>
<line> que, com o </line>
<line> passar dos anos foi </line>
</par>
<par>
<line> fr*gment*do e estu*ad* de modo disciplinar, bu*ca*do </line>
<line> suas especificid*des, através d*s </line>
</par>
<par>
<line> especializações. A no*so ver, v*v*mos um momento em que *recisamos vo*t*r a ab*rdar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> saber de *odo int**rado, *lo*alizado. P*ra *anto, * f*nda*en*al trabalhar de *a*ei** que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ens**o e a **rendizagem fu*cionem a *ar**r do est*belec*mento *e relações entre os diferentes </line>
<line> saberes estudados tanto no m*io *cad***co qua*to na escola. </line>
<line> Vemos a *b**dage* i*t*rdisci*lin*r, confor*e Pombo (1993, p. 13), como "qual*u*r </line>
<line> *or*a de combin*ção entre duas ou mais **sci*l*nas c*m vis*as à com*reens*o de um objecto </line>
</par>
<par>
<line> final a elab*r*ção de u*a sín*ese relati*ame*te a* obj*cto comum". Ess* mo*o de *ensar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de *gir imp*ic* uma "reorganiz*ção do processo *e ensino/apre**izagem e supõ* um trabalho </line>
<line> continuado de cooperação dos professo**s envolvidos" (p. 13). </line>
<line> Sob uma óti*a mai* ar*ojada, Cel*ni (2004, p. 132) esc*arece que o t*abalho </line>
</par>
<par>
<line> trans*isciplinar "envolve </line>
<line> mais </line>
<line> do q*e a justa*osiç*o de ramos do </line>
<line> saber. Envo*ve </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coexistên**a em um est*do d* *nteração d**âmica, o que Portell* (1993) chamou *e esf*ras d* </line>
</par>
<par>
<line> coab*tação. A mera j*s*a*osi*ão d* saberes não le*a à int*ração, cond*ção </line>
<line> essencia* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> trans*isciplinarida*e". Com b**e nessa </line>
<line> concepção, é possív** </line>
<line> cr*ar novo* </line>
<line> es*aços d* </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento, em que, a* se integrarem, as discip*ina* inte*-relaci*nam seus conceitos e seus </line>
<line> *on*e*d*s, com diferentes metodologias, prod*zind* u* saber mú*uo e g*obal, sem que se </line>
<line> possa *elimit*r o que é de uma ou de out*a *re*. *rata-se d* um novo saber, *iferente dos já </line>
<line> e**stentes em cada ár** e*volvida no projeto. </line>
<line> Como o projeto tran*disciplin*r atravessa as *isciplinas, ess* mo*o de constr*ir o </line>
<line> sabe* acaba *iluindo *s **ont*iras, por isso o pro*uto *inal não deixa t**nsparecer o que é de </line>
<line> quem, ma* tem-** *m conh*c*mento geral, que é de *odos e *ambém *ão é de ninguém. Nossa </line>
</par>
<par>
<line> experiência pibidiana comprovou a hipótese de qu* *emos muito a estud*r, *efletir </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*perimentar até *ue *oss* mo*o de </line>
<line> pensar, e *ambém nos*o sistema </line>
<line> *ducaciona*, se aj*ste </line>
</par>
<par>
<line> ao modelo in*erdisciplinar de construir o conheciment*. </line>
<line> 4. C*NSI*ERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Ce*tam**te, o *ibid foi muito *rodu*ivo a todos os su*eitos *nvolvidos no Programa, </line>
<line> t**to de *odo di*eto como i*dire*amente. *e forma singela, mas sign**icati*a, nossa atuação </line>
</par>
<par>
<line> no am*iente </line>
<line> e*cola* tem pro*ocado pequenas </line>
<line> alterações, tanto *o PP das escolas quanto </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> da* Lice*ciaturas </line>
<line> e*volvi*as no Programa. Acredi*amos que a contin**dad* ** trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 1*, p. 209-225, jul./ag*. 2019 </line>
<line> www4.f*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Impo*tante Fu*ção do Pibi* n* For*ação *nicial do Profess*r </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> pibi*iano, o que, após muita l*ta, poss*bilit*u a *bertu*a de um novo edit*l, *apaci*ará </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pr*fesso*es universitá*ios e os l**enc*andos a desenvolvere* um trabalho mais *ireto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in**rati*o com </line>
<line> os **ofe*sor*s das escol**, propor*ionando, **ssa fo*ma, sub**dios para *ue </line>
</par>
<par>
<line> esses prof*ssionais *onti**em a desenvo*v*r, *e man*ira *ais consciente e en*ajada, as </line>
</par>
<par>
<line> proposta* construídas em </line>
<line> *arceria com o PIBID, mesmo depois que os bolsi*t*s </line>
<line> não mais </line>
</par>
<par>
<line> estiverem at*a*do nas escolas. </line>
<line> Temos ciência de que oi*o ano* n** são *u*i*ie*te* pa*a mudar uma sistemáti*a </line>
</par>
<par>
<line> *en*enár*a de pensar de e </line>
<line> agir, mas já </line>
<line> podemos obse*va* </line>
<line> efeitos didático-metodológicos </line>
</par>
<par>
<line> p*odutivo* *a formação in**ial do prof*s*or, e tam*ém na reali*ade *scolar, ocas*onando </line>
</par>
<par>
<line> m*danç** significa*ivas n* process* de co*st*ução *o sab*r da prátic* educaci**al e </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> um todo. Nos*a expe*t*tiva é a de que o exemp*o p*bidian* inova*or de constru*r *m trabalho </line>
</par>
<par>
<line> inter**sc*p*inar ac*be *r*vocando *uriosidade e interes*e nos professor**, </line>
<line> t*nto **s </line>
</par>
<par>
<line> *ice*ciand*s quant* *aqueles já em atuação. Há *sperança de q*e e*es invistam seus esforços </line>
</par>
<par>
<line> *m trabalh*s </line>
<line> d*ssa naturez*, cr*and* pequen*s inic*ativas que, com o tempo, *cab*rão *e </line>
</par>
<par>
<line> ampli*ndo e, *or fim, muda*do a </line>
<line> o**aniza*ão da re*e de en*ino, p*s*ando da ab*rd*gem </line>
</par>
<par>
<line> dis*iplina* para a interdisciplinar. E, num futur* m*is **s*ante, t*ansdis*iplinar. </line>
<line> P*demos dizer que um dos melhores resulta*os obtidos c*m * P*BID, *anto na </line>
<line> pr*meira qu**to na segunda versão do Program*, foi o enga*am*nto entre * meio acadêmico e </line>
</par>
<par>
<line> a *sc*l*. Es*a </line>
<line> parceria r*ve**u-*e como apropria*a para sol*cionar pr*blemas identifica*o* </line>
</par>
<par>
<line> no proce**o de *nsino e *e apre*di*a**m, val*rizando o espaço da escol* *úbl*ca </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> campo de expe*i*nc*a à </line>
<line> prátic* da constru*ã* do conhecimento, na forma*ão de pr*fessores </line>
</par>
<par>
<line> que atuarão no ensino bás*co. </line>
<line> Há v*rias décadas que os educ*d*res *lmejavam a conc*etização desse di*logo e, </line>
</par>
<par>
<line> ago*a, temos </line>
<line> **dos suficie*tes p*ra *firmar que proj*tos e iniciativas </line>
<line> d*s*a natu*eza são </line>
</par>
<par>
<line> caminhos seguro* para melhor*r a qualidade de n*s*o *nsino, es**cialmente n* rede pública. </line>
</par>
<par>
<line> Nós, do PI*ID da UFPEL, as*im c*mo </line>
<line> pibi*ianos </line>
<line> de *odo o Bras*l, nã* tem*s *edido </line>
</par>
<par>
<line> e*fo*ços para q*e esse </line>
<line> diálog* se e*etue e seja </line>
<line> p*ov*itoso a t*d*s o* envolvido* com na e </line>
</par>
<par>
<line> edu*a*ão. Prova disso, é o número s*gnifi*ati*o </line>
<line> de a*sinaturas de um abaixo-**s*nado em </line>
</par>
<par>
<line> favor da cont*n*id*de *o programa, entregue *o Se*ado em 2017, depois que o ME* d*u por </line>
</par>
<par>
<line> encerrado * P*BID. Fo*am mais de 50 mil assinaturas, engloba*do prof*sso*es, alunos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comunidade **c**ar (*ais sete mil de nossa ci**de!). </line>
</par>
<par>
<line> Ao f*zer u*a retro*pect*va do *raba*ho já real*zado, percebem*s que houve mudanças </line>
</par>
<par>
<line> e cres*i*ento </line>
<line> na formação in*cial do licenciando </line>
<line> *ue vive*ciou a *xper*ên*ia pibid*an* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *lterações *o m*d* de pensar * d* a*ir do profissional em serviço, *as esc**as parce*ras. Essa </line>
<line> Rev. FSA, Te**s*na PI, v. 16, n. *, *r*. 11, *. 209-225, jul./ago. 2019 www*.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. I. **t*ke, K. Giacomr**i </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> co*s*atação é um alento à no*sa profissão e compen*a </line>
<line> o* es*orços di*ec*ona*os ao P*o*eto. </line>
</par>
<par>
<line> Como *á dit*, a construção do sa*er de for*a i*terdiscipli*ar, *m um sis*ema organ*zado </line>
</par>
<par>
<line> di*ciplin*rme*te, consiste em um </line>
<line> empree*dimento b*stante </line>
<line> comp*exo, mostrando-se </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> aspec*o* *empo e e*paço como pri***pa*s e*ementos dific*lta*or*s desse processo. Enfi*, por </line>
<line> ser uma proposta *nteressante, e*vo*vente, embo*a bastante tr*balhosa, ente*de*os que vale a </line>
</par>
<par>
<line> pe*a e*vereda* *e*a trilha </line>
<line> pibidiana. Po*tanto, co*vid*m** e desafiamos nossos colegas </line>
</par>
<par>
<line> p*ofe*so*es univers*tários e da rede bra*ileira de ensino a t*mbém se aventurarem ne*sa árdua, </line>
</par>
<par>
<line> recompensado*a e *ece*sária caminhada social. Qua*to mais </line>
<line> semeadores, mais frut*s </line>
</par>
<par>
<line> colheremos e a s**iedade agradec*, **incipalmente as crianças e os jovens. </line>
<line> *EFERÊNCIAS </line>
<line> ANTUNES, I. Língua, texto e en*ino: Outra escola *ossível. São *au*o: Pa*ábola Editor*al, </line>
<line> 2009. </line>
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<line> ______. Gramática </line>
<line> co*textualizada: **mpand* "o ** das ideias si**l*s", S** Paulo: </line>
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<line> Parábola Ed*torial, 2014. </line>
<line> BRASI* P*râm*tro* C*rric*lares Nacionais (PCN*) - 3* e 4º c*cl*s do *nsino </line>
<line> fun*amental: Lín*ua Portugu*sa. Ministério da Ed*caç*o e de Despo*tos Sec*etaria de </line>
<line> Edu*ação *u*damental, Brasí*ia, 19*8. </line>
<line> _______. Parâmetros Curriculares *a*ionais do Ensino M*dio (PCNEM) - Linguag*ns, </line>
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<line> C. I. W*t*ke </line>
<line> K. Gi*com**li </line>
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<line> 1) *oncepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e *n*er*retação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*or*ç** do ras*unho *u na revisão cr*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 4) partic*pação na *provação da versão final do manus*rit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 16, *. *, art. **, p. 209-225, jul./ago. 2019 </line>
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