<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 13, p. 246-264, *o*./de*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.13 </line>
</par>
<par>
<line> A Coesão Textual em Histórias *m *uadrinho*: Um* Propo**a de Leitura </line>
<line> Th* *extual Cohe*ion in Histo*ies i* Q*adrinhos: * Reading Prop**al </line>
</par>
<par>
<line> He*ena Maria *err*ira </line>
<line> Do*t*ra em Li*guística pela Ponti*íc*a Universidade ** *ão Paulo </line>
<line> P*ofessora da Uni*ersidade *ederal de La*ras </line>
<line> E-mail: helena*er*eira@ufla.br </line>
<line> Taí*a Rita Rag* </line>
<line> Gr*duação e* *etras p*la *niversidad* F**eral de L*vras </line>
<line> E-mail: taisa*a*i@gmail.co* </line>
<line> Yago Marsha* Alves Leandro </line>
<line> Gra*uaç*o em Letras pe*a Un*ve*sida*e Federal *e L*v*as </line>
<line> E-mail: y*gom*rshal@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Helena Maria Ferreir* </line>
</par>
<par>
<line> Universidade F*d*r*l *e L*vras - *FLA - **partamento </line>
<line> Edit*r-*hefe: *r. Tonny Ker*ey de Ale**a* </line>
</par>
<par>
<line> de Estudos da Linguagem - *âmpus *n*versitár**, C*ixa </line>
<line> *odrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Postal 303*, *EP 37200-*00 Lavr*s/MG Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> Taísa *ita Ragi </line>
<line> *rtigo *ecebido e* *7/06/2019. Ú*tima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Un*ver*i*ade Federal de Lavra* - U*LA - Depa*tament* </line>
<line> *ecebi*a em 04/07/2019. Aprovad* em 05/0*/*019. </line>
</par>
<par>
<line> de Estudos da Linguag*m - Câmpus *niversitário, Caixa </line>
</par>
<par>
<line> Post*l 3037, *E* 37200-000 *avras/MG B*asi*. </line>
<line> A*ali*do pelo siste*a Triple Review: Desk R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> End*reç*: </line>
<line> Y*go Mar*hal Alves Leandro </line>
<line> pe*o Editor-Ch*fe; * *) Double *lind R*view </line>
</par>
<par>
<line> U*i*ersi*ade Federal de Lav*as - U*LA - Departament* </line>
<line> (avaliação cega p*r **is *valiador*s da área). </line>
</par>
<par>
<line> de E*tud*s da Linguag*m - Câmpus Un*versitário, Caixa </line>
</par>
<par>
<line> Postal 303*, CE* 37*00-000 Lavras/MG Brasil. </line>
<line> Revis*o: Gram*tic*l, Normativa e de Formataçã* </line>
</par>
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<par>
<line> A Coesão Te*tua* em Histór*as em Quadrinhos: Uma Proposta *e Leitura </line>
<line> **7 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O presente artigo ele*e * </line>
<line> *oe*ão textu** com* ob*e** de estudo. *esse s*ntido, o o*jetivo </line>
</par>
<par>
<line> prec*p*o deste </line>
<line> *studo é discutir process* d* c*nstrução o </line>
<line> d* coesividade em *e**o* q** </line>
</par>
<par>
<line> pertencem ao *ipergênero Histó*ia* em qu*drinhos. *ara a cons*cução d* </line>
<line> objetivo proposto </line>
</par>
<par>
<line> buscou-se desenvol**r uma pesquisa </line>
<line> t*órica acerca do surgimen*o *as histó*ias em </line>
</par>
<par>
<line> qua*r*n*os e de suas contribuições par* os proce*s*s de ensino e aprendi*agem. Al*m *isso, </line>
</par>
<par>
<line> buscou-se propor ati*ida*es didátic*s r*lacionada* aos gênero* </line>
<line> discur*i*os **ras *e *u**r, </line>
</par>
<par>
<line> charg* e me*e, **m </line>
<line> vi*tas * i*ustr*r as o*orrências *e **lações *extua*s que co**t*tuem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> orga*ização e os usos das produ*ões multissemióticas e que podem o*ientar a interpretação e </line>
</par>
<par>
<line> ev*denciar projetos de dizer. A parti* dos es*udos empreendidos, co*statou-se * </line>
<line> nec*ssida*e </line>
</par>
<par>
<line> *e se a*pliar os estudos acerc* *os m*canismos d* coesão em tex*os que conjugam diferentes </line>
<line> semioses, u** vez que, em uma pers*ectiva enunciativa, *s recu*sos constitutivo* dos textos </line>
<line> apresentam-se em re*ação co* as d*mensões linguístico-s*miótic*s e discurs*vas. </line>
<line> Palavr*s-cha*e: Coe*ão tex*ual. Histórias em Quadr*nhos. Textos Multis*em*óticos. Leitu*a. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The prese*t </line>
<line> article se*ects textual c*hesion as the o*ject of study. In thi* *ense, the main </line>
</par>
<par>
<line> *bjective of t*is study is to </line>
<line> discuss *h* </line>
<line> proce*s *f construction </line>
<line> of coh*siveness *n texts that </line>
</par>
<par>
<line> belon* to t*e **pergenic comic*. In ord*r to achie*e the pr*posed goal, we aim to dev*lo* a </line>
</par>
<par>
<line> *heo*etical re*earch about the e*er*ence *f </line>
<line> comic book* an* thei* contrib*ti*ns </line>
<line> to </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> teachi** and lear**ng </line>
<line> processes. I* a*dition, we p*ese*t a **oposal of didact*c *ctivities </line>
</par>
<par>
<line> related to the </line>
<line> *iscursive g*nres of humor, *artoon a*d meme stri*s, i* ord*r to il*ustrate </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> o*curre*ces of textual rela*ions *ha* con*titute the o*ganiza*ion a*d *he uses of </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> m*lt*s*miot*c product*ons and th*t can gu*de the int*rpretation and eviden*e of projec*s of </line>
</par>
<par>
<line> tell. *ased on the studies </line>
<line> car**ed </line>
<line> out, we ver*fied </line>
<line> the *eed to expand the studies about </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> m*chanisms o* cohes**n i* texts that com*ine dif***ent se*ioses, si*ce, in an enunciati*e </line>
</par>
<par>
<line> per*p*ctive, t*e </line>
<line> *on*tit*tive *e*ources of the texts are presente* relation the l**guistic- </line>
</par>
<par>
<line> in </line>
<line> to </line>
</par>
<par>
<line> sem*otic and dis*urs*ve. </line>
</par>
<par>
<line> Key**r*s: Textual C*hesion. Co*ics. Multisemio*ic *exts. Reading. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na P*, v. 16, n. 6, a*t. 13, p. 246-264, *ov./dez. 2019 </line>
<line> **w4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Ferreira, T. R. Ragi, Y. M. A. Leandro </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT**DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Se con*idera*m** *u* o *stud* d* lingu*gem deve ser *ime*si**ado a parti* dos/nos </line>
<line> contextos dos processo* de *ro*ução, circulação e recepção d*s textos, pre*isamos implicar a </line>
</par>
<par>
<line> int*r*çã* ent*e </line>
<line> os sujeit*s. A *ing*a**m, nessa perspe*t*va, se funda em um proc*sso </line>
</par>
<par>
<line> histórico contí*uo, *u* faz del* não *m produto **on*o * acabado, ma* q*e vai se construin*o </line>
</par>
<par>
<line> e s* ****tituin*o a partir dos usos que o* sujeitos fazem dos diferentes enunci**os </line>
<line> escrito*, </line>
</par>
<par>
<line> *e*bais ou *esmo des*nv*lvi*o* *m outr*s *ateria**dades semi*ticas. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o estudo d* coesão, per**ec*i*ado *m uma abordagem di*cursiva, i*plic* </line>
<line> considerar **e um texto, vi*to como enun*iado, "preci*a te* um *u*or *ue possua um pro**t* </line>
<line> discursivo, ou *e**, vai-se a*ém da* for*as da lí*gua, a**s*r de não as a**lar, um* *ez que os </line>
<line> enunciados *ão mate*ia*izados pe*a linguagem" (LIR*, 2016, p. 193). D*sse modo, as </line>
</par>
<par>
<line> r*l*çõ*s pr*postas </line>
<line> p*los a*tores para a c**s**ução do* processos de refe*encia*ão e *os </line>
</par>
<par>
<line> process*s de se*u*nc**ção s*o decorrentes de esco*has *ealizadas </line>
<line> e ev*d*nci*m uma </line>
</par>
<par>
<line> **ientação v*lorat**a. É ne**e sentid* q*e M*n*ada e Dubois (2003, p. 17) *testam que "[...] </line>
<line> os suj**t*s con*tr*em, a*ra*és de prátic*s d*sc*rsiva* e co***tivas so*ial e cultu*alm*nte </line>
<line> situadas, versões públicas do mundo". </line>
<line> Nessa d*reçã*, consideramos que a análise d* uma produção textual, *ais </line>
<line> especificamente *os proce*sos de coesão, não p*de **car cir*u*scrit* a uma pe*spectiv* </line>
</par>
<par>
<line> li*g*í*tico-*extual, </line>
<line> u* a </line>
<line> ve* q*e tai* processos </line>
<line> assum*m natureza dis*ursi** nas i**e*açõ** </line>
</par>
<par>
<line> sociai*. A*sim sen*o, a coesividade e*tá *ntr*ns*came*te *elacionada às dimensões </line>
</par>
<par>
<line> discur*iva*, </line>
<line> *o* s </line>
<line> os enunciados *ã* produzid** por sujeitos que *e constitue* na/pela </line>
</par>
<par>
<line> linguag**. </line>
</par>
<par>
<line> Essa pe*sp*c*iva é *ssumid* po* H*ine (201*, p. 174). </line>
<line> Considera-se * texto c**o event* *ialó*ico, linguí*t*co-semió*ico, falado, *scrito, </line>
<line> ab*rc*ndo, pois, n*o soment* o sig*o *e*bal, mas t*mbém os dem*is si*nos no seio </line>
<line> social (imagens, sin*is, gestos, me*ei*s da *abe*a, element*s pict*rico*, gráficos </line>
</par>
<par>
<line> etc). Assim compreendido, a*r*senta-se cons*ituído de duas ca*adas </line>
<line> q** se </line>
</par>
<par>
<line> im*ricam mutuamen*e: a c*mada l**guístico-formal, q*e co*siste d** princípios </line>
<line> *orfofonol*gicos, sintáti*o*, semânticos * sem*ó**cos; e a ca*ada histórico- </line>
</par>
<par>
<line> ide*lógica, car*cter*za*a pe*o processame*to d* *ent*dos inferencia*s e efet*vada </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> parti* d* *iferentes estratégias (conhecimentos de m*ndo, conhe*imentos </line>
<line> *arti*hados, int*n*ion*is, conhec*mentos *de*lógi**s, de*tre outros) q*e vão </line>
<line> *li**rçar a *o*strução d*ss*s sentidos. </line>
<line> Após contextualizar a perspectiv* *e*rica por n*s *dota*a, propomo-nos, neste *rtigo, </line>
</par>
<par>
<line> discut*r o pr*c*sso ** c*nstrução da coe**vi*ade </line>
<line> em tex**s *ue *e*tencem </line>
<line> a* hip*r*êne*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 16, *. 6, art. 13, p. 246-264, nov./de*. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
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<line> A Coesã* Textual e* Históri*s em Qua**inhos: Uma Propo*ta d* Leitura </line>
<line> 24* </line>
</par>
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<line> Histórias em qua*rinhos. A noç*o de hi**rgênero é dada por Ramos (2006) e direciona-se </line>
<line> para o fato d* *s his*óri*s em *uadrinhos contemplarem dif*rente* subgêneros, tais como: </line>
<line> charges, histó*ias *m q*adr*nho*, cartuns, *emes, gifs, tiras d* *umor, ***as em se*uência etc. </line>
<line> As**m, e*te trabalho *ssume relev*ncia no sentido *e promover poss*bilidades *e </line>
<line> exp*oração da coes*o em texto* mul*issemiótic*s, uma vez qu* o trabalho com e*se fenôm*no </line>
<line> e* sala de aula tem sido *redomi*an**me*te cent*ad* no texto verb*l. Pa*timos do </line>
<line> pressupos** de que é possível ana*is*r os mecanismos de coesã* em qua*squer pr*du*ões, </line>
<line> mesmo não i*st*nciados por marcadores linguís*icos, p*is e*s* fenô**no, em u*a </line>
<line> *er*pectiva enu**iativa, pode se efetiv*r p*r meio de diferentes r*c*rsos. Assim, uma anális* </line>
<line> *a *r*anização **quite*ônica da artic*la*ão dos di*erentes re*urso* coesivos dos textos em </line>
<line> relação aos aspectos multimoda*s, e* que s*miose* (c*res, form*s, s*ns, movimentos, tip*s </line>
<line> de let**, fonte, distribui*ã* gráfi*a do conteúdo, *tc) se entre*açam s*gnifica*ivamente na </line>
<line> organ*zaç*o *o c*nteúdo temá*i*o em conj*nto com a linguagem ve*bal, pode contribuir par* </line>
<line> os *erc*rs*s interpre*ativos. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a a co*preensão da coesão te*tua* </line>
<line> em histórias </line>
<line> em qua*ri*hos, parti*os *e uma </line>
</par>
<par>
<line> contextualização ac*rca da *istória desse hipergênero e de seu* usos em sala de *u*a, s*ja na </line>
</par>
<par>
<line> dimensão da* co*tribuiçõ*s p*ra o ensino, sej* para * *i**ussão sobre a estrutura e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> f*ncionamento do* textos. Além dessa compilação t*ór*ca, </line>
<line> este a*tigo apresenta uma análise </line>
</par>
<par>
<line> dos p*ocesso* de c*esão em **xto* multiss*m*óticos, *er*enc*ntes ao hip*rgêner* h*st*ria* em </line>
<line> quadrinhos. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 Breve histórico das H*s * o en*ino </line>
</par>
<par>
<line> Ant*s de *iscu*irmos a c*esivida*e </line>
<line> *as </line>
<line> histórias em quadrinhos, cons*de*a*os </line>
</par>
<par>
<line> r*levante contex*ualizar o sur*im*n*o d*sse *ipe**ên*ro e disco*rer *obre suas contribu*ções </line>
<line> para o ensino da lín**a portugu*sa. </line>
<line> Os primeiro* reg***ros imag*ti*os foram atribuído* aos hom*ns primiti*os, q*e </line>
</par>
<par>
<line> im*ri*iam nas *ared*s das cavernas rep*esentações </line>
<line> de certo* evento* de sua* vidas, não </line>
</par>
<par>
<line> apenas em um *ível </line>
<line> histórico, de registro, m*s também c*m certa finalidad* cultural. </line>
</par>
<par>
<line> Con*udo, *evi*o à e*olução das **ciedades e do p*nsamento abstrato, as im*gens torna**m-se </line>
</par>
<par>
<line> *imitada* para </line>
<line> acomp*nh*r essa e*olução. *omeçou a surgir, </line>
<line> entã*, a escrita simbó*ica, </line>
</par>
<par>
<line> in*c**ta *m su*erfí**es mais maleávei* e le**s, tais </line>
<line> como os </line>
<line> hieróglifos, por exempl*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 6, art. 13, p. *46-264, nov./d*z. 2019 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Ferre*r*, T. R. Rag*, Y. M. A. Leandro </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> Posteri*r*e***, * repr*sentação </line>
<line> do mundo p*ssou a s* da* a partir de alfabet*s ass*n*ados </line>
</par>
<par>
<line> sobre as caracterís*ic*s fonéti*as ** lin*uagem. Esse evento marca, *ntão, * g*ande evolução </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> escr*ta, per*itin*o, </line>
<line> assim, que a *o*ul**ão re*res*ntasse elementos e fenômenos do </line>
</par>
<par>
<line> mundo *ue os *esenhos não c*nsegu*am abordar dir**am*nte. (FURLAN, 198*; </line>
<line> VERGUEIRO, 2012). </line>
<line> *om a constituição da escrit*, surg* * imprensa, e partir disso, ampl*a-*e a c*rcula*ão </line>
<line> das HQs. Tais produçõe* passam a s*r consideradas com* *ma comunic*ção de massa, em </line>
<line> função das possibilid*des de produção de sentido * de mobilização do inter*sse por parte dos </line>
</par>
<par>
<line> leito*es. Com *sso, as HQs tiv*r*m ** *ort* pod*r econôm*co e </line>
<line> comercial nessa época. </line>
</par>
<par>
<line> Aparecendo cada vez ma*s n*s jornais americanos, c*m m*is vigor, </line>
<line> essas histórias côm**as, </line>
</par>
<par>
<line> satí****s, *overa* a* edi*oras a expand**em o terre*o temát*co e de c*nt*údo dessas his*órias, </line>
<line> originando os com*cs boo*s. </line>
<line> C*mo esses comics b*oks abor*a* histó*ias fictícias e, *uitas vezes, fantasiosas, </line>
</par>
<par>
<line> atraíam um p*blic* mais </line>
<line> *ovem i*fan*il. Esse públ*co mergu*ha*a nas páginas dessas * </line>
</par>
<par>
<line> revistas e acompanhavam *iel**nte as ediçõ*s </line>
<line> la*çada*, ca*a *e* mai*. F*i então, por es*e </line>
</par>
<par>
<line> motivo, que c**eçara* a su**ir as crític*s ao gêner*. </line>
<line> Estudiosos de p*icolog*a, as fa*ílias de alta posição socia* e * *omunidad* escol*r </line>
</par>
<par>
<line> começa*am a e*t*nder que as histórias </line>
<line> dos qua*ri***s, algumas vezes, não a*endiam aos </line>
</par>
<par>
<line> preceito* </line>
<line> a*iológic*s defen*idos p*l* *oc*edade, ou *eja, os v*lores morais * </line>
<line> inte***tuais </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sociedade (princip*lmente d* norte-american*, que fo* o </line>
<line> **rne dessas </line>
<line> discu*sões). A* </line>
</par>
<par>
<line> i*stituições rel*giosas *ambém acu*aram esses textos *e não estarem de acordo, ou de *erem </line>
<line> contra os dogmas e dout*inas das igreja* (princi*alment*, aqu*las de cunho cr*stão). *n*ão, </line>
</par>
<par>
<line> segun*o Feijó (1997), as revist*s *m quadr*nhos </line>
<line> *or*m condenadas por *esenvolverem </line>
</par>
<par>
<line> desv*os e an*rmalida*es *o comportamento dos jo*ens que l*am os *o*tos </line>
<line> com e*ement*s </line>
</par>
<par>
<line> im*géticos. Exemplos </line>
<line> dess* a*ri*uição, par* ilus*ração *a situação, eram que os qua*ri*hos </line>
</par>
<par>
<line> do Batma* i*cita*am ao re*ac*ona*ento homossexual, a* mesmo passo que os *omic books </line>
<line> do S*perman faziam co* que os jovens s* a*irassem das jan*las das edif*caç*es. </line>
</par>
<par>
<line> Em respo*ta a e**e impasse, por pressão da s*ciedade, fo* criad* </line>
<line> *ma es*écie </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "código *e conduta" para * produção desse material. Esse cód*go estabelecia *ertas normas e </line>
</par>
<par>
<line> ditava o </line>
<line> que poderia, ou não, esta* *epr**entado nas páginas </line>
<line> das *ev**tas e* quadrinhos. </line>
</par>
<par>
<line> Acredita-se que, com isso, as editoras ficaram limitadas n* se*t*do d* explorar dete*m*nados </line>
</par>
<par>
<line> con*eúd*s temáticos, </line>
<line> de realizar determin*das críticas e produzir deter*inada* i*a*ens, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que, re*or*entemente, trouxe p*ejuízos par* * produçã* </line>
<line> d* um </line>
<line> texto cr*tico **l como </line>
</par>
<par>
<line> potencializa*o *elo gênero. (FEIJÓ, 1997). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 16, n. 6, art. 13, p. 246-26*, nov./d*z. 2019 </line>
<line> w*w4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Propo*ta de Leitura </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> Po*terior*en*e, no fi*a* *o s*cul* XX, com o avanço das ciências human*s, soc*ais e </line>
<line> cultu*ais, *s H*s *anham uma nova conotação, e co*eça-*e, *nt*o, a ex**or*r os aspectos </line>
</par>
<par>
<line> *deol**icos, di*cursivo* e p*agmát*cos </line>
<line> desse gênero. Enten*e*-*e </line>
<line> que as grandes c*íti*as </line>
</par>
<par>
<line> feitas a *sses textos eram substan*ia*me*te rasas, sem o devido em*asamento, *á que as </line>
</par>
<par>
<line> teo*ias psicológicas não sustenta*am os *ponta*ent*s feitos cont** esse art*fat* </line>
<line> cultural. </line>
</par>
<par>
<line> Com i*so, os quadrinho* passaram a se* amplam*nte util**ados com f*ns pedagógicos, como </line>
<line> *or ex*mp*o, * cate*is*o, o exemplo de mora* e condu** valo*izados **r uma comunidad*, e </line>
<line> a*é me*mo *ara t*ein*men*o de solda*os d*s forças armad*s. Po*ém, as história* em </line>
<line> *uadrinhos não e*am public*das como mate*i*is didáticos. </line>
</par>
<par>
<line> A *nserção da linguag*m dos q*adrinhos nas sa*as de aula se deu inic**lmente </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> for** sutil, </line>
<line> ocup*ndo a*gum*s lacu*as de ativi*ade* e ex*licações dos livros *i*áti*os q** </line>
</par>
<par>
<line> ante* er*m oc*padas por t*xto* escri**s. Cont*do, diante do* resul*ados *o**tivos dessa </line>
</par>
<par>
<line> arti***ação, *s quadrin**s foram, pau*atinamente, conqui*tando * </line>
<line> ce*á*io esco*a*, * foi-se </line>
</par>
<par>
<line> per*ebendo qu* essa forma *e linguagem tornava o ensino *ais di*âmico e ag**dável. *om </line>
</par>
<par>
<line> *sso, as HQs estão </line>
<line> cad* vez m*is pr*sentes </line>
<line> nas pá*in*s dos livros didát*cos, chegando ao </line>
</par>
<par>
<line> po**o de serem prevista* nos </line>
<line> docu*entos </line>
<line> *edagógic*s que fornecem a* diretrizes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e**cação naciona*, como *s **N (Pa*â*e**os C*rri***ares Nacionais) e * BNCC (Base </line>
<line> Nacional Curr**ular Comum). </line>
<line> Comp*ementando o e*posto, Ver*ueiro (2*08, p. 26) apres*nta que as HQs, em sala de </line>
<line> au*a, eram muito u**lizadas </line>
<line> Para introduz*r um tema que será depois d*sen**lvido p*r outros meios, para </line>
</par>
<par>
<line> a*rofundar </line>
<line> um conceito já *presentado, </line>
<line> par* ger*r uma di*cussão a respei*o ** um </line>
</par>
<par>
<line> assunto, p*ra ilustrar uma ideia, *omo uma forma lúdica para tratamento de um tema </line>
<line> ár*d* ou como contrap*sição ao enfo**e *ad* por o**ro meio de comunicaçã*. </line>
<line> O a*tor destaca ainda que os us*s das *Qs nas aulas *ram mai* v*ltados para um </line>
</par>
<par>
<line> trabalho com os </line>
<line> *on*eúdos didáti*os, *e* </line>
<line> atentar-s* </line>
<line> para as espec**icida**s *esse gênero e </line>
</par>
<par>
<line> *em uma orientação metodo*ó*ica *apaz d* *onsiderar outros </line>
<line> aspectos rel*van*es par* a </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise da* *o*encialidades trazidas por esse tipo d* t*xto. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *mbito *a *iscussã*, s*breleva-s* ainda a ques*ão do uso i*refletid* das HQs ou </line>
<line> de seus usos *e fo*** *xcessiv*. Para Rama e Ve*gue*ro (*012, p. 21), </line>
</par>
<par>
<line> Quadrinhos nã* podem **r </line>
<line> vistos pela escola como uma *spécie de panaceia que </line>
</par>
<par>
<line> at**de a tod* e qualq**r *b*etivo educac*onal, com* se </line>
<line> ele* p*ss*í*sem algu** </line>
</par>
<par>
<line> característic* má*ica capa* de transformar pedra em ouro. *elo *ontrá*i*, de*e-se </line>
<line> buscar a inte*r*ção dos qua*rinhos a outr** produç*es das in***trias editor*a*, </line>
<line> *ev. F**, Ter*sina PI, v. 16, n. 6, art. *3, p. *46-264, nov./de*. 2019 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. Ferreir*, *. R. Ragi, Y. *. A. *ean*ro </line>
<line> *52 </line>
</par>
<par>
<line> televisiva, radiofônica, c*nematográfica etc., tratando tod*s *omo forma* </line>
<line> complemen*ares e não como *nimigas ou a**ersárias na ate*ção dos estudant*s. </line>
<line> N*ssa d*reção, a escolha do gênero hist*r*as em quadrinhos como objeto de ensino, *o </line>
<line> âmbi*o do ensino de l*n**a portuguesa, d*ve *er mot**a*a pelas co*tribuiç*es que esse *ênero </line>
</par>
<par>
<line> t**z pa*a * </line>
<line> aperfeiçoam*nto *as *abilidades de leit**a e de escrita, para * aquisição dos </line>
</par>
<par>
<line> mu*tiletrament*s, pois c*nj*ga linguage* verb*l e linguagem não *er*al, o que propicia </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> contato co* a multi*semiose. A constituição dos quadrinhos se dá p*r m*io </line>
<line> *e textos </line>
</par>
<par>
<line> multimodais (modalidades falada, e*crita, visu*l-imagé**ca) e multissemióticos (con*ug*ção </line>
<line> de imagens, *a*avra*, so*s, cores, re*resent*ção de movime*t*s, etc), o que **aba p*r exigir </line>
<line> ha*ilidades l*n*uísti*as e *iscursivas dife*enciadas. </line>
<line> D*scorrendo s*bre *s usos educacionais das HQs, Freire (2002, p. *12) p*ntua que: </line>
<line> A montagem da história, a organizaçã* de sua tra*a *m quadro* s*quencia*s, a </line>
<line> elaboraçã* do texto, o u** de recur*o* expr*ssivos e gráf*cos próprios *as HQs </line>
</par>
<par>
<line> po*em se transformar em uma int*ressante </line>
<line> ativida*e de *ei*ura e escrita. O uso </line>
</par>
<par>
<line> ed*cacion*l e/*u t*ra*êutico desse tipo de gênero d*p*nd*, certame*te, de </line>
<line> concepções a resp*ito *o qu* v*m a ser ler e es*re*er. </line>
<line> No âmb*to das c**cepções *o*re a ativida*e de leitura e escrita, **nsideramos </line>
<line> *ecessário des*acar q*e ta*s atividades, concebidas s*b * persp*cti*a discursiva, p*ess*põem </line>
<line> um autor/*nunci**or q*e ** *alar/*scr*v*r, con*trói seu discurso *m funç*o de um </line>
</par>
<par>
<line> ouvinte/leitor. Trata-se de um processo </line>
<line> *e int*ra*ão no qual o leit*r, o auto* e o text* </line>
</par>
<par>
<line> int*ra*em entre si, seguindo *bjeti*os e necessidades socialmente determi*adas. Assim, nesse </line>
<line> diálogo inter*ocut**o, o sujeito, ao produzir ou ao ler *m enunciado "ocupa simultaneamente </line>
<line> uma posição ati*a e responsiva: *oncor*a ou *isco**a d*le (t**al ou par*ialmente) *ompleta-o, </line>
<line> aplica-o, prepara para usá-lo, etc" (BAKHTIN, 2003, p. 27*). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse caso, as **ivid*des </line>
<line> de </line>
<line> leitura * escrita deverão explorar tanto a* dimen**es </line>
</par>
<par>
<line> linguís*icas *uanto ** dime*sões extralinguís*icas do texto, *ontemplando o contexto de </line>
</par>
<par>
<line> pro***ão (quem prod**iu, quando, onde, por que, para *u*m, para *ircular </line>
<line> *m q*e veículo, </line>
</par>
<par>
<line> em qual suport*, etc), o conteúdo temático (o que o tex*o diz rela*iona** com o autor, com o </line>
<line> *omento histórico e com seus poss*veis inter*ocutores, ou seja, ve*ificando a nece*si**de de </line>
</par>
<par>
<line> dizer o qu* foi dito naquele cont*xto de *rodu*ão), a </line>
<line> co*strução composicional </line>
</par>
<par>
<line> (*e*onhecendo o </line>
<line> gênero qu* </line>
<line> organiza o texto sua esfera so*ia* de produção) * o estil* e </line>
</par>
<par>
<line> (atentando para a se*eç** lexical, o *st*lo do autor, *s marc*s linguísticas, a forma de </line>
<line> o*g*ni*ação d* en*nciado). </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 16, n. 6, a**. 13, p. *4*-264, nov./dez. *019 *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Coesão T*xtu*l em História* em Qua*r*nhos: Uma Proposta de L*itu*a </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUSSÕE* </line>
</par>
<par>
<line> Viei*a e *erreira (*017, p. 181) com*ntam que, no pro*es*o de *eitura de t*xt*s </line>
</par>
<par>
<line> *ulti*odais, os recursos semiótico* de*em </line>
<line> s*r ana*i*ados e n*o meramente *escritos. </line>
</par>
<par>
<line> "*magens, c*r*s, tipos de l**ras, diagramaç*o, juntamente com in*ormações a* tex** verbal, </line>
</par>
<par>
<line> são elementos imp*rtantes **ra a const*u*ão *e uma co*r*nci* global para a le*tura, </line>
<line> poi s </line>
</par>
<par>
<line> carregam valores e isso exig* hab*lidades leitoras espe***ica*. " </line>
</par>
<par>
<line> Ao co*siderar, de modo *a*s e*pecífico, as histórias em quadrinhos, vale des*a*ar que </line>
<line> esse gênero congrega *lementos qu* prec*sam *er articulados para uma a*equad* </line>
</par>
<par>
<line> comp*eensão d* texto: *ítulo, balõ*s, fa**s, met*foras v*s*ai*, o*omato*eias, *inha* cinéticas1 </line>
<line> , </line>
</par>
<par>
<line> enquadram**to, cor*s, *stereótipos, *tc. Nessa *ireção, os me*anismos de *extualização se </line>
<line> efetivam *ão apen*s po* meio da l*nguag*m v*rbal, mas t*mbém por meio da* diferentes </line>
<line> semioses *ue co*stitue* a materialidad* textual. </line>
<line> A partir dos estu*os empr**ndid*s pa*a a realização de**e artigo, depreendemos que as </line>
<line> HQ* apres*n*am como contribuições: </line>
<line> a) **centiva a lei*ura, pois a combinação de diferentes semios*s desperta * *tenção dos suj*it**- </line>
<line> leitores; </line>
</par>
<par>
<line> b) Incen*iva a produção </line>
<line> *e*tu*l, p**nc*palm*nte, *m um* época e* que o **esso aos d*f*re*tes </line>
</par>
<par>
<line> recursos v*su*is f*cilita o trab*lho de ilustração, irromp*ndo com a res*stênc*a decorrent* d* </line>
<line> dificu*dade de desenhar; </line>
<line> c) *i*amiza o estudo dos me*a*ismos/r*cursos in*iciadore* de se**ido* (pa*avr*s, **agens, </line>
<line> cores, balõe*, linhas cinéticas, *etáforas vis*ais, exp*essões e ge**os, enquadramentos, </line>
<line> sequen*iaçã*, etc); </line>
</par>
<par>
<column>
<row> d) </row>
<row> *) </row>
<row> f) </row>
<row> g) </row>
<row> h) </row>
</column>
<column>
<row> Ex*lici*a as diferenças e as *i*ilitudes das **dalidades * da* práticas de l*ngu*g*m e s**s </row>
<row> cont*xtos de usos; </row>
<row> Possibilita a compa*ação entre a f*nção s*c*a* dos gêneros que *ons**tu*m o hipergênero HQ </row>
<row> (charge, HQ, tira*, cartuns, memes, gi*s, etc). </row>
<row> Propicia u** análi*e das estrat*gi*s para a produç*o de h*mor; </row>
<row> Pro*orciona um estud* do* projetos de di*er do* *rod*tores, se*a em relaç*o à cr**ica/*enúncia </row>
<row> social, *eja em relação ** entreteni*ento; </row>
<row> Viabiliza a discussão do* mecan*sm*s de t*xtualizaç*o em *extos multi*semióticos, *ujos </row>
<row> mecanismos p*ra a cons*rução *as **ticulações e da p*og**ssão *emática se efe**vam por meio </row>
<row> d* diferentes recursos; </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Indic*dores de *ovimentos c*mpostos p*r metáfor*s visuais qu* ajud*m a *ompr*ender o *ue o* *ers*n*ge*s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> estão se*tin*o ou fazendo. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 6, art. 13, p. 246-264, nov./*ez. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. *err***a, T. R. Ragi, Y. M. A. L*andro </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> i) Favorece uma discussão acerca da natureza dos en*nciados, sej* em re*ação * v*sã* de mundo </line>
<line> e às or*entações a*recia**vas do* sujei*os, se*a em relação às respostas s*scit*das nas/p**as </line>
<line> interações; </line>
<line> j) Possi*ilit* o desenvol*im*nto de habilidades de *eitura neces*ári*s par* a formação de leit*r*s </line>
<line> críticos, tais como o *econ*ecimento de *entidos impl**itos, ironias, metáforas et*. </line>
<line> *ian*e do expost*, pod*mos dest*car que, de a*ordo com as com*e*ências *sp*cíficas das </line>
<line> li*gua*en* p*ra * ensino fun*amental d* BN*C (Ba*e Naci*na* C*mum Curricular), o ensino </line>
<line> de língua por*ug**sa d*v* viabilizar prát*cas pedag*gicas q*e possibilitem ao aluno </line>
<line> Utilizar diferente* linguagens - verbal (*ral ou visual-moto*a, como Libr*s, * </line>
<line> esc*i*a), corporal, visu**, son*ra * dig*tal -, para se ex*res*ar e par**lhar </line>
<line> in**r*ações, experiências, ideias e sentimentos em diferen**s contexto* e pro*uzir </line>
</par>
<par>
<line> se*tidos que leve* ao diálog*, à r*sol**ão de con*litos e </line>
<line> à **operação" (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2018, p. 63) </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a direção, as HQs po*em assumir um papel f*rma*i*o devido *o fato de que o </line>
<line> sujeito-aluno, na* *n*eraçõ*s pro**ciadas pe*o amb*ente escolar, de** *pe*feiçoa* ha*ilida*es </line>
<line> e competênc*as re**cionada* aos usos das li*gua**ns, e* d*fer*ntes contextos. Assim, a </line>
</par>
<par>
<line> leitura da* HQs, *ex*os *ultiss**i**i*os, por excelênci*, pode favorecer f*r***ã* d* a </line>
<line> leito*es capa*es de compreender e *nterpretar a* di*erentes semioses constitutiva* dos textos, </line>
<line> que circu*am na sociedade *a *nf*rmação. Além d* despertar o inter*sse dos alun*s, as HQ* </line>
<line> podem fav**ecer a formaçã* d* suje*tos *ríticos, da** a *xploração d* sentidos i*plí*i*os * de </line>
<line> aborda**m de pro*lemas do *ot*diano social. </line>
<line> *.1 Leitur* de H*stó*ias em qu*drinhos: uma proposta </line>
<line> Nas *eções a seg*ir, apresenta*os *ma prop*sta de leitura *e HQ, co* ênfas* na </line>
<line> *ná*ise do* mecanis**s de coes*o textual. Co* vistas a traçar uma abor*ag*m na pers*ectiv* </line>
<line> dos gê*ero* discursi*os, c*nsideramo* que, *ntes *e *ma a*á**se *ais e*p**ífi*a dos </line>
<line> meca**sm*s de coesão textual, é *e*essária **a abor*agem q** permita ao aluno rec*nhecer </line>
<line> os c*ntextos de *rodução, de circ*laç** e de recepção dos textos. Além disso, c*ns**eramos </line>
<line> relevan*e anal*sar as di*ensões do co*teúdo temático e dos proj**o* de dizer. P*ra ilustrar a </line>
</par>
<par>
<line> *onstituição d* coesi*idade em textos mult*ssemió*i*os, </line>
<line> d*senvolvemos três ativi*ade*, em </line>
</par>
<par>
<line> qu* buscamo* anal*sar *s rel*ções textuais em *ma perspectiv* enun*iativa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*res*na, v. 16, n. 6, art. 1*, p. 2*6-264, nov./dez. 201* </line>
<line> www4.f**n**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Coe*ão Textual em Hist*rias *m Qua*rinhos: Uma Proposta de *eitu*a </line>
<line> 255 </line>
</par>
<par>
<line> Atividade 1: Calvi* </line>
</par>
<par>
<line> Texto 1 - Tiras de C*l*in </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ht*p://de*osito*oca*vin.blog*pot.com/20*5/11/calvin-harold*-tirinha-189.html </line>
<line> 1ª Etap* - Leva*tamento de conhe*imentos prévios sob*e o gênero =>. Os *l*nos ser*o </line>
<line> con*idados a *alare* o que sabem so*re as hi*tórias e* quadrinhos, em qua*s amb*entes *sses </line>
</par>
<par>
<line> textos cost*mam circular, c** qual finalidade e *bjetivo e se eles já </line>
<line> tiv*ram a*gum* </line>
</par>
<par>
<line> experiência com esse gênero nas aulas de português, ou nas aulas de *utras d*sciplin*s, * se </line>
<line> sim, como foi essa expe*iê*cia. </line>
<line> 2ª E*apa - Lei*ura in*c*al - Feit* *ma discussão *nicial pa*a *tivação *os conhecimen*os </line>
<line> prévios sobre o cont**do *o t*xto. =>. Nessa etap*, *ode ser realiz*da uma d*scu*são sob*e o </line>
<line> enredo, sobre as estrat*gia* para * c*nstr*ç*o d* humor e sobre a l*ção de vida possibilitad* </line>
<line> *el* tira. </line>
<line> 3ª Et*pa - Aná*ise *os mecanismos *e coes*o - A anál*se p*de pa*tir dos pers*na*ens e das </line>
</par>
<par>
<line> e*co*has ling*ísticas * semió*ica* para a const*uçã* dos r*f*rentes. A palavra "mãe" </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> represen*ada pelas pernas de um* mul*er e pela figur* de uma mulher. O personagem *al*in </line>
<line> é representado pel* imagem de um menino * retomado por algu*s *ronomes (me, eu, *oc*) e </line>
<line> pela elipse. * re*erente tigre * a*ti*ula*o ** no*e "Harol*o", ao p*onome "ele", à expressão </line>
<line> "meu melh*r a*igo", ao pro*om* "esse" tigre. A constr***o "**se ti*o *e coisa" *ef*re-se à* </line>
<line> situ*ções semelha**es *o r**bo *o tigre. Além d*sso, h* o e*prego *o termo "problema" par* </line>
<line> se referi* à situação viv*nciada pelo perso*agem, o pr*nom* "ele" *ue o retoma, o pronome </line>
</par>
<par>
<line> "que", para retomar "n*nhum </line>
<line> problema tão terrível". Soma-*e às q*e*tões aborda*as, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rep*tição *o ter*o "mãe", que de**ela uma forma de dizer *rópria da moda*idade or*l, que se </line>
</par>
<par>
<line> caracteriz* como uma estratégia </line>
<line> para cha*ar </line>
<line> a aten*ã* d* personage*-int*rloc*tor. O </line>
</par>
<par>
<line> empreg* da conjun*ã* adversativa "mas" t*mbém contrib*i para * construção da n*rrati*a e </line>
<line> *a*a a *pre**n**ção da problemá*ica. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *6, n. 6, art. 1*, p. **6-264, nov./dez. 2019 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. Ferr*ira, T. R. *ag*, Y. M. A. Leandro </line>
<line> 256 </line>
</par>
<par>
<line> A partir da análise dos mecanismos de coes*o, *onsidera*os p*rti*ente d*s*ac*r que </line>
<line> qu* a referenciação não é li*ada *o obj**o em si. O per*onag*m Ca*vin, *om suas difere*tes </line>
<line> expressões fac*a*s e movimentos corporais, de*vela escolh*s do prod*t** para a *onst*ução de </line>
</par>
<par>
<line> um projeto d* dize*. * persona*** Calvin foi s*ndo *radativame*te </line>
<line> construído ao lo*go da </line>
</par>
<par>
<line> história, conforme a *erspectivação do p*r*onagem. Em cada quadro, o pe*sonagem </line>
</par>
<par>
<line> aprese*ta-se *m ou*ro (embo*a seja o mesmo). Ne*sa </line>
<line> direção, é possível ente**e* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*erenciação *omo u** *tivi*ade </line>
<line> disc*rsiva (K*CH; MAR*USCH*, 1998; *O*H, 20*5), </line>
</par>
<par>
<line> na *ual o processamento do discurso é r**lizado por sujeitos ativ**. Assim, há, por parte dos </line>
</par>
<par>
<line> interlocutores, realização de escol*a* sig*ificativas entre as múltipla* possibilid*des q*e a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lí*gu* *ferece. *sse proc*sso *iz r*speito às o*er*ções efetuada* *elos sujeitos à *edida que </line>
<line> o discurso se desenvol*e (APOTHÉL*Z; REICHLER-BÉGUELIN, 19*5). </line>
<line> Des*e ***o, o sujeito, na inter*ção, "oper* sobre o m*terial li*gu*stico [ao *ual </line>
<line> a*rescentamos o s*miótico], que tem à sua dis*osiçã*, operan*o e*co*has si*nifi*ativa* para </line>
</par>
<par>
<line> representa* estados de *o*sas, com vistas à </line>
<line> con**etização do seu projeto </line>
<line> de dizer". (KOCH, </line>
</par>
<par>
<line> **05, p. *4). Sob essa p*rs**ctiva, o ato de *eferen**ar pode explicar por que a l*n**agem não </line>
<line> e*pelha a re*lidade "pur*", m*s reflete a "realidade" criada pela perc*pção cultural do falante. </line>
</par>
<par>
<line> *esse *entido, p***mos c*nsiderar </line>
<line> que os processos de *efere*ciação constituem-se como </line>
</par>
<par>
<line> escolhas *o sujeito </line>
<line> em função de *m querer **zer. Os referentes sã* concebido* co*o </line>
</par>
<par>
<line> objetos-de-discurso, que não se confun*e* *om a real*dade ma*e**al, m*s (re)constr*em-se *o </line>
</par>
<par>
<line> próprio processo de intera*ão. </line>
<line> Essa </line>
<line> c*ns**uç*o </line>
<line> "deve *bedecer a restrições impost*s pelas </line>
</par>
<par>
<line> con**çõ*s cultur*is, sociais, his*órica* e, f*nalmente, </line>
<line> *e*as condiç*e* d* </line>
<line> processam*nto </line>
</par>
<par>
<line> decorrentes do uso ** lín*ua. (KOCH; </line>
<line> MARCUSCHI, 1998, p. *). As*im, ao anali**r </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fen**e*o da c*esã* na tir* e* questão, é relevante co*siderar qu* os p*r*onagens C*lvin * a </line>
</par>
<par>
<line> mãe são con*truídas p*rtir a </line>
<line> de um </line>
<line> q*er*r dizer, por isso pressupõe e*colhas p** parte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> produ*o*, mas que são reconstruí*as pelos **itores. A constr*ção da personagem mãe, no 2º e </line>
</par>
<par>
<line> no 3º qu*drinhos, s* difer**cia e iss* é aferi*o </line>
<line> pel* a**iculação entre l*ngua*em v*rba* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> visual. Por *e*o *os gestos, das expre*sões f**i*is e dos discursos são construídas as imagens </line>
<line> de Cal*in e da mãe. C*lvi* e a mãe foram ret*m*dos **r d*f*rente* personagens, adquirindo </line>
<line> v*riados status, conforme a persp*ctiva*ão das per*o**g*ns. </line>
</par>
<par>
<line> *e, *o *aso do pronome "ele", retom**a é n*utra, j* que não a </line>
<line> *ossui cont*údo </line>
</par>
<par>
<line> noc*onal, e*se não é o caso d*s referenciações lexica*s, pois, ge*almen*e, essas têm uma for*e </line>
<line> função argu*entat*v* (APOTH*LOZ, ***3, p.58). As escolh*s lexicais t*mbém desve*am </line>
<line> estratégias para * querer d*zer: o emp*ego da palavra "cac*orrão" e da expressão "tud* qua*to </line>
<line> é canto", que *umpr*m o papel d* da* ên*as* ao que é dito. Em nossa histór*a, a arti*ulação </line>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 16, n. 6, art. *3, p. 246-264, no*./dez. 2019 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Coe*ão Te*tual em His*órias em Quad*inhos: *ma Pr*posta de Le**ura </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> das difere*tes semi*se* *isa a in*rementa*, modifica* e ampliar o olha* *o leitor para Calvin, </line>
<line> **vo da trama, ou seja, não se trata si*ples*ente de *m menino, * um meni*o q** vai se </line>
<line> *onstruindo c*m* um *er**nagem que faz progred*r a *istória. </line>
<line> *essa dir*ção, Caval*ante (2013, *. 105) pontua que o processo de construção do* </line>
<line> referen**s implica conside*ar *ue "o papel d* linguag*m não é o *e exp*essar fielment* uma </line>
<line> **alid*de p*on*a e ac**ada, mas, sim, o de constr**r, por meio da linguagem, *ma versão, *ma </line>
<line> el**oraç*o dos ev**tos *corridos, sabidos, experim**tados." </line>
</par>
<par>
<line> Considera*do q*e o o*jet*vo precípuo deste artigo é analisar *uestão dos **os a </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> meca*ismos ** co*sã*, **demos dest*car *ue a </line>
<line> repetição do pe*s*nagem, com as mesmas </line>
</par>
<par>
<line> v**tim*ntas, **prese*ta uma e*t*atégia de manutenção temát**a. So*am-se a isso as </line>
</par>
<par>
<line> expressões faciais, </line>
<line> q** sã* co*dizen*es às *i*ua**es descri*as, </line>
<line> * q ue </line>
<line> *viden*ia *ma </line>
</par>
<par>
<line> articu*a*ão que *avor*ce a construçã* *a coerênc*a. Assim, o en*oque a ser d*do </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> profe*sor pod* ser direciona*o p*ra o *ato de que a </line>
<line> coesão tamb*m é construí** a partir de </line>
</par>
<par>
<line> ele***tos visuais. </line>
</par>
<par>
<line> Ativid*de 2: Edib*r </line>
</par>
<par>
<line> Texto 2 - Tiras ** Edibar </line>
</par>
<par>
<line> Di*p*n*v*l em: htt*s://*ww.alta*r*sadas.*om.br/*usca/tirinhas-do-e*iba*/ </line>
<line> * texto * seguir foi pu*licado no site Altas Risadas e *roduzido por Lucio Oliv*ir*. A </line>
</par>
<par>
<line> história em </line>
<line> quadri*hos tem c**o pri**ipal </line>
<line> persona*em boêmio *dib*r, que am* cerveja, o </line>
</par>
<par>
<line> cas*do c*m a su* *s*osa Edim*nda. </line>
<line> *ª Eta*a - Levantament* de conhecimentos prévios so*re o *êner* => Os alun*s serão </line>
</par>
<par>
<line> convida*os fazere* a </line>
<line> uma p*squisa sob*e a série de **ad*i*hos d* Edibar su* f*míl*a e e </line>
</par>
<par>
<line> d*scutir s*b*e os te*as q*e são, recorrentemente, *bordado* pelo produtor ness* série. </line>
<line> Rev. *S*, Teresina PI, v. 16, n. *, *rt. 1*, p. 24*-264, nov./dez. *019 *ww4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. Ferreira, T. R. Ragi, Y. M. A. Leandro </line>
<line> *58 </line>
</par>
<par>
<line> 2ª Etapa: Leitur* prévia - Descrição dos recursos linguísticos e se*ióti*os cons*itutivos do </line>
</par>
<par>
<line> t*xt*. Os alunos </line>
<line> deverão a*alisa* a presença dos </line>
<line> diferen**s rec*rsos e discutir *obre os </line>
</par>
<par>
<line> indici*m*ntos de *entidos possibil*tad*s por eles. Nesse ca*o, consi*erar as especificidades do </line>
<line> gênero. </line>
</par>
<par>
<line> *ª Etapa: Análi** </line>
<line> *a coesão - O* alu*os poderão f*zer levantamento do* r**ursos d* o </line>
</par>
<par>
<line> coes**. Nesse se*tido, pode*ão se* *est*cados mec*ni**os de coesão referenc*al (mã*, aquele </line>
<line> álbum, sua, niss*, Edibar, s*nhora, b*bê). A*ém da identificação, * *ec*ssária uma discussão </line>
</par>
<par>
<line> sobre os </line>
<line> efeitos de sentido dos mecanismos * suas contribu*ções </line>
<line> para a clareza e pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> progres*ão do texto. Ness* cas*, po*e ser destac*do o fato de alguns termos fazerem </line>
<line> referência a *lementos imagéticos (mãe, aquele ál**m, senhora), dife**nte**nt* do que </line>
<line> o*orre no texto ver*al. </line>
<line> *utra **es*ão diz resp*ito aos m**anis*os d* c*e*ão s*qu*ncial, *ue *ã* const*uídos </line>
<line> de forma articulada à coesã* referencia*. O fato d* se manter a u*idade tem*tica, de se utilizar </line>
<line> os mesmos *er*onagens, o mesm* cen*rio, * e*pr**o dos tem*os *erbais vi*biliza * </line>
</par>
<par>
<line> constru*ão </line>
<line> de uma cont*nuidade *extual. A*é* disso, o empre*o de determinad*s term**, </line>
</par>
<par>
<line> como "de nov*" faz rem*ssão a uma questão tempora* j* </line>
<line> v*vencia*a, o que sus*ita o </line>
</par>
<par>
<line> levantamento ** in*erênc*as *o*re o que está por v*r. </line>
</par>
<par>
<line> A*ivida** 3: </line>
</par>
<par>
<line> Tex*o 3 - *harge C*nsumismo </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: h**ps://www.orientarce*troeducacio*al.co*.br/w*-*ontent/uplo*ds/2016/0*/e*id*o-batist*.jp* </line>
<line> O *exto 3 f*i public*do no si*e Or*entar C*ntro Educacional e produzido por *mid*o. </line>
</par>
<par>
<line> A charge p*oble*at*z* a quest*o *o c*nsum*smo ex*cerbado e apresenta uma crítica </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> herança a ser deixada pelo *a* para o *ilho. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 16, n. 6, art. *3, p. 246-264, nov./dez. 2019 www4.fsa**t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Coesão Tex***l *m Histó*ias em Quadr*nhos: U*a Proposta de L*itura </line>
<line> 259 </line>
</par>
<par>
<line> *ª Etapa - Levantamento *e conheci*e*tos </line>
<line> prévios sobre o gêner* => Os alunos s*rão </line>
</par>
<par>
<line> c*nvidados a realizarem um* pesq*isa *ob*e o gênero charge, considerando suas </line>
<line> carac*erístic** co*posicionais e se*s obje*ivos comun*cativ*s. </line>
</par>
<par>
<line> *ª Etapa: Leitura </line>
<line> pré*ia - De*crição d*s rec*rso* linguísticos * *emi*ti*os c*nstit*tivo* da </line>
</par>
<par>
<line> *har*e. Os a*unos deverão conside**r </line>
<line> os meios de </line>
<line> circulaç*o das c*arge*, destacand* *s </line>
</par>
<par>
<line> suport*s em *u* *sse g*nero norm*l*e**e é vei*ulad*, *ua f*nçã* social, bem como a* </line>
</par>
<par>
<line> estratég*as de or*a*ização. </line>
</par>
<par>
<line> *ª Et*pa: Análi*e *a coesão - Os a**nos poder*o *az*r o l*vantamento dos recursos de </line>
</par>
<par>
<line> c*e*ão. *es*e sent*do, a </line>
<line> anál*se p*de </line>
<line> tomar </line>
<line> como pon*o de part*da o text* verbal. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> *lgum*s q*estões podem ser </line>
<line> *roblematizadas p**o pr*fessor: expressão "meu filho" *om* * </line>
</par>
<par>
<line> como *eferente o menino (repres*nta** na imagem), "um dia" ex*ressa uma dimens*o </line>
<line> temporal não *arcada, "tud* isto" é *epres**tado pelo *ixo e "seu" retoma * ref*rente </line>
</par>
<par>
<line> "men*no". D**nte </line>
<line> **sso, "a expressão re*erenci*l um* é </line>
<line> estrut*ra lin*u*stica u****zada para </line>
</par>
<par>
<line> mani*estar fo*malm*n*e, na sup**fície *o texto (o* seja, no cotexto), a representação de um </line>
<line> refe*ente" (CA*ALC*NT*; *U*TÓDIO FILHO; BRITO, 2*1*, p. 28). No entanto, </line>
</par>
<par>
<line> consideramos que </line>
<line> a referenciação não fica restrita à es*rutu*a *i*guísti**. A *magem </line>
</par>
<par>
<line> po*si*il*t* c*nstrução d*s personagens (pai e filho) e do referente (lixo). O ges*o do pai * </line>
</par>
<par>
<line> (b*aço em </line>
<line> sentido indicati*o) e a posição e * olh** i*diciam o mo*ime*to de apontar **ra </line>
</par>
<par>
<line> al*o * isso também cont**b*i *ara a *onstrução do refe*ente d* "tudo isso". O ba*ão i*dicia a </line>
</par>
<par>
<line> f*la do pa*, ou seja, con*titui-s* como um r*ferente para indicação de fal* em HQ, * que a </line>
<line> exclui a *e**ssida*e de uma apresent*ção por meio d* recursos linguísticos o* tip*gráficos, </line>
</par>
<par>
<line> como ac*nte*e, m*itas vez*s, no texto </line>
<line> escri*o. Na charg*, a a*tic*lação ent*e a *in*uagem </line>
</par>
<par>
<line> verbal e imagéti*a se *feti*a, recor*e*temente, como uma proposta *e leitur*, </line>
<line> ca*endo </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *eitor construi* as articu*ações. </line>
</par>
<par>
<line> Cabe des*acar *ue o acúmulo de mater*ais (na montanh* de lixo) deno*a um dis*urso </line>
<line> hiperbólic*, marcad* pelo *xagero, q*e a*sume * função de dar ***ase às propo*tas do *rojeto </line>
<line> *e dizer. O co*junto de materiais n*o ape*as se **laciona a* "tudo *sso", mas também indicia </line>
<line> s*nti*os, uma vez *u* acent*a o t*o* da *rític* feita pelo produ*o*. </line>
<line> O uso de cores viva* pode s*gerir não somente a atua*ida*e tempora* do des*arte, ma* </line>
</par>
<par>
<line> também ser*e </line>
<line> de estra*égia para *hamar a atenç*o do leitor. Desse modo, o uso d* cores </line>
</par>
<par>
<line> ta*bé* contribui pa*a a construção *a referenciação. </line>
<line> Nesse mesmo viés, as expressões *aciais dos personagens (pa* filho) também se e </line>
<line> articul*m às demais semioses para * processo de co*s*rução de sen*i**s. Assim, o entusiasmo </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 16, n. 6, art. *3, *. 246-**4, nov./dez. *019 *ww4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. F*rreira, T. R. Rag*, Y. M. *. Lea**ro </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> *o *a* * * decepção do f**ho são *n*iciadores par* a compr*ensã* da crítica *o*ia* *r*posta </line>
<line> pel* produtor. </line>
<line> *e*s* dire*ão, sa*ie*tamos * que des*aca K**h (20*4, p.18) sobre a coesã*: "[...] </line>
<line> *o*e-s* *firmar que o *on*eit* *e c**são textual diz *espeito a tod*s *s p*oces*os *e </line>
<line> se*uencialização *ue as*egura* (o* t*rn*m recuperáv*l) uma ligação linguística si*nif*cativa </line>
<line> entre o* elem*ntos que ocorrem na superfície t*xtual". *onsider*nd* o contexto </line>
</par>
<par>
<line> multissemi*ti*o, destacamos que a ar*iculação ent*e constituintes de um t*xto sob*e*õe-se </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> dimensão ling*ística e se es*e*de pa*a a dimensão se*iótica. </line>
</par>
<par>
<line> **ra He*ne (*015, p. 179), u*a a*ális* d* coe*ão, *m uma perspecti*a *nu**iativa </line>
</par>
<par>
<line> p**sa a **nsiderar os el*mentos s*mi**icos no *roces*o de re*erenciação, tendo </line>
<line> como argumento a concepção de texto enqua*to *ven** *inguí*tico-semiótico, o qu* </line>
<line> p**sibi*i*a * ocorrê*cia *e elemen*os verbais e elementos nã* v*r*ai* atuarem co*o </line>
<line> âncora textual ou co** obj*t*s de d*scur*o, refer*ntes p*ocessados não somente a </line>
</par>
<par>
<line> pa*t*r </line>
<line> da cam*da li*guístico-f*rma*, mas *amb*m da camada hi*tó*ico-*deológic*, </line>
</par>
<par>
<line> que env*lv*, em especial, o c*nhecimento de m*ndo do interl**utor (HEINE, 20*1), </line>
<line> construídos a partir da interação discursiva. </line>
<line> Dim**sionada na perspectiva des*acad*, o e*tudo da co*são se consubst*ncia nas/pel*s </line>
<line> diversas ar*iculações possibilitadas p*lo proje*o de d*zer dos produtores, con*ideradas as </line>
<line> di**nsões ver*ais, **agéticas e **ntextuais, bem como *s sujeitos-i*terl*cuto*es qu* </line>
<line> (re)constroem *e*t*dos * con*retizam inter*ções. </line>
<line> A*ividade 4: N*zaré Tedesco </line>
<line> *exto 4 - M*me </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: https://b*.pinte**st.com/pin/34142921549254**20/ </line>
<line> *ev. FSA, T*re*ina, v. 1*, n. 6, art. 13, p. 246-264, nov./d*z. 2019 www4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A C*esão Te*tual em Histórias em Quad*in*o*: U*a Proposta de Leitura </line>
<line> 261 </line>
</par>
<par>
<line> O texto 4 ci*cula *m *edes soc*ais e *ão apresenta autori* explíc*ta. Essa é uma </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> carac*e*ís**cas do gê*ero meme. </line>
</par>
<par>
<line> 1ª Et*pa - Levantamento ** conhecimentos pr**i*s sobre o gênero => O professor poderá </line>
<line> pre*arar uma ap*esentação (aul* expositiva, com *so *e powerpoi*t) sobre o *ênero *eme, </line>
</par>
<par>
<line> leva*d* *m co*sideração os modo* de o*ganização/func**namento e </line>
<line> os usos sociais d*sse </line>
</par>
<par>
<line> ***ero qu* c*rcula de modo quase *xclus*vo em a*bientes digitais. </line>
</par>
<par>
<line> 2ª Etapa: </line>
<line> Leitura prévia - Análise de alguns memes (sele**onados pelo profe*s*r) para </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssão sobre o con*eú*o te*át*co, o estilo d* linguage*, as funçõe* comunicat*vas, e*c. </line>
</par>
<par>
<line> 3ª Etapa: Análi*e </line>
<line> da coesão - Os alunos </line>
<line> poderão fazer o levant*me*to d*s recursos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> coes*o. A a**lis* pode partir de </line>
<line> *ma di*cussão sobre o f*to </line>
<line> de o *eme </line>
<line> apresentar, com </line>
</par>
<par>
<line> reco**ênci*, uma im*gem já con*ecid* pelos i*terlocutores, que traz a**umas r*ferências </line>
<line> sobre o pe*sonage* repr*sentad*. No caso em tela, a figura da persona*em Nazaré Tedesco, </line>
<line> da no*ela *enho*a do Destin*, produ*ida pela rede Globo, em *004. A vilã, interp**tad* **r </line>
<line> Renata Sorrah, escolhida para o meme, *lém do efeito d* humor, poss*bili*a um argumento de </line>
<line> au*oridade, *á que a pers*n*gem * conh*cida pelas suas af*rm*ções c*tegóricas. A leitura d* </line>
<line> meme pr*ssupõ* al*uns co*hecimentos pré*i*s sobr* o contex*o da pe*sonagem e a sua </line>
<line> *aracter**tic* de possuir certa conf*são mental. Nesse *ontexto, H**ne (20*5) consi**ra q*e o </line>
<line> p*ocesso de c**são e co*rência s* *fetiv* també* * partir de *ignos icônic*s, que se im*rica* </line>
<line> *om os signos *e*b*is, mu*ido* de valores axiológ*cos. </line>
<line> No âmbito dos m*canismos de coe*ão, podemos destacar que a repetição da </line>
</par>
<par>
<line> perso*a*em em outros memes se co*f*gura como uma relação intertextual, q*e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ca*a**erí*t*c* do* me*es. *a dimensão linguísti*a, * em*rego *o pronome "meu" (meu </line>
</par>
<par>
<line> sonho) se associa à </line>
<line> per*on*gem apresentada por meio de imagem, *as pode s**citar </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> "disc**so coletiv*", q*e é assu*ido pelas p*sso*s que compar*ilham o m*me em **as redes </line>
<line> so*iais. A*ém disso, * expr*ss*o "daq*elas *essoas bon*tas" sina**za par* uma indeter*inaçã* </line>
<line> d* "pessoas bonitas", já q*e o *eferen*e não é *ão preciso. O p*o*ome "que" assume a f**çã* </line>
<line> d* pronom* re*a*ivo, assu*indo a função de subst*tuição. </line>
<line> Dada a ca**c*erí**i*a in*ormal *os meme*, * emprego do conector "aí" t*ce a </line>
<line> articula*ão *om a parte anterior, eviden*iando uma *ra*scrição de u* di*cur*o diret*. A </line>
</par>
<par>
<line> expr*ssão "todo mundo" repre*ent* um n*me gené*ico e *ugere idei* de qu**tidad*. Para a </line>
<line> a*ém des*as qu*s*ões, a repr*du*ão das f*las pos*íveis nos comentários aparece sina*i*ad* </line>
<line> *e*o uso d* aspas, q*e possibi*ita ao leitor associar cada fala a um pos*ível interl*c*t*r. Ne*sa </line>
</par>
<par>
<line> direçã*, os mecan**mos de coesão escolhidos pelo p*odutor </line>
<line> do *em* em questã* sinalizam </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*s*na *I, v. 16, n. 6, art. 1*, p. 2**-2*4, nov./dez. 2019 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. Ferreira, T. R. Rag*, Y. *. A. Leandr* </line>
<line> *62 </line>
</par>
<par>
<line> p*ra uma a*equaç*o d*s **oces*os de articulação, uma vez **e ta*s comentários são tí*i*os </line>
<line> *esse tipo *e interaçã*, q*e é estabelecida em redes *ociais. * uso de gírias, estrangeirismos, </line>
<line> fra*es fei*as constitui escolhas l*x*cai* que garantem a a*equação da lingua*em ao gêne*o e à </line>
<line> sit**ção sociodi*curs*va. </line>
<line> * partir desses q*atro exemplares, bu*c*mos il*strar os mecanismos de c*esão em </line>
<line> HQ. Em*ora reconheçamo* a *i*ersidad* *e abordagen* possíveis quando se t*ata dessa </line>
</par>
<par>
<line> que*tão, *speram*s ter </line>
<line> dem*nstrado q*e a a*áli*e *os recu*so* de coesão </line>
<line> *ão pode ser </line>
</par>
<par>
<line> re*liz*da de modo di*so*iado das *i*en*ões discur*ivas, uma ve* q*e um gênero discursivo </line>
<line> pr*cisa s*r co*cebi*o como um todo e conside**r *ssa unidade pode fac*l*ta* o p*rcurso </line>
<line> interpretat*vo p*r parte dos sujeitos leit*r*s. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕ*S *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> *este artigo, </line>
<line> buscamos empreender </line>
<line> uma *iscuss*o ac*rca dos usos dos mecani**o* </line>
</par>
<par>
<line> *e c*esão em textos multiss**iótic*s, mai* notada*ente, *as HQ*. Assi*, buscamos </line>
</par>
<par>
<line> *istematizar a*gumas discussões sobre su*g*mento das história* em quadrinhos e sobr* as o </line>
<line> sua* contr*buiç*es *ara o pro*es*o *e ensino e d* ap*e*dizagem. D*d* a *atureza deste artigo, </line>
<line> não se bu*cou te**izar sob*e os mecanismos de **e*ão, mas ana**s*-lo* em práticas de </line>
<line> linguag*m e* his*órias em quad*i**o*. </line>
<line> Desse modo, f** possív*l *onstatar que a anális* dos mecanismos de coe*ão, </line>
</par>
<par>
<line> *im*nsionad*s e* uma *erspe*t*va discu*siva, *emonstra que as re*ações </line>
<line> en*re </line>
</par>
<par>
<line> *lementos/rec*rs*s lingu*stico-sem*ótico-d*scursi*os n*o podem ser considerada* de forma </line>
</par>
<par>
<line> d*ssociada, </line>
<line> um* vez que </line>
<line> esses ele*entos/r*c**sos se c*nfiguram com* **si*ar*s para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proces*o de *ro*ução de sentidos e par* a qualidade das inte*ações entre os *uj*itos. </line>
<line> Ao tom*rmos o hiperg*nero históri*s e* quadrinhos co*o o*jeto de **á*ise, pudemos </line>
</par>
<par>
<line> constata* que o est*do </line>
<line> d* c**são demanda um tratamento mai* apr*fu*dado de mod* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> garantir um redim*nsionamento teóri*o, com vistas a consider*r os inúmeros mecanism*s </line>
<line> c*nst*tutivos dos textos. </line>
<line> Analisa* a coesão, sob o ponto de vista e*unciativo, possi**litou antever q** * estudo </line>
<line> da coesão não pode ficar restr*to à dimensão linguística, uma vez que o* textos que circu*am </line>
<line> na socied*de *a in*ormação são c*nstituídos por dife*entes semiose*, *ue est*b**ecem </line>
<line> relaçõe*, *n*ic**m sentidos e des/re/*elam projetos de d*z*r. </line>
<line> Ne*sa d*r*ção, r*iteramos que as prop*s*as de *ti*ida*es didáti*as, que integ*aram este </line>
<line> a*tigo, se prestaram a *lus*rar possib*lidade* de encaminha*ento* m*todológicos a s*rem </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 13, p. *4*-264, nov./dez. 2019 ww*4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Co*são Text*** *m H*stóri** em Qu*drinho*: Uma Propost* de Leitura </line>
<line> 263 </line>
</par>
<par>
<line> r*ss*g*ifica*os pe*o* profes*ores, de *o*o a viab*lizar pr*ti*as ed*ca*ivas que *ontemp*em as </line>
<line> relaçõ*s textuais e **n*extu*is intrínseca* ao* t*xtos *ultis**mióticos, o *ue poder* co*tribuir </line>
<line> para * f*rm*ç*o de lei*ores *ai* proficie*tes e mais ref**x***s. </line>
<line> REFE*ÊNCIAS </line>
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<line> H. M. Ferreira </line>
<line> T. R. Ragi </line>
<line> Y. M. A. L*andro </line>
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<line> 1) concep*ão e planeja*en*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nálise e interpretação dos *ados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *lab*ração do ras*unho ou na revisão crítica do cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) parti*ipação *a *prov*ção da versão fin*l do **nus*rito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Te*es*na, v. *6, n. 6, art. 13, p. 246-264, *ov./dez. 2019 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/r*vis*a </line>
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