<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 13, p. 246-264, *o*./de*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.13
</line>
</par><par>
<line>
A Coesão Textual em Histórias *m *uadrinho*: Um* Propo**a de Leitura
</line>
<line>
Th* *extual Cohe*ion in Histo*ies i* Q*adrinhos: * Reading Prop**al
</line>
</par><par>
<line>
He*ena Maria *err*ira
</line>
<line>
Do*t*ra em Li*guística pela Ponti*íc*a Universidade ** *ão Paulo
</line>
<line>
P*ofessora da Uni*ersidade *ederal de La*ras
</line>
<line>
E-mail: helena*er*eira@ufla.br
</line>
<line>
Taí*a Rita Rag*
</line>
<line>
Gr*duação e* *etras p*la *niversidad* F**eral de L*vras
</line>
<line>
E-mail: taisa*a*i@gmail.co*
</line>
<line>
Yago Marsha* Alves Leandro
</line>
<line>
Gra*uaç*o em Letras pe*a Un*ve*sida*e Federal *e L*v*as
</line>
<line>
E-mail: y*gom*rshal@gmail.co*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Helena Maria Ferreir*
</line>
</par><par>
<line>
Universidade F*d*r*l *e L*vras - *FLA - **partamento
</line>
<line>
Edit*r-*hefe: *r. Tonny Ker*ey de Ale**a*
</line>
</par><par>
<line>
de Estudos da Linguagem - *âmpus *n*versitár**, C*ixa
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Postal 303*, *EP 37200-*00 Lavr*s/MG Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
Taísa *ita Ragi
</line>
<line>
*rtigo *ecebido e* *7/06/2019. Ú*tima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Un*ver*i*ade Federal de Lavra* - U*LA - Depa*tament*
</line>
<line>
*ecebi*a em 04/07/2019. Aprovad* em 05/0*/*019.
</line>
</par><par>
<line>
de Estudos da Linguag*m - Câmpus *niversitário, Caixa
</line>
</par><par>
<line>
Post*l 3037, *E* 37200-000 *avras/MG B*asi*.
</line>
<line>
A*ali*do pelo siste*a Triple Review: Desk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*:
</line>
<line>
Y*go Mar*hal Alves Leandro
</line>
<line>
pe*o Editor-Ch*fe; * *) Double *lind R*view
</line>
</par><par>
<line>
U*i*ersi*ade Federal de Lav*as - U*LA - Departament*
</line>
<line>
(avaliação cega p*r **is *valiador*s da área).
</line>
</par><par>
<line>
de E*tud*s da Linguag*m - Câmpus Un*versitário, Caixa
</line>
</par><par>
</page><line>
Postal 303*, CE* 37*00-000 Lavras/MG Brasil.
</line>
<line>
Revis*o: Gram*tic*l, Normativa e de Formataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Coesão Te*tua* em Histór*as em Quadrinhos: Uma Proposta *e Leitura
</line>
<line>
**7
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente artigo ele*e *
</line>
<line>
*oe*ão textu** com* ob*e** de estudo. *esse s*ntido, o o*jetivo
</line>
</par><par>
<line>
prec*p*o deste
</line>
<line>
*studo é discutir process* d* c*nstrução o
</line>
<line>
d* coesividade em *e**o* q**
</line>
</par><par>
<line>
pertencem ao *ipergênero Histó*ia* em qu*drinhos. *ara a cons*cução d*
</line>
<line>
objetivo proposto
</line>
</par><par>
<line>
buscou-se desenvol**r uma pesquisa
</line>
<line>
t*órica acerca do surgimen*o *as histó*ias em
</line>
</par><par>
<line>
qua*r*n*os e de suas contribuições par* os proce*s*s de ensino e aprendi*agem. Al*m *isso,
</line>
</par><par>
<line>
buscou-se propor ati*ida*es didátic*s r*lacionada* aos gênero*
</line>
<line>
discur*i*os **ras *e *u**r,
</line>
</par><par>
<line>
charg* e me*e, **m
</line>
<line>
vi*tas * i*ustr*r as o*orrências *e **lações *extua*s que co**t*tuem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
orga*ização e os usos das produ*ões multissemióticas e que podem o*ientar a interpretação e
</line>
</par><par>
<line>
ev*denciar projetos de dizer. A parti* dos es*udos empreendidos, co*statou-se *
</line>
<line>
nec*ssida*e
</line>
</par><par>
<line>
*e se a*pliar os estudos acerc* *os m*canismos d* coesão em tex*os que conjugam diferentes
</line>
<line>
semioses, u** vez que, em uma pers*ectiva enunciativa, *s recu*sos constitutivo* dos textos
</line>
<line>
apresentam-se em re*ação co* as d*mensões linguístico-s*miótic*s e discurs*vas.
</line>
<line>
Palavr*s-cha*e: Coe*ão tex*ual. Histórias em Quadr*nhos. Textos Multis*em*óticos. Leitu*a.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The prese*t
</line>
<line>
article se*ects textual c*hesion as the o*ject of study. In thi* *ense, the main
</line>
</par><par>
<line>
*bjective of t*is study is to
</line>
<line>
discuss *h*
</line>
<line>
proce*s *f construction
</line>
<line>
of coh*siveness *n texts that
</line>
</par><par>
<line>
belon* to t*e **pergenic comic*. In ord*r to achie*e the pr*posed goal, we aim to dev*lo* a
</line>
</par><par>
<line>
*heo*etical re*earch about the e*er*ence *f
</line>
<line>
comic book* an* thei* contrib*ti*ns
</line>
<line>
to
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
teachi** and lear**ng
</line>
<line>
processes. I* a*dition, we p*ese*t a **oposal of didact*c *ctivities
</line>
</par><par>
<line>
related to the
</line>
<line>
*iscursive g*nres of humor, *artoon a*d meme stri*s, i* ord*r to il*ustrate
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
o*curre*ces of textual rela*ions *ha* con*titute the o*ganiza*ion a*d *he uses of
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
m*lt*s*miot*c product*ons and th*t can gu*de the int*rpretation and eviden*e of projec*s of
</line>
</par><par>
<line>
tell. *ased on the studies
</line>
<line>
car**ed
</line>
<line>
out, we ver*fied
</line>
<line>
the *eed to expand the studies about
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
m*chanisms o* cohes**n i* texts that com*ine dif***ent se*ioses, si*ce, in an enunciati*e
</line>
</par><par>
<line>
per*p*ctive, t*e
</line>
<line>
*on*tit*tive *e*ources of the texts are presente* relation the l**guistic-
</line>
</par><par>
<line>
in
</line>
<line>
to
</line>
</par><par>
<line>
sem*otic and dis*urs*ve.
</line>
</par><par>
<line>
Key**r*s: Textual C*hesion. Co*ics. Multisemio*ic *exts. Reading.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 16, n. 6, a*t. 13, p. 246-264, *ov./dez. 2019
</line>
<line>
**w4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Ferreira, T. R. Ragi, Y. M. A. Leandro
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
1 INT**DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Se con*idera*m** *u* o *stud* d* lingu*gem deve ser *ime*si**ado a parti* dos/nos
</line>
<line>
contextos dos processo* de *ro*ução, circulação e recepção d*s textos, pre*isamos implicar a
</line>
</par><par>
<line>
int*r*çã* ent*e
</line>
<line>
os sujeit*s. A *ing*a**m, nessa perspe*t*va, se funda em um proc*sso
</line>
</par><par>
<line>
histórico contí*uo, *u* faz del* não *m produto **on*o * acabado, ma* q*e vai se construin*o
</line>
</par><par>
<line>
e s* ****tituin*o a partir dos usos que o* sujeitos fazem dos diferentes enunci**os
</line>
<line>
escrito*,
</line>
</par><par>
<line>
*e*bais ou *esmo des*nv*lvi*o* *m outr*s *ateria**dades semi*ticas.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o estudo d* coesão, per**ec*i*ado *m uma abordagem di*cursiva, i*plic*
</line>
<line>
considerar **e um texto, vi*to como enun*iado, "preci*a te* um *u*or *ue possua um pro**t*
</line>
<line>
discursivo, ou *e**, vai-se a*ém da* for*as da lí*gua, a**s*r de não as a**lar, um* *ez que os
</line>
<line>
enunciados *ão mate*ia*izados pe*a linguagem" (LIR*, 2016, p. 193). D*sse modo, as
</line>
</par><par>
<line>
r*l*çõ*s pr*postas
</line>
<line>
p*los a*tores para a c**s**ução do* processos de refe*encia*ão e *os
</line>
</par><par>
<line>
process*s de se*u*nc**ção s*o decorrentes de esco*has *ealizadas
</line>
<line>
e ev*d*nci*m uma
</line>
</par><par>
<line>
**ientação v*lorat**a. É ne**e sentid* q*e M*n*ada e Dubois (2003, p. 17) *testam que "[...]
</line>
<line>
os suj**t*s con*tr*em, a*ra*és de prátic*s d*sc*rsiva* e co***tivas so*ial e cultu*alm*nte
</line>
<line>
situadas, versões públicas do mundo".
</line>
<line>
Nessa d*reçã*, consideramos que a análise d* uma produção textual, *ais
</line>
<line>
especificamente *os proce*sos de coesão, não p*de **car cir*u*scrit* a uma pe*spectiv*
</line>
</par><par>
<line>
li*g*í*tico-*extual,
</line>
<line>
u* a
</line>
<line>
ve* q*e tai* processos
</line>
<line>
assum*m natureza dis*ursi** nas i**e*açõ**
</line>
</par><par>
<line>
sociai*. A*sim sen*o, a coesividade e*tá *ntr*ns*came*te *elacionada às dimensões
</line>
</par><par>
<line>
discur*iva*,
</line>
<line>
*o* s
</line>
<line>
os enunciados *ã* produzid** por sujeitos que *e constitue* na/pela
</line>
</par><par>
<line>
linguag**.
</line>
</par><par>
<line>
Essa pe*sp*c*iva é *ssumid* po* H*ine (201*, p. 174).
</line>
<line>
Considera-se * texto c**o event* *ialó*ico, linguí*t*co-semió*ico, falado, *scrito,
</line>
<line>
ab*rc*ndo, pois, n*o soment* o sig*o *e*bal, mas t*mbém os dem*is si*nos no seio
</line>
<line>
social (imagens, sin*is, gestos, me*ei*s da *abe*a, element*s pict*rico*, gráficos
</line>
</par><par>
<line>
etc). Assim compreendido, a*r*senta-se cons*ituído de duas ca*adas
</line>
<line>
q** se
</line>
</par><par>
<line>
im*ricam mutuamen*e: a c*mada l**guístico-formal, q*e co*siste d** princípios
</line>
<line>
*orfofonol*gicos, sintáti*o*, semânticos * sem*ó**cos; e a ca*ada histórico-
</line>
</par><par>
<line>
ide*lógica, car*cter*za*a pe*o processame*to d* *ent*dos inferencia*s e efet*vada
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
parti* d* *iferentes estratégias (conhecimentos de m*ndo, conhe*imentos
</line>
<line>
*arti*hados, int*n*ion*is, conhec*mentos *de*lógi**s, de*tre outros) q*e vão
</line>
<line>
*li**rçar a *o*strução d*ss*s sentidos.
</line>
<line>
Após contextualizar a perspectiv* *e*rica por n*s *dota*a, propomo-nos, neste *rtigo,
</line>
</par><par>
<line>
discut*r o pr*c*sso ** c*nstrução da coe**vi*ade
</line>
<line>
em tex**s *ue *e*tencem
</line>
<line>
a* hip*r*êne*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 16, *. 6, art. 13, p. 246-264, nov./de*. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Coesã* Textual e* Históri*s em Qua**inhos: Uma Propo*ta d* Leitura
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
Histórias em qua*rinhos. A noç*o de hi**rgênero é dada por Ramos (2006) e direciona-se
</line>
<line>
para o fato d* *s his*óri*s em *uadrinhos contemplarem dif*rente* subgêneros, tais como:
</line>
<line>
charges, histó*ias *m q*adr*nho*, cartuns, *emes, gifs, tiras d* *umor, ***as em se*uência etc.
</line>
<line>
As**m, e*te trabalho *ssume relev*ncia no sentido *e promover poss*bilidades *e
</line>
<line>
exp*oração da coes*o em texto* mul*issemiótic*s, uma vez qu* o trabalho com e*se fenôm*no
</line>
<line>
e* sala de aula tem sido *redomi*an**me*te cent*ad* no texto verb*l. Pa*timos do
</line>
<line>
pressupos** de que é possível ana*is*r os mecanismos de coesã* em qua*squer pr*du*ões,
</line>
<line>
mesmo não i*st*nciados por marcadores linguís*icos, p*is e*s* fenô**no, em u*a
</line>
<line>
*er*pectiva enu**iativa, pode se efetiv*r p*r meio de diferentes r*c*rsos. Assim, uma anális*
</line>
<line>
*a *r*anização **quite*ônica da artic*la*ão dos di*erentes re*urso* coesivos dos textos em
</line>
<line>
relação aos aspectos multimoda*s, e* que s*miose* (c*res, form*s, s*ns, movimentos, tip*s
</line>
<line>
de let**, fonte, distribui*ã* gráfi*a do conteúdo, *tc) se entre*açam s*gnifica*ivamente na
</line>
<line>
organ*zaç*o *o c*nteúdo temá*i*o em conj*nto com a linguagem ve*bal, pode contribuir par*
</line>
<line>
os *erc*rs*s interpre*ativos.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a a co*preensão da coesão te*tua*
</line>
<line>
em histórias
</line>
<line>
em qua*ri*hos, parti*os *e uma
</line>
</par><par>
<line>
contextualização ac*rca da *istória desse hipergênero e de seu* usos em sala de *u*a, s*ja na
</line>
</par><par>
<line>
dimensão da* co*tribuiçõ*s p*ra o ensino, sej* para * *i**ussão sobre a estrutura e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
f*ncionamento do* textos. Além dessa compilação t*ór*ca,
</line>
<line>
este a*tigo apresenta uma análise
</line>
</par><par>
<line>
dos p*ocesso* de c*esão em **xto* multiss*m*óticos, *er*enc*ntes ao hip*rgêner* h*st*ria* em
</line>
<line>
quadrinhos.
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 Breve histórico das H*s * o en*ino
</line>
</par><par>
<line>
Ant*s de *iscu*irmos a c*esivida*e
</line>
<line>
*as
</line>
<line>
histórias em quadrinhos, cons*de*a*os
</line>
</par><par>
<line>
r*levante contex*ualizar o sur*im*n*o d*sse *ipe**ên*ro e disco*rer *obre suas contribu*ções
</line>
<line>
para o ensino da lín**a portugu*sa.
</line>
<line>
Os primeiro* reg***ros imag*ti*os foram atribuído* aos hom*ns primiti*os, q*e
</line>
</par><par>
<line>
im*ri*iam nas *ared*s das cavernas rep*esentações
</line>
<line>
de certo* evento* de sua* vidas, não
</line>
</par><par>
<line>
apenas em um *ível
</line>
<line>
histórico, de registro, m*s também c*m certa finalidad* cultural.
</line>
</par><par>
<line>
Con*udo, *evi*o à e*olução das **ciedades e do p*nsamento abstrato, as im*gens torna**m-se
</line>
</par><par>
<line>
*imitada* para
</line>
<line>
acomp*nh*r essa e*olução. *omeçou a surgir,
</line>
<line>
entã*, a escrita simbó*ica,
</line>
</par><par>
<line>
in*c**ta *m su*erfí**es mais maleávei* e le**s, tais
</line>
<line>
como os
</line>
<line>
hieróglifos, por exempl*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 6, art. 13, p. *46-264, nov./d*z. 2019
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Ferre*r*, T. R. Rag*, Y. M. A. Leandro
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
Posteri*r*e***, * repr*sentação
</line>
<line>
do mundo p*ssou a s* da* a partir de alfabet*s ass*n*ados
</line>
</par><par>
<line>
sobre as caracterís*ic*s fonéti*as ** lin*uagem. Esse evento marca, *ntão, * g*ande evolução
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
escr*ta, per*itin*o,
</line>
<line>
assim, que a *o*ul**ão re*res*ntasse elementos e fenômenos do
</line>
</par><par>
<line>
mundo *ue os *esenhos não c*nsegu*am abordar dir**am*nte. (FURLAN, 198*;
</line>
<line>
VERGUEIRO, 2012).
</line>
<line>
*om a constituição da escrit*, surg* * imprensa, e partir disso, ampl*a-*e a c*rcula*ão
</line>
<line>
das HQs. Tais produçõe* passam a s*r consideradas com* *ma comunic*ção de massa, em
</line>
<line>
função das possibilid*des de produção de sentido * de mobilização do inter*sse por parte dos
</line>
</par><par>
<line>
leito*es. Com *sso, as HQs tiv*r*m ** *ort* pod*r econôm*co e
</line>
<line>
comercial nessa época.
</line>
</par><par>
<line>
Aparecendo cada vez ma*s n*s jornais americanos, c*m m*is vigor,
</line>
<line>
essas histórias côm**as,
</line>
</par><par>
<line>
satí****s, *overa* a* edi*oras a expand**em o terre*o temát*co e de c*nt*údo dessas his*órias,
</line>
<line>
originando os com*cs boo*s.
</line>
<line>
C*mo esses comics b*oks abor*a* histó*ias fictícias e, *uitas vezes, fantasiosas,
</line>
</par><par>
<line>
atraíam um p*blic* mais
</line>
<line>
*ovem i*fan*il. Esse públ*co mergu*ha*a nas páginas dessas *
</line>
</par><par>
<line>
revistas e acompanhavam *iel**nte as ediçõ*s
</line>
<line>
la*çada*, ca*a *e* mai*. F*i então, por es*e
</line>
</par><par>
<line>
motivo, que c**eçara* a su**ir as crític*s ao gêner*.
</line>
<line>
Estudiosos de p*icolog*a, as fa*ílias de alta posição socia* e * *omunidad* escol*r
</line>
</par><par>
<line>
começa*am a e*t*nder que as histórias
</line>
<line>
dos qua*ri***s, algumas vezes, não a*endiam aos
</line>
</par><par>
<line>
preceito*
</line>
<line>
a*iológic*s defen*idos p*l* *oc*edade, ou *eja, os v*lores morais *
</line>
<line>
inte***tuais
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
sociedade (princip*lmente d* norte-american*, que fo* o
</line>
<line>
**rne dessas
</line>
<line>
discu*sões). A*
</line>
</par><par>
<line>
i*stituições rel*giosas *ambém acu*aram esses textos *e não estarem de acordo, ou de *erem
</line>
<line>
contra os dogmas e dout*inas das igreja* (princi*alment*, aqu*las de cunho cr*stão). *n*ão,
</line>
</par><par>
<line>
segun*o Feijó (1997), as revist*s *m quadr*nhos
</line>
<line>
*or*m condenadas por *esenvolverem
</line>
</par><par>
<line>
desv*os e an*rmalida*es *o comportamento dos jo*ens que l*am os *o*tos
</line>
<line>
com e*ement*s
</line>
</par><par>
<line>
im*géticos. Exemplos
</line>
<line>
dess* a*ri*uição, par* ilus*ração *a situação, eram que os qua*ri*hos
</line>
</par><par>
<line>
do Batma* i*cita*am ao re*ac*ona*ento homossexual, a* mesmo passo que os *omic books
</line>
<line>
do S*perman faziam co* que os jovens s* a*irassem das jan*las das edif*caç*es.
</line>
</par><par>
<line>
Em respo*ta a e**e impasse, por pressão da s*ciedade, fo* criad*
</line>
<line>
*ma es*écie
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"código *e conduta" para * produção desse material. Esse cód*go estabelecia *ertas normas e
</line>
</par><par>
<line>
ditava o
</line>
<line>
que poderia, ou não, esta* *epr**entado nas páginas
</line>
<line>
das *ev**tas e* quadrinhos.
</line>
</par><par>
<line>
Acredita-se que, com isso, as editoras ficaram limitadas n* se*t*do d* explorar dete*m*nados
</line>
</par><par>
<line>
con*eúd*s temáticos,
</line>
<line>
de realizar determin*das críticas e produzir deter*inada* i*a*ens,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que, re*or*entemente, trouxe p*ejuízos par* * produçã*
</line>
<line>
d* um
</line>
<line>
texto cr*tico **l como
</line>
</par><par>
<line>
potencializa*o *elo gênero. (FEIJÓ, 1997).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, v. 16, n. 6, art. 13, p. 246-26*, nov./d*z. 2019
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Coesão Textual em Histórias em Quadrinhos: Uma Propo*ta de Leitura
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
Po*terior*en*e, no fi*a* *o s*cul* XX, com o avanço das ciências human*s, soc*ais e
</line>
<line>
cultu*ais, *s H*s *anham uma nova conotação, e co*eça-*e, *nt*o, a ex**or*r os aspectos
</line>
</par><par>
<line>
*deol**icos, di*cursivo* e p*agmát*cos
</line>
<line>
desse gênero. Enten*e*-*e
</line>
<line>
que as grandes c*íti*as
</line>
</par><par>
<line>
feitas a *sses textos eram substan*ia*me*te rasas, sem o devido em*asamento, *á que as
</line>
</par><par>
<line>
teo*ias psicológicas não sustenta*am os *ponta*ent*s feitos cont** esse art*fat*
</line>
<line>
cultural.
</line>
</par><par>
<line>
Com i*so, os quadrinho* passaram a se* amplam*nte util**ados com f*ns pedagógicos, como
</line>
<line>
*or ex*mp*o, * cate*is*o, o exemplo de mora* e condu** valo*izados **r uma comunidad*, e
</line>
<line>
a*é me*mo *ara t*ein*men*o de solda*os d*s forças armad*s. Po*ém, as história* em
</line>
<line>
*uadrinhos não e*am public*das como mate*i*is didáticos.
</line>
</par><par>
<line>
A *nserção da linguag*m dos q*adrinhos nas sa*as de aula se deu inic**lmente
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
for** sutil,
</line>
<line>
ocup*ndo a*gum*s lacu*as de ativi*ade* e ex*licações dos livros *i*áti*os q**
</line>
</par><par>
<line>
ante* er*m oc*padas por t*xto* escri**s. Cont*do, diante do* resul*ados *o**tivos dessa
</line>
</par><par>
<line>
arti***ação, *s quadrin**s foram, pau*atinamente, conqui*tando *
</line>
<line>
ce*á*io esco*a*, * foi-se
</line>
</par><par>
<line>
per*ebendo qu* essa forma *e linguagem tornava o ensino *ais di*âmico e ag**dável. *om
</line>
</par><par>
<line>
*sso, as HQs estão
</line>
<line>
cad* vez m*is pr*sentes
</line>
<line>
nas pá*in*s dos livros didát*cos, chegando ao
</line>
</par><par>
<line>
po**o de serem prevista* nos
</line>
<line>
docu*entos
</line>
<line>
*edagógic*s que fornecem a* diretrizes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e**cação naciona*, como *s **N (Pa*â*e**os C*rri***ares Nacionais) e * BNCC (Base
</line>
<line>
Nacional Curr**ular Comum).
</line>
<line>
Comp*ementando o e*posto, Ver*ueiro (2*08, p. 26) apres*nta que as HQs, em sala de
</line>
<line>
au*a, eram muito u**lizadas
</line>
<line>
Para introduz*r um tema que será depois d*sen**lvido p*r outros meios, para
</line>
</par><par>
<line>
a*rofundar
</line>
<line>
um conceito já *presentado,
</line>
<line>
par* ger*r uma di*cussão a respei*o ** um
</line>
</par><par>
<line>
assunto, p*ra ilustrar uma ideia, *omo uma forma lúdica para tratamento de um tema
</line>
<line>
ár*d* ou como contrap*sição ao enfo**e *ad* por o**ro meio de comunicaçã*.
</line>
<line>
O a*tor destaca ainda que os us*s das *Qs nas aulas *ram mai* v*ltados para um
</line>
</par><par>
<line>
trabalho com os
</line>
<line>
*on*eúdos didáti*os, *e*
</line>
<line>
atentar-s*
</line>
<line>
para as espec**icida**s *esse gênero e
</line>
</par><par>
<line>
*em uma orientação metodo*ó*ica *apaz d* *onsiderar outros
</line>
<line>
aspectos rel*van*es par* a
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise da* *o*encialidades trazidas por esse tipo d* t*xto.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *mbito *a *iscussã*, s*breleva-s* ainda a ques*ão do uso i*refletid* das HQs ou
</line>
<line>
de seus usos *e fo*** *xcessiv*. Para Rama e Ve*gue*ro (*012, p. 21),
</line>
</par><par>
<line>
Quadrinhos nã* podem **r
</line>
<line>
vistos pela escola como uma *spécie de panaceia que
</line>
</par><par>
<line>
at**de a tod* e qualq**r *b*etivo educac*onal, com* se
</line>
<line>
ele* p*ss*í*sem algu**
</line>
</par><par>
</page><line>
característic* má*ica capa* de transformar pedra em ouro. *elo *ontrá*i*, de*e-se
</line>
<line>
buscar a inte*r*ção dos qua*rinhos a outr** produç*es das in***trias editor*a*,
</line>
<line>
*ev. F**, Ter*sina PI, v. 16, n. 6, art. *3, p. *46-264, nov./de*. 2019 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. M. Ferreir*, *. R. Ragi, Y. *. A. *ean*ro
</line>
<line>
*52
</line>
</par><par>
<line>
televisiva, radiofônica, c*nematográfica etc., tratando tod*s *omo forma*
</line>
<line>
complemen*ares e não como *nimigas ou a**ersárias na ate*ção dos estudant*s.
</line>
<line>
N*ssa d*reção, a escolha do gênero hist*r*as em quadrinhos como objeto de ensino, *o
</line>
<line>
âmbi*o do ensino de l*n**a portuguesa, d*ve *er mot**a*a pelas co*tribuiç*es que esse *ênero
</line>
</par><par>
<line>
t**z pa*a *
</line>
<line>
aperfeiçoam*nto *as *abilidades de leit**a e de escrita, para * aquisição dos
</line>
</par><par>
<line>
mu*tiletrament*s, pois c*nj*ga linguage* verb*l e linguagem não *er*al, o que propicia
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
contato co* a multi*semiose. A constituição dos quadrinhos se dá p*r m*io
</line>
<line>
*e textos
</line>
</par><par>
<line>
multimodais (modalidades falada, e*crita, visu*l-imagé**ca) e multissemióticos (con*ug*ção
</line>
<line>
de imagens, *a*avra*, so*s, cores, re*resent*ção de movime*t*s, etc), o que **aba p*r exigir
</line>
<line>
ha*ilidades l*n*uísti*as e *iscursivas dife*enciadas.
</line>
<line>
D*scorrendo s*bre *s usos educacionais das HQs, Freire (2002, p. *12) p*ntua que:
</line>
<line>
A montagem da história, a organizaçã* de sua tra*a *m quadro* s*quencia*s, a
</line>
<line>
elaboraçã* do texto, o u** de recur*o* expr*ssivos e gráf*cos próprios *as HQs
</line>
</par><par>
<line>
po*em se transformar em uma int*ressante
</line>
<line>
ativida*e de *ei*ura e escrita. O uso
</line>
</par><par>
<line>
ed*cacion*l e/*u t*ra*êutico desse tipo de gênero d*p*nd*, certame*te, de
</line>
<line>
concepções a resp*ito *o qu* v*m a ser ler e es*re*er.
</line>
<line>
No âmb*to das c**cepções *o*re a ativida*e de leitura e escrita, **nsideramos
</line>
<line>
*ecessário des*acar q*e ta*s atividades, concebidas s*b * persp*cti*a discursiva, p*ess*põem
</line>
<line>
um autor/*nunci**or q*e ** *alar/*scr*v*r, con*trói seu discurso *m funç*o de um
</line>
</par><par>
<line>
ouvinte/leitor. Trata-se de um processo
</line>
<line>
*e int*ra*ão no qual o leit*r, o auto* e o text*
</line>
</par><par>
<line>
int*ra*em entre si, seguindo *bjeti*os e necessidades socialmente determi*adas. Assim, nesse
</line>
<line>
diálogo inter*ocut**o, o sujeito, ao produzir ou ao ler *m enunciado "ocupa simultaneamente
</line>
<line>
uma posição ati*a e responsiva: *oncor*a ou *isco**a d*le (t**al ou par*ialmente) *ompleta-o,
</line>
<line>
aplica-o, prepara para usá-lo, etc" (BAKHTIN, 2003, p. 27*).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse caso, as **ivid*des
</line>
<line>
de
</line>
<line>
leitura * escrita deverão explorar tanto a* dimen**es
</line>
</par><par>
<line>
linguís*icas *uanto ** dime*sões extralinguís*icas do texto, *ontemplando o contexto de
</line>
</par><par>
<line>
pro***ão (quem prod**iu, quando, onde, por que, para *u*m, para *ircular
</line>
<line>
*m q*e veículo,
</line>
</par><par>
<line>
em qual suport*, etc), o conteúdo temático (o que o tex*o diz rela*iona** com o autor, com o
</line>
<line>
*omento histórico e com seus poss*veis inter*ocutores, ou seja, ve*ificando a nece*si**de de
</line>
</par><par>
<line>
dizer o qu* foi dito naquele cont*xto de *rodu*ão), a
</line>
<line>
co*strução composicional
</line>
</par><par>
<line>
(*e*onhecendo o
</line>
<line>
gênero qu*
</line>
<line>
organiza o texto sua esfera so*ia* de produção) * o estil* e
</line>
</par><par>
</page><line>
(atentando para a se*eç** lexical, o *st*lo do autor, *s marc*s linguísticas, a forma de
</line>
<line>
o*g*ni*ação d* en*nciado).
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 16, n. 6, a**. 13, p. *4*-264, nov./dez. *019 *ww4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Coesão T*xtu*l em História* em Qua*r*nhos: Uma Proposta de L*itu*a
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUSSÕE*
</line>
</par><par>
<line>
Viei*a e *erreira (*017, p. 181) com*ntam que, no pro*es*o de *eitura de t*xt*s
</line>
</par><par>
<line>
*ulti*odais, os recursos semiótico* de*em
</line>
<line>
s*r ana*i*ados e n*o meramente *escritos.
</line>
</par><par>
<line>
"*magens, c*r*s, tipos de l**ras, diagramaç*o, juntamente com in*ormações a* tex** verbal,
</line>
</par><par>
<line>
são elementos imp*rtantes **ra a const*u*ão *e uma co*r*nci* global para a le*tura,
</line>
<line>
poi s
</line>
</par><par>
<line>
carregam valores e isso exig* hab*lidades leitoras espe***ica*. "
</line>
</par><par>
<line>
Ao co*siderar, de modo *a*s e*pecífico, as histórias em quadrinhos, vale des*a*ar que
</line>
<line>
esse gênero congrega *lementos qu* prec*sam *er articulados para uma a*equad*
</line>
</par><par>
<line>
comp*eensão d* texto: *ítulo, balõ*s, fa**s, met*foras v*s*ai*, o*omato*eias, *inha* cinéticas1
</line>
<line>
,
</line>
</par><par>
<line>
enquadram**to, cor*s, *stereótipos, *tc. Nessa *ireção, os me*anismos de *extualização se
</line>
<line>
efetivam *ão apen*s po* meio da l*nguag*m v*rbal, mas t*mbém por meio da* diferentes
</line>
<line>
semioses *ue co*stitue* a materialidad* textual.
</line>
<line>
A partir dos estu*os empr**ndid*s pa*a a realização de**e artigo, depreendemos que as
</line>
<line>
HQ* apres*n*am como contribuições:
</line>
<line>
a) **centiva a lei*ura, pois a combinação de diferentes semios*s desperta * *tenção dos suj*it**-
</line>
<line>
leitores;
</line>
</par><par>
<line>
b) Incen*iva a produção
</line>
<line>
*e*tu*l, p**nc*palm*nte, *m um* época e* que o **esso aos d*f*re*tes
</line>
</par><par>
<line>
recursos v*su*is f*cilita o trab*lho de ilustração, irromp*ndo com a res*stênc*a decorrent* d*
</line>
<line>
dificu*dade de desenhar;
</line>
<line>
c) *i*amiza o estudo dos me*a*ismos/r*cursos in*iciadore* de se**ido* (pa*avr*s, **agens,
</line>
<line>
cores, balõe*, linhas cinéticas, *etáforas vis*ais, exp*essões e ge**os, enquadramentos,
</line>
<line>
sequen*iaçã*, etc);
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
estão se*tin*o ou fazendo.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 6, art. 13, p. 246-264, nov./*ez. 20*9
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. M. *err***a, T. R. Ragi, Y. M. A. L*andro
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
i) Favorece uma discussão acerca da natureza dos en*nciados, sej* em re*ação * v*sã* de mundo
</line>
<line>
e às or*entações a*recia**vas do* sujei*os, se*a em relação às respostas s*scit*das nas/p**as
</line>
<line>
interações;
</line>
<line>
j) Possi*ilit* o desenvol*im*nto de habilidades de *eitura neces*ári*s par* a formação de leit*r*s
</line>
<line>
críticos, tais como o *econ*ecimento de *entidos impl**itos, ironias, metáforas et*.
</line>
<line>
*ian*e do expost*, pod*mos dest*car que, de a*ordo com as com*e*ências *sp*cíficas das
</line>
<line>
li*gua*en* p*ra * ensino fun*amental d* BN*C (Ba*e Naci*na* C*mum Curricular), o ensino
</line>
<line>
de língua por*ug**sa d*v* viabilizar prát*cas pedag*gicas q*e possibilitem ao aluno
</line>
<line>
Utilizar diferente* linguagens - verbal (*ral ou visual-moto*a, como Libr*s, *
</line>
<line>
esc*i*a), corporal, visu**, son*ra * dig*tal -, para se ex*res*ar e par**lhar
</line>
<line>
in**r*ações, experiências, ideias e sentimentos em diferen**s contexto* e pro*uzir
</line>
</par><par>
<line>
se*tidos que leve* ao diálog*, à r*sol**ão de con*litos e
</line>
<line>
à **operação" (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
2018, p. 63)
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a direção, as HQs po*em assumir um papel f*rma*i*o devido *o fato de que o
</line>
<line>
sujeito-aluno, na* *n*eraçõ*s pro**ciadas pe*o amb*ente escolar, de** *pe*feiçoa* ha*ilida*es
</line>
<line>
e competênc*as re**cionada* aos usos das li*gua**ns, e* d*fer*ntes contextos. Assim, a
</line>
</par><par>
<line>
leitura da* HQs, *ex*os *ultiss**i**i*os, por excelênci*, pode favorecer f*r***ã* d* a
</line>
<line>
leito*es capa*es de compreender e *nterpretar a* di*erentes semioses constitutiva* dos textos,
</line>
<line>
que circu*am na sociedade *a *nf*rmação. Além d* despertar o inter*sse dos alun*s, as HQ*
</line>
<line>
podem fav**ecer a formaçã* d* suje*tos *ríticos, da** a *xploração d* sentidos i*plí*i*os * de
</line>
<line>
aborda**m de pro*lemas do *ot*diano social.
</line>
<line>
*.1 Leitur* de H*stó*ias em qu*drinhos: uma proposta
</line>
<line>
Nas *eções a seg*ir, apresenta*os *ma prop*sta de leitura *e HQ, co* ênfas* na
</line>
<line>
*ná*ise do* mecanis**s de coes*o textual. Co* vistas a traçar uma abor*ag*m na pers*ectiv*
</line>
<line>
dos gê*ero* discursi*os, c*nsideramo* que, *ntes *e *ma a*á**se *ais e*p**ífi*a dos
</line>
<line>
meca**sm*s de coesão textual, é *e*essária **a abor*agem q** permita ao aluno rec*nhecer
</line>
<line>
os c*ntextos de *rodução, de circ*laç** e de recepção dos textos. Além disso, c*ns**eramos
</line>
<line>
relevan*e anal*sar as di*ensões do co*teúdo temático e dos proj**o* de dizer. P*ra ilustrar a
</line>
</par><par>
<line>
*onstituição d* coesi*idade em textos mult*ssemió*i*os,
</line>
<line>
d*senvolvemos três ativi*ade*, em
</line>
</par><par>
<line>
qu* buscamo* anal*sar *s rel*ções textuais em *ma perspectiv* enun*iativa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*res*na, v. 16, n. 6, art. 1*, p. 2*6-264, nov./dez. 201*
</line>
<line>
www4.f**n**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Coe*ão Textual em Hist*rias *m Qua*rinhos: Uma Proposta de *eitu*a
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
Atividade 1: Calvi*
</line>
</par><par>
<line>
Texto 1 - Tiras de C*l*in
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ht*p://de*osito*oca*vin.blog*pot.com/20*5/11/calvin-harold*-tirinha-189.html
</line>
<line>
1ª Etap* - Leva*tamento de conhe*imentos prévios sob*e o gênero =>. Os *l*nos ser*o
</line>
<line>
con*idados a *alare* o que sabem so*re as hi*tórias e* quadrinhos, em qua*s amb*entes *sses
</line>
</par><par>
<line>
textos cost*mam circular, c** qual finalidade e *bjetivo e se eles já
</line>
<line>
tiv*ram a*gum*
</line>
</par><par>
<line>
experiência com esse gênero nas aulas de português, ou nas aulas de *utras d*sciplin*s, * se
</line>
<line>
sim, como foi essa expe*iê*cia.
</line>
<line>
2ª E*apa - Lei*ura in*c*al - Feit* *ma discussão *nicial pa*a *tivação *os conhecimen*os
</line>
<line>
prévios sobre o cont**do *o t*xto. =>. Nessa etap*, *ode ser realiz*da uma d*scu*são sob*e o
</line>
<line>
enredo, sobre as estrat*gia* para * c*nstr*ç*o d* humor e sobre a l*ção de vida possibilitad*
</line>
<line>
*el* tira.
</line>
<line>
3ª Et*pa - Aná*ise *os mecanismos *e coes*o - A anál*se p*de pa*tir dos pers*na*ens e das
</line>
</par><par>
<line>
e*co*has ling*ísticas * semió*ica* para a const*uçã* dos r*f*rentes. A palavra "mãe"
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
represen*ada pelas pernas de um* mul*er e pela figur* de uma mulher. O personagem *al*in
</line>
<line>
é representado pel* imagem de um menino * retomado por algu*s *ronomes (me, eu, *oc*) e
</line>
<line>
pela elipse. * re*erente tigre * a*ti*ula*o ** no*e "Harol*o", ao p*onome "ele", à expressão
</line>
<line>
"meu melh*r a*igo", ao pro*om* "esse" tigre. A constr***o "**se ti*o *e coisa" *ef*re-se à*
</line>
<line>
situ*ções semelha**es *o r**bo *o tigre. Além d*sso, h* o e*prego *o termo "problema" par*
</line>
<line>
se referi* à situação viv*nciada pelo perso*agem, o pr*nom* "ele" *ue o retoma, o pronome
</line>
</par><par>
<line>
"que", para retomar "n*nhum
</line>
<line>
problema tão terrível". Soma-*e às q*e*tões aborda*as,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rep*tição *o ter*o "mãe", que de**ela uma forma de dizer *rópria da moda*idade or*l, que se
</line>
</par><par>
<line>
caracteriz* como uma estratégia
</line>
<line>
para cha*ar
</line>
<line>
a aten*ã* d* personage*-int*rloc*tor. O
</line>
</par><par>
</page><line>
empreg* da conjun*ã* adversativa "mas" t*mbém contrib*i para * construção da n*rrati*a e
</line>
<line>
*a*a a *pre**n**ção da problemá*ica.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *6, n. 6, art. 1*, p. **6-264, nov./dez. 2019 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. M. Ferr*ira, T. R. *ag*, Y. M. A. Leandro
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
A partir da análise dos mecanismos de coes*o, *onsidera*os p*rti*ente d*s*ac*r que
</line>
<line>
qu* a referenciação não é li*ada *o obj**o em si. O per*onag*m Ca*vin, *om suas difere*tes
</line>
<line>
expressões fac*a*s e movimentos corporais, de*vela escolh*s do prod*t** para a *onst*ução de
</line>
</par><par>
<line>
um projeto d* dize*. * persona*** Calvin foi s*ndo *radativame*te
</line>
<line>
construído ao lo*go da
</line>
</par><par>
<line>
história, conforme a *erspectivação do p*r*onagem. Em cada quadro, o pe*sonagem
</line>
</par><par>
<line>
aprese*ta-se *m ou*ro (embo*a seja o mesmo). Ne*sa
</line>
<line>
direção, é possível ente**e*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e*erenciação *omo u** *tivi*ade
</line>
<line>
disc*rsiva (K*CH; MAR*USCH*, 1998; *O*H, 20*5),
</line>
</par><par>
<line>
na *ual o processamento do discurso é r**lizado por sujeitos ativ**. Assim, há, por parte dos
</line>
</par><par>
<line>
interlocutores, realização de escol*a* sig*ificativas entre as múltipla* possibilid*des q*e a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lí*gu* *ferece. *sse proc*sso *iz r*speito às o*er*ções efetuada* *elos sujeitos à *edida que
</line>
<line>
o discurso se desenvol*e (APOTHÉL*Z; REICHLER-BÉGUELIN, 19*5).
</line>
<line>
Des*e ***o, o sujeito, na inter*ção, "oper* sobre o m*terial li*gu*stico [ao *ual
</line>
<line>
a*rescentamos o s*miótico], que tem à sua dis*osiçã*, operan*o e*co*has si*nifi*ativa* para
</line>
</par><par>
<line>
representa* estados de *o*sas, com vistas à
</line>
<line>
con**etização do seu projeto
</line>
<line>
de dizer". (KOCH,
</line>
</par><par>
<line>
**05, p. *4). Sob essa p*rs**ctiva, o ato de *eferen**ar pode explicar por que a l*n**agem não
</line>
<line>
e*pelha a re*lidade "pur*", m*s reflete a "realidade" criada pela perc*pção cultural do falante.
</line>
</par><par>
<line>
*esse *entido, p***mos c*nsiderar
</line>
<line>
que os processos de *efere*ciação constituem-se como
</line>
</par><par>
<line>
escolhas *o sujeito
</line>
<line>
em função de *m querer **zer. Os referentes sã* concebido* co*o
</line>
</par><par>
<line>
objetos-de-discurso, que não se confun*e* *om a real*dade ma*e**al, m*s (re)constr*em-se *o
</line>
</par><par>
<line>
próprio processo de intera*ão.
</line>
<line>
Essa
</line>
<line>
c*ns**uç*o
</line>
<line>
"deve *bedecer a restrições impost*s pelas
</line>
</par><par>
<line>
con**çõ*s cultur*is, sociais, his*órica* e, f*nalmente,
</line>
<line>
*e*as condiç*e* d*
</line>
<line>
processam*nto
</line>
</par><par>
<line>
decorrentes do uso ** lín*ua. (KOCH;
</line>
<line>
MARCUSCHI, 1998, p. *). As*im, ao anali**r
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fen**e*o da c*esã* na tir* e* questão, é relevante co*siderar qu* os p*r*onagens C*lvin * a
</line>
</par><par>
<line>
mãe são con*truídas p*rtir a
</line>
<line>
de um
</line>
<line>
q*er*r dizer, por isso pressupõe e*colhas p** parte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
produ*o*, mas que são reconstruí*as pelos **itores. A constr*ção da personagem mãe, no 2º e
</line>
</par><par>
<line>
no 3º qu*drinhos, s* difer**cia e iss* é aferi*o
</line>
<line>
pel* a**iculação entre l*ngua*em v*rba*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
visual. Por *e*o *os gestos, das expre*sões f**i*is e dos discursos são construídas as imagens
</line>
<line>
de Cal*in e da mãe. C*lvi* e a mãe foram ret*m*dos **r d*f*rente* personagens, adquirindo
</line>
<line>
v*riados status, conforme a persp*ctiva*ão das per*o**g*ns.
</line>
</par><par>
<line>
*e, *o *aso do pronome "ele", retom**a é n*utra, j* que não a
</line>
<line>
*ossui cont*údo
</line>
</par><par>
</page><line>
noc*onal, e*se não é o caso d*s referenciações lexica*s, pois, ge*almen*e, essas têm uma for*e
</line>
<line>
função argu*entat*v* (APOTH*LOZ, ***3, p.58). As escolh*s lexicais t*mbém desve*am
</line>
<line>
estratégias para * querer d*zer: o emp*ego da palavra "cac*orrão" e da expressão "tud* qua*to
</line>
<line>
é canto", que *umpr*m o papel d* da* ên*as* ao que é dito. Em nossa histór*a, a arti*ulação
</line>
<line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 16, n. 6, art. *3, p. 246-264, no*./dez. 2019 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Coe*ão Te*tual em His*órias em Quad*inhos: *ma Pr*posta de Le**ura
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
das difere*tes semi*se* *isa a in*rementa*, modifica* e ampliar o olha* *o leitor para Calvin,
</line>
<line>
**vo da trama, ou seja, não se trata si*ples*ente de *m menino, * um meni*o q** vai se
</line>
<line>
*onstruindo c*m* um *er**nagem que faz progred*r a *istória.
</line>
<line>
*essa dir*ção, Caval*ante (2013, *. 105) pontua que o processo de construção do*
</line>
<line>
referen**s implica conside*ar *ue "o papel d* linguag*m não é o *e exp*essar fielment* uma
</line>
<line>
**alid*de p*on*a e ac**ada, mas, sim, o de constr**r, por meio da linguagem, *ma versão, *ma
</line>
<line>
el**oraç*o dos ev**tos *corridos, sabidos, experim**tados."
</line>
</par><par>
<line>
Considera*do q*e o o*jet*vo precípuo deste artigo é analisar *uestão dos **os a
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
meca*ismos ** co*sã*, **demos dest*car *ue a
</line>
<line>
repetição do pe*s*nagem, com as mesmas
</line>
</par><par>
<line>
v**tim*ntas, **prese*ta uma e*t*atégia de manutenção temát**a. So*am-se a isso as
</line>
</par><par>
<line>
expressões faciais,
</line>
<line>
q** sã* co*dizen*es às *i*ua**es descri*as,
</line>
<line>
* q ue
</line>
<line>
*viden*ia *ma
</line>
</par><par>
<line>
articu*a*ão que *avor*ce a construçã* *a coerênc*a. Assim, o en*oque a ser d*do
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
profe*sor pod* ser direciona*o p*ra o *ato de que a
</line>
<line>
coesão tamb*m é construí** a partir de
</line>
</par><par>
<line>
ele***tos visuais.
</line>
</par><par>
<line>
Ativid*de 2: Edib*r
</line>
</par><par>
<line>
Texto 2 - Tiras ** Edibar
</line>
</par><par>
<line>
Di*p*n*v*l em: htt*s://*ww.alta*r*sadas.*om.br/*usca/tirinhas-do-e*iba*/
</line>
<line>
* texto * seguir foi pu*licado no site Altas Risadas e *roduzido por Lucio Oliv*ir*. A
</line>
</par><par>
<line>
história em
</line>
<line>
quadri*hos tem c**o pri**ipal
</line>
<line>
persona*em boêmio *dib*r, que am* cerveja, o
</line>
</par><par>
<line>
cas*do c*m a su* *s*osa Edim*nda.
</line>
<line>
*ª Eta*a - Levantament* de conhecimentos prévios so*re o *êner* => Os alun*s serão
</line>
</par><par>
<line>
convida*os fazere* a
</line>
<line>
uma p*squisa sob*e a série de **ad*i*hos d* Edibar su* f*míl*a e e
</line>
</par><par>
</page><line>
d*scutir s*b*e os te*as q*e são, recorrentemente, *bordado* pelo produtor ness* série.
</line>
<line>
Rev. *S*, Teresina PI, v. 16, n. *, *rt. 1*, p. 24*-264, nov./dez. *019 *ww4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. M. Ferreira, T. R. Ragi, Y. M. A. Leandro
</line>
<line>
*58
</line>
</par><par>
<line>
2ª Etapa: Leitur* prévia - Descrição dos recursos linguísticos e se*ióti*os cons*itutivos do
</line>
</par><par>
<line>
t*xt*. Os alunos
</line>
<line>
deverão a*alisa* a presença dos
</line>
<line>
diferen**s rec*rsos e discutir *obre os
</line>
</par><par>
<line>
indici*m*ntos de *entidos possibil*tad*s por eles. Nesse ca*o, consi*erar as especificidades do
</line>
<line>
gênero.
</line>
</par><par>
<line>
*ª Etapa: Análi**
</line>
<line>
*a coesão - O* alu*os poderão f*zer levantamento do* r**ursos d* o
</line>
</par><par>
<line>
coes**. Nesse se*tido, pode*ão se* *est*cados mec*ni**os de coesão referenc*al (mã*, aquele
</line>
<line>
álbum, sua, niss*, Edibar, s*nhora, b*bê). A*ém da identificação, * *ec*ssária uma discussão
</line>
</par><par>
<line>
sobre os
</line>
<line>
efeitos de sentido dos mecanismos * suas contribu*ções
</line>
<line>
para a clareza e pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
progres*ão do texto. Ness* cas*, po*e ser destac*do o fato de alguns termos fazerem
</line>
<line>
referência a *lementos imagéticos (mãe, aquele ál**m, senhora), dife**nte**nt* do que
</line>
<line>
o*orre no texto ver*al.
</line>
<line>
*utra **es*ão diz resp*ito aos m**anis*os d* c*e*ão s*qu*ncial, *ue *ã* const*uídos
</line>
<line>
de forma articulada à coesã* referencia*. O fato d* se manter a u*idade tem*tica, de se utilizar
</line>
<line>
os mesmos *er*onagens, o mesm* cen*rio, * e*pr**o dos tem*os *erbais vi*biliza *
</line>
</par><par>
<line>
constru*ão
</line>
<line>
de uma cont*nuidade *extual. A*é* disso, o empre*o de determinad*s term**,
</line>
</par><par>
<line>
como "de nov*" faz rem*ssão a uma questão tempora* j*
</line>
<line>
v*vencia*a, o que sus*ita o
</line>
</par><par>
<line>
levantamento ** in*erênc*as *o*re o que está por v*r.
</line>
</par><par>
<line>
A*ivida** 3:
</line>
</par><par>
<line>
Tex*o 3 - *harge C*nsumismo
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: h**ps://www.orientarce*troeducacio*al.co*.br/w*-*ontent/uplo*ds/2016/0*/e*id*o-batist*.jp*
</line>
<line>
O *exto 3 f*i public*do no si*e Or*entar C*ntro Educacional e produzido por *mid*o.
</line>
</par><par>
<line>
A charge p*oble*at*z* a quest*o *o c*nsum*smo ex*cerbado e apresenta uma crítica
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
herança a ser deixada pelo *a* para o *ilho.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, *. 16, n. 6, art. *3, p. 246-264, nov./dez. 2019 www4.fsa**t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Coesão Tex***l *m Histó*ias em Quadr*nhos: U*a Proposta de L*itura
</line>
<line>
259
</line>
</par><par>
<line>
*ª Etapa - Levantamento *e conheci*e*tos
</line>
<line>
prévios sobre o gêner* => Os alunos s*rão
</line>
</par><par>
<line>
c*nvidados a realizarem um* pesq*isa *ob*e o gênero charge, considerando suas
</line>
<line>
carac*erístic** co*posicionais e se*s obje*ivos comun*cativ*s.
</line>
</par><par>
<line>
*ª Etapa: Leitura
</line>
<line>
pré*ia - De*crição d*s rec*rso* linguísticos * *emi*ti*os c*nstit*tivo* da
</line>
</par><par>
<line>
*har*e. Os a*unos deverão conside**r
</line>
<line>
os meios de
</line>
<line>
circulaç*o das c*arge*, destacand* *s
</line>
</par><par>
<line>
suport*s em *u* *sse g*nero norm*l*e**e é vei*ulad*, *ua f*nçã* social, bem como a*
</line>
</par><par>
<line>
estratég*as de or*a*ização.
</line>
</par><par>
<line>
*ª Et*pa: Análi*e *a coesão - Os a**nos poder*o *az*r o l*vantamento dos recursos de
</line>
</par><par>
<line>
c*e*ão. *es*e sent*do, a
</line>
<line>
anál*se p*de
</line>
<line>
tomar
</line>
<line>
como pon*o de part*da o text* verbal. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
*lgum*s q*estões podem ser
</line>
<line>
*roblematizadas p**o pr*fessor: expressão "meu filho" *om* *
</line>
</par><par>
<line>
como *eferente o menino (repres*nta** na imagem), "um dia" ex*ressa uma dimens*o
</line>
<line>
temporal não *arcada, "tud* isto" é *epres**tado pelo *ixo e "seu" retoma * ref*rente
</line>
</par><par>
<line>
"men*no". D**nte
</line>
<line>
**sso, "a expressão re*erenci*l um* é
</line>
<line>
estrut*ra lin*u*stica u****zada para
</line>
</par><par>
<line>
mani*estar fo*malm*n*e, na sup**fície *o texto (o* seja, no cotexto), a representação de um
</line>
<line>
refe*ente" (CA*ALC*NT*; *U*TÓDIO FILHO; BRITO, 2*1*, p. 28). No entanto,
</line>
</par><par>
<line>
consideramos que
</line>
<line>
a referenciação não fica restrita à es*rutu*a *i*guísti**. A *magem
</line>
</par><par>
<line>
po*si*il*t* c*nstrução d*s personagens (pai e filho) e do referente (lixo). O ges*o do pai *
</line>
</par><par>
<line>
(b*aço em
</line>
<line>
sentido indicati*o) e a posição e * olh** i*diciam o mo*ime*to de apontar **ra
</line>
</par><par>
<line>
al*o * isso também cont**b*i *ara a *onstrução do refe*ente d* "tudo isso". O ba*ão i*dicia a
</line>
</par><par>
<line>
f*la do pa*, ou seja, con*titui-s* como um r*ferente para indicação de fal* em HQ, * que a
</line>
<line>
exclui a *e**ssida*e de uma apresent*ção por meio d* recursos linguísticos o* tip*gráficos,
</line>
</par><par>
<line>
como ac*nte*e, m*itas vez*s, no texto
</line>
<line>
escri*o. Na charg*, a a*tic*lação ent*e a *in*uagem
</line>
</par><par>
<line>
verbal e imagéti*a se *feti*a, recor*e*temente, como uma proposta *e leitur*,
</line>
<line>
ca*endo
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*eitor construi* as articu*ações.
</line>
</par><par>
<line>
Cabe des*acar *ue o acúmulo de mater*ais (na montanh* de lixo) deno*a um dis*urso
</line>
<line>
hiperbólic*, marcad* pelo *xagero, q*e a*sume * função de dar ***ase às propo*tas do *rojeto
</line>
<line>
*e dizer. O co*junto de materiais n*o ape*as se **laciona a* "tudo *sso", mas também indicia
</line>
<line>
s*nti*os, uma vez *u* acent*a o t*o* da *rític* feita pelo produ*o*.
</line>
<line>
O uso de cores viva* pode s*gerir não somente a atua*ida*e tempora* do des*arte, ma*
</line>
</par><par>
<line>
também ser*e
</line>
<line>
de estra*égia para *hamar a atenç*o do leitor. Desse modo, o uso d* cores
</line>
</par><par>
</page><line>
ta*bé* contribui pa*a a construção *a referenciação.
</line>
<line>
Nesse mesmo viés, as expressões *aciais dos personagens (pa* filho) também se e
</line>
<line>
articul*m às demais semioses para * processo de co*s*rução de sen*i**s. Assim, o entusiasmo
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 16, n. 6, art. *3, *. 246-**4, nov./dez. *019 *ww4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. M. F*rreira, T. R. Rag*, Y. M. *. Lea**ro
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
*o *a* * * decepção do f**ho são *n*iciadores par* a compr*ensã* da crítica *o*ia* *r*posta
</line>
<line>
pel* produtor.
</line>
<line>
*e*s* dire*ão, sa*ie*tamos * que des*aca K**h (20*4, p.18) sobre a coesã*: "[...]
</line>
<line>
*o*e-s* *firmar que o *on*eit* *e c**são textual diz *espeito a tod*s *s p*oces*os *e
</line>
<line>
se*uencialização *ue as*egura* (o* t*rn*m recuperáv*l) uma ligação linguística si*nif*cativa
</line>
<line>
entre o* elem*ntos que ocorrem na superfície t*xtual". *onsider*nd* o contexto
</line>
</par><par>
<line>
multissemi*ti*o, destacamos que a ar*iculação ent*e constituintes de um t*xto sob*e*õe-se
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
dimensão ling*ística e se es*e*de pa*a a dimensão se*iótica.
</line>
</par><par>
<line>
**ra He*ne (*015, p. 179), u*a a*ális* d* coe*ão, *m uma perspecti*a *nu**iativa
</line>
</par><par>
<line>
p**sa a **nsiderar os el*mentos s*mi**icos no *roces*o de re*erenciação, tendo
</line>
<line>
como argumento a concepção de texto enqua*to *ven** *inguí*tico-semiótico, o qu*
</line>
<line>
p**sibi*i*a * ocorrê*cia *e elemen*os verbais e elementos nã* v*r*ai* atuarem co*o
</line>
<line>
âncora textual ou co** obj*t*s de d*scur*o, refer*ntes p*ocessados não somente a
</line>
</par><par>
<line>
pa*t*r
</line>
<line>
da cam*da li*guístico-f*rma*, mas *amb*m da camada hi*tó*ico-*deológic*,
</line>
</par><par>
<line>
que env*lv*, em especial, o c*nhecimento de m*ndo do interl**utor (HEINE, 20*1),
</line>
<line>
construídos a partir da interação discursiva.
</line>
<line>
Dim**sionada na perspectiva des*acad*, o e*tudo da co*são se consubst*ncia nas/pel*s
</line>
<line>
diversas ar*iculações possibilitadas p*lo proje*o de d*zer dos produtores, con*ideradas as
</line>
<line>
di**nsões ver*ais, **agéticas e **ntextuais, bem como *s sujeitos-i*terl*cuto*es qu*
</line>
<line>
(re)constroem *e*t*dos * con*retizam inter*ções.
</line>
<line>
A*ividade 4: N*zaré Tedesco
</line>
<line>
*exto 4 - M*me
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: https://b*.pinte**st.com/pin/34142921549254**20/
</line>
<line>
*ev. FSA, T*re*ina, v. 1*, n. 6, art. 13, p. 246-264, nov./d*z. 2019 www4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A C*esão Te*tual em Histórias em Quad*in*o*: U*a Proposta de Leitura
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
O texto 4 ci*cula *m *edes soc*ais e *ão apresenta autori* explíc*ta. Essa é uma
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
carac*e*ís**cas do gê*ero meme.
</line>
</par><par>
<line>
1ª Et*pa - Levantamento ** conhecimentos pr**i*s sobre o gênero => O professor poderá
</line>
<line>
pre*arar uma ap*esentação (aul* expositiva, com *so *e powerpoi*t) sobre o *ênero *eme,
</line>
</par><par>
<line>
leva*d* *m co*sideração os modo* de o*ganização/func**namento e
</line>
<line>
os usos sociais d*sse
</line>
</par><par>
<line>
***ero qu* c*rcula de modo quase *xclus*vo em a*bientes digitais.
</line>
</par><par>
<line>
2ª Etapa:
</line>
<line>
Leitura prévia - Análise de alguns memes (sele**onados pelo profe*s*r) para
</line>
</par><par>
<line>
disc*ssão sobre o con*eú*o te*át*co, o estilo d* linguage*, as funçõe* comunicat*vas, e*c.
</line>
</par><par>
<line>
3ª Etapa: Análi*e
</line>
<line>
da coesão - Os alunos
</line>
<line>
poderão fazer o levant*me*to d*s recursos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
coes*o. A a**lis* pode partir de
</line>
<line>
*ma di*cussão sobre o f*to
</line>
<line>
de o *eme
</line>
<line>
apresentar, com
</line>
</par><par>
<line>
reco**ênci*, uma im*gem já con*ecid* pelos i*terlocutores, que traz a**umas r*ferências
</line>
<line>
sobre o pe*sonage* repr*sentad*. No caso em tela, a figura da persona*em Nazaré Tedesco,
</line>
<line>
da no*ela *enho*a do Destin*, produ*ida pela rede Globo, em *004. A vilã, interp**tad* **r
</line>
<line>
Renata Sorrah, escolhida para o meme, *lém do efeito d* humor, poss*bili*a um argumento de
</line>
<line>
au*oridade, *á que a pers*n*gem * conh*cida pelas suas af*rm*ções c*tegóricas. A leitura d*
</line>
<line>
meme pr*ssupõ* al*uns co*hecimentos pré*i*s sobr* o contex*o da pe*sonagem e a sua
</line>
<line>
*aracter**tic* de possuir certa conf*são mental. Nesse *ontexto, H**ne (20*5) consi**ra q*e o
</line>
<line>
p*ocesso de c**são e co*rência s* *fetiv* també* * partir de *ignos icônic*s, que se im*rica*
</line>
<line>
*om os signos *e*b*is, mu*ido* de valores axiológ*cos.
</line>
<line>
No âmbito dos m*canismos de coe*ão, podemos destacar que a repetição da
</line>
</par><par>
<line>
perso*a*em em outros memes se co*f*gura como uma relação intertextual, q*e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ca*a**erí*t*c* do* me*es. *a dimensão linguísti*a, * em*rego *o pronome "meu" (meu
</line>
</par><par>
<line>
sonho) se associa à
</line>
<line>
per*on*gem apresentada por meio de imagem, *as pode s**citar
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
"disc**so coletiv*", q*e é assu*ido pelas p*sso*s que compar*ilham o m*me em **as redes
</line>
<line>
so*iais. A*ém disso, * expr*ss*o "daq*elas *essoas bon*tas" sina**za par* uma indeter*inaçã*
</line>
<line>
d* "pessoas bonitas", já q*e o *eferen*e não é *ão preciso. O p*o*ome "que" assume a f**çã*
</line>
<line>
d* pronom* re*a*ivo, assu*indo a função de subst*tuição.
</line>
<line>
Dada a ca**c*erí**i*a in*ormal *os meme*, * emprego do conector "aí" t*ce a
</line>
<line>
articula*ão *om a parte anterior, eviden*iando uma *ra*scrição de u* di*cur*o diret*. A
</line>
</par><par>
<line>
expr*ssão "todo mundo" repre*ent* um n*me gené*ico e *ugere idei* de qu**tidad*. Para a
</line>
<line>
a*ém des*as qu*s*ões, a repr*du*ão das f*las pos*íveis nos comentários aparece sina*i*ad*
</line>
<line>
*e*o uso d* aspas, q*e possibi*ita ao leitor associar cada fala a um pos*ível interl*c*t*r. Ne*sa
</line>
</par><par>
<line>
direçã*, os mecan**mos de coesão escolhidos pelo p*odutor
</line>
<line>
do *em* em questã* sinalizam
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*s*na *I, v. 16, n. 6, art. 1*, p. 2**-2*4, nov./dez. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. M. Ferreira, T. R. Rag*, Y. *. A. Leandr*
</line>
<line>
*62
</line>
</par><par>
<line>
p*ra uma a*equaç*o d*s **oces*os de articulação, uma vez **e ta*s comentários são tí*i*os
</line>
<line>
*esse tipo *e interaçã*, q*e é estabelecida em redes *ociais. * uso de gírias, estrangeirismos,
</line>
<line>
fra*es fei*as constitui escolhas l*x*cai* que garantem a a*equação da lingua*em ao gêne*o e à
</line>
<line>
sit**ção sociodi*curs*va.
</line>
<line>
* partir desses q*atro exemplares, bu*c*mos il*strar os mecanismos de c*esão em
</line>
<line>
HQ. Em*ora reconheçamo* a *i*ersidad* *e abordagen* possíveis quando se t*ata dessa
</line>
</par><par>
<line>
que*tão, *speram*s ter
</line>
<line>
dem*nstrado q*e a a*áli*e *os recu*so* de coesão
</line>
<line>
*ão pode ser
</line>
</par><par>
<line>
re*liz*da de modo di*so*iado das *i*en*ões discur*ivas, uma ve* q*e um gênero discursivo
</line>
<line>
pr*cisa s*r co*cebi*o como um todo e conside**r *ssa unidade pode fac*l*ta* o p*rcurso
</line>
<line>
interpretat*vo p*r parte dos sujeitos leit*r*s.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕ*S *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
*este artigo,
</line>
<line>
buscamos empreender
</line>
<line>
uma *iscuss*o ac*rca dos usos dos mecani**o*
</line>
</par><par>
<line>
*e c*esão em textos multiss**iótic*s, mai* notada*ente, *as HQ*. Assi*, buscamos
</line>
</par><par>
<line>
*istematizar a*gumas discussões sobre su*g*mento das história* em quadrinhos e sobr* as o
</line>
<line>
sua* contr*buiç*es *ara o pro*es*o *e ensino e d* ap*e*dizagem. D*d* a *atureza deste artigo,
</line>
<line>
não se bu*cou te**izar sob*e os mecanismos de **e*ão, mas ana**s*-lo* em práticas de
</line>
<line>
linguag*m e* his*órias em quad*i**o*.
</line>
<line>
Desse modo, f** possív*l *onstatar que a anális* dos mecanismos de coe*ão,
</line>
</par><par>
<line>
*im*nsionad*s e* uma *erspe*t*va discu*siva, *emonstra que as re*ações
</line>
<line>
en*re
</line>
</par><par>
<line>
*lementos/rec*rs*s lingu*stico-sem*ótico-d*scursi*os n*o podem ser considerada* de forma
</line>
</par><par>
<line>
d*ssociada,
</line>
<line>
um* vez que
</line>
<line>
esses ele*entos/r*c**sos se c*nfiguram com* **si*ar*s para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proces*o de *ro*ução de sentidos e par* a qualidade das inte*ações entre os *uj*itos.
</line>
<line>
Ao tom*rmos o hiperg*nero históri*s e* quadrinhos co*o o*jeto de **á*ise, pudemos
</line>
</par><par>
<line>
constata* que o est*do
</line>
<line>
d* c**são demanda um tratamento mai* apr*fu*dado de mod*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
garantir um redim*nsionamento teóri*o, com vistas a consider*r os inúmeros mecanism*s
</line>
<line>
c*nst*tutivos dos textos.
</line>
<line>
Analisa* a coesão, sob o ponto de vista e*unciativo, possi**litou antever q** * estudo
</line>
<line>
da coesão não pode ficar restr*to à dimensão linguística, uma vez que o* textos que circu*am
</line>
<line>
na socied*de *a in*ormação são c*nstituídos por dife*entes semiose*, *ue est*b**ecem
</line>
<line>
relaçõe*, *n*ic**m sentidos e des/re/*elam projetos de d*z*r.
</line>
<line>
Ne*sa d*r*ção, r*iteramos que as prop*s*as de *ti*ida*es didáti*as, que integ*aram este
</line>
<line>
a*tigo, se prestaram a *lus*rar possib*lidade* de encaminha*ento* m*todológicos a s*rem
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 13, p. *4*-264, nov./dez. 2019 ww*4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Co*são Text*** *m H*stóri** em Qu*drinho*: Uma Propost* de Leitura
</line>
<line>
263
</line>
</par><par>
<line>
r*ss*g*ifica*os pe*o* profes*ores, de *o*o a viab*lizar pr*ti*as ed*ca*ivas que *ontemp*em as
</line>
<line>
relaçõ*s textuais e **n*extu*is intrínseca* ao* t*xtos *ultis**mióticos, o *ue poder* co*tribuir
</line>
<line>
para * f*rm*ç*o de lei*ores *ai* proficie*tes e mais ref**x***s.
</line>
<line>
REFE*ÊNCIAS
</line>
<line>
A*O***LOZ, D. Papel e fu*cionamento da a*áfora na dinâm*ca te*tual. I*:
</line>
<line>
CAVALC*NTE, M. M.; ROD*I*U*S, B. B.; *I*LLA, A. (**g.). Refere*cia*ão. São
</line>
<line>
Paulo: Co**exto, 2003. *. 53-84.
</line>
<line>
APOTHÉLOZ, D; REICHLER-BEGUELI*. M. J. Construction de la référnce *t *trategies de
</line>
<line>
designati*n. T**nel 23 - Du synt*g*e nominal aux objets-de-discours, 1995, p. 227-271.
</line>
<line>
BAKHTIN, M. M. Est*tica da cria*ã* verbal. Trad**ão do ru*so po* P**lo Bezerra. 4a. ed.
</line>
<line>
Sã* Paulo: M*rtins Fonte*, 2*03.
</line>
<line>
B*ASIL. Min*st*rio da Educação. P*râm*t**s *urr****ares Nacionai*: L*ngua Portuguesa
</line>
</par><par>
<line>
- *erceiro e quarto *ic*os
</line>
<line>
do e*s*no fundamental. M*nistério da E*uc**ão. Brasília: MEC.
</line>
</par><par>
<line>
19*8. Disponível *m:
</line>
<line>
http://portal.*ec.gov.br/seb/arq*ivos/pdf/portugu*s.pdf. Acesso e*:
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
mar. *0*8.
</line>
</par><par>
</page><line>
BRAS*L. Ministér*o da Educação. Base *acional Comum **rr*cula*: Língua Portugue*a -
</line>
<line>
Ensino Fundamental, A**s Finais. *rasíli*, DF: MEC. 2*17. Disponível em:
</line>
<line>
http://base*acionalco*um.*ec.gov.br/. Acesso e*: 7 mar. *018.
</line>
<line>
CAVALCANTE, M. M. Os senti*o* do ***to. São P*ulo: C*ntexto, 2013.
</line>
<line>
CAVALC*NT*, M. M.; CUSTÓDIO *I*HO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência,
</line>
<line>
re*erenciaç*o e **si*o. *ão Paulo: Cortez, *0*4.
</line>
<line>
F*I*Ó, M. Quadrinhos em ação: um século de hi*tória. São P*ulo: Mode**a, 1997.
</line>
<line>
FREIR*, F. M. P. * traba*ho com * escrita: a produção de hqs e*etrôni*as. *nais do XIII
</line>
<line>
Simpós*o Brasileiro de I*formática na Educação - SB*E - UNISINOS, 2002. Disponível e*:
</line>
<line>
< h*tp://www.br-ie.org/pub/i*d*x.p*p/sbie/*rticle/view/192>. Acesso em *0 out. 2018.
</line>
<line>
FURLAN, C. H* e *s "Syn*i*ates norte-ame*icanos". I*: LUYTEN, *onia M. (*r*.).
</line>
<line>
Histórias em q*ad*i*hos - l*itura crítica. S*o Pa*lo: Edições P*ulinas, *9*4.
</line>
<line>
HEINE, *. M. B. *sp*ctos da Lín*u* Falad*. R*v*sta (c*n)tex*os Lin*uíst*cos, Vitória, v. 6,
</line>
<line>
n. *, p.196-*16, j*n. 2012.
</line>
<line>
KO*H, I. V.; *ARCUS*HI, L. A. *roc**sos de refe*e*ciação na produção disc*rsiva. Delta.
</line>
<line>
S** Paulo, v. 14, *. 169-190. 199*. (n. e*pecial).
</line>
<line>
KOCH, I.V. * c*esão *ext*al. 19. ed. São Pau*o: Contexto, *0*4.
</line>
<line>
Rev. F*A, Te**sin* PI, v. 16, n. 6, art. 13, p. 246-264, nov./**z. 2019 www*.f*an*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
H. M. Ferrei*a, T. *. R**i, Y. M. A. L*andr*
</line>
<line>
264
</line>
</par><par>
<line>
KOCH, I. G. V. Re*erenciação e orientação ar*umentat*va. In: KOCH, I. G. V.; MORATO,
</line>
<line>
E.; BENTES, A. C. Re*ere*ciação e discurso. *ão Pau**: Con**xto, 2005. p. 33-52.
</line>
<line>
LIRA, A. F. Conside*açõe* sobre análise de gêner*s *o discurso * part*r d* seu cron*t*po. In:
</line>
<line>
RODRI*UE*, R.H.; PE*EIRA, *. P. (**g.). Estu**s dialógicos da ling*age* e pesquisas
</line>
<line>
em L*nguística Aplicada. S*o Carlos: Pedro e Joã* Editores, 2*16, v. 1, *. 191-*09.
</line>
<line>
MO*DADA, L; DU*OIS, D. C*nst*uçã* dos objetos-d*-disc**so e c*teg*rização: u*a
</line>
<line>
ab**dagem dos processos de *eferencia*ão. I*: CAVAL*ANT*, M. *.; RO*RIGUES, B.
</line>
<line>
B.; CI*LLA, A. (Org.). Re*erenc*ação. S*o Paulo: Contexto, 2003. *. 17-5*.
</line>
</par><par>
<line>
RAMA, A; VERGUEIRO, W, et al. Co*o u*ar as *is*órias e* quadr*nho* na
</line>
<line>
* *l a d e
</line>
</par><par>
<line>
aula. São Paulo: Contex*o, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
*A*O*, P. Leitura do* Quadrinhos. São Pau*o: Editora *ontexto, 20*6.
</line>
</par><par>
<line>
ROJO, *; *OURA, E. (*rg.). Mu*tiletra*en*os na esc*la. São *au**: *arábol* Edito*ial,
</line>
<line>
2012.
</line>
<line>
VER*UEIRO, W. Uso das HQs no e*sino. I*: RAMA, A. VERGU*IRO, W. (Org.). Com*
</line>
<line>
usar as histórias em quadrinh*s na *ala de aula. São Pa*lo, Context*, 2008.
</line>
<line>
VIEIR*, M. S. P; FERREIRA, *. M. O letramento *ulti*odal nas *ráticas sociais de le*tur*:
</line>
<line>
potenci*lidades para a ampliação dos multile*ramentos. In: MAGALHÃE*, *; SI*VA-
</line>
</par><par>
<line>
*ARCI*, A; FERREIRA, H. (Org.). Concepção Discu*siva
</line>
<line>
de *i*guagem: ens*no e
</line>
</par><par>
<line>
formação docente. Camp*n*s, São Paulo: Pontes Editora, 2017, v. *, p. 10*-128.
</line>
</par><par>
<line>
*omo Ref*renciar es*e Artig*, conf**me ABNT:
</line>
<line>
FERREIRA, H. *; RAGI, T. R; *EANDRO, Y. M. *. A Coesão T*x*ua* *m Histó**as *m
</line>
<line>
Qua*rinhos: U*a Proposta de Leitura. R*v. *SA, Tere*ina, v.16, n. 6, art. 13, p. 24*-264, nov./dez.
</line>
<line>
2019.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição d*s A*tores
</line>
<line>
H. M. Ferreira
</line>
<line>
T. R. Ragi
</line>
<line>
Y. M. A. L*andro
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão e planeja*en*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e interpretação dos *ados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *lab*ração do ras*unho ou na revisão crítica do cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) parti*ipação *a *prov*ção da versão fin*l do **nus*rito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na, v. *6, n. 6, art. 13, p. 246-264, *ov./dez. 2019
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/r*vis*a
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)