<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 3, p. 41-58, mar. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.3.3 </line>
</par>
<par>
<line> A Arq*itetura e Proposta de Valor da Pl*t*forma Evi*o </line>
<line> T*e Arch**ecture and Val** Propositio* of Evino Pla*form </line>
</par>
<par>
<line> *l*aro Leone* de Oliveira C**tro </line>
<line> D*utorado e* Adm*nistr*ç*o pela U*iversidade Federal *e L*vras </line>
<line> Mestre em A***nistraçã* pela Universid*de Federa* de Lavras </line>
<line> E-m*il: alvaroleonel@*ut*ook.com </line>
<line> João Pau*o Nascime*to *a Silva </line>
<line> D**torado *m A*ministraçã* p**a Univer*idade Federal de *a*ras </line>
<line> Mestr* em Administ*ação pela Univers*dad* Federal de La*ras </line>
<line> *-ma*l: jpn*ilvas@gma*l.c*m </line>
<line> *uiz Henri*ue d* Barros Vilas B*as </line>
<line> Doutor em Administração pel* Universidade F*d*r*l *e L*vras </line>
<line> *rof**sor do Programa d* P*s-gra*uação em Ad*inistra**o *ela Universidade Feder*l de La*r*s </line>
<line> E-mail: lu**.v*las*oas@ufla.*r </line>
<line> Joel Yuta** Sugano </line>
<line> D*utor em *m Japanes* Econ*my and Bus*ness/Osa*a Univ*rsity </line>
<line> Pro**ssor do Pr*grama de Pós-gr*dua*ã* em Administração </line>
<line> Un*v*rsidad* Federa* *e Lavr*s </line>
<line> E-mail: joel.sugano@uf*a.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> En**reço: Álvaro Leonel de Oli*eira Cas*ro </row>
<row> Rua Benjamin Constant, *79, Cen*r*, Lavras/MG, *rasil. </row>
<row> End*reç*: J*ão P*ulo Nascimen*o da Silva </row>
<row> Rua Maria Ma*alena Cha*as, 1*6, *arval*os/MG, Brasil. </row>
<row> Endereç*: Luiz Henri*ue ** Barros *ilas B*as </row>
<row> Dep*r*amen*o de Administraçã* e Ec*nomia, Campus </row>
<row> Un*versitário - UFLA </row>
<row> *n**re*o: Joel Yut*ka Sugano </row>
<row> De*art*mento de Adm*nistração * Economia, Campus </row>
<row> Universitá*io - *FL*. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr.Tonny Kerley *e Alen*ar R*drigues </row>
<row> Artigo recebido e* 12/12/2019. Ú*tim* versão re*ebida </row>
<row> em 18/12/2019. Aprovado em *9/12/2019. </row>
<row> A**liado pelo sistema Triple Rev*e*: *) De*k Review </row>
<row> **lo E*it*r-**efe; e b) Dou*le Bli*d Review (*valiação </row>
<row> ce*a *or dois *valiadores da área). </row>
<row> Revis*o: *r*matical, Nor*ativa e de Forma*a**o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *p**o e financiam*nto: Fundação de Am*ar* à Pes*uisa do E*tado de Mi*as Gera*s - FAPEMIG. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. O. Castro, J. P. N. Silva, L. H. B. Vila* *oas, J. Y. Sugano </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A arquitetura de um* p*ataform* multilat*r*l *ossibilita que a unidade de va*or flua e*t*e todos </line>
<line> os stakehold*rs envo*v*dos, gerando efeitos de re*es e *nterações *os*tivas. Ness* sentido, te*- </line>
</par>
<par>
<line> se como *b*et* *e es*u*o * *vino, em*res* a**ant* </line>
<line> no c*m*rcio *letr*nico de vin*o* *m </line>
</par>
<par>
<line> plata*orma m*ltilat**a*, a qual prom*ve </line>
<line> interações entre os co*sumidores </line>
<line> nacionais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produtores </line>
<line> *e vinícolas internacionai*, </line>
<line> visando disseminar a cultura do c*nsumo *e </line>
<line> vi nhos </line>
</par>
<par>
<line> entre os bras*leiros. O o*jet*vo des*e *raba*ho é caracterizar a arq**tet*ra utiliza*a pela </line>
<line> plataf*rma Evino, e entender como se dá a relaçã* *a proposta de valo* da empresa com os seu* </line>
</par>
<par>
<line> consu*idores. Utilizou-s* da netnografia como método de </line>
<line> *esquis*, col*tando dados por </line>
</par>
<par>
<line> observ*ções do *esquisado* e pelo disc*rso t*xtua* dos cl*entes nas redes sociai* e aplicativos </line>
<line> da em*re*a. Os resultad*s apontam que a arqui*etura em pla*aforma multil*teral adotada *ela </line>
<line> Evino demonstr*-*e apropriada * sua proposta *e valor, pois ao mesmo t*m*o que a*r*i </line>
<line> diferentes produto*es de vinh*s para o seu catálo*o, tr*z **rios consumido*es com *referênc*as </line>
</par>
<par>
<line> dist*ntas, </line>
<line> fazendo </line>
<line> com que o v*lo* e*vol*ido cresç* para os dois </line>
<line> lado*. No *ue ta*ge </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> assimil*çã* da pr*posta de *al*r pelos consumi**res, perc**e-se que a maior*a *as interaç*es </line>
<line> t*nd* * promover relaci*n*mentos harmônicos e posi*ivos com a em*resa. </line>
<line> Palavra*-chave: Pl*taforma Mu*ti*ate*al. Pro*osição de Val*r. Netn*grafia. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Th* arch*te*tur* of a multila*eral pl*tfor* e*ables the va*u* un*t *o flo* among all *takehold*rs </line>
<line> invo*ved, gener*ting positive network *ffects and *nteract*ons. In this sense, the ob**ct of study </line>
</par>
<par>
<line> i* Evino, a c*mpany active in the </line>
<line> e-commerce of win*s on a multi*atera* *la*form, which </line>
</par>
<par>
<line> pro*otes in***actio*s betwee* national consume*s </line>
<line> and *r*ducers *f *nt*rna*iona* w*neries, </line>
</par>
<par>
<line> aiming to disseminate th* culture of win* *onsumption amon* Brazilians. *he o*jecti** o* this </line>
<line> paper *s to chara*terize the arch*te*ture used by the Evino plat*orm, *nd to un*erstand how *he </line>
<line> relatio**hip bet*een the c*mpany'* value proposition and its cons*mers o**urs. Netnogr*phy </line>
<line> wa* u*** a* a *esea*c* metho*, collecting *ata *y t** researche*'s observations and the clients' </line>
<line> *ex*ua* discourse in the company's so*ial network* and applications. The *e*ul*s in*icate that </line>
<line> *vi*o's m*l**lateral platf*r* architecture prove* to be appropriate to *ts *a*ue prop*sit*on, as it </line>
<line> al** at*r*cts differ*n* wine producers to *ts c*****g, also b*ings several consumer* with different </line>
<line> preferences, making th* *alue invol**d *row bot* ways. Reg*rd*ng t*e **simil*t*on of va**e </line>
</par>
<par>
<line> proposit*on by consumers, it cle*r that most **te*a*tio*s tend to promote h*rmonious *nd is </line>
<line> *ositive rel**ionships wi*h the compan*. </line>
<line> Keywords: M*lti*at*r*l P*atform. Value Pr**o*ition. Netnogr*p**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. *7, n. 3, art. *, p. 41-5*, *a*. 2020 </line>
<line> www4.f**net.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Arquitet*ra e Pro*os*a de Valor *a Plataforma Ev*no </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O conc*i*o d* mod*lo de neg*cios </line>
<line> *ode ser aplic**o ** múltip*as perspectivas n* </line>
</par>
<par>
<line> ambie*te a*adêmico. Co*forme *o*t, A**t Mas*a (2011), os pesquisador*s ge*almente e </line>
</par>
<par>
<line> util*z*m do *ermo **ra designa* os est**os li**dos </line>
<line> as: no*a* </line>
<line> un*d*des de análise </line>
</par>
<par>
<line> organ*zacionais; manei**s *olís*ic*s pa*a i*terpretar c*mo *s e*presa* faz** *egócios; </line>
<line> *tividades *ese*volvidas pela organização; e explicações de co*o cap*urar e criar valor para o </line>
<line> negó*io e o cliente. Este últ*mo fator é um dos ponto* crítico* que determinam o s*ce**o ou o </line>
<line> fr*c*sso de *ma orga*ização. O*te*w*l*er (20*4) diz que * pro*o*ição *e valor em um mode*o </line>
<line> de negócio tr*dici**al, tr**a-*e de **a visão *e*al dos p*odutos e serviço* qu* são *fe*tado* </line>
<line> ao* clientes de uma empresa. </line>
<line> Diferen*eme**e *os negócios tra*i*ionais, em **e o valor segue um *luxo unidir*cional </line>
<line> do custo **ra a rec*it*, E*senm*nn, Park*r e *a* Alstyn* (2006), situam que na* redes d* *ois </line>
<line> lad**, ou ai*da, nas plat*f*rmas mul*ilaterais, *s unidade* de *alor gira* por toda * cade*a *u* </line>
</par>
<par>
<line> compõe e*ossistema *e sta*eholders, a qual possui um grup* distinto de *su*rio* de c*da o </line>
</par>
<par>
<line> lado. L*go, cor*obor*ndo com Parker, Van Alstyne e Chouda*y (*016), na plataf*rma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proposta de *alor v**bili*a as interações *ue i*terli**m produtores e con*umi*ores, de **do a </line>
<line> consuma* o contato e*tre estas duas *a*tes, criando *alo* p**a todos o* participantes, ut*lizando- </line>
<line> se *a tec*ol*gia *ara conectar *ess**s, or*anizações e rec*rsos. Pa*a os a*tores, * p**taforma </line>
</par>
<par>
<line> tem o </line>
<line> poder de operar transformaçõ*s na econo*ia e na so*ieda*e devido a *u* con*tante </line>
</par>
<par>
<line> evo*ução te*no*ógic*, *eja *or interméd*o das *ov** organ*z*ções de na*ur*za inovadora </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> disruptiva ou pelos segmentos **a*icionais *u* venh*m reconhecer a sua a*censão. </line>
</par>
<par>
<line> O seto* viti*i*íco** é *m dos </line>
<line> modelos de **gó*ios mais a**i*os *o *undo, e te* se </line>
</par>
<par>
<line> m*n*ido *onst*ntement* </line>
<line> compe*itivo e atualizado, ac*mpanhando de p*rto as te*dências </line>
</par>
<par>
<line> merc*dológica* e o desen*olvime**o tecnológico. A* pes*uisas da co*unidade acadêmi*a têm </line>
<line> estuda*o a evo**ção deste tradicional nicho de mercado, pela ótica do co**rcio *let*ôni*o e </line>
<line> suas implicações na geraç*o de va*or no modelo de negócio (IAIA et al, 201*; BON* et *l, </line>
<line> 20*6; CA*ITELLO e* al, 2014; SELLITTO; **RGES*, **05); do us* das redes soc**is, *ara </line>
</par>
<par>
<line> obter in*ights que </line>
<line> po*e m </line>
<line> auxiliar na a*equação da prop*sta de valo* (CUOM* et al, 2016; </line>
</par>
<par>
<line> WILS*N; QUINTON, *012); * a utilizaçã* do comérci* mobile, em conju*to das mí*ias </line>
<line> *ociais, como um meio d* comerc*al**aç*o para a *nd*stria de vinh*s (PE*ET; LECAT, 2014). </line>
<line> De aco**o com Carvalho (2016), o *ra*il tem seguido as tendên*ias me*cadológ*ca* do </line>
<line> setor vitiv*ní*ola, se destacando na fabricação *e vinh*s en*r* os pr**utore* d* No*o Mundo, </line>
<line> ou se**, entre os países que es*ão *o hemisfério sul do gl*b* terrestre, ocupando a **x*a *osição </line>
<line> Re*. *SA, Ter*sina PI, v. 17, n. 3, a*t. 3, *. 41-58, mar. *020 www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. O. Castro, J. P. N. Silva, L. H. B. Vilas Boas, J. Y. Sugan* </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> *o ran*ing. A </line>
<line> n*v*l mundia*, o B*asil figura na déc*ma quin** colocação. Segun*o *ello </line>
</par>
<par>
<line> (2*17), o estado do *io Grande d* Sul co*centra c*rca de 64,30% das vin*col*s *ac*onais, as </line>
</par>
<par>
<line> qua*s *orrespo*dem por 90% </line>
<line> da fabricaç*o </line>
<line> de vinhos em solo brasi*ei*o, to*al*zando 244,9* </line>
</par>
<par>
<line> milhões d* litr*s produzidos somente *o an* de 2016. Carvalho (20*6) d*z que os pr*nc*pais </line>
<line> destinos dos vinhos b*asile*ros neste período foram os seguint*s países: Parag*a*, Es*ados </line>
<line> Unidos, Colô*bi*, Reino Uni*o, C*ina, França, Hol*nda, C**a**, Cuba e Japão. </line>
<line> No mesmo interv*lo, a importação *o produto girou em torno de 88,3 m*lh*es de lit*os </line>
</par>
<par>
<line> no período acima mencionado, d* </line>
<line> acordo *om o *elatór** de p*ocedênc*a </line>
<line> *e impor*aç*o de </line>
</par>
<par>
<line> *i nhos </line>
<line> dese*volvid* p*la *niã* Brasileira de Vi*ivinicultura - U*IBRA (2016). Os vinhos </line>
</par>
<par>
<line> mais im*o*tad*s são re*pec*ivam*nte prov*nientes *o *hile, Argentina, Portugal, Itália, </line>
<line> *sp*n*a, Fr*nça, Uruguai, Est*dos Unidos, Áf*ic* d* Su*, Aus*rál**, Al*manha, Gré*ia, e*tre </line>
<line> outros. Porém, Ca*valho (2016) afirma que o b**sileiro c*nsome apenas 1,* lit*** de vinho *o </line>
<line> a*o, o que pode ser cons*derado *m índice mu*to b*ixo. </line>
<line> *es*e conte*to, a E*ino é uma empresa b*asileira fundada no *no de 20*3, espe*ializada </line>
<line> na comercia*ização de vinhos importados, *ossuindo *m amplo catálogo d* vinhos europ*us e </line>
<line> *e pa*ses *hamados pr**utores do Novo *undo. Ela atua como uma pl*taforma de **mér*io </line>
<line> eletr*nico de abr*ng*ncia em *odo ter*itório nacional, e a s*a proposta de va*or vis* i**er*iga* </line>
<line> os co**umidores brasil*iro* *e vinhos aos inúmeros produtores do s*tor vitivinícola a* redor </line>
<line> do mun*o. A empresa *em como objet*v* "comparti*har a **ixão p*r *inho c*m o maior número </line>
<line> de pesso*s *o****el, in*erindo essa cultur* no dia a *ia *os brasileiros" (EVI*O, 201*). </line>
<line> F*ente ao exposto, question*-se: *s modelo* de **góc*os em plataforma multil*tera* </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribuem com a assimi*ação d* prop*sta de </line>
<line> valor *e *mp**sas d* set*r </line>
<line> vitivinícola? Para </line>
</par>
<par>
<line> tanto, o objetivo d*ste t*abalho é cara*teriz*r a arquitetur* *ti*izada pela pla*aforma Evino e </line>
<line> e*tender como se dá a relação d* prop**ta de valor da empresa com os s*u* con*umido*es, sob </line>
<line> a ótica das intera*ões nas re*es sociais e das pla**formas que *ossibilitam o acesso ao seu </line>
<line> aplicati*o em smarthphones. Esta pes*uisa justifica-se pelo a*ual panorama da produç*o </line>
<line> naci*nal de vinhos * o* e***ado* índ*ces de im*ortação, visando contribuir com o aumento da </line>
<line> difu*ão *a cultura de consumo de *in*os entre os brasileiros. </line>
<line> 2 REF**ENCIAL ****I*O </line>
<line> Este *ó*ico *stá organiza** em dois ei*os prin*ipais. O *ri*eiro faz uma ap*esentação </line>
</par>
<par>
<line> do conceito d* model* </line>
<line> de *egócios e os fato*es </line>
<line> que sã* c*nside*ados na constit*ição das </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 3, p. *1-58, m*r. 202* </line>
<line> www4.f*ane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Arqui*et*ra e Proposta de Valo* da Plataforma Evino </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> pl*taf**mas multila*era*s. Já o *eg*n*o, *raz *m *anorama das p*squisas cond**idas n*sta </line>
<line> **rspectiva, s*bretudo, n* que diz respeit* ao seto* merca*ológico do setor vitiviníc*l*. </line>
<line> *.1 Modelo e *lataf*rma de ne*ócio* </line>
<line> O *onceito de modelo de negócio* po* **terwalder (2004) cons*ste na descrição da </line>
<line> l*g*ca de cri*ção, ent*ega e c*p**ra *e valor d* uma emp*esa, sendo sus*enta** *elos se*uintes </line>
<line> pilares: ino*ação do p*oduto ou serviç*, enqua*t* *nidade de valor; i*terfa*e *e interação com </line>
<line> * client*, que repre*enta o nível de con*ato que se deseja estabelec*r; gestão da infraestrutura, </line>
<line> * qual engloba as *arceri*s, ativi*ade* e recursos nec*ssár*o*; e interm*dio dos aspectos </line>
<line> fina*c*iros, se*do o f*ux* entre receitas e *espesas que gerara* o lucr* esperad*. </line>
<line> A e*trega e captura de valo*, pensada *o sis*e*a tradic*onal d* mod*los de negócios, </line>
</par>
<par>
<line> de acor*o </line>
<line> *om *arker, Van *lsty*e e Cho*dary (2016), caracteriza-se </line>
<line> *or </line>
<line> *ma estrutur* </line>
</par>
<par>
<line> d*nomi*ada pip*li*e, ou *eja, os empreendime*tos que seguem pas*os pré-estabel*cidos para </line>
<line> criar * transferir va*o* em uma dimensão *nidirecion*l do *rodutor pa*a o co**umidor. Nos </line>
</par>
<par>
<line> últimos anos, s*gundo os au*ores, a* *mpre*as têm migrado </line>
<line> *a estrutura </line>
<line> de *ipeline para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estrutura de plata*orma, a qual perm*te que a unidade de valor seja criada, modifica**, tro**da </line>
<line> e consumida de diver*as **rmas, *evido ao seu imenso poder de interatividade que interliga os </line>
<line> produt*re* e *ons*midores em uma *e*e de inter*çõe*. Esta nova estrutura de negócios t*m se </line>
<line> aperfeiçoado e superado o* model*s *i*elines a ca*a d*a, devido a sua inten*a força tecn**ógica </line>
<line> qu* l*bera novas *onte* *e criação e fornecim*n*o de valor. </line>
<line> As plataformas *ara*terizam-se por abordar o me*cado *e forma *ultila*eral, ligando </line>
<line> dois ou mais grupos distintos e independentes de produt*res e consumidores. *ara Eva*s </line>
<line> (2*12), tod*s ** pl*taf*rmas multilaterais compartilha* de tr*s caracter*sti*as *á*icas: reúnem </line>
</par>
<par>
<line> dois ou mais tipo* de u*u*ri*s (con**mi*ores, produto*es, in**rmedia*ores, ent*e o*tros), </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> quais geram valor mutu*l**nte; fornece uma s*rie *e interaçõ*s e serviços </line>
<line> para reduzir *s </line>
</par>
<par>
<line> c*st*s de transações, visand* que os usu*rios se una* para criar compartilhar valor; * os e </line>
</par>
<par>
<line> g*store* da p*ataforma bus**m maximi*ar o* lucros trabal*ando nas variáv*is </line>
<line> estratégi*as, </line>
</par>
<par>
<line> entr* elas o pr**o, que são r*conhecidas como inf*uenc*ad*r*s int*rd*pendentes entre o* grupos </line>
</par>
<par>
<line> ** usuá*ios. Con**rme Eisenmann, P*rk*r e V*n A*styn* (200*), a un*dade de va*or </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> plataforma cr*sce * medida que con*eg*e corresponder *om a deman*a de todos os g*u*os que </line>
<line> estão pr*sentes nas interaç*es, os q*ais são atraído* um para o outro, geran** efeito* de re**. </line>
<line> Mas para qu* tudo *sto *uncio*e efetivam*nte, * arq*itetura de uma plata*o*ma p*eci** </line>
<line> ser m*it* bem *laborada, t*l co*o Park**, Van Al*tyne e Choud*ry (201*) afir*a*. *s autores </line>
<line> Rev. FSA, ***esin* PI, v. 17, n. 3, a**. 3, p. 41-58, mar. *020 www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. *. Castro, *. P. *. *ilva, L. H. B. V*las Boas, J. *. Sugano </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> d*zem que a troca de valor entre *s part*s é a base a**uitet*ni*a que sustenta a pla*afor*a. As </line>
<line> t*ocas de valor*s c*nsistem em inform*ções, bens ou servi**s, ou em moeda. Estas t*ocas são </line>
</par>
<par>
<line> *ssenc*ais para a *nteração básic* que irá atrair o* *suários </line>
<line> para a *lata*o**a. Na *n*e**ção </line>
</par>
<par>
<line> *ási** * valor é produzid* e consumido pelos parti**pantes, os quais </line>
<line> *ecidem se dev*m </line>
<line> dar </line>
</par>
<par>
<line> cont*nuidad* ou não a nova* interações, construindo *m filtro para **e os gestores conheçam </line>
</par>
<par>
<line> *uais tipos </line>
<line> de interações *eve* *er esti*uladas para atrair n*vas </line>
<line> participações. A </line>
<line> atr*ção </line>
</par>
<par>
<line> permite ana*isa* a ativi*ade que o usuári* r**liza na plat*forma, identificando *s suas </line>
</par>
<par>
<line> preferências e necessidades, recomendand* </line>
<line> n*vas </line>
<line> unidades de *alor de inter**s* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *onsu**dor, inclusive em rede* ex*ernas, tais como as mídias s*ciai*. Estas infor*ações s*b*e </line>
<line> as interações do usuário fac*li*am e estabele*em *r*ncípios p*ra a troca de v**or, red**i*do </line>
<line> barreiras *e interação, além de aprim*r*r o p*reame**o do usuário com conteúdo atrat*vo. </line>
<line> A *rquit*tura *e uma p**t*forma é uma das referências para a evol*ç*o do comér*io </line>
</par>
<par>
<line> ele*r*nico (e-co*m*rce) atual. *e acordo com *ulkemeie* et </line>
<line> a l . ( 2 016 ) , *i mil a r a ou t r os </line>
</par>
<par>
<line> a p l i c *t i v * * ** p r e s a ri * i s , a p l a t a f o r * a </line>
<line> d e * o m * rc i o e l et r ô n i c o p o s s * i f u n c * * n al i d a d e s q u e </line>
</par>
<par>
<line> f a c i l i t am a </line>
<line> g e * t ão </line>
<line> d o va r e j o o nl in e , </line>
<line> t ai s * * m o o c a r *i n h o d e ** m * r * s , g e r e n c i a m e* t o d e </line>
</par>
<par>
<line> c a t * l o g o s * e * r o * u * o s , a p l i c * *õ e s p a r a m a r k et * n g * p a g a m e n * o , en t r e o u t r as ; co n t an d o </line>
<line> t a m b *m c o * o a p o i * d * f e * r a m e n t a s a d i c i o * a * s c o m o , p o r e* e m p l o , o s s i s t * * as d e g e * t ã o </line>
<line> empr***rial. Logo, a pl*t**orm* *e e-c*mmerce consiste *m u*a loja onlin* e um conjunto d* </line>
<line> sistemas integrados de ge**ão. Há um* t*ndê*ci* de migração da arquitetura d* plataforma do </line>
<line> e-commerce para a c*m*utação em *uvem, visan*o integrar os s*rviços exis**ntes no ambient*, </line>
<line> acelerar os proc*di*ento* internos, e melhorar a unidade *e *alor que é proposta pela empresa. </line>
<line> 2.2 O se*or vit*vinícola e o us* d* *ecnologia em p*op*sição ** v*lor </line>
<line> No set*r vitivi*ícola, as pl*taform** de c*m*rcio eletrôn*co t*m s*do objeto de estudo* </line>
<line> *a comunidade acad*mica. Iaia et al. (20*7) apontam que * uso de c*mé*cio eletrôn*co te* </line>
<line> sido utilizado c*mo *ma estratégia de prospecção *e valor *or empresas familiares na Itália, </line>
</par>
<par>
<line> sendo uma fe*ra*en*a para construir um relacionamento com con*umidor e o </line>
<line> a*rimora* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> proposta de valor das empr*sa*, embora exista* v*níco*as *amiliare* que ain*a negligenci*m * </line>
<line> potencia* *o com*rcio eletr*nico. Bonn e* a*. (2016) e*ami*aram os efeitos q*e a influên*ia de </line>
<line> grupos *oci*is, a utilidade percebida e os níveis que o *nvo*vimento têm na compra de vinhos </line>
</par>
<par>
<line> online, haven*o uma rela*ã* signifi*a*iva nas </line>
<line> n*rmas subjeti*as, imagem e </line>
<line> **sibilid*d* da </line>
</par>
<par>
<line> un*dade </line>
<line> de </line>
<line> valor *resentes nos </line>
<line> *ercados *nline, </line>
<line> as quais podem acarre*ar no </line>
<line> aumento de </line>
</par>
<par>
<line> ve*das *e v*nhos. Capitello et al. (*014) con*lu*ra* qu* o sucesso de uma plataforma d* v*nd*s </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 3, art. 3, p. 41-*8, ma*. 202* w*w4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A A*quitet**a e Propo*t* de Valor da P*ataforma Evino </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> de v**hos online d*ve considerar *rês di*ens*es conceituais: orientaçã* e*traté*ica, *stratégia </line>
</par>
<par>
<line> de m*rke*ing digital; e *ática* *e mí*i* **cial. *ell*t*o e Bu*gess (2005) </line>
<line> identif*caram *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementação </line>
<line> de um portal eletrônico p*lo go*er*o australiano </line>
<line> a*mentou </line>
<line> *s </line>
<line> relaç*es e*tr* </line>
</par>
<par>
<line> pequenos produtore* de vin*os, resultando em inclusão e compartilh*mento de recursos, </line>
</par>
<par>
<line> intercâmbio* </line>
<line> de co**ecimento e práticas inovadora* que propiciam o desenvolvimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> novos produtos, *s quais podem c*racte*iza* </line>
<line> efei**s d* red* *nteraçã* dos parti*ipantes e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> plataforma. </line>
</par>
<par>
<line> Um desdobramento do e-commerce, qu* tem se popula**zado *rente aos avan*os </line>
</par>
<par>
<line> tecnológicos nos últimos anos, * o uso d* *plicativo* em sm*rtpho**s. Con*orme Saccol </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Reinh*rd (2007), o mobi*e commerce é uma plataforma qu* **iu computaç** móvel de a </line>
<line> celulares intel*g*ntes a* comérci* el*trônico, sendo mais uma o*ção para integrar a força de </line>
<line> venda *e uma plat*form*, *or meio de aplic*tivos específicos. Por sua vez, o m*rcado de vi*hos </line>
</par>
<par>
<line> tem se empenhad* nesta vertente *o m-**mmerce, ao mesm* tempo em já </line>
<line> há pesquis*s </line>
</par>
<par>
<line> acad*mica* sobre * tema. Pelet e Lecat (2014) e*p*oraram o potencial de *omércio mobile, em </line>
<line> conjunto da* mí*ias sociais, *nquant* um meio de comercial*za**o para a in*ús*ria de vinh*s, </line>
<line> obse*vando coortes de gerações, *o*re*udo, na *er*ção Y. As impl*cações práticas d* *stu*o </line>
<line> *onfirmam q*e as *mpresas que *sam plataformas de co*érc*o eletrônico *obile *m *onjunto </line>
<line> com as redes s*cia*s, possuem um futuro promissor *o ofe*ec*r aos pro*utores de vi*hos uma </line>
<line> maior e*ic*ênc*a para expa*di* a* suas *nidades de valor, de modo a alc*nç*r um *úbli*o *ais </line>
<line> amp*o. </line>
<line> Estas duas *odalidad*s de plat*f*rmas no var**o online podem *e complementar com </line>
<line> *s redes soc*ais **mo uma alternativa para g*rar valo* *m uma empr*s*, ca*egoriz*n*o, as*im, </line>
<line> o comércio so*ial. Zheng, Yu e Jin (2017) mencionam que as *ela*ões entre usuários em </line>
<line> p***afo*mas d* comércio socia* t*m g*ande influência nas estratégias de marketin* d* empresa </line>
</par>
<par>
<line> de comércio eletrô*ico. Segundo *s aut*res, *s mídias sociais são uma r*levan*e fon*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> info*mação *ara os cons*mid**es, po*s pode d*m*ns*r*r a con*iabi*idad* da proposta de valor </line>
<line> da **ganiz*ç*o, a qual é julg*da por es*a plataform* de comérci* social. Logo, as redes socia*s </line>
<line> podem *fet*r a perce*ção do *su*rio sobre * proposição de v*lor das empresas de co*érci* </line>
</par>
<par>
<line> eletrô*ico, sendo um imp*rtante termômetro para s* obter </line>
<line> i**ight* sig*ificativos. Além **s </line>
</par>
<par>
<line> mídias sociais, as informaçõe* dispo*i*ilizadas pelas própria* *lataformas d* e-commerce têm </line>
<line> o poder de contribuir com a ef*cácia da pe**epção da unida*e d* *alor. </line>
<line> No setor vit*vinícola, esta *b*rd*ge* *em *ido p*squ*sad* pelos a*adêm**os. Cuomo e* </line>
<line> a*. (20*6) apontam que a* mí*ias *ociais ofere*em uma ótima oportunidad* para viníco*as que </line>
<line> *isam compre*n*er melh*r as necessidades *e *eus clientes, tanto p*t*nciais *uanto rea*s, o </line>
<line> Rev. FSA, *eres**a PI, *. 17, *. 3, ar*. 3, *. *1-58, mar. 2020 www4.f*anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. O. Castro, J. P. *. Silva, L. *. B. Vilas Boa*, *. Y. Sugano </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> que proporcion* um im*orta*te mei* de se </line>
<line> *ntender e gerar val*r *ara o cliente. ** uma </line>
</par>
<par>
<line> pesqui*a n*tnográfica d*sen*o*vid* *a rede *ocial Instagram, por meio da comu*idade online </line>
<line> *inelo*e*s, *s autores menci*nam **e c*mpreender a comunidade é uma imp*rtante forma de </line>
<line> s* segmentar o mer**do no s*tor vitivin*co*a. As distintas *dent*dades p*esentes no grupo *ão </line>
<line> *ontes de infor*açõe* *ara *erar val*r para o cl*ente, **sea*o em suas atitud*s de consumo e </line>
<line> m**ivações pe*soais. Wilson e Quinton (2012) av*rigua*am *e a re*e social Tw*tte* pode criar </line>
<line> v*lor para as p*rtes interessada* do vinho. *m uma a*or**gem netnográfic*, os **tore* </line>
<line> apontam que o T**tter pode cri*r valor superficial p*ra emp*esas vol*adas para o v*nho, porém, </line>
</par>
<par>
<line> *m valor de *aráter mais *prof*nd*do, ai*da não é *ort**ent* </line>
<line> e*id*nte. Além d* mai*, eles </line>
</par>
<par>
<line> afirmam *ue as empresas focadas no vinho, atualmen*e não *stão otimizando a criação de v*lor </line>
</par>
<par>
<line> ***avés do Twitt*r, apesar da rede social </line>
<line> envolver marcas, varejistas, comerci*ntes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consu*idor*s que *o*su*m o hábito de co*entar sobr* vinho* *o micr* blog. </line>
<line> F*ente *o exposto no referencial t*óric* acima ap**sentado, verifica-se a *erti*ência em </line>
<line> se *na*isar a proposta de val*r das platafo*mas *e com*rcio eletrônico d* s*tor vitivinícola, sob </line>
<line> * ótic* das interaç*es dos consum**ores que se fazem presente* *as r*des sociai*, bem *om as </line>
<line> sua* percepçõe* quanto à desen*o*tura qu* as *lataformas de*emp*nh*m *ar* a organiza*ão. </line>
<line> Nesse s*nt*do, e*ta pes*ui*a *em como objeto de estudo a empresa bra*il**ra E*i*o, a qual atua </line>
<line> como *ma plataf*rma de e-*ommerce e m-commerce no ramo de comercializa*ão de vinhos no </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l, sendo referênci* nacional p*r* os c*n*umidores de vin**s im*or*ado* pelo país, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*do a *ompree**er como ** d* a percepção da proposta de valor da referida empresa **la </line>
<line> comunid*de on*ine de s*us consumidor*s e compra*or*s. </line>
<line> 3 P**CEDIMEN*OS METOD**ÓGICOS </line>
<line> Conforme mencionado *or Vieira (2006), a pe*quisa qualitativa g*ral*e*te carac*eriza- </line>
<line> se pelo seu autopoder de **s*rição *os fe**menos que *ão ob*ervados, permit***o u* olhar </line>
</par>
<par>
<line> c*ít*co sob*e </line>
<line> a totalidade *os fa**s, sendo f*equentemente </line>
<line> *til**ada *a* ciê*cias sociais </line>
</par>
<par>
<line> aplicadas em várias *écn*ca* fo*mais e i**o**a*s, por </line>
<line> exemplo, o us* de entrevistas, </line>
</par>
<par>
<line> o*s***a*õ*s de cam*o, análi*e histórica, etnogr*fia, entre out*as. *ara Tureta e Alcadipani </line>
</par>
<par>
<line> (2011, p. 21*), a </line>
<line> etnografia é conhe*ida </line>
<line> "pela utiliz*ç*o d* técnicas de o*servação, que </line>
</par>
<par>
<line> cons*stem em ingr*ssar e* determin**o grupo social *u *rgan*zaç*o e observa*, *a*ticipando </line>
<line> o* não, as ativ*dad*s *es*mpenhada* *elos su*eitos da *es*uisa". </line>
</par>
<par>
<line> Em uma pe*spectiv* de m*rke*ing, Roch*, Barros e Pereira (2005) con*ideram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> et*ografia um im*or*ante me*o de investiga*ão, que *ermit* ma*or *roxim*dade do p**quisado* </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 3, art. 3, p. 41-58, mar. *02* www4.fsa*et.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *rquitetu*a e P*oposta de V*lor *a Pla*a*orm* E**no </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> com * c**sum*dor em uma **ix* de tempo menor, se com*a*ado aos e**udos a*tropo**gicos. </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, a re*olução tec*ológica oc*rrida nos últim*s an**, fez </line>
<line> com que surgissem na </line>
</par>
<par>
<line> internet vá*ia* *omunidades rep*esent*tivas no *mbiente vir*ual. Noveli (2010) diz que ho**e </line>
</par>
<par>
<line> * partir de *ntão, uma nece*sidade da acad*mia em </line>
<line> *bordar este novo esp*ço virt*a*, </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> compreender os fenômen*s e i*tera*ões exis*ente* nes*as co*unidades. Nesse c*ntexto, </line>
<line> Kozine*s (200*, p. 62) aponta o s*r*ime*to da Netnogr*fi*, como uma "nova me*odolo**a ** </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa qualitat*va, </line>
<line> que adapta técn*cas d* pesq*isa etnográfica para e*tuda* as culturas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comunida*es emergentes </line>
<line> at*a*és </line>
<line> de comun*caç*es med*ada* por comp*tador". Par* o autor, </line>
</par>
<par>
<line> este métod* pode utilizar de inform*ções *úblicas disponi*ilizadas </line>
<line> em comunid*des online, </line>
</par>
<par>
<line> p*r* compre*nder *s necess*dades * influências *xisten*es em um g*upo virtual, de man*ira </line>
<line> r*pida e *enos invasiva do *ue a etnografi* *radicional. </line>
<line> Os pro*edimentos metodológi*os da *etn*grafia, segundo Kozinets (2002), são </line>
</par>
<par>
<line> flexíveis e adaptáveis a propos*a de pes*uisa, por*m, *mportante que o pesquis*do* siga é </line>
</par>
<par>
<line> a*gumas e*apas q*e </line>
<line> *ervem c**o um guia para </line>
<line> *onceder r*g*rosidad* e confiabilid*de </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> estudo. A primeira **ap* co*siste na \entra**\ do pesquisado* no ambi*nte *irtual, *e modo a </line>
<line> identificar quai* fór*ns sã* o* mais *d*qu*dos para os inte*esses da linha de pesquis*, *od*ndo </line>
<line> ser: gr*pos vi*tua*s em redes soci*is, pág*nas da w*b, li*tas d* mensagens e* ap*icativos, *al*s </line>
<line> de bate-*apo, entr* outro*. Apó* definido o p*ano *e fun*o *ue irá servir de base para a entr*da </line>
</par>
<par>
<line> do pesquisador, o se*und* passo consist* na </line>
<line> coleta de dados. Esta eta*a p*de ser feita pela </line>
</par>
<par>
<line> cópi* direta do conteúdo *as mensagens post*d*s pelos integ*an*es da comunid*de *nline, ou </line>
<line> aind*, p*r \n*tas *e **mp* reflex*vas\ d* pesquisador, de acordo com a su* ob*ervação d*s </line>
</par>
<par>
<line> i*terações entre os m***r** do gr*p*. Finalm*nt*, inter*reta*ão e análise a </line>
<line> **se*am-** </line>
</par>
<par>
<line> pr*ncipalmente *a obs*rv*ção do *iscurso textual e da* notas ref*exivas do pesq*isador, para </line>
<line> compr*ender as *nte*açõ*s entre os membros que se fazem present*s na comunidade virtual. </line>
<line> Logo, par* este *s*udo, os fórun* que ser*o util*zado* para fase d* *ntrada consistem em </line>
<line> s*tes, comunidad*s virtua*s ou aplicativos de *martphones que tenham ligaç*o reconh*c*d* e </line>
<line> verifica*a pe*a Evi*o. Então, serv*rão como p*a*o de fundo o site in*titucional e *omerc*al da </line>
<line> empresa, as *ágina* na* r*de* soc**i* *acebook e Insta*ram e os comentá*ios do s*u aplica*i** </line>
<line> para smartphones, existe*tes nas plataformas Pla*Store *o G*ogle em sistema operacional </line>
</par>
<par>
<line> Android, e AppStore </line>
<line> do sistem* I*S da Apple. *s da*os d* pesqu*s* se*ão </line>
<line> orig*nados dos </line>
</par>
<par>
<line> canais públic*s e o*icia** de comunic*ção d* emp*esa * das postagens *os consumidores qu* </line>
<line> p*rticipam da comunidade onl*ne, seja por m*io das re*e* *ociai* ou co*entários de avalia*ões </line>
<line> n** platafo***s que distri*ui o *plicativo d* empresa. O recorte t*mporal adotado compreen*e </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. *7, n. 3, art. 3, p. 41-58, mar. 2020 ww*4.fsanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. O. *astro, J. *. N. Silva, L. H. B. Vila* Boas, J. Y. Sugano </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> o período ** f*n*l *e ano, uma vez *ue oc***em fe*tas e com*moraçõ*s típi*as de *im de *n* e </line>
<line> a B*ack *riday, que geralmente acarretam no **mento das vendas deste ti** de produto. </line>
<line> Todavia, conforme Kozinets (2002) é preciso obser*a* a ét*ca envolvida neste tipo de </line>
<line> pes*uisa, preser*ando * ident*da** dos mem*ros da co*uni*ade, *esmo quand* a i*formação </line>
<line> está **sponível publi*amente nos canais de comunicaçã* oficial d* empresa. Para resguard*r a </line>
<line> au*o*** dos comentários do* membros *a comuni*ade virtu*l, o* mesmos s*rão r*presentados </line>
<line> pe*a origem da postagem e a d*ta em q*e foi co*pa*ti*hada n* inte*net. A a*álise dos dados </line>
<line> s*rá com base *m *bservações do pesq**sador e no discurso textual coletado, **m a f*nalidade </line>
<line> d* in**rpretar as pe*cepçõe* *a proposta de valor da empr*s*, *ob a ótica *e seus con*umidores. </line>
<line> 4 *E*ULTADOS E DISCUSSÃO </line>
<line> A Evino foi fundad* no ano de 2013, com o objeti*o de c*mpartil*** a pai*ão por vinho </line>
<line> com o maior númer* de pes*oas possível, inserindo essa cultur* no dia a dia dos brasil*iros. A </line>
</par>
<par>
<line> em**esa </line>
<line> pauta por propor*ionar vinh*s a </line>
<line> *reços </line>
<line> adequados a todos os perfis de cl*e**es, </line>
</par>
<par>
<line> ofere*endo di*a* * pro*oções diár*as em *eu website e por meio das rede* sociais, *lé* *e </line>
</par>
<par>
<line> p*ssuir *m galpão de armazenamento pr*prio e parc**ia* com empr*sas </line>
<line> de logísti*a. Um </line>
</par>
<par>
<line> di*er*ncial sig*i*icativo e* s*a *roposta de *alor é o fato de ser a pri**ira *mportadora do setor </line>
<line> a of*re*er um aplic**i*o de *-*o*merc* no p*ís, de m*d* que os clientes podem f*zer as suas </line>
</par>
<par>
<line> *omp*a* por meio d* smar*phones (EVIN*, </line>
<line> 2019). Após *sta breve </line>
<line> co*te*tualização, os </line>
</par>
<par>
<line> tópicos a seg*ir traze* *s observações *o *esquisador sobre as ca*acterís**cas da platafor*a e </line>
<line> a percepção de valor dos consumi*ores nas r*des so**ais por m*io do di*curs* t**tual. </line>
<line> 4.1 Caracter*zaçã* da p*ata*orma </line>
<line> Ao aces*a* p*la primeira vez a ho*epage ** E*ino, pode se visualizar previamente os </line>
</par>
<par>
<line> vi nhos </line>
<line> dispo*íveis e inf*rma*ões </line>
<line> relacionad*s, *xce**, os *r*ços do* produtos. Embora tal </line>
</par>
<par>
<line> bloqu*io possa ser considerado uma ba*reira *a interaç*o **i*ia*, o *m*ecilho é solucionado </line>
<line> qu**do a *lataf*rma soli*ita ao visi*ante qu* reali*e o cadastro no *ite, o qual pode ser </line>
<line> interm*diado po* uma co*ta no Facebook ou n* Google, facil*tando * a*damen*o do ***cesso. </line>
<line> Para Par*er, Van Alsty*e e Choudar* (2016), tal estratégia *isa capt*rar os us*ários existentes </line>
<line> *m outra plataforma e atr*ir p*ra a sua rede, d* modo * alimenta* o b*nc* de *ados de clientes </line>
<line> da empresa. *inda na *ágina prin*ipal, o si*e divide-se e*: menu horizo*tal, contendo barra de </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. *7, n. 3, a*t. 3, p. 41-58, ma*. 2020 www4.fsa*et.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Arqui**tura e *roposta de *alor da P*at**orma Ev*no </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa; bann*r de divulgação; **ertas em destaque; su**stões para consumir vinhos de ac*rdo </line>
<line> c*m a ocas*ão; e o map* do site, *m q** a anál*se está secci*n*da * se**ir. </line>
</par>
<par>
<line> A primeira seção co*pr*ende o ca*álogo, qu* abrange o* vários </line>
<line> vi*hos importados </line>
</par>
<par>
<line> disponíveis, acessórios e *rodutos **urmet, de modo que e*te* podem ser f*ltrados *or preç*s, </line>
<line> tip*s, países, uvas, re*iõe* * harm*niz*çõ*s. Ao s**ecionar o vinho, o usuá**o é redirecionado </line>
</par>
<par>
<line> para * página </line>
<line> pr*pria ** prod*to em qu**tão, * qual contém </line>
<line> uma foto em alt* *esolução, </line>
</par>
<par>
<line> inform*çõe* det*lha*as, a avaliação de um sommelier, produ*os recomen**dos, preços c*m o </line>
<line> val** or*gi*** e porcenta*em d* desconto e o botão p*r* adicionar ao carrin** de c*mpra*. </line>
<line> *om bas* em Eise*m*nn, Parker e Van Alstyne (2006), **de-s* afirmar que é por meio </line>
</par>
<par>
<line> desta seção q** a E*in* se </line>
<line> car*cter*z* co** uma plata*or*a mu*tilat*ra*, pois reún* n*ste </line>
</par>
<par>
<line> am*ient* um vasto catál**o de opçõe* de vinhos d* diferente* produtores i*ternac*onais, o qual </line>
<line> at*ai *m nú*ero expressivo de cons*midores que **tém os mais var***os gostos e preferê*cias </line>
<line> pel* produto. Desta **rma, a Evin* d*m*n*tra-se u*a *latafo*m* multi*ater*l apropriada a sua </line>
<line> *rop**ta de v*lor, pois ao me*mo tempo que atrai diferentes *rodutores de rótulos de *in*os </line>
<line> para o seu catálog*, traz vár**s con**midores com p*eferênci*s di*tintas *elo produto, f*zen*o </line>
<line> com **e * valor en*olv*do cr*sça para os doi* lados. </line>
<line> A segunda seção consis*e na *stru*ura int*rna do carrinho *e compras *o clie*te, em que </line>
</par>
<par>
<line> o u*uário pode **es*a* o pai*el da </line>
<line> cont* e *nfo*maçõ*s pessoa*s, *compa*har *s pedidos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> visualizar *s seus vi*hos preferidos. O pa*amento po*e *er efetuado por m**o de *ári*s </line>
<line> bandeira* de c*rtão d* crédito, ou ainda, *tilizando-se do boleto bancári*. A Evino reforça se* </line>
<line> blindada contra o roubo de informações e clonage* de ca*tões po* possuir selo *a E-*it, </line>
<line> empresa referên*ia em c*rtificar a reputação d* *omér*io eletrônico n* Brasil. A seção *a*bém </line>
</par>
<par>
<line> eng*oba suporte técni*o, po*íticas o </line>
<line> de frete e *rivaci*ade, termos e </line>
<line> condições, </line>
<line> informaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> sobre a empre**, *entral de *úvi*as e canais d* contato. </line>
<line> Tal estrutu*a **mete-se * arqui**tura da p*ataforma *nlin* *e co*ércio ele*rô**co. Por </line>
<line> meio das consid*raçõ*s de Parker, Van Alstyn* e Chouda*y (2016), e*te t*po de arquitetura </line>
</par>
<par>
<line> co**eg*e promover os três tipos de trocas de valores, sejam elas </line>
<line> de: inform*ções, em que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co*sumidor consegue mant*r um diálog* e tirar dúvidas *om a *mp*esa; de produ*o, pois no </line>
<line> carrinho de compras é que se efetiva a t*ansação entre as partes envolvida*; * de moeda, atrav** </line>
<line> das **ri*s possi*ilidades de paga*en*o com **ra*tia de segu*ança dos **dos p*sso*i*. A*nda </line>
<line> *eg*ndo os *ut*r*s, os da*os filtrados na arquitetura do ca*rinho de com*ras irã* permitir qu* </line>
<line> a cúpula a*ministrativa conheça melho* as *referências e *ost*s de *e*s c**sumidor*s, d* modo </line>
<line> a mel*orar as *nteraçõ*s básicas, ou s*ja, a comp*a de vinh*s *nline, direci*nando os produt*s </line>
<line> cert** de acordo c*m o perf*l do consumidor cadastrad*. I*t* permit* que a Evin* recomende </line>
<line> Rev. FSA, T**es*na PI, v. *7, n. *, a*t. 3, p. 41-58, mar. 2020 *ww*.fsane*.*om.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. O. *astro, J. P. N. Si*va, L. *. *. Vilas Boas, J. Y. Suga*o </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> o vinho ad*quad*, inc**sive, nas red*s sociai* q*e e*tão inte*li*a*as a pla*aforma d* empres*, </line>
<line> vis*ndo red*zir barreiras de interação e esti*ula* novas comp*as. </line>
<line> Po* fi*, a *erceir* s*çã* refe*e-se às *ídias sociais e aos aplicativos que distribuem a </line>
<line> plataform* E*ino em *marthph*nes, os quais *odem ser *onsiderados os meios de inter**ão, </line>
</par>
<par>
<line> cont*to e rel*cionament* **s *liente* com a propos*ção de *alor da empres*. Para tant*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> próximo tópico apro*unda esta *i*cussão. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 A relação da pro*osta de val*r da E*ino com seus consumidore* </line>
</par>
<par>
<line> A Evi*o te* um* base significativa de seguidores nas red*s sociai*. *on*iderando o </line>
<line> final *o últi*o trimestr* de 201*, a *mpresa contava com * milh*o de pess*as se*uin*o sua </line>
<line> página no **ceb*ok, * 248 *il pes*oas e* se* per*il no *nstagram, números que **dem ser </line>
</par>
<par>
<line> considerados *xpres*ivos *ara uma org**ização q*e at*a * *ível </line>
<line> *acional. O *o*t**do </line>
</par>
<par>
<line> tra*alha** nas *ede* sociais gira em t*rno de </line>
<line> pos*agens d* i*agens o* víd*os, os qua*s </line>
</par>
<par>
<line> *eralmente s** de cunho p*b*ic*tár*o, informativo, promocional o* d* si*ua*ão de c*nsumo, em </line>
<line> *ue o *inho sempre é o de*taque pr*ncipal. Q*anto ao seu ap*icat*vo *ara smartphones, *ais de </line>
<line> 100 mil down**ads *á foram realizados por meio *a A**leSt*re e Playstore, contando c*m um* </line>
<line> *nálise extremame*te positiva, obte*do indicador 4,* em um total *e 5 pos*ível n* *valiação. </line>
<line> *lém destes prin*ipa*s canais, a *mpr**a ma**ém contas no Twitt*r e Yout*be. </line>
<line> T*l como de*onstr*d* no estu** ** Capitello et a* (2014), é im*orta*t* que os </line>
<line> c**ercia*tes onli*e do setor vitivinícola adotem uma orient*ção est*até*ic* *o*tada para as </line>
</par>
<par>
<line> mídias *o*iais, utilizando-se da tecnologia disponível </line>
<line> para criar um mix diversi*icad* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c*nteúdo ** m*io digit*l, v*sa*d* e*treitar as *nterações com os seus consumidores, sendo esta </line>
<line> um* peça ch*v* para adquirir vantagem *ompetitiva e *fir**r * proposta d* val*r da empresa. </line>
<line> A* *bser*a* as interações en**e *s *onsu*idores e a empresa *o perí*do estipulad* </line>
</par>
<par>
<line> nes*e estudo, * percep*ível </line>
<line> que a r*lação d* </line>
<line> valor en*re as partes envolvidas é muit* </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> c*nduzida de um* m**eira g*ral, de modo que a m*ioria dos com*ntários tende a promover </line>
<line> *ela*ionamentos harm*nic*s e *ositivo* com a proposiçã* de valor d* or*ani*ação, ress*lt*nd* </line>
<line> sempre a qualidade dos *rod*tos, p*aticid*d*, profissionalismo e a capa*idade de *es*luçã* d* </line>
<line> problemas. As as*erções a s*guir ilustram *s obs*rvações. </line>
</par>
<par>
<line> Evino, muito *brigada pela r*pidez com qu* </line>
<line> vocês c*municaram e reso*veram o </line>
</par>
<par>
<line> *robl*ma que ho*ve *om as *arrafas de vi*** que comprei [*acebo*k - 20/12]. </line>
<line> O*ertas incr*veis, kits excelente*, e ain*a sup** prático c*mpra* pelo app. [AppStore </line>
</par>
<par>
<line> - 08/11]. M*us v*nhos cheg*r*m dire*tin*o, </line>
<line> *a p*imeir* vez tive problem*s *a </line>
</par>
<par>
<line> entrega, mas a @evi*o me de*am mais um de brinde. Amei, *tim* atendime*to </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 3, *rt. 3, p. 41-58, *ar. 2020 ww*4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Arquitetura e Pro*osta de V*lo* da Plataform* Evino </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> rapid*z #evinochegou [Instagram - 16/10]. Preços para todos *s gostos e bolsos. Em </line>
<line> poucos *liques você escolhe e fin*liza sua compra [PlayStor* - 20/10]. </line>
<line> De acordo *o* Parker, Van A*s**ne e Choudary (2016), a pl*taforma *eve estimular as </line>
</par>
<par>
<line> *n*era**es básic*s de*ejadas, p*ra garantir o bom fu*cionamento d* de*ign **opo*t* </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> a***itetura do mo**lo de n*g*cios. Ou seja, a E*ino pro*uz a u*idade de va*o* qu* * c*nsumida </line>
<line> p*r seus cli*n*e*, de mo*o a es*im*lar a c*ntinui*ade d* *ela*ão entre ambas as p**t*s, f**trando </line>
<line> as in*er*çõe* *on**deradas apropr*adas para via*i*iz*r a ex*el*nci* de sua proposta *e val*r. </line>
<line> Dura*t* a *ol*ta de dados n*s redes sociais e aplicativo*, foi *dentificado a*enas *ois </line>
</par>
<par>
<line> pont os </line>
<line> de menores </line>
<line> proporçõe*, que po*em afeta* ne*ativamente a proposta *e v*lor da </line>
</par>
<par>
<line> empresa, refer*ndo-se a sua ca*acidade de entrega e a d*termin*d*s ofertas promocion*is, em </line>
<line> que o pre*o * ques*ionado pelos c*nsumid**es. Os *re*hos segui*te* repr*s*nta* o e*posto. </line>
<line> Tive até o *o*en** duas exp**iên**as com a Evino e *nfelizm*nt* *as duas *ive do* </line>
<line> de cab*ça. Ambas envolvendo a entrega. Seria interessante rever a tr*ns*ort***ra </line>
<line> [Fac*book - 09/12]. Tenho que *i**r agu*r*a*do a res*ost* da empre*a com a </line>
<line> transportadora qu* v*s *ra*alham, foi i*so que o atendimento p**sou. *s*ero q*e vcs </line>
<line> *eveja c*m quem *az o transporte da empresa [*n*tagram - *0/11]. D*u 5 estrela*, mas </line>
</par>
<par>
<line> *ão g*sto *esse marketi*g d* des*ontos </line>
<line> sur*eais. Se *ol*casse os valor*s reais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desco*tos seria 100%! [**ayStore - 16/11]. * facilidade é boa. Não vou dar mais </line>
<line> pontuação, pois os p**ços de promoção não são semp*e pro*oç*o [PlaySto*e - 04/10]. </line>
<line> A u l k em e i * r et a l ( 2 0 1 6 ) d * z e m q u e u m a p l * t a fo rm a d e e - co m m e r c e é c o m p o * t a p o r </line>
<line> v á * i o s c * m p o n en t es , s en d o q u e a l * u n s d e s t e s s e r * * ç o s ex t e r* o s e* * ão ap e n a s c * * e c t a d o s a </line>
<line> ela, tal co*o o caso da lo*ísti*a e di*trib*ição, que pode *e* d*sen*olv*da por terceir*s. Isto </line>
<line> *ponta que a *nidade de val*r da Evi*o pode indireta*ente s**rer algum prejuízo, pois me**o </line>
<line> q*e a empr*sa *ão sej* de fato a responsável *ela entrega, a transport*dor* parc*ira pod* não </line>
<line> prestar o serviço con*or*e *e *spera, acarretando em problemas que *odem *e* associa*os à </line>
<line> p*ataforma em questão. *á sobre * questionamento de al*u*as **ertas pr*mocionais po* parte </line>
<line> de seus con**midores, a empresa **v* estar atenta a estas situações, pois el*s estão dir*tamente </line>
<line> ligad*s à troca de valo* mo*etário em s*u produt*, que ca*acteriz* e**eci*icamente à tarefa *e </line>
</par>
<par>
<line> ve*da. Todavia, a Evi** procura se inteirar dos pr*ble*** que </line>
<line> ac*n*ecem na logística, </line>
</par>
<par>
<line> d*spond*-se a au*iliar os clientes nas redes sociais, como é demonstrado abaixo. </line>
<line> Sabemos **mo isso abala a con*i*nça e vamos *rabalhar para r*so*ver *ua*to antes. </line>
<line> [Ins*agram - 22/1*]. Já passam*s novas ori*ntaç*es para a transp*rtadora para evitar </line>
<line> que isto ocorra novame*te. [*nst*gram - 12/12]. Poxa, a ge*te l**ent* que você tenha </line>
<line> *assa*o essa experiên*ia. Nos*o time de entregas está d* *lho e* seu pe*ido, e ele j* </line>
</par>
<par>
<line> está </line>
<line> *om a tra*sportadora. Vamos traba**ar par* que </line>
<line> tudo dê certo des*a vez. </line>
</par>
<par>
<line> Ag*adec*mos a ch*nce de resolver isso! [Facebook - 09/1*]. Por favor, envie o CPF </line>
<line> ou *-mai* de ca*astro por d*rect p*a gente te ajudar [Inst*gram - 25/11]. Vimos q** </line>
<line> Rev. ***, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 3, p. 41-58, mar. 2020 *ww4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. O. Cas*ro, J. P. N. Silva, L. H. B. Vil*s Boas, J. Y. *ugano </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> no*s* tim* de en*regas já está cuid*nd* do cas* e inclusive, estamos t* manten*o </line>
<line> info*ma*a via e-*ail. [Instagram - 1*/1*]. </line>
<line> Sobre *s valore* promo*ionais questi*nados, a E**no p*sicionou-se da seguin*e forma: </line>
<line> Os sites e *plicativ** que f*zem com**raç*o de *alor, fazem **enas um* convers** </line>
</par>
<par>
<line> autom*tica d* *oeda sem c*nsiderar </line>
<line> cus*os de impo*taçã* *u impostos, p*r *s*o a </line>
</par>
<par>
<line> di*ere*ça distorcida. Se ti*er mais alguma dúv*da, nos avise. [Ins*agram - 14/11] </line>
<line> O posicionamento adotado pela Ev*n* nestes tipos de situaç*e* a fortalece enquanto </line>
<line> plataforma mul*ilat*r**, poi* c*n*id*ra*do *s observações de Park*r, *an *lsty*e e Choudary </line>
<line> (2016), o retorno aos usuário*, ba*eado nas reações da comunidade, bem *omo medi** as </line>
<line> interaçõe* *rocadas en*r* os cola*oradores e*ter*os, é fundame*tal para *ue a e**resa conti*ue </line>
<line> com*etitiva * faça * un*dade *e val*r continua* fluindo **ra tod*s os lados da *lataf*r*a, ou </line>
<line> seja, produtores * co*sumido*es. Ao e*timular cicl*s *ápidos de feedba** en*r* os envo*vi*o*, </line>
<line> garante-*e uma excelente perce*ção da proposta ** v*lor **e * ado*ada pe*a organ**ação. </line>
<line> As interações entr* a Evino e os se*s c*nsumidores vão além desta* interaçõ*s b*sicas. </line>
<line> No cas* do *pli*ativo p*ra sma*tphones, os clientes d*sem*enh*m um pap*l fun*amental pa*a </line>
<line> o ap**moram*nto da u*idade *e val*r *a empresa, *tu*ndo com* agente* cocriadores no modelo </line>
<line> de negócios, a* a*re**n*ar sug*stões d* melhoria*. Frente ao grande volume de dados </line>
<line> relaci*nados ao apr*m*r*men*o da plata*orma da E**no, coletados nos aplicativos A*pStore e </line>
<line> P*ay*tore, os co*entários dos cons*mi*o*es *oram sistem*ti**d*s no Quadro 1. </line>
<line> Qua*ro 1 - Suges*ões de apr*moramento do aplic*t*vo </line>
</par>
<par>
<line> SEÇÃO </line>
<line> **GES*ÕES COM*NTADA* PA*A **RIMO*AR O APLICATIVO </line>
</par>
<par>
<line> Atendime**o ao *liente </line>
<line> Adicionar op*ã* de *hat no apl*cativo; mel*o*ar o acompanhamento de pe*idos. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*amento </line>
<line> Possibilitar a alteração d* forma *e pagamento; adicionar o*ç*o dé*ito em conta. </line>
</par>
<par>
<line> Car*inho de compras </line>
<line> Co*sultar es*ecific**ão do item de*ois d* ad*cionado; coloca* tempo de expiração * r*serva *o produto. </line>
</par>
<par>
<line> Buscas </line>
<line> Aprimo*ar o filtro; o*ção para compara* p*e*os; digit**ão autocomp*ementar. </line>
</par>
<par>
<line> Catálogo </line>
<line> Aum*ntar a varied*de d* produt*s; nota do *ommelier *unt* à av*l*ação do *in*o. </line>
</par>
<par>
<line> Valor pa*a o cliente </line>
<line> Cr*ar u* clube de pon*os; *ossibil*t*r q*e os consum*dores tamb*m *lassifiquem e avaliem os *inhos; *erm*tir m*rcar produtos e prefer**c*as favoritas. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: D*d*s d* pe*quisa (2019). </line>
<line> Tal como d*mon*trado no estudo de Pelet e *e*at (2014), o m-comme*c* de vin*os </line>
</par>
<par>
<line> possuí grande potencial de cresci*ento, qu*ndo </line>
<line> *s gestores observam as **g**tõ*s para </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *7, n. 3, ar*. 3, p. 41-*8, mar. 20*0 </line>
<line> www*.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Arquitetura e *roposta de Valor da Plataf*r*a Evino </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> aprimora* </line>
<line> a </line>
<line> plataforma e expan*ir a sua *nidad* de va*or, *obretud*, qu*n*o trabalha*o e* </line>
</par>
<par>
<line> c*njunto co* a* r*des sociais. Cuomo et al (2016), co*prova**m por mei* da rede social </line>
<line> Ins**g*am, os bene**c*os *nvolvidos em se compre*nd*r as *ecessidades *o* *o*sumidores d* </line>
</par>
<par>
<line> *inhos, p*r* gerar valor </line>
<line> em </line>
<line> cima da *emanda percebida. Em u* ce*ár*o cada ve* ma*s </line>
</par>
<par>
<line> co*petit*v*, Parker, V*n Als*yne e Choudary (201*, p. 238) evi*en*iam que as pla*af*rmas </line>
<line> mu*tilatera*s devem *empre "t*nta* melhorar a qualidade da* ferramen*as de que dis*õem para </line>
<line> atrair u*uários, *a**litar i*terações e pr***ve* o e*contro de prod*tor*s e *onsumidores". </line>
<line> 5 CONSID*RAÇÕES FINAIS </line>
<line> Este e*tudo permite c*mp*eender com* a Evino se car*cteriza enqu*nt* uma plataform* </line>
<line> mu*tilate**l, *nterligando produto*es inter*aci*n**s a consumidores nacionais, vi*and* cu*prir </line>
<line> com o s*u objetivo de disse*inar a cultura do co*sumo de vinhos no cotid*ano do brasileiro, </line>
<line> por m*io *e um* arquitetura que possibili*a uma assimilação eficaz com * sua proposta de v**or. </line>
<line> Quanto à rela*** entre a empresa estudada e os seus con*umidores nas redes sociais, </line>
<line> percebe-se *ue a proposta de v*lor tem sido *em *ece*ida entre os u*uários da plataform*, de </line>
</par>
<par>
<line> modo que a ma**ria </line>
<line> do* c**entários são **s*ti**s ou visam a cocria*ão, os </line>
<line> quais buscam </line>
</par>
<par>
<line> *o*tri*uir *o* suge*tões para aprimorar * s*rviç* of*rec*do. Ressal*a-se, também, a *apacidade </line>
<line> * o profissionalism* da E*ino ao lida* com sit*ações não fav*ráve*s *ara a assimilaç*o de s*a </line>
<line> proposta de valor, promove*d* respostas rápida* aos questionamen*os que l*e são imp****s, </line>
<line> a*ém de a**ilia* os cons*midores que *elatam problem*s e* s*as red*s soc*a*s e apli*ativos. </line>
<line> *o *eio aca*êmico, a p*sq*isa c*nt*ibui com * litera*ura no que ta*ge ao uso do </line>
<line> c**é*cio e*etrônico no se*or *i*ivin*cola, a**rmando o po*er que a p*at*forma bem est*u*ur*d* </line>
<line> tem nas *nter*çõ*s multila*erais com a un**a** *e valo* da empre*a. ***te sentido, fic* explícito </line>
<line> que c*mpreender com* se dá * perce*ção dos *onsumido*e* a*erc* d*s fun**onalida*es d* uma </line>
<line> plataform*, * um meio pr*pício para se conduzir investigaç*es que busquem aliar o conceito </line>
<line> *e *roposição de valor no de*en**lvimento de t*o*ias, em face à investigação empírica no que </line>
<line> tange a relação co*ercial exis*e*te entre con**midore* e emp*e**s que utilizam as p*atafor*as </line>
<line> enquanto *e*o de *nteraçã* co* o seu público-alv*. </line>
<line> Par* o **b*to d** **plicações ger*n*iais, demonstra-s* a pertinência em *e c*nstru*r </line>
</par>
<par>
<line> *m relacionament* próximo com o* co**umidores, estimul*ndo interaçõ*s </line>
<line> que </line>
<line> valoriz*m </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> contribuam c*m a proposição de *alor da organ*zaçã*. C*nside*ando este c*ntexto, é </line>
<line> importan*e que as empres** de*envo*vam estratégias *ercadológicas median** a intera*ão do </line>
<line> co*sumido* com as plataformas, de modo * propagar a *ua *roposta de valor * aume*tar a sua </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. *7, n. *, **t. 3, p. 41-5*, mar. 2*20 www4.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. O. Cas*r*, J. P. N. Silva, L. H. B. Vilas Boas, J. Y. *ugano </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> f*rç* *om*e*itiva em compar*ç*o c*m *mpresas concorrentes, ou ainda, de se*mentos </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *enham al**ma relação c*m o n*cho tr*balha*o, ampliando a sua represen*ativid*de *e </line>
<line> mercado. </line>
<line> Enquanto *ugestão de pesqu*sas futuras, entrevistas *odem ser realizadas com </line>
</par>
<par>
<line> cons*m*dores que tenham </line>
<line> um *l*o í*dice d* compras </line>
<line> na </line>
<line> plataforma, qu* de certa forma o </line>
</par>
<par>
<line> dem*n*tra o *e* interesse e en*olvimen*o com pr*posta *e *alor trabalha*a a </line>
<line> *e*a emp*esa </line>
</par>
<par>
<line> analisada. D*ste *odo, é possív*l aprim*r*r ainda *ai* a a*quitetura *a *lataf*r*a *or me*o </line>
</par>
<par>
<line> dos *eedba*ks </line>
<line> ob* i dos , </line>
<line> bem como re*lica* as c*nsidera*ões *os ent*evis*ado*, *a gestão da* </line>
</par>
<par>
<line> e*tratégias de marketing *ue guiam a pro**sição de v*lor da Evin*. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
<line> AULK*M*IER, F *t al. (*016). A pluggabl* service pl*t*orm ar*hit**tur* for e-commerce. </line>
<line> Informatio* *ystems an* e-*us*ness Manage*ent, 14(3), 469-4*9. </line>
<line> B*N*, *. A et al. (*016). P*rchasing Wine *nline: The Effects of Social *nfluenc*, Perceived </line>
<line> Usefulness, Perceived *ase *f Use, and Wine Invo*vemen*. *our**l of Hospitality Marketing </line>
<line> & Ma*agem*nt, 25(7), 841-869. </line>
<line> CAPITELL*, R *t al. (2014). So*ial m*di* strateg*e* and corpor*te *rand *isib*l**y in th* *ine </line>
<line> industry: Lesson* fro* an Italian case *tudy. EuroMed Journal *f Business, 9(2), 129-14*. </line>
<line> Carvalho, C. (*016). A*uár*o bra*ileiro d* uva 20*6. Sa*ta C*uz do Sul: Gaze*a San** Cruz. </line>
<line> *UOM*, M. T et al. (20*6). Ex**oring Consumer Insigh*s in Wine Ma*ket*ng: An </line>
<line> E*hno*r*ph*c Research o* #Winelover*. Psych*logy & M*rketing, 33(12), 1082-109*. </line>
</par>
<par>
<line> EIS*NMANN, </line>
<line> T., PARKER, G; VAN ALSTY*E, M. *. (2006). *tr*tegies *or two-*ide* </line>
</par>
<par>
<line> ma**ets. Harvard business revi*w. </line>
<line> EVAN*, D. *. (2*12). Governin* Bad Behavior By Use*s of Multi-*ided Platf*rms. Be**eley </line>
<line> T*chno*ogy Law J*ur*al, 27(2). Di*ponív*l e*: <**tp://scho*arshi*.law.berkele*.edu/bt </line>
<line> lj/vol27/iss2/7>. A*esso e*: 05 dez. 2019. </line>
<line> E*INO. (2019). Sob*e nós. Disponível em: <https://www.e*ino.*om.br/about>. Acess* em: 05 </line>
<line> dez. 20*9. </line>
</par>
<par>
<line> IAIA, L et a*. (2017). Wine, fam*ly </line>
<line> businesses *nd we*: marketi*g strategies to compe*e </line>
</par>
<par>
<line> ef*ectivel*. British Food Journal, 119(11), 2294-2308. </line>
<line> *OZINETS, R. V. (2002). The Fi**d B*hi*d the *creen: Using Netnography for Mar*eting </line>
<line> R*s*arch in Onl*ne Communities. Journal of *a*keting Research, 39, 61-72. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. *7, n. 3, art. *, p. 41-58, mar. 2*20 </line>
<line> www4.*sane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Arq*itetur* e Propost* de Valor d* P*at**orma Ev**o </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> MELL*, L. M. R. (2017). *nforme técnico: panora*a *a produ*ão de uvas e vinhos n* Brasil. </line>
<line> Campos & Negócios. Uberlâ*di*: AgroComunicação, 54-56. </line>
<line> NOVELI, *. (2010). Do Off-lin* para o Onlin*: a N*tnogr*fia como um Método de Pesqui*a </line>
<line> ou o *ue p*de a*ontecer qua*do tentamos levar a Etnografia pa*a a Int*rnet? O*ganiza*õ*s em </line>
<line> c*ntexto, 6(12), 107-13*. </line>
<line> OST**WAL*ER, A. (2*04). The busin*ss *ode* ontology a propos*tion in a desi*n s*ience </line>
<line> appro*ch. D*cto*al Thesis. l\Université d* Lausa*ne. </line>
<line> PARK*R, *. G., V*N ALSTYNE, M. W; CHOUDARY, S. P. (20*6). Pla*a*orm* a r*voluçã* </line>
<line> da es*ratégia. São Pa*lo: HSM do Brasil. 376 p. </line>
<line> PELET, *. *; LECAT, *. (*01*). Smart*hones and wine consumers: a study of Gen-Y. </line>
<line> *ntern*ti*nal Journ*l of Wine Busi*ess Rese*rch, 26(3), 1*8-*07. </line>
<line> *OC*A, E. P. Q., BARROS, C; PE*EIRA, C. (2**5). Perspect*vas d* *étodo Etnográfi*o </line>
<line> *m Mark**ing: Consumo, Co*unicação e *etn*grafia. A*ais do 29º ENANPAD, Brasília/DF. </line>
</par>
<par>
<line> S*CCOL, Z. A; REINHARD, N. (*007). T*cnol**ia* de In**rm*ção Móveis, Sem f*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Ubíquas: Def*niçõe*, Es*ado-da-Art* * Op*rtuni*a*es *e Pe*quisa. Revista de Administração </line>
<line> Contempo*ânea, 11(4), 1*5-198. </line>
<line> S*LLI*TO, C; BU*GE*S, S. (2005) A gove*nment-fu*ded Internet portal *s a promo*er of </line>
<line> regi*nal *luster re*at*onships: a case study fr*m the Australian wine *nd*stry. Envi*onment and </line>
<line> Planning C-Go*ernm*nt and *olic*, *3(6), 851-866. </line>
<line> T*RETA, C; ALCADIPANI, R. (2*11). Ent*e o Observador e o Int*gr**te da Escol* de </line>
</par>
<par>
<line> Samba: os Nã*-Humanos e as Tr**sformaç*es Durante </line>
<line> *ma Pesquisa de Campo. Revista de </line>
</par>
<par>
<line> Admin*straçã* Contemporânea, 15(2), *09-2*7. </line>
</par>
<par>
<line> União B*asileira de Vitiv*nicul*ura. (2016). I*portação d* v*nhos - pr*c*dênc** (em litros). </line>
<line> Disponíve* e*: http://www.uvib*a.com.br/pdf/impo*t_vi*h*s_esp*mantes_2010_d*z2 </line>
<line> 016.pdf> Ac*sso e*: 05 dez. 2019. </line>
<line> VI*IRA, M. *. F. (2006). P*r uma boa pesquisa (qualitativa) em a*m*n*stração. *n: Vie*r*, M. </line>
<line> *. *., & Zou*in, D. *. (*rg.). Pe*quisa qua**tativa em admin*stra*ão. 2 ed. Rio de J*neiro: </line>
<line> Editora FGV, 13-28. </line>
</par>
<par>
<line> *ILSON, D; QUINTON, S. (201*). Let\s </line>
<line> talk a*out w*ne: does Twitter have valu*? </line>
</par>
<par>
<line> In*erna*i**al Jour*al ** Wi*e Business Research, 2*(4), 2*1-286. </line>
</par>
<par>
<line> ZHENG, C., *U, X; JIN, Q. (2017). How user re*a**onships aff*ct u*e* </line>
<line> p ercei v ed v al u e </line>
</par>
<par>
<line> *ropo*itions *f enterp*ises on soci*l commerce plat*o*m*.*nfo*m*tion *ystems Fro*tie*s, </line>
<line> 19(6), *261-12*1. </line>
<line> ZOTT, C., *M*T, R; MAS*A, *. (20*1). The *usiness model: recent d*velopments an* future </line>
<line> re*earch. *ourn*l of Manage*ent, 37(4), 1*19-***2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. *7, *. 3, art. 3, p. 41-5*, m**. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. O. Ca*tro, J. P. N. Silva, L. H. B. Vilas Boas, J. Y. Suga*o </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> Como R***re*ciar este A*tigo, c*nforme ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> CAS**O, A. L. O; SILV*, J. P. N; VILA* BO*S, L. H. B; SUG*NO, J. Y.* Ar*u*tetur* * Propost* </line>
<line> de Val*r *a Plataf*rma *vino. Rev. FSA, T*re*ina, v.17, n. 3, art. *, p. *1-*8, mar. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Aut*res </line>
<line> *. L. O. C*s*ro </line>
<line> J. P. N. Silva </line>
<line> L. H. B. Vi*as Boas </line>
<line> J. Y. Su*ano </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epção e planej*m*n*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*á*i*e e interpretação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) *l*boraç** *o rascu*ho ou na revisão **ítica do co**eú**. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* na aprov**ão da versã* *inal do manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 3, *. 4*-58, mar. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
</document>

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)