<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 3, p. 41-58, mar. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.3.3
</line>
</par><par>
<line>
A Arq*itetura e Proposta de Valor da Pl*t*forma Evi*o
</line>
<line>
T*e Arch**ecture and Val** Propositio* of Evino Pla*form
</line>
</par><par>
<line>
*l*aro Leone* de Oliveira C**tro
</line>
<line>
D*utorado e* Adm*nistr*ç*o pela U*iversidade Federal *e L*vras
</line>
<line>
Mestre em A***nistraçã* pela Universid*de Federa* de Lavras
</line>
<line>
E-m*il: alvaroleonel@*ut*ook.com
</line>
<line>
João Pau*o Nascime*to *a Silva
</line>
<line>
D**torado *m A*ministraçã* p**a Univer*idade Federal de *a*ras
</line>
<line>
Mestr* em Administ*ação pela Univers*dad* Federal de La*ras
</line>
<line>
*-ma*l: jpn*ilvas@gma*l.c*m
</line>
<line>
*uiz Henri*ue d* Barros Vilas B*as
</line>
<line>
Doutor em Administração pel* Universidade F*d*r*l *e L*vras
</line>
<line>
*rof**sor do Programa d* P*s-gra*uação em Ad*inistra**o *ela Universidade Feder*l de La*r*s
</line>
<line>
E-mail: lu**.v*las*oas@ufla.*r
</line>
<line>
Joel Yuta** Sugano
</line>
<line>
D*utor em *m Japanes* Econ*my and Bus*ness/Osa*a Univ*rsity
</line>
<line>
Pro**ssor do Pr*grama de Pós-gr*dua*ã* em Administração
</line>
<line>
Un*v*rsidad* Federa* *e Lavr*s
</line>
<line>
E-mail: joel.sugano@uf*a.br
</line>
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<par>
</page><line>
*p**o e financiam*nto: Fundação de Am*ar* à Pes*uisa do E*tado de Mi*as Gera*s - FAPEMIG.
</line>
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<par>
<line>
A. L. O. Castro, J. P. N. Silva, L. H. B. Vila* *oas, J. Y. Sugano
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A arquitetura de um* p*ataform* multilat*r*l *ossibilita que a unidade de va*or flua e*t*e todos
</line>
<line>
os stakehold*rs envo*v*dos, gerando efeitos de re*es e *nterações *os*tivas. Ness* sentido, te*-
</line>
</par><par>
<line>
se como *b*et* *e es*u*o * *vino, em*res* a**ant*
</line>
<line>
no c*m*rcio *letr*nico de vin*o* *m
</line>
</par><par>
<line>
plata*orma m*ltilat**a*, a qual prom*ve
</line>
<line>
interações entre os co*sumidores
</line>
<line>
nacionais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
produtores
</line>
<line>
*e vinícolas internacionai*,
</line>
<line>
visando disseminar a cultura do c*nsumo *e
</line>
<line>
vi nhos
</line>
</par><par>
<line>
entre os bras*leiros. O o*jet*vo des*e *raba*ho é caracterizar a arq**tet*ra utiliza*a pela
</line>
<line>
plataf*rma Evino, e entender como se dá a relaçã* *a proposta de valo* da empresa com os seu*
</line>
</par><par>
<line>
consu*idores. Utilizou-s* da netnografia como método de
</line>
<line>
*esquis*, col*tando dados por
</line>
</par><par>
<line>
observ*ções do *esquisado* e pelo disc*rso t*xtua* dos cl*entes nas redes sociai* e aplicativos
</line>
<line>
da em*re*a. Os resultad*s apontam que a arqui*etura em pla*aforma multil*teral adotada *ela
</line>
<line>
Evino demonstr*-*e apropriada * sua proposta *e valor, pois ao mesmo t*m*o que a*r*i
</line>
<line>
diferentes produto*es de vinh*s para o seu catálo*o, tr*z **rios consumido*es com *referênc*as
</line>
</par><par>
<line>
dist*ntas,
</line>
<line>
fazendo
</line>
<line>
com que o v*lo* e*vol*ido cresç* para os dois
</line>
<line>
lado*. No *ue ta*ge
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
assimil*çã* da pr*posta de *al*r pelos consumi**res, perc**e-se que a maior*a *as interaç*es
</line>
<line>
t*nd* * promover relaci*n*mentos harmônicos e posi*ivos com a em*resa.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Pl*taforma Mu*ti*ate*al. Pro*osição de Val*r. Netn*grafia.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Th* arch*te*tur* of a multila*eral pl*tfor* e*ables the va*u* un*t *o flo* among all *takehold*rs
</line>
<line>
invo*ved, gener*ting positive network *ffects and *nteract*ons. In this sense, the ob**ct of study
</line>
</par><par>
<line>
i* Evino, a c*mpany active in the
</line>
<line>
e-commerce of win*s on a multi*atera* *la*form, which
</line>
</par><par>
<line>
pro*otes in***actio*s betwee* national consume*s
</line>
<line>
and *r*ducers *f *nt*rna*iona* w*neries,
</line>
</par><par>
<line>
aiming to disseminate th* culture of win* *onsumption amon* Brazilians. *he o*jecti** o* this
</line>
<line>
paper *s to chara*terize the arch*te*ture used by the Evino plat*orm, *nd to un*erstand how *he
</line>
<line>
relatio**hip bet*een the c*mpany'* value proposition and its cons*mers o**urs. Netnogr*phy
</line>
<line>
wa* u*** a* a *esea*c* metho*, collecting *ata *y t** researche*'s observations and the clients'
</line>
<line>
*ex*ua* discourse in the company's so*ial network* and applications. The *e*ul*s in*icate that
</line>
<line>
*vi*o's m*l**lateral platf*r* architecture prove* to be appropriate to *ts *a*ue prop*sit*on, as it
</line>
<line>
al** at*r*cts differ*n* wine producers to *ts c*****g, also b*ings several consumer* with different
</line>
<line>
preferences, making th* *alue invol**d *row bot* ways. Reg*rd*ng t*e **simil*t*on of va**e
</line>
</par><par>
<line>
proposit*on by consumers, it cle*r that most **te*a*tio*s tend to promote h*rmonious *nd is
</line>
<line>
*ositive rel**ionships wi*h the compan*.
</line>
<line>
Keywords: M*lti*at*r*l P*atform. Value Pr**o*ition. Netnogr*p**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. *7, n. 3, art. *, p. 41-5*, *a*. 2020
</line>
<line>
www4.f**net.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Arquitet*ra e Pro*os*a de Valor *a Plataforma Ev*no
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O conc*i*o d* mod*lo de neg*cios
</line>
<line>
*ode ser aplic**o ** múltip*as perspectivas n*
</line>
</par><par>
<line>
ambie*te a*adêmico. Co*forme *o*t, A**t Mas*a (2011), os pesquisador*s ge*almente e
</line>
</par><par>
<line>
util*z*m do *ermo **ra designa* os est**os li**dos
</line>
<line>
as: no*a*
</line>
<line>
un*d*des de análise
</line>
</par><par>
<line>
organ*zacionais; manei**s *olís*ic*s pa*a i*terpretar c*mo *s e*presa* faz** *egócios;
</line>
<line>
*tividades *ese*volvidas pela organização; e explicações de co*o cap*urar e criar valor para o
</line>
<line>
negó*io e o cliente. Este últ*mo fator é um dos ponto* crítico* que determinam o s*ce**o ou o
</line>
<line>
fr*c*sso de *ma orga*ização. O*te*w*l*er (20*4) diz que * pro*o*ição *e valor em um mode*o
</line>
<line>
de negócio tr*dici**al, tr**a-*e de **a visão *e*al dos p*odutos e serviço* qu* são *fe*tado*
</line>
<line>
ao* clientes de uma empresa.
</line>
<line>
Diferen*eme**e *os negócios tra*i*ionais, em **e o valor segue um *luxo unidir*cional
</line>
<line>
do custo **ra a rec*it*, E*senm*nn, Park*r e *a* Alstyn* (2006), situam que na* redes d* *ois
</line>
<line>
lad**, ou ai*da, nas plat*f*rmas mul*ilaterais, *s unidade* de *alor gira* por toda * cade*a *u*
</line>
</par><par>
<line>
compõe e*ossistema *e sta*eholders, a qual possui um grup* distinto de *su*rio* de c*da o
</line>
</par><par>
<line>
lado. L*go, cor*obor*ndo com Parker, Van Alstyne e Chouda*y (*016), na plataf*rma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
proposta de *alor v**bili*a as interações *ue i*terli**m produtores e con*umi*ores, de **do a
</line>
<line>
consuma* o contato e*tre estas duas *a*tes, criando *alo* p**a todos o* participantes, ut*lizando-
</line>
<line>
se *a tec*ol*gia *ara conectar *ess**s, or*anizações e rec*rsos. Pa*a os a*tores, * p**taforma
</line>
</par><par>
<line>
tem o
</line>
<line>
poder de operar transformaçõ*s na econo*ia e na so*ieda*e devido a *u* con*tante
</line>
</par><par>
<line>
evo*ução te*no*ógic*, *eja *or interméd*o das *ov** organ*z*ções de na*ur*za inovadora
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
disruptiva ou pelos segmentos **a*icionais *u* venh*m reconhecer a sua a*censão.
</line>
</par><par>
<line>
O seto* viti*i*íco** é *m dos
</line>
<line>
modelos de **gó*ios mais a**i*os *o *undo, e te* se
</line>
</par><par>
<line>
m*n*ido *onst*ntement*
</line>
<line>
compe*itivo e atualizado, ac*mpanhando de p*rto as te*dências
</line>
</par><par>
<line>
merc*dológica* e o desen*olvime**o tecnológico. A* pes*uisas da co*unidade acadêmi*a têm
</line>
<line>
estuda*o a evo**ção deste tradicional nicho de mercado, pela ótica do co**rcio *let*ôni*o e
</line>
<line>
suas implicações na geraç*o de va*or no modelo de negócio (IAIA et al, 201*; BON* et *l,
</line>
<line>
20*6; CA*ITELLO e* al, 2014; SELLITTO; **RGES*, **05); do us* das redes soc**is, *ara
</line>
</par><par>
<line>
obter in*ights que
</line>
<line>
po*e m
</line>
<line>
auxiliar na a*equação da prop*sta de valo* (CUOM* et al, 2016;
</line>
</par><par>
</page><line>
WILS*N; QUINTON, *012); * a utilizaçã* do comérci* mobile, em conju*to das mí*ias
</line>
<line>
*ociais, como um meio d* comerc*al**aç*o para a *nd*stria de vinh*s (PE*ET; LECAT, 2014).
</line>
<line>
De aco**o com Carvalho (2016), o *ra*il tem seguido as tendên*ias me*cadológ*ca* do
</line>
<line>
setor vitiv*ní*ola, se destacando na fabricação *e vinh*s en*r* os pr**utore* d* No*o Mundo,
</line>
<line>
ou se**, entre os países que es*ão *o hemisfério sul do gl*b* terrestre, ocupando a **x*a *osição
</line>
<line>
Re*. *SA, Ter*sina PI, v. 17, n. 3, a*t. 3, *. 41-58, mar. *020 www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. O. Castro, J. P. N. Silva, L. H. B. Vilas Boas, J. Y. Sugan*
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
*o ran*ing. A
</line>
<line>
n*v*l mundia*, o B*asil figura na déc*ma quin** colocação. Segun*o *ello
</line>
</par><par>
<line>
(2*17), o estado do *io Grande d* Sul co*centra c*rca de 64,30% das vin*col*s *ac*onais, as
</line>
</par><par>
<line>
qua*s *orrespo*dem por 90%
</line>
<line>
da fabricaç*o
</line>
<line>
de vinhos em solo brasi*ei*o, to*al*zando 244,9*
</line>
</par><par>
<line>
milhões d* litr*s produzidos somente *o an* de 2016. Carvalho (20*6) d*z que os pr*nc*pais
</line>
<line>
destinos dos vinhos b*asile*ros neste período foram os seguint*s países: Parag*a*, Es*ados
</line>
<line>
Unidos, Colô*bi*, Reino Uni*o, C*ina, França, Hol*nda, C**a**, Cuba e Japão.
</line>
<line>
No mesmo interv*lo, a importação *o produto girou em torno de 88,3 m*lh*es de lit*os
</line>
</par><par>
<line>
no período acima mencionado, d*
</line>
<line>
acordo *om o *elatór** de p*ocedênc*a
</line>
<line>
*e impor*aç*o de
</line>
</par><par>
<line>
*i nhos
</line>
<line>
dese*volvid* p*la *niã* Brasileira de Vi*ivinicultura - U*IBRA (2016). Os vinhos
</line>
</par><par>
<line>
mais im*o*tad*s são re*pec*ivam*nte prov*nientes *o *hile, Argentina, Portugal, Itália,
</line>
<line>
*sp*n*a, Fr*nça, Uruguai, Est*dos Unidos, Áf*ic* d* Su*, Aus*rál**, Al*manha, Gré*ia, e*tre
</line>
<line>
outros. Porém, Ca*valho (2016) afirma que o b**sileiro c*nsome apenas 1,* lit*** de vinho *o
</line>
<line>
a*o, o que pode ser cons*derado *m índice mu*to b*ixo.
</line>
<line>
*es*e conte*to, a E*ino é uma empresa b*asileira fundada no *no de 20*3, espe*ializada
</line>
<line>
na comercia*ização de vinhos importados, *ossuindo *m amplo catálogo d* vinhos europ*us e
</line>
<line>
*e pa*ses *hamados pr**utores do Novo *undo. Ela atua como uma pl*taforma de **mér*io
</line>
<line>
eletr*nico de abr*ng*ncia em *odo ter*itório nacional, e a s*a proposta de va*or vis* i**er*iga*
</line>
<line>
os co**umidores brasil*iro* *e vinhos aos inúmeros produtores do s*tor vitivinícola a* redor
</line>
<line>
do mun*o. A empresa *em como objet*v* "comparti*har a **ixão p*r *inho c*m o maior número
</line>
<line>
de pesso*s *o****el, in*erindo essa cultur* no dia a *ia *os brasileiros" (EVI*O, 201*).
</line>
<line>
F*ente ao exposto, question*-se: *s modelo* de **góc*os em plataforma multil*tera*
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribuem com a assimi*ação d* prop*sta de
</line>
<line>
valor *e *mp**sas d* set*r
</line>
<line>
vitivinícola? Para
</line>
</par><par>
<line>
tanto, o objetivo d*ste t*abalho é cara*teriz*r a arquitetur* *ti*izada pela pla*aforma Evino e
</line>
<line>
e*tender como se dá a relação d* prop**ta de valor da empresa com os s*u* con*umido*es, sob
</line>
<line>
a ótica das intera*ões nas re*es sociais e das pla**formas que *ossibilitam o acesso ao seu
</line>
<line>
aplicati*o em smarthphones. Esta pes*uisa justifica-se pelo a*ual panorama da produç*o
</line>
<line>
naci*nal de vinhos * o* e***ado* índ*ces de im*ortação, visando contribuir com o aumento da
</line>
<line>
difu*ão *a cultura de consumo de *in*os entre os brasileiros.
</line>
<line>
2 REF**ENCIAL ****I*O
</line>
<line>
Este *ó*ico *stá organiza** em dois ei*os prin*ipais. O *ri*eiro faz uma ap*esentação
</line>
</par><par>
<line>
do conceito d* model*
</line>
<line>
de *egócios e os fato*es
</line>
<line>
que sã* c*nside*ados na constit*ição das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 3, p. *1-58, m*r. 202*
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Arqui*et*ra e Proposta de Valo* da Plataforma Evino
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
pl*taf**mas multila*era*s. Já o *eg*n*o, *raz *m *anorama das p*squisas cond**idas n*sta
</line>
<line>
**rspectiva, s*bretudo, n* que diz respeit* ao seto* merca*ológico do setor vitiviníc*l*.
</line>
<line>
*.1 Modelo e *lataf*rma de ne*ócio*
</line>
<line>
O *onceito de modelo de negócio* po* **terwalder (2004) cons*ste na descrição da
</line>
<line>
l*g*ca de cri*ção, ent*ega e c*p**ra *e valor d* uma emp*esa, sendo sus*enta** *elos se*uintes
</line>
<line>
pilares: ino*ação do p*oduto ou serviç*, enqua*t* *nidade de valor; i*terfa*e *e interação com
</line>
<line>
* client*, que repre*enta o nível de con*ato que se deseja estabelec*r; gestão da infraestrutura,
</line>
<line>
* qual engloba as *arceri*s, ativi*ade* e recursos nec*ssár*o*; e interm*dio dos aspectos
</line>
<line>
fina*c*iros, se*do o f*ux* entre receitas e *espesas que gerara* o lucr* esperad*.
</line>
<line>
A e*trega e captura de valo*, pensada *o sis*e*a tradic*onal d* mod*los de negócios,
</line>
</par><par>
<line>
de acor*o
</line>
<line>
*om *arker, Van *lsty*e e Cho*dary (2016), caracteriza-se
</line>
<line>
*or
</line>
<line>
*ma estrutur*
</line>
</par><par>
<line>
d*nomi*ada pip*li*e, ou *eja, os empreendime*tos que seguem pas*os pré-estabel*cidos para
</line>
<line>
criar * transferir va*o* em uma dimensão *nidirecion*l do *rodutor pa*a o co**umidor. Nos
</line>
</par><par>
<line>
últimos anos, s*gundo os au*ores, a* *mpre*as têm migrado
</line>
<line>
*a estrutura
</line>
<line>
de *ipeline para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estrutura de plata*orma, a qual perm*te que a unidade de valor seja criada, modifica**, tro**da
</line>
<line>
e consumida de diver*as **rmas, *evido ao seu imenso poder de interatividade que interliga os
</line>
<line>
produt*re* e *ons*midores em uma *e*e de inter*çõe*. Esta nova estrutura de negócios t*m se
</line>
<line>
aperfeiçoado e superado o* model*s *i*elines a ca*a d*a, devido a sua inten*a força tecn**ógica
</line>
<line>
qu* l*bera novas *onte* *e criação e fornecim*n*o de valor.
</line>
<line>
As plataformas *ara*terizam-se por abordar o me*cado *e forma *ultila*eral, ligando
</line>
<line>
dois ou mais grupos distintos e independentes de produt*res e consumidores. *ara Eva*s
</line>
<line>
(2*12), tod*s ** pl*taf*rmas multilaterais compartilha* de tr*s caracter*sti*as *á*icas: reúnem
</line>
</par><par>
<line>
dois ou mais tipo* de u*u*ri*s (con**mi*ores, produto*es, in**rmedia*ores, ent*e o*tros),
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
quais geram valor mutu*l**nte; fornece uma s*rie *e interaçõ*s e serviços
</line>
<line>
para reduzir *s
</line>
</par><par>
<line>
c*st*s de transações, visand* que os usu*rios se una* para criar compartilhar valor; * os e
</line>
</par><par>
<line>
g*store* da p*ataforma bus**m maximi*ar o* lucros trabal*ando nas variáv*is
</line>
<line>
estratégi*as,
</line>
</par><par>
<line>
entr* elas o pr**o, que são r*conhecidas como inf*uenc*ad*r*s int*rd*pendentes entre o* grupos
</line>
</par><par>
<line>
** usuá*ios. Con**rme Eisenmann, P*rk*r e V*n A*styn* (200*), a un*dade de va*or
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
plataforma cr*sce * medida que con*eg*e corresponder *om a deman*a de todos os g*u*os que
</line>
<line>
estão pr*sentes nas interaç*es, os q*ais são atraído* um para o outro, geran** efeito* de re**.
</line>
<line>
Mas para qu* tudo *sto *uncio*e efetivam*nte, * arq*itetura de uma plata*o*ma p*eci**
</line>
<line>
ser m*it* bem *laborada, t*l co*o Park**, Van Al*tyne e Choud*ry (201*) afir*a*. *s autores
</line>
<line>
Rev. FSA, ***esin* PI, v. 17, n. 3, a**. 3, p. 41-58, mar. *020 www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. *. Castro, *. P. *. *ilva, L. H. B. V*las Boas, J. *. Sugano
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
d*zem que a troca de valor entre *s part*s é a base a**uitet*ni*a que sustenta a pla*afor*a. As
</line>
<line>
t*ocas de valor*s c*nsistem em inform*ções, bens ou servi**s, ou em moeda. Estas t*ocas são
</line>
</par><par>
<line>
*ssenc*ais para a *nteração básic* que irá atrair o* *suários
</line>
<line>
para a *lata*o**a. Na *n*e**ção
</line>
</par><par>
<line>
*ási** * valor é produzid* e consumido pelos parti**pantes, os quais
</line>
<line>
*ecidem se dev*m
</line>
<line>
dar
</line>
</par><par>
<line>
cont*nuidad* ou não a nova* interações, construindo *m filtro para **e os gestores conheçam
</line>
</par><par>
<line>
*uais tipos
</line>
<line>
de interações *eve* *er esti*uladas para atrair n*vas
</line>
<line>
participações. A
</line>
<line>
atr*ção
</line>
</par><par>
<line>
permite ana*isa* a ativi*ade que o usuári* r**liza na plat*forma, identificando *s suas
</line>
</par><par>
<line>
preferências e necessidades, recomendand*
</line>
<line>
n*vas
</line>
<line>
unidades de *alor de inter**s*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*onsu**dor, inclusive em rede* ex*ernas, tais como as mídias s*ciai*. Estas infor*ações s*b*e
</line>
<line>
as interações do usuário fac*li*am e estabele*em *r*ncípios p*ra a troca de v**or, red**i*do
</line>
<line>
barreiras *e interação, além de aprim*r*r o p*reame**o do usuário com conteúdo atrat*vo.
</line>
<line>
A *rquit*tura *e uma p**t*forma é uma das referências para a evol*ç*o do comér*io
</line>
</par><par>
<line>
ele*r*nico (e-co*m*rce) atual. *e acordo com *ulkemeie* et
</line>
<line>
a l . ( 2 016 ) , *i mil a r a ou t r os
</line>
</par><par>
<line>
a p l i c *t i v * * ** p r e s a ri * i s , a p l a t a f o r * a
</line>
<line>
d e * o m * rc i o e l et r ô n i c o p o s s * i f u n c * * n al i d a d e s q u e
</line>
</par><par>
<line>
f a c i l i t am a
</line>
<line>
g e * t ão
</line>
<line>
d o va r e j o o nl in e ,
</line>
<line>
t ai s * * m o o c a r *i n h o d e ** m * r * s , g e r e n c i a m e* t o d e
</line>
</par><par>
<line>
c a t * l o g o s * e * r o * u * o s , a p l i c * *õ e s p a r a m a r k et * n g * p a g a m e n * o , en t r e o u t r as ; co n t an d o
</line>
<line>
t a m b *m c o * o a p o i * d * f e * r a m e n t a s a d i c i o * a * s c o m o , p o r e* e m p l o , o s s i s t * * as d e g e * t ã o
</line>
<line>
empr***rial. Logo, a pl*t**orm* *e e-c*mmerce consiste *m u*a loja onlin* e um conjunto d*
</line>
<line>
sistemas integrados de ge**ão. Há um* t*ndê*ci* de migração da arquitetura d* plataforma do
</line>
<line>
e-commerce para a c*m*utação em *uvem, visan*o integrar os s*rviços exis**ntes no ambient*,
</line>
<line>
acelerar os proc*di*ento* internos, e melhorar a unidade *e *alor que é proposta pela empresa.
</line>
<line>
2.2 O se*or vit*vinícola e o us* d* *ecnologia em p*op*sição ** v*lor
</line>
<line>
No set*r vitivi*ícola, as pl*taform** de c*m*rcio eletrôn*co t*m s*do objeto de estudo*
</line>
<line>
*a comunidade acad*mica. Iaia et al. (20*7) apontam que * uso de c*mé*cio eletrôn*co te*
</line>
<line>
sido utilizado c*mo *ma estratégia de prospecção *e valor *or empresas familiares na Itália,
</line>
</par><par>
<line>
sendo uma fe*ra*en*a para construir um relacionamento com con*umidor e o
</line>
<line>
a*rimora*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
proposta de valor das empr*sa*, embora exista* v*níco*as *amiliare* que ain*a negligenci*m *
</line>
<line>
potencia* *o com*rcio eletr*nico. Bonn e* a*. (2016) e*ami*aram os efeitos q*e a influên*ia de
</line>
<line>
grupos *oci*is, a utilidade percebida e os níveis que o *nvo*vimento têm na compra de vinhos
</line>
</par><par>
<line>
online, haven*o uma rela*ã* signifi*a*iva nas
</line>
<line>
n*rmas subjeti*as, imagem e
</line>
<line>
**sibilid*d* da
</line>
</par><par>
<line>
un*dade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
valor *resentes nos
</line>
<line>
*ercados *nline,
</line>
<line>
as quais podem acarre*ar no
</line>
<line>
aumento de
</line>
</par><par>
</page><line>
ve*das *e v*nhos. Capitello et al. (*014) con*lu*ra* qu* o sucesso de uma plataforma d* v*nd*s
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 3, art. 3, p. 41-*8, ma*. 202* w*w4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A A*quitet**a e Propo*t* de Valor da P*ataforma Evino
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
de v**hos online d*ve considerar *rês di*ens*es conceituais: orientaçã* e*traté*ica, *stratégia
</line>
</par><par>
<line>
de m*rke*ing digital; e *ática* *e mí*i* **cial. *ell*t*o e Bu*gess (2005)
</line>
<line>
identif*caram *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementação
</line>
<line>
de um portal eletrônico p*lo go*er*o australiano
</line>
<line>
a*mentou
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
relaç*es e*tr*
</line>
</par><par>
<line>
pequenos produtore* de vin*os, resultando em inclusão e compartilh*mento de recursos,
</line>
</par><par>
<line>
intercâmbio*
</line>
<line>
de co**ecimento e práticas inovadora* que propiciam o desenvolvimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
novos produtos, *s quais podem c*racte*iza*
</line>
<line>
efei**s d* red* *nteraçã* dos parti*ipantes e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
plataforma.
</line>
</par><par>
<line>
Um desdobramento do e-commerce, qu* tem se popula**zado *rente aos avan*os
</line>
</par><par>
<line>
tecnológicos nos últimos anos, * o uso d* *plicativo* em sm*rtpho**s. Con*orme Saccol
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Reinh*rd (2007), o mobi*e commerce é uma plataforma qu* **iu computaç** móvel de a
</line>
<line>
celulares intel*g*ntes a* comérci* el*trônico, sendo mais uma o*ção para integrar a força de
</line>
<line>
venda *e uma plat*form*, *or meio de aplic*tivos específicos. Por sua vez, o m*rcado de vi*hos
</line>
</par><par>
<line>
tem se empenhad* nesta vertente *o m-**mmerce, ao mesm* tempo em já
</line>
<line>
há pesquis*s
</line>
</par><par>
<line>
acad*mica* sobre * tema. Pelet e Lecat (2014) e*p*oraram o potencial de *omércio mobile, em
</line>
<line>
conjunto da* mí*ias sociais, *nquant* um meio de comercial*za**o para a in*ús*ria de vinh*s,
</line>
<line>
obse*vando coortes de gerações, *o*re*udo, na *er*ção Y. As impl*cações práticas d* *stu*o
</line>
<line>
*onfirmam q*e as *mpresas que *sam plataformas de co*érc*o eletrônico *obile *m *onjunto
</line>
<line>
com as redes s*cia*s, possuem um futuro promissor *o ofe*ec*r aos pro*utores de vi*hos uma
</line>
<line>
maior e*ic*ênc*a para expa*di* a* suas *nidades de valor, de modo a alc*nç*r um *úbli*o *ais
</line>
<line>
amp*o.
</line>
<line>
Estas duas *odalidad*s de plat*f*rmas no var**o online podem *e complementar com
</line>
<line>
*s redes soc*ais **mo uma alternativa para g*rar valo* *m uma empr*s*, ca*egoriz*n*o, as*im,
</line>
<line>
o comércio so*ial. Zheng, Yu e Jin (2017) mencionam que as *ela*ões entre usuários em
</line>
<line>
p***afo*mas d* comércio socia* t*m g*ande influência nas estratégias de marketin* d* empresa
</line>
</par><par>
<line>
de comércio eletrô*ico. Segundo *s aut*res, *s mídias sociais são uma r*levan*e fon*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
info*mação *ara os cons*mid**es, po*s pode d*m*ns*r*r a con*iabi*idad* da proposta de valor
</line>
<line>
da **ganiz*ç*o, a qual é julg*da por es*a plataform* de comérci* social. Logo, as redes socia*s
</line>
<line>
podem *fet*r a perce*ção do *su*rio sobre * proposição de v*lor das empresas de co*érci*
</line>
</par><par>
<line>
eletrô*ico, sendo um imp*rtante termômetro para s* obter
</line>
<line>
i**ight* sig*ificativos. Além **s
</line>
</par><par>
</page><line>
mídias sociais, as informaçõe* dispo*i*ilizadas pelas própria* *lataformas d* e-commerce têm
</line>
<line>
o poder de contribuir com a ef*cácia da pe**epção da unida*e d* *alor.
</line>
<line>
No setor vit*vinícola, esta *b*rd*ge* *em *ido p*squ*sad* pelos a*adêm**os. Cuomo e*
</line>
<line>
a*. (20*6) apontam que a* mí*ias *ociais ofere*em uma ótima oportunidad* para viníco*as que
</line>
<line>
*isam compre*n*er melh*r as necessidades *e *eus clientes, tanto p*t*nciais *uanto rea*s, o
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres**a PI, *. 17, *. 3, ar*. 3, *. *1-58, mar. 2020 www4.f*anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. O. Castro, J. P. *. Silva, L. *. B. Vilas Boa*, *. Y. Sugano
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
que proporcion* um im*orta*te mei* de se
</line>
<line>
*ntender e gerar val*r *ara o cliente. ** uma
</line>
</par><par>
<line>
pesqui*a n*tnográfica d*sen*o*vid* *a rede *ocial Instagram, por meio da comu*idade online
</line>
<line>
*inelo*e*s, *s autores menci*nam **e c*mpreender a comunidade é uma imp*rtante forma de
</line>
<line>
s* segmentar o mer**do no s*tor vitivin*co*a. As distintas *dent*dades p*esentes no grupo *ão
</line>
<line>
*ontes de infor*açõe* *ara *erar val*r para o cl*ente, **sea*o em suas atitud*s de consumo e
</line>
<line>
m**ivações pe*soais. Wilson e Quinton (2012) av*rigua*am *e a re*e social Tw*tte* pode criar
</line>
<line>
v*lor para as p*rtes interessada* do vinho. *m uma a*or**gem netnográfic*, os **tore*
</line>
<line>
apontam que o T**tter pode cri*r valor superficial p*ra emp*esas vol*adas para o v*nho, porém,
</line>
</par><par>
<line>
*m valor de *aráter mais *prof*nd*do, ai*da não é *ort**ent*
</line>
<line>
e*id*nte. Além d* mai*, eles
</line>
</par><par>
<line>
afirmam *ue as empresas focadas no vinho, atualmen*e não *stão otimizando a criação de v*lor
</line>
</par><par>
<line>
***avés do Twitt*r, apesar da rede social
</line>
<line>
envolver marcas, varejistas, comerci*ntes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consu*idor*s que *o*su*m o hábito de co*entar sobr* vinho* *o micr* blog.
</line>
<line>
F*ente *o exposto no referencial t*óric* acima ap**sentado, verifica-se a *erti*ência em
</line>
<line>
se *na*isar a proposta de val*r das platafo*mas *e com*rcio eletrônico d* s*tor vitivinícola, sob
</line>
<line>
* ótic* das interaç*es dos consum**ores que se fazem presente* *as r*des sociai*, bem *om as
</line>
<line>
sua* percepçõe* quanto à desen*o*tura qu* as *lataformas de*emp*nh*m *ar* a organiza*ão.
</line>
<line>
Nesse s*nt*do, e*ta pes*ui*a *em como objeto de estudo a empresa bra*il**ra E*i*o, a qual atua
</line>
<line>
como *ma plataf*rma de e-*ommerce e m-commerce no ramo de comercializa*ão de vinhos no
</line>
</par><par>
<line>
Bras*l, sendo referênci* nacional p*r* os c*n*umidores de vin**s im*or*ado* pelo país,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*do a *ompree**er como ** d* a percepção da proposta de valor da referida empresa **la
</line>
<line>
comunid*de on*ine de s*us consumidor*s e compra*or*s.
</line>
<line>
3 P**CEDIMEN*OS METOD**ÓGICOS
</line>
<line>
Conforme mencionado *or Vieira (2006), a pe*quisa qualitativa g*ral*e*te carac*eriza-
</line>
<line>
se pelo seu autopoder de **s*rição *os fe**menos que *ão ob*ervados, permit***o u* olhar
</line>
</par><par>
<line>
c*ít*co sob*e
</line>
<line>
a totalidade *os fa**s, sendo f*equentemente
</line>
<line>
*til**ada *a* ciê*cias sociais
</line>
</par><par>
<line>
aplicadas em várias *écn*ca* fo*mais e i**o**a*s, por
</line>
<line>
exemplo, o us* de entrevistas,
</line>
</par><par>
<line>
o*s***a*õ*s de cam*o, análi*e histórica, etnogr*fia, entre out*as. *ara Tureta e Alcadipani
</line>
</par><par>
<line>
(2011, p. 21*), a
</line>
<line>
etnografia é conhe*ida
</line>
<line>
"pela utiliz*ç*o d* técnicas de o*servação, que
</line>
</par><par>
<line>
cons*stem em ingr*ssar e* determin**o grupo social *u *rgan*zaç*o e observa*, *a*ticipando
</line>
<line>
o* não, as ativ*dad*s *es*mpenhada* *elos su*eitos da *es*uisa".
</line>
</par><par>
<line>
Em uma pe*spectiv* de m*rke*ing, Roch*, Barros e Pereira (2005) con*ideram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
et*ografia um im*or*ante me*o de investiga*ão, que *ermit* ma*or *roxim*dade do p**quisado*
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 3, art. 3, p. 41-58, mar. *02* www4.fsa*et.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *rquitetu*a e P*oposta de V*lor *a Pla*a*orm* E**no
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
com * c**sum*dor em uma **ix* de tempo menor, se com*a*ado aos e**udos a*tropo**gicos.
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, a re*olução tec*ológica oc*rrida nos últim*s an**, fez
</line>
<line>
com que surgissem na
</line>
</par><par>
<line>
internet vá*ia* *omunidades rep*esent*tivas no *mbiente vir*ual. Noveli (2010) diz que ho**e
</line>
</par><par>
<line>
* partir de *ntão, uma nece*sidade da acad*mia em
</line>
<line>
*bordar este novo esp*ço virt*a*,
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
compreender os fenômen*s e i*tera*ões exis*ente* nes*as co*unidades. Nesse c*ntexto,
</line>
<line>
Kozine*s (200*, p. 62) aponta o s*r*ime*to da Netnogr*fi*, como uma "nova me*odolo**a **
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa qualitat*va,
</line>
<line>
que adapta técn*cas d* pesq*isa etnográfica para e*tuda* as culturas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comunida*es emergentes
</line>
<line>
at*a*és
</line>
<line>
de comun*caç*es med*ada* por comp*tador". Par* o autor,
</line>
</par><par>
<line>
este métod* pode utilizar de inform*ções *úblicas disponi*ilizadas
</line>
<line>
em comunid*des online,
</line>
</par><par>
<line>
p*r* compre*nder *s necess*dades * influências *xisten*es em um g*upo virtual, de man*ira
</line>
<line>
r*pida e *enos invasiva do *ue a etnografi* *radicional.
</line>
<line>
Os pro*edimentos metodológi*os da *etn*grafia, segundo Kozinets (2002), são
</line>
</par><par>
<line>
flexíveis e adaptáveis a propos*a de pes*uisa, por*m, *mportante que o pesquis*do* siga é
</line>
</par><par>
<line>
a*gumas e*apas q*e
</line>
<line>
*ervem c**o um guia para
</line>
<line>
*onceder r*g*rosidad* e confiabilid*de
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
estudo. A primeira **ap* co*siste na \entra**\ do pesquisado* no ambi*nte *irtual, *e modo a
</line>
<line>
identificar quai* fór*ns sã* o* mais *d*qu*dos para os inte*esses da linha de pesquis*, *od*ndo
</line>
<line>
ser: gr*pos vi*tua*s em redes soci*is, pág*nas da w*b, li*tas d* mensagens e* ap*icativos, *al*s
</line>
<line>
de bate-*apo, entr* outro*. Apó* definido o p*ano *e fun*o *ue irá servir de base para a entr*da
</line>
</par><par>
<line>
do pesquisador, o se*und* passo consist* na
</line>
<line>
coleta de dados. Esta eta*a p*de ser feita pela
</line>
</par><par>
<line>
cópi* direta do conteúdo *as mensagens post*d*s pelos integ*an*es da comunid*de *nline, ou
</line>
<line>
aind*, p*r \n*tas *e **mp* reflex*vas\ d* pesquisador, de acordo com a su* ob*ervação d*s
</line>
</par><par>
<line>
i*terações entre os m***r** do gr*p*. Finalm*nt*, inter*reta*ão e análise a
</line>
<line>
**se*am-**
</line>
</par><par>
<line>
pr*ncipalmente *a obs*rv*ção do *iscurso textual e da* notas ref*exivas do pesq*isador, para
</line>
<line>
compr*ender as *nte*açõ*s entre os membros que se fazem present*s na comunidade virtual.
</line>
<line>
Logo, par* este *s*udo, os fórun* que ser*o util*zado* para fase d* *ntrada consistem em
</line>
<line>
s*tes, comunidad*s virtua*s ou aplicativos de *martphones que tenham ligaç*o reconh*c*d* e
</line>
<line>
verifica*a pe*a Evi*o. Então, serv*rão como p*a*o de fundo o site in*titucional e *omerc*al da
</line>
<line>
empresa, as *ágina* na* r*de* soc**i* *acebook e Insta*ram e os comentá*ios do s*u aplica*i**
</line>
<line>
para smartphones, existe*tes nas plataformas Pla*Store *o G*ogle em sistema operacional
</line>
</par><par>
<line>
Android, e AppStore
</line>
<line>
do sistem* I*S da Apple. *s da*os d* pesqu*s* se*ão
</line>
<line>
orig*nados dos
</line>
</par><par>
</page><line>
canais públic*s e o*icia** de comunic*ção d* emp*esa * das postagens *os consumidores qu*
</line>
<line>
p*rticipam da comunidade onl*ne, seja por m*io das re*e* *ociai* ou co*entários de avalia*ões
</line>
<line>
n** platafo***s que distri*ui o *plicativo d* empresa. O recorte t*mporal adotado compreen*e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. *7, n. 3, art. 3, p. 41-58, mar. 2020 ww*4.fsanet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. O. *astro, J. *. N. Silva, L. H. B. Vila* Boas, J. Y. Sugano
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
o período ** f*n*l *e ano, uma vez *ue oc***em fe*tas e com*moraçõ*s típi*as de *im de *n* e
</line>
<line>
a B*ack *riday, que geralmente acarretam no **mento das vendas deste ti** de produto.
</line>
<line>
Todavia, conforme Kozinets (2002) é preciso obser*a* a ét*ca envolvida neste tipo de
</line>
<line>
pes*uisa, preser*ando * ident*da** dos mem*ros da co*uni*ade, *esmo quand* a i*formação
</line>
<line>
está **sponível publi*amente nos canais de comunicaçã* oficial d* empresa. Para resguard*r a
</line>
<line>
au*o*** dos comentários do* membros *a comuni*ade virtu*l, o* mesmos s*rão r*presentados
</line>
<line>
pe*a origem da postagem e a d*ta em q*e foi co*pa*ti*hada n* inte*net. A a*álise dos dados
</line>
<line>
s*rá com base *m *bservações do pesq**sador e no discurso textual coletado, **m a f*nalidade
</line>
<line>
d* in**rpretar as pe*cepçõe* *a proposta de valor da empr*s*, *ob a ótica *e seus con*umidores.
</line>
<line>
4 *E*ULTADOS E DISCUSSÃO
</line>
<line>
A Evino foi fundad* no ano de 2013, com o objeti*o de c*mpartil*** a pai*ão por vinho
</line>
<line>
com o maior númer* de pes*oas possível, inserindo essa cultur* no dia a dia dos brasil*iros. A
</line>
</par><par>
<line>
em**esa
</line>
<line>
pauta por propor*ionar vinh*s a
</line>
<line>
*reços
</line>
<line>
adequados a todos os perfis de cl*e**es,
</line>
</par><par>
<line>
ofere*endo di*a* * pro*oções diár*as em *eu website e por meio das rede* sociais, *lé* *e
</line>
</par><par>
<line>
p*ssuir *m galpão de armazenamento pr*prio e parc**ia* com empr*sas
</line>
<line>
de logísti*a. Um
</line>
</par><par>
<line>
di*er*ncial sig*i*icativo e* s*a *roposta de *alor é o fato de ser a pri**ira *mportadora do setor
</line>
<line>
a of*re*er um aplic**i*o de *-*o*merc* no p*ís, de m*d* que os clientes podem f*zer as suas
</line>
</par><par>
<line>
*omp*a* por meio d* smar*phones (EVIN*,
</line>
<line>
2019). Após *sta breve
</line>
<line>
co*te*tualização, os
</line>
</par><par>
<line>
tópicos a seg*ir traze* *s observações *o *esquisador sobre as ca*acterís**cas da platafor*a e
</line>
<line>
a percepção de valor dos consumi*ores nas r*des so**ais por m*io do di*curs* t**tual.
</line>
<line>
4.1 Caracter*zaçã* da p*ata*orma
</line>
<line>
Ao aces*a* p*la primeira vez a ho*epage ** E*ino, pode se visualizar previamente os
</line>
</par><par>
<line>
vi nhos
</line>
<line>
dispo*íveis e inf*rma*ões
</line>
<line>
relacionad*s, *xce**, os *r*ços do* produtos. Embora tal
</line>
</par><par>
</page><line>
bloqu*io possa ser considerado uma ba*reira *a interaç*o **i*ia*, o *m*ecilho é solucionado
</line>
<line>
qu**do a *lataf*rma soli*ita ao visi*ante qu* reali*e o cadastro no *ite, o qual pode ser
</line>
<line>
interm*diado po* uma co*ta no Facebook ou n* Google, facil*tando * a*damen*o do ***cesso.
</line>
<line>
Para Par*er, Van Alsty*e e Choudar* (2016), tal estratégia *isa capt*rar os us*ários existentes
</line>
<line>
*m outra plataforma e atr*ir p*ra a sua rede, d* modo * alimenta* o b*nc* de *ados de clientes
</line>
<line>
da empresa. *inda na *ágina prin*ipal, o si*e divide-se e*: menu horizo*tal, contendo barra de
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. *7, n. 3, a*t. 3, p. 41-58, ma*. 2020 www4.fsa*et.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Arqui**tura e *roposta de *alor da P*at**orma Ev*no
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa; bann*r de divulgação; **ertas em destaque; su**stões para consumir vinhos de ac*rdo
</line>
<line>
c*m a ocas*ão; e o map* do site, *m q** a anál*se está secci*n*da * se**ir.
</line>
</par><par>
<line>
A primeira seção co*pr*ende o ca*álogo, qu* abrange o* vários
</line>
<line>
vi*hos importados
</line>
</par><par>
<line>
disponíveis, acessórios e *rodutos **urmet, de modo que e*te* podem ser f*ltrados *or preç*s,
</line>
<line>
tip*s, países, uvas, re*iõe* * harm*niz*çõ*s. Ao s**ecionar o vinho, o usuá**o é redirecionado
</line>
</par><par>
<line>
para * página
</line>
<line>
pr*pria ** prod*to em qu**tão, * qual contém
</line>
<line>
uma foto em alt* *esolução,
</line>
</par><par>
<line>
inform*çõe* det*lha*as, a avaliação de um sommelier, produ*os recomen**dos, preços c*m o
</line>
<line>
val** or*gi*** e porcenta*em d* desconto e o botão p*r* adicionar ao carrin** de c*mpra*.
</line>
<line>
*om bas* em Eise*m*nn, Parker e Van Alstyne (2006), **de-s* afirmar que é por meio
</line>
</par><par>
<line>
desta seção q** a E*in* se
</line>
<line>
car*cter*z* co** uma plata*or*a mu*tilat*ra*, pois reún* n*ste
</line>
</par><par>
<line>
am*ient* um vasto catál**o de opçõe* de vinhos d* diferente* produtores i*ternac*onais, o qual
</line>
<line>
at*ai *m nú*ero expressivo de cons*midores que **tém os mais var***os gostos e preferê*cias
</line>
<line>
pel* produto. Desta **rma, a Evin* d*m*n*tra-se u*a *latafo*m* multi*ater*l apropriada a sua
</line>
<line>
*rop**ta de v*lor, pois ao me*mo tempo que atrai diferentes *rodutores de rótulos de *in*os
</line>
<line>
para o seu catálog*, traz vár**s con**midores com p*eferênci*s di*tintas *elo produto, f*zen*o
</line>
<line>
com **e * valor en*olv*do cr*sça para os doi* lados.
</line>
<line>
A segunda seção consis*e na *stru*ura int*rna do carrinho *e compras *o clie*te, em que
</line>
</par><par>
<line>
o u*uário pode **es*a* o pai*el da
</line>
<line>
cont* e *nfo*maçõ*s pessoa*s, *compa*har *s pedidos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
visualizar *s seus vi*hos preferidos. O pa*amento po*e *er efetuado por m**o de *ári*s
</line>
<line>
bandeira* de c*rtão d* crédito, ou ainda, *tilizando-se do boleto bancári*. A Evino reforça se*
</line>
<line>
blindada contra o roubo de informações e clonage* de ca*tões po* possuir selo *a E-*it,
</line>
<line>
empresa referên*ia em c*rtificar a reputação d* *omér*io eletrônico n* Brasil. A seção *a*bém
</line>
</par><par>
<line>
eng*oba suporte técni*o, po*íticas o
</line>
<line>
de frete e *rivaci*ade, termos e
</line>
<line>
condições,
</line>
<line>
informaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
sobre a empre**, *entral de *úvi*as e canais d* contato.
</line>
<line>
Tal estrutu*a **mete-se * arqui**tura da p*ataforma *nlin* *e co*ércio ele*rô**co. Por
</line>
<line>
meio das consid*raçõ*s de Parker, Van Alstyn* e Chouda*y (2016), e*te t*po de arquitetura
</line>
</par><par>
<line>
co**eg*e promover os três tipos de trocas de valores, sejam elas
</line>
<line>
de: inform*ções, em que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
co*sumidor consegue mant*r um diálog* e tirar dúvidas *om a *mp*esa; de produ*o, pois no
</line>
<line>
carrinho de compras é que se efetiva a t*ansação entre as partes envolvida*; * de moeda, atrav**
</line>
<line>
das **ri*s possi*ilidades de paga*en*o com **ra*tia de segu*ança dos **dos p*sso*i*. A*nda
</line>
<line>
*eg*ndo os *ut*r*s, os da*os filtrados na arquitetura do ca*rinho de com*ras irã* permitir qu*
</line>
<line>
a cúpula a*ministrativa conheça melho* as *referências e *ost*s de *e*s c**sumidor*s, d* modo
</line>
<line>
a mel*orar as *nteraçõ*s básicas, ou s*ja, a comp*a de vinh*s *nline, direci*nando os produt*s
</line>
<line>
cert** de acordo c*m o perf*l do consumidor cadastrad*. I*t* permit* que a Evin* recomende
</line>
<line>
Rev. FSA, T**es*na PI, v. *7, n. *, a*t. 3, p. 41-58, mar. 2020 *ww*.fsane*.*om.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. O. *astro, J. P. N. Si*va, L. *. *. Vilas Boas, J. Y. Suga*o
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
o vinho ad*quad*, inc**sive, nas red*s sociai* q*e e*tão inte*li*a*as a pla*aforma d* empres*,
</line>
<line>
vis*ndo red*zir barreiras de interação e esti*ula* novas comp*as.
</line>
<line>
Po* fi*, a *erceir* s*çã* refe*e-se às *ídias sociais e aos aplicativos que distribuem a
</line>
<line>
plataform* E*ino em *marthph*nes, os quais *odem ser *onsiderados os meios de inter**ão,
</line>
</par><par>
<line>
cont*to e rel*cionament* **s *liente* com a propos*ção de *alor da empres*. Para tant*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
próximo tópico apro*unda esta *i*cussão.
</line>
</par><par>
<line>
4.2 A relação da pro*osta de val*r da E*ino com seus consumidore*
</line>
</par><par>
<line>
A Evi*o te* um* base significativa de seguidores nas red*s sociai*. *on*iderando o
</line>
<line>
final *o últi*o trimestr* de 201*, a *mpresa contava com * milh*o de pess*as se*uin*o sua
</line>
<line>
página no **ceb*ok, * 248 *il pes*oas e* se* per*il no *nstagram, números que **dem ser
</line>
</par><par>
<line>
considerados *xpres*ivos *ara uma org**ização q*e at*a * *ível
</line>
<line>
*acional. O *o*t**do
</line>
</par><par>
<line>
tra*alha** nas *ede* sociais gira em t*rno de
</line>
<line>
pos*agens d* i*agens o* víd*os, os qua*s
</line>
</par><par>
<line>
*eralmente s** de cunho p*b*ic*tár*o, informativo, promocional o* d* si*ua*ão de c*nsumo, em
</line>
<line>
*ue o *inho sempre é o de*taque pr*ncipal. Q*anto ao seu ap*icat*vo *ara smartphones, *ais de
</line>
<line>
100 mil down**ads *á foram realizados por meio *a A**leSt*re e Playstore, contando c*m um*
</line>
<line>
*nálise extremame*te positiva, obte*do indicador 4,* em um total *e 5 pos*ível n* *valiação.
</line>
<line>
*lém destes prin*ipa*s canais, a *mpr**a ma**ém contas no Twitt*r e Yout*be.
</line>
<line>
T*l como de*onstr*d* no estu** ** Capitello et a* (2014), é im*orta*t* que os
</line>
<line>
c**ercia*tes onli*e do setor vitivinícola adotem uma orient*ção est*até*ic* *o*tada para as
</line>
</par><par>
<line>
mídias *o*iais, utilizando-se da tecnologia disponível
</line>
<line>
para criar um mix diversi*icad*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c*nteúdo ** m*io digit*l, v*sa*d* e*treitar as *nterações com os seus consumidores, sendo esta
</line>
<line>
um* peça ch*v* para adquirir vantagem *ompetitiva e *fir**r * proposta d* val*r da empresa.
</line>
<line>
A* *bser*a* as interações en**e *s *onsu*idores e a empresa *o perí*do estipulad*
</line>
</par><par>
<line>
nes*e estudo, * percep*ível
</line>
<line>
que a r*lação d*
</line>
<line>
valor en*re as partes envolvidas é muit*
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
c*nduzida de um* m**eira g*ral, de modo que a m*ioria dos com*ntários tende a promover
</line>
<line>
*ela*ionamentos harm*nic*s e *ositivo* com a proposiçã* de valor d* or*ani*ação, ress*lt*nd*
</line>
<line>
sempre a qualidade dos *rod*tos, p*aticid*d*, profissionalismo e a capa*idade de *es*luçã* d*
</line>
<line>
problemas. As as*erções a s*guir ilustram *s obs*rvações.
</line>
</par><par>
<line>
Evino, muito *brigada pela r*pidez com qu*
</line>
<line>
vocês c*municaram e reso*veram o
</line>
</par><par>
<line>
*robl*ma que ho*ve *om as *arrafas de vi*** que comprei [*acebo*k - 20/12].
</line>
<line>
O*ertas incr*veis, kits excelente*, e ain*a sup** prático c*mpra* pelo app. [AppStore
</line>
</par><par>
<line>
- 08/11]. M*us v*nhos cheg*r*m dire*tin*o,
</line>
<line>
*a p*imeir* vez tive problem*s *a
</line>
</par><par>
<line>
entrega, mas a @evi*o me de*am mais um de brinde. Amei, *tim* atendime*to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 3, *rt. 3, p. 41-58, *ar. 2020 ww*4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Arquitetura e Pro*osta de V*lo* da Plataform* Evino
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
rapid*z #evinochegou [Instagram - 16/10]. Preços para todos *s gostos e bolsos. Em
</line>
<line>
poucos *liques você escolhe e fin*liza sua compra [PlayStor* - 20/10].
</line>
<line>
De acordo *o* Parker, Van A*s**ne e Choudary (2016), a pl*taforma *eve estimular as
</line>
</par><par>
<line>
*n*era**es básic*s de*ejadas, p*ra garantir o bom fu*cionamento d* de*ign **opo*t*
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
a***itetura do mo**lo de n*g*cios. Ou seja, a E*ino pro*uz a u*idade de va*o* qu* * c*nsumida
</line>
<line>
p*r seus cli*n*e*, de mo*o a es*im*lar a c*ntinui*ade d* *ela*ão entre ambas as p**t*s, f**trando
</line>
<line>
as in*er*çõe* *on**deradas apropr*adas para via*i*iz*r a ex*el*nci* de sua proposta *e val*r.
</line>
<line>
Dura*t* a *ol*ta de dados n*s redes sociais e aplicativo*, foi *dentificado a*enas *ois
</line>
</par><par>
<line>
pont os
</line>
<line>
de menores
</line>
<line>
proporçõe*, que po*em afeta* ne*ativamente a proposta *e v*lor da
</line>
</par><par>
<line>
empresa, refer*ndo-se a sua ca*acidade de entrega e a d*termin*d*s ofertas promocion*is, em
</line>
<line>
que o pre*o * ques*ionado pelos c*nsumid**es. Os *re*hos segui*te* repr*s*nta* o e*posto.
</line>
<line>
Tive até o *o*en** duas exp**iên**as com a Evino e *nfelizm*nt* *as duas *ive do*
</line>
<line>
de cab*ça. Ambas envolvendo a entrega. Seria interessante rever a tr*ns*ort***ra
</line>
<line>
[Fac*book - 09/12]. Tenho que *i**r agu*r*a*do a res*ost* da empre*a com a
</line>
<line>
transportadora qu* v*s *ra*alham, foi i*so que o atendimento p**sou. *s*ero q*e vcs
</line>
<line>
*eveja c*m quem *az o transporte da empresa [*n*tagram - *0/11]. D*u 5 estrela*, mas
</line>
</par><par>
<line>
*ão g*sto *esse marketi*g d* des*ontos
</line>
<line>
sur*eais. Se *ol*casse os valor*s reais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desco*tos seria 100%! [**ayStore - 16/11]. * facilidade é boa. Não vou dar mais
</line>
<line>
pontuação, pois os p**ços de promoção não são semp*e pro*oç*o [PlaySto*e - 04/10].
</line>
<line>
A u l k em e i * r et a l ( 2 0 1 6 ) d * z e m q u e u m a p l * t a fo rm a d e e - co m m e r c e é c o m p o * t a p o r
</line>
<line>
v á * i o s c * m p o n en t es , s en d o q u e a l * u n s d e s t e s s e r * * ç o s ex t e r* o s e* * ão ap e n a s c * * e c t a d o s a
</line>
<line>
ela, tal co*o o caso da lo*ísti*a e di*trib*ição, que pode *e* d*sen*olv*da por terceir*s. Isto
</line>
<line>
*ponta que a *nidade de val*r da Evi*o pode indireta*ente s**rer algum prejuízo, pois me**o
</line>
<line>
q*e a empr*sa *ão sej* de fato a responsável *ela entrega, a transport*dor* parc*ira pod* não
</line>
<line>
prestar o serviço con*or*e *e *spera, acarretando em problemas que *odem *e* associa*os à
</line>
<line>
p*ataforma em questão. *á sobre * questionamento de al*u*as **ertas pr*mocionais po* parte
</line>
<line>
de seus con**midores, a empresa **v* estar atenta a estas situações, pois el*s estão dir*tamente
</line>
<line>
ligad*s à troca de valo* mo*etário em s*u produt*, que ca*acteriz* e**eci*icamente à tarefa *e
</line>
</par><par>
<line>
ve*da. Todavia, a Evi** procura se inteirar dos pr*ble*** que
</line>
<line>
ac*n*ecem na logística,
</line>
</par><par>
<line>
d*spond*-se a au*iliar os clientes nas redes sociais, como é demonstrado abaixo.
</line>
<line>
Sabemos **mo isso abala a con*i*nça e vamos *rabalhar para r*so*ver *ua*to antes.
</line>
<line>
[Ins*agram - 22/1*]. Já passam*s novas ori*ntaç*es para a transp*rtadora para evitar
</line>
<line>
que isto ocorra novame*te. [*nst*gram - 12/12]. Poxa, a ge*te l**ent* que você tenha
</line>
<line>
*assa*o essa experiên*ia. Nos*o time de entregas está d* *lho e* seu pe*ido, e ele j*
</line>
</par><par>
<line>
está
</line>
<line>
*om a tra*sportadora. Vamos traba**ar par* que
</line>
<line>
tudo dê certo des*a vez.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ag*adec*mos a ch*nce de resolver isso! [Facebook - 09/1*]. Por favor, envie o CPF
</line>
<line>
ou *-mai* de ca*astro por d*rect p*a gente te ajudar [Inst*gram - 25/11]. Vimos q**
</line>
<line>
Rev. ***, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 3, p. 41-58, mar. 2020 *ww4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. O. Cas*ro, J. P. N. Silva, L. H. B. Vil*s Boas, J. Y. *ugano
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
no*s* tim* de en*regas já está cuid*nd* do cas* e inclusive, estamos t* manten*o
</line>
<line>
info*ma*a via e-*ail. [Instagram - 1*/1*].
</line>
<line>
Sobre *s valore* promo*ionais questi*nados, a E**no p*sicionou-se da seguin*e forma:
</line>
<line>
Os sites e *plicativ** que f*zem com**raç*o de *alor, fazem **enas um* convers**
</line>
</par><par>
<line>
autom*tica d* *oeda sem c*nsiderar
</line>
<line>
cus*os de impo*taçã* *u impostos, p*r *s*o a
</line>
</par><par>
<line>
di*ere*ça distorcida. Se ti*er mais alguma dúv*da, nos avise. [Ins*agram - 14/11]
</line>
<line>
O posicionamento adotado pela Ev*n* nestes tipos de situaç*e* a fortalece enquanto
</line>
<line>
plataforma mul*ilat*r**, poi* c*n*id*ra*do *s observações de Park*r, *an *lsty*e e Choudary
</line>
<line>
(2016), o retorno aos usuário*, ba*eado nas reações da comunidade, bem *omo medi** as
</line>
<line>
interaçõe* *rocadas en*r* os cola*oradores e*ter*os, é fundame*tal para *ue a e**resa conti*ue
</line>
<line>
com*etitiva * faça * un*dade *e val*r continua* fluindo **ra tod*s os lados da *lataf*r*a, ou
</line>
<line>
seja, produtores * co*sumido*es. Ao e*timular cicl*s *ápidos de feedba** en*r* os envo*vi*o*,
</line>
<line>
garante-*e uma excelente perce*ção da proposta ** v*lor **e * ado*ada pe*a organ**ação.
</line>
<line>
As interações entr* a Evino e os se*s c*nsumidores vão além desta* interaçõ*s b*sicas.
</line>
<line>
No cas* do *pli*ativo p*ra sma*tphones, os clientes d*sem*enh*m um pap*l fun*amental pa*a
</line>
<line>
o ap**moram*nto da u*idade *e val*r *a empresa, *tu*ndo com* agente* cocriadores no modelo
</line>
<line>
de negócios, a* a*re**n*ar sug*stões d* melhoria*. Frente ao grande volume de dados
</line>
<line>
relaci*nados ao apr*m*r*men*o da plata*orma da E**no, coletados nos aplicativos A*pStore e
</line>
<line>
P*ay*tore, os co*entários dos cons*mi*o*es *oram sistem*ti**d*s no Quadro 1.
</line>
<line>
Qua*ro 1 - Suges*ões de apr*moramento do aplic*t*vo
</line>
</par><par>
<line>
SEÇÃO
</line>
<line>
**GES*ÕES COM*NTADA* PA*A **RIMO*AR O APLICATIVO
</line>
</par><par>
<line>
Atendime**o ao *liente
</line>
<line>
Adicionar op*ã* de *hat no apl*cativo; mel*o*ar o acompanhamento de pe*idos.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*amento
</line>
<line>
Possibilitar a alteração d* forma *e pagamento; adicionar o*ç*o dé*ito em conta.
</line>
</par><par>
<line>
Car*inho de compras
</line>
<line>
Co*sultar es*ecific**ão do item de*ois d* ad*cionado; coloca* tempo de expiração * r*serva *o produto.
</line>
</par><par>
<line>
Buscas
</line>
<line>
Aprimo*ar o filtro; o*ção para compara* p*e*os; digit**ão autocomp*ementar.
</line>
</par><par>
<line>
Catálogo
</line>
<line>
Aum*ntar a varied*de d* produt*s; nota do *ommelier *unt* à av*l*ação do *in*o.
</line>
</par><par>
<line>
Valor pa*a o cliente
</line>
<line>
Cr*ar u* clube de pon*os; *ossibil*t*r q*e os consum*dores tamb*m *lassifiquem e avaliem os *inhos; *erm*tir m*rcar produtos e prefer**c*as favoritas.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: D*d*s d* pe*quisa (2019).
</line>
<line>
Tal como d*mon*trado no estudo de Pelet e *e*at (2014), o m-comme*c* de vin*os
</line>
</par><par>
<line>
possuí grande potencial de cresci*ento, qu*ndo
</line>
<line>
*s gestores observam as **g**tõ*s para
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. *7, n. 3, ar*. 3, p. 41-*8, mar. 20*0
</line>
<line>
www*.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Arquitetura e *roposta de Valor da Plataf*r*a Evino
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
aprimora*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
plataforma e expan*ir a sua *nidad* de va*or, *obretud*, qu*n*o trabalha*o e*
</line>
</par><par>
<line>
c*njunto co* a* r*des sociais. Cuomo et al (2016), co*prova**m por mei* da rede social
</line>
<line>
Ins**g*am, os bene**c*os *nvolvidos em se compre*nd*r as *ecessidades *o* *o*sumidores d*
</line>
</par><par>
<line>
*inhos, p*r* gerar valor
</line>
<line>
em
</line>
<line>
cima da *emanda percebida. Em u* ce*ár*o cada ve* ma*s
</line>
</par><par>
<line>
co*petit*v*, Parker, V*n Als*yne e Choudary (201*, p. 238) evi*en*iam que as pla*af*rmas
</line>
<line>
mu*tilatera*s devem *empre "t*nta* melhorar a qualidade da* ferramen*as de que dis*õem para
</line>
<line>
atrair u*uários, *a**litar i*terações e pr***ve* o e*contro de prod*tor*s e *onsumidores".
</line>
<line>
5 CONSID*RAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Este e*tudo permite c*mp*eender com* a Evino se car*cteriza enqu*nt* uma plataform*
</line>
<line>
mu*tilate**l, *nterligando produto*es inter*aci*n**s a consumidores nacionais, vi*and* cu*prir
</line>
<line>
com o s*u objetivo de disse*inar a cultura do co*sumo de vinhos no cotid*ano do brasileiro,
</line>
<line>
por m*io *e um* arquitetura que possibili*a uma assimilação eficaz com * sua proposta de v**or.
</line>
<line>
Quanto à rela*** entre a empresa estudada e os seus con*umidores nas redes sociais,
</line>
<line>
percebe-se *ue a proposta de v*lor tem sido *em *ece*ida entre os u*uários da plataform*, de
</line>
</par><par>
<line>
modo que a ma**ria
</line>
<line>
do* c**entários são **s*ti**s ou visam a cocria*ão, os
</line>
<line>
quais buscam
</line>
</par><par>
<line>
*o*tri*uir *o* suge*tões para aprimorar * s*rviç* of*rec*do. Ressal*a-se, também, a *apacidade
</line>
<line>
* o profissionalism* da E*ino ao lida* com sit*ações não fav*ráve*s *ara a assimilaç*o de s*a
</line>
<line>
proposta de valor, promove*d* respostas rápida* aos questionamen*os que l*e são imp****s,
</line>
<line>
a*ém de a**ilia* os cons*midores que *elatam problem*s e* s*as red*s soc*a*s e apli*ativos.
</line>
<line>
*o *eio aca*êmico, a p*sq*isa c*nt*ibui com * litera*ura no que ta*ge ao uso do
</line>
<line>
c**é*cio e*etrônico no se*or *i*ivin*cola, a**rmando o po*er que a p*at*forma bem est*u*ur*d*
</line>
<line>
tem nas *nter*çõ*s multila*erais com a un**a** *e valo* da empre*a. ***te sentido, fic* explícito
</line>
<line>
que c*mpreender com* se dá * perce*ção dos *onsumido*e* a*erc* d*s fun**onalida*es d* uma
</line>
<line>
plataform*, * um meio pr*pício para se conduzir investigaç*es que busquem aliar o conceito
</line>
<line>
*e *roposição de valor no de*en**lvimento de t*o*ias, em face à investigação empírica no que
</line>
<line>
tange a relação co*ercial exis*e*te entre con**midore* e emp*e**s que utilizam as p*atafor*as
</line>
<line>
enquanto *e*o de *nteraçã* co* o seu público-alv*.
</line>
<line>
Par* o **b*to d** **plicações ger*n*iais, demonstra-s* a pertinência em *e c*nstru*r
</line>
</par><par>
<line>
*m relacionament* próximo com o* co**umidores, estimul*ndo interaçõ*s
</line>
<line>
que
</line>
<line>
valoriz*m
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
contribuam c*m a proposição de *alor da organ*zaçã*. C*nside*ando este c*ntexto, é
</line>
<line>
importan*e que as empres** de*envo*vam estratégias *ercadológicas median** a intera*ão do
</line>
<line>
co*sumido* com as plataformas, de modo * propagar a *ua *roposta de valor * aume*tar a sua
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. *7, n. *, **t. 3, p. 41-5*, mar. 2*20 www4.fsanet.com.b*/re*ista
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</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
f*rç* *om*e*itiva em compar*ç*o c*m *mpresas concorrentes, ou ainda, de se*mentos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*enham al**ma relação c*m o n*cho tr*balha*o, ampliando a sua represen*ativid*de *e
</line>
<line>
mercado.
</line>
<line>
Enquanto *ugestão de pesqu*sas futuras, entrevistas *odem ser realizadas com
</line>
</par><par>
<line>
cons*m*dores que tenham
</line>
<line>
um *l*o í*dice d* compras
</line>
<line>
na
</line>
<line>
plataforma, qu* de certa forma o
</line>
</par><par>
<line>
dem*n*tra o *e* interesse e en*olvimen*o com pr*posta *e *alor trabalha*a a
</line>
<line>
*e*a emp*esa
</line>
</par><par>
<line>
analisada. D*ste *odo, é possív*l aprim*r*r ainda *ai* a a*quitetura *a *lataf*r*a *or me*o
</line>
</par><par>
<line>
dos *eedba*ks
</line>
<line>
ob* i dos ,
</line>
<line>
bem como re*lica* as c*nsidera*ões *os ent*evis*ado*, *a gestão da*
</line>
</par><par>
<line>
e*tratégias de marketing *ue guiam a pro**sição de v*lor da Evin*.
</line>
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<line>
www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A. L. O. Ca*tro, J. P. N. Silva, L. H. B. Vilas Boas, J. Y. Suga*o
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
Como R***re*ciar este A*tigo, c*nforme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
CAS**O, A. L. O; SILV*, J. P. N; VILA* BO*S, L. H. B; SUG*NO, J. Y.* Ar*u*tetur* * Propost*
</line>
<line>
de Val*r *a Plataf*rma *vino. Rev. FSA, T*re*ina, v.17, n. 3, art. *, p. *1-*8, mar. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Aut*res
</line>
<line>
*. L. O. C*s*ro
</line>
<line>
J. P. N. Silva
</line>
<line>
L. H. B. Vi*as Boas
</line>
<line>
J. Y. Su*ano
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e planej*m*n*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*á*i*e e interpretação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) *l*boraç** *o rascu*ho ou na revisão **ítica do co**eú**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaçã* na aprov**ão da versã* *inal do manus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 3, *. 4*-58, mar. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)