<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 12, p. 196-207, *a*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.12
</line>
<line>
* Psicologia do Esporte e o seu Tra*a*ho Motiva*io*al par* * Desempenho e C**trole da
</line>
<line>
Ans*edade: Uma Re*isão *i*liográfi*a
</line>
<line>
Sport Psych**ogy a*d Its Moti*ati*nal Wo*k *or Anxi*ty Performance and C*nt*ol: A
</line>
<line>
Bibliograp*** Review
</line>
</par><par>
<line>
Ra*ael Alves Domin*ueti
</line>
<line>
Grad*ado em Educa*ão Física pela Fa*ul*ade Euclides da *unha
</line>
<line>
E-mai*: ra*ael.domi**ueti@gm*il.*om
</line>
<line>
Gustavo C*l**tino Mar*ins
</line>
<line>
Doutor em Ciê*c*as do Movi*ento Humano *ela Universidade *eto*ista de Pirac*cab*
</line>
<line>
Pr*fess*r da Facul*ad* E*clides da *unh*
</line>
<line>
E-mail: gustavo.*elestino.martins@gmail.com
</line>
<line>
Gua*is de Barros Vil*l* J*n*or
</line>
<line>
*outo* em E**cação Física pel* U*iver*idade de Ca*pinas
</line>
<line>
Pr**e*sor da Universidade Met*dista *e *iracicab*
</line>
<line>
*-m*il: g*anis@gma*l.com
</line>
<line>
Carlo* *enrique *revita* Fileni
</line>
<line>
Me*trad* em Ciênci*s do Movi*ento H*mano pela **iversida*e Metodista de *ira*i*aba
</line>
<line>
Graduação em Edu*a*ão Físi*a Facul**de de F*losofia Ciências e Le*ras de **o José do Rio Pardo
</line>
<line>
Profes*or da Fac*ldade Euclides da Cunha
</line>
<line>
E-*ail: pr*f.*prevital@*utlook.co*
</line>
</par><par>
<line>
End*r*ço: R*fael Alves Do*ingueti
</line>
</par><par>
<line>
Faculdade Eu*lides da C*nha - *u* Jorge *ibiriça, 451 -
</line>
<line>
Editor-C*efe: Dr. Tonn* Ke**ey de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
C*ntro, S*o *osé d* Rio Pardo/SP, CEP: 13*20-0*0,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Gust*v* *el*stino Mar*ins
</line>
<line>
Artigo r*ceb*do em
</line>
<line>
17/12/20*9. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
A*oio e finan*ia*ento: CAPES, *oordenaçã* de Aper*e*ço**ent* d* P**soal de *íve* S**eri*r e C*A*V, Cen*ro de
</line>
<line>
*esquisas A*a**adas em *ualid*de de Vi**.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *sicologia *o Esporte e o seu Trabalho *otivacional para o Desempenho e Co*trole da Ansiedade:
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo do estudo é compreend*r a mot*vação nos atletas e a p*ática da i*ter*enção *a*a o
</line>
</par><par>
<line>
co*trole
</line>
<line>
da ansiedade e
</line>
<line>
de**mpe*ho a
</line>
<line>
partir *a psicologia *o esporte. Para alcançar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo, uti**zamos a revisão bi*liográfica da liter*tura, c*m caráter qualita*ivo. A principal
</line>
</par><par>
<line>
fonte
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pesqu*sa foi o *oog*e scholar; consultamos * plataf*rma utiliz*ndo os desc*itor*s
</line>
</par><par>
<line>
"psi*ologi* do esporte e motivação", " *esempenho e ansied*de *a psicologia *o esporte" e "
</line>
<line>
a atuação *o psicólogo *o esporte". Fora* encontrados 9*.200 artigos. Quando **ilizado os
</line>
</par><par>
<line>
pr*meiros crité*ios de exclusão, perma*e*eram 6*,
</line>
<line>
e*pregando o segundo cr*tério
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*clusão, continuar*m 20, *n** foram escolhid*s 7 art*gos
</line>
<line>
que at*nderam * todas as
</line>
</par><par>
<line>
exigências, se*do *l*s pu*licados n*s revistas: (FSA); (Ed*ca*ão Fí*ica - UEM); (Psic*lo*ia
</line>
<line>
Ar*umento); (P*ic*logia Revista); (M**rivivên**a); (Arquivos em M*v*mento) e (Tem*s em
</line>
</par><par>
<line>
*si**logia). O estudo
</line>
<line>
te*e *omo resultados ganhos
</line>
<line>
re*is na perfor*ance,
</line>
<line>
desempe*ho
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
at*etas e equi*es *oti*adas. O *sicólogo do e*porte * fundamental na efe*ivaç*o e *ond*ção
</line>
<line>
do fator *otivac*onal, *r*porcionand* p*râ*e*ros i*tervenie*tes na per*epção d* ansiedad*
</line>
<line>
em atletas e os diferen*es tipos de *nsiedad*.
</line>
<line>
Palavras-chave: Psicol**ia. Esporte. M*tivação. *nsiedade.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The aim of the stu*y is to unde*stand **e m*tivation in at*letes
</line>
<line>
a** *he pra*tice of
</line>
</par><par>
<line>
i*tervention
</line>
<line>
to con*rol
</line>
<line>
a*x*ety
</line>
<line>
and *e*fo*man*e
</line>
<line>
bas*d *n
</line>
<line>
sport psychology. To achieve th*
</line>
</par><par>
<line>
objective, we u**d the systematic *iterature r*vie*, with q**l*tative cha*acter. The *ain
</line>
<line>
source of re*ea*ch was google scolar, we con*ult*d the pl*tform using *he descrip**rs "spor*
</line>
</par><par>
<line>
psychol*gy and *otivation",
</line>
<line>
"performance and anx*ety in **ort psychol*gy" and "*h*
</line>
</par><par>
<line>
**r*o*manc* o* the sp*rt psycholo*ist". * to**l of 90,200 a*ticles were found. When the firs*
</line>
<line>
ex*lu*ion criteria were used, 65 wer* used. The sec*nd exclusion criteri*n *em*ine* 20, and 7
</line>
</par><par>
<line>
art*cl*s we*e **lected that me* a*l the requirements.
</line>
<line>
(F*A); (Physical Educatio* - UE*);
</line>
</par><par>
<line>
(A*gument *syc*ology); (Rev**ed *s*chology); (Mo*i*ation); (Archives in *oti**) ***
</line>
<line>
(Themes *n Psychology). The study *esulted in real gains in performance, a**lete perfo**a*ce
</line>
</par><par>
<line>
and m*tivated *ea*s. Th* s**rts ps*c*ologis* *s
</line>
<line>
fundamen*al in the effectivene*s and
</line>
</par><par>
<line>
condu**io*
</line>
<line>
o* the *otivational fact*r, providi*g int*rvening par**eters in the
</line>
<line>
*erception o*
</line>
</par><par>
<line>
anxiety in *thl*te* a*d t*e different typ** o* anxiety.
</line>
<line>
Keywo*d*: *sychol*gy. Sp*rt. M*tivati*n. Anx**t*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina PI, *. *7, n. 12, p. 196-207, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Domingue*i, G. C. Martin*, G. B. Vilela Ju*i*r, C. *. P. Fi*ene
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
psicol**i*
</line>
<line>
*o espor*e vem expandindo s*as fro*tei*as. Ela volt* seus e*t*do* *s
</line>
</par><par>
<line>
emo*ões e condutas que afe*am e*portistas no e*e*cíc*o de s**s funções, o*serva**o asp**tos
</line>
</par><par>
<line>
atre*a*os * m*tivação, bem-estar do* atletas, dinâmic**
</line>
<line>
d* grup*, li*era*ça, *iolência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*re*sã*, procu*and* **rar um
</line>
<line>
am*iente orie*tad* por questões sociais, clínicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educacionais, *isan*o um melhor aperfeiçoamento *os atletas. Sua finali*ade é compreender
</line>
<line>
as c*ndutas h*manas, observando * co**ívio do *n*ivídu* no meio *sportiv*. É a*r*b*ição *o
</line>
<line>
psicól*go d* e*port* realizar consul*orias clínica* e inv**tiga* *q*ele* *incula*o* às equi*es
</line>
<line>
esportivas pa*a p*rce*er *ções *ue *olaboram com o desenvolvimento *aud**e* dos atletas
</line>
<line>
(FER*E*RA, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
O p**cólogo, no contex*o
</line>
<line>
do esporte, * incumbido
</line>
<line>
de me**orar os *sp*c*os
</line>
</par><par>
<line>
ps*cológi*os *u* vão int*rferir na perform*nce esp**tiva na **celê*cia, dando s*p*rte ao e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntrole das *moções in*er*ção e
</line>
<line>
com
</line>
<line>
e*uipe, em e*peci*l. * t*abalho
</line>
<line>
p*ofissiona* vai
</line>
<line>
a*ém
</line>
</par><par>
<line>
do atendimento
</line>
<line>
clínico, que *oca apenas n*
</line>
<line>
pr*par* psi*ológico d* espor*ista, *inda
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
essencial preocupar-se com o *e*-estar deles (T*EVELIN, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Dent*e as at**buiç*es básicas do ex*rcí*io
</line>
<line>
pro**ssional, temos a in*est*gação p**a
</line>
</par><par>
<line>
trabalhar *s processo*
</line>
<line>
elementares e*v*lvidos na at*vid*d* *ísica,
</line>
<line>
em *ções
</line>
<line>
educativas
</line>
</par><par>
<line>
r*lacionada* aos p*in*ípi*s e aos proced*men**s ps*cológicos, já a c*ínica a*ua de *orma d*r**a
</line>
</par><par>
<line>
com as questões psicológicas que tem
</line>
<line>
pote*cial de in*luencia* na pr*tica espo*t*va. A*
</line>
</par><par>
<line>
interven*ões dep*nd*m das **rcu*stâncias da *tuaç*o, p**s há um *e*ue divers* na* áreas do
</line>
<line>
esporte (FOLLE, 2015).
</line>
<line>
O psicólogo do esp**t* não traba*h* apen*s com atletas de alt* performance, *ois s*a
</line>
<line>
*tua**o *nvolve ativida**s f*sicas amp**s * ab*a*gentes. E*e ex*c*ta i*terv*nções na *rea de
</line>
</par><par>
<line>
*endimento, recreativ*, escolar e reab*litação. *m rendimento, *isa melho*ar
</line>
<line>
o
</line>
<line>
dese*penho
</line>
</par><par>
<line>
f**mal e instituci*nal, *nfatizand* o exame de determ*nantes
</line>
<line>
psíq*icos q** influenciam
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
rendimento do atleta
</line>
<line>
ou equipe esporti**. No âm*ito *o
</line>
<line>
es*orte escolar o enfoque é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
for*ação, a *artir de
</line>
<line>
princípios sócio-educativ*s, vi*an*o à p*epa*ação par* cidadania e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
laz**, com a ***preens*o e o diagnóst**o d*s procedime*tos de apren*izagem (MEIRELE*,
</line>
<line>
2015).
</line>
<line>
No esporte *ecreativo * prop*sito é o bem-est*r dos prat*can*es, a atuação *a primeira
</line>
<line>
*inha de averigu*ção do co*por*amento em faixas etá*ias div*rs**, ob*ervand* um *onjunto
</line>
</par><par>
<line>
dive*so d* motivos,
</line>
<line>
interesse* * ações. Na área do espo*te *e reabilitação exerce u* ofíci*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 17, n. 3, art. 1*, p. 1*6-207, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Psi*o*ogia ** Espor*e * o s*u Trabalho M**ivacional para o Dese*pe*ho e Controle da Ansie*a*e:
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
orientado à prev**ç*o *u interve**ão em l*sões resultan*es *a prátic* esportiva. *á o ra*o
</line>
<line>
voltado a pessoas portadoras de necessidades especi*is.
</line>
<line>
* prof*ssion*l *labora u* es*uema de preparaçã* psicol**ica que envolve s*p*rvisã*
</line>
<line>
e suporte psi*ológico, as*essor*mento e d*recionamento psi*oló*i*o, e*ames e habil*t*ções
</line>
<line>
psi*ológicas. O treino psi*ológico aplica exercíc*os *e au*or*elaxament* e estraté*ia de *uto-
</line>
</par><par>
<line>
influência, torna*do p*ssível na preparaç*o p*icológic* re*lizar
</line>
<line>
um panorama de
</line>
</par><par>
<line>
aperf*içoam*nto de iniciativas condizentes e e*ementares
</line>
<line>
ao r*n*im*nto
</line>
<line>
esportivo
</line>
</par><par>
<line>
(ME*RE*ES, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te *entido o objet*vo do **t**o é compreender a motivação *os atletas e a pr*tica
</line>
<line>
de intervenção para o cont*ol* da ansie*ade e melhora do desempenho a par*ir da ps*col*gia
</line>
<line>
do e**ort*.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
METODO*O*IA
</line>
<line>
Trat*-se *e um* revisão
</line>
<line>
bi*liográ*i*a d* lit*ratura, onde a
</line>
<line>
bus*a pelos artigos
</line>
<line>
*oi
</line>
</par><par>
<line>
realizada na base
</line>
<line>
de dad*s *let*ônicos *o go*gle s*holar e p*riódico* n* área das ciências
</line>
</par><par>
<line>
humanas. Essas *as*s *ora* selecionadas p*r indexar gra*de *a*te *as r*vis**s d* psicolog*a
</line>
</par><par>
<line>
do *sporte e pela acess*bilidade, pois dispõem g**tuitamen*e os
</line>
<line>
artigos pu*lic***s.
</line>
<line>
Foram
</line>
</par><par>
<line>
i*cl*ídos apenas os peri*dicos q*e possuem e* seu *ítu*o a *ermino*ogia *sicologia e aquel*s
</line>
</par><par>
<line>
maiores ou iguais a *5 no WEB*UALIS *a
</line>
<line>
área de avaliação 37 - *sicologia.
</line>
<line>
Foram
</line>
</par><par>
<line>
selecionad*s três ter*os para a pesquisa: *otivação,
</line>
<line>
ans*eda*e e p*ico*ogia do esp**te.
</line>
<line>
Os
</line>
</par><par>
<line>
mesmos en*ontram-se de acordo com a *erminolog** em P*icologi* da Bibliot*ca *irtual *m
</line>
<line>
Saúde*VS. O levantamento do* estudos foi rea*izado *o **s d* set*mbro ** 2019, por um
</line>
<line>
pesqu*sad**. Optou-se por estabelecer um período d* tempo de 2015 a 2019 * não utiliza*
</line>
<line>
livros, cap*tulos, teses, d*s*ertações * peri**icos e* o*tra lí*gua que não fosse o portu*u*s.
</line>
<line>
** **scri*or "psicologia do es*orte e m*ti*ação" foram registr*dos 4*.1*0 resultados,
</line>
<line>
com o descri*or "*esempen*o e **sie*ade na psicologia do esp*rte" f*r*m apontados 19.000
</line>
<line>
res*ltado* e ten*o o descrito* "a*ua**o do p*icó*ogo do esporte" 29.100 resultados. Quand*
</line>
</par><par>
<line>
util*zados os crit*rios d* exclusão, arti**s q*e
</line>
<line>
não continha* em seu título a t*rminologia
</line>
</par><par>
<line>
"psicologia do e*port*" * ano de publicação, permanece*a* 65, e*prega*do os critérios de
</line>
<line>
exclu*ão de livr*s, teses, dissertaçã* * periódico* de língua estrangeira e leitura corr*da,
</line>
</par><par>
<line>
permaneceram 20 artigo*,
</line>
<line>
onde foram escolhidos 7 *ue atenderam a todas as *xigên*ias,
</line>
</par><par>
<line>
sendo ele*
</line>
<line>
p*b***ado*
</line>
<line>
nas *evistas: (*SA); (Educação Física - UEM); (Psicologia
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a P*, v. 17, n. 12, p. 196-207, mar. 202*
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Dom**gueti, G. *. ***t*ns, G. B. V*l*la J*nior, C. H. P. File**
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
Argum*nto); (Psi*ologia *ev*sta); (Motrivivê*cia); (Arquivos em Movimen*o) e (Tem*s e*
</line>
<line>
Psicologia).
</line>
<line>
Na Fi*ura 1 foi *e*lizad* um fluxograma p*ra o delineamento do estudo.
</line>
<line>
Figura 1 - F*uxog*ama
</line>
<line>
G*ogle
</line>
<line>
S*hol*r
</line>
</par><par>
<line>
psicologi* do
</line>
<line>
desem*en*o e
</line>
<line>
atuação do
</line>
</par><par>
<line>
esport* e
</line>
<line>
ansiedade na psicologi*
</line>
<line>
psi**logo do
</line>
</par><par>
<line>
moti*açã*
</line>
<line>
do es*or*e
</line>
<line>
*s*ort*
</line>
<line>
1*.000 evidênci*s
</line>
<line>
29.100
</line>
<line>
evidê**ias
</line>
<line>
90.*00
</line>
<line>
a**igos
</line>
</par><par>
<line>
Psicol*gia do
</line>
</par><par>
<line>
esp*rte e ano de
</line>
</par><par>
<line>
publ*cação
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
artig*s
</line>
</par><par>
<line>
livros, teses,
</line>
</par><par>
<line>
dissertação *
</line>
</par><par>
<line>
p**iódicos d* língu*
</line>
</par><par>
<line>
estrang*ira
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
a*tigos
</line>
</par><par>
<line>
Adequaç
</line>
</par><par>
<line>
ão
</line>
</par><par>
<line>
revistas
</line>
</par><par>
<line>
ma*or **
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
igual B5
</line>
<line>
artigos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 17, n. 3, ar*. 1*, p. 196-207, *ar. 2020
</line>
<line>
*ww4.fs*n**.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psic*logia do Espo*te e o *** Trabal*o Motivacional par* o Desemp*nho e Controle d* Ansie*a**:
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
RESULTADOS * DISCU*S*ES
</line>
<line>
Após a defini*ão do ma*erial, o me*mo foi estudado co* a finalidade de se produzir
</line>
</par><par>
<line>
*esumos que foram utilizado* para o texto do f*nal. Par* tal, o es*udo *oi organizado *e aco*d*
</line>
<line>
com o tem* de cada artigo: primei*o *s artig*s sob*e m*tivação, seguido* pelos voltados à
</line>
<line>
an*iedad* e por fim *s q*e focam na intervenção *o psicól*go do *s*orte.
</line>
<line>
Com *s busc*s a p*rtir das palavras-chav* e * se*eção dos s*te ar*igos e*tre os vinte e
</line>
<line>
após amostr*ge*, foi realiza*o *m qua*ro cont*nd* os a*tigos que serão tra*alhados e
</line>
<line>
discuti*os no estudo. Sã* 5 revistas da áre* de psicologia, * d* área de Educaçã* Física e
</line>
<line>
tod*s se*s artigos c*m abo**agem qualitativa, como po*emos confi*mar na **bela *baixo:
</line>
<line>
Quadro 1 - *presentação e *nformações sobre as publicações
</line>
</par><par>
<line>
*utoria, ano e loc*l do estudo
</line>
<line>
Revista
</line>
<line>
Título
</line>
<line>
Método
</line>
<line>
Desfecho
</line>
</par><par>
<line>
FE**EIR*, *.C.P. 2019, Teresina/Piaui
</line>
<line>
*ev**ta FS*
</line>
<line>
Revisão Sistemática de Literatura Sobre a Questão Motivacional no *sp*r*e
</line>
<line>
Co*preender conc*i*ualmente * imp*rtância da motivação, enquanto ha*ilidade psicológica para a pr*tica e*p*r*iva.
</line>
<line>
Conclu*u q*e a motivação traz b*nefícios pa** prática *e*portiva e t*mbém ** aumento de performa*c*, e para cada sujeito traz s*úde *ental e qualidade de vida n* trab*lho.
</line>
</par><par>
<line>
FOL*E, A. 2015, *anta Catarina
</line>
<line>
Revista educação Física UEM
</line>
<line>
Processo de formação espo*tiva: da identifica*ão ao de*en*olvim*n** de *ale*tos esportivos
</line>
<line>
Realizar uma revi*ão si*temática d* art*go* o*iginais que abordam o proces*o de *d*nt*fica**o e *esenvolvime*to de **lentos *sportiv*s.
</line>
<line>
O* delin*amentos da produção ci*n**fica têm contrib*ído *om informa*ões de como o processo de i*en*if*cação e desenvolvimen*o de talen*os ocorre.
</line>
</par><par>
<line>
C*EMENTE, K.A.P. 2017, Sorocaba
</line>
<line>
Revis*a Psi*ologi* arg*mento
</line>
<line>
Ansied**e no Cont*xto *sportivo e de E*ercício Físico: *ma revisão si*temáti*a
</line>
<line>
Verifi**r estudos *o período de 2006-201*, que d*sc*t*ssem *or*as de avaliação e i*terven**o sob*e a ansi**ade em atletas e *ra*ica*te* de ex*rcí*io f*sico.
</line>
<line>
Conc*ui-s*, que há espaço p*ra a*uação do psicó*og* do esporte, inde*endente d* abordagem te*r*ca utilizada.
</line>
</par><par>
<line>
T*EVELIN, F. 2018, São Pa*lo
</line>
<line>
Psi*ologia Revista
</line>
<line>
*sicologia do esport*: *evisão *e lit**atura sobr* as re*açõ*s entr* emoções e o *ese*pen*o do atleta
</line>
<line>
Investig*r * inf*uên**a das *mo*ões *o desempen*o do *tleta ** alto r*ndimento.
</line>
<line>
Os *esult*dos d*s** estudo revelara* **e as e*oções pos**em relação *om desempenho do at*eta.
</line>
</par><par>
<line>
ME*RE*E*, L.G.V. 201*, R** de Janeir*
</line>
<line>
Revista M*trivivênc*a
</line>
<line>
Reflexões sobre o trabalho *o psic*logo do es**rte em *ma *cademia de ginásti*a
</line>
<line>
Des*nvol*er uma reflex*o s*bre a prática do ps*cólogo do esporte **ntro de uma academi* de ginás*ica, a p*rtir do re*ato de experiên*ia de estágio em **icologia.
</line>
<line>
O psi*ólog* d* *spo*t* s* *sta*ele** *omo facilitador *ue auxilia professores ** educação físic* a terem um olh*r mais hum*no e ind*vidual das p*ssoas que procuram ativi*ades dentro d** academias.
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, A.M.B. 20*6, Campinas
</line>
<line>
Revista arqui*os e* *ovimen*o
</line>
<line>
Estresse em atleta* de modalidades coletiv*s: uma revisão si*tem*tica
</line>
<line>
An*lisar os artigo* c**ntíficos na*ionais e internacion*is e as teses e dissertações brasileiras publica*o*
</line>
<line>
Se faz necessár*o o desenvolv**e*to *e nov** instrumentos de aval*aç*o do estresse, específicos *ara a *odalidade c*letiva
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 12, p. 196-20*, ma*. 2020
</line>
<line>
www4.fsa*et.*o*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Dominguet*, *. C. Mart**s, *. B. Vilela Juni*r, C. H. P. Filene
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
nos últim*s *5 an*s (2000-**15) sobre o tema "estresse em atle*as" v*ltado *ara m*dalid**e* esportivas coletivas.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
GARCIA, R.P. 2016, R*o *e Janeiro
</line>
<line>
*emas e* P*icologi*
</line>
<line>
A *rática da *valiação Ps*cológica *m Context*s Esportivos
</line>
<line>
Discuti* a ut****ação da a*aliação psic*lóg*ca *a prática da psicolog*a do es**rte no Brasil.
</line>
<line>
Conclui-se que s*o indispensáveis novos e**udos qu* objeti**m *o*struir, adapt*r e inves*igar e*i*ên*i*s de vali**de de novos test*s p*icológi*os destinados ao contexto es*ort*vo bra*i*ei*o.
</line>
</par><par>
<line>
A motivação com* h*bilidade p*icológica
</line>
<line>
pa** a práti*a esport*** parece
</line>
</par><par>
<line>
expli*i**men** nos *studos, sendo tra*ad* no decorrer *os artigos com *efinições diversas. No
</line>
<line>
con**xto atu*l, *cre*it*-se que a motivação é um proces*o ativo, intencional e orientado *a*a
</line>
<line>
uma meta *ue envolve *spectos pesso*is (intrínse**) e ambientais (ex*rínseco) (FERREIR*,
</line>
<line>
20*9).
</line>
</par><par>
<line>
Na M*tivação Intrínseca há prazer *a *tividade exercida, onde se vivencia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*rendi*agem, o que prov*c* *atisfação ao d*se*volve* *u
</line>
<line>
*ontrolar *erta hab*lidade
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*rau de d**icu*d*de, sentindo-s* est*mu*ado a participar pe** boa sensação. Na Mo*ivação
</line>
<line>
Extrínse*a há a valoriz*ção do r*su*tado, a condu*a é va*orizada e aceita, *es*o sem prazer.
</line>
<line>
A motivação deco*re de es*ímulos e pressões, onde a conduta que motiva ve* de *at*res
</line>
<line>
externos. Os aspectos que mais motivam a* pessoas a f*zer ati**dades físicas é a manutenç*o
</line>
<line>
d* boa forma e saú*e, *elho*am*nto das co*dições *ísicas, eleva*ã* do bem-est** corp*ral e
</line>
<line>
psico*ógico e pel* p*azer d* faz*r o exercício (TRE*ELIN, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra desenvol*ime*to de talentos esportivos, atividades be* ela*oradas são experiências o
</line>
<line>
que motivam inter*amente, sã* g*atifica*t*s e propo*cionam diver*ão para alg**s atleta*;
</line>
<line>
p*ra ou*ros é a exerci*ação do trein* estabel*cido, que podem vir a ser desa*radáveis e visam
</line>
<line>
m*lho*ar * performance.
</line>
</par><par>
<line>
As tare*as comp*ti*iv*s s*o
</line>
<line>
promotoras de motivação pa*a *s
</line>
<line>
a*letas, en*uanto as de
</line>
</par><par>
<line>
condiciona*ent*, ape*f*içoamento da* té*nicas e t*ticas s** vistas
</line>
<line>
c*m* relevantes
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apreciáveis, que dema**a esforço e c*ncentração, se *labor*das *través de exercícios isol*d*s
</line>
<line>
e rep*tit*vos, tornam-se d*sag*adáveis e pro*ocam p**ssã*. O ***o del*ber*d* no pr*gresso
</line>
</par><par>
<line>
da carreir* espor*iva em seus anos
</line>
<line>
iniciais tem práticas desco*prom*ss*das e sem treino
</line>
</par><par>
</page><line>
*ntenso, * que faz *a ex*er*ência esportiva div*rtida (*OLLE, 2015).
</line>
<line>
Os atletas de alto nível têm ma*s horas de prática deliberada d*pois **s primeiros anos
</line>
<line>
de vivências e* comparação aos que não alcançam a elite esportiva, a*esar de terem
</line>
<line>
q*antid*des *imil**es *a fa**. Os prati*antes de m*dalidades individuais têm mais quantidade
</line>
<line>
em suas práti*as em compara**o com *s esportes col*tivos. A função da família volta-se *o
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, v. *7, n. 3, a*t. 12, p. 1**-207, m*r. 2020 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *sicologia do Esporte e o seu Tr***lho Motivac**nal para o Desempenho e Con*r*le da A*siedade:
</line>
<line>
*03
</line>
</par><par>
<line>
*uporte fornecido e do gr*u de ligação
</line>
<line>
com a
</line>
<line>
vi da
</line>
<line>
esportiva,
</line>
<line>
o*de o apoio *moci**al
</line>
</par><par>
<line>
sobressai ao *poio informativo, fornecido
</line>
<line>
via *stímulos
</line>
<line>
p*sitivos, tais como m*tivação,
</line>
</par><par>
<line>
incent*vo, **ogios, valoriz*ção, expectativas pos*tivas *a pef*rmanc*, interesse
</line>
<line>
na prática
</line>
</par><par>
<line>
es*o*tiva e no suporte conc*eto com o auxílio financeiro (T*EV*LIN, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Out*o aspec*o motivacional é o gr*po ** amizade f*rm*do no conte*to esp*rtivo, que
</line>
<line>
tem forte interf*r*nc*a no de*en*olvimento d*s talentos. Os trei**dor*s *azem o refo*ço
</line>
</par><par>
<line>
c*mportament*l
</line>
<line>
com sanção
</line>
<line>
aos erros * rec*mpensa ao suc*sso tr*z*m feedbacks verbais e
</line>
</par><par>
<line>
*ue m*tivam e desmotivam a cerca do p*tenc*al *os talen*os e sobre de*alhes peculia*es *os
</line>
<line>
e*ementos té*ni*o-*átic*s (FERREIRA, 2019).
</line>
<line>
Sobre a ansie*ad*, é im*orta*t* o uso de *stratégias *ara lidar *om ela. Os *t*etas
</line>
<line>
devem **tendê-la e apre*der formas de contr*le para o me*hor **sempenho. Compreender a
</line>
<line>
i*fluênci* *as emoçõe* n* re*diment* e *ond*ta esportiva do* atletas é de extrema relevância
</line>
</par><par>
<line>
e os es*ado*
</line>
<line>
emocionais negativos ***cis*m ser *lvo
</line>
<line>
de atenção, p*i*, se *ão enfrentados,
</line>
</par><par>
<line>
produzem pensamentos ruins q*e *eduzem a autoconfiança, ele*ando os níve*s de a*sie*ade,
</line>
<line>
que comprometem o ren*iment* espo*tivo e a s*úde me*tal do atle*a (FO**E, 201*).
</line>
<line>
A eleva*a *en*i*ilida*e à an*ieda*e corrobora para uma av**iação *a*xa das condiç*es
</line>
<line>
cardi*vasculares, *videncian*o que a ansiedade se relaci*na ao am*ien*e intern* e exte*no *o
</line>
<line>
atleta. N*o são encontrad*s diferenças estatís*icas *elevan*es entre os níve*s de ansiedade das
</line>
</par><par>
<line>
compet*ções de**ro e f*ra d* casa, contudo o de**mpenho técnico é mais efetivo
</line>
<line>
q*ando
</line>
</par><par>
<line>
m*n*ante. Ter a vantagem de at**r em casa é est*r no
</line>
<line>
ambiente competitivo que o atleta
</line>
</par><par>
<line>
acos*uma se
</line>
<line>
expo* * previsibilid*de. ** hora das decisõe*, o grupo femini*o *us*a e
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
co*são r*zõe* par* contro*e dos **pactos fi*i*ló*icos da ansied*de. * gru*o masculino u*a a
</line>
<line>
coesão para o domínio d* autoconfia*ça (FOL*E, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Entre *s *exos há *iferença
</line>
<line>
na condi*ã* competitiva de ansi*d*de, atle*as do sexo
</line>
</par><par>
<line>
*eminino t*m mai* *nsi*da*e co*n**iva e autoconfian*a menor em relação *o sexo mascul*no.
</line>
</par><par>
<line>
Tais *istinções ** ansiedade, de acordo com o g*nero,
</line>
<line>
*ão ju*tific*das p*r duas tendências,
</line>
</par><par>
<line>
u*a *econhece que
</line>
<line>
** diferença* sã* estabelecid*s de *o*ma g**ética,
</line>
<line>
* outra que as
</line>
</par><par>
<line>
diferenças relacio*am-se com as vi*ência* d*s *apéis sociais. A*ter**rm*nte a algum tipo de
</line>
</par><par>
<line>
lesão os atlet*s majoritariame*te tendem a expr**sar au*ento
</line>
<line>
nos nív*is *e depressão,
</line>
</par><par>
<line>
an*ieda*e somát*ca e ansiedade co*ni*iva (CLEMENTE, 2*17).
</line>
</par><par>
<line>
At**tas *om lesõe* possuem m*do e a**ied*de mais elevado*. A influência d*
</line>
<line>
*esão
</line>
</par><par>
<line>
nas co*dições
</line>
<line>
de ânimo e ansiedade na* previ*s d*s com*etições é e*eme*tar, ainda um*
</line>
</par><par>
<line>
capacitaçã* mais aprimorada
</line>
<line>
n* campo
</line>
<line>
da *sicol*gi* *o
</line>
<line>
esporte focada
</line>
<line>
*a r**uper*ção. As
</line>
</par><par>
<line>
origens **is
</line>
<line>
comuns da a*siedade atrelam-se a a*pecto*
</line>
<line>
lincado* ao
</line>
<line>
caráter d* competiç*o,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 12, p. *96-*07, ma*. 2020
</line>
<line>
ww*4.fs**et.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. D*min*ueti, G. C. Marti*s, G. B. Vilela Junior, C. H. P. Filene
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
que envo*ve pr*ssões externas e cobranças do *róp*** atleta em rel*ção ao seu desempenho
</line>
<line>
(TREVELIN, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
ansiedade vem como res*osta ao modo *omo o *ndiv*d*o o*serva ou compr*ende
</line>
</par><par>
<line>
uma co*dição ** insta*tes qu* fant*siam ou percebem perigo re*l. A an*iedade c**o estado
</line>
<line>
afeta de modo *igni*icativo a p*rf*rmance esportiva, esp*cialmente em *irc*nstâ*cias
</line>
<line>
extremas com* a *omada de decisão. O exa*e cog*itivo para o *stado emocio**l dos atletas é
</line>
<line>
de extrema i**ort*ncia, pois a *nsi*dade cog*itiva envo*ve as expectat*v*s negat*va* criadas
</line>
<line>
pelo a*let* so*r* se* desempenh* (SILVA, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
a*sie*ade en*ua*t* traço atrela-se a
</line>
<line>
uma situação de tend*nc** à an*i*dade
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
percebe *etermina*as circ*nstâncias como ameaças, que resulta em nívei* de ansiedade-
</line>
</par><par>
<line>
estad* diversos. O estado
</line>
<line>
*a ansiedad* t*m re*a*ão com o emocion** do m*me*to q*e se
</line>
</par><par>
<line>
caracter*za
</line>
<line>
p*r sensa**es subj**i*as ou estresse com intensidade e períodos diversos. E*
</line>
</par><par>
<line>
*elação às m*dias *e ansie*ade somática, a* mulheres
</line>
<line>
*em*nst**m ativaç*o maior
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*rganismo que os homens (TREVE*IN, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
A importân*ia da avaliação psic*lóg*c* no começ* do trabalho visa a
</line>
<line>
obtenção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**g*stros *ara n**tear inte*venç*es no futuro e co***ru*r estra*ég*as de a*uação, a partir *e um
</line>
<line>
d**gnóstic* com diversos a*pec**s e p*n*ar o *lanejamento e estruturação do ro*eir* de
</line>
<line>
*nt*rvençã*. *s **p*icas dos pacient*s tornam possíve* e***o*a* o tipo d* interv*nção, pois é
</line>
</par><par>
<line>
element*r conhecer mi*im*mente os fenômenos e processos c*mportamentais
</line>
<line>
do su*eito
</line>
</par><par>
<line>
(GARCIA, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
É *ec*ssário ter cl*reza sobre que se p*ocura para e*tende* o
</line>
<line>
os resul**dos, pois há
</line>
</par><par>
<line>
nec*s*idad* de a*ompanhar t**o* os momentos *o trabalho, *os p*r*od*s prévios, **rante
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*epois da* co*petições, obs*rvando o *ano*ama
</line>
<line>
*istóric*
</line>
<line>
do atleta e a continuidad* dos
</line>
</par><par>
<line>
proces*os de constan*e d*senvol*imento, pois a p*icolo*ia do e*po*te *em psi*odiagnó**ico
</line>
</par><par>
<line>
cont*nuado, que co*sidera as mudanças do su*ei*o e as pec*liari*ades i*ata* as etapas
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
te*porada,
</line>
<line>
pec*lia*idad*s *ue t*m **uê*cia n* d**fec*o
</line>
<line>
da avali**ão *sicológica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estabe*e*imento d** inter*ençõe* (*EIRELES, 2015).
</line>
<line>
Não há t*stes psico*ógicos exc*usivos para o ca*po e**ortivo e seu uso neste tipo de
</line>
</par><par>
<line>
avalia*ão * *argamente deba*ido na *rea da ps*cologia
</line>
<line>
esp*rtiva, sendo uma prática m**t*
</line>
</par><par>
<line>
usual dos *sicólogos de*portivos. Cont*do, ain*a não temos estudos q*e
</line>
<line>
evide*c*am s*a
</line>
</par><par>
<line>
validade nesse contex*o, qu* usa m*ito os te*tes d* est*esse *ara a avaliação d*s estratégias *e
</line>
</par><par>
</page><line>
con*role e o quest*o*ári* de Estresse e *ec*peração, que men*ura re**l**idade do quadro a
</line>
<line>
em *elação as ativida*es de *ecup*ração (MEIRELES, 2015).
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina, v. 17, n. 3, art. 12, p. 19*-207, mar. 2020 www4.*s*net.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psi*olo*ia do Esp*rte e o seu *rabalho Motivaci*nal para o Desempenho e C*ntro*e da Ansiedade:
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
Sobre a utilização d* testes psic*l*gicos o*iund*s de dema*s camp*s da
</line>
<line>
psicolog*a,
</line>
</par><par>
<line>
isso é *ecorren*e justamente pela *usên*ia de f*rramentas do per*il
</line>
<line>
exclusivo a* *ampo
</line>
</par><par>
<line>
esportivo. A
</line>
<line>
v*lidade de determinado *este *ont*al para o contexto que foi criado, sendo é
</line>
</par><par>
<line>
necessário selecioná-lo d* acordo *om as pec*l*aridades para
</line>
<line>
qual será *fe*uada a a*aliaçã*
</line>
</par><par>
<line>
psico*ó*ica. O us* *e testes psic*lógicos d* o*tras áre*s pode gerar re*ultados distorcidos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**al*aç*o ineficaz (GARCI*, *016).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, a uti*ização *e fe*rament*s sem especificidades pr*jud*ca o t*a*alho
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*sp*rtista e
</line>
<line>
da comi*são técnica inteira, pois ** as*ectos pes*oais i*por*antes para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*envol*imento *spo*tivo, *eralmente, s*o a*aliadas s*m c*nexão co* aquela r*alida*e. A
</line>
</par><par>
<line>
m*ioria desse* tes*es
</line>
<line>
ps*c*lógicos são da área clínica, o
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<line>
qu*
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<line>
demanda
</line>
<line>
que na sondag*m se
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<line>
*aça uma adapta*ão ao ambiente esportivo. A* co*versas com os atletas *parecem como algo
</line>
<line>
e*ementar para conh*c*r sua históri* de *ida e no espor*e, e *s entrevista* p*re*em l*r**me*te
</line>
<line>
suge*idas *o processo de avaliação psico*óg*ca do espo*te (*ILVA, 2016).
</line>
<line>
A entrevi*** é **a das *é*nicas m*is *sadas *a ava*iação da psic**og*a d* *sp*rte para
</line>
</par><par>
<line>
colh*r inf*rm*ções s*bre o atleta. Nesse pr*cediment* é necessária
</line>
<line>
a *brangência das
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</par><par>
<line>
qu*stões re*aci*nad*s à vida pessoal
</line>
<line>
do atleta e sua trajetó*ia esportiva. O momento
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<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
entrev*sta
</line>
<line>
é *s*encial, espe*ialmen*e
</line>
<line>
para * esta*eleciment* *a confiança entre atlet*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
psicólogo (ME*RELES, 20*5).
</line>
<line>
Esse campo relaci*nal é de extrema importância *a orient*ç*o *e uma avali*ção
</line>
</par><par>
<line>
*sico*ógica efeti*a, que
</line>
<line>
vai a*é* da simples leitur* dos resultad*s, onde *e constituiria *ma
</line>
</par><par>
<line>
rel*çã*
</line>
<line>
i*pe*soa* *n**e as partes. Conv*rsas
</line>
<line>
com a equip* técnic* é de gran*e **portância,
</line>
</par><par>
<line>
especialment* com o treinador, para ent*nder c*mo * atleta é visto por ele, suas dificuldades e
</line>
<line>
onde precisa se ap*i*orar. É atr*bui*ão d* psicó*o*o, t*r conta*o com todos os integrant*s da
</line>
</par><par>
<line>
*omis**o técnica, o*serv*r ro*ina *e treino, o rote*ro de periodização, *s *ompetições a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
serem disput*dos e, ainda, r*gistros *o**e o
</line>
<line>
fun*iona*ento da equipe ou do *tlet* * seus
</line>
</par><par>
<line>
pro***itos para aq*ela *emporada (GA*CIA, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Outro proc*dimento que abrange a
</line>
<line>
ava*iação psicológica *s*ortiva é a prática da
</line>
</par><par>
<line>
obse*vação dos traba*hos, q*e co*stata c*mo o atleta lida *om a cobrança do treino e co* *
</line>
</par><par>
<line>
m*d*l*dade. A obser*ação * **a das *stratég*as elem*ntare*
</line>
<line>
para * exec*ç*o
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*val*ação
</line>
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<line>
psicológica, pois uma observa**o
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<line>
eficiente condição par* *
</line>
<line>
uma avaliação
</line>
<line>
psicológica que
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<line>
respeita os padrões éticos, *o* iss*
</line>
<line>
a literatura da
</line>
<line>
psicologia do *sporte cons*dera
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
obser*aç**
</line>
<line>
como um* de suas p*inc*pai* ferrament*s e*pregadas em tr**nos e em jogos
</line>
</par><par>
<line>
(ME*RELES, 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 12, p. 196-2*7, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/r*v***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Domingueti, G. C. M*rtins, G. B. *ilela Ju*ior, C. H. P. Fi*en*
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
4 CON*IDER*ÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Con*ideramos que a motivaçã* na prá*ica esp*rt*va * um asp*cto e*ement*r para o
</line>
<line>
rendimen*o e elevaçã* d* performance do atl**a ou equipe esportiva, proporcionand*
</line>
<line>
*ete*minação e f*co. **a está ligada *o êxito ** manejo das emoções. Contud*, a **icologia
</line>
<line>
*o esporte *orrobora p*r* colocar a questão motivacional no esp*rte em lugar de destaque n*
</line>
<line>
ciên*ia. Preci**-*e de m*is estudos que correlacione * motiv*ção na prática profissional dos
</line>
</par><par>
<line>
psi*ólogos do esporte, que *enha com* *scopo
</line>
<line>
as contribuiç*es consagr*da* na psicologia
</line>
</par><par>
<line>
clínica que podem ser in*e**elacion*das com * p**col*gia do espo*te.
</line>
<line>
No* atletas, o desenvolvimento à *otivaçã* pe**oa* e às re*ações interpessoais
</line>
</par><par>
<line>
formad*s no contex** es*ortivo s*o elementares, *nde o i*ve*timento r*l*ciona-se c*m
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m*tivação pe*soal e o alcance de exce**nci*
</line>
<line>
esportiva. As transiçõe* na *ida dos atl**a*
</line>
</par><par>
<line>
evi**n*iam t*ans*ormaç*e* no contexto esportivo, *ssas novas *xpe*i*ncias aca*am po* afetar
</line>
<line>
sua c*rreira es*ortiva, dema*da*do recursos e estratégias p*ssoais e **terpessoais p*r* superar
</line>
<line>
os novos desaf*os.
</line>
<line>
Para i**o os psicólogos *sportivos possuem ferramentas co*o entrevi*tas, ob**rvação,
</line>
<line>
e*c., e aind* test*s **icológicos, apes*r de n*o se*em i*strumentos *s*e*íficos para o esporte,
</line>
<line>
*nde re**r*em àqueles de outras áreas da Psicologia. O problema * que eles pr*cis*m de
</line>
</par><par>
<line>
adaptação p*r* o
</line>
<line>
us* *on*e*tuali*ado para evitar resultado* errôneos,
</line>
<line>
que prejudiquem o
</line>
</par><par>
<line>
atl*ta e a e*uipe. A ava*i**ã* ps*c*l*gica não prende a única f**ram*nta e é *reciso s*mpre a
</line>
<line>
dive*sidade *e inst*umentos para u* trabalho efetivo.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊ*CIAS
</line>
<line>
CLE*ENTE, K. *. P. Ansiedade no Con*exto Esporti*o e de E*e*cício *ísi**: *ma revisão
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</line>
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</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 3, art. 12, p. 196-207, mar. 2020
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</line>
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<line>
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</line>
<line>
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entre emoções e o d*sempenho d* *tleta. Psic. R*v. São P**lo, *ol*** 27, n. especi*l, 54*-
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<line>
562, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
Como Refer*n*iar este Artigo, conf**me A*NT:
</line>
<line>
DO**NGUET*, R. A; MART*N*, G. C; VILELA JUNIOR, G. B; FILENE, C. *. *. A Ps*cologia do
</line>
<line>
Esporte e o seu Trabalho **ti*ac*onal p*ra o D*s*mp**ho e Contr*le *a An*iedad*: Um* Revisão
</line>
<line>
B*b*iográ*ica. R*v. FSA, Teresina, *.*7, n. 3, art. 12, *. 196-207, mar. *020.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uição dos Aut*res
</line>
<line>
R. A. D*mingueti
</line>
<line>
G. C. Ma*ti*s
</line>
<line>
G. B. *ilela Junior
</line>
<line>
C. H. P. Filen*
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção * *lanejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpr*tação do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el**oração do *a*c*n*o ou na r*v*são crí*i*a do co*teúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaç*o na **rovaç*o da versão fi*al do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. 12, p. 196-20*, ma*. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
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